<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 8, p. 135-148, s*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.9.8
</line>
</par><par>
<line>
A R*mantização da Pobreza e o Papel S*c*al da Mulh*r: U* Estud* *obre suas Repr**entações
</line>
<line>
Th* Romanticiz*tion *f *overty an* the Social Ro** of Wo*en: A Study *f th*ir
</line>
<line>
Rep*e*entati*ns
</line>
</par><par>
<line>
Werena de Oliveir* Ba*bosa
</line>
<line>
Mestrado e* **anejamen*o e Dinâmicas Te*ritoriai* do Semiárid* da Universidade *o E*tado do Rio Gran*e do Norte
</line>
<line>
*ra*uação em **rviço S*ci*l pela Facul*a** de Filos*fia, Ciências e Le*r*s de Cajaz*iras, FAFIC
</line>
<line>
E-*ail: werenabarbos*@alu.*ern.br
</line>
<line>
Jéssic* Sue*li* Nogu*ira Leite
</line>
<line>
*lu*a *special e* Pla*ejamento e Din*micas Territoriais do Semiári*o da Universida*e *o *s*ad* do Ri* Gra**e do Norte
</line>
<line>
Gradua*ã* em En*ermagem pe*o Faculd**e* Integradas de Patos
</line>
<line>
E-ma*l: jess*c*leite@alu.**r*.br
</line>
<line>
B*rtulino *osé de Souz*
</line>
<line>
*outor em *ntropo*ogia Soci*l e Cu*tural pel* Univers*dade d* Coimbra - P**tugal
</line>
<line>
Pro*essor da Unive*sid*d* do Estado do Rio Gran*e *o Norte
</line>
<line>
*-mail: be**ulino*ouza@uern.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *erena ** Oliveira Barbosa
</line>
<line>
Editor-*hefe: Dr. T*nny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
BR 4*5, KM 3, A*i*ona 59900-*00 - Pau dos *err*s-*N,
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
(84) 335*-2560. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *éssica Su*lli* N*gueir* Leite
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 15/08/20*1.
</line>
<line>
Ú**ima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
BR 4*5, KM 3, A*i*ona 5*900-000 - Pau dos Fer*os-R*,
</line>
<line>
recebida em 29/0*/2021. Aprovado em *0/**/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
(84) 3351-2*60. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: Bertulino *osé de Souz*
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema Tripl* Re*ie*: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
BR 405, KM 3, Arizo*a 5990*-000 - *au dos Ferros-RN,
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; e b) Do*ble *lind Revi*w
</line>
</par><par>
</page><line>
(84) 3351-2560. Brasil.
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por d**s avaliadores da área).
</line>
<line>
Revisão: *r**at*cal, Norm**iva * de *o**atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. O. *arbas*, J. S. N. Leit*, B. J. Souza
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
*E*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O pa*el social da mulher, na mai*r*a *as vezes, est* interligado à s*a **n*ã* *nquanto espo*a,
</line>
</par><par>
<line>
mãe e zelante do l*r. E*sa te*ria vem
</line>
<line>
a*ravessan*o os tem*os ainda por meio de um
</line>
</par><par>
<line>
pensamento retr**rado e pouco dis*utido, principalmente qu*n*o somada * pobreza, u*
</line>
</par><par>
<line>
p*n*o agravante e presente na real*dade de m*i*as mulheres brasile*ras. Des*a *orma,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
importante reflet*r so*re as marca* qu* a desigual*ade social *eixa na *i*a d** mul*e*e* * não
</line>
<line>
se c*nfo*m** com * ide*a *e que * pode* de escolha *n**vidual * sufic*ente pa** a*pliar os
</line>
</par><par>
<line>
ho*izontes. Este artigo cons*ste
</line>
<line>
em uma revisão bibliográfica n*rrativa que
</line>
<line>
busca discutir
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
respeito do papel social da mulhe* e as su*s representações dia*te do cont*xto *a
</line>
</par><par>
<line>
roma*t*zaçã* da pobreza, que tenta ju**ifi*ar preconc*ito e a desigu*ldade o
</line>
<line>
enfrentada por
</line>
</par><par>
<line>
essa classe soc**l. Nesse sentido, pe*cebe-se que a pobreza *ão é ro*ântica e não é dese*ada,
</line>
</par><par>
<line>
pois ninguém possui
</line>
<line>
como p*ojeto d* vid* ser pobre. Ela é fruto
</line>
<line>
do *istema *apitalist*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
arbitrad* por u*a ord*m soci*l perversa e silencios*mente consentida e *ss* é um fato que
</line>
<line>
r*caí sobre o "ser mulhe*". Portanto, o p*esente artigo *ealizará uma d*scussão crítica so**e a
</line>
<line>
questão da *omantização *a pobreza, bem como as r*p*esent*ç*es do papel social da m*lher
</line>
<line>
em me*o a essa realidade.
</line>
<line>
*ala*r**-Chaves: Romanti*ação d* Pobreza. P*pel Soc*al. Mulher. Desigualdad* So*i*l.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
The *ocial role of wom*n, i* most *ases, is inte*tw*ned w*th their *ol* as wife, mother a**
</line>
<line>
caretak** of the home. Thi* t*eory has be*n go*ng **rough the times s*i*l through a backward
</line>
</par><par>
<line>
thin*ing and litt*e
</line>
<line>
discussed,
</line>
<line>
e*peciall* when
</line>
<line>
added *o p*ver*y, an ag*ravating poi*t and
</line>
</par><par>
<line>
p*esent in the realit* of ma*y B*azi*ian women. Th*s, it is i*port*n* to reflect o* t*e m*r*s
</line>
</par><par>
<line>
tha* social
</line>
<line>
in*quality l*aves in *he lives o* women and not to confor* to
</line>
<line>
the idea *hat
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
p*wer of individual choi** is sufficie*t to broa*en horizons. This article consists o*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
narrativ* bibli**ra*hic review tha* seeks
</line>
<line>
t* **scuss *he socia* role of women and t*eir
</line>
</par><par>
<line>
r*p*esenta*i*ns *n th* cont*x* of the romanticization of pover*y, which tries t* *ustify
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
preju*ice and ineq*ali*y face* *y *his social *lass. In th*s sense, it is cle*r t*at poverty is not
</line>
<line>
romantic *nd i* not des*red, because *o one has a l**e proje*t as bein* poor. I* is the result of
</line>
<line>
the capitalist *ystem **d arbitrate* by a pe*v***e *n* sile*t*y cons*nted social *rde* an* *his
</line>
<line>
is a fac* that fell on "being a woman". There*or*, th*s article will conduct a crit*cal discuss*on
</line>
<line>
on the issue of roma*t*ci*ing *overty, as w*ll *s re*r**entations of t*e *ocial role of women
</line>
<line>
i* the midst of this rea*it*.
