<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 2, p. 26-45, de*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.12.2 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*anças Pessoais e QVT: Um Estudo de *a*o com Serv*do*es de u** IES Pública </line>
<line> Pe**onal Financ* and QVT: A Cas* Stud* w*th Server* of a Public HE* </line>
</par>
<par>
<line> *adya *uedes Alv*s Lu*tosa </line>
<line> T*c*óloga e* Gestão de Recursos H*ma*os </line>
<line> E-mail: nadyag***es1@gmail.*om </line>
<line> Denilson Per*ira da Sil*a </line>
<line> Doutor em E*ucação pela Univ*rs*dade Federal do *iauí </line>
<line> Prof*ss*r de Admi**straçã* do *nstituto Fe*e**l do Piau* - campus Teresina *e*tral </line>
<line> E-mai*: denilson@if*i.edu.br </line>
<line> Suzenny Te*xei*a Rechene </line>
<line> Mes*ra e* Ad*inis*ração pel* Un*v*rsidade d* For*aleza </line>
<line> Profess*r de Administração do Institut* Federal do Pará - *a*p*s *ar*bá Ru*al </line>
<line> E-**il: suzenny.reche*e@*fpa.e*u.br </line>
<line> Jessia*e Ribeir* *e*erra </line>
<line> Acadêmica do curso *e Tecn*l*gia em Ges**o *e Re*ursos Hu*anos </line>
<line> E-mail: **ssianer*beiro3*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *nder*ço: Nadya G*edes Alv*s Lust*sa </line>
</par>
<par>
<line> Instit**o Federal *o Piauí - Praça d* Lib*r*ade, 1597, </line>
<line> Editor-Chef*: D*. Tonny K*rley de **encar </line>
</par>
<par>
<line> *entro, CEP.: 64000-040, Te*esina/**, Brasil. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Denils*n Pereira da Silva </line>
</par>
<par>
<line> Instit*to Fed*r*l do Piauí - *raça da Li*erd*d*, 159*, </line>
<line> Artigo receb*do em 06/12/2021. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro, C*P.: *4000-0*0, Teresina/PI, Brasil. </line>
<line> *ecebida em *3/1*/*021. Apr*vado e* 14/12/2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Suzenny Teixe*ra R*chene </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Institut* Federal do Piauí - *r**a d* Liberdad*, 1597, </row>
<row> Centro, *EP.: 6*000-040, Tere*ina/PI, Bras*l. </row>
<row> Endereço: Jessiane Ribeiro *ez*rr* </row>
<row> Instituto Federal do Piauí - P*aça da *ibe*dade, 1597, </row>
<row> Centro, CEP.: 64000-*40, Teresin*/PI, B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Aval*ado pelo sistema Triple Revie*: Desk Revi** a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Double B*i** Re*iew </row>
<row> (aval**ção *eg* p** dois aval*adore* da área). </row>
<row> R*visão: Grama*i*al, Norm*tiva e de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fina*ç*s *essoais e QV*: Um Estudo de Cas* c** S*r**dores de uma I*S Pública </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Es*e art*go tem co*o foco res*onder a* questionamento acerca da existência ** não de uma </line>
</par>
<par>
<line> corre*ação entre Educação Fina*c*ira afun*lando esp*c*f*camente para </line>
<line> as Finanças pess*ais </line>
</par>
<par>
<line> de um *n*ivíduo e Qualidade d* Vida no *r*balho (QVT), com uma coleta d* dad*s por meio </line>
<line> d* qu*stionário* via formul*rio ele*r*ni**, ten*o *o** públic*-alv* o* *erv*dor*s *e uma *ES </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica de ens*n* *ásico, t*cnico * tecnol**i*o. O questio*ário foi </line>
<line> dividido em duas </line>
</par>
<par>
<line> *bordagens, a seção 1 voltada para qu*stões socioeconômicas e a s*ção 2 abordando questões </line>
<line> de Finan*as pes*oais e a qualidade de v*da no trab*lho, *tiliz*n*o o mé*odo de escala Likert. </line>
</par>
<par>
<line> Co* *s re*ultados en*ontrados, é po*sível </line>
<line> perceber que, apesar do elevado n**el de </line>
</par>
<par>
<line> qualificaçã* e renda dos pesquisa*os, não </line>
<line> *á uma cultura </line>
<line> de po*pança e planejamento </line>
</par>
<par>
<line> finance*ro, fato </line>
<line> *ue p*de ser </line>
<line> justificado pel* ausênc*a </line>
<line> de ações i*stitucion*is vo*tada* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> E*ucação Financeira do s*rvidor público. Uma *ar*e consideráv*l dos pesquisados re*liza </line>
<line> gastos *uperiores à su* renda, elevand* assim a possibilid**e de uso de rec*rsos de terce*ros </line>
<line> ou inadimplência. </line>
<line> *a*avras-*h*ve: Educação Financei*a. Qualida*e de Vida no Trabal*o. Fi*a**as Pessoais. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> T*is articl* focuse* on answering the quest*on *f *het*er or not t*ere is a correlat*on *etwe*n </line>
<line> Financial *du*atio* funneli*g s*ecifically to a* *ndividu**'s Personal Fin*n*e and Quali*y of </line>
<line> *if* *t Work (QWL), from da*a *ollection through quest*onnaires vi* Google form t*rgeting </line>
<line> *he servers *f a *ubl*c HEI o* basic, techni*al and *echnological educ*tion. *he *ues*ionnaire </line>
</par>
<par>
<line> wa* divide* into *w* approaches, *e*ti*n * that *ocuses mo*e on socio*conomi* </line>
<line> issues an* </line>
</par>
<par>
<line> section 2 addressing p*rsonal fin*nce issu*s </line>
<line> and Quality of Life at **rk using the *ikert </line>
</par>
<par>
<line> Sc*le method. With the results found it i* possible t* reali** th*t despite the h*gh leve* ** </line>
<line> quali*ication *nd income of respo*dent*, t*ere is n* c*lt*re o* savi*g *nd financial planning. </line>
</par>
<par>
<line> A conside*able </line>
<line> part of th* *espondents spen* more than </line>
<line> th*ir i*come, t**s </line>
<line> *ncreasing *he </line>
</par>
<par>
<line> possib*lity of using th*rd *arty resources or default. </line>
<line> *eyw*rds: Fin*ncial Educa*ion. Qualit* *f life a* work. Per*onal f*nances </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *2, art. 2, *. *6-45, dez. 2021 </line>
