<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 9, p. 165-182, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.3.9
</line>
</par><par>
<line>
La*os Familiares Rompidos: Análise *a *iolência *m H*mlet e **voura Arcaica
</line>
<line>
**oken Family *ies: Analysi* of Vi*l*nce in Ham*et and Lavour* *rcai*a
</line>
</par><par>
<line>
Fernand* Mei*eles M*n*es
</line>
<line>
Mest*a em Letras pela Univ*rs*dade Federal do ***anhão - UFM*
</line>
<line>
E-mail: fernanda*eireles2*@hotmail.com
</line>
<line>
*ílson César Devi*es
</line>
<line>
*outor em Letras *ela Unive*si*ade Esta**al "Júli* de *esquita Fil*o" - **ILCE/UNE*P
</line>
<line>
Professor do In*t*tuto de Ci*ncias Human*s e Sociais, Campus *o Ar*guaia - UFMT
</line>
<line>
E-m*il: d*ls*n.dev*des@ufmt.b*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Avaliado pel* s*stema T*iple Re**ew: Des* Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-C*efe; e b) **uble Blind Review
</line>
<line>
(avalia*ão cega p*r dois avaliadores da áre*).
</line>
<line>
Revis*o: *ramatica*, Normativ* e de *o*mat*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Mendes, *. C. Devides
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*se artigo *em c*m* final*dade fazer
</line>
<line>
uma análi*e da violên*ia
</line>
<line>
** Hamlet,
</line>
<line>
*e Will*am
</line>
</par><par>
<line>
Sha*e*pear*, e em Lavoura Arcai*a, de *aduan Nassar. An*lisamos como a vi*l**ci* se
</line>
<line>
config*ra em cada um *os t*xtos e apont*mos os elem*ntos semelhantes e diferent*s e*tr* os
</line>
</par><par>
<line>
livros, enfocando a violên*ia fam*lia*. Neste estudo,
</line>
<line>
desenvolvem*s a pesquis* com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
metodolo*ia bibliográfica, na qual util*zaremos c**o base os ensinamentos de Auer*a** e d*
</line>
<line>
Antonio **ndi*o n*s **lações en*re tex*os bem co*o as reflexõ*s *e Jaime *inzburg acerca
</line>
<line>
da violên*i*.
</line>
<line>
P*lavras-chav*: Violência. Lite*a**r* C**parada. Hamle*. Lavoura Arcaica.
</line>
<line>
A*ST*ACT
</line>
<line>
T*is artic*e aims to m*ke an an*lysis of the violence in Hamlet, by Will**m Shakespeare a*d
</line>
<line>
Lavoura Arcaica, by Radu*n *assar. We *ill analy*e *o* violence is configured in eac* of
</line>
<line>
the te*t* and point out simila* and dif*e*ent elements between the *ook*, focusing o* fa*ily
</line>
</par><par>
<line>
violen*e. In
</line>
<line>
this st*dy, we de*e*op** the *e*e**ch with *he b*b**ogr*phi* m*thod*logy, *n
</line>
</par><par>
<line>
which we w*l* *se as a
</line>
<line>
b*sis
</line>
<line>
th* teachi**s *f Auerbach *nd, Candido in the relatio*ships
</line>
</par><par>
<line>
between texts, as well as the r*flections of Jaime Ginzbur* about violence.
</line>
<line>
Keywords: Violenc*. Compa*ative literature. Ham*et. Archai* Cro*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eres*na, v. 19, n.3, art. 9, p. 165-182, m**. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Laços Familiares Rompidos: Análise da **olência em Hamlet * Lavoura Arcaica
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
* INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalh* tem por finalidade fazer uma a*álise d*
</line>
<line>
vio*ência em Hamlet, de
</line>
</par><par>
<line>
Will*an Shak*speare, e em *avoura Arc*ica, d* Radu*n Nass*r. O livro Hamlet aprese*ta-nos
</line>
<line>
uma peça trág*ca, *a qual Cláudi* assassina o próprio *rmão, que era *ei da Dinamarc*, com a
</line>
<line>
intenção *e ocupar seu lugar n* *rono. Logo apó* o crime, o homi*ida casa com a rainha
</line>
<line>
G*r*rudes, *u*o enlace é julgado por *amlet (fil*o desta) como inces*uos*. N* *ecorrer da
</line>
<line>
trag*dia, o e*pectro ap*rece pa*a o príncipe Hamlet e cl*ma *o* vin*ança. A par*ir de então, o
</line>
</par><par>
<line>
prín*ip* fica
</line>
<line>
*onvicto sob*e a* razõ*s do assa*si*ato do genitor, q** desenca**ia mais
</line>
</par><par>
<line>
violên*i* com uma sér*e de *ss**sinatos, incluin*o *utros membros da família.
</line>
<line>
*m Lavoura Ar*aica, temos um* narrati*a que apres*nt* a hi*tória *e uma família
</line>
<line>
*ígida. * protagonista Andr* reso*ve *air *e casa por nã* admiti* os se*m*es do pai, Ioh*n*, e
</line>
</par><par>
<line>
p*r *ão
</line>
<line>
po*er manter * relação i*cestuo*a com sua i*mã Ana. O romance faz uma *nalogia
</line>
</par><par>
<line>
co* a parábo*a do filho pródigo. Entr**anto, ao reto*nar ao la*,
</line>
<line>
André depara-se com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
assassinato de *na pelo pró*rio pa*. * at*tude extrema d* pai tem ***ação c*m a desco*erta
</line>
<line>
do envolvime*to am*r*so entr* o* ir*ãos.
</line>
<line>
*iant* d* exposto, a violência faz-se prese*te nos dois liv**s abordados. Ela n*s
</line>
</par><par>
<line>
desperta o *nte*esse
</line>
<line>
e* *a*er uma anál*se para en*ender por que os *aç*s consanguíneos são
</line>
</par><par>
<line>
rompi*os. P*ra este *studo, usare*os
</line>
<line>
como ref**ências *undamen*ais An*onio Candido, em
</line>
</par><par>
<line>
seu livro Liter*tura e **ciedade (201*), e as li*õ** *e *a*me Gi*z*urg, na *bra Literat*ra,
</line>
</par><par>
<line>
V*ol**cia e Melan*olia (2012). Antes de adentrarmos * an*li*e
</line>
<line>
de cada uma das obras, será
</line>
</par><par>
<line>
ap*esentado po*icionamento acerca d* v*ol*nci* feito o
</line>
<line>
por *in*bur*. L**o após, análise *
</line>
</par><par>
<line>
d*s obras e, por fim, a com*aração entre os text*s.
