Relação entre os níveis de aprendizagem organizacional no segmento de supermercado / Relationship Between Organizational Learning Levels in the Supermarket Segment

Maira Sgarbossa, Bruna Ariane Rizzi, Igor Bosa, Denize Grzybovski

Resumo


O objetivo do artigo foi verificar e analisar a relação entre os níveis de aprendizagem individual (AI), grupal (AG) e organizacional (AO), replicando estudos realizados em 2010 e 2011 nos segmentos hospitalar, financeiro e industrial com o propósito de validar os resultados no segmento varejista (supermercados) no contexto de 2021. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa descritiva do tipo levantamento, com abordagem quantitativa dos dados coletados em supermercados nas mesorregiões noroeste e nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de questionários físicos aplicados a 100 trabalhadores e analisados por meio da modelagem de equações estruturais e uso do software SmartPLS. Os construtos foram mensurados como variáveis latentes (VL) de segunda ordem. Os resultados demonstraram que em supermercados, a AG é considerada especialmente relevante na passagem para a AO, sendo entendida como meio de entrada para a AO. Conclui-se que, passada uma década dos estudos sobre a relação interníveis da aprendizagem, considerando novo contexto e segmento, continua válida a afirmação de que a ocorrência dos três níveis de aprendizagem é dependente das circunstâncias e natureza do conteúdo a ser aprendido.

 

Palavras-chave: Aprendizagem organizacional. Aprendizagem grupal. Aprendizagem individual. Níveis de aprendizagem. Supermercados.

 

ABSTRACT

 

The aim of this article was to verify and analyze the relationship between individual (IL), group (GL) and organizational (OL) levels, replicating studies conducted in 2010 and 2011 in the hospital, financial and industrial segments with the purpose of validating the results in the retail segment (supermarkets) in the context of 2021. For this, we used a descriptive survey, with quantitative approach of the data collected in supermarkets in the northwest and northeast mesoregions of the state of Rio Grande do Sul. Data were collected through physical questionnaires applied to 100 workers and analyzed through structural equation modeling and use of SmartPLS software. The constructs were measured as second-order latent variables (LV). The results showed that in supermarkets, GA is considered especially relevant in the passage to OL, being understood as a means of entry for OL. It is concluded that, after a decade of studies on the interlevel relationship of learning, considering a new context and segment, the statement that the occurrence of the three levels of learning is dependent on the circumstances and nature of the content to be learned remains valid.

 

Keywords: Organizational learning. Group learning. Individual learning. Levels of learning. Supermarkets.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


Antonacopoulou, E. P. (2006). The relationship between individual and organizational learning: new evidence from managerial learning. Management Learning, 37(4), 455-473.

Antonello, C. S. & Godoy, A. S. (2011). Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman.

Argyris, C., & Schön, D. A. (1996). Organizational learning II: theory. method and practice. Reading: Addison-Wesley.

Bagozzi, R. P., & Yi, Y. (1988). On the valuation of structural equation models. Journal of the Academy of Marketing Science, 16(1), 74-94.

Bastos, A. V. B., Gondim, S. M. G., & Loiola, E. (2004). Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. RAUSP Management Journal, 39(3), 220-230.

Bido, D., S., Godoy, A. S., Araujo, B. F. V. B., & Louback. J. C. (2010). Articulação entre as aprendizagens individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial. Revista de Administração Mackenzie, 11(2), 68-95.

Bido, D. S., Godoy, A. S., Ferreira, J. F., Kenski, J. M., & Scartezini, V. N. (2011). Examinando a relação entre aprendizagem individual, grupal e organizacional em uma instituição financeira. Revista Eletrônica de Administração, 17(1), 58-85.

Bispo, M. S., & Mello, A. S. (2012). A miopia da aprendizagem coletiva nas organizações: existe uma lente para ela? Revista de Gestão e Planejamento, 12(3), 728-745.

Chan, C. C. A. (2003). Examining the relationships between individual, team and organizational learning in an Australian Hospital. Learning in Health and Social Care, 2(4), 223-235.

Chin, W. W. (1998). The partial least squares approach to structural equation modeling. Modern Methods for Business Research, 295(2), 295-336.

Chin, W. W. (2001). PLS-Graph user’s guide. CT Bauer College of Business. University of Houston, USA.

Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. (2a ed.). New York: Psychology Press.

Correia-Lima, B. C., Loiola, E., & Leopoldino, C. B. (2017). Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com foco em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho. Organizações & Sociedade, 24(82), 509-536.

Crossan, M. M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999). An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, 24(3), 522-537.

DeFillippi, R., & Ornstein, S. (2003). Psychological perspectives underlying theories of organizational learning. In: M. Easterby & M. Lyles. Handbook of organizational learning and knowledge management (pp. 19-37) Oxford: Blackell.

Dibella, A. & Nevis, E. C. (1999). Como as organizações aprendem: uma estratégia integrada voltada para a construção da capacidade de aprendizagem. São Paulo: Educator.

Durante, D. A., Veloso, S. R., Machado, D. Q., Cabral, A. C. A., & Santos, S. M. (2019). Aprendizagem organizacional na abordagem dos estudos baseados em prática: revisão da produção científica. Revista de Administração Mackenzie, (20)2, 2019.

Edmondson, A. C. (1999). Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative Science Quarterly, 44(2), 350-383.

