<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 1, p. 3-25, dez. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.12.1 </line>
<line> Com*rometimento Organizacional de *e*vidores P*bl*cos da **ração Y do Rio d* *aneiro </line>
<line> Orga*izational C*mmit*e*t of Publi* Servants of G**erat*on Y in Rio *e Ja*eiro </line>
</par>
<par>
<line> A*d*éa Pere*ra Lyrio Barreto </line>
<line> Mes*re *m Administraçã* * *esenvolv*mento Empresar*al pelo MA*E/UNESA </line>
<line> Serv*dora da Fundação *as* de Rui Barbosa - F*RB, Gabine*e d* Coorden**ão Gera* de *dministraç*o. </line>
<line> *-*ail: cgpa@*b.gv.br </line>
<line> Isabel de S* A*fonso da C*sta </line>
<line> Doutora *m Administração p*la E*APE/FGV </line>
<line> Pesqu*sad*ra *e Pós-*outorado *a C*P*EAD (Unive*sid*de Federal do R*o de Janeiro) </line>
<line> Professora da Esco*a de Negócios e S*g*r*s (*NS), *io de *ane**o </line>
<line> E-mail: isabelsa*c*sta@h*tmail.com </line>
<line> M*rco Auré**o *arino Bouzada </line>
<line> Doutor em *dmini*t*ação/COPP**D (*niv*rsidade *ederal do R** de Janei*o) </line>
<line> Profe*sor da Uni*ersi*ade Unigr*nrio </line>
<line> E-ma*l: marc*.bouzada@g**il.com </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Andréa Pe*eir* L*rio Barreto </line>
<line> Editor-C*e*e: Dr. Ton*y Kerle* *e Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Endereço Rua São Cl*mente, **4 - Botafogo, Rio de </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Janeir* - RJ, CEP 22260-002, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: *s*bel de Sá A*fonso da C*sta </line>
<line> *r*igo *ecebido em 24/*1/2021. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> R*a Senador *ant*s, *érreo - *entro, Rio de Janeiro - *J, </line>
<line> recebida *m 0*/*2/2021. A*rovad* em 08/1*/2*21. </line>
</par>
<par>
<line> CE* 20031-205, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: Marco Auréli* Carino Bouzada </line>
<line> A*a**ad* pelo sist*ma Triple Re*iew: *esk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *ua Profess*r José de Souza Herdy, 1160 - Jar*im *in*e </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Double *lind R*vie* </line>
</par>
<par>
<line> e Cinco de Agosto, Duque de C*xias - RJ, Bra*il, C*P </line>
<line> (avaliaç*o cega por dois avaliadores da *rea). </line>
</par>
<par>
<line> 25071-**2, Brasil. </line>
<line> Revisão: Gramatical, N*r**ti*a e de For**taç*o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. L. **rreto, I. S. A. *osta, M. *. C. Bouzad* </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Est* a*tigo ap*esenta os resultados de u*a *e*quisa cujo o*jetivo final co*s**t*u ** </line>
<line> identificar * componente do com*ro*etim*nto orga*izaciona* predom*nante entre os </line>
</par>
<par>
<line> servidores </line>
<line> pertencent** à geração Y de in*tituições públicas fede*a*s do Pode* Executiv* </line>
</par>
<par>
<line> l*c*lizadas na cidade do Rio de Jan*iro. Na re*i*ão de literatura for*m abord*d*s os seguintes </line>
<line> tópicos: co*pro*etimento o*ga*izacional: *istórico e *onceit*; g*ra**o y; c*m*r**etimen*o </line>
</par>
<par>
<line> or*a**zac*ona* n*s org*niza*ões públic*s ** Brasil; * o mode*o </line>
<line> utili**d* nesta pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> (modelo de Três Compon*ntes do Comprometimento Organiza*ional de Meyer e Allen </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> afeti*o, instrumental e normativo). A abor*agem m*todológica foi quant*tativa. Qu*nto *os </line>
<line> fin*, a *esqu*sa foi descritiva e, qua**o ao* meios, foi a*otado o métod* survey. Os resultados </line>
</par>
<par>
<line> demonstraram qu* * componente predo*inante é afetivo, ind*cando *ue o </line>
<line> os servidores </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> geração Y detêm uma grande li*ação em*cio*al, sentimento de leald*de e ide*tificação *om a </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação *nde t*abalh*m. O componente instrum*ntal ficou em segun*o l*gar e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> normat*vo em terceiro. Os res*ltados obti*os podem subsi*iar os gestore* públicos a criarem </line>
<line> **tratégias e p*líticas de de*envolvimento de recu*s*s huma*o* alinhadas às caracte*ísticas e </line>
<line> *xpectativas dess*s se*v**ores da geração *, de mod* a fomenta* o compr*metimento com os </line>
<line> objet*vo* e *eta* organiza*ionais. </line>
<line> Palavras-*ha*e: Com*rometiment* Or*aniz*cional. G*ra*ão Y. Servidores **blicos F**erais. </line>
<line> Gestão d* P*ssoas. </line>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> *hi* *rticle presents *h* results of a research tha* aimed at ide*tifying whic* </line>
<line> organiz*tional </line>
</par>
<par>
<line> com*it*ent </line>
<line> *ompon*nt </line>
<line> predomina*es amo*g </line>
<line> public service em*loye*s o* gen*ration Y in </line>
</par>
<par>
<line> B*azilia* fede*a* public orga*i*at*o*s </line>
<line> loc*ted in Rio *e Janeiro *ity. Som* topics we*e </line>
</par>
<par>
<line> discussed within lit*rature rev*ew: organ*zational commitment; g**eration Y; </line>
<line> or*anizati*nal </line>
</par>
<par>
<line> commitment in Brazilian public *rganizati*ns; and **e m*del used in thi* resear** (*he Thr*e </line>
<line> Compon*nts of Organizati*nal C*m*itment *o*el *f Me*er an* A*len - affective, </line>
</par>
<par>
<line> instrumental </line>
<line> and *ormative). The m**hodological app*oach was a de*cri*tive q**n*itative </line>
</par>
<par>
<line> su*vey. The re*ults showed tha* th* predominant component wa* the *ffecti*e one, sugges*ing </line>
</par>
<par>
<line> the gen**ation Y *ervants *ave </line>
<line> a s*rong </line>
<line> emotional </line>
<line> connection, a se*se of l**alty and </line>
</par>
<par>
<line> ide*tific*t*** w*t* the o*g*nizat*ons they wor* for. *he **strumenta* component was ranked </line>
<line> as the sec*nd *nd *he normative as the third. The *esults can s*pport public manager* t* cr*ate </line>
<line> *uman resou*ce *eve*o**ent strategie* a*d policies consiste*t with the character*st*c* and </line>
<line> exp*cta*ions of th* *en*r*tion Y empl*y*es in order foster *omm*****t with o*ganizational </line>
<line> goals an* objectives. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: </line>
<line> Organizational </line>
<line> **mmitment. </line>
<line> G**e*ation </line>
<line> Y. </line>
<line> * ubl i c </line>
<line> Se*va*ts. </line>
<line> P*o**e </line>
</par>
<par>
<line> Mana*e*ent. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, *. 18, n.12, art. 1, p. 3-25, dez. 20*1 </line>
<line> www4.fsan**.co*.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comprometime*to Organi*acio*al de Servid**es Públicos *a Geração Y d* Rio de Jane*ro </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> * IN*R*DU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O fator human* *e*empenha, recon*e**dament*, um pa*el f*ndamen*al </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> **e*cimento e d**envol**mento das organizaç*es. Logo, *us*ar conhec*r melhor os </line>
<line> empr*gados para *esenvolver *r*ce*sos *e gestão *e rec*rsos humanos **i* *dequad*s, </line>
<line> buscando maior q*alida*e e m*lhores res*ltado* p*ra * *rgan*zação torna-se um gran*e </line>
<line> de*afio, para orga*i*açõ*s púb**cas e priva*as. </line>
<line> A re**ção i**ivíduo-o*g*ni*a*ão é complexa, como po*e ser percebido p**a </line>
</par>
<par>
<line> *ulti*li*ida*e d* construtos *st*da*os no â*bit* ** comport*mento </line>
<line> orga*iza*ional </line>
</par>
<par>
<line> (ROBBINS, 2006). Esses </line>
<line> construtos </line>
<line> buscam da* cont* </line>
<line> de como os indivíduos e grupo* </line>
</par>
<par>
<line> processam psicologi*amente os eventos que *correm </line>
<line> d*ntro do ambiente d* tr**alho, </line>
</par>
<par>
<line> bu*c*ndo co*preend*r, entre o*tr*s *s*ecto*, o que vin*ula *m *ndiv*duo ao seu trabal*o e o </line>
<line> que o torna *otiv**o e in**r*ssa** - víncul* e*te comp*exo e multidimen*io*al. C*nh*cer o </line>
</par>
<par>
<line> *ue *eva os indivíduos a se identific*rem **m * organização e s*u* objetivo*, </line>
<line> *esejando </line>
</par>
<par>
<line> manter-*e parte dela * fundamental pa** que a or*an*z*ção d*senvol*a u* a*biente *stável, </line>
<line> prazeroso, *avorec**do a pro**tivi*ade e os bon* r*sultado* do trabalh*. </line>
<line> O comprom*ti*ento orga*izacion*l pod* s*r *ntendid* como o conj*nto d*s </line>
<line> percepções e atitudes que le*am os indiví*uo* a se *omp*ometerem *om os o*jeti*os e metas </line>
</par>
<par>
<line> da organização onde </line>