</line>
</par><par>
<line>
2 *E*ERENCI*L TE*RICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Li**ra*u*a e Violênc*a
</line>
</par><par>
<line>
*ntônio Candido, em *ite*****a e Soci*dade, apresenta alguns *lementos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
relacionam os aspectos s**iais com a a**e *iterár*a. Segund* el*, par* c**preen*e* como
</line>
</par><par>
<line>
oc**re essa rel*ção, dois aspectos
</line>
<line>
pre*isam ser co**re*n*ido*. O primeiro, corres*onde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ind*gar q*ais são as po**íveis influ*ncias efeti*as do meio s*bre * ob*a. *o s*gundo, ele
</line>
<line>
apres**t* a proposta em c*m**eender *m que *edi*a a arte * expr**s*o da socied**e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 19, n. 3, ar*. 9, p. 165-1*2, m*r. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Men*es, D. C. Devide*
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
A*nda *egundo o *stud*oso, essas obs**v**ões nos
</line>
<line>
*ropõem assimilar *o obje*o
</line>
</par><par>
<line>
de *studo um te*mo que *l* ap**sent* em O Discurso e a Cidad* (201*), que ele chama d*
</line>
</par><par>
<line>
r*duç*o est**tural;
</line>
<line>
este, *ada ma** é do q** o
</line>
<line>
proces*o *or *u*o intermédio a reali*ade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mundo e do s** s* torn*,
</line>
<line>
na *arr*ti*a ficcional, *om*on*nte de *ma e***utura li*erária,
</line>
</par><par>
<line>
per*iti*do que essa seja estudada como algo autônomo. Ne*sa pe*spectiva,
</line>
<line>
para Ginzburg
</line>
</par><par>
<line>
(2012, *1), "a violência é p.
</line>
<line>
const*nte no campo da experi*ncia hum*na". Através
</line>
<line>
dela,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*eu* *ariado* a*pecto*,
</line>
<line>
um home* pode agi* so*r* u* outr* e atingi* vár*o* camp*s de
</line>
</par><par>
<line>
desumanizaç*o". A exemplo dis*o, pod**os me**i*nar **e a prim*i*a deses*ruturação
</line>
<line>
famil*ar *eu-s* na *arra*iv* bíblica, mais precisamente, na hi*tór** d* Caim e Abel.
</line>
<line>
Adem*i*, podemos c**preender a violê*cia como uma *ção que emprega * *orça
</line>
<line>
fí*ic* o* algu*a intim*da*ã* moral. A*erca disso, diz-nos *inzbur* *ue a vio**ncia *ode
</line>
<line>
ocorre* d* diversa* maneiras. T*ata-se de s*tu*ções que p*ovocam e*trem* h*r*or para a*uele
</line>
</par><par>
<line>
que a v*venc*a, por esse motivo, deveria ser
</line>
<line>
u* ato que não d*ve*ia e*ist*r nas rela*ões
</line>
</par><par>
<line>
so*iais. *e acordo com Ginzburg (2012), a violên*i* representa u* elemento que faz *arte d*
</line>
<line>
*xper*ência humana, po*tan*o, não p**e estar dissociad* do t*mpo e do **paço, por iss*, para
</line>
<line>
ele, é f*ndamental que *a*a uma dedica*ão m*i** em sua ab*rdagem. Nesse sent*do, segundo
</line>
</par><par>
<line>
*le, o q*es*ion*mento sobre a *iol**cia *or meio da liter*tura po*sibi*ita o r*m**mento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
percepções automatizadas da real*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Como *em podem*s obs*rvar, a aná*i*e so*iológica, *egundo *an*ido (2**4),
</line>
<line>
bu*ca compreen*er em *ue **dida a *r*e é expres*ão *a sociedade. Para esse autor, a obra se
</line>
</par><par>
<line>
espelha o* *e*resenta a *o*ieda*e,
</line>
<line>
constituindo, ass*m, um estabele*imen*o *e co**e*ações.
</line>
</par><par>
<line>
Em tal per**ec*iva, depre**d*-se *u* as obras *ite*á*ias *m est*do apres*ntam m*nifestações
</line>
<line>
devasta*oras a partir d* ação do h*mem, muito emb*ra as razõ*s sejam d*vergen**s.
</line>
</par><par>
<line>
Como tal, para C*ndi*o, a arte é so*ial em dois senti*os: depende d* ação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*atores do meio, que se exprimem na obra em graus diversos ** subl*maç*o; e p*oduz sobre os
</line>
<line>
indivíduos um e*eito p*ático, modificando a sua conduta, a pe*cep*ão *o mu*do, a*ém de,
</line>
</par><par>
<line>
sob*etudo, reforçar
</line>
<line>
n**es o s***imento *os valores so**ai*. Uma obra, por*anto, possib*lita
</line>
</par><par>
<line>
uma reflex*o e transformaç*o dos valor*s e da *isão do mundo p*r meio de i*str*mentos
</line>
</par><par>
<line>
expr*ssivos. Des*e modo, compreen*emos que * gra*deza de uma literatu*a depen*e
</line>
<line>
d* * ua
</line>
</par><par>
<line>
*elativ* in*emporalidad* e un*versalidade as qua** sua função é capaz de *xe*cer.
</line>
</par><par>
<line>
Em Hamlet, embora a na*rativ* possa se* co*siderada
</line>
<line>
como *ma "*ragédia sem
</line>
</par><par>
<line>
ação", nas
</line>
<line>
palavras de *ygots*y (19*9, *.
