<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 8, p. 148-166, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.1.8 </line>
</par>
<par>
<line> Us* de Ferramentas da Qualidade na E*g*nharia de *ro*etos: U** Análise Bibli**étrica </line>
<line> Use o* Quality Too*s in P*o*ect Engin*ering: A Bibli**etri* Analysis </line>
</par>
<par>
<line> *ran*iele F*r*andes C*mara </line>
<line> Graduada em Eng*nh*ria Química pel* **iversida*e Federal do Esp*rito Sant*/Brasil </line>
<line> E-mai*: franfernandesc@*ot*ail.com </line>
<line> Rodrigo *andow de F*ei*as </line>
<line> Douto* *m Aquic*lt*ra pela Univ*r**dade Fed*ral do Espírito S*n*o </line>
<line> E-mail: ro*rigo.r.freit*s@ufes.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *ran*iele Fernand*s Câ*ar* </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. *on*y *erley de A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Espírito </line>
<line> Santo, </line>
<line> Cent*o </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Uni*e*s*t*ri* Nort* </line>
<line> do E**írito </line>
<line> Santo, </line>
<line> Depa*t*ment* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Engenha*ias </line>
<line> e </line>
<line> Tec**l*gia </line>
<line> (DETEC). </line>
<line> Rodovia BR </line>
<line> 101 </line>
<line> *rtigo *e*ebido em 0*/*9/*021. *ltima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Norte, </line>
<line> K* *0. Litorâ*eo. </line>
<line> 2993*540 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> Ma*eus, </line>
<line> E* </line>
<line>-</line>
<line> recebida *m 22/09/20*1. Apro*ado em 23/0*/*021. </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Rodr*go R*n*ow de Freitas </line>
<line> Avalia*o *elo sis*ema Tri**e Revi*w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade </line>
<line> **deral </line>
<line> do </line>
<line> Espírito </line>
<line> Santo, </line>
<line> C*ntro </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e* </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ário Nort* </line>
<line> do E*p*rit* </line>
<line> Santo, </line>
<line> Depart*mento </line>
<line> de </line>
<line> (avaliação ce*a por dois *val*a*ores d* área). </line>
</par>
<par>
<line> Engenharias </line>
<line> e </line>
<line> T*cnologia </line>
<line> (D*TE*). </line>
<line> *odovia *R </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> N*rte, </line>
<line> Km *0. *itor*neo. </line>
<line> 29932540 </line>
<line>-</line>
<line> São </line>
<line> M*teu*, </line>
<line> ES </line>
<line>-</line>
<line> Revisão: Gram*tical, Normativa * d* *or*atação </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso de Fe*ram*ntas da Qual*dade na Eng*nharia de Projetos: Uma Análi*e B*bl*ométrica </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Com o obj*tivo d* for*ecer arcabouço teórico pa*a compreen*er e* que estág*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento científ*co se enco**ra o tema pesquisado e para nor*e** es*orços em **tur*s </line>
</par>
<par>
<line> e*t**os, realiz*u-se pr*sente a </line>
<line> a*álise bibli*m*trica </line>
<line> e* torno do uso de ferrament*s *a </line>
</par>
<par>
<line> *ualidade na *estão de projet*s. **r*m **ilizadas as b*ses de dados SciEL*, We* of Sc*ence e </line>
</par>
<par>
<line> Sc*pus, com as *eguint*s </line>
<line> Tags (português e inglês): "Gestão de Pro**tos" (Project </line>
</par>
<par>
<line> Man*gement) e "Ferramentas </line>
<line> da Q*a*idade" (Qu*lity tool*). C*m * aplicação de refinos </line>
</par>
<par>
<line> metodol*gicos es*e*íficos, foi possível *stabel*c*r um portfólio com vinte a*tig*s, a partir </line>
<line> d*s q*ais foi rea*izada anál*se quan*i*at**a e q*a*i**tiva, de *odo * a**ese*tar *s *ersp*ctiv*s </line>
<line> dos autor*s * *uas con*lusõe* acerca ** t*ma. As ferra*entas Word Could e Matriz *WOT </line>
<line> foram construídas e utilizada*, de modo a apresentar as área* de estudo que mais publicaram </line>
</par>
<par>
<line> sob*e a tem*tica </line>
<line> e os pontos posit*vos e nega*ivo* de se u*i*izar *s ferramentas da quali**de </line>
</par>
<par>
<line> n* gestão de p*ojetos, respe*tivamente. Assim, o estudo trouxe à tona * *mportância do tem* </line>
<line> abordado, o destaque *o uso d* Seis Sigma e DMAIC *os trabalhos acadêmicos em di*ersos </line>
<line> s*tor*s e como isso reflete no *ucesso *e projetos, *ão deixand* de me*cion*r as de*ais </line>
<line> ferramentas da qua*idade, gerando assi* um* maior constr*ção do conhecimento. </line>
<line> *alavras-cha*e: Bibliometri*. Gestão de Proj*tos. Qualidade. </line>
<line> ABST**CT </line>
</par>
<par>
<line> Investmen*s in training *nd development </line>
<line> progr*m* are st*a*ily increasing in org*nization*. </line>
</par>
<par>
<line> Along with them, th* con*e** of companies in *nalyz*ng the res*lts of t*eir programs grows. </line>
<line> Thi* st*d* has *he object*ve of building an *va*uati*n model of tr*in*ng re*ults, pro*os*d for </line>
<line> the Coil Fi**shing ar** of a Pulp and Pa*e* company, us*ng t*e K**kpatrick method*l*gy, </line>
</par>
<par>
<line> which </line>
<line> proposes the div*sion of the e*aluation int* 4 levels, *hich are: Re*ct*on, L*arnin*, </line>
</par>
<par>
<line> Behavior and *esult*. The final model is p*esen*ed, *nd m*y guide </line>
<line> othe* studie* in th* </line>
</par>
<par>
<line> c*eation of th*i* ow* m*dels, *owever, in*icators a*d data s*ould </line>
<line> be ad*pted to each </line>
</par>
<par>
<line> organizat*onal situa*ion, cons*dering their particul**ities. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds: Bibli*metric. Project Management. Quality. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, *. *9, n. *, art. 8, p. 148-166, j*n. 2022 </line>
<line> w***.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Câmara, R. R. F*eita* </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*D*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A ge*tão d* p*ojetos é um conjunto de ferramen*as da administ**ção que permite a *ma </line>
<line> empresa d*sen*olver **a *érie de com*etências *estinadas a con*ro*ar, desenvolver e </line>
</par>
<par>
<line> solucion*r ev*ntos ún*cos e comple*os em condi**es pré-d*termina*as de t*mpo, custo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualidade (RESTRI; NA*CIMEN**, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Um proj*to de s*c***o *t*nde a* p*azo, cu*to, escopo e r*tor*a v**or para a </line>
<line> or*anização, propiciando vantage* co*pe*itiva para a empresa (SHENHAR, *001). Por esse </line>
<line> *ato, o mercado tem inve*t*do *ada *ez mais na f*rm*ção *e **us gerentes de *r*jetos com o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo *e tornar as equipes m*is *g*is e fle*íve*s, transfo**an*o * teoria </line>
