<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 4, p. 72-89, ou*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.10.4
</line>
</par><par>
<line>
Do*e de Esperança e Fiúza - Religiosi*a*e e Comuni*aç*o no Es**ço de Estudos S**re Saúde
</line>
<line>
Dos* of Hope and T*ust - R*l*giosity a*d Communicat**n in t*e Space of *eal*h Stud*e*
</line>
</par><par>
<line>
Sandra *aria Souza de Carval*o
</line>
<line>
G*aduação em Bibl***economia *ela Universida*e Federal *o Espírito S*nto
</line>
<line>
E-mail: sandra*sc@*otmail.com.br
</line>
<line>
Ma*celo Cald*ra*i Miguel
</line>
<line>
**aduaçã* em *dministraç*o **la Unive*sidade Federal d* E*pírito Sa*to
</line>
<line>
E-mail: mar*elocalderari@yah*o.co*.br
</line>
<line>
Rogério Za*on d* Si*veir*
</line>
<line>
Doutor em *dm*n*stração p*la U*iversidade Fe*eral de Minas Gerais
</line>
<line>
Professor *ermanente da Un*v*r*i*ad* Fede*al d* *spírito Santo
</line>
<line>
E-m*i*: roge*io.silveir*@ufes.br
</line>
</par><par>
<line>
E**e*eço: Sandra Maria Souza d* Carva*h*
</line>
</par><par>
<line>
Av. Fernan** F*rra*i, 514 - Goi*beiras, Vit**ia - ES,
</line>
<line>
Edi*or-Chef*: Dr. Tonny K*rley *e Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*9075-910. *rasil.
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: Ma*celo Calderar* Mig*e*
</line>
</par><par>
<line>
Av. Fernando Ferrari, *1* - Goiabe*ras, Vit**ia - ES,
</line>
<line>
A*tigo recebido em 26/09/*021. Úl**ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
29075-910. Brasi*.
</line>
<line>
recebid* em 07/10/2021. Aprovado em 0*/10/202*.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Ro*ério Zano* da S*l*eir*
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* Federal do Espírito S*nto, Centr* de
</line>
<line>
A*a*iado p*lo sistema Triple Re*iew: Desk Re*ie* *)
</line>
</par><par>
<line>
Ciênci*s Jurí*icas e *c*nômi*as. Avenida Fernan*o
</line>
<line>
pe*o Editor-Chefe; e *) Double Blind Rev*e*
</line>
</par><par>
<line>
*er*ari - de 240 * 626 - lado par *ard*m da Penha
</line>
<line>
(av*liação ceg* por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
*90*02*0 - Vitória, ES - Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: G*amati*al, N*rmativa
</line>
<line>
e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do*e de Espera*ça e *iúza - Reli*iosidade e Comunicação no Esp*ço de Estu**s Sobre Saúde
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O momen*o **ve*ciado pe** pan*em*a ** Covid-19 c*m iníc*o no ano d* 2019, mas com
</line>
</par><par>
<line>
*m*acto mu*dial em 2020, resultou em i*s*a*ilidade soc*al e economia
</line>
<line>
gl*b**. N*s**
</line>
</par><par>
<line>
contexto, o pr*sente trabalho ob*et*va re*letir e a*alisar o m*mento v*venciado pela pandemia
</line>
<line>
da Covid -19 e co** se dá a religião * a fé em meio a tempestades. * m*todolog*a utiliza*a
</line>
</par><par>
<line>
*o* a pesquisa bibliográfica. A se*eção dos *r*igos científicos, li*ros, tes*s,
</line>
<line>
*issertações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
anais,
</line>
<line>
util*zad*s como refe*ên*ia foram se*ecionados *e acord*
</line>
<line>
c*m a **mát*c* e * *ua
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibu*ç** par* ess* p*esen*e est*do. A pesqui*a * *e nível *xplor*tório e **s*ritivo, par* a
</line>
</par><par>
<line>
qual foi utilizada a abo*dagem metodológica qualitativa. É
</line>
<line>
*ma investigação que não só
</line>
</par><par>
<line>
a*xilia a temática de pesquisa, como *nriqu*ce a elaboração corre*a do traba*ho. N* tocan*e
</line>
<line>
*os re*ultados, ressalta-se qu* *m te*pos de dor e *ncertezas, é n*tural que cada um procure
</line>
<line>
um caminho qu* *raga conforto e pa*, esse caminho é o da es*iritu*lidade, lugar onde * real
</line>
</par><par>
<line>
coexiste e tem
</line>
<line>
conexão co* algo ma*or e *agrado. Conclui-se,
</line>
<line>
port*nto, que *s religiõe*
</line>
</par><par>
<line>
desempenh*m uma *mpor*ante f*nção em tempos difícei*, como o vivenciado p*la *andemia
</line>
<line>
da Co*id-19. A fé e a oração sã* o meio, o cami*ho entre a espe*a e a esperança, * espera
</line>
<line>
imposta pel* *andemia é de f*to a esperanç* advinda da oração e fé.
</line>
<line>
*a*avras-*h*ve: Covid-19. Pandemia. R*ligião. Is*lamento Social.
</line>
<line>
AB*TRA*T
</line>
</par><par>
<line>
**e moment experi*nced b* the Covid-*9 pande*ic beginning
</line>
<line>
in 2019, bu* wi*h * glo*al
</line>
</par><par>
<line>
impact *n 2020, resulted i* so*ial i*stability
</line>
<line>
a*d
</line>
<line>
g*obal *conomy. I* th*s context, this w**k
</line>
</par><par>
<line>
aims to **flect and anal*z* the moment *xpe*ie**ed by the Covid-19 *a*demic and how
</line>
<line>
religion an* faith are gi*en in the mids* of storm*. The method*lo*y us*d was b*bliographic*l
</line>
<line>
rese*rch. The selection o* Scie*ti*ic A*ticles, Book*, Theses, *isse*t*tions and An*a*s, u*e*
</line>
<line>
as re*erence, we*e selecte* accord*ng to the t*eme and their contribu*ion to this *tudy. The
</line>
</par><par>
<line>
*esearch is explorator* *nd descript*ve, in whi*h a
</line>
<line>
qualitative methodological app*oach was
</line>
</par><par>
<line>
us*d. It is ** in*estigation th*t not on** *elps t*e resear*h theme, but also en*iche* t*e corre*t
</line>
</par><par>
<line>
*la*ora*ion o* t*e work. Regarding the results, it i* noteworthy th** in times of pain
</line>
<line>
a*d
</line>
</par><par>
<line>
uncertain*y, it *s natu**l *or each one *o look for * path that bring* yo* comfort and peace, this
</line>
</par><par>
<line>
pat* is
</line>
<line>
t*at of sp*rituality, a *lace where **e real c*exists a*d is co*nected to something
</line>
</par><par>
<line>
greater an* sacre*. *herefore, it *s conc*u*** t*a* reli*i*ns pla* an importan* rol* in **fficult
</line>
</par><par>
<line>
ti*es, such
</line>
<line>
as the one experienced b* th* co*id-19. Faith, prayer, it is the me*ns, the path
</line>
</par><par>
<line>
b*tween hope and hope, th* w*it*ng i*posed by th* pa*dem*c ** in fact the hop* t*at comes
</line>
<line>
from prayer *nd faith.
</line>
<line>
Keywords: Co*id-*9. *andemi*. Rel*gion. Soci** Is*l*tion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina PI, v. 18, n. 10, a*t. 4, p. **-**, *ut. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. Carvalho, M. C. Miguel, R. Z. Silveira
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* *a*demia d* Covid-19, *oe*ça c*u**da pel* v*rus SAR*-*ov2, deflag*ada no final
</line>
<line>
de 2019, ma* com impact* *lo*a* no c*meço de 2020, e atua*mente em m*rço d* 2021 com
</line>
<line>
as n**as variante* trazidas de *utros esta*os, b*te*d* re*ordes de casos e **i*os da doença e
</line>
</par><par>
<line>
i*s**lando c*os na *opu*ação ve* traz**d* também mom**tos o
</line>
<line>
d* *eflexão. A Covid-19
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
u*a doenç* in*ecciosa c*paz de causar pr*blemas res*iratórios d* d*fe*ent*s níveis * de fá*il
</line>
<line>
transmiss**. A **ntamin*ção pode ser numa p*oporç*o mu*to rápida, p*r isso *s*e t**balh*
</line>
<line>
visa refletir sobre a *ren*a da fé dos cida*ã*s no *omen** vivenciad* pelo n**o cor**avírus.
