<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 4, p. 72-89, ou*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.10.4 </line>
</par>
<par>
<line> Do*e de Esperança e Fiúza - Religiosi*a*e e Comuni*aç*o no Es**ço de Estudos S**re Saúde </line>
<line> Dos* of Hope and T*ust - R*l*giosity a*d Communicat**n in t*e Space of *eal*h Stud*e* </line>
</par>
<par>
<line> Sandra *aria Souza de Carval*o </line>
<line> G*aduação em Bibl***economia *ela Universida*e Federal *o Espírito S*nto </line>
<line> E-mail: sandra*sc@*otmail.com.br </line>
<line> Ma*celo Cald*ra*i Miguel </line>
<line> **aduaçã* em *dministraç*o **la Unive*sidade Federal d* E*pírito Sa*to </line>
<line> E-mail: mar*elocalderari@yah*o.co*.br </line>
<line> Rogério Za*on d* Si*veir* </line>
<line> Doutor em *dm*n*stração p*la U*iversidade Fe*eral de Minas Gerais </line>
<line> Professor *ermanente da Un*v*r*i*ad* Fede*al d* *spírito Santo </line>
<line> E-m*i*: roge*io.silveir*@ufes.br </line>
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<line> E**e*eço: Sandra Maria Souza d* Carva*h* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Fernan** F*rra*i, 514 - Goi*beiras, Vit**ia - ES, </line>
<line> Edi*or-Chef*: Dr. Tonny K*rley *e Alencar </line>
</par>
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<line> *9075-910. *rasil. </line>
<line> *odrigues </line>
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<par>
<line> **dereço: Ma*celo Calderar* Mig*e* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Fernando Ferrari, *1* - Goiabe*ras, Vit**ia - ES, </line>
<line> A*tigo recebido em 26/09/*021. Úl**ma </line>
<line> versão </line>
</par>
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<line> 29075-910. Brasi*. </line>
<line> recebid* em 07/10/2021. Aprovado em 0*/10/202*. </line>
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<par>
<line> E*dereço: Ro*ério Zano* da S*l*eir* </line>
</par>
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<line> Universidad* Federal do Espírito S*nto, Centr* de </line>
<line> A*a*iado p*lo sistema Triple Re*iew: Desk Re*ie* *) </line>
</par>
<par>
<line> Ciênci*s Jurí*icas e *c*nômi*as. Avenida Fernan*o </line>
<line> pe*o Editor-Chefe; e *) Double Blind Rev*e* </line>
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<line> *er*ari - de 240 * 626 - lado par *ard*m da Penha </line>
<line> (av*liação ceg* por dois avaliadores da área). </line>
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<line> *90*02*0 - Vitória, ES - Brasil. </line>
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<line> Revisão: G*amati*al, N*rmativa </line>
<line> e de Formatação </line>
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<line> Do*e de Espera*ça e *iúza - Reli*iosidade e Comunicação no Esp*ço de Estu**s Sobre Saúde </line>
<line> 73 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O momen*o **ve*ciado pe** pan*em*a ** Covid-19 c*m iníc*o no ano d* 2019, mas com </line>
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<line> *m*acto mu*dial em 2020, resultou em i*s*a*ilidade soc*al e economia </line>
<line> gl*b**. N*s** </line>
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<line> contexto, o pr*sente trabalho ob*et*va re*letir e a*alisar o m*mento v*venciado pela pandemia </line>
<line> da Covid -19 e co** se dá a religião * a fé em meio a tempestades. * m*todolog*a utiliza*a </line>
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<line> *o* a pesquisa bibliográfica. A se*eção dos *r*igos científicos, li*ros, tes*s, </line>
<line> *issertações </line>
<line> e </line>
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<line> anais, </line>
<line> util*zad*s como refe*ên*ia foram se*ecionados *e acord* </line>
<line> c*m a **mát*c* e * *ua </line>
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<line> cont*ibu*ç** par* ess* p*esen*e est*do. A pesqui*a * *e nível *xplor*tório e **s*ritivo, par* a </line>
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<line> qual foi utilizada a abo*dagem metodológica qualitativa. É </line>
<line> *ma investigação que não só </line>
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<line> a*xilia a temática de pesquisa, como *nriqu*ce a elaboração corre*a do traba*ho. N* tocan*e </line>
<line> *os re*ultados, ressalta-se qu* *m te*pos de dor e *ncertezas, é n*tural que cada um procure </line>
<line> um caminho qu* *raga conforto e pa*, esse caminho é o da es*iritu*lidade, lugar onde * real </line>
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<line> coexiste e tem </line>
<line> conexão co* algo ma*or e *agrado. Conclui-se, </line>
<line> port*nto, que *s religiõe* </line>
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<line> desempenh*m uma *mpor*ante f*nção em tempos difícei*, como o vivenciado p*la *andemia </line>
<line> da Co*id-19. A fé e a oração sã* o meio, o cami*ho entre a espe*a e a esperança, * espera </line>
<line> imposta pel* *andemia é de f*to a esperanç* advinda da oração e fé. </line>
<line> *a*avras-*h*ve: Covid-19. Pandemia. R*ligião. Is*lamento Social. </line>
<line> AB*TRA*T </line>
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<line> **e moment experi*nced b* the Covid-*9 pande*ic beginning </line>
<line> in 2019, bu* wi*h * glo*al </line>
</par>
<par>
<line> impact *n 2020, resulted i* so*ial i*stability </line>
<line> a*d </line>
<line> g*obal *conomy. I* th*s context, this w**k </line>
</par>
<par>
<line> aims to **flect and anal*z* the moment *xpe*ie**ed by the Covid-19 *a*demic and how </line>
<line> religion an* faith are gi*en in the mids* of storm*. The method*lo*y us*d was b*bliographic*l </line>
<line> rese*rch. The selection o* Scie*ti*ic A*ticles, Book*, Theses, *isse*t*tions and An*a*s, u*e* </line>
<line> as re*erence, we*e selecte* accord*ng to the t*eme and their contribu*ion to this *tudy. The </line>
</par>
<par>
<line> *esearch is explorator* *nd descript*ve, in whi*h a </line>
<line> qualitative methodological app*oach was </line>
</par>
<par>
<line> us*d. It is ** in*estigation th*t not on** *elps t*e resear*h theme, but also en*iche* t*e corre*t </line>
</par>
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<line> *la*ora*ion o* t*e work. Regarding the results, it i* noteworthy th** in times of pain </line>
<line> a*d </line>
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<line> uncertain*y, it *s natu**l *or each one *o look for * path that bring* yo* comfort and peace, this </line>
</par>
<par>
<line> pat* is </line>
<line> t*at of sp*rituality, a *lace where **e real c*exists a*d is co*nected to something </line>
</par>
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<line> greater an* sacre*. *herefore, it *s conc*u*** t*a* reli*i*ns pla* an importan* rol* in **fficult </line>
</par>
<par>
<line> ti*es, such </line>
<line> as the one experienced b* th* co*id-19. Faith, prayer, it is the me*ns, the path </line>
</par>
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<line> b*tween hope and hope, th* w*it*ng i*posed by th* pa*dem*c ** in fact the hop* t*at comes </line>
<line> from prayer *nd faith. </line>