<line> trab*l*am, podendo su*gir em três dimen*ões: af**iva (e*volvimento </line>
</par>
<par>
<line> emo*ion*l, leal**de com a organizaç*o), in*trumen**l </line>
<line> (custos ass*ciados com * saída </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> indiv*d*o da organiz*ção) * n**mativa (s*ntimento de obrig*ção e respo*sabi*id*de p*ra com </line>
<line> a organ*zaç**) (MEY*R; ALLEN, 1991). </line>
<line> Div*rsas pe*quis*s sobr* o **mprometimento organizacional vêm sendo r*alizadas </line>
<line> *o longo d*s ano*, tendo com* f*co d* análise o*ganiza*õe* públ**as e *rivadas - ref*etin*o o </line>
</par>
<par>
<line> **teres*e </line>
<line> *o entendi*en*o dos mecanismos que levam os funcionários a s* *e*tirem </line>
</par>
<par>
<line> com*r*meti*os de maneira a cont*ibuir com um m*lhor *e*emp**h* </line>
<line> da organização </line>
</par>
<par>
<line> (**ZO*E; VERDINE**I; *AS*I*ENTO, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Pes*u*sas *omo a* de Pires * Maced* (2006), Rowe e Bastos (200*) indicam que o </line>
<line> c*mpromet*mento de serv*dores púb*icos apr*senta b**es diferentes d* com*rometimen*o de </line>
<line> empregados d* setor priva*o. Segu**o esses autores, as razões pelas quais os indivíduos se </line>
<line> c**prom*tem *om a* organizações públicas no Br*sil va*iam desde a busca pela estabilidade </line>
</par>
<par>
<line> *o em*re*o, me*hor*s salári*s </line>
<line> ou até a </line>
<line> identif**ação * * *alor qu* atribuem à su* *is*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*s para a soci*dade. Também Oli*eira, Costa, Bouz*da e Salles (*018) </line>
<line> e*contraram </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a PI, *. 18, n. 12, art. 1, p. *-25, dez. 2021 *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. L. B*rreto, I. S. A. Costa, M. A. C. B*uzada </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> *if**en*as nas d*me*sões predomi*ant*s entre servidores **blicos e terceiriza*os *tuando </line>
<line> como contratado* no set*r públic*. </line>
<line> Ca*e destacar que * co*prometimento organizacional é, *omo to*o co*s*ruto </line>
</par>
<par>
<line> **itudi*a*, ba*eado </line>
<line> em valo**s (ROBBINS, 2006). Logo, ca*e s*por - com o suporte dos </line>
</par>
<par>
<line> a*h*dos de Silva et al (2015) - **e * q*e poderia **r fato* de comprometi*en*o nas ger*ções </line>
</par>
<par>
<line> anter*ores, *ode </line>
<line> não ser mais um fator relevante para as </line>
<line> novas geraçõ*s. D*sta f*rma, </line>
</par>
<par>
<line> en*e*der o que * ma*s relevante em cad* geraçã* *ontribui para a c*m*reens*o dos </line>
</par>
<par>
<line> mecanis*os de motiv*ção e p*ra o cons*quente aumento do *omp*o*et*mento com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> o*g*nização *um contexto de freque*tes mudanças (LIPKIN; PER*YM*RE, 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> * interesse *o tema da p*esen*e pesquisa teve sua or*gem *a busca do entendim*nt* </line>
<line> do compor*am*nto dos indivíduos da gera*ão Y su*metidos às normas, legislações e es*rutura </line>
</par>
<par>
<line> das org*n*za*ões </line>
<line> públicas fed*ra*s, assim co*o </line>
<line> d* identificaçã* de me**n**mos que levam </line>
</par>
<par>
<line> esses indivíd*os a se comprome*erem com a missão e o trabalho ne*sa* organiz*ções. </line>
<line> Logo, conhecer os component*s do com*rom*timent* *rga*izacion*l *essa no*a </line>
</par>
<par>
<line> g*raç*o de servid*res, que *ã*, </line>
<line> ao *ong* do </line>
<line> tempo, constit*ir maior parte d* quadro de a </line>
</par>
<par>
<line> funcionários, é *s*enc*al para *ue o* gest*res </line>
<line> públ*cos </line>
<line> crie* e*tratégias e políticas de </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s h*m*nos *dequadas a essa *ova realidad*. </line>
<line> Fr*n*e a* exp*sto, **te *studo tem *omo *bjetivo principal *dentificar o component* </line>
</par>
<par>
<line> *o comprom*timento organ*zac***al, segun*o o *odelo </line>
<line> de Meyer </line>
<line> e All*n (1991), </line>
</par>
<par>
<line> p*edominant* nos *erv*do*es pert*ncen*es à geração Y em in*tituições públicas *ederai* do </line>
<line> Pod*r Executivo. Também fo* estabelecido, como objetivo *ecundári*, identificar e ana*isar a </line>
<line> existê*cia *e pa*rõe* de comprom**imento em cada *nstituição da amostra. </line>
<line> O *scopo da pr**ent* pesquis* foi delimi*ad* às inst*tuiçõe* públicas federais d* </line>
</par>
<par>
<line> Poder Executiv* </line>
<line> sedia*a* *a c*dad* do Ri* *e Janeiro. A pesqu*sa o**rreu nos meses de </line>
</par>
<par>
<line> novembro e dezembro *e 2017 e janeiro de 2*18. </line>
<line> O estudo d* compromet*mento organi*a*ional em i*stit**ções p*b*icas, q*e visam ao </line>
<line> bem comum da so*i*d*** * são g*ridas por recursos *úblico*, ju*tifica-se por quest*es </line>
<line> ac*d*micas e práticas. Uma vez q*e o *stado te* a o**iga*ão de prestar serviços à *opul*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> com eficiência e exc*lênci*, o est*do do </line>
<line> compro*e*im**to do* ser*idores passa a ter </line>
<line> papel </line>
</par>
<par>
<line> fundamental </line>
<line> p*ra da* base ao desen*olvim*nto de </line>
<line> polític** de *estão de </line>
<line> pesso*s </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> viabilize* a realização dessa missão. I*enti**car o que </line>
<line> leva seus servidore* a *m ma*or </line>
</par>
<par>
<line> com*rometimento com os obje*ivos orga*izacionais pode le**r ao Estado *elhores índices de </line>
</par>
<par>
<line> desempenho, produ*ividade e engajamento, dim*nuir o absenteísmo, a rot*tividade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *8, n.12, art. 1, p. 3-2*, d*z. ***1 ww*4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comprometimento Organizacional de Ser*id*res Públicos da Geraçã* Y d* Rio de Janeiro </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> elaborar mel**res est****g*as (BOR*E*-AND*ADE; CAMESCHI; **VIER, 1990; </line>
<line> *LIVEIR*; COSTA; B*UZ*DA; SALLES, 2018). </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 *ompro*et*mento organizac*onal: his*ó*ico e c*nceito </line>
<line> Bastos (1*94) explica que, quando utilizado na li*guag*m do c*tidia*o, o t*rmo </line>
</par>
<par>
<line> \comprom*timento\ *st* associado a múltipl*s significados. Na lingua*em a**dêmica, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*eit* está *ss*c*a*o a u* s*ntido positi*o </line>
<line> e se refere à **ção de *nvo**imento, </line>
</par>
<par>
<line> enga*amento, aj*stamento; refer*-se a uma *ropen*ão a agir, a se comportar de de*e**inada </line>
<line> for*a. </line>
<line> No ca*po do com*orta*e*to organizacional, o comprom*ti***to é um "enlace </line>
<line> psicol*gico, desenvolvido p*l* indivíd*o, no tra*alho, a *a**ir *e suas pe*cepçõe* e relações </line>
</par>
<par>
<line> co* os el***ntos am*ientais" (GAMA, 1997, p. *9). O </line>
<line> const*uto do comporta*ento </line>
</par>
<par>
<line> o*g**izacional começ*u a </line>
<line> ser *e*quisado em mead*s do séc*lo XX por M*wday, Porter e </line>
</par>
<par>
<line> Stee*s (1979). No Brasil, os primeiro* trabalhos sobre este tema f*ram realizados *or Borg*s- </line>
<line> Andra*e, Ca*eshi e Xavier (1*90) e B*s*os (1994). </line>
<line> N* busca da compreensão *a *elação *ndiv*du*-organização, o co*struto do </line>
</par>
<par>
<line> comprome*iment* organiz*ci*nal visa compreender o </line>
<line> *ue vincu*a um i*d*víduo ao *eu </line>
</par>
<par>
<line> tra*alh* e o que o torna motivado * i*te*essado (TA*AYO; P*RTO, 20*5). De acordo com </line>
</par>
<par>
<line> Meyer e All*n (1*97), </line>
<line> observa-s* q*e a ma*oria do* es*udo* sobre </line>
<line> comprometim*nto </line>
</par>
<par>
<line> desenvolveu-s* na vertente or*anizacional, ond* as pesquisas b*s*aram entender o* </line>
<line> fenômenos a*res*ntados nes*a rel**ão indivíduo-organizaçã* para alcan*ar nov** e mel*ores </line>
<line> resultad*s para os probl*mas vivenciados nas empresas. </line>
<line> Obs*rva-se até hoje q*e não existe uma concordância plena na litera**ra s**re o </line>
<line> significado do ter*o c**prom*timento. De acordo com Meyer e Allen (1997), não existe </line>
</par>
<par>
<line> uma definição </line>
<line> de c*mp*o*eti*ento </line>
<line> que seja m*i* correta d* que * outra. Com </line>
<line> essa mesma </line>
</par>
<par>
<line> ideia, Mowday, *orter e Steers (1982, p. 21) listam *ivers*s *e*inições or*un*as de pesquisas </line>
<line> sob*e compromet**ento org*n*zacional, c*nclu**do que: "dessas defini*õ*s, fica claro que </line>