</line>
</par><par>
<line>
S*b*-se, *t* o momento, que a mais e*etiva medida de c**t*nção *o a*anç* da *oença é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
iso*am*nt* socia*. No e***nto, muit*s vezes tor*a-se *nviável essa medida para a maioria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
populaçã* que n*cessita sair de seus lares pa*a trabalhar e dar cont*nuidade à vida, mesmo e*
</line>
<line>
meio ao c*os.
</line>
<line>
Como problema d* pe**uisa, in*a*a-se qu*l a verd*deira aç*o d* r*l*gião *m meio a
</line>
<line>
u*a pa*d*mia c*mo a extensão da C*vid-19? Circuns*ânci* *m que * *o*ied**e foi co*o*ada
</line>
</par><par>
<line>
per*nte uma ameaça de *ri*em "n*tu*al" em *ue *
</line>
<line>
ser humano se vê como principal m*io
</line>
</par><par>
<line>
m**m* que involuntár*o *e transmi**ão e disseminaçã* do vírus que *oloca a própria **vência
</line>
<line>
*m r*s*o. Tod*via, a re*ig*ã*, um prec*ito de fé e crenças, *receit** ou reor**na as *onfianças
</line>
<line>
*b*ladas, qu* não se enco*tram excl*si*amente em *ampo soc*al, po*í*i*o ou econ*mico, mas
</line>
<line>
ig*alme*te, e principalmente, na extens*o da própria *xi*tên*ia d* humanida*e.
</line>
<line>
Na bu*ca do *esenvolvimento dessa pesquisa, re*e*a-se a importâ*cia da temática, q*e
</line>
</par><par>
<line>
trar* *aior *ntendimento ac*rca *as pes**as do momento e
</line>
<line>
viv*nci*do pela **ndemia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Co*id- 19. A esco*ha do tema foi o *o*ento
</line>
<line>
vivenc*ado *e** pandemi* da Covid-19,
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
tro*xe a necess*dade *e u*a pr*funda reflex*o so**e a v*da em comunidad*, o que pa*sa po*
</line>
</par><par>
<line>
pensa* n* *é, na relação com as pessoas. Diante
</line>
<line>
de tantos *ilemas e p*ovocaçõ*s que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pandemia *o *ovo *oronavír*s provo*a, a *rese**e pe*quisa se del*mita *a s**uinte
</line>
<line>
*p*eciação: c*mo *e pode pensar a relação da fé e os significados **r*buídos ao *o*ento *e
</line>
<line>
calamidade públi*a populacion*l? E ne*s* mom**t* de "crise sanitá**a" o* seres hum**o* sã*
</line>
<line>
c*amados a *eap*e*der * vive*. Nesse ce*ário, c*mo se concretiza a pro*issão da fé, a re*igião
</line>
<line>
em *al momento e a*biência?
</line>
<line>
O *studo de*taca a p**quisa bibliogr*fic* em Artigos *ientíficos, Livr*s, Trabalhos *e
</line>
</par><par>
<line>
Conc**são de Curso, Teses, Dissertações e Anais, que foram selec**nado* de a*ord* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
temática. Diante do expo*to, o ar*igo se organiza em três seções, além d*sta *nt*odu*ão e *as
</line>
<line>
consi*erações finais. I**cial***te são d*scutidos asp**to* relevantes *a pandemia e *s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n.10, art. 4, p. 7*-89, out. 2021 *ww4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dose d* Esp*rança e Fiúz* - Religiosi*ade e Comunicaç*o no Espa*o de *studos Sobre Saúde
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
transf*rm**õe* que tro*xe *ara a vida dos *ida*ãos e do mundo. Em seg**da, a discussão se
</line>
<line>
vol*a à* orientações de proteçã* adota*as pela O*ga*ização Mundia* de *aúde (OMS) dentre
</line>
<line>
elas o isolament*, como u*a da* p*inci**is med*d*s p*eventivas à **ença. Na terceira sess*o,
</line>
<line>
f*la-se do reinventar du*a*te a pandemia, princip**m*n*e no que di* *espei*o às religiões,
</line>
</par><par>
<line>
*az*ndo uso d* tecnologi*s par* continuar levando conforto aos fiéis nesse momento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*al*mida*e públ*c*. Na quart* se*são, fala-se da busc* e da imp**tância da religi*o *um
</line>
<line>
mom*nto de dor e in*ertezas. A s*guir, o* aspecto* metodológicos ut*liz*d*s p*ra este estu*o,
</line>
</par><par>
<line>
*, finalme*te, são tecidas alguma* considerações
</line>
<line>
com vist*s à *tic* co*clusiva so*re o
</line>
</par><par>
<line>
momen*o viv*nciado pela Covid-19, o *nfr*ntamento à pandemi* e a *eligião c*mo *roteção e
</line>
<line>
fé.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL *EÓRIC*
</line>
<line>
2.1 Informação, Saúde e Religião: Int*rdisciplinar *e*es
</line>
</par><par>
<line>
* pandemia
</line>
<line>
da Covi*-19 * uso de inf*rm*ções (seleção e *roce**a**nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
informação resultan*o em um
</line>
<line>
novo conh*cimento
</line>
<line>
ou ação) tem provocado e*or*es
</line>
</par><par>
<line>
trans*ormações nos costumes e altera d*nsamen*e a s*ciedad*, * esp*rituali*a*e, a polí*ic* e a
</line>
</par><par>
<line>
e*onomia mun*ial. A pa*d*mi* des*uda realça as fra*uezas, os limite* e as mazelas e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nossos mod*s *e vi*a e de pr*duç*o. Exp*e as cont*adições * o* crimes do capital, sacrifica a
</line>
<line>
vi*a d*s *obr*s e compromete o *ucro e o luxo d*s r*c*s. N* Bra*il, s**ci*a conflit*s po*íticos
</line>
<line>
entre as esf*ras federal, estadual e m**icipal, ag*ça a cobiça dos *ste***natário* de *lantão e
</line>
<line>
salienta o *alor e o* riscos do t*aba*ho d* pr*fissio*ais d* saúde, bem como dos *rabalhadores
</line>
</par><par>
<line>
autôn*mos, inf*rmais
</line>
<line>
*
</line>
<line>
principalmente as pe*soas que se encontram
</line>
<line>
em esta*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulne*abilidade social.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Tempos de Pa*dem*a: Re*lid*de ou Utopi*?
</line>
</par><par>
<line>
*ivemos em
</line>
<line>
um pe*íodo
</line>
<line>
de pandemia,
</line>
<line>
causad* pelo
</line>
<line>
Covid-**, nun*a
</line>
<line>
espera*o,
</line>
</par><par>
<line>
inimagin*ve* para mu*tos, o qu* ocasiona muitas mud*nças, sejam elas *o pont* d* *is*a
</line>
</par><par>
<line>
so*ial, e**nômico,
</line>
<line>
históric* e cu**ural, momentos que
</line>
<line>
dificilmente vere*os. Percebe-se que
</line>
</par><par>
<line>
to*os os dias sã* milhares d* pessoas infe*t*das, conta*iada*, *aleci*a* e sepu*tadas em todo
</line>
</par><par>
<line>
o mundo, mui*a* d**** até s*m atendimento hosp*talar o* se *alecidas são sepul*adas
</line>
<line>
*e*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
presença de parentes e a*ig*s. Diante *is**, a so*iedade busca à luz da fé e *a teo*o*ia uma
</line>
<line>
esperança para *odos (C*MPOS, *020, p.17).
