<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 6, p. 99-114, se*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.9.6 </line>
</par>
<par>
<line> As C*ncepções Didáticas e as Memória* d* um Profes*or *e Líng**s: Uma Análise S**io- </line>
<line> Históric*-Cultural </line>
<line> Th* Dida*t*cs Concep*ions and the M**orie* of a Langu*ge t*acher: *n *nalysi* Cultural </line>
<line> Socio-Hist*ri* </line>
</par>
<par>
<line> Luís Rodolfo Ca***l </line>
<line> Doutor e* Linguística Ap*icada e Es*udos da Ling*agem (PUC-SP) </line>
<line> Profe*so* do Instituto Fe*eral do Ma*an*ão - Campu* *anta In*s </line>
<line> E-*ail: rodolfo.*a**al@ifma.e*u.br </line>
<line> Girlane Card*s* da Silva </line>
<line> M*strado em Li*guística Aplicad* na U*iversidade d* Val* do *io do* Sinos </line>
<line> Gra*ua*ã* em Letras *ela *niversidade E*tadual do Maranhão </line>
<line> E-mail: gisla*nnesilva@hotma*l.*o* </line>
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<column>
<row> E*de*eço: L*ís R**olfo Cabral </row>
<row> Av. Ca*t*lo Br*nco, s/n - Cana*, Santa In** - M*, </row>
<row> 65300-000. Brasil. </row>
<row> Endere*o: Girl*n* Cardoso d* *i*va </row>
<row> v. *nisinos, *50 - Cristo R**, São Leop*ldo - RS, 9*022- </row>
<row> 750. Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> E*itor-Chef*: Dr. Tonny *erley *e Alencar </row>
<row> **drigues </row>
<row> A*tigo recebido *m 13/*8/*021. Última versão </row>
<row> re*e*ida em 2*/08/2021. **rovad* em 27/08/2021. </row>
</column>
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<line> Avaliado *elo si**ema Triple Review: Desk Re*iew a) </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e* </line>
<line> (avaliaçã* cega por d*is a*a*iad*res da área). </line>
<line> Re*isão: Gramatical, Norm*tiva e de F*rma*a*ão </line>
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<line> L. R. C*bral, G. C. Silva </line>
<line> 100 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Este art*go **alisa, n* persp*ctiva *a *eori* Sócio-histórico-c*ltu*al, a vivência </line>
<line> di*ática de </line>
</par>
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<line> um profe*s** de *ínguas ma*ernas e adic*ona*. Inicialmen*e, realiza-s* uma revisão </line>
<line> histórica </line>
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<line> dos pr*nc*pa*s </line>
<line> artefatos da Teoria que vêm *mbasa*do o* estudos sobre aprendizag*m de </line>
</par>
<par>
<line> língua *dic*onal, reco*rendo aos </line>
<line> estudos de Barcelos (*006), Vieir*-*brahão (2004), Silva </line>
</par>
<par>
<line> (2014), Gilakj*n* * Sa*ouri (201*) * Bus*tt* (2**0). A partir *e uma e*trevist* </line>
<line> semiestrut*r*da de um *ocente com 19 anos de expe*i*n*ia no ensino *e línguas, esse e*t**o </line>
<line> *e**fica quais cr*nças, identidades * el*ment*s da Zona *e Desenvo*viment* Proximal (ZDP) </line>
</par>
<par>
<line> estão presentes no </line>
<line> percu**o docente desse *rofessor. Os resultados </line>
<line> f*r*ecem evi*ências </line>
</par>
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<line> em*í*i*as que reforçam os registros d* literat*r* especializada quan*o às cre*ç*s relacionadas </line>
<line> ao papel d* esc*la de idiom*s, à *ercepção d* uso de líng*a adici*n*l n* *oti*i*n*, * também </line>
<line> *uan*o * *ndi*soc*a*ilid*de en*re emoções * c**nças. </line>
<line> Pa*avras-*have: Te**i* Sócio-Hist*rico-Cultural. Crenças no *nsino de Línguas. Ensino de </line>
<line> Língua A*icional. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This arti*le </line>
<line> analyzes, </line>
<line> from the perspective </line>
<line> *f Cult*ral Socio-historic Th*ory, the di*act*c </line>
</par>
<par>
<line> expe*i*nce o* a native and additiona* *ang*age </line>
<line> teache*. Initially, it *erformed a is </line>
<line> historical </line>
</par>
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<line> review of the **in artifacts of th* Theory that has been *uppor*ing the studies on *dditional </line>
</par>
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<line> language learning, *esorti*g to *he studies of Barcelos (*006), Vie*ra-Abrahão (*004), </line>
<line> S i l va </line>
</par>
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<line> (2*14), Gi*akja*i, and S*bouri (2017) and Busetti (*020). Based on a semi-s*ru*tured </line>
<line> interv*ew of a teacher with 1* years of exp*rience in lang*age teaching, t*e study ascertains </line>
<line> **at beliefs, id*ntities, and e*ements of the Zone of P*o*imal D*v*lopment (ZDP) are prese*t </line>
</par>
<par>
<line> in this t*acher's teaching j*urn*y. **e results provi*e empi*ical evid*nce tha* reinforces </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> specia*iz*d *ite*ature on b*liefs related to *he *ole o* language sc*oo*s, the *ercepti*n o* the </line>
<line> use of addit**nal lang**ge in everyday *i*e, and also t*e in*xt**cability betwee* e*otions and </line>
<line> beliefs. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds: Cultural *ocio-Histori* Theory. B*liefs in La*gu*ge T*achin*. Teaching </line>
<line> and </line>
</par>
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<line> *dditi*nal Language. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*in*, v. 18, *. 9, art. 6, p. 99-11*, set. 202* </line>
<line> www4.*s*net.com.br/re*i*ta </line>
</par>
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<line> *s *once*ções Didá*icas e as M*mórias *e um Profe*sor de Línguas: Uma Anál*se Sócio-Hi*tórico-C*ltural </line>
<line> 101 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
<line> *este artigo *ropõe-se *ma reflexão sobre a contribuição da *eoria Sóci*-histó**co- </line>
</par>
<par>
<line> *ultural para o* estudo* ** língu* adicion*l. Os Estudos Socio*ultu*a*s, basea*o* </line>
<line> na* </line>
</par>
<par>
<line> con*epçõ*s *e Vygotsky, buscam compreender c*mo o processo d* *nsino e aprendiz*gem de </line>
</par>
<par>
<line> língu* adi*ional * *o*struído </line>
<line> po* meio da in*eração, mediaçã*, da* crenças e </line>
<line> das emoções. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sen*ido, a te*ria sociocu*tural proc**a apres*ntar a lí*gua co*o um construto para agir </line>
</par>
<par>
