<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 2, p. 26-45, de*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.12.2
</line>
</par><par>
<line>
Fi*anças Pessoais e QVT: Um Estudo de *a*o com Serv*do*es de u** IES Pública
</line>
<line>
Pe**onal Financ* and QVT: A Cas* Stud* w*th Server* of a Public HE*
</line>
</par><par>
<line>
*adya *uedes Alv*s Lu*tosa
</line>
<line>
T*c*óloga e* Gestão de Recursos H*ma*os
</line>
<line>
E-mail: nadyag***es1@gmail.*om
</line>
<line>
Denilson Per*ira da Sil*a
</line>
<line>
Doutor em E*ucação pela Univ*rs*dade Federal do *iauí
</line>
<line>
Prof*ss*r de Admi**straçã* do *nstituto Fe*e**l do Piau* - campus Teresina *e*tral
</line>
<line>
E-mai*: denilson@if*i.edu.br
</line>
<line>
Suzenny Te*xei*a Rechene
</line>
<line>
Mes*ra e* Ad*inis*ração pel* Un*v*rsidade d* For*aleza
</line>
<line>
Profess*r de Administração do Institut* Federal do Pará - *a*p*s *ar*bá Ru*al
</line>
<line>
E-**il: suzenny.reche*e@*fpa.e*u.br
</line>
<line>
Jessia*e Ribeir* *e*erra
</line>
<line>
Acadêmica do curso *e Tecn*l*gia em Ges**o *e Re*ursos Hu*anos
</line>
<line>
E-mail: **ssianer*beiro3*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*nder*ço: Nadya G*edes Alv*s Lust*sa
</line>
</par><par>
<line>
Instit**o Federal *o Piauí - Praça d* Lib*r*ade, 1597,
</line>
<line>
Editor-Chef*: D*. Tonny K*rley de **encar
</line>
</par><par>
<line>
*entro, CEP.: 64000-040, Te*esina/**, Brasil.
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Denils*n Pereira da Silva
</line>
</par><par>
<line>
Instit*to Fed*r*l do Piauí - *raça da Li*erd*d*, 159*,
</line>
<line>
Artigo receb*do em 06/12/2021. Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro, C*P.: *4000-0*0, Teresina/PI, Brasil.
</line>
<line>
*ecebida em *3/1*/*021. Apr*vado e* 14/12/2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Suzenny Teixe*ra R*chene
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Fina*ç*s *essoais e QV*: Um Estudo de Cas* c** S*r**dores de uma I*S Pública
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Es*e art*go tem co*o foco res*onder a* questionamento acerca da existência ** não de uma
</line>
</par><par>
<line>
corre*ação entre Educação Fina*c*ira afun*lando esp*c*f*camente para
</line>
<line>
as Finanças pess*ais
</line>
</par><par>
<line>
de um *n*ivíduo e Qualidade d* Vida no *r*balho (QVT), com uma coleta d* dad*s por meio
</line>
<line>
d* qu*stionário* via formul*rio ele*r*ni**, ten*o *o** públic*-alv* o* *erv*dor*s *e uma *ES
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica de ens*n* *ásico, t*cnico * tecnol**i*o. O questio*ário foi
</line>
<line>
dividido em duas
</line>
</par><par>
<line>
*bordagens, a seção 1 voltada para qu*stões socioeconômicas e a s*ção 2 abordando questões
</line>
<line>
de Finan*as pes*oais e a qualidade de v*da no trab*lho, *tiliz*n*o o mé*odo de escala Likert.
</line>
</par><par>
<line>
Co* *s re*ultados en*ontrados, é po*sível
</line>
<line>
perceber que, apesar do elevado n**el de
</line>
</par><par>
<line>
qualificaçã* e renda dos pesquisa*os, não
</line>
<line>
*á uma cultura
</line>
<line>
de po*pança e planejamento
</line>
</par><par>
<line>
finance*ro, fato
</line>
<line>
*ue p*de ser
</line>
<line>
justificado pel* ausênc*a
</line>
<line>
de ações i*stitucion*is vo*tada*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
E*ucação Financeira do s*rvidor público. Uma *ar*e consideráv*l dos pesquisados re*liza
</line>
<line>
gastos *uperiores à su* renda, elevand* assim a possibilid**e de uso de rec*rsos de terce*ros
</line>
<line>
ou inadimplência.
</line>
<line>
*a*avras-*h*ve: Educação Financei*a. Qualida*e de Vida no Trabal*o. Fi*a**as Pessoais.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
T*is articl* focuse* on answering the quest*on *f *het*er or not t*ere is a correlat*on *etwe*n
</line>
<line>
Financial *du*atio* funneli*g s*ecifically to a* *ndividu**'s Personal Fin*n*e and Quali*y of
</line>
<line>
*if* *t Work (QWL), from da*a *ollection through quest*onnaires vi* Google form t*rgeting
</line>
<line>
*he servers *f a *ubl*c HEI o* basic, techni*al and *echnological educ*tion. *he *ues*ionnaire
</line>
</par><par>
<line>
wa* divide* into *w* approaches, *e*ti*n * that *ocuses mo*e on socio*conomi*
</line>
<line>
issues an*
</line>
</par><par>
<line>
section 2 addressing p*rsonal fin*nce issu*s
</line>
<line>
and Quality of Life at **rk using the *ikert
</line>
</par><par>
<line>
Sc*le method. With the results found it i* possible t* reali** th*t despite the h*gh leve* **
</line>
<line>
quali*ication *nd income of respo*dent*, t*ere is n* c*lt*re o* savi*g *nd financial planning.
</line>
</par><par>
<line>
A conside*able
</line>
<line>
part of th* *espondents spen* more than
</line>
<line>
th*ir i*come, t**s
</line>
<line>
*ncreasing *he
</line>
</par><par>
<line>
possib*lity of using th*rd *arty resources or default.
</line>
<line>
*eyw*rds: Fin*ncial Educa*ion. Qualit* *f life a* work. Per*onal f*nances
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *2, art. 2, *. *6-45, dez. 2021
</line>
<line>
*ww4.fs*n**.*o*.b*/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. Lu*tosa, D. P. Silv*, S. T. R*ch**e, J. R. Bezerr*
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No cenário atua* de *ri*e econômica, em que há registr*s pelos órgã*s governamentais
</line>
<line>
de e*e*ad*s ín*ices de des*mp*ego * e**ividamento da *o*ulação, manter-se equ*librado
</line>
<line>
financeira*en*e *irou um *esa*io consta**e p*r* qualquer i*d*víduo.