</line>
<line>
Rev. F*A, *er**ina P*, v. 18, *. 10, art. 4, p. 72-89, out. 2021 www4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. Carval*o, M. C. Mi*uel, R. Z. Silveir*
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
O* pesquisadore* Costa, Silva, Bra*dão e Bicalho (2020, p.1) esclar*cem q** o início
</line>
</par><par>
<line>
do ano de 2020, a Covid-*9 -
</line>
<line>
*oen*a caus*da por um novo tipo de cor*navírus - "f*i
</line>
</par><par>
<line>
classificada com* *andemia pe*a Organização Mundial de Saúde e acom*teu países de todos
</line>
<line>
os cont*nentes, levando à morte c*ntenas de milhares de p*ssoas". *o Brasil, a doe*ç*
</line>
<line>
t***ém s* pro*agou de f*rma rápida, estabelecendo medidas de isolamento *oc*al.
</line>
<line>
O distanciamento so*ia* é particularmente útil em co**extos c** **a*smiss*o
</line>
<line>
*omu*itária, nos qu**s as medid*s de res*rições *mp*stas, exclusiv*mente, aos casos
</line>
<line>
conheci*os ou a*s m*is vulneráveis s*o consid*r*das in*uficientes par* impedir novas
</line>
<line>
transmissões. O caso ex*remo *e dis*ancia*ent* social é a co*tenção c*mu*itária ou bloqueio
</line>
<line>
(e* inglês, lockdown)" que se re*ere * *ma interven*ão r*goro*a a*l*c*da a *o*a uma
</line>
</par><par>
<line>
comunid*de, "cidade ou r**ião at*avé* *a proibição *e que as pe*soas saiam dos
</line>
<line>
s*us
</line>
</par><par>
<line>
domi*ílios - *xceto para a aquisição de su*r**entos bás*cos ou *da a serv*ços d* u*gência -
</line>
<line>
com o objetivo de redu*ir-** *rasticamente o cont*to social " (AQUINO et a*., 2*20, p.9-10).
</line>
<line>
D*vido à d*sigua*d**e s*cial e à f*lta de i*fraestrutur*, milh***s de pes*oas perecem
</line>
</par><par>
<line>
todos o* dias, sej* por falta de
</line>
<line>
san*ament* b**ico, seja por fome, *eja no *e*to dos
</line>
</par><par>
<line>
hospitai*, entre o*tros prob*emas sociais, os qu*is se acarretam ainda mais p*lo fator
</line>
</par><par>
<line>
dias, contudo, um dos *ue mais afeta é o "*írus da *ndifer*nça", *lgo
</line>
<line>
tão egoíst*
</line>
</par><par>
<line>
tant* q*anto o mo*ento pandêmico. Além d* v*rus da C*vid-1*, mi*hares de outros
</line>
<line>
v*rus circulam todos *s dias, *xclui o o*tr* em prol de uma sobreviv*ncia. Ess*
</line>
<line>
víru* p*rece tão *ontag*oso *o ser humano, o qual não p*i*ri*a mais a co*serv*ção
</line>
</par><par>
<line>
do *ós, mas somente do eu, ou do c*rp* do eu. Assim, a *n*ifer*nça,
</line>
<line>
jun*am*nte
</line>
</par><par>
<line>
*om a desconfiança, f*z o
</line>
<line>
ser humano perd*r o amor, a compa*xão e a ética do
</line>
</par><par>
<line>
cu*dado com o próx*m* e consigo mesmo (*OTTINO; SCHE*IGA; *ENEZES,
</line>
<line>
202*, p. 291).
</line>
</par><par>
<line>
**gundo Pompeu; Siqueira e P*lhares (202*, p. 224), a **vid-1* é
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
doença
</line>
</par><par>
<line>
in*ecciosa capaz *e causar problemas respiratório* de diferentes n*veis e de fácil transmissão.
</line>
<line>
A contaminação po** ser **ma proporção muito ráp*da." **mpeu; *iqueira e Palhares (2021)
</line>
</par><par>
<line>
arguem ainda
</line>
<line>
que a recomendação de isolamen*o s*c*al n* pandemia da Co*i*-19, advind*
</line>
</par><par>
<line>
das *utoridades sanitárias
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da Organ*zação Mundial da Saúde
</line>
<line>
(OMS), iso*ament* o
</line>
<line>
*o*ial
</line>
</par><par>
<line>
deixou *e s*r
</line>
<line>
uma opção e tornou-*e medida de s**de essen*i*l para dimi*uir o **mero de
</line>
</par><par>
<line>
contaminaçõ*s * mortes.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa história, in*cre*e-se uma
</line>
<line>
ordem do discurso q*e ala*anca me*os, susc*ta
</line>
</par><par>
<line>
dúvidas e incertezas e marca o lugar do sujeito na relação que ele es*abelece consigo e c*m os
</line>
</par><par>
<line>
out*os [...]
</line>
<line>
"*odas a* m**id*s ad*tadas que restringem o contato so*ial f*mentam prá*ica*
</line>
</par><par>
<line>
di*c*rsivas não discursivas que i*põe*, a* su*eito, * *áx*ma
</line>
<line>
do ficar em *asa,
</line>
</par><par>
<line>
m**ilizan*o esse lu*ar *omo he*erotópico". Assim, o lar
</line>
<line>
c*n**gura-se como o esp*ço m*is
</line>
</par><par>
</page><line>
seguro p*ra evitar o risco de conta*in*çã* (NASCIMENTO, 2020, p .6).
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 18, n.10, ar*. 4, p. 72-89, out. 2021 www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do*e de *sperança e Fi**a - Religi*sid*de e Comunicaç*o no Espaço de Es*udos Sobre Sa*de
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
2.3 * Fé Como a **sca do Sag*ado: Momentos de Ince*teza * Do*
</line>
</par><par>
<line>
L*vand* em *onsideração essa* questõ**, como *lgo mai** e sagrado, é do se*
</line>
<line>
hu*ano *us*ar um* lig*ção *om o divin*, sej* ele represent*do p*la figura de De*s, p*r meio
</line>
<line>
da religi*o seja com* bem cantou o m*s*re Gilberto Gi*, "Andá com fé eu vou/ Qu* a fé nã*
</line>
<line>
costuma faiá/ (...) at*/ A fé vai onde quer que ** vá/ Mesm* a que* *ão tem fé/ A f* cost*ma
</line>
</par><par>
<line>
a*ompan*ar ()". Diante d* pan*emi* do novo coronavírus, * f* não
</line>
<line>
*rec**a,
</line>
</par><par>
<line>
nec*ss*ria*ente, estar *iga*a à dou**ina". Es*a força inte*ior de *ma cr*n** poderosa pode se*
</line>
</par><par>
<line>
**trid* em relaçã* * uma
</line>
<line>
pessoa, *ma ideologia, à ciên*ia, a um *en*a*ento fi*o**fico, um
</line>
</par><par>
<line>
ob*eto inani*ado" (MONTEI*O, 2020, p.1).
</line>
<line>
Ainda segundo a auto*a Mont*iro (2020, p.*), *iante *a p*ndemia do novo
</line>
</par><par>
<line>
coro*avír*s, com
</line>
<line>
* isolamento s*ci*l imposto como med*da de
</line>
<line>
proteção con**a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disseminação
</line>
<line>
da *OVID-19, "a *é, do la*im fides (f*delidade), é a con*iança absoluta,
</line>
<line>
**m
</line>
</par><par>
<line>
espaço para d*vida, *u* *ada
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
*e**sit* no q** *scolhe acredita*.
</line>
<line>
A esperança como
</line>
</par><par>
<line>
antído** diante de um ini*igo invisíve*, letal e qu* a human*dade luta pa*a controlar".
</line>
<line>
Conforme apo*ta Alvarenga **nior (2020, p.1), "uma pesqui*a feita na internet aqui
</line>
<line>
n* Bra**l, indic*u que 55% dos brasilei*os haviam orado para que * pandemia termi*ass*.
</line>
<line>
Isso in*luiu 15% dos que "r*r**ente ou nunc* oraram" e 24% daqueles q*e endossaram
</line>
<line>
nenhuma afiliação religiosa havia* o*ado sobre o víru*".
</line>
<line>
O impacto pro**c*do *ela p**demia do novo coronav*ru* não escolhe cor, gênero,
</line>
<line>
rel*gião, *lasse socia*. A igrej* a*abou se tornando um espaço de s*li*ariedade e de *ar*d*de
</line>
<line>
nesses *empos pandêm**os da C**i* - 19, fora o cuid*do espiritual, no momento *m *ue a*
</line>
<line>
pesso** se defrontam com um limite muit* for*e, com a *alta *e hori**n*es e a insegurança. A
</line>
</par><par>
<line>
religião através d* f* torna-se a *usten*a*ão para m*i*os, para qu*m crê fica me*os difíci*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
enfrent*mento.
