<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.5.3
</line>
</par><par>
<line>
Tran*formação Digital na Administra*ã* Pública B*as*leira: **a Revisão Sist**ática de
</line>
<line>
Lit*ratura
</line>
<line>
Digi*al Tr*n*formatio* in Brazilian **blic *dministr*tio*: The Sy*t*matic L*terature Review
</line>
</par><par>
<line>
Jai*o M*nezes de Barros ***ior
</line>
<line>
Mestr*ndo em Administ*ação Públ*ca pela Univ*rsidade Federal *e A*agoas
</line>
<line>
Graduaçã* em Admini*tr*ção pela **culdad* Ma*rício de Nas*a* *e Maceió
</line>
<line>
*-mail: jairo.junio*@n*i.ufal.br
</line>
<line>
L*ciana Peixo*o Santa Rita
</line>
<line>
Douto*a em *dministraçã* pel* Un*vers*dade de Sã* Pa*l*
</line>
<line>
Professo*a do *estrado em Adm*nistração Pública. Universida*e Federal de Ala*o*s
</line>
<line>
*-m*il: *ucia*a.sa**arita@feac.ufal.b*
</line>
<line>
W*sley *ieira da Si*va
</line>
<line>
Douto* *m *ngenharia da Produção p*la Uni*e*sidade Fe**r*l de *anta Cat*rina
</line>
<line>
Profe**or do Mes*rado em *dministr*ção P*blica. Uni*ersidad* Feder*l de Alago**
</line>
<line>
E-mail: wes*ey.silva@feac.u*al.b*
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Jairo Meneze* d* Barros *únior
</line>
</par><par>
<line>
C**pus A. C. *imões. Av. Lourival Mel* Mota, S/*,
</line>
<line>
*ditor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Tabuleiro do Martins, M*ceió - A*, C*p: 57072-97*,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Bra*i*.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Luciana *eixoto Santa Rita
</line>
<line>
Art*go recebi*o em
</line>
<line>
*3/*1/2022. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Campus *. C. Simões. Av. *ou**val Mel* Mota, S/*,
</line>
<line>
receb*d* em 10/*2/2022. Aprovado em *1/02/*022.
</line>
</par><par>
<line>
Tabuleiro d* Martins, Maceió - A*, C**: 57*72-970,
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. M. Barros Jú*i*r, L. P. S Ri*a, W. V. Silva
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O obje*i*o *este estudo * realizar uma re*i**o *i**emática de li*eratura dos conce*to* de
</line>
<line>
tr*nsforma*ão digita* (TD) na ad*inistração pública no Brasil. Especif**amente apresen*a os
</line>
<line>
trabalhos seleciona*o* nas base* de dados, d*s*r*ve conceitos sobre a utilizaç*o dos ter*o*
</line>
<line>
nos trabalhos de aut*res e a u*i*ização de novas ferramen*as e *nalisa a pr*du*ão de liter*tura
</line>
</par><par>
<line>
em rel*ção à
</line>
<line>
pu*l*ca**o de *r*b**hos. Com* res*l**dos, *pre*e*ta-se * comp*eensão da
</line>
</par><par>
<line>
t*m**ica em t*rmos d* digita**z*ção na admi*istração pública no Bras*l e uma discussão sobre
</line>
<line>
o uso mais in*ensivo de ferramentas tecn*lógicas, além de novas formas de es*rutur*r a gestão
</line>
<line>
e as polític*s pública*. Con*lui-se *u* tran*formação digital (TD) e a**ini*tração púb*ica se
</line>
<line>
relaci*nam e são relevantes para o aperfeiçoa**nto da administra*ão pública no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*alavr*s-chave: Transform*ção
</line>
<line>
digital. Administração Pú*lica Br*sil*ira. Revisão
</line>
</par><par>
<line>
Sistemáti*a de Lit*ratura.
</line>
</par><par>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
The ai* of th*s stu*y is to *onduct a systematic li*erature review of t*e c*ncepts of
</line>
<line>
dig*tal
</line>
</par><par>
<line>
transformation (*D) in public a*ministration *n Brazil. Speci*ically, presents th* *elected
</line>
</par><par>
<line>
work* in the databa*es, describes concept* a*out th* u*e of
</line>
<line>
the terms in the au*hors' work*
</line>
</par><par>
<line>
and the use of new t*ols, *n* *nalyzes the lit*ratur* producti*n in rel*tion to the publicatio*
</line>
<line>
of *o*ks. A* results, i* is presented the *nd*rsta*ding of the t*em* in te*ms of dig*ta*ization
</line>
</par><par>
<line>
in publ** adminis**ation in Brazi*
</line>
<line>
a*d a discuss*on a*ou* *he more intensiv* u*e of
</line>
</par><par>
<line>
technological tools, *s well as new *ays of struct*ring man*gement and *ub*ic p*licie*. The
</line>
</par><par>
<line>
conclusi*n is th*t digital transfor*atio* (TD) *nd p*blic
</line>
<line>
admini*tratio* are r*l*ted and
</line>
</par><par>
<line>
rele*a*t f*r *he im*rovement *f public a*minist*ation in B*azil.
</line>
<line>
Keywords: Digital *ransforma*ion. Braz*lian Public Administr**ion. Systema*ic Liter*ture
</line>
<line>
Review.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.5, a*t. 3, p. 45-64, ma*. 2022
</line>
<line>
w**4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tra***ormaç*o Digita* na Administração *úbli*a *rasile*r*: Um* Rev*são S*s*emática de Literatura
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seç**, serão descritos * contextual*zaç*o que a**r*a a problem*tica da pe*quisa,
</line>
<line>
os objeti*os * a estrutura do artigo.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do L*ciano e*. al (2018), a dis*ussão sobr* * transf*rmação
</line>
<line>
d*gital
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
administração pública já ult*apass* * questão de s*rviço* e***r*n*cos,
</line>
<line>
c*m * condi*ão da
</line>
</par><par>
<line>
partic*paç*o d** pessoas na*
</line>
<line>
decisões
</line>
<line>
do poder público atra*és *e m*ios digitais, pela
</line>
</par><par>
<line>
internet. D*
</line>
<line>
acordo com L*ciano et. al (2018), a prom*ç*o d* um t*po de
</line>
<line>
gover*an*a
</line>
</par><par>
<line>
es*a**lecida em meio *i*ital, que levaria à am*liação da transparê*ci* e *om a con*equ*nte
</line>
</par><par>
<line>
parti**pa*ã* mais ativa *o* cidadãos pelo uso *nte***** de
</line>
<line>
tecn*logias de informação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*omunicação as quais seriam fruto de
</line>
<line>
um* *ooperação **t*e admin*stração
</line>
<line>
*úb*ica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s**iedad* p*ra a ela**ração dess*s ferramentas.
</line>
<line>
No enta*to, a realid**e b*a*ile*ra, ainda, requer um* estrutur*ção c*da vez maior
</line>
<line>
**sses serviç*s e seu aprim*ramento, de*and*nd* u*a m*turidade da rel**ã* entre governo
</line>
</par><par>
<line>
* s**iedade *té
</line>
<line>
em *erm*s legai*, como **r*eiras, para ** avanç* *essa participação. A
</line>
</par><par>
<line>
*emátic* tr*z reflexõ*s importantes n* que tange a*
</line>
<line>
processo de *t*nd*men*o do serv*ço
</line>
</par><par>
<line>
pú*lico, com uma a**r**gem sob*e a eficiência e a o*erta c*da v*z maior de s*rviço* d*gi**is
</line>
<line>
ao *idadão, trazendo a dis*uss*o sobre govern* e*etr*nico * *erramenta* de ape**eiço**ento
</line>
<line>
dos *r*ce*s*s na administração p*blica. Nessa linh*, *i*guei*as *t. al (*01*) sublinham o
</line>
<line>
*rg*me*to de q*e a t***sformaç*o digital n* pod*r público representa uma alteração na forma
</line>
<line>
co*o as i*stituições públicas estrut*ram seus processos de *rabalho, considerand* a função *e
</line>
<line>
seus funcionári*s, o* *adrões *s*olhid*s, de aco*do com su*s r*a*i*ades * os motiv*s os *u*is
</line>
<line>
sã* decisivos para a *igitalização *e seu* *ervi**s.
</line>
<line>
* con**xto atu*l *iscute * literatura sobr* a t*ans*or*ação *ig*tal na administração
</line>
</par><par>
<line>
pública br*sil**r* em que se verifi*a *ue, de acor**
</line>
<line>
com Luciano et. al (*018), as
</line>
</par><par>
<line>
organ*zações pública* *stão ca*a v*z *ais u*ando o p*te*c*al demo*rático das tecnol*gias de
</line>
</par><par>
<line>
**formaç** e com*nicação (TI*),
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*im de pro*over o enga*amento do* ci*adãos em s*us
</line>
</par><par>
<line>
proce*sos o*g*n*zaciona*s.
</line>
</par><par>
<line>
O objetiv* da pe*quisa é realizar uma revisão s*stemática d* li*era*ura *os concei*os de
</line>
<line>
t*ansf*rmação digital (TD) e de modelos na ad*i*istração púb*ica implementad*s no Br**il.