<line> no mund*. Essa t**ria parte </line>
<line> da *oncep*ã* ** </line>
<line> q*e *s exp*r*ência* vividas por *m su*ei** </line>
</par>
<par>
<line> podem medi*r o desenvolvimento cognitivo *os *pr*ndentes1, assim </line>
<line> como a formaç*o </line>
</par>
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<line> reflexiva *os professores. </line>
</par>
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<line> Inser*d*s n* Lin*uística Ap*ic*da, o* e**udos de Ellis </line>
<line> (2*2*) </line>
<line> mostram as primeira* </line>
</par>
<par>
<line> concepções sobre aq*is*ç*o de L22/*E e a *elação do </line>
<line> **oc*s*o de aprend*z*gem com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contexto *atu*****ta, ou se*a, por meio da interação *om o outro. Além da importância da fase </line>
</par>
<par>
<line> n**uralista, </line>
<line> o**r* </line>
<line> ponto q*e oportu*o m*nci*n** é o rel*t* sobre a **vestigaçã* de que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> aprendizes n* processo d* *pr*n*iza*em de L2 seguiam um *rajeto ap*oxim*damente </line>
</par>
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<line> uni**rsal e invar*ável no perc*rso da aqui*içã* da* c*ns*ruções sintáti**s *ramaticais. e </line>
</par>
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<line> A*r**ita-se q*e, nes*e pr*cesso d* aqui**ç*o, é </line>
<line> natural * *studa**e transferir conhec*mentos </line>
</par>
<par>
<line> *a s*a língua m*terna para faze* correlaçõ*s para enten*e* a L*. </line>
<line> Ain*a segund* Elli* (2020), a década ** 9* * os anos *osteriores foram *ecisi*os p*ra </line>
</par>
<par>
<line> o aprimo*ament* d* en**no de </line>
<line> *ínguas visto que, a par*ir d*quela época, pe*c*beu-*e </line>
<line> qu e * </line>
</par>
<par>
<line> *prendizag*m de lí**uas n** pode ser *n*li*a*a somente pelo ponto *e vista cognitiv*, *a* </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m p*las *on*truções soc*ai*, da*o </line>
<line> que a *pre***zagem de *ualquer lí*gua * um </line>
</par>
<par>
<line> processo complexo e dinâmico. O aprendiz de l*ngua* é constituído por suas exper*ências, por </line>
</par>
<par>
<line> isso impor*ante olhar é </line>
<line> para o est*dante de *aneira individua*, si**ular e </line>
<line> p*u*al. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> senti*o, compre*nd*-s* q*e, qua*to mais o *oce*t* ente*der sobre aprend*zagem, mais ele </line>
<line> *oder* *uxil**r *s es**dantes *o *rocess* de aprendizagem. </line>
<line> *es*e tr*ba*ho, es*ec*ficamente, olharemos para a cons*ruç** d*cente de um prof*s*or </line>
<line> de líng**s3 , lançando o olh*r mais espec*ficamente às cr**ças do p*of*s*or en*revist*do * n*o </line>
<line> aos co*ceitos da TSC. Para *anto, es** texto d**ide-s* em cinco se*õ*s. Na prim*ira, expomo* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Para os f*ns *este text*, os termo* "estu*a*t*", "aluno". "ap*endente" e "a*rend*z" serão utilizados de forma </row>
</column>
</par>
<par>
<line> in*ercambiáve*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> *s te*mos *erão util*zados *uand* partir da concepção de autores. </row>
<row> O pr*f*ssor pesquis*do tem experiênc*a no en**no de *íngua adiciona* e lí*gua ma**rna. </row>
</column>
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<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 18, n. 9, ar*. *, p. 99-114, set. 2*21 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revis*a </line>
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<line> *. R. Cabral, G. C. S*lva </line>
<line> *0* </line>
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<line> *m breve h*stórico sobre a Te*ria Socioc*ltur*l (T*C). Na *egunda, </line>
<line> versa*os s**re Z*na a </line>
</par>
<par>
<line> de Desenvol*imento *roxi*al (ZDP). *m **guida, na terceira seção, abordamos sobre as </line>
</par>
<par>
<line> *renças. Na *eção qua*ro, ap*esentamo* o*jet* e a anális*. Na o </line>
<line> qui*ta * últi** seç*o, </line>
</par>
<par>
<line> traçamos a* cons*de**ções f*n*is do arti*o. </line>
</par>
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<line> 2 *EFERENCIAL TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 Breve Panorama Sobre a **o*ia Socioc*l*ural </line>
</par>
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<line> * Teoria Sociocultu*al (TSC) é uma te*ria q*e *omp**e*de o aprendizad* *e l*ngua </line>
<line> adic**n*l n*o *omente p*los *u*dam*ntos *a teoria *ognit*va, mas também pelo vié* de que a </line>
<line> aprend*zagem de *íngua envolv* construt*s sociai* e cultu**is experiencia*os p*lo estudan*e. </line>
</par>
<par>
<line> A principal </line>
<line> con*epção da TSC * a de qu* * mente humana é mediada (LANTOF, 2000), </line>
</par>
<par>
<line> sendo que </line>
<line> essa teori* *e </line>
<line> ocu*a, de*tre *utros objetivos, </line>
<line> em descreve* outra* ferramentas </line>
</par>
<par>
<line> físicas e </line>
<line> artefatos si*ból*co* uti*iza*os como r*curso para media* *elaç** *om o out*o. a </line>
</par>
<par>
<line> Nessa pers**ct*va, a linguag*m é um artefa*o que usamos par* produção histó*ica e socia* no </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvimento *o sujeito (*USE*TI, 2020). A bas* da TSC </line>
<line> sust*nta </line>
<line> que, para </line>
</par>
<par>
<line> com*reender * suj*ito, necessário ente*der o é </line>
<line> p*oc**so *e fator*s t*is como: </line>
<line> histó*ico*, </line>
</par>
<par>
<line> culturais e sociai*, *ão ressignificados. *ar* Vygotsky (1997, p. 106), </line>
<line> "a cul*ura co*põe </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vid* so*ial e a ativida*e s*cial do homem". Nesse sentido, a con*epção *ygo*s*yana **sca </line>
<line> en*e*de* como os modo* *ocialmente estrutur*do* pela sociedade organ*z*m e estabelecem </line>
<line> as tar**a* d* aprendiz**ens pa*a a criança. </line>
</par>
<par>
<line> Tam*ém *essa lin*a teórica, e*tend*-se que a criança usa a linguagem </line>
<line> como meio </line>
</par>
<par>
<line> para mediar se* co*port*mento *í*ico. Em ou*ra* palavras, a lingua*em tem p**el de inibição </line>
<line> co*o *nicia*ão no comport*mento (LURI*, 1981). A *SC ressa*ta que, o papel da in*era*ã* e </line>
