<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 3, p. 48-71, abr. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.4.3
</line>
</par><par>
<line>
O Mar*eting de Experiência dos Patroc*n*dores do R*ck *n Rio
</line>
<line>
T** Experience Ma**eting of Roc* in Rio Spons*rs
</line>
</par><par>
<line>
La*i*sa Compan *e Almeida
</line>
<line>
Gra**ação *m Adminis*raç*o na Un*v*rsidad* Federal Fluminense
</line>
<line>
*ma*l: larissacompa*@**.uff.br
</line>
<line>
Ren*ta Céli Moreira *a Silva Pa*la
</line>
<line>
Doutorad* em Administraçã* na *UC-Rio
</line>
<line>
Professo*a do Depar*am*nto de Ad**nistra*ão *a Universid*d* *ederal F*uminense
</line>
<line>
Email: r*n*taceli@id.*ff.br
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Larissa Compan d* Alm*ida
</line>
<line>
Editor-Ch*fe: D*. To*ny Ke*ley de Ale*ca*
</line>
</par><par>
<line>
U*F - Rua Aloi*io d* Silva Gomes, nº *0, Granja dos
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Cavalei*os, Macaé - Rio de J*n*i*o - *ra*il. CE*: 279**-
</line>
</par><par>
<line>
560, Brasil.
</line>
<line>
Artig* r*cebi*o em 16/12/20*1. Última
</line>
<line>
**r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Renata Céli *oreir* d* Silva Pau**
</line>
<line>
r*ceb*da em 04/0*/2022. Aprov**o em 05/01/*022.
</line>
</par><par>
<line>
UFF - *ua Aloisi* da Si*va Gomes, n* 50, Granj* dos
</line>
</par><par>
<line>
Ca*aleiros, M**aé - Rio de J*neiro - Brasil. C*P: 27*3*-
</line>
<line>
Avaliado pelo siste*a *riple R*view: De** Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
560, Brasil.
</line>
<line>
pelo Edit*r-Chef*; * b) Double Blind Review
</line>
<line>
(ava*iação ce*a por dois avaliadores da *rea).
</line>
<line>
Re*i*ão: Gramat*cal, Norma*iva * d* For*atação
</line>
</par><par>
</page><line>
.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Mark*ting de Experiência d*s Patroci*ado*e* do Roc* in Rio
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O Roc* in Rio é um f*st**al de mú*ica de *rande *o*te qu* ocorre a cada dois *nos *o Brasil.
</line>
<line>
Seu púb*ico de 2019 total*z** 70* mil pesso*s durante os *ete *ias de event*, mostrando *er
</line>
</par><par>
<line>
um evento interessante pa*a a* ma*cas
</line>
<line>
criarem interações e exp*riênc*as p*ra os clientes.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse conte*to, o estudo *em c*mo objeti*o analisar a
</line>
<line>
percepção do públ*co em rela**o
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
ações de marketing de expe*i**ci* elabora**s pe*os *a**ocinador*s no Ro*k in Rio d* 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Para is*o, * coleta *e dados foi feita por meio *e *n*revistas em *rofundidade co*
</line>
<line>
q** n* e
</line>
</par><par>
<line>
**ssoas que for*m ao Rock in Rio de 2*19. * pesq*isadora *ambém est*ve pres*nte no
</line>
</par><par>
<line>
evento, tirou fotos
</line>
<line>
e registrou
</line>
<line>
a* *ções de marketi*g de experiência das marc*s
</line>
</par><par>
<line>
*atrocin*doras. Os p*i*c*pais
</line>
<line>
resultados mostraram qu* os entre*i*tados,
</line>
<line>
durante o even*o,
</line>
</par><par>
<line>
tiver*m *xperiências agradáveis * que *s atividad*s p*oporciona*as pelas ma*cas
</line>
<line>
no f*s*iv**
</line>
</par><par>
<line>
cha*a*a* *
</line>
<line>
atençã* par* p**tic*paç*o *a int*raçã*. Após o térm*n*
</line>
<line>
*o event*, os
</line>
</par><par>
<line>
ent*evista**s *onseguira* recordar das marcas pres*ntes no festival. As mais lembradas *or
</line>
</par><par>
<line>
eles foram: Itaú, Red Bull, H*ineken, Natura, Doritos, Bob\s e Coca-*ola. Al*m disso,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
entrevista*os deram s*ges*ões pa*a * fest*val e para as marcas em f**uro* eventos.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave: M*rketing de Experiência. Eventos Music**s. Rock in Rio.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
Rock in Rio is a maj*r musi* festival that tak*s place every two
</line>
<line>
years in Braz*l. Its 20*9
</line>
</par><par>
<line>
au*ience totaled 700 thou*and peo*le during t*e seven day* of th*
</line>
<line>
even*, provi*g to be an
</line>
</par><par>
<line>
interesting p*ace for brands to cr*at* customer int*ractions and
</line>
<line>
experi*nces. In this *ontext,
</line>
</par><par>
<line>
the stu*y aims to analy*e the public percep**on regarding *he experienc* marketing actions
</line>
<line>
el*b*rated *y *he sponsors in the Roc* in Rio of 2*19. For this, the dat* col*e**ion was made
</line>
</par><par>
<line>
thr*ugh
</line>
<line>
in-*epth inte*views w*th fifteen people who w*nt *o *ock *n Rio 2019. *he
</line>
</par><par>
<line>
researcher wa* al*o pre*ent at the ev*nt, *ook p*otos, and *ec*rded the market**g experi**ces
</line>
<line>
of the spon*o*ing brands. *he m*in **sults showed tha* t*e activities proposed by *he brands
</line>
<line>
at *he festival w*re able t* draw the pu*li*'s at*entio*. Besides that, *e show *hat the
</line>
</par><par>
<line>
interviewe*s
</line>
<line>
had *le*san* experience* during *he
</line>
<line>
ev*n*. After the ev*n* en*e*, the
</line>
</par><par>
<line>
i*terviewe*s were abl* to reme*ber the br*nds present at the fest*val. The mos* remembe*ed
</line>
<line>
were: Itaú, Red Bull, He**eken, Natura, *oritos, B*b's, and Coca-Cola. Also, respondents
</line>
<line>
ga*e suggesti*ns for **e f*stival and bra*ds for f***re eve*ts.
</line>
<line>
Keywo*ds: Experience Mar*etin*. M*sic Eve*t*. Ro*k in *io.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 3, p. 48-71, ab*. 2022
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. *lmeida, R. C. M. S. *aul*
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
1 IN**O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O mark*ting de ex*eriência vem se *or*ando um assunto de suma
</line>
<line>
imp*rtâ*cia na
</line>
</par><par>
<line>
l*teratura e p*ra as empre**s
</line>
<line>
(BRAKU*; SCHMITT; *ARANT*NELLO, 2009; DAGGER;
</line>
</par><par>
<line>
O\BRIEN, 2010; S*HMITT; **AKUS; ZARANT*NELLO, *0**). *i*e*sas p*s*uisas *êm
</line>
</par><par>
<line>
demonstr*do q*e o **nsumo vai a*ém da compra, por meio de interaç*es
</line>
<line>
*ue *riam
</line>
</par><par>
<line>
experiências que
</line>
<line>
envol*am sentimen*os e identificação co* a *ar*a (BE*ERRA;
</line>
</par><par>
<line>
COVAL*SK*, 201*).
</line>
<line>
N* *esquisa de Hol*r*ok e Hirschmann (1982), *ão apresentadas as c*ra*t*rístic*s
</line>
<line>
do*inantes d* *on*u*o experien*i*l, com uma estrutur* bas**** *o consu*o hedônico, em
</line>
<line>
que os asp*ctos do consumo individual vão além de **a decisão r**i*nal e ut*litária, *as, *e
</line>
<line>
um* n**ureza *u* busca p** simbolism* e estética. Assim, os au*ores apont** qu* o
</line>
</par><par>
<line>
*ndi*íduo, em sua experi*ncia de co*sumo, *usca por trê* *rincípios: f*ntasia, dive*são
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
emoçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Se*un*o *li*eira, Toledo e Lo**s (*013), a modifica*ã* *o model* estr*tég*co das
</line>
</par><par>
<line>
e*pres** a*ompanha a n**a form* *e consumo que
</line>
<line>
é auxil*ada pel*
</line>
<line>
gr*nde rede d*
</line>
</par><par>
<line>
informação e te*nologia. Po*tanto, empre*a* at*nta* às mudan*as
</line>
<line>
do *ercado devem **t**
</line>
</par><par>
<line>
centra*as
</line>
<line>
em criar
</line>
<line>
valor p*ra seu*
</line>
<line>
cli*ntes e assi*, por co*s*qu**cia,
</line>
<line>
t*r um melhor
</line>
</par><par>
<line>
desempenh* em s*u negócio (NARV*R; *LAT*R, 199*) *, com isso, cr*ar um s**time**o de
</line>
<line>
fide*i*aç*o * fortalecer a lealda*e dos seus client** (P*LLMA*; GR*SS, 2*04).
