<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.6 </line>
</par>
<par>
<line> O P*ograma Residência Pedagógica (P*P) * a Formaçã* de *rofes**res de Ciência* *e Escolas </line>
<line> do *ampo: Retrat*s de u*a *mersão na *rática </line>
<line> The Pe**gogi*al Reside*cy P*ogram (*R*) and the *raining of Science T*ac*ers in Rural </line>
<line> Sch***s: Portrai*s of an Immersio* in Practi*e </line>
</par>
<par>
<line> Raimunda A*ves Melo </line>
<line> Doutora *m E*ucação pela Uni*ersidade *ed*ral do Pi**í </line>
<line> Profe*so*a Adjunta da *n**ersidad* Federal do Piauí </line>
<line> *-m*il: raimun*inhamelo@ya*oo.com.br </line>
<line> Ednelma d* Car*o da Cruz </line>
<line> Grad*ada *m E*ucaç*o do Campo *el* U*iversida*e Fe*eral do Piauí </line>
<line> E-*ail: ednelmacruz2020@gmail.com </line>
<line> *rancisco Renat* L*m* </line>
<line> D*ut*rand* em L**guística pela Un*v*rsid*de Estadua* de Campi**s </line>
<line> *estre em Letra pela Univ*rsida*e *ederal do **a*í </line>
<line> Pr*fessor S*bstituto d* *niversi*ade Est*dual do Pi*uí </line>
<line> E-m*il: fcoren*tolima@h*tmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> Endere**: Raimunda *lves Melo </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsi*a*e </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, Ca*p*s </line>
<line> Unive*sitári* </line>
<line> *ditor-*hefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alenc** </line>
</par>
<par>
<line> Petrônio </line>
<line> Portela - </line>
<line> Ininga, </line>
<line> *EP: </line>
<line> 64049-*50 - Teresina, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Pi*uí - Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *dnelma do *arm* d* Cru* </line>
<line> Artigo receb*do em 06/01/2022. Última *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ers*d*de </line>
<line> Fed*ral </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, Campus </line>
<line> U*iversitár*o </line>
<line> r**ebida e* 20/01/2*22. Apr*v*do em *1/01/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Petrônio </line>
<line> *ort*la - </line>
<line> Ininga, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 64*49-550 - Teresina, </line>
</par>
<par>
<line> P*a** - Br*sil. </line>
<line> Avali*do pelo sist*ma T*iple Review: *esk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Francisco Renato L*ma </line>
<line> *el* Editor-Chefe; e b) Double Blind *eview </line>
</par>
<par>
<line> *niv*rsidade </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Piauí, C*mpus </line>
<line> Unive*sit*rio </line>
<line> (avali*ção cega por dois avaliadores *a área). </line>
</par>
<par>
<line> Pet**nio </line>
<line> Portela - </line>
<line> Ininga, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 64049-5*0 - **re*ina, </line>
</par>
<par>
<line> Piau* - *ras*l </line>
<line> R*v**ão: Gramat*cal, No*mativa e *e Formataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *rogram* Residência Pedagógica (P*P) * a *ormação de P*ofessores de Ci*n**a* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O Prog*ama Residência Pe*ag*gica (*RP) visa a*rimorar a *ormaçã* dos acadêmicos, </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> meio de práticas qu* *ortaleçam a doc*ncia em escolas públicas *a *ducação *ásica, atr*v*s </line>
<line> *a inclusão de práticas de Está*io Curri*u*ar Supervisionado q*e valor*z*m a relação teoria e </line>
<line> práti*a co*o subsídio *ec*ssário par* a formação *e profe*s*re* *om c*p*c**ade par* faz*r </line>
<line> **ent* às a*u*is de*anda* da escola c*n**mporân*a. Dian*e disso, **t* trabalho f*i realizado </line>
</par>
<par>
<line> com o objetiv* de conhecer as contribuições do PR* para a formação dos </line>
<line> profess*res de </line>
</par>
<par>
<line> Ciências de escolas do camp*. Reali*ou-se pesquisa de abor*agem qual*tat*va, uti*i*ando-*e o </line>
<line> questionário, a obse**açã* participa*te e a análise *ocumental como instrumentos e técnic** </line>
<line> de produção de dad*s. Os resultados most*aram q*e, mesmo diante de d*safios, os bolsistas </line>
<line> consegui*am dese*vol*er as ações do referido *rogram* e relacion*-las com os p*essu*osto* </line>
<line> forma*ivos do Curso de Licenc*atura em Educação d* Ca*po (LEdoC) e que *s ações dentro </line>
<line> do esp*ço escolar c*ntribuíram pa*a a construção *e suas identidades **mo professor*s e para </line>
<line> a apre*dizagem de saberes da *o*ência. </line>
<line> *a*avras-chave: Programa *esidênci* Pedagógica. Forma*ão d* p**fessores. Ensin* de </line>
<line> Ciê*cias. Sabe*es doce*tes. Educação do Campo. </line>
<line> A*ST*A*T </line>
<line> Th* Pedagogi*al Residency Pro*ra* (PRP) a*ms to improv* th* trai*ing of st*de*ts, through </line>
<line> prac**ces that **rengthen teac*i*g in public *cho*ls ** basic education, *h*ough the inclusion </line>
<line> of Sup*rvised Inte*nship practi*es that v*lue the rel*ti*nsh*p betw*en theory and *racti*e as a </line>
</par>
<par>
<line> necessary sub*idy f*r t*ain*ng teachers *ith ski*ls </line>
<line> to *a*e the curren* </line>
<line> d*ma*d* of </line>
</par>
<par>
<line> co*temporar* schools. T*erefor*, this work *as carried out with the *bjective o* discove*ing </line>
<line> the contributions ** the PRP to th* formati*n of Science teachers in rural schoo*s. A </line>
<line> qualita*ive ap**oa*h research was *arried ***, using *he quest*onnaire, particip*nt ob*e*vation </line>
<line> *n* do*ume*t ana*y*is as instruments and technique* for data produ**ion. The results s*owed </line>
<line> that, ev*n in *he fac* *f *hallenges, *he schola*ship holders we*e a*le to develop the actions o* </line>
<line> the *foreme*tioned prog*am and rela** them to *he train*ng ass*mptions of the Licentiate </line>
<line> Cour*e in Ru**l Education (*EdoC) a*d ***t *h* acti*n* withi* the school s*ace *on**ibuted </line>
<line> to t*e construction of their identi*ie* as *eachers and for learning tea*hing knowle*ge. </line>
<line> Keywords: Pedagogi*a* Re*ide*cy Program. *ea*her *r**ning. Science t*a*hing. Teaching </line>
<line> knowl*dge. Rural Education. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *S*, Teresi*a PI, *. 19, n. 4, art. 6, *. *10-*2*, abr. 2022 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. ****, *. C. Cruz, F. *. Lima </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> E* 2018, o Ministério da Educação (MEC), por m**o da Coorde**ç*o de </line>
<line> Ape*feiçoam*nt* de P*s**al de N*v*l Super**r (CAPES), lan*ou o Programa Residên*ia </line>
</par>
<par>
<line> Pedagóg**a (P*P), *est*nado </line>
<line> a discentes r*gularmen*e mat*iculados </line>
<line> em **rsos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lice*ciatura, a se* desenvolv*do e* </line>
