<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.6
</line>
</par><par>
<line>
O P*ograma Residência Pedagógica (P*P) * a Formaçã* de *rofes**res de Ciência* *e Escolas
</line>
<line>
do *ampo: Retrat*s de u*a *mersão na *rática
</line>
<line>
The Pe**gogi*al Reside*cy P*ogram (*R*) and the *raining of Science T*ac*ers in Rural
</line>
<line>
Sch***s: Portrai*s of an Immersio* in Practi*e
</line>
</par><par>
<line>
Raimunda A*ves Melo
</line>
<line>
Doutora *m E*ucação pela Uni*ersidade *ed*ral do Pi**í
</line>
<line>
Profe*so*a Adjunta da *n**ersidad* Federal do Piauí
</line>
<line>
*-m*il: raimun*inhamelo@ya*oo.com.br
</line>
<line>
Ednelma d* Car*o da Cruz
</line>
<line>
Grad*ada *m E*ucaç*o do Campo *el* U*iversida*e Fe*eral do Piauí
</line>
<line>
E-*ail: ednelmacruz2020@gmail.com
</line>
<line>
*rancisco Renat* L*m*
</line>
<line>
D*ut*rand* em L**guística pela Un*v*rsid*de Estadua* de Campi**s
</line>
<line>
*estre em Letra pela Univ*rsida*e *ederal do **a*í
</line>
<line>
Pr*fessor S*bstituto d* *niversi*ade Est*dual do Pi*uí
</line>
<line>
E-m*il: fcoren*tolima@h*tmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
Endere**: Raimunda *lves Melo
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsi*a*e
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí, Ca*p*s
</line>
<line>
Unive*sitári*
</line>
<line>
*ditor-*hefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alenc**
</line>
</par><par>
<line>
Petrônio
</line>
<line>
Portela -
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
*EP:
</line>
<line>
64049-*50 - Teresina,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Pi*uí - Bra*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *dnelma do *arm* d* Cru*
</line>
<line>
Artigo receb*do em 06/01/2022. Última *ersão
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ers*d*de
</line>
<line>
Fed*ral
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí, Campus
</line>
<line>
U*iversitár*o
</line>
<line>
r**ebida e* 20/01/2*22. Apr*v*do em *1/01/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Petrônio
</line>
<line>
*ort*la -
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
64*49-550 - Teresina,
</line>
</par><par>
<line>
P*a** - Br*sil.
</line>
<line>
Avali*do pelo sist*ma T*iple Review: *esk Review *)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Francisco Renato L*ma
</line>
<line>
*el* Editor-Chefe; e b) Double Blind *eview
</line>
</par><par>
<line>
*niv*rsidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí, C*mpus
</line>
<line>
Unive*sit*rio
</line>
<line>
(avali*ção cega por dois avaliadores *a área).
</line>
</par><par>
<line>
Pet**nio
</line>
<line>
Portela -
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
64049-5*0 - **re*ina,
</line>
</par><par>
</page><line>
Piau* - *ras*l
</line>
<line>
R*v**ão: Gramat*cal, No*mativa e *e Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"S*i Velho, *eixa o Novo Entrar": O Luto d* A*o*entar, Envel*ecer, da Finitud* e ** S*x**lidade
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O Programa Res*dê*cia P*dagógic* (PRP) visa a*rimora* a formação dos acadêmicos,
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
meio de p**ticas que forta*eçam a docência em escola* p*blicas d* educação *á*i*a, através
</line>
<line>
da inclusão de práti*as de Est*g*o Curricular Superv*sionad* q*e valorizam a relação teo*ia e
</line>
<line>
*rática com* su*sídio nece*sário para * formaç*o *e p**fes*o*e* *om capa*ida*e **ra f*zer
</line>
<line>
*r*nte à* atua*s demandas *a **cola co*tempo*ânea. Di**t* disso, este *rabalho foi realizado
</line>
</par><par>
<line>
co* o objetivo de conhecer as contribu*ções do PRP para a formação d*s
</line>
<line>
professores de
</line>
</par><par>
<line>
Ciências de esco*as do c*mpo. Realizou-se pesqu*sa de abor*age* quali*a*iva, u*ilizando-se o
</line>
<line>
question**io, a *bservação *articipante * a análise documental como instrument** e técnicas
</line>
<line>
de prod*ção de dados. Os resul*ados m*straram que, mesmo *iante de desafios, os bolsista*
</line>
<line>
conseg*ira* desenvolver as ações d* referi*o programa * relacioná-*as co* os pr*ssupo*tos
</line>
<line>
formativos do Curs* de Licenciatura em *du*ação do Campo (*EdoC) e que as ações de*tro
</line>
<line>
do espaç* escolar contr*buíram para a c*nstrução de suas id**tidades como *rofessores e *ara
</line>
<line>
a aprendizagem de *a*eres d* d*cência.
</line>
<line>
Palavras-chav*: Programa *esidência Pedagó*ica. *o**ação de profess*res. En*ino de
</line>
<line>
Ciê*cias. Sa*eres docentes. Educaçã* do *a*po.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
Th* Pedagogical Res*de*cy Pr*gram (PRP) aim* to *mpro*e the tra*ni*g of students, th**ugh
</line>
<line>
prac**ces that stren*t*en teachin* in p*bl** schools of basic *d*cation, through the inclu*ion
</line>
<line>
of Super*ised Interns*ip pract*ces that va*ue *he r*latio*ship between *heory *nd practice as a
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssar* su*sid* for trainin* teache*s wit* s*ills
</line>
<line>
to face *h* cu*r*nt
</line>
<line>
de*ands
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
co*temporar* school*. Therefor*, this work was carried o*t with the o*jective *f discovering
</line>
<line>
the cont**butions of t*e PRP to t*e formation of Science teachers in r*ral school*. A
</line>
<line>
qual**at*ve approach re*earch w** *arrie* out, usin* the questionnair*, part*c*pant ob*e*va*ion
</line>
<line>
*nd do*u*ent analysis as instruments and *echniques for **ta production. Th* results sho*ed
</line>
<line>
t*at, eve* *n *he face of c*allenges, *he scholarship *ol*ers were able to develop th* act*ons of
</line>
<line>
t*e aforement*oned progr** and rel*te them t* the tr*ining assumptions of the Licen*iate
</line>
<line>
C**rse in Rural *ducat*o* (**d*C) *nd th*t *he act*ons within t*e sc*oo* *pace contr*buted
</line>
<line>
to the construction of th*ir *de*tities as teachers and for le*rning teach*ng knowledge.
</line>
<line>
Keyword*: P*da*ogi*al Residen*y P*ogr*m. **acher trainin*. S*ience teaching. Teac*ing
</line>
<line>
knowledge. Rural *du*a*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina PI, *. *9, n. *, a*t. 6, p. 110-124, *b*. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/*****ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Me*o, E. C. Cruz, F. R. Lima
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em 2018, o Ministério da Educaç** (MEC), por mei* *a *oorden*ção de
</line>
<line>
Ap*rf*iço*m**to de P*s*oal de N**el Superio* (CAPES), lançou o Progra*a Residênc**
</line>
</par><par>
<line>
Pe*a*ógi*a (PRP), destinado
</line>
<line>
a d*scentes r*gula*mente matri**lados
</line>
<line>
em cur*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
licenc*atura, a ser *ese*vo*v*do *m
</line>
<line>
escolas públi**s *e Educação Bás*c*. * propós*to de*se
</line>
</par><par>
<line>
p*ograma * apri**r*r a formaçã* *os dis**ntes de cursos de lic*nciatu*a p*r meio do
</line>
<line>
d*senvolvimento *e projetos *ue fortaleç*m * ca*po d* prática * cond*zam o licenci**d* *
</line>
<line>
exerci*ar, de forma ativa, a *elaçã* ent*e teoria e p*ática *r*fi**iona* docente (CAPES, 2018).