</line>
<line>
De acordo co* os n*****s da Pes*uisa de Endividamento * Inadimplência do
</line>
</par><par>
<line>
Consumidor (PEIC)
</line>
<line>
da C**federação **c*onal do *omércio *e B*ns, S*r**ços e T*r*smo
</line>
</par><par>
<line>
(CNC), ** agosto de 2*21, 72,9% das famílias br*sileiras e**ão *n*ivi*adas, e destas, 25,6%
</line>
<line>
p*ssuem dív*das e* atraso e 10,7% **formaram nã* ter condiçõ*s de pagar e*sas *ív*d*s. O*
</line>
<line>
números se most**m *reocupantes, p*i* *o mesmo *erío*o do *no ante*ior o **t*l de famíli**
</line>
</par><par>
<line>
endiv**adas era de 67,5% (PEIC - C*C,
</line>
<line>
2020). P*rt*nto, traba*har e estudar na *ducação
</line>
</par><par>
<line>
bá*ica princíp*o* de *duc*ção Fina*ceir* é de
</line>
<line>
fundamen**l **portân*ia na construção d*s
</line>
</par><par>
<line>
sabe*es d* jovens adu*tos ma*s *st**tura*os em relação às suas f*nan*as pessoais e
</line>
<line>
o* a*é
</line>
</par><par>
<line>
me*mo em**esariais.
</line>
</par><par>
<line>
É *mport**te fr**ar que a c*l*ur* e*onômica brasileira *oi construída co* *a*es só*id*s
</line>
<line>
em *ma *conomia ins*áv*l, q*e sofr*u mu***ças sign*ficativas *pen*s pós-plano real, período
</line>
<line>
em que a educação finan*eira *assou a ganhar força. Conform* citam Savoia, Saito e S*ntana
</line>
<line>
(2007), a partir da *écada de *0 o Estado brasile*ro ** transf*r*a e efe*ua um co*junto de
</line>
</par><par>
<line>
*ef*r*a* de ca*áter Neo*ibe*a*, sob a *nfluência da glo*alização ocor*eram **tera**e*
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
**ses tec*o*ógicas, *rodutiva, financ*ir* e ed*ca*iona*, pr*movendo a reorientação do papel
</line>
<line>
*o go**r*o no provimento *e *erviços, b**s e na proteção ao* indivíduos, *í incluídos os s**s
</line>
<line>
aspec*os *o*iais * regula*ór*o*.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse p*ocesso de reorien*ação do* *apéis d* *stad* e dos
</line>
<line>
cidad*o*,
</line>
<line>
surgiu u*a
</line>
</par><par>
<line>
demanda d* responsa*il*dade fina*ceira in*ivid*a*
</line>
<line>
a*ravés de *randes exe*plos, *omo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
previdência complement*r e o financi*me*to d* cas* própria. I*úmero* país*s já despertaram
</line>
</par><par>
<line>
para a importânci*
</line>
<line>
d* se trabalhar * tema
</line>
<line>
Educação Fi*ancei**, uma v*z que é parte
</line>
</par><par>
<line>
int*gra*te dos **rios fatores que p*dem *fetar a **alidade de
</line>
<line>
v*da no traba*ho de
</line>
<line>
qualquer
</line>
</par><par>
<line>
*n*ivíduo, part*ndo *a **emissa d* que o ser humano é c*mplexo e as*im po*e l*var *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
seu loca* de t**bal*o alguns proble*as de vi*a pes*oais.
</line>
</par><par>
</page><line>
D*n**o dessa perspectiva de Finanças pessoais e *ualidade *e vida no *raba*ho, Sousa
</line>
<line>
& T*r*alv* (2008) afir*am que o *st*do da **úde *inanceira d* indi*íd** influ*n*ia em suas
</line>
<line>
*iv*rsas relações. Os autores ressaltam a importâ**i* do planej*m*nto f*nanceiro para que o
</line>
<line>
*rabalhador s* sint* b*m em **u *mbiente de trab**ho * em suas re**ç*es *a*ticular*s.
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*esin*, v. 18, n.12, a*t. 2, p. 26-*5, dez. 2021 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*nanças P*ssoais e QVT: U* Estudo de *aso com S*rvidor** de uma IES Públi*a
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
*iante de to*o o exposto, este a*tigo levant* o segu**te questionamento: A qualidade
</line>
<line>
de vida no trabalho dos s**vido*es d* uma *nstituição de Ensino Superi*r públ*ca sofre
</line>
<line>
impactos de acordo com seu n*vel *e e*uca*ão f*nanceir*? Partimos do raci**ínio ** *ue um
</line>
<line>
in*ivíduo que nã* * be*-educado fin*nceirament* tem mais dificu*dade na gestão d*s suas
</line>
<line>
fina*ças p*ssoais, portan*o mais pro*ens* a um endivid*mento, e ass*m acaba levando *ara o
</line>
<line>
amb*ent* de trabalho. Para ten*ar resp*nd** a t*l quest*o, p*rtimos com o o*jet*vo geral de
</line>
</par><par>
<line>
Compree**er o impacto da Educa*ão *inanceira para a Qualid*de de v*da dos
</line>
<line>
se*vi*ores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma IES *úb*ica. Levantamos
</line>
<line>
também como obje*ivos e*pec*f*cos n* *ecorr*r *a p*squisa:
</line>
</par><par>
<line>
Leva**ar o perfil sócio-demo*rá*ico-econômico dos par*i*ipantes; Aferir o níve* *e *d*cação
</line>
<line>
Fin**ceira *os servidores; *om*reender * relação en*re Ed*cação Financeira e Qualidade de
</line>
<line>
Vida no Trabalho.
</line>
<line>
A esco*ha *essa *emáti*a *eva em co*si*eração a necessid*de de co**reender o quão
</line>
</par><par>
<line>
al*a * se
</line>
<line>
exi*te a influênc*a de aspect*s rela*ionados *s finanças pessoa*s
</line>
<line>
no *m*ie*te de
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o * na quali*ade de vida dos servid*res, além
</line>
<line>
de ser um tema de
</line>
<line>
*es*uis*
</line>
</par><par>
<line>
re*ativament* novo que a*rai a*enção de demais pesqu*sad*res no
</line>
<line>
aprofundame*to *o tema
</line>
</par><par>
<line>
por *ei* do desenvolvimento de nov*s pesq*isas.
