<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 8, p. 148-166, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.1.8
</line>
</par><par>
<line>
Us* de Ferramentas da Qualidade na E*g*nharia de *ro*etos: U** Análise Bibli**étrica
</line>
<line>
Use o* Quality Too*s in P*o*ect Engin*ering: A Bibli**etri* Analysis
</line>
</par><par>
<line>
*ran*iele F*r*andes C*mara
</line>
<line>
Graduada em Eng*nh*ria Química pel* **iversida*e Federal do Esp*rito Sant*/Brasil
</line>
<line>
E-mai*: franfernandesc@*ot*ail.com
</line>
<line>
Rodrigo *andow de F*ei*as
</line>
<line>
Douto* *m Aquic*lt*ra pela Univ*r**dade Fed*ral do Espírito S*n*o
</line>
<line>
E-mail: ro*rigo.r.freit*s@ufes.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *ran*iele Fernand*s Câ*ar*
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: Dr. *on*y *erley de A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
Universidad*
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Espírito
</line>
<line>
Santo,
</line>
<line>
Cent*o
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Uni*e*s*t*ri* Nort*
</line>
<line>
do E**írito
</line>
<line>
Santo,
</line>
<line>
Depa*t*ment*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Engenha*ias
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Tec**l*gia
</line>
<line>
(DETEC).
</line>
<line>
Rodovia BR
</line>
<line>
101
</line>
<line>
*rtigo *e*ebido em 0*/*9/*021. *ltima
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Norte,
</line>
<line>
K* *0. Litorâ*eo.
</line>
<line>
2993*540
</line>
<line>-</line>
<line>
São
</line>
<line>
Ma*eus,
</line>
<line>
E*
</line>
<line>-</line>
<line>
recebida *m 22/09/20*1. Apro*ado em 23/0*/*021.
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Rodr*go R*n*ow de Freitas
</line>
<line>
Avalia*o *elo sis*ema Tri**e Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade
</line>
<line>
**deral
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Espírito
</line>
<line>
Santo,
</line>
<line>
C*ntro
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e*
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ário Nort*
</line>
<line>
do E*p*rit*
</line>
<line>
Santo,
</line>
<line>
Depart*mento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
(avaliação ce*a por dois *val*a*ores d* área).
</line>
</par><par>
<line>
Engenharias
</line>
<line>
e
</line>
<line>
T*cnologia
</line>
<line>
(D*TE*).
</line>
<line>
*odovia *R
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
N*rte,
</line>
<line>
Km *0. *itor*neo.
</line>
<line>
29932540
</line>
<line>-</line>
<line>
São
</line>
<line>
M*teu*,
</line>
<line>
ES
</line>
<line>-</line>
<line>
Revisão: Gram*tical, Normativa * d* *or*atação
</line>
</par><par>
</page><line>
Br*sil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso de Fe*ram*ntas da Qual*dade na Eng*nharia de Projetos: Uma Análi*e B*bl*ométrica
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Com o obj*tivo d* for*ecer arcabouço teórico pa*a compreen*er e* que estág*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento científ*co se enco**ra o tema pesquisado e para nor*e** es*orços em **tur*s
</line>
</par><par>
<line>
e*t**os, realiz*u-se pr*sente a
</line>
<line>
a*álise bibli*m*trica
</line>
<line>
e* torno do uso de ferrament*s *a
</line>
</par><par>
<line>
*ualidade na *estão de projet*s. **r*m **ilizadas as b*ses de dados SciEL*, We* of Sc*ence e
</line>
</par><par>
<line>
Sc*pus, com as *eguint*s
</line>
<line>
Tags (português e inglês): "Gestão de Pro**tos" (Project
</line>
</par><par>
<line>
Man*gement) e "Ferramentas
</line>
<line>
da Q*a*idade" (Qu*lity tool*). C*m * aplicação de refinos
</line>
</par><par>
<line>
metodol*gicos es*e*íficos, foi possível *stabel*c*r um portfólio com vinte a*tig*s, a partir
</line>
<line>
d*s q*ais foi rea*izada anál*se quan*i*at**a e q*a*i**tiva, de *odo * a**ese*tar *s *ersp*ctiv*s
</line>
<line>
dos autor*s * *uas con*lusõe* acerca ** t*ma. As ferra*entas Word Could e Matriz *WOT
</line>
<line>
foram construídas e utilizada*, de modo a apresentar as área* de estudo que mais publicaram
</line>
</par><par>
<line>
sob*e a tem*tica
</line>
<line>
e os pontos posit*vos e nega*ivo* de se u*i*izar *s ferramentas da quali**de
</line>
</par><par>
<line>
n* gestão de p*ojetos, respe*tivamente. Assim, o estudo trouxe à tona * *mportância do tem*
</line>
<line>
abordado, o destaque *o uso d* Seis Sigma e DMAIC *os trabalhos acadêmicos em di*ersos
</line>
<line>
s*tor*s e como isso reflete no *ucesso *e projetos, *ão deixand* de me*cion*r as de*ais
</line>
<line>
ferramentas da qua*idade, gerando assi* um* maior constr*ção do conhecimento.
</line>
<line>
*alavras-cha*e: Bibliometri*. Gestão de Proj*tos. Qualidade.
</line>
<line>
ABST**CT
</line>
</par><par>
<line>
Investmen*s in training *nd development
</line>
<line>
progr*m* are st*a*ily increasing in org*nization*.
</line>
</par><par>
<line>
Along with them, th* con*e** of companies in *nalyz*ng the res*lts of t*eir programs grows.
</line>
<line>
Thi* st*d* has *he object*ve of building an *va*uati*n model of tr*in*ng re*ults, pro*os*d for
</line>
<line>
the Coil Fi**shing ar** of a Pulp and Pa*e* company, us*ng t*e K**kpatrick method*l*gy,
</line>
</par><par>
<line>
which
</line>
<line>
proposes the div*sion of the e*aluation int* 4 levels, *hich are: Re*ct*on, L*arnin*,
</line>
</par><par>
<line>
Behavior and *esult*. The final model is p*esen*ed, *nd m*y guide
</line>
<line>
othe* studie* in th*
</line>
</par><par>
<line>
c*eation of th*i* ow* m*dels, *owever, in*icators a*d data s*ould
</line>
<line>
be ad*pted to each
</line>
</par><par>
<line>
organizat*onal situa*ion, cons*dering their particul**ities.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo*ds: Bibli*metric. Project Management. Quality.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, *. *9, n. *, art. 8, p. 148-166, j*n. 2022
</line>
<line>
w***.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. Câmara, R. R. F*eita*
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*D*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A ge*tão d* p*ojetos é um conjunto de ferramen*as da administ**ção que permite a *ma
</line>
<line>
empresa d*sen*olver **a *érie de com*etências *estinadas a con*ro*ar, desenvolver e
</line>
</par><par>
<line>
solucion*r ev*ntos ún*cos e comple*os em condi**es pré-d*termina*as de t*mpo, custo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualidade (RESTRI; NA*CIMEN**, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Um proj*to de s*c***o *t*nde a* p*azo, cu*to, escopo e r*tor*a v**or para a
</line>
<line>
or*anização, propiciando vantage* co*pe*itiva para a empresa (SHENHAR, *001). Por esse
</line>
<line>
*ato, o mercado tem inve*t*do *ada *ez mais na f*rm*ção *e **us gerentes de *r*jetos com o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo *e tornar as equipes m*is *g*is e fle*íve*s, transfo**an*o * teoria
</line>
<line>
em p*á*ica,
</line>
</par><par>
<line>
alinhada às es*rat***** de negó*ios para obter os melho*es resultados para corporação a
</line>
<line>
(PATAH; **RVALHO, 200*).
