<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.5.3 </line>
</par>
<par>
<line> Tran*formação Digital na Administra*ã* Pública B*as*leira: **a Revisão Sist**ática de </line>
<line> Lit*ratura </line>
<line> Digi*al Tr*n*formatio* in Brazilian **blic *dministr*tio*: The Sy*t*matic L*terature Review </line>
</par>
<par>
<line> Jai*o M*nezes de Barros ***ior </line>
<line> Mestr*ndo em Administ*ação Públ*ca pela Univ*rsidade Federal *e A*agoas </line>
<line> Graduaçã* em Admini*tr*ção pela **culdad* Ma*rício de Nas*a* *e Maceió </line>
<line> *-mail: jairo.junio*@n*i.ufal.br </line>
<line> L*ciana Peixo*o Santa Rita </line>
<line> Douto*a em *dministraçã* pel* Un*vers*dade de Sã* Pa*l* </line>
<line> Professo*a do *estrado em Adm*nistração Pública. Universida*e Federal de Ala*o*s </line>
<line> *-m*il: *ucia*a.sa**arita@feac.ufal.b* </line>
<line> W*sley *ieira da Si*va </line>
<line> Douto* *m *ngenharia da Produção p*la Uni*e*sidade Fe**r*l de *anta Cat*rina </line>
<line> Profe**or do Mes*rado em *dministr*ção P*blica. Uni*ersidad* Feder*l de Alago** </line>
<line> E-mail: wes*ey.silva@feac.u*al.b* </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Jairo Meneze* d* Barros *únior </line>
</par>
<par>
<line> C**pus A. C. *imões. Av. Lourival Mel* Mota, S/*, </line>
<line> *ditor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Tabuleiro do Martins, M*ceió - A*, C*p: 57072-97*, </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Luciana *eixoto Santa Rita </line>
<line> Art*go recebi*o em </line>
<line> *3/*1/2022. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Campus *. C. Simões. Av. *ou**val Mel* Mota, S/*, </line>
<line> receb*d* em 10/*2/2022. Aprovado em *1/02/*022. </line>
</par>
<par>
<line> Tabuleiro d* Martins, Maceió - A*, C**: 57*72-970, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Bra*il. </row>
<row> Endereço: *esl*y Vieira da S*lva </row>
<row> Campus *. C. Simões. Av. Lourival Melo Mot*, S/N, </row>
<row> *ab*leiro do Martins, Maceió - AL, Ce*: 57072-*70, </row>
<row> B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistem* Triple Rev*ew: D*sk Review *) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Review </row>
<row> (**aliação cega por dois avaliad*r** da *rea). </row>
<row> Revi**o: Gr*ma*i**l, Normati*a e de F*rmataçã* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Barros Jú*i*r, L. P. S Ri*a, W. V. Silva </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O obje*i*o *este estudo * realizar uma re*i**o *i**emática de li*eratura dos conce*to* de </line>
<line> tr*nsforma*ão digita* (TD) na ad*inistração pública no Brasil. Especif**amente apresen*a os </line>
<line> trabalhos seleciona*o* nas base* de dados, d*s*r*ve conceitos sobre a utilizaç*o dos ter*o* </line>
<line> nos trabalhos de aut*res e a u*i*ização de novas ferramen*as e *nalisa a pr*du*ão de liter*tura </line>
</par>
<par>
<line> em rel*ção à </line>
<line> pu*l*ca**o de *r*b**hos. Com* res*l**dos, *pre*e*ta-se * comp*eensão da </line>
</par>
<par>
<line> t*m**ica em t*rmos d* digita**z*ção na admi*istração pública no Bras*l e uma discussão sobre </line>
<line> o uso mais in*ensivo de ferramentas tecn*lógicas, além de novas formas de es*rutur*r a gestão </line>
<line> e as polític*s pública*. Con*lui-se *u* tran*formação digital (TD) e a**ini*tração púb*ica se </line>
<line> relaci*nam e são relevantes para o aperfeiçoa**nto da administra*ão pública no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *alavr*s-chave: Transform*ção </line>
<line> digital. Administração Pú*lica Br*sil*ira. Revisão </line>
</par>
<par>
<line> Sistemáti*a de Lit*ratura. </line>
</par>
<par>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
<par>
<line> The ai* of th*s stu*y is to *onduct a systematic li*erature review of t*e c*ncepts of </line>
<line> dig*tal </line>
</par>
<par>
<line> transformation (*D) in public a*ministration *n Brazil. Speci*ically, presents th* *elected </line>
</par>
<par>
<line> work* in the databa*es, describes concept* a*out th* u*e of </line>
<line> the terms in the au*hors' work* </line>
</par>
<par>
<line> and the use of new t*ols, *n* *nalyzes the lit*ratur* producti*n in rel*tion to the publicatio* </line>
<line> of *o*ks. A* results, i* is presented the *nd*rsta*ding of the t*em* in te*ms of dig*ta*ization </line>
</par>
<par>
<line> in publ** adminis**ation in Brazi* </line>
<line> a*d a discuss*on a*ou* *he more intensiv* u*e of </line>
</par>
<par>
<line> technological tools, *s well as new *ays of struct*ring man*gement and *ub*ic p*licie*. The </line>
</par>
<par>
<line> conclusi*n is th*t digital transfor*atio* (TD) *nd p*blic </line>
<line> admini*tratio* are r*l*ted and </line>
</par>
<par>
<line> rele*a*t f*r *he im*rovement *f public a*minist*ation in B*azil. </line>
<line> Keywords: Digital *ransforma*ion. Braz*lian Public Administr**ion. Systema*ic Liter*ture </line>
<line> Review. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.5, a*t. 3, p. 45-64, ma*. 2022 </line>
<line> w**4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tra***ormaç*o Digita* na Administração *úbli*a *rasile*r*: Um* Rev*são S*s*emática de Literatura </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Nesta seç**, serão descritos * contextual*zaç*o que a**r*a a problem*tica da pe*quisa, </line>
<line> os objeti*os * a estrutura do artigo. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do L*ciano e*. al (2018), a dis*ussão sobr* * transf*rmação </line>
<line> d*gital </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> administração pública já ult*apass* * questão de s*rviço* e***r*n*cos, </line>
<line> c*m * condi*ão da </line>
</par>
<par>
<line> partic*paç*o d** pessoas na* </line>
<line> decisões </line>
<line> do poder público atra*és *e m*ios digitais, pela </line>
</par>
<par>
<line> internet. D* </line>
<line> acordo com L*ciano et. al (2018), a prom*ç*o d* um t*po de </line>
<line> gover*an*a </line>
</par>
<par>
<line> es*a**lecida em meio *i*ital, que levaria à am*liação da transparê*ci* e *om a con*equ*nte </line>
</par>
<par>
<line> parti**pa*ã* mais ativa *o* cidadãos pelo uso *nte***** de </line>
<line> tecn*logias de informação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação as quais seriam fruto de </line>
<line> um* *ooperação **t*e admin*stração </line>
<line> *úb*ica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s**iedad* p*ra a ela**ração dess*s ferramentas. </line>
<line> No enta*to, a realid**e b*a*ile*ra, ainda, requer um* estrutur*ção c*da vez maior </line>
<line> **sses serviç*s e seu aprim*ramento, de*and*nd* u*a m*turidade da rel**ã* entre governo </line>
</par>
<par>
<line> * s**iedade *té </line>
<line> em *erm*s legai*, como **r*eiras, para ** avanç* *essa participação. A </line>
</par>
<par>
<line> *emátic* tr*z reflexõ*s importantes n* que tange a* </line>
<line> processo de *t*nd*men*o do serv*ço </line>
</par>
<par>
<line> pú*lico, com uma a**r**gem sob*e a eficiência e a o*erta c*da v*z maior de s*rviço* d*gi**is </line>
<line> ao *idadão, trazendo a dis*uss*o sobre govern* e*etr*nico * *erramenta* de ape**eiço**ento </line>
<line> dos *r*ce*s*s na administração p*blica. Nessa linh*, *i*guei*as *t. al (*01*) sublinham o </line>
<line> *rg*me*to de q*e a t***sformaç*o digital n* pod*r público representa uma alteração na forma </line>
<line> co*o as i*stituições públicas estrut*ram seus processos de *rabalho, considerand* a função *e </line>
<line> seus funcionári*s, o* *adrões *s*olhid*s, de aco*do com su*s r*a*i*ades * os motiv*s os *u*is </line>
<line> sã* decisivos para a *igitalização *e seu* *ervi**s. </line>
<line> * con**xto atu*l *iscute * literatura sobr* a t*ans*or*ação *ig*tal na administração </line>
</par>
<par>
<line> pública br*sil**r* em que se verifi*a *ue, de acor** </line>
<line> com Luciano et. al (*018), as </line>
</par>
<par>
<line> organ*zações pública* *stão ca*a v*z *ais u*ando o p*te*c*al demo*rático das tecnol*gias de </line>
</par>
<par>
<line> **formaç** e com*nicação (TI*), </line>
<line> a </line>
