<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 9, p. 167-184, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.1.9 </line>
</par>
<par>
<line> Ef*ito do Atraso em Metacontingênc*a* em Esquem*s V* na Lei ** Igualação </line>
<line> Eff**t of Delay on *etaconting*ncie* i* VI Schema* on the Law of E**aliz*tion </line>
</par>
<par>
<line> Dyeg* de C*rvalh* C*sta </line>
<line> Dou*or em Ciências do Com*or*amento pela Uni***sidade de *rasília </line>
<line> Profes*or da Univ*rsidade Est*dual do Piauí </line>
<line> Ema*l: d*egoaec@gmail.co* </line>
<line> Karla Cri*ti*a Nunes F**ix Gome* </line>
<line> Ba*harel em Psi*o**gia pela *niversidade Est*d*al do Piau* </line>
<line> Email: karla*.psi15@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ere*o: Dyego de Car*alh* Co*ta </line>
<line> Ed*tor-Chefe: *r. T*n*y Kerley d* Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> R. João Cabr*l - Matinha, Teresina - PI, 64002-150, </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> E*d*r*ço: *arla *ris**na Nunes Félix Go*e* </line>
<line> Arti*o recebido *m </line>
<line> 18/10/20**. Ú*tima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> R. João Cabra* - Matin*a, *eresina - P*, *4*02-1*0, </line>
<line> recebi*a em 27/10/20**. Aprovad* em 28/10/*021. </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
</par>
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<line> Aval*ado pelo s*stema Tr*ple Re*iew: Desk R**iew a) </line>
<line> pelo *ditor-Chefe; e b) *oub*e *lind Review </line>
<line> (avaliaç*o *ega por *ois ava**adore* da área). </line>
<line> Revisão: Grama*ical, N**mativa e de Formatação </line>
</par>
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<line> D. C. *osta, K. C. N. *. Gomes </line>
<line> 168 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Este tra*alho o*j*tivou ver*ficar a ap*ica*i*ida*e da lei da igu*lação em estudos com g*upos </line>
<line> em me*aco*t*ngênc*as, analisando a maxi*ização de r*fo**os, a man*tençã* da dis*r*buiç*o </line>
</par>
<par>
<line> de respostas com * </line>
<line> adi*ão do atraso em e*quemas de tempo v*r**ve*s e concor*entes na </line>
</par>
<par>
<line> pro*uçã* de culturan*s. O instrum*nto dessa pesquisa foi o Soft*ar* de*envolvido com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> linguagem </line>
<line> de *rogra*açã* Java versão 8, para coleta d* dados com n*ve p*rticipan*es </line>
</par>
<par>
<line> divididos em três grupos. A f*nalidade ** jogo era a produção de carne co*o **ns*quência </line>
<line> **ltu*al *m **is condiç*es com *trasos v*riando de 5 a *0 *egundo*. Nas fases com menor </line>
<line> atras* a* d*stribuiçõe* de respostas o g*u** 1 *ã* *oi sensível à *ontingência prog*am*da e o* </line>
</par>
<par>
<line> grupos 2 * foram mai* sensív*is, sendo o último o que mais maximizou r**orços com e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dis*ribuição de respostas. </line>
</par>
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<line> Pa*a*ras-Chav*: Metacont*n*ê*cia. Esquemas Concorrentes. Pr*ticas Cu*t*rais. Lei Da </line>
<line> Igualaçã*. </line>
<line> This wo*k *imed to verify the applic*bil*ty of the la* of *qualizati*n in studie* with gr*u*s i* </line>
</par>
<par>
<line> *eta*o*t**gencie*, ana*y**ng t*e ma*i*izat*on of *einforcem*n**, </line>
<line> the mai*tenan*e of </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> **s*ribution o* responses with the addit*on of the </line>
<line> delay in variable and conc*rrent time </line>
</par>
<par>
<line> schedules in the *roduction of culturants. The inst*ument *f this research was th* Software </line>
<line> *eve*oped w*t* the J*va programming langua** ver*ion 8, for da*a collection *ith nine </line>
</par>
<par>
<line> participants divided into th**e groups. The purpo*e of the game was to pr*duce m*at as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cultural co*sequence in six conditions wi*h delay* ran*ing from 5 to 20 seconds. *n the ph*ses </line>
<line> with le*s delay in t*e dis*ribu*ion of *esponses, group 1 was no* sensitive to the pr*gr*mmed </line>
<line> conting*ncy and groups 2 and 3 *ere more sen*itive, the latt*r being the one *hat maximized </line>
<line> the m**t reinforcem*nts with the d*stribution of respon*e*. </line>
<line> Keywo*d*: Metacontingence. Com*eting Sch*mes. Cultural Prac*ice*. L** Of Equalizatio*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 19, n.1, ar*. 9, p. 167-184, jan. 2022 </line>
<line> www4.*sa*e*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *feito do Atraso e* Me*acon*ingências e* Es*uema* VI na Lei *a I*ualação </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN**ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A **álise do compo*t*mento adot* com* ob**to de estudo o com*o*tamento humano </line>
<line> em todas a* suas "manife*tações", sejam *las públ*cas ou priv*da* ass*m como *ndividuais o* </line>