</line>
<line>
*o*hecime*to técni*o é *sse*c**l para * d*senvol**mento de um *rojeto de engenharia.
</line>
</par><par>
<line>
*ontudo, exi**em *n*mer*s
</line>
<line>
razões que podem *azer com q*e um p*ojeto atras* *u mesmo
</line>
</par><par>
<line>
falh* completame*te. Desfech*s cr*ti*o* po*em ser evitados * *a*tir de uma boa g*s**o de
</line>
</par><par>
<line>
pro*etos. *egu*do Ribe*ro (20**), m*delos conc**tuais **m objetivo de garant*r uma
</line>
<line>
bo*
</line>
</par><par>
<line>
co*unicação *ntre as equipes *e engenhar*a estão send* d*se*vol*idos
</line>
<line>
par* mini*izar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estatí**i** de proj*tos fracassados.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo *mar*l et al. (2011), *ão exi*t*m t**nica* específicas para o ge*enc*amento de
</line>
</par><par>
<line>
proj*t*s, ou
</line>
<line>
*eja, n**
</line>
<line>
há ferrame*tas di**rent** daquela* j* co*h*cidas para
</line>
<line>
planejam*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
controle tr**i*iona*s. D*ssa *or*a, as ferrame*ta* de *elhor*a co***nua pode* ser adapta*as
</line>
</par><par>
<line>
e *mplementadas
</line>
<line>
para organizar e gerir projetos *e eng*nharia com excelência, busca*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
erradicação de de*perdícios financeir*s, de temp* e de profissionai* (RI**IRO et a*., 2*13;
</line>
<line>
Ver*nese, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
É de com*m a*o*d* que o *lto padr*o de *u*lida*e de
</line>
<line>
um projeto in*ersamente é
</line>
</par><par>
<line>
pr*porc**nal à* *p*rtu**dades d* f*acasso *esse mesmo proje*o. P*rta*to, *
</line>
<line>
enge*he*ro
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
trabalha com os princípio* da m**h*ria contínua, de*e*volvendo **dicadores de pra*o, custo
</line>
<line>
ou lu*ro, utilizando d** recurs*s g*á*icos *aracte*ís*i*os da me*odologia, consegu* realiz**
</line>
</par><par>
<line>
uma aná**se
</line>
<line>
am*la de qualq*e* situaçã* e tomar uma *ecisão
</line>
<line>
as*er*iva sobre *ualquer *ema
</line>
</par><par>
<line>
r*l*c*onado ao *rojeto des*nvol*ido.
</line>
</par><par>
<line>
O ciclo PDCA, por exemplo, é u*a técnica si*pl*s
</line>
<line>
ut*liz*da
</line>
<line>
para
</line>
<line>
or*aniza*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
seq*enciar investigação por soluções *e *roblemas e me*horia de process*s (PERE**A, a
</line>
<line>
20*4). A ferramenta é *omp*sta po* *m ciclo de quatro a*ões *linhad**: planejar (pl*n), fazer
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 1*, n.*, art. 8, p. 148-16*, jan. *0** www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*o de Ferram*ntas *a Q*ali*ade na Engenh*ria ** Pro*etos: Uma Anális* Biblio*étri*a
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
(d*), c**car (check) e executar (act). A retroalimentaçã* constant* do ciclo *aran*e que o
</line>
<line>
pro*e*o es*eja sempr* em evol*çã*.
</line>
<line>
Six S**ma t*mbém é uma ab*rdag*m b**eada e* p*ojetos, fo*ad* no cliente e orientada
</line>
</par><par>
<line>
por dados
</line>
<line>
(BLACK; REVERE, **0*) que faz us* d* uma m*todologia estrutu*ada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sistemá*ica, q*e *e ba**i*
</line>
<line>
em definir, medi*, *na*isar,
</line>
<line>
melh**a*, co*t*olar (DMA*C) ro*e*ro
</line>
</par><par>
<line>
p*ra me*horia co*tínua, *ara melhorar a capaci*ade dos proces*os
</line>
<line>
de neg*cios (EL-HAIK;
</line>
</par><par>
<line>
A*-AOMAR, 200*). Para ser *mpleme**ada de forma efi*az, r*quer total *rença da gestão e
</line>
<line>
*ompromisso, *ma lid**ança de projeto técnico bem treinada e experiente para **uar c*mo u*
</line>
<line>
age*te de mudança e uma equipe de p*ojeto *ultifuncional dedicada e competen*e.
</line>
<line>
Al*m d*ssa*, pod*m também *er citadas como f**rame***s relev*ntes: Diagram* *e
</line>
<line>
C*usa e Efeito (*IAGRAMA DE I*HIKAWA) que indi*a ao gestor do pr*jeto a "caus* raiz"
</line>
<line>
*e um determina*o problem* (Pos*i, 2006); os His*ogramas qu* apresentam a te*dência
</line>
<line>
c*ntr*l, que nada mais é que o *rau de d*sp**sã* e o form*to *e uma distrib*içã* estatística;
</line>
<line>
Diagr**a de Pareto que procu*a i*entificar a causa funda*ental *o proble*a e *pontar
</line>
</par><par>
<line>
medida* co*retivas, também conhecido como P*incíp*o 80/*0,
</line>
<line>
*o qua* *0% dos p*o*le*as
</line>
</par><par>
<line>
decorrem ** 20% das causas (CARPINE*TI, *012); por fim, Gráficos d* C*ntrole que
</line>
</par><par>
<line>
mostram at**v*s *e
</line>
<line>
ilustra**es com* o
</line>
<line>
processo, ou o* re*ultados, *stão se com*orta*do,
</line>
</par><par>
<line>
sendo capaz de sinalizar uma variação do esperado, ma* se* indi*ar uma *o*ução (CES*R,
</line>
<line>
2*13).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, ten*o em vis** a oportunidade d* i*pleme*tação das fer*amentas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ualid*de na eng*nharia de projeto* e co* o*je*ivo de forne*e* arcabou*o teórico
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
compre*nder em que estágio de de*en*olv*me*to científ*co se enco*tra o *ema pesquisado e
</line>
</par><par>
<line>
para *ort*ar esforços em futu*os *studos, re*li*ou-se a
</line>
<line>
presente análise bi*liomé*rica nas
</line>
</par><par>
<line>
bases de dados SciELO, Web o* Science e Scop*s.