<line> em p*á*ica, </line>
</par>
<par>
<line> alinhada às es*rat***** de negó*ios para obter os melho*es resultados para corporação a </line>
<line> (PATAH; **RVALHO, 200*). </line>
<line> *o*hecime*to técni*o é *sse*c**l para * d*senvol**mento de um *rojeto de engenharia. </line>
</par>
<par>
<line> *ontudo, exi**em *n*mer*s </line>
<line> razões que podem *azer com q*e um p*ojeto atras* *u mesmo </line>
</par>
<par>
<line> falh* completame*te. Desfech*s cr*ti*o* po*em ser evitados * *a*tir de uma boa g*s**o de </line>
</par>
<par>
<line> pro*etos. *egu*do Ribe*ro (20**), m*delos conc**tuais **m objetivo de garant*r uma </line>
<line> bo* </line>
</par>
<par>
<line> co*unicação *ntre as equipes *e engenhar*a estão send* d*se*vol*idos </line>
<line> par* mini*izar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estatí**i** de proj*tos fracassados. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo *mar*l et al. (2011), *ão exi*t*m t**nica* específicas para o ge*enc*amento de </line>
</par>
<par>
<line> proj*t*s, ou </line>
<line> *eja, n** </line>
<line> há ferrame*tas di**rent** daquela* j* co*h*cidas para </line>
<line> planejam*nto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> controle tr**i*iona*s. D*ssa *or*a, as ferrame*ta* de *elhor*a co***nua pode* ser adapta*as </line>
</par>
<par>
<line> e *mplementadas </line>
<line> para organizar e gerir projetos *e eng*nharia com excelência, busca*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> erradicação de de*perdícios financeir*s, de temp* e de profissionai* (RI**IRO et a*., 2*13; </line>
<line> Ver*nese, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> É de com*m a*o*d* que o *lto padr*o de *u*lida*e de </line>
<line> um projeto in*ersamente é </line>
</par>
<par>
<line> pr*porc**nal à* *p*rtu**dades d* f*acasso *esse mesmo proje*o. P*rta*to, * </line>
<line> enge*he*ro </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> trabalha com os princípio* da m**h*ria contínua, de*e*volvendo **dicadores de pra*o, custo </line>
<line> ou lu*ro, utilizando d** recurs*s g*á*icos *aracte*ís*i*os da me*odologia, consegu* realiz** </line>
</par>
<par>
<line> uma aná**se </line>
<line> am*la de qualq*e* situaçã* e tomar uma *ecisão </line>
<line> as*er*iva sobre *ualquer *ema </line>
</par>
<par>
<line> r*l*c*onado ao *rojeto des*nvol*ido. </line>
</par>
<par>
<line> O ciclo PDCA, por exemplo, é u*a técnica si*pl*s </line>
<line> ut*liz*da </line>
<line> para </line>
<line> or*aniza* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> seq*enciar investigação por soluções *e *roblemas e me*horia de process*s (PERE**A, a </line>
<line> 20*4). A ferramenta é *omp*sta po* *m ciclo de quatro a*ões *linhad**: planejar (pl*n), fazer </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 1*, n.*, art. 8, p. 148-16*, jan. *0** www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U*o de Ferram*ntas *a Q*ali*ade na Engenh*ria ** Pro*etos: Uma Anális* Biblio*étri*a </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> (d*), c**car (check) e executar (act). A retroalimentaçã* constant* do ciclo *aran*e que o </line>
<line> pro*e*o es*eja sempr* em evol*çã*. </line>
<line> Six S**ma t*mbém é uma ab*rdag*m b**eada e* p*ojetos, fo*ad* no cliente e orientada </line>
</par>
<par>
<line> por dados </line>
<line> (BLACK; REVERE, **0*) que faz us* d* uma m*todologia estrutu*ada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sistemá*ica, q*e *e ba**i* </line>
<line> em definir, medi*, *na*isar, </line>
<line> melh**a*, co*t*olar (DMA*C) ro*e*ro </line>
</par>
<par>
<line> p*ra me*horia co*tínua, *ara melhorar a capaci*ade dos proces*os </line>
<line> de neg*cios (EL-HAIK; </line>
</par>
<par>
<line> A*-AOMAR, 200*). Para ser *mpleme**ada de forma efi*az, r*quer total *rença da gestão e </line>
<line> *ompromisso, *ma lid**ança de projeto técnico bem treinada e experiente para **uar c*mo u* </line>
<line> age*te de mudança e uma equipe de p*ojeto *ultifuncional dedicada e competen*e. </line>
<line> Al*m d*ssa*, pod*m também *er citadas como f**rame***s relev*ntes: Diagram* *e </line>
<line> C*usa e Efeito (*IAGRAMA DE I*HIKAWA) que indi*a ao gestor do pr*jeto a "caus* raiz" </line>
<line> *e um determina*o problem* (Pos*i, 2006); os His*ogramas qu* apresentam a te*dência </line>
<line> c*ntr*l, que nada mais é que o *rau de d*sp**sã* e o form*to *e uma distrib*içã* estatística; </line>
<line> Diagr**a de Pareto que procu*a i*entificar a causa funda*ental *o proble*a e *pontar </line>
</par>
<par>
<line> medida* co*retivas, também conhecido como P*incíp*o 80/*0, </line>
<line> *o qua* *0% dos p*o*le*as </line>
</par>
<par>
<line> decorrem ** 20% das causas (CARPINE*TI, *012); por fim, Gráficos d* C*ntrole que </line>
</par>
<par>
<line> mostram at**v*s *e </line>
<line> ilustra**es com* o </line>
<line> processo, ou o* re*ultados, *stão se com*orta*do, </line>
</par>
<par>
<line> sendo capaz de sinalizar uma variação do esperado, ma* se* indi*ar uma *o*ução (CES*R, </line>
<line> 2*13). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, ten*o em vis** a oportunidade d* i*pleme*tação das fer*amentas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ualid*de na eng*nharia de projeto* e co* o*je*ivo de forne*e* arcabou*o teórico </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> compre*nder em que estágio de de*en*olv*me*to científ*co se enco*tra o *ema pesquisado e </line>
</par>
<par>
<line> para *ort*ar esforços em futu*os *studos, re*li*ou-se a </line>
<line> presente análise bi*liomé*rica nas </line>
</par>
<par>
<line> bases de dados SciELO, Web o* Science e Scop*s. </line>
</par>
<par>
<line> * ME*ODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O prese*te *rabalho r*fe*e-se a uma revis*o bib**o**trica, portanto trata-se de u*a </line>
<line> pesquisa com r*gor metodológico definido, com *bj*tivo de r*sponder a questões específicas </line>
<line> *e pesqu*sa p*r meio d* *ole*a, seleçã* e *nálise *e e*tud*s publicad*s e disp*n*ve*s pa*a </line>
</par>
<par>
<line> consulta (MACED*; BOTELHO; DUARTE, *010). Em comparação com a </line>
<line> crí*i*a li*erária </line>
</par>
<par>
<line> *rad*cion*l, esta an*lise pod* s*r considerada inovadora devido </line>
<line> *s m*l*ipl*s escolhas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jul*amentos disp*ní*e*s, </line>
<line> a*ém d* uso ** fe*ramentas </line>
<line> *sta*ísticas para compr*ender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina **, v. 19, n. 1, art. *, p. 148-166, jan. 20*2 </line>