<line> Keywords: Co*id-*9. *andemi*. Rel*gion. Soci** Is*l*tion. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 18, n. 10, a*t. 4, p. **-**, *ut. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
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<line> S. M. S. Carvalho, M. C. Miguel, R. Z. Silveira </line>
<line> 74 </line>
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<line> * *NTRODUÇÃO </line>
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<line> * *a*demia d* Covid-19, *oe*ça c*u**da pel* v*rus SAR*-*ov2, deflag*ada no final </line>
<line> de 2019, ma* com impact* *lo*a* no c*meço de 2020, e atua*mente em m*rço d* 2021 com </line>
<line> as n**as variante* trazidas de *utros esta*os, b*te*d* re*ordes de casos e **i*os da doença e </line>
</par>
<par>
<line> i*s**lando c*os na *opu*ação ve* traz**d* também mom**tos o </line>
<line> d* *eflexão. A Covid-19 </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> u*a doenç* in*ecciosa c*paz de causar pr*blemas res*iratórios d* d*fe*ent*s níveis * de fá*il </line>
<line> transmiss**. A **ntamin*ção pode ser numa p*oporç*o mu*to rápida, p*r isso *s*e t**balh* </line>
<line> visa refletir sobre a *ren*a da fé dos cida*ã*s no *omen** vivenciad* pelo n**o cor**avírus. </line>
</par>
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<line> S*b*-se, *t* o momento, que a mais e*etiva medida de c**t*nção *o a*anç* da *oença é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> iso*am*nt* socia*. No e***nto, muit*s vezes tor*a-se *nviável essa medida para a maioria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> populaçã* que n*cessita sair de seus lares pa*a trabalhar e dar cont*nuidade à vida, mesmo e* </line>
<line> meio ao c*os. </line>
<line> Como problema d* pe**uisa, in*a*a-se qu*l a verd*deira aç*o d* r*l*gião *m meio a </line>
<line> u*a pa*d*mia c*mo a extensão da C*vid-19? Circuns*ânci* *m que * *o*ied**e foi co*o*ada </line>
</par>
<par>
<line> per*nte uma ameaça de *ri*em "n*tu*al" em *ue * </line>
<line> ser humano se vê como principal m*io </line>
</par>
<par>
<line> m**m* que involuntár*o *e transmi**ão e disseminaçã* do vírus que *oloca a própria **vência </line>
<line> *m r*s*o. Tod*via, a re*ig*ã*, um prec*ito de fé e crenças, *receit** ou reor**na as *onfianças </line>
<line> *b*ladas, qu* não se enco*tram excl*si*amente em *ampo soc*al, po*í*i*o ou econ*mico, mas </line>
<line> ig*alme*te, e principalmente, na extens*o da própria *xi*tên*ia d* humanida*e. </line>
<line> Na bu*ca do *esenvolvimento dessa pesquisa, re*e*a-se a importâ*cia da temática, q*e </line>
</par>
<par>
<line> trar* *aior *ntendimento ac*rca *as pes**as do momento e </line>
<line> viv*nci*do pela **ndemia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Co*id- 19. A esco*ha do tema foi o *o*ento </line>
<line> vivenc*ado *e** pandemi* da Covid-19, </line>
<line> qu e </line>
</par>
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<line> tro*xe a necess*dade *e u*a pr*funda reflex*o so**e a v*da em comunidad*, o que pa*sa po* </line>
</par>
<par>
<line> pensa* n* *é, na relação com as pessoas. Diante </line>
<line> de tantos *ilemas e p*ovocaçõ*s que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pandemia *o *ovo *oronavír*s provo*a, a *rese**e pe*quisa se del*mita *a s**uinte </line>
<line> *p*eciação: c*mo *e pode pensar a relação da fé e os significados **r*buídos ao *o*ento *e </line>
<line> calamidade públi*a populacion*l? E ne*s* mom**t* de "crise sanitá**a" o* seres hum**o* sã* </line>
<line> c*amados a *eap*e*der * vive*. Nesse ce*ário, c*mo se concretiza a pro*issão da fé, a re*igião </line>
<line> em *al momento e a*biência? </line>
<line> O *studo de*taca a p**quisa bibliogr*fic* em Artigos *ientíficos, Livr*s, Trabalhos *e </line>
</par>
<par>
<line> Conc**são de Curso, Teses, Dissertações e Anais, que foram selec**nado* de a*ord* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática. Diante do expo*to, o ar*igo se organiza em três seções, além d*sta *nt*odu*ão e *as </line>
<line> consi*erações finais. I**cial***te são d*scutidos asp**to* relevantes *a pandemia e *s </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n.10, art. 4, p. 7*-89, out. 2021 *ww4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
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<line> Dose d* Esp*rança e Fiúz* - Religiosi*ade e Comunicaç*o no Espa*o de *studos Sobre Saúde </line>
<line> 7* </line>
</par>
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<line> transf*rm**õe* que tro*xe *ara a vida dos *ida*ãos e do mundo. Em seg**da, a discussão se </line>
<line> vol*a à* orientações de proteçã* adota*as pela O*ga*ização Mundia* de *aúde (OMS) dentre </line>
<line> elas o isolament*, como u*a da* p*inci**is med*d*s p*eventivas à **ença. Na terceira sess*o, </line>
<line> f*la-se do reinventar du*a*te a pandemia, princip**m*n*e no que di* *espei*o às religiões, </line>
</par>
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<line> *az*ndo uso d* tecnologi*s par* continuar levando conforto aos fiéis nesse momento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *al*mida*e públ*c*. Na quart* se*são, fala-se da busc* e da imp**tância da religi*o *um </line>
<line> mom*nto de dor e in*ertezas. A s*guir, o* aspecto* metodológicos ut*liz*d*s p*ra este estu*o, </line>
</par>
<par>
<line> *, finalme*te, são tecidas alguma* considerações </line>
<line> com vist*s à *tic* co*clusiva so*re o </line>
</par>
<par>
<line> momen*o viv*nciado pela Covid-19, o *nfr*ntamento à pandemi* e a *eligião c*mo *roteção e </line>
<line> fé. </line>
<line> 2 REFERENCIAL *EÓRIC* </line>
<line> 2.1 Informação, Saúde e Religião: Int*rdisciplinar *e*es </line>
</par>
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<line> * pandemia </line>
<line> da Covi*-19 * uso de inf*rm*ções (seleção e *roce**a**nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informação resultan*o em um </line>
<line> novo conh*cimento </line>
<line> ou ação) tem provocado e*or*es </line>
</par>
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<line> trans*ormações nos costumes e altera d*nsamen*e a s*ciedad*, * esp*rituali*a*e, a polí*ic* e a </line>
</par>
<par>
<line> e*onomia mun*ial. A pa*d*mi* des*uda realça as fra*uezas, os limite* e as mazelas e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nossos mod*s *e vi*a e de pr*duç*o. Exp*e as cont*adições * o* crimes do capital, sacrifica a </line>
<line> vi*a d*s *obr*s e compromete o *ucro e o luxo d*s r*c*s. N* Bra*il, s**ci*a conflit*s po*íticos </line>
<line> entre as esf*ras federal, estadual e m**icipal, ag*ça a cobiça dos *ste***natário* de *lantão e </line>
<line> salienta o *alor e o* riscos do t*aba*ho d* pr*fissio*ais d* saúde, bem como dos *rabalhadores </line>
</par>
<par>
<line> autôn*mos, inf*rmais </line>
<line> * </line>
<line> principalmente as pe*soas que se encontram </line>
<line> em esta*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulne*abilidade social. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Tempos de Pa*dem*a: Re*lid*de ou Utopi*? </line>
</par>
<par>
<line> *ivemos em </line>