</line>
<line>
K*ywords: *oma*ticizati** of *o*erty. Socia* R*le. Women. Social In*qua****.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina, v. 18, n. 9, art.8, p. 135-*48, set. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A **mantizaçã* *a *obreza * o Papel S*ci*l da *u**er: Um E*t*do Sobr* *uas Repres*ntações
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O papel s**ia* d* mul*er vem se sustenta*do em vári*s soc*edades e por **versos
</line>
</par><par>
<line>
perí*dos na histó*ia da human*dad*,
</line>
<line>
at*a*és *e narrativas fa**a*iosas nas quai* a **gura
</line>
</par><par>
<line>
fe*inin* exe*ce a fun*ão, ex**u*ivamente, d* *sposa, **e e cuidadora do lar, v*sta com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*ovedora d* amor e fonte de f*rça e resil*ência. Esse f*l*o i*eár*o supõe q*e exi*te algo em
</line>
</par><par>
<line>
com** e**re as si*uações de todas as *ulher*s, co*preendend*
</line>
<line>
suas c*n*iç**s soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
desiguais e o meio *m qu* vivem.
</line>
</par><par>
<line>
As mulhe*e* com*õem, h**e, uma categ*ria de **abal**doras ma*g*na*i*adas,
</line>
<line>
subproletariz*das, precarizada*. *e *anei*as *art*cu*ares, porém, c*m a*gu*as car*cte***ticas
</line>
<line>
co*uns, onde ca*a um* vivencia os reflexos da desigualdade e da pobr*za, as*im como toda
</line>
</par><par>
<line>
uma série de
</line>
<line>
conf*itos
</line>
<line>
presentes em sua *ealidade. Elas
</line>
<line>
formam * elo mais *raco da cadeia
</line>
</par><par>
<line>
pro*ut**a, da inv*s*bilid*de e hum*lhação s*ci*l, *a *iolê*cia simb*lic* e *a sua *ondição de
</line>
<line>
vulne*abilidade, sej* enqu**to ca**g*ria ** trabal*o *u enqua*to sujeito socia* (TE*DOR*,
</line>
<line>
20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Ten*o e* vista que a pobreza tem o seu conc*ito **n*ulado a uma situ*ç*o social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**onômica, caracte*izada pela c*rência e privaç** das nec*ss*d*des b*sicas, a*es*r *e não se*
</line>
<line>
determinística, e*sa ques**o estru**ral s*rve como ce*á*io para a *onstrução *as experi*nc*as
</line>
<line>
femini*as. (FONSE*A et a*., 2*2*).
</line>
</par><par>
<line>
De acord* com Souza (2*16, gr*fo nosso), o
</line>
<line>
entendimento da "rom*ntização do
</line>
</par><par>
<line>
*of*ime*to" d*ssas
</line>
<line>
clas*es é qu* legi*ima a dominação social. Nesse senti*o, *eproduzir as
</line>
</par><par>
<line>
*epresentações s*ciais **e for*am os catálogos * car*elas n* *ida do "ser mulher" e *o "se*
</line>
</par><par>
<line>
pobre" n** traduz um su*texto mági*o. Nas condiçõe* d* classe, gêne*o e e*n**, as
</line>
</par><par>
<line>
dispo*ições de oportuni*ades, na din*mica *oc*al, s*o mais limita*as, n* *ual *ssas injustiça*
</line>
<line>
não fav*rece* nem ao* s**eitos envolvidos, nem à sociedade (MOTA, 2019, *rifo noss*).
</line>
</par><par>
<line>
Essa
</line>
<line>
dis*ussã* apresent*, e*qua*to
</line>
<line>
justif*cativa,
</line>
<line>
*ef*etir **bre *lgo que as mu*here*
</line>
</par><par>
<line>
tê* *m comu*, c*mo as marc*s q*e a desigualdade social deixa em suas
</line>
<line>
vidas, ap**a*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas es*e*ific*dades, pessoalidad*s e singulari*ades. * p*ra e**s, *creditar que, at**lm*nte, a
</line>
</par><par>
<line>
idei*
</line>
<line>
*á*ic* d* poder de *sco*h* ind*vidu*l é sufic*ente p*ra ampliar
</line>
<line>
os horizon*es é uma
</line>
</par><par>
<line>
faláci*.
</line>
<line>
A pobrez* não é românti*a e não des*jada, poi* ningué* *ossui como proj*to é
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
vida ser p*bre. A pobreza é co*pulsória e a*bitra** por uma ordem social perversa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
silenciosamente conse**ida (T*ODO*O, 20*7). Portanto, o presente artigo *em com*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 8, p. 135-1*8, se*. 20*1 ww*4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. O. Barba**, J. S. N. L***e, B. J. Sou*a
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
objetiv* *tu*lizar os lei*ores sobre a *uestão da roman*ização da pobre*a, bem como a*
</line>
<line>
repr*sentações do p*pel socia* da m*lher em meio * essa reali*ade.