</line>
<line>
13), pe** fato d* j* in*ciar com a mo**e do rei
</line>
</par><par>
<line>
Hamlet e os
</line>
<line>
det*lh*s da cena só nos serem a*r*sentados a partir da n**r*ç*o que o esp**tro
</line>
</par><par>
</page><line>
fa* ao príncipe, no*a-s* que a vio*ência em Sh*kesp*are se caracteriza como premeditada,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.*, art. 9, *. 165-18*, m*r. 2022 ww*4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Laços F**iliares Rompido*: A*álise *a Violência e* Hamlet e La*oura A*caica
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
pois Cláudio dese*ava *c*pa* o lugar do ir*ã* no trono, * que, como esposo da rai*ha, seria
</line>
<line>
mais fácil de se* al*anç*do.
</line>
<line>
* respeito a*nda da vio*ênci*, temos, em Lavoura Arca*ca, o *iscurso rigoroso
</line>
<line>
q*e n*o se abre p*ra * alteridade, proferido pel* figur* paterna para manter a estrutura ar*aica
</line>
<line>
da famíli*. D*ss* modo, o posiciona*en*o do pai "pr*vo*a" a dissolução *a fam**i*,
</line>
<line>
*orquanto, Iohána não admite *m posicionamen*o diferente do seu. André choca-s* co* seu
</line>
<line>
pai. A *elação entre eles é conflituosa, *esulta*do n* saída d**uel* do lar.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a *odrigu*s (2*06, p.*1), o discurs* retóri*o, *ue *em c*mo propósito
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*vencimento do o*tro, além de ocasionar a dis*â*cia *ntre os *nte*locu*ores, tam*ém
</line>
<line>
const*t*i um tipo de violência que, nesse c*so, *e *ons*itui por não adm*tir a troca de *on*o*
</line>
<line>
de *ist*.
</line>
<line>
3 RE**LT*DOS E DISC*SSÕ*S
</line>
<line>
3.1 A Violência em H*mlet: o espectro da dor
</line>
<line>
Ha**et consti*ui uma das maio*es o***s-primas *a l*teratura universa*.
</line>
</par><par>
<line>
Consid*rada uma
</line>
<line>
da* peç*s ma*s r*presen*adas * estudadas de Will*am Shakespeare, ela
</line>
</par><par>
<line>
a*resent*-nos di*emas que são advindos
</line>
<line>
*as relações humanas (BRADLEY, *009). O
</line>
</par><par>
<line>
monó*ogo "Ser ou não ser, e*s a questão" co*rob*ra e*sa i*eia por uni**rsalizar e imo*talizar
</line>
<line>
a angústia do pe*sonagem di**te d* sofrime*to advindo *a b*rbarid*de fami*iar.
</line>
<line>
Consoante a gran*iosidade da tra*édia, F*y* *en*ion*:
</line>
<line>
Na pe** não há nenhum lim*te e**re os problemas reais e os pseudoprob*emas [...]
</line>
<line>
não há nenhuma *utra peça de *hakespear* (o que signifi*a *enhuma ou*ra pe** do
</line>
<line>
mun*o) *ue lev*nte tantas questões do t*p* "p****ema" [...] p*oblemas insolúvei* e
</line>
<line>
pergu*ta* irrespondíveis no* pers*g*em aonde quer que vamos e t*rn*m Hamlet *
</line>
<line>
ma** suf*cante e claustrofóbica *as pe*a*. (FRYE, 2013, p. 110).
</line>
<line>
De acor*o com B*adle* (2009, p. 66), "exa*i*ar * *eça r*que* uma virtude que não
</line>
</par><par>
<line>
repousa sobre a
</line>
<line>
cri*ção d* uma obra de ta*anha s*tileza". Nesse s**ti*o, ele elenca qu*,
</line>
</par><par>
<line>
embora sendo a t*agédia mais popular
</line>
<line>
de Shak*spea** e, ainda que, vários dos espect*d*res
</line>
</par><par>
<line>
*ossam *entir enorme atração pe*o protago*ista,
</line>
<line>
talvez muitos **o se questi*nem sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
caráter ou a
</line>
<line>
razão do compo*tamento dele. Ainda segund* o estudioso, "Hamlet evoc*
</line>
</par><par>
</page><line>
fortemente em nós a ide*a do mi*tério da vida, *a* t*** boa *rag*dia faz i*so" (BRADLEY,
</line>
<line>
2009, p. 68).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 9, *. 16*-182, mar. 2022 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Mendes, D. C. Devid**
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Em f****o *a apro*i*açã* dessa peça co* * realidad*, Pedro S*ssekin*, em *eu
</line>
<line>
artigo - Haml*t e o espelho- apresenta o *onto d* vi*ta do crítico rom*ntico Wi*l*am Haz*itt,
</line>
<line>
para quem, Ha*let somos nós. (FREITAS, 2016 p. 54). Em Haml*t, os l*ços f*milia*es s*o
</line>
</par><par>
<line>
rompidos p*la ambiç*o p*r
</line>
<line>
um reinado. Cláudio *ssassina o próprio irmão *ue e** rei para
</line>
</par><par>
<line>
ocu*ar o *ugar
</line>
<line>
*el* n* t*ono. *l*m dessa barba*idade, aprese**aremo* out**s violência*
</line>
</par><par>
<line>
presente* no texto, provoc*das, sob*etudo, *or aqueles que tinham inter*s** em descob*ir e ou
</line>
<line>
*cultar a *erda*e*ra causa da morte do rei. Quant* às ***soas mais interessa*as nisso, temos,
</line>
<line>
respe*t*vamente, * prínci*e Haml*t * *lá*dio. Pois *quele a*mejava revel*r se s** *ai havi*
</line>
<line>
sido assassinado e *láudio, q*e era o assassin*, temia *u* *sso acontecesse.
</line>
<line>
* prime*r* violência da pe*a acont*ce antes m*smo dela iniciar. A *orte do rei já
</line>
<line>
havia acontec*do. A partir disso, nas palavr*s de Vygotsky (19*9, p.13), a n*rrativ* pod* ser
</line>
</par><par>
<line>
entendida *omo u*a *ragédia *em ação, pois ela já ini*i* com a mo*te do *ei. *s
</line>
<line>
detalhes
</line>
</par><par>
<line>
dessa *ena só nos são apres*ntado* a partir *a n*rração que o espectro f*z para o p*ínci*e. *
</line>
</par><par>
<line>
espectr* demon*tra *o príncipe que, pela mão *o
</line>
<line>
*rm*o, o rei
</line>
<line>
per*eu a v*da,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
co*oa e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esposa. Outra coisa q*e e*e o havia tir*d* era a *repara*ão *e su* alma que ocorreria *om a
</line>
<line>
confissão de s*us pecados ant*s da morte. A não re*lização desse *l*imo ato, portant*, deixara
</line>
</par><par>
<line>
sua *lma *ondenada,
</line>
<line>
d*rant*
</line>
<line>
*erto tempo, vagar pela a
</line>
<line>
no*te e jejuar
</line>
<line>
*as cha**s dur*nte
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dia.