<line> não exist* um v*rdadeiro consenso com rel*ção à *efiniç*o corre*a do construto". </line>
<line> Como resultado desse esforço de levantamento conceit*al que, reiteradame*te, </line>
<line> evid*nc*ava o n*o-**ns*nso *m torno do construto, alguns autor*s, a pa*tir da déca*a de *99*, </line>
<line> r*conheceram uma característ*ca i*p*rt*nte, q** er* o seu caráter *ulti**mensio*al, tal co*o </line>
<line> R*v. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 12, art. 1, p. *-2*, *ez. 2021 www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. L. Barreto, I. S. A. Costa, M. A. C. B*uz*da </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Medeiros et al. (2003, p. 18*) afirmam: "[...] t*ntando ent*nder </line>
<line> os indivíduos seu vínculo * </line>
</par>
<par>
<line> com a *rgani*açã* de maneira ma** complex*. É co*senso hoje, na l*teratura, que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*mprometimen*o possu* múltipl** focos, com* organização e carre*ra, e b*se*, c*mo af*ti*a, </line>
</par>
<par>
<line> normativa </line>
<line> e </line>
<line> inst*umenta*". </line>
<line> *efer*ndo-se </line>
<line> à </line>
<line> **ordagem </line>
<line> multid*me*sio*al </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> com*rom*tim*nto, Meyer * All*n (1991, p. 63-64) af*rma* que todas as ca*ac*erísticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> def*nições do *onstruto ref*e*em, pelo menos, t*ês elementos gerai*, a sabe*: "adesão afetiva * </line>
</par>
<par>
<line> organização"; "custos **sociad*s per**bidos de de*xar a *rga*izaçã*" e "obrigaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*nti*uar na organização". </line>
</par>
<par>
<line> N* e*tan*o, se**ndo M*de*ros *t al. (2003), na* dua* últim** décad*s, dessas cin*o </line>
<line> pers*ecti*a* *onceituais, fora* **edom*nantes no **tudo sobre *omprometimento </line>
<line> or*aniza*io*a* as três *r**eiras (afe*iva/atitu*inal, instr*mental/calculativa, normati*a), o que </line>
<line> *orrobora ** enfoq*es *onceituais mencio*ados *or Me*er e Allen (199*). </line>
<line> 2.1.*. Comprometimento *fetivo ou atitudi**l </line>
<line> Os estudos refere*tes ao co*prome*imento af*tivo ou atitudi*al têm suas raíz** nos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos *esen*o**ido* p*r **zio*i (19**) *, </line>
<line> posteriormente, *os trabalhos de Mowday, </line>
</par>
<par>
<line> P**ter e </line>
<line> Steers (198*), que abordam a *atureza a*itudin*l/afetiva de*se vínculo do indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> c*m a organizaç**. Esses autores assumem * componente afetivo do co*pro**timent* numa </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva </line>
<line> at*tudinal e afirmam que o </line>
<line> c*mprometimento *rga*izacio*al pode ser </line>
</par>
<par>
<line> cara*t**izado de trê* formas: " (a) uma forte cre*ça e a </line>
<line> aceitação dos objetivos e valores </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organi*a*ão; (b) estar dispo*to a exercer u* *s*or*o con**derável em benefício </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> o*ganização, e (c) um forte dese*o de s* manter memb*o da org*n*zação" </line>
<line> (MOWDAY; </line>
</par>
<par>
<line> PORTER; STEERS, 19*2, p. *7). </line>
</par>
<par>
<line> Na década de *0, o *o*ponente a*etivo também **nhou e**a*o no modelo </line>
<line> te*rico </line>
</par>
<par>
<line> multidimensional e *a *sca*a de me**uração de Allen e Meyer (1991). Os </line>
<line> d*is a*tores </line>
</par>
<par>
<line> *nten*em que * *o*prometimento </line>
<line> organizacional afetiv* é *esencade*do por *x*eriênci*s </line>
</par>
<par>
<line> *nteriore*, principalm*nte aquel*s que sati*fizeram necessidade* psi****gicas do *mpregado, </line>
<line> con*uzi*do * um envolvimento emoc*onal/p**cológico com a organização. </line>
</par>
<par>
<line> M*yer, Allen </line>
<line> e Smith (1993) </line>
<line> ent**dem o co*promet**e*t* afetivo como </line>
</par>
<par>
<line> *endo um e*volvi*e*to *u*, para oco**er, é necessário *ue </line>
<line> *aja iden*ificação com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> objetivos e o* val*res or*a*iz*cionais, represe*t*ndo algo al*m da simples l**ldade p*ssiva, </line>
<line> en***vendo uma rel*ç** ati**, na q*al o indivíduo de*ej* dar algo de s* para contribu*r com o </line>
<line> bem-estar da organiz**ão. (ARAÚ*O, *010). </line>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 18, n.12, art. 1, p. 3-25, *ez. 2021 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*mprometi*ento Organ*zacional de Se*vidores Púb**cos da Geração Y *o Rio de Janeiro </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> *.1.2. *ompr*metimento instrumental ou ca*c*lativo </line>
</par>
<par>
<line> O enfoque instrumental origin*u-se do* estudos de Bec*e* (*960). Esse autor </line>
<line> *es*reve c**p*ometimen*o instru*ental como *ma tend**cia *o *ndivíduo em s* eng*ja* em </line>
</par>
<par>
<line> "linhas consiste**es de atividade" po* ele denominado d* e </line>
<line> "side bets" ("ap*sta lat*ra*"). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Bas*os (19*4), esse tipo de com*ro*etimento também assume outr*s denom*nações, </line>
<line> tais como, calculativo ou continuação. *ar* es*e autor, o indivíduo permanece na empresa </line>
</par>
<par>
<line> de*ido </line>
<line> aos cus*os e </line>
<line> ben**ícios associados à sua saí*a, q*e seriam a apos*a *ater*l, e </line>
<line> *ssim </line>
</par>
<par>
<line> pass* a se eng*jar em linhas *o*sistente* *e ati*idade para *e manter no *m*rego. </line>
<line> U*a ou*ra abordagem des*e enfoque é * escassez de *lte*nativas. Para </line>
</par>
<par>
<line> os empregados que estão </line>
<line> com*rom*tidos, na abordagem instrumental ou de conti*uação, </line>
</par>
<par>
<line> per*a*ecem na o*g*nização *m função da au*ência de op**tunidad*s *e uma *ova colocaçã* </line>
<line> no mercado de *rabalho, * indivíduo se sente prision*iro pelos custos a*soc*ad*s ao abandono </line>
</par>
<par>
<line> do trab*lho e pe*o q*e a *em*neração representa para sus*e*to *e sua vid*. Os o </line>
<line> i ndi ví duos </line>
</par>
<par>
<line> perman*cem *a or*a*ização porqu* pr*cisam e p*r falta ** </line>
<line> alterna*i*as no mercad* de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. (MEYER; ALL**, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> 2.1.3. Com*rometimento n*rmati*o </line>
</par>
<par>
<line> O e*foque normativo do compro*e*iment* org*nizacional te* sua* origens na </line>
</par>
<par>
<line> in*erseç** ent*e * **oria *rga*i*acio*al de Etzioni (1975) * Psico*ogia Social de Ajzen e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Fishbein (1980) e é cons*dera*o u*a das principai* dimens*es do co*pro*et*mento </line>
<line> organizacion*l. Este * o último enfoque unidimensional, que se *efere ao conjunto de pressões </line>
</par>
<par>
<line> n*rmat**as internalizadas pelo indiví*uo para que se comporte em consonância com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> objeti*os e interesse* da org*niz*ção (A**EN; *EYE*, *990). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O M*delo Adot*do: Modelo Tridimensional de Meyer e Allen </line>
</par>
<par>
<line> O modelo de Meye* e Allen (1991) é ** dos m*is aceitos na á*ea. O modelo propõe </line>
<line> que as dimensõe* do com**ometiment* orga*izaci**al se *presentam de três f*rmas: </line>
</par>
<par>
<line> 1) Affect*ve commitment, </line>
<line> ou comprometim***o afetivo: re**ete um apego, um </line>
</par>
<par>
<line> envolvimen*o, *denti*icação c*m </line>
<line> a *rganização. Segundo </line>
<line> All*n e Meyer (1990, p.3), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dimensão afetiv* exprime q*e "Emp**gados com um for*e comprometimento afetivo </line>
<line> perm*necem na or*anização porque el*s querem (...)"; </line>
<line> Rev. FSA, *er**ina PI, v. 18, n. 12, a*t. 1, p. 3-25, dez. 2021 www4.f*anet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. L. Barreto, I. S. A. Costa, M. A. C. *o*zada </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> 2) </line>
<line> Continuance </line>
<line> *ommitment </line>
<line> ou </line>
<line> comprometiment* </line>
<line> in*trumental: </line>
<line> é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compro*etimento percebido *om* *ustos ass*ci*dos a deixa* a orga*ização. Para Allen </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Meyer (1*9*, p.3), "*mpreg*do* com (...) comprom*timento instrume**al p*r*anecem </line>
<line> por*ue e*es precisam (...)"; </line>