</par>
<par>
<line> d* mediação é </line>
<line> i*p*rtante e *ndissociável </line>
<line> do trab*lho docente, no processo *e e*sin* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizage* de língua *dici*nal. Partindo </line>
<line> desse co*tex*o de interação e med*aç*o, a TSC </line>
</par>
<par>
<line> des*ac* que o desenvolvimento do i*divíd*o pode ser feito com a ajuda de outra *essoa. </line>
<line> A partir *a *SC, *ercebemos que a a*re*dizagem e*co*ar possui uma h*stór** p**via, </line>
<line> isto é, a criança aprende * experimenta mu*tas coisas na idade pré-escolar. *es*a forma, </line>
</par>
<par>
<line> "a*rendizagem e </line>
<line> desenvolvimento e*tão </line>
<line> int*rre*aciona**s de*de o prim*i*o dia de *id* da </line>
</par>
<par>
<line> c*iança'' (VYGO*SKY, 199*a, *. 11*). A TS* propõe esclarec*r como o desenvo*vimento do </line>
</par>
<par>
<line> i ndi ví duo </line>
<line> está *i*ado *os </line>
<line> elem*nto* cult*ralment* constru*d*s. Assim, a TSC concebe </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo d* ap*e*diz*gem situado no c*ntexto socio*ul*u*al * </line>
<line> ref*ete **br* como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 18, n. 9, art. 6, p. *9-114, set. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Concepçõ*s Di***icas e as *em*rias de um Professo* de Líng*as: Uma Anál*se S*cio-*is*órico-C*ltur*l </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> participaçã* em interações socia*s influ* no des*nvolvimento cogniti*o dos indivíduos. Do </line>
<line> ponto de v*sta da apr*ndizagem e das int*rações socia*s, ob*erv*mos *ue profess** e aprendiz </line>
</par>
<par>
<line> faz*m parte de um processo de *ediação </line>
<line> qu* *nvo*ve um esp*cialista (o* se*a, o par m*is </line>
</par>
<par>
<line> expe*iente) e não especial*sta (ou seja, o par *enos e*p**ie*te). A *unçã* *esses dois </line>
<line> compo*ent** potencializa o propósito educacion*l no que se refere ao *prendizado *e língua </line>
<line> ad*cional, ou sej*, o *ngajamen*o da c**unida*e *e apre*dizes (HALL, 2001). </line>
<line> Da mesma *a*e***, *effa (*001), argumenta que o *rofess*r d* línguas precisa te* </line>
<line> uma t*o*ia que embase sua prática, *is*o que um d*ce**e di*põe de conhecimentos te*rico* </line>
<line> p*ra refletir e ressign*ficar * sua p*ática. Dessa *o*ma, * *onhe*ime*to emancipa o professor e </line>
<line> o leva a pensa* em en*olver seus al*nos no *rocesso de co-c**st*ução e, assim, co*struir uma </line>
<line> pont* entre a teoria e a prática. Es*a con**iência pode ser desenvolvid* n*s es*udant*s a partir </line>
<line> do processo de *ediação e/ *u por meio de materi**s que sejam *e fácil acesso e que façam </line>
<line> parte do con*exto do aprendiz. Assim, a sa*a de aula passa a ser um am*iente socialmente </line>
<line> est*utura*o e o aprendiz*d* p***a a s*r ma*s signif*cativo e individualizado. </line>
<line> 2.2 Zona de Desenvolvim*nt* Proximal (ZDP) </line>
<line> A Zona de D*se*volvimento Proximal (ZDP) é ut**izada p*** *u*damen*a* os </line>
<line> c*mplexos cont**tos entre *esenvo*viment* e a*rendizagem. Al*m disso, a ZDP é empregada </line>
</par>
<par>
<line> *ara me*ia* duas </line>
<line> zonas difer*ntes de a*r*ndiza*em. No caso desse *studo, essa mediação </line>
</par>
<par>
<line> ocorre </line>
<line> entre pro*esso* </line>
<line> e </line>
<line> alu*o, dado *ue o *prendiz pre*isa dese*vo*ver suas </line>
<line> habilidade* </line>
</par>
<par>
<line> acadêmicas corresponde*tes * *esolução da* tar*fas e * in*e*n*liz*ç*o de conteúdo. *attistella </line>
</par>
<par>
<line> e **ma (201*), </line>
<line> esc**recem que a Z*P é uma fer*amenta produti*a na apr*ndiza*em de L2, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez que se relaci*n* *om a TSC, em *ue o co*hecimen*o é co*s*ruído em um processo </line>
<line> de colab*ra***, interação e comunic*ção entre alunos e pr*f*ssor. Ade*ais, a ZD* pode s*r </line>
<line> **em*lificad* como a d*stância entr* o nív** *e desen*olvimento real e po*encial. </line>
<line> D*ssa forma, para e*tende* o **vel real de desen*olvim*n*o, o professor pa*te da </line>
</par>
<par>
<line> co*cepção de *ue </line>
<line> o </line>
<line> estudante já t*m conhecimentos consolida*os, e de que o </line>
<line> potencial </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> proj*tar onde esse al*no pode *hegar o* o qu* ele realizar, s*zinh* o* com a aju*a do outro. </line>
<line> Assim, a medi*ç*o e a res*luçã* de *roblemas necess*tam ser orientadas *elo pr*fessor o* em </line>
<line> *olaboração com pares m*is exper*ente* "(V*GOTSKY, 1*78, p. 86). </line>
<line> *efl*tindo sobre a mediação, *a*al*ães (2009) a*gume*ta que * ZDP é central para a </line>
</par>
<par>
<line> criaç*o d* espaços </line>
<line> col*b*rati*os de re*le*ão c*ítica e </line>
<line> no contexto *scolar, compreend*dos </line>
</par>
<par>
<line> como práxi*, ou seja, "atividad* prático-críti*a". *essa </line>
<line> forma, a ZDP *ode funcion*r co*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 18, n. 9, art. 6, p. 99-114, set. 20*1 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Cabral, G. C. S*lva </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> regula*ora no processo de mediação nas re*ações sociais c*laborativas no processamento das </line>
<line> tarefas. Si**lar**nte, Lantolf (2011, p. 25) af*rm* *ue me*iação é "o uso de meios auxiliares </line>
<line> artificiais para agir física, socia* e m*n*alm*nte". Desse modo, * p*ocesso de *edi*ção em </line>
<line> sala de aula de L2 requer o us* de instrumentos físicos e psi*ológi*o*. </line>
<line> A *ediação é c*ns*ruto basilar na apl*cação da ZDP ** sala de a*l*. Nesse sent*do, </line>
<line> me**ação pode ser entend*d* como processo de interve*ção (*LIVEIRA, 2010). No contexto </line>
</par>
<par>
<line> d* ensi*o </line>
<line> e apre*dizage* de L2, essa mediação pode ser efetivada a partir de </line>
<line> vários </line>
</par>
<par>
<line> instrumento*, tais como a mediaçã*: livros, </line>
<line> *ic*onári*s, **xt*s mu*timodais e materiais </line>
</par>
<par>
<line> audiovisua*s, ass*m como inte*açã* e i*s*rução </line>
<line> diretivas num </line>
<line> process* ine*e*te*ente </line>