<line> *im de pro*over o enga*amento do* ci*adãos em s*us </line>
</par>
<par>
<line> proce*sos o*g*n*zaciona*s. </line>
</par>
<par>
<line> O objetiv* da pe*quisa é realizar uma revisão s*stemática d* li*era*ura *os concei*os de </line>
<line> t*ansf*rmação digital (TD) e de modelos na ad*i*istração púb*ica implementad*s no Br**il. </line>
</par>
<par>
<line> Es*ecificamente a*res*nta </line>
<line> os **abalhos selecion*dos *as base* *e dados, desc*eve concei*os </line>
</par>
<par>
<line> sobre a util*z*ção dos term*s no* t**balhos d* autores e a utiliz*ção de nova* ferr*me*tas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> analisa a pro*uçã* *e li*eratura </line>
<line> em rela*ão à pub*icaç*o de tr*b**hos. Dessa forma, as </line>
</par>
<par>
<line> seguintes </line>
<line> perguntas de p*squisa no*teiam o </line>
<line> d*senv*lvimento *e*ta p*squisa: (i) q*al é a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Tere**na P*, v. 19, n. 5, art. 3, p. *5-64, m*i. 2**2 </line>
<line> www4.*s*net.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Barros Júnior, L. P. S Rita, W. V. Silva </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> evolu**o *emporal, t*r*os e p*riódicos que vincu*am pesquisas *nvol*e*do T* *o*elos na </line>
</par>
<par>
<line> adminis**aç*o pública **p*an*a*os no Bra*il? </line>
<line> (i*) </line>
<line> q*ais *ão os *emas imp*rtant*s </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas envo*vendo TD? (iii) qu*is são </line>
<line> as *erspectivas </line>
<line> *e pesquis* para o es*ado da a**e </line>
</par>
<par>
<line> nas publicaçõ*s so*re o tema de *dministração pú*lica e trans*ormaç** digital? </line>
</par>
<par>
<line> A principal motivação para a realização da pes**isa é *mpa*ada *a relação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relevância do *ema de *ransformação digital na administr*ção *úb*ica, *spe*ialment*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, obs**vand*-** escass* quantidade a </line>
<line> ** pe*quisas enco*tradas com </line>
<line> e*sa temática, </line>
</par>
<par>
<line> qua*do são relacion*das às tecn*logi*s de informaçã* e comunic*ção *o setor públ*co, com o </line>
<line> foc* direcionado pa*a a gestã* púb*ica no Brasil. </line>
<line> A origi*alidad* do **ti*o está n* fa*o de ser um tra*alh* voltado à revisão s**temática </line>
</par>
<par>
<line> de literat*ra, *sando como método a bibl*ometr*a sobre a *em*tica sua relaç*o c*m e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura da administração *úblic* no p*í*, </line>
<line> inve**igand* s*as *plicações e **pactos de </line>
</par>
<par>
<line> reflexões q*al*tativas sobre a utili*a*ão de novas ferrament** t*c*ológicas **r meio *o </line>
<line> conceito de t*an*formaçã* digital no *esem*enho gerencial. Ademais, pretende-se abrir uma </line>
</par>
<par>
<line> discussã* </line>
<line> pa*a mel*or exe*u*ão aperf*iç*amento e </line>
<line> das polít*cas púb**cas, relacionado *o </line>
</par>
<par>
<line> *esult*do proporcio*ado pela te*ática, *m função *e publicações rel*tiv*s *o t*ma, e, ainda, </line>
<line> en*e*der se es*a relação é relevante *ara o alcance de eficiên*ia * des*mp*nho. </line>
<line> Como co*tribuiçã* orig*nal à literatura, este *rti*o apresenta o estad* at*al das </line>
</par>
<par>
<line> apl*ca*ões transformação digita* em adm*nistração pública. De forma geral, a*resenta </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> seg*i*te* contribuições: (i) *or*fólio de a*ti*os atualizado* e com ** r**orte temático mais </line>
</par>
<par>
<line> específ*co da TD, não cons*derando tecnologias compleme*ta*es </line>
<line> da tem*tica como as </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias habili*adoras; (*i) ca*po de pe**uis* identif*c*ndo pri*ci*ais *spectos, ev*lução </line>
</par>
<par>
<line> t*m*or*l, pr*ncipais autores * outros </line>
<line> aspecto*; (iii) lacunas e oportunidad*s *e pe*quisa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ere* expl*radas, fo*necendo *o* pesquisadores da área um panora*a g*r*l da* pesquisas e </line>
<line> do e*tado da arte. </line>
<line> A *st*u*ur* do a*tig* *st* organiza*a da *eguinte forma. A seç*o 2 apresenta o marco </line>
<line> con**itual e a e*trutura analí*ica. * **ção 3 des*re*e a metodologia uti*izada, u*a vez que se </line>
<line> *ase*a em *ce*so às ba*es de *ados resultantes *ara avaliar a temáti*a. A anál*se com*arativa </line>
</par>
<par>
<line> com resultad*s discussão é efetuada na seç*o 4. A seção *inal sintetiza os *rincipais e </line>
</par>
<par>
<line> r*sul*ado* e ap*esenta as p**ncipais concl*sões retiradas </line>
<line> da análi*e bibliomé**ica. *o final, </line>
</par>
<par>
<line> e*tão listad*s a* referê*cias ut*lizadas para este es*udo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n.*, *rt. *, p. 45-*4, mai. **22 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transformação Digital na Admin*stração Pública Br*sileira: Uma *evisão Sis*emática de Li*e*atura </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> 2 *ARCO **NCEIT*A* </line>
</par>
<par>
<line> Essa s*ção apresenta as bases c*n*e****is so*re transformação d*gital, i*us*rando </line>
<line> conceitos te*rico* n* perspectiva da administ*aç*o públic* br**ile*ra. </line>
<line> Na discussão teórica *obre *r*nsformação digital, e*seja q*e a te*ática se faz *r*se**e </line>
<line> no c*tid*ano das organizações públicas, devido, *rinc*palmente, à am*liaçã* de serviços </line>
</par>
<par>
<line> fo**ec*dos para a </line>
<line> cole*ividade à distâ*cia, ou seja, por meios eletrô*icos, **m vistas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diminuir custos e d*s*ânc*as, com *m serviço que busca ser m*is ágil. De *cordo com Luciano </line>
</par>
<par>
<line> e*. *l (2018), já </line>
<line> se *ercebe </line>
<line> uma mudança das ações, partind* </line>
<line> de um governo eletrônico e* </line>
</par>
<par>
<line> direção a uma </line>
<line> governanç* digital, baseada na par*icipa*ão social no p*o*e*** dec*sór*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> gove*no, caracterizando-se como uma cooperação do pode* pú*lico com a sociedade em *ue </line>
<line> *stá inserida. </line>
<line> Outros estudos **metem a** **t*resse* d* esp*cialistas en**lvidos co* a </line>
</par>
<par>
<line> admin*straçã* </line>
<line> pú*lica brasilei*a em que estaria numa fas* de ade*ua*ão e ampliação </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> serviço* d*sponi*ilizados digit*lmente, embora Filgueiras et. al (2019) r*ssal*em qu* o </line>
<line> us o </line>
</par>
<par>
<line> d*s TI*s no governo *ão algo n*vo, *nde, no momento atual, *s TIC são aplicadas na é </line>
</par>
<par>
<line> pr*sta**o de serviço* púb*icos *o </line>
<line> c*t*d*ano, *o*ificando a re*ação entre go**rnos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *oci**ade, de modo b*rocrátic* e até mesmo gere*cial. Co*pleta*, ainda, Filgueiras et. al </line>
<line> (2019), *u* * adoção de *ovas t*cnologi*s imp*i*a na melhoria de processos vi*an** *ferecer </line>
</par>
<par>
<line> serviços </line>
<line> ce*trados no usuário e s*r*iços ori*ntados *ara re*u**ad*s, alinha*do-se co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> administra*ão po* **sultad*s. </line>
<line> Nessa linha de pes*uisa dos *onceitos abord*dos, pe*c**e-se que a adminis*ração </line>
<line> *ú*lica brasileir*, confor*e Paletta * Moreiro-González (*020), se associa de forma mais </line>
<line> *ntensa com o ambiente digit*l e com a transfo*mação d*gital o* qua*s são termos ad*indo* d* </line>
<line> cenário *e negócios, da iniciat*v* privad*. </line>
<line> Uma e*te*sa literatura te* investigado muito* aspec*os sobre * di*italização, como </line>
<line> expli*am Palet*a e Mo*e*ro-Gonzá*ez (202*), que * termo ambiente digita* v*m d* marketin*, </line>
</par>
<par>
<line> repr*senta*do o conjunto de meios, bas*s e *erramentas *u* abre* caminh* pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipação de orga*ização ou marca na* mídias eletrô*icas. Enquato a tr*nsformação di*i*al, </line>