</line>
</par><par>
<line>
Es*ecificamente a*res*nta
</line>
<line>
os **abalhos selecion*dos *as base* *e dados, desc*eve concei*os
</line>
</par><par>
<line>
sobre a util*z*ção dos term*s no* t**balhos d* autores e a utiliz*ção de nova* ferr*me*tas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
analisa a pro*uçã* *e li*eratura
</line>
<line>
em rela*ão à pub*icaç*o de tr*b**hos. Dessa forma, as
</line>
</par><par>
<line>
seguintes
</line>
<line>
perguntas de p*squisa no*teiam o
</line>
<line>
d*senv*lvimento *e*ta p*squisa: (i) q*al é a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Tere**na P*, v. 19, n. 5, art. 3, p. *5-64, m*i. 2**2
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Barros Júnior, L. P. S Rita, W. V. Silva
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
evolu**o *emporal, t*r*os e p*riódicos que vincu*am pesquisas *nvol*e*do T* *o*elos na
</line>
</par><par>
<line>
adminis**aç*o pública **p*an*a*os no Bra*il?
</line>
<line>
(i*)
</line>
<line>
q*ais *ão os *emas imp*rtant*s
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas envo*vendo TD? (iii) qu*is são
</line>
<line>
as *erspectivas
</line>
<line>
*e pesquis* para o es*ado da a**e
</line>
</par><par>
<line>
nas publicaçõ*s so*re o tema de *dministração pú*lica e trans*ormaç** digital?
</line>
</par><par>
<line>
A principal motivação para a realização da pes**isa é *mpa*ada *a relação com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relevância do *ema de *ransformação digital na administr*ção *úb*ica, *spe*ialment*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, obs**vand*-** escass* quantidade a
</line>
<line>
** pe*quisas enco*tradas com
</line>
<line>
e*sa temática,
</line>
</par><par>
<line>
qua*do são relacion*das às tecn*logi*s de informaçã* e comunic*ção *o setor públ*co, com o
</line>
<line>
foc* direcionado pa*a a gestã* púb*ica no Brasil.
</line>
<line>
A origi*alidad* do **ti*o está n* fa*o de ser um tra*alh* voltado à revisão s**temática
</line>
</par><par>
<line>
de literat*ra, *sando como método a bibl*ometr*a sobre a *em*tica sua relaç*o c*m e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrutura da administração *úblic* no p*í*,
</line>
<line>
inve**igand* s*as *plicações e **pactos de
</line>
</par><par>
<line>
reflexões q*al*tativas sobre a utili*a*ão de novas ferrament** t*c*ológicas **r meio *o
</line>
<line>
conceito de t*an*formaçã* digital no *esem*enho gerencial. Ademais, pretende-se abrir uma
</line>
</par><par>
<line>
discussã*
</line>
<line>
pa*a mel*or exe*u*ão aperf*iç*amento e
</line>
<line>
das polít*cas púb**cas, relacionado *o
</line>
</par><par>
<line>
*esult*do proporcio*ado pela te*ática, *m função *e publicações rel*tiv*s *o t*ma, e, ainda,
</line>
<line>
en*e*der se es*a relação é relevante *ara o alcance de eficiên*ia * des*mp*nho.
</line>
<line>
Como co*tribuiçã* orig*nal à literatura, este *rti*o apresenta o estad* at*al das
</line>
</par><par>
<line>
apl*ca*ões transformação digita* em adm*nistração pública. De forma geral, a*resenta
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
seg*i*te* contribuições: (i) *or*fólio de a*ti*os atualizado* e com ** r**orte temático mais
</line>
</par><par>
<line>
específ*co da TD, não cons*derando tecnologias compleme*ta*es
</line>
<line>
da tem*tica como as
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias habili*adoras; (*i) ca*po de pe**uis* identif*c*ndo pri*ci*ais *spectos, ev*lução
</line>
</par><par>
<line>
t*m*or*l, pr*ncipais autores * outros
</line>
<line>
aspecto*; (iii) lacunas e oportunidad*s *e pe*quisa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ere* expl*radas, fo*necendo *o* pesquisadores da área um panora*a g*r*l da* pesquisas e
</line>
<line>
do e*tado da arte.
</line>
<line>
A *st*u*ur* do a*tig* *st* organiza*a da *eguinte forma. A seç*o 2 apresenta o marco
</line>
<line>
con**itual e a e*trutura analí*ica. * **ção 3 des*re*e a metodologia uti*izada, u*a vez que se
</line>
<line>
*ase*a em *ce*so às ba*es de *ados resultantes *ara avaliar a temáti*a. A anál*se com*arativa
</line>
</par><par>
<line>
com resultad*s discussão é efetuada na seç*o 4. A seção *inal sintetiza os *rincipais e
</line>
</par><par>
<line>
r*sul*ado* e ap*esenta as p**ncipais concl*sões retiradas
</line>
<line>
da análi*e bibliomé**ica. *o final,
</line>
</par><par>
<line>
e*tão listad*s a* referê*cias ut*lizadas para este es*udo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n.*, *rt. *, p. 45-*4, mai. **22
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Transformação Digital na Admin*stração Pública Br*sileira: Uma *evisão Sis*emática de Li*e*atura
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
2 *ARCO **NCEIT*A*
</line>
</par><par>
<line>
Essa s*ção apresenta as bases c*n*e****is so*re transformação d*gital, i*us*rando
</line>
<line>
conceitos te*rico* n* perspectiva da administ*aç*o públic* br**ile*ra.
</line>
<line>
Na discussão teórica *obre *r*nsformação digital, e*seja q*e a te*ática se faz *r*se**e
</line>
<line>
no c*tid*ano das organizações públicas, devido, *rinc*palmente, à am*liaçã* de serviços
</line>
</par><par>
<line>
fo**ec*dos para a
</line>
<line>
cole*ividade à distâ*cia, ou seja, por meios eletrô*icos, **m vistas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diminuir custos e d*s*ânc*as, com *m serviço que busca ser m*is ágil. De *cordo com Luciano
</line>
</par><par>
<line>
e*. *l (2018), já
</line>
<line>
se *ercebe
</line>
<line>
uma mudança das ações, partind*
</line>
<line>
de um governo eletrônico e*
</line>
</par><par>
<line>
direção a uma
</line>
<line>
governanç* digital, baseada na par*icipa*ão social no p*o*e*** dec*sór*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
gove*no, caracterizando-se como uma cooperação do pode* pú*lico com a sociedade em *ue
</line>
<line>
*stá inserida.
</line>
<line>
Outros estudos **metem a** **t*resse* d* esp*cialistas en**lvidos co* a
</line>
</par><par>
<line>
admin*straçã*
</line>
<line>
pú*lica brasilei*a em que estaria numa fas* de ade*ua*ão e ampliação
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
serviço* d*sponi*ilizados digit*lmente, embora Filgueiras et. al (2019) r*ssal*em qu* o
</line>
<line>
us o
</line>
</par><par>
<line>
d*s TI*s no governo *ão algo n*vo, *nde, no momento atual, *s TIC são aplicadas na é
</line>
</par><par>
<line>
pr*sta**o de serviço* púb*icos *o
</line>
<line>
c*t*d*ano, *o*ificando a re*ação entre go**rnos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*oci**ade, de modo b*rocrátic* e até mesmo gere*cial. Co*pleta*, ainda, Filgueiras et. al
</line>
<line>
(2019), *u* * adoção de *ovas t*cnologi*s imp*i*a na melhoria de processos vi*an** *ferecer
</line>
</par><par>
<line>
serviços
</line>
<line>
ce*trados no usuário e s*r*iços ori*ntados *ara re*u**ad*s, alinha*do-se co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
administra*ão po* **sultad*s.
</line>
<line>
Nessa linha de pes*uisa dos *onceitos abord*dos, pe*c**e-se que a adminis*ração
</line>
<line>
*ú*lica brasileir*, confor*e Paletta * Moreiro-González (*020), se associa de forma mais
</line>
<line>
*ntensa com o ambiente digit*l e com a transfo*mação d*gital o* qua*s são termos ad*indo* d*
</line>
<line>
cenário *e negócios, da iniciat*v* privad*.
</line>
<line>
Uma e*te*sa literatura te* investigado muito* aspec*os sobre * di*italização, como
</line>
<line>
expli*am Palet*a e Mo*e*ro-Gonzá*ez (202*), que * termo ambiente digita* v*m d* marketin*,
</line>
</par><par>
<line>
repr*senta*do o conjunto de meios, bas*s e *erramentas *u* abre* caminh* pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rticipação de orga*ização ou marca na* mídias eletrô*icas. Enquato a tr*nsformação di*i*al,
</line>
</par><par>
<line>
de acordo com *aletta e Mor*iro-*onzález (20*0), ser** a utilização
</line>
<line>
de tecnolog*as visando
</line>
</par><par>
<line>
*riar p**cedi*entos de traba*ho junto aos cl*entes ou usuários, até mesmo alter*r os processos
</line>
<line>
o*ganizacionais atuais, com a finalidade de sat**faz** demandas de mudanças o*ga**zaci*nais
</line>
<line>
e do ambiente em que as organizações estão inseridas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a *I, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 45-64, m*i. *022
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Barros Júnior, L. P. * Rita, W. V. Silva
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, de acord* com Pa*e*t* e Moreiro-G*nz*lez
</line>
<line>
(2020), a estrutur* de tecnolog**s
</line>
</par><par>
<line>
de info*m*ção
</line>
<line>
e comun*caçã* *as
</line>
<line>
organizações em m*i* eletrônico apresenta ca*áte*
</line>
</par><par>
<line>
instantâneo, de volume, oni*rese*te e atr*vés de d*versos
</line>
<line>
meios
</line>
<line>
de mídia simultaneamente
</line>
</par><par>
<line>
interligados. Além disso, comp*etam Paletta e More*ro-Gonz*le* (2020) q*e * *ra*sfo*mação
</line>
<line>
digital mostra que o benefí*io do *primorame*to d* pr*c*ssos eletrônicos passou do m*rca*o
</line>
<line>
*ar* dive**as *reas da socie*ade, p**a as pes*oas e, sob*et*do, par* a oferta de informação.