</line>
<line>
*m dos pontos *ue *br*nge a c*iaç** *e experi*ncias é a ut*liz*ção dos cinco sentidos
</line>
</par><par>
<line>
(a visão, o
</line>
<line>
olfato, o
</line>
<line>
palada*, audi*ão e o tato), como forma de promo*er a
</line>
<line>
uma interação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ap*oximação entre consu*idor e ma*ca, a fim de estimul*r u* *entime*t* no cli*nte par* uma
</line>
</par><par>
<line>
expe*iê*c*a *emor*vel. É o ch*mad* m*rket*ng
</line>
<line>
sensorial (KRI*HNA; SCHEARZ, 20*4;
</line>
</par><par>
<line>
OLI**IRA e* *l., *013; **ENCE, 20*2).
</line>
</par><par>
<line>
*itner (1*92) ainda ressalt* qu* as o*ga*izaç*es *e utilizam do ambiente físico co*o
</line>
</par><par>
<line>
es**a*égia para influ*n*iar o comp**tamento dos cons*midores, nos *rocessos de int**ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*ti*f*ção c*m a marc*, e,
</line>
<line>
d*s*a forma, *onquistar
</line>
<line>
suas me*as. Essa **tratég** de ma*keting
</line>
</par><par>
<line>
pod* s*r utiliz*da
</line>
<line>
em
</line>
<line>
ocasi*es como gr*nd*s eventos *usicais *ue at*n*a* um númer*
</line>
</par><par>
</page><line>
represent*tivo *e pessoas, por exemplo, o Rock in *io, que é cons*de*ado *m do* maiores
</line>
<line>
f*stiva*s de m*sica existente.
</line>
<line>
De acordo com o site *f*cial do Rock i* Rio, 9,5 milhões de *essoa* *á est*veram
</line>
<line>
presente* no e*ento e, ** no ano de 2017, fora* 143 *ilhões ** pessoas imp*ctadas nas *edes
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 19, n.4, ar*. 3, p. 4*-7*, *br. 2022 w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Mark*ting *e E*per*ência dos Pat*oci**dor*s do Rock in Rio
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
sociai*. Fund*do por *o**rto Medina, teve início no ano de 1985, totali*ando atua*mente 19
</line>
<line>
*diçõ*s (20 ediçõ*s *om o *no de 2019) * 34 anos *e h*stór**, nos *uais se fize*am pr*se**es
</line>
<line>
art*s*as nacion*is * internacionais de todos os estilos musicais (**t*l, pop, rock, *P*), a fim
</line>
<line>
*e satisfazer todos *s públicos. No *rasi*, a *ida** d* Rock fica local**ad* no Rio de J**e*ro.
</line>
<line>
* e*ento, no a*o de *0*9, oc*rreu *os dias 2*, 28 e 29 *e setembro, 3, 4, 5 e 6 de ou*ubro, e
</line>
<line>
atraiu c*rca de 70* mil pessoas n*sses dias. * festiva*, além de **azer experiênc*as m*sicais,
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém possui forte i*fluência e d*staqu* *undial ao levar à tona assuntos relacionados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
cultura, ** meio *mbi*nte * à diversidade.
</line>
</par><par>
<line>
Na edição de 20*9 do Ro*k in Rio,
</line>
<line>
as empresas patrocinadoras *o ev*nt* que
</line>
</par><par>
<line>
*sti*eram
</line>
<line>
pre*entes com espaço* *esti***os à
</line>
<line>
exp*sição foram: I**ú, I*iranga, Coca-*ola,
</line>
</par><par>
<line>
Heineke*, Doritos, Ford, Na*ura, entre outro* colaborad*res. N*sse contexto, o *resente a*tig*
</line>
</par><par>
<line>
tem como obj*tivo inves*igar as ações de *arketin* de
</line>
<line>
e*periência realizad*s pelas *ar**s
</line>
</par><par>
<line>
p*trocin*do*as do Rock in R*o 20*9 na perspectiva do **nsumidor.
</line>
<line>
2. REFERENC*AL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 Marketing de E*periê*cia
</line>
<line>
O int*re*se pelo assunt* ex*eriência do consumidor surgiu e* 1980 c*m os *u*ores
</line>
<line>
**lbroo* e *ir*chman (1982), q** procuravam descobri* as *articularidades e os *s*ectos da
</line>
</par><par>
<line>
questão
</line>
<line>
da ex**r*ê*cia. Desde **tão, di*ersos autores *on*inuam bu*cando estu*os ma*s
</line>
</par><par>
<line>
profundos sobre o tema, haja vista a dificuldade e a car*nc*a de s* achar *m *eio de me*ir *
</line>
</par><par>
<line>
percepção da expe*iência
</line>
<line>
**sses consumidor*s. *ssa di*iculdade aco*tece, já que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
exper*ência de *ada um no momento d* int*r*çã* entre consu*i*or e empr*sa resulta em uma
</line>
<line>
expe*iência individual. Devi*o a *sso, *ão *á como cria* um método *reci*o para medir essa
</line>
<line>
perc*pçã*, mas busca-se maior c*nh*cimento p*ra *ntender quais os fatores q*e pode*
</line>
<line>
influenciar no processo de avalia*ão dos consumi*o*es (*GUIAR; FARIAS, 201*).
</line>
<line>
Sc*mitt (2002) *am*ém discorre so*re as **o**agens do marketing, com as co*stantes
</line>
<line>
mudanç*s na sociedade em suas formas de *on*umo e ava*ços tecnológicos. O marketing de
</line>
</par><par>
<line>
*xperiê*cia
</line>
<line>
*parece* *ara *ompleme*t*r os con*ei*os d* marketing *
</line>
<line>
comuni*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
*rad*cional, que viam o* produtos ou ser*iços
</line>
<line>
dotados apenas de car*c*erí*ticas e *ene*ício*
</line>
</par><par>
<line>
funcion*is, soman*o * eles uma visão em que buscam por u*a a*r*xim*ção entre marca
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
consumidor, b*se*d* em *ent*men**s, e*tilo de vi*a e p*sicionamento da ma*ca. O indivíduo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 4, art. 3, p. 48-71, a*r. 20**
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Alme*da, R. C. M. S. *aula
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
bus*a po* exp*ri*ncias q*e mex*m com suas fantasi*s, sentimentos e dive*timent*
</line>
<line>
(HOLBR*OK; HIRSCHMANN, 1982).
</line>
<line>
Mu*tas vezes, a compra de produto* acontece *or razões hedônic*s, ou seja, que
</line>
</par><par>
<line>
u*tra*ass*m a m*tivação
</line>
<line>
ut**itária. Muitos *onsumidores estabelec*m
</line>
<line>
uma relaç** com *s
</line>
</par><par>
<line>
produt*s e esses tr*ze* signif*cado (SO*OMON, 2011), ou seja, qua*do o consumidor *fetua
</line>
<line>
*m* *om*ra, e*e est* *trás de algo simb*lic*: "*essoas compram coisas não somente pe*o que
</line>
<line>
elas podem faz*r, mas também *elo que sig*ificam" (LEVY, 1*5*, p. 118). Port*nto, a**ado
</line>
</par><par>
<line>
ao
</line>
<line>
*o*ceito *e que o consumo é simbóli*o, * m****ting *e experiência pode *gregar *o
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumo mais signifi*ado e *o*entos marcantes para o co*su*idor. O ma*ke**ng
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
experiências passa a se* fund*m*ntal para atrair e man*er os c*ient*s e trazer di*e*en**ação *m
</line>
</par><par>
<line>
re*ação aos concorrentes (OLIVEIRA et al., 2*13;
</line>
<line>
SH*MIM; MOHSIN BU*T, 2013;
</line>
</par><par>
<line>
*HARMA; SHARMA, 2**1). D*ssa forma, faz-s* necessário que *s gerentes e empresas
</line>
<line>
mudem *uas f**mas de comunicação e utilize* s*a cr*ativi*ade para satisfação e in*eração
</line>
<line>
co* os clientes, criand* *xperiênci*s inesquecíveis (BEZERRA; COVALESKI, 2*14).
</line>
<line>
2.2 Estratégias de Marke*ing de Experiência
</line>
<line>
Nest* item, serão apresentad*s as es*ratégias de M*r*e***g de *xpe*iência, a *aber:
</line>
</par><par>
<line>
experiências
</line>
<line>
sensoriais,
</line>
<line>
experiências
</line>
<line>
emo*io*ais,
</line>
<line>
experiências
</line>
<line>
cogn*ti*as
</line>
<line>
criativas,
</line>
</par><par>
<line>
experiências f**icas e e****i*ncias *e *den*ificação soc**l.
