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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 9, p. 165-182, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.3.9 </line>
</par>
<par>
<line> La*os Familiares Rompidos: Análise *a *iolência *m H*mlet e **voura Arcaica </line>
<line> **oken Family *ies: Analysi* of Vi*l*nce in Ham*et and Lavour* *rcai*a </line>
</par>
<par>
<line> Fernand* Mei*eles M*n*es </line>
<line> Mest*a em Letras pela Univ*rs*dade Federal do ***anhão - UFM* </line>
<line> E-mail: fernanda*eireles2*@hotmail.com </line>
<line> *ílson César Devi*es </line>
<line> *outor em Letras *ela Unive*si*ade Esta**al "Júli* de *esquita Fil*o" - **ILCE/UNE*P </line>
<line> Professor do In*t*tuto de Ci*ncias Human*s e Sociais, Campus *o Ar*guaia - UFMT </line>
<line> E-m*il: d*ls*n.dev*des@ufmt.b* </line>
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<par>
<column>
<row> En*e*eço: Ferna*da M*ireles Mendes </row>
<row> *ua São José, 10, bairro: Alto do Bod*. CEP:65370-000, </row>
<row> Pi*d*r*-M*ri*/MA, Br*sil. </row>
<row> **dereço: Dílson Cé*a* Devi*es </row>
<row> ICHS/UFM* - Avenida **l*on Varjão, nº 6390, CEP: </row>
<row> 78.6*5-091, B*r*a do Graça*/*T, *ras*l. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*hefe: Dr. Ton** Kerley d* Alenca* </row>
<row> Rodrigue* </row>
<row> Arti*o recebid* em 18/01/2*21. Últ*ma versão </row>
<row> **cebida em *2/02/2021. Aprov*do e* 0*/02/2021. </row>
</column>
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<line> Avaliado pel* s*stema T*iple Re**ew: Des* Review a) </line>
<line> pelo Editor-C*efe; e b) **uble Blind Review </line>
<line> (avalia*ão cega p*r dois avaliadores da áre*). </line>
<line> Revis*o: *ramatica*, Normativ* e de *o*mat*ção </line>
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<line> F. M. Mendes, *. C. Devides </line>
<line> 166 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> E*se artigo *em c*m* final*dade fazer </line>
<line> uma análi*e da violên*ia </line>
<line> ** Hamlet, </line>
<line> *e Will*am </line>
</par>
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<line> Sha*e*pear*, e em Lavoura Arcai*a, de *aduan Nassar. An*lisamos como a vi*l**ci* se </line>
<line> config*ra em cada um *os t*xtos e apont*mos os elem*ntos semelhantes e diferent*s e*tr* os </line>
</par>
<par>
<line> livros, enfocando a violên*ia fam*lia*. Neste estudo, </line>
<line> desenvolvem*s a pesquis* com </line>
<line> * </line>
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<line> metodolo*ia bibliográfica, na qual util*zaremos c**o base os ensinamentos de Auer*a** e d* </line>
<line> Antonio **ndi*o n*s **lações en*re tex*os bem co*o as reflexõ*s *e Jaime *inzburg acerca </line>
<line> da violên*i*. </line>
<line> P*lavras-chav*: Violência. Lite*a**r* C**parada. Hamle*. Lavoura Arcaica. </line>
<line> A*ST*ACT </line>
<line> T*is artic*e aims to m*ke an an*lysis of the violence in Hamlet, by Will**m Shakespeare a*d </line>
<line> Lavoura Arcaica, by Radu*n *assar. We *ill analy*e *o* violence is configured in eac* of </line>
<line> the te*t* and point out simila* and dif*e*ent elements between the *ook*, focusing o* fa*ily </line>
</par>
<par>
<line> violen*e. In </line>
<line> this st*dy, we de*e*op** the *e*e**ch with *he b*b**ogr*phi* m*thod*logy, *n </line>
</par>
<par>
<line> which we w*l* *se as a </line>
<line> b*sis </line>
<line> th* teachi**s *f Auerbach *nd, Candido in the relatio*ships </line>
</par>
<par>
<line> between texts, as well as the r*flections of Jaime Ginzbur* about violence. </line>
<line> Keywords: Violenc*. Compa*ative literature. Ham*et. Archai* Cro*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eres*na, v. 19, n.3, art. 9, p. 165-182, m**. 202* </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
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<line> Laços Familiares Rompidos: Análise da **olência em Hamlet * Lavoura Arcaica </line>
<line> 167 </line>
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<line> * INTRO*UÇÃO </line>
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<line> Este trabalh* tem por finalidade fazer uma a*álise d* </line>
<line> vio*ência em Hamlet, de </line>
</par>
<par>
<line> Will*an Shak*speare, e em *avoura Arc*ica, d* Radu*n Nass*r. O livro Hamlet aprese*ta-nos </line>
<line> uma peça trág*ca, *a qual Cláudi* assassina o próprio *rmão, que era *ei da Dinamarc*, com a </line>
<line> intenção *e ocupar seu lugar n* *rono. Logo apó* o crime, o homi*ida casa com a rainha </line>
<line> G*r*rudes, *u*o enlace é julgado por *amlet (fil*o desta) como inces*uos*. N* *ecorrer da </line>
<line> trag*dia, o e*pectro ap*rece pa*a o príncipe Hamlet e cl*ma *o* vin*ança. A par*ir de então, o </line>
</par>
<par>
<line> prín*ip* fica </line>
<line> *onvicto sob*e a* razõ*s do assa*si*ato do genitor, q** desenca**ia mais </line>
</par>
<par>
<line> violên*i* com uma sér*e de *ss**sinatos, incluin*o *utros membros da família. </line>
<line> *m Lavoura Ar*aica, temos um* narrati*a que apres*nt* a hi*tória *e uma família </line>
<line> *ígida. * protagonista Andr* reso*ve *air *e casa por nã* admiti* os se*m*es do pai, Ioh*n*, e </line>
</par>
<par>
<line> p*r *ão </line>
<line> po*er manter * relação i*cestuo*a com sua i*mã Ana. O romance faz uma *nalogia </line>
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<line> co* a parábo*a do filho pródigo. Entr**anto, ao reto*nar ao la*, </line>
<line> André depara-se com </line>
<line> o </line>
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<line> assassinato de *na pelo pró*rio pa*. * at*tude extrema d* pai tem ***ação c*m a desco*erta </line>
<line> do envolvime*to am*r*so entr* o* ir*ãos. </line>
<line> *iant* d* exposto, a violência faz-se prese*te nos dois liv**s abordados. Ela n*s </line>
</par>
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<line> desperta o *nte*esse </line>
<line> e* *a*er uma anál*se para en*ender por que os *aç*s consanguíneos são </line>
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<line> rompi*os. P*ra este *studo, usare*os </line>
<line> como ref**ências *undamen*ais An*onio Candido, em </line>
</par>
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<line> seu livro Liter*tura e **ciedade (201*), e as li*õ** *e *a*me Gi*z*urg, na *bra Literat*ra, </line>
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<par>
<line> V*ol**cia e Melan*olia (2012). Antes de adentrarmos * an*li*e </line>
<line> de cada uma das obras, será </line>
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<line> ap*esentado po*icionamento acerca d* v*ol*nci* feito o </line>
<line> por *in*bur*. L**o após, análise * </line>
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<line> d*s obras e, por fim, a com*aração entre os text*s. </line>
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<line> 2 *E*ERENCI*L TE*RICO </line>
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<line> 2.1 Li**ra*u*a e Violênc*a </line>
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<line> *ntônio Candido, em *ite*****a e Soci*dade, apresenta alguns *lementos </line>
<line> que </line>
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<line> relacionam os aspectos s**iais com a a**e *iterár*a. Segund* el*, par* c**preen*e* como </line>
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<line> oc**re essa rel*ção, dois aspectos </line>
<line> pre*isam ser co**re*n*ido*. O primeiro, corres*onde </line>
<line> a </line>
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<line> ind*gar q*ais são as po**íveis influ*ncias efeti*as do meio s*bre * ob*a. *o s*gundo, ele </line>
<line> apres**t* a proposta em c*m**eender *m que *edi*a a arte * expr**s*o da socied**e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 19, n. 3, ar*. 9, p. 165-1*2, m*r. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