</par>
<par>
<line> em gru*o. Segundo Skinner (1*53), o c*mp*rta*ento social *ode ser *efin*d* </line>
<line> como </line>
<line> "o </line>
</par>
<par>
<line> compo*t*me*t* de du*s ou mais p*ssoas em r*lação u*a à outra o* em relação ao ambiente </line>
<line> *omum". </line>
</par>
<par>
<line> Em 198*, Skinner *ropôs uma ampliação do **nceito de </line>
<line> co*portame*to social </line>
</par>
<par>
<line> afirmando </line>
<line> que a seleção </line>
<line> po* consequên*ias nã* *ge *obre comporta*entos i***vidua*s, mas </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o comportamento *m gru*o. *om o obj*t*vo *e ex*lica* m*lhor a influência da seleção </line>
<line> pel*s consequênci** na formação e man*tenção de pr*tic*s cult**a*s Glenn (198*) propôs os </line>
<line> *onceitos de met*co*tingências e macrocontin*ênc*as para *xplicar sis*ematicame**e cada </line>
<line> u*idade fo*mador* das práticas culturais. Todoro* (2012) a**rma que pela *rimei*a ***, o </line>
<line> *o*flit* "i*divíd*o X sociedad*" das *iê**ias sociai* é superado e pode-se pesquisar </line>
<line> c*mp*rt*mento social em termos analí*icos compor*amentais. </line>
</par>
<par>
<line> A unidade de *n*li*e ma*roconting*nc*a </line>
<line> de*c**ve relações fu*c*onais entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compor*amento individual d*s o*g*nismos *ue p*oduzem um **ei*o *umulativo, *e*se, cada </line>
</par>
<par>
<line> comportam*nto **** *ob efei*os </line>
<line> de </line>
<line> consequências pa*ticulares, porém, que possuem um </line>
</par>
<par>
<line> padrão **milar e que ** l*ngo pra*o result*m e* uma *o**equên*i* comum q** pode ou não </line>
</par>
<par>
<line> *fetar todo o grupo (BOR*A, 2013). </line>
<line> Apes** de *e*cre*er efeitos no terc*iro nível *e sel*ção, </line>
</par>
<par>
<line> as macro**ntingência* não descrev*m uma relaç*o de *nt*r*ep*ndência entre a* *e*postas dos </line>
<line> org*n**mos, ist* é, o pr*ces*o ocorr* a nív** o*togenétic* * com ef**tos na cultura (GLENN, </line>
<line> *004). </line>
</par>
<par>
<line> Enq*an*o a metaco*tingência é ent*ndida como * análise cul*u*al </line>
<line> *ue d*screve a </line>
</par>
<par>
<line> *elaç*o funcional e**r* *ma clas*e de respostas em g*upo, qu* pos*uem suas pr*prias </line>
<line> *o*se**ênci*s individuais e podem *rod*zir uma conseq*ê*cia *omum **ra o grupo </line>
<line> p*oduzi** por u* *mbiente *e*ec*o*ador. Nas metacontin*ências o comport**e*to de *m d*s </line>
</par>
<par>
<line> in*iv*duos torna-s* </line>
<line> am*ie*te par* o </line>
<line> co***rtament* de outros, e* uma *spécie de cadeia </line>
</par>
<par>
<line> comportamental interligada. (*NDER*, 2011) </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> A *nidade de análise na m*tacontingência foi c*amada de *ulturant (análogo </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> t**mo </line>
<line> oper*n*e no ní*el de se*eção ont*ge*é*i*a) for*ada pela* con*i*gênc*as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 19, n. 1, art. 9, *. 167-1**, jan. 2**2 </line>
<line> *ww4.**anet.co*.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Costa, K. C. N. F. Gom*s </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> co*po*tame*ta*s entrelaçadas - CCEs e pelo resul*ado **o*uzido </line>
<line> por elas c*a*ado de </line>
</par>
<par>
<line> Pro**to Agregado - PA. Os *ados obtido* por Glenn desde **86, ano e* qu* f*ra pu*licado </line>
</par>
<par>
<line> *el* </line>
<line> p*imeira *ez o conceito de me*aconti**ências, **onta* que existe* p*lo menos *rês </line>
</par>
<par>
<line> tipos: 1) * culturan* (CC*s+PAs) é sel*cionado *elo a*b*e*te selec*onador, a pr*tica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> selecionada como uma </line>
<line> espécie *e "pacote" ond* nã* imp*rta * manutenç*o de in*ivíd*os </line>
</par>
<par>
<line> específicos, importa apenas com* f*zer e o que é pr*duzido; 2) Além do C*ltura**, exis*em as </line>
<line> consequên*ias *ndivi**ais, neste caso a fo*maç*o das CC** pode sofrer *lteração d* acordo </line>
<line> com as c*n*equências i*div*d**is e o amb*ente selecionado* tem efeito *ão so*en*e so*re o </line>
</par>
<par>
<line> que produ*ido, **s ta*bém sobre o comp*rtamen*o ind*vidua*; 3) **sse tipo, o PA pode é </line>
</par>
<par>
<line> ter função selecionador* das CCEs e, </line>
<line> *em como, d* comp*rtamento *n*ivi*ual (GLENN, </line>
</par>
<par>
<line> *986; TOD*RO*, 2012; **ENN *t al, 2016). </line>
<line> Nes*es ma*s d* *0 anos *e *esquisas *m m*tacontingências, muitos estudos têm sido </line>
</par>
<par>
<line> rea**z*dos para t*s*ar as </line>
<line> *ais infinitas poss*bilidades do </line>
<line> *roce*s*, tai* *o*o a adição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pun**ão *m esquema* *e *et*c*ntingen*ias (*E*L; CO*TA, 20*6), a adiçã* de </line>
<line> pun*ção </line>
</par>
<par>