<line> es*o*as *úblicas de Educ**ã* Básica. O propó*i** desse </line>
</par>
<par>
<line> p*ogra*a é a*rimora* a for**ç*o dos disce**es de c**sos de licenciatura *or meio *o </line>
<line> d*senvolvi*ento de projeto* que fortal*çam o campo d* p*át*ca e *onduzam * lice*ciando a </line>
<line> exer**t**, de form* ativa, a relação en*re teo*ia e *rática pro*issio*a* do**nte (C*PES, 2018). </line>
<line> Segundo a pro*ost* do PRP, a imersã* p*ane*ada e **stemática *o alun* *e lic**ciatura </line>
<line> *m *mb*e*te escolar visa opor*unizar a vivênci* * a *xper*me*taç*o d* situações c*nc*et*s no </line>
</par>
<par>
<line> co*idi*** escolar * </line>
<line> na sala de a*la, s*rvindo como objeto de reflexão e de articulaçã* entr* </line>
</par>
<par>
<line> teoria e prática. Ressalta-se *ue o programa não se li*ita à promoção de vivê*cias em s*la de </line>
</par>
<par>
<line> aula, mas busc* ta**ém, inte*a*ir </line>
<line> com * pesqui*a acadêm*ca, *i*a*do co*tribuir </line>
<line> *ara </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*pera*ão do atual model* tradicional d* Está**o Cur**c*lar **pervis*o*ado. </line>
<line> Tra*a-se de um program* cu*as p*op*siçõ*s d*alogam com as ponderações de </line>
</par>
<par>
<line> Imb*rnó* (*0*1, p. 24), </line>
<line> quando res*a*ta que "a po**ibilidade de ino*ação nas ins*ituições </line>
</par>
<par>
<line> educa**vas não *od* s*r pro*osta se* um *o*o conce*to de profissiona*ização ** docent*, *ue </line>
</par>
<par>
<line> de*e romper co* i*ércias e *ráticas do *assado as*um*das passi*amente c*mo </line>
<line> el*m*n*os </line>
</par>
<par>
<line> intrí*secos à pro*issã*". Para o autor, a formação docent* deve consti*ui*-se n*ma a*ternativ* </line>
<line> e poss*bili*ade de criação de espaços de reflex*o * partilha, de m*do que esses prof*ssion**s </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndam a </line>
<line> conviver *om a *udanç*, *om o imprevisível * com * incert**a. Em síntese, </line>
</par>
<par>
<line> *ponta para *ma formação na </line>
<line> *e*spectiva pr*tic*-r**lexiva, f*ndamentada no </line>
<line> pri*cípio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> re*ação *eo*ia-p*ática. </line>
</par>
<par>
<line> Essa po*íti** edu*acional possui *arga ho*ária *e 440 h*r**, que deve ser </line>
</par>
<par>
<line> implementada </line>
<line> em 18 meses, reali*ada, prefe*encialm*nte, n*ma mesma e*c*la e *m dias </line>
</par>
<par>
<line> con*ecutiv*s e *eve s** aco*panhada por *m pro*es**r da es*o*a, denomin*do *receptor, que </line>
</par>
<par>
<line> precisa ter formação e experiên**a *a etapa </line>
<line> ou *o*pone*te curricular da ha*ilitação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> r*side*t* (CAP**, 2*18). Assim, o PRP po**ui *ma dinâmi** d* fo*m*ção-ação *m ta*t* </line>
<line> com*lexa, *e compar*do a ou*ros programas, sendo f*ndamental que *oda a equ*pe integrant* </line>
</par>
<par>
<line> compreen*a as suas </line>
<line> *roposi**es, a fim de </line>
<line> que se *lca*cem com êxi*o as exigências </line>
</par>
<par>
<line> e*tabelecida*. </line>
</par>
<par>
<line> A orie**ação do residente também é realizada pelo docente orie**ador, *m pr*fes*or </line>
<line> universitário que atua no *urso d* licenciatura no qual o licenciando *stá *at*icu*ado. * papel </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 19, *.*, art. 6, *. **0-124, ab*. 2022 www4.fsa**t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Programa Re*idência Pedagó*ica (PRP) e a Forma*ão de Profe*sore* de Ciências </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> desse pro*iss*onal é condu*ir o reside*te a buscar o con*eciment* do c*ntexto e da cultura d* </line>
<line> escola, *as **te*-relaçõ*s d* espaço socia* esc*lar, estimulando-o a **perimentar técnica* de </line>
<line> *nsino, didáticas e metod*logia* bem como *pr*nder a docênci* po* meio da observação e do </line>
<line> auxílio d* profe*sor *r*cept**, confo*m* or*entação do E**tal Capes 06/2018 (BRAS*L, 2*18; </line>
<line> UFPI, 2018). </line>
<line> Conforme *e*crito nos parágrafos **t*r*ores, o PRP * *ormad* por uma equipe *e </line>
<line> p*ofissio*ais que des*nvol*em as ações de forma interligadas e orientadas por obje*iv*s </line>
<line> com*ns. Nes*e *specto, r*ss*lta-se o quão signi*icativ* * o papel do docent* o*ienta*or, pois </line>
<line> ele at*a como ment*r das a*ividade* de experimentaçã*, pla*e*am*nto, oportun*z*ndo ao </line>
<line> pr*fessor preceptor e ao* residentes, momentos de *or*açã* pa*a que possa* agir dent*o do </line>
</par>
<par>
<line> e*paço formal, atendend* às n*cessidades da esco*a d*s alunos, p*ss*bilitando avanços e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tra*etóri* de cada envolvido, tanto nas experi*ncias profiss*o*ai*, como também pess*ai*, </line>
<line> através d*s v*vências e das r*flex**s **e cada uma delas predispõe (P*LADIAN, 2014). </line>
<line> Nes*e sentido, o PRP oportuniza que o *ut*ro profe*sor vivencie e pratique a regênc*a </line>
<line> de cla*se, d*senvol** int*rvençõe* p*dagógi*as *lan*jadas conj*ntamen*e *el* doc*nte </line>
</par>
<par>
<line> orientador d* curso de formaç*o, pelo preceptor e outros p*r*ici*antes d* </line>
<line> esc*la qu* se </line>
</par>
<par>
<line> consi*ere impo*t*nte, além da participação em outr*s e*p*riê*cias como: gestã* do cotidiano </line>
<line> *a s*l* de *ula, *lan**am*nto e exec*ção *e atividades, elabo*ação de planos de aula, </line>
</par>
<par>
<line> pr**ução de se*uências </line>
<line> didát*cas, ***jetos de *ns*no e atividades de a*aliaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*age* dos *lu*os, conf*rme r*ferência à legisl*ção que fundamenta o *rogram*. </line>
<line> Como p*rceira instituciona* no desenvolvimento das açõe* do PRP, a Un*versidade </line>
<line> Federa* do Piauí (UFPI) *ten*eu, n*s an*s de 2018 a 2**0, 1.020 (um mil e v*nte) estudantes </line>
</par>
<par>
<line> dos curs*s de licenc**tur*, sendo </line>
<line> 81* (oitocento* e d*zessei*) bolsis*as e 204 (duzentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qu*tro) voluntário*. Esses *s**da*tes *oram **ompanhados por 1*2 (ce**o e dois) professores </line>
<line> preceptores que *rabalham em escola* públicas. </line>
<line> O C*rso de Lice*ciatura em Ed*c*ção do Cam*o/Ciê**ias da *a*ureza*, Campus de </line>
</par>
<par>
<line> Teresina (PI), de*e*v****u as a*ões do PRP com 25 (vin*e e </line>
<line> cinc*) al*nos, que cumpriram </line>
</par>
<par>
<line> 4*0 hor*s, *ivididas nas seguintes e*ap*s: ambien*aç** na E*cola (60 horas); imersão do* </line>
<line> resi*e*tes na escola (220 hora*); regên*ia de *lasse (100 ho*a*); av**iaçã*, soc*alização dos </line>