<line> ww**.*sanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Câmara, R. R. *reitas </line>
<line> *52 </line>
</par>
<par>
<line> comport*men*o do* fe*ômenos *om ba*e em diferentes tr*balhos e fontes cien*íficas (*HEN </line>
<line> et *l., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> procediment*s metodológicos propostos f*ram baliz*dos </line>
<line> pelo estudo de *ouza </line>
</par>
<par>
<line> (2013), do t*po e*plo*ató*io-descrit**o, que visam pro*orcionar maior familia*idade com o </line>
<line> **obl*ma, busca*do torná-lo *la*o, propi*iando c*iar relações entre o *ema e o uso de téc*icas </line>
<line> p*d**ni*ada* de co**ta de dados na for*a de **vantamento. </line>
</par>
<par>
<line> A análise quantitativa </line>
<line> o*orreu com a identif*cação e </line>
<line> esco*ha das base* </line>
<line> de dados, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aná*i*e das poss*bili**des de *o*ertur* que as bases de dados ofe*e*e***, *m ter*os de área e </line>
<line> período, *ubstan*ia* resposta para o pro*osto. *a*a estudo, serão utilizada* as *latafor*as </line>
<line> **b of *cience, SciELO e Scopus (B*RTOL*; F*EITAS, 2021). </line>
<line> Visando pr*porci*nar u* melhor ente*d*me**o par* o le*tor, relata-se que o Web of </line>
</par>
<par>
<line> Science (ISI - In*titu*e for </line>
<line> Scienti*ic Inf*rmation) é atua**en*e do grupo empr*sarial </line>
</par>
<par>
<line> Thomson *euters. Está disponível des*e 199*, *endo abrangência internaci*n*l e i*forma*ões </line>
<line> bibliográficas e ci*ações de a*roximadamente 40 m**hões de art*gos científicos, publicados a </line>
</par>
<par>
<line> partir *e 1945 em mais </line>
<line> de 230 áreas </line>
<line> t*máticas. Além disso, a WoS *ferece registros </line>
</par>
<par>
<line> bibl*ográf*cos padroniz*d*s, </line>
<line> *** aux*lia *a contag*m e organização dos </line>
<line> dados (De Souza, </line>
</par>
<par>
<line> 2013). </line>
</par>
<par>
<line> O Scientif*c E*etronic Library Onlin* (Sc*ELO) é uma biblioteca eletrôn**a que ab****e </line>
</par>
<par>
<line> *ma col*ç*o se*ecionada </line>
<line> de p**iódicos c*entífi*os bras*le*ros. Resultado *e um projeto de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *a FAPE*P (F*ndação de Amparo * Pesquis* d* Estad* de São Paulo), a Sc*ELO </line>
<line> tem por objetivo o desenvolvimen*o de u*a met*dolog*a co*um para a pre*aração, </line>
<line> a*ma*enamento, dissemina*ão e avaliação da produçã* cie**ífica em for*ato *letr*ni*o. </line>
</par>
<par>
<line> *, p*r fi*, </line>
<line> S*opus </line>
<line> é </line>
<line> uma pro*riedade da Ed**ora El*evi**, é um banco de *ados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res*mos e citações d* artigo* para j*rnais/revistas </line>
<line> acadêmicos. *b**nge cerca *e 19,5 m*l </line>
</par>
<par>
<line> título* de ma*s </line>
<line> *e </line>
<line> 5 mil editoras internacion*is, *** campos científico, t*cnico e de ciências </line>
</par>
<par>
<line> m*d*cas e soc*ais. </line>
<line> O cr*tério *e **sc* utiliza*o foram *odos os fator*s dis***íveis e* cada plataforma, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a anális*, como título, res*mo, pal*v**s-chave e corpo do </line>
<line> *exto, </line>
<line> a* e*pressões de bus*a </line>
</par>
<par>
<line> foram *m portugu*s e inglês. </line>
</par>
<par>
<line> A seguir *oram selecionadas as palav*as-chave (tags) que determina* o enfoque </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa po* meio de *ópi*os. Para garant*r que * t*ma de est*do fosse totalmente c*p*urado </line>
<line> n*s Bas*s d* Dados definidas, *s palavras-chave fo*am det*rminada* co* base nos objetivos </line>
</par>
<par>
<line> ger*is e </line>
<line> espe*ífic*s *este </line>
<line> tra*alho. D*ssa *orma, quatro "keywords" f*r*m s*lecionad*s: (1) </line>
</par>
<par>
<line> Ge*tão de *rojeto (Project Manageme*t), (2) *erramentas *a *uali*ade (Qua*it* too*s). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.1, art. 8, p. 148-166, j*n. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *so de Ferramen*a* da Qualidade na *ngenharia d* Pro*etos: Uma An*lise **bliométrica </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> Esperou-*e com isso q*e dess* *ombi*ação retornas*e o maior númer* de artigos </line>
</par>
<par>
<line> relacionados ao tema. A *artir do número *e referências obtidas, deu-se início ao refino, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *rim**ro deles foi a seleção d*s d**umen*os do tipo "Artigo", para que fossem excluídos os </line>
<line> materiais como notas t*cn*c*s, re*umos, monograf*a*, disserta*ões * teses. A seguir, foram </line>
<line> selecionado* artigos mais recentes (último* 5 anos), *u* f*ram public*do* nos anos de 2017, </line>
<line> 201* e 2019, 2020 e **2 1. </line>
<line> Para d*f*nir o númer* amos**al considerado váli*o *ara análise, como mencion*do p*r </line>
<line> Cay e Uyan (2013), o tamanho d* amos*ra (núme*o de art*gos necessários) depende do </line>
</par>
<par>
<line> tamanho da população (total de artigos) </line>
<line> e do *rau de confiabilid*de dese*ad* para </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> r**ul*ado* </line>
<line> obtidos. Para este estudo, o tamanh* da am*stra foi es*abe*ec*d* pela expressão </line>
</par>
<par>
<line> apresentada *a (Eq*a*ão *) (Dupo** & Pl*mmer, 1990). Est* cálc**o fez-se *ecessár*o p*ra </line>
<line> gar*ntir a representativi*a** dos dados coleta*os e * legitimid*de da pesquisa: </line>
</par>
<par>
<line> No qual n é o *am*nh* da amostra; N represent* o tamanho *a populaçã*; e é o erro </line>
</par>
<par>
<line> amostral; xn a proporç*o est*mada d* ite* pesquisado n* *mostra (%); Z * val*r da </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> absciss* da curva </line>
<line> normal *ssociada ao n*vel de c*nfiança (**RBETTA, 20*7). Foi </line>
</par>
<par>
<line> considerado um *rro a*os*r*l ace*tá*el de 10% e, como não s* tem uma **evis*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pro**rção estimada, u*il*za-s* o v*lor d* 50% e * nív*l de confi*nça *tilizado foi d* 90%. </line>
</par>
<par>
<line> E*aborou-se tamb*m o *ord Clouds para *elhor vis*alização das *r*as de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> *obre o assunto para *prese*tar. Tal ferrame*ta transforma uma de**rminad* quan**dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pal*vras *m um* nuvem *e palavras, *m qu* cad* palavra é dimension*d* de a*ord* *om o </line>
</par>
<par>
<line> s*u n*mer* de ocorrên*ias, *odend* *inda s*r usado como </line>
<line> *m a </line>