</line>
<line>
Se*und* a proposta do P*P, * ime*são p**nejada e si*temát**a do a**no de lic*n*ia*u*a
</line>
<line>
em ambiente escola* visa oportuniza* * v*vênc*a e * exp*ri*entação de s*tu*çõ*s conc*eta* **
</line>
</par><par>
<line>
cotidia*o escolar e
</line>
<line>
*a sa*a de aula, servindo como objeto de reflexão e de a*ticu*ação entre
</line>
</par><par>
<line>
teoria e prática. R*ssalta-se que o progra*a não se limita à promo*ão de viv*ncias em sala de
</line>
</par><par>
<line>
au*a, m** busca t*m*ém, int*ragir
</line>
<line>
c*m a pesqu*sa *c*d*mica, *isando c*ntr*b*ir
</line>
<line>
pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
superação do a*ual modelo tra*icio**l de E**á*io C**ricula* S*pervis*onado.
</line>
<line>
Trata-se de *m p*ogr*ma *ujas *ro*osições dialogam com as pondera*ões **
</line>
</par><par>
<line>
I*bernón (2011, p. 24),
</line>
<line>
*u*ndo ressa**a que "a possibili*ade de inova*ão nas institui**es
</line>
</par><par>
<line>
educ*ti*a* não p*de ser p*op*s*a sem um *ovo conceito de pr*fissio**lizaçã* *o doc*nte, que
</line>
</par><par>
<line>
dev* r*mper com *nércias e p*áticas do *as*ado assum*das pass*vame*t* c*mo
</line>
<line>
eleme*tos
</line>
</par><par>
<line>
intrín*ecos * profissão". Para o autor, a forma*ão docente d*ve *ons*itu*r-se numa a*terna*iva
</line>
<line>
e *ossibilidade de criação de espaço* d* reflexão e pa*tilha, de modo que *sses p**fiss*onais
</line>
</par><par>
<line>
aprendam *
</line>
<line>
con*iver c** a mudança, com o imp*evi*ível e c** a incerteza. *m síntese,
</line>
</par><par>
<line>
a*onta para uma f*r*ação na
</line>
<line>
pers*ect*v* *rático-r*flexiva, fundamen*ada no
</line>
<line>
prin*ípio
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
r*laç*o teoria-prát*ca.
</line>
</par><par>
<line>
E**a po*ítica educacio*al poss*i car*a horá*i* *e 440 horas, que deve ser
</line>
</par><par>
<line>
implementada
</line>
<line>
em 18 m*ses, reali*ada, pref*renc*almente, n*m* mes*a escola e *m dias
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*cuti**s e d*ve ser acomp*nhad* po* *m prof*s*or da esco*a, d*nominado preceptor, que
</line>
</par><par>
<line>
precisa ter formação * *x*eriência *a *tapa
</line>
<line>
*u componente curri*ular da habil*taçã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
res**e*te (CAPES, 2018). As**m, o *RP possui **a *in*m*ca de for*açã*-a*ão u* tant*
</line>
<line>
complex*, se com*arado a outros progra*as, sendo funda*ental qu* toda a equipe *ntegrant*
</line>
</par><par>
<line>
compree*da as su**
</line>
<line>
proposições, a f*m de
</line>
<line>
*ue se alcan*em com êxito as ex*gências
</line>
</par><par>
<line>
est*belec**as.
</line>
</par><par>
</page><line>
A orientação do residente também é realizada pelo do**nte o*ien*ado*, um professor
</line>
<line>
universitário *ue atu* no curso de licenciatura no qual o li*enc*an*o es*á ma*riculad*. O papel
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina, *. **, n.4, art. 6, *. 110-124, abr. 20** ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sa* Velho, Deixa o No*o Entrar": O Luto d* Aposentar, *nvel*ecer, da Finitu*e e da Sexu*lid*de
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
desse *rofission*l é conduzir o re*idente a *usc*r o conhecimento do c*ntexto * da **lt*ra da
</line>
<line>
es*ol*, das inter-rel*çõe* do espaço social es**lar, estimulando-o a e*pe*imentar técnicas de
</line>
<line>
ens*no, did*ticas e m*to*ologias bem co*o a*render a docência por meio da obs*rvaçã* e do
</line>
<line>
*u*ílio ** profe*s*r p*eceptor, con**rme orientação do Edi*al *apes 06/2018 (BRASIL, 20*8;
</line>
<line>
*FPI, 2018).
</line>
<line>
Conforme des**i*o *os parágr**os ant*riores, o PRP é f*rm*do por um* equipe de
</line>
<line>
p*ofis*ionais que desenvolvem as ações de forma interligadas * or*enta*as por *b*etivos
</line>
<line>
c*mu*s. Nesse aspecto, re*salta-s* * quão significat*v* é o pap*l do docente o*ientador, p*is
</line>
<line>
ele *tua como *entor das ativida*es d* e*pe*imentação, p*a*ejament*, oportunizando ao
</line>
<line>
pro*essor preceptor e aos re*id*nte*, mo*entos de fo*mação par* que p*ssam agir dentro do
</line>
</par><par>
<line>
es*aço *ormal, atendendo às *ec*ssidades *a e*cola dos alunos, possibili*ando a*anços e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
trajetória de cada envol*ido, tanto nas e*p*ri*ncias profissio*ai*, como tamb*m p*ssoais,
</line>
<line>
atravé* das v**ê**ias e das reflexões que cada *ma delas predis*õe (POLADIAN, 2014).
</line>
<line>
Nesse sentido, * PR* oportun*za que o futuro professor vivenc*e e prat*que * regênc**
</line>
<line>
de c*asse, des*n*olva in*er*enç*es pedagóg*cas pla*e*ad*s co*juntamente pelo *ocente
</line>
</par><par>
<line>
orienta*or do curso de formação, pel* p*ece*tor e ou*ros *arti*ipantes *a
</line>
<line>
escola *u* se
</line>
</par><par>
<line>
considere importante, além da *ar*i*ipa*ão em outras exp*riências com*: ge*t*o d* cot*dia**
</line>
<line>
da *ala de aul*, pla*ejamento e execuçã* de atividades, elaboraç** de planos *e aula,
</line>
</par><par>
<line>
produçã* de s***ências
</line>
<line>
d*dá*icas, projetos de en*ino e at*vidades de *val*açã* da
</line>
</par><par>
<line>
*prendi*agem *os alunos, conform* referência à legisl*ção que *undam*nta o programa.