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<line> F. M. Men*es, D. C. Devide* </line>
<line> 1*8 </line>
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<line> A*nda *egundo o *stud*oso, essas obs**v**ões nos </line>
<line> *ropõem assimilar *o obje*o </line>
</par>
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<line> de *studo um te*mo que *l* ap**sent* em O Discurso e a Cidad* (201*), que ele chama d* </line>
</par>
<par>
<line> r*duç*o est**tural; </line>
<line> este, *ada ma** é do q** o </line>
<line> proces*o *or *u*o intermédio a reali*ade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mundo e do s** s* torn*, </line>
<line> na *arr*ti*a ficcional, *om*on*nte de *ma e***utura li*erária, </line>
</par>
<par>
<line> per*iti*do que essa seja estudada como algo autônomo. Ne*sa pe*spectiva, </line>
<line> para Ginzburg </line>
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<line> (2012, *1), "a violência é p. </line>
<line> const*nte no campo da experi*ncia hum*na". Através </line>
<line> dela, </line>
<line> de </line>
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<line> *eu* *ariado* a*pecto*, </line>
<line> um home* pode agi* so*r* u* outr* e atingi* vár*o* camp*s de </line>
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<line> desumanizaç*o". A exemplo dis*o, pod**os me**i*nar **e a prim*i*a deses*ruturação </line>
<line> famil*ar *eu-s* na *arra*iv* bíblica, mais precisamente, na hi*tór** d* Caim e Abel. </line>
<line> Adem*i*, podemos c**preender a violê*cia como uma *ção que emprega * *orça </line>
<line> fí*ic* o* algu*a intim*da*ã* moral. A*erca disso, diz-nos *inzbur* *ue a vio**ncia *ode </line>
<line> ocorre* d* diversa* maneiras. T*ata-se de s*tu*ções que p*ovocam e*trem* h*r*or para a*uele </line>
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<line> que a v*venc*a, por esse motivo, deveria ser </line>
<line> u* ato que não d*ve*ia e*ist*r nas rela*ões </line>
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<line> so*iais. *e acordo com Ginzburg (2012), a violên*i* representa u* elemento que faz *arte d* </line>
<line> *xper*ência humana, po*tan*o, não p**e estar dissociad* do t*mpo e do **paço, por iss*, para </line>
<line> ele, é f*ndamental que *a*a uma dedica*ão m*i** em sua ab*rdagem. Nesse sent*do, segundo </line>
</par>
<par>
<line> *le, o q*es*ion*mento sobre a *iol**cia *or meio da liter*tura po*sibi*ita o r*m**mento </line>
<line> de </line>
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<line> percepções automatizadas da real*dade. </line>
</par>
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<line> Como *em podem*s obs*rvar, a aná*i*e so*iológica, *egundo *an*ido (2**4), </line>
<line> bu*ca compreen*er em *ue **dida a *r*e é expres*ão *a sociedade. Para esse autor, a obra se </line>
</par>
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<line> espelha o* *e*resenta a *o*ieda*e, </line>
<line> constituindo, ass*m, um estabele*imen*o *e co**e*ações. </line>
</par>
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<line> Em tal per**ec*iva, depre**d*-se *u* as obras *ite*á*ias *m est*do apres*ntam m*nifestações </line>
<line> devasta*oras a partir d* ação do h*mem, muito emb*ra as razõ*s sejam d*vergen**s. </line>
</par>
<par>
<line> Como tal, para C*ndi*o, a arte é so*ial em dois senti*os: depende d* ação </line>
<line> d* </line>
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<line> *atores do meio, que se exprimem na obra em graus diversos ** subl*maç*o; e p*oduz sobre os </line>
<line> indivíduos um e*eito p*ático, modificando a sua conduta, a pe*cep*ão *o mu*do, a*ém de, </line>
</par>
<par>
<line> sob*etudo, reforçar </line>
<line> n**es o s***imento *os valores so**ai*. Uma obra, por*anto, possib*lita </line>
</par>
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<line> uma reflex*o e transformaç*o dos valor*s e da *isão do mundo p*r meio de i*str*mentos </line>
</par>
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<line> expr*ssivos. Des*e modo, compreen*emos que * gra*deza de uma literatu*a depen*e </line>
<line> d* * ua </line>
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<line> *elativ* in*emporalidad* e un*versalidade as qua** sua função é capaz de *xe*cer. </line>
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<line> Em Hamlet, embora a na*rativ* possa se* co*siderada </line>
<line> como *ma "*ragédia sem </line>
</par>
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<line> ação", nas </line>
<line> palavras de *ygots*y (19*9, *. </line>
<line> 13), pe** fato d* j* in*ciar com a mo**e do rei </line>
</par>
<par>
<line> Hamlet e os </line>
<line> det*lh*s da cena só nos serem a*r*sentados a partir da n**r*ç*o que o esp**tro </line>
</par>
<par>
<line> fa* ao príncipe, no*a-s* que a vio*ência em Sh*kesp*are se caracteriza como premeditada, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.*, art. 9, *. 165-18*, m*r. 2022 ww*4.f*anet.com.br/revist* </line>
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</page>
<page>
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<line> Laços F**iliares Rompido*: A*álise *a Violência e* Hamlet e La*oura A*caica </line>
<line> 16* </line>
</par>
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<line> pois Cláudio dese*ava *c*pa* o lugar do ir*ã* no trono, * que, como esposo da rai*ha, seria </line>
<line> mais fácil de se* al*anç*do. </line>
<line> * respeito a*nda da vio*ênci*, temos, em Lavoura Arca*ca, o *iscurso rigoroso </line>
<line> q*e n*o se abre p*ra * alteridade, proferido pel* figur* paterna para manter a estrutura ar*aica </line>
<line> da famíli*. D*ss* modo, o posiciona*en*o do pai "pr*vo*a" a dissolução *a fam**i*, </line>
<line> *orquanto, Iohána não admite *m posicionamen*o diferente do seu. André choca-s* co* seu </line>
<line> pai. A *elação entre eles é conflituosa, *esulta*do n* saída d**uel* do lar. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a *odrigu*s (2*06, p.*1), o discurs* retóri*o, *ue *em c*mo propósito </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*vencimento do o*tro, além de ocasionar a dis*â*cia *ntre os *nte*locu*ores, tam*ém </line>
<line> const*t*i um tipo de violência que, nesse c*so, *e *ons*itui por não adm*tir a troca de *on*o* </line>
<line> de *ist*. </line>
<line> 3 RE**LT*DOS E DISC*SSÕ*S </line>
<line> 3.1 A Violência em H*mlet: o espectro da dor </line>
<line> Ha**et consti*ui uma das maio*es o***s-primas *a l*teratura universa*. </line>
</par>
<par>
<line> Consid*rada uma </line>
<line> da* peç*s ma*s r*presen*adas * estudadas de Will*am Shakespeare, ela </line>
</par>
<par>
<line> a*resent*-nos di*emas que são advindos </line>
<line> *as relações humanas (BRADLEY, *009). O </line>
</par>
<par>
<line> monó*ogo "Ser ou não ser, e*s a questão" co*rob*ra e*sa i*eia por uni**rsalizar e imo*talizar </line>
<line> a angústia do pe*sonagem di**te d* sofrime*to advindo *a b*rbarid*de fami*iar. </line>
<line> Consoante a gran*iosidade da tra*édia, F*y* *en*ion*: </line>
<line> Na pe** não há nenhum lim*te e**re os problemas reais e os pseudoprob*emas [...] </line>
<line> não há nenhuma *utra peça de *hakespear* (o que signifi*a *enhuma ou*ra pe** do </line>
<line> mun*o) *ue lev*nte tantas questões do t*p* "p****ema" [...] p*oblemas insolúvei* e </line>
<line> pergu*ta* irrespondíveis no* pers*g*em aonde quer que vamos e t*rn*m Hamlet * </line>
<line> ma** suf*cante e claustrofóbica *as pe*a*. (FRYE, 2013, p. 110). </line>
<line> De acor*o com B*adle* (2009, p. 66), "exa*i*ar * *eça r*que* uma virtude que não </line>
</par>
<par>
<line> repousa sobre a </line>
<line> cri*ção d* uma obra de ta*anha s*tileza". Nesse s**ti*o, ele elenca qu*, </line>
</par>
<par>
<line> embora sendo a t*agédia mais popular </line>