</line>
</par><par>
<line>
* ME*ODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O prese*te *rabalho r*fe*e-se a uma revis*o bib**o**trica, portanto trata-se de u*a
</line>
<line>
pesquisa com r*gor metodológico definido, com *bj*tivo de r*sponder a questões específicas
</line>
<line>
*e pesqu*sa p*r meio d* *ole*a, seleçã* e *nálise *e e*tud*s publicad*s e disp*n*ve*s pa*a
</line>
</par><par>
<line>
consulta (MACED*; BOTELHO; DUARTE, *010). Em comparação com a
</line>
<line>
crí*i*a li*erária
</line>
</par><par>
<line>
*rad*cion*l, esta an*lise pod* s*r considerada inovadora devido
</line>
<line>
*s m*l*ipl*s escolhas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jul*amentos disp*ní*e*s,
</line>
<line>
a*ém d* uso ** fe*ramentas
</line>
<line>
*sta*ísticas para compr*ender
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 19, n. 1, art. *, p. 148-166, jan. 20*2
</line>
<line>
ww**.*sanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. Câmara, R. R. *reitas
</line>
<line>
*52
</line>
</par><par>
<line>
comport*men*o do* fe*ômenos *om ba*e em diferentes tr*balhos e fontes cien*íficas (*HEN
</line>
<line>
et *l., 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
procediment*s metodológicos propostos f*ram baliz*dos
</line>
<line>
pelo estudo de *ouza
</line>
</par><par>
<line>
(2013), do t*po e*plo*ató*io-descrit**o, que visam pro*orcionar maior familia*idade com o
</line>
<line>
**obl*ma, busca*do torná-lo *la*o, propi*iando c*iar relações entre o *ema e o uso de téc*icas
</line>
<line>
p*d**ni*ada* de co**ta de dados na for*a de **vantamento.
</line>
</par><par>
<line>
A análise quantitativa
</line>
<line>
o*orreu com a identif*cação e
</line>
<line>
esco*ha das base*
</line>
<line>
de dados,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aná*i*e das poss*bili**des de *o*ertur* que as bases de dados ofe*e*e***, *m ter*os de área e
</line>
<line>
período, *ubstan*ia* resposta para o pro*osto. *a*a estudo, serão utilizada* as *latafor*as
</line>
<line>
**b of *cience, SciELO e Scopus (B*RTOL*; F*EITAS, 2021).
</line>
<line>
Visando pr*porci*nar u* melhor ente*d*me**o par* o le*tor, relata-se que o Web of
</line>
</par><par>
<line>
Science (ISI - In*titu*e for
</line>
<line>
Scienti*ic Inf*rmation) é atua**en*e do grupo empr*sarial
</line>
</par><par>
<line>
Thomson *euters. Está disponível des*e 199*, *endo abrangência internaci*n*l e i*forma*ões
</line>
<line>
bibliográficas e ci*ações de a*roximadamente 40 m**hões de art*gos científicos, publicados a
</line>
</par><par>
<line>
partir *e 1945 em mais
</line>
<line>
de 230 áreas
</line>
<line>
t*máticas. Além disso, a WoS *ferece registros
</line>
</par><par>
<line>
bibl*ográf*cos padroniz*d*s,
</line>
<line>
*** aux*lia *a contag*m e organização dos
</line>
<line>
dados (De Souza,
</line>
</par><par>
<line>
2013).
</line>
</par><par>
<line>
O Scientif*c E*etronic Library Onlin* (Sc*ELO) é uma biblioteca eletrôn**a que ab****e
</line>
</par><par>
<line>
*ma col*ç*o se*ecionada
</line>
<line>
de p**iódicos c*entífi*os bras*le*ros. Resultado *e um projeto de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *a FAPE*P (F*ndação de Amparo * Pesquis* d* Estad* de São Paulo), a Sc*ELO
</line>
<line>
tem por objetivo o desenvolvimen*o de u*a met*dolog*a co*um para a pre*aração,
</line>
<line>
a*ma*enamento, dissemina*ão e avaliação da produçã* cie**ífica em for*ato *letr*ni*o.
</line>
</par><par>
<line>
*, p*r fi*,
</line>
<line>
S*opus
</line>
<line>
é
</line>
<line>
uma pro*riedade da Ed**ora El*evi**, é um banco de *ados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
res*mos e citações d* artigo* para j*rnais/revistas
</line>
<line>
acadêmicos. *b**nge cerca *e 19,5 m*l
</line>
</par><par>
<line>
título* de ma*s
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
5 mil editoras internacion*is, *** campos científico, t*cnico e de ciências
</line>
</par><par>
<line>
m*d*cas e soc*ais.
</line>
<line>
O cr*tério *e **sc* utiliza*o foram *odos os fator*s dis***íveis e* cada plataforma,
</line>
</par><par>
<line>
pa*a anális*, como título, res*mo, pal*v**s-chave e corpo do
</line>
<line>
*exto,
</line>
<line>
a* e*pressões de bus*a
</line>
</par><par>
<line>
foram *m portugu*s e inglês.
</line>
</par><par>
<line>
A seguir *oram selecionadas as palav*as-chave (tags) que determina* o enfoque
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa po* meio de *ópi*os. Para garant*r que * t*ma de est*do fosse totalmente c*p*urado
</line>
<line>
n*s Bas*s d* Dados definidas, *s palavras-chave fo*am det*rminada* co* base nos objetivos
</line>
</par><par>
<line>
ger*is e
</line>
<line>
espe*ífic*s *este
</line>
<line>
tra*alho. D*ssa *orma, quatro "keywords" f*r*m s*lecionad*s: (1)
</line>
</par><par>
</page><line>
Ge*tão de *rojeto (Project Manageme*t), (2) *erramentas *a *uali*ade (Qua*it* too*s).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.1, art. 8, p. 148-166, j*n. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*so de Ferramen*a* da Qualidade na *ngenharia d* Pro*etos: Uma An*lise **bliométrica
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
Esperou-*e com isso q*e dess* *ombi*ação retornas*e o maior númer* de artigos
</line>
</par><par>
<line>
relacionados ao tema. A *artir do número *e referências obtidas, deu-se início ao refino,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*rim**ro deles foi a seleção d*s d**umen*os do tipo "Artigo", para que fossem excluídos os
</line>
<line>
materiais como notas t*cn*c*s, re*umos, monograf*a*, disserta*ões * teses. A seguir, foram
</line>
<line>
selecionado* artigos mais recentes (último* 5 anos), *u* f*ram public*do* nos anos de 2017,
</line>
<line>
201* e 2019, 2020 e **2 1.
