<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 4, p. 58-76, jan. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.1. 4 </line>
</par>
<par>
<line> Comu*icação e Saúde: Uma Análise Comun*c*cional do *nf*entam**to do Zika Víru* *or </line>
<line> Potencia*s Gestantes *o Dis*r*to Federa* e Entorno </line>
<line> Com**nica*ion and He*lth: * Commu*i*ation A*alysis of the Zika Vi*us *oping with </line>
<line> Pote***al Pregna*t Women in the Fe*eral Dist*ict and Surr*unding Areas </line>
</par>
<par>
<line> Lor*na *raga de Siqueir* </line>
<line> Mestrado *m E*ucação p**a Unive*si*ade de Brasí*i* </line>
<line> *raduada *m Jornalismo pel* U*iversida*e Católica d* Brasília </line>
<line> E-mail: lo*ena.*iqueira@a.ucb.*r </line>
<line> Ro*so* Borg*s Dias </line>
<line> Dou*or*d* em Comuni*açã* pela Universi*ade de Brasília </line>
<line> E-mail: rbsn.dias@*mail.com </line>
<line> Luiza M*n*c* d* As*is Si*va </line>
<line> D**tora em Psicolog*a *ocia* do Trabalh* e das Org**i*ações pela Universidad* de Bra*í*ia </line>
<line> E-mail: l**z*.sil*a@p.ucb.br </line>
<line> *ânia Mara V**ques Bal*ino de S*uza </line>
<line> Mestr*do em *omunicaç*o pela Un*versi*ade Catól**a de Brasí*ia </line>
<line> E-mail: vania.*ouz*@a.*cb.br </line>
<line> Eliane Muniz La*e*da </line>
<line> Mest*e em Com**icaçã* pela Universidade de *rasíl** </line>
<line> E-mail: eliane.lacerda@ucb.*r </line>
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<line> Editor-*hefe: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
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<line> E*d*reço: Lore*a Braga de *iqu*i*a </line>
<line> Ro*rigues </line>
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<par>
<line> UnB - Br*sília, DF, 70910-900, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Ro*s*n Borg*s Dias </line>
<line> Artigo recebi*o em </line>
<line> 06/09/20*1. Ú**ima ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> UnB - *rasíl*a, *F, 709*0-900, Brasil. </line>
<line> receb*da e* 20/09/2021. Aprov*do em 28/09/2021. </line>
</par>
<par>
<line> En*e**ço: *uiza Môni*a de Assis Si*va </line>
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<column>
<row> U*B - Brasília, D*, 70910-900, B*asil. </row>
<row> Endereço: Vânia Mara Vas*ue* Ba*bino de Souza </row>
<row> UnB - Brasília, DF, *0910-9*0, Br*sil. </row>
<row> Endereço: Eliane Muniz *acerda </row>
<row> UnB - *ras*lia, DF, 709*0-900, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sis*ema Tripl* *eview: Desk Review a) </row>
<row> pelo Edito*-C**fe; * b) Double **ind *ev*e* </row>
<row> (*valiação *ega po* dois ava*iadores da á*e*). </row>
<row> Revisã*: Gramatical, Normativa e d* F*r*atação </row>
</column>
</par>
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<line> Comu*icação e Saúde: U*a **á*i** Comunicacio*al do Enfrentamen*o d* Zika *írus </line>
<line> 59 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> A cob*rtura m*diática sobre a epidemia do Zika vírus (**15-2016) produzi* sentidos de </line>
<line> alerta, confu*ã* e apreen*ão, dentre *u*r*s. O objetivo deste trabalho é i*entific*r *s sentidos </line>
<line> comparti*hados, e* C*municação e Saúde, tendo c*mo b*se as infor*aç*es recebid*s por </line>
<line> três g*upos de *u*he**s do *i*t**to Fede*al e *n**rno *o DF. * p*squi*a qua*itativa, po* m**o </line>
<line> de ent*evist* em prof**d*dade, colet* relatos de mulheres que a*iaram o plano de ter filhos </line>
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<line> (1), de mulh*res que enfrentaram a doenç* </line>
<line> grávidas (2) e a que teve um bebê com </line>
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<line> m*croce*alia (3). Os resultados m*stram que *esm* com to*o * cont*údo lido, ouvido e ou </line>
<line> ass**tid* na televis*o, a única font* confiável de informação eram os médic**. As mídias não </line>
</par>
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<line> infl*enciaram nas decisõ*s fina*s da </line>
<line> maioria das en*revistadas, mas ajudaram a se s*ntirem </line>
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<line> *nfo*madas sobre as novidad*s a resp*ito do Zika. </line>
<line> *alavras-ch*ve: Co*unic*ção e S*úde. Zika vírus. Jornali*mo. Mídia. saúde da mu*he*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Med*a coverage of the Zik* virus epide*ic (2015-2016) ha* produced sens*s of warning, </line>
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<line> confus**n and apprehe*sion, among ot*ers. </line>
<line> The objective of t*i* work i* t* identify the </line>
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<line> shared m*anings in *ommunication and *eal*h **sed on the infor*ation *eceived b* three </line>
<line> g*oups of women from the F*de*a* Dis*rict and s*rrounding DF. The *ua*itat*ve research, </line>
</par>
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<line> *hr*ugh a* </line>
<line> in-depth *nt*rview, collecte* *eports o* *omen who postp*n*d the plan t* hav* </line>
</par>
<par>
<line> ch**dren (1), women who h*d </line>
<line> *aced the disease (2) and had * baby with mi*rocephaly (3). </line>
</par>
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<line> T*e result* show that e*en *ith *ll con*ent read, hear* and / or *atched on televisi*n, doc*or* </line>
<line> wer* the only rel*able so*rce o* i*formation. T*e *ed*a *id no* influenc* the final *ecisio*s </line>
<line> of most o* the interviewees, but t*ey helped h*r feel in*ormed about the news ab**t Zika. </line>
<line> Keywo*ds: Commu*ication and Health. Zika virus. Journ*lism. Media. *ealth **ma*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 19, *. *, *rt. 4, p. 5*-76, jan. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Siqu*i*a, R. *. Dia*, L. M. A. S*l*a, V. M. V. B. Sousa, E. M. Lacerda </line>
<line> 60 </line>
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<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
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<line> Este trab**ho se insere no es*opo de Comun*caç*o e Saú** s*bre o Zika V*rus, que </line>
<line> te* análise biblio*ét*ica de artigos científico* sob*e o Zika *írus (MARTIN*, 2016), o pape* </line>
</par>
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<line> *a mídia *m meio às *mergê*cias (AGUIAR; ARAUJO, 2016), a quest*o da in**rmação </line>
<line> e </line>
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<line> con*ecime*t* (**N*Z; *RITO, *0*6), memó*ia em redes s*cia*s c**o arquivos *elacionados </line>
<line> ao Zika vírus (ANTU*ES; *LV*S; GOVEIA; OLIVEIRA; CARDOSO, 20*6) e o Zika pel* </line>
<line> voz das mulheres (NETT*, 2*16). </line>
<line> * ori*em do porqu* a c*mun*c**ão é tão import*n*e para os assuntos de *aúde é a de </line>
</par>
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<line> que uma nec*ss*t* da outr* par* que exist* *on*e*imento da p*p*lação a respeito </line>
<line> d* nov** </line>
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<line> ***nças, de*envolvimento de </line>
<line> pesqu*sas, vacinas e evolução de doenças. Essa **lação </line>
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<line> come**u *uando f*i perceb*do *ue a* p**soas n*o *inham m**to conheci*ento sobre </line>
<line> higieniza*ão e a autom**ic*ç*o (AR*ÚJO; CARDOSO, 2007, p. *4). Com isso, *e ini*ia </line>
</par>
<par>
<line> todo o pro**sso de expos*ção da </line>
<line> notíc*a enquadra*a (Ag*nd*m*nt*) como pauta </line>
<line> de sa**e </line>
</par>
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<line> *ública e sanit*r**. E, tendo *omo f*co o *úblico, * rece**ã*: o processo ** consc**ntização </line>
<line> da doença, s*us risc*s e *edidas a s*rem tomadas em t*rmos práti*os, da vida pr*v*da. </line>
