<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 7, p. 130-147, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.1.7 </line>
</par>
<par>
<line> Gê*ero, Sexualidade e Surdez em Pesq*i*as: Defini*õe* e Cara**erísticas </line>
<line> Gen**r, Sexuality *nd Deafness *n Res*a*ch: Defini*ions and Char**teri*tics </line>
</par>
<par>
<line> Jake*lin*y Gonç*l*es de So*za Rizzo </line>
<line> Doutorado e* Ed*cação pela Univ***idade Fed*ral de Mato Gros*o do Sul </line>
<line> Me*tre em Educa*ão pela Universi*ad* Federal da Gran*e Dourado* </line>
<line> Pr*fessora ** Univer*id*de Federal d* J**z de Fora </line>
<line> *ake.librasufgd@g*a*l.com </line>
<line> Josi*ne Peres Gon*alves </line>
<line> Doutorado e* Edu*ação pela Pon*ifí*ia *nive*sidade Ca*ól*c* do Rio Gra*de d* Sul </line>
<line> Dedicação *xclusiva da Universidade Fede*al de Mato Gross* d* S*l </line>
<line> *os*ane.p*res@**ms.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ja*e*linn* Gonçalves *e Souza R**z* </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de *l*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Univ**s*dad* Federal *e Mato Gros** do Sul, Ca*pus de </line>
<line> R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> N*vira*. </line>
<line> Avenida </line>
<line> C*mpo </line>
<line> Gran*e, </line>
<line> Saíd* </line>
<line> para Ivin**ma, </line>
</par>
<par>
<line> Km 4. CEP. *9950000 - Navir*í, MS - *r*sil. </line>
<line> Artigo recebido *m *3/09/202*. Última </line>
<line> **rsão </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Josiane Peres *onçal**s </line>
<line> recebida em 05/10/2021. Ap*ovado em *6/10/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Fe*eral d* M*to Grosso *o Sul, Camp*s de </line>
</par>
<par>
<line> *a*ira*. </line>
<line> Avenida </line>
<line> Camp* </line>
<line> Grande, </line>
<line> Saída </line>
<line> para Ivi*hema, </line>
<line> Aval*ado *e*o sist*ma Triple Review: a) De*k Review </line>
</par>
<par>
<line> Km *. CE*. *995000* - Navir*í, MS - Br*s*l. </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) Do*ble *lind Review </line>
<line> (ava*iação cega por do*s **al*adores da *rea). </line>
<line> Revisão: *ram*tical, Norma*iva e de For*atação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Sexualidade e *ur*ez *m Pesquisas: Definições e Car*cterí*tic*s </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Este texto tra*a-se de uma p*squ*sa qualit*tiva, do tipo estado do conheci*ento, que i**agou </line>
</par>
<par>
<line> as temáticas de pesquisa* q** se *ntitula* *ent*o d* á**a de conhe*iment* do </line>
<line> gêner*, </line>
</par>
<par>
<line> sexualidad* e *urdez, </line>
<line> v*sando identificar carac*e*í*ticas e defi*ições desse cam*o. </line>
</par>
<par>
<line> **t*d**ogicamente, </line>
<line> a* discussões apres*nt*das n*ste text* ancorara*-se na pe*quisa </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfica exploratória, em **tigos, disserta*ões teses, com recorte tem*o*al de 201*- e </line>
</par>
<par>
<line> 2020. Obj*t*v* mapear as teses, dissertações </line>
<line> * artigos *r*sileiros produzido* </line>
<line> na líng*a </line>
</par>
<par>
<line> *ortuguesa, publicados no *ort*l da Capes/M*C, C*PES teses e *issertaçõ*s, SciEL* B*as** </line>
<line> e GT *3 *a **PED. Apó* apl*c**os o* cri*é*ios d* incl*são/exclus*o, **i selec*onada *ma </line>
</par>
<par>
<line> tese ** C*tálogo de T*ses e Dissertações CAPES, *ão foram encontradas pesquisas so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática no Portal de Pe*iódicos CAPES/MEC, SciELO e GT 23 da *NPEd. C*nsidera-se </line>
<line> que é preci*o potenci*liz*r as pr*d*ções *cadêmicas que abordem **est*es acerca d* gênero, </line>
<line> sexua*idade e surdez, diante da carência de es**dos na área. </line>
<line> Palavr*s-chave: Gênero. Sexua*idade. *urdez. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Th*s text is a qualitative resear*h, of the *tat* of the art type, which in*estiga*ed the rese*rch </line>
<line> topics *hat a*e ent*tled w*thin the area of knowle*ge of gender, sexual*ty *nd deafness, a*ming </line>
</par>
<par>
<line> to identify, </line>
<line> cha*acteristic* and definitio*s of this field. *ethodologically, t** discussions *n </line>
</par>
<par>
<line> this text pr*sented were anchored *n *xplor*t*ry bibliographic res*arch, in ar*icles, </line>
</par>
<par>
<line> dissertati*ns a*d **eses, with a time *rame o* 2015-2020. *t aims t* map Brazilian </line>
<line> theses, </line>
</par>
<par>
<line> d*ss*r*ati*ns and art*cles produced in *he *ortu*uese langua*e, p*blis*ed on the *ap*s / MEC </line>
</par>
<par>
<line> website, CA**S theses **d dissertatio*s, *ciELO Bras*l, an* GT **. After </line>
<line> applying t*e </line>
</par>
<par>
<line> *nclusion / exclusion crit*ria, a thesis *as selected f*om the Th*sis Catalo* an* CAP*S </line>
<line> Diss*rtations, no r*searc* on the topic was fou*d in t*e C*PES / *EC, SciELO an* GT 23 </line>
<line> Jo*rnal *o*tal. It is con*i*er*d *eces*ary to enh*nce acade*ic prod*ctions th*t address issues </line>
<line> about *ender, sexu*lity and *eafness, in view of the l**k of studies *n the are*. </line>
<line> Keywords: Gender. Sexuality. Deafnes*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, *. 19, *. 1, art. 7, p. 130-147, *an. 2022 </line>
<line> ***4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Rizzo, J. P. *onça*v*s </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*T*OD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *s deb*t*s sobre as questões de gênero e se*ualidade são e**rgentes (HANSON; </line>
<line> R*CHARDS, 2021; *UNI*, 2021; M**O, *021) e, ainda, *ão um tabu, *specialmente </line>
</par>
<par>
<line> q*an*o se trata de pessoas com de*ici*ncia, os *ebates pode* ficar </line>
<line> aind* *ais res*ritos, at* </line>
</par>
<par>
<line> causa*do incômodo para alguns educad*res (OR**LAN et al., 202*; GONÇA*V**; </line>
</par>
<par>
<line> *A*B*SA, 20*0; *RIOST*, 2010). As difi*uld*de* *m discutir </line>
<line> *sse tema são históricas, </line>
</par>
<par>
<line> desde o *ní*io *o século XX Freud já expressa*a preocupaç*es com o esclarecimen*o *ex*al </line>
<line> d*s crianças. </line>
<line> * es*e re*p**to, a escola é um* d*ntre as múltiplas in*tâncias sociais que </line>
<line> *es*m*enham u*a pe*agogia de **ne*o * sexualida*e (*OURO, 1999) e deveri* se </line>
<line> c*****meter c*m o processo de educaçã* sexual de crianças e adolescentes. </line>
<line> Ao t**tar o tema d* *d*cação s*xual, os P*râ*etr*s **rricu*a*es Naci**ais (PCNs) </line>
<line> de*onstraram a importân*ia de traze* *ss*s *isc*ssões para a escol*, principa*ment* como </line>
<line> uma for** de prevençã* da AIDS. É evi*ente que se *rat* de *m* pr*posta interess**t*, que </line>
<line> se propõe a*o**ar o tem* "sexu*lid*de" em fo*ma de **m*s transver**is, jun**mente com </line>
<line> outras dis*iplina*. À v*sta disto, *abe ao professo* trabalhar *sses conhec*m*nt*s co* os </line>
</par>
<par>
<line> aluno*, medi*nte questões **ó**cas, lei*uras e </line>
<line> discussões *obre a* tem*ticas espe*ífica* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> gê**ro e s*xualidade e suas dife*ent*s abordagens (B*A*IL, 1*97). </line>
</par>
<par>
<line> Já </line>
<line> * *ase Nacion*l Comu* *urri**lar (BNCC) *o*tr*b*i timidamente para a* </line>
</par>
<par>
<line> discussões refe**n*es à s*xu*lid*de, </line>
<line> *omo as múlti*la* di*ensõe* da s***alidade *umana, </line>
</par>
<par>
<line> biol*gic*, sociocultural, afetiva e ética. Contudo, </line>
<line> não pre*ê dis*ussões referentes ao gênero, </line>
</par>
<par>
<line> *ercebe-se, então, que ho*ve um retrocesso na ár*a da educ*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Ocorre que </line>