</line>
</par><par>
<line>
Depoi* da morte do pai, * príncipe sempre
</line>
<line>
vivia em estado d* desassossego.
</line>
</par><par>
<line>
A*arentemente,
</line>
<line>
sua alma
</line>
<line>
também vivia a vagar. A do* *o lu** era intensa. Sua intuiç*o
</line>
</par><par>
<line>
p**ssen*ia que escuridão em seu interior só iria aumentar. Ao perceber tal inq*ie*a*ão a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
sobrinho, o re* o *uestiona, *ica *nquieto, e Hamlet, por sua vez, inten*ifica a repulsa. Como
</line>
</par><par>
<line>
sabemos, o *ssass*n*t* do irmão e o
</line>
<line>
*as*mento apressado
</line>
<line>
de *láudio com a **inha
</line>
<line>
tin*a*
</line>
</par><par>
<line>
uma justif*cati**: ele ambicionava ocu*a* o lugar do irmão no trono, f*to q*e, como esposo
</line>
<line>
da rainha, ser*a mai* rapida*ente al*ançado. O curto espaço de tempo entre o funeral do rei e
</line>
<line>
o casamento da mã* foi tão evidente qu*, logo no *ní*io da p*ç* *ua*do H*rácio cumprimenta
</line>
</par><par>
<line>
Hamlet e lhe di* que
</line>
<line>
v*io para ass*sti* ao *u*eral de vosso pai, Hamlet pede-* par* n*o
</line>
</par><par>
</page><line>
z*mbar **le; *eria melhor d*zer q** veio as*istir ao *as*mento *a mãe.
</line>
<line>
A partir desse epi*ó**o, percebemos que *aml*t estava in*atisfeito com aquela uni*o.
</line>
<line>
A *eç* em si não relata como o c*samento o*orreu, mas t*l união é evidenciada na fala do *ei
</line>
<line>
ao *ovo.
</line>
<line>
Em*ora * morte de noss* *aro irmã* Ham*et ainda perma*eça viva em noss*
</line>
<line>
lembrança e c*nvenha-*os mante* *nlutados *ossos corações, e sej* noss* re*n*
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina, v. 19, n.3, art. 9, *. 165-182, **r. 202* www4.fs**et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
La*os F*mi*iare* Rom*ido*: Análise d* Vio*ência em Hamle* e La*oura Arcaica
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
s*bmetido a um só g*sto de pes*r, todavia, a ra*ã*, se opõe à natur*za e nos manda
</line>
</par><par>
<line>
dele l*mbrar *om uma dor mais p*udente, sem
</line>
<line>
nos esque**rmos de *ós me**os.
</line>
</par><par>
<line>
Assim se*do, to*amo* para e*posa aquel* que *á fo* nossa irmã e é, agora, n*s*a
</line>
<line>
ra*nha, * *mper*al *ons*rte deste E*tad* guerr**ro, mui*o embora, por *ssim d*zer,
</line>
<line>
c*m **a alegria desola**, *om um *lhar riso**o e outro de*ramando lágrimas, c*m
</line>
<line>
rego*ij* n* funera* e **quiem no c*samento, p*nsando em i*ual balança o prazer e a
</line>
<line>
dor (SH*KESPE*RE, 2004, p.1*).
</line>
<line>
*oráci*, qu* era seu verdadeiro *migo, *omo t*l, conhecia os *la*os de Hamlet. E
</line>
<line>
dura*te a encenação Ham**t confia a ele a miss*o de obse*var e c*mprovar a *artir da reação
</line>
</par><par>
<line>
*o tio se ele era o **rdadeiro
</line>
<line>
culp*do da *o**e
</line>
<line>
de *e* p**. O es*etá***o inicia-se com um*
</line>
</par><par>
<line>
pantomima. O rei permane** inalterado dur*nte esta prim*ira parte. *as, quan*o vê lançado *
</line>
<line>
mortal veneno no ouvido d* Gonzaga, ergu*-*e, pedindo luz e abandon*, precipitadamente, a
</line>
<line>
sala, *o qu* * acompa*hado por toda a corte.
</line>
<line>
*e fato, a representação t*atral planejad* pel* protag*nista confirma * r**ato que no
</line>
</par><par>
<line>
in*cio da peça ouviu do es*ectro. Hamlet vai ao quarto de sua
</line>
<line>
mãe, a seu chamado. *o
</line>
</par><par>
<line>
*aminho para o qu*rto, ele encon**a *e p*ssag** Cláudio, que estava de *oe*hos rezando na
</line>
<line>
capela. Sua m*ior v*ntade era de *atá-lo. C*m*, certamente, a intenção do prín*ip* não era
</line>
</par><par>
<line>
enviá-*o a* c*u, ele pref*riu adiar a
</line>
<line>
ex**ução d* *i*gança. O melho* momento poderia ser
</line>
</par><par>
<line>
quan*o * rei *stive**e dormindo na embriaguez, no del*ito *ncest*oso d* seu le**o, *ogando,
</line>
<line>
blasfemando ou em ato que não ti*e*se salvaç*o.
</line>
<line>
Aind* n* que diz r*s*eito à vio*ência plane*ada e prat*cada por C*áudio, após ele ter
</line>
<line>
ind*cio* ** *ue o prín*ipe Hamlet de*con*ia*a do crime por ele come*ido e d** suas intenções
</line>
<line>
de poder, pode*do, portanto, ser-lhe uma am**ça, ele o*dena qu* *o*e*crantz e Guil*enstern
</line>
</par><par>
<line>
*rovid*n*ie* a *iagem de **mlet à Inglater*a. O *lano del* era que, nessa viagem,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sobrin*o fo*se exe*u*ad*. Assim, faria uso d* v*olência fí*ica extrema p**a alcan*ar seus
</line>
<line>
o***tivos pessoa*s.