<line> *ww4.fs*n**.*o*.b*/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. G. A. Lu*tosa, D. P. Silv*, S. T. R*ch**e, J. R. Bezerr* </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No cenário atua* de *ri*e econômica, em que há registr*s pelos órgã*s governamentais </line>
<line> de e*e*ad*s ín*ices de des*mp*ego * e**ividamento da *o*ulação, manter-se equ*librado </line>
<line> financeira*en*e *irou um *esa*io consta**e p*r* qualquer i*d*víduo. </line>
<line> De acordo co* os n*****s da Pes*uisa de Endividamento * Inadimplência do </line>
</par>
<par>
<line> Consumidor (PEIC) </line>
<line> da C**federação **c*onal do *omércio *e B*ns, S*r**ços e T*r*smo </line>
</par>
<par>
<line> (CNC), ** agosto de 2*21, 72,9% das famílias br*sileiras e**ão *n*ivi*adas, e destas, 25,6% </line>
<line> p*ssuem dív*das e* atraso e 10,7% **formaram nã* ter condiçõ*s de pagar e*sas *ív*d*s. O* </line>
<line> números se most**m *reocupantes, p*i* *o mesmo *erío*o do *no ante*ior o **t*l de famíli** </line>
</par>
<par>
<line> endiv**adas era de 67,5% (PEIC - C*C, </line>
<line> 2020). P*rt*nto, traba*har e estudar na *ducação </line>
</par>
<par>
<line> bá*ica princíp*o* de *duc*ção Fina*ceir* é de </line>
<line> fundamen**l **portân*ia na construção d*s </line>
</par>
<par>
<line> sabe*es d* jovens adu*tos ma*s *st**tura*os em relação às suas f*nan*as pessoais e </line>
<line> o* a*é </line>
</par>
<par>
<line> me*mo em**esariais. </line>
</par>
<par>
<line> É *mport**te fr**ar que a c*l*ur* e*onômica brasileira *oi construída co* *a*es só*id*s </line>
<line> em *ma *conomia ins*áv*l, q*e sofr*u mu***ças sign*ficativas *pen*s pós-plano real, período </line>
<line> em que a educação finan*eira *assou a ganhar força. Conform* citam Savoia, Saito e S*ntana </line>
<line> (2007), a partir da *écada de *0 o Estado brasile*ro ** transf*r*a e efe*ua um co*junto de </line>
</par>
<par>
<line> *ef*r*a* de ca*áter Neo*ibe*a*, sob a *nfluência da glo*alização ocor*eram **tera**e* </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> **ses tec*o*ógicas, *rodutiva, financ*ir* e ed*ca*iona*, pr*movendo a reorientação do papel </line>
<line> *o go**r*o no provimento *e *erviços, b**s e na proteção ao* indivíduos, *í incluídos os s**s </line>
<line> aspec*os *o*iais * regula*ór*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse p*ocesso de reorien*ação do* *apéis d* *stad* e dos </line>
<line> cidad*o*, </line>
<line> surgiu u*a </line>
</par>
<par>
<line> demanda d* responsa*il*dade fina*ceira in*ivid*a* </line>
<line> a*ravés de *randes exe*plos, *omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> previdência complement*r e o financi*me*to d* cas* própria. I*úmero* país*s já despertaram </line>
</par>
<par>
<line> para a importânci* </line>
<line> d* se trabalhar * tema </line>
<line> Educação Fi*ancei**, uma v*z que é parte </line>
</par>
<par>
<line> int*gra*te dos **rios fatores que p*dem *fetar a **alidade de </line>
<line> v*da no traba*ho de </line>
<line> qualquer </line>
</par>
<par>
<line> *n*ivíduo, part*ndo *a **emissa d* que o ser humano é c*mplexo e as*im po*e l*var *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> seu loca* de t**bal*o alguns proble*as de vi*a pes*oais. </line>
</par>
<par>
<line> D*n**o dessa perspectiva de Finanças pessoais e *ualidade *e vida no *raba*ho, Sousa </line>
<line> & T*r*alv* (2008) afir*am que o *st*do da **úde *inanceira d* indi*íd** influ*n*ia em suas </line>
<line> *iv*rsas relações. Os autores ressaltam a importâ**i* do planej*m*nto f*nanceiro para que o </line>
<line> *rabalhador s* sint* b*m em **u *mbiente de trab**ho * em suas re**ç*es *a*ticular*s. </line>
<line> Re*. F*A, Te*esin*, v. 18, n.12, a*t. 2, p. 26-*5, dez. 2021 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*nanças P*ssoais e QVT: U* Estudo de *aso com S*rvidor** de uma IES Públi*a </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> *iante de to*o o exposto, este a*tigo levant* o segu**te questionamento: A qualidade </line>
<line> de vida no trabalho dos s**vido*es d* uma *nstituição de Ensino Superi*r públ*ca sofre </line>
<line> impactos de acordo com seu n*vel *e e*uca*ão f*nanceir*? Partimos do raci**ínio ** *ue um </line>
<line> in*ivíduo que nã* * be*-educado fin*nceirament* tem mais dificu*dade na gestão d*s suas </line>
<line> fina*ças p*ssoais, portan*o mais pro*ens* a um endivid*mento, e ass*m acaba levando *ara o </line>
<line> amb*ent* de trabalho. Para ten*ar resp*nd** a t*l quest*o, p*rtimos com o o*jet*vo geral de </line>
</par>
<par>
<line> Compree**er o impacto da Educa*ão *inanceira para a Qualid*de de v*da dos </line>
<line> se*vi*ores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma IES *úb*ica. Levantamos </line>
<line> também como obje*ivos e*pec*f*cos n* *ecorr*r *a p*squisa: </line>
</par>
<par>
<line> Leva**ar o perfil sócio-demo*rá*ico-econômico dos par*i*ipantes; Aferir o níve* *e *d*cação </line>
<line> Fin**ceira *os servidores; *om*reender * relação en*re Ed*cação Financeira e Qualidade de </line>
<line> Vida no Trabalho. </line>
<line> A esco*ha *essa *emáti*a *eva em co*si*eração a necessid*de de co**reender o quão </line>
</par>
<par>
<line> al*a * se </line>
<line> exi*te a influênc*a de aspect*s rela*ionados *s finanças pessoa*s </line>
<line> no *m*ie*te de </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o * na quali*ade de vida dos servid*res, além </line>
<line> de ser um tema de </line>
<line> *es*uis* </line>
</par>
<par>
<line> re*ativament* novo que a*rai a*enção de demais pesqu*sad*res no </line>
<line> aprofundame*to *o tema </line>
</par>
<par>
<line> por *ei* do desenvolvimento de nov*s pesq*isas. </line>
</par>
<par>
<line> 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Ed*cação Finance*r* - Um* Preocupação Glo*al </line>
</par>
<par>
<line> * partir do *om*ço do século XX*, perc**e*-*e um trabalho voltado para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolviment* de estudos e programas em Educa*ão *inancei*a. Segundo Saraiva (2017), é </line>
