<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 6, p. 99-114, se*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.9.6
</line>
</par><par>
<line>
As C*ncepções Didáticas e as Memória* d* um Profes*or *e Líng**s: Uma Análise S**io-
</line>
<line>
Históric*-Cultural
</line>
<line>
Th* Dida*t*cs Concep*ions and the M**orie* of a Langu*ge t*acher: *n *nalysi* Cultural
</line>
<line>
Socio-Hist*ri*
</line>
</par><par>
<line>
Luís Rodolfo Ca***l
</line>
<line>
Doutor e* Linguística Ap*icada e Es*udos da Ling*agem (PUC-SP)
</line>
<line>
Profe*so* do Instituto Fe*eral do Ma*an*ão - Campu* *anta In*s
</line>
<line>
E-*ail: rodolfo.*a**al@ifma.e*u.br
</line>
<line>
Girlane Card*s* da Silva
</line>
<line>
M*strado em Li*guística Aplicad* na U*iversidade d* Val* do *io do* Sinos
</line>
<line>
Gra*ua*ã* em Letras *ela *niversidade E*tadual do Maranhão
</line>
<line>
E-mail: gisla*nnesilva@hotma*l.*o*
</line>
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<par>
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Avaliado *elo si**ema Triple Review: Desk Re*iew a)
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e*
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por d*is a*a*iad*res da área).
</line>
<line>
Re*isão: Gramatical, Norm*tiva e de F*rma*a*ão
</line>
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<line>
L. R. C*bral, G. C. Silva
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
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<line>
Este art*go **alisa, n* persp*ctiva *a *eori* Sócio-histórico-c*ltu*al, a vivência
</line>
<line>
di*ática de
</line>
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<line>
um profe*s** de *ínguas ma*ernas e adic*ona*. Inicialmen*e, realiza-s* uma revisão
</line>
<line>
histórica
</line>
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<line>
dos pr*nc*pa*s
</line>
<line>
artefatos da Teoria que vêm *mbasa*do o* estudos sobre aprendizag*m de
</line>
</par><par>
<line>
língua *dic*onal, reco*rendo aos
</line>
<line>
estudos de Barcelos (*006), Vieir*-*brahão (2004), Silva
</line>
</par><par>
<line>
(2014), Gilakj*n* * Sa*ouri (201*) * Bus*tt* (2**0). A partir *e uma e*trevist*
</line>
<line>
semiestrut*r*da de um *ocente com 19 anos de expe*i*n*ia no ensino *e línguas, esse e*t**o
</line>
<line>
*e**fica quais cr*nças, identidades * el*ment*s da Zona *e Desenvo*viment* Proximal (ZDP)
</line>
</par><par>
<line>
estão presentes no
</line>
<line>
percu**o docente desse *rofessor. Os resultados
</line>
<line>
f*r*ecem evi*ências
</line>
</par><par>
<line>
em*í*i*as que reforçam os registros d* literat*r* especializada quan*o às cre*ç*s relacionadas
</line>
<line>
ao papel d* esc*la de idiom*s, à *ercepção d* uso de líng*a adici*n*l n* *oti*i*n*, * também
</line>
<line>
*uan*o * *ndi*soc*a*ilid*de en*re emoções * c**nças.
</line>
<line>
Pa*avras-*have: Te**i* Sócio-Hist*rico-Cultural. Crenças no *nsino de Línguas. Ensino de
</line>
<line>
Língua A*icional.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This arti*le
</line>
<line>
analyzes,
</line>
<line>
from the perspective
</line>
<line>
*f Cult*ral Socio-historic Th*ory, the di*act*c
</line>
</par><par>
<line>
expe*i*nce o* a native and additiona* *ang*age
</line>
<line>
teache*. Initially, it *erformed a is
</line>
<line>
historical
</line>
</par><par>
<line>
review of the **in artifacts of th* Theory that has been *uppor*ing the studies on *dditional
</line>
</par><par>
<line>
language learning, *esorti*g to *he studies of Barcelos (*006), Vie*ra-Abrahão (*004),
</line>
<line>
S i l va
</line>
</par><par>
<line>
(2*14), Gi*akja*i, and S*bouri (2017) and Busetti (*020). Based on a semi-s*ru*tured
</line>
<line>
interv*ew of a teacher with 1* years of exp*rience in lang*age teaching, t*e study ascertains
</line>
<line>
**at beliefs, id*ntities, and e*ements of the Zone of P*o*imal D*v*lopment (ZDP) are prese*t
</line>
</par><par>
<line>
in this t*acher's teaching j*urn*y. **e results provi*e empi*ical evid*nce tha* reinforces
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
specia*iz*d *ite*ature on b*liefs related to *he *ole o* language sc*oo*s, the *ercepti*n o* the
</line>
<line>
use of addit**nal lang**ge in everyday *i*e, and also t*e in*xt**cability betwee* e*otions and
</line>
<line>
beliefs.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo*ds: Cultural *ocio-Histori* Theory. B*liefs in La*gu*ge T*achin*. Teaching
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
*dditi*nal Language.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*in*, v. 18, *. 9, art. 6, p. 99-11*, set. 202*
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s *once*ções Didá*icas e as M*mórias *e um Profe*sor de Línguas: Uma Anál*se Sócio-Hi*tórico-C*ltural
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
<line>
*este artigo *ropõe-se *ma reflexão sobre a contribuição da *eoria Sóci*-histó**co-
</line>
</par><par>
<line>
*ultural para o* estudo* ** língu* adicion*l. Os Estudos Socio*ultu*a*s, basea*o*
</line>
<line>
na*
</line>
</par><par>
<line>
con*epçõ*s *e Vygotsky, buscam compreender c*mo o processo d* *nsino e aprendiz*gem de
</line>
</par><par>
<line>
língu* adi*ional * *o*struído
</line>
<line>
po* meio da in*eração, mediaçã*, da* crenças e
</line>
<line>
das emoções.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* sen*ido, a te*ria sociocu*tural proc**a apres*ntar a lí*gua co*o um construto para agir
</line>
</par><par>
<line>
no mund*. Essa t**ria parte
</line>
<line>
da *oncep*ã* **
</line>
<line>
q*e *s exp*r*ência* vividas por *m su*ei**
</line>
</par><par>
<line>
podem medi*r o desenvolvimento cognitivo *os *pr*ndentes1, assim
</line>
<line>
como a formaç*o
</line>
</par><par>
<line>
reflexiva *os professores.