<line> *ara *sse trab*lho, f*i analisado o **n**xto do a*esso à informação *e saúd* dur*nte o </line>
</par>
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<line> final *o ano d* 2*15 **ando *e teve conhecimento, p*r me*o da mídia, de qu* u*a </line>
<line> no*a </line>
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<line> doe**a estava af*tando **bês a**da nas ba*r*ga* d* suas mães e causando *ma má-formação </line>
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<line> co**ê*ita, t*rm* uti*iz*do pelo Mini*té*io *a Saúd*, que </line>
<line> * **ando </line>
<line> o cé*ebro não se </line>
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<par>
<line> *ese*volve de maneira adequada1, a microcefalia. </line>
</par>
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<line> Ao p*ovoc*r malformações no feto, a epid*mia de Zika acabou ass*ciada a uma </line>
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<line> espécie de *pidemia </line>
<line> *e microcefalia, co*um**te subn*t*ficad* no Bras*l. A </line>
</par>
<par>
<line> revel*çã* d* q*e os c*sos de mi*roc*f*lia e*tariam ligados à *ncidência de Z*ka </line>
<line> tr**xe um* *r*mat**idade m*i*r à doen*a, principalment*, pe*o ap*lo *orna*ís*ico </line>
<line> que lhe seguiu. Com isso, na mem*ria ** d*zer, o vírus Zika *a*sou a ser a**ociado </line>
<line> diretame*te à gravide* principalment* *elos ri*co* q*e imp*nha (ANT*NE*; </line>
<line> A*VES; GOV*IA; OLIVEIRA; CARDO*O, 2016, p. * * 6). </line>
<line> Uma do**ça qu* ocorria em *a*os rarís*imos se tor*a de repen*e u* alarde, </line>
<line> in*cialmen*e, na r*g*ã* do norde*te brasile*ro e p*ssando para outras regiões do *aís. Assim, </line>
<line> é a*re*ent*do d* forma cie*tífic* o Zik* vírus, uma doença transmitida pelo *e*mo mosquito </line>
<line> 1 *efinição retira*a do po**al do *inistério da Sa*de e*pecia**zada no combate ao *osq*ito Aed** aegypti: </line>
<line> htt*://combateae*es.saude.gov.br/*t/*ecomendaco*s-as-*e**antes/zi*a-x-microcefalia. </line>
<line> 3 *rocesso de *mpea*hm*nt d* presidente d* paí* * cas*s de corrupção. </line>
<line> R*v. FSA, Te*esin*, v. 19, n.1, *r*. *, p. 58-76, jan. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Co*unicação * Saúde: Um* Anál*se Comuni*a*ion*l do Enfre*tament* do *ika V**us </line>
<line> 6* </line>
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<line> causador da *engu* e d* *hikun*u*ya. A parti* da* a cobertura midiática começa, em pouco </line>
<line> tempo, a **m*ardear os *o*iciá*ios com várias info*mações. </line>
<line> Já no i*ício *e *016 ** n*tícias sobre a n**a d*ença cede* *s*aç* n* grande m*dia </line>
<line> *a*a os *ogos *límpico* e para * crise política vivid* no país3. A doen*a tão fal*da no final do </line>
<line> *no anteri*r de repe*te apar**e nos noticiári*s co* alguma nov*dade na área cien*ífica, </line>
</par>
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<line> fican*o nas p**tas </line>
<line> de redações apenas como uma segunda opção de produç**, enqu*nto </line>
<line> * </line>
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<line> núm*ro de pessoas infectadas e a f*lta de *ssistência só aumentam. </line>
<line> O objetivo d*ste *ra*alh* é an*lisar co*o as mulheres se s**tiam ** *elação *s </line>
</par>
<par>
<line> informaçõe* </line>
<line> *ra*smitidas pe*os veículos *e </line>
<line> comunicação, d* forma ampla. Ist* é, se a parti* </line>
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<line> dela* se sentiram co*pletamen*e in*ormadas a re*peito do as*unto ou não. </line>
</par>
<par>
<line> A rel*vância d*ste *rabalho se justific* pela im*or**nc*a do com*ro*isso </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> jorna*ism* de </line>
<line> divulgar inform**ões, bem apuradas e co* fu*damentação, às pessoas, </line>
</par>
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<line> p*incip*lmente e* um </line>
<line> *aso como o de um* ep*demia. Pois, </line>
<line> até então, era uma doen*a </line>
<line> que </line>
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<line> n*ngu*m *onhe**a e que *u*ge *om tantas in**rmações. </line>
<line> 2 REFERENCIA* TE*RICO </line>
<line> 2.1 Zika Vírus e Ep*d*mia </line>
<line> O Zika é um vírus tr**s*i*ido pelo A**es aeg*pti e possui um* lo*ga histó*ia desde a </line>
<line> s*a des*oberta. Mas, de fato, ele voltou ao século XXI, causando mui*os *robl*mas a h*m*ns, </line>
<line> mulhe*es * crianças. Segundo *iniz (20**), em Zika do sertão *o*desti*o à ameaça glo*al, o </line>
<line> vírus Z*ka rec*be este n*me devido à flores*a on*e *oi *dentificad*, e* Uganda, n* África. Na </line>
<line> língua luga*da, do idioma bantu, zika s*gn*fic* "co*erto de erv*s" ou "muito *resc*do". </line>
</par>
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<line> A doença apresenta *ara*terísticas semelh*nt*s </line>
<line> às da den*ue, *as </line>
<line> os médicos </line>
</par>
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<line> identificar*m que a *ebre dos pacientes era forte, mas </line>
<line> pa*sava rápido, co*o *am*ém as </line>
</par>
<par>
<line> manchas no c*rp*, que algun* pe*saram ser apen*s uma **e**ia (DINIZ, 2016, p. 41). Devido </line>
<line> às d*sconfianças, as *esquisas foram iniciadas. Muit* se *emorou p*ra encontrar uma doença </line>
<line> que poss*ía esse* sin*omas. </line>
</par>
<par>
<line> O v**us v*ltou no s*c*lo XXI, m*is *rec*samente en*re fina* d* 20*4, qu*ndo </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> iniciaram *s suspeitas, a 20*5, quando pesquisas inicia*s </line>
<line> *pon*avam o </line>
<line> v*rus * os pr*blemas </line>
</par>
<par>
<line> q*e ele est*v* causando. </line>
</par>
<par>
<line> O primeiro anúncio fei*o p*l* imp*ensa, confirman*o o novo vírus, *oi *e*to *m 14 *e </line>
<line> ma** de *015, por me*o de *ma coletiva de impr*nsa. A partir daí o jornal**mo começo* uma </line>
</par>
<par>
<line> saga em bus*a </line>
<line> de ***ormaçõe* so*re a doença. Pesquis*dores e *édicos se t*rna* fon*es </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resi*a PI, v. 19, n. 1, art. 4, p. 58-*6, jan. 2022 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Siqueira, R. B. Dias, L. M. A. *ilva, V. M. V. B. Sousa, E. M. Lacerda </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> *mportant*ssimas no assunto. * o fato que cha*ou a *ten*ão p*la febre Zi** foi a microcef*lia </line>
<line> dos fetos, como seria * combate ao **squ*to e quai* seriam as g*ra*tias da* mulher*s </line>
<line> afetadas e o futuro *essas crianças. </line>
<line> *s entr*v**ta* sem*estr**uradas foram fei*as c** uma população de cinco mulheres, </line>
<line> dist*ibuídas em três cat*gorias: mulh*res que opt*ram por adiar *s *lanos de t*r fil**, </line>
</par>
<par>
<line> mulhe*e* que fi*aram grávidas no </line>
<line> segund* s*m****e de 2*15 e primeiro semes*re de 20*6, </line>
</par>
<par>
<line> m*s continuaram a ges*ação * m*lheres que tiveram um beb* co* microce*al**. Por *ausa dos </line>
</par>
<par>
<line> números baixos *e cas*s *o DF, </line>
<line> para a </line>
<line> pesquisa fo* ampli*do o e*paço para, ta*b*m, </line>
</par>
<par>
<line> m**here* das *egiões do entorno: Águas Lindas (GO), Valp*raís* (GO) e Luziânia (*O)2. </line>
</par>
<par>
<line> A pr*ncípio, não for** de*inidas classe* sociais, etnias * nem um </line>
<line> outro fator para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esc*lha d**sas mulheres. Pois se entende *u* tod*s elas, *ndependentemente da di*iculdade </line>
</par>
<par>
<line> *inanceira ou não, pa**aram por se*timentos semelhantes e grandes </line>
<line> toma*as de decisões; </line>
</par>
