Experiências e Percepções dos Acadêmicos do Ensino Superior Sobre o uso de TIC´s como Estratégia para o Ensino de Administração / Experiences and Perceptions of Higher Education Academics on the Use of ict as a Strategy for Teaching Administration

Celina Maria de Sousa Olivindo, Cellyneude de Souza Fernandes, Auristela do Nascimento Melo, Elizabeth Alencar de Moura, Alexandre Rodrigues Santos

Resumo


O Ensino envolve práticas pedagógicas formais e/ou informais, trazendo consigo mudanças emergentes oriundas do contexto social, político e cultural. Nesse sentido, o processo de ensino deve contemplar questões, processos e pessoas que estejam em consonância com as tendências contemporâneas que a educação exige dos professores e alunos, para fazer acontecer o aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho propõe, como questão de pesquisa, entender qual a percepção dos discentes de Administração em relação ao uso das tecnologias na sala de aula? E tem por objetivo conhecer a percepção dos discentes de Administração sobre as estratégias de ensino-aprendizagem com viés tecnológico utilizado pelos professores. Se utilizou uma abordagem quantitativa por sua estratégia de coleta e análise de dados, a partir da aplicação da técnica de Análise Fatorial, possibilitando reflexões pertinentes ao tema. Por fim, o estudo revela a importância que as pessoas ainda têm no contexto educacional, assim como o caminho que deve ser trilhado pelos professores e alunos na construção de uma educação de qualidade, humana e tecnológica que vise proporcionar o aprendizado necessário a todos.

 

Palavras-chave: Ensino. Administração. Tecnológico.

 

ABSTRACT

 

Teaching involves formal and / or informal pedagogical practices bringing with it emerging changes from the social, political and cultural context. In this sense, the teaching process must include issues, processes and people that are in line with the contemporary trends that education requires from teachers and students to make learning happen. In this way, the present work proposes, as a research question, to understand what is the perception of students of Administration in relation to the use of technologies in the classroom? And, it aims to get to know the perception of students of administration on the teaching-learning strategies with technological bias used by teachers. A quantitative approach was used for its data collection and analysis strategy, based on the application of the Factor Analysis technique, allowing reflections pertinent to the theme. Finally, the study reveals the importance that people still have in the educational context as well as the path that must be followed by teachers and students in building a quality, human and technological education that aims to provide the necessary learning for all.

 

Keywords: Teaching. Administration. Technological.

 

 

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.5.2

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