<line> positiva em práti*as culturais (F*ANÇA; COS*A, 2016), a retir*da das con*equênci*s </line>
<line> indiv**uais (BROCAL, 201*), met*contingên*ias no uso de recu*sos naturai* (COSTA, **13) </line>
<line> - sendo esta última citação </line>
<line> Com um dos experimentos ab**ngen*o a q*ant*ficação e preferências de es*olhas *a </line>
</par>
<par>
<line> Lei da Igualação, tema que será abor*ado *es*e tr*bal*o - e, muito* outros estudos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *elev***ia para * compreensão </line>
<line> ** co*portamento *ocial. O proc*sso das metacon*ingências </line>
</par>
<par>
<line> envo*ve comport*ment* de escolha em g*upo (SAMPA*O; AN*ERY, 2010). </line>
<line> Seg*ndo Tourin*o e Vichi (2012), os *rupos qu* com*õem uma CCE enfrenta* o </line>
<line> dilem* en**e o *alor da* co*sequências i*div*duais e culturais, s**do esse dilema produ*o d* </line>
<line> complexidade das práti*as cul*urais. Em *lg*mas circunstâ*ci*s, produzir consequências </line>
</par>
<par>
<line> indiv*duais * </line>
<line> pro*o*cion** ao gan*o *e c*nsequência* *ara o grupo, mas em outr*s </line>
</par>
<par>
<line> d*terminadas circunst*n*ias, produzir consequ**c*a* culturai* *ode </line>
<line> si*nificar produ*ir </line>
</par>
<par>
<line> *onsequê*cias avers*vas p*ra o grupo. Para os </line>
<line> autores, muitas vezes a produção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*eq*ênci*s cult*r*is é </line>
<line> prec*ni*ada por comportam*ntos in**viduais que prod*z*m </line>
</par>
<par>
<line> refo*ços imediato* e de menor m*gnitu*e. </line>
<line> Como pr*cesso de comporta*ent* d* es*olha, Todoro* e *anna (200*) afirmam que </line>
<line> os organi*mos estão a todo tempo re*li*and* es*olhas e dem*nstrando *refe*ências. Sendo </line>
</par>
<par>
<line> assim, es*olh*r uma resposta é </line>
<line> ent*e d*is </line>
<line> ou mais *st*mulos acessíveis, e prefer*r é pas*ar </line>
</par>
<par>
<line> mais tempo respondendo, concomi*ante a respost* d* es*olher existem as *ar*áveis do a*ra*o </line>
<line> da consequên*ia e d* *a**itude das respostas, além da *uantidade de es*uemas e variedade. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 19, n.1, art. *, p. 167-184, jan. 2022 www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ef*ito do A**aso *m Metaco*t*ngênci*s e* Esq*emas VI na L*i da Igu*l*çã* </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> *egundo Pedroso, C*elho & Winder (201*), escolhas feitas em razão d* r*com*ensas </line>
<line> p*ová*eis o* atrasad*s são esc*l*as em situação de risco, na qual é l*va*o *m co*sideração o </line>
<line> val*r que uma cons*qu*n*ia *em q*and* *cr*scida de a*ras*s ou alterações na p*obabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> As análise* *obre esco*has em situaçõ*s de ***co foram *er*vadas da Lei da Igua*ação </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> prediz </line>
<line> que * dis*rib*iç*o das re*post*s tende a se iguala* distribuição de esf*rços à </line>
<line> o*t i dos , </line>
</par>
<par>
<line> *eja em condições natu*ais ou experimentais. (BAUM, 19*4B; BAUM, 19*4a) </line>
</par>
<par>
<line> A Lei da igualaç*o foi propost* por *err*ste*n (1961) em um **perimento </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *nvestigou a distribuiç*o de respos**s en*re dois n*chos de ref*rç*dores p*ra pomb*s que eram </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*os em um painel </line>
<line> d*is dis*o* </line>
<line> *e p*ást*co qu* *iberavam comida *m de**rminados </line>
</par>
<par>
<line> períodos de tempo </line>
<line> variável * concorrente. No pri*eiro </line>
<line> experi*ento houve *m problema </line>
</par>
<par>
<line> ex*e*imental c*m a al**rnânc*a *as res*ostas entre os nichos, po*s *m ****emas *oncorrentes </line>
<line> de int*rvalos *ar*áveis (VI-VI) os pombo* alte*n*ram suas respostas entre *m d*sco e out*o, </line>
</par>
<par>
<line> d**ido * variabilidade comport*ment*l *erada pela extinção, </line>
<line> g*rando *pena* uma cadeia </line>
</par>
<par>
<line> s*m*le* * não </line>
<line> c*nco*rente e independente como proposto. Pa*a res*lução desse p*oblem*, a </line>
</par>
<par>
<line> Herrnstein a**es*entou um tempo *e 1,5 segundos pa*a o reforço das respostas, </line>
<line> es*a </line>
</par>
<par>
<line> pen**idade na mudança de esquema f*i *ham*da de C*angeover delay (COD). O obj*tivo do </line>
<line> CO* era verificar e gar**tir a mudan*a entre os esquemas. </line>
</par>
<par>
<line> O início da testag*m da lei da igualação deu-se *o laboratório, com o estu*o </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> pombos (HERRNSTEI*, 1961) e *ontinuaram c*m *a** & *ach*in (1*69), poste*iormente </line>
</par>
<par>
<line> os estudos comparavam a distribuição d* re*postas de animais não h*ma*os com </line>
<line> humanos, e </line>
</par>
<par>
<line> os dados demo**traram *** *n*mais n*o *uma*os maximizam **is respos*as em de*riment* </line>