</line>
</par><par>
<line>
Monteiro (2020, p.*) res****a que sem *e amparar em e*idê*ci*s, provas ou
</line>
<line>
entendime*to rac**nal, a espiritualidade é o con*orto de muitos diante do d**conhec*do, como
</line>
<line>
* *a*d*mia que assol* o mundo. "C*ença n* q*e n*o *e vê dá se**ido à vida, e em te*po* de
</line>
<line>
dor, me*os e incertezas, é natural e es*era*o que c*d* um *rocure um caminh* q*e lhe traga
</line>
</par><par>
<line>
*onforto, dose* *e confi*nça e a ch***e de encontra* a **z". Es**
</line>
<line>
est*ada é a da
</line>
</par><par>
<line>
espirit*al*dade, lugar o*de o real coexi*te e tem conexão com algo ma**r e sagr*d*. É do *er
</line>
<line>
*umano buscar uma ligação com * divino, principalmente em momen*o* de afliçã* e temor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 18, n. 10, art. 4, p. **-89, out. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. S. Ca*valho, M. C. Miguel, R. Z. Silveira
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
* q*e se propõe, de acordo com Noronha (2020), é *ma pro*unda reflexão *o**e uma
</line>
<line>
"nova soci*da*e". Com v**o*es humano* voltado* para a cola*oração, **ra u*a *ultura de
</line>
<line>
paz, *m qu* pr*valeçam o respeito * * diversidade.
</line>
<line>
2.4 Sa*s-Cov-2 e Isolamen*o Social: Pano*ama de C*la*idade Públi*a
</line>
<line>
A pa*demia da Covid-19, *on*orme aponta Brissos-Lino (202*, p. 234), te*
</line>
<line>
avassalado o mundo [...] "é inédita pela sua dimensã*, ca*ac*erísticas e ressonância mediática
</line>
<line>
global. *lém do mais, *ontrib**u decisivamente para dar a* pl*neta uma folga *a *gres*ão
</line>
</par><par>
<line>
*onstante * que ser *umano tem vin*o * se sujeit**", do po*to de vista *a poluição *o *r, o
</line>
<line>
rio* e oc*anos, do ruído e do *rástico ab*ixamento do* gas*s nocivos lançados
</line>
</par><par>
<line>
constantemente
</line>
<line>
para * est*lo de vida contemporâneo. Na visão de Sung (202*,
</line>
<line>
p.70), "a
</line>
</par><par>
<line>
pand*m*a vivenc*a*a aflora *s reações mai* estranhas, **mo a mist*r* de ir*acionalidad*s ao
</line>
<line>
clamor ge*al pelo b*m senso".
</line>
<line>
A Covid-19 assemelha-*e a uma gripe comum, *oré* de*e ser levada a sério e*
</line>
</par><par>
<line>
função *os *an*s q*e pode causar ao organismo hu*a*o. A *oença
</line>
<line>
ge*a uma
</line>
</par><par>
<line>
infecção das vias *ére*s qu*, e* casos graves, *od* evoluir *ara pne**onia sev*r* e
</line>
<line>
insuficiê*cia respiratória. Det**minados ind*víduos aprese*tam co*diç*es clínicas
</line>
<line>
de maior risco *a*a dese*vol*er complicaçõ*s qu*ndo associad*s à Cov**-19, q*e
</line>
<line>
*** as pe*soa* m*iore* de sessenta anos; "p*ssoas *om doenças crônicas ou
</line>
<line>
respiratórias; cardi*vasc*lo*atia, diabetes; H*V, aids e *utros; a*ém d*s p*ssoas com
</line>
<line>
obesidade (*speci*lmente com IMC igual ou superior a 40); ges*antes de alto risco e
</line>
<line>
puérperas *té du** semanas após o parto". Entretant*, há ocorrências de
</line>
<line>
agravamento e até óbito entre pes*oas não consid*radas *omo *arte ** gr*po d*
</line>
<line>
*isco (CHU*HALIN,202*, p, 1).
</line>
<line>
Segundo a OMS, a transmissão ocorre mediante contato de *artículas in**ctad*s com
</line>
</par><par>
<line>
mucosas,
</line>
<line>
c*mo boca, nariz e olhos. "O vírus
</line>
<line>
p ode s *
</line>
<line>
espal**r no ar quan*o uma *essoa
</line>
</par><par>
<line>
**ntam*nada fala, tosse ou e*pirra; ou, aind*, se acumular sobre superfície* (**mo celulare*,
</line>
<line>
*esas e maçanetas), contamin*n*o pess*as que to*ue* aquela superfície e pos*eriormente
</line>
</par><par>
<line>
levem a mão à boca, nari* ou
</line>
<line>
olhos s*m rea**zar a correta hi*ienização". Desta forma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhor f*rma de comb*te à doença é evitar * contágio e, como *át**a de cuidado e p*ecaução,
</line>
<line>
a OMS e o Minis*ério d* Saúd* têm ac*nselhado que as pessoas *d*tem o distanciamento
</line>
<line>
*ocial e, para os episódios que a*re*entem qualq*er sint*ma gripal, o Ministér*o d* *aúde
</line>
<line>
segu* o p*otocolo de *solam*nto por 14 dias do paciente * f*mi*iares *ue *esidem no me*mo
</line>
<line>
lar (BRASIL, 2020, *. *).
</line>
<line>
Ban*i; *arreto; Pin*eir*; Gomes; Trevi*an; Viterbo; Maciel (202*, p.5) e*clarecem
</line>
<line>
que * pande*i* da COVID-19 impactou n* com*ortamento "das pessoas também *o dom*ni*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 18, n.*0, art. 4, p. 72-89, ou*. 20*1
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ose de Esperança e Fiúza - Reli*io*ida*e e Co*u*icação *o Espaço de E*tudos Sob*e Saúde
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
r*ligioso, em **e o apoio socia* e o relacionamento *ntre membr*s da* *omunidades de fé
</line>
<line>
foram re*tringid** pelo dist*n*ia*ento so*i*l.
</line>
<line>
"A m*dida preventiv* de distanciamento social suscitou um* nec*ssária adaptação de
</line>
</par><par>
<line>
vá***s se*ores *a sociedade
</line>
<line>
ao n*v* co*texto, como a economia, a
</line>
<line>
política, a
</line>
<line>
educação,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
l*z*r, o entretenimento, entre ou*ros". Não seri* dife*ent* com os espaços religioso*, os qua*s
</line>
<line>
tam*ém apres*ntara* adaptaçõe* às s**s for*as de at*n*er *o* seus m*mbro*, espe*ialmente
</line>
<line>
neste moment* *e inst*b*lidades e inc*rtezas o*asionadas p*r uma pande*ia (BRISSOS-
</line>
<line>
LINO, 2020, p.235).
</line>
<line>
N*ste cen*rio, *s redes s*ciais *ot*ncializa*am a interação e*tre as pessoas mediad*
</line>
<line>
por t*cnolog*as". Tanto as form*s mais espontâneas de esp*ritual**ade, q*ant* as expressões
</line>
</par><par>
<line>
re**giosas mais tradicionais ou in*tituc*o*alizadas
</line>
<line>
estão present** no debate ace*ca
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pandemia e do isolamento social. Ambas *êm marcado * *ida de muitas p*ss**s e grupos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
têm es*ado presentes, *e *if*re**es *anei*as, e* cad* situaç*o enf**ntada (RIB*I*O, 2*20p.
</line>
<line>
234). Dessa f*rm*, "ess* repentino di*tanciamento social pote*cializou a m*diaçã* das
</line>
<line>
relaçõe* e*clusiv*mente pela tecnol*g*a. A reação a uma onda d* m*do insu*gente pod* ser o
</line>
<line>
gati*ho pa** as p*ss*as b*s**rem alívio na reli*ião (CARLETE; NOBRE, *020, p. 305)".