</line>
<line>
Para d*f*nir o númer* amos**al considerado váli*o *ara análise, como mencion*do p*r
</line>
<line>
Cay e Uyan (2013), o tamanho d* amos*ra (núme*o de art*gos necessários) depende do
</line>
</par><par>
<line>
tamanho da população (total de artigos)
</line>
<line>
e do *rau de confiabilid*de dese*ad* para
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
r**ul*ado*
</line>
<line>
obtidos. Para este estudo, o tamanh* da am*stra foi es*abe*ec*d* pela expressão
</line>
</par><par>
<line>
apresentada *a (Eq*a*ão *) (Dupo** & Pl*mmer, 1990). Est* cálc**o fez-se *ecessár*o p*ra
</line>
<line>
gar*ntir a representativi*a** dos dados coleta*os e * legitimid*de da pesquisa:
</line>
</par><par>
<line>
No qual n é o *am*nh* da amostra; N represent* o tamanho *a populaçã*; e é o erro
</line>
</par><par>
<line>
amostral; xn a proporç*o est*mada d* ite* pesquisado n* *mostra (%); Z * val*r da
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
absciss* da curva
</line>
<line>
normal *ssociada ao n*vel de c*nfiança (**RBETTA, 20*7). Foi
</line>
</par><par>
<line>
considerado um *rro a*os*r*l ace*tá*el de 10% e, como não s* tem uma **evis*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pro**rção estimada, u*il*za-s* o v*lor d* 50% e * nív*l de confi*nça *tilizado foi d* 90%.
</line>
</par><par>
<line>
E*aborou-se tamb*m o *ord Clouds para *elhor vis*alização das *r*as de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
*obre o assunto para *prese*tar. Tal ferrame*ta transforma uma de**rminad* quan**dade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pal*vras *m um* nuvem *e palavras, *m qu* cad* palavra é dimension*d* de a*ord* *om o
</line>
</par><par>
<line>
s*u n*mer* de ocorrên*ias, *odend* *inda s*r usado como
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
fer*amen*a ** análise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dados (***GAS e* al., 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Po* *im, realizo*-se uma análise qual*tativ*, ap*e*entand* u**
</line>
<line>
síntese a *espeito d*s
</line>
</par><par>
<line>
conclusõ*s e perspectivas dos autores *estes *rtigos so**e o tem* e t*ndo como base as
</line>
<line>
con*ider*ções *oletadas foi *la*orada uma Matriz S*OT (strengths, weak**sses,
</line>
</par><par>
<line>
opportunitie*, threats), *nalis*ndo os fat*res positivos e *egativos. Essa a**lise consiste
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
uma *é**ica *e *l**eja*ent* **tratégico utili*ada para auxiliar pesso** ou
</line>
<line>
organizaçõe*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
identifica* forças, fr*quezas, *portunidad*s e ameaças relacionadas * competição e* *egócios
</line>
<line>
ou planejamen*o de projetos (SILVEIRA, 20*1).
</line>
<line>
Re*. *SA, Tere*ina PI, v. 19, n. 1, art. 8, p. 14*-166, jan. 2022 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. *âma*a, R. R. Fre*tas
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - *l**ograma do pr*cesso de seleção, mape*mento e discussão de materiais.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores, 202*.
</line>
</par><par>
<line>
3 *ESULTADOS E DIS*USSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Na base ** d*do* WOS, c**siderando a busca pel*s t*gs em inglês (8 materiais),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*imei*a publicaçã* foi Six *i*ma - The methodology for acheiv*ng *otal busines* ex*e*lence
</line>
<line>
(MAJ*TOROVIC & STEF**OVIC, 2**5). *a base de dado* SciELO, idioma inglês (42
</line>
<line>
m*t*ria*s), a pri**ira publicação foi Metodologi* par* la con*truc*ión de **j*tos virtuales de
</line>
<line>
aprendizaje, apoyada *m *ealidad a*menta*a (*ERNAL; BA*L*STEROS-RI*AURTE,
</line>
<line>
2017); n* idioma po*tuguês, ne*ta mesma base (11 mater*ais), * ***meira pu*licação foi
</line>
<line>
E*plo*in* the factors associat*d with **pert systems success (GUIMAR*ES; YOON;
</line>
<line>
O\NEAL, 1997). Na base ** dados S*opus, po* *u* v*z, no idioma in*lês (271 m*teria*s), *
</line>
<line>
pr*m*ira publ**ação registrad* fo* Tools fo* improving the quality of R&D m*nag*ment
</line>
</par><par>
<line>
(M*N*E,
</line>
<line>
1*92). No idioma port*g*ês as bases *e dados WOS e S**pus não *etornou
</line>
</par><par>
</page><line>
***hum resultad* n* *usc* *ela* tags.
</line>
<line>
Ao selecion*r a*enas os docu*entos do tipo "A*tigo", obteve-se 38 artigos n* *ase de
</line>
<line>
d*d*s Sc*EL*, 2 artigos na base de dados WOS * 133 artigos na base de dados Scop*s, *mbos
</line>
<line>
na bu*ca das pala*ras-chave no id*oma inglês. N* *usca das palavr*s-chave no idioma
</line>
<line>
*or*uguê* mantiveram-se os mesmos 11 art*g*s na base de dados SciELO.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.*, art. 8, p. 148-166, j*n. **22 www4.fsanet.*om.*r/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*so de Ferr*mentas d* Qualidade *a Engen**ria *e *rojetos: Uma A*áli*e B*bliométrica
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
Co* * refino de buscar o* artigos publica*os nos último* 5 anos, o *no *tual (2021)
</line>
<line>
nã* foi e*cluído, mesmo a pe*qu*sa sendo realizada no dia 30/0*/2021, co*siderando a
</line>
</par><par>
<line>
importância e relevância das pub*ic*çõ*s
</line>
<line>
atuais. Assim, o número de artigos por base d*
</line>
</par><par>
<line>
dados após * refino **i de WOS inglês - 1 artigo; Sci*LO *nglês -
</line>
<line>
12 artig*s;
</line>
<line>
*ciEL*
</line>
</par><par>
<line>
po*tuguês - 3 a*tigos; S*opus inglês - 5* a*tigos.