</line>
<line>
2 METODOLOG*A
</line>
<line>
Este ar*igo *onsiste em uma revis*o bibli*gr**ic* narrat*va *ue busca disc*tir *
</line>
<line>
respeito do papel s**ial da mulher e as sua* re*resentações diante do c*ntext* da pobre*a,
</line>
<line>
e*fatizando a su* fu*ção de esposa, mãe e zeladora do la*, ideal*zad* e *trib**da ao l*n*o d*s
</line>
</par><par>
<line>
anos a clas** feminina, como
</line>
<line>
se a mul*er *ão tivesse que enfren*a* o preconceito e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desi**a*d*de, se suje**ando a *ualquer tipo d* tr*balho, nã* anulando n*nhum*
</line>
<line>
de suas
</line>
</par><par>
<line>
funções.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, a pesquisa narrativa pod* se* defi*ida co*o
</line>
</par><par>
<line>
*m tipo de *es*uisa qualitativa *berta, h**anista, holístic*, i*terpr*tativa,
</line>
<line>
conte*tualizada *ultur*lmente, f*cada na reflexão m*tac*g*it*va dos sujei*o* sobre
</line>
<line>
su*s experiências singu*ares, comprometida com a *ro*uçã* de *onhecimen*o novo
</line>
<line>
e co* a coe*ência epistemológic*, reg*strada na forma de u*a n*rrativa p*da*ógica
</line>
<line>
escrita por um pesqu*sador *ue é, ao mesmo tempo, pesquisador, aut*r, escritor e
</line>
<line>
su*e*to/*ersonagem (SOLIG*; SI*AS, 2014, p. 4*6)
</line>
</par><par>
<line>
D*sse modo, busca*os ap**t** que esse fenômeno inicialm*nte discutido s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mulher é complexo, exigind* ma*s verifi*ações sobre o tema e sem desconsi*erar o s*jei*o e
</line>
<line>
suas **laç*es, o qual *i*da é pou*o d*scu*ido na lite*atura b*a*il*ira.
</line>
<line>
* levantamento bi*liográfico foi *ealizado livremente por m*i* de b*sca em b*ses *e
</line>
<line>
dad*s como Sc*entific *l*ctronic Library Online (Scielo) e *or*a* CAP*S.
</line>
<line>
3 REVISÃO DE LI*ERATURA
</line>
<line>
3.1 De*ig*a*da*es e *uln**ab*lidades s*cia*s
</line>
<line>
As desigualdades *ociais que afetam nosso **ís não faz*m parte de um ce*ári* **cente.
</line>
<line>
Pe*o c*ntrário, a pobreza, a* desigu*ldades e as *uln*rab*li*ades sã* obje*os de estudos
</line>
<line>
soci*is e políticos há bas*ante te*po e, ai*da assim, não se possui *m arcabouço de políticas
</line>
</par><par>
<line>
efi*azes no en*rentamento dessa* negligência* aos *ire*tos
</line>
<line>
*os indivíd**s. Abramo (2004)
</line>
</par><par>
<line>
c*rrobora
</line>
<line>
esse discurso a* destacar q** des*gualdad*s e
</line>
<line>
discrim*na*ão de gê*ero raç* são e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 9, art.8, p. 135-*48, set. *0**
</line>
<line>
ww*4.fs*net.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Roma*tiz**ão da Pobreza e o Papel Social da Mulhe*: Um Estudo Sobre sua* Representa*ões
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
pro*lemas que diz*m *espeito à *aior** da pop*l*ção, e q*e em diversos indicador*s *o****s a
</line>
<line>
fi*ura feminina está e* desvan*ag*m simétrica em rela*ão à m*s*ulina.
</line>
<line>
Um dos principais m*rc*dores da* si**açõ*s de vulnerabilidade e d*sigu*l*ade social é
</line>
<line>
a mensura*ão da f*me en*re as popula*õ*s. A **gura*ça a*imentar, segundo a Lei nº 11.346
</line>
<line>
consist* no di*eito de todo c*dadão *o acesso regul** e p*rmanente a ali*entos em quanti*ade
</line>
<line>
e qualidade necessária* à pro**ção da saúde do indivíduo, sen*o *eve* do pod*r público
</line>
<line>
garantir polí*icas públ*cas e ações para ass**urar esse d*reito (BRASIL, 2006).
</line>
<line>
Em um estudo recent* e nacional sobre a Insegur*nça Alimentar no contex*o da
</line>
</par><par>
<line>
Pandemia do COVID 1*, foram *isitados, dur*n*e * **s de *eze*bro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
20*0,
</line>
<line>
2180
</line>
</par><par>
<line>
domicílios em todas as regiões do Brasil. De*tr* os entrevistados, 55,2% s* en*ontravam em
</line>
<line>
situação de Inse**rança A****n*ar (IA), s*n*o 9% e* sua forma gra** (PENSSAN, 2*21).
</line>
<line>
As ca*acterí*ti*as mais relaci*nadas à IA grave foram: se*o femi*in*, ou raça/cor de
</line>
</par><par>
<line>
pel* autodec*a*ada pr*ta/parda,
</line>
<line>
ou meno* escolaridade. Outros resultados mar*ante* fora*
</line>
</par><par>
<line>
relac*ona*os ao desemp*ego ou tr*ba*ho informal. No Norte * Nordeste foram verifica*os o*
</line>
</par><par>
<line>
*aiores índi*es d* perd* de *m*r*go o*
</line>
<line>
r*dução dos ren*imentos fami**ares
</line>
<line>
(P*NSS**,
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Logo, de*reende-se *ue a segurança a*imenta*, direi*o básico dos indivíduos, não *s**
</line>
</par><par>
<line>
sendo gar*ntida
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
part* cons*d*rável da população brasilei*a, v***erabilizando as
</line>
</par><par>
<line>
con*ições básicas para a *a*de e bem e*tar dos *idadã*s * *ep*rcutind* em outr*s problemas,
</line>
<line>
c*mo a r***ntizaç*o da pobreza e fragi*idade so*ial.