</line>
</par><par>
<line>
Inser*d*s n* Lin*uística Ap*ic*da, o* e**udos de Ellis
</line>
<line>
(2*2*)
</line>
<line>
mostram as primeira*
</line>
</par><par>
<line>
concepções sobre aq*is*ç*o de L22/*E e a *elação do
</line>
<line>
**oc*s*o de aprend*z*gem com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contexto *atu*****ta, ou se*a, por meio da interação *om o outro. Além da importância da fase
</line>
</par><par>
<line>
n**uralista,
</line>
<line>
o**r*
</line>
<line>
ponto q*e oportu*o m*nci*n** é o rel*t* sobre a **vestigaçã* de que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
aprendizes n* processo d* *pr*n*iza*em de L2 seguiam um *rajeto ap*oxim*damente
</line>
</par><par>
<line>
uni**rsal e invar*ável no perc*rso da aqui*içã* da* c*ns*ruções sintáti**s *ramaticais. e
</line>
</par><par>
<line>
A*r**ita-se q*e, nes*e pr*cesso d* aqui**ç*o, é
</line>
<line>
natural * *studa**e transferir conhec*mentos
</line>
</par><par>
<line>
*a s*a língua m*terna para faze* correlaçõ*s para enten*e* a L*.
</line>
<line>
Ain*a segund* Elli* (2020), a década ** 9* * os anos *osteriores foram *ecisi*os p*ra
</line>
</par><par>
<line>
o aprimo*ament* d* en**no de
</line>
<line>
*ínguas visto que, a par*ir d*quela época, pe*c*beu-*e
</line>
<line>
qu e *
</line>
</par><par>
<line>
*prendizag*m de lí**uas n** pode ser *n*li*a*a somente pelo ponto *e vista cognitiv*, *a*
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m p*las *on*truções soc*ai*, da*o
</line>
<line>
que a *pre***zagem de *ualquer lí*gua * um
</line>
</par><par>
<line>
processo complexo e dinâmico. O aprendiz de l*ngua* é constituído por suas exper*ências, por
</line>
</par><par>
<line>
isso impor*ante olhar é
</line>
<line>
para o est*dante de *aneira individua*, si**ular e
</line>
<line>
p*u*al. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
senti*o, compre*nd*-s* q*e, qua*to mais o *oce*t* ente*der sobre aprend*zagem, mais ele
</line>
<line>
*oder* *uxil**r *s es**dantes *o *rocess* de aprendizagem.
</line>
<line>
*es*e tr*ba*ho, es*ec*ficamente, olharemos para a cons*ruç** d*cente de um prof*s*or
</line>
<line>
de líng**s3 , lançando o olh*r mais espec*ficamente às cr**ças do p*of*s*or en*revist*do * n*o
</line>
<line>
aos co*ceitos da TSC. Para *anto, es** texto d**ide-s* em cinco se*õ*s. Na prim*ira, expomo*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
in*ercambiáve*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 18, n. 9, ar*. *, p. 99-114, set. 2*21
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. Cabral, G. C. S*lva
</line>
<line>
*0*
</line>
</par><par>
<line>
*m breve h*stórico sobre a Te*ria Socioc*ltur*l (T*C). Na *egunda,
</line>
<line>
versa*os s**re Z*na a
</line>
</par><par>
<line>
de Desenvol*imento *roxi*al (ZDP). *m **guida, na terceira seção, abordamos sobre as
</line>
</par><par>
<line>
*renças. Na *eção qua*ro, ap*esentamo* o*jet* e a anális*. Na o
</line>
<line>
qui*ta * últi** seç*o,
</line>
</par><par>
<line>
traçamos a* cons*de**ções f*n*is do arti*o.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Breve Panorama Sobre a **o*ia Socioc*l*ural
</line>
</par><par>
<line>
* Teoria Sociocultu*al (TSC) é uma te*ria q*e *omp**e*de o aprendizad* *e l*ngua
</line>
<line>
adic**n*l n*o *omente p*los *u*dam*ntos *a teoria *ognit*va, mas também pelo vié* de que a
</line>
<line>
aprend*zagem de *íngua envolv* construt*s sociai* e cultu**is experiencia*os p*lo estudan*e.
</line>
</par><par>
<line>
A principal
</line>
<line>
con*epção da TSC * a de qu* * mente humana é mediada (LANTOF, 2000),
</line>
</par><par>
<line>
sendo que
</line>
<line>
essa teori* *e
</line>
<line>
ocu*a, de*tre *utros objetivos,
</line>
<line>
em descreve* outra* ferramentas
</line>
</par><par>
<line>
físicas e
</line>
<line>
artefatos si*ból*co* uti*iza*os como r*curso para media* *elaç** *om o out*o. a
</line>
</par><par>
<line>
Nessa pers**ct*va, a linguag*m é um artefa*o que usamos par* produção histó*ica e socia* no
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvimento *o sujeito (*USE*TI, 2020). A bas* da TSC
</line>
<line>
sust*nta
</line>
<line>
que, para
</line>
</par><par>
<line>
com*reender * suj*ito, necessário ente*der o é
</line>
<line>
p*oc**so *e fator*s t*is como:
</line>
<line>
histó*ico*,
</line>
</par><par>
<line>
culturais e sociai*, *ão ressignificados. *ar* Vygotsky (1997, p. 106),
</line>
<line>
"a cul*ura co*põe
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vid* so*ial e a ativida*e s*cial do homem". Nesse sentido, a con*epção *ygo*s*yana **sca
</line>
<line>
en*e*de* como os modo* *ocialmente estrutur*do* pela sociedade organ*z*m e estabelecem
</line>
<line>
as tar**a* d* aprendiz**ens pa*a a criança.
</line>
</par><par>
<line>
Tam*ém *essa lin*a teórica, e*tend*-se que a criança usa a linguagem
</line>
<line>
como meio
</line>
</par><par>
<line>
para mediar se* co*port*mento *í*ico. Em ou*ra* palavras, a lingua*em tem p**el de inibição
</line>
<line>
co*o *nicia*ão no comport*mento (LURI*, 1981). A *SC ressa*ta que, o papel da in*era*ã* e
</line>
</par><par>
<line>
d* mediação é
</line>
<line>
i*p*rtante e *ndissociável
</line>
<line>
do trab*lho docente, no processo *e e*sin*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*rendizage* de língua *dici*nal. Partindo
</line>
<line>
desse co*tex*o de interação e med*aç*o, a TSC
</line>
</par><par>
<line>
des*ac* que o desenvolvimento do i*divíd*o pode ser feito com a ajuda de outra *essoa.