</par>
<par>
<line> importa*te dest*car * papel p**emi*ente da O*g*nizaçã* pa*a a C*operação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esenvo*v*me*to E*onômico (OCDE) que *efiniu Educaçã* Financeira como sendo: </line>
</par>
<par>
<line> O pr*c*sso *ediant* o qu*l os i*divíduo* e as soci*d*des melhoram sua </line>
<line> compreensão do* co*c*ito* e dos produtos f*nanceiros, de *an*i*a q*e, co* </line>
<line> inf**ma*ão, formaç*o e o*ientação claras, ad*uiram os valores e as com**tências </line>
</par>
<par>
<line> n*cessários par* se t***arem con*ci*ntes das oportunid*des </line>
<line> e do* </line>
<line> riscos </line>
<line> nel*s </line>
</par>
<par>
<line> en*olv*do* e, então, *açam *scolhas bem infor*ados, saibam onde pro*urar aj*da, </line>
<line> ado*em outras ações que me*horem o seu bem-estar, contrib*indo, assi*, de modo </line>
<line> consisten*e para formaç*o de *ndi*ídu*s e socieda**s responsávei*, comprometidas </line>
<line> com o fut*ro. </line>
</par>
<par>
<line> Desde 20**, est* institu*ção vem atu*nd* junto a *iverso* países no </line>
<line> i nt ui t o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *romover inicia*ivas v*l**da* par* a imp**ntação da Educaç*o Fi**nceira. Em 2008, no auge </line>
<line> da crise financ*ira internacional, *onhecida co*o a crise do *ubprime1, a OC*E *riou a Red* </line>
<line> Rev. F**, Teres*n* PI, v. 18, *. 12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021 ww*4.*s****.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. G. A. Lustos*, D. P. Silv*, S. T. *echene, J. R. Bezerra </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Inte*n*cional de Educação Finan*ei*a (INFE) pa*a i**egr*r as experiências inter*acio*a*s </line>
<line> (INFE, 2017). O destaque *ado pe*a OCD* para estas p*á*ic** esta*ia r*lacionado com a </line>
<line> necessidade de regula* merc*dos altament* desre*ulados. </line>
<line> Confor** ci*a Savoia, Saito * Santana (2007), as *esquisas sobre Educação Fi*ance**a </line>
<line> estão concentradas majori*a*iam*nte no* Estados Unidos e Reino U*ido, sendo *ocalizadas </line>
<line> nos ens**os médio e u*iversitário. Com relação ao envelhec*mento da população adulta, </line>
</par>
<par>
<line> *ouca atenção </line>
<line> vem sendo d*da para a capacitação d*sse gr*po. Além disso, </line>
<line> *r*n** *art* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> l*teratur* é voltada para as descrições estatísticas que re*ac*onam dados demográfic*s, </line>
<line> s*cioeconômicos e financeiro* *om as in****t*vas de *d*caç*o Financeira. </line>
<line> ** atual con*exto mu*dial, fa*-se *ada vez mais ne*essária uma boa desenvo*tura d*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoas no que tang* às </line>
<line> quest*e* </line>
<line> finan*eiras, tendo em v*sta uma série de fatores da vida </line>
</par>
<par>
<line> pesso*l que *epen*em de f*uto* de conhecim*nto econ*mi* para com o dinheiro r*cebido e </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes men*al e **tras </line>
<line> diaria*ent*. Dian*e d*s*o, * Edu*a*ão Financeir* </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> princíp** norte*dor **s Finanças p*ssoais es*á inserida ness* realid*de com* </line>
<line> uma possível </line>
</par>
<par>
<line> solução de ens*n**entos per*anent*s para ec*nomi*a*, investir nos bens e no tempo c*rr*** </line>
</par>
<par>
<line> e, dessa forma, as pess*as </line>
<line> não comprometere* s*a sanida*e econô*ica e m*n**l a* </line>
</par>
<par>
<line> encontr*rem-se m*itas vezes en*ivid***s. </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o Rosetti Júnior (20*9), os conh*cimentos finan*eiros *o**m auxiliar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mini*izar c*s*os e a reduzir ri*cos e in*ertezas d*correntes das con*tantes mudanças </line>
</par>
<par>
<line> econômica*. Por outro </line>
<line> lado, o desconheci*ento das ferram*ntas de *estão F*nan*eira pode </line>
</par>
<par>
<line> prov*car g*a*des perd*s financeiras para em*r*sas, com*nida*es, *amílias e pessoa*. </line>
<line> Para Camargo (2007), a *ducaç*o Financ*ir* é o reflexo da administ*ação do d*nhei*o, </line>
<line> *m cidadã* munid* de c*nhecimentos dela esta*e*ec* e segue es*raté*ias ma*s ou menos </line>
<line> deliberadas e d*ri*idas para a m*n*tenç*o ou acu*ul*ção *e bens e valores que *rão formar o </line>
</par>
<par>
<line> patri*ônio dele e </line>
<line> de s*a família. Resumi*amente, para Le*i* (2006) Medeiros (2*03) e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Educaç*o Fi*anceira é u* tema ** qual se discute a importâ*cia do dinh*iro, co** </line>
<line> admi*istrá-lo, como g*nhar, gastar, po*par e consumi-lo de forma conscien*e. </line>
<line> Seguindo as te*dências mundiais, porém um pouco tarde, o Brasi* *onc**tra esforços </line>
<line> para torn*r s** popu*ação bem-educada financeiramente e assim mais atenta às suas finanç*s </line>
<line> p*s*oai*. Conforme Sant*n* (2014), no de*orr*r do século XX, principalmente ent*e os anos </line>
</par>
<par>
<line> de 1985 1994, foram reg*strad*s *l*os índices *nf*acionários de até 7*4% e </line>
<line> ao ano, e is** </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu *e* que a popul*ção b**sileira adquirisse * h*bito de </line>
<line> planejar suas </line>
<line> des*esa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> investimentos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 18, n.12, *rt. 2, p. 26-*5, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Finanças Pessoais e QVT: Um Estudo *e Caso com Servidor*s de uma *ES *úblic* </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> * pa*tir *a segunda metade da década de 1990, * junç*o de alguns *ato*es, *o*o o </line>
<line> controle inflacionário, a *sta*i*id*de da **ed* e o crescimen*o eco**mico pa*saram a s*r </line>