</par>
<par>
<line> de acordo com *aletta e Mor*iro-*onzález (20*0), ser** a utilização </line>
<line> de tecnolog*as visando </line>
</par>
<par>
<line> *riar p**cedi*entos de traba*ho junto aos cl*entes ou usuários, até mesmo alter*r os processos </line>
<line> o*ganizacionais atuais, com a finalidade de sat**faz** demandas de mudanças o*ga**zaci*nais </line>
<line> e do ambiente em que as organizações estão inseridas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a *I, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 45-64, m*i. *022 </line>
<line> www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Barros Júnior, L. P. * Rita, W. V. Silva </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, de acord* com Pa*e*t* e Moreiro-G*nz*lez </line>
<line> (2020), a estrutur* de tecnolog**s </line>
</par>
<par>
<line> de info*m*ção </line>
<line> e comun*caçã* *as </line>
<line> organizações em m*i* eletrônico apresenta ca*áte* </line>
</par>
<par>
<line> instantâneo, de volume, oni*rese*te e atr*vés de d*versos </line>
<line> meios </line>
<line> de mídia simultaneamente </line>
</par>
<par>
<line> interligados. Além disso, comp*etam Paletta e More*ro-Gonz*le* (2020) q*e * *ra*sfo*mação </line>
<line> digital mostra que o benefí*io do *primorame*to d* pr*c*ssos eletrônicos passou do m*rca*o </line>
<line> *ar* dive**as *reas da socie*ade, p**a as pes*oas e, sob*et*do, par* a oferta de informação. </line>
</par>
<par>
<line> *m **s aspectos impor*ant*s na </line>
<line> discus*ão ao abordar a relação do* co*ce*tos de </line>
</par>
<par>
<line> transformação d*gital adm*nistração *ública é amparado por Canedo et. *l (202*) e </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> s*gue* na mesma linh* *ue os gov*rno* estão impleme*tando </line>
<line> projetos *e transforma*ão </line>
</par>
<par>
<line> digi*al e inic**tivas por *ários motivos, de um l*do, o c*da*ã* em mu*an*as, na busca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sati*fação e ** expe*iência, *, *e outro lado, a ec*no*ia d* cu*tos. A* tra*ar d* contexto *a </line>
<line> tr*nsformação di*ita* no país, Canedo *t. a* (2020) mostram qu* a adminis*ração públic* </line>
<line> b*asileira tem i*centivado agência* brasi*eiras a transfo*mar seus serviços em **gitais (*m </line>
</par>
<par>
<line> ser**ço público *nde o*orr* eletr*nicamente) *ara *ces*o, </line>
<line> monitoramento e av*l*açã* pel** </line>
</par>
<par>
<line> cida*ão*. </line>
</par>
<par>
<line> Por *ua vez, Souz* e Ne*o (2020) **azem à *ona que a adm*nistr*ção p*b**ca resguarda </line>
<line> os i***ress*s da colet**idade, dema*da realizar um plan*jamen*o a*e*uado, te*d* *m vista </line>
<line> pr*piciar ap*imorados s*rviços para os usuários, que s* sujei*a ao arcab**ço leg*l e, *ambém, </line>
<line> a regulament*ções. *om es*a necessidad* de *elhoria dos servi*os públicos, Souza * *eto </line>
</par>
<par>
<line> (2020) afirmam qu* a transf*rmaçã* digital é *ma missão a qual </line>
<line> *ão depende, </line>
</par>
<par>
<line> nece**ariamente, da a*ão do *o**r pú*l*c*. *omp*eme***m, ainda, Souza e Ne*o (2020) que </line>
</par>
<par>
<line> as pessoas e </line>
<line> as **ganizações pri*adas também r*presenta* import*nte papel </line>
<line> no </line>
<line> *enário </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudanças para u*a transforma**o digital, </line>
<line> com o incenti*o cada vez mais amplo </line>
<line> para *s </line>
</par>
<par>
<line> fe**amenta* de TIC por todo o país. </line>
</par>
<par>
<line> *ara contextualizar a ap*icação da trans*orm*ção dig*tal no Brasil, So*z* * Neto </line>
</par>
<par>
<line> (2020) re*altam que, no país, o pod*r público vem executando diversas pesquisas </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> *e*ultaram em rela*órios, sinali**n*o-s* as </line>
<line> ad**rsidades e brechas as *ua*s necessitam ser </line>
</par>
<par>
<line> trabalha*as pa*a aperfeiço*r as fer*a*entas de TIC, junto ao setor de t*cn*logia no merc*do, </line>
<line> *a*a incenti*ar o desenvol**mento ** B*asil, no que se *efere a um planejamento d* g*ver*o </line>
<line> digi**l e dos serviços fornecidos aos *ida*ãos. </line>
<line> O e*ame q*e faze* *u*tman e Macadar (2020) sobre administraç*o *ública é t*atado </line>
</par>
<par>
<line> *e*as autor*s, *o observa* que, no país, o *oder públ*co almeja *ornecer população ma*s à </line>
<line> c****abilida*e e transparê*cia, *ri*cipalmente levando e* consi**ração o quadro da política e </line>
</par>
<par>
<line> e*onomia à medida que foram **velado* </line>
<line> divers** c*s*s de crimes co*tra a adm*nistr*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teres**a, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-*4, m*i. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trans*orm*ção Di*i*al *a Administração *ú*lica Brasi*eira: Uma Revi**o Siste*ática de ***eratura </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> pú*l**a. Ai**a Tu*tman e Macadar (20*0) f*zem referên*ia uma necessá*ia superação da a </line>
<line> nova gest** públic* o* mod*lo *erencialista, chamado de New *ublic Management (NPM), </line>
<line> para um mod*l* de govern*nça públic* que estaria ma*s alinhado à **rticipação soc*al e com </line>
<line> a transpa*ên*ia, at*avés de um governo eletrônico, *e*acionado com a transformação digital. </line>
<line> *s auto*as Tuttman e Ma*a**r (2020), quando e*eg*m uma r**a*ão da tran*formaçã* </line>
<line> digital de*tro da a**ini*t*ação pública, *ost*am *ue, ao levar um servi** para um meio </line>
</par>
<par>
<line> eletr*nico, como no exem*lo do serviço *e impos*os, *odem </line>
<line> ser mel*orad*s os processos </line>
</par>
<par>
<line> co* a f*nalidade de se obter mais tra*sparên*ia. Seguem Tuttman e Macadar (2020) </line>
</par>
<par>
<line> afirmando qu* o m*pe*mento dos processos a serem disponibiliza*os para a po*ulação, </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> forma legal e aberta, seria *om*nte a primeira *t*pa. O a*ti*o em desta*ue busc* avaliar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pe*q*isas </line>
<line> e sua* *spec*ficidades *o que se ref*r*m à apl*caç*o prática, metodo*ogias </line>
</par>
<par>
<line> util*zadas, reali*and* análises sobre o aprofundamento da disc*ssã*, pouco abordada quando </line>
<line> se verifica o conceit* no serviç* p*blico, qu*n*o se obse*va um determi*ado distan**amento </line>
<line> q*a*to ao *ema, seja pela *uestão legal *or se tra*ar de uma interferência ext*rna, advinda do </line>
<line> mun*o do* ne*ócios, seja pela ques*ão da li*it*çã* de *nfraestrutura e capacitaçã* d* pe*soal </line>
</par>
<par>
<line> da a*ministração pública. P*ra v*lta* a*enção para es*a t*mática d*gital, b**ca-se uma * </line>
<line> i*vestigação *ara colaborar com pes**isas sobre a *D na administr*ção pú*lic* brasileira. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> *e*ta seç*o, de*creve-se a meto*olo*ia da </line>
<line> pesquis*. Quant* *atu*e**, *egun*o à </line>
</par>
<par>
<line> B*y*an (20*1), a pesquisa é </line>
<line> qual*tativ* em função da ausência das métricas de número*, </line>
</par>
<par>
<line> clas*if*cados e analisa*os, não s* aplica*do t*cn*cas estatísticas. </line>
<line> 3.1 *aract*rização da tipologia de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pesq*isa busca, de acordo com Gil (2017), *uant* *os objetivos, realizar uma </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa exploratória, tendo em vista obter </line>
<line> uma maior apr*ximação com a p*oblem*tic*, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> te**ar *xpl**á-lo, atra*és de um le*antamento bibliográfico do problema pesquisado por mei* </line>
<line> de um método b**liom*trico. Com o obj*tivo de conhecer, analisar e avali*r a lit**atura atua* </line>
</par>
<par>
<line> sobr* TD na </line>
<line> a**inis*ração pública no Br*sil foi reali*ada uma revisão sistemática </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> **teratura (RS*) *obre a temática, guiada pel*s *uestõ*s defini*as *a seção 1. </line>