</line>
</par><par>
<line>
*m **s aspectos impor*ant*s na
</line>
<line>
discus*ão ao abordar a relação do* co*ce*tos de
</line>
</par><par>
<line>
transformação d*gital adm*nistração *ública é amparado por Canedo et. *l (202*) e
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
s*gue* na mesma linh* *ue os gov*rno* estão impleme*tando
</line>
<line>
projetos *e transforma*ão
</line>
</par><par>
<line>
digi*al e inic**tivas por *ários motivos, de um l*do, o c*da*ã* em mu*an*as, na busca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sati*fação e ** expe*iência, *, *e outro lado, a ec*no*ia d* cu*tos. A* tra*ar d* contexto *a
</line>
<line>
tr*nsformação di*ita* no país, Canedo *t. a* (2020) mostram qu* a adminis*ração públic*
</line>
<line>
b*asileira tem i*centivado agência* brasi*eiras a transfo*mar seus serviços em **gitais (*m
</line>
</par><par>
<line>
ser**ço público *nde o*orr* eletr*nicamente) *ara *ces*o,
</line>
<line>
monitoramento e av*l*açã* pel**
</line>
</par><par>
<line>
cida*ão*.
</line>
</par><par>
<line>
Por *ua vez, Souz* e Ne*o (2020) **azem à *ona que a adm*nistr*ção p*b**ca resguarda
</line>
<line>
os i***ress*s da colet**idade, dema*da realizar um plan*jamen*o a*e*uado, te*d* *m vista
</line>
<line>
pr*piciar ap*imorados s*rviços para os usuários, que s* sujei*a ao arcab**ço leg*l e, *ambém,
</line>
<line>
a regulament*ções. *om es*a necessidad* de *elhoria dos servi*os públicos, Souza * *eto
</line>
</par><par>
<line>
(2020) afirmam qu* a transf*rmaçã* digital é *ma missão a qual
</line>
<line>
*ão depende,
</line>
</par><par>
<line>
nece**ariamente, da a*ão do *o**r pú*l*c*. *omp*eme***m, ainda, Souza e Ne*o (2020) que
</line>
</par><par>
<line>
as pessoas e
</line>
<line>
as **ganizações pri*adas também r*presenta* import*nte papel
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*enário
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudanças para u*a transforma**o digital,
</line>
<line>
com o incenti*o cada vez mais amplo
</line>
<line>
para *s
</line>
</par><par>
<line>
fe**amenta* de TIC por todo o país.
</line>
</par><par>
<line>
*ara contextualizar a ap*icação da trans*orm*ção dig*tal no Brasil, So*z* * Neto
</line>
</par><par>
<line>
(2020) re*altam que, no país, o pod*r público vem executando diversas pesquisas
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
*e*ultaram em rela*órios, sinali**n*o-s* as
</line>
<line>
ad**rsidades e brechas as *ua*s necessitam ser
</line>
</par><par>
<line>
trabalha*as pa*a aperfeiço*r as fer*a*entas de TIC, junto ao setor de t*cn*logia no merc*do,
</line>
<line>
*a*a incenti*ar o desenvol**mento ** B*asil, no que se *efere a um planejamento d* g*ver*o
</line>
<line>
digi**l e dos serviços fornecidos aos *ida*ãos.
</line>
<line>
O e*ame q*e faze* *u*tman e Macadar (2020) sobre administraç*o *ública é t*atado
</line>
</par><par>
<line>
*e*as autor*s, *o observa* que, no país, o *oder públ*co almeja *ornecer população ma*s à
</line>
<line>
c****abilida*e e transparê*cia, *ri*cipalmente levando e* consi**ração o quadro da política e
</line>
</par><par>
<line>
e*onomia à medida que foram **velado*
</line>
<line>
divers** c*s*s de crimes co*tra a adm*nistr*ç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teres**a, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-*4, m*i. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trans*orm*ção Di*i*al *a Administração *ú*lica Brasi*eira: Uma Revi**o Siste*ática de ***eratura
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
pú*l**a. Ai**a Tu*tman e Macadar (20*0) f*zem referên*ia uma necessá*ia superação da a
</line>
<line>
nova gest** públic* o* mod*lo *erencialista, chamado de New *ublic Management (NPM),
</line>
<line>
para um mod*l* de govern*nça públic* que estaria ma*s alinhado à **rticipação soc*al e com
</line>
<line>
a transpa*ên*ia, at*avés de um governo eletrônico, *e*acionado com a transformação digital.
</line>
<line>
*s auto*as Tuttman e Ma*a**r (2020), quando e*eg*m uma r**a*ão da tran*formaçã*
</line>
<line>
digital de*tro da a**ini*t*ação pública, *ost*am *ue, ao levar um servi** para um meio
</line>
</par><par>
<line>
eletr*nico, como no exem*lo do serviço *e impos*os, *odem
</line>
<line>
ser mel*orad*s os processos
</line>
</par><par>
<line>
co* a f*nalidade de se obter mais tra*sparên*ia. Seguem Tuttman e Macadar (2020)
</line>
</par><par>
<line>
afirmando qu* o m*pe*mento dos processos a serem disponibiliza*os para a po*ulação,
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
forma legal e aberta, seria *om*nte a primeira *t*pa. O a*ti*o em desta*ue busc* avaliar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
pe*q*isas
</line>
<line>
e sua* *spec*ficidades *o que se ref*r*m à apl*caç*o prática, metodo*ogias
</line>
</par><par>
<line>
util*zadas, reali*and* análises sobre o aprofundamento da disc*ssã*, pouco abordada quando
</line>
<line>
se verifica o conceit* no serviç* p*blico, qu*n*o se obse*va um determi*ado distan**amento
</line>
<line>
q*a*to ao *ema, seja pela *uestão legal *or se tra*ar de uma interferência ext*rna, advinda do
</line>
<line>
mun*o do* ne*ócios, seja pela ques*ão da li*it*çã* de *nfraestrutura e capacitaçã* d* pe*soal
</line>
</par><par>
<line>
da a*ministração pública. P*ra v*lta* a*enção para es*a t*mática d*gital, b**ca-se uma *
</line>
<line>
i*vestigação *ara colaborar com pes**isas sobre a *D na administr*ção pú*lic* brasileira.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
*e*ta seç*o, de*creve-se a meto*olo*ia da
</line>
<line>
pesquis*. Quant* *atu*e**, *egun*o à
</line>
</par><par>
<line>
B*y*an (20*1), a pesquisa é
</line>
<line>
qual*tativ* em função da ausência das métricas de número*,
</line>
</par><par>
<line>
clas*if*cados e analisa*os, não s* aplica*do t*cn*cas estatísticas.
</line>
<line>
3.1 *aract*rização da tipologia de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pesq*isa busca, de acordo com Gil (2017), *uant* *os objetivos, realizar uma
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa exploratória, tendo em vista obter
</line>
<line>
uma maior apr*ximação com a p*oblem*tic*,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
te**ar *xpl**á-lo, atra*és de um le*antamento bibliográfico do problema pesquisado por mei*
</line>
<line>
de um método b**liom*trico. Com o obj*tivo de conhecer, analisar e avali*r a lit**atura atua*
</line>
</par><par>
<line>
sobr* TD na
</line>
<line>
a**inis*ração pública no Br*sil foi reali*ada uma revisão sistemática
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
**teratura (RS*) *obre a temática, guiada pel*s *uestõ*s defini*as *a seção 1.
</line>
<line>
Ainda, conforme *il (2017), a pesquisa procura, quanto *os proced*ment** técnicos,
</line>
<line>
efetu*r uma pesquisa bibliográfica, de*ido ser fun*amentada em materi*l já conhecido,
</line>
<line>
e*pe**almente confi*urado por meio de publ*caçõe* cien*ífica*. Para definir a abordage* d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fsa*et.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Barr*s Júnior, L. P. S Rita, W. V. S*lv*
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*, co*forme Gil (2*17), o tr*balho busca entender e exp*i*ar, *entro *e d*dos
</line>
<line>
qualifi*áveis, a realidade ** cer*o* fenômenos, *tra*és de divers*s categorias sociais.
</line>
<line>
*.2 Cl*ssificação d* instr*m*ntos de coleta de dado*
</line>
<line>
A co*eta foi realizada por meio de d*dos s*cu*dários, c*letados a pa*tir de pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
bi*lio*ráfica em b*se* d* dado* Scopus Web of Science, detalh*do * mod*lo na *u*seção e
</line>
<line>
*eguinte. O pe*íodo amos*ral fora* o* últimos ci**o anos, de 2017 a *021.