</line>
</par><par>
<line>
2.2.1 Expe*iência* Sensor*ai*
</line>
</par><par>
<line>
O branding sen*orial aparece como form* de cri*r u*a
</line>
<line>
comunicação en*re
</line>
<line>
marca
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumi*or através de es*ímulos sensoriais (FLOR; UMEDA, 2009; KR*SHNA; *CHWA*Z,
</line>
</par><par>
<line>
2014; *ARQ*IS et al.,
</line>
<line>
2015). * experiê*ci* multissensorial pe*mite, através de sensaçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
mos**ar os valore* da m*rca e *ri*r *m*
</line>
<line>
ima*e*
</line>
<line>
diferenciad* que ficará gr**ada na *ent*
</line>
</par><par>
<line>
*umana (HULTÉ*; BROWEUS; V*N DIJK, 2009). Solo*on (2011) *encio*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância do Marketin* S**sorial
</line>
<line>
po* meio d* utiliza*ão do* c*nco sentidos:
</line>
<line>
olfato, tato,
</line>
</par><par>
<line>
pal*da*, **dição e visão.
</line>
</par><par>
<line>
Olfato
</line>
</par><par>
<line>
*egundo Krishna (2012), * s*ntido do *lfato é *nterp*e**do *or um sis*ema do c*rebro
</line>
</par><par>
<line>
chamad* límb*** e esse s*stema é responsáve* pelas me*órias e emoções. *endo a*s**,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
memórias em re*ação a* c*eiro são mais du*adoura*. Lavareda * Castro (2016) ressa*tam que
</line>
<line>
um estudo em Nova Yor*, realizado pela Universida*e Rockefeller, m*strou q*e uma pe*soa
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin*, v. 19, n.*, a*t. 3, p. 48-71, *br. 2022 www4.fsanet.co*.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Mar*et*ng de Experiênci* dos Patrocinadore* do Roc* in Rio
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
*on*egue se lembrar de 35% do* aromas q*e for*m *ercebid*s ante*. Por *sso, a utilização do
</line>
</par><par>
<line>
olf*t* co*o estraté*ia po*e
</line>
<line>
ter b*nefícios. Mattila e Wirtz (*00*) fizeram um e*p*rime*to
</line>
</par><par>
<line>
util*za*do a*omas e sons e como es*es interferem no c*mportamento d* consumidor na lo*a.
</line>
</par><par>
<line>
Identificar*m
</line>
<line>
*ue, se o aroma e o s*m forem cong*uen*es entre si * com o **tilo da loja,
</line>
</par><par>
<line>
impacta posi*ivamente n* compr* * sati*fação
</line>
<line>
do consu*idor. Os autore* sublinham a
</line>
</par><par>
<line>
importância de
</line>
<line>
utili*ar os diferente* estímulos sensoriais de forma conjunta, como **r
</line>
</par><par>
<line>
ex**plo, no estudo deles que *on**dero* tanto o sentido do olfato quanto da audição.
</line>
<line>
Tato
</line>
<line>
Hultén et al. (2009) des*re*e* o to*ue como uma exp*r*ência ínt*ma, q*e é realizada
</line>
</par><par>
<line>
quando há o encontro *a pele com objeto e pode ser lem*rado f*c*l*ente. Ao env*lv*r o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cliente em uma i*teração fís**a, as marc*s *onseguem p*ssar **as qualidades e valo*e*, isso
</line>
<line>
pode ser feito, por ex*mpl*, com a composição da textur* das e*balage*s. Ditoi* e Caruntu
</line>
<line>
(2013) citam outros exemplos como a temperatura, elasticidad* e o conforto no toqu*.
</line>
<line>
Palada*
</line>
</par><par>
<line>
Kr*shna (2*1*) *xp*ica *ue as pessoas conseguem distingu*r bem *s sabores c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*ud* d*s outros sentidos acompanha*os, o *l*at* (chei** da *omida), tato (te*pera**ra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tex*ura da co*id*), visão (* estética da comida, cor*s) * *udição (som ao mas*iga* a comida).
</line>
<line>
Ne*se contexto, muitas das co*id*s c*assificadas como sabo*osas não c*rresponde* somente
</line>
<line>
ao sabor, mas aos outros *enti*os. Lav*red* e Castro (2016) **ssaltam *ue, p*ra empresas de
</line>
<line>
*limentos, a cone*ão cor e sabor * signif*cativa.
</line>
<line>
A**ição
</line>
<line>
De ac*rdo com Krishna (2012), * natu*ez* a*diti*a é *astante explorad* pela ár** de
</line>
<line>
ma*keting. * *om afeta o humor * os *ent*me*tos d* ind*víd*o, podendo *raz*r sensações de
</line>
<line>
*az a *lerta de perig*. A m*sica ambiente i*terfere n*s processos d* c*mpra. Músicas e *ons
</line>
<line>
expressam opin*ões e s*ntimentos e usa* estímulos sonoros e* *uas mar*as é u** ferrament*
</line>
<line>
idea* que *ode se* aplicada a*rav*s de *ingles, músicas pers*n*liz*das, **goti*os *ono*os que
</line>
<line>
pass*m a i*entid**e da ma*ca (HULTÉN et *l., 2009). *m uma *e**uisa investigan** * uso
</line>
<line>
d* música pe**s marcas, fo* identificado que q*ando o *on*u*idor se *e**e envolvi*o pela
</line>
</par><par>
<line>
mús*ca utiliza*a, passa a ter recordações afe*ivas, o
</line>
<line>
*ue acaba i**erfer*nd* em um
</line>
<line>
bom
</line>
</par><par>
</page><line>
relaciona*ento *ntre *onsumidor e m*rc* (DE DEUS et al., 2019).
</line>
<line>
V*são
</line>
<line>
Segundo Lavar**a e Castro (2016), no mo*ento da c*mpra, o *liente é p*rsuadido
</line>
<line>
pelas *ores das embala**ns. Além disso, 8*% das p*s**as a*s*c**m as *arc** *om suas
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 4, art. 3, p. 48-7*, *br. 2022 www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Alme*da, R. C. M. S. *aula
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
core*, como, o vermelho da Coca-Co*a, o azul com la**nja do Itaú. Autores res*altam que o
</line>
<line>
sentido da vis*o es** entre o* sentidos mais utili*ados pelas marcas (DITOI*; CARUNTU,
</line>
</par><par>
<line>
2013; FL*R; UM*DA, 2009), *endo muito apli*a** na criação d* logotipos, outdoors
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*scolha de cores.
</line>
</par><par>
<line>
2.2.2 Experiências Emocionais
</line>
</par><par>
<line>
Ago*t*nho (2013) destac* o uso do marke**n* de *xper**ncia como uma ferrame*ta *e
</line>
</par><par>
<line>
comunicação
</line>
<line>
que as marca* util*zam para tra*smitir
</line>
<line>
* a*ma da marca e, por meio de
</line>
</par><par>
<line>
intera*õe*, encantar os c*ns*m*dores e cr*ar experiênc**s ines**e*íveis, result*ndo em
</line>
<line>
ligações emociona*s.
</line>
<line>
*s es*ratég**s das empresas estão indo além d* bus*a por v*sibi*idade, **s, *endo
</line>
</par><par>
<line>
sentidas,
</line>
<line>
levando experiências c*n*ínuas par* uma re*o*dação po*i*iva da mar*a
</line>
</par><par>
<line>
(AZAMBUJA; B*CHUETI, 20*6). Silva e T*ncani (2013) descrevem *ent****tos como:
</line>
</par><par>
<line>
* humor é
</line>
<line>
consi*era*o u*a emoção leve, descrit* geral**nte como Positivo, Negativo o*
</line>
</par><par>
<line>
Neutro. Já
</line>
<line>
as emoções são e**ados em*cionai* *n*e*sos que surge* a partir *e estí*u*os
</line>
</par><par>
<line>
*s*ecífico* * são geralmente *es*ritas co*o Fortes, Positivas ou Negati*as e *e subd*v*de* em
</line>
<line>
duas categori*s: *moções bás*cas e emoções **mplexa*. As emoçõ** *ásicas são ca*a**eri**das
</line>
<line>
*or componentes b*si*os da nossa v*da afetiva com* alegria, raiva, tristeza et*. *á as emo*õ*s
</line>
<line>
co*pl*xas baseiam-se em fusões e com*inações das emoções básicas, ger*n*o sentime*tos
</line>
<line>
como a n*stalgia, por ex*mplo (p.151).