<line> fer*amen*a ** análise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados (***GAS e* al., 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Po* *im, realizo*-se uma análise qual*tativ*, ap*e*entand* u** </line>
<line> síntese a *espeito d*s </line>
</par>
<par>
<line> conclusõ*s e perspectivas dos autores *estes *rtigos so**e o tem* e t*ndo como base as </line>
<line> con*ider*ções *oletadas foi *la*orada uma Matriz S*OT (strengths, weak**sses, </line>
</par>
<par>
<line> opportunitie*, threats), *nalis*ndo os fat*res positivos e *egativos. Essa a**lise consiste </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> uma *é**ica *e *l**eja*ent* **tratégico utili*ada para auxiliar pesso** ou </line>
<line> organizaçõe* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identifica* forças, fr*quezas, *portunidad*s e ameaças relacionadas * competição e* *egócios </line>
<line> ou planejamen*o de projetos (SILVEIRA, 20*1). </line>
<line> Re*. *SA, Tere*ina PI, v. 19, n. 1, art. 8, p. 14*-166, jan. 2022 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. *âma*a, R. R. Fre*tas </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - *l**ograma do pr*cesso de seleção, mape*mento e discussão de materiais. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores, 202*. </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ESULTADOS E DIS*USSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na base ** d*do* WOS, c**siderando a busca pel*s t*gs em inglês (8 materiais), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*imei*a publicaçã* foi Six *i*ma - The methodology for acheiv*ng *otal busines* ex*e*lence </line>
<line> (MAJ*TOROVIC & STEF**OVIC, 2**5). *a base de dado* SciELO, idioma inglês (42 </line>
<line> m*t*ria*s), a pri**ira publicação foi Metodologi* par* la con*truc*ión de **j*tos virtuales de </line>
<line> aprendizaje, apoyada *m *ealidad a*menta*a (*ERNAL; BA*L*STEROS-RI*AURTE, </line>
<line> 2017); n* idioma po*tuguês, ne*ta mesma base (11 mater*ais), * ***meira pu*licação foi </line>
<line> E*plo*in* the factors associat*d with **pert systems success (GUIMAR*ES; YOON; </line>
<line> O\NEAL, 1997). Na base ** dados S*opus, po* *u* v*z, no idioma in*lês (271 m*teria*s), * </line>
<line> pr*m*ira publ**ação registrad* fo* Tools fo* improving the quality of R&D m*nag*ment </line>
</par>
<par>
<line> (M*N*E, </line>
<line> 1*92). No idioma port*g*ês as bases *e dados WOS e S**pus não *etornou </line>
</par>
<par>
<line> ***hum resultad* n* *usc* *ela* tags. </line>
<line> Ao selecion*r a*enas os docu*entos do tipo "A*tigo", obteve-se 38 artigos n* *ase de </line>
<line> d*d*s Sc*EL*, 2 artigos na base de dados WOS * 133 artigos na base de dados Scop*s, *mbos </line>
<line> na bu*ca das pala*ras-chave no id*oma inglês. N* *usca das palavr*s-chave no idioma </line>
<line> *or*uguê* mantiveram-se os mesmos 11 art*g*s na base de dados SciELO. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.*, art. 8, p. 148-166, j*n. **22 www4.fsanet.*om.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *so de Ferr*mentas d* Qualidade *a Engen**ria *e *rojetos: Uma A*áli*e B*bliométrica </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> Co* * refino de buscar o* artigos publica*os nos último* 5 anos, o *no *tual (2021) </line>
<line> nã* foi e*cluído, mesmo a pe*qu*sa sendo realizada no dia 30/0*/2021, co*siderando a </line>
</par>
<par>
<line> importância e relevância das pub*ic*çõ*s </line>
<line> atuais. Assim, o número de artigos por base d* </line>
</par>
<par>
<line> dados após * refino **i de WOS inglês - 1 artigo; Sci*LO *nglês - </line>
<line> 12 artig*s; </line>
<line> *ciEL* </line>
</par>
<par>
<line> po*tuguês - 3 a*tigos; S*opus inglês - 5* a*tigos. </line>
</par>
<par>
<line> Com * *álcu*o para iden*ificar o ta*a*ho da a*ost*a, resultou em 1 ar*igo da WOS, 3* </line>
</par>
<par>
<line> artigos da S*opu*, 10 artigos </line>
<line> da SciELO em inglês e 3 artigos *a Sc*ELO em português. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> partir da leitura dos resu*os dessas *u*licaçõe*, o*teve-se o *eguinte resu*tado: WOS in**ês </line>
</par>
<par>
<line> - 1 arti*o; *ciEL* inglês - 2 arti*os; SciELO por*uguês - 1 a*tigo; e Scopus inglês - </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> arti*os. Porém, foi ident*fic*da *ma duplicidade entr* a busca *o i*io*a i*glês e em </line>
<line> português na base de *a*os *ciELO, lo*o 1 artigo foi excluído, *orm*ndo *m *ortfólio de </line>
<line> p*bl*cações d* 21 arti**s (Tabela *). </line>
<line> T*bela 1 - Relaç*o dos artigos do portf**io </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Título </row>
<row> Di*inuindo a lacu*a de ga*ant*a de </row>
<row> qualidade entre o gere*t* e os me*bro* da </row>
<row> equipe por m*io d* uso de ferram*ntas d* </row>
<row> *oft*a** </row>
<row> *ppli*ati*n* of te*plate A3 and value- </row>
<row> *tream *apping in process improvement: </row>
</column>
<column>
<row> Autores </row>
<row> Muño*, M. </row>
<row> Vie*ra, *. F. & Weiss, J. M. G. </row>
</column>
<column>
<row> Ano </row>
<row> 2*19 </row>
<row> 2021 </row>
</column>
<column>
<row> *itaçõe* </row>
<row> 0 </row>
<row> 0 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> t*e c*se of building eleva*ors in*tallation </row>
<row> Managing Quality in Aviatio* Projects </row>
<row> Implementation of le*n six **gma in Saudi </row>
<row> Arabian organizat*ons: Findings from a </row>
<row> survey </row>
<row> An empirical investigat*on of critical </row>
<row> *ucces* fac*ors i**lu*nci** the succ*ssful </row>
</column>
<column>
<row> Mar*on, J. W.; Richardson, T. </row>
<row> M. & Anantatmula, V. </row>
<row> Albliwi, S. A.; Antony, J.; </row>
<row> Arsh*d, N. & Ghadge, A. </row>
<row> Ku**r, V. & Sh*rma, R. R. K. </row>
</column>
<column>
<row> 2021 </row>
<row> 20*7 </row>
<row> 2017 </row>
</column>
<column>
<row> 0 </row>
<row> 41 </row>
<row> 20 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> TQM implementation f*r firm* *ith </row>
<row> differ*nt st*ategi* *rien*ation </row>
<row> Collaborati*e and teamwor* software </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> development in an un***graduate so**ware </row>
<row> engineering course </row>
<row> M*n*factu*ing conv*rs*on cost reduction </row>
<row> using *uality control tools and digitiz*tion </row>
<row> of re*l-tim* *ata </row>
<row> Six Sigma DM*IC project to improve the </row>
<row> perfor*ance of an a*uminum die casting </row>
</column>
<column>
<row> *aibulet, C. & Arcel*i F**tana, </row>
<row> F. </row>
<row> Shivaje*, V.; Singh, R. K. & </row>
<row> Rastogi, S. </row>
<row> Ma*ques, P. *. A. & Mat*hé, </row>
<row> R. </row>
</column>
<column>
<row> 20*8 </row>
<row> 2019 </row>
<row> 2017 </row>
</column>
<column>