</line>
</par><par>
<line>
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Ed*cação Finance*r* - Um* Preocupação Glo*al
</line>
</par><par>
<line>
* partir do *om*ço do século XX*, perc**e*-*e um trabalho voltado para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolviment* de estudos e programas em Educa*ão *inancei*a. Segundo Saraiva (2017), é
</line>
</par><par>
<line>
importa*te dest*car * papel p**emi*ente da O*g*nizaçã* pa*a a C*operação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*esenvo*v*me*to E*onômico (OCDE) que *efiniu Educaçã* Financeira como sendo:
</line>
</par><par>
<line>
O pr*c*sso *ediant* o qu*l os i*divíduo* e as soci*d*des melhoram sua
</line>
<line>
compreensão do* co*c*ito* e dos produtos f*nanceiros, de *an*i*a q*e, co*
</line>
<line>
inf**ma*ão, formaç*o e o*ientação claras, ad*uiram os valores e as com**tências
</line>
</par><par>
<line>
n*cessários par* se t***arem con*ci*ntes das oportunid*des
</line>
<line>
e do*
</line>
<line>
riscos
</line>
<line>
nel*s
</line>
</par><par>
<line>
en*olv*do* e, então, *açam *scolhas bem infor*ados, saibam onde pro*urar aj*da,
</line>
<line>
ado*em outras ações que me*horem o seu bem-estar, contrib*indo, assi*, de modo
</line>
<line>
consisten*e para formaç*o de *ndi*ídu*s e socieda**s responsávei*, comprometidas
</line>
<line>
com o fut*ro.
</line>
</par><par>
<line>
Desde 20**, est* institu*ção vem atu*nd* junto a *iverso* países no
</line>
<line>
i nt ui t o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*romover inicia*ivas v*l**da* par* a imp**ntação da Educaç*o Fi**nceira. Em 2008, no auge
</line>
<line>
da crise financ*ira internacional, *onhecida co*o a crise do *ubprime1, a OC*E *riou a Red*
</line>
<line>
Rev. F**, Teres*n* PI, v. 18, *. 12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021 ww*4.*s****.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. Lustos*, D. P. Silv*, S. T. *echene, J. R. Bezerra
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Inte*n*cional de Educação Finan*ei*a (INFE) pa*a i**egr*r as experiências inter*acio*a*s
</line>
<line>
(INFE, 2017). O destaque *ado pe*a OCD* para estas p*á*ic** esta*ia r*lacionado com a
</line>
<line>
necessidade de regula* merc*dos altament* desre*ulados.
</line>
<line>
Confor** ci*a Savoia, Saito * Santana (2007), as *esquisas sobre Educação Fi*ance**a
</line>
<line>
estão concentradas majori*a*iam*nte no* Estados Unidos e Reino U*ido, sendo *ocalizadas
</line>
<line>
nos ens**os médio e u*iversitário. Com relação ao envelhec*mento da população adulta,
</line>
</par><par>
<line>
*ouca atenção
</line>
<line>
vem sendo d*da para a capacitação d*sse gr*po. Além disso,
</line>
<line>
*r*n** *art*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
l*teratur* é voltada para as descrições estatísticas que re*ac*onam dados demográfic*s,
</line>
<line>
s*cioeconômicos e financeiro* *om as in****t*vas de *d*caç*o Financeira.
</line>
<line>
** atual con*exto mu*dial, fa*-se *ada vez mais ne*essária uma boa desenvo*tura d*s
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoas no que tang* às
</line>
<line>
quest*e*
</line>
<line>
finan*eiras, tendo em v*sta uma série de fatores da vida
</line>
</par><par>
<line>
pesso*l que *epen*em de f*uto* de conhecim*nto econ*mi* para com o dinheiro r*cebido e
</line>
</par><par>
<line>
muitas vezes men*al e **tras
</line>
<line>
diaria*ent*. Dian*e d*s*o, * Edu*a*ão Financeir*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
princíp** norte*dor **s Finanças p*ssoais es*á inserida ness* realid*de com*
</line>
<line>
uma possível
</line>
</par><par>
<line>
solução de ens*n**entos per*anent*s para ec*nomi*a*, investir nos bens e no tempo c*rr***
</line>
</par><par>
<line>
e, dessa forma, as pess*as
</line>
<line>
não comprometere* s*a sanida*e econô*ica e m*n**l a*
</line>
</par><par>
<line>
encontr*rem-se m*itas vezes en*ivid***s.
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o Rosetti Júnior (20*9), os conh*cimentos finan*eiros *o**m auxiliar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mini*izar c*s*os e a reduzir ri*cos e in*ertezas d*correntes das con*tantes mudanças
</line>
</par><par>
<line>
econômica*. Por outro
</line>
<line>
lado, o desconheci*ento das ferram*ntas de *estão F*nan*eira pode
</line>
</par><par>
<line>
prov*car g*a*des perd*s financeiras para em*r*sas, com*nida*es, *amílias e pessoa*.
</line>
<line>
Para Camargo (2007), a *ducaç*o Financ*ir* é o reflexo da administ*ação do d*nhei*o,
</line>
<line>
*m cidadã* munid* de c*nhecimentos dela esta*e*ec* e segue es*raté*ias ma*s ou menos
</line>
<line>
deliberadas e d*ri*idas para a m*n*tenç*o ou acu*ul*ção *e bens e valores que *rão formar o
</line>
</par><par>
<line>
patri*ônio dele e
</line>
<line>
de s*a família. Resumi*amente, para Le*i* (2006) Medeiros (2*03) e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Educaç*o Fi*anceira é u* tema ** qual se discute a importâ*cia do dinh*iro, co**
</line>
<line>
admi*istrá-lo, como g*nhar, gastar, po*par e consumi-lo de forma conscien*e.
</line>
<line>
Seguindo as te*dências mundiais, porém um pouco tarde, o Brasi* *onc**tra esforços
</line>
<line>
para torn*r s** popu*ação bem-educada financeiramente e assim mais atenta às suas finanç*s
</line>
<line>
p*s*oai*. Conforme Sant*n* (2014), no de*orr*r do século XX, principalmente ent*e os anos
</line>
</par><par>
<line>
de 1985 1994, foram reg*strad*s *l*os índices *nf*acionários de até 7*4% e
</line>
<line>
ao ano, e is**
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu *e* que a popul*ção b**sileira adquirisse * h*bito de
</line>
<line>
planejar suas
</line>
<line>
des*esa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
investimentos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 18, n.12, *rt. 2, p. 26-*5, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Finanças Pessoais e QVT: Um Estudo *e Caso com Servidor*s de uma *ES *úblic*
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
* pa*tir *a segunda metade da década de 1990, * junç*o de alguns *ato*es, *o*o o
</line>
<line>
controle inflacionário, a *sta*i*id*de da **ed* e o crescimen*o eco**mico pa*saram a s*r
</line>
<line>
d*termi*antes para o crescimen*o ** consumo interno. *ont*do, conclui*-se o desequilíbrio
</line>
</par><par>
<line>
das fa*íl*as *o ordenamento das suas *inanças p*ssoais. O Br*sil instituiu em dezembro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
20*0 a Es*ratég*a Na*ional de
</line>
<line>
Educ**ão Finan*eir* - ENEF conforme *ecreto 7.397 em q*e
</line>
</par><par>
<line>
cita no seu a*tigo pr*meiro:
</line>
</par><par>
<line>
Fi** instituí*a a Estratégia Nacio*al de *du*a*ão Fi*an*eira - ENEF com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fin*lidade ** prom*ver a Ed**ação financeir* e
</line>
<line>
p*evi*en*iári* e co*tri*uir para o
</line>
</par><par>
<line>
*ort*lecimento da c*dad*nia, a eficiênc*a e *olidez do siste*a finance*ro nacional e *
</line>
<line>
t*mada de decisõ*s conscientes por p*rte do* consumidores.