</line>
<line>
2.2.* *xperiências Co*nitivas Criativ*s
</line>
<line>
A* expe*iências cognitivas, também ch*m*das de marketing do pensamento, apelam
</line>
</par><par>
<line>
*ara
</line>
<line>
o
</line>
<line>
i*telecto do cli*n**, propõem exper*ên*ias em
</line>
<line>
**e *s consumi*ores est*o envolvid*s
</line>
</par><par>
<line>
em sol**ion*r *roblemas (SCH*ITT, *00*). Carù e Cova (2003) exp**cam que experiênc*as,
</line>
</par><par>
<line>
para a
</line>
<line>
psicolo*ia, são ativid*des que *s i*divíduos bu*cam p*ra enriquecer os *eu*
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos, estímulos in*electu*is que somam saberes e possam ser testados e ve*if*ca*os.
</line>
<line>
2.2.4 Experiências Físicas
</line>
<line>
Pine II e Gilmo*e (1999) desc*evem os **pos de experiências físic*s e* que o cliente
</line>
</par><par>
</page><line>
p*d* esta* in*erido de a*ordo co* o nível de par*i*ipação co* * ativ*dade e cont*to do o
</line>
<line>
indi*í*uo com * amb*ente de interaçã*. O nível de p*rticipação *o cl*ente pode ser passivo,
</line>
<line>
quando não tem infl*ênc*a direta na atividade, ou ativo, quando ele afe*a a experi*n*ia e pode
</line>
<line>
*n*erferir *ela. Já o conta*o entre ind**íduo e am*i*nte p*de ser atravé* de absorção, e* que o
</line>
<line>
cli*nte está inserido na experi*ncia, mas mantém um* dis*ân*ia do contexto, ou ime*são,
</line>
<line>
qua*do *em *ot*l conexão física e mentalmen*e *om * ambient*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.4, *rt. 3, *. 48-7*, a*r. 2022 www4.fs*ne*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O M**keting d* E*periência d*s Patrocinadores do R**k in Rio
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
2.2.* Experiências *e Iden*ifi*ação Social
</line>
<line>
Agostinho (201*), a* falar *e id*ntificação, de*tac* o Marketing T*ibal. M**ket*n*
</line>
</par><par>
<line>
**ibal *iz
</line>
<line>
r*s*eito * quando o cliente c*nsome
</line>
<line>
*eterminada marca e se sente parte daquele
</line>
</par><par>
<line>
de*ermi*ad* grupo. Solomon (2*11) ress*lta que *s ma*ca* criam uma ligação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*utoco*ceito com os clientes para que esses
</line>
<line>
pos*am afirmar por meio do produto s*a
</line>
</par><par>
<line>
ide**idade, evidenciar seu estilo de *ida, seus valores e a forma de levar a vida.
</line>
<line>
2.3 IMAGEM DA *ARCA
</line>
</par><par>
<line>
A marca é u* compo*ent* fort* * um
</line>
<line>
*tiv* *ntangív*l valioso *ara as organizações,
</line>
</par><par>
<line>
percebida
</line>
<line>
na úl t i m a
</line>
<line>
década
</line>
<line>
como
</line>
<line>
algo *mportante a s* *xplo*ar (KELLER; LEHM*NN,
</line>
</par><par>
<line>
2006).
</line>
<line>
Autores mencionam que a im*gem da **rca pode in*luen*iar o c**port*mento dos
</line>
</par><par>
<line>
consumid*res (MALIK; GHA*OOR; IQBAL, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Para Brito (2010), ***ca vai além d* *ma identificação com a
</line>
<line>
nom* l*gotip* que e
</line>
</par><par>
<line>
dif*re*ciam um mesmo tipo de pro*uto de empresas diferentes. A elab*ração de u*a mar**
</line>
</par><par>
<line>
precisa gerar v*lor junto ao
</line>
<line>
cliente, pois esse é o *rincipal p*rticipante para qu* se possa
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lv** os conceitos d*s marcas: notoriedade, *magem * leal*ade. A n*toriedade está
</line>
<line>
relacio*a*a com a presença da mar*a na vida e lembrança do client*, re*elando popu*aridad*
</line>
</par><par>
<line>
e destaque no proces*o d* *ecisão de *om*ra. A imagem *iz res*eito às associações que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*l*en*es faz*m c*m relação à m*rca, criadas a part** de u*a *omunicaçã* e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*elacioname*to contínuo entre mar*a e c*iente, e a inte*ção é q*e *ejam relações fortes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
úni*as para uma imagem positiva. A l*alda*e d*z respei*o ao fato de a *arca ser vista *om*
</line>
<line>
pri*cipal opçã* po* s*r de c*nfiança diante de tantos con*or*ent*s sem*l*antes.
</line>
</par><par>
<line>
S*devitiz
</line>
<line>
(200*) compleme*ta
</line>
<line>
que
</line>
<line>
em *v*ntos cultu**is
</line>
<line>
as empresas *êm
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade *e se mostra*em p**moverem uma imagem posit*va. A asso**ação even*o*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e grand* p*est*gio é uma estrat*gia, pois um evento de sucesso relacion*-se c*m uma marca
</line>
<line>
de sucesso e *** inf*rmaç*o importante pa*a *s m*rcas é a lembrança que os consumidores
</line>
<line>
vão ter *e *eu posicionamento.
</line>
<line>
3 METODO*OGIA
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na P*, v. 19, n. 4, art. 3, p. 48-71, abr. 2022
</line>
<line>
*ww4.fs*net.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. A*meida, R. C. M. S. *aul*
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente t*a*al*o *uscou *nali*ar as *ções de marketing de ex**riênc*a *raticadas
</line>
<line>
pe*os patro*inadores do *ock in Rio n* decorrer do festival. Trat*-se de um* pes*uisa
</line>
<line>
exp*orató*ia *e naturez* qualitativa.
</line>
<line>
Fo*am realizadas observ*ções *urante * evento Rock in R*o 2019 pela própria
</line>
<line>
pesqu*sadora, **sim c*mo e*trevistas em pro**ndidade com 15 pessoas que fora* ao eve*t* e
</line>
</par><par>
<line>
tiveram contato com al**ma
</line>
<line>
das ativid*des propostas por uma
</line>
<line>
das marcas patrocina*oras
</line>
</par><par>
<line>
prese**es no Rock in Ri*, co** os estandes, brin*uedos, arenas, l*u*ge*,
</line>
<line>
en**e o*tros. *s
</line>
</par><par>
<line>
en*rev*stados *oram **lecionad*s *el* critério de co*ve*iên*ia.
</line>
</par><par>
<line>
As entrevi*tas foram on-line. Os autor*s Nicolaci-d*-Costa, *omão-Dias e D* L*ccio
</line>
<line>
(20*9) defendem essa no*a *ossibilidade de ent*e*istas, p*is as mesm*s reflete* a rea**dad*
</line>
<line>
do* dia* a**ais na qual as pess*as estão cada vez m*is conectada*. O intui*o da entrev**ta foi
</line>
</par><par>
<line>
analisar: (1) Frequênc*a com *ue os *ntrev*stad*s
</line>
<line>
participam do fes*i*al; (2) A avaliaç** e
</line>
</par><par>
<line>
destaque* so*re o Rock in Ri* de 2*1*; (3) Le**rança *as marcas presentes no festival * suas
</line>
<line>
ativida*es pro*o*c*onadas; (4) Motivo *ara **rt*cipar das atividades propostas *elas marcas e
</line>
<line>
sen*imento gerado c** a inte*ação; (5) Opini*o s*bre a imagem da *arca *pós a in*eração;
</line>
<line>
(6) Lembran*a d* mais alguma ex*eriê**ia n* festiva* e (7) Sugest*es pa** as m*rcas e para o
</line>
<line>
fes*ival.
</line>
<line>
Os entrev**tados tive*am seus nomes alterados para g*ranti* an*nima*o. A análise *as
</line>
<line>
e*trevistas f*i feita como *ndicam Nicolaci-d*-Costa et *l. (2009): *ná**se das entrevist*s
</line>
<line>
i**ivid*almente, anali**ndo os relato* de cada entrevistado, * uma an*lise das *ntrevistas *e
</line>
<line>
forma co*junta.
</line>
<line>
4 RE*ULTADOS E DI*CUSS*O
</line>
<line>
O* resu*tados f*ram **vid*d*s e*: apresent*ção *os patrocina*ores do Rock in Rio
</line>
<line>
2019 e análise das entr*vist*s.