<line> d*termi*antes para o crescimen*o ** consumo interno. *ont*do, conclui*-se o desequilíbrio </line>
</par>
<par>
<line> das fa*íl*as *o ordenamento das suas *inanças p*ssoais. O Br*sil instituiu em dezembro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 20*0 a Es*ratég*a Na*ional de </line>
<line> Educ**ão Finan*eir* - ENEF conforme *ecreto 7.397 em q*e </line>
</par>
<par>
<line> cita no seu a*tigo pr*meiro: </line>
</par>
<par>
<line> Fi** instituí*a a Estratégia Nacio*al de *du*a*ão Fi*an*eira - ENEF com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fin*lidade ** prom*ver a Ed**ação financeir* e </line>
<line> p*evi*en*iári* e co*tri*uir para o </line>
</par>
<par>
<line> *ort*lecimento da c*dad*nia, a eficiênc*a e *olidez do siste*a finance*ro nacional e * </line>
<line> t*mada de decisõ*s conscientes por p*rte do* consumidores. </line>
<line> D*sse modo, percebem-se **ssos da*os na **plantação *e pol*tic*s públ*cas voltad*s </line>
<line> pa*a a d*sseminação da Educa*ã* Fin*nce**a par* qu* ela *hegue até a *oci*dade s** diver*as </line>
<line> perspect*vas: ta*to a d* b**-estar pessoal, um* **z que *em-educad* *inanceira*ente </line>
</par>
<par>
<line> pressupõe-se q*e o </line>
<line> cid*dã* e*tará em *i* *om suas fi*anças </line>
<line> pes*oais e, por c*nseguinte, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva </line>
<line> de b*m-esta* social e e**nômic* to*al da sociedade. No c*mpo d* fina*ças </line>
</par>
<par>
<line> pessoais, *IR*S (2007) ressalta qu* um dos objetivos é **segurar que as desp*sas do </line>
<line> in*ivídu* (ou famíli*) sejam sustenta*as por recursos **tidos de fonte* sobr* a* *uai* t*n** </line>
<line> con*rol*, ** modo a garantir a *ndependência de recurs** de terceiros, qu* têm custo e às </line>
<line> *ezes estã* indisp*níveis quan*o mais se precisa deles. </line>
<line> Em *eu trabalho, W**niewsky (2011) já ressal*a que o Planejamento Fina*cei** </line>
</par>
<par>
<line> Pessoa* significa estabele*er e seguir uma estratég*a precisa, delib*rad* e dirig*da </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acumul*ç** de bens e val*res que irão formar o p*trimônio de uma pessoa e de sua família. </line>
</par>
<par>
<line> Esta estra*é*ia pode estar </line>
<line> vo*tada para cur**, m*di* ou lo**o prazo, e não é tarefa s*mp*es </line>
</par>
<par>
<line> atingi-la. </line>
</par>
<par>
<line> Fazendo a rela*ão de *inanças Pes*oais e Q*a*idade de Vida no Trabalho, Rass*er </line>
</par>
<par>
<line> (*010) entende q*e o *l*nejament* Financeiro v**a ao su**s*o </line>
<line> pessoal e pr*fissional, e não </line>
</par>
<par>
<line> somente a* s*ces*o mate**al, </line>
<line> assumindo-se que uma pessoa o*gan*zada f*nanc*irame**e </line>
</par>
<par>
<line> *oderá trabalhar por prazer e não por ob*i*ação. Segu*do o au*o*, "o planej*m*nto finan*eiro </line>
</par>
<par>
<line> é proce*so de gere*ciar os o </line>
<line> r*cursos com o objetivo *e at****r satisf*ção pessoal, o*ter </line>
</par>
<par>
<line> *nd*pendência financeir* e conq**star sonhos" (RASSIER, 2010, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, **t. 2, p. 26-4*, dez. 202* </line>
<line> *w*4.*sanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. G. *. Lusto*a, *. P. S*l*a, S. T. Rech**e, J. R. Bezerra </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Qu*lidade n* Vida no Trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Foi a partir *e 19*0 que h*u*e u* crescimento no i*t*resse pelo *rabalhador, c**o </line>
<line> indiv*duo comp***o e dono de nec*s**dad** que *ão além das fisio*óg*cas. Grandes *studos </line>
<line> como de *lton Mayo e a Teoria das Rel**ões Hum*n*s tr*ns*ormaram-se em um \divisor de </line>
<line> ág*as\ no reconhecimento do trabalh*d*r como peç* fundament*l na organizaç*o, </line>
<line> difundira*-*e ideias da impo*tância dos fator*s s*ciai* e psicológicos. A escola de rel*ç*es </line>
<line> humanas trouxe à tona o relacioname*to int*rpessoal dos t*a**lhadores e sua* ne*essid**e* </line>
<line> mais comp*exas em r*lação à org*nizaçã* *omo *e*as-chave na pr*moç*o d* qualidade de </line>
<line> vida n* *rabalho. Rodrigue* (2014), ressaltou: </line>
<line> O* primeiros es*udos ci*nt*ficos sobre * tema *os impactos gera*os </line>
<line> *elas condições físicas no lo*al de tr*balho tiveram início na década </line>
<line> de 1920 e enfat*za*am * produtividade industrial. Por meio de um </line>
<line> ex*erimento, f*ram inv**tigados os efeitos da ilum*na*ão do local de </line>
<line> t*a*alho *a p*odutivid*de dos t*abalhadores *a *mpresa "We**ern </line>
<line> E*etric Comp*ny". </line>
<line> Por volt* d*s déca*as d* 50 e 60, como cita C*iavenato (2*00), com o surg*men*o da </line>
<line> teoria de Maslow, que classificava as *ece*sidades humanas como fisiológicas, de segur*nça, </line>
<line> socia*s, *e estima * d* autorre*lização, torn*-se cada vez **is evide*t* o foc* na motivação </line>
<line> *o trabalhado*. Para Kur*gi (2008), "No final de 1968 ocor*eram conquistas s*lar*ai*, </line>
</par>
<par>
<line> crescimento da </line>
<line> auto*omia </line>
<line> do *ra*al*ad*r, diminuição da alienação e d*s*nv*lviment* da </line>
</par>
<par>
<line> criatividade, a cons*ien*iza*ã* dos trabalha*or*s e o aume*to </line>
<line> das r**ponsabi*i*ades sociai* </line>
</par>
<par>
<line> das organizações con**ibuíram par* a ampliação da* discu*sõe* sobre Qualidade </line>
<line> vi da no </line>
</par>
<par>
<line> tr*b*lho". </line>
</par>
<par>
<line> É i*por*ante entender*os e*tão o que é nec*ssari**ent* Q**. *ara A*ves (*0*0, p. </line>
</par>
<par>
<line> 78), \\* conceito de QVT pa*sa por *oções de motivação, satisfação, </line>
<line> saúde e segur*nça n* </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho e envolve *ecente* discus*ões *ob*e novas formas de org*nizaç*o do trabalho e novas </line>
