<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.6 </line>
</par>
<par>
<line> O P*ograma Residência Pedagógica (P*P) * a Formaçã* de *rofes**res de Ciência* *e Escolas </line>
<line> do *ampo: Retrat*s de u*a *mersão na *rática </line>
<line> The Pe**gogi*al Reside*cy P*ogram (*R*) and the *raining of Science T*ac*ers in Rural </line>
<line> Sch***s: Portrai*s of an Immersio* in Practi*e </line>
</par>
<par>
<line> Raimunda A*ves Melo </line>
<line> Doutora *m E*ucação pela Uni*ersidade *ed*ral do Pi**í </line>
<line> Profe*so*a Adjunta da *n**ersidad* Federal do Piauí </line>
<line> *-m*il: raimun*inhamelo@ya*oo.com.br </line>
<line> Ednelma d* Car*o da Cruz </line>
<line> Grad*ada *m E*ucaç*o do Campo *el* U*iversida*e Fe*eral do Piauí </line>
<line> E-*ail: ednelmacruz2020@gmail.com </line>
<line> *rancisco Renat* L*m* </line>
<line> D*ut*rand* em L**guística pela Un*v*rsid*de Estadua* de Campi**s </line>
<line> *estre em Letra pela Univ*rsida*e *ederal do **a*í </line>
<line> Pr*fessor S*bstituto d* *niversi*ade Est*dual do Pi*uí </line>
<line> E-m*il: fcoren*tolima@h*tmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: Raimunda *lves Melo </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi*a*e </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, Ca*p*s </line>
<line> Unive*sitári* </line>
<line> *ditor-*hefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alenc** </line>
</par>
<par>
<line> Petrônio </line>
<line> Portela - </line>
<line> Ininga, </line>
<line> *EP: </line>
<line> 64049-*50 - Teresina, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Pi*uí - Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *dnelma do *arm* d* Cru* </line>
<line> Artigo receb*do em 06/01/2022. Última *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ers*d*de </line>
<line> Fed*ral </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, Campus </line>
<line> U*iversitár*o </line>
<line> r**ebida e* 20/01/2*22. Apr*v*do em *1/01/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Petrônio </line>
<line> *ort*la - </line>
<line> Ininga, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 64*49-550 - Teresina, </line>
</par>
<par>
<line> P*a** - Br*sil. </line>
<line> Avali*do pelo sist*ma T*iple Review: *esk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Francisco Renato L*ma </line>
<line> *el* Editor-Chefe; e b) Double Blind *eview </line>
</par>
<par>
<line> *niv*rsidade </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, C*mpus </line>
<line> Unive*sit*rio </line>
<line> (avali*ção cega por dois avaliadores *a área). </line>
</par>
<par>
<line> Pet**nio </line>
<line> Portela - </line>
<line> Ininga, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 64049-5*0 - **re*ina, </line>
</par>
<par>
<line> Piau* - *ras*l </line>
<line> R*v**ão: Gramat*cal, No*mativa e *e Formataçã* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> "S*i Velho, *eixa o Novo Entrar": O Luto d* A*o*entar, Envel*ecer, da Finitud* e ** S*x**lidade </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> O Programa Res*dê*cia P*dagógic* (PRP) visa a*rimora* a formação dos acadêmicos, </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> meio de p**ticas que forta*eçam a docência em escola* p*blicas d* educação *á*i*a, através </line>
<line> da inclusão de práti*as de Est*g*o Curricular Superv*sionad* q*e valorizam a relação teo*ia e </line>
<line> *rática com* su*sídio nece*sário para * formaç*o *e p**fes*o*e* *om capa*ida*e **ra f*zer </line>
<line> *r*nte à* atua*s demandas *a **cola co*tempo*ânea. Di**t* disso, este *rabalho foi realizado </line>
</par>
<par>
<line> co* o objetivo de conhecer as contribu*ções do PRP para a formação d*s </line>
<line> professores de </line>
</par>
<par>
<line> Ciências de esco*as do c*mpo. Realizou-se pesqu*sa de abor*age* quali*a*iva, u*ilizando-se o </line>
<line> question**io, a *bservação *articipante * a análise documental como instrument** e técnicas </line>
<line> de prod*ção de dados. Os resul*ados m*straram que, mesmo *iante de desafios, os bolsista* </line>
<line> conseg*ira* desenvolver as ações d* referi*o programa * relacioná-*as co* os pr*ssupo*tos </line>
<line> formativos do Curs* de Licenciatura em *du*ação do Campo (*EdoC) e que as ações de*tro </line>
<line> do espaç* escolar contr*buíram para a c*nstrução de suas id**tidades como *rofessores e *ara </line>
<line> a aprendizagem de *a*eres d* d*cência. </line>
<line> Palavras-chav*: Programa *esidência Pedagó*ica. *o**ação de profess*res. En*ino de </line>
<line> Ciê*cias. Sa*eres docentes. Educaçã* do *a*po. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> Th* Pedagogical Res*de*cy Pr*gram (PRP) aim* to *mpro*e the tra*ni*g of students, th**ugh </line>
<line> prac**ces that stren*t*en teachin* in p*bl** schools of basic *d*cation, through the inclu*ion </line>
<line> of Super*ised Interns*ip pract*ces that va*ue *he r*latio*ship between *heory *nd practice as a </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssar* su*sid* for trainin* teache*s wit* s*ills </line>
<line> to face *h* cu*r*nt </line>
<line> de*ands </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> co*temporar* school*. Therefor*, this work was carried o*t with the o*jective *f discovering </line>
<line> the cont**butions of t*e PRP to t*e formation of Science teachers in r*ral school*. A </line>
<line> qual**at*ve approach re*earch w** *arrie* out, usin* the questionnair*, part*c*pant ob*e*va*ion </line>
<line> *nd do*u*ent analysis as instruments and *echniques for **ta production. Th* results sho*ed </line>
<line> t*at, eve* *n *he face of c*allenges, *he scholarship *ol*ers were able to develop th* act*ons of </line>
<line> t*e aforement*oned progr** and rel*te them t* the tr*ining assumptions of the Licen*iate </line>
<line> C**rse in Rural *ducat*o* (**d*C) *nd th*t *he act*ons within t*e sc*oo* *pace contr*buted </line>
<line> to the construction of th*ir *de*tities as teachers and for le*rning teach*ng knowledge. </line>
<line> Keyword*: P*da*ogi*al Residen*y P*ogr*m. **acher trainin*. S*ience teaching. Teac*ing </line>
