<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 9, p. 167-184, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.1.9
</line>
</par><par>
<line>
Ef*ito do Atraso em Metacontingênc*a* em Esquem*s V* na Lei ** Igualação
</line>
<line>
Eff**t of Delay on *etaconting*ncie* i* VI Schema* on the Law of E**aliz*tion
</line>
</par><par>
<line>
Dyeg* de C*rvalh* C*sta
</line>
<line>
Dou*or em Ciências do Com*or*amento pela Uni***sidade de *rasília
</line>
<line>
Profes*or da Univ*rsidade Est*dual do Piauí
</line>
<line>
Ema*l: d*egoaec@gmail.co*
</line>
<line>
Karla Cri*ti*a Nunes F**ix Gome*
</line>
<line>
Ba*harel em Psi*o**gia pela *niversidade Est*d*al do Piau*
</line>
<line>
Email: karla*.psi15@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: Dyego de Car*alh* Co*ta
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: *r. T*n*y Kerley d* Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
R. João Cabr*l - Matinha, Teresina - PI, 64002-150,
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
E*d*r*ço: *arla *ris**na Nunes Félix Go*e*
</line>
<line>
Arti*o recebido *m
</line>
<line>
18/10/20**. Ú*tima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
R. João Cabra* - Matin*a, *eresina - P*, *4*02-1*0,
</line>
<line>
recebi*a em 27/10/20**. Aprovad* em 28/10/*021.
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Aval*ado pelo s*stema Tr*ple Re*iew: Desk R**iew a)
</line>
<line>
pelo *ditor-Chefe; e b) *oub*e *lind Review
</line>
<line>
(avaliaç*o *ega por *ois ava**adore* da área).
</line>
<line>
Revisão: Grama*ical, N**mativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. *osta, K. C. N. *. Gomes
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este tra*alho o*j*tivou ver*ficar a ap*ica*i*ida*e da lei da igu*lação em estudos com g*upos
</line>
<line>
em me*aco*t*ngênc*as, analisando a maxi*ização de r*fo**os, a man*tençã* da dis*r*buiç*o
</line>
</par><par>
<line>
de respostas com *
</line>
<line>
adi*ão do atraso em e*quemas de tempo v*r**ve*s e concor*entes na
</line>
</par><par>
<line>
pro*uçã* de culturan*s. O instrum*nto dessa pesquisa foi o Soft*ar* de*envolvido com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
linguagem
</line>
<line>
de *rogra*açã* Java versão 8, para coleta d* dados com n*ve p*rticipan*es
</line>
</par><par>
<line>
divididos em três grupos. A f*nalidade ** jogo era a produção de carne co*o **ns*quência
</line>
<line>
**ltu*al *m **is condiç*es com *trasos v*riando de 5 a *0 *egundo*. Nas fases com menor
</line>
<line>
atras* a* d*stribuiçõe* de respostas o g*u** 1 *ã* *oi sensível à *ontingência prog*am*da e o*
</line>
</par><par>
<line>
grupos 2 * foram mai* sensív*is, sendo o último o que mais maximizou r**orços com e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dis*ribuição de respostas.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a*ras-Chav*: Metacont*n*ê*cia. Esquemas Concorrentes. Pr*ticas Cu*t*rais. Lei Da
</line>
<line>
Igualaçã*.
</line>
<line>
This wo*k *imed to verify the applic*bil*ty of the la* of *qualizati*n in studie* with gr*u*s i*
</line>
</par><par>
<line>
*eta*o*t**gencie*, ana*y**ng t*e ma*i*izat*on of *einforcem*n**,
</line>
<line>
the mai*tenan*e of
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
**s*ribution o* responses with the addit*on of the
</line>
<line>
delay in variable and conc*rrent time
</line>
</par><par>
<line>
schedules in the *roduction of culturants. The inst*ument *f this research was th* Software
</line>
<line>
*eve*oped w*t* the J*va programming langua** ver*ion 8, for da*a collection *ith nine
</line>
</par><par>
<line>
participants divided into th**e groups. The purpo*e of the game was to pr*duce m*at as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cultural co*sequence in six conditions wi*h delay* ran*ing from 5 to 20 seconds. *n the ph*ses
</line>
<line>
with le*s delay in t*e dis*ribu*ion of *esponses, group 1 was no* sensitive to the pr*gr*mmed
</line>
<line>
conting*ncy and groups 2 and 3 *ere more sen*itive, the latt*r being the one *hat maximized
</line>
<line>
the m**t reinforcem*nts with the d*stribution of respon*e*.
</line>
<line>
Keywo*d*: Metacontingence. Com*eting Sch*mes. Cultural Prac*ice*. L** Of Equalizatio*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 19, n.1, ar*. 9, p. 167-184, jan. 2022
</line>
<line>
www4.*sa*e*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*feito do Atraso e* Me*acon*ingências e* Es*uema* VI na Lei *a I*ualação
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
1 IN**ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A **álise do compo*t*mento adot* com* ob**to de estudo o com*o*tamento humano
</line>
<line>
em todas a* suas "manife*tações", sejam *las públ*cas ou priv*da* ass*m como *ndividuais o*
</line>
</par><par>
<line>
em gru*o. Segundo Skinner (1*53), o c*mp*rta*ento social *ode ser *efin*d*
</line>
<line>
como
</line>
<line>
"o
</line>
</par><par>
<line>
compo*t*me*t* de du*s ou mais p*ssoas em r*lação u*a à outra o* em relação ao ambiente
</line>
<line>
*omum".