<line> tecnologias\\. Franç* (2012) afirma que "a ética da condi*ão hu**na associa-se, no ambiente </line>
<line> de tra*alho, à qualidade de vida, à ergonomia e à saúde". Sousa & T*rralvo (2008) af*rmam </line>
<line> q*e "o e*tado ** sa*de f**anceira *o indivíd*o influencia em suas diversas relações. Os </line>
</par>
<par>
<line> autores ressal*am a importân**a </line>
<line> do p*anejamento fi*anceiro para que o trabalhador se *inta </line>
</par>
<par>
<line> b** em seu ambi*nte d* traba**o e em *uas relações parti*ulares". </line>
<line> Porta*to, como já citado anteriormen**, *spectos de v**a pessoais do trabalhador *ã* </line>
</par>
<par>
<line> levad*s em cont* na *ualidade de Vida no Trab*lho. Conforme embasamento teóric* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres**a, v. 18, n.12, art. 2, p. 2*-45, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Finanç*s Pessoais e QVT: Um E*tudo de Caso com *er**dores de uma IE* Pública </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> Chiavenat* (2009), n*o são *penas *s condições físicas de t*a*alho que importam; as </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições sociais e psicológic*s </line>
<line> t*mbém fazem p*rte do a*biente de trabalho, j* Li**ngi- </line>
</par>
<par>
<line> Franç* (20*2) afirma ha*er ínt*ma correlação entre melho*i* da *ualid*de *e vida das pe*soas </line>
<line> e estilo de vi** den*r* e fora da or*ani*ação. </line>
<line> Contin*ando nessa correlaçã* de F*nanças Pesso*is e QV*, e*tando as Finanças </line>
<line> Pes*oai* intrinsecamente ligadas à Ge*tão F*na*ceira, co*forme Sique*ra e Padovan (20*8), a </line>
</par>
<par>
<line> *est*o Financei*a é *m *os de*afios enfrentados pelos ind*ví*uos *a ten*a*iva </line>
<line> de a*cançar </line>
</par>
<par>
<line> uma v*da saudáv*l. Já segu*d* Ferreira (2**7), trata-se de co*ocar </line>
<line> em evidência a *elação </line>
</par>
<par>
<line> ent*e os **râmetros que medem a qual*dade de v**a e os conh*c*me*tos fin*n*eir*s básicos </line>
<line> de uma *rganização pessoal para que a partir d*sso *essoas busquem esse co***cim*nto e *té </line>
</par>
<par>
<line> mesmo que gov*r*os *nvistam em ter cidadãos </line>
<line> sapientes, e que dessa *o*ma construam uma </line>
</par>
<par>
<line> sociedade *ais conscie*te e, p*r co*sequência, mais próspera. </line>
<line> * METOD*LOGI* </line>
<line> Este art*go est* fundament*do n* *bord*gem qua*t*ta*i*a de pe*quis* com </line>
</par>
<par>
<line> q*estionários </line>
<line> adotados **mo ins*r*mentos </line>
<line> de col*ta de dad*s. Por meio de*te tipo de </line>
</par>
<par>
<line> a*ordagem, é possível "testar *eorias </line>
<line> *bje*ivas, </line>
<line> exa*inand* a </line>
<line> r*lação ent*e as variáveis" </line>
</par>
<par>
<line> (C*ESWELL, 2010, </line>
<line> p. </line>
<line> 26). Além d* mais, *bordag*m quantitativa *e utiliza de métodos a </line>
</par>
<par>
<line> est*tístic** para *scl*recimento </line>
<line> de fen**enos, processos </line>
<line> ou relações, par* a prod*ç*o de </line>
</par>
<par>
<line> resultados por meio ** análises de a*ostras representativas (MALHOTRA, 2012). </line>
<line> Qua*to à sua nat**eza, o referido *st**o é exploratório-*escritivo. Na p*s*ui*a </line>
</par>
<par>
<line> e**lo*atór*a é </line>
<line> p*ssí*el obte* fami**aridade c*m * </line>
<line> pr*blema, enquant* os *stu*os descritiv*s </line>
</par>
<par>
<line> permitem a criação e est*uturação de *aneir*s específic*s *ara med*r informações sob*e </line>
<line> *ráticas de determin*d* grupo (G*L, 2010; HAI* JR. et al., 20*5). </line>
<line> A ob**nçã* do* dad*s **i realizada pelo m*todo de pesquisa s*rvey, que perm*te </line>
<line> desc*ever quant**ativamente os dados levan*ados, *em co*o cole*ar in*ormações sobre </line>
<line> car*c*erísticas, aç**s ou opiniõ*s d* um determina*o gr*p* (FRE**AS et a*., 2000). A partir </line>
<line> dele foi possível t*mbém sistema*izar o* d*d*s, identificand* os p**rõ*s (HAIR et al., 2005). </line>
<line> Inicialmente fo* feito um levanta*ento de servido**s ativ*s da IES do ca*pu* </line>
<line> Teresina Cent*al, de*tre os m*ses de janeiro e f*ve*eiro de 2021, po*teri**men*e a colet* dos - </line>
</par>
<par>
<line> e-mail* de ca** ser*idor e estrutur*ção </line>
<line> em tabelas **m </line>
<line> o </line>
<line> uso do Mi*rosoft Excel®. Em </line>
</par>
<par>
<line> seguida, foi re*lizad* o c*lcul* da amostra *a pe*quisa, com o n*vel de confi*bilidade de 95% </line>
<line> se c*egou ao n*mero d* 20* *espondentes. </line>
<line> Rev. *SA, **resi*a PI, v. 18, n. 12, art. *, *. 26-45, dez. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. G. A. *ustosa, D. *. Silva, S. T. Rec*ene, J. R. Bez*rra </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> Pos*eriormente *oi re*li*ado o *nvio do *orm**ári* e*et*ônico ela*ora*o no Google </line>
<line> Fo*mulários para os e-mails, tendo sido envia*o um t*tal de 429 e-mails no dia 24 de ma*o de </line>
<line> ***1 a todos os se*vidores ativos do campus e que exerciam os cargos de Profess*r de Ensino </line>
</par>
<par>
<line> B*sico, *écni*o * Te*nológico (EBTT) * os Técnico* Admin**trati*os </line>
<line> em E*ucaç*o (nível </line>
</par>
<par>
<line> médio e superior), o p*azo f*nal para **uardo das respostas f*i dia </line>
<line> *7 de j unho d* 20*1, ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, um período de *4 dias, isto pa*a qu* se pu*esse ter tempo háb*l *ara a coleta, tabulaçã* e </line>
<line> aná*ise dos dado* coletados pa** a pesquisa. </line>
<line> O instrumento d* *ole*a já foi val*dad* em pesqu*sas anteri*res de Oliveir* (2*15), </line>
<line> tend* si*o adaptado des*e e t*mb*m *o m*delo propo*to por Mou*a (2*05) e *esley (*97*) </line>
<line> d*scrito por Fernandes (1996). Os questio*ár**s pa*a *oleta de dados fo*am dividi*os em du*s </line>