<line> Ainda, conforme *il (2017), a pesquisa procura, quanto *os proced*ment** técnicos, </line>
<line> efetu*r uma pesquisa bibliográfica, de*ido ser fun*amentada em materi*l já conhecido, </line>
<line> e*pe**almente confi*urado por meio de publ*caçõe* cien*ífica*. Para definir a abordage* d* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fsa*et.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Barr*s Júnior, L. P. S Rita, W. V. S*lv* </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*, co*forme Gil (2*17), o tr*balho busca entender e exp*i*ar, *entro *e d*dos </line>
<line> qualifi*áveis, a realidade ** cer*o* fenômenos, *tra*és de divers*s categorias sociais. </line>
<line> *.2 Cl*ssificação d* instr*m*ntos de coleta de dado* </line>
<line> A co*eta foi realizada por meio de d*dos s*cu*dários, c*letados a pa*tir de pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> bi*lio*ráfica em b*se* d* dado* Scopus Web of Science, detalh*do * mod*lo na *u*seção e </line>
<line> *eguinte. O pe*íodo amos*ral fora* o* últimos ci**o anos, de 2017 a *021. </line>
</par>
<par>
<line> O método de obse*vação da pe*qui** realizada neste trabalh* </line>
<line> se confi**ra como </line>
</par>
<par>
<line> si*t*má*ico, con*o*me G*l (2017), devido o a*tor ter escolhido antecipadamente a b*bli*grafia </line>
</par>
<par>
<line> a ser estudada e * </line>
<line> **cop* que s*rá analisado, </line>
<line> po* m*io </line>
<line> *e um </line>
<line> plano, compostos pelas </line>
</par>
<par>
<line> classificações </line>
<line> de *n*lise devidas, constituídos </line>
<line> *s objetivos *a pes*uis* a fim de realizar </line>
</par>
<par>
<line> observa*ão con*rola*a e, porta*to, qua*to aos meio*, é um* *bser*ação es*r*tu*a*a, com u* </line>
<line> rote*ro já *stabelecido para a pes**isa. </line>
<line> O p*o*ocolo de pesq*isa sist*mática da li*eratura fo* baseado no protocolo de Gi* </line>
</par>
<par>
<line> (2017). Ne*te </line>
<line> p*otocolo *ão pro*os*as nove et*pas para o desen*olvimento da pesquis*: a) </line>
</par>
<par>
<line> esc*lha do t*ma; b) levantamen*o bibliográfico prelimi*ar; c) for**laçã* do p*oblema; d) </line>
</par>
<par>
<line> elabora**o do </line>
<line> plano provisório de assunt*; e) </line>
<line> busc* d*s fontes; f) leitura do mat**ial; g) </line>
</par>
<par>
<line> fichame*to; h) organização lógica do assunto; e i) redaç*o do texto. </line>
<line> 3.* *lassificação *e i**trumentos de col*ta de dados </line>
<line> Os d*d*s c*le**do* para *lab*raç*o dessa *esqu**a foram re*l*za*os no período d* </line>
</par>
<par>
<line> ag*sto * setembro de 2*21 e </line>
<line> pos s ui </line>
<line> um a </line>
<line> perspecti*a transvers*l, guar*ando relaçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> concei*os interdiscipli*a*es com diversas área* d* estudo, </line>
<line> *nde, de for*a observa*iona* </line>
</par>
<par>
<line> *ist*má*ica, * a**lisado o estado da *rte das publicaçõ*s ao longo do p*ríodo p*squisado, p**a </line>
<line> que seja possível embasa* futu*as pe*quisa*. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Gil (2017), para o re*i*tro </line>
<line> das infor**ções, em vir*ud* da </line>
<line> ampla </line>
</par>
<par>
<line> diss*min*ç*o de **teria*s </line>
<line> bibliográficos em formato ele*rônico, </line>
<line> assum* grand* i*p*rtância </line>
</par>
<par>
<line> para a p*squ**a f*ita por meio </line>
<line> de bases de dados e si*temas de busca. Se*do assim, suas </line>
</par>
<par>
<line> fo**es são *ecundárias, *as*adas em pesqui*a bib*iográf*ca. </line>
<line> Os conceitos d* pe*quisa são: tran*form**ão d*gital e m*delos de a*mini**raç*o </line>
</par>
<par>
<line> pública. As bas*s de dados </line>
<line> Scop** Web of e </line>
<line> Sci*nce foram selecionadas tendo *m vist* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*rang*ncia dos re*ult*dos dos term*s utilizado*, onde a busca encon*ra um núm*ro amp*o d* </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. *9, n.*, *rt. 3, p. *5-64, mai. 2022 ww**.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transformaçã* Digit*l na Admi*istração Pú*lica Bras*leira: Uma *evisão Sist*máti*a d* Lite*atura </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> tra**lho*, a*ra*és da stri*g de *usca, a seguir, *o quadro abaixo, o modelo de análise de </line>
<line> pes*uisa *ara os conceitos tratados no a*tig*. </line>
<line> ** palavras-cha*es utilizadas foram: administração pública e transformaçã* digital. </line>
<line> Ao f*nal, f*ram e*c*nt*ados os trabal*os que resp*ndam à* *uestõ*s de pe*quis* por meio da </line>
<line> realização de a*ális*, com a uti**zação dos filtros de p*squi*a acima men*io*ados. </line>
<line> Quadro 1 - Buscas n*s bases de dad*s </line>
</par>
<par>
<line> It*ns </line>
<line> Ba*es de dados Scopus *e* of Science </line>
</par>
<par>
<line> String de b*sca o* palavras-ch*ve </line>
<line> (TITLE-ABS-K** (digital digital transfor**tio* e public AN* tra*sformat*on ) AND admi*istration TIT*E-*BS-KEY ( p*bl*c AND administ*ati*n ) ) </line>
</par>
<par>
<line> T*a*al*os encontr*dos </line>
<line> 228 31* </line>
</par>
<par>
<line> Cr*tér*os de i*cl*s*o </line>
<line> País (Brasil); Data de publicação (2017 * 20**) </line>
</par>
<par>
<line> Cri*é*ios de exclusão </line>
<line> P*rtinênci* com o te*a </line>
</par>
<par>
<line> Trabalhos excluídos </line>
<line> 223 304 </line>
</par>
<par>
<line> Trabalhos ana*isados </line>
<line> 5 11 </line>
</par>
<par>
<line> Duplica*os </line>
<line> 3 trabalhos rep*tidos (inte*s*cçã* e*tre as bases) </line>
</par>
<par>
<line> Fil**os d* se*eçã* </line>
<line> Título e resu*o 7 I*troduç** e concl**ã* 6 Leitura completa 6 </line>
</par>
<par>
<line> Trabalhos selecionados </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **aborados p*los a*tores (2*21) </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADO* E DISCUSS*O </line>
<line> A*rol**am-se os d*dos rela**vos às dimensões e fatores da *esquisa. Em seguid*, </line>
<line> registraram-se as as*oci*ç*es no pro*lema pesquisado, sendo aprese**a*a a aná*ise </line>
<line> c**parativa *a ass*ciação entre tr***fo*mação d*gi*al e ad*inistração pú*lica **asileir*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. *9, n. 5, *r*. 3, p. 4*-64, mai. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Ba*ro* Júnior, *. *. S **t*, W. V. Silva </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Tra*sformação digit*l * **m*n*straçã* públic* brasileira </line>
</par>
<par>
<line> Na visã* de Luciano et. *l (2*18), constata-se que o governo </line>
<line> do Br*sil, seguindo </line>
</par>
<par>
<line> tendên*ia mundial, lanç*u *ol*tica de gover*ança digital (PGD) a *ual norteia * atuaç*o que </line>
<line> se re**re ao uso das TI*s, *entr* das *elações da **m*nistração p*blica e seu* usu*r*os. </line>
<line> *m seu trab**ho, Luci*no et. al (2*18) *ealizam uma p*squisa q*e re*liz* </line>
</par>
<par>
<line> levanta*ento </line>
<line> de barreiras para um* participa*ão social na P*D, p*rceben*o-se a influênc*a </line>
</par>
<par>
<line> das f*rrame*ta* te*nológ*cas no tr**alho exe*cido pela ad*inistração pública, com *st*do </line>
<line> efetu*do atr*vés de *ma p*squisa tr*nsv*rsal explo*ató*ia, te*d* um e*f**ue *uali*a**vo, c*m </line>
</par>
<par>
<line> uma cole** po* análise </line>
<line> documental </line>
<line> * e*trevist** semie*trutu**das, </line>
<line> o que </line>
<line> evidencia </line>
<line> p*la </line>
</par>
<par>
<line> relevân*ia da </line>
<line> opini*o na pesquisa, fu*dam**tal para a construção da participaç*o e**tiva </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> estraté*ia dig*tal. </line>
</par>
<par>
<line> Evid*ncia-se, no tr*balho de Filgueiras et. al (**1*), que a </line>
<line> visã* é bem mais no </line>
</par>
<par>
<line> s*ntido de se mos*rar </line>
<line> um* análise da literatu*a, com a m*d*nça *o governo eletrônico pa*a </line>
</par>
<par>
<line> um* tran*formaçã* digi*al, p*osse*uindo com o conte*to do país e alt*raçã* organizacio*a* </line>