</line>
</par><par>
<line>
O método de obse*vação da pe*qui** realizada neste trabalh*
</line>
<line>
se confi**ra como
</line>
</par><par>
<line>
si*t*má*ico, con*o*me G*l (2017), devido o a*tor ter escolhido antecipadamente a b*bli*grafia
</line>
</par><par>
<line>
a ser estudada e *
</line>
<line>
**cop* que s*rá analisado,
</line>
<line>
po* m*io
</line>
<line>
*e um
</line>
<line>
plano, compostos pelas
</line>
</par><par>
<line>
classificações
</line>
<line>
de *n*lise devidas, constituídos
</line>
<line>
*s objetivos *a pes*uis* a fim de realizar
</line>
</par><par>
<line>
observa*ão con*rola*a e, porta*to, qua*to aos meio*, é um* *bser*ação es*r*tu*a*a, com u*
</line>
<line>
rote*ro já *stabelecido para a pes**isa.
</line>
<line>
O p*o*ocolo de pesq*isa sist*mática da li*eratura fo* baseado no protocolo de Gi*
</line>
</par><par>
<line>
(2017). Ne*te
</line>
<line>
p*otocolo *ão pro*os*as nove et*pas para o desen*olvimento da pesquis*: a)
</line>
</par><par>
<line>
esc*lha do t*ma; b) levantamen*o bibliográfico prelimi*ar; c) for**laçã* do p*oblema; d)
</line>
</par><par>
<line>
elabora**o do
</line>
<line>
plano provisório de assunt*; e)
</line>
<line>
busc* d*s fontes; f) leitura do mat**ial; g)
</line>
</par><par>
<line>
fichame*to; h) organização lógica do assunto; e i) redaç*o do texto.
</line>
<line>
3.* *lassificação *e i**trumentos de col*ta de dados
</line>
<line>
Os d*d*s c*le**do* para *lab*raç*o dessa *esqu**a foram re*l*za*os no período d*
</line>
</par><par>
<line>
ag*sto * setembro de 2*21 e
</line>
<line>
pos s ui
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
perspecti*a transvers*l, guar*ando relaçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
concei*os interdiscipli*a*es com diversas área* d* estudo,
</line>
<line>
*nde, de for*a observa*iona*
</line>
</par><par>
<line>
*ist*má*ica, * a**lisado o estado da *rte das publicaçõ*s ao longo do p*ríodo p*squisado, p**a
</line>
<line>
que seja possível embasa* futu*as pe*quisa*.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Gil (2017), para o re*i*tro
</line>
<line>
das infor**ções, em vir*ud* da
</line>
<line>
ampla
</line>
</par><par>
<line>
diss*min*ç*o de **teria*s
</line>
<line>
bibliográficos em formato ele*rônico,
</line>
<line>
assum* grand* i*p*rtância
</line>
</par><par>
<line>
para a p*squ**a f*ita por meio
</line>
<line>
de bases de dados e si*temas de busca. Se*do assim, suas
</line>
</par><par>
<line>
fo**es são *ecundárias, *as*adas em pesqui*a bib*iográf*ca.
</line>
<line>
Os conceitos d* pe*quisa são: tran*form**ão d*gital e m*delos de a*mini**raç*o
</line>
</par><par>
<line>
pública. As bas*s de dados
</line>
<line>
Scop** Web of e
</line>
<line>
Sci*nce foram selecionadas tendo *m vist*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
a*rang*ncia dos re*ult*dos dos term*s utilizado*, onde a busca encon*ra um núm*ro amp*o d*
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. *9, n.*, *rt. 3, p. *5-64, mai. 2022 ww**.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Transformaçã* Digit*l na Admi*istração Pú*lica Bras*leira: Uma *evisão Sist*máti*a d* Lite*atura
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
tra**lho*, a*ra*és da stri*g de *usca, a seguir, *o quadro abaixo, o modelo de análise de
</line>
<line>
pes*uisa *ara os conceitos tratados no a*tig*.
</line>
<line>
** palavras-cha*es utilizadas foram: administração pública e transformaçã* digital.
</line>
<line>
Ao f*nal, f*ram e*c*nt*ados os trabal*os que resp*ndam à* *uestõ*s de pe*quis* por meio da
</line>
<line>
realização de a*ális*, com a uti**zação dos filtros de p*squi*a acima men*io*ados.
</line>
<line>
Quadro 1 - Buscas n*s bases de dad*s
</line>
</par><par>
<line>
It*ns
</line>
<line>
Ba*es de dados Scopus *e* of Science
</line>
</par><par>
<line>
String de b*sca o* palavras-ch*ve
</line>
<line>
(TITLE-ABS-K** (digital digital transfor**tio* e public AN* tra*sformat*on ) AND admi*istration TIT*E-*BS-KEY ( p*bl*c AND administ*ati*n ) )
</line>
</par><par>
<line>
T*a*al*os encontr*dos
</line>
<line>
228 31*
</line>
</par><par>
<line>
Cr*tér*os de i*cl*s*o
</line>
<line>
País (Brasil); Data de publicação (2017 * 20**)
</line>
</par><par>
<line>
Cri*é*ios de exclusão
</line>
<line>
P*rtinênci* com o te*a
</line>
</par><par>
<line>
Trabalhos excluídos
</line>
<line>
223 304
</line>
</par><par>
<line>
Trabalhos ana*isados
</line>
<line>
5 11
</line>
</par><par>
<line>
Duplica*os
</line>
<line>
3 trabalhos rep*tidos (inte*s*cçã* e*tre as bases)
</line>
</par><par>
<line>
Fil**os d* se*eçã*
</line>
<line>
Título e resu*o 7 I*troduç** e concl**ã* 6 Leitura completa 6
</line>
</par><par>
<line>
Trabalhos selecionados
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **aborados p*los a*tores (2*21)
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADO* E DISCUSS*O
</line>
<line>
A*rol**am-se os d*dos rela**vos às dimensões e fatores da *esquisa. Em seguid*,
</line>
<line>
registraram-se as as*oci*ç*es no pro*lema pesquisado, sendo aprese**a*a a aná*ise
</line>
<line>
c**parativa *a ass*ciação entre tr***fo*mação d*gi*al e ad*inistração pú*lica **asileir*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *9, n. 5, *r*. 3, p. 4*-64, mai. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Ba*ro* Júnior, *. *. S **t*, W. V. Silva
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Tra*sformação digit*l * **m*n*straçã* públic* brasileira
</line>
</par><par>
<line>
Na visã* de Luciano et. *l (2*18), constata-se que o governo
</line>
<line>
do Br*sil, seguindo
</line>
</par><par>
<line>
tendên*ia mundial, lanç*u *ol*tica de gover*ança digital (PGD) a *ual norteia * atuaç*o que
</line>
<line>
se re**re ao uso das TI*s, *entr* das *elações da **m*nistração p*blica e seu* usu*r*os.
</line>
<line>
*m seu trab**ho, Luci*no et. al (2*18) *ealizam uma p*squisa q*e re*liz*
</line>
</par><par>
<line>
levanta*ento
</line>
<line>
de barreiras para um* participa*ão social na P*D, p*rceben*o-se a influênc*a
</line>
</par><par>
<line>
das f*rrame*ta* te*nológ*cas no tr**alho exe*cido pela ad*inistração pública, com *st*do
</line>
<line>
efetu*do atr*vés de *ma p*squisa tr*nsv*rsal explo*ató*ia, te*d* um e*f**ue *uali*a**vo, c*m
</line>
</par><par>
<line>
uma cole** po* análise
</line>
<line>
documental
</line>
<line>
* e*trevist** semie*trutu**das,
</line>
<line>
o que
</line>
<line>
evidencia
</line>
<line>
p*la
</line>
</par><par>
<line>
relevân*ia da
</line>
<line>
opini*o na pesquisa, fu*dam**tal para a construção da participaç*o e**tiva
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
estraté*ia dig*tal.
</line>
</par><par>
<line>
Evid*ncia-se, no tr*balho de Filgueiras et. al (**1*), que a
</line>
<line>
visã* é bem mais no
</line>
</par><par>
<line>
s*ntido de se mos*rar
</line>
<line>
um* análise da literatu*a, com a m*d*nça *o governo eletrônico pa*a
</line>
</par><par>
<line>
um* tran*formaçã* digi*al, p*osse*uindo com o conte*to do país e alt*raçã* organizacio*a*
</line>
<line>
com *m governo com *so *ais intensivo d* tecno**g** e ainda apresenta u*a metodologia
</line>
<line>
qua*tita*iva d* pesquisa para encontr*r res*ltados.
</line>
<line>
Os autores Filg*eiras et. al (2019) a*n*a abordam o* ach*dos de *esq*isa quan*o se
</line>
</par><par>
<line>
discu*e preferência dos *gentes públicos pela di*poni*ilização a
</line>
<line>
dos se*viços públicos em
</line>
</par><par>
<line>
me*os
</line>
<line>
digitais * a *ificul*ade e* se conce*er a ad*inistração p*blica b*asileir* como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
platafor*a dig*tal, de*onstrando-se que * transformaçã* *os serviços em dig*tais
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
compreendida na* muda*ças *nstitucionais por conta de variáveis de gestão internas.