<line> gên*ro * *efinid* c*mo uma *rganiz*ção soci*l d* d*f*renç* sexual </line>
</par>
<par>
<line> p*rce*i*a, ou s*ja, existe uma dif*rença biológi*a ent** home** e *ulh**es, mas a *o*iedade </line>
<line> *a qual as pessoas *nc*ntr*m-s* inse*id*s influencia no processo de cons*ruç** d*s gêneros. </line>
<line> Assim, * p*rcepção d* *eminino e mascul*no em uma det*rminada cultur* * muito d*fe*e*te </line>
</par>
<par>
<line> de *utra, ev*de*c*ando </line>
<line> qu* gênero é uma estru*ura soc**l móvel, **e pod* ser analis*d* nos </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes cont*xtos hist*ri*os e cultu*ais (SCOT*, 1995). </line>
<line> *t*a*mente, se*ualidade é *ista *omo um conceito abrangente, qu* vai além do </line>
</par>
<par>
<line> a*pe*to b*oló*ico, ou </line>
<line> dos *rgãos *enit*is, pois envolve as construções soc*a*s, as </line>
</par>
<par>
<line> represen*ações simbólica* incor**rada* pelas pessoas n* pro*esso d* *ormação de identi*ade, </line>
<line> * é consi**rada um conj*nto de valo*es relacionad*s *o amor, gêner*, sex*, c**po, impli*a as </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.1, art. *, p. 130-*47, *an. 2*22 www4.fsane*.com.**/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Sexu*lidade * Surd*z em Pe*q**sas: Definições e Características </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> emoç*es, afeto, d*sejos. (DR*YER; M*TEUS; GONÇ*L*ES, 2*18, LOURO, 2*04; </line>
<line> MAIA, *01*; VASC**CEL*; FERREIRA, 20*0;). </line>
</par>
<par>
<line> O di*cu**o </line>
<line> sobr* g*nero </line>
<line> e sex*al*dade está presente, mas, quando se trata da </line>
</par>
<par>
<line> sexu**i*ade das pe*s*as su*das, é no mínimo comp*exo. Os sujeit*s sur*o* per**n*em a uma </line>
<line> minoria **ng*ística e c**t*ra* e *êm como l*ngu* m*ter*a ou L*1 a LIBRA* (Língu* Brasileira </line>
</par>
<par>
<line> de Sinais). *ão encontrada* semelha*ças na sexual*dade dos s*rdos e ou*intes, p**ém </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso a inf*rma*ões, muitas *ezes, se torna res*rito à comun*dade s**da, devido às </line>
<line> dificuldades de comunicação e preconceit*, *imit*ndo-*e à v*vência com experiências afe*ivas </line>
<line> s*xuais (GLAT, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> As dificuldades </line>
<line> dos *urd*s e* obt*r in*ormaçõe* advêm da carênci* *a LIB*** no </line>
</par>
<par>
<line> cont*xto escolar, d**o q*e é mediante * sua L1 que ev*luem em geral, co* acesso </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento, cul*ura, i*teração socia*. É </line>
<line> uma form* de c*municação q*e capta as </line>
</par>
<par>
<line> e*periências </line>
<line> vis*ais dos s*jei*os surdos, sendo que é *sta a lí*gu* *ue *evará o *ur*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transmiti* e pr*porcionar a aquisi**o de conhecimentos u*iv*rsais (PERLIN, STROBEL, </line>
<line> 20*4). </line>
<line> A par*ir do exp*st*, encaminha-se e*te *studo, problematizando as quest*es sob*e </line>
<line> gê*e*o, sex**lidad* e *ur*ez, por meio d* *iscussão de uma pesqu*sa *o tipo estado do </line>
</par>
<par>
<line> conhe*i*ento (2015-2020), com o ob**t*v* </line>
<line> de identi**car ca*acterísticas * de*inições *as </line>
</par>
<par>
<line> investi*açõe*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 História da educação de surdo* </line>
</par>
<par>
<line> In*cial*ente, é *e*essário *nt*nder que a históri* é o </line>
<line> pass**o a desembocar no </line>
</par>
<par>
<line> *r*sente (*EBVRE, 1989) e, p*ra elabora*ão do f*turo, a hi*tória pode e deve t*r um *r*nd* </line>
<line> papel na rea*i*ade e con*inuidade da evolução *as próprias bases da ciê*ci*. Nes*e c*nário, o </line>
<line> sur*o se recon*trói *a história, como disse *lme*da e Lacerda (2019). </line>
<line> Na *nt*guidade, o* su*dos eram todos vistos como *ébeis *entais, criminosos, loucos, </line>
</par>
<par>
<line> selvage*s, comparados a*é *os *nimais. Os sinais *ra* tidos com* </line>
<line> fo*mas obscenas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ecam**o**s. Muitas </line>
<line> vezes, quando utili*ados pelos surd*s, eram entendidos como um </line>
</par>
<par>
<line> espír*to *o mal. Dia*te desse cenário, </line>
<line> essas pessoas e*am asso*iad*s à </line>
<line> cond**ão p*tológic*, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> *este es*ud* ent*nde-se como *íngua m*t*rn* ou L* a língua natural *o indivíduo que *unciona como meio de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> socia*i*açã* famili*r (Ge*ser, 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* P*, v. 19, n. 1, art. 7, p. 130-147, jan. 2022 </line>
<line> www4.*sa*e*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Ri*zo, J. P. Gonçalv*s </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> *um *nqu*dre **eo*ógico dom*nan*e de viés oralista, i*so causou impacto e prop**ções </line>
<line> cata*tróficas na vi*a e f***ação edu*ac*onal dos surdos (GES*ER, 2012). </line>
<line> *a Idade Mod*rna, * par*ir *o sécul* XVI, a *ducação de surdos *eve origem na </line>
<line> Espanh*, por mei* dos tr*balhos desenvolvido* pelo monge beneditino Pedro *once de Le*n. </line>
<line> O monge fundou a p*imeira escol* par* sur*os e* um monasté**o de Valladoli*, inicialmente </line>
</par>
<par>
<line> ensinava *atim, </line>
<line> grego * *tal*ano, conc*itos de fís*ca * astron*mia a do*s irmãos surdos, </line>
</par>
<par>
<line> memb*os de uma import*nte fa*í**a d* ari*tocr**as espanhóis. Pon*e de **on usava como </line>
<line> metodologia a dactilol*gia, escrita e orali*ação (STROBE*, 2009), por is*o ficou recon*e*ido </line>
<line> por en*atiz** o ensi*o *a fala, *ecebendo os créditos de *r*m**** prof*ssor de surdos ao </line>
<line> de*envolv*r u* alfabeto manual. </line>
<line> O a*fabe*o *anual é utilizado para so*et*ar manua*me**e as *alavras (também </line>
</par>
<par>
<line> conheci*o com* s*letramento </line>
<line> digital o* datil*logi*), é apenas um r*c*rs* *tili*ado </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> falantes </line>
<line> da </line>
<line> língua de sinais. Não é </line>
<line> um* líng*a, e sim um códi*o de re*resentação da* *et*as </line>
</par>
<par>
<line> alfabética* (GESSER, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Con*orme Goldfeld (1997), no ano </line>
<line> de *620, t**bém na Espanha, Juan Martin Pa*l* </line>
</par>
<par>
<line> Bon*t, um pa*re espanhol, educador e p*oneiro da *ducação de surdos, p**lica um liv*o que </line>
</par>
<par>
<line> discutia a respeito do alfabeto *anual, "Redação das Letras e *rtes de ensinar os mudos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> falar". Iniciou seus tra*alhos *a área da educ*ç*o ** *urd*s, co* o nobre D*m Luís Velasco, </line>
<line> através dos sinais, treinamento da *al* e o uso da datilologia. </line>
</par>
<par>
<line> O *éc*lo XVIII foi considerado o ma** fértil ** **u*ação </line>
<line> d* s*rdo*. Nesse períod*, </line>
</par>
<par>
<line> *urgiram </line>
<line> d*versos *ducado*es, *esenvolvendo *árias metodologias par* atend*r a* </line>
</par>
<par>
<line> especificidade* </line>
<line> das </line>
<line> pess*a* com su*dez, como o abade *harles Michel De L'Epée </line>
</par>
<par>
<line> (LACERDA, 1998). </line>
<line> S*gund* Lace*da (199*), o ab*de que morav* em Paris *oi *m personagem import*nte </line>
<line> na história da educaç*o do* *urdos, que, a p*rti* de es*ud*s *o* sin*i* usados pelos *urdos nas </line>
<line> rua* *e Pari*, cri** os "sinais me*ódicos", co* o objetivo de en*inar os *urdos *arisienses a </line>
<line> ler e escrever * l**gua franc*sa. </line>
</par>
<par>
<line> De L'*pée mini*trou *u*a de </line>