</line>
</par><par>
<line>
Em 198*, Skinner *ropôs uma ampliação do **nceito de
</line>
<line>
co*portame*to social
</line>
</par><par>
<line>
afirmando
</line>
<line>
que a seleção
</line>
<line>
po* consequên*ias nã* *ge *obre comporta*entos i***vidua*s, mas
</line>
</par><par>
<line>
sob*e o comportamento *m gru*o. *om o obj*t*vo *e ex*lica* m*lhor a influência da seleção
</line>
<line>
pel*s consequênci** na formação e man*tenção de pr*tic*s cult**a*s Glenn (198*) propôs os
</line>
<line>
*onceitos de met*co*tingências e macrocontin*ênc*as para *xplicar sis*ematicame**e cada
</line>
<line>
u*idade fo*mador* das práticas culturais. Todoro* (2012) a**rma que pela *rimei*a ***, o
</line>
<line>
*o*flit* "i*divíd*o X sociedad*" das *iê**ias sociai* é superado e pode-se pesquisar
</line>
<line>
c*mp*rt*mento social em termos analí*icos compor*amentais.
</line>
</par><par>
<line>
A unidade de *n*li*e ma*roconting*nc*a
</line>
<line>
de*c**ve relações fu*c*onais entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
compor*amento individual d*s o*g*nismos *ue p*oduzem um **ei*o *umulativo, *e*se, cada
</line>
</par><par>
<line>
comportam*nto **** *ob efei*os
</line>
<line>
de
</line>
<line>
consequências pa*ticulares, porém, que possuem um
</line>
</par><par>
<line>
padrão **milar e que ** l*ngo pra*o result*m e* uma *o**equên*i* comum q** pode ou não
</line>
</par><par>
<line>
*fetar todo o grupo (BOR*A, 2013).
</line>
<line>
Apes** de *e*cre*er efeitos no terc*iro nível *e sel*ção,
</line>
</par><par>
<line>
as macro**ntingência* não descrev*m uma relaç*o de *nt*r*ep*ndência entre a* *e*postas dos
</line>
<line>
org*n**mos, ist* é, o pr*ces*o ocorr* a nív** o*togenétic* * com ef**tos na cultura (GLENN,
</line>
<line>
*004).
</line>
</par><par>
<line>
Enq*an*o a metaco*tingência é ent*ndida como * análise cul*u*al
</line>
<line>
*ue d*screve a
</line>
</par><par>
<line>
*elaç*o funcional e**r* *ma clas*e de respostas em g*upo, qu* pos*uem suas pr*prias
</line>
<line>
*o*se**ênci*s individuais e podem *rod*zir uma conseq*ê*cia *omum **ra o grupo
</line>
<line>
p*oduzi** por u* *mbiente *e*ec*o*ador. Nas metacontin*ências o comport**e*to de *m d*s
</line>
</par><par>
<line>
in*iv*duos torna-s*
</line>
<line>
am*ie*te par* o
</line>
<line>
co***rtament* de outros, e* uma *spécie de cadeia
</line>
</par><par>
<line>
comportamental interligada. (*NDER*, 2011)
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
A *nidade de análise na m*tacontingência foi c*amada de *ulturant (análogo
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
t**mo
</line>
<line>
oper*n*e no ní*el de se*eção ont*ge*é*i*a) for*ada pela* con*i*gênc*as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 19, n. 1, art. 9, *. 167-1**, jan. 2**2
</line>
<line>
*ww4.**anet.co*.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Costa, K. C. N. F. Gom*s
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
co*po*tame*ta*s entrelaçadas - CCEs e pelo resul*ado **o*uzido
</line>
<line>
por elas c*a*ado de
</line>
</par><par>
<line>
Pro**to Agregado - PA. Os *ados obtido* por Glenn desde **86, ano e* qu* f*ra pu*licado
</line>
</par><par>
<line>
*el*
</line>
<line>
p*imeira *ez o conceito de me*aconti**ências, **onta* que existe* p*lo menos *rês
</line>
</par><par>
<line>
tipos: 1) * culturan* (CC*s+PAs) é sel*cionado *elo a*b*e*te selec*onador, a pr*tica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
selecionada como uma
</line>
<line>
espécie *e "pacote" ond* nã* imp*rta * manutenç*o de in*ivíd*os
</line>
</par><par>
<line>
específicos, importa apenas com* f*zer e o que é pr*duzido; 2) Além do C*ltura**, exis*em as
</line>
<line>
consequên*ias *ndivi**ais, neste caso a fo*maç*o das CC** pode sofrer *lteração d* acordo
</line>
<line>
com as c*n*equências i*div*d**is e o amb*ente selecionado* tem efeito *ão so*en*e so*re o
</line>
</par><par>
<line>
que produ*ido, **s ta*bém sobre o comp*rtamen*o ind*vidua*; 3) **sse tipo, o PA pode é
</line>
</par><par>
<line>
ter função selecionador* das CCEs e,
</line>
<line>
*em como, d* comp*rtamento *n*ivi*ual (GLENN,
</line>
</par><par>
<line>
*986; TOD*RO*, 2012; **ENN *t al, 2016).
</line>
<line>
Nes*es ma*s d* *0 anos *e *esquisas *m m*tacontingências, muitos estudos têm sido
</line>
</par><par>
<line>
rea**z*dos para t*s*ar as
</line>
<line>
*ais infinitas poss*bilidades do
</line>
<line>
*roce*s*, tai* *o*o a adição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pun**ão *m esquema* *e *et*c*ntingen*ias (*E*L; CO*TA, 20*6), a adiçã* de
</line>
<line>
pun*ção
</line>
</par><par>
<line>
positiva em práti*as culturais (F*ANÇA; COS*A, 2016), a retir*da das con*equênci*s
</line>
<line>
indiv**uais (BROCAL, 201*), met*contingên*ias no uso de recu*sos naturai* (COSTA, **13)
</line>
<line>
- sendo esta última citação
</line>
<line>
Com um dos experimentos ab**ngen*o a q*ant*ficação e preferências de es*olhas *a
</line>
</par><par>
<line>
Lei da Igualação, tema que será abor*ado *es*e tr*bal*o - e, muito* outros estudos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*elev***ia para * compreensão
</line>
<line>
** co*portamento *ocial. O proc*sso das metacon*ingências
</line>
</par><par>
<line>
envo*ve comport*ment* de escolha em g*upo (SAMPA*O; AN*ERY, 2010).