</line>
<line>
2.5 Co*id-19 e N*vos Cenári**: O Reinventar das Religiõe* em Me*o à Te*pesta*e
</line>
<line>
Mui*as religiões demon*t*am uma preocu**ção grande *m c*idar, acompan*ar e
</line>
<line>
*r*ent**. Como e*se momento implicou restrições *ara encontro* prese*c*a*s para controla* a
</line>
</par><par>
<line>
di**em*nação da
</line>
<line>
doença, as religiões bus*aram alternativ*s para se manter** próxi*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
seus fi*is, *or meio de enco*tros *irtuai* como lives, pales*ra* e cultos/missa* e ate**ime*tos
</line>
<line>
onli*e, atos sol*dári**, que *ontinuam impre*cindíveis, com * *xpectativ* de que as relações
</line>
<line>
humanas sej*m mais *al*riza*as e a esper*nça *e que tudo se*pre muda e tu*o isso vai
</line>
</par><par>
<line>
passar,
</line>
<line>
p*rque ao m*smo te*po **e provoca sofrim*nt** dor, o *omento atual t**bém e
</line>
</par><par>
<line>
pode con*ribuir para a evoluçã* das pe*soas.
</line>
<line>
Na d*ta de 08/04, o S*premo Tri*unal Fede*al (STF) encer*ou um* qu*stão *urídic*
</line>
<line>
env**ven*o * li*erdade de *ult*s religiosos *m detrimento às restrições advindas do
</line>
<line>
P*der P*blico para o combate à pandemi* da c***d-19, garantin*o a Corte Suprema
</line>
</par><par>
<line>
a suspensão das adorações religiosas de fo*ma presenci*l, com *ista* a *vi*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
propagaçã* da doença. P*ra ele, ** igrej*s cons*itue* "o último refúgio" das almas
</line>
<line>
*torm*ntadas p**a crise e a Constituiç*o gar*nte a liber*ad* religiosa, cumprindo *o
</line>
<line>
Estado prot*ger *s loc*is de culto e suas L*b*rdade religiosa em te*pos d*
</line>
<line>
pandemia No *stado de Bem-e**ar social, este assegurado **lo c*nstituint* qua*do
</line>
<line>
da pro*ulgação da *onstituição, h* f*rmado e*pr*ssamente o com*rom*ss* d* en*e
</line>
<line>
estatal e* garantir * pr*teç*o à dig*id*d* da pessoa humana, buscando tutelar os
</line>
<line>
*ev. **A, Te*e*ina PI, v. 18, n. 10, art. *, p. 72-89, out. *021 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. Carvalho, M. C. Miguel, *. Z. Silveira
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
direi*os fundamentais, s*jam eles in*i*idu*i*, sejam eles soci**s(BR*SI*, 202*,
</line>
<line>
p .1 ) .
</line>
</par><par>
<line>
Ainda
</line>
<line>
assi*, esc*arecem **sta; Sil**i*a; Silveira (2021, p.19-20) que as religiões
</line>
</par><par>
<line>
tiveram papel **ivo na cons*ruçã* da expe*iência de pand*mia [...]. A susp*ns*o do* *erviços
</line>
<line>
*eligios** é, em si, um dos fatos mais marca*tes do campo relig*oso nas últimas déca*as [...].
</line>
<line>
C*l*os e miss*s transmitidas virtualmente, **u*os de o*ação ** Facebook, *omun*dades
</line>
<line>
religios** *o W*atsApp *ão *penas *s exemplos mai* imed**tos que [...] o*orrem neste no*o
</line>
<line>
mo**nto.
</line>
<line>
* p*rti* da emergência da pandemia provoc*da p*lo *ov* corona**r** q*e demandou
</line>
<line>
medid*s preventivas em *e***ã* à *rolife*ação do *írus como o distanc*amento socia*,
</line>
<line>
ob*ervou-se nos mais diversos âmbit*s da sociedade, "uma ce*ta adaptação e r*s*ig*ificação
</line>
<line>
nas *uas relações soci*is. Diante de*se con*exto, torn**-se notória uma *i*nifi*ati*a
</line>
<line>
produtib**i*ade através *e diferent*s us*s *a i*ternet co** um espa*o de inte*aç*o social para
</line>
<line>
*tividad*s qu* for*m interr*mpidas de serem presenci*is", como suc*dido com as at*vi*ades
</line>
<line>
re*igiosas, as qua*s pare*em ter *nc*nt*ado no *eio virt**l um novo *azer religi*so (COSTA;
</line>
<line>
SILVEIRA; SILVE*RA (*021, p.23).
</line>
<line>
A*esar d* dista*te d*s templos *eli*iosos, os fi*is c*ntin*a* con*c**do*,
</line>
<line>
part*c**and* de evento* *el*giosos e orientaçõe* e *s suport** espir*tuais **o
</line>
<line>
compartilhados pe*a internet *om transmi*sões ao vivo. Num *emp* *e normalidade
</line>
</par><par>
<line>
valoriza-se muito a pr*ti** coletiva porqu* o enco*tro pote*cializa emo*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
possibilita ter mai* *o*tato. Isso * muito import*nte. Mas ser vir*ual nã* representa
</line>
<line>
uma dimi*uição d*s *rát*cas de reflexão, leitura * ora*ão, po* exemplo, *s ora*ões
</line>
<line>
*esmo *ão sendo presenc*ais, não deixam *e ser *m fazer colet*v* (NUN*S, 2020,
</line>
<line>
p.599).
</line>
</par><par>
<line>
Di*nt* dessa necessid*de
</line>
<line>
e de**a **gência, como cita Nu*es (2020, p. 137),
</line>
</par><par>
<line>
"lider*nças, *inis*ros e ministras, musici*tas e *iturgistas lançaram m*o dos recursos de *í*ia
</line>
</par><par>
<line>
para cel*bra*
</line>
<line>
a vida, *uid*r das pes*oas e comu*icar o Evangelho. B*otaram lives
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transmis*ões d* cultos feitos es*ecificamente para v*iculação pe*a *nterne*".
</line>
</par><par>
<line>
Ness* momento *e "cris*
</line>
<line>
sanitária", Pi*per e Me*des (2020, *7) reportam que p.
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*eres *umano*
</line>
<line>
são "chamados" a
</line>
<line>
re*prender a vive*. *ssa deve ser grand* lição: "olhar" a
</line>
</par><par>
<line>
outros hu*anos, * dem*is seres vivos, com respeito. O Sagrado está na convivência e na
</line>
<line>
empa*ia. "Amar *o próxim* c*mo a si mesmo". Faz-se urgen*e d*ixar o i*dividu*lismo *a*a
</line>
</par><par>
<line>
viver **a sociedade c*letiva, de*x*r para
</line>
<line>
tr*s
</line>
<line>
o "eu" e constru*r o "nós". A educação
</line>
</par><par>
<line>
(human**ad*) de*e ser voltada p**a a colaboraçã* e não pa*a a c*mpetiç*o. O essencial
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
comunicar * Eva*gelh* a *odas *s
</line>
<line>
*es*oas como forma
</line>
<line>
d* cuidar da vida e ajudar a v**er
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 18, n.*0, art. 4, p. 72-89, ou*. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dose de *sp*rança e Fi*za - *eligios*dade e Co*unica*ão n* Espaço de Es*udo* Sobr* S*úde
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
partir da fé em Jesus Cris*o nestes tempos de gra*de c*ise, angústia e *edo (ADLAN;
</line>
<line>
REBLIN; SALANHA, 2*20, *.600-601).
</line>
<line>
2.6 Religião, Es*era de Conforto e Pa* no Momento Vivenc*a*o
</line>
<line>
Vivenciamo* um* crise sanitá*ia *uja escala nã* e*co*tra *a**le*o em ter*os da*
</line>
</par><par>
<line>
experiências biográficas
</line>
<line>
qu* tr*zem à bail* se*timentos de medo, im***ê**ia e f*n*tude,
</line>
</par><par>
<line>
as*un*os hab*tual*ente
</line>
<line>
associa**s a*s d**ín*os
</line>
<line>
da religio*idad*, es*iritu*lidade e práticas
</line>
</par><par>
<line>
re*igiosas. P*r
</line>
<line>
outro lado, ne*essidade do maior *solamen*o fí*ico *ossível como meio de a
</line>
</par><par>
<line>
adiamento da con*aminação
</line>
<line>
suspende a possibilid*de de *g*upamento da*ueles q*e
</line>
</par><par>
<line>
comu*gam d*sses
</line>
<line>
valor**. Isso tudo num
</line>
<line>
país que *e apresenta e r*present* como cultural,
</line>
</par><par>
<line>
soci*l e historicamente marcado p*r um fort* c*m*onente rel*gio*o, que *eria mesmo
</line>
<line>
c*nstituti*o *a sua vida social (B*TTINO; SCHELI*A; MENE*ES,2020).