<line> educação religiosa em Pa*is ***a duas irmãs gêmeas. O </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso de aprendiz*g*m propos*o </line>
<line> previ* que </line>
<line> os *d**ad*res teri*m que ap*ender </line>
<line> os sina*s </line>
</par>
<par>
<line> com ** *urdos. P*eliminarmente, era *eita uma *ombinação dos s*nais d*s **rdos e os sinais </line>
<line> i*venta*o* pelo abade. Como *ucesso*, o abade co*tou com a ajuda de S*card, que escreveu o </line>
<line> primeir* dicionário de sinais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.1, *rt. 7, p. 13*-147, jan. *022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, *exualidade e Surdez e* P*squisa*: Defi*iç*es e Característ*cas </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> Em 1760, De L\E*ee, fun*a a prime*ra *scola pública para sur*os, o Inst*tuto *a*ional </line>
<line> de *urdos-*udo*, em Paris, no qual eram ut*l*za*os os sina*s met*dicos. *m 1789 ele morre, </line>
<line> durante s*a v*da fundou 21 *s*olas *ara sur*os *m vá*ias partes da Europ*. </line>
<line> Outros métodos de *nsino, que não p*iorizavam a líng*a de sinais, ain*a *ubsistiam </line>
<line> pelo *undo. Em 1778, *a Al*manha, cria-*e uma **cola em Leipzig, por Samue* Heinick, a </line>
<line> p*imeir* *scol* com base na edu*ação oralista. *ejeitando a língua de sinais, seu o*jetivo era </line>
<line> dese*volver a fala. Ele ficou conhecido como pai do m**odo **emão. </line>
<line> Já na idade contem*or**ea, de*taca-se o americano Thomas Hopkins Gallaudet, que </line>
</par>
<par>
<line> viajou até a Inglat*rr* p*ra </line>
<line> s* </line>
<line> encontrar com *h*mas Braid*ood, *ue fundou a primeira </line>
</par>
<par>
<line> escola para s*rdos no Reino Unido, em busca de *etodo*o*i*s para educ*çã* de surdos. A </line>
</par>
<par>
<line> missão d* Gallaudet f** frustra*a, *iante da re*usa </line>
<line> d* *raidwood de compart*l*ar suas </line>
</par>
<par>
<line> informações peda*ógi*as com o estrangeiro ameri*ano. </line>
</par>
<par>
<line> E*tão par*e para P*ris em </line>
<line> busca dos métodos de ensino </line>
<line> aos surdos de De L\Epee. </line>
</par>
<par>
<line> Gallaudet vol*a à América trazend* o surdo *au*ent Cl*r*, *em*ro d* Instituto Nacional para </line>
<line> Surdos. J*ntos *undam no an* de 1*17 *m *artfort a primeira escola pe*man*n*e p*ra su**os </line>
<line> *os Estados Un*dos (S**OBEL, 20*9). Anos ma*s t*rde, se* filho Edward Gallaude* f**da a </line>
<line> primeira fac*lda*e para surd*s, localizada em Washingt*n. </line>
</par>
<par>
<line> N* Br*sil, a educação de surdo* </line>
<line> teve iníc*o durante o *egundo império, em 1855, </line>
</par>
<par>
<line> quando o *mper*dor Do* Ped*o II convidou * *rofesso* fra*cês Ernest Hue*, que era surdo, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a trabalhar n* área da *urdez. Fu**aram junt*s a </line>
<line> primeira escola p*ra pe*so*s *urda*, </line>
</par>
<par>
<line> Im*erial Instituto d*s Surdo*-*udos, *tual In**ituto Nacional *e E*uca*ão *e Sur*os - I*ES, </line>
<line> n* Rio de Jan*iro (*TROBEL, 2009). </line>
<line> Em *ato *rosso do Sul, so*en*e no ano de 1986, f*nda-se a pr*meira escola *a*a </line>
</par>
<par>
<line> surdos de Mat* Grosso </line>
<line> do Sul, o Cent*o Esta*ual </line>
<line> de Atendime*to ao Deficiente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> A**iocomu*icaç** (CEADA), em Ca*po Gr*nde, *apita* do estado. </line>
<line> U* dos *ato* mais marcantes na hi*t*ria *a Ed**ação *e S*rdo* ocorreu no *ong*esso </line>
</par>
<par>
<line> d* *ilão, n* ano de 1880, n* qual, p*r mei* d* </line>
<line> *ma votação com ma***ia de *rofessor** </line>
</par>
<par>
<line> ouvintes, f*cou decidido que a L*ngua </line>
<line> d* Si*a*s seria *b**ida </line>
<line> da Edu*ação de Su*dos, </line>
</par>
<par>
<line> preval*cendo o uso da Língua Oral. </line>
</par>
<par>
<line> Uma *as gra*des figur** prese*te* no Congresso foi Al*xand*e Gra*an Bell, logo s*a </line>
<line> i*fluência na socie*ade contribuiu pa** a negação e opressã* da língu* de sin*is. O Orali*mo </line>
<line> tinha como pr*missa fazer tra**lhos em torno d* recu*e**ção *a *a** e da *udi*** dos surdos, </line>
</par>
<par>
<line> além d* repudiar e </line>
<line> proibir o uso ** língua de sinai*. A decisão do C*ngresso </line>
<line> d* Milão é </line>
</par>
<par>
<line> *penas um fra*mento da história, mas mar*ou centenas d* *ilhares de vidas de sur*os por </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. *, *rt. 7, p. 13*-147, jan. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Riz*o, J. P. Gonçalves </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> to*o o mund*, deixando rastr*s ** vergonha, la*entação, vingança, rec*lque e ódio </line>
<line> (GESSER, 2009). </line>
<line> O Oralismo no Brasil foi di*u*dido por volta d* ano de 1911. Co**u*o, a *ilos**ia </line>
<line> oralista não estav* ga*antindo a qualidade na edu*ação *os surdos. Di*nte das *i*iculdades em </line>
</par>
<par>
<line> receber instruç*o f*rmal, os </line>
<line> surdo* </line>
<line> co*e*aram dese*volver forma* *e resi**ê*cias, a </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> cr*ação de associações de su*d*s, </line>
<line> re*lizaç** de casamentos endógamos, manif*sta*ões </line>
</par>
<par>
<line> cu*tura*s. </line>
</par>
<par>
<line> Algu** p*ofissionais perceberam um papel rele*a*te da líng*a </line>
<line> de si*a*s no proc*s*o </line>
</par>
<par>
<line> de escol*rização dos *urdos e qu* poderiam *er sérias implicaçõe* não ****nte ling*ísticas, </line>
<line> mas t*mbé* ps*cológicas e sociais s* fosse* *ubmetidos ao oralismo. Assim, *imidamente </line>
</par>
<par>
<line> começou a dis**minar a *hamada **m*n*cação Total, q*e privil*giava *u*lq*e* tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c**unicação, recon*ec*ndo a dif*rença linguístico-cultural, *as u*iliza*d* os *inais para </line>
</par>
<par>
<line> desen*o*ver a fala. N* Brasil, começ** a ser us*da por vo*** do ano </line>
<line> de 1960 (*E**ER, </line>
</par>
<par>
<line> 2**2). </line>
</par>
<par>
<line> Po*e-se perceber cla*am*nte que as </line>
<line> ab*rdagens </line>
<line> por me*o do Oralismo e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Comunica**o Total *ã* </line>
<line> obt*ve*am êxito, pois tinham como obj*tivo adaptar as pessoas com </line>
</par>
<par>
<line> surd*z * realidad* dos ouvint*s. Foi então que *a década de 1**0 surge a aborda*em Bilíngue </line>
<line> em fa*or *e mel*orias na educação de surdos. </line>
<line> A p*o*osta baseia-se na perspectiva de educa*ão vol*ada para as dua* l**guas, a Libras </line>
<line> (L*ng*a Bras**e*ra de Sina*s) como a p*imeira Lín*ua (L1) do* *urd*s, *ue, embora já f*sse </line>
</par>
<par>
<line> *ti*izada por pessoas s**das, só foi oficial*zada </line>
<line> no Brasil em *002, pela Lei n* 10.436/0* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*steriormen*e reg*lamentada pelo d*cr*to 5.626/05 a Língua Portugues*, como se*unda e </line>
<line> Língua (L2), na modalidade escrita (BRASIL, *00*). </line>
<line> Po* conseguinte, considerando as especificid*des da cult*ra surd*, *oncebemos uma </line>
<line> proposta te*ri*a com vistas à e*p*icaç*o d*s conceit*s de gên*ro e sexualid*d* na perspe**iva </line>
<line> d* educação d* surdos. Atu*l*ente, p*squ*sas científicas *uscam iden*ificar a sup*raç*o das </line>
</par>
<par>
<line> barreiras no processo </line>
<line> de ensino e </line>
<line> ap*end*zagem para estudantes surdos (CARVALHO; </line>
</par>
<par>
<line> CAVA*CANTI; SIL*A, *019; IACH*N*KI et al., 2*19). </line>
<line> 2.2 Gênero e *exualidad* *a educaç*o *e sur*os </line>
<line> Ações isol*das ou coleti*as em dif*rentes momentos da Históri* causam visibilid*de e </line>
</par>
<par>
<line> *ma *xpressividade inus*tada, en*en*ra*do </line>