</line>
<line>
4.1 Patrocinadores
</line>
<line>
Segundo M*ena***n e Shipley (19*9), patrocinar um evento é um investimento, tendo
</line>
<line>
o patrocinad*r associaçõ*s com * imag*m *es*e evento para f*ns comerci*is. O Ro** in Rio
</line>
</par><par>
<line>
*ontou *om ap*oximadamente 63
</line>
<line>
patrocin*dore* e colabo**dores. Observam-se a se*uir,
</line>
</par><par>
<line>
a*guns patro*in*dores de destaque e su*s atividades
</line>
<line>
*rop*rcio*adas durante o per*o*o do
</line>
</par><par>
<line>
festival:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 19, n.4, art. 3, *. 48-71, abr. 2022
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O M**ket*ng de Exper*ênc*a dos Pat*ocinadore* do Rock in Rio
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
I*aú
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
ev*nt*, a patrocinado*a ma*te* d* Ro*k in Rio apa*ecia em di*er*as á*eas do
</line>
</par><par>
<line>
*ve*t*, abordando temas de diversidade, com a *nt**ção *e *nir todas as trib*s.
</line>
<line>
Figura 1- *oda-gig*nte
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Fotos tiradas pela autora (2019).
</line>
<line>
A Fi*ura 1 mostra a image* da Roda-gigante, br*nquedo que *r*z um* v*sta completa
</line>
<line>
do **sti*al * que *lumina a Cida*e do *ock à no**e.
</line>
</par><par>
<line>
O Itaú **n*a estava presente com outras atividades, como o Boomb**, estande
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*orma*o de rád*o, onde marca of*rece um co*o a
</line>
<line>
*ole**onável d* brinde e **itera que é a
</line>
</par><par>
<line>
atração que une t*das as tribos, por m*io dos copos que são p*ra t*d*s os públ*cos e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
tradição
</line>
<line>
das edições do **c* in Rio. *xist* *ambém a Ar*na It*ú, espaço da band* **aú
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
divers*s a*raçõe* e estilos musi*ais, c**tores, mú*icos e dançari*os, p**mov*n*o a u*ião das
</line>
<line>
diferenças. Outra atração *a ma*ca * o O*sis Ita*, *s**ç* em formato de bat*ria para que as
</line>
<line>
pe*s*** p*d*ssem se*tar-se e *escansar.
</line>
<line>
Natura
</line>
<line>
A m*rca Natura se *ez *resente na Cidade do Rock destac*ndo seu posicioname*to em
</line>
<line>
relação a q*e*tõ*s ambientais. * Arena Nave, que pod* ser observa*a na Fi*ura 2, real**ou
</line>
<line>
um show de im*r*ão se*sor*al que, como **s*alta a marca, *eve como ob*eti*o *ma *econexão
</line>
<line>
**dividu*l e colet*va, *om simulaçõe* para uma *efl*xão *as ações *a natureza.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 19, n. 4, a*t. 3, p. 48-71, abr. 2*22
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Al*eida, R. *. M. S. *au*a
</line>
<line>
58
</line>
<line>
Fi*ura 2- Are** Nave
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Fotos tira*as pela autora (2019)
</line>
<line>
A Nat*ra *ambém es*ava pr*sente *om o *irante Na*ura. *uas parede* era* cobe*t*s
</line>
<line>
de *o**as, *om ta*b**es e *ordas no s** in*erior que remetiam a* s*m da músi** Amazô*ica.
</line>
<line>
A m**ca, no seu espaço, quis *assar uma c*nexão com a *mazônia atravé* das **res e dos
</line>
<line>
ritmos musicais.
</line>
<line>
Heineken
</line>
<line>
A *ei**ken, patrocinad*ra pre*ente no f*stival, trou*e sua clássica e concorri**
</line>
<line>
a*ividade, a *irolesa, que c*nta com uma vis*a incr*vel e muita adrenali*a. Na Fig*r* 3, é
</line>
<line>
p*ssível ver a foto da atra*ão.
</line>
<line>
F*gura *- Tiroles*
</line>
</par><par>
</page><line>
Font*: Fot*s tir*das pela autora (2*19)
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. *9, n.4, art. 3, p. 48-7*, a*r. 20*2 www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Mark*ting d* *x**riência dos Patroc*nadores do Rock in *io
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
* marc* também estava present* com a *ouse of Rock, que aprese*tava em seu
</line>
<line>
inter*o* histórias * ace*sório* de a*tros do r*ck, e seu lo*nge com uma visão p*ivilegiada para
</line>
<line>
o Palco *undo. * lounge abordava *emas de sustentabil*dade com seu* c*pos rec*cláv*is que,
</line>
<line>
co* uma pa*ceria com a Na*ura, irã* ser tran*formados em embal*gens *e perf*me.
</line>
<line>
4.2 Perfil dos E*trevistados
</line>
<line>
O **rfil dos entrevis*ados foi montado a part*r das *nfo*mações fornecidas por eles.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*nte*iormente, ótim* oportunidade para *s *arcas divulgarem-se e criar*m laços com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*e**na PI, v. *9, n. 4, a*t. 3, p. 48-71, abr. 2022 ww*4.fsa**t.com.br/r***sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Almei*a, R. C. *. S. Paula
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
pú*lico. Como informa o *ite do Rock in Rio, 143 milh*es de pessoas foram *m*actadas só
</line>
</par><par>
<line>
pelas redes so*iais, e aproxima*amen*e 70* mil pes*oas estiveram p*esentes na Cidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Rock. N**a-*e, *s*im, que a
</line>
<line>
orga*izaç** *ossu*
</line>
<line>
uma adeq*ada com*nicaç*o e di*ulga*ã*
</line>
</par><par>
<line>
pub*ici*ária e, como afirma Bueno (2005), os ati**s intangíveis são a força **ra uma
</line>
<line>
organização bem-sucedida e com atraente reputação, o *u* é as*ociado à competência de
</line>
<line>
comun*cação da emp*esa.
</line>
</par><par>
<line>
A* começ*r a **trevis*a, buscou-*e co*pre*nder o níve*
</line>
<line>
de *nteresse
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
e**revistados pel* Rock
</line>
<line>
in Rio, se já tinham conhecim*nto sobre * evento, se foram em
</line>
</par><par>
<line>
ediç*es an*e***res, ou seja, a frequê*cia com q*e partic*pam do fes*iv*l. Ao anal*sar a*
</line>
<line>
respostas, é pos*ível observar que o fest*val é p*pular e *tr*i a* pesso*s, poi* a freq*ência de
</line>
<line>
partici*ação dos en*r*vistados no evento * *lta e tende a continuar.
</line>
<line>
Fui em 2011, 201*, *015, *017 e 2019 (E*tr**istada 8).
</line>
<line>
Fui e* 1985, 20** e 2019 (Entrevistada 12).
</line>
<line>
Fui *o* *ias 27, 03, 0* e 06 desse *no (Entrevi*t*do 15).
</line>
<line>
4.4 Avaliação e Destaques sobre O R*ck in Rio de 2019
</line>
<line>
Para uma b*a rep*tação, a i***em de *ma empresa deve estar avalia*a posi*ivamente.
</line>
<line>
Segundo Carissimi (2001), o p*blico tem influência *a criaçã* *a imagem da organiza*ão, ele
</line>
<line>
é o ag*nt* ativo, e a imagem é formada baseada nas e*p**iências, *entime*t**, con*ecimentos
</line>
<line>
* impr*ssões que a pessoa possui da o*ganizaç*o. D* *co*do com *s entrevistados, o Rock in
</line>
</par><par>
<line>
Rio *e 2019 foi, e* *er*l, avalia*o
</line>
<line>
como positiv*, apres*nt*u melhora* n* evento ge*o* e
</line>
</par><par>
<line>
*uitos elog*os para vários aspecto* *a Ci*ade do Rock. Nas entrevis*as, *ota-se a pre**n*a de
</line>
<line>
**i*as af*rma*ões co*o "*uito bom", "Gostei", "Muito o*ganizado".
</line>
</par><par>
<line>
M*ito *o* e mais org*niza*o. Tinha muit* tecnolog*a, efeitos es*ec*ais, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
público podia intera*ir (Entre**stada 1).
</line>
</par><par>
<line>
Achei i*c*ível, o espaço foi o que m* chamou m**s a atenção por s*r grande e
</line>
</par><par>
<line>
extenso com várias atraç*es e
</line>
<line>
estan*es
</line>
<line>
dif**entes, pa*sava a e*peri*n**a de
</line>
</par><par>
<line>
estar em um lu*ar to*alm*nte *ovo e exclus*v* (E*trevistado 2).
</line>
</par><par>
<line>
Achei *udo mu**o *rganizado, limpo e o transporte
</line>
<line>
estava melhor que no*
</line>
</par><par>
<line>
outros ano* (Ent*evistada 5).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *ere**na, *. 1*, n.4, art. *, p. 48-71, abr. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Marketing de Exp*riênc*a dos Patr*c**a*or*s *o *ock in Rio
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
Achei o even** mui*o bem o*ganizad* mesmo com g*andes f*las, o q*e
</line>
<line>
acredito que *eja inevitável para um ev*nto dess* porte (*ntrevistado 10).