</line>
<line>
Como pa*ceira institucional no dese*volvimen*o das ações do PRP, a *niversidade
</line>
<line>
*ede*al d* Pia*í (UFPI) aten**u, nos anos de 20*8 a 2020, 1.020 (um mil e vint*) estudante*
</line>
</par><par>
<line>
*os c*rsos de l*cenciatur*, se*do
</line>
<line>
816 (o*tocent*s e dezesseis) bolsis*as e 204 (duzento*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quat*o) **lu*tár*os. Es**s estudantes for*m ac**panhados por 102 (cento e dois) profess*res
</line>
<line>
preceptores qu* trabalham e* escolas pú*licas.
</line>
<line>
O Curso *e *icenciat*ra em **ucaçã* d* Campo/*iências da Natureza1, Ca*p*s **
</line>
</par><par>
<line>
**resi*a (PI), desenvolveu as *ções do *RP *om 25 (vinte e
</line>
<line>
cinco) a*unos, *u* cumpriram
</line>
</par><par>
<line>
440 horas, divi*id*s nas seg*in**s et*pas: ambientação na Esco*a (60 h*r*s); imersão dos
</line>
<line>
residen*es na e*cola (*20 horas); reg*n*ia ** clas*e (10* horas); avaliação, socialização dos
</line>
<line>
res*ltad*s e relatório *inal (6* horas). No tocan** ao* espaços de atu*ção dos residen*es, sete
</line>
</par><par>
<line>
1 O Curso de Licencia*ura e*
</line>
<line>
*ducação do Campo (LEdoC), vincu*a*o ao *entro *e Ciências da Educação
</line>
</par><par>
<line>
(C*E) da Unive*sidade Federal do P**uí
</line>
<line>
(UFPI) é um* ação formativa, cuja proposta pedagó*ica orienta que
</line>
</par><par>
<line>
sejam resp*itadas as especificida*es do campo, assegurand* o aten*imento a sua d*v*r***ade *oci*cultura*.
</line>
<line>
Constituído no ano de 2013, o curso destina-se à for*aç*o de educadores para as *sc*las do campo, na área de
</line>
</par><par>
<line>
Ciênci** da Natu****, t*m cará*e* reg*lar e duração **
</line>
<line>
quatro an*s, sendo *ealiza*o e* sistema de blo*os
</line>
</par><par>
<line>
semestrais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, *br. 2022
</line>
<line>
w*w*.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Melo, E. C. Cruz, F. R. Lima
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
atuaram na Esc*la Mu*icip*l Júli* Gom*s, situada no *unicípi* de *uazeiro do Piauí, oit* na
</line>
<line>
Escola Família Agríco*a So**ho, localiza*a em *eres*na, * o*t* na E*c*la Família Ag*ícola
</line>
<line>
Baixão ** Carlo*, tam**m situada em *eresina.
</line>
<line>
F*itos os esclare*imento* intro*utórios, informa-se que esta *e**uisa foi d*senvo*vida
</line>
<line>
a pa*tir d*s *eguintes questões norteado*as: ***o o PRP da UFPI contri*uiu para a formação
</line>
<line>
d* p*ofessor*s de Ciê*cias d* e**ol*s do camp*? Quais i*terfaces ent*e a pr***sta for*ativa
</line>
<line>
do PRP e as ori*ntações *urriculares da *icenc*a**ra em Educação do *ampo?
</line>
<line>
P*r* a definição des*as ques*ões, parti*-se do pressuposto *e que, pelo desenho do
</line>
</par><par>
<line>
PRP, car*cterizado nos parágrafos a*teriores, as sua* ações p*ssuem p*ten*ial para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*volv*m*nto de um* formação fundamenta*a *a artic*laçã* en*re teoria e práti*a, bem
</line>
</par><par>
<line>
como, na aproxi*ação e*tre univ*rs*dade e escola do campo. N*sse sent*do, o e*t*do
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
de*envol*ido *om vista ao alcance dos *e*ui*tes objet*vos: c*nhece* a proposta formativa do
</line>
</par><par>
<line>
P*P n* âmbito da Li*e*ciat*ra em Ed*ca*ão d* Campo identificar *s contribuições d* e
</line>
<line>
programa par* a formação dos pr*fessores de Ci*n*ias de escolas d* campo.
</line>
</par><par>
<line>
Esper*-se c*ntribuir p*ra a a**liação dos conhecimento* acerca da f*rmaçã*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pro*essores no con*exto da Educaç*o do Campo2, assim como ampliar o de*ate sobre a
</line>
<line>
impo*tância de políticas educacionais voltadas p**a o f**talecimento da formaç*o i**cial.
</line>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
Para a construção metodológica da pesquisa, partiu-se d* ab*r*age* qualitativa, c*j*
</line>
<line>
método te* com* uma de suas características a ime*são do investigador no cenári*
</line>
<line>
pesqu*s*d*, com o propó*it* de entender as situ*ções invest**adas e co*h*cer como
</line>
<line>
co*stro** a realidade onde atu*m. *egundo Minayo (2014), a pesq*isa *ualitativa
</line>
</par><par>
<line>
corresponde a *m con*unto de
</line>
<line>
*rocedi*entos
</line>
<line>
utilizados pelo pesquisador, com
</line>
<line>
vistas a
</line>
</par><par>
<line>
compreender os signi*icados, os valores, a* crença* e a* atitu*e* *os *uje*tos investigados.
</line>
<line>
Utilizou-se com* inst*umentos e t*cni*as *e *rodução de dados o questioná*io, a
</line>
</par><par>
<line>
*b*er*ação **rt*cipante a aná*ise d**umenta*. O questi*ná*io foi *laborado a partir das e
</line>
<line>
*r**ntações de Gil (20*9, p. 1*7), que o cara*teriza como "técnica de in*es*ig*ção composta
</line>
</par><par>
<line>
por um
</line>
<line>
con*unto de qu*stões que s*o submetidas a pessoas com
</line>
<line>
o pro*ósit* de obt*r
</line>
</par><par>
<line>
in*ormações sob** conheci*ent*s, crenças, sent*mentos, valores, *nteresses, ex*ectati*as,
</line>
</par><par>
</page><line>
2 Segu**o Fernand*s (2008), a Educação do C*mpo u*a c*n*epçã* qu* pode provocar tra*sforma**es no *
</line>
<line>
cenári* *a educação bras*le*ra, v*st* que c*mpr*end* o resgate *o es*aço camponês n*o ap*nas como ambie*te
</line>
<line>
*e escolarizaçã*, mas como t*rritório de r*l*ções sociais, d* cultura, de produçã*, de rel*ção com a nature*a,
</line>
<line>
enfim, como territó**o de vid*.
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. *9, n.4, a*t. 6, p. *10-124, *br. 2022 www*.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velh*, D*ixa * Nov* *ntra*": O L*to d* Aposentar, *nve*hecer, ** Finit*de e da Sexua*idade
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
as*i**ções, temores, com***tame*to presen** ou passado *tc.". A aplicação dess* instr*me*t*
</line>
<line>
ocorre* n* *ase final *o PRP, busc*ndo analis*r as contribuições do progra*a para *
</line>
<line>
formação **s prof*ss*res de Ciências que *tuar*o em e*colas do camp*.