<line> * </line>
<line> problematizando os conceit*s *e g*nero </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. *, p. 13*-147, *a*. 2022 </line>
<line> www4.fsa*et.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gên**o, Sexual*d*de e Surdez e* Pesquisas: Definiçõe* * Caracterís*icas </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> sexua*idade (*OND*ÑO-MARÍN, 2021; MAZA, 2021; MOC*E*UMA BA*DER*S, </line>
<line> 2021). </line>
<line> Nesse co*tex*o, as identida*es sur**s sã* e***cada* pel* p*esen*a de novos discurs*s, </line>
<line> verb*is e escritos que interagem com a educação (LO*ES; AG*EL*O, 2017). A históri* dos </line>
<line> sur*os é mar*ada *el* opressão, negação e p*oibiç*o da língua de sinais, seja na vida social, </line>
<line> *o trabalho, na educação, seja na v*da se**al. A formação da sexualidade de *ovens surdos é </line>
<line> marcada pelo escasso conhecimento s*bre a sexualid*de e ce*cad* de mi**s e *abu*, * que </line>
<line> gera *ificulda*es na evolução como seres sexuados. (TREJO, 2005). </line>
<line> Destarte, ao *alar sobre se**alid*de das pessoas *urdas, é necessário pensar nas </line>
</par>
<par>
<line> que*tões d* *ênero. As re*açõe* de </line>
<line> gên**o são *stabelecidas e pro*uzidas confo*me as </line>
</par>
<par>
<line> concepções sociais que s* **nstroem nos **péis sociais nas suas repr*s*ntaçõ*s acerca *o e </line>
<line> *ue é ser homem e do que é se* mulher. Ações isoladas ou coletiv*s em difer*ntes **mentos </line>
</par>
<par>
<line> da Histó*ia causam </line>
<line> visibilidade e uma exp*essividad* inusitada, engendr*ndo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> problemat*za**o os conceitos *e gênero e sexualidad* (LONDO*O-MAR*N, 2021; *AZA, </line>
<line> 2021; MOCTEZUMA BALD*R*S, 2021). </line>
<line> Gênero pode ser *efinido como uma organização *oc*al da difere*ça sexu*l percebida. </line>
<line> O que não *ig**fica que g*ne*o reflita o* imple*ente diferenças físicas f*x*s e *atura*s e*tre </line>
</par>
<par>
<line> homens e *ulheres, mas sim qu* *êne*o * saber que e*tab*lece signif*cados para as é </line>
</par>
<par>
<line> difere*ças *orporais. Ess*s sign*f*cados variam de acord* com * cultura, os grupos sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> no *empo (*CO*T, 1994). De*sa maneira, g*nero é eminent*me*te r*lacional, p*is * p*r </line>
<line> mei* das relações sociais que as i*en*ida*es de *ê*ero são *onstruídas (*OURO, 1997). </line>
<line> *e nos apr*x*marmos dos **tudos cultura*s, percebemos que os *ujeitos sã* don** de </line>
<line> identidades plurais e *últipla*, *dentidad*s *ss*s que po*e* se t*ansformar, pois *ão são </line>
<line> entendidas como permanentes ou *ixa* (HALL, 2006). À vista disso, ***ero *ode s*r </line>
</par>
<par>
<line> entendido com* u* fa*or constituinte da identidade </line>
<line> do sujeito. End*n*e-se que gênero </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sexualidad* são constru*ões i*ter*ináveis que dependem das *ontin*ênci*s sociai* e cult*rais </line>
<line> (LOURO, *008). </line>
</par>
<par>
<line> * *sfer* do gêne*o * se*u*lidad* pode *er co*plexa. Em muitos casos, a </line>
<line> **mília *e </line>
</par>
<par>
<line> *usenta quant* a essas q*estões, seja *ela falta d* informação </line>
<line> necessária, </line>
<line> se*a por me*o de </line>
</par>
<par>
<line> *ncitar a *exual*da*e dos filh*s. Falar de sexua*idade não é tarefa fác*l, pri*cipalm*nte por se </line>
<line> trata* de um assunto impregnado *anto po* *imbo*ogi*s (muitas vezes in**nscientes), quanto </line>
<line> por valores c*ltura*s (*onscientes ou não) (LEBED**F, 2010). </line>
<line> A sexua*idade não deve ser compreendida como uma ún*ca dimensã*, * reprodução do </line>
<line> *uj**to. Assim, todo o co*texto que envo*v* se*ua**da*e é ro*ead* de m*itos mi*os e t**us, </line>
<line> Rev. FSA, *e*es*na PI, v. 19, n. 1, art. *, p. 1*0-14*, jan. 2022 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. R*zzo, J. P. Gonça*ves </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> muitas veze* c*iados a *artir de conceito* r*ligiosos que supõem *s *specto* sexuais a*enas </line>
<line> como *eio d* *roc*ia*ão. </line>
<line> P*d*-*e definir sexuali*ade como um conjun*o de concepçõ*s e valo*es que envo**em </line>
</par>
<par>
<line> a intencionalidade hum*na e a </line>
<line> *xpre*são af*tiva *e cunho social hist*r*co. A e </line>
<line> sexuali**de </line>
</par>
<par>
<line> abarca, e*tã*, uma amplitud* de c*n*uta* *umana*, para além de sua genitalidade e n*o deve </line>
</par>
<par>
<line> ser </line>
<line> ent*ndida, *x*l*sivamente, como *inô**mo *e sexo, relação sexual, orgasmo, ór*ãos </line>
</par>
<par>
<line> sexuais, mas s*m na sua dimensã* *mpla e *ultural que *br*nge diferente* aspe*tos com* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> amor, relaciona*en*os afetivos e s*xuai*, * sen*ualidad*, o erotism* e o pr**er, a *xpressão </line>
<line> da ide*tidade e dos pa**is sexuais *tc. (MAIA; ARANHA, 2005) </line>
<line> A sexualid*de pro*ri*ment* dita pode s*r in*ta, porém ela * culturalme*te construída, </line>
<line> ond* os sujei*os pod*m c**ar comportament*s e ** expr*ssar na formaç** das suas iden*idades </line>
<line> sexuais, com is*o assu*irem seu *apel. </line>
</par>
<par>
<line> Atualm*nte, muito *e discute * respeito </line>
<line> da *exua*id*de, co*tudo, </line>
<line> qu*ndo ** tra*a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> s*xualidad* </line>
<line> das *essoas surda*, o discurso aborda questões na perspecti*a bio*ógico- </line>
</par>
<par>
<line> funcional, de forma pres*rit*** e reguladora, *m que os sujeitos são referidos como incapazes </line>
<line> de receber in*ormações e e*peri*enta* r*la*ões afetivas e *róticas no *eu cot**iano </line>
<line> (M*REIRA, *010). </line>
</par>
<par>
<line> S*m embargo, as manifestaçõe* da </line>
<line> se*ualidad* *os jovens surdos são i*uais *s dos </line>
</par>
<par>
<line> ouvin*es, * que </line>
<line> difere diz respei*o ao acesso a i*for*açõe* e preconceito que *e*meia o </line>
</par>
<par>
<line> acerca das expr*ssõe* da sexualid*de. Com o acess* *imitado às informações, re**stê*cia dos </line>
<line> fam*lia*es em via*ilizar a ed*cação sexual e * d*sconhe*im*nto dos colega* sob*e o *s*un*o, </line>
<line> podem aum*ntar a pro*ab*lid*de de i*fo*m*ções equivocadas e acesso restrito à* in**rma*õ*s </line>
<line> referentes a es*as questõ*s (GLAT, 2*04; JOB, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados de uma pesquisa </line>
<line> des*nvolvida por Dreye* et al. (2018), </line>
</par>
<par>
<line> identif*caram que a* p*sso*s *urdas entrevis**das *os*uem *m conceito de </line>
<line> *exu*lidade </line>
</par>
<par>
<line> **strito **e*as à saúde e prevenção, mais </line>
<line> especificamente ao ato se**al </line>
<line> ou as for*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *revenç*o das doenças s*xualment* tr*nsm**síveis, m*todos co**raceptivos, desconhecendo a </line>
</par>
<par>
<line> *mpla definição de *exualidade e descon*ece*d* o tema </line>
<line> no *ontexto sociocultural em que </line>
</par>
<par>
<line> **t*o inse*idos. </line>
</par>
<par>
<line> ** antiguid*de, ab*rdar discussõe* **br* sexual*da*e dent*o do contexto </line>
<line> e*cola* *om os alu*os era conside*ado ** afr*n*o pa*a a sociedade, com isso questões so*re </line>
<line> s*xu*li*ade era* *m**i*as dentro das esc*las (TIBA, 1994). </line>
</par>
<par>
<line> Dur*n** *u*t* tempo, </line>
<line> a *exuali*ade foi solenement* ignorada pel*s e*colas. Os </line>
</par>
<par>