<line> *) Normative commitmen* ou c*mprometimen*o norm*t*vo: é percebido como um* </line>
</par>
<par>
<line> obr*gação em </line>
<line> permanecer na organi*ação, </line>
<line> *s a*tores de*ominaram </line>
<line> de *bl i gat i on </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> po*te*ior*ente fizer*m u*a *econ*eitualização para normativ* (ME*ER e* al., 19*3). *e </line>
</par>
<par>
<line> acord* com Allen e M*yer (1990, p.*), "Emprega*o* </line>
<line> com (...) compro**timento norma*ivo </line>
</par>
<par>
<line> permanecem por*ue eles sen*em q** são obrigados (...)". </line>
<line> As escalas *esenvol**das por Me*e* e A*len se a*r*sen*am de dois tipos: *ma escala </line>
<line> com 24 itens e outra reduzida * 18 i*ens (MEYER et al., 1993). As e***las *ão co*postas por </line>
<line> ques*õ*s f*chadas sobre comprometimento organizacion*l * são aplicadas no formato Li*ert. </line>
<line> Um terço *os in*ica*ores do instrumento é de c*mprom*time*to afeti*o, e os d*mais são de </line>
<line> *omp**meti*ento in*t*um*n*al e de *ompr*meti*ento normativo. No Bras**, esse </line>
<line> i*s*rumento trid*mension*l do comprom*timento or*anizacional foi validado *or Mede*ros * </line>
<line> Enders (1*98) e Ba*de*ra, Marque* e Veiga (2000). </line>
<line> Nas *rganizações pública* bras*leiras, *s estudos que ut*lizaram o modelo de Meyer </line>
<line> * Allen (1**1) rev*lam * predominância d* *omponente afetivo no vínculo o*ganiz*c*onal </line>
<line> para os servidores **etivos. O comp*nente normativo apresentou baixo relacio*amento com * </line>
</par>
<par>
<line> *ínculo organi*ac**nal e apenas </line>
<line> os te*ceirizados ap*e*en*ar** o </line>
<line> c*mpon*nte </line>
<line> *nst*umenta* </line>
</par>
<par>
<line> (MORA**; MARQUES, 1*9*; BA*DEIRA et al., 200*; LE*TE, 2*04; ROWE; BASTO*, </line>
</par>
<par>
<line> 2007; CARVALHO; PAIVA, 2015; *LIVEIRA; COS*A, 2015; *UTRA et </line>
<line> a l ., 2 0 * 7 ; </line>
</par>
<par>
<line> *LIVEIR* et al., 2018). </line>
</par>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Geraç*o * </line>
<line> Os indivíduos perte*c*ntes à g*ração Y, co* algumas d*verg**cia* de *erí*d**, são </line>
</par>
<par>
<line> aqueles nasci*os a partir de 1980 *té o ano de 199* (CRAMPT*N; HODGE, 200*). </line>
<line> *sses indivíduos que nasce*am no *níci* do per*odo c*assificado como Ge*a*ão Y </line>
<line> experime**aram um Bra*il *travessando *ma g*a*de i**tabil*dade econômica na década de </line>
<line> 1980 * início dos an*s 90, e d*p*i*, um pouco mais ta*de, o **st*belecimento e consolidação </line>
</par>
<par>
<line> da e*onomia e da democ*acia. A </line>
<line> abertura </line>
<line> **onômi*a o controle *a i*flação prepar*ram e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cenári* para uma nova fas* no *esenvolvimen*o bra**lei*o (SILVA e* al., 2015). </line>
<line> Re*. FSA, T**esi*a, v. 18, n.12, art. 1, p. 3-*5, dez. 2021 www4.**anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comprometimento Orga*izaci*na* de Se*vidores Pú*lic*s da Geração * do Rio de Jan*iro </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se t*mbém na l*terat*ra **tras denominaçõ*s p**a ger*ção Y, assim com*: </line>
<line> *eração do Mil*nio, geração Digital, g*ração *et (DUBLI*, 2008; CRAMPT*N; HODGE, </line>
<line> 20*9; TOLBIZE, *008). </line>
<line> Atualme*te, a e*is*ênci* de dife*ent** ger*ç*es *tuantes n* mer*ado de trabal*o tem </line>
</par>
<par>
<line> sido estudada com o </line>
<line> objetivo de leva*tar a* peculiaridades de cada uma de*as n* **e diz </line>
</par>
<par>
<line> respeit* às suas crenças, valores e prioridades e de relacionar de que *aneira essa* </line>
<line> cara*terí*t*ca* particulares *e comporta*ento d* *ada um* dessa* gera*ões podem influenciar </line>
<line> no c*mpro*etiment* *rganizacional (BATIS*A, 201*; TOLBIZE, 20*8). L*go, conhecer as </line>
<line> caract*rísticas des*a ge*ação *orna-se important* p*ra os gestores das org*niza*ões. </line>
<line> Dentre a* característ**as apresentadas pela gera**o Y e *ue são fund*men*ais para *s </line>
<line> organiza*ões, pode-se cit*r: *amilia*id*de com a tecnol*gia; *lt* n*ve* de qualifi*ação; </line>
</par>
<par>
<line> adap*ab*lid*de a mu*an*a*; motivação por desafios; foco </line>
<line> nos resu*ta**s; va*o*ização do </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o flexíve*; voltad* a ações sociais; construção e utilização de r*des de relacioname*to; </line>
<line> busca do desenv*lvimento c*n*ínu*; p*stura individu**iza*a; n*ces*itam de feedb*ck; p*stura </line>
</par>
<par>
<line> q**stiona**r*; busca do equilíbrio </line>
<line> da vida pessoal profissional; e b**ca da satis*ação * </line>
</par>
<par>
<line> (BROADB*IDGE; MAXWELL; O*DEN, 2007; H*RS*; GOO*, *009). </line>
<line> Cons*dera-se u* *os grandes desafios das orga*izações na atuali*ade atrair, manter e </line>
</par>
<par>
<line> r*ter *s*es </line>
<line> profi*sionais mais jovens. Devido às **a* </line>
<line> carac*erís**cas, é natu*al qu* essa </line>
</par>
<par>
<line> geração nã* **mp*rtilhe *a v*são </line>
<line> de *utoridade </line>
<line> da g*raçã* *nterior, *ujos valores c*mo </line>
</par>
<par>
<line> o**diê*c*a e t*oca de sacrifícios na vida pessoa* por *st*bi*idade n* *m**e*o eram praticado*. </line>
<line> A geração Y se sen*e ***o* i*entifi*ada com * empresa, mais indep*ndente e se mo*e c*m </line>
<line> mais rapidez, mudando de empreg* conforme sua necess*dade (SARSUR; PED*O*A; </line>
<line> S*NT\ANNA, 2003). </line>
<line> A *ntrada da geração * no ambiente *rgani*acional p**ece estar intr*d*zind* nov*s </line>
</par>
<par>
<line> desafios * *e*tão de pesso*s, uma vez qu*, </line>
<line> ao i*g*es*arem </line>
<line> nas o**anizaç*es, </line>
<line> esses *ov*ns </line>
</par>
<par>
<line> encontram, *uitas ve*es, a*bie*tes de tr*balho muitos </line>
<line> distintos d* suas expec*ativas </line>
</par>
<par>
<line> (TULGA*, 20*9; LIPKI*; PERRYMORE, 201*; CAVAZ*TTE; LE*OS; *IA*A, 2012). </line>
<line> * .4 Compro**timento *rganizacio*al nas Organizações Púb*ic*s no Bras*l </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> es*udos </line>
<line> s*bre </line>
<line> *ompromet*men*o </line>
<line> organiza*ion*l </line>
<line> com*ç*ram </line>
<line> * </line>
<line> s** </line>
</par>
<par>
<line> de*envo*v**os n* Brasil a p**ti* </line>
<line> dos anos </line>
<line> 90 e até entã* p*ucos era* *s estu*os rea**zados, </line>
</par>
<par>
<line> sendo que a mai*ria do refe*encial sob*e o tema era abso*vid* *a </line>
<line> literatura estrangeira, </line>
</par>
<par>
<line> principa*me**e da norte-ameri*ana. No *ntanto, p*rtir dessa é*oca, as pesquisas sobre a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **v. *SA, Teresi*a PI, v. 18, n. 12, ar*. 1, p. 3-25, dez. 2021 *ww4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. *. Barret*, I. *. A. Co*ta, M. A. C. Bouzada </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> tema tê* evo*uído *astante * dive*sos *ão os *studos que abord*m a caracterís*ica </line>
<line> m*ltidimensio*a* des*e construto, s*nd* consenso na lit*ratur* * e**stência dos seus mú*tiplos </line>
<line> focos e bas*s (MED*IROS *t al., 2003). </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> Brasil, </line>
<line> fora* </line>
<line> real*zadas </line>
<line> algumas </line>
<line> pesquis*s </line>
<line> sobre </line>
<line> comprome*i*ento </line>
</par>
<par>
<line> organ*zac*onal n* set*r públic* brasilei*o, tais como Borges-*ndrade, Cameschi e Xavie* </line>
</par>
<par>
<line> (1990); *astos, Brandão e P*nho (1997); Bastos e Bor*es-Andrade (1*9*, 1999); Mo*aes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *arques (1*97); Ban*eira, Marques * Veiga (2*00); Leite (*004); Rowe e Bastos </line>
<line> (2*07); </line>
</par>
<par>
<line> Ab*anche* (2011); Carvalho e P*iva (2015); Durão * *ilva Filho (2015); Du*ra, Oleto, Paiva e </line>
<line> Rios (20*7); Fer*and*s, Costa, Lins Filho e Anez (2017); Lizote et al. (2017); e Oliveira et al. </line>
<line> (2018). </line>
</par>
<par>
<line> * compro*etiment* o*ganizacional nas organ*za*ões púb*icas in*luenc*a*o pelo é </line>
</par>
<par>
<line> **e acontece na *ociedade * </line>
<line> n*s mudanç*s da gestão púb*ica. As </line>
<line> organizações te**em * se </line>
</par>
<par>
<line> *odificar rapi**mente, na tenta*iva de s* ada*tar às m*danças tecnológicas, </line>
<line> soc*ais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> econ*m*cas, p*e*en*iadas no mundo a*ual. A sociedade civil e o E**ad* são as dua* </line>
<line> insti*uiç*es políticas m*is imp*rtante* que *ssum*m novos papé*s e *ormas, pro*uz*ndo uma </line>