</line>
<line>
Al*m do questionário, *ambém foi realiza** a observação parti*ipante, "u*a estr*tégia
</line>
</par><par>
<line>
que *ombina
</line>
<line>
ao mesmo *empo a particip**ão ativa com os *ujei*o* * a ob*e*v**ão i*ten***a
</line>
</par><par>
<line>
em ambientes na*urais" (MOREIRA, 2002, p. 52). O **ocedimento oco*reu durante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*umprimen*o da car*a horária de *mersão na escola, quando f*ram observad**
</line>
<line>
as atividades
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vidas pelos residentes d* PRP.
</line>
</par><par>
<line>
* *enário *a pesquisa foi a Esco*a Municipal Júlio Gomes, *spaço no qual se*e
</line>
<line>
re*idente* desenvolveram *s **ões do PRP. A r*ferida instituição l*caliza-se no povoado
</line>
<line>
Ipueira do Brasão (Croatás), si*u*do a 13 km da sede *o município d* *u*ze*ro do **auí. No
</line>
</par><par>
<line>
ano de 2019, aten*ia * 208 crianças e adolescent*s mat*iculados
</line>
<line>
na *ducaçã* I*fantil e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Ensino Fundamenta* (1º *o 9 ano).
</line>
</par><par>
<line>
Os inte*lo*u*ores da pe*quisa foram s**e acad**i*os do Curso de *icenciatura em
</line>
</par><par>
<line>
Educação *o *amp* (LEdoC) ** UFPI, Campus de Teresina (PI), que d*sen*olver*m as
</line>
</par><par>
<line>
a*ões do **P *m turmas do
</line>
<line>
6° ao 9° ano do Ensino Fundamen*a*, especifi*ament*,
</line>
</par><par>
<line>
t*abalhan*o *om o compo*ente
</line>
<line>
curric*lar Ciênc*as Natura*s. Para preservação de *uas
</line>
</par><par>
<line>
****tidades, *oram identif*cad*s n* texto como: Residente *1, Resi**nte 02, Residente 03,
</line>
<line>
Resident* 04, Residente 05, Resident* *6 e Resi*ente 07.
</line>
</par><par>
<line>
**b*r* o PRP tenha si*o desenv*lvido *m *ma *s*ola do ca**o, situada
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mun*cí*io de Jua*eiro do Piauí, apenas uma resi*ent* era mu*í*ip* dessa cidade. Tal *a*o
</line>
<line>
ocorreu p*rque os estud**tes da L*doC são o***inários de di*e**nte* *uga*es, fato que
</line>
</par><par>
<line>
dific*lt* a organizaç*o de
</line>
<line>
turmas do r*ferido programa. Por essa r**ão, esco*h*u-se
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
m*nicípio central, que recebeu *studantes das municipalidades *i*uadas no e*torno. Todo* os
</line>
<line>
pesquisado* estão na fai** etária de 18 a 25 *nos e são jovens q*e e*tão c*ncluindo o Ensino
</line>
<line>
Superior.
</line>
<line>
3 R*S*LTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Residência ped*gógic* e formação de p*o**ssores do camp*
</line>
<line>
O P*P cont**p*a um amplo *onjunto *e atividad* que são **sen*o*vidas ao long* de
</line>
</par><par>
<line>
1* (de*oito meses), entre el**: um seminário de in*rodução ao
</line>
<line>
progr*ma,
</line>
<line>
destinado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
realiz*çã* de estudos t*óric*s sobre formação
</line>
<line>
*e p*ofessores; um curso de formaç*o para
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, p. 110-124, abr. 2022
</line>
<line>
w*w4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Melo, E. C. Cruz, F. R. Lima
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
p*ofessores *recept**es, objetivando formá-los p*ra * desenvolvime*t* das a*õe* proposta*;
</line>
</par><par>
<line>
realiz*ção
</line>
<line>
de reuniõ*s *ara apres**taçã* nas escola* conveniad*s; *labor*ção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
planejamento c*letivo; est*do do Projet* Pol*tico-Pedagógico (PPP) da escola-campo;
</line>
</par><par>
<line>
prod*ção *o diagnóstico da escola;
</line>
<line>
desenvolvimento de *tividade* d* ações de *o*itoria,
</line>
</par><par>
<line>
a*ividades com*lementare* *o âmbito *s*olar; *egência em sa*a de aula; entr* outras.
</line>
<line>
A*ém disso, cada núcleo do PRP r*aliza encontros p*ese*ci*is quinzenalmente c*m os
</line>
</par><par>
<line>
res*de*te* e p*eceptores, para a realização *e *st*dos comp*ementares e planejame*to
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ati*i*ades decorre*te* das dema*das da R**idência, *u* se voltam ao *mbito acadêmico para
</line>
</par><par>
<line>
**álise na
</line>
<line>
per*pectiva dos co*ponen*es c*rriculares.
</line>
<line>
Nessas ocasiõ*s, *s part*cip*ntes são
</line>
</par><par>
<line>
estim*lad*s a compartil*arem s**s ex*e***ncia*, vis*n*o à cr*ação de
</line>
<line>
uma rede
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*prend*zagem colaborativa.
</line>
</par><par>
<line>
Após a realização do sem*nári* de *ntrodução ao Pr*grama e * formaç*o do*
</line>
<line>
pr*ceptores, os residen*es des*ocam-se até a escola conveniada, a fim de c*nhecer o ambiente
</line>
</par><par>
<line>
onde desenvo*verã* *s atividades. A respeito desse p*ocesso, uma
</line>
<line>
das residentes informou
</line>
</par><par>
<line>
que:
</line>
</par><par>
<line>
Desde o iníc*o do programa f*ram vi*enc*adas **pe*iên**as que ti*eram fina*idade
</line>
<line>
preparatória, justamente para que os residentes ch*gassem à esco**-camp*
</line>
<line>
conscientes d* seu papel perante o programa, pera*te a es**la e toda a c*muni*ade
</line>
<line>
es**lar. C*nhecer o programa a *ual estávamo* sendo inseridos foi a primeir* **refa
</line>
<line>
os resi**ntes, pois mesmo conhecend* o *dital * a propos*a p*incipal foi necessário
</line>
</par><par>
<line>
*profundamento sobre os
</line>
<line>
princípi*s nortead*res d* *xecução da prop*sta.
</line>
</par><par>
<line>
(RESIDENTE 06)
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, for*m iniciada* as atividades para * cumprimento da* et**as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ambienta*ão e imersão dos resid*ntes n* esco*a-camp* na Unidade Escolar Júli* G*mes. De
</line>
<line>
início, os resid*ntes observaram os espaços da *sc*la e da comun*dade, a f*m de conhecerem
</line>
<line>
o amb*en** e situare*-se *elhor para *odere* realizar as atividades pr*s*ri*as no p*an* geral
</line>
</par><par>
<line>
de ati*idades. Nessa
</line>
<line>
etap* *o PR*, o* licencian*os t*veram a
</line>
<line>
opor*unidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
compreend*rem * estrutura es*olar, c*n*ecerem a realidade so*ioc*ltural, terem contato com
</line>
<line>
a com*nida*e, i*cluindo *ais, funcion*rios e estudan*es, *onf*rme orient*m S*r*iva e *antos
</line>
<line>
(2015).