</line>
<line>
A partir *a *SC, *ercebemos que a a*re*dizagem e*co*ar possui uma h*stór** p**via,
</line>
<line>
isto é, a criança aprende * experimenta mu*tas coisas na idade pré-escolar. *es*a forma,
</line>
</par><par>
<line>
"a*rendizagem e
</line>
<line>
desenvolvimento e*tão
</line>
<line>
int*rre*aciona**s de*de o prim*i*o dia de *id* da
</line>
</par><par>
<line>
c*iança'' (VYGO*SKY, 199*a, *. 11*). A TS* propõe esclarec*r como o desenvo*vimento do
</line>
</par><par>
<line>
i ndi ví duo
</line>
<line>
está *i*ado *os
</line>
<line>
elem*nto* cult*ralment* constru*d*s. Assim, a TSC concebe
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo d* ap*e*diz*gem situado no c*ntexto socio*ul*u*al *
</line>
<line>
ref*ete **br* como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. 18, n. 9, art. 6, p. *9-114, set. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Concepçõ*s Di***icas e as *em*rias de um Professo* de Líng*as: Uma Anál*se S*cio-*is*órico-C*ltur*l
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
participaçã* em interações socia*s influ* no des*nvolvimento cogniti*o dos indivíduos. Do
</line>
<line>
ponto de v*sta da apr*ndizagem e das int*rações socia*s, ob*erv*mos *ue profess** e aprendiz
</line>
</par><par>
<line>
faz*m parte de um processo de *ediação
</line>
<line>
qu* *nvo*ve um esp*cialista (o* se*a, o par m*is
</line>
</par><par>
<line>
expe*iente) e não especial*sta (ou seja, o par *enos e*p**ie*te). A *unçã* *esses dois
</line>
<line>
compo*ent** potencializa o propósito educacion*l no que se refere ao *prendizado *e língua
</line>
<line>
ad*cional, ou sej*, o *ngajamen*o da c**unida*e *e apre*dizes (HALL, 2001).
</line>
<line>
Da mesma *a*e***, *effa (*001), argumenta que o *rofess*r d* línguas precisa te*
</line>
<line>
uma t*o*ia que embase sua prática, *is*o que um d*ce**e di*põe de conhecimentos te*rico*
</line>
<line>
p*ra refletir e ressign*ficar * sua p*ática. Dessa *o*ma, * *onhe*ime*to emancipa o professor e
</line>
<line>
o leva a pensa* em en*olver seus al*nos no *rocesso de co-c**st*ução e, assim, co*struir uma
</line>
<line>
pont* entre a teoria e a prática. Es*a con**iência pode ser desenvolvid* n*s es*udant*s a partir
</line>
<line>
do processo de *ediação e/ *u por meio de materi**s que sejam *e fácil acesso e que façam
</line>
<line>
parte do con*exto do aprendiz. Assim, a sa*a de aula passa a ser um am*iente socialmente
</line>
<line>
est*utura*o e o aprendiz*d* p***a a s*r ma*s signif*cativo e individualizado.
</line>
<line>
2.2 Zona de Desenvolvim*nt* Proximal (ZDP)
</line>
<line>
A Zona de D*se*volvimento Proximal (ZDP) é ut**izada p*** *u*damen*a* os
</line>
<line>
c*mplexos cont**tos entre *esenvo*viment* e a*rendizagem. Al*m disso, a ZDP é empregada
</line>
</par><par>
<line>
*ara me*ia* duas
</line>
<line>
zonas difer*ntes de a*r*ndiza*em. No caso desse *studo, essa mediação
</line>
</par><par>
<line>
ocorre
</line>
<line>
entre pro*esso*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
alu*o, dado *ue o *prendiz pre*isa dese*vo*ver suas
</line>
<line>
habilidade*
</line>
</par><par>
<line>
acadêmicas corresponde*tes * *esolução da* tar*fas e * in*e*n*liz*ç*o de conteúdo. *attistella
</line>
</par><par>
<line>
e **ma (201*),
</line>
<line>
esc**recem que a Z*P é uma fer*amenta produti*a na apr*ndiza*em de L2,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez que se relaci*n* *om a TSC, em *ue o co*hecimen*o é co*s*ruído em um processo
</line>
<line>
de colab*ra***, interação e comunic*ção entre alunos e pr*f*ssor. Ade*ais, a ZD* pode s*r
</line>
<line>
**em*lificad* como a d*stância entr* o nív** *e desen*olvimento real e po*encial.
</line>
<line>
D*ssa forma, para e*tende* o **vel real de desen*olvim*n*o, o professor pa*te da
</line>
</par><par>
<line>
co*cepção de *ue
</line>
<line>
o
</line>
<line>
estudante já t*m conhecimentos consolida*os, e de que o
</line>
<line>
potencial
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
proj*tar onde esse al*no pode *hegar o* o qu* ele realizar, s*zinh* o* com a aju*a do outro.
</line>
<line>
Assim, a medi*ç*o e a res*luçã* de *roblemas necess*tam ser orientadas *elo pr*fessor o* em
</line>
<line>
*olaboração com pares m*is exper*ente* "(V*GOTSKY, 1*78, p. 86).
</line>
<line>
*efl*tindo sobre a mediação, *a*al*ães (2009) a*gume*ta que * ZDP é central para a
</line>
</par><par>
<line>
criaç*o d* espaços
</line>
<line>
col*b*rati*os de re*le*ão c*ítica e
</line>
<line>
no contexto *scolar, compreend*dos
</line>
</par><par>
<line>
como práxi*, ou seja, "atividad* prático-críti*a". *essa
</line>
<line>
forma, a ZDP *ode funcion*r co*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 18, n. 9, art. 6, p. 99-114, set. 20*1
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Cabral, G. C. S*lva
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
regula*ora no processo de mediação nas re*ações sociais c*laborativas no processamento das
</line>
<line>
tarefas. Si**lar**nte, Lantolf (2011, p. 25) af*rm* *ue me*iação é "o uso de meios auxiliares
</line>
<line>
artificiais para agir física, socia* e m*n*alm*nte". Desse modo, * p*ocesso de *edi*ção em
</line>
<line>
sala de aula de L2 requer o us* de instrumentos físicos e psi*ológi*o*.
</line>
<line>
A *ediação é c*ns*ruto basilar na apl*cação da ZDP ** sala de a*l*. Nesse sent*do,
</line>
<line>
me**ação pode ser entend*d* como processo de interve*ção (*LIVEIRA, 2010). No contexto
</line>
</par><par>
<line>
d* ensi*o
</line>
<line>
e apre*dizage* de L2, essa mediação pode ser efetivada a partir de
</line>
<line>
vários
</line>
</par><par>
<line>
instrumento*, tais como a mediaçã*: livros,
</line>
<line>
*ic*onári*s, **xt*s mu*timodais e materiais
</line>
</par><par>
<line>
audiovisua*s, ass*m como inte*açã* e i*s*rução
</line>
<line>
diretivas num
</line>
<line>
process* ine*e*te*ente
</line>
</par><par>
<line>
**ci*cultural (DON*TO; Mc**RMICK, 1*94).
</line>
</par><par>
<line>
Confo*me *essôa (*018), os instrumentos fí*i**s ampliam a capac*dad* do ser
</line>
<line>
huma*o. Assim, por exemplo, o tele*on*, a c*neta, o caderno e o rádio *edeiam a r*lação do
</line>
<line>
ho*em com o mundo externo e formam u*a pon*e para *uas *ções concret**. No âmbit* do
</line>
<line>
e*sino de língua*, autores como Pa*va (2001), Rabel* (2015) e W*rschaue*, (*997) ampli*m
</line>
<line>
o entendimento sob*e os r*cu*s*s, de f*rm* a abarcar também r*cursos **cnol*gicos, t**s
</line>
</par><par>
<line>
como computad*r,
</line>
<line>
s*art*ho*es, di*ion*rio* eletrôni*os. E*tende-se ainda, *ue i*terações
</line>
</par><par>
<line>
viab*li*adas
</line>
<line>
pelas rede* sociais t*mbém funcion*m *omo mediação n* aprendizagem de
</line>
</par><par>
<line>
lí*gua ad*cional.
