<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 8, p. 135-148, s*t. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.9.8 </line>
</par>
<par>
<line> A R*mantização da Pobreza e o Papel S*c*al da Mulh*r: U* Estud* *obre suas Repr**entações </line>
<line> Th* Romanticiz*tion *f *overty an* the Social Ro** of Wo*en: A Study *f th*ir </line>
<line> Rep*e*entati*ns </line>
</par>
<par>
<line> Werena de Oliveir* Ba*bosa </line>
<line> Mestrado e* **anejamen*o e Dinâmicas Te*ritoriai* do Semiárid* da Universidade *o E*tado do Rio Gran*e do Norte </line>
<line> *ra*uação em **rviço S*ci*l pela Facul*a** de Filos*fia, Ciências e Le*r*s de Cajaz*iras, FAFIC </line>
<line> E-*ail: werenabarbos*@alu.*ern.br </line>
<line> Jéssic* Sue*li* Nogu*ira Leite </line>
<line> *lu*a *special e* Pla*ejamento e Din*micas Territoriais do Semiári*o da Universida*e *o *s*ad* do Ri* Gra**e do Norte </line>
<line> Gradua*ã* em En*ermagem pe*o Faculd**e* Integradas de Patos </line>
<line> E-ma*l: jess*c*leite@alu.**r*.br </line>
<line> B*rtulino *osé de Souz* </line>
<line> *outor em *ntropo*ogia Soci*l e Cu*tural pel* Univers*dade d* Coimbra - P**tugal </line>
<line> Pro*essor da Unive*sid*d* do Estado do Rio Gran*e *o Norte </line>
<line> *-mail: be**ulino*ouza@uern.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *erena ** Oliveira Barbosa </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. T*nny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> BR 4*5, KM 3, A*i*ona 59900-*00 - Pau dos *err*s-*N, </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> (84) 335*-2560. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *éssica Su*lli* N*gueir* Leite </line>
<line> Artigo recebi*o em 15/08/20*1. </line>
<line> Ú**ima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> BR 4*5, KM 3, A*i*ona 5*900-000 - Pau dos Fer*os-R*, </line>
<line> recebida em 29/0*/2021. Aprovado em *0/**/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> (84) 3351-2*60. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ere*o: Bertulino *osé de Souz* </line>
<line> Avaliado pelo sistema Tripl* Re*ie*: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> BR 405, KM 3, Arizo*a 5990*-000 - *au dos Ferros-RN, </line>
<line> pelo Edito*-Chefe; e b) Do*ble *lind Revi*w </line>
</par>
<par>
<line> (84) 3351-2560. Brasil. </line>
<line> (avaliaçã* cega por d**s avaliadores da área). </line>
<line> Revisão: *r**at*cal, Norm**iva * de *o**atação </line>
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<line> W. O. *arbas*, J. S. N. Leit*, B. J. Souza </line>
<line> 136 </line>
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<line> *E*UMO </line>
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<line> O pa*el social da mulher, na mai*r*a *as vezes, est* interligado à s*a **n*ã* *nquanto espo*a, </line>
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<line> mãe e zelante do l*r. E*sa te*ria vem </line>
<line> a*ravessan*o os tem*os ainda por meio de um </line>
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<line> pensamento retr**rado e pouco dis*utido, principalmente qu*n*o somada * pobreza, u* </line>
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<line> p*n*o agravante e presente na real*dade de m*i*as mulheres brasile*ras. Des*a *orma, </line>
<line> é </line>
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<line> importante reflet*r so*re as marca* qu* a desigual*ade social *eixa na *i*a d** mul*e*e* * não </line>
<line> se c*nfo*m** com * ide*a *e que * pode* de escolha *n**vidual * sufic*ente pa** a*pliar os </line>
</par>
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<line> ho*izontes. Este artigo cons*ste </line>
<line> em uma revisão bibliográfica n*rrativa que </line>
<line> busca discutir </line>
<line> * </line>
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<line> respeito do papel social da mulhe* e as su*s representações dia*te do cont*xto *a </line>
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<line> roma*t*zaçã* da pobreza, que tenta ju**ifi*ar preconc*ito e a desigu*ldade o </line>
<line> enfrentada por </line>
</par>
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<line> essa classe soc**l. Nesse sentido, pe*cebe-se que a pobreza *ão é ro*ântica e não é dese*ada, </line>
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<line> pois ninguém possui </line>
<line> como p*ojeto d* vid* ser pobre. Ela é fruto </line>
<line> do *istema *apitalist* </line>
<line> e </line>
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<line> arbitrad* por u*a ord*m soci*l perversa e silencios*mente consentida e *ss* é um fato que </line>
<line> r*caí sobre o "ser mulhe*". Portanto, o p*esente artigo *ealizará uma d*scussão crítica so**e a </line>
<line> questão da *omantização *a pobreza, bem como as r*p*esent*ç*es do papel social da m*lher </line>
<line> em me*o a essa realidade. </line>
<line> *ala*r**-Chaves: Romanti*ação d* Pobreza. P*pel Soc*al. Mulher. Desigualdad* So*i*l. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> The *ocial role of wom*n, i* most *ases, is inte*tw*ned w*th their *ol* as wife, mother a** </line>