<row> 16 </row>
<row> 15 </row>
<row> 12 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> opera*i*n in Portugal </row>
<row> Quality *unction deployment: more than * </row>
<row> de*ign tool </row>
<row> Six *igma me*hodology advantage* fo* </row>
<row> *mall- and m*di*m-sized ent*rpris*s: A </row>
<row> case study in the plumbi*g *nd*stry i* th* </row>
</column>
<column>
<row> Erdil, N.O. & Ara*i, O.M. </row>
<row> Vendrame Taka*, *. R.; </row>
<row> Wo*d*, J. & da Silva, I. *. </row>
</column>
<column>
<row> 201* </row>
<row> 2017 </row>
</column>
<column>
<row> 9 </row>
<row> 9 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Unit*d States </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 19, n. 1, art. 8, p. 1*8-166, j*n. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Câmara, R. R. Freitas </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> An e*plor*ti*n of the e*tent of Lean *ix </line>
<line> Iyede, R.; Fall*n, E. *. & </line>
</par>
<par>
<line> Sig*a implemen*at*o* in th* West of </line>
<line> 2018 </line>
<line> 8 </line>
<line> Donnellan, P. </line>
</par>
<par>
<line> Ire*an* </line>
</par>
<par>
<line> Emp*rica* a*alysis *f Six Sigma p*oject </line>
<line> Hud*urkar, M.; A*b*kar, S. & </line>
</par>
<par>
<line> capab**ity deficienc* and its impact on </line>
<line> 20*9 </line>
<line> 7 </line>
<line> Bhattac*ary*, *. </line>
</par>
<par>
<line> project success </line>
</par>
<par>
<line> Improve*ent Mana**ment Tool* i* th* </line>
<line> Delgad*-H*rna*dez, D. J.; </line>
</par>
<par>
<line> Construc*ion Industry: Case Study of </line>
<line> Cruz-Cruz, C. C. & *enc*s- </line>
<line> 2017 </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Mexico </row>
<row> A lean si* **gma *rame*ork for </row>
<row> continu*u* an* incremental improvement </row>
<row> in the oil and gas se*t*r </row>
<row> Six Sigma tool selection t* achieve goa*s </row>
<row> in t*e sh*rt-term - A case study </row>
</column>
<column>
<row> Garcí*, P. Y. </row>
<row> Nas*imen*o, D. L. M.; </row>
<row> Gon*alvez *uelhas, O. L.; </row>
<row> G*smã* *aiad*, R. G.; (...); </row>
<row> Garz*-R*ye*, J. *. & Rocha- </row>
<row> *ona, L. </row>
<row> *chün*mann, G. A. Q.; De </row>
<row> Oliveira, M.; Z**tar, I. C. & </row>
</column>
<column>
<row> *0*9 </row>
<row> 2018 </row>
</column>
<column>
<row> 4 </row>
<row> 4 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Qual*ty enhan*ement throu*h first pas* </row>
<row> yield using statistical p*ocess c*ntr*l </row>
<row> A quali*y mana*em*nt approa*h to guide </row>
<row> the ex*cutive management te*m thr*ugh </row>
<row> the *roduct/service *nnovation process </row>
<row> A syst*matic m**hodo*ogy *or developing </row>
<row> bo**ie in risk assessment: Applicat*on to </row>
</column>
<column>
<row> S*l*me, R. </row>
<row> Nataraj, S. & Ismail, M. </row>
<row> Ch**, C.-K. & Reyes, L. </row>
<row> Aus*, J. & Pons, D. </row>
</column>
<column>
<row> 2017 </row>
<row> 2017 </row>
<row> 2020 </row>
</column>
<column>
<row> 4 </row>
<row> 3 </row>
<row> 2 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> borescope inspec*ion </row>
<row> The app**cations of Kai*en **thods in </row>
<row> project *ettings: appli*d *tu*y i* *or*an </row>
<row> Im*rov*ng i*ternal *uali** control s*s*em </row>
<row> *ithin a health*ar* set*ing on the bas*s of </row>
<row> project management </row>
</column>
<column>
<row> A*-Hyari, K. A.; Abu *aid, M. </row>
<row> K.; *rabeyyat, O. S.; *l- </row>
<row> *wasmeh, *. & Haffar, M. </row>
<row> Latuha, O. A. </row>
</column>
<column>
<row> *0*9 </row>
<row> 2017 </row>
</column>
<column>
<row> 2 </row>
<row> 2 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autor*s, *021. </line>
<line> As p*blicaçõe* puderam s*r enc**tra*as *m pe*i**icos de diversas á*eas. Para a </line>
<line> apresen*ação dessas á*eas, tem-*e a Figura 2, **e utiliza a ferramenta Wor* Clou* para *ma </line>
<line> mel*or vi*ualização. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 19, n.1, ar*. *, p. 148-166, ja*. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso de *erramentas da Qualidade na Enge*haria de Proj*tos: Um* A*á*ise Bibliométr*ca </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 2 - Áreas conforme os periódic*s em que os artigo* foram publicad** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *utores, 2021. </line>
<line> * pa*tir da figura a*rese*tada, po*e-se verificar qu* os *eriódicos em q*e mai* *ouv* </line>
</par>
<par>
<line> publica*ões foram *aque**s re*acionados à Ges*ão, Qualidade, G**tão da Qual*dade Total </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Engenharia. Torna-*e poss*ve* apre*entar uma s*nte*e das consid*rações dos a*tores destes </line>
<line> arti*os sobre * tema. </line>
<line> M*ño* (*019) traz o estudo *ob** o pro*eto de desenvo**imento de sof*ware e, dentre os </line>
<line> envol*idos, t*m-se o ger*nte de quali*ade e o ger*nte do pro*eto. Com isso, * arti*o a*rese*ta </line>
</par>
<par>
<line> resu*tad** da v*l*da*ão de uma f*rra*enta desenvo*vida como suporte para a realização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> at*vida*es relacionadas à garantia da *ual***de. Segundo o a*tor, as ferramentas já existentes </line>
</par>
<par>
<line> dão suporte na fase </line>
<line> de dese*volver </line>
<line> um pr*jeto, *as nã* g*ra*tem tal suport* durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ecuçã* * verif*cação *o que </line>
<line> *stá sendo desenvolvido, ge*ando *ma lacun* *e garantia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e ent*e o gerente * a e*uipe. Raibulet & Arcell* Fontana (2018) *amb*m est*dam um </line>
<line> projeto de d*s*nvolvimento de softw*re en*re alunos de *raduação, ana**sando a qualidade do </line>
<line> softw**e de*envolvido *or m*io do Son*rQube. </line>
<line> Viei*a e Weiss (2019) a*r*sentam *m e*tudo sobre um p*oje*o p*l*to *e instalaç*es de </line>
<line> elev*do*es p*ediai*, co* b*se nas recomendações para uma gestão *fi**ent* d* projetos, </line>
<line> estrut*radas pel* Projec* Management Institute (PMI). Ao utilizar a ferr*menta "modelo A3 " </line>
<line> e o m*peamento do fluxo *e valor (VSM), *d*nti*i*aram-se efetiva**nte *s p*inc*pais </line>
<line> gargalo* e o p*tencia* *ara mel**r*as no processo de instalação de elevadores </line>
</par>
<par>
<line> eletrome**nicos. A apl*caçã* conjun*a </line>
<line> do template A* e do mapea*en*o de **uxo de va*or </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, v. 19, n. 1, art. 8, p. 148-16*, jan. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Câ*ara, *. R. *reitas </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> possibilitou uma análise de**l*ada do *roce**o de insta*ação *e elevadores e o </line>