<line> knowledge. Rural *du*a*ion. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, *. *9, n. *, a*t. 6, p. 110-124, *b*. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/*****ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Me*o, E. C. Cruz, F. R. Lima </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Em 2018, o Ministério da Educaç** (MEC), por mei* *a *oorden*ção de </line>
<line> Ap*rf*iço*m**to de P*s*oal de N**el Superio* (CAPES), lançou o Progra*a Residênc** </line>
</par>
<par>
<line> Pe*a*ógi*a (PRP), destinado </line>
<line> a d*scentes r*gula*mente matri**lados </line>
<line> em cur*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> licenc*atura, a ser *ese*vo*v*do *m </line>
<line> escolas públi**s *e Educação Bás*c*. * propós*to de*se </line>
</par>
<par>
<line> p*ograma * apri**r*r a formaçã* *os dis**ntes de cursos de lic*nciatu*a p*r meio do </line>
<line> d*senvolvimento *e projetos *ue fortaleç*m * ca*po d* prática * cond*zam o licenci**d* * </line>
<line> exerci*ar, de forma ativa, a *elaçã* ent*e teoria e p*ática *r*fi**iona* docente (CAPES, 2018). </line>
<line> Se*und* a proposta do P*P, * ime*são p**nejada e si*temát**a do a**no de lic*n*ia*u*a </line>
<line> em ambiente escola* visa oportuniza* * v*vênc*a e * exp*ri*entação de s*tu*çõ*s conc*eta* ** </line>
</par>
<par>
<line> cotidia*o escolar e </line>
<line> *a sa*a de aula, servindo como objeto de reflexão e de a*ticu*ação entre </line>
</par>
<par>
<line> teoria e prática. R*ssalta-se que o progra*a não se limita à promo*ão de viv*ncias em sala de </line>
</par>
<par>
<line> au*a, m** busca t*m*ém, int*ragir </line>
<line> c*m a pesqu*sa *c*d*mica, *isando c*ntr*b*ir </line>
<line> pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> superação do a*ual modelo tra*icio**l de E**á*io C**ricula* S*pervis*onado. </line>
<line> Trata-se de *m p*ogr*ma *ujas *ro*osições dialogam com as pondera*ões ** </line>
</par>
<par>
<line> I*bernón (2011, p. 24), </line>
<line> *u*ndo ressa**a que "a possibili*ade de inova*ão nas institui**es </line>
</par>
<par>
<line> educ*ti*a* não p*de ser p*op*s*a sem um *ovo conceito de pr*fissio**lizaçã* *o doc*nte, que </line>
</par>
<par>
<line> dev* r*mper com *nércias e p*áticas do *as*ado assum*das pass*vame*t* c*mo </line>
<line> eleme*tos </line>
</par>
<par>
<line> intrín*ecos * profissão". Para o autor, a forma*ão docente d*ve *ons*itu*r-se numa a*terna*iva </line>
<line> e *ossibilidade de criação de espaço* d* reflexão e pa*tilha, de modo que *sses p**fiss*onais </line>
</par>
<par>
<line> aprendam * </line>
<line> con*iver c** a mudança, com o imp*evi*ível e c** a incerteza. *m síntese, </line>
</par>
<par>
<line> a*onta para uma f*r*ação na </line>
<line> pers*ect*v* *rático-r*flexiva, fundamen*ada no </line>
<line> prin*ípio </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> r*laç*o teoria-prát*ca. </line>
</par>
<par>
<line> E**a po*ítica educacio*al poss*i car*a horá*i* *e 440 horas, que deve ser </line>
</par>
<par>
<line> implementada </line>
<line> em 18 m*ses, reali*ada, pref*renc*almente, n*m* mes*a escola e *m dias </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*cuti**s e d*ve ser acomp*nhad* po* *m prof*s*or da esco*a, d*nominado preceptor, que </line>
</par>
<par>
<line> precisa ter formação * *x*eriência *a *tapa </line>
<line> *u componente curri*ular da habil*taçã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> res**e*te (CAPES, 2018). As**m, o *RP possui **a *in*m*ca de for*açã*-a*ão u* tant* </line>
<line> complex*, se com*arado a outros progra*as, sendo funda*ental qu* toda a equipe *ntegrant* </line>
</par>
<par>
<line> compree*da as su** </line>
<line> proposições, a f*m de </line>
<line> *ue se alcan*em com êxito as ex*gências </line>
</par>
<par>
<line> est*belec**as. </line>
</par>
<par>
<line> A orientação do residente também é realizada pelo do**nte o*ien*ado*, um professor </line>
<line> universitário *ue atu* no curso de licenciatura no qual o li*enc*an*o es*á ma*riculad*. O papel </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina, *. **, n.4, art. 6, *. 110-124, abr. 20** ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sa* Velho, Deixa o No*o Entrar": O Luto d* Aposentar, *nvel*ecer, da Finitu*e e da Sexu*lid*de </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> desse *rofission*l é conduzir o re*idente a *usc*r o conhecimento do c*ntexto * da **lt*ra da </line>
<line> es*ol*, das inter-rel*çõe* do espaço social es**lar, estimulando-o a e*pe*imentar técnicas de </line>
<line> ens*no, did*ticas e m*to*ologias bem co*o a*render a docência por meio da obs*rvaçã* e do </line>
<line> *u*ílio ** profe*s*r p*eceptor, con**rme orientação do Edi*al *apes 06/2018 (BRASIL, 20*8; </line>
<line> *FPI, 2018). </line>
<line> Conforme des**i*o *os parágr**os ant*riores, o PRP é f*rm*do por um* equipe de </line>
<line> p*ofis*ionais que desenvolvem as ações de forma interligadas * or*enta*as por *b*etivos </line>
<line> c*mu*s. Nesse aspecto, re*salta-s* * quão significat*v* é o pap*l do docente o*ientador, p*is </line>
<line> ele *tua como *entor das ativida*es d* e*pe*imentação, p*a*ejament*, oportunizando ao </line>
<line> pro*essor preceptor e aos re*id*nte*, mo*entos de fo*mação par* que p*ssam agir dentro do </line>
</par>
<par>
<line> es*aço *ormal, atendendo às *ec*ssidades *a e*cola dos alunos, possibili*ando a*anços e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> trajetória de cada envol*ido, tanto nas e*p*ri*ncias profissio*ai*, como tamb*m p*ssoais, </line>
<line> atravé* das v**ê**ias e das reflexões que cada *ma delas predis*õe (POLADIAN, 2014). </line>
<line> Nesse sentido, * PR* oportun*za que o futuro professor vivenc*e e prat*que * regênc** </line>
<line> de c*asse, des*n*olva in*er*enç*es pedagóg*cas pla*e*ad*s co*juntamente pelo *ocente </line>
</par>
<par>
<line> orienta*or do curso de formação, pel* p*ece*tor e ou*ros *arti*ipantes *a </line>
<line> escola *u* se </line>
</par>
<par>
<line> considere importante, além da *ar*i*ipa*ão em outras exp*riências com*: ge*t*o d* cot*dia** </line>
<line> da *ala de aul*, pla*ejamento e execuçã* de atividades, elaboraç** de planos *e aula, </line>