<line> resultados e relatório f*nal (6* horas). No toca*te aos *spaços de atua**o d*s residentes, s*te </line>
</par>
<par>
<line> 1 O Curso de Li*enciatura em </line>
<line> Educação do Ca*po (LE**C), vinculado ao Centro de Ciên*i*s da *ducaç*o </line>
</par>
<par>
<line> (CCE) da Universidade Fe*eral do Pi*uí </line>
<line> (UFPI) é uma ação fo**ativa, cuja *roposta pedagógica orienta que </line>
</par>
<par>
<line> seja* respeitadas as especific*dades do campo, assegura*do o atendimento a sua d*versi*ade sociocul*u*a*. </line>
<line> **nst*tuí*o no ano d* 2013, o curso destina-se à formação de educadores p*ra *s escolas do campo, na ár*a d* </line>
</par>
<par>
<line> Ciências da Natureza, tem car**er regu*** * d*ração *e </line>
<line> *uat*o anos, sendo r**lizado em *istema *e bloco* </line>
</par>
<par>
<line> se*estrais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, p. *10-124, *br. *022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Mel*, E. C. Cruz, F. R. Lima </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> atuaram na Escola Municipal Júlio G*mes, s*tuad* no mun*cíp*o de Juazeir* do Piauí, *it* na </line>
<line> Escola Família Ag*ícola Soinho, localizada *m Te**sina, e oito n* Esc*la Fa*íl*a *g*íco*a </line>
<line> *aixão do Carl*s, também situ**a em Te*esi**. </line>
<line> Feitos os es*larecime*tos introdutór*os, info*ma-se q*e esta pesquisa foi desenvo*v**a </line>
<line> a partir *as seg*intes qu*stõe* n*rteadoras: como o PRP da UFPI c*nt***uiu para a formação </line>
<line> d* professores de Ciên*i*s de esco*as do ca*po? Qua*s **te*faces en*re a pro*osta formati*a </line>
<line> do P** * as orie*tações curricular*s da Lice*ciatura em Educ*ção do *a**o? </line>
<line> Para a definiçã* dessa* q*estões, partiu-s* do pres*uposto de *ue, pelo desenho do </line>
</par>
<par>
<line> *RP, caracterizado nos parág*afos anteriores, as suas açõ*s possuem poten*ial par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desen*olv*mento de uma fo*maçã* f*ndament*da na articulação ent*e *eoria e *ráti*a, b*m </line>
</par>
<par>
<line> como, na aproxim*ção entre universi*ade e e*cola do c*mp*. Nesse sentido, o estudo </line>
<line> *oi </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvi*o *om vista *o alca*ce d*s seguintes objetivos: *o*he*er a propo*ta fo*mativ* do </line>
</par>
<par>
<line> PRP no âmbito da Licenc*at*ra em Educaç*o *o Cam*o ident*fi*ar a* contribuições do e </line>
<line> *rograma para a for*ação dos profe*sores de Ciência* de escolas do c*m*o. </line>
</par>
<par>
<line> Espera-se cont*ibuir para a *mpl*ação dos co*heci**ntos acerca da formação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> professor*s no co**exto *a Educação do C*mpo2, assim com* ampliar o debate sobre a </line>
<line> importân*ia de políticas *ducacionais voltadas para o fortalecimento ** for**ção inicial. </line>
<line> 2 METODOLO*IA </line>
<line> **ra a c*nstrução metodológica da pesquisa, partiu-se da abordagem qualitat*va, *u*o </line>
<line> mé*odo tem como um* d* suas cara*ter*sticas a imersão do investigador *o cenário </line>
<line> pesquisado, com o pro*ósito *e *n*ender as si*ua*ões investigadas e *onhecer com* </line>
<line> *onstroe* a *ealidade o*de at**m. Segundo Minayo (201*), a *esquisa qualitativa </line>
</par>
<par>
<line> cor*esp*nde a um conjunto de </line>
<line> proced*ment*s </line>
<line> utili*ados pe*o pesquisador, com </line>
<line> vistas a </line>
</par>
<par>
<line> compreender os significados, os valores, as *renças e as atitude* dos suj*it*s inve*t**ad*s. </line>
<line> Ut*lizou-se como instrumentos e técn*cas d* produção d* dad*s o *u*stionário, a </line>
</par>
<par>
<line> observação part*cip*n*e a *náli** do*umental. O que*tion**io foi e*aborado * pa*tir da* e </line>
<line> orientações de Gil (20*9, *. *37), que o caracter*za c*mo "técnica *e investigação composta </line>
</par>
<par>
<line> *or *m </line>
<line> c*njunto de questões que *ão submet*das a pesso*s com </line>
<line> o propósito de obter </line>
</par>
<par>
<line> infor*açõe* sobre *onh*cimentos, cre**as, senti*ent*s, valores, inte*esses, expectat*vas, </line>
</par>
<par>
<line> 2 Segundo *ernand*s (2008), a E**cação do C*mpo uma concepção qu* pode *ro*o*ar tr*ns*ormações no é </line>
<line> cená*io da ed**ação *rasile**a, visto que comp*ee*de o *es*ate d* esp*ço c*mponês nã* ape*as como ambien*e </line>
<line> de *scolarização, *as *omo território *e relaçõe* sociais, de cu*t*ra, de produção, *e relação com a natu*eza, </line>
<line> en*im, como territó*io de vida. </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 19, *.4, art. *, *. 110-124, abr. *022 w*w4.f*anet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pr*gra*a Residência Pedagó*i*a (PR*) e a F**maçã* de *rof*ssores de C*ênc*as </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> **piraç*es, temores, c*mport*ment* p**sente ou passado ***.". A apl*cação des** instrumen*o </line>
<line> ocorreu na fase fi*al do P*P, b*s*ando an*l**ar as cont*ibuições *o programa *ara a </line>
<line> formação dos professor*s de Ci*ncias que **uarão *m e*colas do campo. </line>
<line> Além *o que*tion*rio, também fo* re*lizada a observaç*o participante, "um* *stratégia </line>
</par>
<par>
<line> que comb*na </line>
<line> ao mes*o temp* a partici*ação ativa com o* sujeitos e a obs**vação intensi*a </line>
</par>
<par>
<line> em a*b**nte* n*t**ais" (*ORE***, 2002, p. 52). O proced*mento ocorreu durante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **mprimento da ca*ga horária de *mersão na *scola, q*ando foram o*servadas </line>
<line> as atividades </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvidas **los residentes do PRP. </line>
</par>
<par>
<line> O *enário da pesquisa foi a E*col* *unicip*l Júlio Gomes, espaço *o qual sete </line>
<line> residentes d*senvolveram as *çõe* do PRP. A *eferida instit*i**o localiza-s* no povoado </line>
<line> Ipueira do *rasão (Croatás), situado a 13 km da sede do município *e *uazeiro do Piau*. No </line>
</par>
<par>
<line> ano de 2019, **e*di* a 208 **ianças e adolescente* ma*riculados </line>
<line> na Educação Inf*ntil * </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Ensino Fu*dament*l (*º ao 9 ano). </line>
</par>
<par>
<line> Os interlocutores da *es*uisa foram se*e a*a*êmicos do *urso de Licen**atura ** </line>
</par>
<par>
<line> E*ucação do Cam*o (LEdoC) da UFPI, Campus de T*r*sin* (PI), que **senvolveram as </line>
</par>
<par>
<line> ações do PRP em t*rma* do </line>
<line> 6° ao *° ano d* Ensin* *u*damental, especificamente, </line>
</par>
<par>
<line> trabalhan*o *om o compo*ente </line>
<line> c*r*icular C*ê*cias Natu*ais. Para pre*ervação d* suas </line>