<line> da *obrevivência (*atania, 1999), abandonand* os nic*os *ue apresentam pr*porcion*l*dades </line>
<line> *enores de refor*os em relação às fontes de alternativ*s (Tod*rov e *anna, 2*05). </line>
<line> A* pesquisas c*m humano* po*suem como foco a pres*nça do comportamento ver*al </line>
</par>
<par>
<line> e **as consequê*cia* sobr* a d*s*r*bui*ã* de respostas *m diferentes **chos, a*nda **r </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> propos*a de que o c*mportamento ve*bal ser*a o elo *ntre a ontogênese e a cultur* (B**M, </line>
</par>
<par>
<line> 1975; SAV*STANO; *ANTINO, 1*94; SK*N*ER, 1981; GLENN, 1991). Já o estudo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> h***nos em </line>
<line> esquemas </line>
<line> conc*rrentes de interval* v*riável </line>
<line> e *odific*ções p*l* </line>
</par>
<par>
<line> *om*ortamen*o verba* ainda é pouco *xplo***o, visto *s divergências sob*e as seme*hanças e </line>
</par>
<par>
<line> difere*ças en*r* *s </line>
<line> pesquisas. Com o </line>
<line> *bjeti*o </line>
<line> *e investigar es*as vari*veis da </line>
<line> pr*sença </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> ausência *o comportamento verbal e o p*ocedimento, Borges, Todorov & *imonassi (2006) </line>
</par>
<par>
<line> e*pusera* quatro *niv*rsitários a ci*co co*d*ções com </line>
<line> *ares de </line>
<line> esquemas conc*r*entes V*. </line>
</par>
<par>
<line> Para </line>
<line> *ue *lternassem entr* os esquemas, a progr*mação *e reforç*s s* acontecia quando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ref*rço disp*níve* e*a obtido *elo pa*tic*pante. Além disso, as res*o*ta* eram cont*ngen*iadas </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, a*t. 9, *. 167-184, jan. 2*2* www4.*sanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Costa, K. C. N. F. Go*es </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> com punição *e 5 segundos (ti*eout), acrescido d* um COD de 5 segu*d*s que totalizav* 10 </line>
</par>
<par>
<line> segundos *e es*era se o ref*rço e**ivesse disponível. Após 5 *espostas r*força**s tel* a </line>
<line> sinalizava a *nstrução para *ue o participante relatasse seu c*mportamento. O r*sultado </line>
</par>
<par>
<line> demonstrou que </line>
<line> um dos participantes **str**uiu mais respostas qua*do ** atra*os eram </line>
</par>
<par>
<line> maiores, no entanto, os outros quatro participantes foram </line>
<line> sen*ív*i* aos </line>
<line> *squemas de men*r </line>
</par>
<par>
<line> *traso. </line>
<line> Ess* res*ltado pode ser sugerido pelo perí*do de timeout, o acréscimo do CO* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cur*a *u*ação do exp*ri*ento, demonstrando *ubigualaçã*. </line>
<line> *aia & Vasc*n*elos (2015) p*opôs ** estudo sobre compor*a*ento humano em </line>
</par>
<par>
<line> esquemas c*nco*rentes envolvendo prátic*s cul*urais c*mo a met*contingência, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de </line>
<line> verificar se a maximização de ganhos p*deria exercer cont*ole </line>
<line> na s*le*ão de </line>
</par>
<par>
<line> c*l**ra*tes *m esquemas concorrentes. Os parti*ipan*es deveria* toc*r n* t*la do computador </line>
</par>
<par>
<line> entre quadr*dos *i*tu*is ve**e e *ermelho. Cada *artã* </line>
<line> *orresp*ndia a um *sq*ema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ntervalo variável (VI) e * m**ança dos esquema* era *ada com um c*ique </line>
<line> no disco </line>
<line> na cor </line>
</par>
<par>
<line> amare*a s*tu*do acima do quadrado. Os *squemas V*s eram: 60" - 10", *0" - 60", 120" - 7", </line>
</par>
<par>
<line> 7" 120" 30" - 30" que eram </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> e </line>
<line> pro*rama*os ant*s do *xperimento. O **itério </line>
<line> d* mud*nça </line>
</par>
<par>
<line> das condiç*es era ter ating*ndo 10 minuto* ou o par*icipant* *anhar 50 p*ntos. Os resultados </line>
</par>
<par>
<line> d*mons*ra* </line>
<line> q*e </line>
<line> os </line>
<line> p*rt*cipantes concent*aram su** resp*stas no* *squemas com men*r </line>
</par>
<par>
<line> m*dia *e V* e a di*tri*uiç*o de respo*tas *endeu a acompa*har * distribuição *e r*forços em </line>
</par>
<par>
<line> todas *s condiçõ*s experiment*i*, quando a progr*mação </line>
<line> dos VIs acont*cia em *squemas </line>
</par>
<par>
<line> mais pr*ximos (ex. cond. 30" </line>
<line> - 30") ve**ficou-s* que a **stribuiçã* dos r*for*os foi </line>
</par>
<par>
<line> *proximada*ent* igu*l. Com isso, os resulta*o* apo*tam **e hou*e s*big*alação, tan*o pa*a </line>
<line> temp* *uanto *ara as respo*tas e, a*esar *o **perimento segui* ** três *ossíveis **ntes da </line>
</par>
<par>
<line> bai*a sensibilidade su*erida* </line>
<line> po* B*um (1974) - *i**riminaçã* deficien*e entre as </line>
</par>
<par>
<line> a*ternativas, efeitos da </line>
<line> duraç*o insu*iciente d* *OD e ní*el *e privação do estím*lo </line>