<line> professores agiam como *e seus alunos fossem *eres assexuado*, m*sm* quando chega*am à </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.1, art. 7, *. 130-14*, jan. 2022 w**4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *êne*o, Sexualid**e * Surdez em Pe*quisas: Def*niç*e* e C*racterís**cas </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> *dolescê*ci*. Não </line>
<line> podia ser *iferent*; afi*al, p*ra toda s*ciedade o tema sexo dá-se e*tre </line>
</par>
<par>
<line> quatro *aredes. O melh*r e*caminh*mento, portant*, era nã* tocar *o a*su*to e de*xar que a </line>
<line> **tureza s* encarregas*e de ensinar os alunos o q*e e*tava se p*ssand*. E, como * ord*m era </line>
<line> repr*mir * sexualida*e, me*hor s*r*a nã* t**ar *o ass*n** par* não despe**á-l* (TIBA, 1994). </line>
</par>
<par>
<line> Percebe-se * n*cessida** e rele*ância ** </line>
<line> discutir sobre gêne*o e sexuali*ade nas </line>
</par>
<par>
<line> esc*las, principalm*nte **ando se trata dos alunos surdos, pois, *nd**endente de sua c*ndiçã* </line>
</par>
<par>
<line> física, o *er humano </line>
<line> pr*cisa de conhecimentos so**e *ua sexual*dade, que muit*s vezes </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> silen*iada n* ambiente familiar e *o ambie*t* esc*lar, seja por preconceit*s ou *itos. </line>
<line> *or conse*uênc*a, de*taca-*e a importância d* discussões so*re ed*cação sexual *e*de </line>
<line> o* anos iniciai* da *ducação básica *té o en**n* *édio, cabendo aos pr*fessores </line>
</par>
<par>
<line> problem*tiza* e pro*over informações disc*ssõe* e </line>
<line> considerando gênero * a sexualidade o </line>
</par>
<par>
<line> n*o *penas em su* dim*nsão b*oló*ica, mas s*m sociocu*tural. Nessa persp*ctiva, cabe </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educação or*enta* a sexualidade do* </line>
<line> alunos surdos, pois a *ducação sex*a* é uma co*stan*e </line>
</par>
<par>
<line> constr*ção hi*tórico-cultu*al, cons*ruída em *ecorrência das su*s viv*ncias, *s quais </line>
<line> devem </line>
</par>
<par>
<line> ser *espeitas pela **cola. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGI* </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa caracte*iza-s* com* um estudo bibliográfico e, por utilizar </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos de caráter *nventa*iante de*c*itivo, e </line>
<line> esta metodologi* é c*racter*zada co*o </line>
</par>
<par>
<line> pesq*i*a do est**o do conhecim*nto (FERRE*R*, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> A in*estigação foi *ealizada por meio </line>
<line> de pe**ui*a n*s bases de dado* *letrônicos: </line>
</par>
<par>
<line> Po*tal de P*rió*icos CA*ES/MEC, Catálogo de Teses e *iss*rtaç*e* CAPE*, S*ie*tific </line>
</par>
<par>
<line> Electron*c Library Online SciELO e **23 - *ênero, Sex*alida*e e E*ucação - ANPEd. - </line>
</par>
<par>
<line> C*mo est*atégia* </line>
<line> de b*sca, u*ilizaram-se *s s*guintes d*sc*itores e *alavras-*have </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> por*uguês, espan*ol e *nglê*: "G*nero", "Sexualidade" e "Surdez". Tamb*m houve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> combinação d*sse* termos descri*ores por meio do operador l*gi*o AND: "gênero" AND e </line>
</par>
<par>
<line> "sexu*lidade"; "gênero" AND "s*xualidade" </line>
<line> AND sur*e*. </line>
<line> Como critéri* de *nclusão, </line>
</par>
<par>
<line> inst*tu*ram-se pesqui*a* no *orm*t* *e a*tigos </line>
<line> o*igin*is, teses dissertações public*do* no e </line>
</par>
<par>
<line> perío*o d* 2015 a 2020, em perió***o* *acio*a*s e inte*na*ionai* em po*tuguês, inglê* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> es*an**l e *ealizadas co* huma*os. </line>
</par>
<par>
<line> *omo cr*tério de seleção, nas *nálises e *a discussão do* artigos procurou-*e observ*r </line>
</par>
<par>
<line> an*, aut*r, o objeto de </line>
<line> estudo, metodologia adota*a, locais onde foram desenvolvid*s as </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina *I, v. 19, n. 1, *rt. 7, p. 1*0-147, *an. 2022 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. S. Rizzo, J. P. Gonç*lves </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> *esquisas e os resul*ados alcançados. Dado o objet* de discu*s*o *a pesquisa, *ora* defi*idos </line>
<line> como cr*térios de *n*lusão para seleçã* apenas as pes*uisas *esenvolvidas n* Área d* </line>
<line> Ed*c*çã*. </line>
<line> Pre**a**nte, para identi*icar se as pesqu*sas ate*diam aos *r**érios de inclusão, os </line>
<line> estu*os foram analisados por *ois re*is*res, que realizaram a triagem de todo o conteúdo </line>
<line> seleciona*o, *ediante a *eit*ra d*s resp*c*iv*s títul* e resumo, seguindo os cri*éri*s de </line>
<line> i**lusão supr*cita*os. </line>
<line> Q*and* existiu disco*dância quanto à per*a*ência ou não de determinado *studo, as </line>
<line> pes*uisas re*a**scent*s for*m acessadas na ínte*ra pa** avaliaç**. *pós a exclus*o da* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas </line>
<line> p*blicadas por inter*édio do processo de refin*mento, as quais fora* l*das </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> examinadas criteri*samente, agrupa*as </line>
<line> e c*ass*ficada*, empregando </line>
<line> um p*otocolo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> organização de **o*d* c*m as categor*as te***icas, *m referê*cia ao t*po de e*tudo * as </line>
</par>
<par>
<line> ca*a*ter*sti*as da pesquisa no tocante a gênero, s**ualidade e surdez. Por fim, **i selecionado </line>
</par>
<par>
<line> 1 estudo que atendia aos critérios de inclus*o *sta*elecidos e compôs a amostra </line>
<line> de*sa </line>
</par>
<par>
<line> investig*ção. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ESULT*DO* * DISCUS*ÕES </line>
</par>
<par>
<line> Conf*rme *esc*ito, os resu*ta*os que serão ap**sentados abaix* buscam identificar os </line>
</par>
<par>
<line> estudos c*m temátic*s dentro da </line>
<line> área de conh*cime*t* **nero, sexualidade e *urdez. O </line>
</par>
<par>
<line> Q*adro 1 ap*esenta o m*pe*mento do*umen*al das fontes de *ados separadamente a pa*tir da </line>
<line> *tiliza*ão *os *escri*ores: </line>
<line> *uadro * - Classificação d*s pesquisa* </line>
<line> P*rtal de Periódicos **PES/MEC </line>
</par>
<par>
<line> Descritores </line>
<line> Quantidade </line>
<line> Sele**ona*os </line>
</par>
<par>
<line> Gênero </line>
<line> 3 * .2 7 * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Sexualidade </line>
<line> * .4 1 4 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Su**ez </line>
<line> 499 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "gênero" AND "sexuali*a**" </line>
<line> 1 .4 3 8 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "gên*ro" AND "sex*alidade" </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *N* "surdez" </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 4 0 .6 2 8 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Catálogo de Teses * Dissertações CAPES </line>
<line> Desc*itor*s </line>
<line> Quanti***e </line>
<line> Sel*cionados </line>
</par>
<par>
<line> Gênero </line>
<line> 659 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Sexual*dade </line>
<line> 1*6 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Surdez </line>
<line> 68 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> "gênero" AND "sexualidad*" </line>
<line> 664 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.1, art. *, *. 130-147, jan. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Sexualidade e Surdez em Pe*q**sas: Defi*ições e *a**cte*ísticas </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> "gêne*o" AND "sexualidade" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> AND "surd*z" </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 1 .* 6 7 </line>
<line> * </line>
<line> *ci*LO </line>
</par>
<par>
<line> Des*ritores </line>
<line> Quantidade </line>