</line>
</par><par>
<line>
Com * *álcu*o para iden*ificar o ta*a*ho da a*ost*a, resultou em 1 ar*igo da WOS, 3*
</line>
</par><par>
<line>
artigos da S*opu*, 10 artigos
</line>
<line>
da SciELO em inglês e 3 artigos *a Sc*ELO em português.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
partir da leitura dos resu*os dessas *u*licaçõe*, o*teve-se o *eguinte resu*tado: WOS in**ês
</line>
</par><par>
<line>
- 1 arti*o; *ciEL* inglês - 2 arti*os; SciELO por*uguês - 1 a*tigo; e Scopus inglês -
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
arti*os. Porém, foi ident*fic*da *ma duplicidade entr* a busca *o i*io*a i*glês e em
</line>
<line>
português na base de *a*os *ciELO, lo*o 1 artigo foi excluído, *orm*ndo *m *ortfólio de
</line>
<line>
p*bl*cações d* 21 arti**s (Tabela *).
</line>
<line>
T*bela 1 - Relaç*o dos artigos do portf**io
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Unit*d States
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 19, n. 1, art. 8, p. 1*8-166, j*n. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. Câmara, R. R. Freitas
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
An e*plor*ti*n of the e*tent of Lean *ix
</line>
<line>
Iyede, R.; Fall*n, E. *. &
</line>
</par><par>
<line>
Sig*a implemen*at*o* in th* West of
</line>
<line>
2018
</line>
<line>
8
</line>
<line>
Donnellan, P.
</line>
</par><par>
<line>
Ire*an*
</line>
</par><par>
<line>
Emp*rica* a*alysis *f Six Sigma p*oject
</line>
<line>
Hud*urkar, M.; A*b*kar, S. &
</line>
</par><par>
<line>
capab**ity deficienc* and its impact on
</line>
<line>
20*9
</line>
<line>
7
</line>
<line>
Bhattac*ary*, *.
</line>
</par><par>
<line>
project success
</line>
</par><par>
<line>
Improve*ent Mana**ment Tool* i* th*
</line>
<line>
Delgad*-H*rna*dez, D. J.;
</line>
</par><par>
<line>
Construc*ion Industry: Case Study of
</line>
<line>
Cruz-Cruz, C. C. & *enc*s-
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Autor*s, *021.
</line>
<line>
As p*blicaçõe* puderam s*r enc**tra*as *m pe*i**icos de diversas á*eas. Para a
</line>
<line>
apresen*ação dessas á*eas, tem-*e a Figura 2, **e utiliza a ferramenta Wor* Clou* para *ma
</line>
<line>
mel*or vi*ualização.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 19, n.1, ar*. *, p. 148-166, ja*. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso de *erramentas da Qualidade na Enge*haria de Proj*tos: Um* A*á*ise Bibliométr*ca
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 2 - Áreas conforme os periódic*s em que os artigo* foram publicad**
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utores, 2021.
</line>
<line>
* pa*tir da figura a*rese*tada, po*e-se verificar qu* os *eriódicos em q*e mai* *ouv*
</line>
</par><par>
<line>
publica*ões foram *aque**s re*acionados à Ges*ão, Qualidade, G**tão da Qual*dade Total
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Engenharia. Torna-*e poss*ve* apre*entar uma s*nte*e das consid*rações dos a*tores destes
</line>
<line>
arti*os sobre * tema.
</line>
<line>
M*ño* (*019) traz o estudo *ob** o pro*eto de desenvo**imento de sof*ware e, dentre os
</line>
<line>
envol*idos, t*m-se o ger*nte de quali*ade e o ger*nte do pro*eto. Com isso, * arti*o a*rese*ta
</line>
</par><par>
<line>
resu*tad** da v*l*da*ão de uma f*rra*enta desenvo*vida como suporte para a realização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
at*vida*es relacionadas à garantia da *ual***de. Segundo o a*tor, as ferramentas já existentes
</line>
</par><par>
<line>
dão suporte na fase
</line>
<line>
de dese*volver
</line>
<line>
um pr*jeto, *as nã* g*ra*tem tal suport* durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*ecuçã* * verif*cação *o que
</line>
<line>
*stá sendo desenvolvido, ge*ando *ma lacun* *e garantia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e ent*e o gerente * a e*uipe. Raibulet & Arcell* Fontana (2018) *amb*m est*dam um
</line>
<line>
projeto de d*s*nvolvimento de softw*re en*re alunos de *raduação, ana**sando a qualidade do
</line>
<line>
softw**e de*envolvido *or m*io do Son*rQube.
</line>
<line>
Viei*a e Weiss (2019) a*r*sentam *m e*tudo sobre um p*oje*o p*l*to *e instalaç*es de
</line>
<line>
elev*do*es p*ediai*, co* b*se nas recomendações para uma gestão *fi**ent* d* projetos,
</line>
<line>
estrut*radas pel* Projec* Management Institute (PMI). Ao utilizar a ferr*menta "modelo A3 "
</line>
<line>
e o m*peamento do fluxo *e valor (VSM), *d*nti*i*aram-se efetiva**nte *s p*inc*pais
</line>
<line>
gargalo* e o p*tencia* *ara mel**r*as no processo de instalação de elevadores
</line>
</par><par>
<line>
eletrome**nicos. A apl*caçã* conjun*a
</line>
<line>
do template A* e do mapea*en*o de **uxo de va*or
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 19, n. 1, art. 8, p. 148-16*, jan. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. Câ*ara, *. R. *reitas
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
possibilitou uma análise de**l*ada do *roce**o de insta*ação *e elevadores e o
</line>
<line>
***en*olvime*to *e açõe* assertivas vo*tada* *ara a mel*oria da qualid*de, r**uçã* d* lea*
</line>
<line>
time e satisfação dos clientes.
</line>
<line>
Ma*ion, *ic*ar*son e An**t**m*la mostram que o g*renciamento de p*o***o* a*range
</line>
<line>
t*dos os a*pectos da aviação e *encionam que *ad* a extrema importância da qualid*de para
</line>
</par><par>
<line>
todos os fabr*cantes de
</line>
<line>
aeron*v*s, c*mpanhias aér*as
</line>
<line>
e
</line>
<line>
passageiros, e*pera-se que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*erenc*amento da **alidade, no con*e*to do *ere*ciamento d* *r*jetos, seja u*a construç*o
</line>
<line>
cl*r*me*te defini**. Assim, u* dos obje*iv*s deste estud* é pesqui*ar c*mo a *ualidad* deve
</line>
<line>
ser gerenciada em pr*jetos de av*ação.
</line>
<line>
Kumar e S*ar*a (2017) a*resentam que f*tores *rític*s d* su*esso (C*Fs) são
</line>
<line>
re**onsávei* pela implem*ntação bem-sucedida do s*st*ma de ges*ão da q*alida*e to*al
</line>
<line>
(TQM), den*re e*tes fatore* tem-*e a Ge*t*o de *r**et*s.