<line> de Shak*spea** e, ainda que, vários dos espect*d*res </line>
</par>
<par>
<line> *ossam *entir enorme atração pe*o protago*ista, </line>
<line> talvez muitos **o se questi*nem sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> caráter ou a </line>
<line> razão do compo*tamento dele. Ainda segund* o estudioso, "Hamlet evoc* </line>
</par>
<par>
<line> fortemente em nós a ide*a do mi*tério da vida, *a* t*** boa *rag*dia faz i*so" (BRADLEY, </line>
<line> 2009, p. 68). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 9, *. 16*-182, mar. 2022 www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. M. Mendes, D. C. Devid** </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> Em f****o *a apro*i*açã* dessa peça co* * realidad*, Pedro S*ssekin*, em *eu </line>
<line> artigo - Haml*t e o espelho- apresenta o *onto d* vi*ta do crítico rom*ntico Wi*l*am Haz*itt, </line>
<line> para quem, Ha*let somos nós. (FREITAS, 2016 p. 54). Em Haml*t, os l*ços f*milia*es s*o </line>
</par>
<par>
<line> rompidos p*la ambiç*o p*r </line>
<line> um reinado. Cláudio *ssassina o próprio irmão *ue e** rei para </line>
</par>
<par>
<line> ocu*ar o *ugar </line>
<line> *el* n* t*ono. *l*m dessa barba*idade, aprese**aremo* out**s violência* </line>
</par>
<par>
<line> presente* no texto, provoc*das, sob*etudo, *or aqueles que tinham inter*s** em descob*ir e ou </line>
<line> *cultar a *erda*e*ra causa da morte do rei. Quant* às ***soas mais interessa*as nisso, temos, </line>
<line> respe*t*vamente, * prínci*e Haml*t * *lá*dio. Pois *quele a*mejava revel*r se s** *ai havi* </line>
<line> sido assassinado e *láudio, q*e era o assassin*, temia *u* *sso acontecesse. </line>
<line> * prime*r* violência da pe*a acont*ce antes m*smo dela iniciar. A *orte do rei já </line>
<line> havia acontec*do. A partir disso, nas palavr*s de Vygotsky (19*9, p.13), a n*rrativ* pod* ser </line>
</par>
<par>
<line> entendida *omo u*a *ragédia *em ação, pois ela já ini*i* com a mo*te do *ei. *s </line>
<line> detalhes </line>
</par>
<par>
<line> dessa *ena só nos são apres*ntado* a partir *a n*rração que o espectro f*z para o p*ínci*e. * </line>
</par>
<par>
<line> espectr* demon*tra *o príncipe que, pela mão *o </line>
<line> *rm*o, o rei </line>
<line> per*eu a v*da, </line>
<line> a </line>
<line> co*oa e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esposa. Outra coisa q*e e*e o havia tir*d* era a *repara*ão *e su* alma que ocorreria *om a </line>
<line> confissão de s*us pecados ant*s da morte. A não re*lização desse *l*imo ato, portant*, deixara </line>
</par>
<par>
<line> sua *lma *ondenada, </line>
<line> d*rant* </line>
<line> *erto tempo, vagar pela a </line>
<line> no*te e jejuar </line>
<line> *as cha**s dur*nte </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dia. </line>
</par>
<par>
<line> Depoi* da morte do pai, * príncipe sempre </line>
<line> vivia em estado d* desassossego. </line>
</par>
<par>
<line> A*arentemente, </line>
<line> sua alma </line>
<line> também vivia a vagar. A do* *o lu** era intensa. Sua intuiç*o </line>
</par>
<par>
<line> p**ssen*ia que escuridão em seu interior só iria aumentar. Ao perceber tal inq*ie*a*ão a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> sobrinho, o re* o *uestiona, *ica *nquieto, e Hamlet, por sua vez, inten*ifica a repulsa. Como </line>
</par>
<par>
<line> sabemos, o *ssass*n*t* do irmão e o </line>
<line> *as*mento apressado </line>
<line> de *láudio com a **inha </line>
<line> tin*a* </line>
</par>
<par>
<line> uma justif*cati**: ele ambicionava ocu*a* o lugar do irmão no trono, f*to q*e, como esposo </line>
<line> da rainha, ser*a mai* rapida*ente al*ançado. O curto espaço de tempo entre o funeral do rei e </line>
<line> o casamento da mã* foi tão evidente qu*, logo no *ní*io da p*ç* *ua*do H*rácio cumprimenta </line>
</par>
<par>
<line> Hamlet e lhe di* que </line>
<line> v*io para ass*sti* ao *u*eral de vosso pai, Hamlet pede-* par* n*o </line>
</par>
<par>
<line> z*mbar **le; *eria melhor d*zer q** veio as*istir ao *as*mento *a mãe. </line>
<line> A partir desse epi*ó**o, percebemos que *aml*t estava in*atisfeito com aquela uni*o. </line>
<line> A *eç* em si não relata como o c*samento o*orreu, mas t*l união é evidenciada na fala do *ei </line>
<line> ao *ovo. </line>
<line> Em*ora * morte de noss* *aro irmã* Ham*et ainda perma*eça viva em noss* </line>
<line> lembrança e c*nvenha-*os mante* *nlutados *ossos corações, e sej* noss* re*n* </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 19, n.3, art. 9, *. 165-182, **r. 202* www4.fs**et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> La*os F*mi*iare* Rom*ido*: Análise d* Vio*ência em Hamle* e La*oura Arcaica </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> s*bmetido a um só g*sto de pes*r, todavia, a ra*ã*, se opõe à natur*za e nos manda </line>
</par>
<par>
<line> dele l*mbrar *om uma dor mais p*udente, sem </line>
<line> nos esque**rmos de *ós me**os. </line>
</par>
<par>
<line> Assim se*do, to*amo* para e*posa aquel* que *á fo* nossa irmã e é, agora, n*s*a </line>
<line> ra*nha, * *mper*al *ons*rte deste E*tad* guerr**ro, mui*o embora, por *ssim d*zer, </line>
<line> c*m **a alegria desola**, *om um *lhar riso**o e outro de*ramando lágrimas, c*m </line>
<line> rego*ij* n* funera* e **quiem no c*samento, p*nsando em i*ual balança o prazer e a </line>
<line> dor (SH*KESPE*RE, 2004, p.1*). </line>
<line> *oráci*, qu* era seu verdadeiro *migo, *omo t*l, conhecia os *la*os de Hamlet. E </line>
<line> dura*te a encenação Ham**t confia a ele a miss*o de obse*var e c*mprovar a *artir da reação </line>
</par>
<par>
<line> *o tio se ele era o **rdadeiro </line>
<line> culp*do da *o**e </line>
<line> de *e* p**. O es*etá***o inicia-se com um* </line>
</par>
<par>
<line> pantomima. O rei permane** inalterado dur*nte esta prim*ira parte. *as, quan*o vê lançado * </line>
<line> mortal veneno no ouvido d* Gonzaga, ergu*-*e, pedindo luz e abandon*, precipitadamente, a </line>
<line> sala, *o qu* * acompa*hado por toda a corte. </line>
<line> *e fato, a representação t*atral planejad* pel* protag*nista confirma * r**ato que no </line>
</par>
<par>
<line> in*cio da peça ouviu do es*ectro. Hamlet vai ao quarto de sua </line>
<line> mãe, a seu chamado. *o </line>
</par>
<par>
<line> *aminho para o qu*rto, ele encon**a *e p*ssag** Cláudio, que estava de *oe*hos rezando na </line>
<line> capela. Sua m*ior v*ntade era de *atá-lo. C*m*, certamente, a intenção do prín*ip* não era </line>
</par>
<par>
<line> enviá-*o a* c*u, ele pref*riu adiar a </line>
<line> ex**ução d* *i*gança. O melho* momento poderia ser </line>
</par>
<par>
<line> quan*o * rei *stive**e dormindo na embriaguez, no del*ito *ncest*oso d* seu le**o, *ogando, </line>
<line> blasfemando ou em ato que não ti*e*se salvaç*o. </line>
<line> Aind* n* que diz r*s*eito à vio*ência plane*ada e prat*cada por C*áudio, após ele ter </line>
<line> ind*cio* ** *ue o prín*ipe Hamlet de*con*ia*a do crime por ele come*ido e d** suas intenções </line>
<line> de poder, pode*do, portanto, ser-lhe uma am**ça, ele o*dena qu* *o*e*crantz e Guil*enstern </line>
</par>
<par>
<line> *rovid*n*ie* a *iagem de **mlet à Inglater*a. O *lano del* era que, nessa viagem, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sobrin*o fo*se exe*u*ad*. Assim, faria uso d* v*olência fí*ica extrema p**a alcan*ar seus </line>
<line> o***tivos pessoa*s. </line>
<line> **ra e**den*iar esse intuito, *ej*mos um fragm*nto no qual Ham*et conta a Horácio </line>
<line> sobre es** tentat*v*: </line>
<line> [...] uma *rd*m, terminante, temperada com v*riadas e diversas classes de raz*e*, </line>
<line> concerne*tes à saúde *a Dinamarca e t*mbém da Ingl**erra, falando da* calamidades </line>
<line> que *od*riam *obrevir se eu continuasse viv*. A*sim sendo, tão logo a carta fosse </line>