</line>
</par><par>
<line>
Uma das primeiras *ti*ida*es re*l*zadas p*los licenci*ndos foi a *rodução
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*iagnóstic* *a Escola Munic*pal Júlio Gomes, con*endo dados *ela**onados aos rendimentos
</line>
<line>
e*colares * *m resgate *a *is*ória da *s*ola. *sse estudo perm*tiu uma visão ampliada dos
</line>
<line>
aspectos qu* com*õem não só a estrutura f***ca, m*s tam*ém as caracterí*t*ca* do corpo
</line>
</par><par>
<line>
docente, dos alunos, a identificação
</line>
<line>
d* a*gumas fragilidades, nas qua*s, posterior*ente, *oi
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.4, art. 6, *. 110-12*, abr. 2*22
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai **lho, D*ixa o No*o *nt*a*": O Luto *o Apo*enta*, Envelhecer, da Finitud* * da Sex*a*idade
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
pos*ível faz*r intervenç*es. A esse re*peito, Pimenta (1997) argume*ta que c*nhe*er o
</line>
<line>
ambi*nte es*ol*r e local é *elevante, uma ve* que os currículos dis*anci*dos da r*alidade das
</line>
</par><par>
<line>
esc*las não dão conta de
</line>
<line>
capta* as cont**diçõ*s pr*sentes na prátic* *ocial de educar,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo m*ito po*c* para uma educação com qu**idade social*ente referenciada. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
sentido, conhecer
</line>
<line>
*em o cenári* *scolar e as car*ct**ísticas dos
</line>
<line>
dife*entes membros
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*om*ni**de * cond*ção *asi*ar para * suce**o da práti*a *du*ativa.
</line>
<line>
Nessa et*pa *amb*m se desenvol*eu o estudo do PPP da escol*, objetivand*
</line>
</par><par>
<line>
conhe*er suas prop*s*ções, or*anizar as ativida*e* do PRP e relacioná-la* a*s objet*vos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
doc*mento esp*cífi**
</line>
<line>
da e*co*a. O P*P ** uma instituição d* educação deve ser * marco
</line>
</par><par>
<line>
orient*dor do p*ocesso edu**tivo, composto por um conju*to de *ções *ntenc*onai*,
</line>
<line>
construídas colet*v*mente, a parti* *o engajame*to *os diferente* mem*r*s da **munid*de
</line>
</par><par>
<line>
escolar. Trata-se
</line>
<line>
de um projeto *olítico, pois,
</line>
<line>
*onfor*e *e*ga (2013, p. 13), está
</line>
</par><par>
<line>
"*nti**me*te articulado ao compromisso so*iopolítico com o* interesses rea** e cole*ivos da
</line>
<line>
popu*aç*o majoritária. * polí*ico no s*ntido de comprom*ss* com a formação *o cid**ão p*ra
</line>
<line>
um tip* de socied*de".
</line>
<line>
A f**e se*uinte foi a real*zação do plane**mento esco*ar anual, uma das etapas mais
</line>
</par><par>
<line>
si*nific*ti*as da *prendizag*m
</line>
<line>
da *ocência, poi* visa assegu*ar a racionalizaç*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organ*zação * a c**rdenação do trab*lh* *ocen*e, de modo que a p**visão das açõ*s docentes
</line>
<line>
possibili*e a rea*ização d* um ensino de *ualidade, *vitando a* improvisaç*es e s*le*iona*do
</line>
<line>
obje*ivo*, *ont*ú*os * métodos, a *art*r de consider*ção das exigências postas pela realidad*
</line>
</par><par>
<line>
soci*l, do
</line>
<line>
nível de preparo e das cond*çõe* **cioculturai* e individuais dos alunos
</line>
</par><par>
<line>
(LIBÂNEO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
No processo
</line>
<line>
de planej*mento, um imp*rtan*e
</line>
<line>
asp*c*o f*i a articulaçã* da equipe
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
PRP co* * gestã* escol*r,
</line>
<line>
poi* conhecendo a realidade
</line>
<line>
es*olar * local be* *omo as
</line>
</par><par>
<line>
proposições do *rogr*ma, ficou
</line>
<line>
cl*ra * necessidade
</line>
<line>
de algum*s adaptações *ara *ue os
</line>
</par><par>
<line>
*esidentes pudess*m *esenvolver as ações, r*spei*ando as exig*ncias da esco**-campo e da
</line>
</par><par>
<line>
IES. Em seu artigo **, as D*retrizes C*rri*ulares N*cionais
</line>
<line>
da *ducação do Cam*o
</line>
</par><par>
<line>
(*RASIL, 2*02) *rientam que, na *orm*çã*
</line>
<line>
d* pr*fessores d*s escolas *o c*mpo, *eja
</line>
</par><par>
<line>
ob*er*a*o o respeito
</line>
<line>
à
</line>
<line>
diversidade e ao protag*ni**o do* e*tudantes, dos edu*adores, da
</line>
</par><par>
</page><line>
*estão e*colar e das comunidades camponesas.
</line>
<line>
Após a et*pa de planejamento, *s residentes come*aram a se de*l*car *e*analmente
</line>
<line>
para * *sco*a-c*mpo, *umprindo car*a ho*ária de ** horas s**a*ais. Nos questionários, eles
</line>
<line>
afirmam que a imersão na e**ola foi a aç*o mai* releva*te, traduzindo-*e como opo*tu*ida**
</line>
<line>
de ampli*ção de co**ecimentos. Sobre essa questã*, a Residente 03 afi*ma que, "a partir de
</line>
<line>
Rev. *SA, T*r*sina PI, v. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, abr. 2022 www4.**a*et.com.*r/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Melo, *. C. Cru*, F. R. Lima
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
obse***çã*, da anál*se * vivên*ia presencial *m sal* *e aula fo* possível form*r co**eit*s
</line>
</par><par>
<line>
*onc*etos sobre a docência e estabelec*r um* re*aç*o com a e**o**
</line>
<line>
e *s estudantes".
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Formosinho (2*0*, *. *9), "* n* confro*to com a *rática educativa q*e ocorrem as
</line>
<line>
s*tu*ções de aprendizagem mais signi*icativas, uma vez que *s docentes perc*b*m a *elação
</line>
<line>
teori* e prática".
</line>
</par><par>
<line>
Durante * fase
</line>
<line>
da regê*cia, os *esidente* *nformaram que *i*eram
</line>
<line>
*
</line>
<line>
opo*tunidade d*
</line>
</par><par>
<line>
*e*envolver
</line>
<line>
vá*ias ações e *tiv*d*de* educativ**, como jo*os e proj*to* didáticos, nu*a
</line>
</par><par>
<line>
tentat*va d*, seg*ndo Imbe*nón (2011, p. 07),
</line>
<line>
[...] abandonar a c*ncepção pr*dominante no *éc*lo XIX d* mera transmis*ão do
</line>
</par><par>
<line>
c*nheci*en*o a*adêmi*o, de onde ** fato pro*ém, que se tor*ou inteiramente e
</line>
<line>
obsol*ta *ara a edu*ação d*s futu*os c*dadãos em *ma s*ciedade de*ocr*tica:
</line>
<line>
*l*ral, *a**ic*pati*a, **lid*ria, integ**do*a.