</line>
<line>
No cenár*o de ensino e aprendi**gem de l*ngua **icional, ta*to in*tru*entos *ísicos
</line>
<line>
qua*to t*cno*ógicos, contribuem p*r* os a*ren**zes i*te*nal*zarem o apr*ndi*ado. Pa** tanto,
</line>
<line>
* internaliz*ção é u* proc*s** de autorregulaç** *elin*ado pelas **terações s*ciais.
</line>
</par><par>
<line>
Consequente*ente, a* in*e*ações a*s**tidas e me*iadas são *eforçadas *o que concerne
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ZDP.
</line>
</par><par>
<line>
Consider*ndo a i*portânci* *o uso d*s t*cnologias
</line>
<line>
nas aula* de lí*gua
</line>
<line>
a*icional,
</line>
</par><par>
<line>
Leff* (20*2, p.01) pontua que, pa*a se fazer um bom pr**essor de Língua Est*angeira,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
neces*ário inve*timento
</line>
<line>
na sua f*rmação
</line>
<line>
para con**zir a prática
</line>
<line>
d*cent*. N**se s*n*i**,
</line>
</par><par>
<line>
com*ree***mos que o profess*r de língua adicional é u* *rofissional em *ormação cont*nua
</line>
<line>
e uma f*rça mot*iz em sala de *ula, que pode provocar mud*nças boas ou r**ns, dependendo
</line>
<line>
da crenç* que ele carrega.
</line>
<line>
2.3 Crença* e o E**ino de L*ngua Adicional
</line>
<line>
Comp*eendemos que as crenças *ão sociais, dinâ*ica* e compl*xas (BARCELOS,
</line>
</par><par>
<line>
20*6). **davia, é impo*tante
</line>
<line>
o
</line>
<line>
professor con*ecer as crenças que fazem parte do cotidiano
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 18, n. 9, a*t. 6, p. 99-114, set. **2*
</line>
<line>
ww*4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Con*ep*ões Didáticas e as Memória* de um *rofessor de *ínguas: *m* Análise Sócio-Histórico-Cult*ra*
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
dos estud*nt*s, *ado que es*e entendimen** ajuda** o *iscente a pro*over uma
</line>
</par><par>
<line>
(re)significação *o*iti*a
</line>
<line>
em sa** de aula, assim como desenvolver *os e*tudan*es
</line>
</par><par>
<line>
au*oconf**n*a no aprendizado da língua. Barcelos (20*6) *ntende qu* as cre*ç*s são
</line>
</par><par>
<line>
con*t*utos das n*ssas experi*ncias que *correm nu* processo de interpre*açã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
(**)signifi*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Nos estu*os d* Li*guística Aplicada, in*eress** questões relacionadas ao "si*tema de
</line>
</par><par>
<line>
crenças", ou seja, a v**ores ob*etivos **s *r*fessores. A in*estigaç*o anco*a*a e
</line>
<line>
*e*sa
</line>
</par><par>
<line>
persp**tiva,
</line>
<line>
volta-se pa*a
</line>
<line>
a*pectos d* atuação do
</line>
<line>
professor
</line>
<line>
em sala *e au*a, como *o*
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo, a forma como
</line>
<line>
*l* se imagina *omo agente so**al no am*iente es***ar, e também
</line>
</par><par>
<line>
pe*o* *alo**s ac*mulados pelo con*um* de bens cult*rais (leituras *acionais e internacionai*)
</line>
</par><par>
<line>
*a medid* e* que
</line>
<line>
*ss*s aspectos contribuem para e*tender o que está acontecendo
</line>
<line>
ao *e*
</line>
</par><par>
<line>
redor. Des*a forma, a cr*nça de "trabalh*r por amor" pe**e espaço, pois o p*ofessor
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
conceb*do *ão so*ente como um conteudista, mas t*m*ém como um agente de mudança
</line>
<line>
(SILVA, 2014).
</line>
<line>
*or ess* prisma, Vieira-*b**hão (2004) argum*nt* que as **e*ças dos pr*fessore* de
</line>
</par><par>
<line>
língua a*iciona* *ão u*a
</line>
<line>
*ategoria imp*rta*te, *ma vez que são
</line>
<line>
elas q** coordenam as
</line>
</par><par>
<line>
prát*cas docentes. Por *ssa razão, as e*periên*ia* pessoais, a v*são d* mundo do docente * as
</line>
<line>
"*erdades absolutas" precisam *er expo*tas e reconstruídas de forma que esses constr*to* da*
</line>
</par><par>
<line>
experiências pessoais e sociais acumulad*s em experi*ncias a**eriores
</line>
<line>
de ensino podem
</line>
</par><par>
<line>
au*il*ar a compreens*o *o pro*es*o de ensin* e apren*izagem de lín*u* adiciona*.
</line>
<line>
*s est*dos de Gila*jani e Sabo*r*, (2017) e*ide*ciam que as crenç*s dos profe*sores
</line>
<line>
têm um *fei*o maior do que o conhecimento do professo* no q*e tange ao planejamento das
</line>
</par><par>
<line>
aulas e às decisõ*s tomadas *a *ondução *e *ma aula. A*ém disso, as
</line>
<line>
cr*nças refle**m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
modo d* p*nsar, *ntender e int*rpretar o mun*o, assim c*mo o que acontece nele (BUSET*I,
</line>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
Assim sendo, *ssu*im*s o pressuposto teór*co de qu*
</line>
<line>
as *re*ça* fazem parte do
</line>
</par><par>
<line>
processo de co*p*ee*são
</line>
<line>
de co*o os professores atuam, *lan*jam * a*em em sala de a*la,
</line>
</par><par>
<line>
*isto que *uas cre**as
</line>
<line>
afeta* e *mpactam o am*iente de sala
</line>
<line>
de aula,
</line>
<line>
a* *renças dos
</line>
</par><par>
<line>
p*ofessores tam*ém são *orm*das a partir de suas experi*n*ias en*uan*o alunos em for*açã*,
</line>
<line>
isto é, molda s*as ati**des.