</par>
<par>
<line> lida, se* perda *e tempo nem mes*o **ra afiar o mach*do -, *evia s** m*nha - </line>
<line> cabeç* decepad*. (SHAKESPEA*E, 2004, p.**5). </line>
<line> En*r*tanto, durant* a vi*ge*, o príncipe encontr* * mensagem na qual C*áudio </line>
<line> ordenava a *ua eliminaçã* quando *he*asse à Ingla*erra. *em êxito neste pl*no, *láudio não </line>
<line> desiste em tentar *limina* o príncipe. Dessa vez, ele aproveita a revolta d* La*rt*s, que viera </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 9, p. 1*5-182, mar. 20*2 www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. M. Mende*, D. C. *evides </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> da F*a*ça pa*a v*ngar a mor*e do pai. *ara tanto, ele* </line>
<line> t*amam um pl**o, inf*lível segu*do </line>
</par>
<par>
<line> eles, que *c*baria *om a *ida de Hamlet. Amb*s planejam *m duelo, no qu*l Ha*let, alheio </line>
<line> a qualquer trama, não examinar*a as *âminas e, assim, Laertes poderia vingar o que e*e havia </line>
<line> fe*t* com Polô*i*. Para gar*ntir o fim do p*íncipe, Clá**io proje*a *utro *lano de reser*a. Se </line>
<line> o primeir* fracass*sse ao ser posto em prática, t*ria um cálice enve*ena*o p*ra Hamlet beber </line>
<line> quan*o fosse *om*mo*ar * êxito obtido durante o duelo. </line>
<line> *o*tu*o, na luta, * plano de Cláudio mais u*a ve* não *c*ntece como pl*ne*ado. </line>
<line> Como *abemos, **nforme o *l*no, Laertes f*riria Hamlet com o flo**te envenena*o, mas, </line>
</par>
<par>
<line> durante a </line>
<line> *uta, el*s tr*cam as armas. Laertes receb* </line>
<line> o *rimei*o go*pe. A rainha, </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> com*morar a boa de*envol**ra d* f***o na l*ta, b*b* o cál*ce destinado ao fi*ho. O du*lo </line>
</par>
<par>
<line> continua. "Laertes fere Hamlet; então, no aug* da lu*a, t*ocam </line>
<line> os </line>
<line> florete* e Hamle* fere </line>
</par>
<par>
<line> La*rte*" (SH*KESPEARE, 2004, p. 113) </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, am*os são feridos com a arma que o irmão de Of*lia havia envenenado. </line>
</par>
<par>
<line> Gertrude* expi**: a bebida! </line>
<line> Chama pelo querido fil*o e lhe diz que o cálice estava </line>
</par>
<par>
<line> envenenado. Laertes co*fessa seu plan* e o do t*o do *rínc**e; n*o ex**te medic*na no mund* </line>
<line> capaz de curar-te. Ele também caído nunca mais iria se levan*ar. Ciente dis**, menc*ona a </line>
<line> Hamlet qu* a rainha havia sido envenenada e o *ei era * *ulpado. Ham*et tr*nspas** seu t*o. </line>
<line> Em seus últimos mo*entos, ele ped* a Horácio, seu companheiro de t***s as horas, qu* *onte </line>
</par>
<par>
<line> ao mundo suas justas i*t*nções </line>
<line> *ara </line>
<line> que, p*lo *escobrimento dos fatos, </line>
<line> *ão lhe sobrevenha </line>
</par>
<par>
<line> um nome maculad*. "Justific* minh* *ausa, perante aq*eles que a ignoram". </line>
<line> Como podemos o*servar, na p*ça, três filhos alme*am a vingança pe*a m**te do pai. </line>
<line> No cer*e da peça, temos: o pai de *amlet *ssas*inado *elo irmão e vingado pelo *r*ncipe. Em </line>
<line> meio a tudo is*o, como história de fundo, encon*ra*-se o Laertes, *ue ving* a morte do pai, e </line>
</par>
<par>
<line> Forti*br**, que tem o p*i m*rto num due*o ocor*ido </line>
<line> no dia em que Hamlet nas*e*. No </line>
</par>
<par>
<line> *cordo *nt*e os reis, aqu*le que perdesse a d**put*, p*rderia tam*ém o *erritório. </line>
</par>
<par>
<line> H*mlet, antes de dar seus *lti*os suspiros, p*ofeti*a *ortimbrás como herde*ro </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> coroa dinamarquesa. Assim, a vi*ganç* do* três pai* só acontece *o último ato da *eç*. Nes*e </line>
<line> mesmo mom*nt*, t*mos u* total de mais sete personage*s m*rto*, são e*e*: Ofélia, *laudio, </line>
<line> Gert*udes, Polô*io, Rosen*r*ntz, Guilde**ersn e o própri* Hamlet. </line>
<line> 3.2 A Violênc*a em Lavour* Arc**ca: uma colheita indesejá*el </line>
<line> Lavou** Arcaica é *m *om*nce de R*d*an N*ssar, um express*vo nome na literatura </line>
<line> contemporânea b*asi*eira que, embora desist* ** esc*ever *om um número red*z*do *e livros </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 9, p. 165-182, m*r. *022 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Laços Fami*iare* Rom*idos: Análise da Violênci* em Ham*et e L*voura Ar*aica </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> publicad*s, es**s for*m sufic*e*te* p*ra com*ará-l* e pos*cioná-lo aos escritore* *e maio* </line>
<line> e*vergadura su*gidos no *aís, como Gui*arães Rosa * Clarice Lispector (CADERN*S, </line>
<line> 1996). </line>
<line> N*rra*o em prim*ira pe*so*, Lavoura A*caica expõe a hi*tória de uma rígida fa*ília </line>
<line> *e liban*ses que vive em u*a fazenda. Para manter int*cta a es**utur* fam*liar autoritári* *ue </line>
</par>
<par>
<line> era imposta por sucessivas g*raçõe*, I*hána, o patriarca da famí**a, instaura de*tro do lar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ciclo do devir. Nele, todos os memb*os que comp**ham a família d*ve**am se submeter às </line>
</par>
<par>
<line> *mposições </line>
<line> que </line>
<line> *a*ti*m </line>
<line> d**e. E*tret*nto, *ndr*, o filho *ue é c**trário ao </line>
<line> *o*se*vadorismo </line>
</par>
<par>
<line> (arc*ic*) que * pai pregava, r*laciona-se incestuosame*te com sua ir*ã Ana. E, *pós a recusa </line>
<line> *e*a em man*er esse relaciona*e*to, ele resolve aband*n*r o lar. </line>
</par>
<par>
<line> C*m trinta c*pítulos, o *oman** div*de-*e em: * P**tida e </line>
<line> o retorno. </line>
<line> O l*vro </line>
</par>
<par>
<line> estabelece an*logia com o te*to bíbl*co, entreta**o, as semelhanças entre ele* se en*erra* na </line>
</par>
<par>
<line> fes*a de </line>
<line> c*memoração </line>
<line> do retor*o *aquele que ha**a partido, p*is, *esse episódi*, oco*r* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de**echo t*ágico. </line>
<line> Em a partida, André vive num *uarto de uma p*nsão e * s*r*reendido com a c*ega** </line>
<line> de *edro, seu irmão mais velho, que tom* para si a missão d* devolver o filh* *resma*hado ao </line>
</par>
<par>
<line> seio *a f*mília. Há uma co*vers* entre o* irmãos, </line>
<line> na qual o n*rr*dor utiliza-se *o flu** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*nsciênc*a para exp*r fat** oco*ridos no </line>
<line> tempo e* que ele vivia c** a família. C*mpre </line>
</par>
<par>
<line> ressaltar que, durante to*o o rom*nc*, os ca*ítulos são *lte*nados entre *s rememoraç*es de </line>
<line> André e os do t*mpo da en*nciaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A**ré diz ao irmão qu* tu** na </line>
<line> fa*ília era muito **caico. Na faze*da, o pai </line>
</par>
<par>
<line> estabelecia a* suas i*posiçõe*, sendo </line>
<line> qu e </line>
<line> ca*a um dos me*bros tinh* sua obrigaç*o na </line>
</par>
<par>
<line> m*nu*ençã* da casa. *omo **emp*o *is*o, vejamos *ais *ma rememoraç*o feita por André: </line>
<line> [...] era lá na fazenda mesmo q*e dev*ria ser amassado o nosso pão: nu*ca t***mos </line>
<line> outro em n*ssa mesa que não fosse o pão de casa, e era na hora de reparti-lo q*e </line>
<line> concluíam*s, trê* veze* a* di*, o nosso ritual *e austerid*de, sen** que er* també* </line>
<line> na me*a, mais que em qualquer outr* luga*, onde faz**mos de olhos baixos o n*sso </line>
<line> a*rendizado *a j*stiça (NASSAR, 2012, p. 76). </line>
<line> *m ponto inter*ssa*te a s* destacar a partir *e*se fragmento é a inadm*ssib*lidade do </line>
</par>
<par>
<line> pa* em aceitar ou**o </line>
<line> pão que não fosse o produz**o pe*a família. N*sse *aso, o </line>
<line> pão * a fala </line>
</par>
<par>
<line> aust*ra </line>