</line>
<line>
**ra e**den*iar esse intuito, *ej*mos um fragm*nto no qual Ham*et conta a Horácio
</line>
<line>
sobre es** tentat*v*:
</line>
<line>
[...] uma *rd*m, terminante, temperada com v*riadas e diversas classes de raz*e*,
</line>
<line>
concerne*tes à saúde *a Dinamarca e t*mbém da Ingl**erra, falando da* calamidades
</line>
<line>
que *od*riam *obrevir se eu continuasse viv*. A*sim sendo, tão logo a carta fosse
</line>
</par><par>
</page><line>
lida, se* perda *e tempo nem mes*o **ra afiar o mach*do -, *evia s** m*nha -
</line>
<line>
cabeç* decepad*. (SHAKESPEA*E, 2004, p.**5).
</line>
<line>
En*r*tanto, durant* a vi*ge*, o príncipe encontr* * mensagem na qual C*áudio
</line>
<line>
ordenava a *ua eliminaçã* quando *he*asse à Ingla*erra. *em êxito neste pl*no, *láudio não
</line>
<line>
desiste em tentar *limina* o príncipe. Dessa vez, ele aproveita a revolta d* La*rt*s, que viera
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 9, p. 1*5-182, mar. 20*2 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Mende*, D. C. *evides
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
da F*a*ça pa*a v*ngar a mor*e do pai. *ara tanto, ele*
</line>
<line>
t*amam um pl**o, inf*lível segu*do
</line>
</par><par>
<line>
eles, que *c*baria *om a *ida de Hamlet. Amb*s planejam *m duelo, no qu*l Ha*let, alheio
</line>
<line>
a qualquer trama, não examinar*a as *âminas e, assim, Laertes poderia vingar o que e*e havia
</line>
<line>
fe*t* com Polô*i*. Para gar*ntir o fim do p*íncipe, Clá**io proje*a *utro *lano de reser*a. Se
</line>
<line>
o primeir* fracass*sse ao ser posto em prática, t*ria um cálice enve*ena*o p*ra Hamlet beber
</line>
<line>
quan*o fosse *om*mo*ar * êxito obtido durante o duelo.
</line>
<line>
*o*tu*o, na luta, * plano de Cláudio mais u*a ve* não *c*ntece como pl*ne*ado.
</line>
<line>
Como *abemos, **nforme o *l*no, Laertes f*riria Hamlet com o flo**te envenena*o, mas,
</line>
</par><par>
<line>
durante a
</line>
<line>
*uta, el*s tr*cam as armas. Laertes receb*
</line>
<line>
o *rimei*o go*pe. A rainha,
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
com*morar a boa de*envol**ra d* f***o na l*ta, b*b* o cál*ce destinado ao fi*ho. O du*lo
</line>
</par><par>
<line>
continua. "Laertes fere Hamlet; então, no aug* da lu*a, t*ocam
</line>
<line>
os
</line>
<line>
florete* e Hamle* fere
</line>
</par><par>
<line>
La*rte*" (SH*KESPEARE, 2004, p. 113)
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, am*os são feridos com a arma que o irmão de Of*lia havia envenenado.
</line>
</par><par>
<line>
Gertrude* expi**: a bebida!
</line>
<line>
Chama pelo querido fil*o e lhe diz que o cálice estava
</line>
</par><par>
<line>
envenenado. Laertes co*fessa seu plan* e o do t*o do *rínc**e; n*o ex**te medic*na no mund*
</line>
<line>
capaz de curar-te. Ele também caído nunca mais iria se levan*ar. Ciente dis**, menc*ona a
</line>
<line>
Hamlet qu* a rainha havia sido envenenada e o *ei era * *ulpado. Ham*et tr*nspas** seu t*o.
</line>
<line>
Em seus últimos mo*entos, ele ped* a Horácio, seu companheiro de t***s as horas, qu* *onte
</line>
</par><par>
<line>
ao mundo suas justas i*t*nções
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
que, p*lo *escobrimento dos fatos,
</line>
<line>
*ão lhe sobrevenha
</line>
</par><par>
<line>
um nome maculad*. "Justific* minh* *ausa, perante aq*eles que a ignoram".
</line>
<line>
Como podemos o*servar, na p*ça, três filhos alme*am a vingança pe*a m**te do pai.
</line>
<line>
No cer*e da peça, temos: o pai de *amlet *ssas*inado *elo irmão e vingado pelo *r*ncipe. Em
</line>
<line>
meio a tudo is*o, como história de fundo, encon*ra*-se o Laertes, *ue ving* a morte do pai, e
</line>
</par><par>
<line>
Forti*br**, que tem o p*i m*rto num due*o ocor*ido
</line>
<line>
no dia em que Hamlet nas*e*. No
</line>
</par><par>
<line>
*cordo *nt*e os reis, aqu*le que perdesse a d**put*, p*rderia tam*ém o *erritório.
</line>
</par><par>
<line>
H*mlet, antes de dar seus *lti*os suspiros, p*ofeti*a *ortimbrás como herde*ro
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
coroa dinamarquesa. Assim, a vi*ganç* do* três pai* só acontece *o último ato da *eç*. Nes*e
</line>
<line>
mesmo mom*nt*, t*mos u* total de mais sete personage*s m*rto*, são e*e*: Ofélia, *laudio,
</line>
<line>
Gert*udes, Polô*io, Rosen*r*ntz, Guilde**ersn e o própri* Hamlet.
</line>
<line>
3.2 A Violênc*a em Lavour* Arc**ca: uma colheita indesejá*el
</line>
<line>
Lavou** Arcaica é *m *om*nce de R*d*an N*ssar, um express*vo nome na literatura
</line>
<line>
contemporânea b*asi*eira que, embora desist* ** esc*ever *om um número red*z*do *e livros
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 9, p. 165-182, m*r. *022 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Laços Fami*iare* Rom*idos: Análise da Violênci* em Ham*et e L*voura Ar*aica
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
publicad*s, es**s for*m sufic*e*te* p*ra com*ará-l* e pos*cioná-lo aos escritore* *e maio*
</line>
<line>
e*vergadura su*gidos no *aís, como Gui*arães Rosa * Clarice Lispector (CADERN*S,
</line>
<line>
1996).