</par>
<par>
<line> seções, sendo a primeira abordando </line>
<line> questõe* socioeconômicas c*mo idade, média sal*rial, </line>
</par>
<par>
<line> nível *e </line>
<line> *sco*a*idade, </line>
<line> número de **lho*, es*ado *ivil, tipo de m*rad*a; já </line>
<line> na s**unda se**o </line>
</par>
<par>
<line> *oram abordadas afirmativas pertinentes às Finança* *essoais e à *uali*ade de V*da no </line>
<line> Trabalho *om método *e r*spo**as basea*o na esca** likert que varia de 1 a 5, com a s*guinte </line>
</par>
<par>
<line> classific*ção: (1) </line>
<line> discordo plena*ent*; (2) *iscordo *arcialmente; (3) não concordo, </line>
<line> ne* </line>
</par>
<par>
<line> *i*cordo; (*) conc**do parcia*ment* e (5) concordo ple***en*e. </line>
<line> O proc*ss*mento *os dados foi re*liza** a partir *o programa Mic*oso** Exc*l® *o </line>
</par>
<par>
<line> in*uito de facilitar a organização, a *ens*ra*ão * o cruza**n** d*s </line>
<line> variáveis pesq*isadas. </line>
</par>
<par>
<line> Para que n* e***a *o*terior *osse re*lizada a análise de*critiva dos d*do* coletados. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUS*ÕES </line>
<line> Nesta seção são a*resentados os r*s*lt*dos e a discus*ão à luz dos autore* que </line>
<line> tomamos *omo re*erência p**a a área pesqui*a*a, de a*ord* com o perfi* *a *mostra e dos </line>
<line> *spectos fi*anc*i*os * de qualid**e de vid* pesquis*do*. Após o prazo d* coleta d* dad*s, os </line>
</par>
<par>
<line> *úmeros e*contrados </line>
<line> do perfil </line>
<line> da am*stra foram *s seguintes. A </line>
<line> *mo*tra </line>
<line> foi *omposta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 55% </line>
<line> d* mulhe*es e 45% *e h*me*s, ress*ltando a**im a pred*minância do *exo feminino. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à fa*xa *tária, 45% *os par*icipa*tes *ossuem en*re 3* e 40 anos, 25% *oss*íam e*t*e </line>
<line> 41 * 5* *no*, tend* a**im 7*% dos parti**pa*tes na faixa etária e*t*e 31 e 50 a**s de id*de. </line>
<line> Com **lação ao estado civi* dos respon*entes, 70% sã* casados e o segu*do m**or </line>
<line> grupo era de solteiros, que corres*on** a 14% dos pesquis*dos. Em *elação à *enda, 55% dos </line>
<line> p*squisados declararam te* *e*da entre 1* e 20 salários-*ínimos, o segun*o grup* que </line>
<line> representou 29% d* amostr* p*ssu* renda entre 4 e 10 salári*s-mí*imos. *s número* most*am </line>
</par>
<par>
<line> q*e per*il do servidor da *ES o é </line>
<line> predomin*ntem*nte das class*s * e B, </line>
<line> d* acordo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 18, n.*2, art. 2, *. *6-**, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fin*nças *esso*is e QVT: Um Estudo de Cas* com S*rvidores de uma IES Púb*ica </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> classific*ç*o do Instit*to B*asile*ro d* Geograf*a e Estatí*tica (IBGE, 2019) e po*sui renda </line>
<line> superior à méd*a de r*nda brasileira q*e é de R$ 1.406,00 (IBGE, 20*9). </line>
<line> Dos pesqui*a*os, 32% po*suem * filhos, 3*% possu*m 1 filho e 25% d*clarar*m não </line>
</par>
<par>
<line> ter *ilhos. Com relação * depe*dênci* financeira, 57% po*suem um ou </line>
<line> dois **pendentes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> 25% não *ossuem </line>
<line> dependentes. So*re mo*adi*, 61% possuem residência própria e 32% </line>
</par>
<par>
<line> possuem residência alugada ou *inanci*da, isto m*s*ra que há um comprometim*nt* </line>
<line> signif*cativo *a rend* c*m morad** pelos pesqui*ados. </line>
<line> Com r*l*ção ao ca*go, 68% eram doce*tes, 21% TAE de nível médi* * 11% *AE *e </line>
</par>
<par>
<line> nível superi**. Dos pesquisad*s, </line>
<line> 50% pos*uem *estrad*, 16% doutorado e somente 4% </line>
</par>
<par>
<line> p*ssu*m ape*a* níve* m*di*, mostrando o </line>
<line> ele*ado grau de qualificação </line>
<line> **s s*rvidores. </line>
</par>
<par>
<line> *uanto *o te*po de institui*ão, 62% d*s pesqu*sad*s pos*uem até 10 an*s </line>
<line> d* institui*ão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 16% possu*am mais d* 20 ano* de t*mpo de servi*o. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o dit* a*teriormente, segundo Rassier (2*10), a relação de Finanç*s Pe*soais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Qualid*de de Vida no Trabalho faz c*m q*e o planejamento fina*ceiro vise ao suces*o </line>
</par>
<par>
<line> pessoal e </line>
<line> profis*i*nal, </line>
<line> e não some*te *o sucesso mat*ri*l. Dessa forma, *m* pe*soa </line>
</par>
<par>
<line> *r**ni*ada </line>
<line> fin*ncei*amente </line>
<line> poderá </line>
<line> trabalhar </line>
<line> por </line>
<line> p*az*r, </line>
<line> e </line>
<line> não </line>
<line> por </line>
<line> *br*gação, </line>
</par>
<par>
<line> consequente***t* *endo *a*s quali*ad* </line>
<line> de vid*. Sobr* as considera**es * co**ec*mento de </line>
</par>
<par>
<line> fina*ças </line>
<line> e *ua *elaçã* com a Qualidade de Vi*a no Traba*ho dos servido*es pesquisados, as </line>
</par>
<par>
<line> *esposta* for*m as *presentadas a seguir. </line>
<line> O gráfico 01 most*a que, dos pesquisados, 66% acompan*am a s*a *ituação fin*nceira </line>
<line> *onsta*teme*te e 25% acom**nham parcialmente a s*a situação fin*nceira q*anto a valores a </line>
<line> rec*ber, prazo de dívidas, poupanç* e contas * p*g*r. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. *8, n. 12, art. 2, p. 2*-45, dez. 202* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. G. A. Lust*sa, D. P. S*lva, S. T. Rechene, J. *. Bezer*a </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> G*áf*co 0* - *c**panhamento da S*tuação Finance*ra. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Dados da *e**uisa realizada pela auto*a. </line>