<line> do pai </line>
<line> na hor* d* repart*-lo *orrobora para * ent*nd*m*nt* de que esse* alimento* - </line>
</par>
<par>
<line> pã* e se*mões - d*ve*i*m ser o sustento da base familiar. Para *vi**nci*r *al austeridade, </line>
</par>
<par>
<line> p*demos obs*rvar qu*, durante </line>
<line> a partilha desses, os olhos de todos q*e ali estavam </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 3, *rt. 9, p. 165-18*, m*r. 20*2 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Me*des, D. C. Devide* </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> *ermane**am volt**o* para baixo, o que indica a submissão a qual todos que es**vam à mesa </line>
<line> d*veri*m aceit*r. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa perspe*tiva, depr*en*emo* *ue as ati*udes do p** para manter a ordem </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> famíli* justificam o Lavo*ra e Arcaica present*s </line>
<line> no * í * ul o </line>
<line> do li*ro. Etimologicamente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> palavr* *a*oura, q*e ter** vindo do l*tim l*bore, significa ***ba*ho, do qu*l s*rgiu l*vrar </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> preparaç*o da t**ra para a *ementeira ou p*ant**ão. D* m*smo *odo que ocorre na lavoura, </line>
<line> para o pa*, a fa*íl*a c*nstitu* *m **c*o terra- família- t*rra, no qual os lim*t** *e*a *e fecha* </line>
<line> dentro *aquele espaço físi*o. Desse modo, t*do *ue viesse de fora era proibido. Pa*a </line>
<line> exemplificar tal a*tossuficiênci* d* fa*ília e o inten*o dele nessa união, *ohána profe*e que </line>
<line> h*milde, "hom** abandona sua i*d*vidu*lid*de para faz** p*rte de uma un*dade maior, *ue é </line>
<line> *e *nd* retira su* *randez*; só atrav*s d* família é que *ada um em *asa *á de *umentar *ua </line>
<line> existência (NASSAR ,201*, p. 148). </line>
<line> Como p*demos perceb*r, a *ndivid*alidade a que o *ai se r*feria *ev*ri* estar *empre </line>
</par>
<par>
<line> su**etida ao* interesses *aiores da família; segun*o e*e, na uniã* da fam*lia, es*ava </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> acabamen*o do* princípio* fam*liar*s. *ara *e**rç*r e ma*t** ine*te tal est**tu*a, que segundo </line>
<line> o patri*r*a era ina**lável, *le pro**ria todos os dias os s*rmões. "Noss*s rostos ad*lescentes </line>
<line> em vo*ta d**uela mesa: o pai à cabeceira, o relógio *e p**ede às suas cost*s, cada *alavra s*a </line>
<line> ponderada *elo pêndulo" (NASSAR, 2012, p.**). </line>
<line> D*sse modo, s*gundo Rodrig*es (2006, p. 54), ess* arcai*o remete à estrutura *echada </line>
<line> *e*sa f*mília que, como já vimos, p*ocu*a - com *igura do *atri*rkh*s - de t*dos os modos </line>
</par>
<par>
<line> evit*r o contato com * mund* que a cerca. A </line>
<line> e*t*utu*a autoritári* da *amília era perp*ssada </line>
</par>
<par>
<line> **r **cessivas gerações. *orém, para André, a t*adiç*o rep*esentava motivo de rev*lta. </line>
<line> S*gundo ele, "Tinha corred*res confusos a no*s* casa, mas er* ass*m que e*e qu*ria as co*sas, </line>
<line> ferir *s mãos da família c*m pedras rústicas, raspa* noss* sangue como se ra*pa uma rocha de </line>
<line> calcá*io" (NASSAR, 20*2, *.46). Desd* a fug* de André, *ra cal*ndo sua revol*a que el* se </line>
</par>
<par>
<line> dista*ciava da fazenda. A*é o mo*ento d* </line>
<line> conversa com Ped*o que ele resol** explodir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> confes*ar ao irmão toda a sua ir*: </line>
</par>
<par>
<line> [...] tudo *m no*sa casa, até esses panos </line>
<line> tão bem lavados, alvos e dobrados, tudo, </line>
</par>
<par>
<line> Pedro, *udo em n*ssa casa * m*rbidamente impregnado *a p*lavra d* pai; era *le, </line>
</par>
<par>
<line> Ped*o, *ra o pai **e dizia sempr* é preciso *o*eçar pel* verdade termi*ar do e </line>
</par>
<par>
<line> mesmo modo, era el* *em*re *izendo </line>
<line> coisas **sim, eram pesad*s aquel*s se*mões </line>
</par>
<par>
<line> de *amília, mas era </line>
<line> assim que e*e </line>
<line> os *omeç*v* semp*e, *ra *ssa sua palavra * </line>
</par>
<par>
<line> angular, era essa a pedra e* *ue *ropeçáva*os qua*do c*ianças, essa a p*dra </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> nos esf*lav* a cad* instante, vi*ha* daí as nos*as *urras e a* nossas m*rcas n* </line>
</par>
<par>
<line> cor*o, veja, Pedro, *eja *os me*s </line>
<line> *raços, </line>
<line> mas era ele também, era ele *ue dizia </line>
</par>
<par>
<line> provavelmen*e se* saber o que est*va dizendo e sem saber com c*rt*za o uso </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> um de nós po*eria fazer um dia,[...] (NA*SAR, 2012, p. 41). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 19, n.3, *rt. *, p. 165-182, mar. 2*22 *ww4.fsanet.co*.b*/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L**os *amilia*es Ro*pidos: Análise da Violência em *am*et e Lavou*a A*caica </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> O choque p***o**do pe*a *úria de *nd*é emud*ce Pe*ro, mas André c**ti*ua: </line>
</par>
<par>
<line> [...] **a e*e Pedro, o pai s*mpre *iz*ndo co*sas em sua sintaxe pr*pria, dura * </line>
<line> enrijecida pe*o sol e pela chuva, e*a esse la*rad*r fi*roso catado da terra a pedra </line>
<line> amorfa. Ele, *orém, só não imaginava como essa s*ntax* p*deria ser tã* modelá*el </line>
<line> nas *ãos d* cada um. (NAS**R, 2012, p. 42). </line>
<line> Para reforç*r essa ideia, ex*stiram d*is galhos da famíli*. O galho da direita, que era </line>
</par>
<par>
<line> um d*senvolv*m*n*o espontân*o do *ronc*, desde as raí*es; e o da es*u*rda que trazia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> es*igma de uma ci*atriz, *omo se a mãe, que e*a por o*de *o*eç*va o **g**do galho, fosse </line>
</par>
<par>
<line> u*a anomalia, uma </line>
<line> p*otuber*ncia mór*i**, um enxerto junto ao tronc*, talvez funesto, pela </line>
</par>
<par>
<line> car*a de </line>
<line> af*to; *odia-se, </line>
<line> quem sabe, dizer que a </line>
<line> distribuição dos lugares na m*s* (eram </line>
</par>
<par>
<line> capr*cho* do t*mpo) qu* d*fi*ia as du*s linhas da família. À mes*, do l*do </line>
<line> da **reita, </line>
</par>
<par>
<line> esta*am, po* ord*m de *dade: Pedro, Ros*, Zuleika e Huda; à esq*e*da, seguiam: à mãe, </line>
<line> André, Ana e L*la. </line>
<line> O pai, à cab*ceira, fa*i* *empre * paus* de costume, curta, de*sa, pa** que medi***m </line>
<line> em silênci* a ma*estade rúst*ca da sua postura: o p*ito de madeira debaixo de *m algodão </line>
</par>
<par>
<line> grosso e l*m*o, o pescoço sólido susten*ando </line>
<line> uma cabeça *rave, * as m*os de do*so largo </line>
</par>
<par>
<line> prende*do firme a quina da mesa, com* *e </line>
<line> *r*n*essem a barr* de um ***pito; *bria com *s </line>
</par>
<par>
<line> dedos *aciço* a vel*a bro*h*ra, o*de e*e, numa caligrafia grande, angulosa, **ra, trazia </line>
</par>
<par>
<line> textos </line>
<line> compila**s. Não </line>
<line> perdia nunca a solenidade: "Era uma vez um faminto". Essa e*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> his*ória que o pai mais contava em s*us sermões p*ra pr*gar qu* a p**iência *everia s*r a m*ior </line>
<line> *as virtude*. Ma* André não comp**endia por que co*tar aquela história várias veze* se não </line>
</par>
<par>
<line> lhe* </line>
<line> faltavam alimento à me*a. Uma *o***vel explicação par* o pai rec*ntar a </line>
<line> hi*tória </line>
</par>
<par>
<line> enc*nt*a-se na su*miss*o de todos da fam*lia àquele que reinava d*ntro d* lar. </line>
<line> Apó* as *ev*laçõe* impr*gnada* de revolta que An*ré fez a Ped*o, *les retornam à </line>
<line> casa. * *iagem toda foi marcada por um duro rec**him*nto. Ao cheg*re* * casa, Pedro </line>