</par>
<par>
<line> iden*idades, foram identif*cad** ** texto co*o: Residente 0*, Res*de*te 02, Residente 03, </line>
<line> Res*dente **, Residente 05, Residente 06 e R*sidente 07. </line>
</par>
<par>
<line> Embora o PRP te**a sido d*senvol**d* e* uma escola do *ampo, sit*ada </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *u*ic*p*o de Juaz**ro do Piauí, apen*s u*a reside*te era munícipe dessa cidade. *al f*to </line>
<line> oco*r*u p*rque os estudant*s *a LEdoC são *riginários d* *iferen*es lugar**, *ato que </line>
</par>
<par>
<line> dific*l** a or**niz*ção de </line>
<line> turmas do r*fe*ido program*. Por essa razão, *scolheu-se </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> município ce**ral, que *e*ebe* es*udantes das municipalidade* situadas no entorno. Todos os </line>
<line> pes*u*sados est*o na faixa e*ária de 18 a 25 a*os e são jove** que estão concl*indo o Ensino </line>
<line> Sup*ri*r. </line>
<line> 3 RE*ULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Resid*n*ia pedagógica e formação de professor*s do ca*po </line>
<line> O PRP contem*l* *m amplo conjun*o d* ativi**d* que são de*envolvi*as ao longo *e </line>
</par>
<par>
<line> 18 (dez**to m*s*s), entre elas: u* sem*ná*io de introdução ao </line>
<line> **ograma, </line>
<line> destinado </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> realização de es*udos teórico* sobre f*rm*ção </line>
<line> de profe*sore*; um curso de forma*ão *ara </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 4, *rt. 6, p. 11*-124, abr. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Melo, *. C. C*uz, *. R. Lima </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> professores preceptores, objeti*ando formá-*os para * *esenvolvimento das ações *ro*ostas; </line>
</par>
<par>
<line> realiza*ã* </line>
<line> de re*ni*es para ap*esenta*ão nas escola* c*nveniada*; *labo*ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pla*ejamento c*l*tivo; e*tud* do Projeto Polít*co-Pedagóg*co (PPP) da esc*la-c*mpo; </line>
</par>
<par>
<line> produção do diagnóstico da escola; </line>
<line> de*env*lvimento de atividades de ações de monitori*, </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s *ompleme*t*res no âm*ito escolar; r*gência em s**a de aula; *n*re ou*ras. </line>
<line> Além diss*, cada núcleo d* PRP real*za encontros presenciais q*inzenalmente com *s </line>
</par>
<par>
<line> re*id*ntes e preceptores, p*ra a rea*iz*çã* de *studos complementares e pla*e*am*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> at*vidades decorrentes d*s de*and*s *a Residência, *ue *e voltam *o âmbit* *cadêmic* p*ra </line>
</par>
<par>
<line> análise n* </line>
<line> perspectiva dos comp**entes curri*ulares. </line>
<line> Nessas *casiõ*s, os *articipantes são </line>
</par>
<par>
<line> estimul*d*s a com*art*lharem suas ex*eri*ncias, visand* à cria**o de </line>
<line> *m* **de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *pre*d*zage* colaborativa. </line>
</par>
<par>
<line> Apó* a real*zação do seminário de introdução ao Program* e à fo*ma*ão dos </line>
<line> precepto*es, os re*idente* des*oc*m-se até a escola conv*niada, * fim de conhecer o ambiente </line>
</par>
<par>
<line> onde desenvo*verão as atividades. A respeito *esse **ocesso, uma </line>
<line> das residentes info*mou </line>
</par>
<par>
<line> que: </line>
</par>
<par>
<line> Desde o início do programa foram vivenciada* experiências *ue tiv*ram *inal**ad* </line>
<line> pre**ratória, *ustament* para que os residentes chegassem à escola-campo </line>
<line> conscien*es de seu pape* *eran*e o programa, pe*ante a escola e toda a comunidade </line>
<line> e*colar. **nhecer o pr*gram* a qual **táva*os sendo inseridos *oi a primeira *arefa </line>
<line> os residentes, pois mesm* **nhecendo o e**tal e a proposta principal *o* neces*ário </line>
</par>
<par>
<line> apr*fu*damento sobre os </line>
<line> princí*ios norteadores de execução da pr*posta. </line>
</par>
<par>
<line> (RES*DENT* *6) </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, fo*am iniciadas as atividades para * cumprimen*o das etapas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ambi*ntação e imersã* do* *esidentes na e*cola-campo na Unidade *scola* Júli* Gomes. *e </line>
<line> início, os residentes o*s*rvaram os espaços da e*cola e da comunidade, a fim de co*he*erem </line>
<line> o ambie*te e sit*arem-se melhor para p*de**m realiza* as *tividades *rescr*tas no plano geral </line>
</par>
<par>
<line> de ativi*a*es. *essa </line>
<line> e*ap* do PRP, os lic*nciandos tiveram * </line>
<line> *por*u*idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*pre*nderem a est*utura escolar, conhec*rem * realidade so*iocul*u*al, terem contato com </line>
<line> a *omu*idade, incluindo pais, funcion*rios * es*udantes, *onforme ori*ntam Saraiva e *an*os </line>
<line> (2*15). </line>
</par>
<par>
<line> Uma das p*im*i*as at*vidades realizadas pelos li*en*ian*os fo* a *roduçã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> diagnóst*co da Esco*a Munici*a* Júlio Gome*, *ontendo dados *elacionados aos re*dimentos </line>
<line> e*col**es e um resgate da históri* da escol*. *sse estud* p*rm*tiu uma *i*ão a*pliada dos </line>
<line> aspe*tos que compõem não só a estrutura físi*a, ma* também as característ***s do *orpo </line>
</par>
<par>
<line> *ocente, dos alun*s, * id*ntificação </line>
<line> de algumas fragilidades, nas quai*, p*steriormente, foi </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n.4, *rt. 6, p. *10-1*4, abr. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P*ograma R*sidên*ia Pedagóg*ca (P**) e a Fo*mação d* P*of*s*ores d* Ciên*ias </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> possível fazer inter**nções. * e*se respeito, P*menta (19*7) argumenta *ue conhece* o </line>
<line> ambiente escolar e local * releva*te, u*a vez que *s curr*cu*os distan*iados da realid*de das </line>
</par>
<par>
<line> escolas não dão *onta *e </line>
<line> capta* as contradiçõe* presentes na prática soc*al de ed**ar, </line>
</par>
<par>
<line> co*tri*uindo muito pouc* *ara uma educação com qualidade *ocial*e*te referenciada. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> s**tido, conhece* </line>
<line> bem o cenário escolar e as características *os </line>
<line> diferen**s membros </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co*un**ade é condição ba*ilar para o suc*s*o d* pr**ic* educ*tiv*. </line>
<line> Nes*a etapa *ambé* *e desenvo*v*u o *studo do PPP da *sc*la, o*jetivando </line>
</par>
<par>
<line> co*hecer suas proposições, o*ganizar as a*ivida*es do PRP e re*a*ioná-la* aos objetivos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> d*c*mento específico </line>