<line> caretak** of the home. Thi* t*eory has be*n go*ng **rough the times s*i*l through a backward </line>
</par>
<par>
<line> thin*ing and litt*e </line>
<line> discussed, </line>
<line> e*peciall* when </line>
<line> added *o p*ver*y, an ag*ravating poi*t and </line>
</par>
<par>
<line> p*esent in the realit* of ma*y B*azi*ian women. Th*s, it is i*port*n* to reflect o* t*e m*r*s </line>
</par>
<par>
<line> tha* social </line>
<line> in*quality l*aves in *he lives o* women and not to confor* to </line>
<line> the idea *hat </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> p*wer of individual choi** is sufficie*t to broa*en horizons. This article consists o* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> narrativ* bibli**ra*hic review tha* seeks </line>
<line> t* **scuss *he socia* role of women and t*eir </line>
</par>
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<line> r*p*esenta*i*ns *n th* cont*x* of the romanticization of pover*y, which tries t* *ustify </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> preju*ice and ineq*ali*y face* *y *his social *lass. In th*s sense, it is cle*r t*at poverty is not </line>
<line> romantic *nd i* not des*red, because *o one has a l**e proje*t as bein* poor. I* is the result of </line>
<line> the capitalist *ystem **d arbitrate* by a pe*v***e *n* sile*t*y cons*nted social *rde* an* *his </line>
<line> is a fac* that fell on "being a woman". There*or*, th*s article will conduct a crit*cal discuss*on </line>
<line> on the issue of roma*t*ci*ing *overty, as w*ll *s re*r**entations of t*e *ocial role of women </line>
<line> i* the midst of this rea*it*. </line>
<line> K*ywords: *oma*ticizati** of *o*erty. Socia* R*le. Women. Social In*qua****. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. 18, n. 9, art.8, p. 135-*48, set. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> A **mantizaçã* *a *obreza * o Papel S*ci*l da *u**er: Um E*t*do Sobr* *uas Repres*ntações </line>
<line> 137 </line>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
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<line> O papel s**ia* d* mul*er vem se sustenta*do em vári*s soc*edades e por **versos </line>
</par>
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<line> perí*dos na histó*ia da human*dad*, </line>
<line> at*a*és *e narrativas fa**a*iosas nas quai* a **gura </line>
</par>
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<line> fe*inin* exe*ce a fun*ão, ex**u*ivamente, d* *sposa, **e e cuidadora do lar, v*sta com* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> p*ovedora d* amor e fonte de f*rça e resil*ência. Esse f*l*o i*eár*o supõe q*e exi*te algo em </line>
</par>
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<line> com** e**re as si*uações de todas as *ulher*s, co*preendend* </line>
<line> suas c*n*iç**s soc*ais </line>
</par>
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<line> desiguais e o meio *m qu* vivem. </line>
</par>
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<line> As mulhe*e* com*õem, h**e, uma categ*ria de **abal**doras ma*g*na*i*adas, </line>
<line> subproletariz*das, precarizada*. *e *anei*as *art*cu*ares, porém, c*m a*gu*as car*cte***ticas </line>
<line> co*uns, onde ca*a um* vivencia os reflexos da desigualdade e da pobr*za, as*im como toda </line>
</par>
<par>
<line> uma série de </line>
<line> conf*itos </line>
<line> presentes em sua *ealidade. Elas </line>
<line> formam * elo mais *raco da cadeia </line>
</par>
<par>
<line> pro*ut**a, da inv*s*bilid*de e hum*lhação s*ci*l, *a *iolê*cia simb*lic* e *a sua *ondição de </line>
<line> vulne*abilidade, sej* enqu**to ca**g*ria ** trabal*o *u enqua*to sujeito socia* (TE*DOR*, </line>
<line> 20*7). </line>
</par>
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<line> Ten*o e* vista que a pobreza tem o seu conc*ito **n*ulado a uma situ*ç*o social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **onômica, caracte*izada pela c*rência e privaç** das nec*ss*d*des b*sicas, a*es*r *e não se* </line>
<line> determinística, e*sa ques**o estru**ral s*rve como ce*á*io para a *onstrução *as experi*nc*as </line>
<line> femini*as. (FONSE*A et a*., 2*2*). </line>
</par>
<par>
<line> De acord* com Souza (2*16, gr*fo nosso), o </line>
<line> entendimento da "rom*ntização do </line>
</par>
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<line> *of*ime*to" d*ssas </line>
<line> clas*es é qu* legi*ima a dominação social. Nesse senti*o, *eproduzir as </line>
</par>
<par>
<line> *epresentações s*ciais **e for*am os catálogos * car*elas n* *ida do "ser mulher" e *o "se* </line>
</par>
<par>
<line> pobre" n** traduz um su*texto mági*o. Nas condiçõe* d* classe, gêne*o e e*n**, as </line>
</par>
<par>
<line> dispo*ições de oportuni*ades, na din*mica *oc*al, s*o mais limita*as, n* *ual *ssas injustiça* </line>
<line> não fav*rece* nem ao* s**eitos envolvidos, nem à sociedade (MOTA, 2019, *rifo noss*). </line>
</par>
<par>
<line> Essa </line>
<line> dis*ussã* apresent*, e*qua*to </line>
<line> justif*cativa, </line>
<line> *ef*etir **bre *lgo que as mu*here* </line>
</par>
<par>
<line> tê* *m comu*, c*mo as marc*s q*e a desigualdade social deixa em suas </line>