<line> ***en*olvime*to *e açõe* assertivas vo*tada* *ara a mel*oria da qualid*de, r**uçã* d* lea* </line>
<line> time e satisfação dos clientes. </line>
<line> Ma*ion, *ic*ar*son e An**t**m*la mostram que o g*renciamento de p*o***o* a*range </line>
<line> t*dos os a*pectos da aviação e *encionam que *ad* a extrema importância da qualid*de para </line>
</par>
<par>
<line> todos os fabr*cantes de </line>
<line> aeron*v*s, c*mpanhias aér*as </line>
<line> e </line>
<line> passageiros, e*pera-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *erenc*amento da **alidade, no con*e*to do *ere*ciamento d* *r*jetos, seja u*a construç*o </line>
<line> cl*r*me*te defini**. Assim, u* dos obje*iv*s deste estud* é pesqui*ar c*mo a *ualidad* deve </line>
<line> ser gerenciada em pr*jetos de av*ação. </line>
<line> Kumar e S*ar*a (2017) a*resentam que f*tores *rític*s d* su*esso (C*Fs) são </line>
<line> re**onsávei* pela implem*ntação bem-sucedida do s*st*ma de ges*ão da q*alida*e to*al </line>
<line> (TQM), den*re e*tes fatore* tem-*e a Ge*t*o de *r**et*s. </line>
</par>
<par>
<line> Alb*i** et a*. (2017) aval**m c*iticamente o status *t*al da imp**menta*ão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> f**ramenta Lean Six Sig*a (LSS) em org*nizações d* Arábia Saudita, *til**ando uma amostra </line>
</par>
<par>
<line> de entrevistados </line>
<line> d* di**rentes áreas e h*erarq*ias dent*o </line>
<line> de </line>
<line> uma orga*ização: excelência </line>
</par>
<par>
<line> empre**r*al, atendi*ento ao clien*e, engenharia, T*, produ*ão, gerenciamento de *rojeto*, </line>
<line> q*ali*ade e; CEOs, gerentes seni*res, *eren*es de nív*l méd*o, fu*cion*rios e o Equipes L*S. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, verifi*ou-se *omo </line>
<line> ponto de p*r*ida *ue é necessár*o t*r mais foco em al*uns </line>
</par>
<par>
<line> pr**l**as, dentre eles o de s*leção e execução d* proj*tos. </line>
</par>
<par>
<line> I*ede, Fallon e Donnellan (*018) e*ploram a extensão </line>
<line> da im*lementação </line>
<line> de LS* e* </line>
</par>
<par>
<line> empresas d* man*fatur* no o*ste da Ir*anda. Ele e*amina os principa*s fatores de sucesso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fa*ha, be*efícios ferrame*tas de qualidade que *nfluenciam * i*planta*ão de *rojetos *ue e </line>
</par>
<par>
<line> im*lementam </line>
<line> o LS*. Aprese*tam </line>
<line> as fe*ramentas e técnic*s LSS *ue pro*uzem </line>
<line> bons </line>
</par>
<par>
<line> result*dos quando usa**s no gerenciament* de projetos de melhori* da qu*lid*de. As </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas mais frequentemente usadas são as seguintes: an*lise de *ausa </line>
<line> rai*, t*abalho </line>
</par>
<par>
<line> padronizado, fer*am*ntas 5S, *MEA e o d*agram* d* causa e **eito. As ferra*entas que </line>
</par>
<par>
<line> *r*uxeram m*lhores </line>
<line> result*dos foram: </line>
<line> análise de ca**a r*iz, *rabalho </line>
<line> padro**zado, </line>
</par>
<par>
<line> ferramen*as 5S, FM*A, di*grama d* causa e efeito, 5W2H, plani*ha d* veri*i*ação, </line>
<line> *a*ea*ento de fluxo de *alor, Kaizen, Pareto e gráf**os *e control*. </line>
<line> Shiva*ee, S*ngh e Rastogi (2*19) tra*em para *isc*ssão * pressão que *s f*bricante* de </line>
<line> *utomóve*s de duas *odas n* Índ*a estão enfr*nta*do pa*a *eduzir o custo geral de fabrica*ão, </line>
</par>
<par>
<line> a fim de sustentar a *osi*ão no mercado l*cal global hipercompetit*vo. *ste estudo tenta e </line>
<line> ilu*trar a redução do cu*to de conversão de *a*ricação prio*iz*ndo e analisa*do *s fatores de </line>
<line> c*s*o u*and* a **or*agem DM*IC (de*inir-medir-analisar-melhorar-*on*role) usan*o </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.*, **t. *, *. 148-1*6, *an. 2022 *ww*.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso d* *er*am**ta* da Qualidade *a Eng*nh*ria de *rojetos: Uma Análise *ibliomét*ica </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> ferram*ntas de controle d* qualida*e (QC) *omo *ráfico de Pareto, diagrama de causa e ef*ito </line>
<line> e digitalização de dados em t*mpo r*a*. Assim, faz-se *ecessá*io o es*udo d*s projetos ** </line>
<line> fabricação para melh*rias inovador*s para el*minar os desperdíc*os de processos e redução de </line>
<line> c*stos de c*n*u*íveis. </line>
<line> Marq*es e *atth* (2017) também *tilizara* a *etodologia Seis S*gma - DMAIC, </line>
<line> des*a vez, e* uma empresa ind*stria* po*t*gu*sa, c** o **jetivo de reduz*r a taxa de rejei*ão </line>
<line> de um *etermin*d* *roduto manufaturado dev*do a defeitos gerados em *ma ope*aç*o de </line>
<line> fundição de alumínio por gravidade. A equipe do projet* d*scobriu q*e a a*ta t*xa de r*j*iç*o </line>
<line> era ca*sada por fatores ineren*es à *rópr** operação d* fund*ção *ob p*essão e pela mi*tura de </line>
</par>
<par>
<line> peças rejei*a*as feitas de diferentes tip*s de ligas de *utros lo*a** da </line>
<line> fáb*ica. O*tra </line>
</par>
<par>
<line> constatação fo* </line>
<line> que a **ecução b**-*ucedida do p*oje*o só foi poss*vel devido à </line>
<line> crença </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apoio da alta administra*ão e ao envolviment* a*ivo dos membros da equipe. </line>
<line> *endrame et al. (20*7) men*ion*m que a i*tegração das fe*ramentas da qualidade com </line>
<line> * *e*o*o*ogia Six Sig*a é de ***dame*tal impo*tância. *este e*tudo, * apli*a*ão é *m um* </line>
</par>
<par>
<line> pequena e média </line>
<line> empresa de produto* *e encanamento na América ** Norte, em que uma </line>
</par>
<par>
<line> equipe multifuncional usa as ferramentas *e*odo*ogia Six Sigma para reduzir o t*mpo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cicl* e aum*ntar a* ve**as. Este *studo de *aso *pre*enta um rot*ir* para estudar o **clo de </line>
</par>
<par>
<line> produção *sando o </line>
<line> processo DMAIC e estraté*ias são im*lementadas para contr*lar a* </line>
</par>
<par>
<line> m***orias do </line>
<line> projeto e </line>
<line> d* process*. Em cada </line>
<line> u*a das etap*s d* DMAIC fo*am us*das </line>
</par>
<par>
<line> algumas fer*amentas da qualidade, de*tre el*s: Desdo*ra*en*o da Fu*ção Q*alida*e (QFD), </line>
<line> Benchmarki*g, Análise d* m*do de falha e efeito (**EA), Diagrama de Pareto, Regressão </line>
<line> Múlt**la, C*ntrole est*tí**ico de proces*os (SPC) e **2H. </line>
<line> Nascimento et al. (2019) ex*l**am as sine*gias entr* a produção *n*uta (LP) e os </line>
</par>
<par>