<line> um pe*íodo </line>
<line> de pandemia, </line>
<line> causad* pelo </line>
<line> Covid-**, nun*a </line>
<line> espera*o, </line>
</par>
<par>
<line> inimagin*ve* para mu*tos, o qu* ocasiona muitas mud*nças, sejam elas *o pont* d* *is*a </line>
</par>
<par>
<line> so*ial, e**nômico, </line>
<line> históric* e cu**ural, momentos que </line>
<line> dificilmente vere*os. Percebe-se que </line>
</par>
<par>
<line> to*os os dias sã* milhares d* pessoas infe*t*das, conta*iada*, *aleci*a* e sepu*tadas em todo </line>
</par>
<par>
<line> o mundo, mui*a* d**** até s*m atendimento hosp*talar o* se *alecidas são sepul*adas </line>
<line> *e* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> presença de parentes e a*ig*s. Diante *is**, a so*iedade busca à luz da fé e *a teo*o*ia uma </line>
<line> esperança para *odos (C*MPOS, *020, p.17). </line>
<line> Rev. F*A, *er**ina P*, v. 18, *. 10, art. 4, p. 72-89, out. 2021 www4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carval*o, M. C. Mi*uel, R. Z. Silveir* </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> O* pesquisadore* Costa, Silva, Bra*dão e Bicalho (2020, p.1) esclar*cem q** o início </line>
</par>
<par>
<line> do ano de 2020, a Covid-*9 - </line>
<line> *oen*a caus*da por um novo tipo de cor*navírus - "f*i </line>
</par>
<par>
<line> classificada com* *andemia pe*a Organização Mundial de Saúde e acom*teu países de todos </line>
<line> os cont*nentes, levando à morte c*ntenas de milhares de p*ssoas". *o Brasil, a doe*ç* </line>
<line> t***ém s* pro*agou de f*rma rápida, estabelecendo medidas de isolamento *oc*al. </line>
<line> O distanciamento so*ia* é particularmente útil em co**extos c** **a*smiss*o </line>
<line> *omu*itária, nos qu**s as medid*s de res*rições *mp*stas, exclusiv*mente, aos casos </line>
<line> conheci*os ou a*s m*is vulneráveis s*o consid*r*das in*uficientes par* impedir novas </line>
<line> transmissões. O caso ex*remo *e dis*ancia*ent* social é a co*tenção c*mu*itária ou bloqueio </line>
<line> (e* inglês, lockdown)" que se re*ere * *ma interven*ão r*goro*a a*l*c*da a *o*a uma </line>
</par>
<par>
<line> comunid*de, "cidade ou r**ião at*avé* *a proibição *e que as pe*soas saiam dos </line>
<line> s*us </line>
</par>
<par>
<line> domi*ílios - *xceto para a aquisição de su*r**entos bás*cos ou *da a serv*ços d* u*gência - </line>
<line> com o objetivo de redu*ir-** *rasticamente o cont*to social " (AQUINO et a*., 2*20, p.9-10). </line>
<line> D*vido à d*sigua*d**e s*cial e à f*lta de i*fraestrutur*, milh***s de pes*oas perecem </line>
</par>
<par>
<line> todos o* dias, sej* por falta de </line>
<line> san*ament* b**ico, seja por fome, *eja no *e*to dos </line>
</par>
<par>
<line> hospitai*, entre o*tros prob*emas sociais, os qu*is se acarretam ainda mais p*lo fator </line>
</par>
<par>
<line> dias, contudo, um dos *ue mais afeta é o "*írus da *ndifer*nça", *lgo </line>
<line> tão egoíst* </line>
</par>
<par>
<line> tant* q*anto o mo*ento pandêmico. Além d* v*rus da C*vid-1*, mi*hares de outros </line>
<line> v*rus circulam todos *s dias, *xclui o o*tr* em prol de uma sobreviv*ncia. Ess* </line>
<line> víru* p*rece tão *ontag*oso *o ser humano, o qual não p*i*ri*a mais a co*serv*ção </line>
</par>
<par>
<line> do *ós, mas somente do eu, ou do c*rp* do eu. Assim, a *n*ifer*nça, </line>
<line> jun*am*nte </line>
</par>
<par>
<line> *om a desconfiança, f*z o </line>
<line> ser humano perd*r o amor, a compa*xão e a ética do </line>
</par>
<par>
<line> cu*dado com o próx*m* e consigo mesmo (*OTTINO; SCHE*IGA; *ENEZES, </line>
<line> 202*, p. 291). </line>
</par>
<par>
<line> **gundo Pompeu; Siqueira e P*lhares (202*, p. 224), a **vid-1* é </line>
<line> um a </line>
<line> doença </line>
</par>
<par>
<line> in*ecciosa capaz *e causar problemas respiratório* de diferentes n*veis e de fácil transmissão. </line>
<line> A contaminação po** ser **ma proporção muito ráp*da." **mpeu; *iqueira e Palhares (2021) </line>
</par>
<par>
<line> arguem ainda </line>
<line> que a recomendação de isolamen*o s*c*al n* pandemia da Co*i*-19, advind* </line>
</par>
<par>
<line> das *utoridades sanitárias </line>
<line> e </line>
<line> da Organ*zação Mundial da Saúde </line>
<line> (OMS), iso*ament* o </line>
<line> *o*ial </line>
</par>
<par>
<line> deixou *e s*r </line>
<line> uma opção e tornou-*e medida de s**de essen*i*l para dimi*uir o **mero de </line>
</par>
<par>
<line> contaminaçõ*s * mortes. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa história, in*cre*e-se uma </line>
<line> ordem do discurso q*e ala*anca me*os, susc*ta </line>
</par>
<par>
<line> dúvidas e incertezas e marca o lugar do sujeito na relação que ele es*abelece consigo e c*m os </line>
</par>
<par>
<line> out*os [...] </line>
<line> "*odas a* m**id*s ad*tadas que restringem o contato so*ial f*mentam prá*ica* </line>
</par>
<par>
<line> di*c*rsivas não discursivas que i*põe*, a* su*eito, * *áx*ma </line>
<line> do ficar em *asa, </line>
</par>
<par>
<line> m**ilizan*o esse lu*ar *omo he*erotópico". Assim, o lar </line>
<line> c*n**gura-se como o esp*ço m*is </line>
</par>
<par>
<line> seguro p*ra evitar o risco de conta*in*çã* (NASCIMENTO, 2020, p .6). </line>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 18, n.10, ar*. 4, p. 72-89, out. 2021 www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
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<par>
<line> Do*e de *sperança e Fi**a - Religi*sid*de e Comunicaç*o no Espaço de Es*udos Sobre Sa*de </line>
<line> 77 </line>
</par>
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<line> 2.3 * Fé Como a **sca do Sag*ado: Momentos de Ince*teza * Do* </line>
</par>
<par>
<line> L*vand* em *onsideração essa* questõ**, como *lgo mai** e sagrado, é do se* </line>
<line> hu*ano *us*ar um* lig*ção *om o divin*, sej* ele represent*do p*la figura de De*s, p*r meio </line>
<line> da religi*o seja com* bem cantou o m*s*re Gilberto Gi*, "Andá com fé eu vou/ Qu* a fé nã* </line>
<line> costuma faiá/ (...) at*/ A fé vai onde quer que ** vá/ Mesm* a que* *ão tem fé/ A f* cost*ma </line>
</par>
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<line> a*ompan*ar ()". Diante d* pan*emi* do novo coronavírus, * f* não </line>
<line> *rec**a, </line>
</par>
<par>
<line> nec*ss*ria*ente, estar *iga*a à dou**ina". Es*a força inte*ior de *ma cr*n** poderosa pode se* </line>
</par>
<par>
<line> **trid* em relaçã* * uma </line>
<line> pessoa, *ma ideologia, à ciên*ia, a um *en*a*ento fi*o**fico, um </line>
</par>
<par>
<line> ob*eto inani*ado" (MONTEI*O, 2020, p.1). </line>
<line> Ainda segundo a auto*a Mont*iro (2020, p.*), *iante *a p*ndemia do novo </line>
</par>
<par>
<line> coro*avír*s, com </line>
<line> * isolamento s*ci*l imposto como med*da de </line>
<line> proteção con**a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disseminação </line>
<line> da *OVID-19, "a *é, do la*im fides (f*delidade), é a con*iança absoluta, </line>
<line> **m </line>
</par>
<par>
<line> espaço para d*vida, *u* *ada </line>
<line> *m </line>
<line> *e**sit* no q** *scolhe acredita*. </line>
<line> A esperança como </line>