<line> Em relação à realizaçã* de gas*os *em ultrapassar a renda, os resultados do Gráfico 02 </line>
<line> mostra*a* que 36% dos *esq*isa*os con*r*la* seus ga*tos e os que discordam ch*ga a *6%, </line>
<line> que **trapassam * sua r*nda *om c*nsumo. Esse dad* é relevante por apr*s*ntar que, apesar </line>
<line> de haver um a*ompanhamen*o por 66% d* s** situa*ão fi*anceira, o gasto ain*a ult**passa a </line>
<line> r***a da maioria *os p*squisados, p*dendo isso levar a e*dividamento de curto pra*o, que é o </line>
<line> tipo de endi*i*amento que possui juros m*iores no mercad* e ass*m po*sibili*ade de </line>
<line> comprome*er cada vez mais a renda das **s*o*s. </line>
<line> *ráfico 02 - Co*sumo. </line>
</par>
<par>
<line> ***te: Da*os da Pes*uisa re*lizad* pela *utor*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Ter*sina, v. 18, n.12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fina**as Pessoais e QVT: Um Estudo de Caso com Servidores de uma IES *ú*lic* </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> O gráfico 03 e o gráfico 04 mo*traram, resp*ctiv*mente, *m r**rato do *quilíbr*o da* </line>
<line> fin*nças pesso*is * a capacidade d* *oupança dos pes*uisados. Sobre a situação do equi*íbrio </line>
<line> das *inanças, 34% concordam p*enam*n** *ue estão com sua sit*ação fin*nceira e*uilibrad*, </line>
<line> en*uanto a s*ma do* que discordam e *oncordam parcialmente *hega a *1%, esses *úm*ro* </line>
<line> mostr*m que *m algu* momento a situaç*o financei*a *essoal fica compro**tida e havendo </line>
<line> assim um risco maior de **div*damento e d*sc**trole financ*iro. </line>
<line> Os r**ultados do gráfico 4 corro*o**m com o que *oi encont*ado no gráf*c* 3, visto </line>
</par>
<par>
<line> que dos </line>
<line> pesquisados, 16% têm capa*idade de poupar recursos, *nqua*to 45% não ***liza* </line>
</par>
<par>
<line> nenhum tipo de poupança, não t*ndo as*im reservas para situações emergen*iais, </line>
<line> maximizando ass*m a possi**lidade de endividam*nto e també* de *ecessidade de uso de </line>
<line> recursos de terce*r** para man*er os co*p**mis*os finance*ros e* dia. </line>
<line> Esses números refletem u* comport*me**o d* brasi*eiro, como mostra pesquisa </line>
<line> re*lizada pel* *an*o Centra*, em que 69% não po*param *en*uma parte *e *ua renda n*s </line>
<line> *l*imos 12 mes*s (BACEN,2018). </line>
<line> Gráfico 03 - **uil*brio das Finanças Pesso*is. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Dados ** P*squ**a *eali*ada *ela au*o*a. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 2, p. 2*-45, d*z. *021 </line>
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<line> N. G. A. Lusto*a, D. P. Silva, S. T. *ec*ene, J. R. Bezerra </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 04 - *oupança. </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Dados da Pe*q*isa realizada pela aut*ra. </line>
<line> Os núm**os sobre nível d* endividamento no gráfico 05 mostr*m que 48% do* </line>
<line> pesqu**ados se m*stram p*eocu*a**s com o nível de en*ivid*men*o qu* possuem, som*n*o </line>
<line> *om os que concordam *arcia**e*te, esse número chega a alarmantes 71% do total de </line>
<line> pesq*isados. Os q*e nã* se preocupam co* s*u en**vi*a*ento c*egam a apenas 11%. </line>
<line> Gráfico 05 - *companhamento da Situação Fin*nceir*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dad*s ** P*sq*i*a *ealizada pela autora. </line>
</par>
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<line> ww*4.fsan*t.com.br/revist* </line>
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</page>
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<par>
<line> Finanças Pessoais e QVT: U* Estudo d* Caso c*m Servidores de um* IES Pública </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Em rel*ç*o a ter *uas ***vidades labor*is afetadas *m virtude d* endividamento, o </line>
<line> grá*ico 06 mo*tra que c*ega a 22% o número de *esquisados que têm seu e*erc*cio </line>
<line> profissi*nal a*etado. </line>
<line> Grá*ic* 06 - *nd*vidamento. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da Pe*quisa r*alizada pe*a autora. </line>
<line> * gráfico 07 m*stra que 16% d*s pesquisados tiveram *ue recorrer a re*urso* de </line>
<line> terceir*s para manter * saúde *inan*eira em dia, **so mos*ra que o pla*ejament* fi**nceiro </line>
<line> *ão é uma p*ática e dí*idas de curto pr**o se fazem presentes ** vida financeira dos </line>
<line> pesquisado*. </line>
<line> Gráf*co 07 - Us* de recur*os de te*ce**os. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Dados da Pes*u*sa *ea**zada pela autora. </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, T*resina P*, v. 18, n. 12, a*t. 2, p. 26-45, d*z. 2021 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> N. G. A. Lustosa, D. P. Silva, *. T. Rechen*, *. R. Bezerra </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> Os res*lt*dos das afi*mativas *, 6 e 7 mos*ram q*e o comportamen*o fi**ncei*o </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> pe*quis**os se assemelha ao res**tado encontrado na Pes*uisa Endi*idam**to e </line>
<line> I*adimpl**cia *o Consumidor (PEIC) da Confe**ração Nacional d* Com*rci* de B*ns, </line>
<line> Serviços e Turismo (CNC) de agosto d* 2021 que mo**rou que 72,9% d*s famí**as *ra***eiras </line>
</par>
<par>
<line> estã* end*vidadas e houve um c*e*cimento </line>
<line> de 5,7% em </line>
<line> 12 me**s de*se nú**ro, faz*ndo-se </line>
</par>
<par>
<line> a*s*m cada vez mais necessário o **sen*olvimento de programas de Educaçã* *in*nc*ira. </line>
</par>
<par>
<line> So*re a s*t*aç** financei*a e *VT, o </line>
<line> *ráfic* 08 *presenta *u* 57% dos *esqu*sados </line>
</par>
<par>
<line> não dize* </line>
<line> *er sua QVT *fetada </line>
<line> pel* situação f*nanceira, con*udo 18% d*stes têm sua QV* </line>
</par>