<line> vidas, ap**a* </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> suas es*e*ific*dades, pessoalidad*s e singulari*ades. * p*ra e**s, *creditar que, at**lm*nte, a </line>
</par>
<par>
<line> idei* </line>
<line> *á*ic* d* poder de *sco*h* ind*vidu*l é sufic*ente p*ra ampliar </line>
<line> os horizon*es é uma </line>
</par>
<par>
<line> faláci*. </line>
<line> A pobrez* não é românti*a e não des*jada, poi* ningué* *ossui como proj*to é </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> vida ser p*bre. A pobreza é co*pulsória e a*bitra** por uma ordem social perversa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> silenciosamente conse**ida (T*ODO*O, 20*7). Portanto, o presente artigo *em com* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 8, p. 135-1*8, se*. 20*1 ww*4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> W. O. Barba**, J. S. N. L***e, B. J. Sou*a </line>
<line> 138 </line>
</par>
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<line> objetiv* *tu*lizar os lei*ores sobre a *uestão da roman*ização da pobre*a, bem como a* </line>
<line> repr*sentações do p*pel socia* da m*lher em meio * essa reali*ade. </line>
<line> 2 METODOLOG*A </line>
<line> Este ar*igo *onsiste em uma revis*o bibli*gr**ic* narrat*va *ue busca disc*tir * </line>
<line> respeito do papel s**ial da mulher e as sua* re*resentações diante do c*ntext* da pobre*a, </line>
<line> e*fatizando a su* fu*ção de esposa, mãe e zeladora do la*, ideal*zad* e *trib**da ao l*n*o d*s </line>
</par>
<par>
<line> anos a clas** feminina, como </line>
<line> se a mul*er *ão tivesse que enfren*a* o preconceito e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desi**a*d*de, se suje**ando a *ualquer tipo d* tr*balho, nã* anulando n*nhum* </line>
<line> de suas </line>
</par>
<par>
<line> funções. </line>
</par>
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<line> Nesse sentido, a pesquisa narrativa pod* se* defi*ida co*o </line>
</par>
<par>
<line> *m tipo de *es*uisa qualitativa *berta, h**anista, holístic*, i*terpr*tativa, </line>
<line> conte*tualizada *ultur*lmente, f*cada na reflexão m*tac*g*it*va dos sujei*o* sobre </line>
<line> su*s experiências singu*ares, comprometida com a *ro*uçã* de *onhecimen*o novo </line>
<line> e co* a coe*ência epistemológic*, reg*strada na forma de u*a n*rrativa p*da*ógica </line>
<line> escrita por um pesqu*sador *ue é, ao mesmo tempo, pesquisador, aut*r, escritor e </line>
<line> su*e*to/*ersonagem (SOLIG*; SI*AS, 2014, p. 4*6) </line>
</par>
<par>
<line> D*sse modo, busca*os ap**t** que esse fenômeno inicialm*nte discutido s*bre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mulher é complexo, exigind* ma*s verifi*ações sobre o tema e sem desconsi*erar o s*jei*o e </line>
<line> suas **laç*es, o qual *i*da é pou*o d*scu*ido na lite*atura b*a*il*ira. </line>
<line> * levantamento bi*liográfico foi *ealizado livremente por m*i* de b*sca em b*ses *e </line>
<line> dad*s como Sc*entific *l*ctronic Library Online (Scielo) e *or*a* CAP*S. </line>
<line> 3 REVISÃO DE LI*ERATURA </line>
<line> 3.1 De*ig*a*da*es e *uln**ab*lidades s*cia*s </line>
<line> As desigualdades *ociais que afetam nosso **ís não faz*m parte de um ce*ári* **cente. </line>
<line> Pe*o c*ntrário, a pobreza, a* desigu*ldades e as *uln*rab*li*ades sã* obje*os de estudos </line>
<line> soci*is e políticos há bas*ante te*po e, ai*da assim, não se possui *m arcabouço de políticas </line>
</par>
<par>
<line> efi*azes no en*rentamento dessa* negligência* aos *ire*tos </line>
<line> *os indivíd**s. Abramo (2004) </line>
</par>
<par>
<line> c*rrobora </line>
<line> esse discurso a* destacar q** des*gualdad*s e </line>
<line> discrim*na*ão de gê*ero raç* são e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 9, art.8, p. 135-*48, set. *0** </line>
<line> ww*4.fs*net.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Roma*tiz**ão da Pobreza e o Papel Social da Mulhe*: Um Estudo Sobre sua* Representa*ões </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemas que diz*m *espeito à *aior** da pop*l*ção, e q*e em diversos indicador*s *o****s a </line>
<line> fi*ura feminina está e* desvan*ag*m simétrica em rela*ão à m*s*ulina. </line>
<line> Um dos principais m*rc*dores da* si**açõ*s de vulnerabilidade e d*sigu*l*ade social é </line>
<line> a mensura*ão da f*me en*re as popula*õ*s. A **gura*ça a*imentar, segundo a Lei nº 11.346 </line>
<line> consist* no di*eito de todo c*dadão *o acesso regul** e p*rmanente a ali*entos em quanti*ade </line>
<line> e qualidade necessária* à pro**ção da saúde do indivíduo, sen*o *eve* do pod*r público </line>
<line> garantir polí*icas públ*cas e ações para ass**urar esse d*reito (BRASIL, 2006). </line>
<line> Em um estudo recent* e nacional sobre a Insegur*nça Alimentar no contex*o da </line>
</par>
<par>
<line> Pandemia do COVID 1*, foram *isitados, dur*n*e * **s de *eze*bro </line>
<line> de </line>
<line> 20*0, </line>
<line> 2180 </line>
</par>
<par>
<line> domicílios em todas as regiões do Brasil. De*tr* os entrevistados, 55,2% s* en*ontravam em </line>
<line> situação de Inse**rança A****n*ar (IA), s*n*o 9% e* sua forma gra** (PENSSAN, 2*21). </line>