</line>
<line>
*i** *sso, t*mar*m*s par* a análise dos dado*, os con*eitos de Viera-Abrahão (2004)
</line>
</par><par>
<line>
que argumenta o q*anto * im*ortante invest*gar as c*enças d*s
</line>
<line>
pr*fe*sores sobre suas
</line>
</par><par>
</page><line>
exp*riênc*as pessoais e, como essas vivências mold*m sua prática docente, e ainda, co*o as
</line>
<line>
e**eriências durante sua formaçã* afetaram sua forma de planejar, ensinar, ou mesmo com*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 9, a*t. 6, p. 9*-*14, *et. 2**1 www4.fs*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Cabral, G. C. Silva
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
esse professor se vê (agente s*cial ou simpl**ment* um docente que *umpre sua carga
</line>
<line>
horária). Conseque*temen**, as concepç*es de *arcel** (2006), *ilakjani e Sabouri (*017)
</line>
<line>
serão foc*lizadas para essa compreensã*, ** seja, entend** como o trajeto até chegar à *a*a de
</line>
<line>
au*a traduz *ua* crenças.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 O Corpus e a Análise
</line>
<line>
O c*rpus dest* arti** consiste de uma *ntrevista semiestruturada com *0 pergunta*. A
</line>
<line>
entrevista foi re*lizada no dia 05/*1/2**0 via Google me*t com a autorização do *rofes*or4
</line>
</par><par>
<line>
p*squis*do. A entrevista teve dur*ç*o de 2h e foi gravada pa*a os fins
</line>
<line>
deste trabalho. As
</line>
</par><par>
<line>
per*un*as feitas ao *rofess*r estão dispostas em *m q**dro na seç*o 4.*. Essa seção *o arti*o
</line>
<line>
está dividida em duas açõ*s: * ap*esent*çã* do perfil do *ntrevistado e a an**ise *o* dados.
</line>
<line>
3.2 Ap*ese*tação do Per*il de Apolônio Ricard*
</line>
<line>
Apo*ônio é formad* em Let*a* pela Universidade Fe*era* do Maranhão (UFMA), com
</line>
<line>
Especial*zaçã* em *ortuguê* e Literatur*. Após a Especia*iz*ção, *ngressou e* um* s*gund*
</line>
<line>
graduação, Jornalismo. Fez me*tr*do e, *gora, *s*á concl*indo Doutor*do em Ling*ística
</line>
<line>
A*l*cada e Estu**s da Linguagem.
</line>
<line>
*uadro 1- Perguntas n*rteadoras *a en**evista
</line>
<line>
PERGUNTAS
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
profes*or.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. *8, n. *, art. 6, p. 99-1*4, set. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
10- Qual conselh* você *eixa*ia par* aque*es que pretendem ex*r*er a profissã* *e professo* de
</line>
<line>
*ínguas?
</line>
<line>
Fonte: *lab*r*do p**a auto*a (2020).
</line>
<line>
3.3 Análise das Narrativas (*erguntas)
</line>
<line>
Exc*rto 1: Q*a*s *ão as suas perce*çõe* *nq*anto professor de línguas em rel*ção ao
</line>
<line>
aprendiza*o de língua adic**nal?
</line>
</par><par>
<line>
Ap*lônio7: Acho *ue * uma disciplin* para *umprir *arga horária. Não
</line>
<line>
*on*igo
</line>
</par><par>
<line>
perceber u* cert* *ese*volvime*to dos alu*os. [...]8 N* *nsi*o médio, como exi*te
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
legisla**o acima com*: Base Nacional Curricular Com*m (BNCC), *ei *e Dir*trizes e Ba*es
</line>
<line>
(L*B), o Plano Nac*onal do Livr* de Didático (PNLD), i*so torna * espaç* do **ofessor
</line>
</par><par>
<line>
muito pe*ue**, tenh* 40 alunos por t**ma, são
</line>
<line>
7 ao tod*. "NÃO QUERO MAIS
</line>
</par><par>
<line>
TRABAL*AR NO E*SINO MÉD*O, NEM NO SUPE*IOR. Porqu* me sinto, m*l, inutiliza*o,
</line>
<line>
com* se *ão es*ivesse *aze**o na*a."
</line>
<line>
*am*ém existe * pos*ibilidade de *er uma questão das próprias condições. Po*
</line>
<line>
exem*lo trabalhei por muito tempo e* cur** *e inglês e as a*las eram praticamente três ou
</line>
<line>
meia dúzia de alunos, então eu c*nseguia ver *s ava*ços, t*r*as *eduzidas, o mat*rial
</line>
<line>
utili*ado er* *om bas* no com*unic*tive approach.
</line>
</par><par>
<line>
Percebemos *as
</line>
<line>
re*postas d* *polônio a presença de *renç*s já identi*ic*das em
</line>
</par><par>
<line>
outras pesquis*s (ASSIS-PETER*ON; S*LVA, 2*11), no que se refere *o *ntendimento de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
3.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
de línguas.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
de seus pro*essores durante a j*rnada no aprendiz*do.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 18, n. 9, a**. 6, p. 99-11*, *e*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Cabral, G. C. Silva
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
**e a discipl*na é a*enas um *pêndice curri*ular e de q*e a* con**ções de t*abalho d* *scola
</line>
<line>
pública não são tão boa* quanto as das esco*as de idiomas. Com bas* na s*a *xperiên*ia de
</line>
<line>
ensino de língua em escol* *e *dioma * depo** na escola *úbli*a/regular, o prof***or *ostra
</line>
<line>
u* pr*fundo *esejo de não co*tinu** mais lec*onando língua *dic**nal.
</line>
</par><par>
<line>
*x*ert* 2: Por que você escolheu ser profes*or d*
</line>
<line>
lí*gu* adicio**l? * *u* te faz
</line>
</par><par>
<line>
continuar *a carreira de pro*e***r?
</line>
</par><par>
<line>
*p*lônio: E* sempre *ostei de inglês. (.) Lem*ro do meu prim*ir* movie em inglês. E
</line>
</par><par>
<line>
minha mãe me deu *m presente que mudou *inha vida
</line>
<line>
que fo* t*r m* matriculado *m
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
curso de inglê* (.) ela teve um p*pel de*isivo na m**ha vida.
</line>
<line>
Eu vibr* q*ando *u en*ontro meus **-a*unos e eles d*zem: - profes*or e*t*u c*rsando
</line>
<line>
me**cina (.) ou *eja, quan*o e* vejo o sucess* deles, é i*crí*el, n*o sei exp*icar. Quando um
</line>
<line>
aluno me di* - professor *em uma campan*a e*eitora* tal (?) que só lemb*ei das *ossas *ul*s.
</line>
<line>
E* penso *omigo me**o, nossa! E* mudei a vida *e alguém (ACHO QUE ISSO É U*A
</line>
</par><par>
<line>
F*ASE MUIT* FORTE),
</line>
<line>
*as eu d*go- n*ssa! Algué* se l*mbra que eu *sta*a com *l*
</line>
</par><par>
<line>
qua*d* * vi*a mud*u, * *lha* para aque** co*teúdo que foi
</line>
<line>
aprend*d*. Nossa! Is**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
mara*ilhos*.