</par>
<par>
<line> **ci*cultural (DON*TO; Mc**RMICK, 1*94). </line>
</par>
<par>
<line> Confo*me *essôa (*018), os instrumentos fí*i**s ampliam a capac*dad* do ser </line>
<line> huma*o. Assim, por exemplo, o tele*on*, a c*neta, o caderno e o rádio *edeiam a r*lação do </line>
<line> ho*em com o mundo externo e formam u*a pon*e para *uas *ções concret**. No âmbit* do </line>
<line> e*sino de língua*, autores como Pa*va (2001), Rabel* (2015) e W*rschaue*, (*997) ampli*m </line>
<line> o entendimento sob*e os r*cu*s*s, de f*rm* a abarcar também r*cursos **cnol*gicos, t**s </line>
</par>
<par>
<line> como computad*r, </line>
<line> s*art*ho*es, di*ion*rio* eletrôni*os. E*tende-se ainda, *ue i*terações </line>
</par>
<par>
<line> viab*li*adas </line>
<line> pelas rede* sociais t*mbém funcion*m *omo mediação n* aprendizagem de </line>
</par>
<par>
<line> lí*gua ad*cional. </line>
<line> No cenár*o de ensino e aprendi**gem de l*ngua **icional, ta*to in*tru*entos *ísicos </line>
<line> qua*to t*cno*ógicos, contribuem p*r* os a*ren**zes i*te*nal*zarem o apr*ndi*ado. Pa** tanto, </line>
<line> * internaliz*ção é u* proc*s** de autorregulaç** *elin*ado pelas **terações s*ciais. </line>
</par>
<par>
<line> Consequente*ente, a* in*e*ações a*s**tidas e me*iadas são *eforçadas *o que concerne </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ZDP. </line>
</par>
<par>
<line> Consider*ndo a i*portânci* *o uso d*s t*cnologias </line>
<line> nas aula* de lí*gua </line>
<line> a*icional, </line>
</par>
<par>
<line> Leff* (20*2, p.01) pontua que, pa*a se fazer um bom pr**essor de Língua Est*angeira, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> neces*ário inve*timento </line>
<line> na sua f*rmação </line>
<line> para con**zir a prática </line>
<line> d*cent*. N**se s*n*i**, </line>
</par>
<par>
<line> com*ree***mos que o profess*r de língua adicional é u* *rofissional em *ormação cont*nua </line>
<line> e uma f*rça mot*iz em sala de *ula, que pode provocar mud*nças boas ou r**ns, dependendo </line>
<line> da crenç* que ele carrega. </line>
<line> 2.3 Crença* e o E**ino de L*ngua Adicional </line>
<line> Comp*eendemos que as crenças *ão sociais, dinâ*ica* e compl*xas (BARCELOS, </line>
</par>
<par>
<line> 20*6). **davia, é impo*tante </line>
<line> o </line>
<line> professor con*ecer as crenças que fazem parte do cotidiano </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 18, n. 9, a*t. 6, p. 99-114, set. **2* </line>
<line> ww*4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Con*ep*ões Didáticas e as Memória* de um *rofessor de *ínguas: *m* Análise Sócio-Histórico-Cult*ra* </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> dos estud*nt*s, *ado que es*e entendimen** ajuda** o *iscente a pro*over uma </line>
</par>
<par>
<line> (re)significação *o*iti*a </line>
<line> em sa** de aula, assim como desenvolver *os e*tudan*es </line>
</par>
<par>
<line> au*oconf**n*a no aprendizado da língua. Barcelos (20*6) *ntende qu* as cre*ç*s são </line>
</par>
<par>
<line> con*t*utos das n*ssas experi*ncias que *correm nu* processo de interpre*açã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> (**)signifi*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Nos estu*os d* Li*guística Aplicada, in*eress** questões relacionadas ao "si*tema de </line>
</par>
<par>
<line> crenças", ou seja, a v**ores ob*etivos **s *r*fessores. A in*estigaç*o anco*a*a e </line>
<line> *e*sa </line>
</par>
<par>
<line> persp**tiva, </line>
<line> volta-se pa*a </line>
<line> a*pectos d* atuação do </line>
<line> professor </line>
<line> em sala *e au*a, como *o* </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo, a forma como </line>
<line> *l* se imagina *omo agente so**al no am*iente es***ar, e também </line>
</par>
<par>
<line> pe*o* *alo**s ac*mulados pelo con*um* de bens cult*rais (leituras *acionais e internacionai*) </line>
</par>
<par>
<line> *a medid* e* que </line>
<line> *ss*s aspectos contribuem para e*tender o que está acontecendo </line>
<line> ao *e* </line>
</par>
<par>
<line> redor. Des*a forma, a cr*nça de "trabalh*r por amor" pe**e espaço, pois o p*ofessor </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> conceb*do *ão so*ente como um conteudista, mas t*m*ém como um agente de mudança </line>
<line> (SILVA, 2014). </line>
<line> *or ess* prisma, Vieira-*b**hão (2004) argum*nt* que as **e*ças dos pr*fessore* de </line>
</par>
<par>
<line> língua a*iciona* *ão u*a </line>
<line> *ategoria imp*rta*te, *ma vez que são </line>
<line> elas q** coordenam as </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas docentes. Por *ssa razão, as e*periên*ia* pessoais, a v*são d* mundo do docente * as </line>
<line> "*erdades absolutas" precisam *er expo*tas e reconstruídas de forma que esses constr*to* da* </line>
</par>
<par>
<line> experiências pessoais e sociais acumulad*s em experi*ncias a**eriores </line>
<line> de ensino podem </line>
</par>
<par>
<line> au*il*ar a compreens*o *o pro*es*o de ensin* e apren*izagem de lín*u* adiciona*. </line>
<line> *s est*dos de Gila*jani e Sabo*r*, (2017) e*ide*ciam que as crenç*s dos profe*sores </line>
<line> têm um *fei*o maior do que o conhecimento do professo* no q*e tange ao planejamento das </line>
</par>
<par>
<line> aulas e às decisõ*s tomadas *a *ondução *e *ma aula. A*ém disso, as </line>
<line> cr*nças refle**m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> modo d* p*nsar, *ntender e int*rpretar o mun*o, assim c*mo o que acontece nele (BUSET*I, </line>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Assim sendo, *ssu*im*s o pressuposto teór*co de qu* </line>
<line> as *re*ça* fazem parte do </line>
</par>
<par>
<line> processo de co*p*ee*são </line>
<line> de co*o os professores atuam, *lan*jam * a*em em sala de a*la, </line>
</par>
<par>
<line> *isto que *uas cre**as </line>
<line> afeta* e *mpactam o am*iente de sala </line>
<line> de aula, </line>
<line> a* *renças dos </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessores tam*ém são *orm*das a partir de suas experi*n*ias en*uan*o alunos em for*açã*, </line>
<line> isto é, molda s*as ati**des. </line>
<line> *i** *sso, t*mar*m*s par* a análise dos dado*, os con*eitos de Viera-Abrahão (2004) </line>
</par>
<par>