</line>
</par><par>
<line>
Alb*i** et a*. (2017) aval**m c*iticamente o status *t*al da imp**menta*ão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
f**ramenta Lean Six Sig*a (LSS) em org*nizações d* Arábia Saudita, *til**ando uma amostra
</line>
</par><par>
<line>
de entrevistados
</line>
<line>
d* di**rentes áreas e h*erarq*ias dent*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma orga*ização: excelência
</line>
</par><par>
<line>
empre**r*al, atendi*ento ao clien*e, engenharia, T*, produ*ão, gerenciamento de *rojeto*,
</line>
<line>
q*ali*ade e; CEOs, gerentes seni*res, *eren*es de nív*l méd*o, fu*cion*rios e o Equipes L*S.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, verifi*ou-se *omo
</line>
<line>
ponto de p*r*ida *ue é necessár*o t*r mais foco em al*uns
</line>
</par><par>
<line>
pr**l**as, dentre eles o de s*leção e execução d* proj*tos.
</line>
</par><par>
<line>
I*ede, Fallon e Donnellan (*018) e*ploram a extensão
</line>
<line>
da im*lementação
</line>
<line>
de LS* e*
</line>
</par><par>
<line>
empresas d* man*fatur* no o*ste da Ir*anda. Ele e*amina os principa*s fatores de sucesso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fa*ha, be*efícios ferrame*tas de qualidade que *nfluenciam * i*planta*ão de *rojetos *ue e
</line>
</par><par>
<line>
im*lementam
</line>
<line>
o LS*. Aprese*tam
</line>
<line>
as fe*ramentas e técnic*s LSS *ue pro*uzem
</line>
<line>
bons
</line>
</par><par>
<line>
result*dos quando usa**s no gerenciament* de projetos de melhori* da qu*lid*de. As
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas mais frequentemente usadas são as seguintes: an*lise de *ausa
</line>
<line>
rai*, t*abalho
</line>
</par><par>
<line>
padronizado, fer*am*ntas 5S, *MEA e o d*agram* d* causa e **eito. As ferra*entas que
</line>
</par><par>
<line>
*r*uxeram m*lhores
</line>
<line>
result*dos foram:
</line>
<line>
análise de ca**a r*iz, *rabalho
</line>
<line>
padro**zado,
</line>
</par><par>
<line>
ferramen*as 5S, FM*A, di*grama d* causa e efeito, 5W2H, plani*ha d* veri*i*ação,
</line>
<line>
*a*ea*ento de fluxo de *alor, Kaizen, Pareto e gráf**os *e control*.
</line>
<line>
Shiva*ee, S*ngh e Rastogi (2*19) tra*em para *isc*ssão * pressão que *s f*bricante* de
</line>
<line>
*utomóve*s de duas *odas n* Índ*a estão enfr*nta*do pa*a *eduzir o custo geral de fabrica*ão,
</line>
</par><par>
</page><line>
a fim de sustentar a *osi*ão no mercado l*cal global hipercompetit*vo. *ste estudo tenta e
</line>
<line>
ilu*trar a redução do cu*to de conversão de *a*ricação prio*iz*ndo e analisa*do *s fatores de
</line>
<line>
c*s*o u*and* a **or*agem DM*IC (de*inir-medir-analisar-melhorar-*on*role) usan*o
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.*, **t. *, *. 148-1*6, *an. 2022 *ww*.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso d* *er*am**ta* da Qualidade *a Eng*nh*ria de *rojetos: Uma Análise *ibliomét*ica
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
ferram*ntas de controle d* qualida*e (QC) *omo *ráfico de Pareto, diagrama de causa e ef*ito
</line>
<line>
e digitalização de dados em t*mpo r*a*. Assim, faz-se *ecessá*io o es*udo d*s projetos **
</line>
<line>
fabricação para melh*rias inovador*s para el*minar os desperdíc*os de processos e redução de
</line>
<line>
c*stos de c*n*u*íveis.
</line>
<line>
Marq*es e *atth* (2017) também *tilizara* a *etodologia Seis S*gma - DMAIC,
</line>
<line>
des*a vez, e* uma empresa ind*stria* po*t*gu*sa, c** o **jetivo de reduz*r a taxa de rejei*ão
</line>
<line>
de um *etermin*d* *roduto manufaturado dev*do a defeitos gerados em *ma ope*aç*o de
</line>
<line>
fundição de alumínio por gravidade. A equipe do projet* d*scobriu q*e a a*ta t*xa de r*j*iç*o
</line>
<line>
era ca*sada por fatores ineren*es à *rópr** operação d* fund*ção *ob p*essão e pela mi*tura de
</line>
</par><par>
<line>
peças rejei*a*as feitas de diferentes tip*s de ligas de *utros lo*a** da
</line>
<line>
fáb*ica. O*tra
</line>
</par><par>
<line>
constatação fo*
</line>
<line>
que a **ecução b**-*ucedida do p*oje*o só foi poss*vel devido à
</line>
<line>
crença
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apoio da alta administra*ão e ao envolviment* a*ivo dos membros da equipe.
</line>
<line>
*endrame et al. (20*7) men*ion*m que a i*tegração das fe*ramentas da qualidade com
</line>
<line>
* *e*o*o*ogia Six Sig*a é de ***dame*tal impo*tância. *este e*tudo, * apli*a*ão é *m um*
</line>
</par><par>
<line>
pequena e média
</line>
<line>
empresa de produto* *e encanamento na América ** Norte, em que uma
</line>
</par><par>
<line>
equipe multifuncional usa as ferramentas *e*odo*ogia Six Sigma para reduzir o t*mpo e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cicl* e aum*ntar a* ve**as. Este *studo de *aso *pre*enta um rot*ir* para estudar o **clo de
</line>
</par><par>
<line>
produção *sando o
</line>
<line>
processo DMAIC e estraté*ias são im*lementadas para contr*lar a*
</line>
</par><par>
<line>
m***orias do
</line>
<line>
projeto e
</line>
<line>
d* process*. Em cada
</line>
<line>
u*a das etap*s d* DMAIC fo*am us*das
</line>
</par><par>
<line>
algumas fer*amentas da qualidade, de*tre el*s: Desdo*ra*en*o da Fu*ção Q*alida*e (QFD),
</line>
<line>
Benchmarki*g, Análise d* m*do de falha e efeito (**EA), Diagrama de Pareto, Regressão
</line>
<line>
Múlt**la, C*ntrole est*tí**ico de proces*os (SPC) e **2H.