</line>
</par><par>
<line>
*esse relato do Apolô*io, identif*camos o for*e papel da emoçã* e do **vestimento no
</line>
</par><par>
<line>
que tange ao ensino de *ín**as. No primeiro m*mento, *orque a m*e investiu n*o só
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
capital emocional (* *o*ivação pa*a estudar a lí*gua: viajar, ent*nder f*lmes e músicas,
</line>
<line>
traba*ho dent*e *utr*s), mas também no real (paga*ent* do cu*so). No seg*ndo m*men*o, a
</line>
<line>
em*ção aparece quan*o ele relata so*re a f*licidade de o*v*r so*re o sucesso d* se*s antigos
</line>
<line>
aluno*, o que n** p**mite recuperar o es*udo de Aragão (2005), *egun*o o qu*l, a emoção tem
</line>
<line>
uma funçã* impo*tante no ensino/aprend*zagem de línguas.
</line>
<line>
*x*erto 3: Quai* tip*s de ma*eri*is você u*iliza em s*la de aula? Você apr*senta outras
</line>
<line>
variações *a lín*ua?
</line>
<line>
Apolônio: É mui*o difícil. Se fosse em *urso de ingl*s *u conse*uiri* fazer pe*uenos
</line>
<line>
*KETCHES. Eu us*va muit* pequeno* trechos de FRIEND*. Agor* no Ens*no Médio eu não
</line>
<line>
se* se pelo fato de **r uma escola públi*a no interior do Maranh*o (.), tip* os a*unos olham
</line>
<line>
para aquilo (aquilo se refere a disciplina inglês) como s* disses*em não qu*r* saber.
</line>
<line>
Lembro-me das minh*s p*imeira* tentat*vas (de *a*erem os **unos aprecia*em a aula), f*z *m
</line>
</par><par>
<line>
TOUR pe*o Google Earth
</line>
<line>
*elas ruas de Nova Iorqu*, *os*ra*do as principa** ruas como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
5th *venue.
</line>
</par><par>
<line>
N* nar*ativa d* Apolônio, identificamos *ue, a* rele*b*ar su*s *ul*s na escola
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
id*oma, sua criatividade eme**ia * que o
</line>
<line>
prof*ssor
</line>
<line>
u*ili*ava as tecnolo*ias di*poníve*s na
</line>
</par><par>
<line>
*poca, *orém, ao rele*br*r sua expe*iê*cia no En*ino Médi*, const*tam*s emoção qua* à
</line>
</par><par>
<line>
po*ería*o* nomear de "frustração", pois, segu*do o relato, os alunos n*o
</line>
<line>
co*respondem
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
n*o percebem a relevância no *pr*ndizado de outra líng*a, já que, para eles, el* corresponde a
</line>
<line>
uma *e*lidade muito *is*ante.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 18, n. 9, art. *, p. *9-1*4, se*. 2**1
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Concepções Didát*ca* e as Memór*as *e um Professor de Lí***a*: *ma An*l*se Sóci*-Hi*tóric*-Cult*ral
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
Artic**an*o-s* *om * trecho sobre * pass*io *irtua* na 5th avenue, essa fa*a também
</line>
</par><par>
<line>
s*gere uma crenç* de que a cultura am*ricana p*edo*ina *obre
</line>
<line>
as outras,
</line>
<line>
vi s t o que os
</line>
</par><par>
<line>
exemplos ut*lizados remetem àquele país. O pr*fess*r *ão menciono*, em nenh*m mome*to,
</line>
<line>
ou*ro país que **nha inglês como língu* oficial.
</line>
<line>
Excer*o 4: Foi en*ão a partir dessa ap*tia dos teus alunos, por essas *xperiên*i*s *os
</line>
</par><par>
<line>
alunos n*o de*onst*arem muito a*inco pela *í*gua que te fez desi*tir
</line>
<line>
do ensino *e líng*a
</line>
</par><par>
<line>
adicional? Foi *sso?
</line>
</par><par>
<line>
Ap*lô*i*: Nã* exa**m**te sair, mas colo*ar de lado. Outro *onto de*isivo fo*
</line>
<line>
c**hecer a metodologia CELT*9 (preparatório para pro*essor *e i*glês que querem ensinar
</line>
<line>
língua adicional em outros paíse*). N*o conclui, *ban*one*. Eu ten*o * im*ressão *e que o
</line>
</par><par>
<line>
professor de ingl*s (.), o p*ofes**r em geral
</line>
<line>
p*ecis* ter, *o me* ponto de vista *utonomia,
</line>
</par><par>
<line>
técnica e *r*atividade. Fazendo o CELTA, e*a tudo uma FÔ*MA tão pr*p**ada, tã* prec*sa,
</line>
<line>
uma coisa tão ENG*SSAD*.
</line>
<line>
*otamos, n* **lato de Apol*nio, *ue os cursos *reparatórios para *ormação em ensino
</line>
<line>
de ingl*s não dão ênfase à pr*d*ção criativa dos aprende*tes e, que a metod*logi* é vo*tada
</line>
</par><par>
<line>
pa*a
</line>
<line>
uma aprendiza*em que tem como ponto de
</line>
<line>
par**d* a*g* pronto e aca*ado. E***
</line>
</par><par>
<line>
perc*pção con*radiz o* press*post*s da T*C, *egu*do o* quais
</line>
<line>
o aprendiz de língua
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
comple** e dinâmico e o aprendizad* * não linear, visto que o aluno é composto por crenças,
</line>
<line>
emoções * e*per*ências sociais que o transfor*am ao longo d*ssa c*minha*a.
</line>
<line>
E**erto 5: Q*ais tipo* de m*dia*ão ou colab*ra*ão você mais us* *as aulas?
</line>
<line>
Apolôn*o: Gosto de recursos tecnológico*, foi um gra*de ganho para a escola a *ousa
</line>
<line>
*i***al, porque você cons*gue prep*rar os sl*des e daí j* ve* com o som * tudo *uito fácil de
</line>
<line>
ma*usear. Mas agora no remot* não da* para us*r. C*ri*samen*e, eu p*rcebo *ue no Ensino
</line>
<line>
Médi* essa estra*é*ia visual de usar ví**os, cards que é muito usado em cursos de **iom*s,
</line>
</par><par>
<line>
nas minha*
</line>
<line>
ex**riências
</line>
<line>
de e*cola
</line>
<line>
re**lar
</line>
<line>
não tive
</line>
<line>
bons resultad*s. ** Ensino Mé*io,
</line>
</par><par>
<line>
funcio*a GRAMÁTIC*. T*rar uma xerox
</line>
<line>
do grammar in use, vocabul*ry in
</line>
<line>
use e entregar,
</line>
</par><par>
<line>
mostr*r uma *igura e o***a, pal*vras soltas, frases isso func*ona.