</par>
<par>
<line> produçã* de s***ências </line>
<line> d*dá*icas, projetos de en*ino e at*vidades de *val*açã* da </line>
</par>
<par>
<line> *prendi*agem *os alunos, conform* referência à legisl*ção que *undam*nta o programa. </line>
<line> Como pa*ceira institucional no dese*volvimen*o das ações do PRP, a *niversidade </line>
<line> *ede*al d* Pia*í (UFPI) aten**u, nos anos de 20*8 a 2020, 1.020 (um mil e vint*) estudante* </line>
</par>
<par>
<line> *os c*rsos de l*cenciatur*, se*do </line>
<line> 816 (o*tocent*s e dezesseis) bolsis*as e 204 (duzento* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quat*o) **lu*tár*os. Es**s estudantes for*m ac**panhados por 102 (cento e dois) profess*res </line>
<line> preceptores qu* trabalham e* escolas pú*licas. </line>
<line> O Curso *e *icenciat*ra em **ucaçã* d* Campo/*iências da Natureza1, Ca*p*s ** </line>
</par>
<par>
<line> **resi*a (PI), desenvolveu as *ções do *RP *om 25 (vinte e </line>
<line> cinco) a*unos, *u* cumpriram </line>
</par>
<par>
<line> 440 horas, divi*id*s nas seg*in**s et*pas: ambientação na Esco*a (60 h*r*s); imersão dos </line>
<line> residen*es na e*cola (*20 horas); reg*n*ia ** clas*e (10* horas); avaliação, socialização dos </line>
<line> res*ltad*s e relatório *inal (6* horas). No tocan** ao* espaços de atu*ção dos residen*es, sete </line>
</par>
<par>
<line> 1 O Curso de Licencia*ura e* </line>
<line> *ducação do Campo (LEdoC), vincu*a*o ao *entro *e Ciências da Educação </line>
</par>
<par>
<line> (C*E) da Unive*sidade Federal do P**uí </line>
<line> (UFPI) é um* ação formativa, cuja proposta pedagó*ica orienta que </line>
</par>
<par>
<line> sejam resp*itadas as especificida*es do campo, assegurand* o aten*imento a sua d*v*r***ade *oci*cultura*. </line>
<line> Constituído no ano de 2013, o curso destina-se à for*aç*o de educadores para as *sc*las do campo, na área de </line>
</par>
<par>
<line> Ciênci** da Natu****, t*m cará*e* reg*lar e duração ** </line>
<line> quatro an*s, sendo *ealiza*o e* sistema de blo*os </line>
</par>
<par>
<line> semestrais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, *br. 2022 </line>
<line> w*w*.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Melo, E. C. Cruz, F. R. Lima </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> atuaram na Esc*la Mu*icip*l Júli* Gom*s, situada no *unicípi* de *uazeiro do Piauí, oit* na </line>
<line> Escola Família Agríco*a So**ho, localiza*a em *eres*na, * o*t* na E*c*la Família Ag*ícola </line>
<line> Baixão ** Carlo*, tam**m situada em *eresina. </line>
<line> F*itos os esclare*imento* intro*utórios, informa-se que esta *e**uisa foi d*senvo*vida </line>
<line> a pa*tir d*s *eguintes questões norteado*as: ***o o PRP da UFPI contri*uiu para a formação </line>
<line> d* p*ofessor*s de Ciê*cias d* e**ol*s do camp*? Quais i*terfaces ent*e a pr***sta for*ativa </line>
<line> do PRP e as ori*ntações *urriculares da *icenc*a**ra em Educação do *ampo? </line>
<line> P*r* a definição des*as ques*ões, parti*-se do pressuposto *e que, pelo desenho do </line>
</par>
<par>
<line> PRP, car*cterizado nos parágrafos a*teriores, as sua* ações p*ssuem p*ten*ial para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*volv*m*nto de um* formação fundamenta*a *a artic*laçã* en*re teoria e práti*a, bem </line>
</par>
<par>
<line> como, na aproxi*ação e*tre univ*rs*dade e escola do campo. N*sse sent*do, o e*t*do </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> de*envol*ido *om vista ao alcance dos *e*ui*tes objet*vos: c*nhece* a proposta formativa do </line>
</par>
<par>
<line> P*P n* âmbito da Li*e*ciat*ra em Ed*ca*ão d* Campo identificar *s contribuições d* e </line>
<line> programa par* a formação dos pr*fessores de Ci*n*ias de escolas d* campo. </line>
</par>
<par>
<line> Esper*-se c*ntribuir p*ra a a**liação dos conhecimento* acerca da f*rmaçã* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pro*essores no con*exto da Educaç*o do Campo2, assim como ampliar o de*ate sobre a </line>
<line> impo*tância de políticas educacionais voltadas p**a o f**talecimento da formaç*o i**cial. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> Para a construção metodológica da pesquisa, partiu-se d* ab*r*age* qualitativa, c*j* </line>
<line> método te* com* uma de suas características a ime*são do investigador no cenári* </line>
<line> pesqu*s*d*, com o propó*it* de entender as situ*ções invest**adas e co*h*cer como </line>
<line> co*stro** a realidade onde atu*m. *egundo Minayo (2014), a pesq*isa *ualitativa </line>
</par>
<par>
<line> corresponde a *m con*unto de </line>
<line> *rocedi*entos </line>
<line> utilizados pelo pesquisador, com </line>
<line> vistas a </line>
</par>
<par>
<line> compreender os signi*icados, os valores, a* crença* e a* atitu*e* *os *uje*tos investigados. </line>
<line> Utilizou-se com* inst*umentos e t*cni*as *e *rodução de dados o questioná*io, a </line>
</par>
<par>
<line> *b*er*ação **rt*cipante a aná*ise d**umenta*. O questi*ná*io foi *laborado a partir das e </line>
<line> *r**ntações de Gil (20*9, p. 1*7), que o cara*teriza como "técnica de in*es*ig*ção composta </line>
</par>
<par>
<line> por um </line>
<line> con*unto de qu*stões que s*o submetidas a pessoas com </line>
<line> o pro*ósit* de obt*r </line>
</par>
<par>
<line> in*ormações sob** conheci*ent*s, crenças, sent*mentos, valores, *nteresses, ex*ectati*as, </line>
</par>
<par>
<line> 2 Segu**o Fernand*s (2008), a Educação do C*mpo u*a c*n*epçã* qu* pode provocar tra*sforma**es no * </line>
<line> cenári* *a educação bras*le*ra, v*st* que c*mpr*end* o resgate *o es*aço camponês n*o ap*nas como ambie*te </line>
<line> *e escolarizaçã*, mas como t*rritório de r*l*ções sociais, d* cultura, de produçã*, de rel*ção com a nature*a, </line>
<line> enfim, como territó**o de vid*. </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. *9, n.4, a*t. 6, p. *10-124, *br. 2022 www*.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velh*, D*ixa * Nov* *ntra*": O L*to d* Aposentar, *nve*hecer, ** Finit*de e da Sexua*idade </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> as*i**ções, temores, com***tame*to presen** ou passado *tc.". A aplicação dess* instr*me*t* </line>