<line> da *s*ola. O PP* de uma ins*ituição d* educ**ão d*ve *er o *a**o </line>
</par>
<par>
<line> orientador do pr*cesso educativo, c*mposto por um *onjunt* de ações in**ncionais, </line>
<line> construídas col*tiva*ente, * parti* do en*ajamento dos difer*n*es membros da **munidade </line>
</par>
<par>
<line> e*co*ar. Trata-se </line>
<line> de *m pr*j*to p**ítico, *ois, </line>
<line> conforme Veiga (2013, p. 13), está </line>
</par>
<par>
<line> "*ntimamente a*ticul*d* a* compromisso so*iop**ít*co com os interesses reais e cole*ivos da </line>
<line> populaçã* majoritária. É p**ítico *o sentido de *om*romisso com a f*rmaç*o do cid*dão para </line>
<line> um tipo d* so*iedade". </line>
<line> A fase s*guin** foi * realiza*ão do plan*jame**o es*olar anual, uma d*s etapas mais </line>
</par>
<par>
<line> s**nificativ*s da aprendizagem </line>
<line> da docência, *ois vi*a a*segu*ar a racion*liz*ção, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação e a coor*enação do trabalh* docente, *e modo *ue * *revisão das açõe* do**ntes </line>
<line> *ossibilite a r**lização de um *nsino de qualidade, ev*tando *s improv*sações e sel*cionando </line>
<line> *bjetivos, *onteúdos e m*todo*, a p*rtir *e consi*era**o da* e*ig*ncias pos*as p*la realidade </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, do </line>
<line> nível de preparo e das condições *ocio*ulturais e individuais dos al*nos </line>
</par>
<par>
<line> (***ÂNEO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> No p*ocesso </line>
<line> de planejamento, um importante </line>
<line> aspecto foi a articul*ção da equip* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> PR* com a *e*tã* escolar, </line>
<line> pois c*nhecendo a *ealid**e </line>
<line> esco*ar e lo*al be* como as </line>
</par>
<par>
<line> proposições do Pro*rama, *icou </line>
<line> cla** a necessidade </line>
<line> de algu*as ad*ptações pa*a q*e os </line>
</par>
<par>
<line> residentes pudes*em desenvolv*r as *ções, *espeitando as exi*ê*cias da escola-campo e *a </line>
</par>
<par>
<line> IES. *m seu artigo *3, as Diretriz** Curriculares Nacionais </line>
<line> d* *duc*ção do Camp* </line>
</par>
<par>
<line> (BRA*IL, 2002) o*ientam que, *a formação </line>
<line> de p*o*essore* da* escolas do cam*o, se*a </line>
</par>
<par>
<line> o*s*rv*do o respei*o </line>
<line> à </line>
<line> divers*da*e e a* prota*on*s*o dos estudantes, dos educadores, da </line>
</par>
<par>
<line> ge*tã* *sco*a* e das comunidade* campones*s. </line>
<line> Após a *tapa de planejamento, os residentes começar*m a se deslocar sema*almente </line>
<line> para a esc*la-campo, cu*p*ind* c*rga horária de 1* *ora* se*ana*s. Nos questio*ári*s, eles </line>
<line> a**rmam qu* * i*ersão na escola foi a ação mais relevante, traduzindo-** como oport*nida*e </line>
<line> de amp*iação de conhe*imentos. S*br* ess* *uestão, a *esident* *3 afirma que, "a partir de </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 4, *rt. 6, p. 110-124, abr. 2022 *ww4.*s*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Melo, E. C. Cruz, F. R. Lima </line>
<line> **8 </line>
</par>
<par>
<line> *bserv*ção, d* *nálise e v*vênc*a presencial em ***a d* aula fo* po*sível *ormar conceit*s </line>
</par>
<par>
<line> con**etos sob*e a docência e e*tab**ece* u*a re*ação com a escola </line>
<line> e os estudantes". </line>
</par>
<par>
<line> S*gun*o F*rm*sinho (2**9, *. *9), "* no confronto com * prática educati*a *** o*o*rem as </line>
<line> s*tuaçõe* de aprendizagem ma*s significat*va*, uma vez que os docentes percebem * relação </line>
<line> teoria e prá*ica". </line>
</par>
<par>
<line> Durante a fa*e </line>
<line> *a r*gência, os res*dentes informara* que tiveram </line>
<line> * </line>
<line> oport*nidade de </line>
</par>
<par>
<line> **senvolver </line>
<line> vár*a* açõe* e at*vidades ed**a*ivas, como jo*os e projet*s di*á*ic*s, numa </line>
</par>
<par>
<line> ten**tiva de, *egundo I*be*nón (2011, p. 07), </line>
<line> [...] a*andonar * con*epç*o predom*nante no século XIX de mer* transmiss*o do </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nt* acadêm*co, de onde de fa*o prov*m, que s* to*no* intei*amente e </line>
<line> **soleta p*ra a educaçã* dos futuros cidadãos em *ma *ociedad* democ*ática: </line>
<line> *lur*l, partici*ati*a, solidári*, int*grad*r*. </line>
<line> Ao r*l**ar*m sob*e * *ese*volvimen** do* jogos no ensino de Ci*n*ias, afir**ram qu* </line>
</par>
<par>
<line> essa e**ratégia é capaz </line>
<line> de fa*ilitar a ap*endizagem </line>
<line> *e conceitos pel*s es**dantes e de </line>
</par>
<par>
<line> favorecer a socializaçã* em **la de aula. A resp*ito de*sa exper*ência, a Resi*ente 04 afirma </line>
<line> que: </line>
<line> Romper **m *s concepç*es de uma esco*a transmissor* e sele*ionadora não é uma </line>
</par>
<par>
<line> ta*efa fác*l * por *ezes é desagradável, qua*do e*ta nã* demonst*a um i*ter*sse </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ão oferece supor*e para que tais *deia* sejam efetiv*d*s; ta*bém é uma form* de </line>
<line> *ôr em exercício *iálog* *o**e o quanto essas ati*idades podem ser r*aliz*das d* </line>
<line> uma forma simples e, ao m*smo t*mpo, trazer resultados. (*ESIDENTE 04) </line>
<line> A res*e*to dessa qu*stã*, Melo (2*18) d*scorre q*e, numa per*pectiva pedagógi*a, os </line>
<line> jogos funcionam com* um di*positivo que con*ribui para a ampliaç*o do interes*e *os </line>
<line> estu*ante* pela apr*ndiza*em dos conteú*os, pode*do ser ut*lizado pelos prof*ssor*s com </line>
</par>
<par>
<line> e*sa finalidade. Ac*escenta que </line>
<line> ta**ém permite aos pro*essores observar e com*reen*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ealidade dos estudantes, a forma como aprendem, como se relacionam * desenv*lvem </line>
<line> sit*a*ões de ensino mais adequ*da* para o a*endime*to des*e*. </line>
<line> Os resi**ntes informa*am que dur*n*e a etapa *a regência des*nvolveram alguns </line>
<line> proj**os *id*ticos que fort**eceram os vínc*los ent*e as *quipes *o PRP e a escola. O Quadro </line>
<line> 01 *ont*mpla *m* sínt*s* do* projetos desen*olvidos e seus objetivos. </line>
</par>
<par>
<line> **v. F*A, Teresin*, v. 19, n.4, *rt. 6, *. 110-124, abr. 202* </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Programa R*si*ência Ped*gó*ica (PRP) e * Formaçã* de Pro*ess*res de Ciênc*as </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*r* 01 - Projetos didáticos desenvo*vidos pelos resident*s </line>
</par>
<par>
<line> PR*JETO </line>
<line> OBJETIVO </line>
</par>
<par>
<line> *AISAGISMO NA ESCOLA </line>