</line>
</par><par>
<line>
Desse mo*o, vive* em *m* so*ied**e **rcada
</line>
<line>
pela desi*ualdade social, *elo
</line>
<line>
med*,
</line>
</par><par>
<line>
pela ins*g**ança e, principalmente, pe*a desconfiança de quem e*tá ou n*o e*tá com COVID-
</line>
</par><par>
<line>
19, leva pergunta sobre a dignidade que atribu*m*s ao outro * a si *esm*. Sendo *
</line>
<line>
a*si*,
</line>
</par><par>
<line>
uma esp*rança pode surgir diant* da t*olog**, à luz da fé c*istã *ost*and* que a dignidad* é
</line>
</par><par>
<line>
algo essencial e i*e*ente ao ser humano. Trata-se, p*rtanto, de um* tentati*a ** perce*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*gnidade humana, lev*ndo à **teridad*, * *mpatia e à so*ida*iedade (GEBA*A, 2020, p.100).
</line>
</par><par>
<line>
Na atual*dade, diante da pandemia,
</line>
<line>
"a *spiritualidade ap*n*a para o sentido
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
espera*ça, o poder da res*liên*ia, a *eflexã* sobre processa*ento da notícia de testage* *
</line>
<line>
p*s*t*va e a dispos*ção d** *eios *nternos *ara ess* enfre*tame*to, a p*r*epç*o de *eencontro
</line>
</par><par>
<line>
das relações [...]" reconheci**nto da fragilidade e vuln**abilidade individual e coletiva, o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reaproximação de cult*r*s, cr*nças e da própria religião (TAV*RES, 2020, p. 2-3).
</line>
</par><par>
<line>
*er cr*stão, p*rt**to, é cui*ar da vid*, ace*tar * irmão na su* in*egralidade, e a**-lo,
</line>
</par><par>
<line>
pois, quando s*
</line>
<line>
dignifica o irmão, consciente ou *nconscie*temente dignifica-se D*us. a
</line>
</par><par>
<line>
\Q*a*** se olha o outro, o pró*imo, com d*sconfia*ça, indife*en*a, egoísm*, tent*ndo
</line>
</par><par>
<line>
somente aut*conservar-se, não
</line>
<line>
se prio*iza a d*gnidad* da *es*oa
</line>
<line>
hum*na e m*ito me*os se
</line>
</par><par>
<line>
exerce e se p*atica o amo*,
</line>
<line>
c*m isso
</line>
<line>
desconhece-s* *eus, pois Deus é Amor\ (FRAZÃO,
</line>
</par><par>
<line>
2020, p.107).
</line>
</par><par>
<line>
G**mbe*li
</line>
<line>
(2020, p.1)
</line>
<line>
d*st**a que a
</line>
<line>
presen*a do púb**co nos
</line>
<line>
templos religiosos *m
</line>
</par><par>
<line>
**mpos da ep*demia do c*ronavírus *e* originando um excitante conjunto de o*orrências. De
</line>
<line>
um lado, a ace*taçã* à interr***ão do* serviços ou ao fechamento da* igrej*s como forma de
</line>
</par><par>
<line>
cooperar com as medid*s
</line>
<line>
de isolamento socia*,
</line>
<line>
coopera**o que pode ir até a con*ersão
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
es*aç*s
</line>
<line>
de culto
</line>
<line>
em consultórios. "Por outro la*o, *
</line>
<line>
*tilizaç*o
</line>
<line>
do pri*c**io d* liberdade
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 10, art. 4, p. 72-8*, out. 2021
</line>
<line>
*ww*.*sa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. Carvalho, M. C. Mig*el, R. Z. Silve**a
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
religio*a como embasam*nto pa*a a *anutençã* d*s portas a*e*t*s e da concr*tização de
</line>
<line>
cultos, com a **ort*nidade disso se distend*r a* anúncio de **r*s ou * *r*miss*es d*
</line>
<line>
imuni*a*ão contra o vírus".
</line>
</par><par>
<line>
Além d*sso, ressal*a Sc*m*ltz Neto (2*20, p.1*2), um exemplo *imples de
</line>
<line>
*to
</line>
</par><par>
<line>
religios* é a *ração, prece ou reza. "Uma séri* ou sequê**ia de palavras *s*ontâneas ou
</line>
</par><par>
<line>
previamen*e elabor**as
</line>
<line>
transmitem u*a mensagem a Deus. A resposta não é es*erada no
</line>
</par><par>
<line>
m*smo in**ante, mas *ista co*o con*e**ência de alguma a*ão ou *omo *cas* de alguma
</line>
<line>
si*u*ç*o cotidiana."
</line>
<line>
As epid*mias d**v*ndam as fragilidades humanas e isto remete o ser hum*no a pensar
</line>
</par><par>
<line>
*o se*tido de sua vida *a *err*.
</line>
<line>
"*s s*n*idos p*derão ser muitos, mas as rel*giões apontam
</line>
</par><par>
<line>
para um sentido t*ansce*dente. Ess* é * *a*el *u*d*mental das religiões, af**mar *ue a
</line>
<line>
vi *a
</line>
</par><par>
<line>
faz sen*ido". Em deco*rência *o expo*to, as religiõe* podem desempenhar em tem*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
epi*emias *apéis relevantes, *uito oportun*s e val*r*zados
</line>
<line>
*ela* **ciedades de to*os os
</line>
</par><par>
<line>
tempos (*ANCHES, LOV*, SANCHES, 2020, P. 149)".
</line>
</par><par>
<line>
Br*ssos-Lin* (2020, p.10*-109) expõe que, de mo*o geral," as religiões pro*ura*
</line>
</par><par>
<line>
invocar o bom *enso * a prudênc*a n* en*re*tamento da pandemia, salvag*ardand* assim
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
vid* dos líde*es religios*s, das suas fa*ílias e das comunidade* de fé sobre as qu*is tê*
</line>
<line>
responsab*lidades". Mas c*nstat*-se ta*bém que não **ixara* de se preoc*par em co*ti**ar
</line>
<line>
a sua *rática d* assistên*ia aos mais care**es, em termos de human**ade e contribuição para o
</line>
<line>
auxíli* das n*cessid*des bási*as dos s*ci**mente *ais vulneráv*i*.
</line>
<line>
A R*li**ão adequou suas lógic*s e* vários a*pectos d*vido à míd*a [...]. A
</line>
<line>
midiat*zação, assim, altera o processo social de ex*eriênci* *a fé, quando em
</line>
<line>
deco*rê*cia das med*das de di*tancia*ento *ocial houve a su*pen**o das *eal*za*ões
</line>
<line>
d* *ultos [...] sendo permitid*, *penas, a realização em c*lto priva*o [...] faz**do
</line>
<line>
co* que a Ig**ja r*pensasse suas ações pasto**is de vivência da *é va*end*-se,
</line>
<line>
d*ntre outras estratégias, da transmi*são dos cul**s religioso* por me** de
</line>
<line>
*la***ormas digi*ais (*ILVA JÚNIOR; FERREI*A,*020, p.21-22).
</line>
<line>
Para Campo* (*020, *.15), sã* *xatam*nte as n*v*s formas de cuidado desenvo**ida*
</line>
<line>
pelas religiões no enfrentamento ** pa*de*ia que *evel*m * re**gião como *lg* soc*al. "Sem
</line>
<line>
*e s*stentar e* e*idênc*as, pr*vas ou entendi**nto racio*al, a espiri*ualidade é * conforto de
</line>
<line>
m*itos di*nte do desconh*ci*o, co*o a pandemia que assola * mundo. Crenç* *o que não se
</line>
<line>
vê q** *á sentido à vida."