<line> ocorre* n* *ase final *o PRP, busc*ndo analis*r as contribuições do progra*a para * </line>
<line> formação **s prof*ss*res de Ciências que *tuar*o em e*colas do camp*. </line>
<line> Al*m do questionário, *ambém foi realiza** a observação parti*ipante, "u*a estr*tégia </line>
</par>
<par>
<line> que *ombina </line>
<line> ao mesmo *empo a particip**ão ativa com os *ujei*o* * a ob*e*v**ão i*ten***a </line>
</par>
<par>
<line> em ambientes na*urais" (MOREIRA, 2002, p. 52). O **ocedimento oco*reu durante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *umprimen*o da car*a horária de *mersão na escola, quando f*ram observad** </line>
<line> as atividades </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vidas pelos residentes d* PRP. </line>
</par>
<par>
<line> * *enário *a pesquisa foi a Esco*a Municipal Júlio Gomes, *spaço no qual se*e </line>
<line> re*idente* desenvolveram *s **ões do PRP. A r*ferida instituição l*caliza-se no povoado </line>
<line> Ipueira do Brasão (Croatás), si*u*do a 13 km da sede *o município d* *u*ze*ro do **auí. No </line>
</par>
<par>
<line> ano de 2019, aten*ia * 208 crianças e adolescent*s mat*iculados </line>
<line> na *ducaçã* I*fantil e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Ensino Fundamenta* (1º *o 9 ano). </line>
</par>
<par>
<line> Os inte*lo*u*ores da pe*quisa foram s**e acad**i*os do Curso de *icenciatura em </line>
</par>
<par>
<line> Educação *o *amp* (LEdoC) ** UFPI, Campus de Teresina (PI), que d*sen*olver*m as </line>
</par>
<par>
<line> a*ões do **P *m turmas do </line>
<line> 6° ao 9° ano do Ensino Fundamen*a*, especifi*ament*, </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhan*o *om o compo*ente </line>
<line> curric*lar Ciênc*as Natura*s. Para preservação de *uas </line>
</par>
<par>
<line> ****tidades, *oram identif*cad*s n* texto como: Residente *1, Resi**nte 02, Residente 03, </line>
<line> Resident* 04, Residente 05, Resident* *6 e Resi*ente 07. </line>
</par>
<par>
<line> **b*r* o PRP tenha si*o desenv*lvido *m *ma *s*ola do ca**o, situada </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mun*cí*io de Jua*eiro do Piauí, apenas uma resi*ent* era mu*í*ip* dessa cidade. Tal *a*o </line>
<line> ocorreu p*rque os estud**tes da L*doC são o***inários de di*e**nte* *uga*es, fato que </line>
</par>
<par>
<line> dific*lt* a organizaç*o de </line>
<line> turmas do r*ferido programa. Por essa r**ão, esco*h*u-se </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> m*nicípio central, que recebeu *studantes das municipalidades *i*uadas no e*torno. Todo* os </line>
<line> pesquisado* estão na fai** etária de 18 a 25 *nos e são jovens q*e e*tão c*ncluindo o Ensino </line>
<line> Superior. </line>
<line> 3 R*S*LTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Residência ped*gógic* e formação de p*o**ssores do camp* </line>
<line> O P*P cont**p*a um amplo *onjunto *e atividad* que são **sen*o*vidas ao long* de </line>
</par>
<par>
<line> 1* (de*oito meses), entre el**: um seminário de in*rodução ao </line>
<line> progr*ma, </line>
<line> destinado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> realiz*çã* de estudos t*óric*s sobre formação </line>
<line> *e p*ofessores; um curso de formaç*o para </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, p. 110-124, abr. 2022 </line>
<line> w*w4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Melo, E. C. Cruz, F. R. Lima </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessores *recept**es, objetivando formá-los p*ra * desenvolvime*t* das a*õe* proposta*; </line>
</par>
<par>
<line> realiz*ção </line>
<line> de reuniõ*s *ara apres**taçã* nas escola* conveniad*s; *labor*ção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> planejamento c*letivo; est*do do Projet* Pol*tico-Pedagógico (PPP) da escola-campo; </line>
</par>
<par>
<line> prod*ção *o diagnóstico da escola; </line>
<line> desenvolvimento de *tividade* d* ações de *o*itoria, </line>
</par>
<par>
<line> a*ividades com*lementare* *o âmbito *s*olar; *egência em sa*a de aula; entr* outras. </line>
<line> A*ém disso, cada núcleo do PRP r*aliza encontros p*ese*ci*is quinzenalmente c*m os </line>
</par>
<par>
<line> res*de*te* e p*eceptores, para a realização *e *st*dos comp*ementares e planejame*to </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ati*i*ades decorre*te* das dema*das da R**idência, *u* se voltam ao *mbito acadêmico para </line>
</par>
<par>
<line> **álise na </line>
<line> per*pectiva dos co*ponen*es c*rriculares. </line>
<line> Nessas ocasiõ*s, *s part*cip*ntes são </line>
</par>
<par>
<line> estim*lad*s a compartil*arem s**s ex*e***ncia*, vis*n*o à cr*ação de </line>
<line> uma rede </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *prend*zagem colaborativa. </line>
</par>
<par>
<line> Após a realização do sem*nári* de *ntrodução ao Pr*grama e * formaç*o do* </line>
<line> pr*ceptores, os residen*es des*ocam-se até a escola conveniada, a fim de c*nhecer o ambiente </line>
</par>
<par>
<line> onde desenvo*verã* *s atividades. A respeito desse p*ocesso, uma </line>
<line> das residentes informou </line>
</par>
<par>
<line> que: </line>
</par>
<par>
<line> Desde o iníc*o do programa f*ram vi*enc*adas **pe*iên**as que ti*eram fina*idade </line>
<line> preparatória, justamente para que os residentes ch*gassem à esco**-camp* </line>
<line> conscientes d* seu papel perante o programa, pera*te a es**la e toda a c*muni*ade </line>
<line> es**lar. C*nhecer o programa a *ual estávamo* sendo inseridos foi a primeir* **refa </line>
<line> os resi**ntes, pois mesmo conhecend* o *dital * a propos*a p*incipal foi necessário </line>
</par>
<par>
<line> *profundamento sobre os </line>
<line> princípi*s nortead*res d* *xecução da prop*sta. </line>
</par>
<par>
<line> (RESIDENTE 06) </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, for*m iniciada* as atividades para * cumprimento da* et**as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ambienta*ão e imersão dos resid*ntes n* esco*a-camp* na Unidade Escolar Júli* G*mes. De </line>