</line>
<line>
D*sse modo, percebem-se **ssos da*os na **plantação *e pol*tic*s públ*cas voltad*s
</line>
<line>
pa*a a d*sseminação da Educa*ã* Fin*nce**a par* qu* ela *hegue até a *oci*dade s** diver*as
</line>
<line>
perspect*vas: ta*to a d* b**-estar pessoal, um* **z que *em-educad* *inanceira*ente
</line>
</par><par>
<line>
pressupõe-se q*e o
</line>
<line>
cid*dã* e*tará em *i* *om suas fi*anças
</line>
<line>
pes*oais e, por c*nseguinte,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva
</line>
<line>
de b*m-esta* social e e**nômic* to*al da sociedade. No c*mpo d* fina*ças
</line>
</par><par>
<line>
pessoais, *IR*S (2007) ressalta qu* um dos objetivos é **segurar que as desp*sas do
</line>
<line>
in*ivídu* (ou famíli*) sejam sustenta*as por recursos **tidos de fonte* sobr* a* *uai* t*n**
</line>
<line>
con*rol*, ** modo a garantir a *ndependência de recurs** de terceiros, qu* têm custo e às
</line>
<line>
*ezes estã* indisp*níveis quan*o mais se precisa deles.
</line>
<line>
Em *eu trabalho, W**niewsky (2011) já ressal*a que o Planejamento Fina*cei**
</line>
</par><par>
<line>
Pessoa* significa estabele*er e seguir uma estratég*a precisa, delib*rad* e dirig*da
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
acumul*ç** de bens e val*res que irão formar o p*trimônio de uma pessoa e de sua família.
</line>
</par><par>
<line>
Esta estra*é*ia pode estar
</line>
<line>
vo*tada para cur**, m*di* ou lo**o prazo, e não é tarefa s*mp*es
</line>
</par><par>
<line>
atingi-la.
</line>
</par><par>
<line>
Fazendo a rela*ão de *inanças Pes*oais e Q*a*idade de Vida no Trabalho, Rass*er
</line>
</par><par>
<line>
(*010) entende q*e o *l*nejament* Financeiro v**a ao su**s*o
</line>
<line>
pessoal e pr*fissional, e não
</line>
</par><par>
<line>
somente a* s*ces*o mate**al,
</line>
<line>
assumindo-se que uma pessoa o*gan*zada f*nanc*irame**e
</line>
</par><par>
<line>
*oderá trabalhar por prazer e não por ob*i*ação. Segu*do o au*o*, "o planej*m*nto finan*eiro
</line>
</par><par>
<line>
é proce*so de gere*ciar os o
</line>
<line>
r*cursos com o objetivo *e at****r satisf*ção pessoal, o*ter
</line>
</par><par>
<line>
*nd*pendência financeir* e conq**star sonhos" (RASSIER, 2010, p. 15).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, **t. 2, p. 26-4*, dez. 202*
</line>
<line>
*w*4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. *. Lusto*a, *. P. S*l*a, S. T. Rech**e, J. R. Bezerra
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
2.* Qu*lidade n* Vida no Trabalho
</line>
</par><par>
<line>
Foi a partir *e 19*0 que h*u*e u* crescimento no i*t*resse pelo *rabalhador, c**o
</line>
<line>
indiv*duo comp***o e dono de nec*s**dad** que *ão além das fisio*óg*cas. Grandes *studos
</line>
<line>
como de *lton Mayo e a Teoria das Rel**ões Hum*n*s tr*ns*ormaram-se em um \divisor de
</line>
<line>
ág*as\ no reconhecimento do trabalh*d*r como peç* fundament*l na organizaç*o,
</line>
<line>
difundira*-*e ideias da impo*tância dos fator*s s*ciai* e psicológicos. A escola de rel*ç*es
</line>
<line>
humanas trouxe à tona o relacioname*to int*rpessoal dos t*a**lhadores e sua* ne*essid**e*
</line>
<line>
mais comp*exas em r*lação à org*nizaçã* *omo *e*as-chave na pr*moç*o d* qualidade de
</line>
<line>
vida n* *rabalho. Rodrigue* (2014), ressaltou:
</line>
<line>
O* primeiros es*udos ci*nt*ficos sobre * tema *os impactos gera*os
</line>
<line>
*elas condições físicas no lo*al de tr*balho tiveram início na década
</line>
<line>
de 1920 e enfat*za*am * produtividade industrial. Por meio de um
</line>
<line>
ex*erimento, f*ram inv**tigados os efeitos da ilum*na*ão do local de
</line>
<line>
t*a*alho *a p*odutivid*de dos t*abalhadores *a *mpresa "We**ern
</line>
<line>
E*etric Comp*ny".
</line>
<line>
Por volt* d*s déca*as d* 50 e 60, como cita C*iavenato (2*00), com o surg*men*o da
</line>
<line>
teoria de Maslow, que classificava as *ece*sidades humanas como fisiológicas, de segur*nça,
</line>
<line>
socia*s, *e estima * d* autorre*lização, torn*-se cada vez **is evide*t* o foc* na motivação
</line>
<line>
*o trabalhado*. Para Kur*gi (2008), "No final de 1968 ocor*eram conquistas s*lar*ai*,
</line>
</par><par>
<line>
crescimento da
</line>
<line>
auto*omia
</line>
<line>
do *ra*al*ad*r, diminuição da alienação e d*s*nv*lviment* da
</line>
</par><par>
<line>
criatividade, a cons*ien*iza*ã* dos trabalha*or*s e o aume*to
</line>
<line>
das r**ponsabi*i*ades sociai*
</line>
</par><par>
<line>
das organizações con**ibuíram par* a ampliação da* discu*sõe* sobre Qualidade
</line>
<line>
vi da no
</line>
</par><par>
<line>
tr*b*lho".
</line>
</par><par>
<line>
É i*por*ante entender*os e*tão o que é nec*ssari**ent* Q**. *ara A*ves (*0*0, p.
