O Programa Residência Pedagógica (PRP) e a Formação de Professores de Ciências de Escolas do Campo / The Pedagogical Residency Program (PRP) and the Training of Science Teachers in Rural Schools

Raimunda Alves Melo, Ednelma do Carmo da Cruz, Francisco Renato Lima

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (PRP) visa aprimorar a formação dos acadêmicos, por meio de práticas que fortaleçam a docência em escolas públicas da educação básica, através da inclusão de práticas de Estágio Curricular Supervisionado que valorizam a relação teoria e prática como subsídio necessário para a formação de professores com capacidade para fazer frente às atuais demandas da escola contemporânea. Diante disso, este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer as contribuições do PRP para a formação dos professores de Ciências de escolas do campo. Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o questionário, a observação participante e a análise documental como instrumentos e técnicas de produção de dados. Os resultados mostraram que, mesmo diante de desafios, os bolsistas conseguiram desenvolver as ações do referido programa e relacioná-las com os pressupostos formativos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) e que as ações dentro do espaço escolar contribuíram para a construção de suas identidades como professores e para a aprendizagem de saberes da docência.

 

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Formação de professores. Ensino de Ciências. Saberes docentes. Educação do Campo.

 

ABSTRACT

 

The Pedagogical Residency Program (PRP) aims to improve the training of students, through practices that strengthen teaching in public schools of basic education, through the inclusion of Supervised Internship practices that value the relationship between theory and practice as a necessary subsidy for training teachers with skills to face the current demands of contemporary schools. Therefore, this work was carried out with the objective of discovering the contributions of the PRP to the formation of Science teachers in rural schools. A qualitative approach research was carried out, using the questionnaire, participant observation and document analysis as instruments and techniques for data production. The results showed that, even in the face of challenges, the scholarship holders were able to develop the actions of the aforementioned program and relate them to the training assumptions of the Licentiate Course in Rural Education (LEdoC) and that the actions within the school space contributed to the construction of their identities as teachers and for learning teaching knowledge.

 

Keywords: Pedagogical Residency Program. Teacher training. Science teaching. Teaching knowledge. Rural Education.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.4.6

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