</line>
<line>
Na *nformação de Apolônio, constatamos *ais uma crença de que o *nsino de **ngua
</line>
<line>
adicional só te* valor para *s e*tudantes quando o foco é construção si*t**ica e mor*ológic*.
</line>
<line>
N**se s*ntido, o pro*esso *e colaboração ou mediação do* pares ex*er**nt*s entr* alunos em
</line>
<line>
sala de aula não FUN*IONA.
</line>
</par><par>
<line>
Excer** 6: Q*e tipos d* crenças você
</line>
<line>
p*rcebe *a f*la dos seu* a*unos em re*a*ã* ao
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*ado de inglês?
</line>
</par><par>
<line>
Apolônio: **ha é *omum os alunos do Ensino *éd*o relatare* *u* o en**n* de in*lês
</line>
<line>
* uma ME*T*RA. E no superior que é um* coisa muit* RÁP*D*. Então no s*peri*r os alunos
</line>
<line>
t*m a noção m*is clara de q*e e*es precisam/têm que aprende*, princip**mente os aluno* d*
</line>
</par><par>
<line>
curso de Administraçã*, mas os al**os sabem que em
</line>
<line>
4* horas impossível aprender uma é
</line>
</par><par>
<line>
lí*gua, pois p*uco te**o de expo*ição. Eu *enho * i**ressão é
</line>
<line>
de que as *ul as *e l í *gua
</line>
</par><par>
</page><line>
*arcam tipo o *e*o *o abismo de quem vai *ara fr**t* e quem não vai, pois geralmente no
</line>
<line>
9 Certificate in Te*ching Engl*sh t* Speakers to Oth*r *ang**ge*.
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 9, art. 6, p. 99-11*, set. 2021 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. C*bral, G. C. Si*v*
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
En*i*o *édio o aluno
</line>
<line>
que vai
</line>
<line>
bem n** aul*s
</line>
<line>
de lí*guas tam*ém tem bons *esulta*os nas
</line>
</par><par>
<line>
*utras matéria*. Se eu puder resumir crenç*s no Ensi*o Médi* é de que inglês não *erve para
</line>
<line>
nad* porqu* l*gar de *pre***r inglês é no cu*so de inglês. *utro fator, * a falta de apoio por
</line>
<line>
p*rte dos p*is, grand* parte dos meus alu*os são carentes, mas não d* din*eiro, é de afet*,
</line>
<line>
de al*uém para c*nv*rs*r.
</line>
<line>
N*ssa colocação do Apolônio, é *essalt*do algo que *uitos pr*fessores de *íngua se
</line>
<line>
que*xam, ou seja, que o nível d* exposição da lí*gua d*veria ser m*ior. Novament*, a cren*a
</line>
<line>
que *á faz parte ** cotid*ano dos alu*os, que in*lê* *ão serv* para nad* aparece n* discurso
</line>
<line>
de Apo**nio. Verificou-se a im**rtância da afetividade na apren*izag*m.
</line>
<line>
Excer*o 7: Fale s*bre alg*ma **periê*cia inesquec*v*l s*a q**ndo estudante de líng*a,
</line>
<line>
d* inglês.
</line>
<line>
A*olônio: A*! Eu lembro *as aulas c*m música e a primeira música que eu aprendi
</line>
<line>
*oi no Ens**o Fundamental. Eu t*nh* um profess*r muito b*m e a nos*a tur*a não era muito
</line>
<line>
g*and*. *le vi*jav* mu*to pa** os Estados Unidos na d**ada de 90, e isso não para *ualquer
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoa, **a pra*icamen** tít*lo
</line>
<line>
de RIQUEZA. Ele sempre vi**a para os States. O*tra *ois*
</line>
</par><par>
<line>
que *e fez gostar mais ainda de inglês foi *uando cons**ui relacion*r past **rf*ct ***
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pretérit*-mai*-que-perfeito do por*u*uês...
</line>
</par><par>
<line>
Notamos que, ness* *ela*o, Apo**nio re*gata um* e*oção muito forte pela conqu**ta
</line>
<line>
d* ter aprendido sua primeira música ** in*lê*, no ens*no fu*d*me**al, visto q*e n* déc*da
</line>
</par><par>
<line>
de 9* nã* era muito *o*um o en*ino d* língua estran**ira
</line>
<line>
nos an*s iniciais. *ercebemos
</line>
</par><par>
<line>
*ambém, que há u*a corre*ação de o profe*so* ser *uito
</line>
<line>
bom porque ele via*ava para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
E**ados Unidos, o q** *os leva a refletir s*bre a cre*ça do falante n**ivo, visto *u* a*a*ece
</line>
<line>
uma *i*bologi* d* statu* pela *alavra "riqueza" e "e*e se**re via*ava para os St*tes." Além
</line>
<line>
disso, Apolônio conse*uiu ver utilização da lí*gu* adicional no aprend*zado da l**gua
</line>
<line>
m**erna.
</line>
</par><par>
<line>
Excerto *: Você base*a a s*a didát*ca em alguma e*per*ênci*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*uando vo*ê er*
</line>
</par><par>
<line>
apre*diz de língua a*icional?
</line>
</par><par>
<line>
Apolônio: Não porque *uan*o eu e*tudava * turma era peque*a entre 4 a * aluno* no
</line>
<line>
máximo. A*go que eu le**ro *u*to é q*e as aulas *r*m mu*to es*ontânea*, n*o pare*ia a*la
</line>
<line>
e era impressionant* que a gen*e passava a aula tod* falando s*m*nte em inglês. Emb**a, eu
</line>
</par><par>
<line>
*ão t*nha me iden*ifi*ado co* o CELTA, hoje eu
</line>
<line>
te*ho um olhar mais criterioso par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
metodologia, na
</line>
<line>
v*rdade eu
</line>
<line>
sempre tive, mas tudo que
</line>
<line>
aprendi no CELTA *m rel*ção
</line>
<line>
ess*
</line>
</par><par>
<line>
parte de meto*ol*gia foi muito bom.
</line>
<line>
É p*ssíve* notar as diferentes re**idad*s, pois o profess*r Apolônio tin*a *strutu*a de
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem *em d*stinta da
</line>
<line>
realida*e que el* vive agora como docente. Sutilment*,
</line>
</par><par>
<line>
visualizamo* * *rença do "i*ped*mento", dado q*e o fator da superlot*ç** das sal*s de lí**ua
</line>
<line>
adici*nal em esc*las r**ula*es é uma si*ua**o bastante discutida. *esse *entido, destacamos a
</line>
<line>
e*oção de "a*tossat*sfa*ão" do conhecimento a**ui*ido no preparatório CELTA, que o ajuda
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. 6, *. 99-114, set. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As Concep*ões Didáticas e *s Me*ór*as de um Prof*ssor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cu*tural
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
a planejar suas aulas de m**eira que os alu**s ob**nh*m resul*ados satisfatór*os *o
</line>
<line>
apr**di*ado.