</line>
<line>
Acr*dita-se, c*mo alerta Fran**sco (2020, p.*), q*e *s *eligiõ*s *êm um im*o*tante
</line>
<line>
*apel *ara o desenvolvim*nto ** human*dade. "Cada vez *ue um fiel de determinada reli*ião
</line>
<line>
vive de maneira verd*de*ra os princípios que *ovem sua **, noss* *umanidade es*á dando um
</line>
<line>
*ev. F*A, Teres*na, v. 18, n.10, art. *, p. 72-*9, out. **2* www4.fsa*et.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dose de E*perança e Fiúza - Religiosida*e e C*muni*ação no *spaço de Estudo* Sobre Saú*e
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
pa*so bonito, r*mo à sua rea**za*ã*. As in*tituiçõe* r*lig*osas *ambém tê* u* papel
</line>
<line>
*mpo*tante [...] ajudar a despert*-las, de al*um modo, para que bem *umpram su* m*ssão".
</line>
<line>
Com o surto d* *OVI*-19, n*rmalmente *m co*cordâ*cia com as recome*dações da
</line>
<line>
Organização Mundial *a Saúde (OMS), as ativ*dades comerciais foram restritas, estádios,
</line>
<line>
esco*as e u*iversi*ades foram fe*ha*os, na maior parte do* paíse* do mundo. Igualmente, as
</line>
</par><par>
<line>
**reja* e os templos rel*giosos foram i*p*didos
</line>
<line>
d* realizar suas cel*bra*ões públicas, tend*
</line>
</par><par>
<line>
então q*e se adaptar a uma
</line>
<line>
dinâmica totalme*te nova. Consi***ar tais
</line>
<line>
mu*anç*s implica
</line>
</par><par>
<line>
ad*tar novos posiciona*e**os de di*ersos **ores (GEB*RA, 2020, p.3*2).
</line>
<line>
As r**igi*es, bem com* gr**de parte de setores do *rist*anismo, têm contribuí*o, a
</line>
</par><par>
<line>
parti* de sua p*ópr*a fé, no sustento espi**tu*l
</line>
<line>
de nossa gente, além dos efetivos
</line>
</par><par>
<line>
trabalhos de socorro àqueles à*uelas que mais *recisam [...] o papel da fé em *
</line>
<line>
nosso proc*sso de ausculta *e De*s, e* nosso meio, p*ra aprendermos como bem
</line>
</par><par>
<line>
viver,
</line>
<line>
mesmo em tempos d* dificuldades [...] a importância da fé q** se mostra
</line>
</par><par>
<line>
prud**te, q**nd* inspir* a que vivamos com *es*onsa**li*ade, segund* as leis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**dena*ent*s *o*iai* [...] tê* sido u* im*o*tante *odo religioso de essas religiões
</line>
<line>
*arem um supo*te espi*itual para n*ssa socie*ade (CALDAS, 2020,p.1).
</line>
</par><par>
<line>
A crueldad* de*te cenário rea*iva * tor*a *ai*
</line>
<line>
*resente * fo*ça das rel*giões, d*
</line>
</par><par>
<line>
crença, d* onipotência * da onipr*sença de *e*s. É a forma que *s pessoas encon*ram pa** ter
</line>
<line>
espera*ça, mas t*mbém a guarida contra o pos*í*e* sofrim*nto e dor p*la morte do seu ente
</line>
<line>
**er*do. É a p*oc*r* do consolo. É nece*sá*io ent**der e *es*eitar e*sa crença, as*eve**m
</line>
<line>
Caldas (2020) e Cos*a e Silveira (2*21).
</line>
<line>
3 P*OCE**MENTOS METO*OLÓGICO*
</line>
<line>
O *am*nho meto*ol*g*co adot*do const*tui-se d* pes*uisa bi*liográfica de nível
</line>
</par><par>
<line>
exploratóri* e de*critivo. O
</line>
<line>
p*nto d* pa*t*da é o le*a*ta*ento *iblio*ráfico de estudos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas sobre
</line>
<line>
o obj e t o
</line>
<line>
de estudo. A pesq*i*a bibl*ográfic* é uma inquie*ação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
i*vestigador que nasce do desej* *m tese, d* aprofu*dar este te** *t*avés de *studos
</line>
</par><par>
<line>
bibl*ográf*cos para obter *aiores co*hecimentos e aprendi*agens. A
</line>
<line>
se*e*ão dos artigos
</line>
</par><par>
<line>
científic*s, livros, te*es, di*sertações e anais, utiliz*dos c*mo r*fe*ência, foram selecionados
</line>
</par><par>
<line>
de acordo com a t*mática e * *ua *ontribuição par* esse
</line>
<line>
p*esente est*do. Foi *t*lizada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem *etod*lógica q*alit*tiv*. É uma investig**ão q*e n*o só
</line>
<line>
*uxili* a tem*ti*a de
</line>
</par><par>
<line>
*esqu*sa, como enriquece a el**oração correta do tra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
A *esqu*sa documen**l permit* a in*e**igaç*o de deter*i*a** probl*máti** não *m
</line>
</par><par>
<line>
su* interação
</line>
<line>
imedi*ta, mas de f*rma ind*r*ta, por m*io d*
</line>
<line>
estudo
</line>
<line>
d*s *ocumentos q** são
</line>
</par><par>
</page><line>
produ*i*os *elo *omem e por isso revelam o seu m*d* de *er, *iver e *ompreen*er u* fator
</line>
<line>
social. Est*dar docu*entos im*lica fazê-lo a *arti* do *onto de vista de q*em os produziu,
</line>
<line>
Rev. **A, Te*esina PI, v. 18, n. 10, art. 4, p. 72-89, o*t. 2**1 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. M. S. *arv**ho, M. C. Miguel, R. Z. Sil*eira
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
isso requ*r cuidado e per*cia por par*e do pe*quisa**r para não *omprometer a va*ida*e do
</line>
</par><par>
<line>
seu es*udo **ran** o processo de reco*ha
</line>
<line>
de do*ume*tos e ela*oraçã* d* projet**,
</line>
</par><par>
<line>
**mpreende-se, as*im, a impo*tânc*a *e um olh** siste*ático.
</line>
<line>
O e*tudioso Gil (2019) adverte que a pesquisa bi*liográ*ica * el**o*ada com base em
</line>
</par><par>
<line>
mate*i*l já
</line>
<line>
publicado, pesquisas referentes ao pensamento de determinado aut*r e as *u* s*
</line>
</par><par>
<line>
propõe* * a*alisar d*te*mi*a*o *ssunto e di*ersas posições. Já Vieira (1989) aponta que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
por mei* do deba*e *ientífico que o homem mo*erno entra em *ont**o *om as diver*as f*rmas
</line>
<line>
de conhe**ment*, c*pacitando para a**a* e *arti*ipar da sociedade, * assim *e introduz no
</line>
</par><par>
<line>
*und* globali*ado, des*nvolvendo
</line>
<line>
*ão
</line>
<line>
apen*s sua sen*ibilidade e seu senso crítico, *as
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém ampliand* s** manei*a de entender o mu*do.
</line>
<line>
Fachin (201*) argumenta a pesquisa bib*iog*áfica como uma mo*ali*ad* de pesqu*sa
</line>
<line>
que inclui ma*erial imp*es*o co*o livros, r*vi*ta*, jornais, teses, dissert*çõe* e ana*s de
</line>
<line>
eve*t*s científicos, bem como mat*riais di*po*ibil*z*dos na internet. *onfigura-*e, portanto,
</line>
<line>
num* font* inesgotável, pois au*ilia na ativid*de intelect*al e con*ribui para o conh*ciment*
</line>
<line>
cult*ral em to*as *s for*as de saber.
</line>
<line>
4 R***LTADOS
</line>
<line>
Embo*a a Cov*d-19 se d*ssemine de*ocraticamente, inde*ende*te da **ndição
</line>
</par><par>
<line>
ec*nômi*a, as taxas de mortalidad*
</line>
<line>
não *ão democr*t*cas. Di*ere*t*s p*pulaç*es estão
</line>
</par><par>
<line>
sujeita* a *aiores ou menores *iscos. *star isolado no centro, n* con*orto de um* casa p*de
</line>
<line>
faze* a diferenç* entre a vi*a e a morte.