</line>
<line>
Ampliando o *spect*o ** fatores relacio*ados à *o*reza, Azeredo (20*0) desta*a que a
</line>
</par><par>
<line>
des*gualdade não pode *er vista como
</line>
<line>
um conceito ún*co, tendo em vista a pluralid*de que
</line>
</par><par>
<line>
envolve a* relaçõ*s, papéi* e os *ujeitos socia*s que *e *ntrelaç*m nos cotidianos.
</line>
</par><par>
<line>
Dent*e *sses as*ecto*, a
</line>
<line>
a*tora considera
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
diferenças entre h*mens e *ulheres
</line>
<line>
*ue,
</line>
</par><par>
<line>
*mbora tenham sido mini*izadas n* camp* j*rídico, n* persp*cti*a social política essa* e
</line>
</par><par>
<line>
*is*aridades *inda *ão mar*antes, tendo
</line>
<line>
em vista que a *on*uista de
</line>
<line>
nov*s *spaç*s só
</line>
</par><par>
<line>
aum*nt*u as *esponsabilidades *úblicas e privada* (AZEREDO, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
P*nheiro et al. (2009),
</line>
<line>
*m um relevante *s*udo sobre as des*gualdades e*tre *ênero
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
raç*, dest**aram que no período de 199* a 2007, o Bra*il man**ve a t*ndência de aum*nto no
</line>
<line>
número d* famílias chefiadas por mulheres, *ue pode represe*tar uma precarização de vida e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho femin**o, ma* *obretudo aponta como
</line>
<line>
u* im**rtan*e fator de desigualdade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gênero.
</line>
</par><par>
</page><line>
Em um estudo que almejou identific*r a *i*ers*dade de dimens*e* da pobrez*, Bag*lin,
</line>
<line>
Souza e Comim (2012) ressaltam q*e a pobreza se manifesta de for*a dife*e*t* entre home*s
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 9, art. 8, p. 135-**8, set. 202* w*w4.fsanet.c*m.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. O. Barbasa, J. S. N. L*i*e, B. J. Souza
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
e mulheres, à *edi*a que essas referem maior p*rcep*ão de hu*ilhaçõ*s, rede de apoio
</line>
</par><par>
<line>
reduzida e privações mais evidentes, mesmo
</line>
<line>
quando busc*m meios de sair da si*uação d*
</line>
</par><par>
<line>
po*reza, r*f**ça*do a *ecessidade de elaboração de polí*icas *úblicas ma*s eq*ân*m*s.
</line>
<line>
Cordeiro et al. (2020) corrobo*am o *e*sa*ento ** qu* por anos a fig*ra fe**nina
</line>
<line>
or*itava po* es*aços d* subordinação, a partir *e **itudes centrada* no p*triarcado * no
</line>
<line>
machismo, colocando o s*xo *om* fator determinante de *esiguald*de. Destaca* ainda que,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo quando busca po* espa*o nos c*mpo* de empreende**rismo, es*e é v*sto como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
at*vidade de predo*inância masc*lina.
</line>
</par><par>
<line>
Te*xeira e B**fim (2016) a* estudar o empreende*oris*o f*m*nino, *po*tam que ao
</line>
</par><par>
<line>
optar po* essa ve**ente *e traba**o, muitas mulher*s c*rre*am *onsi*o as *rus*ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
se*tim*nto de culpa, o c*nsa*o pelo acúmulo *e t*refas, e acabam s* penaliza*do no âmbito
</line>
<line>
d* a*tocuidado, afe*ando assim, sua auto*stima * a saúde física e *mocional.
</line>
<line>
Nota-se, por**nto, que * roma**ização da s*per c*pac*dade d* mulher aca*a po* lhe
</line>
<line>
*erar mais sobrecarg*, d*sga*tes * *egli*ên*ia c*m suas próp*ias *ecess**ades, a *artir da
</line>
<line>
nec*ssida*e de s*r **mpre excelente m***er, mã*, esposa e p**fissional.
</line>
<line>
*.2 Gênero, pobreza e p*lític*s p*b*icas
</line>
<line>
O s*r **lher carr*ga um fard* de cargas, t*refas e necessidades alheia* e pess*ais a
</line>
<line>
cump**r, e qua*do *s associa à situaçã* de po*reza, *esigualdade * vu*nerabilidade, tor*a-se
</line>
<line>
urgente uma aç** do Estado, no intuit* de minim*zar da*os e garan*ir-lhe os direit*s básicos
</line>
<line>
como i**ivíduo biológ*co, po*í**co e *o*i**.
</line>
<line>
Pro*ram** * políticas públi*as para a saúde mental da* *ulheres devem c*nsiderar não
</line>
</par><par>
<line>
*omente o b*nômio q*eixa-medica*ão, mas expandir o olhar mu*tidimension**
</line>
<line>
que pos s a
</line>
</par><par>
<line>
intervir efe*ivamente em situações re*aci**adas ao *otidiano das mulher*s, como violência de
</line>
<line>
gêne*o e autonomia (CO*TO-O*IVEIRA, *007).
</line>
</par><par>
<line>
Abramo (2004) *n**ssa esse pen*amento destacando qu* os grandes desafios
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
elaboração de políticas p*b*icas voltadas a* combate à pob**z* e à *eraç** de emprego estão
</line>
</par><par>
<line>
na co*pr*ensão das causas associad*s à po*reza, especi*lmente *q*i
</line>
<line>
os problemas
</line>
</par><par>
<line>
enfrentados pe*as *ulheres, iden*if*c*ndo vulne*abilidades e **abora**o *espostas ade*uadas
</line>
<line>
às necessidades di*g*ost*cadas.