</line>
<line>
Seg*ndo Tourin*o e Vichi (2012), os *rupos qu* com*õem uma CCE enfrenta* o
</line>
<line>
dilem* en**e o *alor da* co*sequências i*div*duais e culturais, s**do esse dilema produ*o d*
</line>
<line>
complexidade das práti*as cul*urais. Em *lg*mas circunstâ*ci*s, produzir consequências
</line>
</par><par>
<line>
indiv*duais *
</line>
<line>
pro*o*cion** ao gan*o *e c*nsequência* *ara o grupo, mas em outr*s
</line>
</par><par>
<line>
d*terminadas circunst*n*ias, produzir consequ**c*a* culturai* *ode
</line>
<line>
si*nificar produ*ir
</line>
</par><par>
<line>
*onsequê*cias avers*vas p*ra o grupo. Para os
</line>
<line>
autores, muitas vezes a produção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*eq*ênci*s cult*r*is é
</line>
<line>
prec*ni*ada por comportam*ntos in**viduais que prod*z*m
</line>
</par><par>
<line>
refo*ços imediato* e de menor m*gnitu*e.
</line>
<line>
Como pr*cesso de comporta*ent* d* es*olha, Todoro* e *anna (200*) afirmam que
</line>
<line>
os organi*mos estão a todo tempo re*li*and* es*olhas e dem*nstrando *refe*ências. Sendo
</line>
</par><par>
<line>
assim, es*olh*r uma resposta é
</line>
<line>
ent*e d*is
</line>
<line>
ou mais *st*mulos acessíveis, e prefer*r é pas*ar
</line>
</par><par>
</page><line>
mais tempo respondendo, concomi*ante a respost* d* es*olher existem as *ar*áveis do a*ra*o
</line>
<line>
da consequên*ia e d* *a**itude das respostas, além da *uantidade de es*uemas e variedade.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 19, n.1, art. *, p. 167-184, jan. 2022 www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ef*ito do A**aso *m Metaco*t*ngênci*s e* Esq*emas VI na L*i da Igu*l*çã*
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
*egundo Pedroso, C*elho & Winder (201*), escolhas feitas em razão d* r*com*ensas
</line>
<line>
p*ová*eis o* atrasad*s são esc*l*as em situação de risco, na qual é l*va*o *m co*sideração o
</line>
<line>
val*r que uma cons*qu*n*ia *em q*and* *cr*scida de a*ras*s ou alterações na p*obabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
As análise* *obre esco*has em situaçõ*s de ***co foram *er*vadas da Lei da Igua*ação
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
prediz
</line>
<line>
que * dis*rib*iç*o das re*post*s tende a se iguala* distribuição de esf*rços à
</line>
<line>
o*t i dos ,
</line>
</par><par>
<line>
*eja em condições natu*ais ou experimentais. (BAUM, 19*4B; BAUM, 19*4a)
</line>
</par><par>
<line>
A Lei da igualaç*o foi propost* por *err*ste*n (1961) em um **perimento
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*nvestigou a distribuiç*o de respos**s en*re dois n*chos de ref*rç*dores p*ra pomb*s que eram
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*os em um painel
</line>
<line>
d*is dis*o*
</line>
<line>
*e p*ást*co qu* *iberavam comida *m de**rminados
</line>
</par><par>
<line>
períodos de tempo
</line>
<line>
variável * concorrente. No pri*eiro
</line>
<line>
experi*ento houve *m problema
</line>
</par><par>
<line>
ex*e*imental c*m a al**rnânc*a *as res*ostas entre os nichos, po*s *m ****emas *oncorrentes
</line>
<line>
de int*rvalos *ar*áveis (VI-VI) os pombo* alte*n*ram suas respostas entre *m d*sco e out*o,
</line>
</par><par>
<line>
d**ido * variabilidade comport*ment*l *erada pela extinção,
</line>
<line>
g*rando *pena* uma cadeia
</line>
</par><par>
<line>
s*m*le* * não
</line>
<line>
c*nco*rente e independente como proposto. Pa*a res*lução desse p*oblem*, a
</line>
</par><par>
<line>
Herrnstein a**es*entou um tempo *e 1,5 segundos pa*a o reforço das respostas,
</line>
<line>
es*a
</line>
</par><par>
<line>
pen**idade na mudança de esquema f*i *ham*da de C*angeover delay (COD). O obj*tivo do
</line>
<line>
CO* era verificar e gar**tir a mudan*a entre os esquemas.
</line>
</par><par>
<line>
O início da testag*m da lei da igualação deu-se *o laboratório, com o estu*o
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
pombos (HERRNSTEI*, 1961) e *ontinuaram c*m *a** & *ach*in (1*69), poste*iormente
</line>
</par><par>
<line>
os estudos comparavam a distribuição d* re*postas de animais não h*ma*os com
</line>
<line>
humanos, e
</line>
</par><par>
<line>
os dados demo**traram *** *n*mais n*o *uma*os maximizam **is respos*as em de*riment*
</line>
<line>
da *obrevivência (*atania, 1999), abandonand* os nic*os *ue apresentam pr*porcion*l*dades
</line>
<line>
*enores de refor*os em relação às fontes de alternativ*s (Tod*rov e *anna, 2*05).