<par>
<line> sendo o obje*ivo da pesquisa a identi*icação dos sentidos e c*nsciê*cia de cada en*r*v***ado </line>
<line> *obr* os ambie*tes e riscos, a partir do noticiário. </line>
</par>
<par>
<line> O documentári* ch*mado Zika, realizado pe*a p*squisadora Débora </line>
<line> Diniz, mos**a os </line>
</par>
<par>
<line> cas** ** </line>
<line> c*nco mu*h*res *ue tiveram al**ma relaçã* com o ví*us, toda* </line>
<line> ge*tantes ou que </line>
</par>
<par>
<line> r*cém perderam o filho par* a doen*a. O *ocumentário ser*iu como o*j*to par* o trabalho da </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisadora Mônica Mourão Lara Neto, ch*mado *ika p*la voz *as </line>
<line> m*lheres. Nest* </line>
</par>
<par>
<line> pesquis* el* traz um assunto impo*tante: o acesso às informa*ões **e essas mulh*res *iver*m </line>
<line> e * n*c*ssi*a*e de dar voz a e*sas que foram ** perso*age** principais *o caso, no i*terior da </line>
<line> Paraí*a, sobre * epide*ia: </line>
<line> O documentário revela ta*b** o quão pre*árias * desenco*trad*s *ão as </line>
<line> informações sobre a sín*ro** *ongênita do Zika [...] Se e*sas mulheres não </line>
<line> rec*b*m inform*ções ad*quada* s**re * sua saúd*, tampou*o podem conta* com a </line>
</par>
<par>
<line> ***istênc*a do Estado após o na*cimento </line>
<line> *e seus </line>
<line> filhos e f*lhas [...] , p*r**nto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidad* de as m*l*eres serem vist*s como s*jeitos pl*nos de direitos no </line>
<line> *ontexto da epidemia do víru* Zika e, para tanto, devem ser o*vidas, devem ter </line>
</par>
<par>
<line> *uas voz*s enten*ida* </line>
<line> como capazes d* prod*z*r e legit*mar o discurso sobre a </line>
</par>
<par>
<line> *m*rgênci* sani*ár*a na mídia (NETO, 20*6, p. 3). </line>
<line> Em Políticas e S*stema* de Saúde *o B*asil, Giovanella (2012) d*fine saú*e não *o*o </line>
<line> apenas *usênc*a de *oença, mas como um proce*s* qu* envolve a*pect*s epid*miológicos, </line>
<line> socioeconôm*co*, ambientais, *e*ográ*icos e c*lt*rai*, ou seja, toda uma con*untura social. </line>
</par>
<par>
<line> A re*ião mais afeta*a </line>
<line> pelo Zika vírus *oi a região Nor*e*te (DINIZ, 2016, p. 1*3), </line>
</par>
<par>
<line> devido a fa*ore* como sanea*ento * *nfraestrutura, mas o esta*o do Rio de J*neiro **mbém </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Entorno do DF é * jargão para a r*gião metropolitana, assim como: AB* Paulista ou Gra*de São Paulo. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 4, p. 58-76, **n. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **muni*ação e Saúde: Uma Análise Comunicacional do Enfrentamento do Zika Ví*us </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> *os s *i u um </line>
<line> grande nú*e*o de casos, *egu*do boletim do Ministério da Saúde *ivulgado </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> dia 26 de março de 2*16, que *o*r* o período d* 3 d* janeiro a 2 de abril, * região poss** </line>
<line> mais de 2*.9*0 notifica*ões d* *asos prováveis, talv*z *ais pela questão da área v*rde *o que </line>
<line> de saneamento, já que s* trat* de uma r*gião ma*s favorecida socialmente, economicamente. </line>
<line> Porém, no Distrito Federal *s casos foram bem pe*uenos e* re*ação a *u**os *uga*es, como é </line>
<line> apresentado no mapa abai*o: </line>
<line> Fig*ra 1 - Semana *pid*mi*l*gica 45/2015 até a Semana Epid*mio*ó*ic* 52/20** </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Ministéri* da Sa**e, 2016, p. * </line>
<line> Foi em ma*o d* 2015 q*e apareceram os primei*o* *ndícios do vírus *ika. *o </line>
<line> início, o M*nistério da Saúde (MS) decl*ro* qu* o fato não apresentava *aiores ri*cos, pois a </line>
<line> d*ença não poderia ser tão grave c*mo a d*ngue. M*s em *utubro de 201*, * vírus pa*sou * </line>
<line> ser uma grande *meaça, quando fo* associado ao* casos d* microce**lia em Per*ambuco. </line>
<line> Conforme o in*orme *pi*e*ioló*ic* do MS, até 31 de deze*bro de 2**6 (SE 5*), em </line>
<line> todo **asil, 10.867 caso* de *icr*ce*alia *ora* not*ficados n* Reg*stro de Evento* em S*úde </line>
<line> Pública, se*un*o as definições *o Protoco*o de Vigilânc*a (*ecém-nascido, c*iança, natimorto, </line>
<line> ab*rtame*to ou feto). Desse*, 3.183 (29,3%) casos perma**cem em i*vest**ação e 7.684 </line>
</par>
<par>
<line> (*0,7%) ca*os f*ram in*estigados * cla*sif*cados, sendo 2.366 con*i*mad*s, 49 **ováv*is </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 5.26* descartad*s (ve* Tabel* *). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 19, n. 1, a*t. 4, p. 5*-7*, *an. 2022 </line>
<line> www4.fsan**.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. **queira, R. B. D*as, L. M. A. Silva, V. M. V. B. So*sa, E. M. L*ce*d* </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a * - *istribui*ão acumul*da dos caso* notificados de microcefali* e/ou al*erações </line>
<line> d* *istem* Ne*voso Central (SNC), se*undo *efin*ções do Proto*ol* de Vigilância </line>
<line> (08/1*/2015 a 31/12/2016). </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Ministério da Saú*e, 2016, p. 1 </line>
<line> *ara ch*gar às con*lusões dessa pe*quisa, foi escol**do o método de e*trev*s** </line>
<line> sem*e*t**tur*da p*** que fosse possív*l compreender a recepçã* *essas informaç*es pelas </line>
</par>
<par>
<line> entr*vistadas. *om isso, *erá possíve* questionar o jornalismo, * influência </line>
<line> d** meios de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, o *gendamento midiático e a* rec**ções po* parte do público. </line>
</par>
<par>
<line> Par* a construção deste trab*lho, também foi u*ili*ada a bi*liometria que a*x**ia </line>
<line> pesquisa*ores a conhecerem pro*uções acadêmicas a respeito de um determinado as*u*to ou </line>
<line> área, torna*do-se uma pesq**s* da *isse**nação e utilização do* es*udos feitos e publicados </line>
<line> (M*RTIN*, 2016. p. 04). </line>
<line> A IN*ORMAÇÃ* E * CONSCIENTIZAÇÃO A PARTIR DO N*TI*IÁRIO </line>
<line> Este tr*ba*h* se articu*a pelo fato de **e as pe**o*s foram bomba*deadas por várias </line>
<line> inform*ç*es s*bre um* *oença pouco conhecida, com isso *e in*talou *m cao*, pesso** </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 4, p. 58-76, jan. 202* w*w4.fsanet.*om.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comu*i*ação e Saú*e: Uma Anális* Comunica*ional do E*frentamento do Zika V*rus </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> **eocupad*s com todos os *nse*os, *ma corrida às farmáci*s em bu**a de repelentes, uma </line>
<line> mudança d* rotina. Essas pessoas, mes** as não a*etadas **i*i*m respostas, s*jam elas </line>
<line> *indas *e*a m*d*a, pelos m**icos ou cientis*as. </line>
<line> *o artigo *pidemia provocada pelo víru* Zik*: infor*a*ão * conhecimento, da* </line>
</par>
<par>
<line> p*squisador*s Débora Dini* * Lucian* Brito, el** *azem uma </line>
<line> nota *o**e um **s pr*meiros </line>
</par>
<par>
<line> casos de m*cr*cefalia reg*strado, a parti* do documentário Zika. O cas* *elatad* é *o ca*al </line>
<line> *oselito e Maria Carolina, pai* de Maria Gabriela, criança afeta*a *elo vírus. *les pouco </line>
<line> s*bem a respeito *o problema d* *ilha e cobram do* médicos, do Estad*, da *ídia * de </line>
<line> cientistas conhecimento e *n*ormação. </line>
</par>
<par>
<line> A história do casal é típica e s*ngula*. Maria Carolin* e**ravidou sem pl*no* de </line>
</par>
<par>
<line> amp**a* a família. *o primei*o trimestr* da grav**ez, a*r*sentou os sin*oma* do </line>
<line> *írus Zika, mas foi di**nosticada pelo se*viço de saúde da c*dade como por*adora </line>
</par>
<par>
<line> d* um* "virose". Na </line>