</line>
<line>
**ra tanto, destaca que é relevant* inc*rpora* cara*terís**c*s de gênero e raça nas
</line>
</par><par>
<line>
metodologias de m*n*uração da *obrez*, v*sibiliz*n*o situaçõ*s peculiare* a mulhere*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outras m*norias (ABRAMO, 2004).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, ****sina, v. 18, *. 9, art.8, p. 135-14*, set. *02* www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R**antização da Pobreza e o Pape* Social da Mulher: Um Estud* *obre su*s Repre**n*a*ões
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
A elab*ração de *olíti*a* pú*l*cas tran**ersais e efetiv*s d* combate *obreza e à
</line>
<line>
desigualdades de g*ner* é um de*a*io *ue só pode ser alc*n*ado a parti* do conhecime**o das
</line>
<line>
va*iáveis e***lvidas nesse *r**ess* *e vu*nerabilidade e d* pr*moção da aut*nomia dos
</line>
<line>
suje*tos.
</line>
</par><par>
<line>
O bem estar da mulher em **tuação *e *obr*za *assa por diversos determina*tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
condicionantes, como saúde, *d*cação, ren*a, moradia e* condições dig*as para ela e **ra os
</line>
<line>
seus. Roman*izar a pobreza at*av*s do e*preendedorismo que esconde c*n*ições de emprego
</line>
<line>
e renda ineficazes, ou *a sobr*carga de taref*s **scarada por um* fo*ça sup**i*r feminin* é a
</line>
</par><par>
<line>
certi*icação
</line>
<line>
da f*lha de n**sas *o*íticas públi*as e *
</line>
<line>
co*provação da urgênc** de retomada
</line>
</par><par>
<line>
desse *ebate nas agenda* nacionais e l*cais.
</line>
<line>
3.3 * se* mulher, o ser *obre
</line>
<line>
*esde a pré-coloni*aç*o do Brasil, as ideologias eur*peias c*ntradas a respeito de
</line>
</par><par>
<line>
quem seria a mulher, defi*em * te*mo como sendo aquela de papel
</line>
<line>
inferior ao ho*em,
</line>
</par><par>
<line>
respons*vel por **r à
</line>
<line>
luz, criar os filhos e a
</line>
<line>
ma*te* a ordem
</line>
<line>
da casa, *e*prov*da *e outros
</line>
</par><par>
<line>
p*peis so*iais que não s*j*m os de mãe, **posa * dona de cas* (WAGNER; HUB*C*, 2016).
</line>
<line>
A*nda *onforme as autor*s Wagner e H*back (2016), re*umi* a mulher a uma simples
</line>
</par><par>
<line>
marca biológica
</line>
<line>
nã* con*iz
</line>
<line>
com seus diversos outros conceitos, fator*s e posici*n*mentos
</line>
</par><par>
<line>
e*r*dados pe*ante a socied*de. Essa for** subjuga*ã* pela *arcação de gê*ero foi trazi*a ao
</line>
<line>
Bras*l, e se perpetua até o momento *tual, por consequê*cia *a c*ltura de colonizaçã*
</line>
<line>
arraig*da *o p*ns*mento social.
</line>
<line>
Para tanto, a cor, *o*eç*u a ser um *ator determinante de p*siç*o so*i*l nas
</line>
<line>
socieda*es *oloniza*as. Nos p**ses ocid*n*ais moderno*, mesmo mulheres branc**, casadas,
</line>
</par><par>
<line>
aba*tadas finance*ramen*e,
</line>
<line>
ac*baram por ocupar uma posiç*o *nferi*r à d*s
</line>
<line>
homens ou se
</line>
</par><par>
<line>
s*nti*m ameaçadas p*la fig**a ma*c***na. Me*mo c*m * fim d* colonialismo
</line>
<line>
as n*ções
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
poder em relação à cor continuam bem dividid*s na a*ua*idade. Ocupar um* posiçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mulh*r, ne*ra * pobre pode ser consi*erada *omo a mais marginal de todas (WAGNER;
</line>
<line>
HUBA*K, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A posição em que se encont*a uma **lher branca, cisgênero,
</line>
<line>
de orige* europeia,
</line>
</par><par>
</page><line>
abastada financeiramente, cristã e heter*ssexual será m*ito di*ere*te da **up*da p**
</line>
<line>
uma mulh*r negra, de *escendência africana, pertencente a um país colonizado,
</line>
<line>
p*bre e não-cris**. A mar*ação do gênero * apenas um fator que as aproximam, m*s
</line>
<line>
exis**m múltiplo* outr*s que a* *fast*m dentro das estrut*ras de poder f*rmadas a
</line>
<line>
partir das missões co***izadoras (WA**ER; HUBACK, 2016, p. 6).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, *. 18, n. 9, art. *, p. 1*5-148, set. 2021 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. O. Barbasa, J. S. N. Leit*, B. J. Souza
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
Os c**textos desigua*s da pobreza e o papel social femi*ino atrave*sam as histórias de
</line>
<line>
*ida das mulhere* em **nários e senti*entos diferentes. Por*m, são r*laçõ*s tão h*mogêneas
</line>
</par><par>
<line>
que não existe *m* forma de dimensioná-l*s. O silenciamento da
</line>
<line>
autonomi*, a g*stação e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ca*amento *nesperado são repre*en**ções iden*if*cadas que f*rçara* um rearranjo familiar
</line>
<line>
que *i*ic*lta o a*es*o à escola, a o*tras formas de con**cim*n*o, à renda, à c*iaç*o de novas
</line>
<line>
ha*ilidades e potencial*dad*s reproduzin*o a pob*e*a intergeracional (MO*A, 20*9).
</line>
<line>
Ainda no pensamento de Mota (2*19), o s*lê*cio e o af*stamento da *ulher em
</line>
</par><par>
<line>
relaç*o a* esp*ço público, *st* l*gado * esfera privada do lar, da famí*ia,
</line>
<line>
*ue n*m sem*r*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
local *e harmonia e *e realiza*ão. Para S*u*a (2016), o mun** moderno é dito *ela ideologia
</line>
</par><par>
<line>
libe*al como mun*o de
</line>
<line>
**ssibilidades, mas isto nã* ocorre n*
</line>
<line>
*rática. As *x*gê*cias
</line>
</par><par>
<line>
av*s*ala*oras, o crescime*to da competitividade, o aumento da
</line>
<line>
pob*eza * o distanciamento
</line>
</par><par>
<line>
femi***o da *sfer* pública, tendem * a*me*tar os índices de ausência de mulheres na polí*i*a,
</line>
<line>
na ciência, na igualdade de *alários, den*re ou*ras *isparidades (SOUZA, 2016).