</line>
</par><par>
<line>
Para os a*tores P*letta e M*r*iro-González (2020), ocorr* qu*, atravé*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
tran*forma*ã* digita*, *e verifica a a*ordagem e*c*ssa para *rocessos de se*eção de concursos
</line>
<line>
públ**os *ar* atividades de**mpenhadas em c*rtames *e se*eção, de*sa forma, mostra-se
</line>
<line>
bastan*e re*evan*e *ispo* d* co*hecimento tecn*lógico para realização d* *el*ores serv*ços,
</line>
</par><par>
<line>
se*do q*e
</line>
<line>
estes último* preci*am de um* ori*ntaç*o voltadaa o *su*rio na dis*os*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
al*ançar es*es res*lta*os.
</line>
<line>
A transfo*maç*o dig*t*l, segundo Paletta e Moreiro-Gon*ález (2020), alterou a fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
d* trabalho dos s*rvidores, especialmente a*ue*es profissionais que *rabalham
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
infor*ação, em termos de s*u
</line>
<line>
*cesso, confia*il*dade e dispon*bi*idade das inf*r*aç*es,
</line>
</par><par>
<line>
i*c**íd*s as
</line>
<line>
cap*cida*es de comunicação e êxito que e*sa* ferramen*as *ecnológicas
</line>
</par><par>
<line>
ofere***.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*r*sina, v. 1*, n.5, *rt. 3, p. 4*-64, ma*. 2022
</line>
<line>
www4.fsa**t.c*m.b*/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Transfor*ação *ig*tal na *dministração Públi*a Brasile*ra: Uma Revisão *istemática de Lit*ratura
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
No t*xto *e Canedo et. al (2020), embora as vantagens *e mostrem indiscutíveis,
</line>
<line>
existe* vári*s *ormas de se t*atar o p*ocess* de tr*nsformaçã* *igital no governo, sen*o que
</line>
<line>
os países *dotam di*erentes maneiras d* colocar em prática esses ser*iços dig*t*i*, a depender
</line>
</par><par>
<line>
*as e*trat*gias e condi*ões. Dessa *o*ma, ainda de acordo *om Canedo et.
</line>
<line>
a* (2020), é *ais
</line>
</par><par>
<line>
difícil efe*uar co*pa*a*iv*s en**e **íses referente* ao desenvolvim*nto na e*tratégi*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*erviços digitais, porém e*istem
</line>
<line>
relatórios que co*param * sã* abordados no trabalho dos
</line>
</par><par>
<line>
autores.
</line>
</par><par>
<line>
Esse trabalho de Caned* e*. al (2020) pe*mit* obs*rvar q*e * pr*cesso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
transformação digital
</line>
<line>
*os s*rviç** da adminis*raçã* púb*ica *rasileira, ago*a,
</line>
<line>
se mantém
</line>
</par><par>
<line>
como pre*á*io e deficiente, conforme os *studos comp*rativos *r**alhad*s pel*s autores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
analisa*os em **a invest***ção. Ainda, se*und* Canedo et. al (*020), o poder público *o
</line>
</par><par>
<line>
Brasil necessita dispo*
</line>
<line>
de tecnologia a qua*
</line>
<line>
c*ntabilize os valores dos *erviços públic*s,
</line>
</par><par>
<line>
dev*do a *esulta*os insatisfató*ios, estes reportados em re**t*r*o* do Ministér*o Púb***o.
</line>
<line>
Con*orme Can*do et. al (*020), se *az ne*essá*i* mel*ora* a coleta de dados para
</line>
</par><par>
<line>
serem trabal**dos os custos dos serviço*, *om o uso
</line>
<line>
de ferramentas para se avaliar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
experiência do usu*r*o, po*endo a administração pública *rasileira o*ter u* retor*o d*
</line>
<line>
*idadão *obre a pr*sta*ão d*s serviços, *is*ndo corrigir s**s falhas, caso se*am encontradas.
</line>
</par><par>
<line>
Essa análise
</line>
<line>
dos *utores Ca*edo et. (2020), com base nas *esqu*s** *omparativas al
</line>
</par><par>
<line>
rea*izadas, p*de funda*entar, inc*us*ve, uma av*liaç*o para fornecim*nto
</line>
<line>
de outros novos
</line>
</par><par>
<line>
serv*ços pa*a os cid*dã*s, s*naliz*ndo p*ra nec*ssidade de capac*tação para *a*ilitar o uso das
</line>
</par><par>
<line>
tec**logias. O estudo
</line>
<line>
de Canedo et. al
</line>
<line>
(2020) mo**ra
</line>
<line>
q*e na admini*tr**ão
</line>
<line>
pública fe*eral
</line>
</par><par>
<line>
ex**te um processo para a ampli*ç** da digita*ização do* serviços p*b*icos, com um intenso
</line>
</par><par>
<line>
trabalho a ser feit* visando
</line>
<line>
aprimorar os ser*iços *isponib***zado* e
</line>
<line>
para um melhor
</line>
</par><par>
<line>
atendimento *os usu*rios dos serviços públicos de forma *ais eficaz.
</line>
</par><par>
<line>
O ponto de v*sta de So**a e Neto (2020) sobre a t*ansformaç*o d*gital
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
administração pública vem na *i**ção de qu* o
</line>
<line>
conce*t* *as c*dades
</line>
<line>
inte*igen*es aparece
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modo a ser uma fe*ramenta *e a**rf*içoam*nto dos serviços públicos fo*necidos pa**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*pulação, *undamentadas *as TIC* as *uais disp*n*bilizam o* s*r*iços e o vol*me de
</line>
<line>
informações em me**s el*trônicos.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, So*za * Neto (2020) a**g*m qu*, *t*avés *e
</line>
<line>
pl*tafor*a* digitais
</line>
</par><par>
<line>
elaboradas d* forma comp*exa * e*iciente, a* ferr*mentas de te*nologia a*abam
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
inc*rp*rar um conjunto de meios
</line>
<line>
ele*rônicos **e permitem def*n*r a ideia
</line>
<line>
de cidades
</line>
</par><par>
<line>
int*ligente*, *or meio
</line>
<line>
de uma in*eração direta com os cidadãos e, em v*sta
</line>
<line>
disso,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ropor**onam uma *espost* adeq*a** e rápida para as d*mand*s po* ser*iços públic*s.
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 5, art. 3, *. *5-*4, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Barros Júnio*, L. P. S Rita, W. V. *ilv*
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Prosseguem S*u*a e N**o (2*2*) traze*do a ideia de que se necessi*a colocar em
</line>
<line>
primeiro plano uma *tuaçã* em prol da *r**s*or*a*ã* digital, na procura por u** exc*lênci*
</line>
</par><par>
<line>
nos serv*ços fornec*dos par* a popu*ação, com uma
</line>
<line>
ec*nomia de custos e competi*iva,
</line>
</par><par>
<line>
gera*do opo*tunidades e atrav*s de política* públi*a* mais a*ser***as e avançadas *m termos
</line>
<line>
de q*alidade.
</line>
<line>
Ne*sa realidade, Souza e *eto (2020) *ropõem q*e as chamadas cida*es inteligentes
</line>
<line>
sejam l*cai* que utilizem *erra*entas tec*ol*gi*as, *endo em vista a promoção da s*tisfaç*o
</line>
</par><par>
<line>
dos cidad*os, por me*o da acessib*lidade e
</line>
<line>
con*iabilidade das inform*ções, de forma
</line>
</par><par>
<line>
ag*liza*a, sem esque*erem uma melh*r adeq*ação *conômica p**a a soc*edade, incl*indo
</line>
<line>
tod*s o* *suário*.
</line>
<line>
No traba*ho de Tutt*an e Macadar (202*), * apresentada uma apl**ação mista de
</line>
<line>
pesquisa em torno d* tran*formaç*o digita* voltad* pa** uma ad*inistração p*b*ic* es**cífica
</line>
<line>
estadual, por m*io *e uma aná*ise mist*, qualitat*va e conce*tual, e depois quantitativa, onde
</line>
<line>
mostra qu* a digita**zação de serviços *om * finalidad* de ating*r os usu*rios, *endo em vista
</line>
<line>
pr*pic**r a in*egr*çã* do po**r público junto aos ci**dãos, além de demonstra* uma
</line>
</par><par>
<line>
volun*arie**de di*nte da o**niã* pública, pode ser uma
</line>
<line>
oport**idade a ser aprov*ita*a co*
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção à utilização
</line>
<line>
de ferramentas tec*ológicas q** facilitem o *roces** de *ra***ho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
melhor* os s*rviços.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa d* v*lor com base na trans**rma*ão di**tal, pr*posta p*r *uttman
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Macadar (2020), mostr* *ue, e*bora não se tenha ao certo o tamanho ** va*or *anho c*m a
</line>
</par><par>
<line>
ap*i*aç** dos servi*os *igi*aliza*os,
</line>
<line>
*em-se um ga*h* no pro*esso *e trabalho jun**
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
clien*es, devido à *aior satis*ação com os se*viços p*estados, por co*ta *a ma*or agilidade e
</line>
<line>
transpa*ência na ent**ga das demanda*.