<line> Selecio*ados </line>
</par>
<par>
<line> Gêner* </line>
<line> *30 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Sexuali*ade </line>
<line> 65 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Surdez </line>
<line> *3 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "Gên*ro" *ND "sexual*d*de" </line>
<line> 35 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "Gên*r*" A*D "sexualid*de" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> AND "surdez" </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 5** </line>
<line> 0 </line>
<line> GT *3 da ANPEd </line>
</par>
<par>
<line> Descritores </line>
<line> Q*an*idade </line>
<line> Sele**o*ado* </line>
</par>
<par>
<line> *ê*ero </line>
<line> 1*7 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> S*xuali*a*e </line>
<line> 116 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Surdez </line>
<line> 6 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> "Gênero" *ND "sexuali*ade" </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> "Gênero" AN* "sexu*lidade" </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> AN* "surdez" </line>
</par>
<par>
<line> To*al </line>
<line> 237 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: da*os organizados pelas autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> No port** de periódicos *a *APES, foi feito o refina*ento de b**ca. Na opção tipo *e </line>
<line> material, foram selecionados ape*as artigo*, visto **e livros, *magens * audi*v**ual não </line>
<line> fazem par*e des*a in*est*gação, com os *e*c*itores entre aspas, *ssim c**o *os outros bancos </line>
<line> de dados. </line>
<line> Para refinar a pesquisa no *atálogo de *ese* e Dissertações *A*ES, c**o g*a*de </line>
</par>
<par>
<line> áre* do </line>
<line> conhecimento, foi selec*onada a opção "ciências humanas" *, como á*ea </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conh*c**e*to, *r*a *e avaliação e área de con**ntr*ção, op*ou-se por "*ducação". No *ciElo, </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> *artir *o refinamento </line>
<line> *e </line>
<line> busca, selecionou-se a op*ão "ciênc*as </line>
<line> hum*nas, educação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa </line>
<line> educaci*nal" co*o *rea te*áti**. *o portal ANPEd *s buscas for*m realizad*s </line>
</par>
<par>
<line> apenas no GT 23. </line>
</par>
<par>
<line> Cham* a atençã* </line>
<line> que são n*merosos os estudo* relacionados à </line>
<line> área de g*ner* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sexualidad*, segu*do de </line>
<line> um qu*nt*ta*iv* menos expressivo de public*ções re*acionadas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> surdez. D*starte, a int*rface de int*resse desta pesquisa: a* questões sobre *êner*, sexualida*e </line>
<line> e surdez apr*senta*am-se *om estudos **casso*, revelando * necessi*ad* *e maior*s reflex*es </line>
<line> a parti* dessa tríade. </line>
</par>
<par>
<line> O a**igo de Louro (2011), pub**cado </line>
<line> na Revista Brasileira Sobr* Form*ção Doc*nte, </line>
</par>
<par>
<line> prop*e uma re*le**o acer*a das questõe* e* to*no **s gêneros e das sexual*da*es, desta*ando </line>
<line> que *sses tema* não envol*em apenas conhecimento ou informação, mas *nvolvem **lores e </line>
<line> um posicio*am*nto políti*o diante *a multi*lici*ade de formas de *ive* * de se*. A pa*ti* </line>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. *, *. 130-147, jan. 2022 www4.fs*net.com.br/*evis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. R*zzo, J. P. G**çal*es </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> disso, a autora quest**na como a escola, p*ofe*sor*s e p*ofessoras têm lidado com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> discuss*es relacio**das a essa te*ática, **da*a a***a: "Quais são *oss*s pontos de apoio e </line>
<line> o*d* se encontram nossas **agi*idad** e rece*os?" (LOUR*, 2*11, p. 1). </line>
<line> Dito isso, Louro (2011, p. 2) **nda *essalta que "o tema \gênero e sexuali**de\ </line>
<line> *er*lment* nos f*s*in*, *os provoc* cu*ios*dade e *st* por toda p*r*e" (grif* noss*). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, quand* * teor dess* tônica é </line>
<line> in*estigado n* conjuntura d* surdez, *ercebe-se uma </line>
</par>
<par>
<line> r*al*dad* exatamente contrária, *u seja, perce**mos um cenário ***dêmico de pesquisa *ouco </line>
</par>
<par>
<line> exp*orado quando s* *ensa em </line>
<line> pe*q*i*a *nvolve*d* seres h*m*nos co* repr*sentações de </line>
</par>
<par>
<line> gêne*o ou **xuali*ade com enfoq*e na cultura surda. </line>
<line> O Quadro 2 de*onstra de maneira resum*da *lgumas característ*cas do es**do </line>
</par>
<par>
<line> se**cionado após *erem apli*ado* os crit*rios de inclu*ão, a *arti* *o *ítulo, au*ori*, tipo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa e an* da produção. Destaca-se que nã* for*m ide*tifica*os estudos com t*máticas d* </line>
<line> pesqu*sa dentro d* área de con**ci*e*to pr*posta nes*e *stu*o no G* 23 da ANP*d, *ortal </line>
<line> *e Pe*iódicos da CAPES e no Sc*ELO. </line>
<line> Quad*o 2 - Característica* da pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> *atálogo de Teses </line>
<line> * *iss*rta*ões CAPES </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> T*tul* </line>
<line> Autor(*s) </line>
<line> Tipo </line>
<line> Ano </line>
</par>
<par>
<line> Surdez, *ênero e sexualidade: um estudo s*bre o imaginário s*cial em uma escola de ensino fundamental bilíngu* no Su* do Bras*l </line>
<line> Marcia Beat*iz *erutti Muller </line>
<line> Tese </line>
<line> *017 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: dados organizados p**as au*oras. </line>
</par>
<par>
<line> Com a tese a*resentada no P*o*rama de *ós-Graduação em Ed*caç*o - PPGE </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade La S*lle - UNILASALLE - como requisito par*ial à obtençã* ** grau de </line>
<line> Do*tor* em Educação, *üller (2017) tem como t*m**ica inv*stiga**va o Imag*nário Soc*al na </line>
</par>
<par>
<line> **uca*ão de Surd*s e* *elação à surdez, gêner* e sex*alidade, fazendo inte*face ent*e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> lin*as d* pesquisa: formação d* *ro*essores, teorias e práticas educativas e gestão, educação e </line>
<line> polít*cas públicas. </line>
<line> M*ller (2017) utiliza uma p*rspectiva *os estudos cult*rai* e e*tudos de gên*ro </line>
<line> (LEBEDEFF, 2010; LOURO, 2014) e apresenta como pr*blema de pesquisa a forma que os </line>
<line> dis**rsos, em relaçã* * sur**z, g*nero e s*xualidade, vêm in*lu*ncia**o o *maginário *ocial </line>
</par>
<par>
<line> de **cent*s de *m* E*col* de *nsino *un*a*ental *ilíngue </line>
<line> para Surdos no sul do Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Tem como </line>
<line> ob*etivo i*vestigar o i*aginário *ocial desses docentes, e suas *on*epções em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esi*a, *. 19, *.*, art. 7, p. 13*-14*, jan. 2022 </line>
<line> w*w4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, *exualid*de e Surd*z *m Pesquisas: D*finições e Cara*terís**cas </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção à su*dez e às pessoas surdas, a gê*e*o * à sexua*idade e o r*flexo nas práticas </line>
<line> **da*ógica*. </line>
</par>
<par>
<line> Co* a *roposta, tem-se um* pe*quisa ** cunh* hí*rido co* </line>
<line> abordagem q*ali- </line>
</par>
<par>
<line> **antitativa, desen*olvida em dua* fase*: na p**meira, um est*do de cas*, u*il*zando </line>
</par>
<par>
<line> en*re*i*tas ref*exivas e *bserva*ões *ara a co*eta de informações e análise por m*io </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> grounded-t*eory. * na *e*unda, a a*á*is* esta*ístic* de questionários estruturados através do </line>