</line>
<line>
A* difer*nças *e privil*gios, d* acesso ao c*nhe**ment*, os dese*u*lí*r*os de
</line>
<line>
p*dere*, mina* as chances de realizaç** human*, d* exercício de *ignidad*. A falta
</line>
<line>
é ine*ente ao hum*no, mas as faltas que as pobr*zas, as d*sig*aldades *ropor*io*am
</line>
<line>
atinge* de modo mais vio*ento os inabilitados, * ralé, *s mulhe*es, os negros, as
</line>
<line>
d*tas minorias (MOTA, 2019, p. 4*).
</line>
<line>
A compl**a e di*âmi*a rede de relaçõe* *ue se estabelece no cotidiano t*m como *m
</line>
<line>
*e seus aspectos a femini**ção da pobrez*, pautada na desigualdade de gênero. Nessa es*era,
</line>
</par><par>
<line>
pode-se
</line>
<line>
**sualizar um co*te**o amplo que consi*era as
</line>
<line>
condiçõ*s *at*ri**s d* vida
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
m*lhe*es, os mú*tipl** processo* d*sc*iminatórios n* tr*bal*o e no dia a dia *e modo geral, na
</line>
<line>
carga de re*ponsabilid*de ext*a no nível do *u*dado do* filhos e da famíli*, q*ando sendo a
</line>
<line>
princip*l *espons*vel na lut* contra a p*brez* (*CCO*SS*; SCA*P**O, 2016).
</line>
<line>
Mota (2019, gr*fo nosso) corrobor* que, sendo ess* associ*ção replet* *e elementos de
</line>
</par><par>
<line>
uma retroal*ment*ção d* pobre*a
</line>
<line>
em s*as mais diversas
</line>
<line>
co*f*gurações, as p**duções
</line>
</par><par>
<line>
sim*ól*cas e represe*taç*e* soc**is do "s*r mulher", trazem embutidas obrig*ções sociais *ue,
</line>
</par><par>
<line>
ali*d*s *o contexto de
</line>
<line>
po*rez*, *av*recem um desenvolvimento indiv*dual, social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
edu*acional enfraq**cido. O *esenvolvim*nt* diz respeito à *ida e *s expec*ativas dos
</line>
</par><par>
<line>
habit*nt*s de uma nação, u*a amb**ão q*e deve ir *uito além
</line>
<line>
*e sim**esm*nte a renda
</line>
</par><par>
<line>
(GREE*, 2009).
</line>
</par><par>
</page><line>
É extrema**nte atual a *iscussão sobre as tarefas dom*stica*, e o *ovim*nto de
</line>
<line>
mulh*res *ontemporân*as tem repre*entado as tarefas *oméstic*s como *le**ntos essenciais
</line>
<line>
*a o**essã* feminina. Algu** autores, como *ngela Davis, discutem *sso em *uas obra*. Em
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 18, *. 9, art.8, p. 13*-148, set. 2021 *ww4.f*an*t.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R**ant*z*çã* da Pobrez* e o P*pel Social da *ulher: Um Estudo Sobre suas Representaçõ*s
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
*m dos seus livros intitulado "M*lhe***, raça classe" p*de-se entender que a humanidade e
</line>
<line>
das mulheres é desvirtuada *elo trabalh* domé*tico. *l* é f*minina assim c*mo o homem é
</line>
</par><par>
<line>
*ascul**o, mas e*a não é *uman* como ele é humano. A vida em c*sa
</line>
<line>
nã* traz à lu* *ossa
</line>
</par><par>
<line>
humanidade, pois *odas *s marcas
</line>
<line>
di*ti*tivas do progresso
</line>
<line>
hu*ano estão do l*do d* fora
</line>
</par><par>
<line>
(*ILMAN citado por D*V*S, 2016).
</line>
<line>
Souza (2016, grif* noss*) utiliza o te*mo de "ralé bra**leira" para designar aquel*
</line>
</par><par>
<line>
*ate*oria de cid*dão*
</line>
<line>
condena*a ao rebaix*mento social, n* q*al a ord*m s*cial não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ques*ion*da * s* re*roduz há dé*adas. A noç*o d* mér*to ind*vi*u*l é incorporada pela
</line>
<line>
sociedade, na med*da ** que *e *atisfazem com o m*do como vi*em seus *estinos e, ainda,
</line>
<line>
quando o fato de se conformar*m com a sua situação *e pobreza. O autor u*iliza esse *e*mo,
</line>
<line>
n*o *e forma pejorat**a, vi*to *ue e*ta categoria *e ci*adãos s* *efere a **a *opulação com
</line>
</par><par>
<line>
pouco acesso a formação e
</line>
<line>
educação que p**mitam comp*eend*r a estr*tura
</line>
<line>
social na *ual
</line>
</par><par>
<line>
estão *ns*rid** e reflet*r sobre s** posição econômica e/ou socia*.
</line>
</par><par>
<line>
A condição de prec*riedade e marginali*ade *o*ial faz c*m que
</line>
<line>
os i ndi ví duos
</line>
</par><par>
<line>
demandem t**o * seu te*po pa** a satisfa*ão de *ecessidades im***at*s, por me*o d*
</line>
<line>
traba*hos com pouca o* nenh**a especi*lização à altu*a do **rca*o, *u se*a, não atendem à
</line>
</par><par>
<line>
prerrogativa de
</line>
<line>
pr*dut*r
</line>
<line>
ú*il, *razend* * t**a * conformação com * mínimo para
</line>
</par><par>
<line>
sobr*v***n*i* (SOUZA, 2*16).