<line> As ca*acterí*ti*as mais relaci*nadas à IA grave foram: se*o femi*in*, ou raça/cor de </line>
</par>
<par>
<line> pel* autodec*a*ada pr*ta/parda, </line>
<line> ou meno* escolaridade. Outros resultados mar*ante* fora* </line>
</par>
<par>
<line> relac*ona*os ao desemp*ego ou tr*ba*ho informal. No Norte * Nordeste foram verifica*os o* </line>
</par>
<par>
<line> *aiores índi*es d* perd* de *m*r*go o* </line>
<line> r*dução dos ren*imentos fami**ares </line>
<line> (P*NSS**, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Logo, de*reende-se *ue a segurança a*imenta*, direi*o básico dos indivíduos, não *s** </line>
</par>
<par>
<line> sendo gar*ntida </line>
<line> *ara </line>
<line> part* cons*d*rável da população brasilei*a, v***erabilizando as </line>
</par>
<par>
<line> con*ições básicas para a *a*de e bem e*tar dos *idadã*s * *ep*rcutind* em outr*s problemas, </line>
<line> c*mo a r***ntizaç*o da pobreza e fragi*idade so*ial. </line>
<line> Ampliando o *spect*o ** fatores relacio*ados à *o*reza, Azeredo (20*0) desta*a que a </line>
</par>
<par>
<line> des*gualdade não pode *er vista como </line>
<line> um conceito ún*co, tendo em vista a pluralid*de que </line>
</par>
<par>
<line> envolve a* relaçõ*s, papéi* e os *ujeitos socia*s que *e *ntrelaç*m nos cotidianos. </line>
</par>
<par>
<line> Dent*e *sses as*ecto*, a </line>
<line> a*tora considera </line>
<line> a* </line>
<line> diferenças entre h*mens e *ulheres </line>
<line> *ue, </line>
</par>
<par>
<line> *mbora tenham sido mini*izadas n* camp* j*rídico, n* persp*cti*a social política essa* e </line>
</par>
<par>
<line> *is*aridades *inda *ão mar*antes, tendo </line>
<line> em vista que a *on*uista de </line>
<line> nov*s *spaç*s só </line>
</par>
<par>
<line> aum*nt*u as *esponsabilidades *úblicas e privada* (AZEREDO, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> P*nheiro et al. (2009), </line>
<line> *m um relevante *s*udo sobre as des*gualdades e*tre *ênero </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> raç*, dest**aram que no período de 199* a 2007, o Bra*il man**ve a t*ndência de aum*nto no </line>
<line> número d* famílias chefiadas por mulheres, *ue pode represe*tar uma precarização de vida e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho femin**o, ma* *obretudo aponta como </line>
<line> u* im**rtan*e fator de desigualdade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gênero. </line>
</par>
<par>
<line> Em um estudo que almejou identific*r a *i*ers*dade de dimens*e* da pobrez*, Bag*lin, </line>
<line> Souza e Comim (2012) ressaltam q*e a pobreza se manifesta de for*a dife*e*t* entre home*s </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 9, art. 8, p. 135-**8, set. 202* w*w4.fsanet.c*m.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. O. Barbasa, J. S. N. L*i*e, B. J. Souza </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> e mulheres, à *edi*a que essas referem maior p*rcep*ão de hu*ilhaçõ*s, rede de apoio </line>
</par>
<par>
<line> reduzida e privações mais evidentes, mesmo </line>
<line> quando busc*m meios de sair da si*uação d* </line>
</par>
<par>
<line> po*reza, r*f**ça*do a *ecessidade de elaboração de polí*icas *úblicas ma*s eq*ân*m*s. </line>
<line> Cordeiro et al. (2020) corrobo*am o *e*sa*ento ** qu* por anos a fig*ra fe**nina </line>
<line> or*itava po* es*aços d* subordinação, a partir *e **itudes centrada* no p*triarcado * no </line>
<line> machismo, colocando o s*xo *om* fator determinante de *esiguald*de. Destaca* ainda que, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo quando busca po* espa*o nos c*mpo* de empreende**rismo, es*e é v*sto como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> at*vidade de predo*inância masc*lina. </line>
</par>
<par>
<line> Te*xeira e B**fim (2016) a* estudar o empreende*oris*o f*m*nino, *po*tam que ao </line>
</par>
<par>
<line> optar po* essa ve**ente *e traba**o, muitas mulher*s c*rre*am *onsi*o as *rus*ações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> se*tim*nto de culpa, o c*nsa*o pelo acúmulo *e t*refas, e acabam s* penaliza*do no âmbito </line>
<line> d* a*tocuidado, afe*ando assim, sua auto*stima * a saúde física e *mocional. </line>
<line> Nota-se, por**nto, que * roma**ização da s*per c*pac*dade d* mulher aca*a po* lhe </line>
<line> *erar mais sobrecarg*, d*sga*tes * *egli*ên*ia c*m suas próp*ias *ecess**ades, a *artir da </line>
<line> nec*ssida*e de s*r **mpre excelente m***er, mã*, esposa e p**fissional. </line>
<line> *.2 Gênero, pobreza e p*lític*s p*b*icas </line>
<line> O s*r **lher carr*ga um fard* de cargas, t*refas e necessidades alheia* e pess*ais a </line>
<line> cump**r, e qua*do *s associa à situaçã* de po*reza, *esigualdade * vu*nerabilidade, tor*a-se </line>
<line> urgente uma aç** do Estado, no intuit* de minim*zar da*os e garan*ir-lhe os direit*s básicos </line>
<line> como i**ivíduo biológ*co, po*í**co e *o*i**. </line>
<line> Pro*ram** * políticas públi*as para a saúde mental da* *ulheres devem c*nsiderar não </line>
</par>
<par>
<line> *omente o b*nômio q*eixa-medica*ão, mas expandir o olhar mu*tidimension** </line>
<line> que pos s a </line>