</par>
<par>
<line> re*orça*or, </line>
<line> os dados </line>
<line> ap*nt*m que o número de se*sões pode ter infl**nciado na baixa </line>
</par>
<par>
<line> sen*ibilida*e, pelo *aixo núme*o de sessões (5 se*sões por </line>
<line> condiç** experimental), </line>
</par>
<par>
<line> *orro*o**ndo *s*i*, *om o* est***s que apontam bai*a sensibilidade dos ani**is humanos a </line>
<line> esq*emas concorr*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> O obj*tivo do *resente est*do é verificar a aplicabi*idade da lei </line>
<line> d* *gualação </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> estudos co* grupos em metacontingên*ias, **ra anal*sar a maximização de *eforços, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção da *istribuição de *esp*stas co* a adição do atra*o ** esquemas de *empo </line>
<line> variáveis e conc*rrentes na produção de culturants. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 19, n.1, art. 9, p. 167-1*4, jan. 2022 </line>
<line> www*.*s*ne*.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito do Atra*o e* Metacontingências em Esq*emas *I na Lei da Ig*alação </line>
<line> *7* </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Participant*s </line>
</par>
<par>
<line> F*ram convidad*s 1* e*tudantes *niversitári**, maior** d* 18 anos. Eles f*rmaram </line>
</par>
<par>
<line> grupos de 3 partic*p*nte* dispo**os lado a lado em frente ao monit*r na *ala do *úcle* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> est**o* em análise do comportamento e cultura. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 *nstrumen*o </line>
</par>
<par>
<line> Soft*a*e desenv*l*ido com a l*nguagem de p*ogramaçã* Java vers*o 8 com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> plataforma Ja*aFX **** a criaçã* de interface*, uti*iz*ndo o ambiente de dese*volvi**nto </line>
<line> NetBeans 8.2 e uma planilh* de Excel 2013 para as resp**tas. </line>
<line> Com*utador **, H* 5*0, Icore 5. </line>
<line> Cená*io: Mundo *rimit*v*. </line>
<line> 3.3 *a*efa Expe**mental </line>
<line> Os parti*ip*ntes dev*riam produzir carne para o gr*po, p*ra iss* d*ve*iam fazer </line>
<line> combin*ç*es entre Ta*anho (1 metro, 1,* *etro ou * metros), C*** (pedra, madeir* o* *err*) </line>
<line> * Pon*a (Osso, sílex ou fe*ro) *ara produzi* uma lança de ca*a, sendo que cada parte </line>
<line> espe**fica de*e*ia s*r e*colhida por um participante. *uas combinações específicas (1m, </line>
<line> *a*eira, Ferr* - lança 1 e 2m, *erro e Sílex - la*ça 2) produze* *arne de Tigre de *abre e </line>
<line> Mamute, res*ec*ivam*nte. Outras produções não prod*z*ram consequência e uma nova </line>
<line> tentativa *parec*u na tela. Cada c*n**quência estav* co*dicio**d* a um esque*a VI, send*, </line>
<line> portanto, d*is esqu**as i*d*pendentes co* a mé*ia *e 20s. </line>
<line> A instrução er* *ada pela tela do co*putador e mais um* instrução pe*a aplic*do*a "A </line>
<line> quantida*e de t*mpo e quanto você* ga*harão dependerá do desempen*o no jog*. Produzam </line>
</par>
<par>
<line> o máximo de carne que conseguirem!", a s*gu*da *nstrução foi necessária pela falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desc*ição dela n* tela. </line>
</par>
<par>
<line> O d**ineamento da pesquisa foi *o t*po ABCDEF, cont*n*o com *ma *inha de ba*e e </line>
<line> uma c*ndição trein* e * critério ** esta*ilidade fo* a distribu*ç*o das r*spo*tas com mais de </line>
<line> 60% *ara uma das *anças- alvo. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. 9, p. 167-184, jan. 2022 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Costa, K. C. N. F. Gomes </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 1 - tela *o *oftware - *o*eta de da*os. </line>
</par>
<par>
<line> Tela 1. Esco*ha da quant**ade de co*d*ções </line>
<line> *ela 2. Escolha *os atrasos pa*a cada PA *m cada condição </line>
<line> Tela 3. Apres*ntação do jogo com *nst*uç*o para os participan*es </line>
<line> Tela *. Li*ha *e b*se </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. *, p. *67-*84, jan. 20*2 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> *fei*o *o Atraso em Me*ac*ntingên*ias em E**uemas VI *a *ei da Iguala*ão </row>
<row> Tela 5. Condição tre**o dos PA\s alv*s </row>
<row> Tela 6: Conseq*ência *ult*ral: mamute - PA 1 </row>
<row> Tela 7: Conse*u*ncia c*ltu*al: tigre - PA 2 </row>
<row> 3.4 *ond*ções </row>
</column>
<column>
<row> 175 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Linh* de Bas*: *s pa*t***pant*s es*o*hera* entre botões de ta*anho, c*bo e ponta, </line>
<line> sendo que para cada um dos botões er*m der*va*as três alterna*ivas, co*o demon*tra*o n* </line>
<line> Figura 1 - tela 4 da Tar*fa exp*rimental, e produziam combinações por 5 *inutos sem </line>
<line> consequência para c*mpor**mento individual e nem de grupo. *em esquema VI. </line>