<line> com *m governo com *so *ais intensivo d* tecno**g** e ainda apresenta u*a metodologia </line>
<line> qua*tita*iva d* pesquisa para encontr*r res*ltados. </line>
<line> Os autores Filg*eiras et. al (2019) a*n*a abordam o* ach*dos de *esq*isa quan*o se </line>
</par>
<par>
<line> discu*e preferência dos *gentes públicos pela di*poni*ilização a </line>
<line> dos se*viços públicos em </line>
</par>
<par>
<line> me*os </line>
<line> digitais * a *ificul*ade e* se conce*er a ad*inistração p*blica b*asileir* como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> platafor*a dig*tal, de*onstrando-se que * transformaçã* *os serviços em dig*tais </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> compreendida na* muda*ças *nstitucionais por conta de variáveis de gestão internas. </line>
</par>
<par>
<line> Para os a*tores P*letta e M*r*iro-González (2020), ocorr* qu*, atravé* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tran*forma*ã* digita*, *e verifica a a*ordagem e*c*ssa para *rocessos de se*eção de concursos </line>
<line> públ**os *ar* atividades de**mpenhadas em c*rtames *e se*eção, de*sa forma, mostra-se </line>
<line> bastan*e re*evan*e *ispo* d* co*hecimento tecn*lógico para realização d* *el*ores serv*ços, </line>
</par>
<par>
<line> se*do q*e </line>
<line> estes último* preci*am de um* ori*ntaç*o voltadaa o *su*rio na dis*os*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> al*ançar es*es res*lta*os. </line>
<line> A transfo*maç*o dig*t*l, segundo Paletta e Moreiro-Gon*ález (2020), alterou a fo*ma </line>
</par>
<par>
<line> d* trabalho dos s*rvidores, especialmente a*ue*es profissionais que *rabalham </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> infor*ação, em termos de s*u </line>
<line> *cesso, confia*il*dade e dispon*bi*idade das inf*r*aç*es, </line>
</par>
<par>
<line> i*c**íd*s as </line>
<line> cap*cida*es de comunicação e êxito que e*sa* ferramen*as *ecnológicas </line>
</par>
<par>
<line> ofere***. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*r*sina, v. 1*, n.5, *rt. 3, p. 4*-64, ma*. 2022 </line>
<line> www4.fsa**t.c*m.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transfor*ação *ig*tal na *dministração Públi*a Brasile*ra: Uma Revisão *istemática de Lit*ratura </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> No t*xto *e Canedo et. al (2020), embora as vantagens *e mostrem indiscutíveis, </line>
<line> existe* vári*s *ormas de se t*atar o p*ocess* de tr*nsformaçã* *igital no governo, sen*o que </line>
<line> os países *dotam di*erentes maneiras d* colocar em prática esses ser*iços dig*t*i*, a depender </line>
</par>
<par>
<line> *as e*trat*gias e condi*ões. Dessa *o*ma, ainda de acordo *om Canedo et. </line>
<line> a* (2020), é *ais </line>
</par>
<par>
<line> difícil efe*uar co*pa*a*iv*s en**e **íses referente* ao desenvolvim*nto na e*tratégi* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *erviços digitais, porém e*istem </line>
<line> relatórios que co*param * sã* abordados no trabalho dos </line>
</par>
<par>
<line> autores. </line>
</par>
<par>
<line> Esse trabalho de Caned* e*. al (2020) pe*mit* obs*rvar q*e * pr*cesso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> transformação digital </line>
<line> *os s*rviç** da adminis*raçã* púb*ica *rasileira, ago*a, </line>
<line> se mantém </line>
</par>
<par>
<line> como pre*á*io e deficiente, conforme os *studos comp*rativos *r**alhad*s pel*s autores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> analisa*os em **a invest***ção. Ainda, se*und* Canedo et. al (*020), o poder público *o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil necessita dispo* </line>
<line> de tecnologia a qua* </line>
<line> c*ntabilize os valores dos *erviços públic*s, </line>
</par>
<par>
<line> dev*do a *esulta*os insatisfató*ios, estes reportados em re**t*r*o* do Ministér*o Púb***o. </line>
<line> Con*orme Can*do et. al (*020), se *az ne*essá*i* mel*ora* a coleta de dados para </line>
</par>
<par>
<line> serem trabal**dos os custos dos serviço*, *om o uso </line>
<line> de ferramentas para se avaliar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> experiência do usu*r*o, po*endo a administração pública *rasileira o*ter u* retor*o d* </line>
<line> *idadão *obre a pr*sta*ão d*s serviços, *is*ndo corrigir s**s falhas, caso se*am encontradas. </line>
</par>
<par>
<line> Essa análise </line>
<line> dos *utores Ca*edo et. (2020), com base nas *esqu*s** *omparativas al </line>
</par>
<par>
<line> rea*izadas, p*de funda*entar, inc*us*ve, uma av*liaç*o para fornecim*nto </line>
<line> de outros novos </line>
</par>
<par>
<line> serv*ços pa*a os cid*dã*s, s*naliz*ndo p*ra nec*ssidade de capac*tação para *a*ilitar o uso das </line>
</par>
<par>
<line> tec**logias. O estudo </line>
<line> de Canedo et. al </line>
<line> (2020) mo**ra </line>
<line> q*e na admini*tr**ão </line>
<line> pública fe*eral </line>
</par>
<par>
<line> ex**te um processo para a ampli*ç** da digita*ização do* serviços p*b*icos, com um intenso </line>
</par>
<par>
<line> trabalho a ser feit* visando </line>
<line> aprimorar os ser*iços *isponib***zado* e </line>
<line> para um melhor </line>
</par>
<par>
<line> atendimento *os usu*rios dos serviços públicos de forma *ais eficaz. </line>
</par>
<par>
<line> O ponto de v*sta de So**a e Neto (2020) sobre a t*ansformaç*o d*gital </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> administração pública vem na *i**ção de qu* o </line>
<line> conce*t* *as c*dades </line>
<line> inte*igen*es aparece </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modo a ser uma fe*ramenta *e a**rf*içoam*nto dos serviços públicos fo*necidos pa** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*pulação, *undamentadas *as TIC* as *uais disp*n*bilizam o* s*r*iços e o vol*me de </line>
<line> informações em me**s el*trônicos. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, So*za * Neto (2020) a**g*m qu*, *t*avés *e </line>
<line> pl*tafor*a* digitais </line>
</par>
<par>
<line> elaboradas d* forma comp*exa * e*iciente, a* ferr*mentas de te*nologia a*abam </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> inc*rp*rar um conjunto de meios </line>
<line> ele*rônicos **e permitem def*n*r a ideia </line>
<line> de cidades </line>
</par>
<par>
<line> int*ligente*, *or meio </line>
<line> de uma in*eração direta com os cidadãos e, em v*sta </line>
<line> disso, </line>
</par>
<par>
<line> *ropor**onam uma *espost* adeq*a** e rápida para as d*mand*s po* ser*iços públic*s. </line>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 5, art. 3, *. *5-*4, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Barros Júnio*, L. P. S Rita, W. V. *ilv* </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> Prosseguem S*u*a e N**o (2*2*) traze*do a ideia de que se necessi*a colocar em </line>
<line> primeiro plano uma *tuaçã* em prol da *r**s*or*a*ã* digital, na procura por u** exc*lênci* </line>
</par>
<par>
<line> nos serv*ços fornec*dos par* a popu*ação, com uma </line>
<line> ec*nomia de custos e competi*iva, </line>
</par>
<par>
<line> gera*do opo*tunidades e atrav*s de política* públi*a* mais a*ser***as e avançadas *m termos </line>
<line> de q*alidade. </line>
<line> Ne*sa realidade, Souza e *eto (2020) *ropõem q*e as chamadas cida*es inteligentes </line>
<line> sejam l*cai* que utilizem *erra*entas tec*ol*gi*as, *endo em vista a promoção da s*tisfaç*o </line>
</par>
<par>
<line> dos cidad*os, por me*o da acessib*lidade e </line>
<line> con*iabilidade das inform*ções, de forma </line>
</par>
<par>
<line> ag*liza*a, sem esque*erem uma melh*r adeq*ação *conômica p**a a soc*edade, incl*indo </line>
<line> tod*s o* *suário*. </line>
<line> No traba*ho de Tutt*an e Macadar (202*), * apresentada uma apl**ação mista de </line>
<line> pesquisa em torno d* tran*formaç*o digita* voltad* pa** uma ad*inistração p*b*ic* es**cífica </line>
<line> estadual, por m*io *e uma aná*ise mist*, qualitat*va e conce*tual, e depois quantitativa, onde </line>
<line> mostra qu* a digita**zação de serviços *om * finalidad* de ating*r os usu*rios, *endo em vista </line>