</par>
<par>
<line> intervir efe*ivamente em situações re*aci**adas ao *otidiano das mulher*s, como violência de </line>
<line> gêne*o e autonomia (CO*TO-O*IVEIRA, *007). </line>
</par>
<par>
<line> Abramo (2004) *n**ssa esse pen*amento destacando qu* os grandes desafios </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> elaboração de políticas p*b*icas voltadas a* combate à pob**z* e à *eraç** de emprego estão </line>
</par>
<par>
<line> na co*pr*ensão das causas associad*s à po*reza, especi*lmente *q*i </line>
<line> os problemas </line>
</par>
<par>
<line> enfrentados pe*as *ulheres, iden*if*c*ndo vulne*abilidades e **abora**o *espostas ade*uadas </line>
<line> às necessidades di*g*ost*cadas. </line>
<line> **ra tanto, destaca que é relevant* inc*rpora* cara*terís**c*s de gênero e raça nas </line>
</par>
<par>
<line> metodologias de m*n*uração da *obrez*, v*sibiliz*n*o situaçõ*s peculiare* a mulhere* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outras m*norias (ABRAMO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, ****sina, v. 18, *. 9, art.8, p. 135-14*, set. *02* www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A R**antização da Pobreza e o Pape* Social da Mulher: Um Estud* *obre su*s Repre**n*a*ões </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> A elab*ração de *olíti*a* pú*l*cas tran**ersais e efetiv*s d* combate *obreza e à </line>
<line> desigualdades de g*ner* é um de*a*io *ue só pode ser alc*n*ado a parti* do conhecime**o das </line>
<line> va*iáveis e***lvidas nesse *r**ess* *e vu*nerabilidade e d* pr*moção da aut*nomia dos </line>
<line> suje*tos. </line>
</par>
<par>
<line> O bem estar da mulher em **tuação *e *obr*za *assa por diversos determina*tes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> condicionantes, como saúde, *d*cação, ren*a, moradia e* condições dig*as para ela e **ra os </line>
<line> seus. Roman*izar a pobreza at*av*s do e*preendedorismo que esconde c*n*ições de emprego </line>
<line> e renda ineficazes, ou *a sobr*carga de taref*s **scarada por um* fo*ça sup**i*r feminin* é a </line>
</par>
<par>
<line> certi*icação </line>
<line> da f*lha de n**sas *o*íticas públi*as e * </line>
<line> co*provação da urgênc** de retomada </line>
</par>
<par>
<line> desse *ebate nas agenda* nacionais e l*cais. </line>
<line> 3.3 * se* mulher, o ser *obre </line>
<line> *esde a pré-coloni*aç*o do Brasil, as ideologias eur*peias c*ntradas a respeito de </line>
</par>
<par>
<line> quem seria a mulher, defi*em * te*mo como sendo aquela de papel </line>
<line> inferior ao ho*em, </line>
</par>
<par>
<line> respons*vel por **r à </line>
<line> luz, criar os filhos e a </line>
<line> ma*te* a ordem </line>
<line> da casa, *e*prov*da *e outros </line>
</par>
<par>
<line> p*peis so*iais que não s*j*m os de mãe, **posa * dona de cas* (WAGNER; HUB*C*, 2016). </line>
<line> A*nda *onforme as autor*s Wagner e H*back (2016), re*umi* a mulher a uma simples </line>
</par>
<par>
<line> marca biológica </line>
<line> nã* con*iz </line>
<line> com seus diversos outros conceitos, fator*s e posici*n*mentos </line>
</par>
<par>
<line> e*r*dados pe*ante a socied*de. Essa for** subjuga*ã* pela *arcação de gê*ero foi trazi*a ao </line>
<line> Bras*l, e se perpetua até o momento *tual, por consequê*cia *a c*ltura de colonizaçã* </line>
<line> arraig*da *o p*ns*mento social. </line>
<line> Para tanto, a cor, *o*eç*u a ser um *ator determinante de p*siç*o so*i*l nas </line>
<line> socieda*es *oloniza*as. Nos p**ses ocid*n*ais moderno*, mesmo mulheres branc**, casadas, </line>
</par>
<par>
<line> aba*tadas finance*ramen*e, </line>
<line> ac*baram por ocupar uma posiç*o *nferi*r à d*s </line>
<line> homens ou se </line>
</par>
<par>
<line> s*nti*m ameaçadas p*la fig**a ma*c***na. Me*mo c*m * fim d* colonialismo </line>
<line> as n*ções </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> poder em relação à cor continuam bem dividid*s na a*ua*idade. Ocupar um* posiçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mulh*r, ne*ra * pobre pode ser consi*erada *omo a mais marginal de todas (WAGNER; </line>
<line> HUBA*K, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A posição em que se encont*a uma **lher branca, cisgênero, </line>
<line> de orige* europeia, </line>
</par>
<par>
<line> abastada financeiramente, cristã e heter*ssexual será m*ito di*ere*te da **up*da p** </line>
<line> uma mulh*r negra, de *escendência africana, pertencente a um país colonizado, </line>
<line> p*bre e não-cris**. A mar*ação do gênero * apenas um fator que as aproximam, m*s </line>
<line> exis**m múltiplo* outr*s que a* *fast*m dentro das estrut*ras de poder f*rmadas a </line>
<line> partir das missões co***izadoras (WA**ER; HUBACK, 2016, p. 6). </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina PI, *. 18, n. 9, art. *, p. 1*5-148, set. 2021 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. O. Barbasa, J. S. N. Leit*, B. J. Souza </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> Os c**textos desigua*s da pobreza e o papel social femi*ino atrave*sam as histórias de </line>
<line> *ida das mulhere* em **nários e senti*entos diferentes. Por*m, são r*laçõ*s tão h*mogêneas </line>