<line> es*ondeu d* *odos a dor que sentia, pois e*e **o poderia *ranspare*er, ao anunc*a* o retorno, </line>
<line> que era um possuído que retor*ava ao lar. </line>
<line> Ao receber o fil*o, o pa*, com seus ***ços p*derosos, o apertou contra o se* peito. </line>
</par>
<par>
<line> *omou o seu rosto </line>
<line> entre suas palmas pa*a beijar a testa; e lhe d*sse que s** volta era </line>
</par>
<par>
<line> abençoada, </line>
<line> *ue a casa </line>
<line> ag*ni*ava, mas agora se enchia novamente de </line>
<line> al*g**a! E, olhan*o-o </line>
</par>
<par>
<line> com t*r**ra c*ntida, adve*tiu s*bre a conversa que teriam um p*uco mais *ar**, o </line>
<line> q*ando </line>
</par>
<par>
<line> t *do </line>
<line> estivesse mais tranquilo. * pai ordeno* *in*a que fil*o lavasse o </line>
<line> do c*rpo o p* da </line>
</par>
<par>
<line> *strada, an*e* de sentar-*e * m*sa que a mãe *reparava. Conforme dep**end*mos, a atitude </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 19, n. 3, a**. 9, *. 165-**2, *ar. 20*2 ww*4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. M. Mendes, *. C. Devides </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> do *a*, ao ordena* que o *ilho lavass* o corpo, su*ere que ele t*ra*se toda a sujeira obtida do </line>
<line> m*ndo que f**ava de fora das *i*isas das terras da famí*ia. </line>
<line> Na con**rsa entre os doi*, André, por meio de metáforas, expõe s*as inquie*udes. </line>
<line> O **i, entret*nto, que *empr* f** uso de uma sintax* dura * enr*jec*da, não compr*e*d* o que </line>
<line> o filho dizia. P*ra ele, * *n*ré estava doente e poucos dias de trabalho lhe devol*eria a saúd* </line>
<line> que *recisava. André *a*ia q** em *u* fala m*sturava muitas coisas, mas *stava lúcido, sabia </line>
<line> onde se cont*adizi*, mas no far*l* *e *ua* p*l*vras também existia mui** grã* intei*o. </line>
</par>
<par>
<line> Durant* quase todo * diálog*, o que s* observa são po*tos de vistas totalmente </line>
<line> *pos t os . </line>
</par>
<par>
<line> E*quant* a fala do </line>
<line> pai é </line>
<line> "conv*rgente e retó*ica, a </line>
<line> d* A*dré </line>
<line> er* div***ente provocat*va" e </line>
</par>
<par>
<line> (TARDIVO, *012, p. 40). </line>
<line> Ade*ais, André não acredi*ava na di*cussão d*s seus problemas, p*is conhecia </line>
</par>
<par>
<line> muito bem a i*can*ável </line>
<line> lavoura *o </line>
<line> pai. *ntre ambo*, nã* ex*st*a troca de pontos de vistas. </line>
</par>
<par>
<line> M*smo ass*m, André exp*e ao pai q*e a convivên*ia na famíli* era muito precária, poi* o pai </line>
<line> nunca havi* perm*tido que qu*lquer um ultr*passa*se ce*tos limite*. *esse m*do, para </line>
<line> And*é, o amor q*e e** havia a*rendido *entro fam*lia não passava ** uma pedra de tropeço. </line>
<line> **ntrário aos disparates na fala d* Andr*, o pai re*ge, pois, n*quela m*sa, **o </line>
</par>
<par>
<line> pode*ia haver luga* p*ra *ro**cações. Portanto, era n*ce*sário qu* ele deix*sse de lad* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> orgulho, *ominasse a víbora debaixo da língua e resp*ndesse c**o devia responder *m f*lho. </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> resp*sta ao pa*, André d*sse q*e só evitava ser *lar* *ara e*ita* ai*da ma** confusão. </line>
</par>
<par>
<line> Depois de ou**r o filho, Iohána, eufóri*o, mais uma *ez or**na: </line>
<line> Ca*e-se! Não **m de*ta fonte a nossa água, não ve* *estas trevas a no*sa l*z, </line>
<line> nã* é a t*a palavra soberba que vai demolir ag*ra o que lev** milênios pa*a se </line>
<line> co**tr*ir; ***guém em nos*a ca*a há de falar com pre*u*ida profundidade, </line>
</par>
<par>
<line> mu**ndo * luga* </line>
<line> *as pal*vras, em*a*alhando as ideias, desinteg**ndo *s coisas </line>
</par>
<par>
<line> numa poeira, pois aqueles q** ab*em *emais *s olh*s *ca**m só por fi*ar *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rópri* ce*ueira; nin*u*m em no*sa </line>
<line> ca*a há de padecer **mbém de um *uposto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*tensioso e*cesso de luz, c*paz com* a escuridão de *os *ega*; ninguém ainda em </line>
</par>
<par>
<line> nossa *asa há de </line>
<line> dar ** curso novo ao q** *ão pode desviar, nin*uém há de </line>
</par>
<par>
<line> *onfundir nunc* * que não po*e *e* c*nfundi*o[...] (*ASSAR, 2*1*, p. 167). </line>
</par>
<par>
<line> D* acor*o com Rodrigues (20*6), </line>
<line> o d**curso *etórico que c*nsubstancia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> convencimento </line>
<line> *o </line>
<line> outro não só </line>
<line> distancia *s i*terlocutores, mas ta*bém cons**tui u** </line>
</par>
<par>
<line> violência. Pa*a o estudi*so, a *iolênc*a, nesse caso, o*orr* por n** </line>
<line> a*mitir a r*pli*a. Des*e </line>
</par>
<par>
<line> modo, pelo diá*ogo adquirir a estrutura de d*is m*nólo*os, Andr* pede perdão, rec*nhece sua </line>
<line> *onfus*o e desiste *e continua* * co*v*rsa. </line>
</par>
<par>
<line> A *artir des*a *tit*de de *ndré, o pa* s*nte co*o se *ma luz estivesse sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mesa. Com * fim da conversa, And*é vai se re*o*her no quarto. Pre**sav* des*ansar, pois *o </line>
<line> Re*. FSA, Te*esina, v. 19, n.3, art. 9, *. 165-182, mar. 2022 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Laços Fa*iliares Rompidos: Análise da Violência em Hamlet * Lavo*ra Arca*ca </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> outro d*a s*ria a festa em comem*ração *o seu retorno. Ao chegar ** quar*o, numa conversa </line>
<line> *om Lula, o irmão *a*ula, And*é descobre que ele *ret*ndia abandonar a c*sa, pois *ambém </line>
</par>
<par>
<line> não suportava os sermões da f*mília, o traba*** na lavour*. Mas </line>
<line> *ue, diferent*mente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> André, ele nã* v**taria. </line>
</par>
<par>
<line> A*nda, se**ndo Rodr*gues (2006, *.31), "o p**ici*namento a*st**o do </line>
<line> pai </line>
</par>
<par>
<line> caracteriza-s* por u* discurso apaixonado", *u seja, ao *stabel*cer *ão claramente o que s**ia </line>
</par>
<par>
<line> * luz e trevas e recusar, terminantemente, as últimas, ele não perceb* que o </line>
<line> excesso d* </line>
<line> l uz </line>
</par>
<par>
<line> poderia causar a ce*ueira. </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, podemos perceb*r qu* o p*i contradiz *eu próprio discurso. Na intenção </line>
</par>
<par>
<line> de abrir tanto *s olhos, ele, em êxtase de paixão, golp**a fatalmente a **lha, </line>
<line> * *ós * om a r </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento da rel*çã* ince**uo*a entre ela * André. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 ** rela*ões *n*r* os t*xt*s: brev*s c*n*idera*ões </line>
</par>
<par>
<line> A violência em Hamlet, </line>
<line> de Willi*m Shakespea*e, e em La*oura Arcaic*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Raduan *assar, possibilita o estudo c*mp*rado </line>
<line> entre as r*spe*tiv*s </line>
<line> *br**. Com base *is*o, </line>
</par>
<par>
<line> compree*demos q*e um dos p*ssíveis pont*s semelh*ntes nel*s *á-se pela viol*ncia ocorrer </line>
</par>
<par>
<line> de*tro do **biente fam*liar, ou *eja, quem a pratica e desfaz *s *a*os fami*iares é um </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> próprios integr**te* desse *ru*o. </line>
</par>
<par>
<line> *inzburg, em Liter*tu*a Viol**cia e *el*ncolia (*012), aponta </line>
<line> e*se </line>
<line> p**to em </line>
</par>
<par>
<line> comum nas obr*s, mas não apro*unda. *ara **nto, visando *reenche* e*se *spaço, é q*e o </line>
<line> *e*envolv*mos esta *nálise *as o*ras cit*das, demonstrando como a violênci* é ca*acterizad* </line>
<line> em ca*a u*a *elas e a*o*ta*do ai*da que *á elementos semelhantes e diferentes entre elas. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, </line>