<par>
<line> af*tad* pela situação finance*ra e, se somad** aos que concor*** parcialmente, cheg*mos a </line>
<line> 32% d* total de pesqu**ados. </line>
<line> Gráf*c* 0* - S*tuação *i*anceir* e *VT </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Dad*s da Pesquisa real*zad* *ela au*ora. </line>
</par>
<par>
<line> Em relaçã* à remuneração adequada, o gráf*co 09 mostra </line>
<line> qu e o </line>
<line> percen*ua* de </line>
<line> 32% </line>
</par>
<par>
<line> demonstrou que * remuner**ão su**e suas necess*dades, 27% c*nco*dam par*ialmente e 16% </line>
<line> *ão t*m sua* *e*essidad*s su*rida* por sua remune*ação. Isso corrobora com o que *iz </line>
<line> W*sley(*979), cit*do por Fernande* (1996), ao co*sider*r fatores q*e influenc**m n* Q*T a </line>
<line> eq*idade sal*r*al e * remu*eração a*e*uada. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 18, n.12, art. 2, p. *6-45, dez. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
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<line> F*n*nças Pessoais e Q**: Um E*tud* de Caso com *erv*dores *e uma IES Pública </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 09 - Remuneração. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *ados da Pesquisa r*alizada pela autora. </line>
<line> Os gráficos 10 e 11 apresenta* resu*tados s*bre ações vol*ad*s para Educação </line>
</par>
<par>
<line> Fin*nceir* no local de trabalho e i**ortâ*cia </line>
<line> da Educação *inanceira par* Q*T, </line>
</par>
<par>
<line> respe*tivamente. Para 84% *os p*squisados não exi*tem açõ*s voltadas para </line>
<line> Educação </line>
</par>
<par>
<line> Financei*a no local </line>
<line> de t***alho e 75% c*nco*dam que são r*levantes informaçõ*s **bre </line>
</par>
<par>
<line> Edu*ação F**anceira *ara a Qual*dade ** Vid* no Trabal*o. </line>
<line> G**fico 10 - Ações para Edu*ação *inanceira no trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Da*os da Pe*qui*a realizada pela aut**a. </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
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<par>
<line> N. G. A. Lustos*, D. P. Silva, S. T. Rechene, J. R. B*zerra </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> Gr*fico 11 - Importâ*cia *a E*ucação Fina*ceira para a QVT </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da Pesquisa realiz*da pela autora. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FIN**S </line>
<line> A partir dos r**ult**os *ncontr*dos, é possível pe*ce*er qu*, *pe*ar do eleva*o nível </line>
<line> d* *uali*ica*ã* e *end* do* pesqu*sa*o*, não há *ma cultura de Poupança e Planejam*nto </line>
<line> Finance*ro, fato *ue pode ser j*stificad* por não existirem ações inst*tu*ionais voltad*s pa*a </line>
<line> ed*c*r f**anceira*en*e o servid*r públi*o. Uma par*e consideráv*l dos pes*uisados *e*liza </line>
<line> gastos s*periores à sua r*nda, el**ando assim * possib*lidade de uso de recursos d* t*r*eiros </line>
<line> o* inadimpl*ncia, mais de 20% dos p**qu*sados *on*i*mam que suas ativ*da*es lab**ais e *ua </line>
</par>
<par>
<line> *ualida*e de vida no t*aba**o são afetadas por *ua situação f*nanc*ira * *omente </line>
<line> 32% do* </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*d*s t*m suas ne*es*i*ades at*ndidas p*r sua re*da. </line>
</par>
<par>
<line> O* pesqui*ados consideram importantes as i*for*ações sobr* Educ*çã* F*nancei*a </line>
</par>
<par>
<line> *ar* a mel*oria d* Qualidade de Vida no Trabalho, todavia não há ações </line>
<line> de educaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *inanc*ira dese*volvidas </line>
<line> na *ES que co*templem tal demanda, </line>
<line> como já fo** mencio*ado </line>
</par>
<par>
<line> ant*riormente. ***s* forma, p*rcebe-se a ne*essid*de do desenvol*imento de *ursos de </line>
</par>
<par>
<line> Educação Fin*nceira pa*a </line>
<line> *s </line>
<line> servidores do setor púb*ico por par*e da G*stão de Pessoas da </line>
</par>
<par>
<line> IES, a fi* de pr*por*io*ar uma melhoria </line>
<line> na Qualidade de Vida desse* servido**s, p*is, </line>
</par>
<par>
<line> segundo Sique*ra e Pa*ovan (2008), a *estão *i*anceira é um desafi* enfr*ntado pe*os </line>
<line> in*iví*uos para alcan**r um* vi*a sa*dável. </line>
<line> *ev. FS*, Te*esi*a, v. 18, *.12, art. 2, p. 26-45, dez. 2021 **w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fina*ças P*ssoais e QV*: *m Estudo *e Ca*o **m Ser*idores de *m* I** Públi*a </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> P**a es*udo* futuros, sugerim*s a realiz*ção de p*s*uisa so*re o* tipos de </line>
<line> *n*ividamento **ntraídos *e*os *erv*dores, bem como estudos sobre * e*ol*çã* da rep*sição </line>
<line> sa*ari*l comparada com a *nflação *os últim*s anos para te*tar m*di* o nível de perdas </line>
<line> *alariais e como is** inf*uencia na qualidade de vida *o s**vido*. </line>
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<line> Estudo de Ca*o com Servidores de uma IES Pública. Rev. FSA, Te*e*ina, v.18, n. 12, art. 2, p. 26-45, </line>
<line> d*z. *021. </line>
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<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> N. G. A. Lus*osa </line>
<line> D. *. S**va </line>
<line> S. *. R*c*en* </line>
<line> J. R. *ez*rra </line>
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<line> 1) concepção e plan*j*me*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> *) análise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) e*aboração do rascunho ou na revisão *rítica d* *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) *articipaç*o *a aprov*ção da vers*o fi*al do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *ev. FS*, *eresina PI, *. 18, n. 12, *rt. 2, p. 26-4*, dez. 2*21 </line>
<line> *ww4.f*anet.*om.br/revis*a </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)