<line> que argumenta o q*anto * im*ortante invest*gar as c*enças d*s </line>
<line> pr*fe*sores sobre suas </line>
</par>
<par>
<line> exp*riênc*as pessoais e, como essas vivências mold*m sua prática docente, e ainda, co*o as </line>
<line> e**eriências durante sua formaçã* afetaram sua forma de planejar, ensinar, ou mesmo com* </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 9, a*t. 6, p. 9*-*14, *et. 2**1 www4.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Cabral, G. C. Silva </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> esse professor se vê (agente s*cial ou simpl**ment* um docente que *umpre sua carga </line>
<line> horária). Conseque*temen**, as concepç*es de *arcel** (2006), *ilakjani e Sabouri (*017) </line>
<line> serão foc*lizadas para essa compreensã*, ** seja, entend** como o trajeto até chegar à *a*a de </line>
<line> au*a traduz *ua* crenças. </line>
<line> 3 RESULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
<line> 3.1 O Corpus e a Análise </line>
<line> O c*rpus dest* arti** consiste de uma *ntrevista semiestruturada com *0 pergunta*. A </line>
<line> entrevista foi re*lizada no dia 05/*1/2**0 via Google me*t com a autorização do *rofes*or4 </line>
</par>
<par>
<line> p*squis*do. A entrevista teve dur*ç*o de 2h e foi gravada pa*a os fins </line>
<line> deste trabalho. As </line>
</par>
<par>
<line> per*un*as feitas ao *rofess*r estão dispostas em *m q**dro na seç*o 4.*. Essa seção *o arti*o </line>
<line> está dividida em duas açõ*s: * ap*esent*çã* do perfil do *ntrevistado e a an**ise *o* dados. </line>
<line> 3.2 Ap*ese*tação do Per*il de Apolônio Ricard* </line>
<line> Apo*ônio é formad* em Let*a* pela Universidade Fe*era* do Maranhão (UFMA), com </line>
<line> Especial*zaçã* em *ortuguê* e Literatur*. Após a Especia*iz*ção, *ngressou e* um* s*gund* </line>
<line> graduação, Jornalismo. Fez me*tr*do e, *gora, *s*á concl*indo Doutor*do em Ling*ística </line>
<line> A*l*cada e Estu**s da Linguagem. </line>
<line> *uadro 1- Perguntas n*rteadoras *a en**evista </line>
<line> PERGUNTAS </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1- </row>
<row> 2- </row>
<row> 3- </row>
<row> 4- </row>
</column>
<column>
<row> Qu*is são as **as percep*õ*s e*quanto *r*fes*or de línguas em *elação ao aprendizado de </row>
<row> Língua Adici*nal? </row>
<row> *or que você escolheu se* **ofe*sor d* língua adicion*l? * qu* te faz continuar na carreira </row>
<row> de professor? </row>
<row> Qua*s *ipos de materiais você util*za em sala de *ula? V*cê a*resenta outras variaçõe* da </row>
<row> lín*ua? </row>
<row> Fo* então a p*rtir d*ssa apatia *os t**s alu*os, por e*s*s e*p*riênc*as do* alun*s não </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Por motivos étic** de pes*u*sa utilizare*os o pseu*ônimo Apolô*io Ricardo, *ome escolhido pelo própri* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> profes*or. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. *8, n. *, art. 6, p. 99-1*4, set. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> As *once*ções Di*áticas e as Memó*ias de um Professor de Lín*uas: Uma **ális* Sóc*o-Histórico-Cult**al </row>
<row> demonstrarem muito afinco p*la lín*u* que te fez desistir do en**no de língua a*icional? </row>
<row> Foi isso5? </row>
<row> 5- Quais tipos de mediação *u colabora**o você mais usa *as **las6? </row>
<row> 6- Que tipos d* crenças você p*r*eb* na **la *os se*s al*nos *m relaç*o ao a**endizado *e </row>
<row> *ng*ês? </row>
</column>
<column>
<row> 107 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 7- </row>
<row> 8- </row>
<row> 9- </row>
</column>
<column>
<row> Fale *ob*e al*uma experiên*ia inesquecível sua quan*o estudante *e líng*a (inglês). </row>
<row> Voc* b*seia a s*a didática em algu*a *xperiência de quand* v*cê era a*rendiz de *íngua </row>
<row> adi*iona*? </row>
<row> * que *oc* des*a**ria de mais releva*te em relação ao ap*endizado de l*ngua ad*cional e </row>
<row> lí**ua materna? </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 10- Qual conselh* você *eixa*ia par* aque*es que pretendem ex*r*er a profissã* *e professo* de </line>
<line> *ínguas? </line>
<line> Fonte: *lab*r*do p**a auto*a (2020). </line>
<line> 3.3 Análise das Narrativas (*erguntas) </line>
<line> Exc*rto 1: Q*a*s *ão as suas perce*çõe* *nq*anto professor de línguas em rel*ção ao </line>
<line> aprendiza*o de língua adic**nal? </line>
</par>
<par>
<line> Ap*lônio7: Acho *ue * uma disciplin* para *umprir *arga horária. Não </line>
<line> *on*igo </line>
</par>
<par>
<line> perceber u* cert* *ese*volvime*to dos alu*os. [...]8 N* *nsi*o médio, como exi*te </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> legisla**o acima com*: Base Nacional Curricular Com*m (BNCC), *ei *e Dir*trizes e Ba*es </line>
<line> (L*B), o Plano Nac*onal do Livr* de Didático (PNLD), i*so torna * espaç* do **ofessor </line>
</par>
<par>
<line> muito pe*ue**, tenh* 40 alunos por t**ma, são </line>
<line> 7 ao tod*. "NÃO QUERO MAIS </line>
</par>
<par>
<line> TRABAL*AR NO E*SINO MÉD*O, NEM NO SUPE*IOR. Porqu* me sinto, m*l, inutiliza*o, </line>
<line> com* se *ão es*ivesse *aze**o na*a." </line>
<line> *am*ém existe * pos*ibilidade de *er uma questão das próprias condições. Po* </line>
<line> exem*lo trabalhei por muito tempo e* cur** *e inglês e as a*las eram praticamente três ou </line>
<line> meia dúzia de alunos, então eu c*nseguia ver *s ava*ços, t*r*as *eduzidas, o mat*rial </line>
<line> utili*ado er* *om bas* no com*unic*tive approach. </line>
</par>
<par>
<line> Percebemos *as </line>
<line> re*postas d* *polônio a presença de *renç*s já identi*ic*das em </line>
</par>
<par>
<line> outras pesquis*s (ASSIS-PETER*ON; S*LVA, 2*11), no que se refere *o *ntendimento de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Essa *ergu*ta surgiu qu*ndo o profess** relatou sobre como os seus **uno* viam as aul*s de *nglês na *uestão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> V*le ressaltar q*e, * profes*or *inha pleno con*eci*en*o *ob*e mediação * colabora*ão *o qu* tange *o e*s*no </row>
</column>
</par>
<par>
<line> de línguas. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> Todos os relatos de Apo*ôn** Ric*r*o são cheios de em*ção e de re*onheci*ento da colaboração construtiva </row>