</line>
</par><par>
<line>
Excert* 9: O que
</line>
<line>
vo** dest*car*a *e *ais *el*vante *m r*l*ção ao *prendizado de
</line>
</par><par>
<line>
língua adicional e *íngua mater*a?
</line>
<line>
Apolô*io: Se expres*ar bem e se *azer compreendido. E a gente s* se *ar conta disso
</line>
<line>
*uan*o vi*j* pa** o exteri*r, e*tão se meu* alunos *ntender*m isso (.) que não *aber se
</line>
<line>
e*pressar * a*errorizante, *u acho que cumpr*r meu t**balho. Na mi*ha opin*ão não adianta
</line>
<line>
você ter o me*h*r *rofess*r, os melho*es materiais se o al**o n*o tive* um* d*sposição para
</line>
<line>
ap*en*er.
</line>
<line>
Obs**vamo* qu*, nessa n*rrativa do A*olô**o surge o destaque *ara um proble*a que
</line>
<line>
*ão a**ntece somen*e em líng*a *di*ional, ma* na *p*endiza*em de lín*ua mate*na: m*itos
</line>
<line>
al*nos não conseguem se expressar po* fal*a de leitur* ou po* pr*b*emas en*a*za*os du*ante o
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho com letramento e alfabetização nas
</line>
<line>
séries iniciai*. O *ocent* entrevi*tado mostra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desejo d* pertencimento quando diz "se m**s aluno* entend*rem que não ***e* se expr*ssar é
</line>
<line>
aterr*rizan*e, eu acho que cu*pri meu tr*balho", isto é, sua funçã* de agente *e *udança. No
</line>
<line>
entanto, o docen*e nos leva a *efle*ir sobre a importância do *apel *o al*no *omo responsável
</line>
<line>
pelo seu aprendizado, ou s*ja, para e**, o a*uno deve buscar s*a auto*omia.
</line>
</par><par>
<line>
Excer*o 10: Qu*l *onselho você deixa*ia pa*a aquele* que p*ete*dem exercer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p**fis*ão *e pr*fesso* de lí*gu*s?
</line>
</par><par>
<line>
Ap*lôni*: Ler! Nunca pare de ler. O* *rofessores costumam *xigir *os al*nos leitur*,
</line>
<line>
*eclamam *ue o* a**nos n*o leem, mas * o *r**essor *ê?
</line>
</par><par>
<line>
Ao p**tua* imp*rtância da leitu*a, Apolôni* nos lev* a *efleti* que * profess*r *
</line>
</par><par>
<line>
exerce uma f**ção não ap*n*s d* alg*ém que tem
</line>
<line>
um
</line>
<line>
conteúdo ser rep*s*ad*, ma* a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
res*onsabil*dad* de alguém
</line>
<line>
que pod* direcio*ar qualq*er estudante *o eng*ja*ento maior
</line>
</par><par>
<line>
duran*e
</line>
<line>
o processo de apr**diz*gem, não somente de língua ad*ci**al, ma* de outras
</line>
</par><par>
<line>
disciplinas.
</line>
</par><par>
<line>
4 C*NSI**RAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Bus*amos mostrar aqu*,
</line>
<line>
as crenças de u* professor *e líng*a adic**nal e líng*a
</line>
</par><par>
<line>
materna. Para t*nto, *elaciona*os
</line>
<line>
e**men**s da TSC no process* de ensi*o e a*rendiza*em
</line>
</par><par>
<line>
de l*n*ua adic****l. A partir de co*pus cons*ruíd* e* entrev**ta est*uturada, *bservamos que
</line>
</par><par>
<line>
as experiências
</line>
<line>
desse prof*ssor en*uan*o a**e*diz de língua adici*n*l, ficaram fixadas em
</line>
</par><par>
</page><line>
suas memórias. Nesse sentido, conhecer e entender a* cren*a*, a* emoçõe* * o* investi*en*os
</line>
<line>
*m*r*gados ness* processo é determinante para transformar e ress*gnific*r *s realidades dos
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 1*, n. 9, a**. 6, *. 99-114, set. 2*21 w*w4.fsanet.com.**/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. R. Cabral, G. C. Silv*
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
p*rtic*pantes do process*. Nas na*rativas de Ap*lôn*o, um tema *nesper*do acabou s*rgindo,
</line>
<line>
* emoção, e *sse sentimento foi decisivo n* traj*tória dele co*o **ofess*r de línguas. Dess*
</line>
<line>
forma, identi*icamos que, no processo de *nsi*o e aprendizagem *e lí*gu*s, as emoç*es e as
</line>
</par><par>
<line>
crenças s*o indisso*iá*eis. *o caso ana*is*do, *s crenças reconhecida* nas *arra*ivas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*r*fessor Apolônio
</line>
<line>
não são mu*to dista*te* daqu*l*s registradas
</line>
<line>
n*s pesquis*s de Leffa,
</line>
</par><par>
<line>
Barc*los e *aiva: a percepção de q*e os alunos acr*ditam que lu*ar de
</line>
<line>
ap*ender língua
</line>
</par><par>
<line>
adi*ional é *a esc*la de idi*ma, * de qu* estudar ingl** *ão faz senti*o, pois *s aluno*
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
usam es*a língua no cotidian*. Ness* sent**o, os estud*ntes *ão se sentem pertencent*s a e*sa
</line>
<line>
comuni*a*e ou me*mo a *s*a r*alida*e de possíveis fa*a*tes de inglês. No qu* se ref*re ao
</line>
<line>
professor Apolôni*, a no*ão de pert*ncime*to, inve*timento e s*a identid*de como fa*ante de
</line>
<line>
inglê* foi desenvolvida muito ced*, dado que *le *ra ainda cria*ça quando rece*eu apoio de
</line>
<line>
sua mãe na caminhada do aprendizado d* inglês.
</line>
</par><par>
<line>
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prátic* do**nte? Dis*ertaç*o (Mest*ado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-
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Uma *nálise S**io-Histórico-Cultural Rev. FSA, T*resina, v.1*, n. 9, *rt. 6, p. 99-11*, set. 2021.
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Contribu*çã* d*s A*tores
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L. R. Cab*al
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*. *. S*lva
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1) concepção * planejam*nto.
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X
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2) aná*ise e interpretaçã* d*s dados.
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*
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*) ela*oração *o rasc*nh* o* *a rev*são crítica do conteúdo.
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X
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*
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*) par*icipação na aprovaç*o *a v*rsão fina* do manuscr*t*.
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Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, *rt. 6, p. 99-*14, set. 2021
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www4.fsanet.com.br/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)