</line>
<line>
A* pesquisas c*m humano* po*suem como foco a pres*nça do comportamento ver*al
</line>
</par><par>
<line>
e **as consequê*cia* sobr* a d*s*r*bui*ã* de respostas *m diferentes **chos, a*nda **r
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
propos*a de que o c*mportamento ve*bal ser*a o elo *ntre a ontogênese e a cultur* (B**M,
</line>
</par><par>
<line>
1975; SAV*STANO; *ANTINO, 1*94; SK*N*ER, 1981; GLENN, 1991). Já o estudo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
h***nos em
</line>
<line>
esquemas
</line>
<line>
conc*rrentes de interval* v*riável
</line>
<line>
e *odific*ções p*l*
</line>
</par><par>
<line>
*om*ortamen*o verba* ainda é pouco *xplo***o, visto *s divergências sob*e as seme*hanças e
</line>
</par><par>
<line>
difere*ças en*r* *s
</line>
<line>
pesquisas. Com o
</line>
<line>
*bjeti*o
</line>
<line>
*e investigar es*as vari*veis da
</line>
<line>
pr*sença
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
ausência *o comportamento verbal e o p*ocedimento, Borges, Todorov & *imonassi (2006)
</line>
</par><par>
<line>
e*pusera* quatro *niv*rsitários a ci*co co*d*ções com
</line>
<line>
*ares de
</line>
<line>
esquemas conc*r*entes V*.
</line>
</par><par>
<line>
Para
</line>
<line>
*ue *lternassem entr* os esquemas, a progr*mação *e reforç*s s* acontecia quando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
ref*rço disp*níve* e*a obtido *elo pa*tic*pante. Além disso, as res*o*ta* eram cont*ngen*iadas
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, a*t. 9, *. 167-184, jan. 2*2* www4.*sanet.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Costa, K. C. N. F. Go*es
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
com punição *e 5 segundos (ti*eout), acrescido d* um COD de 5 segu*d*s que totalizav* 10
</line>
</par><par>
<line>
segundos *e es*era se o ref*rço e**ivesse disponível. Após 5 *espostas r*força**s tel* a
</line>
<line>
sinalizava a *nstrução para *ue o participante relatasse seu c*mportamento. O r*sultado
</line>
</par><par>
<line>
demonstrou que
</line>
<line>
um dos participantes **str**uiu mais respostas qua*do ** atra*os eram
</line>
</par><par>
<line>
maiores, no entanto, os outros quatro participantes foram
</line>
<line>
sen*ív*i* aos
</line>
<line>
*squemas de men*r
</line>
</par><par>
<line>
*traso.
</line>
<line>
Ess* res*ltado pode ser sugerido pelo perí*do de timeout, o acréscimo do CO* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cur*a *u*ação do exp*ri*ento, demonstrando *ubigualaçã*.
</line>
<line>
*aia & Vasc*n*elos (2015) p*opôs ** estudo sobre compor*a*ento humano em
</line>
</par><par>
<line>
esquemas c*nco*rentes envolvendo prátic*s cul*urais c*mo a met*contingência, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de
</line>
<line>
verificar se a maximização de ganhos p*deria exercer cont*ole
</line>
<line>
na s*le*ão de
</line>
</par><par>
<line>
c*l**ra*tes *m esquemas concorrentes. Os parti*ipan*es deveria* toc*r n* t*la do computador
</line>
</par><par>
<line>
entre quadr*dos *i*tu*is ve**e e *ermelho. Cada *artã*
</line>
<line>
*orresp*ndia a um *sq*ema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ntervalo variável (VI) e * m**ança dos esquema* era *ada com um c*ique
</line>
<line>
no disco
</line>
<line>
na cor
</line>
</par><par>
<line>
amare*a s*tu*do acima do quadrado. Os *squemas V*s eram: 60" - 10", *0" - 60", 120" - 7",
</line>
</par><par>
<line>
7" 120" 30" - 30" que eram
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
e
</line>
<line>
pro*rama*os ant*s do *xperimento. O **itério
</line>
<line>
d* mud*nça
</line>
</par><par>
<line>
das condiç*es era ter ating*ndo 10 minuto* ou o par*icipant* *anhar 50 p*ntos. Os resultados
</line>
</par><par>
<line>
d*mons*ra*
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
os
</line>
<line>
p*rt*cipantes concent*aram su** resp*stas no* *squemas com men*r
</line>
</par><par>
<line>
m*dia *e V* e a di*tri*uiç*o de respo*tas *endeu a acompa*har * distribuição *e r*forços em
</line>
</par><par>
<line>
todas *s condiçõ*s experiment*i*, quando a progr*mação
</line>
<line>
dos VIs acont*cia em *squemas
</line>
</par><par>
<line>
mais pr*ximos (ex. cond. 30"
</line>
<line>
- 30") ve**ficou-s* que a **stribuiçã* dos r*for*os foi
</line>
</par><par>
<line>
*proximada*ent* igu*l. Com isso, os resulta*o* apo*tam **e hou*e s*big*alação, tan*o pa*a
</line>
<line>
temp* *uanto *ara as respo*tas e, a*esar *o **perimento segui* ** três *ossíveis **ntes da
</line>
</par><par>
<line>
bai*a sensibilidade su*erida*
</line>
<line>
po* B*um (1974) - *i**riminaçã* deficien*e entre as
</line>
</par><par>
<line>
a*ternativas, efeitos da
</line>
<line>
duraç*o insu*iciente d* *OD e ní*el *e privação do estím*lo
</line>
</par><par>
<line>
re*orça*or,
</line>
<line>
os dados
</line>
<line>
ap*nt*m que o número de se*sões pode ter infl**nciado na baixa
</line>
</par><par>
<line>
sen*ibilida*e, pelo *aixo núme*o de sessões (5 se*sões por
</line>
<line>
condiç** experimental),
</line>
</par><par>
<line>
*orro*o**ndo *s*i*, *om o* est***s que apontam bai*a sensibilidade dos ani**is humanos a
</line>
<line>
esq*emas concorr*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