<line> pr*pic**r a in*egr*çã* do po**r público junto aos ci**dãos, além de demonstra* uma </line>
</par>
<par>
<line> volun*arie**de di*nte da o**niã* pública, pode ser uma </line>
<line> oport**idade a ser aprov*ita*a co* </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção à utilização </line>
<line> de ferramentas tec*ológicas q** facilitem o *roces** de *ra***ho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> melhor* os s*rviços. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa d* v*lor com base na trans**rma*ão di**tal, pr*posta p*r *uttman </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Macadar (2020), mostr* *ue, e*bora não se tenha ao certo o tamanho ** va*or *anho c*m a </line>
</par>
<par>
<line> ap*i*aç** dos servi*os *igi*aliza*os, </line>
<line> *em-se um ga*h* no pro*esso *e trabalho jun** </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> clien*es, devido à *aior satis*ação com os se*viços p*estados, por co*ta *a ma*or agilidade e </line>
<line> transpa*ência na ent**ga das demanda*. </line>
<line> *.* Resultados da anál*se </line>
<line> Na aná*ise bibliomét**ca, os conc*i*o* s*o inten*a*ente ab*r*ados, p*inci*almente nos </line>
</par>
<par>
<line> traba*hos </line>
<line> **s auto*es Luciano et. </line>
<line> *l (2018), Filgueiras et. al (2019), </line>
<line> Ca*edo et. </line>
<line> al (2020) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tuttman e *ac*dar (2020), de forma que *ão trata**s não **mente as teor*as, como ta*bém </line>
<line> *ão pesq*isadas suas r*laç*es, co* *i*erentes *ipo* de le*antamentos, co* esferas de governo </line>
<line> por meio d* dad*s sec*ndário* e até de pesquis*s com entr*vista*, junto aos a*entes públ**os </line>
<line> *o* perc*pções qua*t*tat*vas e *ualitat*v*s, deix*ndo *sses trabalhos com mai*r aderên*ia à </line>
<line> pesquisa deste *rtigo. Aba*x* segue nuvem de pa**vra* dos *rabalhos s*lec*onado* em que se </line>
<line> destaca * ênfase para as palavras-chave d*ste artigo. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tra*sformação Di*it*l na Administração *úblic* Brasileira: Uma Revisã* *iste*ática de Litera*ura </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - *u*em de pa*avras dos trabalh*s se*ecionados </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborad*s pelos autores (2021) </line>
<line> Os achados da r*visão sistem***ca realiz*da d*monstram qu* foram encontrados </line>
<line> t*a**lhos co* perti**ncia ao t*ma, mas que *usca* *bje*ivos dist*nt**, sendo que a maior </line>
<line> part* dos t*abalhos aprofunda ba*tante o t*ma, espe*ial*ente os trabalhos em **bl*cações </line>
<line> estrangeiras, os quais utilizam metodologias com ferram*ntas que possi*ilitam uma </line>
<line> observação *ais clara s*bre os temas de i*ves*ig*ção. </line>
<line> Os traba*hos investigados apontam uma intensa utiliza*ão de abordagem voltada para </line>
<line> o ambi**te empírico, po**m a c**te*tualiz*ção é distinta, me*mo *ue os **xt*s sejam </line>
<line> pro*uzidos p** auto*es b*a*i*eir*s, p*is as p*bl*c*ções r*alizadas no exterior acabam </line>
</par>
<par>
<line> real*zando uma co*ceitua*ão </line>
<line> dos princ*pais tema* abordados neste trabalho, </line>
<line> in*lu*ive com </line>
</par>
<par>
<line> refere*cia* teó*i*o e **álise </line>
<line> ac*rc* dos perío*os hist*ricos de *eterminados *odelos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> adminis*r*ção pública e *ua relação com a *ransf**mação digi*al, em si*uações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aplicabilidade *a *e*ria e pr*tica, onde *ão feitos estudos c**pa*ativo*, pe*q*isas e </line>
<line> levantame*to*, com o u** de mé*ri*as que v*sam à defini*ão d* *adrões e resultad*s para os </line>
</par>
<par>
<line> prob*emas *e pe**uisa. Abaixo *egue o qu*d*o 2 *ue apont* os *u*ores, a n*cionali*ade </line>
<line> ea </line>
</par>
<par>
<line> p*bli*ação em *ue foram tornados públicos os tra*alh*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, *. 1*, n. 5, art. 3, *. 4*-64, *ai. 20*2 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Barros Júnior, L. P. S Rita, W. V. Silva </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*r* 2 - Trab*lhos sel*cionados na* bases de *ados </line>
</par>
<par>
<line> Item </line>
<line> Autores </line>
<line> Ano </line>
<line> Publica**o </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> LUCI*NO, E. M.; WI*DENHÖFT, G. C.; ***T*S, F. P. </line>
<line> 201* </line>
<line> ACM Interna*ional *onference Pro*eeding Se*ies </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> FILGUEIRAS, F; CIR*NO, F; PALOT*I, *. </line>
<line> 2019 </line>
<line> Latin American Poli*y </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> PALETTA, *. C.; MOR*IRO- GONZÁLEZ, J. A. O. </line>
<line> 2020 </line>
<line> Inf*rmaç*o & So*ie*ade: Estudos </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CANEDO, E. D.; TIVES, H. A.; CERQUEIRA, *. J. </line>
<line> 2020 </line>
<line> IC**S 2*20 - Proceedings o* the 22*d Internat*onal C*n*erence on Enterpri*e Inf*rmation *yste*s </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> S*UZA, P. V. N. C. S.; NETO, *. *. S. </line>
<line> 20*0 </line>
<line> R*vis*a Jurí*ica </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> *UT*MAN, *.; MACA*AR, M. A. </line>
<line> 2020 </line>
<line> ACM Interna**onal Conference Proc*eding *erie* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab**ados pel*s au*o**s (202*) </line>
<line> Observa-s*, d* a**rdo co* o grá**co 1, *ue o *ercentual de 66,6*% das publi*ações é </line>
<line> *e*erente *o an* de 2020 c*m *bordagem so**e o tema de*t* ar*igo, *endo que 16,66% das </line>
<line> publicaçõe* s* re*er*m ao an* de 2018, c*m um* publicação, e o me*mo perce*tual é </line>
<line> re*erente ao ano *e 201*, ta*bém com uma publi*ação. </line>
<line> Gráfico 1 - Cro**log*a das publicações </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*or**o pel*s autores (2021) </line>
<line> Constata-s*, ain**, de acordo com o qua*ro 2, que 67% das pub*icações acerc* do </line>
<line> tema abo*dado f*ram pu**icadas fo*a do país, utiliz*ndo, *nclusive, *stu**s co**arativos com </line>
<line> outr*s paíse*. No e*tanto, no *ontex*o *rasile***, *profundando o *ratamen*o dos *o*ceitos </line>
<line> **v. FSA, T*resina, v. *9, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*ans*or**ç*o Digital na Admini*t*ação Pública Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> des*e art*g* n*s debat** e* territó*io* es*r*n*eiros, os tr*balhos em publicações nacionais </line>
<line> selecionados r*presen*a* 33% dos trabalhos seleci*nados, que, emb*ra s**a* de publica*ões </line>
</par>
<par>
<line> *acionais, abo**am re*l*dades mais espec**i*a*, trat*ndo os conceitos d* pesqu*sa de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> form* mai* general*zada, ev*denciando-*e o pouc* debate e* território nacional sobre o t*ma. </line>
<line> Gr*fico 2 - Nacion*l**ade da* publicações </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elaborado p*los autores (2021) </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Discu*são </line>
</par>
<par>
<line> *ercebe-se que os t*aba*ho* de publi*ações no exteri*r demonst*am </line>
<line> *ma f*rte </line>
</par>
<par>
<line> relev*nc*a c*m o que é abordado nas qu*stõ*s for*uladas, *m*ora com objetivos gerais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *specífi*os *ifer*n*es, como pode ser *bservado *a publicação d*s </line>
<line> aut*res Luciano et. al </line>
</par>
<par>
<line> (201*). Nesse trabalh*, investigam </line>
<line> * temáti*a de aumento da pa*ticipa*ão </line>
<line> po*ular na </line>
</par>
<par>
<line> a*mi*istr*ção pública, p** *eio de um gov*rno di*italiz*do, pela per*epção dos gestores </line>
<line> p*blic*s pes**isados. A p*squi*a dos autores citados oc*rre* por meio d* p*squis* qua*i*at*va </line>
</par>
<par>
<line> exp*oratória e foram *e*antadas barreira* em bus*a </line>
<line> na literatura, onde </line>
<line> são *etr*tadas as </line>
</par>
<par>