</line>
<line>
Os *estaques mai* menci*n*dos pe*os e***evistados e qu* chamaram a a*enção fora*:
</line>
</par><par>
<line>
o enorme espaço do ev*nto, as
</line>
<line>
at*ações, a d*versidade do públ*co, o uso
</line>
<line>
de tecnologia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*lho*ia da acessib*lida*e, a mudanç* na *og*st*ca de transporte. Em relação *o ambie*te do
</line>
<line>
event*, que, como *firma Bitne* (1992), é um dos *ontos primordiais par* criação de
</line>
<line>
expe*iênc*as, houve op*niões contrá*ias. Co*o foi *isto acima, **itos e*trevistad*s
</line>
<line>
elogia*am * *spaço p*r oferec*r mais ati*idades e ambien**s diversificados e a** deduziram
</line>
</par><par>
<line>
como normal quantida*e de p*ssoas a
</line>
<line>
*evido ao
</line>
<line>
*orte do *es**val. Po*
</line>
<line>
outro lado,
</line>
<line>
ou*r*s
</line>
</par><par>
<line>
e*tr**istados relataram qu*,
</line>
<line>
po* ser um es*aço muit* grande, es*ava cheio *emais,
</line>
</par><par>
<line>
aumentando as filas das atrações e, p*lo tempo **sponível de festi*al, *icava invi*vel conh*cer
</line>
<line>
tud* que o *vento tinha a of*rec**.
</line>
<line>
Gost*i, ma* ac*ei mu**o cheio, não consegui v**itar nenhum estande
</line>
<line>
(En*revistad* 8).
</line>
</par><par>
<line>
Gos**i, mas *chei qu* *inh*m muitas
</line>
<line>
atrações para pou** tempo de festiva*
</line>
</par><par>
<line>
(Ent*evi*tad* 9).
</line>
</par><par>
<line>
4.5 Lembrança das Marcas no Festiva* e suas Ativ**ades Propor*ionad**
</line>
</par><par>
<line>
No *ec***er da entre*ist*, que foi realizada
</line>
<line>
a*r*ximadamente duas se**nas *pós o
</line>
</par><par>
<line>
**stiva* ter oco*r*do, foi perguntado quais mar**s os
</line>
<line>
*ntrevistados recordavam de estar**
</line>
</par><par>
<line>
pr*se*tes na *idad* d* Ro**. As marcas *ai* cit*das fo*am *s que são m*s*radas *a Fig*ra
</line>
<line>
4, a seguir:
</line>
<line>
Fi**ra 4 - Marca* Lembradas
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 4, a*t. 3, p. 48-7*, abr. 2022
</line>
<line>
www4.f*an*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Almeida, R. *. M. S. Paula
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
F**te: Dados da pes***sa
</line>
</par><par>
<line>
É possível obser*ar que mu*tas marcas for** lembrada* p*l*s *ntrevi*t*dos, alg*m*s
</line>
<line>
com m*ior r*petição, como: Itaú, *ed B**l, Hein*ken, Natura, Do*itos, Bob\s e Coca-Cola.
</line>
<line>
Segundo S*devitiz (2006), as estraté*ia* de marketing quando *sadas co**etam**te criam uma
</line>
<line>
c*nscienti*açã* da marc*, ou seja, seus v*lor*s são **r*ebidos e *ixa*os, es*abelecendo um*
</line>
</par><par>
<line>
preferência e associações
</line>
<line>
p*sit*vas, e *ssim
</line>
<line>
"le*brar
</line>
<line>
aos compra*ores que o*
</line>
<line>
produ*os
</line>
<line>
e/ou
</line>
</par><par>
<line>
serv*ços podem s** ne*e*sári*s no futur* p*óxi*o" (SED*VITIZ, 20*6, *.85).
</line>
<line>
Um p*nto *ue chamou a atenção nas *ntrevis*as foi que os entrev*stados, ao *a*arem
</line>
</par><par>
<line>
de alguma at**ida*e qu* participa*am, s*mpre m*ncionam o nome
</line>
<line>
da *arca, relacionando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interação *om a marca. Como, por *xemplo, quando o entrevistado 2, ao citar sua inter*ção,
</line>
<line>
d*ixa cla*o que o brinqu*do *ertence à marca Ita*.
</line>
<line>
Andei *a roda-gigante do Itaú, a **peri*ncia foi ótima (E*trevistado 2).
</line>
<line>
N*s *ntrevi*tas foram relatad*s as *nterações que os e*trevis*ados tiveram com as
</line>
<line>
atividades pro*orcionadas p***s marcas, i*ter*ções que aju*aram os entrevistad*s * *ecorda*
</line>
<line>
das ma**as mostr*das na Fig*ra 4. A* *eri*icar as at*vi**des descritas pelos e*trev*stados, é
</line>
<line>
possível vis*alizar a* estrat*gia* de marketing utiliz**as *elos patrocinadores, como exemplo,
</line>
<line>
o que foi citado pela Entrevis*ada 1 sobre a em*resa Natura:
</line>
</par><par>
<line>
Na Nave da N*tura assis*i a projeções co* ima*en*, sons, cheiro* sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
natureza e a relação com a humanidade (En*revistada 1).
</line>
</par><par>
<line>
No comentário da Entre**stada 1, nota-se * *so d* *st*mulos s*nsoriais, visão, a*di*ão
</line>
<line>
e o**at* em conjunt*. Confirm**do o q*e Hu*t*n *t al. (*00*) expõe*, so*r* a expe*iência
</line>
<line>
multissensorial transmi*ir os valore* da marc* e cria uma as*ociação n* mente humana. Além
</line>
<line>
disso, pode-*e o*servar que a en*rev*sta*a *bt**e uma exp*ri*ncia físi*a com a a*ividade *m
</line>
</par><par>
<line>
questão, poi* estava i*serida n* a*ena onde ocor*eu a experiênci*. De aco**o com Pine I*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Gilmo*e (1999), a experiência foi im*r*ã* de form* passiva, p*is o indivíduo está **se*ido no
</line>
<line>
*ve*t*, mas sem produzir *od*ficaç**s no a*bi*nte, já q*e a entrevis*ada **tava assistindo à
</line>
<line>
*tividade. Out*o dep*ime**o interessa*te pode s*r *is*o a segui*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teres*na, v. 19, n.4, *rt. 3, p. 48-*1, ab*. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Marketin* de E*periência *os Pa*ro*i*adores *o *oc* in Ri*
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
O De*complica estava realizando
</line>
<line>
perguntas sobre o Rock in Rio e o *n*m
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
voc* acertan*o 2 das 5 já ga*hava uma *amisa deles (Entrevistado 10).
</line>
<line>
A**i é poss*vel not*r o uso de ex***i*ncias c*gnitivas cr*ativa*, pois, como Schm*tt
</line>
<line>
(2002) de*creve, são experiênci*s nas quai* o* consumidores estão envo*vidos em so*ucio*ar
</line>
<line>
problemas e gerar conh*cime*to. N* ca*o do entrevistado, ele estava em uma intera*ão que
</line>
<line>
ao **be* responder as per*untas *orretamen*e seri* p*emiado com um brind*.
</line>
<line>
Nos r*latos da *ntre*ist*da 1 e da Entrev**tad* 14, *erc*be-se o *so de *ec*olo*ia
</line>
<line>
pa*a promoção da experiê**ia.
</line>
<line>
No estande da Globo *lay pa*ecia *ue eu estav* *o Palco M*ndo *t**vés d* um
</line>
<line>
óculos *e *e**idade *irtu** (Ent*evi*tada 1).
</line>
<line>
Na Trident, *nde ganhe* um lanc*e *o Bob\s g*atu*to, você e*c*neava um QR
</line>
</par><par>
<line>
c**e numa
</line>
<line>
par*d* gr*nde, *leatoriamente ganhava um br*n*e (E*tr*vista*a
</line>
</par><par>
<line>
14).
</line>
</par><par>
<line>
4.6 Mo*ivo *ara Participar d*s Ativid*des Prop*stas pelas Ma*cas e *en*imento Gerado co*
</line>
<line>
A Interação
</line>
<line>
De aco**o co* Azambuja e Bichueti (2016), as *ar**s cri*m ações que envolvem os
</line>
</par><par>
<line>
co*sum**ores, com
</line>
<line>
entreten*mento e experiên*ias singulare* para
</line>
<line>
permi*ir uma *roxim**ade
</line>
</par><par>
<line>
com se* público. De acor*o co* as respos*as d** ent**vistados, percebe-*e que as *çõe* das
</line>
<line>
marc*s cham*r*m a aten*** *o público para *nteragi* com a* a*ividad** por al*uns aspe*tos, e
</line>
<line>
os mais citados foram: a decoração do e*paço, a m*sic*, a t**n*logia, os brindes.