<line> início, os resid*ntes observaram os espaços da *sc*la e da comun*dade, a f*m de conhecerem </line>
<line> o amb*en** e situare*-se *elhor para *odere* realizar as atividades pr*s*ri*as no p*an* geral </line>
</par>
<par>
<line> de ati*idades. Nessa </line>
<line> etap* *o PR*, o* licencian*os t*veram a </line>
<line> opor*unidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compreend*rem * estrutura es*olar, c*n*ecerem a realidade so*ioc*ltural, terem contato com </line>
<line> a com*nida*e, i*cluindo *ais, funcion*rios e estudan*es, *onf*rme orient*m S*r*iva e *antos </line>
<line> (2015). </line>
</par>
<par>
<line> Uma das primeiras *ti*ida*es re*l*zadas p*los licenci*ndos foi a *rodução </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *iagnóstic* *a Escola Munic*pal Júlio Gomes, con*endo dados *ela**onados aos rendimentos </line>
<line> e*colares * *m resgate *a *is*ória da *s*ola. *sse estudo perm*tiu uma visão ampliada dos </line>
<line> aspectos qu* com*õem não só a estrutura f***ca, m*s tam*ém as caracterí*t*ca* do corpo </line>
</par>
<par>
<line> docente, dos alunos, a identificação </line>
<line> d* a*gumas fragilidades, nas qua*s, posterior*ente, *oi </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.4, art. 6, *. 110-12*, abr. 2*22 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai **lho, D*ixa o No*o *nt*a*": O Luto *o Apo*enta*, Envelhecer, da Finitud* * da Sex*a*idade </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> pos*ível faz*r intervenç*es. A esse re*peito, Pimenta (1997) argume*ta que c*nhe*er o </line>
<line> ambi*nte es*ol*r e local é *elevante, uma ve* que os currículos dis*anci*dos da r*alidade das </line>
</par>
<par>
<line> esc*las não dão conta de </line>
<line> capta* as cont**diçõ*s pr*sentes na prátic* *ocial de educar, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo m*ito po*c* para uma educação com qu**idade social*ente referenciada. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, conhecer </line>
<line> *em o cenári* *scolar e as car*ct**ísticas dos </line>
<line> dife*entes membros </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *om*ni**de * cond*ção *asi*ar para * suce**o da práti*a *du*ativa. </line>
<line> Nessa et*pa *amb*m se desenvol*eu o estudo do PPP da escol*, objetivand* </line>
</par>
<par>
<line> conhe*er suas prop*s*ções, or*anizar as ativida*e* do PRP e relacioná-la* a*s objet*vos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> doc*mento esp*cífi** </line>
<line> da e*co*a. O P*P ** uma instituição d* educação deve ser * marco </line>
</par>
<par>
<line> orient*dor do p*ocesso edu**tivo, composto por um conju*to de *ções *ntenc*onai*, </line>
<line> construídas colet*v*mente, a parti* *o engajame*to *os diferente* mem*r*s da **munid*de </line>
</par>
<par>
<line> escolar. Trata-se </line>
<line> de um projeto *olítico, pois, </line>
<line> *onfor*e *e*ga (2013, p. 13), está </line>
</par>
<par>
<line> "*nti**me*te articulado ao compromisso so*iopolítico com o* interesses rea** e cole*ivos da </line>
<line> popu*aç*o majoritária. * polí*ico no s*ntido de comprom*ss* com a formação *o cid**ão p*ra </line>
<line> um tip* de socied*de". </line>
<line> A f**e se*uinte foi a real*zação do plane**mento esco*ar anual, uma das etapas mais </line>
</par>
<par>
<line> si*nific*ti*as da *prendizag*m </line>
<line> da *ocência, poi* visa assegu*ar a racionalizaç*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organ*zação * a c**rdenação do trab*lh* *ocen*e, de modo que a p**visão das açõ*s docentes </line>
<line> possibili*e a rea*ização d* um ensino de *ualidade, *vitando a* improvisaç*es e s*le*iona*do </line>
<line> obje*ivo*, *ont*ú*os * métodos, a *art*r de consider*ção das exigências postas pela realidad* </line>
</par>
<par>
<line> soci*l, do </line>
<line> nível de preparo e das cond*çõe* **cioculturai* e individuais dos alunos </line>
</par>
<par>
<line> (LIBÂNEO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> No processo </line>
<line> de planej*mento, um imp*rtan*e </line>
<line> asp*c*o f*i a articulaçã* da equipe </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> PRP co* * gestã* escol*r, </line>
<line> poi* conhecendo a realidade </line>
<line> es*olar * local be* *omo as </line>
</par>
<par>
<line> proposições do *rogr*ma, ficou </line>
<line> cl*ra * necessidade </line>
<line> de algum*s adaptações *ara *ue os </line>
</par>
<par>
<line> *esidentes pudess*m *esenvolver as ações, r*spei*ando as exig*ncias da esco**-campo e da </line>
</par>
<par>
<line> IES. Em seu artigo **, as D*retrizes C*rri*ulares N*cionais </line>
<line> da *ducação do Cam*o </line>
</par>
<par>
<line> (*RASIL, 2*02) *rientam que, na *orm*çã* </line>
<line> d* pr*fessores d*s escolas *o c*mpo, *eja </line>
</par>
<par>
<line> ob*er*a*o o respeito </line>
<line> à </line>
<line> diversidade e ao protag*ni**o do* e*tudantes, dos edu*adores, da </line>
</par>
<par>
<line> *estão e*colar e das comunidades camponesas. </line>
<line> Após a et*pa de planejamento, *s residentes come*aram a se de*l*car *e*analmente </line>
<line> para * *sco*a-c*mpo, *umprindo car*a ho*ária de ** horas s**a*ais. Nos questionários, eles </line>
<line> afirmam que a imersão na e**ola foi a aç*o mai* releva*te, traduzindo-*e como opo*tu*ida** </line>
<line> de ampli*ção de co**ecimentos. Sobre essa questã*, a Residente 03 afi*ma que, "a partir de </line>
<line> Rev. *SA, T*r*sina PI, v. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, abr. 2022 www4.**a*et.com.*r/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Melo, *. C. Cru*, F. R. Lima </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> obse***çã*, da anál*se * vivên*ia presencial *m sal* *e aula fo* possível form*r co**eit*s </line>
</par>
<par>
<line> *onc*etos sobre a docência e estabelec*r um* re*aç*o com a e**o** </line>
<line> e *s estudantes". </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Formosinho (2*0*, *. *9), "* n* confro*to com a *rática educativa q*e ocorrem as </line>
<line> s*tu*ções de aprendizagem mais signi*icativas, uma vez que *s docentes perc*b*m a *elação </line>