</line>
<line>
Ao relatarem sobre * d*senvolv**ento d*s jogo* *o ensino de Ciências, *firmaram q*e
</line>
</par><par>
<line>
essa estr*tégia é capaz
</line>
<line>
de *aci**tar a aprendizagem
</line>
<line>
de conceitos pel*s e**udantes e de
</line>
</par><par>
<line>
fav*recer * sociali*ação em sala *e aula. A respeito dessa ex**r*ência, a Re*idente 04 afi*ma
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
Romper c*m as co*cepções de uma escol* transm*s*ora * selecionadora não é uma
</line>
</par><par>
<line>
*are*a fác*l e por ve*es é d*sag*adáv*l, quando esta não *emonstra um in*eres*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
não oferec* s*por*e para que tai* id*ias sejam efeti*adas; t**b** é uma forma de
</line>
<line>
pôr em *xercício diálogo *obre * quan*o essas atividades pod*m ser *ealizadas de
</line>
<line>
uma forma *imples e, ao mesmo *e*po, trazer r*sul*ados. (R*SID*NTE 04)
</line>
<line>
A r*speito de*sa questão, Melo (20*8) discorre que, numa pers*ecti*a pedagógica, os
</line>
<line>
j*gos funcionam como u* dispositiv* q*e contr*bui p*ra a ampl*ação d* interesse do*
</line>
<line>
estuda*tes pela *prendizagem dos c*nteú*os, pod*ndo ser utilizad* pelos profess**es com
</line>
</par><par>
<line>
essa finali*ade. Acrescenta que
</line>
<line>
tam*ém pe*mit* aos professores observar e compreender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realidade dos estudant*s, a form* como apr*n*em, como se relacionam e d*se*volvem
</line>
<line>
*ituaçõ*s de en*i*o mais a**quadas para o *tendimen*o *esses.
</line>
<line>
Os *esidentes inf*rmaram que durante a et**a d* re*ência desenvo**eram alguns
</line>
<line>
pr*jetos d*dát*cos que *ortaleceram os vínculos *ntr* as eq*i*es do *R* e a *scola. O Quadro
</line>
<line>
0* contempla uma síntese do* *ro*etos dese*volvi*os e *eus objetivos.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresin*, v. 19, *.4, art. *, p. 110-124, abr. *02*
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Ve*ho, Dei*a o N*vo Entrar": O L*to d* Apos*n*ar, Envelhecer, da Finitude e da S*xualidade
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
Quadro *1 - Pr*jetos didátic*s desenvolvidos pelos res*de*tes
</line>
</par><par>
<line>
PROJETO
</line>
<line>
OBJETIVO
</line>
</par><par>
<line>
*AISAGISMO NA ESCOL*
</line>
<line>
Transformar espa*o* não utilizad*s e* um jardim, mel*or*ndo a interaç*o *os *stu*a**es * a socia*izaç*o de conhecimento, usando técn*ca* de paisag*sm* e jardinagem.
</line>
</par><par>
<line>
HORTA ***O**R
</line>
<line>
Opo*t*nizar a*s a*unos a*rend*zagens sobre * *ul*iv* *e v*rduras e legu*es, po*si*ilita*do a adoção de uma vid* mais saud*vel e melhoria *a merenda escolar.
</line>
</par><par>
<line>
*EIRA DE C*ÊNC*AS
</line>
<line>
C*ntribuir para a aprendizagem de conce*tos científicos, incentivando a *nova*ã* e o desenvol*imento *e habi*idad*s cognitiv**.
</line>
</par><par>
<line>
EDUCAR SEM PRECONCEI*O
</line>
<line>
Conscientiz*r sobre a *mportância de resp*itar o próximo perante as dif*renças e *s *a*ticularid*des.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *laborado pe*os pesqui*a*ores (2020)
</line>
<line>
Os resid*ntes destaca*am que *ecidiram pelos *rojet*s d*d*ti*os a **r**r da
</line>
<line>
compreensã* de que esses pos*ibilit*m contex*u**izar os conteúdos e estim*lam a autonomia
</line>
<line>
dos estu*antes *ur*nte todo o processo de ensino e aprendizagem, levando em co*s*deração
</line>
<line>
o* seu* sab*res e s*a* ex*eriênc*as.
</line>
<line>
Os projetos didático* pro*orci**am aprendi*ados *ign*fic*tivos pela art*culação entre
</line>
<line>
teor*a * prática, reflexão e ação. Alé* de serem imp*rtantes *a** a apre*diza*em dos
</line>
<line>
conheciment*s esc**ares, tam*** incentivam *s es*udantes a pe*quisarem e se torna*em mais
</line>
<line>
ativos em seu proc*sso de aprendizage*. S*bre a Pedagogia de Projet*s, Leite (1996, p. 04)
</line>
<line>
*isco*re q*e ela "pe*mite aos alunos *nalisar os problemas, as si**a*õ*s * os aconteci*ento*
</line>
<line>
**ntro *e um cont*xto e em *ua glo*alid*de, ut*l*zan*o, pa*a isso, os conhecimentos presentes
</line>
<line>
**s disciplinas e sua exper**ncia sociocultural".
</line>
<line>
Através da análise dos questionários, *l*bor*u-se o Quadro 02, que contempla u*a
</line>
</par><par>
<line>
caracteri*ação *os sab*re* *ocente* propost*s po* Tar*if (2014) e a s*nt*se
</line>
<line>
dos saberes
</line>
</par><par>
<line>
**reendidos pelo* residentes durante as vivência* no PRP.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro 02 - Saberes elaborad*s pel*s ***identes
</line>
</par><par>
<line>
SABERES DA *OCÊNCIA
</line>
<line>
*ARACTER*ZAÇÃO, SEG*ND* TARDIF
</line>
<line>
S*NTES* DOS POSISIONAM*NTOS DOS INTERLOCUTORE*
</line>
</par><par>
<line>
SABER*S PROFI*SI*NA*S
</line>
<line>
Conj*nto d* saber*s transmitidos p*las instit*i*ões de formação de p**fessores.
</line>
<line>
Através das experiências v**ida*, foi possív*l r**acionar as te*rias tr**alhadas no período da grad*a**o durante *s prática* propostas *e*o PRP.
</line>
</par><par>
<line>
SABERES DISCIPLINARES
</line>
<line>
São saber*s que correspondem aos di*erso* campos d* **nhec*mento (das disciplinas) e emer*em da t*adição cultural.
</line>
<line>
As ações do PRP agre*aram mais conhecimen*os. Duran** a regência foi neces*ário aprof*nd*r os conteúdos a serem ministrados, já q*e **o foi pos*ível fa*e* *sso *urante a gr*duaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
SABERES CURRICULARES
</line>
<line>
São s*beres ob*id** po* meio d*s programas escolares e expe*iências de
</line>
<line>
**ra*és das aç*es do PRP, reali*ou-se o *st*do do PPP d* e*cola, da BN*C * d*s proposiç*es dos livros didático*, *mpl*ando os saberes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 19, n. *, *r*. 6, p. 1**-1*4, abr. *022
</line>
<line>
*ww4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Melo, *. C. Cruz, F. R. Li*a
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
t*abalho co*idia*o.
</line>
<line>
curricula*es e a form* de executá-l*s.
</line>
</par><par>
<line>
S*BERES DA EXPERIÊNCIA
</line>
<line>
São sa*eres pro**zidos no exerc*c*o cotidiano da profiss*o, consid**ados pelos próp*ios professores como a base do sabe*- ensinar.