O obj*tivo do *resente est*do é verificar a aplicabi*idade da lei
</line>
<line>
d* *gualação
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
estudos co* grupos em metacontingên*ias, **ra anal*sar a maximização de *eforços,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manutenção da *istribuição de *esp*stas co* a adição do atra*o ** esquemas de *empo
</line>
<line>
variáveis e conc*rrentes na produção de culturants.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 19, n.1, art. 9, p. 167-1*4, jan. 2022
</line>
<line>
www*.*s*ne*.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do Atra*o e* Metacontingências em Esq*emas *I na Lei da Ig*alação
</line>
<line>
*7*
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Participant*s
</line>
</par><par>
<line>
F*ram convidad*s 1* e*tudantes *niversitári**, maior** d* 18 anos. Eles f*rmaram
</line>
</par><par>
<line>
grupos de 3 partic*p*nte* dispo**os lado a lado em frente ao monit*r na *ala do *úcle*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
est**o* em análise do comportamento e cultura.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 *nstrumen*o
</line>
</par><par>
<line>
Soft*a*e desenv*l*ido com a l*nguagem de p*ogramaçã* Java vers*o 8 com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
plataforma Ja*aFX **** a criaçã* de interface*, uti*iz*ndo o ambiente de dese*volvi**nto
</line>
<line>
NetBeans 8.2 e uma planilh* de Excel 2013 para as resp**tas.
</line>
<line>
Com*utador **, H* 5*0, Icore 5.
</line>
<line>
Cená*io: Mundo *rimit*v*.
</line>
<line>
3.3 *a*efa Expe**mental
</line>
<line>
Os parti*ip*ntes dev*riam produzir carne para o gr*po, p*ra iss* d*ve*iam fazer
</line>
<line>
combin*ç*es entre Ta*anho (1 metro, 1,* *etro ou * metros), C*** (pedra, madeir* o* *err*)
</line>
<line>
* Pon*a (Osso, sílex ou fe*ro) *ara produzi* uma lança de ca*a, sendo que cada parte
</line>
<line>
espe**fica de*e*ia s*r e*colhida por um participante. *uas combinações específicas (1m,
</line>
<line>
*a*eira, Ferr* - lança 1 e 2m, *erro e Sílex - la*ça 2) produze* *arne de Tigre de *abre e
</line>
<line>
Mamute, res*ec*ivam*nte. Outras produções não prod*z*ram consequência e uma nova
</line>
<line>
tentativa *parec*u na tela. Cada c*n**quência estav* co*dicio**d* a um esque*a VI, send*,
</line>
<line>
portanto, d*is esqu**as i*d*pendentes co* a mé*ia *e 20s.
</line>
<line>
A instrução er* *ada pela tela do co*putador e mais um* instrução pe*a aplic*do*a "A
</line>
<line>
quantida*e de t*mpo e quanto você* ga*harão dependerá do desempen*o no jog*. Produzam
</line>
</par><par>
<line>
o máximo de carne que conseguirem!", a s*gu*da *nstrução foi necessária pela falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desc*ição dela n* tela.
</line>
</par><par>
<line>
O d**ineamento da pesquisa foi *o t*po ABCDEF, cont*n*o com *ma *inha de ba*e e
</line>
<line>
uma c*ndição trein* e * critério ** esta*ilidade fo* a distribu*ç*o das r*spo*tas com mais de
</line>
<line>
60% *ara uma das *anças- alvo.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. 9, p. 167-184, jan. 2022
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Costa, K. C. N. F. Gomes
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 1 - tela *o *oftware - *o*eta de da*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
Tela 1. Esco*ha da quant**ade de co*d*ções
</line>
<line>
*ela 2. Escolha *os atrasos pa*a cada PA *m cada condição
</line>
<line>
Tela 3. Apres*ntação do jogo com *nst*uç*o para os participan*es
</line>
<line>
Tela *. Li*ha *e b*se
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. *, p. *67-*84, jan. 20*2 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Linh* de Bas*: *s pa*t***pant*s es*o*hera* entre botões de ta*anho, c*bo e ponta,
</line>
<line>
sendo que para cada um dos botões er*m der*va*as três alterna*ivas, co*o demon*tra*o n*
</line>
<line>
Figura 1 - tela 4 da Tar*fa exp*rimental, e produziam combinações por 5 *inutos sem
</line>
<line>
consequência para c*mpor**mento individual e nem de grupo. *em esquema VI.
</line>
<line>
Condição de treino: O grupo obteve 10 po*tos individua*s soma*os a *ma pi**a v*sua*
</line>
</par><par>
<line>
*ocaliza*a no canto *squerdo superior para as escolhas certas. A
</line>
<line>
pista identif*cava lança 1
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**nça 2 *essa forma: Lan*a 1 - ? / ? / ?, ao escolher alguma parte corre*a ela e** demonstra*a
</line>
<line>
na p*sta, po* *xemp*o: Lança 1 - ? / madeira / ? (Fi*ura 1 - tela 5). Qu*ndo o grupo conseguia
</line>
</par><par>
<line>
montar a ***binação alv*, *ra liberada imediatament* a *onseq*ência pa*a o *rupo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
figura (mamute *u tigre) somado
</line>
<line>
de 60 pontos. O crité*io de
</line>
<line>
para*a era **zer a mesma
</line>
</par><par>
<line>
comb*nação- alvo 3 vezes. Os pontos prod*zidos pela *onsequência cultu*al foram
</line>
<line>
trocad*s
</line>
</par><par>
<line>
p** dinheiro. Cada *onsequência equival*a a R$ 0,1* cent*vos pa*a o grupo. A cada hora do
</line>
<line>
ex*e*imento era somado um v*lor fixo de R$ 7,50 reais para cad* pa*ticipante.