<line> pr*meir* ecografia, o médi*o s*speitou de alterações </line>
</par>
<par>
<line> morfo*ógicas *o feto e solicitou exames adicionais para o di*gn*st*co de má- </line>
<line> formação. O casal os fez por conta pró*ria, pois nã* eram of**ecidos na rede </line>
<line> pública de E*pe*ança. Mas exame* e* sequ*nc*a mostram *ontrad*ções sobre o </line>
<line> p*r*metro cef**ico r*duzido do f*to (DINIZ; BR*T*, 2016, p.*). </line>
<line> Log*, quando descobre* a má-formaç*o congênita *a fi*ha, vão em busca de </line>
<line> informações e é então qu* no v*deo cobram por seus direitos: </line>
<line> Joselito e Mari* Carolina *s*m a lingu*g*m dos dir*itos: negligê*cia, acesso * </line>
<line> *nformaç*o, *lane*amento famil*ar, Lei 11.108 s*o alguns *os argumentos </line>
<line> elencados na *arrativa. Mas há um *edi*o o*iginal no texto fami*iar: "nós *ue*em*s </line>
<line> o *onhecimento de vocês (DINIZ; B*I*O. 2*16. p. 03) </line>
<line> O d*sconhecimento e a desi*for*açã* s*o um problema *ua*do se ref*re à saú**, </line>
<line> princip*l*ente inform*ções transmitidas na **dia de forma *ão adequada. Ai*da no i*íci*, </line>
<line> pouco se sabia sobre a doen*a, *as pou*o fo* apurado antes *e se* anunciado pe*a impr**sa. </line>
<line> E*s* **lta d* inf*r*açõe* e conhecimento de *odos o* envolvidos pode induzir à distorção da </line>
<line> info*maçã*, ca*sando hábitos e*rôneos *or part* dos *ec*ptores, no caso, a popu*ação a*etada. </line>
<line> Isso é afirmado em uma nota à impre*sa, emitida no ano de 2016, pelo Mi*isté**o da Saúde3 </line>
<line> Consideramos impor*ante o trabalho da imprensa, com seus questionament*s e </line>
</par>
<par>
<line> críticas. Qu*ndo fe*ta d* mane**a a*equ**a, contri*ui para o c*ntrole social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> correção das ações do poder público. A indu*ão ao erro e o r**orço * boatos, em </line>
<line> uma s*tuação de emergência nacional em *aúde p**lica, no ent*nto, t*az </line>
<line> ins**uran*a e confunde a popul*ção (MINISTÉR*O DA SAÚDE, 2016, p.01). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 Informaçõ** </row>
</column>
<column>
<row> *obre </row>
</column>
<column>
<row> o Bolet** Epidemiológico de Microc*f*lia. Di*ponível </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *m:<h*tp://portalsaude.saude.go*.br/index.php/cidadao/principal/ag*ncia-saud*/2236*-*nformacoes-sob*e-o- </line>
<line> boletimepidemiologico-de-mi*rocefalia>. *cesso em: 14 de setem*ro de 2016. </line>
<line> Rev. FS*, Te**sina PI, v. 19, n. 1, a*t. 4, p. 58-76, jan. 2022 www4.*sanet.*om.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Siqueira, R. B. Dias, L. M. A. S*l*a, V. M. V. B. Sousa, E. M. Lacerd* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Como o Zika vírus, outras doe*ça* causaram um *urto no *rasil. Por exemplo, </line>
<line> po*em** citar a fe*re *marela que, *o seu i*ício, gerou o debate sobre v*c*na*, assim *om* a </line>
</par>
<par>
<line> AIDS/HIV, fo*temente question**a no* a*os </line>
<line> de 1980 q*e at* hoje uma doe*ça com </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> muitos preco*cei*os devido </line>
<line> às n*tícia* d* época e da falta de con*eci*ento dos órgãos </line>
</par>
<par>
<line> públicos, </line>
<line> que n*o con*eg*iam pass*r à frente do* veículos midi*ti*os p*ra transmi*ir *s </line>
</par>
<par>
<line> *nfor*ações corretas. Como estas te*os *amb*m: a de*g*e, o cânc*r e a crise do *írus Ebol*, </line>
</par>
<par>
<line> que foi e *p*esentado p**a mídia como am*aça à humanidade, o q*e contribu*u pa** é </line>
<line> propagar na sociedade a*reensão * *edo. O Zika * m*is *m que en*r* nes*a lista. A </line>
<line> pesqui*adora Graça Castelo Branco, escreveu u* art*go sobre a Evolução his***ica *o </line>
<line> Con*eito de Comunic*ç*o e *aúde. Segundo ela, algumas doenças da década de *9*0 </line>
<line> ajudaram no desenvolvime*to da relaçã* entr* Com*nicação e Saúde: </line>
<line> [...] a partir d* décad* de 80, *om a prop*gação *a SIDA e a ne*ess**ade d* realiz*r </line>
<line> *cç*e* e camp*nhas *duca*ivas mais adequadas, o q** provo*o* um increment* no </line>
<line> númer* e na qualida*e de novos m*teriais educativos, tendo *omo obj*cti*o uma </line>
<line> com*nicaç*o m*is eficaz. *osteriormente, *roblemas como a encef*lopa*ia </line>
</par>
<par>
<line> espo*giforme bovina (*SE), a síndrome respiratór*a aguda </line>
<line> **ave (S*RS), a *ripe </line>
</par>
<par>
<line> das aves (H5N*) *, mais recentemente, a gripe A (H1N*), que ob*i*eram grande </line>
</par>
<par>
<line> atenção por **rte dos meios </line>
<line> *e comunicação social, mobilizando indivíd*os e </line>
</par>
<par>
<line> popula**es inteiras, as*um**am importância f*ndamental no d*s*nv*lv**en*o da </line>
<line> c*mun*caç*o em saú*e (BRA**O, 2011, p. 19*). </line>
<line> N* ca*o do Zika vírus, *s p*inc*pais meios de *omunicação eram a TV e a In*ernet. </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo *ssim, s*gundo uma </line>
<line> pe*q*isa rea*izada pelo Instit*t* Patrícia Galvão4, a m*i*ria </line>
</par>
<par>
<line> des*as mulher*s preferi*m as </line>
<line> o**ent*çõ*s mé*i**s. A pesquisa infor*a que três em cada </line>
</par>
<par>
<line> q*atro mulhere* procur*m se inform** sobre a doença. Mesmo que a i*tern*t com *4% e a TV </line>
<line> *om 71% *ejam os principais *e*os de informa**o, 47% das ent*ev*stadas consi*era* q*e os </line>
<line> **dicos *ue fazem o acompanhamento na gra*idez são a mel*or for*a *e *e informar sobr* </line>
<line> cui**do* com o Zika vírus. </line>
<line> Pode se inferir q*e a atualização d*s médicos em rel**ão aos *vanços cien*íf*cos, </line>
<line> meios de pr*venç*o e trat*mento da doença é *ma *emanda fundam*ntal. ** mes*a forma, a </line>
</par>
<par>
<line> *ifusão </line>
<line> de *nfor**çõe* qualificadas p*la mídia tem um* *rande impo*tância </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> enfrentamento à epi*emia. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *un*ado e* 2001, o Inst*tut* Patrícia Ga*vão é uma org*nização social se* fins luc*ativo* qu* *tua nos </line>
<line> campos do *ir**to à c*municação e do* *ireitos das m*lheres brasileiras. P*ra o In*tituto, a *ídia é um esp*ço </line>
<line> estrat*gico de in*idência soc*al e p*lí*ica p*ra qual*fic** os d*b*te* sobre pol*tic*s públicas vo*tadas à </line>
<line> promoção da igualdade e equidade *e gên*ro. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 4, *. 58-7*, **n. 2022 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação e Saúde: Uma Análise Comunica*ional do Enf*enta*ento *o *ik* Vírus </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METO*OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Par* anali**r as in*ormaç*es re*ebidas pelas mulheres, obj*to de *studo de**e trabalho, </line>
<line> foi utiliz*do o m*todo de ent*ev*sta semiestruturada, *ois desta man*ira *oi po*sível perceber </line>
<line> co*o *ada mulher se sentiu e* rela*ão às inform*ções passada* *elos diversos veículos. </line>
<line> Co* *s pr*meiros cas*s, pr*ncipalm*nte do elev*do número de cr*a*ças com </line>
</par>
<par>
<line> *ic*ocefalia, uma s*rie *e n*t*ci*s surgiram *om especu*aç*es, c*rteza*, in*o*mativos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> resultados de pesquisas de *ma **rma *u*to rápida. Essa se*uência de *nforma*ões pode </line>
<line> levar às pessoas a insegurança e a de*informação, pois ac*bam não conseguin*o filtrar o *u* </line>
<line> lhe* é *mitido e ou repa**and* in*orm*ções sem que e*as s*jam ver**deiras. </line>
</par>
<par>
<line> ** e*trevistas foram realizadas entre os dias 8 e 19 de mai* *e 2017. </line>