</line>
<line>
A* ações ** PRP favo*eceram * adoç*o ** novas metodolog*as, me*hor*s fo*mas de relac*o*a* os conhecimentos e*colar** c*m os saberes culturais dos alunos, assim como aprofu*damento de *ont*údos específic*s *a ár** ci*n*ias da *atureza.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado p*los pesquisadores (2020)
</line>
<line>
É válid* ressa*tar que, po* c**t*mp*a* a*ividades de estudos teó**cos * práti*os
</line>
</par><par>
<line>
(minis*rar aulas, p*anejar, *valia*, participar de *euniões, entre
</line>
<line>
outras), os i*terlocu*ores
</line>
</par><par>
<line>
a*irmam que um dos pr*ncipais supo*tes pa*a * elabo*açã* ** saberes profi*sionais for*m os
</line>
</par><par>
<line>
encont*os formativos quinz*nais, cuj*
</line>
<line>
objetiv* também era
</line>
<line>
orient*r e socializar as
</line>
</par><par>
<line>
experi*nci*s dos residen*es, am*liando as *os*ib*li*ades de aprendizagem da doc*ncia.
</line>
</par><par>
<line>
Em *eus depoim*ntos, tam*ém afirmam q*e as ações do *RP se constituíram
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
oportunidades *e art*culação e d* estreitamen*o de ví*culo* com os dife**ntes m*mbros da
</line>
</par><par>
<line>
co*unidade *sc**ar, assi* como par*
</line>
<line>
a elabora*ão de saberes. A r**peito dessas
</line>
</par><par>
<line>
contri**ições, uma das residentes escrev*u que:
</line>
<line>
* estudo *ara adoç*o de nov*s m**odolo*ias, melhores *o*ma* de **lacionar com os
</line>
<line>
aluno*, co*egas de t*abalho: p*eceptora, *esidente* e a comunidade escolar da escola-
</line>
<line>
campo, apr*fundame**o de conteúdos esp*cí*icos de ciê*cias e nã* posso d* deix*r
</line>
<line>
de evidenciar *s re**ções *ons*ru*das a* *ongo do cumprimento d* *rograma, que
</line>
<line>
foram quem *ossibili*ou a r**liza*ão do me**o. (RE*IDENTE 01)
</line>
<line>
Os residentes re**taram a signific*tiv* con*rib*ição que a vivência de regência lhes
</line>
<line>
*roporcion**am, principa*mente, ** ap*of***amento dos *ont*údos, aprendizagem *e *ovas
</line>
</par><par>
<line>
metodologias, t**tat*vas d* *stabe*ecer um* r*lação entre teoria e
</line>
<line>
prátic*. *ann*ti (2015, p.
</line>
</par><par>
<line>
8433), ao pesquisar a relaçã* *eo*ia * práti*a em u* P*P, i**ntificou *om* asp*ctos p*si*ivos
</line>
<line>
a cap*c*dade d*s res*dentes "de arti**lar teori* e prática e *o grau de fu*damentação t*órica
</line>
</par><par>
<line>
d*s argumentos, o *ue *ão o*orreu nos aspectos rel*tivos à fund**entação das
</line>
<line>
aç***
</line>
</par><par>
<line>
realizadas fora da *esidênc*a".
</line>
</par><par>
<line>
Os pesquisad** também de*t*c*r*m que o P*P *ossibi*i*ou não *pena* o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento da
</line>
<line>
*rof**são e a *laboração de *aberes da docência, mas também, *uscitou
</line>
</par><par>
<line>
reflexões cons*an*es sobre os desafios *ivencia**s pel** professores *a Educaçã* Bás*ca
</line>
<line>
Públ*ca, sobretudo, *s qu* leci**a* em escol*s do *ampo, *ntre eles, os de*locamentos
</line>
</par><par>
<line>
semanais, a falta
</line>
<line>
*e ac*lhim*nto de a*guns professor*s, a distân*ia
</line>
<line>
de c*sa dois
</line>
<line>
dia*
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
semana ** ma*s, *onfo*me refere * R*sid*nte 0*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. *9, n.4, *rt. 6, p. 110-124, abr. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Ve*ho, Deixa o *o*o Entrar": O Luto do **ose*tar, *nvelhecer, *a Fi*itude * da Sexualidade
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
A distância, em vista que sou de *utro município, en*ão me desloco de motocicleta
</line>
<line>
por cerca de 2 horas d* viag*m; a resi*tência por pa*te *o professor titula* da
</line>
</par><par>
<line>
dis*iplina que não dá auton**ia pa*a o uso de difere*tes metodolog*a* e
</line>
<line>
nem no
</line>
</par><par>
<line>
*reparo das avalia*ões; * acúmulo de ativid*des do T*mpo Comunidade com outras
</line>
<line>
ativida*e da RP, estági* ** e até ativ*dad*s profissio*ais (trabalho), algo qu*
</line>
<line>
t**bém é in*ispen**vel (trab*lho) já que *or co**a do* custos al*o c**
</line>
<line>
deslocamento, alimen*ação, *iagens a Teresina par* reunião * bolsa a*aba *ue sendo
</line>
<line>
insuficien** pa*a a demanda. (RESIDENTE 02)
</line>
<line>
Informaram ainda que, por muitas vezes, ti*eram que ser re*istentes para lidar co*
</line>
</par><par>
<line>
essas adve*sidades, tendo q*e co*ta* com o apoio e * compreensão da
</line>
<line>
equipe escolar e da
</line>
</par><par>
<line>
família, já q*e os custos financeiros de desloca**nto e de hosped**em, à* *ez*s,
</line>
<line>
ultra*assavam o valor d* bo*sa do **P. S*m dúvidas, a *ificuld**e no d*slo*a*e*to f*i a*go
</line>
<line>
mui*o m*r*ante e *xigiu dos residentes esforços pa*a cumprirem *oda a ca*ga horária, u*a vez
</line>
<line>
que t*dos residiam em outros munic*pi*s. Além dessas d*fic*lda*e*, re**altam o f*to *e terem
</line>
<line>
qu* cumpri* simulta*eamente as aç*es do PRP * os traba*h*s do TC da LEdo*.
</line>
<line>
Sobre essas dif*culda**s, enfatiza*am que, e*bora esses desafios cause* d*r*s e
</line>
</par><par>
<line>
desc*nfortos, t*mbém são oportunid**es *e aqui*iç*o *e conhecimentos *
</line>
<line>
ex*eriên**as
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
se*virão d* suporte par* a vi** e para o trabalho. E*ses
</line>
<line>
desafios *ambé* amp**am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacid*de de ref*e*ir *riticam*nt* s*bre a re*lidade d*s
</line>
<line>
povos *amp*neses e *obre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualidade das políticas ed*cac*onais disp*nibi*iz*d*s para a* e*co*as.
</line>
<line>
É v*lido r*ssaltar que as contribuições do PRP na Unidade Escolar Júli* G*mes nã*
</line>
<line>
ficaram *estritas ap*nas à apr*ndizagem da docência por part* *os resi*entes, m*s também
</line>
<line>
fa***e*eram a a*rendizagem *os est*dantes no comp*nente cur*icular Ciências, conf*rme
</line>
<line>
ilust*a*ões do Gráfico 01.