</line>
<line>
A n*v*dade, a utilização de tecnologia, a possibilidade de interagir me chamo*
</line>
<line>
aten*ã* (E*trevis**d* 1).
</line>
</par><par>
<line>
Música* le*ai* e *e*ão onde apa*ecia as pessoas próximas
</line>
<line>
ao estande
</line>
</par><par>
<line>
(Entrevistad* 8).
</line>
</par><par>
<line>
A deco*a*ão do estande toda de fol*as e vasos de p*ant** (E*trevistad* 9).
</line>
</par><par>
<line>
Br*ndes e
</line>
<line>
coisas **e fog*m *e nossa rotina, co** r*a*idad* virtual e show
</line>
</par><par>
<line>
int*rativ*. Achei intere*san*e (Entrev*stada 1*).
</line>
<line>
Outro dest*que que *ale ser r*ssaltado é a identificação qu* algu*s entrevista*o*
</line>
<line>
*ivera* com as ações dese*volvidas pel*s marcas, identificação e*sa p*r serem estudant*s de
</line>
</par><par>
<line>
*re*s relaci*nadas
</line>
<line>
ao posici*namento d* ma*ca o* por defen*er*m o *ssunto abordado pela
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Tere*ina PI, v. *9, *. 4, art. 3, p. 48-71, abr. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Almeida, R. C. M. S. Pa*la
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
marc*. Isso confirma * que f*i visto no referenci*l teórico, quan*o Solomon (20*1) menci*na
</line>
<line>
que as marcas u*ilizam *s seu* produto*/se*viço* para mostrar** *eus valores * sua
</line>
</par><par>
<line>
id*ntidad*. E Agostinh* (2013) ainda ressalta
</line>
<line>
*ue a e*peri**cia torna *ais e*idente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
palpável a pers*nal*dade
</line>
<line>
da ma*c*. Mesmo
</line>
<line>
*ma e*t*ev*stada *ue não consome de*e*minado
</line>
</par><par>
<line>
produto, fa*ou bem *a marca por causa da sua a*ão d*senvolvi*a no ev*nto. Os d*poimentos,
</line>
<line>
* seguir, il*stram ess*s questões.
</line>
</par><par>
<line>
Me *hamou atenção justamente p*lo momen*o
</line>
<line>
q*e nosso meio a*biente vem
</line>
</par><par>
<line>
pas*ando em geral, toda a quantidade de lixo gerado, po*uição, desmatamento e
</line>
</par><par>
<line>
afin*, ainda mais por ser a área e* que eu
</line>
<line>
estudo, precisamos *er
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
mental*d*de que
</line>
<line>
estam*s **luindo destruindo e
</line>
<line>
n*ssa casa. *e senti aliviado
</line>
</par><par>
<line>
*m *abe* *ue pelo m*nos *á uma pre*cupação e conscien*ização a resp*it* do
</line>
<line>
m**o am*i*n*e (***revistado 15).
</line>
<line>
** senti *e*resentada pel* Dorito* e ach* superimpo*t*nt* * q*estão LGB*,
</line>
<line>
apesar de *ã* c*nsum*r Dor*to*, pelo c*rante (E*trev**tad* 6).
</line>
</par><par>
<line>
Após as interaçõ**, a* ex**riências fo*am *esc**ta*
</line>
<line>
*omo agradáveis, *evando um
</line>
</par><par>
<line>
sen*i*en*o de f*li*ida*e para os entrev*stad*s. Isso *o*t*a c*mo as experi*ncias ligadas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
emoções são m*rca*tes e como, segu*do Az*mbuja e Bichueti (2016), as empresa* estão
</line>
<line>
*nteress*da* em serem sentidas para *ro*orcionarem recorda*ões positiva*.
</line>
<line>
Me senti muito grato a D*us pela *x*eriência e muito fel*z (Entrevista*o *).
</line>
</par><par>
<line>
Gost*i bastante da p*odução, **i uma *xp*riência
</line>
<line>
s*ns*rial *u*eri*te*essante
</line>
</par><par>
<line>
(Entrev*s*ad* *).
</line>
</par><par>
<line>
Me senti **ito **liz (Entrevist*da 8).
</line>
</par><par>
<line>
4.7 Op*ni** Sobre a *magem *a Marc* Após a Interação
</line>
</par><par>
<line>
Depois de todas
</line>
<line>
as interações vividas e exp*ri*nci** *erada* para os entrevista*o*
</line>
</par><par>
</page><line>
*uran*e * R*ck in Ri*, bus*ou-se com*reender se houve mudança *a *m*ge* das marcas
</line>
<line>
*ecordadas pelos entr**ist*d*s. Foi *ossí*el perc*ber qu* as marcas presentes no Roc* i* Rio
</line>
<line>
já p*ssue* uma imagem *ort* e só*ida *a visão dos en*re*ist*dos. A maio*ia dele* re*atou que
</line>
<line>
as mar*as só confirmar*m seu posicio**mento e sua pe*sonalidade diante das ações
</line>
<line>
desenvolvidas. De acor** com Sedevitiz (2006), os event*s são *mp*rtantes p*ra reforçar ess*
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 19, n.4, art. *, p. 48-71, abr. 2022 www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ma*keting de Experiência *os Patrocinad**es do Rock *n Ri*
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
imagem pa** os consumidores, e q*e o conhecim*nto d* marc* most*a o bom serviç* f*i*o
</line>
<line>
pe*o ma*keting.
</line>
</par><par>
<line>
Os entr*vista*os, a seguir, *pós particip*rem
</line>
<line>
de a*ões promovidas *ela Na**ra,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
fi*uei feliz em sabe* *ue muitas pessoas **d*riam estar abrindo
</line>
<line>
a mente para
</line>
</par><par>
<line>
esse as*unto tão de*icado (Entrevi*tado 15).
</line>
</par><par>
<line>
O entrev*st*do, a seguir, *articip*u de um* interaç*o ** est*nde da Globoplay
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ess*ltou:
</line>
<line>
Não mudou m**ha opinião, pois já acho uma *arc* **rte (En*r*vistado 13).
</line>
</par><par>
<line>
4.8 Lembr*nça de *ais Al*uma Experiência no Festival
</line>
<line>
O Rock in Rio, como visto, tem um espaço diver**ficado que conta c*m *renas, show*,
</line>
<line>
brinquedos, ent*e o*tro*. Um* das pergunt*s feitas n* entrevis*a é se o públ*co pa*ticipou de
</line>
<line>
mais *lguma experiência no festival, com o intuit* de *gre*ar mais conhecime*tos * *nál*ses
</line>
<line>
sobre as es*raté*ias de experiên*ia des*nvolvidas no evento. Os e**revi*tados *elembrar*m de
</line>
<line>
i*teraçõ*s com a novidade do Rock i* *io, que *oi o show do Fuerza Br*ta, que c*ntav* com
</line>
<line>
uma *mersão sensorial, envolvendo som (*udição), luzes e acrobac*as (v*são) e *atos de águ*
</line>
</par><par>
<line>
(tato), i*do ao encontro do
</line>
<line>
que M*ttila e Wirtz (200*) *eco***daram sobre utilizar
</line>
</par><par>
<line>
conjuntamente *s estímulos de *iferentes *enti*os.
</line>
<line>
O espetáculo Fue*za Bruta, *uito bom, qu* m*stu*a dan*a, música, acrobaci*s,
</line>
<line>
l*zes, ág*a (Entrevistada 1).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na PI, v. *9, n. *, art. 3, p. *8-71, abr. 2022
</line>
<line>
www*.f*anet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. A*meida, R. C. M. S. Pau*a
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
4.9 Su**stõ*s para o Evento ou Para *s Marcas Patroci*adoras
</line>
</par><par>
<line>
Pa** fina*izar a e**rev*sta, *oi pedido a** entrev*stados q** desse* suges**es para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*stival ou par* as marcas *atro**nadoras com * p*o*ósit* das *rganizações darem *aior
</line>
<line>
suporte e ger*r melhores expe*iências em festivais futuros com base na opi*i*o do próprio
</line>
<line>
público. Co* r*lação às sugestões dos entrevistado*, dest*c*-*e:
</line>
<line>
Me*h*r*r a *rg*ni*ação em relação a um pr*d*to *orne*ido, pois o copo da Red Bull
</line>
<line>
que era febre *nt*e o público esgotou, gerando frustr*ção para **rte dos consu**dores.
</line>
</par><par>
<line>
Dimi*u*r o temp* gasto
</line>
<line>
para *art*cipar das at*vidades, *umen**ndo a
</line>
<line>
duraç*o do
</line>
</par><par>
<line>
fe*tival ou *rian*o i*tera*ões n*s filas par* menor te**ão.