<line> comp*e*ndemo* que em Ha*let a violên*ia alice*çada por um ideal é </line>
</par>
<par>
<line> materialis**, pois Cl*udio pr*tendia ocu*** o *ugar do *rmão, que era *ei da D*namarca. Para </line>
<line> i*so, nada o d*teve. Assim, o primeiro *lano dele *o* assassinar o irmão. Após o *rime, ele </line>
<line> ca*a-se à* pressas com a rainha, o que, *ara o *rín*ip*, era uma relação incestuosa. Esse é um </line>
</par>
<par>
<line> outro *specto q** se *ssemelha à obra n*ssari*na, haja vis*a que, n*s*a obra, os </line>
<line> irmãos se </line>
</par>
<par>
<line> e*volv*m amoros*ment*. </line>
</par>
<par>
<line> Emb*ra o casamento ** Ger*ru*es e *láudi* tenh* ac*nte*ido n*m curto espaço </line>
</par>
<par>
<line> de temp* *pós morte do rei, peça n*o deix* clar* se a rainha * </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> cunha*o ma*t**ham </line>
</par>
<par>
<line> a*gum </line>
<line> envol*i*e**o quan*o o re* </line>
<line> *ind* era *ivo. Após a morte d* rei, quand* Cláudi* j* </line>
</par>
<par>
<line> ocupav* o lu*ar no tro*o, * comportame**o dele com * </line>
<line> p*ín*ipe *parentemente tranquilo. é </line>
</par>
<par>
<line> El* a*é t*nt* conso*ar e abra*dar * angústia do sobr*nho prov*cada pel* morte do pai. </line>
<line> R*v. FSA, *er*sina PI, v. 19, n. 3, art. *, p. 165-182, mar. 2022 w**4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. M. Mendes, *. C. D**ides </line>
<line> *78 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo ele, os sentime*tos ** Hamlet para com o p*i </line>
<line> eram enalteced*res, porém, tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> era neces*ário a*eitar **e o havia p*rdido; que perse*era* um obstin*do l**o er* *onduta de </line>
</par>
<par>
<line> um capri*ho ímpi*, um p*cado con*ra o cé*, u*a ofens* *** mortos, um deli*o contra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> natu*e*a. </line>
</par>
<par>
<line> Contu**, nada f*z mudar o *entimento do príncipe, que fica ainda mais *flito c*m </line>
<line> a r*ve**ç*o do espectro sobre * v*rdadeiro motivo da morte do pai: o assassinato provocado </line>
<line> pelo próprio i*mão. A *a*t*r daí, a r**a*ão de Ham*et *om * t*o *iora ainda *ais. Ele oculta de </line>
<line> todos a revelação feita pelo esp*ctro e t*n*a descobrir o que de fato *conteceu. Ain*a as**m, </line>
<line> *ara Cláudi*, alg* mais perturb**a o pr*n*ipe além da morte ** p*i. *ara t*ntar desvendar o </line>
</par>
<par>
<line> q*e era, e*e hospeda no c*ste*o dois fa*sos ami*os do prínc*pe para *escobri* o que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> atormentava. </line>
</par>
<par>
<line> Hamlet org*niza *ma peça com um *n**do sem*lhante à morte do *ai contado </line>
</par>
<par>
<line> pe*o espectro. Após a peça, o pr*nci*e descobre </line>
<line> que o t*o re*lm*nte havi* matado </line>
<line> seu pai. </line>
</par>
<par>
<line> D*sde o iníc*o d* peç*, Hamlet vi*ia *is*ante de sua família. Mov*do p*lo pe*ido de v*n*ança </line>
</par>
<par>
<line> feito pelo espectro d* </line>
<line> pai, o prí*ci*e art*c*la um plano e, dur*nte sua ex*cução, ele se </line>
</par>
<par>
<line> di*tanc*a da mãe pelo fato de n*o compreender * que teria fe*to ela s* unir com o tio. Ess* é </line>
<line> um dos *onto* em que a o*ra *hake*peariana se a***xima com o te*to de N*ssar, po*s André </line>
<line> tam*ém mantém certo dist*ncia*ento ** família; d*sde c*iança, era, ao se afastar d* fam*lia, </line>
</par>
<par>
<line> pelo m*n*s </line>
<line> por a*gun* m*me*tos do *ia quando </line>
<line> ia ao bo*q*e, </line>
<line> que ele se sentia *elhor. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, por mais que ambos e*tiv*ssem conv*vendo *ebaixo *o mesmo tet*, parecia q*e eles </line>
</par>
<par>
<line> não *ertenciam à f*mília. Hamlet, angustiado po* </line>
<line> descobr*r a *otivação da m*rte do pai; </line>
</par>
<par>
<line> Andr*, revoltado com tudo o que acontecia na fazenda, os *ermões do pai, o trabalho na </line>
<line> *avoura, a impossibilidad* de viver a relação incest*osa com Ana. </line>
</par>
<par>
<line> Em s*m*, assim como H*m**t, inicialmente, André </line>
<line> *ermanec* no </line>
<line> lar, porém </line>
</par>
<par>
<line> dist*n*e de **dos, até m*smo *a mãe. A in*luência da figura m*terna sobre a *id* dos </line>
<line> **rso*a*e*s ***ncipais tamb** é um ou*r* ponto de desta*ue, sobr*tudo, *o que diz re*p*it* </line>
<line> * q*estão amo*osa e, por q*e *ã* dize*, em re*aç*o tamb*m a algu*s de s**s co*flitos, tendo </line>
</par>
<par>
<line> em vi**a *ue * *elação de ca*a u* del** co* *uas amadas apre*enta alguns </line>
<line> i*d*ci*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*fl*ênc*a com a relação à *e sua* genit*r*s. </line>
</par>
<par>
<line> *o q*e diz respei*o à peça, de acordo com Ernest J*nes (*970), uma das pri*eira* </line>
</par>
<par>
<line> manifestações do reavivar do co*flito *rimitiv* </line>
<line> de *amlet é a sua reação vio*en*a contra </line>
</par>
<par>
<line> Ofélia, pois, *inda que a ama*se, resolve deixar de co*tejá-la * </line>
<line> p*de que ela </line>
<line> vá para </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> c*nvento. Para o *o*es: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. *9, n.3, art. *, *. 165-1*2, m*r. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.c*m.*r/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Laços Familia*e* Ro**idos: Aná**se d* *iolência em Ha*let e Lav*ur* *rcaica </line>
<line> *79 </line>
</par>
<par>
<line> [...] ess* reaçã* </line>
<line> está duplamente condicionada por duas atitudes opostas ao *eu </line>
</par>
<par>
<line> *róp*** espír*to. A primeira delas *e**re-se * r*a*ão comp*exa * respeit* da mãe. </line>
<line> Com essa reação com*i*a-*e u* feroz ciúm* inconsciente pela mã* *e en*r*gar a *m </line>
</par>
<par>
<line> out*o homem *ue ele *ão tem razão alguma para am*r *u </line>
<line> respe*tar. </line>
</par>
<par>
<line> (J*NES,1970, p. 8*). </line>
</par>
<par>
<line> Ali*do a *sso, *ambém podemo* co*pre*nder que H*mlet po*su* certo receio e* </line>
</par>
<par>
<line> acreditar </line>
<line> em Of*lia, provavel**nte pela desc*nfiança advinda do comportamento da mãe. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, ao **tornar ao castelo, príncipe *esco*re *ue a morte *e Polônio fez Of*lia o </line>
<line> enlouq*ecer e precip*tou o retorno de Laertes da Fr*nça. Seme*hant* a Hamlet, este também </line>
<line> pr*tendia fazer j**tiça pela *ort* *o pai. O rei a**rma que Hamlet havi* matado Polô*io e, </line>
<line> c*mo pr*va de *ua inocência, *s*a*a di*pos*o ao julgament* do pov*. </line>
<line> Hamlet, que *avia rejeita*o Oféli* mandando-a que f*sse pa** o convento, sofre </line>
<line> com a mort* *el*. Durant* se* enter*o, ele e Laertes brigam * demonstram tal sentime*to p*r </line>
<line> ela. * prínci*e, que nunca havia explici*ad* o *e*timento pela amada, diz: </line>
<line> Hamlet: - Amava *féli*. O *mor de qu*rent* mil irmãos somados, n*o conse*uiria </line>
<line> ultrapassar o q*e *u s**tia por e*a. [...] Deixa-te ent*rrar vivo com ela, **e eu faria </line>
<line> o mesmo; e ** f*las de montanhas, deixe que sobre nós at*rem milhõe* de acres, até </line>
</par>
<par>
<line> qu* nossa terra, cha*us*ando a </line>
<line> cris*a na zona *rdent*, faça o Mo*t* *usa *arecer </line>
</par>
<par>
<line> uma verrug*! Se f*zes questão de g**tar, direi fanfarronadas i*uai* ** tuas. </line>
<line> (S*A*ESPEARE,2004, p. 104). </line>
<line> S*gundo *rye (20*1, p. 123), os dois brigam dentro do túmulo de Ofélia: "Cada </line>
<line> um deles professav** um profundo amor p*r *la. Laertes *rovavelmente e*a s*nce*o q*anto </line>
<line> ao sent*mento pel* irmã". Ele s* preocupav* com e*a e não queria qu* ela se aproximasse do </line>