</column>
</par>
<par>
<line> de seus pro*essores durante a j*rnada no aprendiz*do. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> As conv*n*ões *e *ranscrição est** no A*ÊN*ICE *. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 18, n. 9, a**. 6, p. 99-11*, *e*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Cabral, G. C. Silva </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> **e a discipl*na é a*enas um *pêndice curri*ular e de q*e a* con**ções de t*abalho d* *scola </line>
<line> pública não são tão boa* quanto as das esco*as de idiomas. Com bas* na s*a *xperiên*ia de </line>
<line> ensino de língua em escol* *e *dioma * depo** na escola *úbli*a/regular, o prof***or *ostra </line>
<line> u* pr*fundo *esejo de não co*tinu** mais lec*onando língua *dic**nal. </line>
</par>
<par>
<line> *x*ert* 2: Por que você escolheu ser profes*or d* </line>
<line> lí*gu* adicio**l? * *u* te faz </line>
</par>
<par>
<line> continuar *a carreira de pro*e***r? </line>
</par>
<par>
<line> *p*lônio: E* sempre *ostei de inglês. (.) Lem*ro do meu prim*ir* movie em inglês. E </line>
</par>
<par>
<line> minha mãe me deu *m presente que mudou *inha vida </line>
<line> que fo* t*r m* matriculado *m </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> curso de inglê* (.) ela teve um p*pel de*isivo na m**ha vida. </line>
<line> Eu vibr* q*ando *u en*ontro meus **-a*unos e eles d*zem: - profes*or e*t*u c*rsando </line>
<line> me**cina (.) ou *eja, quan*o e* vejo o sucess* deles, é i*crí*el, n*o sei exp*icar. Quando um </line>
<line> aluno me di* - professor *em uma campan*a e*eitora* tal (?) que só lemb*ei das *ossas *ul*s. </line>
<line> E* penso *omigo me**o, nossa! E* mudei a vida *e alguém (ACHO QUE ISSO É U*A </line>
</par>
<par>
<line> F*ASE MUIT* FORTE), </line>
<line> *as eu d*go- n*ssa! Algué* se l*mbra que eu *sta*a com *l* </line>
</par>
<par>
<line> qua*d* * vi*a mud*u, * *lha* para aque** co*teúdo que foi </line>
<line> aprend*d*. Nossa! Is** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> mara*ilhos*. </line>
</par>
<par>
<line> *esse relato do Apolô*io, identif*camos o for*e papel da emoçã* e do **vestimento no </line>
</par>
<par>
<line> que tange ao ensino de *ín**as. No primeiro m*mento, *orque a m*e investiu n*o só </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> capital emocional (* *o*ivação pa*a estudar a lí*gua: viajar, ent*nder f*lmes e músicas, </line>
<line> traba*ho dent*e *utr*s), mas também no real (paga*ent* do cu*so). No seg*ndo m*men*o, a </line>
<line> em*ção aparece quan*o ele relata so*re a f*licidade de o*v*r so*re o sucesso d* se*s antigos </line>
<line> aluno*, o que n** p**mite recuperar o es*udo de Aragão (2005), *egun*o o qu*l, a emoção tem </line>
<line> uma funçã* impo*tante no ensino/aprend*zagem de línguas. </line>
<line> *x*erto 3: Quai* tip*s de ma*eri*is você u*iliza em s*la de aula? Você apr*senta outras </line>
<line> variações *a lín*ua? </line>
<line> Apolônio: É mui*o difícil. Se fosse em *urso de ingl*s *u conse*uiri* fazer pe*uenos </line>
<line> *KETCHES. Eu us*va muit* pequeno* trechos de FRIEND*. Agor* no Ens*no Médio eu não </line>
<line> se* se pelo fato de **r uma escola públi*a no interior do Maranh*o (.), tip* os a*unos olham </line>
<line> para aquilo (aquilo se refere a disciplina inglês) como s* disses*em não qu*r* saber. </line>
<line> Lembro-me das minh*s p*imeira* tentat*vas (de *a*erem os **unos aprecia*em a aula), f*z *m </line>
</par>
<par>
<line> TOUR pe*o Google Earth </line>
<line> *elas ruas de Nova Iorqu*, *os*ra*do as principa** ruas como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 5th *venue. </line>
</par>
<par>
<line> N* nar*ativa d* Apolônio, identificamos *ue, a* rele*b*ar su*s *ul*s na escola </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> id*oma, sua criatividade eme**ia * que o </line>
<line> prof*ssor </line>
<line> u*ili*ava as tecnolo*ias di*poníve*s na </line>
</par>
<par>
<line> *poca, *orém, ao rele*br*r sua expe*iê*cia no En*ino Médi*, const*tam*s emoção qua* à </line>
</par>
<par>
<line> po*ería*o* nomear de "frustração", pois, segu*do o relato, os alunos n*o </line>
<line> co*respondem </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> n*o percebem a relevância no *pr*ndizado de outra líng*a, já que, para eles, el* corresponde a </line>
<line> uma *e*lidade muito *is*ante. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 18, n. 9, art. *, p. *9-1*4, se*. 2**1 </line>
<line> w*w4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Concepções Didát*ca* e as Memór*as *e um Professor de Lí***a*: *ma An*l*se Sóci*-Hi*tóric*-Cult*ral </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> Artic**an*o-s* *om * trecho sobre * pass*io *irtua* na 5th avenue, essa fa*a também </line>
</par>
<par>
<line> s*gere uma crenç* de que a cultura am*ricana p*edo*ina *obre </line>
<line> as outras, </line>
<line> vi s t o que os </line>
</par>
<par>
<line> exemplos ut*lizados remetem àquele país. O pr*fess*r *ão menciono*, em nenh*m mome*to, </line>
<line> ou*ro país que **nha inglês como língu* oficial. </line>
<line> Excer*o 4: Foi en*ão a partir dessa ap*tia dos teus alunos, por essas *xperiên*i*s *os </line>
</par>
<par>
<line> alunos n*o de*onst*arem muito a*inco pela *í*gua que te fez desi*tir </line>
<line> do ensino *e líng*a </line>
</par>
<par>
<line> adicional? Foi *sso? </line>
</par>
<par>
<line> Ap*lô*i*: Nã* exa**m**te sair, mas colo*ar de lado. Outro *onto de*isivo fo* </line>
<line> c**hecer a metodologia CELT*9 (preparatório para pro*essor *e i*glês que querem ensinar </line>
<line> língua adicional em outros paíse*). N*o conclui, *ban*one*. Eu ten*o * im*ressão *e que o </line>
</par>
<par>
<line> professor de ingl*s (.), o p*ofes**r em geral </line>
<line> p*ecis* ter, *o me* ponto de vista *utonomia, </line>
</par>
<par>
<line> técnica e *r*atividade. Fazendo o CELTA, e*a tudo uma FÔ*MA tão pr*p**ada, tã* prec*sa, </line>
<line> uma coisa tão ENG*SSAD*. </line>
<line> *otamos, n* **lato de Apol*nio, *ue os cursos *reparatórios para *ormação em ensino </line>
<line> de ingl*s não dão ênfase à pr*d*ção criativa dos aprende*tes e, que a metod*logi* é vo*tada </line>
</par>
<par>
<line> pa*a </line>