<line> teori* e prática". </line>
</par>
<par>
<line> Durante * fase </line>
<line> da regê*cia, os *esidente* *nformaram que *i*eram </line>
<line> * </line>
<line> opo*tunidade d* </line>
</par>
<par>
<line> *e*envolver </line>
<line> vá*ias ações e *tiv*d*de* educativ**, como jo*os e proj*to* didáticos, nu*a </line>
</par>
<par>
<line> tentat*va d*, seg*ndo Imbe*nón (2011, p. 07), </line>
<line> [...] abandonar a c*ncepção pr*dominante no *éc*lo XIX d* mera transmis*ão do </line>
</par>
<par>
<line> c*nheci*en*o a*adêmi*o, de onde ** fato pro*ém, que se tor*ou inteiramente e </line>
<line> obsol*ta *ara a edu*ação d*s futu*os c*dadãos em *ma s*ciedade de*ocr*tica: </line>
<line> *l*ral, *a**ic*pati*a, **lid*ria, integ**do*a. </line>
<line> Ao relatarem sobre * d*senvolv**ento d*s jogo* *o ensino de Ciências, *firmaram q*e </line>
</par>
<par>
<line> essa estr*tégia é capaz </line>
<line> de *aci**tar a aprendizagem </line>
<line> de conceitos pel*s e**udantes e de </line>
</par>
<par>
<line> fav*recer * sociali*ação em sala *e aula. A respeito dessa ex**r*ência, a Re*idente 04 afi*ma </line>
<line> que: </line>
<line> Romper c*m as co*cepções de uma escol* transm*s*ora * selecionadora não é uma </line>
</par>
<par>
<line> *are*a fác*l e por ve*es é d*sag*adáv*l, quando esta não *emonstra um in*eres*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> não oferec* s*por*e para que tai* id*ias sejam efeti*adas; t**b** é uma forma de </line>
<line> pôr em *xercício diálogo *obre * quan*o essas atividades pod*m ser *ealizadas de </line>
<line> uma forma *imples e, ao mesmo *e*po, trazer r*sul*ados. (R*SID*NTE 04) </line>
<line> A r*speito de*sa questão, Melo (20*8) discorre que, numa pers*ecti*a pedagógica, os </line>
<line> j*gos funcionam como u* dispositiv* q*e contr*bui p*ra a ampl*ação d* interesse do* </line>
<line> estuda*tes pela *prendizagem dos c*nteú*os, pod*ndo ser utilizad* pelos profess**es com </line>
</par>
<par>
<line> essa finali*ade. Acrescenta que </line>
<line> tam*ém pe*mit* aos professores observar e compreender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realidade dos estudant*s, a form* como apr*n*em, como se relacionam e d*se*volvem </line>
<line> *ituaçõ*s de en*i*o mais a**quadas para o *tendimen*o *esses. </line>
<line> Os *esidentes inf*rmaram que durante a et**a d* re*ência desenvo**eram alguns </line>
<line> pr*jetos d*dát*cos que *ortaleceram os vínculos *ntr* as eq*i*es do *R* e a *scola. O Quadro </line>
<line> 0* contempla uma síntese do* *ro*etos dese*volvi*os e *eus objetivos. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresin*, v. 19, *.4, art. *, p. 110-124, abr. *02* </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Ve*ho, Dei*a o N*vo Entrar": O L*to d* Apos*n*ar, Envelhecer, da Finitude e da S*xualidade </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro *1 - Pr*jetos didátic*s desenvolvidos pelos res*de*tes </line>
</par>
<par>
<line> PROJETO </line>
<line> OBJETIVO </line>
</par>
<par>
<line> *AISAGISMO NA ESCOL* </line>
<line> Transformar espa*o* não utilizad*s e* um jardim, mel*or*ndo a interaç*o *os *stu*a**es * a socia*izaç*o de conhecimento, usando técn*ca* de paisag*sm* e jardinagem. </line>
</par>
<par>
<line> HORTA ***O**R </line>
<line> Opo*t*nizar a*s a*unos a*rend*zagens sobre * *ul*iv* *e v*rduras e legu*es, po*si*ilita*do a adoção de uma vid* mais saud*vel e melhoria *a merenda escolar. </line>
</par>
<par>
<line> *EIRA DE C*ÊNC*AS </line>
<line> C*ntribuir para a aprendizagem de conce*tos científicos, incentivando a *nova*ã* e o desenvol*imento *e habi*idad*s cognitiv**. </line>
</par>
<par>
<line> EDUCAR SEM PRECONCEI*O </line>
<line> Conscientiz*r sobre a *mportância de resp*itar o próximo perante as dif*renças e *s *a*ticularid*des. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *laborado pe*os pesqui*a*ores (2020) </line>
<line> Os resid*ntes destaca*am que *ecidiram pelos *rojet*s d*d*ti*os a **r**r da </line>
<line> compreensã* de que esses pos*ibilit*m contex*u**izar os conteúdos e estim*lam a autonomia </line>
<line> dos estu*antes *ur*nte todo o processo de ensino e aprendizagem, levando em co*s*deração </line>
<line> o* seu* sab*res e s*a* ex*eriênc*as. </line>
<line> Os projetos didático* pro*orci**am aprendi*ados *ign*fic*tivos pela art*culação entre </line>
<line> teor*a * prática, reflexão e ação. Alé* de serem imp*rtantes *a** a apre*diza*em dos </line>
<line> conheciment*s esc**ares, tam*** incentivam *s es*udantes a pe*quisarem e se torna*em mais </line>
<line> ativos em seu proc*sso de aprendizage*. S*bre a Pedagogia de Projet*s, Leite (1996, p. 04) </line>
<line> *isco*re q*e ela "pe*mite aos alunos *nalisar os problemas, as si**a*õ*s * os aconteci*ento* </line>
<line> **ntro *e um cont*xto e em *ua glo*alid*de, ut*l*zan*o, pa*a isso, os conhecimentos presentes </line>
<line> **s disciplinas e sua exper**ncia sociocultural". </line>
<line> Através da análise dos questionários, *l*bor*u-se o Quadro 02, que contempla u*a </line>
</par>
<par>
<line> caracteri*ação *os sab*re* *ocente* propost*s po* Tar*if (2014) e a s*nt*se </line>
<line> dos saberes </line>
</par>
<par>
<line> **reendidos pelo* residentes durante as vivência* no PRP. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*ro 02 - Saberes elaborad*s pel*s ***identes </line>
</par>
<par>
<line> SABERES DA *OCÊNCIA </line>
<line> *ARACTER*ZAÇÃO, SEG*ND* TARDIF </line>
<line> S*NTES* DOS POSISIONAM*NTOS DOS INTERLOCUTORE* </line>
</par>
<par>
<line> SABER*S PROFI*SI*NA*S </line>
<line> Conj*nto d* saber*s transmitidos p*las instit*i*ões de formação de p**fessores. </line>
<line> Através das experiências v**ida*, foi possív*l r**acionar as te*rias tr**alhadas no período da grad*a**o durante *s prática* propostas *e*o PRP. </line>
</par>
<par>
<line> SABERES DISCIPLINARES </line>
<line> São saber*s que correspondem aos di*erso* campos d* **nhec*mento (das disciplinas) e emer*em da t*adição cultural. </line>
<line> As ações do PRP agre*aram mais conhecimen*os. Duran** a regência foi neces*ário aprof*nd*r os conteúdos a serem ministrados, já q*e **o foi pos*ível fa*e* *sso *urante a gr*duaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> SABERES CURRICULARES </line>