<line> Como *á no </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodo d*ssas entrevis*as, os conf*it*s po**ticos e e*onômico* *o país estavam em alta escala </line>
</par>
<par>
<line> *as agendas midiát*cas, pouco </line>
<line> ou quase na*a se *a*a do víru*. Isso mudou, por um curto </line>
</par>
<par>
<line> períod*, *o* o info*mati** do fim do a*arde *a doença, no dia 1* ** ma*o de 201*5: </line>
</par>
<par>
<line> O *inist*rio da Saúde de*laro*, *esta qui*ta-feira (11), o fi* da </line>
<line> E**rgê*c*a </line>
</par>
<par>
<line> Na*ional em Saúde Pública por conta d* Zik* ví*us * sua ass**i**ã* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> microcefal*a e outras altera*õ** *e*r*lógica*. O númer* de registros da inf*cção </line>
</par>
<par>
<line> caiu cer*a d* </line>
<line> 95% nos primeiros meses deste ano *m comparação com o me*mo </line>
</par>
<par>
<line> período de 20*6. *or*anto, o Brasil *ão preenche mais o* requisitos *xigid*s para </line>
<line> man**r o estado de em*r*ênci* (POR*AL BRASIL, 2**7). </line>
<line> *oram escolh*das cinco p*rti*i*an*es. Todas m**heres. O *otivo da *sc*lha apenas </line>
</par>
<par>
<line> pe*o gênero *emi*ino *eu-se pel* percepção de que elas são *s mais afet*das com a </line>
<line> doen*a </line>
</par>
<par>
<line> t*nto na s*úde física com* na psi*ológi*a. </line>
</par>
<par>
<line> S*gu*do um b*letim di**lgado pe*o Ministéri* da Saúde, no dia 10 de nove*br* de </line>
</par>
<par>
<line> 2016 d*s 196.9*6 caso* pro*áveis de i*fec*ão pelo Zik* not*fica*o* no p*í* *té *gost* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *016, *6.264 fora* *m m*lheres grávidas, sen*o *0.325 con**rmado*. </line>
</par>
<par>
<line> Os dad** mostram que a infecç*o pelo víru* Zika, em 201*, foi mais freque*te e* </line>
<line> *ulheres do que em homens e que a faixa *tá**a dos casos em mu*heres *oi de 20 a *9 anos. </line>
<line> Do tot*l de casos, 67,3% foram em mul**r*s dos quai* 72,8% em idade f*rtil. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> Portal </line>
<line> B*asil, </line>
<line> c* m </line>
<line> informações </line>
<line> do </line>
<line> Min*stério </line>
<line> *a </line>
<line> *aúd*. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em </line>
<line> :< </line>
</par>
<par>
<line> http://www.b*asi*.gov.b*/saude/20*7/05/m*nis*erio-*a-saude-declara-f*m-da-emergenci*-naci*nal-para-zika>. </line>
<line> *c*sso *m 18 de maio de *01*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, *. *, a**. 4, p. 58-76, jan. 2022 www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. *ique*ra, R. B. Dias, L. M. A. Silva, V. M. V. *. Sous*, E. M. Lacerda </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> O último e*isódio de saúde p*b*ica com sem*lha*te imp*cto *ara as mu*heres </row>
<row> hav*a sito a epidemia d* rubéola nos anos 1960. A r*béol* em mulheres gráv*das </row>
<row> pode apresentar *isco de 90% de *l*eraçõe* no fe*o se a inf*cção o*orrer nas </row>
<row> pri*eiras d*z semana* de gestação (DINIZ, *016, p. *20). </row>
<row> Par* a pesquisa, as par*icipantes ent**vistadas possuía* idades entre 23 e 37 ano*. </row>
<row> Elas *ora* encaixadas nos seguintes perfis: </row>
<row> Tabela 3 - Divisão das entrevista*as </row>
<row> Entr*vistas S*m*estruturadas </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Caracter*za*ão das E*trevis*adas </row>
<row> D*a* mulher** (A e B) que adiar*m os plano* d* terem o p*imeiro filho </row>
<row> d*vido ao vírus </row>
<row> Duas mulh**es (* e D) *ue estavam grá**das entre outu*ro de 20*5 e </row>
<row> n*vembro *e 2016 </row>
<row> Uma mulher (E) afetad* pel* víru* Z*ka qu* t*ve *m bebê com </row>
<row> micro*efalia </row>
<row> Fonte: tabela elab**ad* pelos aut*res </row>
</column>
<column>
<row> Re*ide*te em: </row>
<row> Samambai* - DF </row>
<row> Águ*s Clara* - </row>
<row> DF </row>
<row> Á*uas L*ndas - </row>
<row> GO </row>
<row> Tagu*ti*ga - DF </row>
<row> Água* Cl*ras - </row>
<row> DF </row>
</column>
</par>
<column>
<row> As *ntrevis*as for*m fe*tas através *e du*s pla*a*ormas: Skype e Facetime. Apenas </row>
<row> u*a das entrevistadas (E) *eve * disponibilid*de de receber a pesquisado*a e* casa, o que foi </row>
<row> de grand* proveito, já que ela * uma das que mais bu*c*u informaçõe* a r*speito do vír*s </row>
<row> d*vido ao fato d* t*r t*do u* b**ê a*etado. </row>
<row> E*as re*ponderam a um questionário fe*to *om base em *lg*ns polos temáticos </row>
<row> ***a**s par* a*aliar a *it*ação d* cada *úblico quand* *pr*se**ad*s ao Zika víru*: </row>
<row> Tabe*a 4 - *úblic*s e polos temáticos d*s pergunt*s. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> PÚBLICOS </row>
<row> AeB </row>
</column>
<column>
<row> *OLOS TEMÁTICOS DA* PERGUNT*S </row>
<row> In*orm*cional e comunicacional </row>
<row> Pré-planejam*nto familiar </row>
<row> Após alarde da epid*mia </row>
<row> E*o*ional para d*cisões </row>
<row> *nform*cion*l e comunic**ional </row>
<row> Ansiedade e ris*os </row>
<row> Paciente As*istida (o*ientação de médico* e </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 4, *. 58-76, jan. *0*2 *ww4.fsanet.*om.b*/revi*ta </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Comunica*ão e Saúde: *m* Análise Comunica*ional do Enfr*ntame*to do Zika Vírus </row>
</column>
<par>
<line> *eD </line>
<line> esp*ci*l*st*s) </line>
<line> Se* *l**ejamento ou com *lanejamento fa*iliar </line>
<line> S*nsação d* a**vio </line>
<line> Informacional e comu*icacional </line>
<line> Ansiedade e r*scos </line>
<line> E*oc*onal para decisões - Trauma inicial </line>
</par>
<par>
<line> E </line>
<line> Paciente Assistida (o*i*ntação de *édi*os e </line>
<line> *speci*l*st*s) </line>
<line> Pós-pl*nejamento pessoal e fam*lia* </line>
</par>
<column>
<row> Font*: *abela elab*rada *elo* aut*res </row>
</column>
<column>
<row> 69 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> No polo I*formacional e comu*i*acional, as entrevistadas f*ram questio*adas sob*e * </line>
<line> *ue ela* cons*guiram absorver do *ue li**, ouviam e ** *ssistiam so*re o *ema e quais </line>
<line> c*nclusões elas tira*am. No polo pré-planejamen*o familiar, foi anal*s*do todo o processo de </line>
<line> plan*jamento das ent*evis*ada* A e B ant*s do alarde da do*nça e depois foi analisado * *u* </line>
<line> e*a* passaram a p*anej** *pós o *larde da *pidemi*. Em emo*iona* para *e*isõ*s, a a*aliação </line>
<line> era o de como essas mulhere* *e prepararam emocionalm**te para tomar a decisão de adiar a </line>
<line> gravidez por um tempo até e*t*o in*eterminado. </line>
</par>
<par>
<line> Para o público C e D, *ambém foi qu*stio*ável o *ol* *nforma*ional </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*cac*onal. Depoi* fo*am os fatores d* *nsiedade e risc*, pois nesse perfil elas estavam </line>
</par>
<par>
<line> g*ávidas e a*nda tinham o risco de se*em af*t***s pela doença. Com is*o, havia </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> ansied*de para se *ab*r </line>
<line> se o beb* nasc*ria ou não com os *roblemas gerados pela d*ença. </line>
</par>
<par>
<line> E*se perf*l f*i o *ue tev* mais *poio m*dico do que o prim*iro, pois as *e*tantes estavam em </line>
<line> p**cesso de exames pré-natal e foram assi**ida* por médico*. Ne**e caso, a análi*e é váli** </line>
<line> por saber o que essas futur*s **es tinham *e informa*ões vindas *e*os médicos. </line>
<line> Em seguida, é apresentado o p*lo de sem planejamento ou *om pl*nejamen** *amil*ar, </line>
</par>
<par>
<line> pois cada mulher planejou *u não t*r o bebê no período em destaque desse *rabalho. Isso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> import*nte para **rificar os valores f*miliares e * pr*paração para enfrentar uma primeira </line>