</line>
<line>
Gráfico *1 - Estudant*s aba*xo da média
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Acervo d* Prec*pto*a d* Programa Residência Pedagógica (2020)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres**a P*, v. 19, n. 4, art. 6, p. 110-1*4, abr. 2*22
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Melo, E. C. Cr*z, F. R. L*ma
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
An*liti*ame*te, percebe-se q** o PR* te*e um *mpact* posi*iv* nos *ndic*s de
</line>
<line>
desempenho escol**, se comparado ao ano an*erior. *o ano *e 2018, a esc**a chegou * faz*r
</line>
<line>
**cupe*ação mens*l *o* *proxi*adam**te 5* (cin*uenta) alunos. Em 2*19, com a pr*sença
</line>
<line>
d*s *esiden*es d* PRP, o núm*r* de estudant** com rendi*e*to *ime*tral abaixo da média
</line>
<line>
caiu par* 1* (do*e) a*unos. E*se é um fa*o il*strativo que não *e pode de*xar de me*cionar.
</line>
<line>
O Prog*ama R*si*ência Pedagógic* propôs-se a contri**ir p*ra a melhoria da
</line>
<line>
qualidade d* fo**ação *nicial de professores, te*do c**o princípio orien*ador a articulaç*o
</line>
</par><par>
<line>
entre a teori* e a prática. *essa f*rma, em**ra com dif*culdades,
</line>
<line>
const*tui*-se como um
</line>
</par><par>
<line>
*spa** mui** rico e amplo de pos*ibilid*des
</line>
<line>
*e formaç*o e apr*n*izagem *** *aberes da
</line>
</par><par>
<line>
docê*cia.
</line>
</par><par>
<line>
4 CON*IDER*Ç*ES FINA**
</line>
</par><par>
<line>
Esta p*squisa t*ve como objetivo geral conhecer as contri*uições *o PR* pa** a
</line>
</par><par>
<line>
*ormação de profess*r*s de Ciências de escolas do campo. Partindo
</line>
<line>
desse pressuposto,
</line>
</par><par>
<line>
inicialm*nte, b*s*o*-se conh**e* a propos*a f*rm*t*v* do referid* Programa, evidenciando
</line>
<line>
aproximações e distanci*mentos *o* as proposições da LEdoC/*FPI. Além diss*, des**e*eu-
</line>
<line>
se como o*orr*u a imersão do* *esid*n*es nas atividade* *a *s*ola-c*mpo, enfatizando a*
</line>
</par><par>
<line>
vivên*ias proporci*nad*s pelo PR* e
</line>
<line>
ident*ficando su*s contr*buições *ara o
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
formativo dos a*adêm*cos.
</line>
</par><par>
<line>
Ao estuda* o **senvo*vimento do PRP no *unicípio de J*azeiro do Piauí, percebeu-*e
</line>
<line>
qu* se trata de um pro*ram* am*lo, confi*urado como um es*aço de for*aç*o pa*a docente*
</line>
<line>
re*ul*rmente matriculados e* cur*os de *icenci*t*ra, e carrega em sua propost* a inclus*o d*
</line>
</par><par>
<line>
um no*o *odelo de Estági* Curricul*r Supervision*do Ob*igatório, funcionan*o como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
tent*tiva de queb*a de par*digmas de modelo* que tra*icio*almente *az*m par*e do percurso
</line>
<line>
***dêmico dos d*scent*s.
</line>
<line>
A resp*ito da conf*guração do PRP no ate*dime*to de **tudantes *o Cur*o da LEdoC/UFPI,
</line>
<line>
notou-se a*gum*s dificul*a*es que *rec*s*m s*r reto*adas para que pos*a* integrar o modelo
</line>
<line>
*ducat*vo proposto pela Educaç*o do *ampo, de mo*o a res*eitar a* especific*dades dos
</line>
<line>
*ovos do ca*po. Isso impli*a uma constante avaliação d* resulta*os * a previsão de *etas
</line>
<line>
que quali*iquem continuamente o processo formativo.
</line>
<line>
Port*nto, a imersão dos resident*s na escola-campo para a ap*endizagem da docência
</line>
<line>
mo*tra uma série d* p*ssibilidad*s **e deixam visíveis a re*evância *as atividades re*l*zad**
</line>
</par><par>
<line>
dentro
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
esp*ço educa*ivo escolar e como e*sas práticas *on*rib**m pa*a *
</line>
<line>
a*r***izagem
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresi*a, *. 19, n.4, art. 6, p. 110-*24, abr. 2*22
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.b*/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
"Sai Velh*, Deixa o No*o *n*rar": O *uto d* Ap*senta*, Envelh*cer, d* *ini*ude e da Sexualida**
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
p**fissional d* do*ênc**.
</line>
</par><par>
<line>
RE**RÊNCIAS
</line>
<line>
BRASIL. *dital CAPES 0*/2*18 *ue di*põ* sob*e a Residência P*dagó*ica. 20*8.
</line>
<line>
*i*po*ível em: http*://www.capes.gov.br/images/stori*s/do*nload/editais/*1032*18-Edital-
</line>
<line>
6-2018-Residencia-peda*ogica.*df. Acess* em: *0 maio 2018.
</line>
<line>
BRASIL. Cons*lh* Nacional de Educaçã*. Câmara de Edu*ação Básica. Resolução
</line>
</par><par>
<line>
*NE/CEB 1/*0*2: Institui Diretriz*s Operaciona*s *ara a *ducação
</line>
<line>
Básic* nas Esc**as do
</line>
</par><par>
<line>
*am*o. Diário O*ic*al da *n*ão, B*as*lia, 9 de abril de *0*2. S**ão 1, p. 32.
</line>
<line>
C**ES. C**rdenação de Ap*rfeiçoa*en** de Pess*al de N*vel Su*erior. Edital 06: Chamada
</line>
</par><par>
<line>
Pública para
</line>
<line>
apresentação
</line>
<line>
de propo*ta* no â***to do P*ograma de Residênc*a **dagó*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
*rasíli*: Min*stério d* Educação, 2018.
</line>
</par><par>
<line>
FERNANDES, *. M. *d*ca*ão do
</line>
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campo * território camponês ** Bra*i*. In: SA*TOS,
</line>
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IMBER*ÓN, F. Formação do*ente e profi*sional: forma*-se para a mudança e a incertez*.
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9. ed. São P*ulo: C*rtez, 2011.
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LEITE, L. H. A. Ped*gogia de proje**s: uma inte*ven**o real. Pres**ça Pedagógica, Belo
</line>
</par><par>
<line>
*orizonte,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
8,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
01-05,
</line>
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*996.
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D*spon*vel
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de
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São
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E. C. Cruz
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F. R. Lim*
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1) concepção e pl**e*ame**o.
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*
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X
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2) a*álise * interp**tação dos dados.
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X
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X
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<line>
X
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<line>
3) ela*oração do ras*un*o ou na revisão crítica do c*nteúdo.
</line>
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X
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<line>
X
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*
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4) p*rticipação *a a*rov*ção da v*rsão f*nal do manuscrito.
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X
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X
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X
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*ev. F*A, Te*esina, v. *9, n.4, a*t. 6, p. 110-124, *br. 20**
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www4.f*anet.co*.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)