<line> São s*beres ob*id** po* meio d*s programas escolares e expe*iências de </line>
<line> **ra*és das aç*es do PRP, reali*ou-se o *st*do do PPP d* e*cola, da BN*C * d*s proposiç*es dos livros didático*, *mpl*ando os saberes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 19, n. *, *r*. 6, p. 1**-1*4, abr. *022 </line>
<line> *ww4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Melo, *. C. Cruz, F. R. Li*a </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> t*abalho co*idia*o. </line>
<line> curricula*es e a form* de executá-l*s. </line>
</par>
<par>
<line> S*BERES DA EXPERIÊNCIA </line>
<line> São sa*eres pro**zidos no exerc*c*o cotidiano da profiss*o, consid**ados pelos próp*ios professores como a base do sabe*- ensinar. </line>
<line> A* ações ** PRP favo*eceram * adoç*o ** novas metodolog*as, me*hor*s fo*mas de relac*o*a* os conhecimentos e*colar** c*m os saberes culturais dos alunos, assim como aprofu*damento de *ont*údos específic*s *a ár** ci*n*ias da *atureza. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado p*los pesquisadores (2020) </line>
<line> É válid* ressa*tar que, po* c**t*mp*a* a*ividades de estudos teó**cos * práti*os </line>
</par>
<par>
<line> (minis*rar aulas, p*anejar, *valia*, participar de *euniões, entre </line>
<line> outras), os i*terlocu*ores </line>
</par>
<par>
<line> a*irmam que um dos pr*ncipais supo*tes pa*a * elabo*açã* ** saberes profi*sionais for*m os </line>
</par>
<par>
<line> encont*os formativos quinz*nais, cuj* </line>
<line> objetiv* também era </line>
<line> orient*r e socializar as </line>
</par>
<par>
<line> experi*nci*s dos residen*es, am*liando as *os*ib*li*ades de aprendizagem da doc*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> Em *eus depoim*ntos, tam*ém afirmam q*e as ações do *RP se constituíram </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> oportunidades *e art*culação e d* estreitamen*o de ví*culo* com os dife**ntes m*mbros da </line>
</par>
<par>
<line> co*unidade *sc**ar, assi* como par* </line>
<line> a elabora*ão de saberes. A r**peito dessas </line>
</par>
<par>
<line> contri**ições, uma das residentes escrev*u que: </line>
<line> * estudo *ara adoç*o de nov*s m**odolo*ias, melhores *o*ma* de **lacionar com os </line>
<line> aluno*, co*egas de t*abalho: p*eceptora, *esidente* e a comunidade escolar da escola- </line>
<line> campo, apr*fundame**o de conteúdos esp*cí*icos de ciê*cias e nã* posso d* deix*r </line>
<line> de evidenciar *s re**ções *ons*ru*das a* *ongo do cumprimento d* *rograma, que </line>
<line> foram quem *ossibili*ou a r**liza*ão do me**o. (RE*IDENTE 01) </line>
<line> Os residentes re**taram a signific*tiv* con*rib*ição que a vivência de regência lhes </line>
<line> *roporcion**am, principa*mente, ** ap*of***amento dos *ont*údos, aprendizagem *e *ovas </line>
</par>
<par>
<line> metodologias, t**tat*vas d* *stabe*ecer um* r*lação entre teoria e </line>
<line> prátic*. *ann*ti (2015, p. </line>
</par>
<par>
<line> 8433), ao pesquisar a relaçã* *eo*ia * práti*a em u* P*P, i**ntificou *om* asp*ctos p*si*ivos </line>
<line> a cap*c*dade d*s res*dentes "de arti**lar teori* e prática e *o grau de fu*damentação t*órica </line>
</par>
<par>
<line> d*s argumentos, o *ue *ão o*orreu nos aspectos rel*tivos à fund**entação das </line>
<line> aç*** </line>
</par>
<par>
<line> realizadas fora da *esidênc*a". </line>
</par>
<par>
<line> Os pesquisad** também de*t*c*r*m que o P*P *ossibi*i*ou não *pena* o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento da </line>
<line> *rof**são e a *laboração de *aberes da docência, mas também, *uscitou </line>
</par>
<par>
<line> reflexões cons*an*es sobre os desafios *ivencia**s pel** professores *a Educaçã* Bás*ca </line>
<line> Públ*ca, sobretudo, *s qu* leci**a* em escol*s do *ampo, *ntre eles, os de*locamentos </line>
</par>
<par>
<line> semanais, a falta </line>
<line> *e ac*lhim*nto de a*guns professor*s, a distân*ia </line>
<line> de c*sa dois </line>
<line> dia* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> semana ** ma*s, *onfo*me refere * R*sid*nte 0*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. *9, n.4, *rt. 6, p. 110-124, abr. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Ve*ho, Deixa o *o*o Entrar": O Luto do **ose*tar, *nvelhecer, *a Fi*itude * da Sexualidade </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> A distância, em vista que sou de *utro município, en*ão me desloco de motocicleta </line>
<line> por cerca de 2 horas d* viag*m; a resi*tência por pa*te *o professor titula* da </line>
</par>
<par>
<line> dis*iplina que não dá auton**ia pa*a o uso de difere*tes metodolog*a* e </line>
<line> nem no </line>
</par>
<par>
<line> *reparo das avalia*ões; * acúmulo de ativid*des do T*mpo Comunidade com outras </line>
<line> ativida*e da RP, estági* ** e até ativ*dad*s profissio*ais (trabalho), algo qu* </line>
<line> t**bém é in*ispen**vel (trab*lho) já que *or co**a do* custos al*o c** </line>
<line> deslocamento, alimen*ação, *iagens a Teresina par* reunião * bolsa a*aba *ue sendo </line>
<line> insuficien** pa*a a demanda. (RESIDENTE 02) </line>
<line> Informaram ainda que, por muitas vezes, ti*eram que ser re*istentes para lidar co* </line>
</par>
<par>
<line> essas adve*sidades, tendo q*e co*ta* com o apoio e * compreensão da </line>
<line> equipe escolar e da </line>
</par>
<par>
<line> família, já q*e os custos financeiros de desloca**nto e de hosped**em, à* *ez*s, </line>
<line> ultra*assavam o valor d* bo*sa do **P. S*m dúvidas, a *ificuld**e no d*slo*a*e*to f*i a*go </line>
<line> mui*o m*r*ante e *xigiu dos residentes esforços pa*a cumprirem *oda a ca*ga horária, u*a vez </line>
<line> que t*dos residiam em outros munic*pi*s. Além dessas d*fic*lda*e*, re**altam o f*to *e terem </line>
<line> qu* cumpri* simulta*eamente as aç*es do PRP * os traba*h*s do TC da LEdo*. </line>
<line> Sobre essas dif*culda**s, enfatiza*am que, e*bora esses desafios cause* d*r*s e </line>
</par>
<par>
<line> desc*nfortos, t*mbém são oportunid**es *e aqui*iç*o *e conhecimentos * </line>