</par>
<par>
<line> g*a**dez sobr* o risco *e </line>
<line> **r um* doença pre*udic*al </line>
<line> ao bebê e à gestora. Por fim, </line>
<line> v*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sensa*ão ** al*vio de*sas mães no nascimento de seu* filhos, que **rá *present*da ao longo </line>
<line> do t*abalh*. </line>
<line> No *erfil da e*t*evista E, a *u* f*i afetada p*la doença, a principal a**lis* é sobre as </line>
</par>
<par>
<line> decisões que e*a t*ve </line>
<line> ao saber </line>
<line> **e *eri* *m* cria*ça c*m micr*c*falia, se ela pensou por </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina *I, *. 19, n. 1, art. 4, *. 58-76, *an. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. *iq*eira, R. B. Dias, L. M. A. Silva, V. M. V. B. S*usa, E. M. La**rda </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> exemplo *m *m possível aborto e qua* foi a sen**ção pós-parto e a *ida atual. Se ela se </line>
<line> arrepende, se tev* boas orie*taçõe* *édicas e * que sen*iu co* a* *nformações midi*tica*. </line>
<line> A pa*tir *a entrevist*, a*g*mas outras pergunt*s fora* *l*boradas e foram se alterando </line>
<line> de acordo com as respos*as das entr*vis*adas. Para o iníc*o *a en**ev*s*a, lhes *oi solicitado </line>
<line> que se apres*ntassem com nome completo, idad*, estad* civil e pr*f**s*o, c*m * o*jetivo de </line>
<line> conhecer um po**o ma*s as en*revista*as. Depois, l*es fora *uesti*nado sobre o de*ejo de ser </line>
<line> mãe: </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line>-</line>
<line> "Eu sempre f*lei que q*eria e*gravidar aos 30, ma* por causa de </line>
</par>
<par>
<line> i*previ*t*s da vi*a, eu ** *stou fazendo 3* anos e ainda *ão engravi*ei". </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
<line> - "A vontade, mesmo, </line>
<line> d* ser mãe s*rgiu log* quando eu casei, </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncipalmente por agora q*e te*ho condições *inan*eiras de t*r f*lh*s". </line>
</par>
<par>
<line> C </line>
<line> - "*empre tive vontade de ser mã*. Era um s*nho, </line>
<line> desde a *inha </line>
</par>
<par>
<line> ado*escência me *embro de que*er muito ser mãe por gos*ar muito de cria*ça". </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
<line> - "E* já casei co* muita vontad* de ser *ãe. Se*pre tive </line>
<line> vo**ade de *er </line>
</par>
<par>
<line> mãe, entã* logo qua*do ** casei p*rei </line>
<line> de us*r métodos *ontraceptivos **rque eu </line>
</par>
<par>
<line> esperava eng**vidar assim que Deus quisesse. E a*sim f*i, </line>
<line> depoi* </line>
<line> de 3 mese* de </line>
</par>
<par>
<line> casa*a e* *iquei *rávida, logo n* p*rí*do ** maior "burburinho" do Z*ka". </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> - "Eu não ti*ha vonta*e de ter fi*ho. Depois *ue eu mudei para Brasília que </line>
</par>
<par>
<line> eu conheci me* marido f** que a </line>
<line> gente tentou *or *ois anos e q*ando res*lvemos </line>
</par>
<par>
<line> *ão te*tar mais ter fil*os, m** mari*o ac*bo* faze**o a vasectomia, só que d**s </line>
<line> semanas depois do pro*edimento *u des**bri q*e estav* *ráv*da de três semanas". </line>
<line> Todas as **rguntas seguint*s fo*am d*rec*onadas a informações que elas busca*am ou </line>
<line> receb**am de veícul*s de co**ni*aç**, *omo intern*t, TV, *ádio ou de vizinhos, *m*gos, </line>
<line> familiares ou de**onh*cido*, *lém de *specia*i*tas como os médicos. Questio**das *obre por </line>
<line> que meios elas receberam o* *us*ar*m info*maçõ*s * se **ntiram sa*is*eit*s (info*ma*as) </line>
<line> sobre o *u* leram *u ouv*ram, responder**: </line>
<line> B - "Eu via qu* tinha muit* gente fala*do disso na in*ernet, a*é que eu assist*nd* </line>
<line> um d*a um jornal na TV, acho qu* era até o Jor**l Nacional. Aí q***do eu vi a </line>
<line> quantidad* de casos *á no Nordeste b**quei ler a*g*m*s *oisas n* i*ternet, </line>
<line> *r*ncipa*ment* em sites de saúde". </line>
<line> C - "*u fi**ei sab*ndo do caso do *ika pela TV. Os jornais mostrav*m o tanto de </line>
<line> casos de cria*ça* que estavam nascend* com micr**efal**, que foi quand* </line>
<line> descobri*am q*e isso e*a por causa do *osq*ito, l**o *m seguid* eu d*scob*i que </line>
<line> estava gr*vida, então eu fiquei muito pr*ocu*ada. A* pessoa* sempre me </line>
<line> pergu*tavam "por *ue voc* vai engrav*dar agora? " N** fo* a*go pl*nejado e a* </line>
<line> p*sso*s não *ntendia* i*so". </line>
<line> D - "Co*o es*ava no auge de tudo, com o* bebês co* microcefalia que e*a por </line>
<line> caus* d* mosquito pela TV, ** fiq*ei c*m muito med*. Foi *ssim q*e eu comecei a </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.1, art. 4, p. 58-76, ja*. 2022 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação e Saúde: Uma Análise Comu*icac*onal do *nfrentament* do *ika Vírus </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> ler mui*o pela *nternet, ver programas ** tele*isão e tirar dúv*das com a médic* q*e </line>
<line> estav* me acompanhando n* ges*ação". </line>
<line> E - "Todo mundo f*lava de *ika. Eu não gosto de assistir telejo*nal, prefiro l** </line>
<line> *otícias n* int*rnet e meus a*igos do Facebook est*v** compar*ilhan** coisas </line>
<line> s*bre o víru*. Mas e* *ó me *reocupei *ua**o fiquei grávida, pois *oi um *usto, foi </line>
<line> nada planeja*o. Só no 5º *ês, na mo*fol*gica de 22 de semanas **e e* descobri </line>
<line> que o Rafa viria com a má-formação". </line>
<line> A entrevistada A, teve Z*ka meses antes *o planejado para engra*idar, esse f*i o </line>
<line> principal mo*ivo *ue * fez inicial*ente buscar informações: </line>
<line> A - "A gente tem conhecim*nto dos sintomas pela mídia queren** ou não. Um dia </line>
<line> eu **anh**i c*m o rost* e o corpo todo emp*la*o. E aí ** ma*quei uma co*sulta </line>
<line> de **ergê*cia *o* a *inh* mé*ica. Fo* as*i* que de*cobri que era Zika, mas nem </line>
<line> passou p*la minha cab*ça que f*sse a doença, *esmo eu le*do sobre na internet </line>
<line> todos os *ia*". </line>
</par>
<par>
<line> Quando questi*nad*s so*r* co** elas rec*be*am as info*mações *e uma doe*ça </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> pouco s* tinha co*hecimen*o, *s entrevista*as ACDE respond*ram qu* *e sentiram *atisfe*tas, </line>
<line> mesmo com poucos detal*e* d*s repor*agens da t*levisão e das matér**s d*sponí*ei* n* </line>
<line> internet e que pr*cu*aram u* *édic*. A e*trevis*ada B respon*eu: </line>
<line> B - "**mo eu não estava do*nte e já tinha *á alg*ns m**es ido ao méd*co para </line>
<line> s*b*r s* eu podia *ng*a*idar, nã* achei qu* tinha n*ces*idade i* ao médico só pra </line>
<line> perguntar sobre Z*ka. O *ue vi na tel*visã* já *o* sufici*n*e p*ra ad*ar o pl*no de </line>
<line> ter um bebê". </line>
<line> Pode-se observar, então, que as mulheres afeta*a* pelo Z*ka, seja p*la doença se* </line>
<line> estar gr*vida como no caso da entrevist**a A, as gr*vidas C * D e, claro, a E, ***a* assist*das </line>
<line> por um es*ecial*sta e ele servi* como font* para tirar dúvidas. </line>
<line> As *ntrevist*d*s A, B e D tiveram a oportuni*ade de se pl*neja*em, seja para adiar a </line>
</par>
<par>
<line> gravi*ez ou *ar c*nt*nuidade à </line>
<line> gestação com atenção e cuidados. * planeja**nt* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> importante, poi* evita *ossíveis r*scos e *u* o bebê seja afetado, * que n*o gera 10*% de </line>
</par>
<par>
<line> ce*tez*, </line>
<line> já que a entrev**tad* C, m*smo *ão ten*o pla*ej*do a </line>
<line> *ravi*ez, não foi afetada, </line>
</par>
<par>
<line> dif**entemente da entrevi*tada E. *ssim, </line>
<line> *ode-se dize* *ue A e B ti*era* a **ior </line>