<line> n*va gover*ança d*moc*ática (BRESS*R-PE*EIRA, *0*9). </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, as mudanças na forma *e atuação </line>
<line> do setor púb*ico *e dão a partir </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> década de 90 com a criação d* Pl*no Diretor de Reforma *o Estado, que consis*ia num novo </line>
</par>
<par>
<line> modelo *e *esenvolvime*to *conômico e so*ia*, que poderia t*a*er * soc*e**de *rasile*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rspectiva de um futuro melhor *o </line>
<line> c*mpo </line>
<line> da pre*ta*ão de serviços soci*** e **frae*t*utura </line>
</par>
<par>
<line> (B*AS*L, 1995). * Plan* Diretor da </line>
<line> Re**rm* do **ar*lho de Estado - *DRAE, *e 1*95 </line>
</par>
<par>
<line> tin*a como proposta expl*cita dar i*ício à chamada "*dministração ger*ncial" (CO*TA, </line>
</par>
<par>
<line> 2*08). O *DRAE foi criado principalmente para e*tabelecer diretrizes para refo*ma da * </line>
<line> a*ministraçã* públic* brasi*eira, * fim de tran**ormar a cultura buroc*ática e patrim*nialist* </line>
<line> das instituições p*blicas num modelo mais efici*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Nest* s*n*ido, observ*-se a *eces*idade e a imp*rtância d* c*mprometimento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ndivíduo par* com a o*ganização, uma v*z que e*te* n*vo* sis**m** gerenciais dem*ndam </line>
</par>
<par>
<line> empregado* compro*etidos </line>
<line> q*e ** identifiquem com </line>
<line> os obje*ivos organizacionais e *ue </line>
</par>
<par>
<line> atu*m n*s empresas como sendo seu próprio negócio. Portanto, como t*i* ideias se *ost*am </line>
<line> p*ename*t* ad*rentes * realidade do mundo atua*, tor*a-se n**essário co*hece* mai* </line>
<line> pro*undamente sob*e o serviço e o servi*o* público. Sendo assim, é funda*ental conhe*er o </line>
<line> perf*l * *s dete*mina*tes do comprometim*nto d**sa força ** *rabalho, da q*al d*pendem as </line>
<line> or*anizações pública*, de maneira a melhorar as c*ndições de trabalh*, o*ter maior </line>
<line> comprometimen*o e melhor quali*ade n*s pr*cessos. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 18, n.12, art. 1, p. 3-25, dez. 2021 ww**.f*a*e*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com***meti*ento Org*nizaci*nal de *ervi*ores *ú*lic*s da *eração Y do Rio de Janeiro </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Essas t**nsformações no papel da </line>
<line> á**a </line>
<line> de recursos humanos começaram a </line>
<line> partir do </line>
</par>
<par>
<line> momento em que a *d*ini*tração pública constatou a ne*essidade de *lter*r, prof*nd**ente, </line>
<line> o p*rfil da f*rça *e tr*balho, em di*eç*o a um quadro ma** qualificado de *ervidores. Mas, em </line>
</par>
<par>
<line> muitas adminis*rações pú*licas </line>
<line> observa-se </line>
<line> certa *ific*l***e na adoção de novas *écnicas *e </line>
</par>
<par>
<line> gestão *e recurso* hu*anos, res*ltan*o em defasagem e* relação à evolução do me*cado e *s </line>
<line> mudan*as *a g*stão d* RH. Se*undo M*rconi (2003), há nec*ssidade de *e*envolvimento da </line>
<line> ár** de recursos humanos no setor público, ** mod* a criar con*iç**s para a soluç*o de </line>
<line> alg**s problemas ainda present*s, **mo a desmo*ivação do* funcionár*o* e a precariedade no </line>
<line> atendimento aos ci*adãos. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Para * dese*volvime*** dest* pesquisa, foi adotada uma abo*dagem *uantitativa. </line>
<line> Quanto aos fins, a pesqu*sa é descritiva e, quan*o aos mei**, foi adotado o método *urvey. </line>
<line> A pop*la*ão desta pesquisa foi constituída por *o**s os serv*dores p*b**cos *ivis </line>
</par>
<par>
<line> feder*is do *oder Executivo na cidade do R*o de Jane*ro **rt*ncent*s geração Y, que são à </line>
<line> aqueles n*scidos ent** ja*eiro de 1*80 até dezembr* de 199*. </line>
</par>
<par>
<line> Já * amostra f*i *omposta p*l*s *19 servido*es da </line>
<line> geração Y (que resp**der*m </line>
</par>
<par>
<line> adequadamente ao ques*io*ário de pes**i*a) da* *e*uint*s In*titui*õ*s da Administração </line>
<line> Púb*ica Federa* com *e*e no Rio de *anei*o: Agência Na*ional do C*nema (ANCINE), </line>
</par>
<par>
<line> *un*ação Biblioteca Nacional </line>
<line> (F*N), Fundaç** Casa de Rui Bar*o*a (FCRB) e Fundação </line>
</par>
<par>
<line> Nacio*al de Art** (FUNARTE). </line>
</par>
<par>
<line> O instr*mento de </line>
<line> coleta de dados </line>
<line> utilizado *oi um ques*ionár** com perg*ntas </line>
</par>
<par>
<line> ob*etiv*s, **vidido </line>
<line> em </line>
<line> duas pa*tes: p*ime*ra c*nstava de 4 p*r*u*tas com a finalidad* a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> id**t*ficar as características demográficas dos servid*res, como se*o, da*a de nascimento, </line>
</par>
<par>
<line> *í*el d* *ns*r*ção te*po na e </line>
<line> instituição; a segun*a, composta de 18 questões afirm*tivas, </line>
</par>
<par>
<line> *egundo o m*d**o *e q*e*t*onário proposto por Mey** e Al*en (199*). Foi util*zada a esca*a </line>
<line> do tip* Liker* de 5 pontos (1 = Di*cordo Totalmente; 2 = Disco*do; 3 = Inde*iso; 4 = </line>
</par>
<par>
<line> C*ncordo; 5 = Concordo *otalmente). O m*todo d* l*vanta*ent* **i </line>
<line> de corte tran*versal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> foi *tilizada a *erramenta Google Fo*ms para a *plicaçã* do questionário </line>
<line> e *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> levantamento dos d*dos. * aplicação do *uest*onário fo* re*li*ad* entre os meses </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> novembro d* 2017 e j*neiro de 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> A pesqu*sa foi divul*ada para o qu*dro de funcionários da* Instituições a*ravé* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas int*anets, inform*ndo o o*jeti*o do estudo * *olici*ando colab*ração. O q*es**onário *oi </line>
<line> Rev. FS*, Teresina *I, v. 18, n. 12, art. 1, p. 3-**, dez. 2021 www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. L. Barreto, I. S. A. Cost*, M. A. C. B*uzada </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> enviado * todos o* se**idore* através de e-m*i* in*ti**cional pelo setor de R*cu*sos Huma*os </line>
<line> de cad* Institui*ão. Foi usa*a a ferramenta Google Forms para a aplicaç*o do ques**onário e </line>
<line> para o lev*nt*mento dos d*dos. </line>
<line> Em fu*ção do q*e foi *esquisado e apr*sen**do na* seç*es *nter**res, foram </line>
<line> formuladas ** seguintes hipóteses p*ra a pesqu*sa: </line>
</par>
<par>
<line> Hi**tese *: CI > </line>
<line> CA </line>
<line>-</line>
<line> O </line>
<line> c**pon*nte </line>
<line> instrumental </line>
<line> (CI) </line>
<line> do </line>
<line> com**ometimento </line>
</par>
<par>
<line> orga*iza*ion*l no* servidores públicos federais do Po*er Executi** da geração Y * maior **e </line>
<line> o *om***ente afeti*o (CA); </line>
</par>
<par>
<line> *ipótese 2: CI > </line>
<line> CN </line>
<line>-</line>
<line> O </line>
<line> com*o*ente </line>
<line> instrumental </line>
<line> (C*) </line>
<line> *o </line>
<line> co*prom**iment* </line>
</par>
<par>
<line> organi*a*ional nos servidores públi**s fe*erais do Poder Executivo da geraçã* * é m*io* que </line>
<line> o c*mpon*n*e n**mativo (CN); </line>
</par>
<par>
<line> *ip*tes* 3: CA > CN - * co*ponente a*e*ivo (CA) </line>
<line> *o </line>
<line> com*rometimento </line>
</par>
<par>
<line> o**anizacio*al nos serv*dores públ*cos federais *o Poder *xecutivo da ge*aç*o Y é *aior que </line>
<line> o componente n*rmativo (CN). </line>
<line> P**a os testes est***sticos e identific*ção das v*riáveis relev**tes nas re*r*s*õ*s, o </line>
<line> níve* d* signif*c*ncia a*otad* foi de 5%. </line>
<line> 4 RESULTAD*S E D**CUSSÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Dentro desta *eção 4, a primeira subseção tes*a as </line>
<line> hipóteses de pesqui*a e *taca </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo prin*ipal. A se**nda s**seção procur* verifica* o im*acto da* característ*cas </line>
<line> *ocio**m*gráfica* na i*tens*dade de cada um *os três componentes do compr*met*ment* </line>
<line> organi*acional. E a terc*ira subse*ão lid* com o objet*vo secundá**o d* p*squi*a. </line>
<line> 4.1 Ident*f*caç*o do c*mpromet*m*nto or*ani*acional predominante </line>
<line> *rimeira*ente, para identifi*ar o compr*m*timento afetivo (**) de c*da s*rvidor, </line>
<line> foi *alc*lada a *ediana das respo*tas das seis primeiras pergunt*s do questionário. *ando </line>