</par>
<par>
<line> que não existe *m* forma de dimensioná-l*s. O silenciamento da </line>
<line> autonomi*, a g*stação e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ca*amento *nesperado são repre*en**ções iden*if*cadas que f*rçara* um rearranjo familiar </line>
<line> que *i*ic*lta o a*es*o à escola, a o*tras formas de con**cim*n*o, à renda, à c*iaç*o de novas </line>
<line> ha*ilidades e potencial*dad*s reproduzin*o a pob*e*a intergeracional (MO*A, 20*9). </line>
<line> Ainda no pensamento de Mota (2*19), o s*lê*cio e o af*stamento da *ulher em </line>
</par>
<par>
<line> relaç*o a* esp*ço público, *st* l*gado * esfera privada do lar, da famí*ia, </line>
<line> *ue n*m sem*r* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> local *e harmonia e *e realiza*ão. Para S*u*a (2016), o mun** moderno é dito *ela ideologia </line>
</par>
<par>
<line> libe*al como mun*o de </line>
<line> **ssibilidades, mas isto nã* ocorre n* </line>
<line> *rática. As *x*gê*cias </line>
</par>
<par>
<line> av*s*ala*oras, o crescime*to da competitividade, o aumento da </line>
<line> pob*eza * o distanciamento </line>
</par>
<par>
<line> femi***o da *sfer* pública, tendem * a*me*tar os índices de ausência de mulheres na polí*i*a, </line>
<line> na ciência, na igualdade de *alários, den*re ou*ras *isparidades (SOUZA, 2016). </line>
<line> A* difer*nças *e privil*gios, d* acesso ao c*nhe**ment*, os dese*u*lí*r*os de </line>
<line> p*dere*, mina* as chances de realizaç** human*, d* exercício de *ignidad*. A falta </line>
<line> é ine*ente ao hum*no, mas as faltas que as pobr*zas, as d*sig*aldades *ropor*io*am </line>
<line> atinge* de modo mais vio*ento os inabilitados, * ralé, *s mulhe*es, os negros, as </line>
<line> d*tas minorias (MOTA, 2019, p. 4*). </line>
<line> A compl**a e di*âmi*a rede de relaçõe* *ue se estabelece no cotidiano t*m como *m </line>
<line> *e seus aspectos a femini**ção da pobrez*, pautada na desigualdade de gênero. Nessa es*era, </line>
</par>
<par>
<line> pode-se </line>
<line> **sualizar um co*te**o amplo que consi*era as </line>
<line> condiçõ*s *at*ri**s d* vida </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> m*lhe*es, os mú*tipl** processo* d*sc*iminatórios n* tr*bal*o e no dia a dia *e modo geral, na </line>
<line> carga de re*ponsabilid*de ext*a no nível do *u*dado do* filhos e da famíli*, q*ando sendo a </line>
<line> princip*l *espons*vel na lut* contra a p*brez* (*CCO*SS*; SCA*P**O, 2016). </line>
<line> Mota (2019, gr*fo nosso) corrobor* que, sendo ess* associ*ção replet* *e elementos de </line>
</par>
<par>
<line> uma retroal*ment*ção d* pobre*a </line>
<line> em s*as mais diversas </line>
<line> co*f*gurações, as p**duções </line>
</par>
<par>
<line> sim*ól*cas e represe*taç*e* soc**is do "s*r mulher", trazem embutidas obrig*ções sociais *ue, </line>
</par>
<par>
<line> ali*d*s *o contexto de </line>
<line> po*rez*, *av*recem um desenvolvimento indiv*dual, social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> edu*acional enfraq**cido. O *esenvolvim*nt* diz respeito à *ida e *s expec*ativas dos </line>
</par>
<par>
<line> habit*nt*s de uma nação, u*a amb**ão q*e deve ir *uito além </line>
<line> *e sim**esm*nte a renda </line>
</par>
<par>
<line> (GREE*, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> É extrema**nte atual a *iscussão sobre as tarefas dom*stica*, e o *ovim*nto de </line>
<line> mulh*res *ontemporân*as tem repre*entado as tarefas *oméstic*s como *le**ntos essenciais </line>
<line> *a o**essã* feminina. Algu** autores, como *ngela Davis, discutem *sso em *uas obra*. Em </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 18, *. 9, art.8, p. 13*-148, set. 2021 *ww4.f*an*t.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A R**ant*z*çã* da Pobrez* e o P*pel Social da *ulher: Um Estudo Sobre suas Representaçõ*s </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> *m dos seus livros intitulado "M*lhe***, raça classe" p*de-se entender que a humanidade e </line>
<line> das mulheres é desvirtuada *elo trabalh* domé*tico. *l* é f*minina assim c*mo o homem é </line>
</par>
<par>
<line> *ascul**o, mas e*a não é *uman* como ele é humano. A vida em c*sa </line>
<line> nã* traz à lu* *ossa </line>
</par>
<par>
<line> humanidade, pois *odas *s marcas </line>
<line> di*ti*tivas do progresso </line>
<line> hu*ano estão do l*do d* fora </line>
</par>
<par>
<line> (*ILMAN citado por D*V*S, 2016). </line>
<line> Souza (2016, grif* noss*) utiliza o te*mo de "ralé bra**leira" para designar aquel* </line>
</par>
<par>
<line> *ate*oria de cid*dão* </line>
<line> condena*a ao rebaix*mento social, n* q*al a ord*m s*cial não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ques*ion*da * s* re*roduz há dé*adas. A noç*o d* mér*to ind*vi*u*l é incorporada pela </line>
<line> sociedade, na med*da ** que *e *atisfazem com o m*do como vi*em seus *estinos e, ainda, </line>
<line> quando o fato de se conformar*m com a sua situação *e pobreza. O autor u*iliza esse *e*mo, </line>
<line> n*o *e forma pejorat**a, vi*to *ue e*ta categoria *e ci*adãos s* *efere a **a *opulação com </line>
</par>
<par>
<line> pouco acesso a formação e </line>