</par>
<par>
<line> o*ortunida*e *e **colha. </line>
</par>
<par>
<line> *ós ac**tec*men*os e alardes do ví*us em gran*e escal*, o* planos *ess*s mulher*s </line>
<line> *udaram, algu**s puderam *e* a s*nsa*ão de alívio, outras se mantiv*r*m e* ob*ervaç*o </line>
</par>
<par>
<line> contín*a em </line>
<line> *elação à doença. E*as foram *uestion*das sobre sen*imen*os * futuros planos, </line>
</par>
<par>
<line> p*s alarde: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sin* PI, v. 19, n. 1, art. 4, p. 58-76, jan. 2022 </line>
<line> *ww*.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Siqueir*, R. B. D**s, L. M. A. Silva, V. M. V. B. So*sa, E. M. Lacerda </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> - "*ara mim, como já *avia sido a*iado p*la seg**da vez, poi* na primeira </line>
</par>
<par>
<line> vez * adi*mento foi *or u** que**ão financeira mes*o e aí de*idi*os esper*r. Daí </line>
</par>
<par>
<line> a *e*te tinh* </line>
<line> ***gramado, para p*rar de to*ar re*é*io e eng**vidar *o início *o </line>
</par>
<par>
<line> ano passado (2016), aí depois do carnaval eu *ive a Zi*a. Eu *ch** m*ito ruim, mas </line>
<line> meu mar*d* achou foi bom porque ele ainda não queria. Eu fiquei muito frustrada. </line>
<line> A mi*ha mé*i*a *e disse **a *sperar m*is *ns * m*s*s. Já passou *sse tempo, mas </line>
<line> agora a minha ideia é engravidar no f*nal do a*o, *ara ter mais tempo". </line>
<line> B - "Aind* tenho receio *e te* *i*ho, ainda ma*s po*que meu marid* *os </line>
<line> úl*i*os meses fez algu**s *i*gens *ara o nordeste a tr*balho * sei que o Zika *ode </line>
<line> *er trans*itida p*r relações *exuais. *amos esp*rar, talvez seja no final do ano *u </line>
<line> no a*o que vem, não s*i **nda. A v*ntade segue a mes*a, mas o medo co*tinua né, </line>
<line> não quero ser irr*spo*sável". </line>
</par>
<par>
<line> C </line>
<line> - "A sensaçã* </line>
<line> de a*ív*o veio um </line>
<line> *ouco antes e um p*uco </line>
<line> depoi*. An*es, </line>
</par>
<par>
<line> p*rque assi*, vo*ê f*z o ultrassom e os exame* e o </line>
<line> m*dico *iz pra v*c* que seu </line>
</par>
<par>
<line> bebê está bem, que o c*rebro de*e e*tá be* f*rmado, mas mesmo *ssim você *inda </line>
</par>
<par>
<line> fica com a*uele </line>
<line> *é atrás porque o que d*z a mídia é que à* vezes o cére*ro da </line>
</par>
<par>
<line> cr*ança poderia </line>
<line> est*r do tam*nho n*rmal e a c*ia*ça ai*da ter microc***lia, </line>
<line> então </line>
</par>
<par>
<line> vo*ê fica *uito pr*ocupada. En*ão você tem que esper*r a cr*ança **scer para *aber </line>
<line> *e ele vai ou não ter probl*ma d* visão, olf*t*, entre *utr*s *oi*as. Ent*o assim, o </line>
</par>
<par>
<line> alívio </line>
<line> v*i* quando eu peguei e*a no </line>
<line> co*o e </line>
<line> a </line>
<line> médica disse que ela </line>
<line> *r a </line>
<line> s*per </line>
</par>
<par>
<line> saudá*el". </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
<line> - "Eu *ngravi*ei em julho *e 2015, bem *a </line>
<line> época de *aior crise. Eu *abia </line>
</par>
<par>
<line> que aqui </line>
<line> em Brasília a </line>
<line> d*ença não *in*a meio que che*ado ainda, mas e* me </line>
</par>
<par>
<line> preocupei, fiquei usando repelente, </line>
<line> evitava s*ir de </line>
<line> casa e tal. Tanto que eu *iquei </line>
</par>
<par>
<line> sabendo pela TV que * melhor repelente que tin*a e que eu usava *s*ava em falta, </line>
<line> *í ** surtei. Mas assim, eu me *uidei ao *xtremo, ia toda se*a*a no **dico. Eu s* </line>
<line> fiq*ei assim *liviada quando eu g*nhei ele e vi q*e e*tav* *udo *e*. E *u* **smo </line>
<line> que ele ti**sse al*u* problema eu fi*aria fe*iz, po*s foi um pre*e*te ** D*us. Mas </line>
<line> até *oje eu uso *e*e*ente * faço *od*s que m*ram com*go us** tam*ém". </line>
<line> E - "Como eu soube a**d* gr**ida, meu mari*o e *u ti**mo* *empo para </line>
<line> pensa* e nos prepara*. E* ne*hum m*me*to e* pensei em não te* o beb*, então *u </line>
</par>
<par>
<line> *r*cu*ei outras mã*s </line>
<line> que tiveram os </line>
<line> filhos com mi*roc*falia, me orien*ava, </line>
</par>
<par>
<line> p*squisava coisas na internet e se* tinha *úvida pe*gu*tava para um médico lá d* </line>
<line> Re*ife. A nossa rotina aq*i em casa mudo* muito, mas não me arrepe*do de na*a. </line>
<line> *eu filho é uma bênção * veio pra me tr*z*r ale*ria. O tratamen*o é muit* *aro, </line>
</par>
<par>
<line> p*is *le precis* de *m fis*o*era*eu*a, um </line>
<line> terapeuta o*u*ac**nal, médi** ped**tra, </line>
</par>
<par>
<line> mas eu aind* não quis *ec**rer a aj*da do g*verno, *ois até hoje tenho uma vida </line>
<line> muito corrida e feliz e não quero t*r d*res ** *abeça *or agora" </line>
<line> Diante das *e**osta* a*r*sentad*s, é p*ssível i*entificar que, mesmo em co*f*i*o c*m </line>
<line> a doença, a* informações lidas, vi**as e *u*idas *or es*as mulh*res se*viram como alertas </line>
<line> para o n*v* vírus. P*ra a e*trevistad* B, as *nfo*maç*es foram sufi*ie*tes *ara uma de*isão </line>
<line> fi*al *e adiar a gravi*ez. Para a entrev*stada A, ter a d**nça a fez proc*rar mais informações </line>
<line> médicas para além dos portais ** saúde, TV, rádio e outros meio*, já qu* el* teve a doe*ça </line>
<line> ainda em plan*s de engravi*ar. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> entrevi*tadas C e D se informaram pelo* veículo* de co*unicação de forma </line>
</par>
<par>
<line> prev*ntiva. Isto é, se **ualizara* sob** novas pesq**sas e formas de prev*nir a doença *o uso </line>
<line> *ev. FS*, Tere*ina, v. 19, n.1, art. *, p. *8-*6, ja*. 202* www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comuni*ação e Saúde: U*a Análi*e Comunicacion*l do En**entamento do Zika Vírus </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> ** re*elente*, ev*tar sa*r de casa e outros, poré*, como estavam em </line>
<line> acompan*ame*to </line>
</par>
<par>
<line> mé*ico, tir*ram suas dúvidas com eles * de*o*i*avam sua confiança nos especialist*s. Mes*o </line>
</par>
<par>
<line> *om tudo i*so, só *iveram o </line>
<line> sentimento *e alívi* no nascimento dos fil*o*, qu**do </line>
</par>
<par>
<line> perce*eram que tudo *stava normal. </line>
<line> A en**evistada E, pouco p**c*rou informações sobre o vírus em veícu*os de </line>
</par>
<par>
<line> comun*cação, já que de*ido às </line>
<line> circunst*nc*as não acre*itava qu* ia </line>
<line> eng*avidar m*i*, *oré* </line>
</par>
<par>
<line> logo que soube da g*avi*ez </line>
<line> procurou um m**ico e se preveniu, buscando *lgu*** </line>
</par>
<par>
<line> infor*a*ões na internet, mas *penas *o 5º mê* de gestação descobriu a má-formação do filho. </line>
<line> Os médicos passaram a ser s** único meio de info*m*ção verídi*a. </line>
<line> As informaçõe* tr*nsm*ti*as pela impr*nsa servi*am como es*alo inicia* na pe*cepção </line>
<line> da doenç* para essas mulheres, foi por meio delas que f*i p*ssí*el saber um pouco m*is s**re </line>
<line> u*a doença, mesmo *ão co*seguindo filtr*r o que *ra de fato comprovado, ma* *rocu*ando </line>
<line> s* alertar. A*esar *isso, el*s não se conformaram com **do e pr*curaram orientaçõe* </line>
<line> médica*, proc*diment* normal, analisando cada situação *m particular. </line>
<line> 4 CONSIDE*AÇÕ*S FIN*IS </line>
<line> A comuni*ação e * saúde são duas áreas d* estudo diferent**, mas *** ao longo do </line>
</par>
<par>
<line> tempo viram uma complemen*aridade. A comu*icação nes*a rel*ção consolidou o </line>
<line> po*er </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atu*ção na soci*d*de e * saúd* encontrou um meio *st*atégi*o de circulação de inf*rmaçõe*. </line>