<line> Trans*or*ar espaços não utiliz*dos em um jardim, mel*orando a interaçã* d*s estudantes * a s*cialização d* co*hecimento, us*n*o t*cni*a* *e p*isagis*o e ja*dinagem. </line>
</par>
<par>
<line> HORTA ESCOLAR </line>
<line> Oportu*iz*r aos alun*s a*rendizagens sobre * **l**vo de *e*duras e *eg*mes, po*sibi*itando a adoç** de *ma **da *ais saudável * melh*ri* da mer*nda escolar. </line>
</par>
<par>
<line> FEIRA DE *IÊNCIAS </line>
<line> C*ntribuir para * aprendizagem de c*nceitos *ien*ífi*os, incentivando a inovação e o desenvo*vimento de habilidades cogniti*as. </line>
</par>
<par>
<line> ED*C*R SEM PRECON*EITO </line>
<line> Co*scien*izar *obre a impo**ância de respeitar o p*óximo perante *s difere*ças e as particular*dades. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *esquisa*o*e* (2020) </line>
<line> Os res*den*es de*tacaram que *ecidiram *e*os projetos didát*cos a partir d* </line>
<line> compr*ensão de que ess*s poss*bi*i*am *ont**t**lizar os conteú*os e estimulam a *utonom*a </line>
<line> dos est*d**tes durante todo o proces*o de ensino e aprendizag*m, leva*do *m consideração </line>
<line> os seus saberes e suas experiências. </line>
<line> Os pro*e*os didáti*os p*opo*ciona* a*re*dizado* significativos pela ar*icu*ação **tre </line>
<line> teoria * prát*ca, r*fle*ão e ação. Além d* serem importantes *a*a a aprendizagem dos </line>
<line> conhec*mentos esco*ares, tam*é* *ncent*vam o* estudantes a pesqu*sare* * se torna*** mais </line>
<line> ativos *m se* processo de *prendizagem. Sobre * Pedagogia de Projetos, Le*te (1996, p. 04) </line>
<line> discorr* q*e ela "permite aos alunos a*alisar os probl*mas, a* sit*ações e *s aconteciment*s </line>
<line> dentro de um contexto e em **a *l*b*lidade, util*zand*, **ra is*o, os conh*ciment*s pres*ntes </line>
<line> *as di*c*pli*as e *ua experiência sociocultural". </line>
<line> Atr**és da análise dos questio**rios, elaborou-se o Quadro 02, que contempla uma </line>
</par>
<par>
<line> caracteriza*ã* dos *aberes docentes propostos po* Tardif (2014) * a sín*ese </line>
<line> do* sa**res </line>
</par>
<par>
<line> apr*endidos *elo* res*dentes dur*nt* as vivências n* *RP. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 02 - Sab*res elaborados pelos residente* </line>
</par>
<par>
<line> SABERES D* DOCÊNCIA </line>
<line> CARACTERIZA*ÃO, SE*U*** TARDIF </line>
<line> SÍNTESE DOS *OSISION*MENTOS D*S INTERLO*UT*RES </line>
</par>
<par>
<line> SABE*ES PR*FISSIONAIS </line>
<line> Con*unto de saberes transmi*idos p*las ins*it*iç*es de f*rmaç*o de pr*fessores. </line>
<line> Atravé* das experi*n*ias vividas, foi pos**vel relacionar as teorias trabalhad** no p*ríodo da gr*du**ão durante as *rática* *ropostas pelo PRP. </line>
</par>
<par>
<line> SABERES *I**IPLINARE* </line>
<line> São saber*s que corre*p*ndem aos diversos campos do conhecime*to (das disciplinas) e emer*em da *radição ***tura*. </line>
<line> As ações do PRP agregaram mai* conhe*imentos. Durante a regência foi nece*sário aprofundar os c*nteúdos * *erem ministrados, já *ue não foi p*ss*vel fazer isso durante a graduação. </line>
</par>
<par>
<line> SAB*R** CURRICU*ARES </line>
<line> Sã* s**ere* obtidos po* meio *os programas escolares e exp*riência* de </line>
<line> **ra*és das *ções do PRP, realizou-se o estu*o do PPP da e**ol*, da BNCC e *as proposiçõe* dos li*ro* didático*, a*pliando o* s*b*res </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, p. **0-12*, abr. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Me**, E. *. Cru*, *. R. *ima </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> tr*balho *o*idiano. </line>
<line> curriculares e * forma de ex*cut*-l*s. </line>
</par>
<par>
<line> SABERES *A EXP*RIÊNCIA </line>
<line> São *aberes pr*duzidos no e*er*ício cotidiano da profissã*, conside**dos pelos próp*i*s professores como a ba*e do sabe*- *nsinar. </line>
<line> As ações *o PRP favoreceram a adoção de novas *etodolog*as, mel**res form*s de rel*cion*r ** conhecimentos e*cola*es c*m os *aberes cult*r*i* dos alunos, assim co*o apro**n*amento de conteúdos específicos da área ciências d* natureza. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *laborado pelos *e*qui**do*e* (2020) </line>
<line> É *álido ressaltar que, por co*templar atividades de estudos *eóric*s e prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> (**n*st*a* a*las, planejar, avaliar, pa**ici*ar de r*uniões, e*tre </line>
<line> outras), *s inter*ocuto*es </line>
</par>
<par>
<line> afirmam que *m dos principais suporte* para a el*boraç*o de saberes profi*sionais fora* os </line>
</par>
<par>
<line> enc*n*ros fo*mat***s quinzenais, c*jo </line>
<line> objetivo *ambém era </line>
<line> o*ientar e socializar *s </line>
</par>
<par>
<line> experi*ncias do* residentes, ampli*ndo as possibilidades d* apr*ndizagem da d*cênc*a. </line>
</par>
<par>
<line> Em seus d*po*me*to*, também afirmam que as ações *o PRP se *onstituír*m </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> op*rtunidades *e articulaç*o e de estreitamento de *ínculos com os d*fere*tes membro* da </line>
</par>
<par>
<line> comunidad* escol*r, ass*m como para </line>
<line> * *labor*ção de sabe*es. A resp*it* *essas </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribui*ões, uma da* residentes esc**veu que: </line>
<line> O estudo para **oção de novas metodologias, melh*res f*rmas de *elacion*r com os </line>
<line> *lu**s, cole*as de trabalh*: p*ec*pt**a, residentes e a comun*da*e escola* da escol*- </line>
<line> campo, apr*fundamen*o de conteúdos específicos de ciências e n*o posso d* *eixar </line>
<line> de evidenci*r a* relações c*nstruíd*s ao lon*o do c*mprimento do pr*gra**, que </line>
<line> f*ram *ue* poss**ilitou a realização d* *esmo. (RESIDENTE 01) </line>
<line> Os re*identes r*lata**m a si*nifica**va c*ntribuição que a vivência ** regência lhes </line>
<line> pr*por*ion*ram, *rincipalmente, no aprofundamento d*s conteúdo*, *prendizage* de nov** </line>
</par>
<par>
<line> me*od***gias, tenta*iva* de estabelecer uma *e*ação entre teoria e </line>
<line> p**tic*. Pann**i (2015, *. </line>
</par>
<par>
<line> 8433), ao *e*quisar a relação teoria e pr**ica *m um PRP, identificou como aspectos **si*iv*s </line>
<line> a cap*cida*e *os **sidentes "*e a*tic*lar te*ri* e prática * n* grau d* fund*mentação teór**a </line>
</par>
<par>
<line> dos argu*entos, o que *ão ocorreu *os aspectos r*lativo* à fundamentaç*o d*s </line>
<line> aç*es </line>
</par>
<par>
<line> realizadas fora da r*sidência". </line>
</par>
<par>
<line> Os **squisados tam*** destacaram que o PR* possibi*itou não apena* * </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*n*o *a </line>
<line> *rofiss*o * a elabo*a*ão de s*bere* da docência, mas ta*bém, **scito* </line>