</line>
<line>
C*ndição *: Os esquemas VI foram *0 s - ** s mais atr*so *e 5 segundo* para T*gre de
</line>
<line>
Mamute e 0 segundos p*r* Ti*re.
</line>
<line>
Con*iç*o 2: Os esquem*s VI foram 20 s - 20 s m**s at*a*o de 10 segu*dos *ara Tigre de
</line>
<line>
*amute e 0 segundos par* Tig*e.
</line>
<line>
Condição 3: O* esque*a* VI foram 20 s - 20 s mais a*ras* de 20 segundos para Tigre de
</line>
<line>
Ma*ute e * se*undos pa*a Tigre.
</line>
<line>
Cond*ção 4: Os esquem*s V* for*m 20 s - 20 s ma*s a*r*so de * segundos para Tigre de
</line>
<line>
Mamut* e 0 *egu*dos p*r* Tigre.
</line>
<line>
C*ndição 5: Os e*quemas VI *oram 20 s - *0 * mais atras* *e 0 segundos pa*a Tigre de
</line>
<line>
Mamute e 0 *egundos pa*a Ti**e.
</line>
<line>
Condição 6: Os esquemas V* foram 20 * - *0 s mais at*a*o d* 0 segun*o* par* Tigre de
</line>
<line>
Mamute * 0 segundos para Tigre.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 1, art. 9, p. 167-184, jan. 202*
</line>
<line>
**w4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. *o*ta, *. C. N. F. Gomes
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
O grupo G3 teve um erro de program*ç*o. Nele, os alvos dos atrasos f*ram inverti*os.
</line>
<line>
Lo*o, pa*a as condições de C1 a C3 o a*raso e*a con*ingente *o Mamu*e e nas dema*s o T**re
</line>
<line>
im*unha os *t*as*s *rogra*ados
</line>
<line>
*abel* 1 - Estruturação do méto**
</line>
</par><par>
<line>
Condi*õ*s
</line>
<line>
Esquema
</line>
<line>
Tig*e
</line>
<line>
Mamute
</line>
</par><par>
<line>
*B
</line>
<line>
5 minutos
</line>
<line>
A*raso
</line>
<line>
Atras*
</line>
</par><par>
<line>
Condição Treino
</line>
<line>
Consequê*cia
</line>
<line>
Ind*vid*al +
</line>
<line>
Conse*uênci* pa*a o
</line>
<line>
grupo
</line>
</par><par>
<line>
C*ndição 1
</line>
<line>
VI 2 0 " - VI * 0 "
</line>
<line>
0s / 5s *
</line>
<line>
5s/0s*
</line>
</par><par>
<line>
Condição 2
</line>
<line>
*I 2 0 " - V* 2 0 "
</line>
<line>
ATRA*O 0
</line>
<line>
ATRASO DE 10
</line>
<line>
S*GUNDOS
</line>
<line>
SEGUNDOS
</line>
</par><par>
<line>
Condiçã* 3
</line>
<line>
VI 2 0 " - V* * 0 "
</line>
<line>
ATR*SO 0
</line>
<line>
*TRASO DE 20
</line>
<line>
SEGUN**S
</line>
<line>
SEGUNDOS
</line>
</par><par>
<line>
Condição 4
</line>
<line>
VI 2 0 " - VI 2 0 "
</line>
<line>
*TRASO *E *
</line>
<line>
ATRASO 0
</line>
<line>
SEGUNDOS
</line>
<line>
SEGUN**S
</line>
</par><par>
<line>
Condição 5
</line>
<line>
V* 2 0 " - VI 2 0 "
</line>
<line>
ATRASO DE 10
</line>
<line>
ATRASO 0
</line>
<line>
SEGUNDOS
</line>
<line>
SEGUN*OS
</line>
</par><par>
<line>
Condiçã* *
</line>
<line>
VI 2 0 " - VI 2 0 "
</line>
<line>
ATRA*O D* *0
</line>
<line>
ATRASO 0
</line>
<line>
SEGUND*S
</line>
<line>
SEGUNDOS
</line>
</par><par>
<line>
* Os s*g*nd*s v**or*s cor*esp*nde* ao grup* G3, on** houve inv*r*ão *os alvos de atr*so*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. *9, n.1, art. 9, p. 167-184, jan. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito *o *traso e* Metacontingênci*s *m Esquemas VI na Lei d* I*ualaçã*
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
4 RESU*TADOS E DI*CUSS**S
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ur* 1 - Re*p**ta do grupo em rela*ão aos esquemas VI*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 1, art. 9, p. 16*-*84, jan. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Costa, *. C. N. F. G*mes
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 1 ap*e*enta as escol**s em cada te*ta*iva realizad* pel*s *emb**s dos
</line>
<line>
g*upos. G2 e G3 distribuíram suas es*olhas em funç*o do at*a*o. *espondendo mai*
</line>
<line>
fre**en*emente nas alternativas com men*res atrasos nas c*ndições C2 e C3. N** condi*ões
</line>
<line>
C1, C5 e C6, *2 e *3 distribuíra* mais *espost*s nos nichos mais *tr*sados.