</line>
</par><par>
<line>
* isolamento s*cial também é
</line>
<line>
tempo de
</line>
<line>
esper* e de espe*an*a. Neste tempo *e
</line>
</par><par>
<line>
recolhiment* forçado, a oração é
</line>
<line>
um forte
</line>
<line>
antídoto
</line>
<line>
espiritual, *ois vivemos a cultura
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pr*ssa, tudo para nós imediat*. A fala, a vivência, as relaç*es, no dia a dia c*d* vez mais é
</line>
<line>
co*r**o, mais reagimos do que *gimos. Ma*s confrontamos d* q*e en**entamos. * tem*o todo
</line>
</par><par>
<line>
no* ocupamos de funçõe* e impomos tan*as
</line>
<line>
*utr** aos *u* n*s *** próximos. De r**ente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*s*era. O que fazer *om todo *sse t*mpo que obr*g* ca** u* a estar co*sigo? Como *a* c*nta
</line>
<line>
d* angú*ti* diant* do ines*erad*? *omo *idar com os medos? C**o *nt**nalizar que *ad*,
</line>
<line>
abs**ut**ente nada, contr*lamos? A respo*t* a t*das e*sa* ind*gações pode ser *ada p*la fé,
</line>
</par><par>
</page><line>
p*l* o*aç*o, é ela o meio, * caminho entre a espera a espe*anç*, a espera impos*a pel* e
</line>
<line>
pandemia é de fato a esperança a*vinda *a oração * fé.
</line>
<line>
* oração, nesse contexto, * a o*ortunidade de recup*rar a intimid*de e a confiança em
</line>
<line>
Deus, *razer s*r*nidade, confiança e p*z, converter e* e*pera*ça e, como cita o *adre Fá**o
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina, v. *8, n.*0, art. *, p. *2-89, *ut. *021 www4.fsanet.*o*.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Do** de E**erança e Fiúza - *eligios*da** e Comun*cação *o Espa*o de Estudos Sobre Saúde
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
de Melo, "é sob a sombra que descubro * lu* da p***vra". De*se modo, a espera pod* n** ser
</line>
<line>
a*a*t*mento a*ver*o da vida, *as esperança de um tempo n*v*, e *ue * oração pos*a abraçar
</line>
<line>
e converter * *spe*a *m esp*ranç*, e verda*eira c*nfiança num tempo melhor. A
</line>
<line>
*s*iritua*idad* e a fé ajuda* a su*era* lim*tes e dificul*ad*s e, a* mesmo tem*o, provo*am
</line>
<line>
*prendizado e c*escimento. A fé n*s associa a Je**s Cristo, nos a*uda na hora da incerteza. É
</line>
<line>
tempo de confiar a causa da **da nas mãos de Deus. Sentir a s*a pre*en*a. Ele não n*s
</line>
<line>
abandona, cami*ha conosco e *í temos a espe*ança e o amor.
</line>
</par><par>
<line>
A fé e a espiritua*idade se *ntre*açam
</line>
<line>
no coração das pes*oas no meio das
</line>
</par><par>
<line>
**ficuldad*s, da* *utas e dos m**os provocados pela *andemia. Por *sso, a *olid*ried*de e o
</line>
<line>
amor aco*t*c*m. Me*mo a*uele que não te* a fé cr*stã, em Deus, *le tem a fé hum*na, em
</line>
<line>
po*er acreditar no *omem, n* *iência, no bem coletivo, na f**te*nidade. *e a*gum mo*o, todo
</line>
<line>
ser humano alim*nta o coração na espirit*ali*ade l*gada à v*da. O mais importante é viv*r o
</line>
</par><par>
<line>
*m*r *o
</line>
<line>
outro, o que faz lutar pelo bem da col*tivi*a*e,
</line>
<line>
princi*alme*te
</line>
<line>
as pessoas que se
</line>
</par><par>
<line>
e*contra* em situação de vulner*b*li**de.
</line>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
Em tempos de pa**emia da Covid-19, te**o* de medos, de incertezas, só resta a fé, a
</line>
</par><par>
<line>
es*iritualid*de
</line>
<line>
como doses d* confiança para *ee*contrar a p*z, a ligaç*o com o *ivino.
</line>
</par><par>
<line>
En*u**to a *atalha não se ence*ra, a*aziguar coraçõ** e mentes é a busca interna d* cad* **
</line>
<line>
diant* d* sua convicção. Em um *enári* basta*te desigual de distribuição de suscetibilidades,
</line>
<line>
talvez a pandemia pe**ita repensar os ru*o* das políti*as públicas e da* fo*mas *tu*is de
</line>
<line>
vida.
</line>
<line>
En*im, para os *iéis a exi*tência de D*us, de *udo o que existe *o Universo origina-se
</line>
<line>
da criação divina. Cre* ou *ão c*er na existência d* Deu* *eri* algo a ser deix*do po* conta da
</line>
<line>
Fé de ca*a um de *ós. Por um lado, uma coisa é **rta: o *nigma *a existên*ia ou *nexist*ncia
</line>
<line>
de Deus, é algo que di**de opi*iões. Seja na letra de *ma canç*o, na l*teratu*a, em uma peça
</line>
<line>
de teatro, seja no coti*iano das pessoas. Não há *enh*ma ch*nce de have* um con*enso por
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
que filó*ofos,
</line>
<line>
cientistas, **ent**, *gnósticos, ateus, entre outros, discut*m
</line>
</par><par>
<line>
exaustivame*te sobre es*e tem*.
</line>
<line>
Por fim, é important* reconhe*er o potenc*a* das *rand*s crises da vida pa*a a*alar a*
</line>
</par><par>
<line>
pessoas não apenas ps*cologi*ament*, so*ialme*te e fisicament*, m*s tamb*m religi*sa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es*iritualmente. *s pessoa* *rar*m mais, consagraram-se *ais, repensaram e* muitas
</line>
</par><par>
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at**udes *ovarde* *e om*ssã* ao
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verdade**o crist*anismo. D**nte de *eus me**s ambient*s
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socia*s em iminente perigo, os falantes têm buscado *m*aro naquilo que não se v*. A* mesmo
</line>
<line>
tempo, também têm questionado a*uilo *u* *ode *e* v*st*, e a*si* caminha a humanidade
</line>
<line>
*u* mo*ento *ue ficará para sempre na história e na m*mó*ia de cada um, principalmente os
</line>
<line>
que *erderam **us entes quer**os. Diante d* t*ntas vi*as ceifada*, só r*sta a fé e a es*erança
</line>
<line>
d* que d**s melhores *irão.
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Pági*as de Fi*osofia, São Bernard* do C*mpo, v. 9, n. 2, *. 69-79, jul.-dez. 2020. E*ição
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E*pecial.
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Di*ponível
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em:
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*t*ps://www.m*t*dist*.*r/revistas/revistas-
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TAVARES, C. Q. *imen*ões do cuidad* na pe*specti*a
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VIEI*A, *. * prazer *o t**to: *erspectivas para o en*in* da literatu*a. São Paulo: EPU
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1989. 68 p.
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*o** Referencia* est* A*tigo, conforme AB*T:
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CAR*ALHO, S. M. *; MIGUEL, M. *; SILVEIRA, R. Z. *ose de Esperanç* e *i**a - Re*i*iosi*ade
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e Comun*caç*o no E*paço d* Estudo* S*bre Sa*d*. Re*. FSA, T*resina, v.18, n. 10, art. 4, p. 72-*9,
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out. 2021.
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Cont*ibuição d*s Auto*es
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S. M . *. Carvalho
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M. *. Miguel
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R. *. Si***ira
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1) conce*ção e *lan*j*mento.
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X
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X
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X
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<line>
2) *n**ise e interpre*açã* dos dados.
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X
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X
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X
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<line>
3) el*boração do rascunho ou na revisão c*ítica do c***eú*o.
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X
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X
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X
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<line>
4) part*cipaç*o na aprovação d* *ersão fin*l do manu*cr*to.
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X
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X
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X
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</page><line>
Re*. FSA, T*re*i*a PI, v. 1*, *. 10, art. 4, p. *2-89, ou*. 2*21
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www4.f*ane*.com.br/revist*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)