<line> princípios do Seis Sigma par* propor uma estrutura de L*S par* a melhor** *ontí*ua </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incremental no setor de p*tróle* e gás. A estrutura LSS tridimensiona* procura fornecer vár*as </line>
<line> combi**ções sobre a integra*ão entre os *ri*cípios LP, ciclo DMAIC e o ciclo de plane*a*- </line>
</par>
<par>
<line> *azer-ver*ficar-a*i* (*DCA) *ara </line>
<line> apoiar *s nec*ssidades de gerenciamento d* projeto*, </line>
</par>
<par>
<line> pr**es*os e de *perações. </line>
</par>
<par>
<line> Schünemann et al. (20*8) também tr**xe*am para d*scussão a impl*menta*ão *o </line>
</par>
<par>
<line> DMAIC, em *u* foi </line>
<line> estud*d* </line>
<line> u* projeto de *edução de sucata de uma **ndi*ão de ferro </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, c*ja *quipe cons**u*u im**a*tar u* pro*esso d* D*AIC em dois meses, que </line>
<line> re*ultou em be*efí*i*s de aprox*mada*ente U$ 50.000,*0. Na fase D *oi usada a fe*ra*enta </line>
<line> 5W2H, na fase M foi utili*ado Diag**ma de Pareto, na *a*e A fizerem um brainsto*m junto a* </line>
<line> *iagrama de caus* e efeito, na fase I foi utilizado o ci*lo PDCA e n* fase C **nstruír*m </line>
<line> Rev. FS*, Tere*i** PI, v. 19, n. 1, art. 8, p. 14*-166, j*n. 20*2 ww*4.fsanet.com.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Câmara, R. R. Fr*itas </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> f*uxogramas e gráficos de controle que eram usados pe*a equipe de *ual*dade antes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> im*l*men**çã* d* proje*o. </line>
</par>
<par>
<line> Até aqui, pode-se constata* que diversas áreas de atuação a*licam *s ferrame*t** d* </line>
<line> qu*l*d*de nas etapas da metodol**ia D*AIC, de *orma que *esde o plan*jament* até o </line>
<line> c*ntrole de proj*tos, processos e operaçõe* tais fer*ament*s possuem um papel *undamental. </line>
<line> H*dnurk*r, *mbeka* e Bh***acharya (2019) t*azem a compr*ensão das d*ficiências na </line>
<line> capac*dade do p*ojeto Se*s Sigma e validaçã* empírica do seu impacto *o su*esso do proje*o. </line>
</par>
<par>
<line> O es*udo confi*ma *ue </line>
<line> *s c*pacidades organizacionai* na impl*mentação d* Seis Sig*a </line>
</par>
<par>
<line> afetam o su*esso dos pro*etos. </line>
</par>
<par>
<line> Erdil </line>
<line> e Arani (2019) *nvestigaram at* que </line>
<line> p*nt o o </line>
<line> desdo*ramento </line>
<line> da fu*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *uali*ade (QFD) pod* *er usa*o na melhor*a da qual*da** não ape*as uma da* atividad*s de </line>
<line> projeto. Uma **trutura foi desenvo**ida para a implementação do QFD c*mo um* ferram*nta </line>
<line> de me*horia d* qu**idade * os problemas *e *ua*id**e foram analisados us*nd* o projet* de </line>
</par>
<par>
<line> uma em*resa </line>
<line> de fa*ricação d* revestimentos cerâmicos. Os autores menc*onam </line>
<line> que **te </line>
</par>
<par>
<line> modelo pode ser *da*tado para a*oiar a qu*lidade * o pro*esso de melhori*, com* *ix Si*ma, </line>
</par>
<par>
<line> L*an * PDCA, **e ajudarão o QFD a ser e**abelecido como </line>
<line> uma imp*rtante fe*rame**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> q*alidad* * mel*oria de processos e projet**. </line>
</par>
<par>
<line> Delgado-Hernand*z, Cr*z-Cr*z e V*nces-García (2017) têm como foco as fer*amentas </line>
</par>
<par>
<line> de**inadas a ger*nciar **oj*to* **rque </line>
<line> são co*sid*radas mais prática* d* que suas </line>
</par>
<par>
<line> contrapart** cor*orat**as, rel*cionad*s </line>
<line> * cultura, implantação de pol**ica*, parcerias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capacitação, para cita* *lg*ns, *endo g*ralm*n*e u**lizadas p*la *lta *dmini*tr*ção. </line>
<line> Além </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> r*curso* huma*os, comunicaçõ**, riscos, aq*isições e </line>
<line> g*stão de int*gração, </line>
<line> em </line>
<line> ter*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> su*esso do projet*, ex*ste* quatro fatores que dev*m ser gerenc**dos em um proje**: *usto, </line>
<line> tempo, escopo e *ualidad* (CHAMOUN, 2007). E**atizando * i*p*r*ância d* q*alidad*, s*o </line>
<line> cita*as fe*ramentas como QFD, *S, Di**rama d* árvore, etc. </line>
</par>
<par>
<line> Na*araj e Ismail (2017) trouxeram </line>
<line> u* projeto de uma </line>
<line> empresa (M*PO*) que fabrica </line>
</par>
<par>
<line> câmaras *e para ci**omot**es, scooters, b*cicletas, *iqu*xás, car*os, tratores, c*min*ões a* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*sim por d*ant*. Como *s tubos </line>
<line> das bic*cletas formam a maior parte d* pro*ução, *les </line>
</par>
<par>
<line> res*ltam em uma rece*ta signif*cativ* para a empr*sa. Portant*, *ra *i*al re*uzir defe*t*oso* e </line>
<line> eli*inar a po*s*bilid*de d* retrabalho ou sucata. A*sim, a fim *e obter retornos ma*s elevado* </line>
</par>
<par>
<line> p*r meio de menos de**ito*, tub*s </line>
<line> de bicicl*ta f*ram o p*nto de foco neste *rojeto. Uma </line>
</par>
<par>
<line> análise </line>
<line> do gráfico d* Pareto foi realiz*da para identificar os tipos de defeitos mais </line>
</par>
<par>
<line> sig*ific*tivos. A *nálise do Dia*ra*a de Ishikawa foi us*da par* destacar as possíveis **usas </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 19, n.1, art. 8, p. 148-*6*, jan. 202* www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso de Ferramen*as da Qu*lidade na Engenharia de Projetos: U*a Análise Bib***métrica </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> do* defeitos e, p*rtanto, determinar a* c**sas que *ivera* * maior ef*ito. Um pla*o de a**o </line>
<line> pa*a melhori* fo* *ecomendado. </line>
</par>
<par>
<line> Chen e Rey*s (201*) desenvolveram uma ab*rdagem d* gestão *a qu*lidade, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> ajudar a* *qu*pes de Gestão Executiva a lidar melhor com o projeto de inovação, c*m base no </line>
</par>
<par>
<line> proce*imento de resolução de </line>
<line> *roblemas e *a aplicação </line>
<line> de f*rra*en*as e técnica* de </line>
</par>
<par>
<line> qualidade. Neste artigo foram apresentadas *omo ferramentas de qualidade efet**as Diagrama </line>
<line> de **ret*, *is*ograma, *iagrama de Ishik*wa, *MEA, 5**H, á*vore de dec*são, QC 7 t**ls, </line>
<line> en*re o*t*a*. </line>
</par>
<par>
<line> Den*re *s fase* da *e*tão de </line>
<line> *rojetos, Aust e Pons (2020) trazem o g*renciament* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> risc*s e fornece u*a forma es*ruturada de realizar a análi*e B*wtie e constru*r o D*agr*m* </line>
</par>
<par>
<line> Is**kawa par* id*ntificar *s causa* e </line>