<line> uma aprendiza*em que tem como ponto de </line>
<line> par**d* a*g* pronto e aca*ado. E*** </line>
</par>
<par>
<line> perc*pção con*radiz o* press*post*s da T*C, *egu*do o* quais </line>
<line> o aprendiz de língua </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> comple** e dinâmico e o aprendizad* * não linear, visto que o aluno é composto por crenças, </line>
<line> emoções * e*per*ências sociais que o transfor*am ao longo d*ssa c*minha*a. </line>
<line> E**erto 5: Q*ais tipo* de m*dia*ão ou colab*ra*ão você mais us* *as aulas? </line>
<line> Apolôn*o: Gosto de recursos tecnológico*, foi um gra*de ganho para a escola a *ousa </line>
<line> *i***al, porque você cons*gue prep*rar os sl*des e daí j* ve* com o som * tudo *uito fácil de </line>
<line> ma*usear. Mas agora no remot* não da* para us*r. C*ri*samen*e, eu p*rcebo *ue no Ensino </line>
<line> Médi* essa estra*é*ia visual de usar ví**os, cards que é muito usado em cursos de **iom*s, </line>
</par>
<par>
<line> nas minha* </line>
<line> ex**riências </line>
<line> de e*cola </line>
<line> re**lar </line>
<line> não tive </line>
<line> bons resultad*s. ** Ensino Mé*io, </line>
</par>
<par>
<line> funcio*a GRAMÁTIC*. T*rar uma xerox </line>
<line> do grammar in use, vocabul*ry in </line>
<line> use e entregar, </line>
</par>
<par>
<line> mostr*r uma *igura e o***a, pal*vras soltas, frases isso func*ona. </line>
<line> Na *nformação de Apolônio, constatamos *ais uma crença de que o *nsino de **ngua </line>
<line> adicional só te* valor para *s e*tudantes quando o foco é construção si*t**ica e mor*ológic*. </line>
<line> N**se s*ntido, o pro*esso *e colaboração ou mediação do* pares ex*er**nt*s entr* alunos em </line>
<line> sala de aula não FUN*IONA. </line>
</par>
<par>
<line> Excer** 6: Q*e tipos d* crenças você </line>
<line> p*rcebe *a f*la dos seu* a*unos em re*a*ã* ao </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*ado de inglês? </line>
</par>
<par>
<line> Apolônio: **ha é *omum os alunos do Ensino *éd*o relatare* *u* o en**n* de in*lês </line>
<line> * uma ME*T*RA. E no superior que é um* coisa muit* RÁP*D*. Então no s*peri*r os alunos </line>
<line> t*m a noção m*is clara de q*e e*es precisam/têm que aprende*, princip**mente os aluno* d* </line>
</par>
<par>
<line> curso de Administraçã*, mas os al**os sabem que em </line>
<line> 4* horas impossível aprender uma é </line>
</par>
<par>
<line> lí*gua, pois p*uco te**o de expo*ição. Eu *enho * i**ressão é </line>
<line> de que as *ul as *e l í *gua </line>
</par>
<par>
<line> *arcam tipo o *e*o *o abismo de quem vai *ara fr**t* e quem não vai, pois geralmente no </line>
<line> 9 Certificate in Te*ching Engl*sh t* Speakers to Oth*r *ang**ge*. </line>
<line> R*v. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 9, art. 6, p. 99-11*, set. 2021 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. C*bral, G. C. Si*v* </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> En*i*o *édio o aluno </line>
<line> que vai </line>
<line> bem n** aul*s </line>
<line> de lí*guas tam*ém tem bons *esulta*os nas </line>
</par>
<par>
<line> *utras matéria*. Se eu puder resumir crenç*s no Ensi*o Médi* é de que inglês não *erve para </line>
<line> nad* porqu* l*gar de *pre***r inglês é no cu*so de inglês. *utro fator, * a falta de apoio por </line>
<line> p*rte dos p*is, grand* parte dos meus alu*os são carentes, mas não d* din*eiro, é de afet*, </line>
<line> de al*uém para c*nv*rs*r. </line>
<line> N*ssa colocação do Apolônio, é *essalt*do algo que *uitos pr*fessores de *íngua se </line>
<line> que*xam, ou seja, que o nível d* exposição da lí*gua d*veria ser m*ior. Novament*, a cren*a </line>
<line> que *á faz parte ** cotid*ano dos alu*os, que in*lê* *ão serv* para nad* aparece n* discurso </line>
<line> de Apo**nio. Verificou-se a im**rtância da afetividade na apren*izag*m. </line>
<line> Excer*o 7: Fale s*bre alg*ma **periê*cia inesquec*v*l s*a q**ndo estudante de líng*a, </line>
<line> d* inglês. </line>
<line> A*olônio: A*! Eu lembro *as aulas c*m música e a primeira música que eu aprendi </line>
<line> *oi no Ens**o Fundamental. Eu t*nh* um profess*r muito b*m e a nos*a tur*a não era muito </line>
<line> g*and*. *le vi*jav* mu*to pa** os Estados Unidos na d**ada de 90, e isso não para *ualquer </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoa, **a pra*icamen** tít*lo </line>
<line> de RIQUEZA. Ele sempre vi**a para os States. O*tra *ois* </line>
</par>
<par>
<line> que *e fez gostar mais ainda de inglês foi *uando cons**ui relacion*r past **rf*ct *** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pretérit*-mai*-que-perfeito do por*u*uês... </line>
</par>
<par>
<line> Notamos que, ness* *ela*o, Apo**nio re*gata um* e*oção muito forte pela conqu**ta </line>
<line> d* ter aprendido sua primeira música ** in*lê*, no ens*no fu*d*me**al, visto q*e n* déc*da </line>
</par>
<par>
<line> de 9* nã* era muito *o*um o en*ino d* língua estran**ira </line>
<line> nos an*s iniciais. *ercebemos </line>
</par>
<par>
<line> *ambém, que há u*a corre*ação de o profe*so* ser *uito </line>
<line> bom porque ele via*ava para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> E**ados Unidos, o q** *os leva a refletir s*bre a cre*ça do falante n**ivo, visto *u* a*a*ece </line>
<line> uma *i*bologi* d* statu* pela *alavra "riqueza" e "e*e se**re via*ava para os St*tes." Além </line>
<line> disso, Apolônio conse*uiu ver utilização da lí*gu* adicional no aprend*zado da l**gua </line>
<line> m**erna. </line>
</par>
<par>
<line> Excerto *: Você base*a a s*a didát*ca em alguma e*per*ênci* </line>
<line> *e </line>
<line> *uando vo*ê er* </line>
</par>
<par>
<line> apre*diz de língua a*icional? </line>
</par>
<par>
<line> Apolônio: Não porque *uan*o eu e*tudava * turma era peque*a entre 4 a * aluno* no </line>
<line> máximo. A*go que eu le**ro *u*to é q*e as aulas *r*m mu*to es*ontânea*, n*o pare*ia a*la </line>
<line> e era impressionant* que a gen*e passava a aula tod* falando s*m*nte em inglês. Emb**a, eu </line>
</par>
<par>
<line> *ão t*nha me iden*ifi*ado co* o CELTA, hoje eu </line>
<line> te*ho um olhar mais criterioso par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> metodologia, na </line>
<line> v*rdade eu </line>
<line> sempre tive, mas tudo que </line>