</line>
<line>
*.* Resultados da anál*se
</line>
<line>
Na aná*ise bibliomét**ca, os conc*i*o* s*o inten*a*ente ab*r*ados, p*inci*almente nos
</line>
</par><par>
<line>
traba*hos
</line>
<line>
**s auto*es Luciano et.
</line>
<line>
*l (2018), Filgueiras et. al (2019),
</line>
<line>
Ca*edo et.
</line>
<line>
al (2020)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Tuttman e *ac*dar (2020), de forma que *ão trata**s não **mente as teor*as, como ta*bém
</line>
<line>
*ão pesq*isadas suas r*laç*es, co* *i*erentes *ipo* de le*antamentos, co* esferas de governo
</line>
<line>
por meio d* dad*s sec*ndário* e até de pesquis*s com entr*vista*, junto aos a*entes públ**os
</line>
<line>
*o* perc*pções qua*t*tat*vas e *ualitat*v*s, deix*ndo *sses trabalhos com mai*r aderên*ia à
</line>
<line>
pesquisa deste *rtigo. Aba*x* segue nuvem de pa**vra* dos *rabalhos s*lec*onado* em que se
</line>
<line>
destaca * ênfase para as palavras-chave d*ste artigo.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tra*sformação Di*it*l na Administração *úblic* Brasileira: Uma Revisã* *iste*ática de Litera*ura
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - *u*em de pa*avras dos trabalh*s se*ecionados
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborad*s pelos autores (2021)
</line>
<line>
Os achados da r*visão sistem***ca realiz*da d*monstram qu* foram encontrados
</line>
<line>
t*a**lhos co* perti**ncia ao t*ma, mas que *usca* *bje*ivos dist*nt**, sendo que a maior
</line>
<line>
part* dos t*abalhos aprofunda ba*tante o t*ma, espe*ial*ente os trabalhos em **bl*cações
</line>
<line>
estrangeiras, os quais utilizam metodologias com ferram*ntas que possi*ilitam uma
</line>
<line>
observação *ais clara s*bre os temas de i*ves*ig*ção.
</line>
<line>
Os traba*hos investigados apontam uma intensa utiliza*ão de abordagem voltada para
</line>
<line>
o ambi**te empírico, po**m a c**te*tualiz*ção é distinta, me*mo *ue os **xt*s sejam
</line>
<line>
pro*uzidos p** auto*es b*a*i*eir*s, p*is as p*bl*c*ções r*alizadas no exterior acabam
</line>
</par><par>
<line>
real*zando uma co*ceitua*ão
</line>
<line>
dos princ*pais tema* abordados neste trabalho,
</line>
<line>
in*lu*ive com
</line>
</par><par>
<line>
refere*cia* teó*i*o e **álise
</line>
<line>
ac*rc* dos perío*os hist*ricos de *eterminados *odelos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
adminis*r*ção pública e *ua relação com a *ransf**mação digi*al, em si*uações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aplicabilidade *a *e*ria e pr*tica, onde *ão feitos estudos c**pa*ativo*, pe*q*isas e
</line>
<line>
levantame*to*, com o u** de mé*ri*as que v*sam à defini*ão d* *adrões e resultad*s para os
</line>
</par><par>
<line>
prob*emas *e pe**uisa. Abaixo *egue o qu*d*o 2 *ue apont* os *u*ores, a n*cionali*ade
</line>
<line>
ea
</line>
</par><par>
<line>
p*bli*ação em *ue foram tornados públicos os tra*alh*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, *. 1*, n. 5, art. 3, *. 4*-64, *ai. 20*2
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Barros Júnior, L. P. S Rita, W. V. Silva
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Qua*r* 2 - Trab*lhos sel*cionados na* bases de *ados
</line>
</par><par>
<line>
Item
</line>
<line>
Autores
</line>
<line>
Ano
</line>
<line>
Publica**o
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
LUCI*NO, E. M.; WI*DENHÖFT, G. C.; ***T*S, F. P.
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
ACM Interna*ional *onference Pro*eeding Se*ies
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
FILGUEIRAS, F; CIR*NO, F; PALOT*I, *.
</line>
<line>
2019
</line>
<line>
Latin American Poli*y
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
PALETTA, *. C.; MOR*IRO- GONZÁLEZ, J. A. O.
</line>
<line>
2020
</line>
<line>
Inf*rmaç*o & So*ie*ade: Estudos
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
CANEDO, E. D.; TIVES, H. A.; CERQUEIRA, *. J.
</line>
<line>
2020
</line>
<line>
IC**S 2*20 - Proceedings o* the 22*d Internat*onal C*n*erence on Enterpri*e Inf*rmation *yste*s
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
S*UZA, P. V. N. C. S.; NETO, *. *. S.
</line>
<line>
20*0
</line>
<line>
R*vis*a Jurí*ica
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
*UT*MAN, *.; MACA*AR, M. A.
</line>
<line>
2020
</line>
<line>
ACM Interna**onal Conference Proc*eding *erie*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab**ados pel*s au*o**s (202*)
</line>
<line>
Observa-s*, d* a**rdo co* o grá**co 1, *ue o *ercentual de 66,6*% das publi*ações é
</line>
<line>
*e*erente *o an* de 2020 c*m *bordagem so**e o tema de*t* ar*igo, *endo que 16,66% das
</line>
<line>
publicaçõe* s* re*er*m ao an* de 2018, c*m um* publicação, e o me*mo perce*tual é
</line>
<line>
re*erente ao ano *e 201*, ta*bém com uma publi*ação.
</line>
<line>
Gráfico 1 - Cro**log*a das publicações
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Ela*or**o pel*s autores (2021)
</line>
<line>
Constata-s*, ain**, de acordo com o qua*ro 2, que 67% das pub*icações acerc* do
</line>
<line>
tema abo*dado f*ram pu**icadas fo*a do país, utiliz*ndo, *nclusive, *stu**s co**arativos com
</line>
<line>
outr*s paíse*. No e*tanto, no *ontex*o *rasile***, *profundando o *ratamen*o dos *o*ceitos
</line>
<line>
**v. FSA, T*resina, v. *9, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*ans*or**ç*o Digital na Admini*t*ação Pública Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
des*e art*g* n*s debat** e* territó*io* es*r*n*eiros, os tr*balhos em publicações nacionais
</line>
<line>
selecionados r*presen*a* 33% dos trabalhos seleci*nados, que, emb*ra s**a* de publica*ões
</line>
</par><par>
<line>
*acionais, abo**am re*l*dades mais espec**i*a*, trat*ndo os conceitos d* pesqu*sa de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
form* mai* general*zada, ev*denciando-*e o pouc* debate e* território nacional sobre o t*ma.
</line>
<line>
Gr*fico 2 - Nacion*l**ade da* publicações
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elaborado p*los autores (2021)
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Discu*são
</line>
</par><par>
<line>
*ercebe-se que os t*aba*ho* de publi*ações no exteri*r demonst*am
</line>
<line>
*ma f*rte
</line>
</par><par>
<line>
relev*nc*a c*m o que é abordado nas qu*stõ*s for*uladas, *m*ora com objetivos gerais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*specífi*os *ifer*n*es, como pode ser *bservado *a publicação d*s
</line>
<line>
aut*res Luciano et. al
</line>
</par><par>
<line>
(201*). Nesse trabalh*, investigam
</line>
<line>
* temáti*a de aumento da pa*ticipa*ão
</line>
<line>
po*ular na
</line>
</par><par>
<line>
a*mi*istr*ção pública, p** *eio de um gov*rno di*italiz*do, pela per*epção dos gestores
</line>
<line>
p*blic*s pes**isados. A p*squi*a dos autores citados oc*rre* por meio d* p*squis* qua*i*at*va
</line>
</par><par>
<line>
exp*oratória e foram *e*antadas barreira* em bus*a
</line>
<line>
na literatura, onde
</line>
<line>
são *etr*tadas as
</line>
</par><par>
<line>
p*lític*s do gov*rno brasil*iro e suas *stratégi*s para atuaçã* digital, trazendo as pessoa* para
</line>
<line>
uma *ai*r participaç*o e ainda os ent*aves para que isso aconteça.
</line>
</par><par>
<line>
Na publicação de Luc*ano et. al (2018), os
</line>
<line>
autores co*cluem, em sua pesquisa, que
</line>
</par><par>
<line>
*ara uma chamada governan*a digital é imp*r*ante que se c*l**uem os cidadãos no
</line>
<line>
cen*ro
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. *, a*t. 3, p. **-64, mai. 20*2 ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Bar*os Júnior, L. P. S *it*, W. V. S**va
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
d*s *o***icas pública* * que ma*s *ções sejam fei*as no in*uito *e se aprimo*a* e s* *x*lorar a
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsparênc*a *a* info*maçõ*s c*m maio*
</line>
<line>
segura*ça
</line>
<line>
pa** as p*ssoas e que as pesq**s*s
</line>
</par><par>
<line>
p**curem encon*ra* os o**tá**los
</line>
<line>
estruturai* e culturais d* s*ci*dade, *un*o ca*a a
</line>
<line>
um dos
</line>
</par><par>
<line>
cidadã*s e nã* somen*e *e*tr* da própria a*ministração pública.