</par>
<par>
<line> reflexões co*stantes sobre os desafios viv*nciados pelos professo*es *a Educação Básica </line>
<line> Pú*lica, sob**tudo, ** que lecionam *m escolas *o ca*po, entr* eles, os deslo*ame*tos </line>
</par>
<par>
<line> s**a*ais, a fal*a </line>
<line> de *colh*mento de algun* professores, a distância </line>
<line> de c*sa d*is </line>
<line> di*s </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> se*ana ou mais, conf*rme refer* a Resi*ente 02. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, *. 19, *.4, *rt. 6, p. *10-124, abr. *0*2 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *rog*ama Residência Pedagó*ica (PRP) e * Formação de Profes*ores de Ci*n*ias </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> A distânc**, em v*sta *ue sou de ou*ro m*nicíp*o, então me desloc* de motocicleta </line>
</par>
<par>
<line> por cerca de 2 ho*as de viagem; resis*ência por parte do professor titular da a </line>
</par>
<par>
<line> discipl*na qu* não dá a*tonomia para * us* de diferentes meto*ologi*s e </line>
<line> nem no </line>
</par>
<par>
<line> preparo das av**iaçõ*s; o acúmulo de at*vidades do Tem*o *omunid*de com outras </line>
<line> ativ*dad* da RP, estágio IV e a*é ativi*ades profissionais (trabalho), algo *ue </line>
<line> também é in***pensável (*rab*lho) já que po* conta dos custos alt* c** </line>
<line> desloc*mento, **imentaç*o, viagens * Tere**na p*ra reuniã* a b**sa acaba que sendo </line>
<line> ins*fici*nte para a demanda. (RES*DENTE 02) </line>
<line> *nforma*am a*nda que, por muitas ve**s, t*veram que ser resistentes para lidar com </line>
</par>
<par>
<line> essas adversidades, ten*o que contar co* o apoio e a compreensão *a </line>
<line> equipe es*olar e da </line>
</par>
<par>
<line> famíli*, já q*e o* custos fina*ceiros de deslocamento e de hospedagem, às veze*, </line>
<line> ultrapassavam o valor da bolsa do P**. Sem dúvidas, a d**icu**ad* no desl*camento foi algo </line>
<line> *ui*o mar**nt* e exigiu do* residen**s esf*rço* p*r* cum*ri*em tod* a c*r*a horá*ia, uma vez </line>
<line> que todos residiam em ou*ros municíp*os. Além *essas dific*ldades, re*saltam o fato de terem </line>
<line> que cum*ri* simultaneame*te a* açõ*s *o P** e os trab*lh*s do TC da L*doC. </line>
<line> Sob*e essas d*ficuldades, e*fatizar*m que, emb*r* esses desafi*s causem dores e </line>
</par>
<par>
<line> *escon**rtos, també* são opo*tunidades de aquisição de *o*h*ciment*s e </line>
<line> experi*ncias </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> servirão ** su*orte p*ra * v*da e para o trabal*o. E*ses </line>
<line> de**fios *am*ém ampl*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacid*de d* *efletir criticam*nte sobre a re*lida*e do* </line>
<line> *ovos campon*ses e sob*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qu*lidade d*s p*l*ticas e*ucacion*is disp*nib*lizada* para as escolas. </line>
</par>
<par>
<line> É válido ressalta* que *s contribu*ções *o P*P *a Unida*e *sc*lar J*lio Go*es </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> ficaram </line>
<line> restritas apenas à aprendizagem da docência *o* parte *os resid*ntes, mas tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> favor*ceram a aprendizagem dos estu**ntes no *ompone*te curricu*** C*ências, *onforme </line>
<line> ilu*traçõ*s do Gráfico 01. </line>
<line> *ráfico 01 - *studantes abaixo da m*dia </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *c*rvo da Preceptora do Prog*ama Residê*cia P*dagógica (2020) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 1*, n. 4, *rt. 6, p. 110-124, abr. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Me**, E. C. *ruz, F. R. Lima </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> An*litic*mente, perc*be-se q*e * PRP teve um impacto *osit*vo nos ín*ices *e </line>
<line> de*empenho escol**, se c*mp*rad* ao ano *nter*or. *o an* de 20*8, a escola chegou a faz** </line>
<line> recuperação mensal c*m apro*imad*mente 50 (ci**uenta) al*nos. *m **19, co* a presenç* </line>
<line> d*s **siden*es do **P, o n*mer* de estudantes co* rendimen*o bimes*r*l abaix* da m*dia </line>
<line> caiu *a*a 12 (doze) alu**s. Esse é um *a*o i*ust*ativo que não se pode deixar d* m*nc*on*r. </line>
<line> O Pro*rama Res*dên*ia Pedagógica pr*pôs-se a c*ntribui* para a melhor*a da </line>
<line> q*al*dade da formação *nicial de profess**es, t*ndo como princípio orienta*or * *rtic*lação </line>
</par>
<par>
<line> entre a teoria e a pr*tic*. *essa forma, embora *om dificuldades, </line>
<line> *onstituiu-se c*mo um </line>
</par>
<par>
<line> espaç* muito *ico e a**lo de poss*bilidades </line>
<line> de fo*maç*o e aprend*zag** dos **beres da </line>
</par>
<par>
<line> docência. </line>
</par>
<par>
<line> * CONSID*RAÇ*ES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> Esta p*s*uisa te** **mo objetivo ge*al conhe*er as *o*tribui**es do P*P para a </line>
</par>
<par>
<line> f*rmação de professores de Ciências de esco*as do ca*po. P*rt**d* </line>
<line> desse pressuposto, </line>
</par>
<par>
<line> *n*cialmente, buscou-se conhecer a proposta formativa do referido Progra*a, evi*e*c*ando </line>
<line> ap**x*mações e *is*an*i*m*ntos com as *roposições da LEdoC/UFPI. Além disso, descreveu- </line>
<line> se *omo oco*r*u a imersão dos resident*s nas ativida*es d* *s*ola-campo, e*fat*zando as </line>
</par>
<par>
<line> vivê**ias p*o*orcionadas pelo **P * </line>
<line> i*enti*icando suas contr*buiçõ*s para o </line>
<line> proce*so </line>
</par>
<par>
<line> f*rmativo *os acad*micos. </line>
</par>
<par>
<line> Ao es*udar o d*senvolv*mento do PRP no município de Ju*zeir* do Piauí, perc*b**-se </line>
<line> que *e trata de um prog*ama amplo, con*igurado como um espaço de *orm*ção para docente* </line>
<line> reg*la*mente ma*riculados em cu*sos de lic*nc*atu*a, e carreg* em *ua *roposta a inclusão de </line>
</par>
<par>
<line> u* nov* mode*o de Est*g*o Curricular Supervision*do Obrig*tó*io, fu*c*onando como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *entativa *e quebra de par*digm*s de modelos que trad*cionalmente f*zem parte do *ercurs* </line>
<line> acadêmico dos di*centes. </line>
<line> * resp*ito da co*fi*uraç*o do PRP no ate***mento de est*dante* do Curs* da LEdoC/UF*I, </line>
<line> notou-se algumas di*icul*ades **e precisa* ser r*tomadas para que possam *nte*rar o mode*o </line>
<line> *ducat*vo p*o*os*o pela *ducação do Campo, *e *odo a respeitar as *speci*icidades dos </line>
<line> povos do ca*po. I*so implic* uma co*stante *valiação d* resultad*s e a previ*ão de metas </line>
<line> qu* qualifiquem continuament* o proces*o f*rmativo. </line>