<line> continuidade, para identificar o compromet*ment* instru*ental (CI) foi c*lc*lada a mediana </line>
<line> das r*spost*s dos itens 7 a 12 e, por fi*, *ara i*entificar o com*rometimento n*r*ativo (C*) </line>
<line> foi calculada a me*ian* dos itens 13 a 18 do *uestio*ário. </line>
<line> A Tabela 1 a seguir demonstra o *esultado do c***ulo das me*ian*s globais </line>
<line> (co*siderando todos os s*r**dores) d* amost** selecio*ada. </line>
<line> Rev. FS*, Tere**na, v. *8, n.12, art. 1, *. 3-2*, *ez. 2021 www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comprometiment* Organiz*cional *e Se*vidores Públicos da **ra*ão Y do Rio de Janeiro </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - Cálculo das medianas quanto ao ti*o de compromet*mento </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado *elos autor*s. </line>
<line> Para cumprir o *bje*iv* final da pes*uisa, que consiste em identificar o componente </line>
<line> *o comprometimento organizaciona*, *egundo o model* *e Me**r e *llen (19*1), </line>
<line> predominante n*s s*rvid**es *ertencent*s à geraç** Y em i*sti*u*ç*es p*bl*cas fe*er*i* do </line>
<line> Pod*r Executivo, foi utilizado o teste *e comparaçã* de medi*nas (Mann-Whi*ney) unica*dal </line>
<line> para análise de cada uma d*s t*ês hipóteses f*rmu*ada*. </line>
<line> C*mo * *alor p ob*id* na hipóte*e 1 (99,95%) *oi maior *ue o nível de s*gnificâ*cia </line>
<line> adot*d* de 5%, a hipótes* nula deste test* não po** ser rejeit*da; dess* forma a primeira </line>
<line> hipótese *e *e*quisa (C* > CA) não pod* ser aceita. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> caso d* *ip*tese </line>
<line> 2, * va*o* p obtido (<0,01%) foi m*no* que </line>
<line> o n**el </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ificân*ia </line>
<line> adotado </line>
<line> d* 5%, a h**ótese nula deste t*ste é rejeita*a; des*a fo**a a segunda </line>
</par>
<par>
<line> h*pótese d* p*sq*isa (CI > CN) *od* s*r aceit*. O mesmo o*orreu n* cas* da terc*ira hipótese </line>
<line> de pesquisa (CA > CN), que *ode *er aceita. </line>
</par>
<par>
<line> C*m o re*ul*a*o </line>
<line> da hip*t*se *, em qu* não </line>
<line> há *vidências para aceitar a hipótese </line>
</par>
<par>
<line> alternativa (CI > CA), não foi *o*sível *oncluir, *entre os </line>
<line> com*rometim*ntos afetivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instrumental, q**l o pred*minant*. No entanto, * **s*ível re*lizar um tes*e de hi*óteses é </line>
</par>
<par>
<line> simil*r ao reali*ado para </line>
<line> verificar a </line>
<line> h*pótese de *e*quisa 1, mas dessa vez tend* como </line>
</par>
<par>
<line> hipót*se al*ernativa CA>CI. Esse proce*imen*o nã* vi*a verificar nenhuma das hipóteses de </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa, mas, c**o j* foi </line>
<line> constatado </line>
<line> q*e não h* evidência* estat*s*icas de que CI>CA, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pr*ciso *erifica* se há *vid*ncias </line>
<line> de que CA>**, par* co*fir*ar se C* é mes*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *omp*nent* predominante e assim, **ender ao objetivo fin*l da pe*quis*. </line>
</par>
<par>
<line> Com o novo t**te de hip*tes*, v**or p o*tido (0,05%) f*i *e**r que o *ível ** o </line>
</par>
<par>
<line> si*nif*cância </line>
<line> adotado </line>
<line> d* 5%, a hipóte*e nula d*s*e teste * rej*itada; </line>
<line> de*s* forma a </line>
<line> hipó**se </line>
</par>
<par>
<line> CA > CI po*e *er *cei*a e assim pode-se </line>
<line> confirmar qu* C* é m*sm* </line>
<line> o </line>
<line> comp*nente </line>
</par>
<par>
<line> pr*dom*nante, o que nos le*a a atend*r ao obje*ivo final da p*squi*a. </line>
<line> C*m o resultado apr*sentado acima, a pr**eir* hipótese de pesquisa foi re*ut**a, poi* </line>
<line> concluiu-se que o compone*te d* *omprometimento o*ganizacional pr*dominante nos </line>
<line> *ervidores *úblic*s fede**is do pode* Executivo pert*nce*tes à gera*ão Y ** cid**e do Rio de </line>
<line> Janeiro * o compo*ent* afetivo. *sses s*r*idores ****nstram uma for*e ligaçã* emoc*o*al e </line>
<line> se i**ntifi*am com os *bjetivos e valores da organização onde tr*balham. *egu*do **s*os </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, *. 18, n. 12, art. 1, p. 3-25, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. L. Barreto, I. S. A. Cost*, M. A. C. B*u*a*a </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> (199*), * c*mpromet*me*to *f*t*vo é um vínc*lo manifestado pelos indivíduos por sentimento* como </line>
<line> de*e*ar, gostar, manter-se leal, *e se esforçar, *edi**n*o-se às meta*, obj*tivos e valor** da </line>
<line> or*a*ização. </line>
<line> Tal resul**d* c*rrob*ra a literatura e o*tras p*squisas. Mora*s e M*rques (19*7), Leite </line>
</par>
<par>
<line> (*004), e Olive*ra et al. (*018), conf*rme apontado no item 2.4, também *erif*caram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> predo*i**ncia d* componente afet*vo nos servid*res públicos. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Identifi*açã* </line>
<line> de </line>
<line> padrões </line>
<line> de </line>
<line> com*rom*ti*ento </line>
<line> seg*ndo </line>
<line> caracterís*icas </line>
</par>
<par>
<line> soci*de*ogr*ficas e se* im*ac*o sobre o comprometime*to o*gani*aciona* </line>
</par>
<par>
<line> C*m o propósito de identific*r e anali*ar * exis*ê*cia </line>
<line> de padrões </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comprome*imento segund* cara*terísticas sociode*ográficas dos *ervidores, f*ram rea*izadas </line>
<line> três regr*ssões m*ltip*as, uma pa*a c*da co*ponente do co***ometimento *rgani*aciona* - </line>
<line> afetivo, in*trumental e normati*o. As v*riáv**s sociode*ográ*icas coletadas na prime*ra p*rte </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> que*t*onári* for*m </line>
<line> *s v*riáve*s explicativas e * c*mponente do compr*metim*nto </line>
</par>
<par>
<column>
<row> organizacional em q*est*o foi a var*ável d*penden*e. </row>
<row> Os result*dos da pri*eira regr*ssão (compone*te afetivo) estão na Tabela 2 * seguir. </row>
<row> T*be*a 2. Regressão *últipla - Variá*eis sociodemográficas - Componente Afetivo </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Coe*icientes </line>
<line> Erro padrão </line>
<line> Stat * valor-P 95% inferiores </line>
<line> 95% s*periores </line>
</par>
<par>
<line> Interseção SEX* (M=0; F=1) IDADE </line>
<line> 3,01 *,2* - 0,00 </line>
<line> 1,00 0,17 0,*3 </line>
<line> *,*2 0,00 1,03 1,43 0,15 - 0,10 - 0,0* 0,98 - 0,06 </line>
<line> 4,*9 0,59 0,06 </line>
</par>
<par>
<line> TEMPO NA *N*TIT**ÇÃO: </line>
<line> - 0,01 </line>
<line> 0,*3 </line>
<line> - 0,2* 0,78 - 0,07 </line>
<line> 0,*6 </line>
</par>
<par>
<line> ENSINO SUPERIOR </line>
<line> 0,*3 </line>
<line> 0,40 </line>
<line> 0,57 0,57 - 0,*7 </line>
<line> 1,*3 </line>
</par>
<par>
<line> PÓ*-*RAD*A*Ã* M***RADO DOUTORA** </line>
<line> - 0,01 0,5* 0,*7 </line>
<line> 0,41 0,42 0,60 </line>
<line> - 0,0* 0,99 - 0,81 *,32 0,1* - 0,28 0,63 0,53 - *,8* </line>
<line> 0,8* *,3* 1,56 </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: *laborado *e*o* auto*es </row>
<row> O t*st* acima *erou um *-Quad**do d* 0,07. Como pode ser o**e*va**, não houve </row>
<row> ne*hu*a va**áv** significativa * 0,05. O mesmo pr*c*di*ento *oi *til*zado para os doi* </row>
<row> outr*s comp*n*n*es (*nstrumenta* e normativo) e os resultados f*ram *imilares, com v*lore* </row>
<row> de R-Quadrado de 0,06 e 0,04, respect*vamen*e. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Como po*e s*r observado através da *ná*ise dos </line>
<line> resultados, e*contramos um *- </line>
</par>
<par>
<line> quadrado muito baixo p*ra todo* o* componentes do comp*ometimento o*g*niza*ional </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. *8, n.12, *rt. *, p. 3-25, dez. 2*21 *ww4.f*a*et.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Compro*e*im**to Organ**aci**al de Servidor*s Públic*s d* *eração * do Rio *e Jane*ro </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> (afetivo, instrumental e normativo); ou seja, as variáveis *st*dad** (*exo, id*de, tempo na </line>
</par>
<par>
<line> institu*ç** e nív*l *e *nstruç*o) nã* são capa*es </line>
<line> de explicar satisfato*i*m*nt* nenhum </line>
</par>
<par>
<line> com*onente do </line>
<line> comprometi**nto *r*aniz*cion*l. Logo, c*nclui-*e que diversas outras </line>
</par>
<par>
<line> vari*v*is (psic*lógi*a, contextu*is, p*r ex*mpl*), não contempl*da* nes*e estudo, p*derão s*r </line>
</par>
<par>
<line> c*pazes de expli*ar o </line>