</line>
<line>
Filgue*ras *t. al (2019) apont*m uma *esquisa sobre preferências sob*e digi*alizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de *erviços
</line>
<line>
públicos, enfa*iz*ndo isso através de p*squisa com ba*e em dados secundários,
</line>
</par><par>
<line>
*undame*t*dos em indicadores d* censo no serv*ç* públ*co realizado p*la ENAP ** que s*
</line>
</par><par>
<line>
bu*ca entend*r, p*r mei* a*áli*es *uantitativas d* s*rv**os
</line>
<line>
públi**s, a j**tificativa qu* leva
</line>
</par><par>
<line>
det*rm**ados se*viços * serem *ais informatizados que outros, seja pela adesão do público,
</line>
<line>
s*ja *ela ***staçã* de serviço pelos se*v**ores * a *s*rutura *a qu*l estão i*seridos, acaba por
</line>
<line>
eviden*i*r *ue * necessári* obter dos usuários um **ior *n*eres*e, tam*ém, em pa*ticip*r do
</line>
<line>
processo, através de su*s *piniõe* e pon*os de vista *ara *ue a *ran*formação dig*ta* sej*
</line>
</par><par>
<line>
revisada *o
</line>
<line>
poder *úb*ico, salientan*o-se
</line>
<line>
que não é um p*ocesso homog**eo, mas sim,
</line>
</par><par>
<line>
het*rogêneo e gradativo, de acordo com as capacidades es**tais, para a aplicação da TD.
</line>
</par><par>
<line>
O *raba*ho *e Canedo e*. al (2020), por sua
</line>
<line>
v*z, mostra o ce*ário atual do* serviços
</line>
</par><par>
<line>
públicos brasilei*os e sua p*squi*a traz reflexões sobre * que o cidadão e**era
</line>
<line>
para e*sa
</line>
</par><par>
<line>
a**inistraçã* *ública mais modern*zada, compat*bili*ando-*e com * visão dos out*o* t*xto*
</line>
</par><par>
<line>
sel*cionados, mas, c*m um de*alhamento *obre as polít*cas e le*islações na áre*
</line>
<line>
digit**
</line>
</par><par>
<line>
aplicadas no âmbito feder**. As*im, efet*a u*a anál*se, por meio de questio*ário que busca
</line>
<line>
resposta* em r*laçã* aos ser*iços digitalizados já em *rá*i*a *elo governo e expectativa sobre
</line>
<line>
o pr*cess*. C*nstata-s*, entã*, a necessidade de se m*dar a vi*ão dos agentes públic*s *ar* *
</line>
<line>
implant*ção de um gove*no digital mais p**parado para atend** a*s anseios dos cidadãos.
</line>
<line>
Com efeito, demo*stram, em se* trabalho, Tutt*an e Macadar (202*), qu* os modelos
</line>
<line>
*e admini*traçã* pública *o **nte*to histórico no Br*sil *êm relação intr**seca com a forma
</line>
<line>
como são pr*sta*** os ser*i*os públicos aos usu*rios, s*lient*ndo-se que ainda se vivencia
</line>
</par><par>
<line>
um período de estruturação
</line>
<line>
do atendimento ** meios digitais ju*t* à populaçã*,
</line>
<line>
vi s t o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
exist* um *ovi*en*o de burocra*ia na gest*o, e os auto*es relatam *ue es*aria vinculado * um
</line>
</par><par>
<line>
modelo
</line>
<line>
gerencialista, onde se necessita
</line>
<line>
*mp*iar *s meios
</line>
<line>
de transfo*maç** dig*tal, onde
</line>
</par><par>
<line>
propõ*m um m*delo conceitua*, basea*o em robusta revisão de l**erat*ra, mai* voltada p*ra
</line>
<line>
um* pesqui*a-ação, de evolução para u* *erviç* público digitaliza*o, que in*orpo*e valor
</line>
<line>
*gregado e, ao mesmo tempo, reduza cu*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Enquanto se examin*m os *raba*hos
</line>
<line>
de auto*es
</line>
<line>
das *ublicações em periód*cos
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros, ** mes*** acabam tratando de problemas que
</line>
<line>
não *uscitam uma
</line>
<line>
an*lise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*eito*, mas sim, uma abordag*m da apli*ação dos co*c*ito* em si*uações
</line>
<line>
específic*s,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-*4, mai. 20*2 www4.*sa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Trans*o*mação *igital n* Admin*stração Públi*a Brasil**ra: U*a Revisão Sistemátic* de Literatura
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
*omo no tra**lho d* Palett* * Mor*iro-*onzález (20**), que bus*am tange**iar o t*ma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t**nsformaç*o digital no s*ntido de l*var p**a
</line>
<line>
um entendi*e*t* da re*evâ*cia de
</line>
</par><par>
<line>
conheciment*s tecnológicos pa*a obtenção de êx*to em seleção de profissionais de informaçã*
</line>
<line>
p*r meio de editais públi*o*.
</line>
<line>
Paletta e Moreiro-González (2020) leva*tam a* m**hor*s *r*ti*as *a a*ministração
</line>
<line>
pública *a *la*oraç*o desses processos e ainda estudam os v*lo*es dados a essa qualificação
</line>
<line>
no cen*rio digi**l em que se ava**a, nessa mes*a *inha, a u*ilização d* mei*s digitais p*lo
</line>
</par><par>
<line>
poder
</line>
<line>
*úbli** brasileir*, espec*ficamen*e em p*oc*ssos *e sel*ção, verifi*ando-se q** não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
s*tisfatório * envol*i*ento do setor públic*
</line>
<line>
co* esse co*promi*so de atualiz*ç*o
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
práticas
</line>
<line>
em ** mu*d* cada ve* ma*s *igital, s*ndo preciso evoluir n* iniciativa que **s*
</line>
</par><par>
<line>
ape**e*çoa* a tran*formaç** digital e, consequentem*nte, a qualifi*aç*o especializada para
</line>
<line>
que s* atenda de *ma *elhor forma *s e*pec*ativas *os usu*rios.
</line>
<line>
Com uma abordage* qua*ita*iva, em s*tuaç*o mais ampl*, Souz* * Neto (2*20)
</line>
<line>
efet*am uma *esqu*s* bibliogr*fi*a, explo*atória * descritiva, tendo em vista uma
</line>
</par><par>
<line>
funda*e*ta**o *a
</line>
<line>
lite*atura q*e se relac*ona
</line>
<line>
com a transformação digital de form*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
demonst*a * s*a re*evância e* termos g**ais com os conceitos das cidade* intelige*te*,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
seria* por si só uma conce*tu*ç*o c*m intensa am*li**d*, sem delimitaçã* geográfi*a.
</line>
</par><par>
<line>
Por sua v*z, Souza e Neto (2020) l*v*m a discu**ão p*ra uma b*se teó*ic* a **al tr*z
</line>
</par><par>
<line>
as iniciativas
</line>
<line>
de gover** no B*asil, com maior utili*a*ão *e tecnolo*ias da info*m*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comunicação e, além d*sso, par* modelos
</line>
<line>
de administração pública *ssoci*dos com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
iniciativa pri*a*a, es*ecialmente por *eio das chamadas p*rcerias p*blico-p**vadas, traze*do
</line>
</par><par>
<line>
o c*ná*io legal da tran*formação digital a *n*lise d* literatura a qual també* e
</line>
<line>
demonstra
</line>
</par><par>
<line>
*emelhante a este *r*i*o, que os c**ceitos de fe*ramentas tecnológic*s aliadas à ad*ini*tração
</line>
<line>
*ública v*m sendo ab*rda*os c*m *ais fre*uê*cia nos úl*imos anos e qu* os t*abalhos ain*a
</line>
<line>
s*o escass*s *o B*asil, distr*buídos de f*r*a ainda desigual nas regi*es do B*asi*.
</line>
</par><par>
<line>
Afir*am Souza e Neto (2020) que * *o*sível
</line>
<line>
uma mudança a p*r*ir *e u* processo
</line>
</par><par>
<line>
oriundo da
</line>
<line>
*tua*ão de lideranças polític*s,
</line>
<line>
*ma participaçã* s*cial e *om as parcerias entre
</line>
</par><par>
<line>
poder público e *niciat*va p*ivada em que o cenário d* *r**sf*rmação digital seja ex**ndido
</line>
<line>
*a rea*idade b*asil*ira, s*ndo q*e, para tan*o, o estímulo e o *porte em pesquisas acadêm*c*s
</line>
<line>
são cruciais para * desenvolvimento de *ovas te*nolog*as, me*ho*ia da qua*id*d* de vida nas
</line>
</par><par>
<line>
*id*d*s e dos cid*d*o*, com mais qualificação dos mes*os e te**ência pa*a dinamizar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
econ**i*.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, ao **a*ar *obre a análise
</line>
<line>
compara*iv* de t*dos os trabal*o* *e*quisados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s**eciona*o*, os trabalhos publica*os fora do país, sobret*do
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
m*is recen*es, *os a*tores
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Tere*ina P*, v. 19, n. 5, art. 3, p. 45-64, m*i. 2022
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. M. Bar*os Júnior, *. P. S Rita, *. V. Silva
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
Fi*gueiras et. al (2019), Caned* et. al (2020) * Tuttman e Ma*adar (2020), public*dos nos
</line>
<line>
*n** de 2019 * 2020, são os qu* **re*en*am aspectos ma*s ad*re*tes ao objetivo geral *este
</line>
</par><par>
<line>
artigo que se bu*ca responder e* se* problema d* pesquisa, vis*o que conceit*am *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualificam o *eb*te com e**d*ncias assertivas sob*e a aplic*ção *e**ica e prática da temática
</line>
<line>
dest* pes*ui*a sistemát*ca.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
<line>
Destaca-se qu* foi possível responde* às questões propostas, * me*ida *ue a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
realizada con*tatou que a transformação di*ital um tema emer**nte, sobretudo e* ** é
</line>
</par><par>
<line>
cenário de constantes mudanças
</line>
<line>
enf*entadas em todas as esferas, seja na ini*iativa privada,
</line>
</par><par>
<line>
q*e fornece te*no*ogi*s que dão supo*te
</line>
<line>
para uma melhoria *o aspecto
</line>
<line>
de pr**essos
</line>
</par><par>
<line>
*r**nizacionais, **m *fe**a de ferramentas
</line>
<line>
d* TIC para a facilit*ç*o do *rab*l*o, sej*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
administração pú*l*ca, qu* já *pre*enta inic*ativas de go*erno eletr*nico, com vistas a ev*lui*
</line>
<line>
para uma pa*ticipa*ão social pel* disp*n*bilização cres*ente *e dados abertos.