</line>
</par><par>
<line>
78), \\* conceito de QVT pa*sa por *oções de motivação, satisfação,
</line>
<line>
saúde e segur*nça n*
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho e envolve *ecente* discus*ões *ob*e novas formas de org*nizaç*o do trabalho e novas
</line>
<line>
tecnologias\\. Franç* (2012) afirma que "a ética da condi*ão hu**na associa-se, no ambiente
</line>
<line>
de tra*alho, à qualidade de vida, à ergonomia e à saúde". Sousa & T*rralvo (2008) af*rmam
</line>
<line>
q*e "o e*tado ** sa*de f**anceira *o indivíd*o influencia em suas diversas relações. Os
</line>
</par><par>
<line>
autores ressal*am a importân**a
</line>
<line>
do p*anejamento fi*anceiro para que o trabalhador se *inta
</line>
</par><par>
<line>
b** em seu ambi*nte d* traba**o e em *uas relações parti*ulares".
</line>
<line>
Porta*to, como já citado anteriormen**, *spectos de v**a pessoais do trabalhador *ã*
</line>
</par><par>
<line>
levad*s em cont* na *ualidade de Vida no Trab*lho. Conforme embasamento teóric*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres**a, v. 18, n.12, art. 2, p. 2*-45, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Finanç*s Pessoais e QVT: Um E*tudo de Caso com *er**dores de uma IE* Pública
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
Chiavenat* (2009), n*o são *penas *s condições físicas de t*a*alho que importam; as
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições sociais e psicológic*s
</line>
<line>
t*mbém fazem p*rte do a*biente de trabalho, j* Li**ngi-
</line>
</par><par>
<line>
Franç* (20*2) afirma ha*er ínt*ma correlação entre melho*i* da *ualid*de *e vida das pe*soas
</line>
<line>
e estilo de vi** den*r* e fora da or*ani*ação.
</line>
<line>
Contin*ando nessa correlaçã* de F*nanças Pesso*is e QV*, e*tando as Finanças
</line>
<line>
Pes*oai* intrinsecamente ligadas à Ge*tão F*na*ceira, co*forme Sique*ra e Padovan (20*8), a
</line>
</par><par>
<line>
*est*o Financei*a é *m *os de*afios enfrentados pelos ind*ví*uos *a ten*a*iva
</line>
<line>
de a*cançar
</line>
</par><par>
<line>
uma v*da saudáv*l. Já segu*d* Ferreira (2**7), trata-se de co*ocar
</line>
<line>
em evidência a *elação
</line>
</par><par>
<line>
ent*e os **râmetros que medem a qual*dade de v**a e os conh*c*me*tos fin*n*eir*s básicos
</line>
<line>
de uma *rganização pessoal para que a partir d*sso *essoas busquem esse co***cim*nto e *té
</line>
</par><par>
<line>
mesmo que gov*r*os *nvistam em ter cidadãos
</line>
<line>
sapientes, e que dessa *o*ma construam uma
</line>
</par><par>
<line>
sociedade *ais conscie*te e, p*r co*sequência, mais próspera.
</line>
<line>
* METOD*LOGI*
</line>
<line>
Este art*go est* fundament*do n* *bord*gem qua*t*ta*i*a de pe*quis* com
</line>
</par><par>
<line>
q*estionários
</line>
<line>
adotados **mo ins*r*mentos
</line>
<line>
de col*ta de dad*s. Por meio de*te tipo de
</line>
</par><par>
<line>
a*ordagem, é possível "testar *eorias
</line>
<line>
*bje*ivas,
</line>
<line>
exa*inand* a
</line>
<line>
r*lação ent*e as variáveis"
</line>
</par><par>
<line>
(C*ESWELL, 2010,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
26). Além d* mais, *bordag*m quantitativa *e utiliza de métodos a
</line>
</par><par>
<line>
est*tístic** para *scl*recimento
</line>
<line>
de fen**enos, processos
</line>
<line>
ou relações, par* a prod*ç*o de
</line>
</par><par>
<line>
resultados por meio ** análises de a*ostras representativas (MALHOTRA, 2012).
</line>
<line>
Qua*to à sua nat**eza, o referido *st**o é exploratório-*escritivo. Na p*s*ui*a
</line>
</par><par>
<line>
e**lo*atór*a é
</line>
<line>
p*ssí*el obte* fami**aridade c*m *
</line>
<line>
pr*blema, enquant* os *stu*os descritiv*s
</line>
</par><par>
<line>
permitem a criação e est*uturação de *aneir*s específic*s *ara med*r informações sob*e
</line>
<line>
*ráticas de determin*d* grupo (G*L, 2010; HAI* JR. et al., 20*5).
</line>
<line>
A ob**nçã* do* dad*s **i realizada pelo m*todo de pesquisa s*rvey, que perm*te
</line>
<line>
desc*ever quant**ativamente os dados levan*ados, *em co*o cole*ar in*ormações sobre
</line>
<line>
car*c*erísticas, aç**s ou opiniõ*s d* um determina*o gr*p* (FRE**AS et a*., 2000). A partir
</line>
<line>
dele foi possível t*mbém sistema*izar o* d*d*s, identificand* os p**rõ*s (HAIR et al., 2005).
</line>
<line>
Inicialmente fo* feito um levanta*ento de servido**s ativ*s da IES do ca*pu*
</line>
<line>
Teresina Cent*al, de*tre os m*ses de janeiro e f*ve*eiro de 2021, po*teri**men*e a colet* dos -
</line>
</par><par>
<line>
e-mail* de ca** ser*idor e estrutur*ção
</line>
<line>
em tabelas **m
</line>
<line>
o
</line>
<line>
uso do Mi*rosoft Excel®. Em
</line>
</par><par>
</page><line>
seguida, foi re*lizad* o c*lcul* da amostra *a pe*quisa, com o n*vel de confi*bilidade de 95%
</line>
<line>
se c*egou ao n*mero d* 20* *espondentes.
</line>
<line>
Rev. *SA, **resi*a PI, v. 18, n. 12, art. *, *. 26-45, dez. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. *ustosa, D. *. Silva, S. T. Rec*ene, J. R. Bez*rra
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Pos*eriormente *oi re*li*ado o *nvio do *orm**ári* e*et*ônico ela*ora*o no Google
</line>
<line>
Fo*mulários para os e-mails, tendo sido envia*o um t*tal de 429 e-mails no dia 24 de ma*o de
</line>
<line>
***1 a todos os se*vidores ativos do campus e que exerciam os cargos de Profess*r de Ensino
</line>
</par><par>
<line>
B*sico, *écni*o * Te*nológico (EBTT) * os Técnico* Admin**trati*os
</line>
<line>
em E*ucaç*o (nível
</line>
</par><par>
<line>
médio e superior), o p*azo f*nal para **uardo das respostas f*i dia
</line>
<line>
*7 de j unho d* 20*1, ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, um período de *4 dias, isto pa*a qu* se pu*esse ter tempo háb*l *ara a coleta, tabulaçã* e
</line>
<line>
aná*ise dos dado* coletados pa** a pesquisa.