</line>
<line>
N*rra*o em prim*ira pe*so*, Lavoura A*caica expõe a hi*tória de uma rígida fa*ília
</line>
<line>
*e liban*ses que vive em u*a fazenda. Para manter int*cta a es**utur* fam*liar autoritári* *ue
</line>
</par><par>
<line>
era imposta por sucessivas g*raçõe*, I*hána, o patriarca da famí**a, instaura de*tro do lar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ciclo do devir. Nele, todos os memb*os que comp**ham a família d*ve**am se submeter às
</line>
</par><par>
<line>
*mposições
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*a*ti*m
</line>
<line>
d**e. E*tret*nto, *ndr*, o filho *ue é c**trário ao
</line>
<line>
*o*se*vadorismo
</line>
</par><par>
<line>
(arc*ic*) que * pai pregava, r*laciona-se incestuosame*te com sua ir*ã Ana. E, *pós a recusa
</line>
<line>
*e*a em man*er esse relaciona*e*to, ele resolve aband*n*r o lar.
</line>
</par><par>
<line>
C*m trinta c*pítulos, o *oman** div*de-*e em: * P**tida e
</line>
<line>
o retorno.
</line>
<line>
O l*vro
</line>
</par><par>
<line>
estabelece an*logia com o te*to bíbl*co, entreta**o, as semelhanças entre ele* se en*erra* na
</line>
</par><par>
<line>
fes*a de
</line>
<line>
c*memoração
</line>
<line>
do retor*o *aquele que ha**a partido, p*is, *esse episódi*, oco*r*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de**echo t*ágico.
</line>
<line>
Em a partida, André vive num *uarto de uma p*nsão e * s*r*reendido com a c*ega**
</line>
<line>
de *edro, seu irmão mais velho, que tom* para si a missão d* devolver o filh* *resma*hado ao
</line>
</par><par>
<line>
seio *a f*mília. Há uma co*vers* entre o* irmãos,
</line>
<line>
na qual o n*rr*dor utiliza-se *o flu**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*nsciênc*a para exp*r fat** oco*ridos no
</line>
<line>
tempo e* que ele vivia c** a família. C*mpre
</line>
</par><par>
<line>
ressaltar que, durante to*o o rom*nc*, os ca*ítulos são *lte*nados entre *s rememoraç*es de
</line>
<line>
André e os do t*mpo da en*nciaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A**ré diz ao irmão qu* tu** na
</line>
<line>
fa*ília era muito **caico. Na faze*da, o pai
</line>
</par><par>
<line>
estabelecia a* suas i*posiçõe*, sendo
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
ca*a um dos me*bros tinh* sua obrigaç*o na
</line>
</par><par>
<line>
m*nu*ençã* da casa. *omo **emp*o *is*o, vejamos *ais *ma rememoraç*o feita por André:
</line>
<line>
[...] era lá na fazenda mesmo q*e dev*ria ser amassado o nosso pão: nu*ca t***mos
</line>
<line>
outro em n*ssa mesa que não fosse o pão de casa, e era na hora de reparti-lo q*e
</line>
<line>
concluíam*s, trê* veze* a* di*, o nosso ritual *e austerid*de, sen** que er* també*
</line>
<line>
na me*a, mais que em qualquer outr* luga*, onde faz**mos de olhos baixos o n*sso
</line>
<line>
a*rendizado *a j*stiça (NASSAR, 2012, p. 76).
</line>
<line>
*m ponto inter*ssa*te a s* destacar a partir *e*se fragmento é a inadm*ssib*lidade do
</line>
</par><par>
<line>
pa* em aceitar ou**o
</line>
<line>
pão que não fosse o produz**o pe*a família. N*sse *aso, o
</line>
<line>
pão * a fala
</line>
</par><par>
<line>
aust*ra
</line>
<line>
do pai
</line>
<line>
na hor* d* repart*-lo *orrobora para * ent*nd*m*nt* de que esse* alimento* -
</line>
</par><par>
<line>
pã* e se*mões - d*ve*i*m ser o sustento da base familiar. Para *vi**nci*r *al austeridade,
</line>
</par><par>
<line>
p*demos obs*rvar qu*, durante
</line>
<line>
a partilha desses, os olhos de todos q*e ali estavam
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 3, *rt. 9, p. 165-18*, m*r. 20*2
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Me*des, D. C. Devide*
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
*ermane**am volt**o* para baixo, o que indica a submissão a qual todos que es**vam à mesa
</line>
<line>
d*veri*m aceit*r.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa perspe*tiva, depr*en*emo* *ue as ati*udes do p** para manter a ordem
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
famíli* justificam o Lavo*ra e Arcaica present*s
</line>
<line>
no * í * ul o
</line>
<line>
do li*ro. Etimologicamente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
palavr* *a*oura, q*e ter** vindo do l*tim l*bore, significa ***ba*ho, do qu*l s*rgiu l*vrar
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
preparaç*o da t**ra para a *ementeira ou p*ant**ão. D* m*smo *odo que ocorre na lavoura,
</line>
<line>
para o pa*, a fa*íl*a c*nstitu* *m **c*o terra- família- t*rra, no qual os lim*t** *e*a *e fecha*
</line>
<line>
dentro *aquele espaço físi*o. Desse modo, t*do *ue viesse de fora era proibido. Pa*a
</line>
<line>
exemplificar tal a*tossuficiênci* d* fa*ília e o inten*o dele nessa união, *ohána profe*e que
</line>
<line>
h*milde, "hom** abandona sua i*d*vidu*lid*de para faz** p*rte de uma un*dade maior, *ue é
</line>
<line>
*e *nd* retira su* *randez*; só atrav*s d* família é que *ada um em *asa *á de *umentar *ua
</line>
<line>
existência (NASSAR ,201*, p. 148).