<line> conseq*ências dos pe*igos e mo*trar as b*r*eiras que </line>
</par>
<par>
<line> pod*m prevenir ou mi*igar a **orrência d*s event*s. O método é desenvolvido p*r* i*speção </line>
<line> *isual dos *omponentes da turb**a a *ás. </line>
<line> AL-H*ar* e* al. (2019) exploram *s r*sulta**s da i*pl*mentaç*o da abordag*m Ka**en </line>
<line> em um projeto de *onserto de ca*avan*s pe**o da frontei*a Jordân*a-*ír*a no camp* de *a*tari. </line>
<line> Os *ados for*m colet*dos *or meio *e entrevistas e observação in loc* com *uncionári*s que </line>
<line> *st*v*ram env*l*id*s com * proje*o de manutenção das caravanas e possuem conhecimento e </line>
</par>
<par>
<line> info*m*ções a*equadas *obre o </line>
<line> proje*o. Nesse p*ocesso, um Diagrama de Ishikaw* * usado </line>
</par>
<par>
<line> p*ra reco*hecer e exp***a* uma rel*ção causa-ef*ito so* o tema Kaizen s*lecionad*. </line>
<line> Latuha (2017), por sua ve*, apresent* u* estudo sobre a aplicação *o gerencia*ento *e </line>
</par>
<par>
<line> projetos </line>
<line> para melhorar * cont*ole *e </line>
<line> q*alidade em um ambiente de saúde em condiçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> modern**. O a*tigo tem como obj*tivo e*plorar as a*ordag*n* da gestão de projet*s no c*mpo </line>
<line> da me*hori* da q*alidade do tra**lho *m u* amb*ente d* saúd*, co* o fo*o pri*cipal nas </line>
</par>
<par>
<line> práticas na**onais e </line>
<line> internaciona*s, e des*reve* um modelo d* *ntegraç*o de *e**oria </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e *o* *erviç*s de s**de e* amb*entes de saúde su*tentávei*, aplica*d* </line>
<line> gerenc*ame*to de pro*e*os com base e* *ados de pe*q*is*s pr*prias. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, tendo como base a* c*ns*de*ações *oletada* nos *rtigos que compu*eram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> po*tfólio, f*i possível el*bora* um* Matriz SWOT (Tabe*a </line>
<line> 2), </line>
<line> com informaçõe* *ert*nentes, </line>
</par>
<par>
<line> avaliando dessa for*a o* *onto* positivos e negativos pa*a a </line>
<line> c**tinuação da pesqu*sa com </line>
</par>
<par>
<line> foco no tem* abordado. Com a *atriz SWOT *orna-s* possí**l identif*car as forças e a* </line>
</par>
<par>
<line> fra*uezas que *ão f**ore* *nternos, e oportun*dades e *mea*as </line>
<line> que sã* fator*s </line>
<line> *xterno*, </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> * odo </line>
<line> a </line>
<line> visualiz*r vantag*ns, de*v*ntagen*, *ontri*uições p*ra se concretizar os objetivos </line>
</par>
<par>
<line> prejudici*is para * exe*uç** d*stes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 19, n. 1, art. 8, p. 148-166, jan. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Câmara, R. R. Fre*tas </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *a*ela 2 - Ma**i* SWOT ela*or*da *o* b*se nas info*mações coletados pelos artigos </row>
<row> Positivo Negati*o </row>
</column>
<par>
<line> Força* </line>
<line> F*aquezas </line>
</par>
<par>
<line> - Ferramentas da *ualidade apl*cad** à* etapas da g*stã* de projetos; - A**icaç*o *o Seis Sigma e DMA** s*o *orte*ente explorados n* liter*tura; </line>
<line> - Ferrame*tas *a qualid*de pode*iam ser mai* explor*das pelo* líderes de projetos pela sua e*iciê*cia e eficáci*; </line>
</par>
<par>
<line> O**rtuni*ades </line>
<line> Ameaças </line>
</par>
<par>
<line> - Fer*amentas da qu*lidade poderiam ser mais *xpl*radas pelos líde*es d* pr*jetos pe*a sua eficiênci* e eficáci*; </line>
<line> - Fa*has *raves em p*oj*to* de diversas dimensões *or n*o sab*r aprov*i*ar as ferramentas disponí*eis. </line>
</par>
<column>
<row> Font*: Au*ores, *0*1 </row>
<row> 4 CONSIDERAÇÕ*S FINAIS </row>
<row> C*m a pesquisa bi*liom*trica realizada nas *lataformas We* of Science, S*iELO </row>
</column>
<column>
<row> e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> S*opus, foi possíve* identi*icar * crescim*nt* da pr*dução cientí***a a respeito *as </line>
<line> fer*amenta* da qualida*e na gestão de projet*s e ai*da ge**r um portf*lio p*ra ser a base </line>
<line> teórica des*e es*udo e de fu*u*as pes*uis*s, *om *0 arti*os. </line>
<line> Verifica-se qu* e* sua maioria as pub*icaçõ*s são na área de gestão, qu*lid*de, </line>
</par>
<par>
<line> Gestão *a Qual*dade To*al e engenh*ria, que vê* se destac*ndo em </line>
<line> negóci*s empresariais </line>
</par>
<par>
<line> por trazere* resulta*os *ositivos par* as organizaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa utilizou bases de dados complet*s e importantes no tocante * trabalhos </line>
</par>
<par>
<line> acadêmicos, ut*lizadas por diversos paí*es, assim, suger*-s* a combinaçã* d* *ags </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> especificam c*da uma da* ferramentas da q*a*ida** associa*as à *estão de *rojetos, para que </line>
<line> se*a possível um *et*lha**nto *o* e*t***s bibliométr**os par* t*is ferramenta*. </line>
</par>
<par>
<line> Ferram*ntas *omo Pareto, *i*gr**a *e Ishikaw* e 5H2H se d*s*a*aram *eran*e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> estud*s apres*ntad**, vis*o que, quando se tra** d* qu**idade, ident*fi*ar a* *au**s dos erros </line>
<line> para *eduzir a chan*e *e i*suce*so *e pr*jetos é apresen*ado p*r dive*s*s *ut*res. </line>
<line> Assim, o e*tudo trouxe à tona a importân*ia d* tema abordado, * dest*que do uso do </line>
</par>
<par>
<line> Seis Sigma e DMAIC no* traba*hos acad*mi*os em diversos setores * co*o isso reflete </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> suc*sso de projet*s, não deixando de menci*nar as d*m*is ferramentas da qu*lidade, geran*o </line>
<line> *ssim *ma maior const*ução do **nhec*me*to. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina, *. 1*, n.1, a*t. 8, *. 148-166, jan. 2022 </line>
<line> *w*4.f**net.com.b*/*evi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso de Ferram*ntas da Q*al**ade na E*genha*ia de P*ojetos: Uma Análise Bibliométrica </line>
<line> 163 </line>
</par>
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<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> AL-HYARI, K. A et al. *h* applic*tion* of Kaizen m*tho*s in *roj*ct settings: a*pl*ed s*udy </line>
<line> in Jor*an. The T*M J*urnal, v. 31, n. 5, p. 8*1-849. https://doi.o*g/10.1108/TQM-0*-*019- </line>
<line> 0078. 2019 </line>
<line> *MARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplic**ão em produtos inovadores. </line>
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<line> Aeros**ce, </line>
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<line> 86. </line>
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