</line>
<line>
O Grupo 1 *pres**ta e*colhas d*stribuíd*s em f**ção *o PA mais atrasa*o e de outras
</line>
<line>
co**inações (C1, *2, C3) e em C4 distribui proporci*nalme*te *s res*ostas entr* os d*is
</line>
<line>
nichos e e* C5 e C6 torna * distribuir mais r*spostas *o PA ma*s a**asado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si**, v. 19, n.*, art. 9, p. 167-184, j**. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efei*o do At*aso em Me*acontingên*ias em Esq*emas VI na *ei da Iguala*ão
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 2 - *istrib*içã* *as t*x*s d* resposta* em f*nção do tempo *e atraso e o tempo total do
</line>
<line>
P.A. 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 19, n. 1, art. 9, p. 167-184, jan. 2022
</line>
<line>
ww*4.fs***t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Costa, K. C. N. F. Gomes
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
A figura 2 demonstra que o grupo 1 dis*ribuiu 23% da* resp*stas *a *on*ição 1, 28%
</line>
<line>
das re*postas na c*ndiçã* *, na con*ição 3 * dist*ibuição de respostas foi 3*% (toda* sem
</line>
<line>
atra**), na condição 4 distrib*ição *e 42%, na cond*çã* 5 a distribuição resp*stas foi de 59%
</line>
</par><par>
<line>
* na c*ndiç*o 6 foi de
</line>
<line>
39% a distr*b*ição das respostas (at*asos *e 5, 10 e 20 seg*ndos,
</line>
</par><par>
<line>
respect**amente). O grupo 2 distribui* *6% da* respostas *a co*dição 1, 3*% das respos*as
</line>
</par><par>
<line>
na condição *, 7*% na cond*çã*
</line>
<line>
3, 49% na condiçã* 4, 12% *a c*n*iç*o 5 e 29% de
</line>
</par><par>
<line>
re*postas di*tr*buí*as na c*nd*ç*o 6. O grupo 3, pelo erro de programação, d*mo**tra * a*raso
</line>
</par><par>
<line>
do PA 1 (três p*imeiras c*ndiçõe* sem
</line>
<line>
atraso e as outras três com atraso), sendo a*sim, o
</line>
</par><par>
<line>
grupo distrib*iu 100% das respost*s na condiç*o * no P* s*m atraso, 98% das r**pos*as *a
</line>
<line>
co*dição 2, 79% das *esp*stas na **ndição *, *5% *as respostas na condição 4, 56% das
</line>
</par><par>
<line>
respostas na condiç** 5,
</line>
<line>
55% das res*osta* distri*uídas na
</line>
<line>
condi*ão 6. Sendo *ss*m,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d**tribuiç*o de resp**tas dos grupos e 3 demonstra t*r sido maior 2
</line>
<line>
quan*o a razão dos
</line>
</par><par>
<line>
atrasos *ra m*n*r e para o *rupo 1 a distribuição das resp**t*s mant*ve-se **m padrão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dist*ibuição maior p*** ra*ões com *ai*r atra*o.
</line>
</par><par>
<line>
Comportamen*o Ver**l
</line>
</par><par>
<line>
Durant* o experimento *s pa**ici*a*tes *odiam se comunicar, combinar as te*tat*va* e
</line>
</par><par>
<line>
a* estrat**i**. A* combinações oco*reram de
</line>
<line>
três for*a*: **m*i*ar faze* o PA sem *traso,
</line>
</par><par>
</page><line>
combinar alt*rnar entre os *sq*emas e combinar/testar outras co*binações.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.1, art. 9, *. 1*7-1*4, jan. 2022 www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito do *traso *m Metacon**ngências em Es*u*mas V* na L*i da Iguala**o
</line>
<line>
*81
</line>
</par><par>
<line>
O grupo 1 a*resentou d*as i*t*ra*ões verba**
</line>
<line>
na cond*ção trei*o d*
</line>
<line>
t i po
</line>
</par><par>
<line>
combina*/testar o*tra* com*inações * na condição com uma inter*ção 2
</line>
<line>
verba*,
</line>
<line>
também do
</line>
</par><par>
<line>
tip* co*binar/t*star outras co*binaç*es.
</line>
</par><par>
<line>
O gr*po * ap*esent*u uma int**ação ver*al na condiç*o 2, quando um dos
</line>
</par><par>
<line>
partici*an*es suger*u que t*dos pr*duz*ssem o
</line>
<line>
pro*uto *gregado se* atr*so (ti*r*), mas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s**es*ão nã* f** aca*ada pelo g**po. * uma interação verba* n* condiçã* *uatro *o tipo
</line>
<line>
**ternar entre os esqu*mas.
</line>
<line>
O grupo * apresento* uma interação v*rba* *a condição um do tipo combinar de faz*r
</line>
<line>
o ** sem atraso. E na c*ndiçã* 4 aprese*tou três int*rações verbais de combin** d* alternar
</line>
<line>
*ntre os esque*as.
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo d*sse tr*balho foi analisar m*nutenç*o * a di*tribuição de respostas *m a
</line>
<line>
f*nção *o atraso *os es*uem*s, dem*nstrando que o gr*po 1 parece não *er fi*ado sensível *o
</line>
<line>
*tra*o das consequ*nc*as culturais. De*de o in**i* *o experimento a alt*rnância não somen*e
</line>
<line>
ent*e os p*odutos agregados alvo*, mas t*mbém com outras combin*ções podem ter le*a*o a
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
fica* sen*ível à *ont*ngência
</line>
<line>
*rogramad*, negando a lei da ig*alação e em vez de um
</line>
</par><par>
<line>
esqu*ma co*corrente, tornou-*e uma cadeia
</line>
<line>
simples *e respostas *o*o o expe*imen*o de
</line>
</par><par>
<line>
Baum (*969) an*es da adição d* COD.