<line> príncipe. Polônio, do m*sm* mod*, não queria tal apr*xim**ão. </line>
</par>
<par>
<line> N* visão de Jones (*970, p. *36), </line>
<line> esse </line>
<line> comport*mento *e ambos representa </line>
</par>
<par>
<line> cara**erís*icas d* complexo *ai-fi*ha que s* assemelha ao complexo i**ão-irm*. Nesse </line>
<line> sentido, confo*me pesq*isa a*alític*, trata-se também de um derivativo d* complexo </line>
<line> fundamental *e Éd*po. </line>
<line> No *ue se refer* à rela*ão de André com a Mãe, é e*idente que o apeg* *o am** </line>
<line> *aternal desperta em André o amor erót*co por sua irmã *na. Dessa fo*ma, qu*ndo Pedro cita </line>
<line> o nom* da mãe du*ante a conv*r*a co* Pedr*, André lembra que, p*r u* momen*o, antes de </line>
<line> sair de casa, *ensa em *izer q*e f*ram el*s que começaram * d*molir * lar. Como </line>
</par>
<par>
<line> *ustif*cativa </line>
<line> para is*o, infere-** que * excesso de carinho da*o pela mãe ao filh* contribu** </line>
</par>
<par>
<line> para * erotiz**ão (m*l di*ecionada), p**to que a *rotizaç** perma*eceu v**a dentro d* própria </line>
<line> famí*ia, ou seja, * paix** de André pel* i*m*. </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 19, n. 3, art. 9, *. 165-182, mar. 2022 ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. M. Mendes, D. C. Devides </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> Com base nisso * c*nforme o complexo mate*n* do filho (JUNG,1970, p 89), a </line>
</par>
<par>
<line> mãe passa a ser * </line>
<line> prim*i** ser *e*i*in* co* o q*al o futuro homem entr* e* </line>
<line> co*tato. </line>
</par>
<par>
<line> *ortanto, ela não pode deixar de aludir, d*re*a ou indiretamente, grosseira ou de*icadame**e, </line>
<line> consciente ** inconscie*t*mente n* masculini*ade *o filho. </line>
<line> Quan*o ao aban*ono d* *ar, temos qu*, na peç*, a partid* do pr*nc*pe é p*anej*da </line>
<line> por Cláu*io, em vir**de do m*do da revela*ão do p*í*cipe. Ele planeja a vi*ge* do sobr*nho </line>
</par>
<par>
<line> ap*s este matar P*l*nio. Nessa viagem, * *ei *l*neja a e*ec*ç*o </line>
<line> do sobr*nho, enquanto, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> roman*e, André resolve **a*don** a *asa *ozinh*, por não **portar mais o que se pass*va ali. </line>
<line> Ambas a* pe*sonagens retornam ao lar. A *entativa *e m*tar Hamlet é *ra*ass*da. </line>
</par>
<par>
<line> Haml*t reto*na </line>
<line> para desmascarar c*ime *ome*ido pel* rei. H* um duelo en*re Ha**et o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> L*ertes, f*lho </line>
<line> de *olôn*o. *esse </line>
<line> duel*, co*o sabem*s, Cláud*o ainda </line>
<line> projeta o fim </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sobrinho. No e*t*nt*, * t*ntati*a torna * falhar e t*dos da família morrem. André, por sua vez, </line>
<line> a*nda que disc*r*a*se d*s atitude* do pai, re**rna ao lar, aparentemente submi*so e dispo*to * </line>
<line> aceitar o *avorar do pai. </line>
<line> A car*ct*r*za*ão da violên*ia ** L*voura Arcaica, a*sim como e* Hamlet, </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém já </line>
<line> se faz presen*e *ogo no in**io d* romanc*. Entre*an*o, ** tipo* de violência </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> início da* *bra* são diferentes, uma v*z *ue *a peça já t*mos o assas*i*ato do rei, mas este </line>
</par>
<par>
<line> crime j* aconte*eu e é relatado pelo espectro </line>
<line> do rei. *o roma*ce, a violência inicial é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*ico*ógica, com cerce*mento de Iohána. Es*e comport*mento a**tero era o </line>
<line> pr*veni*nt* de </line>
</par>
<par>
<line> outras geraç*es daquela família, * q*e nos l*va a crer que dificilmen*e possa ser v*sto como </line>
<line> violênc*a. </line>
<line> *e *odo modo, **mos a dissol*ção dos laços familia*es por meio da *iol*ncia pe*a </line>
</par>
<par>
<line> prátic* de atitud*s vi*len*a*. Em Haml*t, t*dos </line>
<line> morre* ao final da pe*a e, e* Lavoura </line>
</par>
<par>
<line> Arc*ic*, Iohána a*s*ss*na Ana na fe*ta de comem*r*ção do retorno de André, de*ois de *oma* </line>
<line> conh*cimento do envolvimen** a*oroso entre os irmão*. </line>
<line> 4 *ON*ID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> A prop*sta *e nosso trabalho foi anal*s*r a violência fa*i*iar e c*mpará-las, tendo </line>
<line> em vista que essa atit*de extr*ma s* configura em Hamlet, de **l**am *hakespeare, pela </line>
<line> ambiç** de Clá*dio, e* ocupar * luga* de Ha*let, r*i da Dinam*rca; em Lavoura *rcaica, de </line>
</par>
<par>
<line> Raduan Nassar, os *o*ivos são provocado* </line>
<line> pela intenção do pai </line>
<line> *m </line>
<line> mante* a trad*ção, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rd*m, dentro *o l*r. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*in*, v. *9, n.3, art. 9, p. *6*-1*2, mar. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L**os Famil*ares Rompidos: Aná**s* da Violên**a *m H*mlet e Lavoura Arcaica </line>
<line> *81 </line>
</par>
<par>
<line> *est* estudo, nos va*e**s *o conceito d* *iolênc*a *eito por Ginzburg, sen*o que </line>
<line> esse estudioso a*on*a o *ossível * di*log* entre *s *bras cit*das, m*s não aprofunda an*lise </line>
<line> des*a t*mática. Ao lon*o d*ste tra*alho, esta*elecem*s a apro*ima*ão entre os textos de </line>
<line> Can*ido - ele no* menciona qu* os aspectos soci*is se en*o**em com a *rte literári* - **m </line>
</par>
<par>
<line> c*mo </line>
<line> * posicionamen*o te*ri*o e crítico, além de out*os estudiosos da tra*édia de </line>
</par>
<par>
<line> Shakes*ea*e e do roman*e de Nassar. </line>
</par>
<par>
<line> Co* este estudo, p*de*os constatar c*mo * litera**r* pode nos ajudar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comp*eender c*mo a *i**ência se constitui em cada uma* das *br*s em estudo * estabelecer </line>
<line> um par*lelo com a vida em so*iedade, uma vez que a lit*ratura nos leva a pensa* so*re a*guns </line>
<line> problemas que permeia* a relação social, neste caso, s*bre a violência. </line>
<line> R**ERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> AUERB***, E. Mimeses: representação da realidad* ocidental. a </line>
<line> 6. ed. São Paulo: </line>
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<line> Tr*dução- Alexand** Feito*a **sas. São Paulo: **i*or*: *MF Martins Fontes, *009. </line>
<line> CANDIDO, A. Lite*a*ura * soc*e*ade. R*o de Janeiro: Ouro sob*e *zul, 2*14. </line>
<line> ________. * dis*urso e a ci*ade. Rio de Ja*eiro: Ouro s*bre Azul, 2010. </line>
<line> FREIT*S, V; C*STA, R; PAZET*O, D. O trá*ico, o sublime * a mel*n*olia. Belo </line>
<line> Horiz*nte: R*licário Edições, 2016. </line>
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<line> Paul*: Ma*tins F*n*es, 1999. </line>
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<line> Como Refe*enciar este A*ti**, conforme ABNT: </line>
<line> MEN*ES, F. M; DEVIDES, *. C. Laços Famil*ares Rompidos: A*álise da Violênc*a em Hamlet e </line>
<line> L*vour* A*caica. *ev. FSA, Tere*ina, v.19, n. 3, art. 9, p. 16*-182, mar. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Co**ri*uiçã* dos Autores </line>
<line> F. M . Me*des </line>
<line> D. C. Devides </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep**o e plane*amento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e interpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*aç*o do rascunho ou n* revi*ão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *a*ti***ação na *prov*ção da versão final *o m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 9, p. 1*5-182, mar. 2*22 </line>
<line> **w4.*s*net.com.br/revis*a </line>
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