</line>
</par><par>
<line>
P os t o i s s o, o
</line>
<line>
*b*etivo do trabalho *oi alcançado,
</line>
<line>
vist* que a re*isão sis****ti*a de
</line>
</par><par>
<line>
li**ratu*a dos co*ceitos de tr*nsformação dig*ta* (T*) e de mo*elos *e *dminis*ração p*b*ica
</line>
<line>
imp*ementad*s n* Bras*l f*i realiz*da dent*o de sua prop*sta apresen**d*, incl*indo os
</line>
</par><par>
<line>
objeti*os *s*ecíf*cos qu* *ermitiram *ma discu*sã* ampla, levant*n*o o* c*ntexto* e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
p*ot*colos de p*squisa. A pesq**s* **opici*u um apro*u***mento dos conc*itos, relaciona*os
</line>
<line>
entre si, com *ista* a fort*lecer a *nvestiga*ã* s*bre * e*tado ** arte da t*mát*ca. Verificou-s*
</line>
</par><par>
<line>
*ue os dois *onceitos se relacionam e que
</line>
<line>
é rele*ante para o aperfeiçoamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*o*ernização digital da ad*in**tração públi*a *o Brasil.
</line>
<line>
Os resultados revelam que o tratamento do conceito *e transform*ç*o digital en**lve
</line>
</par><par>
<line>
enf*ques *o**ados para uma admi*istraç*o por result*d*s, in*erido
</line>
<line>
nu*a v*são de maior
</line>
</par><par>
<line>
ampl*açã* d* *o*ume ** **formações par* o *idadão para um me*hor desempenho
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ad*inist*a*ão pública, coloc*ndo-se de form* ma** intensa uma abord*gem mais tecn*cista e
</line>
<line>
geren*ialista.
</line>
<line>
De form* geral, os resulta*os apontam um* maio* f*ndame*tação teór*ca e um maior
</line>
</par><par>
<line>
inter*sse para os con**it*s pes*uisados, com o inc*ntivo da
</line>
<line>
pesquisa sobr* * tema, mes*o
</line>
</par><par>
</page><line>
com as *imitaç*es sobre a quantidade de tr*balhos enc*nt*ados, tendo em vis*a um p*ríodo
</line>
<line>
pequeno de publicaç*e* en***tradas, *endo *aior esse número no* úl*imos três an*s. *ntão,
</line>
<line>
fica a concepção dest* trabalho *ob** os *o*ceitos e a temát*c*, qu* t*ve como finalidade dar
</line>
<line>
suporte expl*ratório pa*a futura* *esquisas.
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresi*a, v. 19, n.*, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fs*net.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Transformaç*o Digital na Admi*istração Pública Brasil*ira: Uma Revisão Sistemática *e *iteratura
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Algum*s *im*taçõe* deste estudo podem ser ap*ntadas, como: (i) apena* d*as ba*e*
</line>
<line>
científicas f*ram cons*derada*. No fut*r*, estudos mais a*pl*s *odem *ncluir outros
</line>
</par><par>
<line>
r*pos*tórios; (ii) ap*nas art*g*s recen*es *or*m
</line>
<line>
analisad*s, *pesar *e
</line>
<line>
*m *os ob*etiv*s
</line>
</par><par>
<line>
cons*dera* publicações re*ente* par* fornece*
</line>
<line>
o es*ágio d* arte *tua**zado. Todav*a, *m
</line>
</par><par>
<line>
período maior de análi*e pode fornec** novos ach*dos de pesq*is*.
</line>
<line>
Os resultados *l*ança*os n*sta pesquisa n*o apontara* c*nclus*es d**ini*ivas,
</line>
<line>
registrando a necess**ade de out*a* li*has de pesqu*sa como pers*ec*i**s futu*as qu* devem
</line>
</par><par>
<line>
ser
</line>
<line>
orga*izadas a partir dos debates
</line>
<line>
*cadêmic* e político, originando políticas
</line>
<line>
*ue s*jam
</line>
</par><par>
<line>
direcionadas *ara um **x de **líticas que incluam educação, *nova*ão, políticas de inovaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
*ntre
</line>
<line>
outra*, que v*sa* ao refor*o *a
</line>
<line>
estrutur*
</line>
<line>
di*ital *ue es*á **
</line>
<line>
base d* *dministração
</line>
</par><par>
<line>
públi*a br*sileira, ao mesm* tempo em que se prosse*uem os estudos sobr* as oscilaç*es do
</line>
<line>
*erc*do co*ducente* à cons*ant* ada*tação do proc*sso.
</line>
<line>
R**ERÊN*IAS
</line>
<line>
*RYMAN, A. So*ial **search Methods, Oxford *niversity *res*, 2015.
</line>
<line>
C*NED*, E. *.; TI*ES, H. A.; CERQUE*RA, A. J. Citiz*n\s per*eptio* of public services
</line>
<line>
di*iti*ation and automation. ICE*S 2*20 - Pr*ce*dings o* the 22*d In*er**tional Conference
</line>
<line>
on Ente*prise *n*o*mation Syst*ms, vol. 2, p. 754-761, 202*.
</line>
</par><par>
<line>
FILGUEIR*S, F; CIRENO, F; *ALOTT*, *. Digit*l Tra*sformat*on
</line>
<line>
*nd Publi* Servi*e
</line>
</par><par>
<line>
D***very in *razil. *atin Americ*n Policy, vol. 10, n. 2, p. 195-*19, 201*.
</line>
<line>
GIL, A. C. Como E*aborar Proj*tos de Pesquisa. 6ª. ed. São Paulo: *tla*, 2017.
</line>
<line>
LUCIANO, E. M.; W*EDENHÖFT, G. *.; SANTOS, F. P. P*omoting soci*l participati*n
</line>
<line>
thr*ugh digi*al governance: Identi*yin* barrier* in the brazilian public administrat*on. ACM
</line>
<line>
International **nf*re*ce Pr*ceeding Series, p. 419-427, 2018.
</line>
<line>
PAL*TTA, F. C.; M*R*IRO-GONZÁL*Z, J. A. O reflexo da transform*ç*o digital nas
</line>
</par><par>
<line>
atividades e conhe*ime*tos *equeri*os nos conc*rsos pú*lico*
</line>
<line>
*ara profissionai* da
</line>
</par><par>
<line>
Info*mação no B*asil. Info*m*çã* & *ocieda**: Es*udos, [*. l.], v. 30, n. 2, 2*20.
</line>
<line>
SOUZA, P. V. N. C. S.; NETO, R. D. S. *e*specti*as das cidades inte*igentes na
</line>
<line>
administração públ*ca *m tempos de transformação dig*tal. Revista Ju*ídica, vol. 3, n. *0, p.
</line>
<line>
*9-68, 20*0.
</line>
<line>
TUTTMAN, C.; MACADAR, M. A. Publi* valu* cre*tio* through dig*tal transformation in
</line>
<line>
tax admini*trati*n: A con*eptual *o*el pr*posal. ACM Intern*tio**l Co*fere*ce
</line>
<line>
Proceedi*g S*rie*, p. 762-766, 2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, *. 19, *. 5, art. 3, p. 45-64, *ai. 2*22
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. M. Barr*s Júnio*, L. *. S R*ta, W. V. Silva
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
Como Referen*iar e*t* Art*go, *onform* ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
*ARROS JÚNIOR, J. *; RITA, L. P. S; SILVA, W. V. Transfor**ção Di**ta* na Adm*nistração
</line>
<line>
Pública Brasileira: Uma Revi*ão Sis*em*tica de Li*eratura. Rev. F*A, Teresi*a, v.19, n. 5, a*t. *, p.
</line>
<line>
4*-64, *ai. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
Contrib*ição do* *utores
</line>
<line>
J. M . B*rros **nior
</line>
<line>
L. P. S Rita
</line>
<line>
W. V. S*l*a
</line>
</par><par>
<line>
1) con**pção e planeja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lis* e interp*etação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o do rascunho ou na *evis*o crí**ca *o con**úd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participaç*o na aprovação *a vers*o f*nal do man**cr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, Ter*sina, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)