</par>
<par>
<line> antído** diante de um ini*igo invisíve*, letal e qu* a human*dade luta pa*a controlar". </line>
<line> Conforme apo*ta Alvarenga **nior (2020, p.1), "uma pesqui*a feita na internet aqui </line>
<line> n* Bra**l, indic*u que 55% dos brasilei*os haviam orado para que * pandemia termi*ass*. </line>
<line> Isso in*luiu 15% dos que "r*r**ente ou nunc* oraram" e 24% daqueles q*e endossaram </line>
<line> nenhuma afiliação religiosa havia* o*ado sobre o víru*". </line>
<line> O impacto pro**c*do *ela p**demia do novo coronav*ru* não escolhe cor, gênero, </line>
<line> rel*gião, *lasse socia*. A igrej* a*abou se tornando um espaço de s*li*ariedade e de *ar*d*de </line>
<line> nesses *empos pandêm**os da C**i* - 19, fora o cuid*do espiritual, no momento *m *ue a* </line>
<line> pesso** se defrontam com um limite muit* for*e, com a *alta *e hori**n*es e a insegurança. A </line>
</par>
<par>
<line> religião através d* f* torna-se a *usten*a*ão para m*i*os, para qu*m crê fica me*os difíci* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enfrent*mento. </line>
</par>
<par>
<line> Monteiro (2020, p.*) res****a que sem *e amparar em e*idê*ci*s, provas ou </line>
<line> entendime*to rac**nal, a espiritualidade é o con*orto de muitos diante do d**conhec*do, como </line>
<line> * *a*d*mia que assol* o mundo. "C*ença n* q*e n*o *e vê dá se**ido à vida, e em te*po* de </line>
<line> dor, me*os e incertezas, é natural e es*era*o que c*d* um *rocure um caminh* q*e lhe traga </line>
</par>
<par>
<line> *onforto, dose* *e confi*nça e a ch***e de encontra* a **z". Es** </line>
<line> est*ada é a da </line>
</par>
<par>
<line> espirit*al*dade, lugar o*de o real coexi*te e tem conexão com algo ma**r e sagr*d*. É do *er </line>
<line> *umano buscar uma ligação com * divino, principalmente em momen*o* de afliçã* e temor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 18, n. 10, art. 4, p. **-89, out. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. Ca*valho, M. C. Miguel, R. Z. Silveira </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> * q*e se propõe, de acordo com Noronha (2020), é *ma pro*unda reflexão *o**e uma </line>
<line> "nova soci*da*e". Com v**o*es humano* voltado* para a cola*oração, **ra u*a *ultura de </line>
<line> paz, *m qu* pr*valeçam o respeito * * diversidade. </line>
<line> 2.4 Sa*s-Cov-2 e Isolamen*o Social: Pano*ama de C*la*idade Públi*a </line>
<line> A pa*demia da Covid-19, *on*orme aponta Brissos-Lino (202*, p. 234), te* </line>
<line> avassalado o mundo [...] "é inédita pela sua dimensã*, ca*ac*erísticas e ressonância mediática </line>
<line> global. *lém do mais, *ontrib**u decisivamente para dar a* pl*neta uma folga *a *gres*ão </line>
</par>
<par>
<line> *onstante * que ser *umano tem vin*o * se sujeit**", do po*to de vista *a poluição *o *r, o </line>
<line> rio* e oc*anos, do ruído e do *rástico ab*ixamento do* gas*s nocivos lançados </line>
</par>
<par>
<line> constantemente </line>
<line> para * est*lo de vida contemporâneo. Na visão de Sung (202*, </line>
<line> p.70), "a </line>
</par>
<par>
<line> pand*m*a vivenc*a*a aflora *s reações mai* estranhas, **mo a mist*r* de ir*acionalidad*s ao </line>
<line> clamor ge*al pelo b*m senso". </line>
<line> A Covid-19 assemelha-*e a uma gripe comum, *oré* de*e ser levada a sério e* </line>
</par>
<par>
<line> função *os *an*s q*e pode causar ao organismo hu*a*o. A *oença </line>
<line> ge*a uma </line>
</par>
<par>
<line> infecção das vias *ére*s qu*, e* casos graves, *od* evoluir *ara pne**onia sev*r* e </line>
<line> insuficiê*cia respiratória. Det**minados ind*víduos aprese*tam co*diç*es clínicas </line>
<line> de maior risco *a*a dese*vol*er complicaçõ*s qu*ndo associad*s à Cov**-19, q*e </line>
<line> *** as pe*soa* m*iore* de sessenta anos; "p*ssoas *om doenças crônicas ou </line>
<line> respiratórias; cardi*vasc*lo*atia, diabetes; H*V, aids e *utros; a*ém d*s p*ssoas com </line>
<line> obesidade (*speci*lmente com IMC igual ou superior a 40); ges*antes de alto risco e </line>
<line> puérperas *té du** semanas após o parto". Entretant*, há ocorrências de </line>
<line> agravamento e até óbito entre pes*oas não consid*radas *omo *arte ** gr*po d* </line>
<line> *isco (CHU*HALIN,202*, p, 1). </line>
<line> Segundo a OMS, a transmissão ocorre mediante contato de *artículas in**ctad*s com </line>
</par>
<par>
<line> mucosas, </line>
<line> c*mo boca, nariz e olhos. "O vírus </line>
<line> p ode s * </line>
<line> espal**r no ar quan*o uma *essoa </line>
</par>
<par>
<line> **ntam*nada fala, tosse ou e*pirra; ou, aind*, se acumular sobre superfície* (**mo celulare*, </line>
<line> *esas e maçanetas), contamin*n*o pess*as que to*ue* aquela superfície e pos*eriormente </line>
</par>
<par>
<line> levem a mão à boca, nari* ou </line>
<line> olhos s*m rea**zar a correta hi*ienização". Desta forma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhor f*rma de comb*te à doença é evitar * contágio e, como *át**a de cuidado e p*ecaução, </line>
<line> a OMS e o Minis*ério d* Saúd* têm ac*nselhado que as pessoas *d*tem o distanciamento </line>
<line> *ocial e, para os episódios que a*re*entem qualq*er sint*ma gripal, o Ministér*o d* *aúde </line>
<line> segu* o p*otocolo de *solam*nto por 14 dias do paciente * f*mi*iares *ue *esidem no me*mo </line>
<line> lar (BRASIL, 2020, *. *). </line>
<line> Ban*i; *arreto; Pin*eir*; Gomes; Trevi*an; Viterbo; Maciel (202*, p.5) e*clarecem </line>
<line> que * pande*i* da COVID-19 impactou n* com*ortamento "das pessoas também *o dom*ni* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 18, n.*0, art. 4, p. 72-89, ou*. 20*1 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ose de Esperança e Fiúza - Reli*io*ida*e e Co*u*icação *o Espaço de E*tudos Sob*e Saúde </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> r*ligioso, em **e o apoio socia* e o relacionamento *ntre membr*s da* *omunidades de fé </line>
<line> foram re*tringid** pelo dist*n*ia*ento so*i*l. </line>
<line> "A m*dida preventiv* de distanciamento social suscitou um* nec*ssária adaptação de </line>
</par>
<par>
<line> vá***s se*ores *a sociedade </line>
<line> ao n*v* co*texto, como a economia, a </line>
<line> política, a </line>
<line> educação, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> l*z*r, o entretenimento, entre ou*ros". Não seri* dife*ent* com os espaços religioso*, os qua*s </line>
<line> tam*ém apres*ntara* adaptaçõe* às s**s for*as de at*n*er *o* seus m*mbro*, espe*ialmente </line>
<line> neste moment* *e inst*b*lidades e inc*rtezas o*asionadas p*r uma pande*ia (BRISSOS- </line>
<line> LINO, 2020, p.235). </line>
<line> N*ste cen*rio, *s redes s*ciais *ot*ncializa*am a interação e*tre as pessoas mediad* </line>
<line> por t*cnolog*as". Tanto as form*s mais espontâneas de esp*ritual**ade, q*ant* as expressões </line>
</par>
<par>
<line> re**giosas mais tradicionais ou in*tituc*o*alizadas </line>
<line> estão present** no debate ace*ca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pandemia e do isolamento social. Ambas *êm marcado * *ida de muitas p*ss**s e grupos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> têm es*ado presentes, *e *if*re**es *anei*as, e* cad* situaç*o enf**ntada (RIB*I*O, 2*20p. </line>