Edmondson, A. C. (2002). The local and variegated nature of learning in organizations: a group-level perspective. Organization Science, (13)2, 28-146.

Faqueti, M. F., Alves, J. B. M., & Steil, A. V. (2016). Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas em Ciência da Informação, 21(4), 156-179.

Faul, F., Erdfelder, E., Buchner, A., & Lang, A.G. (2009). Statistical power analyses using G*Power 3.1: Tests for correlation and regression analyses. Behavior Research Methods, 41, 1149-1160.

Fiol, C. M., & Lyles, M. A. (1985). Organizational learning. Academy of Management Review, 10(4), 803-813.

Flach, L., & Antonello, C. (2011). Organizações culturais e a aprendizagem baseada em práticas. Cadernos EBAPE.BR, 9(1),156-175.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981a). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981b). Structural equation models with unobservable variables and measurement error: Algebra and statistics. Journal of Marketing Research, 18(3), 382-388.

Friedman, V. J. (2001). The individual as agent of organizational learning. In M. Dierkes., A. B. Antal., J. Child., I. Nonaka, I. (Eds.). Handbook of organizational learning and knowledge (pp. 398-414). Oxford: Oxford University Press.

Gil, A. C. (2012). Como elaborar projetos de pesquisas. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Gefen, D., Straub, D., & Boudreau, M. C. (2000). Structural Equation Modeling and Regression: Guidelines for Research Practice. Communications of the Association for Information Systems, 4.

Gherardi, S. (2006). Organizational knowledge: the texture of workplace learning. Oxford: Blackwell Publishing.

Gherardi, S., & Nicolini, D. (2002). Learning the trade: A culture of safety in practice. Organization, 9(2),191-223.

Gherardi, S., Nicolini, D., & Odella, F. (1998). Toward a social understanding of how people learn in organizations. Management Learning, 29(3), 273-297.

Hair, J. F., Jr., Black, W. C., & Babin, B. J., Anderson R. E., & Tatham, R. L. (2006). Multivariate data analysis (6a ed.). New Jersey: Prentice Hall.

Hair, J.F., Hult, T.M., Ringle, C.M., & Sarstedt, M. (2014). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles: SAGE

Henseler, J., Ringle, C. M., & Sinkovics, R. R. (2009). The use of partial least squares path modeling in international marketing. Advances in International Marketing, 20, 277–320.

Huber, G. P. (1991). Organizational learning: the contributing processes and the literatures. Organization Science, 2(1), 88 -115.

Kim, D. H. (1993). The link between individual and organisational learning. Sloan Management Review, 37-50.

Lamas, Z. J., & Godoi, C., K. (2017). Narrativas de aprendizagem organizacional: o discurso dos gestores em uma IES. Psicologia Argumento, 25(48), 85-99.

Lawrence, T. B. Mauws, M. K., Dyck, B., & Kleysen, R. F. (2005). The politics of organizational learning: integrating power into the 4I framework. Academy of Management Review, 30(1),180-191.

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: legitimate peripheral participation. Nes York: Cambridge University.

Levitt, B., & March, J. G (1988). Organizational learning. Annual Review of Sociology, 14(1), 319-338.

Maier, G. W., Prange, C., & Rosenstiel, L. Von (2001). Psychological perspectives of organizational learning. In M. Dierkes, A. Beroin-Antal, J. Child, & I.

Nonaka (Eds.), Handbook of organizational learning and knowlegde (pp. 14-34). Boston: Oxford University Press.

March, J. G., & Simon, H. A. (1958). Organizations, New York: John Wiley and Sons.

Neves, E. O., & Steil, A. V. (2019). Medidas da aprendizagem organizacional: revisão de literatura e agenda de pesquisa. Organizações & Sociedade, 26(91),708-728.

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus.

Nunnally, J. C. (1978). Psychometric theory. (2a ed.). New York: McGraw-Hill.

Onça, S. S., Bido, D. S., & Carvalho, A. S. C. (2018). Clima e comportamentos de aprendizagem grupal. Organizações & Sociedade, 25(86), 392-412.

Pawlowsky, P. (2001). The treatment of organizational learning in management science. In M. Dierkes, A. B. Antal, J. Child & I. Nonaka (Eds.). Handbook of organizational learning and knowledge (pp. 61-88). Oxford: Oxford University.

Richardson, R. J. (1989). Pesquisa social: métodos e pesquisa. (2a. ed.). São Paulo: Atlas.

Ringle, C., Wende, S., & Will, A. (2005). Smart-PLS Versão 2.0 M3. University of Hamburg, Hamburg, Germany.

Silva, E. C. A., Vieira, A. M., Kubo, E. K. M., & Bispo, M. S. (2015). Aprendizagem organizacional no setor farmacêutico: uma análise multinível a partir da percepção dos gestores. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 14(3),1091-1118.

Simon, H. (1991). Bounded rationality and organizational learning. Organization Science, 2(1), 125-134.

Spector, J. M., & Davidsen, P. I. (2006). How can organizational learning be modeled and measured? Evaluation and Program Planning, 29(1), 63-69.

Stopford, J. M. (2003). Organizational learning as guided responses to market signals. In M. Dierkes, Antal, J. Child & I. Nonaka (Eds.). Handbook of organizational learning and knowledge. (pp. 264-281). New York: Oxford University.

Takahashi, A. R. W. (2015). Competências, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. Curitiba: InterSaberes.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.3.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)