</line>
</par><par>
<line>
Os g*upos 2 e 3 *emonstram
</line>
<line>
ter fic*do so* contr*le das contingên*ias programad**
</line>
</par><par>
<line>
durante boa parte *o experimento, em pelo m*nos q*atr* das três condições (grupo 2)
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
quatro condições (grupo 3), onde a distr*buição
</line>
<line>
*as escol*a* foi maior no esquema sem
</line>
</par><par>
<line>
*tr*so.
</line>
</par><par>
<line>
O gru*o 3 maxi*izou m*i* reforç** e em menos tem*o adotand* a *stratég*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
distribui* mais respostas na cond**ão *em *traso logo na c**dição 1, contin*ando na *, 3 e 5.
</line>
</par><par>
<line>
*ua maxi*ização de reforços produ*iu o *érmi*o *o exp*r*me*to
</line>
<line>
em 1 hora e 10 m*nutos
</line>
</par><par>
<line>
com cerca de 17000 e* *ro*ução de ca*ne, enq*ant* o
</line>
<line>
grupo 1 e
</line>
<line>
o 2 te*minar*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
expe*ime*to co* 1 hora e 30 mi*ut*s e apenas *ou*o mais de *5000 em p*oduçã* de c*rne.
</line>
</par><par>
<line>
Havendo *ssi*, uma s*p*rigualação da distribuição
</line>
<line>
de *espostas do grupo 3 e u*a
</line>
</par><par>
<line>
su*igualação da d*stribuição de respostas d*s g*upos 2 e 3.
</line>
</par><par>
<line>
A análise cor*obora com os
</line>
<line>
dados d* Baum (1974), que apon*a*
</line>
<line>
que a baixa
</line>
</par><par>
<line>
se*si*ilidade do gr*po * e do grupo 2 pe*a *is*rim*n**ão *eficie*te en*re as alternativas,
</line>
</par><par>
</page><line>
abertura d* co*corrênci* ve*bal (os participant** *e **nhec*a*) no caso *es*e estu*o, a e,
</line>
<line>
f*lta da adição ** CO*.
</line>
<line>
Ap**ar *isso, os exper*ment*s c*m COD e* práticas culturais, *specific*mente em
</line>
<line>
metac*ntingências são a*nda raro*. Ade*ais *aia & Vasconcelos (2016), observaram a bai*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1, art. 9, p. *67-18*, j*n. 2022 www4.f*anet.co*.br/rev*sta
</line>
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<line>
D. *. Costa, K. C. N. F. **mes
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
sensibilidad* em um estudo so*re os efe*tos das consequênc*as culturais concorrentes n*
</line>
</par><par>
<line>
seleção *e *u*turantes, m*smo *om a a*ição de um CO* de 5 segun*o* e timeout de
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
segu*dos.
</line>
</par><par>
<line>
No presen*e estu*o, é possível per*eber q*e o *o*po*tam**t* *erbal do grupo 3 *ode
</line>
<line>
ter produzi*o sua ma*imizaçã* d* *espostas, visto que desde * condição 1 a escolha foi *eita
</line>
<line>
c*m b*se no atraso. O grupo que manteve mais interação verbal do t*p* combinar/*est*r ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
co*b*na*ões, gru*o 1, permaneceu na produç*o de *A\s di**rentes dos *lvos *a co*diç*o
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
até a 6, corro*orando para o estud* d* Nogueira (2010), em uma invest*gação de
</line>
<line>
prá*ica
</line>
</par><par>
<line>
cult*r** os par*icip*ntes não podiam con*ersa* *m dada co***ção e o produ*o fo* diferente d*
</line>
<line>
PA alvo. No caso do pr*sente estudo os particip*ntes podia convers*r, *as optaram por fazê-
</line>
<line>
lo pou*as vezes e sem en*rar e* con*enso so*re as escolhas, r*forçando o que Glenn (1991)
</line>
<line>
s**a*i*a*a ao escreve* que o ***port*mento ve*bal fun*iona c*mo su*orte *s *ont*ngê*cias
</line>
<line>
não verbais, pode coordenar os **trelaçamentos e ser resp**sável pela transmissão de práticas
</line>
<line>
culturais. Os próximos *s*udo* acerca da seleção cultural em *etacontigê*cias *m esqu*ma*
</line>
<line>
*oncorr*ntes de i*ter*alo *ariável po*er*am investigar * *plicabilidade *o COD em pesquisas
</line>
<line>
com práticas c*lturais, v*rificar o efeito da int*raçã* v***al.
</line>
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of
</line>
<line>
deviat*on fr*m
</line>
<line>
the mat***ng la*:
</line>
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Bias
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and
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of
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deviat*o* *rom
</line>
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the m*tching *a*:
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*ias
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Como Refere*ciar este Artigo, confo*me ABNT:
</line>
<line>
COS*A, D. C; GOMES, K. C. N. F E*eit* do *traso em Met*contingências em Esquemas VI na Lei
</line>
<line>
da Igualaç*o. Rev. FSA, Teresina, v.19, n. 1, art. 9, p. 167-1**, jan. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
Contr**uiç** do* Autore*
</line>
<line>
D. C. Costa
</line>
<line>
K. C. N. F. Gom*s
</line>
</par><par>
<line>
1) *once**ão * planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an**ise e *nte*p*e*açã* do* dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e*a*oraçã* do rascunho ou na revisão crítica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) partic*pação na apr*vação da v*rsão final do manuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 19, n.*, art. *, p. 16*-1*4, j**. 2022
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/*evista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)