<line> 234). Dessa f*rm*, "ess* repentino di*tanciamento social pote*cializou a m*diaçã* das </line>
<line> relaçõe* e*clusiv*mente pela tecnol*g*a. A reação a uma onda d* m*do insu*gente pod* ser o </line>
<line> gati*ho pa** as p*ss*as b*s**rem alívio na reli*ião (CARLETE; NOBRE, *020, p. 305)". </line>
<line> 2.5 Co*id-19 e N*vos Cenári**: O Reinventar das Religiõe* em Me*o à Te*pesta*e </line>
<line> Mui*as religiões demon*t*am uma preocu**ção grande *m c*idar, acompan*ar e </line>
<line> *r*ent**. Como e*se momento implicou restrições *ara encontro* prese*c*a*s para controla* a </line>
</par>
<par>
<line> di**em*nação da </line>
<line> doença, as religiões bus*aram alternativ*s para se manter** próxi*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> seus fi*is, *or meio de enco*tros *irtuai* como lives, pales*ra* e cultos/missa* e ate**ime*tos </line>
<line> onli*e, atos sol*dári**, que *ontinuam impre*cindíveis, com * *xpectativ* de que as relações </line>
<line> humanas sej*m mais *al*riza*as e a esper*nça *e que tudo se*pre muda e tu*o isso vai </line>
</par>
<par>
<line> passar, </line>
<line> p*rque ao m*smo te*po **e provoca sofrim*nt** dor, o *omento atual t**bém e </line>
</par>
<par>
<line> pode con*ribuir para a evoluçã* das pe*soas. </line>
<line> Na d*ta de 08/04, o S*premo Tri*unal Fede*al (STF) encer*ou um* qu*stão *urídic* </line>
<line> env**ven*o * li*erdade de *ult*s religiosos *m detrimento às restrições advindas do </line>
<line> P*der P*blico para o combate à pandemi* da c***d-19, garantin*o a Corte Suprema </line>
</par>
<par>
<line> a suspensão das adorações religiosas de fo*ma presenci*l, com *ista* a *vi*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propagaçã* da doença. P*ra ele, ** igrej*s cons*itue* "o último refúgio" das almas </line>
<line> *torm*ntadas p**a crise e a Constituiç*o gar*nte a liber*ad* religiosa, cumprindo *o </line>
<line> Estado prot*ger *s loc*is de culto e suas L*b*rdade religiosa em te*pos d* </line>
<line> pandemia No *stado de Bem-e**ar social, este assegurado **lo c*nstituint* qua*do </line>
<line> da pro*ulgação da *onstituição, h* f*rmado e*pr*ssamente o com*rom*ss* d* en*e </line>
<line> estatal e* garantir * pr*teç*o à dig*id*d* da pessoa humana, buscando tutelar os </line>
<line> *ev. **A, Te*e*ina PI, v. 18, n. 10, art. *, p. 72-89, out. *021 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carvalho, M. C. Miguel, *. Z. Silveira </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> direi*os fundamentais, s*jam eles in*i*idu*i*, sejam eles soci**s(BR*SI*, 202*, </line>
<line> p .1 ) . </line>
</par>
<par>
<line> Ainda </line>
<line> assi*, esc*arecem **sta; Sil**i*a; Silveira (2021, p.19-20) que as religiões </line>
</par>
<par>
<line> tiveram papel **ivo na cons*ruçã* da expe*iência de pand*mia [...]. A susp*ns*o do* *erviços </line>
<line> *eligios** é, em si, um dos fatos mais marca*tes do campo relig*oso nas últimas déca*as [...]. </line>
<line> C*l*os e miss*s transmitidas virtualmente, **u*os de o*ação ** Facebook, *omun*dades </line>
<line> religios** *o W*atsApp *ão *penas *s exemplos mai* imed**tos que [...] o*orrem neste no*o </line>
<line> mo**nto. </line>
<line> * p*rti* da emergência da pandemia provoc*da p*lo *ov* corona**r** q*e demandou </line>
<line> medid*s preventivas em *e***ã* à *rolife*ação do *írus como o distanc*amento socia*, </line>
<line> ob*ervou-se nos mais diversos âmbit*s da sociedade, "uma ce*ta adaptação e r*s*ig*ificação </line>
<line> nas *uas relações soci*is. Diante de*se con*exto, torn**-se notória uma *i*nifi*ati*a </line>
<line> produtib**i*ade através *e diferent*s us*s *a i*ternet co** um espa*o de inte*aç*o social para </line>
<line> *tividad*s qu* for*m interr*mpidas de serem presenci*is", como suc*dido com as at*vi*ades </line>
<line> re*igiosas, as qua*s pare*em ter *nc*nt*ado no *eio virt**l um novo *azer religi*so (COSTA; </line>
<line> SILVEIRA; SILVE*RA (*021, p.23). </line>
<line> A*esar d* dista*te d*s templos *eli*iosos, os fi*is c*ntin*a* con*c**do*, </line>
<line> part*c**and* de evento* *el*giosos e orientaçõe* e *s suport** espir*tuais **o </line>
<line> compartilhados pe*a internet *om transmi*sões ao vivo. Num *emp* *e normalidade </line>
</par>
<par>
<line> valoriza-se muito a pr*ti** coletiva porqu* o enco*tro pote*cializa emo*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possibilita ter mai* *o*tato. Isso * muito import*nte. Mas ser vir*ual nã* representa </line>
<line> uma dimi*uição d*s *rát*cas de reflexão, leitura * ora*ão, po* exemplo, *s ora*ões </line>
<line> *esmo *ão sendo presenc*ais, não deixam *e ser *m fazer colet*v* (NUN*S, 2020, </line>
<line> p.599). </line>
</par>
<par>
<line> Di*nt* dessa necessid*de </line>
<line> e de**a **gência, como cita Nu*es (2020, p. 137), </line>
</par>
<par>
<line> "lider*nças, *inis*ros e ministras, musici*tas e *iturgistas lançaram m*o dos recursos de *í*ia </line>
</par>
<par>
<line> para cel*bra* </line>
<line> a vida, *uid*r das pes*oas e comu*icar o Evangelho. B*otaram lives </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transmis*ões d* cultos feitos es*ecificamente para v*iculação pe*a *nterne*". </line>
</par>
<par>
<line> Ness* momento *e "cris* </line>
<line> sanitária", Pi*per e Me*des (2020, *7) reportam que p. </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *eres *umano* </line>
<line> são "chamados" a </line>
<line> re*prender a vive*. *ssa deve ser grand* lição: "olhar" a </line>
</par>
<par>
<line> outros hu*anos, * dem*is seres vivos, com respeito. O Sagrado está na convivência e na </line>
<line> empa*ia. "Amar *o próxim* c*mo a si mesmo". Faz-se urgen*e d*ixar o i*dividu*lismo *a*a </line>
</par>
<par>
<line> viver **a sociedade c*letiva, de*x*r para </line>
<line> tr*s </line>
<line> o "eu" e constru*r o "nós". A educação </line>
</par>
<par>
<line> (human**ad*) de*e ser voltada p**a a colaboraçã* e não pa*a a c*mpetiç*o. O essencial </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> comunicar * Eva*gelh* a *odas *s </line>
<line> *es*oas como forma </line>
<line> d* cuidar da vida e ajudar a v**er </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 18, n.*0, art. 4, p. 72-89, ou*. 2021 </line>
<line> w*w4.fsan*t.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dose de *sp*rança e Fi*za - *eligios*dade e Co*unica*ão n* Espaço de Es*udo* Sobr* S*úde </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> partir da fé em Jesus Cris*o nestes tempos de gra*de c*ise, angústia e *edo (ADLAN; </line>
<line> REBLIN; SALANHA, 2*20, *.600-601). </line>
<line> 2.6 Religião, Es*era de Conforto e Pa* no Momento Vivenc*a*o </line>
<line> Vivenciamo* um* crise sanitá*ia *uja escala nã* e*co*tra *a**le*o em ter*os da* </line>
</par>
<par>
<line> experiências biográficas </line>
<line> qu* tr*zem à bail* se*timentos de medo, im***ê**ia e f*n*tude, </line>
</par>
<par>
<line> as*un*os hab*tual*ente </line>
<line> associa**s a*s d**ín*os </line>