</line>
<line>
Como p*demos perceb*r, a *ndivid*alidade a que o *ai se r*feria *ev*ri* estar *empre
</line>
</par><par>
<line>
su**etida ao* interesses *aiores da família; segun*o e*e, na uniã* da fam*lia, es*ava
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
acabamen*o do* princípio* fam*liar*s. *ara *e**rç*r e ma*t** ine*te tal est**tu*a, que segundo
</line>
<line>
o patri*r*a era ina**lável, *le pro**ria todos os dias os s*rmões. "Noss*s rostos ad*lescentes
</line>
<line>
em vo*ta d**uela mesa: o pai à cabeceira, o relógio *e p**ede às suas cost*s, cada *alavra s*a
</line>
<line>
ponderada *elo pêndulo" (NASSAR, 2012, p.**).
</line>
<line>
D*sse modo, s*gundo Rodrig*es (2006, p. 54), ess* arcai*o remete à estrutura *echada
</line>
<line>
*e*sa f*mília que, como já vimos, p*ocu*a - com *igura do *atri*rkh*s - de t*dos os modos
</line>
</par><par>
<line>
evit*r o contato com * mund* que a cerca. A
</line>
<line>
e*t*utu*a autoritári* da *amília era perp*ssada
</line>
</par><par>
<line>
**r **cessivas gerações. *orém, para André, a t*adiç*o rep*esentava motivo de rev*lta.
</line>
<line>
S*gundo ele, "Tinha corred*res confusos a no*s* casa, mas er* ass*m que e*e qu*ria as co*sas,
</line>
<line>
ferir *s mãos da família c*m pedras rústicas, raspa* noss* sangue como se ra*pa uma rocha de
</line>
<line>
calcá*io" (NASSAR, 20*2, *.46). Desd* a fug* de André, *ra cal*ndo sua revol*a que el* se
</line>
</par><par>
<line>
dista*ciava da fazenda. A*é o mo*ento d*
</line>
<line>
conversa com Ped*o que ele resol** explodir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
confes*ar ao irmão toda a sua ir*:
</line>
</par><par>
<line>
[...] tudo *m no*sa casa, até esses panos
</line>
<line>
tão bem lavados, alvos e dobrados, tudo,
</line>
</par><par>
<line>
Pedro, *udo em n*ssa casa * m*rbidamente impregnado *a p*lavra d* pai; era *le,
</line>
</par><par>
<line>
Ped*o, *ra o pai **e dizia sempr* é preciso *o*eçar pel* verdade termi*ar do e
</line>
</par><par>
<line>
mesmo modo, era el* *em*re *izendo
</line>
<line>
coisas **sim, eram pesad*s aquel*s se*mões
</line>
</par><par>
<line>
de *amília, mas era
</line>
<line>
assim que e*e
</line>
<line>
os *omeç*v* semp*e, *ra *ssa sua palavra *
</line>
</par><par>
<line>
angular, era essa a pedra e* *ue *ropeçáva*os qua*do c*ianças, essa a p*dra
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
nos esf*lav* a cad* instante, vi*ha* daí as nos*as *urras e a* nossas m*rcas n*
</line>
</par><par>
<line>
cor*o, veja, Pedro, *eja *os me*s
</line>
<line>
*raços,
</line>
<line>
mas era ele também, era ele *ue dizia
</line>
</par><par>
<line>
provavelmen*e se* saber o que est*va dizendo e sem saber com c*rt*za o uso
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
um de nós po*eria fazer um dia,[...] (NA*SAR, 2012, p. 41).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, v. 19, n.3, *rt. *, p. 165-182, mar. 2*22 *ww4.fsanet.co*.b*/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L**os *amilia*es Ro*pidos: Análise da Violência em *am*et e Lavou*a A*caica
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
O choque p***o**do pe*a *úria de *nd*é emud*ce Pe*ro, mas André c**ti*ua:
</line>
</par><par>
<line>
[...] **a e*e Pedro, o pai s*mpre *iz*ndo co*sas em sua sintaxe pr*pria, dura *
</line>
<line>
enrijecida pe*o sol e pela chuva, e*a esse la*rad*r fi*roso catado da terra a pedra
</line>
<line>
amorfa. Ele, *orém, só não imaginava como essa s*ntax* p*deria ser tã* modelá*el
</line>
<line>
nas *ãos d* cada um. (NAS**R, 2012, p. 42).
</line>
<line>
Para reforç*r essa ideia, ex*stiram d*is galhos da famíli*. O galho da direita, que era
</line>
</par><par>
<line>
um d*senvolv*m*n*o espontân*o do *ronc*, desde as raí*es; e o da es*u*rda que trazia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es*igma de uma ci*atriz, *omo se a mãe, que e*a por o*de *o*eç*va o **g**do galho, fosse
</line>
</par><par>
<line>
u*a anomalia, uma
</line>
<line>
p*otuber*ncia mór*i**, um enxerto junto ao tronc*, talvez funesto, pela
</line>
</par><par>
<line>
car*a de
</line>
<line>
af*to; *odia-se,
</line>
<line>
quem sabe, dizer que a
</line>
<line>
distribuição dos lugares na m*s* (eram
</line>
</par><par>
<line>
capr*cho* do t*mpo) qu* d*fi*ia as du*s linhas da família. À mes*, do l*do
</line>
<line>
da **reita,
</line>
</par><par>
<line>
esta*am, po* ord*m de *dade: Pedro, Ros*, Zuleika e Huda; à esq*e*da, seguiam: à mãe,
</line>
<line>
André, Ana e L*la.
</line>
<line>
O pai, à cab*ceira, fa*i* *empre * paus* de costume, curta, de*sa, pa** que medi***m
</line>
<line>
em silênci* a ma*estade rúst*ca da sua postura: o p*ito de madeira debaixo de *m algodão
</line>
</par><par>
<line>
grosso e l*m*o, o pescoço sólido susten*ando
</line>
<line>
uma cabeça *rave, * as m*os de do*so largo
</line>
</par><par>
<line>
prende*do firme a quina da mesa, com* *e
</line>
<line>
*r*n*essem a barr* de um ***pito; *bria com *s
</line>
</par><par>
<line>
dedos *aciço* a vel*a bro*h*ra, o*de e*e, numa caligrafia grande, angulosa, **ra, trazia
</line>
</par><par>
<line>
textos
</line>
<line>
compila**s. Não
</line>
<line>
perdia nunca a solenidade: "Era uma vez um faminto". Essa e*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
his*ória que o pai mais contava em s*us sermões p*ra pr*gar qu* a p**iência *everia s*r a m*ior
</line>
<line>
*as virtude*. Ma* André não comp**endia por que co*tar aquela história várias veze* se não
</line>
</par><par>
<line>
lhe*
</line>
<line>
faltavam alimento à me*a. Uma *o***vel explicação par* o pai rec*ntar a
</line>
<line>
hi*tória
</line>
</par><par>
<line>
enc*nt*a-se na su*miss*o de todos da fam*lia àquele que reinava d*ntro d* lar.