<line> Este t*ab*lho re*orça a necessid*d* de uni*o entre e*sas du*s áreas. Elas po*suem </line>
<line> pot**cia*idades na busca de inf*rmar a população, *ois é prec**o que *ma seja **is c*ere*te </line>
</par>
<par>
<line> com a out** e divid*m as dúvi**s, idei*s e nov**ade, porqu* a questão pri*cipal </line>
<line> não *ó é </line>
</par>
<par>
<line> tr**smitir info*m*ç*o é tr*bal*ar na construção do *onhecimento. Isto *, desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*ento com as pessoas em evitar doenças, até a bu*c* por serviços a que os in*i*íduos </line>
<line> têm direito e que não sabem por f*lta d* i**orm*ç*o. </line>
</par>
<par>
<line> * te*a d*st* pesquisa </line>
<line> enfrentou u*a *ra*de di*iculdade ao longo do processo de </line>
</par>
<par>
<line> desen*ol*imento. O assunto Zika ainda é muito *ouco fal**o no âmbito ci**tífico. Seg*n*o a </line>
</par>
<par>
<line> Secr*taria </line>
<line> de Vi*ilâ*cia Sanitár*a, em 2014 </line>
<line> *avia **enas 147 pu*licaç*es sobre *ika, o </line>
</par>
<par>
<line> *tu*lmen*e são *ais </line>
<line> de mil. M*smo que r**entem*nte as pesqu*sas es*e*am começando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apres*nt*r resul*ados s*tisfatórios, * m*dia está indo con**a e*s* fluxo, p*is </line>
<line> *n*uanto ma*s </line>
</par>
<par>
<line> resultados aparece*, menos se fala da **f*rmi**d*, atu*lment*. Esse fl**o também dificultou </line>
<line> o re*gate de memór*as *ara algumas das entrevist*das, que po* ca*sa do tempo e*tr* o al*rde </line>
<line> da d*ença e *s entrevistas não se r*cor*ava* muito d* fato* pontuais. </line>
<line> R*v. FSA, **resin* PI, v. 19, n. *, art. 4, p. *8-76, j*n. *022 www4.f*an*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Siqueira, R. B. Dias, L. M. A. Silva, V. M. V. B. Sou*a, *. M. L**e*da </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> C*mo apre*entado no *rabalho, o Distrito Federal não teve tan*os casos de p*s*o*s </line>
<line> af*tadas pel* vírus, o q** dificultou o recrutamento par* as entrev*st*s, pois foi *ecessário </line>
<line> abrir o *eq*e *ar* as regiões d* en**r*o. A maior dificu*dade foi a *e encontr*r uma mulher </line>
</par>
<par>
<line> que se e*c*ixasse </line>
<line> n* *rup* da que t*vesse *id* </line>
<line> a**tada *ivesse filhos com microc**ali*, </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mas isso </line>
<line> foi soluc*o*ad* depois de </line>
<line> *ma busca pe*a* redes sociais e telefone*as. Outr* </line>
</par>
<par>
<line> questão é o fato de que todas elas ou *ão mãe* de bebês ou têm uma vida p*o*iss*onal muito </line>
</par>
<par>
<line> corr*da, o que fez a pesqu*sadora re*orrer a **cursos tecn*lógi*os *ara poder ter </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*oximidade e alcanç*r *s resp*stas para a análise dos r*sultados, co* o uso do Skype </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Fa*e*i*e. </line>
</par>
<par>
<line> A parti* *o objetivo d*ste trabalho, que era a*alisar como a* mul*eres se *entiam e* </line>
<line> relação à* inf*rma*õ*s trans*it*das pelos *eículos de co*uni*ação, de form* am*la, isto é, *e </line>
</par>
<par>
<line> * pa*tir delas s* </line>
<line> sentiram c*m*letamente informadas a r*speit* do a*sunt* ou não, foi </line>
</par>
<par>
<line> percebido qu* *s *essoas conseguem fi*t*ar *s a*suntos dos noticiár*os, d* acordo com a sua </line>
</par>
<par>
<line> realidad*. A* entrevistadas *a*saram *urante o período de 2015 e </line>
<line> 2016 por uma *meaça </line>
</par>
<par>
<line> c*ama*a Zika vírus, que naquel* *o**nt* colocava em risco os pl**os des*as fu*uras mã*s. </line>
<line> Por *sse m*tivo, *las procu*aram e se atent*vam mais aos noticiários. </line>
<line> D*r*nte o desenvolvime*to da pesquisa, o fato *o fim do *lerta *ara a *oe*ça feito </line>
</par>
<par>
<line> *el* M*nistério d* Sa*d* em </line>
<line> conjun*o *o* organizações sociais e de saú*e fez c** que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> epi*emia já não criass* *a*s tanto al**d* co*o há dois anos. Sem dúvid*, es*a re*iravolta </line>
<line> cau*a * *e*spectiva de ** futuro *r*balho sobre o antes e o *epois do alerta. </line>
</par>
<par>
<line> No pre*en*e t*abalho f*i v*rif*cado, </line>
<line> t*m*ém, que as *ntre*istadas, a partir d* cada </line>
</par>
<par>
<line> rea*id*de, se mantinh*m s*tisfei*as com o qu* liam, ou*iam e ou *ssi*tiam sobre a epidemia, </line>
</par>
<par>
<line> ma* a maioria *rocurou aju*a de um especiali*ta </line>
<line> para *i**r </line>
<line> possí*eis dúvidas e ***er *om* </line>
</par>
<par>
<line> agir na situaç*o ap*es*ntada. </line>
</par>
<par>
<line> Durante o proce*so de metodologia, a a*ão mais difíci*, co*o citado an*eriormente, f*i </line>
<line> o de resgate *a m*mória dessas m*lh*res sob** a*go que foi vivenciado *á pouco m*is d* u* </line>
</par>
<par>
<line> *no. Algumas pela </line>
<line> proximidade c*m a r*al*dade (A, B, C e D) *onseguem se lembra* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pouco de alguns f*tos, mas </line>
<line> para uma entrev*sta realizada tanto te*po *epo*s dos fatos, esse </line>
</par>
<par>
<line> resgaste de *emórias é complicado, </line>
<line> por iss* foram </line>
<line> desenvolv**os os polos de te***es, para </line>
</par>
<par>
<line> uma verificação da conscient*zação a partir dos noticiários. </line>
<line> A entre*istada E consegu*u apresenta* em *uas *espostas um r*sgate melhor, já que </line>
<line> v*veu intensame**e a doe*ç* * convive até h**e *om ** causas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.1, art. 4, p. 5*-7*, jan. *022 </line>
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<line> Com*n*caçã* e S*úde: *ma Anális* Comunicaci*nal do Enfr*ntamento do Zika Ví*us </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> A Comunica*ão e Saú*e vêm desenvo*vend* u*a relação que fo*enta * comunidade </line>
<line> científica e pr*p*cia, principalmen*e, por meio de estra*égias c*municac****is, * tradu**o, em </line>
<line> l*nguage* popular, ace*sível, dos signi*ic*d*s espe*ífic*s *a área d* Saúde. </line>
<line> P*r*anto, es*e trabal*o s*gere *ue *aja mais *nteraç*o entre os ou*intes, a impr**s* e </line>
<line> os a*suntos de saúd*, el* v*m pro*or que **vas pesqui*as na áre* de *omunicação e *a*de </line>
<line> *o*sibili*em ab*an*ência e re*evância para ** d*** áreas. </line>
</par>
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<line> Como Refe*enciar este *rt*go, con*orme ABNT: </line>
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<par>
<line> L. B. SIQUEIRA, R. B. DIA*, L. M. A. S*LVA, *. M. V. B. *OUSA, E. M. </line>
<line> LACE*DA </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação e Saúde: Uma Anális* Comun*cacio*al do En*r*ntam*nto do Zika Vírus *or P**enc*ais </line>
<line> G*stantes do D*st*ito *ederal e Entorno. R*v. FSA, Teresin*, v.1*, n. 1, art. 4, p. 58-7*, jan. *022. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuição dos Autore* </line>
<line> L. B. Siq*eira </line>
<line> R. B. *i*s </line>
<line> L. *. A. Silva </line>
<line> V. M. V. B. Sousa </line>
<line> E. M. Lacer*a </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*c*pçã* e p*anejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nterpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela**ra*ão do r*scunho ou na revisão crítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) pa*ticipaçã* na aprovação *a versão *inal do m*n*sc*it*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. **, n.1, art. 4, p. 58-*6, jan. **22 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/revis** </line>
</par>
</page>
</document>

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