<line> Port*nto, a imersão d*s residentes na escola-campo para a aprendizage* da docência </line>
<line> mostra uma sér*e de possibilidades que d*ixam visíveis a relevânc*a das atividad*s *ealizadas </line>
</par>
<par>
<line> d*n**o </line>
<line> do </line>
<line> espaço educativo *scolar e *omo essas prátic*s *ont**buem par* a </line>
<line> ap*endizag*m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.4, art. 6, p. 110-*24, *br. 2**2 </line>
<line> ww*4.*s*n**.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *rogra*a *esidência Ped*gógica (*RP) e a *ormação de *r*fe**o*es de Ciên*ias </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> pr*f*s*iona* da do*ên*ia. </line>
</par>
<par>
<line> REF*RÊNCIA* </line>
<line> BRAS**. Edi*al CAPES 06/2018 qu* *i*põ* *obre a Resid*nc*a Pe**gó**ca. 2018. </line>
<line> Disponí*el em: https://ww*.c*pe*.gov.b*/im*ges/*tories/downloa*/edit*is/010*2*1*-Ed*tal- </line>
<line> 6-2018-Re*idencia-pedagogica.pdf. Aces*o em: *0 maio 2018. </line>
<line> BRA*IL. Co*selho Nacional de Educação. Câma*a de Ed*cação Bá*ic*. Resolução </line>
</par>
<par>
<line> CNE/CEB 1/200*: In*titui Diretrizes Op*racionais pa*a a Educação </line>
<line> Básica nas *scolas *o </line>
</par>
<par>
<line> *ampo. Diário Oficial *a União, Brasí*i*, 9 de a*ril de 2002. Seç*o 1, p. 32. </line>
<line> C**ES. Co*rd*nação de A*er*eiço*m*nto *e P*ssoal de Nível S*p*ri**. Edital 0*: *ham**a </line>
</par>
<par>
<line> Pública para </line>
<line> *present*çã* </line>
<line> *e propo*tas no *mbito *o Programa de Residência Pedagógica. </line>
</par>
<par>
<line> Brasília: Ministério d* Ed*caç**, *018. </line>
</par>
<par>
<line> FE*NANDES, B. M. Educação *o </line>
<line> **mpo e *e*r*tório c*mpo*ês no Bra*il. In: SANTOS, </line>
</par>
<par>
<line> Clarice Apar*c*d* do* (Org.). Educaç*o do Campo: campo - polít**as p*b*icas - *duca*ão. </line>
<line> Bras*lia: IN*RA; MDA, 2008. p. 39-66. </line>
<line> FORMOSIN*O, *. (Coord.). F*rmaç*o de profes*ore*: apr*ndi*agem profiss*on*l e a*ção </line>
<line> docen*e. Porto: *or*o Editora, 2009. </line>
<line> *IL, A. C. Métodos e t*cnicas de pes**isa social. 7. e*. São Paulo: Atlas, 2019. </line>
<line> IMBERNÓN, F. Formação docente e p**fissional: formar-se para a m*danç* e a *ncerteza. </line>
<line> *. ed. São Paulo: Cor*ez, 2011. </line>
<line> LEIT*, L. H. A. Pedagogi* de projetos: uma intervenção *eal. Pres*nça P*dagógica, Belo </line>
</par>
<par>
<line> Horizon*e, </line>
<line> n. </line>
<line> 8, </line>
<line> p. </line>
<line> 01-05, </line>
<line> 1996. </line>
<line> **sponível </line>
<line> *m: </line>
</par>
<par>
<line> ht**s://www2.unit**s.br/BibliotecaMid*a/Files/Docu*ento/*VA_63*0251*1883180000p*d*g </line>
<line> *gia_*e_pr*jetos.pdf. Aces*o em: 21 *ez. 2021. </line>
<line> LIB*NEO, J. C. Didáti*a. 2. ed. Sã* Paulo: Cortez, 20*3. </line>
<line> MELO, *. *. Licenciatura em Educação ** Ca*po: form*çã* de pro*essores e prática </line>
</par>
<par>
<line> edu*ativa. 2018. 273 f. Tese (Dou*ora*o em E*ucação) - *entro de </line>
<line> Ciências da Educ*çã*. </line>
</par>
<par>
<line> U*i*ersidade Federal do Piauí, Teresina, *018. </line>
</par>
<par>
<line> M*N*YO, M. C. S. O d*safi* do conhecimento: pes*uisa qu*litativa em saúde. 14. e*. S*o </line>
<line> P**lo: Hucit*c, 2014. </line>
<line> MOREIR*, D. A. O método fenom**ológico na pesqui**. S*o Paulo: Pioneira Thomson, </line>
<line> 2002. </line>
<line> PANNUTI, *. P. A relação *eoria e prátic* na residência p*da*ógica. In: CO*GRESSO </line>
<line> N*CIONA* DE EDUCA*Ã* (*DUC*RE), XII., Paraná. Anai*... Par*ná: PUCPR, 2015, p. </line>
<line> R**. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, *. 110-***, abr. 20*2 *ww4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Melo, E. *. Cruz, F. R. Lima </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> 8433-8440. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arqui**/pdf2015/15994_811*.p*f. </line>
<line> Acesso em: *1 dez. 2021. </line>
<line> PIMEN*A, S. *. For*aç*o de profess*res: saber*s da docên*ia e identi*ade d* professor. </line>
<line> Nuan*es, São Paulo, vol. III, p. 05-14, set., 1997. </line>
<line> POLADIAN, *. L. P. *stu*o sobre o Programa *e Re**dên*ia Pedagógica *a UNI*ESP: </line>
<line> uma aproxim*ção en*re Universidade e Escol* *a for*ação d* professo*es. 20*4. 130 f. </line>
<line> D*ssertação (Mestrado em E**cação: *sicologia da Educaç*o) - Ponti*ícia *nivers*dade </line>
</par>
<par>
<line> Católica </line>
<line> de </line>
<line> São </line>
<line> Paulo, </line>
<line> São </line>
<line> Pau*o, </line>
<line> 2014. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> ht*ps://t*de2.p*csp.br/bits*ream/h*ndle/16141/1/Marina%20*opes%20Pedrosa%2**ola***n.p </line>
<line> df. Acesso em: 11 set. 2020. </line>
<line> SARAIVA, L. A. M; *ANTOS, J. S. As con*ribuições *o Est*gio Supervisionad* I na </line>
<line> form*ção do acad*m*co d* lice*ciatura. In: CONGRE*SO *ACION*L DE EDUCAÇÃO </line>
<line> (EDUCERE), *II., Para*á. Anai*... Pa*aná: PU*PR, 2015, p. 25017-2*0*6. Disp*nível em: </line>
<line> *ttps://e*ucere.bruc.com.*r/arquiv*/*df2*15/22251_9831.pdf. Aces*o em: 21 dez. 2021. </line>
<line> TA*DIF, M. Sabe**s doc*ntes e f**maç*o pr*fissional. **. ed. Petr*polis: Vo**s, 2014. </line>
</par>
<par>
<line> *NIVER**DADE </line>
<line> FEDE*AL DO PIAUÍ. Ed*tal 06/201*. Inst**ui processo *e *e*eção *e </line>
</par>
<par>
<line> bo*sistas no âmbito do *rograma Residênc*a Pedagógica. Te*esina, 2018. </line>
<line> VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedag*g*co da escola: uma constr*ç*o coletiva. In: VEIGA, </line>
<line> Ilma Passos Alenc*stro (*r*.). *roj*t* P*lí*ic*-Pe*agógico da escola: uma *o*st*ução </line>
<line> *ossível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 1*-35. </line>
</par>
<par>
<line> *omo Referenciar este Artigo, confo*me ABNT: </line>
<line> M**O, R. A; CRUZ, E. C; LI**, F. R. O Progra*a *esidên*ia Pedagóg*ca (P*P) e a Formaçã* de </line>
<line> Profe*sore* *e Ciências *e Esco*as do Cam*o: Ret*at*s de u*a Ime*são na Prát*ca. Rev. FS*, </line>
<line> *eresi*a, v.19, n. 4, art. 6, *. 110-12*, a*r. 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição *os *utores </line>
<line> *. A. Melo </line>
<line> *. C. Cruz </line>
<line> F. R. Lima </line>
</par>
<par>
<line> *) c*ncepção e planej**en*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se * i*terpret*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela*oração do rascu**o *u na **v*são *rític* do cont**do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na *provação da v*rs*o final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*in*, v. 19, n.4, art. 6, p. *10-*24, a*r. 2022 </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)