<line> ex*eriên**as </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> se*virão d* suporte par* a vi** e para o trabalho. E*ses </line>
<line> desafios *ambé* amp**am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacid*de de ref*e*ir *riticam*nt* s*bre a re*lidade d*s </line>
<line> povos *amp*neses e *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualidade das políticas ed*cac*onais disp*nibi*iz*d*s para a* e*co*as. </line>
<line> É v*lido r*ssaltar que as contribuições do PRP na Unidade Escolar Júli* G*mes nã* </line>
<line> ficaram *estritas ap*nas à apr*ndizagem da docência por part* *os resi*entes, m*s também </line>
<line> fa***e*eram a a*rendizagem *os est*dantes no comp*nente cur*icular Ciências, conf*rme </line>
<line> ilust*a*ões do Gráfico 01. </line>
<line> Gráfico *1 - Estudant*s aba*xo da média </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Acervo d* Prec*pto*a d* Programa Residência Pedagógica (2020) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres**a P*, v. 19, n. 4, art. 6, p. 110-1*4, abr. 2*22 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Melo, E. C. Cr*z, F. R. L*ma </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> An*liti*ame*te, percebe-se q** o PR* te*e um *mpact* posi*iv* nos *ndic*s de </line>
<line> desempenho escol**, se comparado ao ano an*erior. *o ano *e 2018, a esc**a chegou * faz*r </line>
<line> **cupe*ação mens*l *o* *proxi*adam**te 5* (cin*uenta) alunos. Em 2*19, com a pr*sença </line>
<line> d*s *esiden*es d* PRP, o núm*r* de estudant** com rendi*e*to *ime*tral abaixo da média </line>
<line> caiu par* 1* (do*e) a*unos. E*se é um fa*o il*strativo que não *e pode de*xar de me*cionar. </line>
<line> O Prog*ama R*si*ência Pedagógic* propôs-se a contri**ir p*ra a melhoria da </line>
<line> qualidade d* fo**ação *nicial de professores, te*do c**o princípio orien*ador a articulaç*o </line>
</par>
<par>
<line> entre a teori* e a prática. *essa f*rma, em**ra com dif*culdades, </line>
<line> const*tui*-se como um </line>
</par>
<par>
<line> *spa** mui** rico e amplo de pos*ibilid*des </line>
<line> *e formaç*o e apr*n*izagem *** *aberes da </line>
</par>
<par>
<line> docê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CON*IDER*Ç*ES FINA** </line>
</par>
<par>
<line> Esta p*squisa t*ve como objetivo geral conhecer as contri*uições *o PR* pa** a </line>
</par>
<par>
<line> *ormação de profess*r*s de Ciências de escolas do campo. Partindo </line>
<line> desse pressuposto, </line>
</par>
<par>
<line> inicialm*nte, b*s*o*-se conh**e* a propos*a f*rm*t*v* do referid* Programa, evidenciando </line>
<line> aproximações e distanci*mentos *o* as proposições da LEdoC/*FPI. Além diss*, des**e*eu- </line>
<line> se como o*orr*u a imersão do* *esid*n*es nas atividade* *a *s*ola-c*mpo, enfatizando a* </line>
</par>
<par>
<line> vivên*ias proporci*nad*s pelo PR* e </line>
<line> ident*ficando su*s contr*buições *ara o </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> formativo dos a*adêm*cos. </line>
</par>
<par>
<line> Ao estuda* o **senvo*vimento do PRP no *unicípio de J*azeiro do Piauí, percebeu-*e </line>
<line> qu* se trata de um pro*ram* am*lo, confi*urado como um es*aço de for*aç*o pa*a docente* </line>
<line> re*ul*rmente matriculados e* cur*os de *icenci*t*ra, e carrega em sua propost* a inclus*o d* </line>
</par>
<par>
<line> um no*o *odelo de Estági* Curricul*r Supervision*do Ob*igatório, funcionan*o como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> tent*tiva de queb*a de par*digmas de modelo* que tra*icio*almente *az*m par*e do percurso </line>
<line> ***dêmico dos d*scent*s. </line>
<line> A resp*ito da conf*guração do PRP no ate*dime*to de **tudantes *o Cur*o da LEdoC/UFPI, </line>
<line> notou-se a*gum*s dificul*a*es que *rec*s*m s*r reto*adas para que pos*a* integrar o modelo </line>
<line> *ducat*vo proposto pela Educaç*o do *ampo, de mo*o a res*eitar a* especific*dades dos </line>
<line> *ovos do ca*po. Isso impli*a uma constante avaliação d* resulta*os * a previsão de *etas </line>
<line> que quali*iquem continuamente o processo formativo. </line>
<line> Port*nto, a imersão dos resident*s na escola-campo para a ap*endizagem da docência </line>
<line> mo*tra uma série d* p*ssibilidad*s **e deixam visíveis a re*evância *as atividades re*l*zad** </line>
</par>
<par>
<line> dentro </line>
<line> d* </line>
<line> esp*ço educa*ivo escolar e como e*sas práticas *on*rib**m pa*a * </line>
<line> a*r***izagem </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresi*a, *. 19, n.4, art. 6, p. 110-*24, abr. 2*22 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.b*/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velh*, Deixa o No*o *n*rar": O *uto d* Ap*senta*, Envelh*cer, d* *ini*ude e da Sexualida** </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> p**fissional d* do*ênc**. </line>
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<line> *NE/CEB 1/*0*2: Institui Diretriz*s Operaciona*s *ara a *ducação </line>
<line> Básic* nas Esc**as do </line>
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</par>
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<line> Pública para </line>
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<line> de propo*ta* no â***to do P*ograma de Residênc*a **dagó*i*a. </line>
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<line> *orizonte, </line>
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<line> *ontrib*iç*o *os Autor*s </line>
<line> R. A. Melo </line>
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<line> F. R. Lim* </line>
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<line> 1) concepção e pl**e*ame**o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise * interp**tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do ras*un*o ou na revisão crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipação *a a*rov*ção da v*rsão f*nal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> *ev. F*A, Te*esina, v. *9, n.4, a*t. 6, p. 110-124, *br. 20** </line>
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</page>
</document>

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