</par>
<par>
<line> software SPSS 24.*, M*ller (2*17) </line>
<line> const*tou que os do*entes co*cordam que a Língua </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Sinais é **ito imp*rtante. *o entanto, o ***p* de disc*ntes </line>
<line> afirma *sá-la m*ito pouco nas </line>
</par>
<par>
<line> i*terações </line>
<line> *om a família; os </line>
<line> grupos *firmam qu* a *scola, </line>
<line> às vezes, discute so*re gênero </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *exua*idade; há indícios de um si*enci*men*o e* relação aos temas sexualidade e gênero. </line>
<line> Po* fim, Müll** (20*7) defende a neces*idade *e mudança, n*o apen*s *os textos </line>
</par>
<par>
<line> legais so*re gê*ero e sex*alid*de, n*s modos de nome** os "o*tr*s di*erent*s", mas </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> m*nei*a de o*har as pessoas e as dif**entes formas de expre*são e c*muni*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Para t**to, ainda *xis*e* *lgun* mitos em r*l*ç** ao ass*nto q** não *e co*firmam na </line>
<line> prátic*, havendo a *ecessi*a*e de sup*raç*o desses *i*os, consider**do que a se*u*li*ade * a </line>
<line> mais normal das caracterís*i*as *um*nas e p*ecisa se* sen*ida por todos (GON*ALVES; </line>
<line> BA*BOSA, 202*). </line>
<line> Percebe-se aq*i a ne*es*idade de potenci*lizar futuros est**os c*m jovens sujeitos </line>
<line> surdos, te*do **mo ló*us de investigação a próp*ia e**ola. Dreyer et al. (20*8) apontam que </line>
</par>
<par>
<line> os e*trevistados d* pesquisa (t*ês jov*ns sur**s) passara* </line>
<line> por um processo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> in*omunicab*lid**e e d* *ensura </line>
<line> de informa*ões ace*ca d* sexuali*ade, ta*t* por par** </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> família, que mu*tas veze* quer *r*servar **ses su*eitos, qu*nto por parte da escola, por falta </line>
<line> de uma did*tica ap*opr*ad*. </line>
<line> *s *esquisas apresent*d*s consolidam a defesa de que a comunidade acadêmica </line>
<line> precisa se mobiliz*r e si*t*m*tizar i**e*tigaçõe* so*re *ê*e*o e sexuali*ade nas tessituras </line>
</par>
<par>
<line> teóricas da surdez. As descobe*tas apr*s*ntadas pontuam a subjet*vidade dos su*eit** </line>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> necessida*e de *lhar para ess** part*c*lares. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa conj**t*r*, futu*as pesquisas no co*texto *o gênero, sexu*lid*de e surd*z, </line>
<line> nomea*amente na Á*ea da Ed*cação, po*em provocar importantes tran*form*ções nas form*s </line>
<line> ** conhe*er as chamadas "mi*orias", especi*lmente na grande área da E*uca*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 19, *. 1, art. 7, p. 1*0-147, jan. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. G. S. Ri*zo, *. P. G*nçalves </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDER*ÇÕE* FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> As dif*c*ldades de situar a tríade "g*nero, sex*al*dade * s*rdez" como campo *egítimo </line>
</par>
<par>
<line> d* investigação *ient*fica nos </line>
<line> dias atuais *ncaminharam a* discussões *esta </line>
<line> pe*quisa. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> enre*o, prese*te es*udo teve *or *inal*dade mapear o* * </line>
<line> *rtigos, diss*rtaçõ*s e tese* que </line>
</par>
<par>
<line> aborda*sem a temática que en*olve *êner*, *exualida*e e su*dez, no período de </line>
<line> 2015-20*0, </line>
</par>
<par>
<line> pu*licados n* p*rtal d* Cap*s/*EC, *APES t*ses e dissertaçõ*s, *ciELO Brasil, e GT 2* da </line>
<line> ANP*D. </line>
<line> Os resultados permite* ide*tificar a *arênc*a de pes*uisas rela*ionadas à* questões </line>
<line> *obre gênero, s*xualidade e surdez. Dessa ma*eira, not*-se *ue estudos ci*ntíficos acer*a da </line>
<line> sexualidade dos surdos são insuficientes, d*da a importância do tema, o q*e pode ocasionar </line>
<line> lacunas *u limitações no ensino de*sa vertente e, d*s*a forma, a omi*s** de informações para </line>
<line> e*se públi*o que apresenta c*r*cte**sticas l*ngu*sticas e *ulturais diferent*s dos ouvinte*. </line>
<line> Po*tan**, con*i*e*a*** que o campo do **nero e *e*ualidade das p*ssoas s*rdas *inda </line>
<line> tem mu*t* a s** e*plorado c*entifica*e*t*, julg*ndo q*e a* produ*ões de a*tigo*, *iss*rtações </line>
<line> e teses sã* *s*as**s atualment*. </line>
<line> A p*rti* *es** contexto, suger*mos futuras p*o*uç*es ci*nt*fic*s que possam con*ribu*r </line>
</par>
<par>
<line> para *i*u*di* a temática s*bre gênero e sexualidade par* a co*unidade surda, *ais </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> investigações in loco em esco*as com*ns, escol*s b*língues e universidad*s. </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
<line> BRASIL. Se*retaria de Ed*cação Fundamental. Par*metros *u*riculares Nacionai*: </line>
</par>
<par>
<line> pluralidade *u*tura*, orientação se*ual / Sec**tari* de *ducação F*nd*ment*l. *ras*li*: - </line>
<line> MEC/SEF, 1997. </line>
</par>
<par>
<line> BRA*I*. Le* *ederal </line>
<line> 1*.*36 d* *4 de abril de 20*2. Dispõe *ob** a Língu* Brasi*eira </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Sinais - Libras e dá outras providências. </line>
<line> BRASIL. Decreto 5.626 *e 2* de d***mbro d* 2005. Regulamenta a *e* * o 10.4*6, *e *4 </line>
<line> de abr*l de *002, que d*spõe sobre a Língua Brasi*e*r* de *inais - Libr*s. </line>
<line> ALMEIDA, D. L; LACERDA, C. *. *. Por*u*uês c*mo se*unda lí*gua: a e*crita de surdos </line>
<line> em aprendi*a*em cole*iva. T*abalhos em *ing*íst*ca A*licada, v. 58, n. 2, *01*. </line>
<line> CAR*ALHO, M. E; CA*ALCANT*, W. M. *; SILVA, J. A. Teach*ng of Portugues* to the </line>
<line> deaf: an **tegrative li*erature review. Journal CEFAC, v. 21, 29 abr. 2019. </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 19, n.1, art. 7, p. 130-147, j*n. 202* ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gên*ro, Sexualid*de e Surdez em *esquisas: Definições e Carac*erístic*s </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> *REYER, L. R. O. MATEUS, M. A. R; GO*ÇALVES, J. P. Pess**s com surd*z e s**s </line>
<line> relações **m a Sexualidade: sil*nciamentos * desc*bert*s. Rev*sta Textura (U*B*A), </line>
<line> *evi*ta d* Educação e Let*as. v. 20 *. 44, 2018. </line>
<line> FEB*RE, L. Combates *ela His*ória. Ed.: 2ª. Edito*a Pres**ça: Lisboa, 1989. </line>
<line> FERREIRA, N. S. *. *s p*squisa* de*omina*as "estado da arte". Educ*ção & Sociedade, </line>
<line> São Paulo, *no X*III, n. *9, 2002. </line>
</par>
<par>
<line> G*SSER. A. LIBRAS? Que língua é *ss*? c*e*ças e preconceitos em torno </line>
<line> da língu* de </line>
</par>
<par>
<line> si*a*s e da rea*idad* surda. São Paulo: Pará*ola Edi*orial, 2009. </line>
</par>
<par>
<line> GESSER. A. Me*o*ol**ia do ens*no em LIBRAS c*mo L2. Universida** Federal de Santa </line>
<line> C**a*ia, Florianópolis, 2010. </line>
<line> GESSER. A. O ouvin*e e a surdez: *obre ensinar e *prender a LIBRA*. Sã* Paulo: Pará*ola </line>
<line> Edit*rial, 2*12. </line>
<line> GLAT, R. *a**e se*ual, deficiência e *uve*tude em risco. Re**tório de consultoria </line>
<line> técn*ca: e***ação s*x*al, sexualidade, juv*ntude, *efici*ncia, depoimentos, inclusão social. </line>
<line> Rio de Janeiro: Banco Mundial, 2004. </line>
</par>
<par>
<line> GO**ALVES, J. P. BARBOSA, M. *. F. *piniões de *ães e profissio*ai* sob*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *exualidade *e pessoas *om defici*ncia intel*ctua*. Revista Exitus, *antarém/PA, Vol. 10, p. </line>
<line> 01-30, 2020. </line>
<line> GOLDFELD, M. A cri*nç* sur*a. São Paulo: Pexus, 1*97. </line>
</par>