<line> comprometi*ento dos serv**ores público* federais da geração Y </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Poder Executivo na Cidade d* *io de Janeiro. </line>
<line> Como comentad*, não h* va*or-P relev*nte para nenhum* das variáve*s explicativ*s. </line>
<line> Porém, foi possível constat*r que, se f*r uti*izado o nível de signif*cância a 10%, a va**ável </line>
<line> temp* na i**tituição i**a influenciar posi*ivamente o c*mpro*etim*nto i*strumental; o* s*j*, </line>
<line> a ca*a an* trabalhado, o c*mprom*timento in*trumental do *ervido* público federa* tende**a a </line>
<line> aumentar. Segundo Meyer * *ll*n (1997), e*pr*gados *omprometidos instru*entalmente </line>
</par>
<par>
<line> permanecem *a </line>
<line> or*aniz*ção por*ue </line>
<line> precisam. Este compone*te *o*e *er relacionado com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conformidade, o* seja, *s *titudes * comp*rtamentos são adota*os com </line>
<line> o *bjetivo de </line>
</par>
<par>
<line> recebimen*o </line>
<line> *e r**ompensa*. O indivíduo f*z uma relação cus**-benefício (privil**i*s, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> salário, benefícios, assistências, po* exemplo) e f*z uma avaliaçã* pela permanênc*a o* saída </row>
<row> da or*anizaçã*. (BASTO*, 1994; BAS*O*; *RAN*ÃO; PINHO, 1997). </row>
</column>
<par>
<line> 4 .3 </line>
<line> Id*nti*icação de padrõ** de comprometimento em cad* ins***uição *a *mostra </line>
<line> Finalmente, *ara at*nder a* objetivo secundário proposto, ou seja, identificar e </line>
</par>
<column>
<row> analisar a existê**ia de padrões de co*p*ometiment* em cada Institu*çã* da a*os*ra foram </row>
<row> apl*cados os m*smos proc*dimentos e*tatí*ticos dos casos *nteriormente, mas desta vez </row>
<row> considerando c*da *nst*tuição separadam*nte. </row>
<row> ** ana*isar os result*dos, c*nstatou-se que o* compo*entes predominantes do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **mpro*etime*to </line>
<line> organi*acio*al nos s*rvidores pertencentes * *eraçã* Y da ANCINE (18 </line>
</par>
<par>
<line> respon*entes) s*o o co*ponent* afetivo e o componente </line>
<line> instrumen*al (não há </line>
<line> diferença </line>
</par>
<par>
<line> est*tis*icam*nte signif*cativ* entre eles). No </line>
<line> caso da F*N (46 </line>
<line> respondente*), * com***ente </line>
</par>
<par>
<line> predominante é o afetivo, seguid* do instrument*l e do norma*ivo. </line>
<line> J* em relação à FCRB (34 *esponde*tes), o compo*e*te a*etiv* se mostrou </line>
<line> predom*na*te. Em s*gundo lugar, o compone*te inst*ument*l, e *m terc*iro, o normativo. </line>
<line> *i*almen*e, os comp*nente* predominante* na FUNAR** (21 r*spondentes) são o afet*vo e o </line>
<line> instrument*l (não há di**renç* estati**ica*ent* significa**va entr* eles). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Tere*ina PI, *. *8, n. 12, art. 1, *. 3-25, dez. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. L. Ba*r*t*, I. S. A. C*sta, *. A. C. Bouzada </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O* </line>
<line> resultados </line>
<line> da </line>
<line> p*squisa </line>
<line> permitem </line>
<line> concluir </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
<line> componente </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*mprometimento organi*a*ional predominante nos servidores p*rten*e**es à *e*a*ão * da* </line>
<line> in*tituições públicas f*d*ra*s do P*der Executivo na cidade do Rio de Janei*o é * componente </line>
<line> afetivo - o que demonstr* forte li**ção emociona*, *resença de *e*timent*s de envolv*men*o </line>
</par>
<par>
<line> e identifi*ação do i*diví**o com as met*s, valo*es e obje*ivos </line>
<line> *a i*stit*ição. *sse result*do </line>
</par>
<par>
<line> refut* * prime*ra </line>
<line> hipótese *e </line>
<line> pesq*i*a </line>
<line> apresentada, que </line>
<line> su*er*a que o c*mpone*te </line>
</par>
<par>
<line> instrumen*a* seria maior que o **mp*n*nte afe*iv*. </line>
<line> E*bora a me*odologia utilizada n*o permita concl**r *obr* *s *oti*os e ra*ões dos </line>
<line> **rvidores se compromete*em afetivame*te *om a organização, pode-se es*ecular, a p*rt*r da </line>
<line> teoria e *e a*had*s de pes*uisa a*teriores, que a predom*nân*ia d* compon*nte a*etivo pode </line>
<line> *er at**buída *o recon*ecime*to, po* p*rte dos se*vi*ores, da *elevân*ia do serviço prestado à </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, b*m *om* * a*gumas </line>
<line> *rática* e oportun*dades eventualmente presentes </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> org*nizações, co*o *a*tic*pação nas *ecisões * </line>
<line> *alorização da capacitação - </line>
<line> fat*res </line>
</par>
<par>
<line> consi*er*dos impor*antes para elevar * co*p*om*timento afe*iv* *o* servidores. </line>
</par>
<par>
<line> Já a* hipótese* 2 (compone*te instrumental > co*p*nente no**ati*o) </line>
<line> e </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> (com*onent* af*t**o > com*onente normativo) de pesq**sa f*ram aceitas, demonst*a*do *ue </line>
<line> o compo*ente que ap*e*entou o menor índice de re*aciona*ento com o vínculo </line>
</par>
<par>
<line> organizacional </line>
<line> *entre *s servidores públicos d* g*raç*o Y foi o </line>
<line> compone*te normativo, </line>
</par>
<par>
<line> indi*ando </line>
<line> que o *entime**o de obrigaç*o par* co* a organização é * fonte de </line>
</par>
<par>
<line> compromet*m*nto me*os significativa. </line>
</par>
<par>
<line> Verif*cou-se que o c*mponente instru*e*t*l é o segu**o mais encon*rado </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> servidores p*blicos perte*cen*es à ger*ção Y. </line>
</par>
<par>
<line> No q*e tange à g*stã* de p*s*oas, pod*-se *onsidera* que esse resu*tad* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> interessa*te *o ponto d* v*st* prático, po*s </line>
<line> os servid*r*s mais comprometidos afe*ivame*te </line>
</par>
<par>
<line> t*ndem * contribuir para um mel**r *esempenho individu*l * or*an*zacional, de forma ma*s </line>
<line> in*ensa e positiva - o que resu*t* em melhores res*l*ados p*ra o Estado e, consequentemente, </line>
<line> para a *ocieda*e. </line>
<line> Em *elação ao impacto das c**a**er*sticas sociodemográf**as na i*tens*dade de *ada </line>
</par>
<par>
<line> u* dos t*ês co*ponentes </line>
<line> *o comprometim*nto organizacional, </line>
<line> os res*l*ados revelaram </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> n*vel de explicação mu*to baix* para t*dos o* co*ponente* do *o*prometime*to </line>
<line> *r*anizacio*a*: a*etivo (7%), instrumental (6%) e norma*ivo (4%); o* *eja, leva*do em conta </line>
<line> Rev. FSA, **r*sina, v. 18, n.**, a*t. 1, *. 3-25, dez. 2021 www4.fsane*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Compro*e**m*nto Organiz**ional d* S*rvidores Públicos da *eração Y do Rio de Jane*ro </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> a*enas ess*s v*riá*eis so*i*demográ*icas *studadas, em seu co*junto, el*s n*o são capazes *e </line>
<line> e*plicar *atisfato*iament* nenhum *omp*nente do comprometimen*o organiz*cional </line>
<line> Logo, *ode-se concluir q*e fator*s ** ordem p*icológica e c***ex*ua*, entre outros, </line>
</par>
<par>
<line> n*o co*te*plados neste estudo, p*derão ser capazes de *nfluenciar e e*pl*car </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compr*metimento do* servidores p*bl*cos federais d* ge*ação Y n* *o*er Executivo. </line>
</par>
<par>
<line> Na análi*e das reg*ess*e* *ealizadas, pode ser constatad* que </line>
<line> *en*uma variáv*l </line>
</par>
<par>
<line> sociodemográfic* </line>
<line> avaliada </line>
<line> apresent*u </line>
<line> relevância </line>
<line> para </line>
<line> expl*car </line>
<line> cada </line>
<line> t i po </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compro*et*men*o. No entanto, não se pode deix*r de mencionar </line>
<line> que a variável </line>
<line> *empo </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> institui**o mereceria uma ***estigação mais profunda devido ao fa*o de apresentar um valor p </line>
</par>
<par>
<line> bem próximo </line>
<line> a* nível de signifi*ância utili*ad* (5%), su*erindo que </line>
<line> es*a variável poderia </line>
</par>
<par>
<line> i*fluenciar pos**ivame*t* *omprometime**o *ns**umental; em outras *alavras, a cada ano * </line>
<line> t*aba*had*, o *ompr*metimento instrume*t*l do s*rv*dor *úblico fe*eral tender*a a aumenta*. </line>
</par>
<par>
<line> Em geral, </line>
<line> os servido*es t*ndem a perm*necer </line>
<line> n* organização *orqu* p*ecisam; </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indiví*uo fa* realmente uma relação </line>