</line>
<line>
Em um* pesquisa realizad* por Teodoro (2*17) *ntitulada "Trabalhadoras colet*ras de
</line>
</par><par>
<line>
material reci*lável: o desafio *e *ar *oz sem romant*zar a pobreza" apre*enta a histó*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*as idosas
</line>
<line>
**tadoras de mat*r*al re*icl*vel em Diam**t*na,
</line>
<line>
Minas Ger*is, que estr*tif*c*,
</line>
</par><par>
<line>
co*o diz Souz* (*016) a pe*cepção d* qu* são meros cor*os dispo*íve*s e s*bmetíve*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualquer
</line>
<line>
tipo de traba*ho
</line>
<line>
precari*ado. Desse mod*, nã* lhes so*ra sequer, temp* para
</line>
</par><par>
<line>
p*nsare* no *ut*ro e fa*erem pro**ções pes*oais. A falta *e sonhos e projetos de
</line>
<line>
am*as *s
</line>
</par><par>
<line>
mulher*s, ness* caso, p*de s*r mais um i*dic*dor dos ref*exo* da de*i*ual*a**. A
</line>
<line>
p*eocu*a**o co* as necess**ad*s mais imediatas e at* m*smo a aus**cia de *ecurs** pessoais
</line>
</par><par>
<line>
e econômic*s que possi*ilitem rea*izações signif*cat**as são entraves ao vislumbre de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
po*vi* *ue possa ser dif*rente *a realid*de pobre de a*bas. (SOUZA, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Torna-se fa**í*el discut*r a gênese que *roduz este tip* de des*gualdade, capaz de cr*ar
</line>
</par><par>
<line>
dife*e*cia*ões sociais, culturais, e*onô*icas *e forma
</line>
<line>
t*o dis*rep*ntes * incoerentes a um*
</line>
</par><par>
<line>
sociedade que *e pre*ende em desen*o*vim*nto.
</line>
</par><par>
<line>
Desse mod*, a d*scussão públic* sobre * *i**ilidade de transfo*mar as tarefas
</line>
<line>
dom*stic*s em a*go socialmente possív*l, aba*donando o aspecto degr*dante e opressiv*,
</line>
</par><par>
<line>
p*incipalme*te p*rque c*nst*tuem um t*abalho nã* remunerado, é algo
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
vem sendo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 18, n. 9, art. 8, p. 135-1*8, set. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Barba*a, J. S. N. *eite, B. J. S*uza
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
anulado pela *deolog*a burgue*a. Porém, existem mo*imen*os em v*rios países capi*alistas,
</line>
<line>
cuja p**ncipal preocupaç*o é a situação de opress*o das *ona* de casa. As ativistas requisitam
</line>
<line>
um pagamento semanal do governo e *ançam a *eivindi*a*ão por salários, o que ser*a a *have
</line>
<line>
pa*a melho*ar a co*d*ção da d**a de casa e a po*ição soci*l *as mulhe*es em geral (DAV*S,
</line>
<line>
2016).
</line>
<line>
O Movimento pela **mu*er*ção das Tarefa* *omésticas tev* origem *a It*lia, em
</line>
</par><par>
<line>
1*74. Esse movimento
</line>
<line>
tem com* est*atég*a
</line>
<line>
* reiv*n*ic*ção como o foco p*incipal da
</line>
</par><par>
<line>
campanha
</line>
<line>
pela **be*tação fem*nina,
</line>
<line>
e* ger*l,
</line>
<line>
a remuneraçã* conté* a chave *ara
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
eman*ipação das d*na* de casa, po*ta *omo a que*tão cent*al de t*do o *ovimento da *las*e
</line>
<line>
tra*a*hadora (DAVIS, 2016).
</line>
<line>
[...] o caráter pri*ado dos serviços da ca*a é, n* verdade, uma il*são. A dona de casa,
</line>
<line>
insiste e*a, a*enas parece estar cui*ando das necessida*es privadas de seu *a*ido e
</line>
<line>
de suas c*ia*ças, mas os rea*s b*neficiários *e *eu* ser*i**s s*o o atua* empr*gador
</line>
<line>
de seu marido e os futuro* em*regadore* de *uas crianças (DALLA ***T* *itad*
</line>
<line>
p*r DAVIS, *01*, p. 222).
</line>
</par><par>
<line>
C *m i s s *, o
</line>
<line>
papel da mul**r
</line>
<line>
n* ci**o d* produção per*anec*u i*visív*l porque ela
</line>
</par><par>
<line>
tem sido *solada em *asa, forçada a r*alizar um trabalh* conside*ado *ão q*alificado,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho de
</line>
<line>
dar à luz,
</line>
<line>
criar, *isciplinar e servir o trabalhad*r pro*u*ivo. A reivin*icação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
que a *ona d* casa seja p**a é baseada na suposiç*o de que ela pro*uz uma me*cadoria tão
</line>
</par><par>
<line>
import*nte e valiosa quanto
</line>
<line>
as merca*orias qu* s*u *arido prod*z no *mpre*o, no qual as
</line>
</par><par>
<line>
m*lheres sã* c*iadoras da força d* trabalho
</line>
<line>
ven*ida pe*os membros de su* famíl*a
</line>
<line>
c*m*
</line>
</par><par>
<line>
me*cad**i* *o mercado capit*lista (DALLA COS*A citad* por DAVI*, 2**6).
</line>
<line>
Desse modo, percebe-se qu* a dona de casa executa o p*pel de *ma *eal trabalhadora,
</line>
</par><par>
<line>
oculta
</line>
<line>
no interior do processo
</line>
<line>
de produ*ã* capitali*ta, e *ue e*a está, *a*s e*atamen*e,
</line>
</par><par>
<line>
relacionada com a prod*ção *o sen**do de uma pr*cond*ção, *ma v*z que o emprega*or só se
</line>
<line>
preocupa co* a *isponibilidade e a capacid*de de gerar l*cro, ele n*o **tá pre*cupa*o com o
</line>
</par><par>
<line>
modo como a fo*ça
</line>
<line>
de **abalho é ***duzida, ou se*a, o p*ocesso de pr*dução
</line>
<line>
capitalista
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
sobressai pressupondo * existência de um co*j*nto de trabalhadoras exp*oráveis (DAVIS,
</line>
<line>
2*16).