<line> Condição de treino: O grupo obteve 10 po*tos individua*s soma*os a *ma pi**a v*sua* </line>
</par>
<par>
<line> *ocaliza*a no canto *squerdo superior para as escolhas certas. A </line>
<line> pista identif*cava lança 1 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **nça 2 *essa forma: Lan*a 1 - ? / ? / ?, ao escolher alguma parte corre*a ela e** demonstra*a </line>
<line> na p*sta, po* *xemp*o: Lança 1 - ? / madeira / ? (Fi*ura 1 - tela 5). Qu*ndo o grupo conseguia </line>
</par>
<par>
<line> montar a ***binação alv*, *ra liberada imediatament* a *onseq*ência pa*a o *rupo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> figura (mamute *u tigre) somado </line>
<line> de 60 pontos. O crité*io de </line>
<line> para*a era **zer a mesma </line>
</par>
<par>
<line> comb*nação- alvo 3 vezes. Os pontos prod*zidos pela *onsequência cultu*al foram </line>
<line> trocad*s </line>
</par>
<par>
<line> p** dinheiro. Cada *onsequência equival*a a R$ 0,1* cent*vos pa*a o grupo. A cada hora do </line>
<line> ex*e*imento era somado um v*lor fixo de R$ 7,50 reais para cad* pa*ticipante. </line>
<line> C*ndição *: Os esquemas VI foram *0 s - ** s mais atr*so *e 5 segundo* para T*gre de </line>
<line> Mamute e 0 segundos p*r* Ti*re. </line>
<line> Con*iç*o 2: Os esquem*s VI foram 20 s - 20 s m**s at*a*o de 10 segu*dos *ara Tigre de </line>
<line> *amute e 0 segundos par* Tig*e. </line>
<line> Condição 3: O* esque*a* VI foram 20 s - 20 s mais a*ras* de 20 segundos para Tigre de </line>
<line> Ma*ute e * se*undos pa*a Tigre. </line>
<line> Cond*ção 4: Os esquem*s V* for*m 20 s - 20 s ma*s a*r*so de * segundos para Tigre de </line>
<line> Mamut* e 0 *egu*dos p*r* Tigre. </line>
<line> C*ndição 5: Os e*quemas VI *oram 20 s - *0 * mais atras* *e 0 segundos pa*a Tigre de </line>
<line> Mamute e 0 *egundos pa*a Ti**e. </line>
<line> Condição 6: Os esquemas V* foram 20 * - *0 s mais at*a*o d* 0 segun*o* par* Tigre de </line>
<line> Mamute * 0 segundos para Tigre. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 1, art. 9, p. 167-184, jan. 202* </line>
<line> **w4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. *o*ta, *. C. N. F. Gomes </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> O grupo G3 teve um erro de program*ç*o. Nele, os alvos dos atrasos f*ram inverti*os. </line>
<line> Lo*o, pa*a as condições de C1 a C3 o a*raso e*a con*ingente *o Mamu*e e nas dema*s o T**re </line>
<line> im*unha os *t*as*s *rogra*ados </line>
<line> *abel* 1 - Estruturação do méto** </line>
</par>
<par>
<line> Condi*õ*s </line>
<line> Esquema </line>
<line> Tig*e </line>
<line> Mamute </line>
</par>
<par>
<line> *B </line>
<line> 5 minutos </line>
<line> A*raso </line>
<line> Atras* </line>
</par>
<par>
<line> Condição Treino </line>
<line> Consequê*cia </line>
<line> Ind*vid*al + </line>
<line> Conse*uênci* pa*a o </line>
<line> grupo </line>
</par>
<par>
<line> C*ndição 1 </line>
<line> VI 2 0 " - VI * 0 " </line>
<line> 0s / 5s * </line>
<line> 5s/0s* </line>
</par>
<par>
<line> Condição 2 </line>
<line> *I 2 0 " - V* 2 0 " </line>
<line> ATRA*O 0 </line>
<line> ATRASO DE 10 </line>
<line> S*GUNDOS </line>
<line> SEGUNDOS </line>
</par>
<par>
<line> Condiçã* 3 </line>
<line> VI 2 0 " - V* * 0 " </line>
<line> ATR*SO 0 </line>
<line> *TRASO DE 20 </line>
<line> SEGUN**S </line>
<line> SEGUNDOS </line>
</par>
<par>
<line> Condição 4 </line>
<line> VI 2 0 " - VI 2 0 " </line>
<line> *TRASO *E * </line>
<line> ATRASO 0 </line>
<line> SEGUNDOS </line>
<line> SEGUN**S </line>
</par>
<par>
<line> Condição 5 </line>
<line> V* 2 0 " - VI 2 0 " </line>
<line> ATRASO DE 10 </line>
<line> ATRASO 0 </line>
<line> SEGUNDOS </line>
<line> SEGUN*OS </line>
</par>
<par>
<line> Condiçã* * </line>
<line> VI 2 0 " - VI 2 0 " </line>
<line> ATRA*O D* *0 </line>
<line> ATRASO 0 </line>
<line> SEGUND*S </line>
<line> SEGUNDOS </line>
</par>
<par>
<line> * Os s*g*nd*s v**or*s cor*esp*nde* ao grup* G3, on** houve inv*r*ão *os alvos de atr*so*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. *9, n.1, art. 9, p. 167-184, jan. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito *o *traso e* Metacontingênci*s *m Esquemas VI na Lei d* I*ualaçã* </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU*TADOS E DI*CUSS**S </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ur* 1 - Re*p**ta do grupo em rela*ão aos esquemas VI* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 1, art. 9, p. 16*-*84, jan. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Costa, *. C. N. F. G*mes </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 1 ap*e*enta as escol**s em cada te*ta*iva realizad* pel*s *emb**s dos </line>
<line> g*upos. G2 e G3 distribuíram suas es*olhas em funç*o do at*a*o. *espondendo mai* </line>
<line> fre**en*emente nas alternativas com men*res atrasos nas c*ndições C2 e C3. N** condi*ões </line>
<line> C1, C5 e C6, *2 e *3 distribuíra* mais *espost*s nos nichos mais *tr*sados. </line>