<par>
<line> H**SON, *; RICHARDS, P. Aco*adas *n terreno: El gén*ro, la r*za, la nación y la </line>
</par>
<par>
<line> constru**ión d*l cono*imiento e*nogr*fico. Po*is (Santiago), </line>
<line> v. 20, n. </line>
<line> 59, p. 79-9*, *aio </line>
</par>
<par>
<line> 20*1. </line>
</par>
<par>
<line> HALL, S. A identidade *ultura* na pó*-modern*dade. 11ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, </line>
<line> *006. </line>
<line> IACHINSKI, L. T. et al. L*bra* disc*pline incl*sion i* graduation courses: f*ture teacher\s </line>
<line> vi**on. A***ology - Communication Research, v. 24, 28 *ar. 2019. </line>
<line> JOB, J. Fa*tors invol*ed in *he ineffective dis*eminati*n of sexual*t* inf*rmat*on to </line>
<line> individuals *ho *re dea* or hard of hearing. Ame*ican An*als of *he *eaf, 14*(3), 264-273. </line>
<line> doi:10.1*5*/aad.20*4.0025. 20*4. </line>
<line> KUNI*, J. Los "medio put*s": mascul**ida*es subalternas y diná*icas de género al*ernativa* </line>
<line> *n la r*ral Pam** húm*da a*gentina (20**-2017). Hi*toria y s**iedad, *. 41, p. 69-**, 1 jul. </line>
<line> 2021. </line>
<line> *ACERDA, C. B. F. Um *ouco da hi*tóri* *as diferent*s *b*rdag*ns n* educação de surdos. </line>
<line> *aderno Cedes, Camp*nas, v. 19, n. 46, 1998. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. 7, p. 130-147, jan. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. S. Rizzo, J. P. Gonçalves </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> LEBEDEFF, T. B. S*rdez * s**ual*d*d*: um* di*cu*são sobre a necessida*e *e </line>
<line> e*pode*amento linguístico e acesso à informa*ão. *010. </line>
</par>
<par>
<line> LONDOÑO-MARÍN, V. Calle de las gua*as: dispo**ción final de **redades ne*a*ivas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*pacio de re*aci*nes sociale* provoca*oras. **minaR, v. 19, n. *, p. 44-56, *un. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> L*URO, G. </line>
<line> *. Gê*ero, s*xual*dade e educ*ção: uma p**spect*va pós-estru*urali*a*a. </line>
</par>
<par>
<line> Petrópolis, RJ: Voze*, 19*7. </line>
<line> LOURO, *. L. Um co*po estranho: e*s*ios sobre sexual**ad*s * teoria *ue*r. *elo </line>
<line> Hori*onte: Autêntica. 2004. </line>
</par>
<par>
<line> L*URO, G. </line>
<line> L. "Pedagogi** d* sex**l*dad*". In: ______. (Org.). * corpo e**cado: </line>
</par>
<par>
<line> pedagogias da sexu*lidade. Belo H*ri*onte: Autêntica, 1999. </line>
<line> LOURO, *. L. Gênero e *ex*alidade: ped*go*ias *ontemp*rânea*. Pro-Posições, v. 19, n. 2, </line>
<line> p. 1*-23, a*o. 20*8. </line>
<line> LOURO, *. L. Edu*ação e docê*cia: d**ersid*de, gêne*o e sex*alid*d*. Formação *oc*nte - </line>
<line> Rev*sta Bra*ileira de Pesquisa sobre Formação d* P*of**s*res, v. 3, *. 4, p. 62-70, *011. </line>
<line> LOPES, *. K. F; AGRELLO, M. P. A Representação Históric* Cultural da *í*g*a de *inais: </line>
<line> Opr*ssão e Re**essão. Revista FSA (Centro Unive*sitário S*nt* Agostinh*), v. 14, n. 2, p. </line>
<line> 86-111, 23 fe*. 20*7. </line>
<line> *AI*, A. C. B; ARANHA, M. *. Re**t*s de professore* sobre man*festaçõe* sexuais de </line>
<line> alunos c*m *eficiên**a no *ontext* escol*r. I*t**ação *m Psicologia, São Paulo, v. 9, *. *, p. </line>
<line> 10*-116, 2005. </line>
<line> MAIA, A. C. B. Inc*u*ão * sexualid*de: na voz de *e*soas com deficiência fís*ca. Curi*iba: </line>
<line> Juruá, 2011. </line>
<line> MAIA, A. C. B. RIBEIRO, P. R. M. *esfaz*ndo mitos para minimiza* o *rec*nceito sobre a </line>
<line> s*xualidade de pess*as com def*ciênci**. Rev. Bras. Ed. E*p., Mar*li*, v.16, n.2, p.159-176, </line>
<line> M*i.-Ago, 2010. </line>
<line> MAZA, L. M. l. R*c*nocim*ento e identidad de géne*o. Veritas, n. 4*, p. 103-120, abr. 2021. </line>
<line> *E*O, *. C. V. Perfo**ativity of r*ce intersected by gen*er and sexual*ty i* a conve*sation </line>
</par>
<par>
<line> c*rcle amon* bla*k wo*e*. Trabal*os </line>
<line> *m Linguís*ica Aplicada, </line>
<line> *. 60, p. *-15, </line>
<line> 14 maio </line>
</par>
<par>
<line> 20*1. </line>
</par>
<par>
<line> M*CTEZUMA *A*DE*AS, A. C. Cuerp*s performá*i*os: las prácticas transfo*mista* del </line>
<line> *erta*en Nuestra belleza gay **r*enas. La ventana. Revi*t* de *st*dios de género, v. 6, n. </line>
<line> 53, *. 406-*40, j un. 2021. </line>
<line> MOREIRA, S. Z. A mu*h*r surda e suas re*a*ões de *ênero e sexualidade. In Skliar, C. </line>
<line> (Ed.), A su*dez: um o*har *obre as diferenças (pp. 9*-*0*). *or*o Alegre: Mediação. 2010. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, T*resi*a, v. 19, n.1, *rt. 7, p. *30-14*, jan. 2*22 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gênero, Sexualidade e Su*d*z em Pesquisas: Defi*ições e Característ*cas </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> *ÜLLER, *. B. C. Su*de*, gênero e *ex*a*idade: um es*ud* s*bre o imag*n*r*o social em </line>
<line> uma escola de ensin* funda**ntal bil*ngue no Sul do Bras**. T*se de Dout**a*oP*ograma </line>
<line> de Pós-Graduaçã* em *duc*ção: Universi*a** L* Salle - UNILA**LLE, 201*. </line>
<line> O*TOLAN, L. S. et al. O Uso de E*pressões Pejorativa* em *el*ção a Gên*ro * Sex*alida*e </line>
<line> *a Perspe*tiva *e Futuros Profess*res. Revi*ta *SA (Centro Uni*er*itário *anto </line>
<line> Agos*inho), v. 1*, n. 8, p. 149-*72, 2* set. 2020. </line>
<line> PERLIN, G; STROBE*, K. Históri* cultural do* surdos: desafio c*ntempo*â**o. Educa* em </line>
<line> Revista, Cu***ib*, Br*sil, Edição Esp*cia* n. 2, *. 17-31, 2014. </line>
</par>
<par>
<line> PRIOSTE, C. D. E*ucação inclusiva e s*xualidade </line>
<line> na e*co*a relato de *aso. Estilos d* - </line>
</par>
<par>
<line> Clínica, Vol. 1*, n° 1, *4-25. 2010. </line>
</par>
<par>
<line> SCOTT, *. W. G*nder an* *o*itics of history. Colu*bia Univ*rsi*y **ess, N.Y.,1988. </line>
<line> Tradução de Mariza *orr*a, I*CH/Unicamp. *adernos Pagu (3) 1994: *p. 11-27. </line>
<line> SCOTT, J. W. Gêne*o: uma categoria útil de *nálise histórica. Educ*çã* & Rea*idade. Porto </line>
<line> Alegre, v. 20, n. 2, p. 7*-99, jul./dez. 1995. </line>
<line> STROBEL, K. Hist*ria da educação d* *urdos. Universi***e Federal de Santa Catarina. </line>
<line> Licencia*ura em Letras-Libras na modalidade a di*tância. Florianó*olis. 2009. </line>
<line> ST*OB*L, K. L. *s Imagens do O*tro sobre a Cultura S*rda. Florianóp**is: UFS*, </line>
<line> 2**8. </line>
<line> TIBA, I. Adole**ê*ci*: * despertador do se*o. São Paulo: Ed. Cort*z, *994. </line>
<line> *REJ*, M. *. La co*strucción de la sexu*l*dad e* ad*les*entes sor*os y sordas. A*chivos </line>
<line> His*anoamericanos de S*xol*gia. 2005. </line>
<line> VA*CONCEL*S, C. M. T. FERREIR*, L. A. A f*r*ação de futur@s. P*ofes*or@s de </line>
</par>
<par>
<line> educação </line>
<line> física: refl*x*es sobre gênero e s*xualidade. Educaç*o em Rev*sta. Belo </line>
</par>
<par>
<line> ****zo*te. v. 36, **20. </line>
<line> Co*o Refer*nciar este A*tigo, conforme A*NT: </line>
</par>
<par>
<line> *I*ZO, J. G. S. </line>
<line> *ONÇA*V*S, J. P. Gên*ro, Sexu*l*dade e S*rdez em P*sq*isas: *ef*nições e </line>
</par>
<par>
<line> *aracte*ísticas. Rev. *SA, Teresina, *.*9, *. 1, art. *, p. 130-147, jan. 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> C*n*ribu*ção do* *utores </line>
<line> J. G. S. *izzo </line>
<line> J . P. G*nç*lves </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ã* e p*a*ejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *ná*ise e inte*pretação dos **d**. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração d* r***unho ou na revi*ão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*cipa*ão na a*rovaçã* da versão *i*a* do m*n*scri**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina PI, v. 19, n. 1, a**. 7, p. 130-147, *an. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)