</line>
<line>
Se *are*as exec*tadas dentro do* lares das classes média e a**a *ã* r*servadas ao* mais
</line>
<line>
***res, o *ue dizer *e uma li*a que s* rela*ione *i*eta*ent* com o lixo nas ruas, sem nenhum
</line>
</par><par>
<line>
t i po
</line>
<line>
d* *ínculo
</line>
<line>
empregatício ou r**guardos trabalhistas? A partir desses apontamentos, não
</line>
</par><par>
<line>
ob*t*nte * precarização, existe
</line>
<line>
um conju*to de trabal*ador*s e tra*al**dores q*e podem
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 9, *rt.*, p. 135-148, set. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Romantização da Pobr*za e o Pape* Social da Mulher: Um Est*do So*r* **as Representações
</line>
<line>
*45
</line>
</par><par>
<line>
sofre* constra*gimentos *ri*ndos dos *nten*os processos de *odernização e globaliz*ção
</line>
<line>
(TE*DORO, 20*7).
</line>
<line>
4 *ON*IDERA*ÕES F*NAIS
</line>
<line>
B*scou-se demonstr*r, no presen*e *rtigo, as inúmeras e **ntasiosas narrativas criadas
</line>
<line>
em tor** da f*gura femin*na, **lacionando-a* com as v**ências de pobreza e desigu*l**de
</line>
<line>
social. * mulher, cu*o papel soc*a* se baseia numa igualdade irreal, exper*menta uma
</line>
<line>
realidade marc*da po* diferen*** priv*légios e oportunidades, quan*o comp*rados à realidade
</line>
<line>
do homem.
</line>
</par><par>
<line>
Rainha do *ar, provedora de amor e
</line>
<line>
*uidados **imitados, fonte de fo*ça e resili*nc*a,
</line>
</par><par>
<line>
esses são alguns dos discursos usado* p**o machis*o e o pat*i**cad* encoberto* pela *ultura
</line>
<line>
e pelas histórias de v*da, respo*sá**is *or uma *ornada de trabalho sobrecar*egada entr* *s
</line>
<line>
t*refas de *ãe, esposa, prov*dora e, *ua*do possív*l, *ulher.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*d* e*sa jornada * marcada ainda pela pob**za e *ela
</line>
<line>
vulnerabilidade so*ia*,
</line>
</par><par>
<line>
torna-se ai**a *ais **p*ctan*e o d*sgast* s*bre a vida e a saúde da mu*her. Como sa*da,
</line>
</par><par>
<line>
m*i*as vezes
</line>
<line>
e*a se s*jeita ao tra*alho prec*rizado form*l o* informal, sendo este último
</line>
</par><par>
<line>
*omantiz**o pelo nome de e*p*eendedorismo.
</line>
<line>
Pensar e* process** que ocasionam d*sigualdade social, exclusão de gru*os ou
</line>
</par><par>
<line>
indi*íduos, **ja por su* condiç*o eco*ô**ca, seja por sua
</line>
<line>
fi*iaçã* étn*ca, c*iminalizaç*o *a
</line>
</par><par>
<line>
*obreza ou marginal*zação ** d*terminadas práticas, deveriam ser amplamente disc*tidos, a
</line>
<line>
fim *e pr*mover a equidad* d* dir**to* p*ra o pl*no exercício da cidadania. *esse modo, as
</line>
</par><par>
<line>
relações sociais c*ntemp*râneas im*l**a*, en*r*
</line>
<line>
o*tras reflexões, em consi**rar
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
infl*ências e *onsequênc*as da mo*ernid*de capitalist*
</line>
<line>
e da globalização na vida
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uos e c*letividades (TEOD*RO, 2017). Frent* às que*t*es soc*ais, ***turais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
econô*icas já expo*tas, é impor*ante compreender os *omentos
</line>
<line>
*os quais * limitação
</line>
</par><par>
<line>
impost* pelo contexto e pelas qu*stõ*s estruturai* se so*repõe.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ec*nd* es*a realidade, é dever do Estad* identi*icar as sit*ações de *iolação dos
</line>
<line>
*ireitos da m*lher e as característi*as intrínsecas *o cen*rio de pobr*za e desigual*ade so*ial
</line>
</par><par>
<line>
q*e a rodeia, u**lizan*o esse conh*cimento *a
</line>
<line>
e**boraçã* de polít*cas públi*as transversai*,
</line>
</par><par>
<line>
*quânimes e efetivas.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 8, p. 135-*48, se*. 2021
</line>
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ww*4.fsanet.*om.br/re*is**
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W. O. Bar*asa, J. S. N. Leite, *. J. *ou*a
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do
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Conhe*imento
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d*
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*PEA,
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nov.
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2004.
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Dispo*ív*l
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em:
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http://re*ositori*.ipea.go*.br/bi*stream/11058/52*4/1/b**_n.25_p*rsp*ct*va.pd*. *cesso
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18 maio 2021.
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B*GOL*N, I. P.; SO*ZA, *. T.; COMIM, F. V. *ê*ero e p*brez* multidimensi**al
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no
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Contri*uição dos Aut*res
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W. O. Barbasa
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<line>
J. S. N. Leite
</line>
<line>
B. *. Sou*a
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pl*nej*me*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e interpr*tação dos *ad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) elaboraç*o d* ra*cunho ou na revisão crí*ica *o con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rticipação na aprovação d* versão f*na* do ma*u*crito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, T*resina, v. 1*, n. 9, art.8, p. 135-14*, set. 2*21
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<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)