</line>
<line>
O instrumento d* *ole*a já foi val*dad* em pesqu*sas anteri*res de Oliveir* (2*15),
</line>
<line>
tend* si*o adaptado des*e e t*mb*m *o m*delo propo*to por Mou*a (2*05) e *esley (*97*)
</line>
<line>
d*scrito por Fernandes (1996). Os questio*ár**s pa*a *oleta de dados fo*am dividi*os em du*s
</line>
</par><par>
<line>
seções, sendo a primeira abordando
</line>
<line>
questõe* socioeconômicas c*mo idade, média sal*rial,
</line>
</par><par>
<line>
nível *e
</line>
<line>
*sco*a*idade,
</line>
<line>
número de **lho*, es*ado *ivil, tipo de m*rad*a; já
</line>
<line>
na s**unda se**o
</line>
</par><par>
<line>
*oram abordadas afirmativas pertinentes às Finança* *essoais e à *uali*ade de V*da no
</line>
<line>
Trabalho *om método *e r*spo**as basea*o na esca** likert que varia de 1 a 5, com a s*guinte
</line>
</par><par>
<line>
classific*ção: (1)
</line>
<line>
discordo plena*ent*; (2) *iscordo *arcialmente; (3) não concordo,
</line>
<line>
ne*
</line>
</par><par>
<line>
*i*cordo; (*) conc**do parcia*ment* e (5) concordo ple***en*e.
</line>
<line>
O proc*ss*mento *os dados foi re*liza** a partir *o programa Mic*oso** Exc*l® *o
</line>
</par><par>
<line>
in*uito de facilitar a organização, a *ens*ra*ão * o cruza**n** d*s
</line>
<line>
variáveis pesq*isadas.
</line>
</par><par>
<line>
Para que n* e***a *o*terior *osse re*lizada a análise de*critiva dos d*do* coletados.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUS*ÕES
</line>
<line>
Nesta seção são a*resentados os r*s*lt*dos e a discus*ão à luz dos autore* que
</line>
<line>
tomamos *omo re*erência p**a a área pesqui*a*a, de a*ord* com o perfi* *a *mostra e dos
</line>
<line>
*spectos fi*anc*i*os * de qualid**e de vid* pesquis*do*. Após o prazo d* coleta d* dad*s, os
</line>
</par><par>
<line>
*úmeros e*contrados
</line>
<line>
do perfil
</line>
<line>
da am*stra foram *s seguintes. A
</line>
<line>
*mo*tra
</line>
<line>
foi *omposta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
55%
</line>
<line>
d* mulhe*es e 45% *e h*me*s, ress*ltando a**im a pred*minância do *exo feminino.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à fa*xa *tária, 45% *os par*icipa*tes *ossuem en*re 3* e 40 anos, 25% *oss*íam e*t*e
</line>
<line>
41 * 5* *no*, tend* a**im 7*% dos parti**pa*tes na faixa etária e*t*e 31 e 50 a**s de id*de.
</line>
<line>
Com **lação ao estado civi* dos respon*entes, 70% sã* casados e o segu*do m**or
</line>
<line>
grupo era de solteiros, que corres*on** a 14% dos pesquis*dos. Em *elação à *enda, 55% dos
</line>
<line>
p*squisados declararam te* *e*da entre 1* e 20 salários-*ínimos, o segun*o grup* que
</line>
<line>
representou 29% d* amostr* p*ssu* renda entre 4 e 10 salári*s-mí*imos. *s número* most*am
</line>
</par><par>
<line>
q*e per*il do servidor da *ES o é
</line>
<line>
predomin*ntem*nte das class*s * e B,
</line>
<line>
d* acordo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina, v. 18, n.*2, art. 2, *. *6-**, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fin*nças *esso*is e QVT: Um Estudo de Cas* com S*rvidores de uma IES Púb*ica
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
classific*ç*o do Instit*to B*asile*ro d* Geograf*a e Estatí*tica (IBGE, 2019) e po*sui renda
</line>
<line>
superior à méd*a de r*nda brasileira q*e é de R$ 1.406,00 (IBGE, 20*9).
</line>
<line>
Dos pesqui*a*os, 32% po*suem * filhos, 3*% possu*m 1 filho e 25% d*clarar*m não
</line>
</par><par>
<line>
ter *ilhos. Com relação * depe*dênci* financeira, 57% po*suem um ou
</line>
<line>
dois **pendentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
25% não *ossuem
</line>
<line>
dependentes. So*re mo*adi*, 61% possuem residência própria e 32%
</line>
</par><par>
<line>
possuem residência alugada ou *inanci*da, isto m*s*ra que há um comprometim*nt*
</line>
<line>
signif*cativo *a rend* c*m morad** pelos pesqui*ados.
</line>
<line>
Com r*l*ção ao ca*go, 68% eram doce*tes, 21% TAE de nível médi* * 11% *AE *e
</line>
</par><par>
<line>
nível superi**. Dos pesquisad*s,
</line>
<line>
50% pos*uem *estrad*, 16% doutorado e somente 4%
</line>
</par><par>
<line>
p*ssu*m ape*a* níve* m*di*, mostrando o
</line>
<line>
ele*ado grau de qualificação
</line>
<line>
**s s*rvidores.
</line>
</par><par>
<line>
*uanto *o te*po de institui*ão, 62% d*s pesqu*sad*s pos*uem até 10 an*s
</line>
<line>
d* institui*ão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
16% possu*am mais d* 20 ano* de t*mpo de servi*o.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o dit* a*teriormente, segundo Rassier (2*10), a relação de Finanç*s Pe*soais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Qualid*de de Vida no Trabalho faz c*m q*e o planejamento fina*ceiro vise ao suces*o
</line>
</par><par>
<line>
pessoal e
</line>
<line>
profis*i*nal,
</line>
<line>
e não some*te *o sucesso mat*ri*l. Dessa forma, *m* pe*soa
</line>
</par><par>
<line>
*r**ni*ada
</line>
<line>
fin*ncei*amente
</line>
<line>
poderá
</line>
<line>
trabalhar
</line>
<line>
por
</line>
<line>
p*az*r,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
não
</line>
<line>
por
</line>
<line>
*br*gação,
</line>
</par><par>
<line>
consequente***t* *endo *a*s quali*ad*
</line>
<line>
de vid*. Sobr* as considera**es * co**ec*mento de
</line>
</par><par>
<line>
fina*ças
</line>
<line>
e *ua *elaçã* com a Qualidade de Vi*a no Traba*ho dos servido*es pesquisados, as
</line>
</par><par>
<line>
*esposta* for*m as *presentadas a seguir.