</line>
<line>
Nascimento et al. (2019) ex*l**am as sine*gias entr* a produção *n*uta (LP) e os
</line>
</par><par>
<line>
princípios do Seis Sigma par* propor uma estrutura de L*S par* a melhor** *ontí*ua
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incremental no setor de p*tróle* e gás. A estrutura LSS tridimensiona* procura fornecer vár*as
</line>
<line>
combi**ções sobre a integra*ão entre os *ri*cípios LP, ciclo DMAIC e o ciclo de plane*a*-
</line>
</par><par>
<line>
*azer-ver*ficar-a*i* (*DCA) *ara
</line>
<line>
apoiar *s nec*ssidades de gerenciamento d* projeto*,
</line>
</par><par>
<line>
pr**es*os e de *perações.
</line>
</par><par>
<line>
Schünemann et al. (20*8) também tr**xe*am para d*scussão a impl*menta*ão *o
</line>
</par><par>
<line>
DMAIC, em *u* foi
</line>
<line>
estud*d*
</line>
<line>
u* projeto de *edução de sucata de uma **ndi*ão de ferro
</line>
</par><par>
</page><line>
brasileira, c*ja *quipe cons**u*u im**a*tar u* pro*esso d* D*AIC em dois meses, que
</line>
<line>
re*ultou em be*efí*i*s de aprox*mada*ente U$ 50.000,*0. Na fase D *oi usada a fe*ra*enta
</line>
<line>
5W2H, na fase M foi utili*ado Diag**ma de Pareto, na *a*e A fizerem um brainsto*m junto a*
</line>
<line>
*iagrama de caus* e efeito, na fase I foi utilizado o ci*lo PDCA e n* fase C **nstruír*m
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*i** PI, v. 19, n. 1, art. 8, p. 14*-166, j*n. 20*2 ww*4.fsanet.com.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. Câmara, R. R. Fr*itas
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
f*uxogramas e gráficos de controle que eram usados pe*a equipe de *ual*dade antes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
im*l*men**çã* d* proje*o.
</line>
</par><par>
<line>
Até aqui, pode-se constata* que diversas áreas de atuação a*licam *s ferrame*t** d*
</line>
<line>
qu*l*d*de nas etapas da metodol**ia D*AIC, de *orma que *esde o plan*jament* até o
</line>
<line>
c*ntrole de proj*tos, processos e operaçõe* tais fer*ament*s possuem um papel *undamental.
</line>
<line>
H*dnurk*r, *mbeka* e Bh***acharya (2019) t*azem a compr*ensão das d*ficiências na
</line>
<line>
capac*dade do p*ojeto Se*s Sigma e validaçã* empírica do seu impacto *o su*esso do proje*o.
</line>
</par><par>
<line>
O es*udo confi*ma *ue
</line>
<line>
*s c*pacidades organizacionai* na impl*mentação d* Seis Sig*a
</line>
</par><par>
<line>
afetam o su*esso dos pro*etos.
</line>
</par><par>
<line>
Erdil
</line>
<line>
e Arani (2019) *nvestigaram at* que
</line>
<line>
p*nt o o
</line>
<line>
desdo*ramento
</line>
<line>
da fu*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*uali*ade (QFD) pod* *er usa*o na melhor*a da qual*da** não ape*as uma da* atividad*s de
</line>
<line>
projeto. Uma **trutura foi desenvo**ida para a implementação do QFD c*mo um* ferram*nta
</line>
<line>
de me*horia d* qu**idade * os problemas *e *ua*id**e foram analisados us*nd* o projet* de
</line>
</par><par>
<line>
uma em*resa
</line>
<line>
de fa*ricação d* revestimentos cerâmicos. Os autores menc*onam
</line>
<line>
que **te
</line>
</par><par>
<line>
modelo pode ser *da*tado para a*oiar a qu*lidade * o pro*esso de melhori*, com* *ix Si*ma,
</line>
</par><par>
<line>
L*an * PDCA, **e ajudarão o QFD a ser e**abelecido como
</line>
<line>
uma imp*rtante fe*rame**a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
q*alidad* * mel*oria de processos e projet**.
</line>
</par><par>
<line>
Delgado-Hernand*z, Cr*z-Cr*z e V*nces-García (2017) têm como foco as fer*amentas
</line>
</par><par>
<line>
de**inadas a ger*nciar **oj*to* **rque
</line>
<line>
são co*sid*radas mais prática* d* que suas
</line>
</par><par>
<line>
contrapart** cor*orat**as, rel*cionad*s
</line>
<line>
* cultura, implantação de pol**ica*, parcerias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capacitação, para cita* *lg*ns, *endo g*ralm*n*e u**lizadas p*la *lta *dmini*tr*ção.
</line>
<line>
Além
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
r*curso* huma*os, comunicaçõ**, riscos, aq*isições e
</line>
<line>
g*stão de int*gração,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
ter*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
su*esso do projet*, ex*ste* quatro fatores que dev*m ser gerenc**dos em um proje**: *usto,
</line>
<line>
tempo, escopo e *ualidad* (CHAMOUN, 2007). E**atizando * i*p*r*ância d* q*alidad*, s*o
</line>
<line>
cita*as fe*ramentas como QFD, *S, Di**rama d* árvore, etc.
</line>
</par><par>
<line>
Na*araj e Ismail (2017) trouxeram
</line>
<line>
u* projeto de uma
</line>
<line>
empresa (M*PO*) que fabrica
</line>
</par><par>
<line>
câmaras *e para ci**omot**es, scooters, b*cicletas, *iqu*xás, car*os, tratores, c*min*ões a*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*sim por d*ant*. Como *s tubos
</line>
<line>
das bic*cletas formam a maior parte d* pro*ução, *les
</line>
</par><par>
<line>
res*ltam em uma rece*ta signif*cativ* para a empr*sa. Portant*, *ra *i*al re*uzir defe*t*oso* e
</line>
<line>
eli*inar a po*s*bilid*de d* retrabalho ou sucata. A*sim, a fim *e obter retornos ma*s elevado*
</line>
</par><par>
<line>
p*r meio de menos de**ito*, tub*s
</line>
<line>
de bicicl*ta f*ram o p*nto de foco neste *rojeto. Uma
</line>
</par><par>
<line>
análise
</line>
<line>
do gráfico d* Pareto foi realiz*da para identificar os tipos de defeitos mais
</line>
</par><par>
</page><line>
sig*ific*tivos. A *nálise do Dia*ra*a de Ishikawa foi us*da par* destacar as possíveis **usas
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, *. 19, n.1, art. 8, p. 148-*6*, jan. 202* www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso de Ferramen*as da Qu*lidade na Engenharia de Projetos: U*a Análise Bib***métrica
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
do* defeitos e, p*rtanto, determinar a* c**sas que *ivera* * maior ef*ito. Um pla*o de a**o
</line>
<line>
pa*a melhori* fo* *ecomendado.