<line> aprendi no CELTA *m rel*ção </line>
<line> ess* </line>
</par>
<par>
<line> parte de meto*ol*gia foi muito bom. </line>
<line> É p*ssíve* notar as diferentes re**idad*s, pois o profess*r Apolônio tin*a *strutu*a de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem *em d*stinta da </line>
<line> realida*e que el* vive agora como docente. Sutilment*, </line>
</par>
<par>
<line> visualizamo* * *rença do "i*ped*mento", dado q*e o fator da superlot*ç** das sal*s de lí**ua </line>
<line> adici*nal em esc*las r**ula*es é uma si*ua**o bastante discutida. *esse *entido, destacamos a </line>
<line> e*oção de "a*tossat*sfa*ão" do conhecimento a**ui*ido no preparatório CELTA, que o ajuda </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. 6, *. 99-114, set. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As Concep*ões Didáticas e *s Me*ór*as de um Prof*ssor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cu*tural </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> a planejar suas aulas de m**eira que os alu**s ob**nh*m resul*ados satisfatór*os *o </line>
<line> apr**di*ado. </line>
</par>
<par>
<line> Excert* 9: O que </line>
<line> vo** dest*car*a *e *ais *el*vante *m r*l*ção ao *prendizado de </line>
</par>
<par>
<line> língua adicional e *íngua mater*a? </line>
<line> Apolô*io: Se expres*ar bem e se *azer compreendido. E a gente s* se *ar conta disso </line>
<line> *uan*o vi*j* pa** o exteri*r, e*tão se meu* alunos *ntender*m isso (.) que não *aber se </line>
<line> e*pressar * a*errorizante, *u acho que cumpr*r meu t**balho. Na mi*ha opin*ão não adianta </line>
<line> você ter o me*h*r *rofess*r, os melho*es materiais se o al**o n*o tive* um* d*sposição para </line>
<line> ap*en*er. </line>
<line> Obs**vamo* qu*, nessa n*rrativa do A*olô**o surge o destaque *ara um proble*a que </line>
<line> *ão a**ntece somen*e em líng*a *di*ional, ma* na *p*endiza*em de lín*ua mate*na: m*itos </line>
<line> al*nos não conseguem se expressar po* fal*a de leitur* ou po* pr*b*emas en*a*za*os du*ante o </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho com letramento e alfabetização nas </line>
<line> séries iniciai*. O *ocent* entrevi*tado mostra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desejo d* pertencimento quando diz "se m**s aluno* entend*rem que não ***e* se expr*ssar é </line>
<line> aterr*rizan*e, eu acho que cu*pri meu tr*balho", isto é, sua funçã* de agente *e *udança. No </line>
<line> entanto, o docen*e nos leva a *efle*ir sobre a importância do *apel *o al*no *omo responsável </line>
<line> pelo seu aprendizado, ou s*ja, para e**, o a*uno deve buscar s*a auto*omia. </line>
</par>
<par>
<line> Excer*o 10: Qu*l *onselho você deixa*ia pa*a aquele* que p*ete*dem exercer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p**fis*ão *e pr*fesso* de lí*gu*s? </line>
</par>
<par>
<line> Ap*lôni*: Ler! Nunca pare de ler. O* *rofessores costumam *xigir *os al*nos leitur*, </line>
<line> *eclamam *ue o* a**nos n*o leem, mas * o *r**essor *ê? </line>
</par>
<par>
<line> Ao p**tua* imp*rtância da leitu*a, Apolôni* nos lev* a *efleti* que * profess*r * </line>
</par>
<par>
<line> exerce uma f**ção não ap*n*s d* alg*ém que tem </line>
<line> um </line>
<line> conteúdo ser rep*s*ad*, ma* a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> res*onsabil*dad* de alguém </line>
<line> que pod* direcio*ar qualq*er estudante *o eng*ja*ento maior </line>
</par>
<par>
<line> duran*e </line>
<line> o processo de apr**diz*gem, não somente de língua ad*ci**al, ma* de outras </line>
</par>
<par>
<line> disciplinas. </line>
</par>
<par>
<line> 4 C*NSI**RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Bus*amos mostrar aqu*, </line>
<line> as crenças de u* professor *e líng*a adic**nal e líng*a </line>
</par>
<par>
<line> materna. Para t*nto, *elaciona*os </line>
<line> e**men**s da TSC no process* de ensi*o e a*rendiza*em </line>
</par>
<par>
<line> de l*n*ua adic****l. A partir de co*pus cons*ruíd* e* entrev**ta est*uturada, *bservamos que </line>
</par>
<par>
<line> as experiências </line>
<line> desse prof*ssor en*uan*o a**e*diz de língua adici*n*l, ficaram fixadas em </line>
</par>
<par>
<line> suas memórias. Nesse sentido, conhecer e entender a* cren*a*, a* emoçõe* * o* investi*en*os </line>
<line> *m*r*gados ness* processo é determinante para transformar e ress*gnific*r *s realidades dos </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 1*, n. 9, a**. 6, *. 99-114, set. 2*21 w*w4.fsanet.com.**/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Cabral, G. C. Silv* </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> p*rtic*pantes do process*. Nas na*rativas de Ap*lôn*o, um tema *nesper*do acabou s*rgindo, </line>
<line> * emoção, e *sse sentimento foi decisivo n* traj*tória dele co*o **ofess*r de línguas. Dess* </line>
<line> forma, identi*icamos que, no processo de *nsi*o e aprendizagem *e lí*gu*s, as emoç*es e as </line>
</par>
<par>
<line> crenças s*o indisso*iá*eis. *o caso ana*is*do, *s crenças reconhecida* nas *arra*ivas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *r*fessor Apolônio </line>
<line> não são mu*to dista*te* daqu*l*s registradas </line>
<line> n*s pesquis*s de Leffa, </line>
</par>
<par>
<line> Barc*los e *aiva: a percepção de q*e os alunos acr*ditam que lu*ar de </line>
<line> ap*ender língua </line>
</par>
<par>
<line> adi*ional é *a esc*la de idi*ma, * de qu* estudar ingl** *ão faz senti*o, pois *s aluno* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> usam es*a língua no cotidian*. Ness* sent**o, os estud*ntes *ão se sentem pertencent*s a e*sa </line>
<line> comuni*a*e ou me*mo a *s*a r*alida*e de possíveis fa*a*tes de inglês. No qu* se ref*re ao </line>
<line> professor Apolôni*, a no*ão de pert*ncime*to, inve*timento e s*a identid*de como fa*ante de </line>
<line> inglê* foi desenvolvida muito ced*, dado que *le *ra ainda cria*ça quando rece*eu apoio de </line>
<line> sua mãe na caminhada do aprendizado d* inglês. </line>
</par>
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<line> X </line>
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<line> *) ela*oração *o rasc*nh* o* *a rev*são crítica do conteúdo. </line>
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