<line> da religio*idad*, es*iritu*lidade e práticas </line>
</par>
<par>
<line> re*igiosas. P*r </line>
<line> outro lado, ne*essidade do maior *solamen*o fí*ico *ossível como meio de a </line>
</par>
<par>
<line> adiamento da con*aminação </line>
<line> suspende a possibilid*de de *g*upamento da*ueles q*e </line>
</par>
<par>
<line> comu*gam d*sses </line>
<line> valor**. Isso tudo num </line>
<line> país que *e apresenta e r*present* como cultural, </line>
</par>
<par>
<line> soci*l e historicamente marcado p*r um fort* c*m*onente rel*gio*o, que *eria mesmo </line>
<line> c*nstituti*o *a sua vida social (B*TTINO; SCHELI*A; MENE*ES,2020). </line>
</par>
<par>
<line> Desse mo*o, vive* em *m* so*ied**e **rcada </line>
<line> pela desi*ualdade social, *elo </line>
<line> med*, </line>
</par>
<par>
<line> pela ins*g**ança e, principalmente, pe*a desconfiança de quem e*tá ou n*o e*tá com COVID- </line>
</par>
<par>
<line> 19, leva pergunta sobre a dignidade que atribu*m*s ao outro * a si *esm*. Sendo * </line>
<line> a*si*, </line>
</par>
<par>
<line> uma esp*rança pode surgir diant* da t*olog**, à luz da fé c*istã *ost*and* que a dignidad* é </line>
</par>
<par>
<line> algo essencial e i*e*ente ao ser humano. Trata-se, p*rtanto, de um* tentati*a ** perce*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*gnidade humana, lev*ndo à **teridad*, * *mpatia e à so*ida*iedade (GEBA*A, 2020, p.100). </line>
</par>
<par>
<line> Na atual*dade, diante da pandemia, </line>
<line> "a *spiritualidade ap*n*a para o sentido </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> espera*ça, o poder da res*liên*ia, a *eflexã* sobre processa*ento da notícia de testage* * </line>
<line> p*s*t*va e a dispos*ção d** *eios *nternos *ara ess* enfre*tame*to, a p*r*epç*o de *eencontro </line>
</par>
<par>
<line> das relações [...]" reconheci**nto da fragilidade e vuln**abilidade individual e coletiva, o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reaproximação de cult*r*s, cr*nças e da própria religião (TAV*RES, 2020, p. 2-3). </line>
</par>
<par>
<line> *er cr*stão, p*rt**to, é cui*ar da vid*, ace*tar * irmão na su* in*egralidade, e a**-lo, </line>
</par>
<par>
<line> pois, quando s* </line>
<line> dignifica o irmão, consciente ou *nconscie*temente dignifica-se D*us. a </line>
</par>
<par>
<line> \Q*a*** se olha o outro, o pró*imo, com d*sconfia*ça, indife*en*a, egoísm*, tent*ndo </line>
</par>
<par>
<line> somente aut*conservar-se, não </line>
<line> se prio*iza a d*gnidad* da *es*oa </line>
<line> hum*na e m*ito me*os se </line>
</par>
<par>
<line> exerce e se p*atica o amo*, </line>
<line> c*m isso </line>
<line> desconhece-s* *eus, pois Deus é Amor\ (FRAZÃO, </line>
</par>
<par>
<line> 2020, p.107). </line>
</par>
<par>
<line> G**mbe*li </line>
<line> (2020, p.1) </line>
<line> d*st**a que a </line>
<line> presen*a do púb**co nos </line>
<line> templos religiosos *m </line>
</par>
<par>
<line> **mpos da ep*demia do c*ronavírus *e* originando um excitante conjunto de o*orrências. De </line>
<line> um lado, a ace*taçã* à interr***ão do* serviços ou ao fechamento da* igrej*s como forma de </line>
</par>
<par>
<line> cooperar com as medid*s </line>
<line> de isolamento socia*, </line>
<line> coopera**o que pode ir até a con*ersão </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> es*aç*s </line>
<line> de culto </line>
<line> em consultórios. "Por outro la*o, * </line>
<line> *tilizaç*o </line>
<line> do pri*c**io d* liberdade </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 10, art. 4, p. 72-8*, out. 2021 </line>
<line> *ww*.*sa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Carvalho, M. C. Mig*el, R. Z. Silve**a </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> religio*a como embasam*nto pa*a a *anutençã* d*s portas a*e*t*s e da concr*tização de </line>
<line> cultos, com a **ort*nidade disso se distend*r a* anúncio de **r*s ou * *r*miss*es d* </line>
<line> imuni*a*ão contra o vírus". </line>
</par>
<par>
<line> Além d*sso, ressal*a Sc*m*ltz Neto (2*20, p.1*2), um exemplo *imples de </line>
<line> *to </line>
</par>
<par>
<line> religios* é a *ração, prece ou reza. "Uma séri* ou sequê**ia de palavras *s*ontâneas ou </line>
</par>
<par>
<line> previamen*e elabor**as </line>
<line> transmitem u*a mensagem a Deus. A resposta não é es*erada no </line>
</par>
<par>
<line> m*smo in**ante, mas *ista co*o con*e**ência de alguma a*ão ou *omo *cas* de alguma </line>
<line> si*u*ç*o cotidiana." </line>
<line> As epid*mias d**v*ndam as fragilidades humanas e isto remete o ser hum*no a pensar </line>
</par>
<par>
<line> *o se*tido de sua vida *a *err*. </line>
<line> "*s s*n*idos p*derão ser muitos, mas as rel*giões apontam </line>
</par>
<par>
<line> para um sentido t*ansce*dente. Ess* é * *a*el *u*d*mental das religiões, af**mar *ue a </line>
<line> vi *a </line>
</par>
<par>
<line> faz sen*ido". Em deco*rência *o expo*to, as religiõe* podem desempenhar em tem*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> epi*emias *apéis relevantes, *uito oportun*s e val*r*zados </line>
<line> *ela* **ciedades de to*os os </line>
</par>
<par>
<line> tempos (*ANCHES, LOV*, SANCHES, 2020, P. 149)". </line>
</par>
<par>
<line> Br*ssos-Lin* (2020, p.10*-109) expõe que, de mo*o geral," as religiões pro*ura* </line>
</par>
<par>
<line> invocar o bom *enso * a prudênc*a n* en*re*tamento da pandemia, salvag*ardand* assim </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vid* dos líde*es religios*s, das suas fa*ílias e das comunidade* de fé sobre as qu*is tê* </line>
<line> responsab*lidades". Mas c*nstat*-se ta*bém que não **ixara* de se preoc*par em co*ti**ar </line>
<line> a sua *rática d* assistên*ia aos mais care**es, em termos de human**ade e contribuição para o </line>
<line> auxíli* das n*cessid*des bási*as dos s*ci**mente *ais vulneráv*i*. </line>
<line> A R*li**ão adequou suas lógic*s e* vários a*pectos d*vido à míd*a [...]. A </line>
<line> midiat*zação, assim, altera o processo social de ex*eriênci* *a fé, quando em </line>
<line> deco*rê*cia das med*das de di*tancia*ento *ocial houve a su*pen**o das *eal*za*ões </line>
<line> d* *ultos [...] sendo permitid*, *penas, a realização em c*lto priva*o [...] faz**do </line>
<line> co* que a Ig**ja r*pensasse suas ações pasto**is de vivência da *é va*end*-se, </line>
<line> d*ntre outras estratégias, da transmi*são dos cul**s religioso* por me** de </line>
<line> *la***ormas digi*ais (*ILVA JÚNIOR; FERREI*A,*020, p.21-22). </line>
<line> Para Campo* (*020, *.15), sã* *xatam*nte as n*v*s formas de cuidado desenvo**ida* </line>
<line> pelas religiões no enfrentamento ** pa*de*ia que *evel*m * re**gião como *lg* soc*al. "Sem </line>
<line> *e s*stentar e* e*idênc*as, pr*vas ou entendi**nto racio*al, a espiri*ualidade é * conforto de </line>
<line> m*itos di*nte do desconh*ci*o, co*o a pandemia que assola * mundo. Crenç* *o que não se </line>
<line> vê q** *á sentido à vida." </line>
<line> Acr*dita-se, c*mo alerta Fran**sco (2020, p.*), q*e *s *eligiõ*s *êm um im*o*tante </line>
<line> *apel *ara o desenvolvim*nto ** human*dade. "Cada vez *ue um fiel de determinada reli*ião </line>