<line> O Grupo 1 *pres**ta e*colhas d*stribuíd*s em f**ção *o PA mais atrasa*o e de outras </line>
<line> co**inações (C1, *2, C3) e em C4 distribui proporci*nalme*te *s res*ostas entr* os d*is </line>
<line> nichos e e* C5 e C6 torna * distribuir mais r*spostas *o PA ma*s a**asado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si**, v. 19, n.*, art. 9, p. 167-184, j**. 2022 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efei*o do At*aso em Me*acontingên*ias em Esq*emas VI na *ei da Iguala*ão </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 2 - *istrib*içã* *as t*x*s d* resposta* em f*nção do tempo *e atraso e o tempo total do </line>
<line> P.A. 2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 19, n. 1, art. 9, p. 167-184, jan. 2022 </line>
<line> ww*4.fs***t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Costa, K. C. N. F. Gomes </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> A figura 2 demonstra que o grupo 1 dis*ribuiu 23% da* resp*stas *a *on*ição 1, 28% </line>
<line> das re*postas na c*ndiçã* *, na con*ição 3 * dist*ibuição de respostas foi 3*% (toda* sem </line>
<line> atra**), na condição 4 distrib*ição *e 42%, na cond*çã* 5 a distribuição resp*stas foi de 59% </line>
</par>
<par>
<line> * na c*ndiç*o 6 foi de </line>
<line> 39% a distr*b*ição das respostas (at*asos *e 5, 10 e 20 seg*ndos, </line>
</par>
<par>
<line> respect**amente). O grupo 2 distribui* *6% da* respostas *a co*dição 1, 3*% das respos*as </line>
</par>
<par>
<line> na condição *, 7*% na cond*çã* </line>
<line> 3, 49% na condiçã* 4, 12% *a c*n*iç*o 5 e 29% de </line>
</par>
<par>
<line> re*postas di*tr*buí*as na c*nd*ç*o 6. O grupo 3, pelo erro de programação, d*mo**tra * a*raso </line>
</par>
<par>
<line> do PA 1 (três p*imeiras c*ndiçõe* sem </line>
<line> atraso e as outras três com atraso), sendo a*sim, o </line>
</par>
<par>
<line> grupo distrib*iu 100% das respost*s na condiç*o * no P* s*m atraso, 98% das r**pos*as *a </line>
<line> co*dição 2, 79% das *esp*stas na **ndição *, *5% *as respostas na condição 4, 56% das </line>
</par>
<par>
<line> respostas na condiç** 5, </line>
<line> 55% das res*osta* distri*uídas na </line>
<line> condi*ão 6. Sendo *ss*m, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d**tribuiç*o de resp**tas dos grupos e 3 demonstra t*r sido maior 2 </line>
<line> quan*o a razão dos </line>
</par>
<par>
<line> atrasos *ra m*n*r e para o *rupo 1 a distribuição das resp**t*s mant*ve-se **m padrão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dist*ibuição maior p*** ra*ões com *ai*r atra*o. </line>
</par>
<par>
<line> Comportamen*o Ver**l </line>
</par>
<par>
<line> Durant* o experimento *s pa**ici*a*tes *odiam se comunicar, combinar as te*tat*va* e </line>
</par>
<par>
<line> a* estrat**i**. A* combinações oco*reram de </line>
<line> três for*a*: **m*i*ar faze* o PA sem *traso, </line>
</par>
<par>
<line> combinar alt*rnar entre os *sq*emas e combinar/testar outras co*binações. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.1, art. 9, *. 1*7-1*4, jan. 2022 www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito do *traso *m Metacon**ngências em Es*u*mas V* na L*i da Iguala**o </line>
<line> *81 </line>
</par>
<par>
<line> O grupo 1 a*resentou d*as i*t*ra*ões verba** </line>
<line> na cond*ção trei*o d* </line>
<line> t i po </line>
</par>
<par>
<line> combina*/testar o*tra* com*inações * na condição com uma inter*ção 2 </line>
<line> verba*, </line>
<line> também do </line>
</par>
<par>
<line> tip* co*binar/t*star outras co*binaç*es. </line>
</par>
<par>
<line> O gr*po * ap*esent*u uma int**ação ver*al na condiç*o 2, quando um dos </line>
</par>
<par>
<line> partici*an*es suger*u que t*dos pr*duz*ssem o </line>
<line> pro*uto *gregado se* atr*so (ti*r*), mas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s**es*ão nã* f** aca*ada pelo g**po. * uma interação verba* n* condiçã* *uatro *o tipo </line>
<line> **ternar entre os esqu*mas. </line>
<line> O grupo * apresento* uma interação v*rba* *a condição um do tipo combinar de faz*r </line>
<line> o ** sem atraso. E na c*ndiçã* 4 aprese*tou três int*rações verbais de combin** d* alternar </line>
<line> *ntre os esque*as. </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo d*sse tr*balho foi analisar m*nutenç*o * a di*tribuição de respostas *m a </line>
<line> f*nção *o atraso *os es*uem*s, dem*nstrando que o gr*po 1 parece não *er fi*ado sensível *o </line>
<line> *tra*o das consequ*nc*as culturais. De*de o in**i* *o experimento a alt*rnância não somen*e </line>
<line> ent*e os p*odutos agregados alvo*, mas t*mbém com outras combin*ções podem ter le*a*o a </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> fica* sen*ível à *ont*ngência </line>
<line> *rogramad*, negando a lei da ig*alação e em vez de um </line>
</par>
<par>
<line> esqu*ma co*corrente, tornou-*e uma cadeia </line>
<line> simples *e respostas *o*o o expe*imen*o de </line>