</line>
</par><par>
<line>
Chen e Rey*s (201*) desenvolveram uma ab*rdagem d* gestão *a qu*lidade,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
ajudar a* *qu*pes de Gestão Executiva a lidar melhor com o projeto de inovação, c*m base no
</line>
</par><par>
<line>
proce*imento de resolução de
</line>
<line>
*roblemas e *a aplicação
</line>
<line>
de f*rra*en*as e técnica* de
</line>
</par><par>
<line>
qualidade. Neste artigo foram apresentadas *omo ferramentas de qualidade efet**as Diagrama
</line>
<line>
de **ret*, *is*ograma, *iagrama de Ishik*wa, *MEA, 5**H, á*vore de dec*são, QC 7 t**ls,
</line>
<line>
en*re o*t*a*.
</line>
</par><par>
<line>
Den*re *s fase* da *e*tão de
</line>
<line>
*rojetos, Aust e Pons (2020) trazem o g*renciament*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
risc*s e fornece u*a forma es*ruturada de realizar a análi*e B*wtie e constru*r o D*agr*m*
</line>
</par><par>
<line>
Is**kawa par* id*ntificar *s causa* e
</line>
<line>
conseq*ências dos pe*igos e mo*trar as b*r*eiras que
</line>
</par><par>
<line>
pod*m prevenir ou mi*igar a **orrência d*s event*s. O método é desenvolvido p*r* i*speção
</line>
<line>
*isual dos *omponentes da turb**a a *ás.
</line>
<line>
AL-H*ar* e* al. (2019) exploram *s r*sulta**s da i*pl*mentaç*o da abordag*m Ka**en
</line>
<line>
em um projeto de *onserto de ca*avan*s pe**o da frontei*a Jordân*a-*ír*a no camp* de *a*tari.
</line>
<line>
Os *ados for*m colet*dos *or meio *e entrevistas e observação in loc* com *uncionári*s que
</line>
<line>
*st*v*ram env*l*id*s com * proje*o de manutenção das caravanas e possuem conhecimento e
</line>
</par><par>
<line>
info*m*ções a*equadas *obre o
</line>
<line>
proje*o. Nesse p*ocesso, um Diagrama de Ishikaw* * usado
</line>
</par><par>
<line>
p*ra reco*hecer e exp***a* uma rel*ção causa-ef*ito so* o tema Kaizen s*lecionad*.
</line>
<line>
Latuha (2017), por sua ve*, apresent* u* estudo sobre a aplicação *o gerencia*ento *e
</line>
</par><par>
<line>
projetos
</line>
<line>
para melhorar * cont*ole *e
</line>
<line>
q*alidade em um ambiente de saúde em condiçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
modern**. O a*tigo tem como obj*tivo e*plorar as a*ordag*n* da gestão de projet*s no c*mpo
</line>
<line>
da me*hori* da q*alidade do tra**lho *m u* amb*ente d* saúd*, co* o fo*o pri*cipal nas
</line>
</par><par>
<line>
práticas na**onais e
</line>
<line>
internaciona*s, e des*reve* um modelo d* *ntegraç*o de *e**oria
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e *o* *erviç*s de s**de e* amb*entes de saúde su*tentávei*, aplica*d*
</line>
<line>
gerenc*ame*to de pro*e*os com base e* *ados de pe*q*is*s pr*prias.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, tendo como base a* c*ns*de*ações *oletada* nos *rtigos que compu*eram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
po*tfólio, f*i possível el*bora* um* Matriz SWOT (Tabe*a
</line>
<line>
2),
</line>
<line>
com informaçõe* *ert*nentes,
</line>
</par><par>
<line>
avaliando dessa for*a o* *onto* positivos e negativos pa*a a
</line>
<line>
c**tinuação da pesqu*sa com
</line>
</par><par>
<line>
foco no tem* abordado. Com a *atriz SWOT *orna-s* possí**l identif*car as forças e a*
</line>
</par><par>
<line>
fra*uezas que *ão f**ore* *nternos, e oportun*dades e *mea*as
</line>
<line>
que sã* fator*s
</line>
<line>
*xterno*,
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
* odo
</line>
<line>
a
</line>
<line>
visualiz*r vantag*ns, de*v*ntagen*, *ontri*uições p*ra se concretizar os objetivos
</line>
</par><par>
<line>
prejudici*is para * exe*uç** d*stes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 19, n. 1, art. 8, p. 148-166, jan. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. F. Câmara, R. R. Fre*tas
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
S*opus, foi possíve* identi*icar * crescim*nt* da pr*dução cientí***a a respeito *as
</line>
<line>
fer*amenta* da qualida*e na gestão de projet*s e ai*da ge**r um portf*lio p*ra ser a base
</line>
<line>
teórica des*e es*udo e de fu*u*as pes*uis*s, *om *0 arti*os.
</line>
<line>
Verifica-se qu* e* sua maioria as pub*icaçõ*s são na área de gestão, qu*lid*de,
</line>
</par><par>
<line>
Gestão *a Qual*dade To*al e engenh*ria, que vê* se destac*ndo em
</line>
<line>
negóci*s empresariais
</line>
</par><par>
<line>
por trazere* resulta*os *ositivos par* as organizaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa utilizou bases de dados complet*s e importantes no tocante * trabalhos
</line>
</par><par>
<line>
acadêmicos, ut*lizadas por diversos paí*es, assim, suger*-s* a combinaçã* d* *ags
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
especificam c*da uma da* ferramentas da q*a*ida** associa*as à *estão de *rojetos, para que
</line>
<line>
se*a possível um *et*lha**nto *o* e*t***s bibliométr**os par* t*is ferramenta*.
</line>
</par><par>
<line>
Ferram*ntas *omo Pareto, *i*gr**a *e Ishikaw* e 5H2H se d*s*a*aram *eran*e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
estud*s apres*ntad**, vis*o que, quando se tra** d* qu**idade, ident*fi*ar a* *au**s dos erros
</line>
<line>
para *eduzir a chan*e *e i*suce*so *e pr*jetos é apresen*ado p*r dive*s*s *ut*res.
</line>
<line>
Assim, o e*tudo trouxe à tona a importân*ia d* tema abordado, * dest*que do uso do
</line>
</par><par>
<line>
Seis Sigma e DMAIC no* traba*hos acad*mi*os em diversos setores * co*o isso reflete
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
suc*sso de projet*s, não deixando de menci*nar as d*m*is ferramentas da qu*lidade, geran*o
</line>
<line>
*ssim *ma maior const*ução do **nhec*me*to.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, *. 1*, n.1, a*t. 8, *. 148-166, jan. 2022
</line>
<line>
*w*4.f**net.com.b*/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso de Ferram*ntas da Q*al**ade na E*genha*ia de P*ojetos: Uma Análise Bibliométrica
</line>
<line>
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Aeros**ce,
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