<line> cust*-b*nefício (privilég*os, salário, benefí*ios, </line>
</par>
<par>
<line> ass*stência*, *** ex*mplo) e **z uma *valiaç*o pela perma*ência ou saída d* or*a*izaçã*. Em </line>
<line> vi*t* disso, o *ator te*p* na inst*tuição m*re*e uma *nv*stigaçã* mais pr*funda, para q*e seja </line>
<line> mais b** c*mpre*ndida sua infl*ên*i* no co*prome**mento inst*umental. </line>
<line> *m r*lação ao obje*i*o s*c*ndário, *ue co*si*te em iden*ificar e anal**a* * *xistê*cia </line>
<line> de pa*r*** de comprometi*ento em cada Ins*ituição da amo*tra, i*entif*camos q*e, com base </line>
<line> *o* d*dos *p*esen**dos e ana*isa*os, os servidor** públicos *ederais pertencentes à geração Y </line>
<line> d*s instituições FBN e FCRB possu*m *ma tendência ao estilo d* co**rometimento *f*tivo, </line>
<line> o que demonstra uma grande ligação emocional com a inst*tuição onde *r*balham, uma f**te </line>
</par>
<par>
<line> iden*ific*ç** </line>
<line> com os objetivos e </line>
<line> *alores *a instituiç*o * sen*imento </line>
<line> d* le*ldade. Já para as </line>
</par>
<par>
<line> i*sti*u**õ*s AN**** e FUNARTE, o com*o*ente do comprome*imento organiza*io*al </line>
</par>
<par>
<line> pre*o*inante são o comp*nente afetiv* </line>
<line> e </line>
<line> o **mponente instrum*ntal (não há di*erença </line>
</par>
<par>
<line> estat*sticamente sig*ificativa entre *les), indicand* que o* s*us ser*idores det*m uma grande </line>
</par>
<par>
<line> ligaç*o emocional co* * </line>
<line> in*titu*ção, sentimento d* lealdade e identifica**o com seu* </line>
</par>
<par>
<line> objeti*os, mas p*rmanecem na instituição e* função do c*st*s e benefícios as*ocia*os à sua </line>
</par>
<par>
<line> saída, que demandar*a *ac***ícios e*onôm*cos, sociais ou </line>
<line> psic*ló*icos, e assim *e*manecem </line>
</par>
<par>
<line> na instituição em *unção da a*sê**ia *e *portunidades d* u*a n*v* colocação no mercado de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho. Um </line>
<line> *specto imp*rtante s** examinado e*tre *s inst*tuiçõ*s federais seria se a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pred*minânc*a d* missão da institui*ão ter algo </line>
<line> de con*reto a oferecer à socieda*e </line>
</par>
<par>
<line> influenciaria diretament* n*s diferenças apres*n*ad*s dos c*mponentes do comprometi*ento. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 18, *. 1*, art. 1, p. 3-25, dez. 2*21 www4.f*anet.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. L. Barreto, I. *. A. C*s*a, M. A. C. *ouzada </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> De uma *ane*ra geral, o re*ultado *n*ontrad* co* pr*dominânci* d* compo*e*t* </line>
<line> afet*vo no* servi*ores *úblicos federa*s da g*raç*o Y pode s*r co*sider*do um *esu**ado </line>
</par>
<par>
<line> intere*s*nte, pois põe certos "mito*" em xeque. A lit**atura da á*ea de </line>
<line> gestã* ap*nta que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> geraç*o * apre*ent* como algumas d*s principa*s *aract*rís**cas: * valorização de uma gestão </line>
</par>
<par>
<line> **rizontal *e* </line>
<line> co*troles rígi*os, a </line>
<line> existên*ia </line>
<line> *e **vens i*divi*ualistas e o de*ejo pela </line>
</par>
<par>
<line> flexibilidade de h*rário. Ta*s características, por serem opos*as a* que </line>
<line> geralmente </line>
</par>
<par>
<line> en*ontra**s na* *rganizações públicas federa*s, pod*m ser colocadas </line>
<line> em segu*d* plano </line>
</par>
<par>
<line> quan*o se d*pa*arem com *u*ros fatore* co*side*ados *m**rtant**, </line>
<line> como: a estabilidade; </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pla*o </line>
<line> de aposentado*ia; a jornada de trabal*o reduzida, entre ou*ras. Ainda s*o pou*as </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isas qua*itati*as n* </line>
<line> áre*, mas essa abor*agem ** pesq*isa *oderá aju*ar a **tender os </line>
</par>
<par>
<line> fatores que l*vam essa no*a ge*ação a *e in*e*es*ar pelo trab*lho no seto* públi*o. </line>
<line> Os re*ultados desta pesqui*a de*em contribuir para que os *es*ores *a a*minist*ação </line>
<line> p*bli*a p**sam conhecer o componente *redom*n*n*e de comprom*timento organizac*onal da </line>
<line> ma*or força de *rabal** dos se*s ser*idores (g*ra*ão Y), o que *s leva * se ***promet*rem </line>
<line> co* a instituiç*o onde trabalham, de mo*o a gar*ntirem bons *esultados p*ra o Estado e para </line>
</par>
<par>
<line> a sociedade. N*sse *entido, os result*dos obtido* possuem </line>
<line> gr*nde relevânc*a para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> admini*traç*o públic*, pois demonstram que o* ges*ores púb*icos deveriam criar estratégias e </line>
<line> po*íticas de desenvolvi**nt* de *ecur*os humanos alinhadas às caracte*ística* e *xpectativ*s </line>
<line> desses servidores da ger*ç*o Y, de modo a garantir cada vez mai* ser*ido*es comp*ometidos </line>
<line> c*m os obj*tivo* * as metas organiza*ionais. </line>
<line> *esse sent*do, caberi*m *sf**ços no s**ti*o de d*vulgaçã* da missão, visão e valor*s </line>
</par>
<par>
<line> *a insti*uição, com a </line>
<line> intençã* de </line>
<line> criar um maior envolvimento </line>
<line> *os *eus servidores com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> problem*s e o objetivo d* instituiçã* on*e trab*lham; programas de capacita*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*ali*ica*ão mais dinâ*icos, de modo a criar maior interes*e na pa*ticip*ção dos *e*vido*es; </line>
<line> estudos volta*os à **alo*ação *e servidore* em *ive*sas áreas interna* com o objetiv* de </line>
<line> *erar maior m*tiv*ção, *enos rotatividade e mel*or des*mpenho, *n*re *utros. </line>
<line> Como sugestão para f*turo* t*aba*ho*, recome*da-se * estudo da infl*ência de outras </line>
</par>
<par>
<line> variáveis </line>
<line> **s comp**en*es do c*mprometimento </line>
<line> organizacional, como po* exemp*o: e*tado </line>
</par>
<par>
<line> civi*, cargo, função, *ntre out*as, </line>
<line> para m*l*or *om*reender o fenôm*no, ampl**ndo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compr*ensã* *o comprometimen*o * seus f**ores dentro da* instituiç*es p*blicas f*derais do </line>
</par>
<par>
<line> Poder Executivo; estu*os utilizando dad*s lon*itud**ai*, a fim ** </line>
<line> en*ender as possív*is </line>
</par>
<par>
<line> mudanças </line>
<line> no </line>
<line> *ompor*am*nto dos in**ví*uos ao *o*go *o te*po; replicar este estudo com </line>
</par>
<par>
<line> uma amostra ma*or para qu* haja m*is </line>
<line> c*ance d* se*em encontrad*s result*dos </line>
</par>
<par>
<line> estatisticamen*e signif*cativos, e*pec*almente </line>
<line> n* qu* se refere à influência *as variáveis </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 18, n.1*, art. 1, p. 3-25, dez. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.*om.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> *omprometi*ento Organizaciona* de Ser*idores Públicos da G*ra**o Y do Rio de *aneiro </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> soc*odemográfica*; * realiza*ão de </line>
<line> outra* pesquisas semelhantes em outras org*nizaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> públicas, como o Po*er J*diciári* ou Poder Legislat*vo; e, po* fim, em fun*ão das limi*a*ões </line>
<line> int*í*seca* *a abordagem quantit*t*va, cujos resu*tados são inter*ret*d*s som*nte de forma </line>
<line> e*tatística, e*tudo* qualitativo* adic*onais p*deriam trazer melhores interpret*ç*e*, </line>
<line> princip*lmen*e *u**to à *nál**e das *ipóteses **jeitadas. </line>
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<line> BARRETO, A. P. *; COSTA, I. S. A; BOUZADA, M. A. C. Co*prometimento Organiza*ion*l *e </line>
<line> *ervid*res Públicos da Ge*ação Y do Rio de *ane*ro. R*v. FSA, Teresina, v.1*, n. 12, art. 1, p. 3-25, </line>
<line> *ez. **21. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuiç*o dos Autore* </line>
<line> A. P. L. B*rre*o </line>
<line> I. S. *. Co*t* </line>
<line> M. A. C. B*uzad* </line>
</par>
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<line> 1) concepção e plan*jam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) aná**se * interpretação do* dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do rascunho *u *a revisão cr*tic* do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipa*ão na apr*vaç*o da ve*s*o final do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, ***esin* PI, v. 18, n. 12, art. 1, p. 3-25, d**. 20*1 </line>
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