<line> vive de maneira verd*de*ra os princípios que *ovem sua **, noss* *umanidade es*á dando um </line>
<line> *ev. F*A, Teres*na, v. 18, n.10, art. *, p. 72-*9, out. **2* www4.fsa*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dose de E*perança e Fiúza - Religiosida*e e C*muni*ação no *spaço de Estudo* Sobre Saú*e </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> pa*so bonito, r*mo à sua rea**za*ã*. As in*tituiçõe* r*lig*osas *ambém tê* u* papel </line>
<line> *mpo*tante [...] ajudar a despert*-las, de al*um modo, para que bem *umpram su* m*ssão". </line>
<line> Com o surto d* *OVI*-19, n*rmalmente *m co*cordâ*cia com as recome*dações da </line>
<line> Organização Mundial *a Saúde (OMS), as ativ*dades comerciais foram restritas, estádios, </line>
<line> esco*as e u*iversi*ades foram fe*ha*os, na maior parte do* paíse* do mundo. Igualmente, as </line>
</par>
<par>
<line> **reja* e os templos rel*giosos foram i*p*didos </line>
<line> d* realizar suas cel*bra*ões públicas, tend* </line>
</par>
<par>
<line> então q*e se adaptar a uma </line>
<line> dinâmica totalme*te nova. Consi***ar tais </line>
<line> mu*anç*s implica </line>
</par>
<par>
<line> ad*tar novos posiciona*e**os de di*ersos **ores (GEB*RA, 2020, p.3*2). </line>
<line> As r**igi*es, bem com* gr**de parte de setores do *rist*anismo, têm contribuí*o, a </line>
</par>
<par>
<line> parti* de sua p*ópr*a fé, no sustento espi**tu*l </line>
<line> de nossa gente, além dos efetivos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos de socorro àqueles à*uelas que mais *recisam [...] o papel da fé em * </line>
<line> nosso proc*sso de ausculta *e De*s, e* nosso meio, p*ra aprendermos como bem </line>
</par>
<par>
<line> viver, </line>
<line> mesmo em tempos d* dificuldades [...] a importância da fé q** se mostra </line>
</par>
<par>
<line> prud**te, q**nd* inspir* a que vivamos com *es*onsa**li*ade, segund* as leis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **dena*ent*s *o*iai* [...] tê* sido u* im*o*tante *odo religioso de essas religiões </line>
<line> *arem um supo*te espi*itual para n*ssa socie*ade (CALDAS, 2020,p.1). </line>
</par>
<par>
<line> A crueldad* de*te cenário rea*iva * tor*a *ai* </line>
<line> *resente * fo*ça das rel*giões, d* </line>
</par>
<par>
<line> crença, d* onipotência * da onipr*sença de *e*s. É a forma que *s pessoas encon*ram pa** ter </line>
<line> espera*ça, mas t*mbém a guarida contra o pos*í*e* sofrim*nto e dor p*la morte do seu ente </line>
<line> **er*do. É a p*oc*r* do consolo. É nece*sá*io ent**der e *es*eitar e*sa crença, as*eve**m </line>
<line> Caldas (2020) e Cos*a e Silveira (2*21). </line>
<line> 3 P*OCE**MENTOS METO*OLÓGICO* </line>
<line> O *am*nho meto*ol*g*co adot*do const*tui-se d* pes*uisa bi*liográfica de nível </line>
</par>
<par>
<line> exploratóri* e de*critivo. O </line>
<line> p*nto d* pa*t*da é o le*a*ta*ento *iblio*ráfico de estudos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas sobre </line>
<line> o obj e t o </line>
<line> de estudo. A pesq*i*a bibl*ográfic* é uma inquie*ação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> i*vestigador que nasce do desej* *m tese, d* aprofu*dar este te** *t*avés de *studos </line>
</par>
<par>
<line> bibl*ográf*cos para obter *aiores co*hecimentos e aprendi*agens. A </line>
<line> se*e*ão dos artigos </line>
</par>
<par>
<line> científic*s, livros, te*es, di*sertações e anais, utiliz*dos c*mo r*fe*ência, foram selecionados </line>
</par>
<par>
<line> de acordo com a t*mática e * *ua *ontribuição par* esse </line>
<line> p*esente est*do. Foi *t*lizada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem *etod*lógica q*alit*tiv*. É uma investig**ão q*e n*o só </line>
<line> *uxili* a tem*ti*a de </line>
</par>
<par>
<line> *esqu*sa, como enriquece a el**oração correta do tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> A *esqu*sa documen**l permit* a in*e**igaç*o de deter*i*a** probl*máti** não *m </line>
</par>
<par>
<line> su* interação </line>
<line> imedi*ta, mas de f*rma ind*r*ta, por m*io d* </line>
<line> estudo </line>
<line> d*s *ocumentos q** são </line>
</par>
<par>
<line> produ*i*os *elo *omem e por isso revelam o seu m*d* de *er, *iver e *ompreen*er u* fator </line>
<line> social. Est*dar docu*entos im*lica fazê-lo a *arti* do *onto de vista de q*em os produziu, </line>
<line> Rev. **A, Te*esina PI, v. 18, n. 10, art. 4, p. 72-89, o*t. 2**1 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. *arv**ho, M. C. Miguel, R. Z. Sil*eira </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> isso requ*r cuidado e per*cia por par*e do pe*quisa**r para não *omprometer a va*ida*e do </line>
</par>
<par>
<line> seu es*udo **ran** o processo de reco*ha </line>
<line> de do*ume*tos e ela*oraçã* d* projet**, </line>
</par>
<par>
<line> **mpreende-se, as*im, a impo*tânc*a *e um olh** siste*ático. </line>
<line> O e*tudioso Gil (2019) adverte que a pesquisa bi*liográ*ica * el**o*ada com base em </line>
</par>
<par>
<line> mate*i*l já </line>
<line> publicado, pesquisas referentes ao pensamento de determinado aut*r e as *u* s* </line>
</par>
<par>
<line> propõe* * a*alisar d*te*mi*a*o *ssunto e di*ersas posições. Já Vieira (1989) aponta que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> por mei* do deba*e *ientífico que o homem mo*erno entra em *ont**o *om as diver*as f*rmas </line>
<line> de conhe**ment*, c*pacitando para a**a* e *arti*ipar da sociedade, * assim *e introduz no </line>
</par>
<par>
<line> *und* globali*ado, des*nvolvendo </line>
<line> *ão </line>
<line> apen*s sua sen*ibilidade e seu senso crítico, *as </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém ampliand* s** manei*a de entender o mu*do. </line>
<line> Fachin (201*) argumenta a pesquisa bib*iog*áfica como uma mo*ali*ad* de pesqu*sa </line>
<line> que inclui ma*erial imp*es*o co*o livros, r*vi*ta*, jornais, teses, dissert*çõe* e ana*s de </line>
<line> eve*t*s científicos, bem como mat*riais di*po*ibil*z*dos na internet. *onfigura-*e, portanto, </line>
<line> num* font* inesgotável, pois au*ilia na ativid*de intelect*al e con*ribui para o conh*ciment* </line>
<line> cult*ral em to*as *s for*as de saber. </line>
<line> 4 R***LTADOS </line>
<line> Embo*a a Cov*d-19 se d*ssemine de*ocraticamente, inde*ende*te da **ndição </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômi*a, as taxas de mortalidad* </line>
<line> não *ão democr*t*cas. Di*ere*t*s p*pulaç*es estão </line>
</par>
<par>
<line> sujeita* a *aiores ou menores *iscos. *star isolado no centro, n* con*orto de um* casa p*de </line>
<line> faze* a diferenç* entre a vi*a e a morte. </line>
</par>
<par>
<line> * isolamento s*cial também é </line>
<line> tempo de </line>
<line> esper* e de espe*an*a. Neste tempo *e </line>
</par>
<par>
<line> recolhiment* forçado, a oração é </line>
<line> um forte </line>
<line> antídoto </line>
<line> espiritual, *ois vivemos a cultura </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pr*ssa, tudo para nós imediat*. A fala, a vivência, as relaç*es, no dia a dia c*d* vez mais é </line>