<line> educação que p**mitam comp*eend*r a estr*tura </line>
<line> social na *ual </line>
</par>
<par>
<line> estão *ns*rid** e reflet*r sobre s** posição econômica e/ou socia*. </line>
</par>
<par>
<line> A condição de prec*riedade e marginali*ade *o*ial faz c*m que </line>
<line> os i ndi ví duos </line>
</par>
<par>
<line> demandem t**o * seu te*po pa** a satisfa*ão de *ecessidades im***at*s, por me*o d* </line>
<line> traba*hos com pouca o* nenh**a especi*lização à altu*a do **rca*o, *u se*a, não atendem à </line>
</par>
<par>
<line> prerrogativa de </line>
<line> pr*dut*r </line>
<line> ú*il, *razend* * t**a * conformação com * mínimo para </line>
</par>
<par>
<line> sobr*v***n*i* (SOUZA, 2*16). </line>
<line> Em um* pesquisa realizad* por Teodoro (2*17) *ntitulada "Trabalhadoras colet*ras de </line>
</par>
<par>
<line> material reci*lável: o desafio *e *ar *oz sem romant*zar a pobreza" apre*enta a histó*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*as idosas </line>
<line> **tadoras de mat*r*al re*icl*vel em Diam**t*na, </line>
<line> Minas Ger*is, que estr*tif*c*, </line>
</par>
<par>
<line> co*o diz Souz* (*016) a pe*cepção d* qu* são meros cor*os dispo*íve*s e s*bmetíve*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualquer </line>
<line> tipo de traba*ho </line>
<line> precari*ado. Desse mod*, nã* lhes so*ra sequer, temp* para </line>
</par>
<par>
<line> p*nsare* no *ut*ro e fa*erem pro**ções pes*oais. A falta *e sonhos e projetos de </line>
<line> am*as *s </line>
</par>
<par>
<line> mulher*s, ness* caso, p*de s*r mais um i*dic*dor dos ref*exo* da de*i*ual*a**. A </line>
<line> p*eocu*a**o co* as necess**ad*s mais imediatas e at* m*smo a aus**cia de *ecurs** pessoais </line>
</par>
<par>
<line> e econômic*s que possi*ilitem rea*izações signif*cat**as são entraves ao vislumbre de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> po*vi* *ue possa ser dif*rente *a realid*de pobre de a*bas. (SOUZA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Torna-se fa**í*el discut*r a gênese que *roduz este tip* de des*gualdade, capaz de cr*ar </line>
</par>
<par>
<line> dife*e*cia*ões sociais, culturais, e*onô*icas *e forma </line>
<line> t*o dis*rep*ntes * incoerentes a um* </line>
</par>
<par>
<line> sociedade que *e pre*ende em desen*o*vim*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Desse mod*, a d*scussão públic* sobre * *i**ilidade de transfo*mar as tarefas </line>
<line> dom*stic*s em a*go socialmente possív*l, aba*donando o aspecto degr*dante e opressiv*, </line>
</par>
<par>
<line> p*incipalme*te p*rque c*nst*tuem um t*abalho nã* remunerado, é algo </line>
<line> *ue </line>
<line> vem sendo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 18, n. 9, art. 8, p. 135-1*8, set. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. Barba*a, J. S. N. *eite, B. J. S*uza </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> anulado pela *deolog*a burgue*a. Porém, existem mo*imen*os em v*rios países capi*alistas, </line>
<line> cuja p**ncipal preocupaç*o é a situação de opress*o das *ona* de casa. As ativistas requisitam </line>
<line> um pagamento semanal do governo e *ançam a *eivindi*a*ão por salários, o que ser*a a *have </line>
<line> pa*a melho*ar a co*d*ção da d**a de casa e a po*ição soci*l *as mulhe*es em geral (DAV*S, </line>
<line> 2016). </line>
<line> O Movimento pela **mu*er*ção das Tarefa* *omésticas tev* origem *a It*lia, em </line>
</par>
<par>
<line> 1*74. Esse movimento </line>
<line> tem com* est*atég*a </line>
<line> * reiv*n*ic*ção como o foco p*incipal da </line>
</par>
<par>
<line> campanha </line>
<line> pela **be*tação fem*nina, </line>
<line> e* ger*l, </line>
<line> a remuneraçã* conté* a chave *ara </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> eman*ipação das d*na* de casa, po*ta *omo a que*tão cent*al de t*do o *ovimento da *las*e </line>
<line> tra*a*hadora (DAVIS, 2016). </line>
<line> [...] o caráter pri*ado dos serviços da ca*a é, n* verdade, uma il*são. A dona de casa, </line>
<line> insiste e*a, a*enas parece estar cui*ando das necessida*es privadas de seu *a*ido e </line>
<line> de suas c*ia*ças, mas os rea*s b*neficiários *e *eu* ser*i**s s*o o atua* empr*gador </line>
<line> de seu marido e os futuro* em*regadore* de *uas crianças (DALLA ***T* *itad* </line>
<line> p*r DAVIS, *01*, p. 222). </line>
</par>
<par>
<line> C *m i s s *, o </line>
<line> papel da mul**r </line>
<line> n* ci**o d* produção per*anec*u i*visív*l porque ela </line>
</par>
<par>
<line> tem sido *solada em *asa, forçada a r*alizar um trabalh* conside*ado *ão q*alificado, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho de </line>
<line> dar à luz, </line>
<line> criar, *isciplinar e servir o trabalhad*r pro*u*ivo. A reivin*icação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> que a *ona d* casa seja p**a é baseada na suposiç*o de que ela pro*uz uma me*cadoria tão </line>
</par>
<par>
<line> import*nte e valiosa quanto </line>
<line> as merca*orias qu* s*u *arido prod*z no *mpre*o, no qual as </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres sã* c*iadoras da força d* trabalho </line>