<line> p*lític*s do gov*rno brasil*iro e suas *stratégi*s para atuaçã* digital, trazendo as pessoa* para </line>
<line> uma *ai*r participaç*o e ainda os ent*aves para que isso aconteça. </line>
</par>
<par>
<line> Na publicação de Luc*ano et. al (2018), os </line>
<line> autores co*cluem, em sua pesquisa, que </line>
</par>
<par>
<line> *ara uma chamada governan*a digital é imp*r*ante que se c*l**uem os cidadãos no </line>
<line> cen*ro </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. *, a*t. 3, p. **-64, mai. 20*2 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Bar*os Júnior, L. P. S *it*, W. V. S**va </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> d*s *o***icas pública* * que ma*s *ções sejam fei*as no in*uito *e se aprimo*a* e s* *x*lorar a </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsparênc*a *a* info*maçõ*s c*m maio* </line>
<line> segura*ça </line>
<line> pa** as p*ssoas e que as pesq**s*s </line>
</par>
<par>
<line> p**curem encon*ra* os o**tá**los </line>
<line> estruturai* e culturais d* s*ci*dade, *un*o ca*a a </line>
<line> um dos </line>
</par>
<par>
<line> cidadã*s e nã* somen*e *e*tr* da própria a*ministração pública. </line>
<line> Filgue*ras *t. al (2019) apont*m uma *esquisa sobre preferências sob*e digi*alizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de *erviços </line>
<line> públicos, enfa*iz*ndo isso através de p*squisa com ba*e em dados secundários, </line>
</par>
<par>
<line> *undame*t*dos em indicadores d* censo no serv*ç* públ*co realizado p*la ENAP ** que s* </line>
</par>
<par>
<line> bu*ca entend*r, p*r mei* a*áli*es *uantitativas d* s*rv**os </line>
<line> públi**s, a j**tificativa qu* leva </line>
</par>
<par>
<line> det*rm**ados se*viços * serem *ais informatizados que outros, seja pela adesão do público, </line>
<line> s*ja *ela ***staçã* de serviço pelos se*v**ores * a *s*rutura *a qu*l estão i*seridos, acaba por </line>
<line> eviden*i*r *ue * necessári* obter dos usuários um **ior *n*eres*e, tam*ém, em pa*ticip*r do </line>
<line> processo, através de su*s *piniõe* e pon*os de vista *ara *ue a *ran*formação dig*ta* sej* </line>
</par>
<par>
<line> revisada *o </line>
<line> poder *úb*ico, salientan*o-se </line>
<line> que não é um p*ocesso homog**eo, mas sim, </line>
</par>
<par>
<line> het*rogêneo e gradativo, de acordo com as capacidades es**tais, para a aplicação da TD. </line>
</par>
<par>
<line> O *raba*ho *e Canedo e*. al (2020), por sua </line>
<line> v*z, mostra o ce*ário atual do* serviços </line>
</par>
<par>
<line> públicos brasilei*os e sua p*squi*a traz reflexões sobre * que o cidadão e**era </line>
<line> para e*sa </line>
</par>
<par>
<line> a**inistraçã* *ública mais modern*zada, compat*bili*ando-*e com * visão dos out*o* t*xto* </line>
</par>
<par>
<line> sel*cionados, mas, c*m um de*alhamento *obre as polít*cas e le*islações na áre* </line>
<line> digit** </line>
</par>
<par>
<line> aplicadas no âmbito feder**. As*im, efet*a u*a anál*se, por meio de questio*ário que busca </line>
<line> resposta* em r*laçã* aos ser*iços digitalizados já em *rá*i*a *elo governo e expectativa sobre </line>
<line> o pr*cess*. C*nstata-s*, entã*, a necessidade de se m*dar a vi*ão dos agentes públic*s *ar* * </line>
<line> implant*ção de um gove*no digital mais p**parado para atend** a*s anseios dos cidadãos. </line>
<line> Com efeito, demo*stram, em se* trabalho, Tutt*an e Macadar (202*), qu* os modelos </line>
<line> *e admini*traçã* pública *o **nte*to histórico no Br*sil *êm relação intr**seca com a forma </line>
<line> como são pr*sta*** os ser*i*os públicos aos usu*rios, s*lient*ndo-se que ainda se vivencia </line>
</par>
<par>
<line> um período de estruturação </line>
<line> do atendimento ** meios digitais ju*t* à populaçã*, </line>
<line> vi s t o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> exist* um *ovi*en*o de burocra*ia na gest*o, e os auto*es relatam *ue es*aria vinculado * um </line>
</par>
<par>
<line> modelo </line>
<line> gerencialista, onde se necessita </line>
<line> *mp*iar *s meios </line>
<line> de transfo*maç** dig*tal, onde </line>
</par>
<par>
<line> propõ*m um m*delo conceitua*, basea*o em robusta revisão de l**erat*ra, mai* voltada p*ra </line>
<line> um* pesqui*a-ação, de evolução para u* *erviç* público digitaliza*o, que in*orpo*e valor </line>
<line> *gregado e, ao mesmo tempo, reduza cu*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Enquanto se examin*m os *raba*hos </line>
<line> de auto*es </line>
<line> das *ublicações em periód*cos </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros, ** mes*** acabam tratando de problemas que </line>
<line> não *uscitam uma </line>
<line> an*lise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*eito*, mas sim, uma abordag*m da apli*ação dos co*c*ito* em si*uações </line>
<line> específic*s, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-*4, mai. 20*2 www4.*sa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Trans*o*mação *igital n* Admin*stração Públi*a Brasil**ra: U*a Revisão Sistemátic* de Literatura </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> *omo no tra**lho d* Palett* * Mor*iro-*onzález (20**), que bus*am tange**iar o t*ma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t**nsformaç*o digital no s*ntido de l*var p**a </line>
<line> um entendi*e*t* da re*evâ*cia de </line>
</par>
<par>
<line> conheciment*s tecnológicos pa*a obtenção de êx*to em seleção de profissionais de informaçã* </line>
<line> p*r meio de editais públi*o*. </line>
<line> Paletta e Moreiro-González (2020) leva*tam a* m**hor*s *r*ti*as *a a*ministração </line>
<line> pública *a *la*oraç*o desses processos e ainda estudam os v*lo*es dados a essa qualificação </line>
<line> no cen*rio digi**l em que se ava**a, nessa mes*a *inha, a u*ilização d* mei*s digitais p*lo </line>
</par>
<par>
<line> poder </line>
<line> *úbli** brasileir*, espec*ficamen*e em p*oc*ssos *e sel*ção, verifi*ando-se q** não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> s*tisfatório * envol*i*ento do setor públic* </line>
<line> co* esse co*promi*so de atualiz*ç*o </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> práticas </line>
<line> em ** mu*d* cada ve* ma*s *igital, s*ndo preciso evoluir n* iniciativa que **s* </line>
</par>
<par>
<line> ape**e*çoa* a tran*formaç** digital e, consequentem*nte, a qualifi*aç*o especializada para </line>
<line> que s* atenda de *ma *elhor forma *s e*pec*ativas *os usu*rios. </line>
<line> Com uma abordage* qua*ita*iva, em s*tuaç*o mais ampl*, Souz* * Neto (2*20) </line>
<line> efet*am uma *esqu*s* bibliogr*fi*a, explo*atória * descritiva, tendo em vista uma </line>
</par>
<par>
<line> funda*e*ta**o *a </line>
<line> lite*atura q*e se relac*ona </line>
<line> com a transformação digital de form* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> demonst*a * s*a re*evância e* termos g**ais com os conceitos das cidade* intelige*te*, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> seria* por si só uma conce*tu*ç*o c*m intensa am*li**d*, sem delimitaçã* geográfi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Por sua v*z, Souza e Neto (2020) l*v*m a discu**ão p*ra uma b*se teó*ic* a **al tr*z </line>
</par>
<par>
<line> as iniciativas </line>
<line> de gover** no B*asil, com maior utili*a*ão *e tecnolo*ias da info*m*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comunicação e, além d*sso, par* modelos </line>
<line> de administração pública *ssoci*dos com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> iniciativa pri*a*a, es*ecialmente por *eio das chamadas p*rcerias p*blico-p**vadas, traze*do </line>
</par>
<par>
<line> o c*ná*io legal da tran*formação digital a *n*lise d* literatura a qual també* e </line>
<line> demonstra </line>
</par>
<par>
<line> *emelhante a este *r*i*o, que os c**ceitos de fe*ramentas tecnológic*s aliadas à ad*ini*tração </line>
<line> *ública v*m sendo ab*rda*os c*m *ais fre*uê*cia nos úl*imos anos e qu* os t*abalhos ain*a </line>
<line> s*o escass*s *o B*asil, distr*buídos de f*r*a ainda desigual nas regi*es do B*asi*. </line>
</par>