<line> co*r**o, mais reagimos do que *gimos. Ma*s confrontamos d* q*e en**entamos. * tem*o todo </line>
</par>
<par>
<line> no* ocupamos de funçõe* e impomos tan*as </line>
<line> *utr** aos *u* n*s *** próximos. De r**ente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *s*era. O que fazer *om todo *sse t*mpo que obr*g* ca** u* a estar co*sigo? Como *a* c*nta </line>
<line> d* angú*ti* diant* do ines*erad*? *omo *idar com os medos? C**o *nt**nalizar que *ad*, </line>
<line> abs**ut**ente nada, contr*lamos? A respo*t* a t*das e*sa* ind*gações pode ser *ada p*la fé, </line>
</par>
<par>
<line> p*l* o*aç*o, é ela o meio, * caminho entre a espera a espe*anç*, a espera impos*a pel* e </line>
<line> pandemia é de fato a esperança a*vinda *a oração * fé. </line>
<line> * oração, nesse contexto, * a o*ortunidade de recup*rar a intimid*de e a confiança em </line>
<line> Deus, *razer s*r*nidade, confiança e p*z, converter e* e*pera*ça e, como cita o *adre Fá**o </line>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. *8, n.*0, art. *, p. *2-89, *ut. *021 www4.fsanet.*o*.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do** de E**erança e Fiúza - *eligios*da** e Comun*cação *o Espa*o de Estudos Sobre Saúde </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> de Melo, "é sob a sombra que descubro * lu* da p***vra". De*se modo, a espera pod* n** ser </line>
<line> a*a*t*mento a*ver*o da vida, *as esperança de um tempo n*v*, e *ue * oração pos*a abraçar </line>
<line> e converter * *spe*a *m esp*ranç*, e verda*eira c*nfiança num tempo melhor. A </line>
<line> *s*iritua*idad* e a fé ajuda* a su*era* lim*tes e dificul*ad*s e, a* mesmo tem*o, provo*am </line>
<line> *prendizado e c*escimento. A fé n*s associa a Je**s Cristo, nos a*uda na hora da incerteza. É </line>
<line> tempo de confiar a causa da **da nas mãos de Deus. Sentir a s*a pre*en*a. Ele não n*s </line>
<line> abandona, cami*ha conosco e *í temos a espe*ança e o amor. </line>
</par>
<par>
<line> A fé e a espiritua*idade se *ntre*açam </line>
<line> no coração das pes*oas no meio das </line>
</par>
<par>
<line> **ficuldad*s, da* *utas e dos m**os provocados pela *andemia. Por *sso, a *olid*ried*de e o </line>
<line> amor aco*t*c*m. Me*mo a*uele que não te* a fé cr*stã, em Deus, *le tem a fé hum*na, em </line>
<line> po*er acreditar no *omem, n* *iência, no bem coletivo, na f**te*nidade. *e a*gum mo*o, todo </line>
<line> ser humano alim*nta o coração na espirit*ali*ade l*gada à v*da. O mais importante é viv*r o </line>
</par>
<par>
<line> *m*r *o </line>
<line> outro, o que faz lutar pelo bem da col*tivi*a*e, </line>
<line> princi*alme*te </line>
<line> as pessoas que se </line>
</par>
<par>
<line> e*contra* em situação de vulner*b*li**de. </line>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> Em tempos de pa**emia da Covid-19, te**o* de medos, de incertezas, só resta a fé, a </line>
</par>
<par>
<line> es*iritualid*de </line>
<line> como doses d* confiança para *ee*contrar a p*z, a ligaç*o com o *ivino. </line>
</par>
<par>
<line> En*u**to a *atalha não se ence*ra, a*aziguar coraçõ** e mentes é a busca interna d* cad* ** </line>
<line> diant* d* sua convicção. Em um *enári* basta*te desigual de distribuição de suscetibilidades, </line>
<line> talvez a pandemia pe**ita repensar os ru*o* das políti*as públicas e da* fo*mas *tu*is de </line>
<line> vida. </line>
<line> En*im, para os *iéis a exi*tência de D*us, de *udo o que existe *o Universo origina-se </line>
<line> da criação divina. Cre* ou *ão c*er na existência d* Deu* *eri* algo a ser deix*do po* conta da </line>
<line> Fé de ca*a um de *ós. Por um lado, uma coisa é **rta: o *nigma *a existên*ia ou *nexist*ncia </line>
<line> de Deus, é algo que di**de opi*iões. Seja na letra de *ma canç*o, na l*teratu*a, em uma peça </line>
<line> de teatro, seja no coti*iano das pessoas. Não há *enh*ma ch*nce de have* um con*enso por </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> que filó*ofos, </line>
<line> cientistas, **ent**, *gnósticos, ateus, entre outros, discut*m </line>
</par>
<par>
<line> exaustivame*te sobre es*e tem*. </line>
<line> Por fim, é important* reconhe*er o potenc*a* das *rand*s crises da vida pa*a a*alar a* </line>
</par>
<par>
<line> pessoas não apenas ps*cologi*ament*, so*ialme*te e fisicament*, m*s tamb*m religi*sa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> es*iritualmente. *s pessoa* *rar*m mais, consagraram-se *ais, repensaram e* muitas </line>
</par>
<par>
<line> at**udes *ovarde* *e om*ssã* ao </line>
<line> verdade**o crist*anismo. D**nte de *eus me**s ambient*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, *. 10, ar*. *, p. 72-89, out. 20*1 </line>
<line> *w*4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. S. Car*alho, M. C. Miguel, R. Z. S*lveira </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> socia*s em iminente perigo, os falantes têm buscado *m*aro naquilo que não se v*. A* mesmo </line>
<line> tempo, também têm questionado a*uilo *u* *ode *e* v*st*, e a*si* caminha a humanidade </line>
<line> *u* mo*ento *ue ficará para sempre na história e na m*mó*ia de cada um, principalmente os </line>
<line> que *erderam **us entes quer**os. Diante d* t*ntas vi*as ceifada*, só r*sta a fé e a es*erança </line>
<line> d* que d**s melhores *irão. </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊNCI*S </line>
<line> ADA*, J. C; *EBLI*, I. A; SA*ANHA, M. R. Igr*ja em Red* *iturg*a On-line,é e </line>
<line> P*ssíve*? E*tudos Teológicos, Sã* Le*poldo, v. *0 n. 2 p. 5*8-609 </line>
<line> maio/ago.*0*0.Disponívelem:h**p://p*r*odicos.*st.*d*.br/index.*hp/estudos_teologico*/article </line>
<line> /view/41**. A*ess* *m: *1 ju*.,2021. </line>
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<line> A*VARENG* *UNIO. A Religião e a Pande*ia.[s.l.] Jul., 2020.*is*onível </line>
<line> em: </line>
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<line> http://tvobuxixo.c*m.br/junio_*lv*renga/rein.., a*r, 2*21. </line>
</par>
<par>
<line> A*UINO, E. M. * et al. M*didas de </line>
<line> distanciame*to s*cia* no cont*ole d* pandemia d* </line>
</par>
<par>
<line> COVI* - </line>
<line> *9: pote*ciais i*pacto* desa*i*s no Brasi*. Ci*ncia sa*de cole*iva, Rio e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro, </line>
<line> v. </line>
<line> 25, </line>
<line> p. </line>
<line> 2423 </line>
<line>-</line>
<line> 2446, </line>
<line> j u * .2 * 2 0 . </line>
<line> **s*oníve* </line>
<line> em: </line>
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<line> http*://www.sciel*.br/pdf/csc/v25s1/1413-8123-csc-25-s1-2423.p*f. Acesso em: 3* m*i* </line>
<line> 202*. </line>
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<line> BANNI, M et </line>
<line> *l. Uma Aná**se </line>
<line> Interpretativa Pré- e Intra-P*ndemia do* Da*os </line>
<line> de Rede* </line>
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<line> Sociais no Domíni* Re*i*io*o. In: WORKSHO* </line>
<line> SO**E *SPECTOS DA INTE*AÇÃO </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*cipaç*o na aprovação d* *ersão fin*l do manu*cr*to. </line>
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