</par>
<par>
<line> Baum (*969) an*es da adição d* COD. </line>
</par>
<par>
<line> Os g*upos 2 e 3 *emonstram </line>
<line> ter fic*do so* contr*le das contingên*ias programad** </line>
</par>
<par>
<line> durante boa parte *o experimento, em pelo m*nos q*atr* das três condições (grupo 2) </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> quatro condições (grupo 3), onde a distr*buição </line>
<line> *as escol*a* foi maior no esquema sem </line>
</par>
<par>
<line> *tr*so. </line>
</par>
<par>
<line> O gru*o 3 maxi*izou m*i* reforç** e em menos tem*o adotand* a *stratég*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> distribui* mais respostas na cond**ão *em *traso logo na c**dição 1, contin*ando na *, 3 e 5. </line>
</par>
<par>
<line> *ua maxi*ização de reforços produ*iu o *érmi*o *o exp*r*me*to </line>
<line> em 1 hora e 10 m*nutos </line>
</par>
<par>
<line> com cerca de 17000 e* *ro*ução de ca*ne, enq*ant* o </line>
<line> grupo 1 e </line>
<line> o 2 te*minar*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> expe*ime*to co* 1 hora e 30 mi*ut*s e apenas *ou*o mais de *5000 em p*oduçã* de c*rne. </line>
</par>
<par>
<line> Havendo *ssi*, uma s*p*rigualação da distribuição </line>
<line> de *espostas do grupo 3 e u*a </line>
</par>
<par>
<line> su*igualação da d*stribuição de respostas d*s g*upos 2 e 3. </line>
</par>
<par>
<line> A análise cor*obora com os </line>
<line> dados d* Baum (1974), que apon*a* </line>
<line> que a baixa </line>
</par>
<par>
<line> se*si*ilidade do gr*po * e do grupo 2 pe*a *is*rim*n**ão *eficie*te en*re as alternativas, </line>
</par>
<par>
<line> abertura d* co*corrênci* ve*bal (os participant** *e **nhec*a*) no caso *es*e estu*o, a e, </line>
<line> f*lta da adição ** CO*. </line>
<line> Ap**ar *isso, os exper*ment*s c*m COD e* práticas culturais, *specific*mente em </line>
<line> metac*ntingências são a*nda raro*. Ade*ais *aia & Vasconcelos (2016), observaram a bai*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. 9, p. *67-18*, j*n. 2022 www4.f*anet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
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<line> D. *. Costa, K. C. N. F. **mes </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> sensibilidad* em um estudo so*re os efe*tos das consequênc*as culturais concorrentes n* </line>
</par>
<par>
<line> seleção *e *u*turantes, m*smo *om a a*ição de um CO* de 5 segun*o* e timeout de </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> segu*dos. </line>
</par>
<par>
<line> No presen*e estu*o, é possível per*eber q*e o *o*po*tam**t* *erbal do grupo 3 *ode </line>
<line> ter produzi*o sua ma*imizaçã* d* *espostas, visto que desde * condição 1 a escolha foi *eita </line>
<line> c*m b*se no atraso. O grupo que manteve mais interação verbal do t*p* combinar/*est*r ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> co*b*na*ões, gru*o 1, permaneceu na produç*o de *A\s di**rentes dos *lvos *a co*diç*o </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> até a 6, corro*orando para o estud* d* Nogueira (2010), em uma invest*gação de </line>
<line> prá*ica </line>
</par>
<par>
<line> cult*r** os par*icip*ntes não podiam con*ersa* *m dada co***ção e o produ*o fo* diferente d* </line>
<line> PA alvo. No caso do pr*sente estudo os particip*ntes podia convers*r, *as optaram por fazê- </line>
<line> lo pou*as vezes e sem en*rar e* con*enso so*re as escolhas, r*forçando o que Glenn (1991) </line>
<line> s**a*i*a*a ao escreve* que o ***port*mento ve*bal fun*iona c*mo su*orte *s *ont*ngê*cias </line>
<line> não verbais, pode coordenar os **trelaçamentos e ser resp**sável pela transmissão de práticas </line>
<line> culturais. Os próximos *s*udo* acerca da seleção cultural em *etacontigê*cias *m esqu*ma* </line>
<line> *oncorr*ntes de i*ter*alo *ariável po*er*am investigar * *plicabilidade *o COD em pesquisas </line>
<line> com práticas c*lturais, v*rificar o efeito da int*raçã* v***al. </line>
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<line> Como Refere*ciar este Artigo, confo*me ABNT: </line>
<line> COS*A, D. C; GOMES, K. C. N. F E*eit* do *traso em Met*contingências em Esquemas VI na Lei </line>
<line> da Igualaç*o. Rev. FSA, Teresina, v.19, n. 1, art. 9, p. 167-1**, jan. 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contr**uiç** do* Autore* </line>
<line> D. C. Costa </line>
<line> K. C. N. F. Gom*s </line>
</par>
<par>
<line> 1) *once**ão * planejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an**ise e *nte*p*e*açã* do* dados. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*a*oraçã* do rascunho ou na revisão crítica *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) partic*pação na apr*vação da v*rsão final do manuscrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 19, n.*, art. *, p. 16*-1*4, j**. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

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