</line>
<line>
O gráfico 01 most*a que, dos pesquisados, 66% acompan*am a s*a *ituação fin*nceira
</line>
<line>
*onsta*teme*te e 25% acom**nham parcialmente a s*a situação fin*nceira q*anto a valores a
</line>
<line>
rec*ber, prazo de dívidas, poupanç* e contas * p*g*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. *8, n. 12, art. 2, p. 2*-45, dez. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. Lust*sa, D. P. S*lva, S. T. Rechene, J. *. Bezer*a
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
G*áf*co 0* - *c**panhamento da S*tuação Finance*ra.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Dados da *e**uisa realizada pela auto*a.
</line>
<line>
Em relação à realizaçã* de gas*os *em ultrapassar a renda, os resultados do Gráfico 02
</line>
<line>
mostra*a* que 36% dos *esq*isa*os con*r*la* seus ga*tos e os que discordam ch*ga a *6%,
</line>
<line>
que **trapassam * sua r*nda *om c*nsumo. Esse dad* é relevante por apr*s*ntar que, apesar
</line>
<line>
de haver um a*ompanhamen*o por 66% d* s** situa*ão fi*anceira, o gasto ain*a ult**passa a
</line>
<line>
r***a da maioria *os p*squisados, p*dendo isso levar a e*dividamento de curto pra*o, que é o
</line>
<line>
tipo de endi*i*amento que possui juros m*iores no mercad* e ass*m po*sibili*ade de
</line>
<line>
comprome*er cada vez mais a renda das **s*o*s.
</line>
<line>
*ráfico 02 - Co*sumo.
</line>
</par><par>
<line>
***te: Da*os da Pes*uisa re*lizad* pela *utor*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Ter*sina, v. 18, n.12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fina**as Pessoais e QVT: Um Estudo de Caso com Servidores de uma IES *ú*lic*
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
O gráfico 03 e o gráfico 04 mo*traram, resp*ctiv*mente, *m r**rato do *quilíbr*o da*
</line>
<line>
fin*nças pesso*is * a capacidade d* *oupança dos pes*uisados. Sobre a situação do equi*íbrio
</line>
<line>
das *inanças, 34% concordam p*enam*n** *ue estão com sua sit*ação fin*nceira e*uilibrad*,
</line>
<line>
en*uanto a s*ma do* que discordam e *oncordam parcialmente *hega a *1%, esses *úm*ro*
</line>
<line>
mostr*m que *m algu* momento a situaç*o financei*a *essoal fica compro**tida e havendo
</line>
<line>
assim um risco maior de **div*damento e d*sc**trole financ*iro.
</line>
<line>
Os r**ultados do gráfico 4 corro*o**m com o que *oi encont*ado no gráf*c* 3, visto
</line>
</par><par>
<line>
que dos
</line>
<line>
pesquisados, 16% têm capa*idade de poupar recursos, *nqua*to 45% não ***liza*
</line>
</par><par>
<line>
nenhum tipo de poupança, não t*ndo as*im reservas para situações emergen*iais,
</line>
<line>
maximizando ass*m a possi**lidade de endividam*nto e també* de *ecessidade de uso de
</line>
<line>
recursos de terce*r** para man*er os co*p**mis*os finance*ros e* dia.
</line>
<line>
Esses números refletem u* comport*me**o d* brasi*eiro, como mostra pesquisa
</line>
<line>
re*lizada pel* *an*o Centra*, em que 69% não po*param *en*uma parte *e *ua renda n*s
</line>
<line>
*l*imos 12 mes*s (BACEN,2018).
</line>
<line>
Gráfico 03 - **uil*brio das Finanças Pesso*is.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Dados ** P*squ**a *eali*ada *ela au*o*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 2, p. 2*-45, d*z. *021
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. Lusto*a, D. P. Silva, S. T. *ec*ene, J. R. Bezerra
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 04 - *oupança.
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Dados da Pe*q*isa realizada pela aut*ra.
</line>
<line>
Os núm**os sobre nível d* endividamento no gráfico 05 mostr*m que 48% do*
</line>
<line>
pesqu**ados se m*stram p*eocu*a**s com o nível de en*ivid*men*o qu* possuem, som*n*o
</line>
<line>
*om os que concordam *arcia**e*te, esse número chega a alarmantes 71% do total de
</line>
<line>
pesq*isados. Os q*e nã* se preocupam co* s*u en**vi*a*ento c*egam a apenas 11%.
</line>
<line>
Gráfico 05 - *companhamento da Situação Fin*nceir*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dad*s ** P*sq*i*a *ealizada pela autora.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, T*resin*, v. 18, n.12, a*t. 2, p. 26-45, de*. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Finanças Pessoais e QVT: U* Estudo d* Caso c*m Servidores de um* IES Pública
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Em rel*ç*o a ter *uas ***vidades labor*is afetadas *m virtude d* endividamento, o
</line>
<line>
grá*ico 06 mo*tra que c*ega a 22% o número de *esquisados que têm seu e*erc*cio
</line>
<line>
profissi*nal a*etado.
</line>
<line>
Grá*ic* 06 - *nd*vidamento.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da Pe*quisa r*alizada pe*a autora.
</line>
<line>
* gráfico 07 m*stra que 16% d*s pesquisados tiveram *ue recorrer a re*urso* de
</line>
<line>
terceir*s para manter * saúde *inan*eira em dia, **so mos*ra que o pla*ejament* fi**nceiro
</line>
<line>
*ão é uma p*ática e dí*idas de curto pr**o se fazem presentes ** vida financeira dos
</line>
<line>
pesquisado*.
</line>
<line>
Gráf*co 07 - Us* de recur*os de te*ce**os.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dados da Pes*u*sa *ea**zada pela autora.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina P*, v. 18, n. 12, a*t. 2, p. 26-45, d*z. 2021
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. Lustosa, D. P. Silva, *. T. Rechen*, *. R. Bezerra
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
Os res*lt*dos das afi*mativas *, 6 e 7 mos*ram q*e o comportamen*o fi**ncei*o
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
pe*quis**os se assemelha ao res**tado encontrado na Pes*uisa Endi*idam**to e
</line>
<line>
I*adimpl**cia *o Consumidor (PEIC) da Confe**ração Nacional d* Com*rci* de B*ns,
</line>
<line>
Serviços e Turismo (CNC) de agosto d* 2021 que mo**rou que 72,9% d*s famí**as *ra***eiras
</line>
</par><par>
<line>
estã* end*vidadas e houve um c*e*cimento
</line>
<line>
de 5,7% em
</line>
<line>
12 me**s de*se nú**ro, faz*ndo-se
</line>
</par><par>
<line>
a*s*m cada vez mais necessário o **sen*olvimento de programas de Educaçã* *in*nc*ira.