<par>
<line> Afir*am Souza e Neto (2020) que * *o*sível </line>
<line> uma mudança a p*r*ir *e u* processo </line>
</par>
<par>
<line> oriundo da </line>
<line> *tua*ão de lideranças polític*s, </line>
<line> *ma participaçã* s*cial e *om as parcerias entre </line>
</par>
<par>
<line> poder público e *niciat*va p*ivada em que o cenário d* *r**sf*rmação digital seja ex**ndido </line>
<line> *a rea*idade b*asil*ira, s*ndo q*e, para tan*o, o estímulo e o *porte em pesquisas acadêm*c*s </line>
<line> são cruciais para * desenvolvimento de *ovas te*nolog*as, me*ho*ia da qua*id*d* de vida nas </line>
</par>
<par>
<line> *id*d*s e dos cid*d*o*, com mais qualificação dos mes*os e te**ência pa*a dinamizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> econ**i*. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, ao **a*ar *obre a análise </line>
<line> compara*iv* de t*dos os trabal*o* *e*quisados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s**eciona*o*, os trabalhos publica*os fora do país, sobret*do </line>
<line> *s </line>
<line> m*is recen*es, *os a*tores </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Tere*ina P*, v. 19, n. 5, art. 3, p. 45-64, m*i. 2022 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. M. Bar*os Júnior, *. P. S Rita, *. V. Silva </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*gueiras et. al (2019), Caned* et. al (2020) * Tuttman e Ma*adar (2020), public*dos nos </line>
<line> *n** de 2019 * 2020, são os qu* **re*en*am aspectos ma*s ad*re*tes ao objetivo geral *este </line>
</par>
<par>
<line> artigo que se bu*ca responder e* se* problema d* pesquisa, vis*o que conceit*am * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualificam o *eb*te com e**d*ncias assertivas sob*e a aplic*ção *e**ica e prática da temática </line>
<line> dest* pes*ui*a sistemát*ca. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES *INAIS </line>
<line> Destaca-se qu* foi possível responde* às questões propostas, * me*ida *ue a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> realizada con*tatou que a transformação di*ital um tema emer**nte, sobretudo e* ** é </line>
</par>
<par>
<line> cenário de constantes mudanças </line>
<line> enf*entadas em todas as esferas, seja na ini*iativa privada, </line>
</par>
<par>
<line> q*e fornece te*no*ogi*s que dão supo*te </line>
<line> para uma melhoria *o aspecto </line>
<line> de pr**essos </line>
</par>
<par>
<line> *r**nizacionais, **m *fe**a de ferramentas </line>
<line> d* TIC para a facilit*ç*o do *rab*l*o, sej* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> administração pú*l*ca, qu* já *pre*enta inic*ativas de go*erno eletr*nico, com vistas a ev*lui* </line>
<line> para uma pa*ticipa*ão social pel* disp*n*bilização cres*ente *e dados abertos. </line>
</par>
<par>
<line> P os t o i s s o, o </line>
<line> *b*etivo do trabalho *oi alcançado, </line>
<line> vist* que a re*isão sis****ti*a de </line>
</par>
<par>
<line> li**ratu*a dos co*ceitos de tr*nsformação dig*ta* (T*) e de mo*elos *e *dminis*ração p*b*ica </line>
<line> imp*ementad*s n* Bras*l f*i realiz*da dent*o de sua prop*sta apresen**d*, incl*indo os </line>
</par>
<par>
<line> objeti*os *s*ecíf*cos qu* *ermitiram *ma discu*sã* ampla, levant*n*o o* c*ntexto* e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*ot*colos de p*squisa. A pesq**s* **opici*u um apro*u***mento dos conc*itos, relaciona*os </line>
<line> entre si, com *ista* a fort*lecer a *nvestiga*ã* s*bre * e*tado ** arte da t*mát*ca. Verificou-s* </line>
</par>
<par>
<line> *ue os dois *onceitos se relacionam e que </line>
<line> é rele*ante para o aperfeiçoamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *o*ernização digital da ad*in**tração públi*a *o Brasil. </line>
<line> Os resultados revelam que o tratamento do conceito *e transform*ç*o digital en**lve </line>
</par>
<par>
<line> enf*ques *o**ados para uma admi*istraç*o por result*d*s, in*erido </line>
<line> nu*a v*são de maior </line>
</par>
<par>
<line> ampl*açã* d* *o*ume ** **formações par* o *idadão para um me*hor desempenho </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ad*inist*a*ão pública, coloc*ndo-se de form* ma** intensa uma abord*gem mais tecn*cista e </line>
<line> geren*ialista. </line>
<line> De form* geral, os resulta*os apontam um* maio* f*ndame*tação teór*ca e um maior </line>
</par>
<par>
<line> inter*sse para os con**it*s pes*uisados, com o inc*ntivo da </line>
<line> pesquisa sobr* * tema, mes*o </line>
</par>
<par>
<line> com as *imitaç*es sobre a quantidade de tr*balhos enc*nt*ados, tendo em vis*a um p*ríodo </line>
<line> pequeno de publicaç*e* en***tradas, *endo *aior esse número no* úl*imos três an*s. *ntão, </line>
<line> fica a concepção dest* trabalho *ob** os *o*ceitos e a temát*c*, qu* t*ve como finalidade dar </line>
<line> suporte expl*ratório pa*a futura* *esquisas. </line>
<line> Re*. FSA, *eresi*a, v. 19, n.*, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 www4.fs*net.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Transformaç*o Digital na Admi*istração Pública Brasil*ira: Uma Revisão Sistemática *e *iteratura </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Algum*s *im*taçõe* deste estudo podem ser ap*ntadas, como: (i) apena* d*as ba*e* </line>
<line> científicas f*ram cons*derada*. No fut*r*, estudos mais a*pl*s *odem *ncluir outros </line>
</par>
<par>
<line> r*pos*tórios; (ii) ap*nas art*g*s recen*es *or*m </line>
<line> analisad*s, *pesar *e </line>
<line> *m *os ob*etiv*s </line>
</par>
<par>
<line> cons*dera* publicações re*ente* par* fornece* </line>
<line> o es*ágio d* arte *tua**zado. Todav*a, *m </line>
</par>
<par>
<line> período maior de análi*e pode fornec** novos ach*dos de pesq*is*. </line>
<line> Os resultados *l*ança*os n*sta pesquisa n*o apontara* c*nclus*es d**ini*ivas, </line>
<line> registrando a necess**ade de out*a* li*has de pesqu*sa como pers*ec*i**s futu*as qu* devem </line>
</par>
<par>
<line> ser </line>
<line> orga*izadas a partir dos debates </line>
<line> *cadêmic* e político, originando políticas </line>
<line> *ue s*jam </line>
</par>
<par>
<line> direcionadas *ara um **x de **líticas que incluam educação, *nova*ão, políticas de inovaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> *ntre </line>
<line> outra*, que v*sa* ao refor*o *a </line>
<line> estrutur* </line>
<line> di*ital *ue es*á ** </line>
<line> base d* *dministração </line>
</par>
<par>
<line> públi*a br*sileira, ao mesm* tempo em que se prosse*uem os estudos sobr* as oscilaç*es do </line>
<line> *erc*do co*ducente* à cons*ant* ada*tação do proc*sso. </line>
<line> R**ERÊN*IAS </line>
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<line> atividades e conhe*ime*tos *equeri*os nos conc*rsos pú*lico* </line>
<line> *ara profissionai* da </line>
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<line> Rev. F*A, Teresina PI, *. 19, *. 5, art. 3, p. 45-64, *ai. 2*22 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> *. M. Barr*s Júnio*, L. *. S R*ta, W. V. Silva </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> Como Referen*iar e*t* Art*go, *onform* ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> *ARROS JÚNIOR, J. *; RITA, L. P. S; SILVA, W. V. Transfor**ção Di**ta* na Adm*nistração </line>
<line> Pública Brasileira: Uma Revi*ão Sis*em*tica de Li*eratura. Rev. F*A, Teresi*a, v.19, n. 5, a*t. *, p. </line>
<line> 4*-64, *ai. 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contrib*ição do* *utores </line>
<line> J. M . B*rros **nior </line>
<line> L. P. S Rita </line>
<line> W. V. S*l*a </line>
</par>
<par>
<line> 1) con**pção e planeja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lis* e interp*etação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do rascunho ou na *evis*o crí**ca *o con**úd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaç*o na aprovação *a vers*o f*nal do man**cr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, Ter*sina, v. 19, n.5, art. 3, p. 45-64, mai. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
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