<line> ven*ida pe*os membros de su* famíl*a </line>
<line> c*m* </line>
</par>
<par>
<line> me*cad**i* *o mercado capit*lista (DALLA COS*A citad* por DAVI*, 2**6). </line>
<line> Desse modo, percebe-se qu* a dona de casa executa o p*pel de *ma *eal trabalhadora, </line>
</par>
<par>
<line> oculta </line>
<line> no interior do processo </line>
<line> de produ*ã* capitali*ta, e *ue e*a está, *a*s e*atamen*e, </line>
</par>
<par>
<line> relacionada com a prod*ção *o sen**do de uma pr*cond*ção, *ma v*z que o emprega*or só se </line>
<line> preocupa co* a *isponibilidade e a capacid*de de gerar l*cro, ele n*o **tá pre*cupa*o com o </line>
</par>
<par>
<line> modo como a fo*ça </line>
<line> de **abalho é ***duzida, ou se*a, o p*ocesso de pr*dução </line>
<line> capitalista </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> sobressai pressupondo * existência de um co*j*nto de trabalhadoras exp*oráveis (DAVIS, </line>
<line> 2*16). </line>
<line> Se *are*as exec*tadas dentro do* lares das classes média e a**a *ã* r*servadas ao* mais </line>
<line> ***res, o *ue dizer *e uma li*a que s* rela*ione *i*eta*ent* com o lixo nas ruas, sem nenhum </line>
</par>
<par>
<line> t i po </line>
<line> d* *ínculo </line>
<line> empregatício ou r**guardos trabalhistas? A partir desses apontamentos, não </line>
</par>
<par>
<line> ob*t*nte * precarização, existe </line>
<line> um conju*to de trabal*ador*s e tra*al**dores q*e podem </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 9, *rt.*, p. 135-148, set. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Romantização da Pobr*za e o Pape* Social da Mulher: Um Est*do So*r* **as Representações </line>
<line> *45 </line>
</par>
<par>
<line> sofre* constra*gimentos *ri*ndos dos *nten*os processos de *odernização e globaliz*ção </line>
<line> (TE*DORO, 20*7). </line>
<line> 4 *ON*IDERA*ÕES F*NAIS </line>
<line> B*scou-se demonstr*r, no presen*e *rtigo, as inúmeras e **ntasiosas narrativas criadas </line>
<line> em tor** da f*gura femin*na, **lacionando-a* com as v**ências de pobreza e desigu*l**de </line>
<line> social. * mulher, cu*o papel soc*a* se baseia numa igualdade irreal, exper*menta uma </line>
<line> realidade marc*da po* diferen*** priv*légios e oportunidades, quan*o comp*rados à realidade </line>
<line> do homem. </line>
</par>
<par>
<line> Rainha do *ar, provedora de amor e </line>
<line> *uidados **imitados, fonte de fo*ça e resili*nc*a, </line>
</par>
<par>
<line> esses são alguns dos discursos usado* p**o machis*o e o pat*i**cad* encoberto* pela *ultura </line>
<line> e pelas histórias de v*da, respo*sá**is *or uma *ornada de trabalho sobrecar*egada entr* *s </line>
<line> t*refas de *ãe, esposa, prov*dora e, *ua*do possív*l, *ulher. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*d* e*sa jornada * marcada ainda pela pob**za e *ela </line>
<line> vulnerabilidade so*ia*, </line>
</par>
<par>
<line> torna-se ai**a *ais **p*ctan*e o d*sgast* s*bre a vida e a saúde da mu*her. Como sa*da, </line>
</par>
<par>
<line> m*i*as vezes </line>
<line> e*a se s*jeita ao tra*alho prec*rizado form*l o* informal, sendo este último </line>
</par>
<par>
<line> *omantiz**o pelo nome de e*p*eendedorismo. </line>
<line> Pensar e* process** que ocasionam d*sigualdade social, exclusão de gru*os ou </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduos, **ja por su* condiç*o eco*ô**ca, seja por sua </line>
<line> fi*iaçã* étn*ca, c*iminalizaç*o *a </line>
</par>
<par>
<line> *obreza ou marginal*zação ** d*terminadas práticas, deveriam ser amplamente disc*tidos, a </line>
<line> fim *e pr*mover a equidad* d* dir**to* p*ra o pl*no exercício da cidadania. *esse modo, as </line>
</par>
<par>
<line> relações sociais c*ntemp*râneas im*l**a*, en*r* </line>
<line> o*tras reflexões, em consi**rar </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> infl*ências e *onsequênc*as da mo*ernid*de capitalist* </line>
<line> e da globalização na vida </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uos e c*letividades (TEOD*RO, 2017). Frent* às que*t*es soc*ais, ***turais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> econô*icas já expo*tas, é impor*ante compreender os *omentos </line>
<line> *os quais * limitação </line>
</par>
<par>
<line> impost* pelo contexto e pelas qu*stõ*s estruturai* se so*repõe. </line>
</par>
<par>
<line> Con*ec*nd* es*a realidade, é dever do Estad* identi*icar as sit*ações de *iolação dos </line>
<line> *ireitos da m*lher e as característi*as intrínsecas *o cen*rio de pobr*za e desigual*ade so*ial </line>
</par>
<par>
<line> q*e a rodeia, u**lizan*o esse conh*cimento *a </line>
<line> e**boraçã* de polít*cas públi*as transversai*, </line>
</par>
<par>
<line> *quânimes e efetivas. </line>
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<line> 1) concepção e pl*nej*me*to. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 2) a*álise e interpr*tação dos *ad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> *) elaboraç*o d* ra*cunho ou na revisão crí*ica *o con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> *) p*rticipação na aprovação d* versão f*na* do ma*u*crito. </line>
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