</line>
</par><par>
<line>
So*re a s*t*aç** financei*a e *VT, o
</line>
<line>
*ráfic* 08 *presenta *u* 57% dos *esqu*sados
</line>
</par><par>
<line>
não dize*
</line>
<line>
*er sua QVT *fetada
</line>
<line>
pel* situação f*nanceira, con*udo 18% d*stes têm sua QV*
</line>
</par><par>
<line>
af*tad* pela situação finance*ra e, se somad** aos que concor*** parcialmente, cheg*mos a
</line>
<line>
32% d* total de pesqu**ados.
</line>
<line>
Gráf*c* 0* - S*tuação *i*anceir* e *VT
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dad*s da Pesquisa real*zad* *ela au*ora.
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* à remuneração adequada, o gráf*co 09 mostra
</line>
<line>
qu e o
</line>
<line>
percen*ua* de
</line>
<line>
32%
</line>
</par><par>
<line>
demonstrou que * remuner**ão su**e suas necess*dades, 27% c*nco*dam par*ialmente e 16%
</line>
<line>
*ão t*m sua* *e*essidad*s su*rida* por sua remune*ação. Isso corrobora com o que *iz
</line>
<line>
W*sley(*979), cit*do por Fernande* (1996), ao co*sider*r fatores q*e influenc**m n* Q*T a
</line>
<line>
eq*idade sal*r*al e * remu*eração a*e*uada.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 18, n.12, art. 2, p. *6-45, dez. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F*n*nças Pessoais e Q**: Um E*tud* de Caso com *erv*dores *e uma IES Pública
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 09 - Remuneração.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ados da Pesquisa r*alizada pela autora.
</line>
<line>
Os gráficos 10 e 11 apresenta* resu*tados s*bre ações vol*ad*s para Educação
</line>
</par><par>
<line>
Fin*nceir* no local de trabalho e i**ortâ*cia
</line>
<line>
da Educação *inanceira par* Q*T,
</line>
</par><par>
<line>
respe*tivamente. Para 84% *os p*squisados não exi*tem açõ*s voltadas para
</line>
<line>
Educação
</line>
</par><par>
<line>
Financei*a no local
</line>
<line>
de t***alho e 75% c*nco*dam que são r*levantes informaçõ*s **bre
</line>
</par><par>
<line>
Edu*ação F**anceira *ara a Qual*dade ** Vid* no Trabal*o.
</line>
<line>
G**fico 10 - Ações para Edu*ação *inanceira no trabalh*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Da*os da Pe*qui*a realizada pela aut**a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. G. A. Lustos*, D. P. Silva, S. T. Rechene, J. R. B*zerra
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
Gr*fico 11 - Importâ*cia *a E*ucação Fina*ceira para a QVT
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da Pesquisa realiz*da pela autora.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FIN**S
</line>
<line>
A partir dos r**ult**os *ncontr*dos, é possível pe*ce*er qu*, *pe*ar do eleva*o nível
</line>
<line>
d* *uali*ica*ã* e *end* do* pesqu*sa*o*, não há *ma cultura de Poupança e Planejam*nto
</line>
<line>
Finance*ro, fato *ue pode ser j*stificad* por não existirem ações inst*tu*ionais voltad*s pa*a
</line>
<line>
ed*c*r f**anceira*en*e o servid*r públi*o. Uma par*e consideráv*l dos pes*uisados *e*liza
</line>
<line>
gastos s*periores à sua r*nda, el**ando assim * possib*lidade de uso de recursos d* t*r*eiros
</line>
<line>
o* inadimpl*ncia, mais de 20% dos p**qu*sados *on*i*mam que suas ativ*da*es lab**ais e *ua
</line>
</par><par>
<line>
*ualida*e de vida no t*aba**o são afetadas por *ua situação f*nanc*ira * *omente
</line>
<line>
32% do*
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*d*s t*m suas ne*es*i*ades at*ndidas p*r sua re*da.
</line>
</par><par>
<line>
O* pesqui*ados consideram importantes as i*for*ações sobr* Educ*çã* F*nancei*a
</line>
</par><par>
<line>
*ar* a mel*oria d* Qualidade de Vida no Trabalho, todavia não há ações
</line>
<line>
de educaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*inanc*ira dese*volvidas
</line>
<line>
na *ES que co*templem tal demanda,
</line>
<line>
como já fo** mencio*ado
</line>
</par><par>
<line>
ant*riormente. ***s* forma, p*rcebe-se a ne*essid*de do desenvol*imento de *ursos de
</line>
</par><par>
<line>
Educação Fin*nceira pa*a
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
servidores do setor púb*ico por par*e da G*stão de Pessoas da
</line>
</par><par>
<line>
IES, a fi* de pr*por*io*ar uma melhoria
</line>
<line>
na Qualidade de Vida desse* servido**s, p*is,
</line>
</par><par>
</page><line>
segundo Sique*ra e Pa*ovan (2008), a *estão *i*anceira é um desafi* enfr*ntado pe*os
</line>
<line>
in*iví*uos para alcan**r um* vi*a sa*dável.
</line>
<line>
*ev. FS*, Te*esi*a, v. 18, *.12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021 **w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fina*ças P*ssoais e QV*: *m Estudo *e Ca*o **m Ser*idores de *m* I** Públi*a
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
P**a es*udo* futuros, sugerim*s a realiz*ção de p*s*uisa so*re o* tipos de
</line>
<line>
*n*ividamento **ntraídos *e*os *erv*dores, bem como estudos sobre * e*ol*çã* da rep*sição
</line>
<line>
sa*ari*l comparada com a *nflação *os últim*s anos para te*tar m*di* o nível de perdas
</line>
<line>
*alariais e como is** inf*uencia na qualidade de vida *o s**vido*.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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t*m
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ren*a
</line>
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domiciliar
</line>
<line>
maior
</line>
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d*
</line>
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que
</line>
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a
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Ins**tut*
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Brasileiro
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de
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Geo**a*ia
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D. *. S**va
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S. *. R*c*en*
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J. R. *ez*rra
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1) concepção e plan*j*me*to.
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X
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X
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*) análise e interpretação dos dados.
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X
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X
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X
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*
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3) e*aboração do rascunho ou na revisão *rítica d* *onteúdo.
</line>
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X
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X
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X
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<line>
X
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<line>
*) *articipaç*o *a aprov*ção da vers*o fi*al do manusc*ito.
</line>
<line>
X
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X
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X
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X
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*ev. FS*, *eresina PI, *. 18, n. 12, *rt. 2, p. 26-4*, dez. 2*21
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*ww4.f*anet.*om.br/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)