Comprometimento Organizacional de Servidores Públicos da Geração Y do Rio de Janeiro / Organizational Commitment of Public Servants of Generation Y in Rio de Janeiro

Andréa Pereira Lyrio Barreto, Isabel de Sá Affonso da Costa, Marco Aurelio Carino Bouzada

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo final consistiu em identificar o componente do comprometimento organizacional predominante entre os servidores pertencentes à geração Y de instituições públicas federais do Poder Executivo localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Na revisão de literatura foram abordados os seguintes tópicos: comprometimento organizacional: histórico e conceito; geração y; comprometimento organizacional nas organizações públicas no Brasil; e o modelo utilizado nesta pesquisa (modelo de Três Componentes do Comprometimento Organizacional de Meyer e Allen – afetivo, instrumental e normativo).  A abordagem metodológica foi quantitativa. Quanto aos fins, a pesquisa foi descritiva e, quanto aos meios, foi adotado o método survey. Os resultados demonstraram que o componente predominante é o afetivo, indicando que os servidores da geração Y detêm uma grande ligação emocional, sentimento de lealdade e identificação com a organização onde trabalham. O componente instrumental ficou em segundo lugar e o normativo em terceiro. Os resultados obtidos podem subsidiar os gestores públicos a criarem estratégias e políticas de desenvolvimento de recursos humanos alinhadas às características e

 

expectativas desses servidores da geração Y, de modo a fomentar o comprometimento com os objetivos e metas organizacionais.

 

Palavras-chave: Comprometimento Organizacional. Geração Y. Servidores Públicos Federais. Gestão de Pessoas.

 

 

ABSTRACT

This article presents the results of a research that aimed at identifying which organizational commitment component predominates among public service employees of generation Y in Brazilian federal public organizations located in Rio de Janeiro city. Some topics were discussed within literature review: organizational commitment; generation Y; organizational commitment in Brazilian public organizations; and the model used in this research (The Three Components of Organizational Commitment model of Meyer and Allen - affective, instrumental and normative). The methodological approach was a descriptive quantitative survey. The results showed that the predominant component was the affective one, suggesting the generation Y servants have a strong emotional connection, a sense of loyalty and identification with the organizations they work for. The instrumental component was ranked as the second and the normative as the third. The results can support public managers to create human resource development strategies and policies consistent with the characteristics and expectations of the generation Y employees in order foster commitment with organizational goals and objectives.

 

Keywords: Organizational Commitment. Generation Y. Public Servants. People 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.12.1

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