</line>
<line>
Inv*stir em mais *ended*r*s ambulantes de dive*sa* marcas *ara ma*or comodidad*.
</line>
<line>
A*mentar a quantid**e d* t*lões es*al*a*os pelo f*stival, assim o públic* pode estar
</line>
<line>
em ou**a* ati**d*des * ao mes*o tempo **ompanhando os shows.
</line>
<line>
Mel*orar os preço* do* alimentos fornecidos.
</line>
<line>
As s*gestões s*o i*portantes p*ra *onh*ciment* do com*ortamento dos consum*dor*s
</line>
<line>
e s*as pref*rênc*as. Como afi*ma Se**vitiz (*006), o ma*ketin* busc* p*anejar e r*al*zar
</line>
</par><par>
<line>
açõ*s para s*tisfação do cliente da organização, *e*do **e *ara êx*to das e*tratégia*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas é necessário, em primeiro *ugar, compre*n*e* o co*sumidor.
</line>
</par><par>
<line>
5. *ONSIDER**ÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O estudo buscou prod*zir conhe*im*ntos teór*cos sobre marketi*g d* e*pe*iência,
</line>
</par><par>
<line>
seus
</line>
<line>
*on**i*os e estratégia*, assim com* conhecer *s marcas patrocina*o*as e suas **ões *e
</line>
</par><par>
<line>
marke*ing
</line>
<line>
de *xp*r**ncia *ealizadas no Rock in Rio
</line>
<line>
d* *019. *esse contexto, o obje*i*o d*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *oi investi*a* as ações de marketing de e*periên*ia utilizadas pelos
</line>
<line>
patrocinador*s
</line>
</par><par>
<line>
do ev*nto na perspectiva do pú*l*co.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra realização d*
</line>
<line>
pesquisa, investi*ou-se quai* empres** foram patro*inad*ra*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
festival de m*sica Rock
</line>
<line>
in Rio 201* e *uais f*ram as
</line>
<line>
ações de marketin* de experiên*ia
</line>
</par><par>
<line>
realizadas. Fo*a* f*itas ent**vistas em pr*fundidade com quinze
</line>
<line>
*essoas que fo*am a*
</line>
</par><par>
<line>
festiv*l. As entr*vistas ti*era* o ob*e*ivo de c*mp*eender o p*nto de vista d*s en*revistados
</line>
<line>
*ob*e as açõe* d*s p*trocinado*es e o impac*o *ue as marcas proporciona*am par* as p*ssoa*
</line>
<line>
durante e após a realiz**ã* do festival. Além dis*o, * pe*qu*sadora também estev* pre*ente no
</line>
<line>
evento, registran*o *s ações que as ma*c*s real*zaram.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
escolha do evento foi conveni*nte por *er u* local de destaque de e
</line>
<line>
o**r**ni*ade
</line>
</par><par>
</page><line>
para as organizaçõ** inter*gire*, criare* expe*iênc*as e, p*r consequ*ncia, criarem v*nculos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.*, art. 3, p. 48-71, abr. 2022 *ww4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ma*ketin* de Ex*er*ência do* Pa*r*cinadores *o R*c* in Rio
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
c*m *e*s clientes ou potenciais clie*tes. Os **sultado* mostraram que Roc* *n *io é um o
</line>
</par><par>
<line>
ev**t* co*hecido e que desperta
</line>
<line>
i*te*ess* para partici*a**o *o público. De **rma ger*l,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
marca Rock in Rio é ava*iada positivamente, s*nd* um* ótima op*rt*nid*de par* o*tras
</line>
<line>
mar*as se *ssociarem ao nome *o evento, *or *xemplo, por me*o d* patroc*nio, e assi*
</line>
<line>
criare* um posi*ion*mento e notoriedade jun*o ao públi*o.
</line>
<line>
Isso pode s*r observado nos p*trocin*d**es que e*tiveram pres***es *o R*ck in Rio de
</line>
</par><par>
<line>
201*, poi*, no *otal, 23 marcas foram r*cordadas pelos entr*vistados, tend* de*taque as
</line>
</par><par>
<line>
ma*cas Itaú, Red B*ll, Heineken, N*tu*a, Doritos, Bob\s * Co*a-Cola, p** t*rem sido as mais
</line>
<line>
citad*s. O Itaú f*i de*t**ue por ser lembrado pelos quin*e en*re*istados. Ai*da vale ressaltar
</line>
<line>
q*e a Red Bull, que foi a *egunda mais lembrada, s*cedeu comentários pos*ti*os e *egativos.
</line>
<line>
Positivos devido *o seu copo iluminado inovado*, e negativos por n** ter produto suf***ente
</line>
</par><par>
<line>
para todo o público, reforçando q*e uma marca pode ser lembrada por seus f*itos bons
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ruins.
</line>
</par><par>
<line>
*lém da assoc*aç*o co* o nome do
</line>
<line>
even*o, as marcas, durante
</line>
<line>
o* dias do festiv**,
</line>
</par><par>
<line>
levar*m **periências e **t*ra**es únicas para o pú*lico, por
</line>
<line>
meio do am*i*nte *xte*n*, uso
</line>
</par><par>
<line>
d* tecnologia, brindes *i*trib*íd*s, es*ímulos se*soriais e ou*ros estímu*os para
</line>
<line>
criação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
u*a co*exão e para *essalt*r seus valore*. Isso *j*dou nessa recor*ação *ue os entrevistados
</line>
<line>
tivera* d*s marcas.
</line>
</par><par>
<line>
As experi*ncias criadas res*ltaram *ara os en****is*ados, d**ante *pós a in*eração, e
</line>
<line>
em s*ntimentos de co*fo*t* e feli*idad*. C*m o que f*i relat*d* pelos e*trevist*do*, obse*va-
</line>
<line>
*e que est*vam sat*sfeitos pel* posicionam**t* de al*uns patrocina*or*s, * que p*oporc**nou
</line>
</par><par>
<line>
emoçõe* e sentim*nt*s de identifi*a*ão. *u*ra info*maçã* re*evante
</line>
<line>
é
</line>
<line>
q *e os
</line>
<line>
entrevis**d**
</line>
</par><par>
<line>
*ão tiv*ram uma m*d***a de opinião so*re a imagem das m*rcas, pelo cont*ário, *essal*aram
</line>
<line>
qu* as marcas *ó *o*fir*a*am se* *osicion*men*o, aumentando s** admiraçã*. Isso mostra a
</line>
<line>
importância de uma in*eração contínua com seus clien*e*, para terem uma imagem po*it**a e
</line>
<line>
sólida.
</line>
<line>
Ape*a* de o evento e as marcas patrocinadoras terem gerado elogios *m vários
</line>
<line>
mom*n*os e, no geral, **rem ava*iado* p**itivamente, os ent*evista*os ainda faz*m *uge*tões,
</line>
</par><par>
<line>
pro*an*o que os consumid*res *s**o *ten*** * sempre buscam *e*hores condições
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
consumo.
</line>
</par><par>
<line>
A contr*bu*ção de*s* estudo foi levan*ar mais infor*aç**s para a área acadê*ica
</line>
</par><par>
<line>
sobre o te*a marketing d* experiência. Al*m disso, pode esti*ular mais org*niza*õ*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ado*arem tal es*ratégia de market*ng, tendo mostr**o o* bene*ícios e resultad*s da atuação
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
empres** patroci*adoras
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
um fes*ival de grande porte no Bra*il. Como sug*st*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 19, n. 4, art. 3, p. 48-71, abr. 2022
</line>
<line>
w*w*.fs***t.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. C. Almeida, R. C. M. S. Pa*la
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
futuras pe*q*isas seria relevante real*zar uma pe*qu**a q*a*titativa com pe*s*as *u* foram ao
</line>
<line>
Rock in Rio. Também seria int*ressante f*zer estu**s e comparaç*es d* aplic*ção de
</line>
<line>
*arketing de experiência u*ilizad* no *ock in Rio do Brasil * o Rock in Rio que o*orre em
</line>
<line>
outros países.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
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AGOSTINHO, P. F. L. Marke*i*g de experiências: c*m*ni*ar emo*ões e sensações através
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Contr*buiç*o dos Au*ores
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L. C. Almeida
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R. *. M. S. Paula
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1) concepção e planejamento.
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*) *nális* e interpretaç*o dos dados.
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X
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3) e**b*ração do rascunho ou na revisão críti*a do c*nteúdo.
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4) part*ci*aç*o n* aprovação d* versão f*na* *o manuscrito.
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Rev. F**, Te*e*ina P*, v. 19, n. 4, art. 3, p. 48-71, abr. 2022
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www*.f*anet.*om.br/r*vista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)