</line>
<line>
Apó* as *ev*laçõe* impr*gnada* de revolta que An*ré fez a Ped*o, *les retornam à
</line>
<line>
casa. * *iagem toda foi marcada por um duro rec**him*nto. Ao cheg*re* * casa, Pedro
</line>
<line>
es*ondeu d* *odos a dor que sentia, pois e*e **o poderia *ranspare*er, ao anunc*a* o retorno,
</line>
<line>
que era um possuído que retor*ava ao lar.
</line>
<line>
Ao receber o fil*o, o pa*, com seus ***ços p*derosos, o apertou contra o se* peito.
</line>
</par><par>
<line>
*omou o seu rosto
</line>
<line>
entre suas palmas pa*a beijar a testa; e lhe d*sse que s** volta era
</line>
</par><par>
<line>
abençoada,
</line>
<line>
*ue a casa
</line>
<line>
ag*ni*ava, mas agora se enchia novamente de
</line>
<line>
al*g**a! E, olhan*o-o
</line>
</par><par>
<line>
com t*r**ra c*ntida, adve*tiu s*bre a conversa que teriam um p*uco mais *ar**, o
</line>
<line>
q*ando
</line>
</par><par>
<line>
t *do
</line>
<line>
estivesse mais tranquilo. * pai ordeno* *in*a que fil*o lavasse o
</line>
<line>
do c*rpo o p* da
</line>
</par><par>
</page><line>
*strada, an*e* de sentar-*e * m*sa que a mãe *reparava. Conforme dep**end*mos, a atitude
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 19, n. 3, a**. 9, *. 165-**2, *ar. 20*2 ww*4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Mendes, *. C. Devides
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
do *a*, ao ordena* que o *ilho lavass* o corpo, su*ere que ele t*ra*se toda a sujeira obtida do
</line>
<line>
m*ndo que f**ava de fora das *i*isas das terras da famí*ia.
</line>
<line>
Na con**rsa entre os doi*, André, por meio de metáforas, expõe s*as inquie*udes.
</line>
<line>
O **i, entret*nto, que *empr* f** uso de uma sintax* dura * enr*jec*da, não compr*e*d* o que
</line>
<line>
o filho dizia. P*ra ele, * *n*ré estava doente e poucos dias de trabalho lhe devol*eria a saúd*
</line>
<line>
que *recisava. André *a*ia q** em *u* fala m*sturava muitas coisas, mas *stava lúcido, sabia
</line>
<line>
onde se cont*adizi*, mas no far*l* *e *ua* p*l*vras também existia mui** grã* intei*o.
</line>
</par><par>
<line>
Durant* quase todo * diálog*, o que s* observa são po*tos de vistas totalmente
</line>
<line>
*pos t os .
</line>
</par><par>
<line>
E*quant* a fala do
</line>
<line>
pai é
</line>
<line>
"conv*rgente e retó*ica, a
</line>
<line>
d* A*dré
</line>
<line>
er* div***ente provocat*va" e
</line>
</par><par>
<line>
(TARDIVO, *012, p. 40).
</line>
<line>
Ade*ais, André não acredi*ava na di*cussão d*s seus problemas, p*is conhecia
</line>
</par><par>
<line>
muito bem a i*can*ável
</line>
<line>
lavoura *o
</line>
<line>
pai. *ntre ambo*, nã* ex*st*a troca de pontos de vistas.
</line>
</par><par>
<line>
M*smo ass*m, André exp*e ao pai q*e a convivên*ia na famíli* era muito precária, poi* o pai
</line>
<line>
nunca havi* perm*tido que qu*lquer um ultr*passa*se ce*tos limite*. *esse m*do, para
</line>
<line>
And*é, o amor q*e e** havia a*rendido *entro fam*lia não passava ** uma pedra de tropeço.
</line>
<line>
**ntrário aos disparates na fala d* Andr*, o pai re*ge, pois, n*quela m*sa, **o
</line>
</par><par>
<line>
pode*ia haver luga* p*ra *ro**cações. Portanto, era n*ce*sário qu* ele deix*sse de lad*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
orgulho, *ominasse a víbora debaixo da língua e resp*ndesse c**o devia responder *m f*lho.
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
resp*sta ao pa*, André d*sse q*e só evitava ser *lar* *ara e*ita* ai*da ma** confusão.
</line>
</par><par>
<line>
Depois de ou**r o filho, Iohána, eufóri*o, mais uma *ez or**na:
</line>
<line>
Ca*e-se! Não **m de*ta fonte a nossa água, não ve* *estas trevas a no*sa l*z,
</line>
<line>
nã* é a t*a palavra soberba que vai demolir ag*ra o que lev** milênios pa*a se
</line>
<line>
co**tr*ir; ***guém em nos*a ca*a há de falar com pre*u*ida profundidade,
</line>
</par><par>
<line>
mu**ndo * luga*
</line>
<line>
*as pal*vras, em*a*alhando as ideias, desinteg**ndo *s coisas
</line>
</par><par>
<line>
numa poeira, pois aqueles q** ab*em *emais *s olh*s *ca**m só por fi*ar *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rópri* ce*ueira; nin*u*m em no*sa
</line>
<line>
ca*a há de padecer **mbém de um *uposto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*tensioso e*cesso de luz, c*paz com* a escuridão de *os *ega*; ninguém ainda em
</line>
</par><par>
<line>
nossa *asa há de
</line>
<line>
dar ** curso novo ao q** *ão pode desviar, nin*uém há de
</line>
</par><par>
<line>
*onfundir nunc* * que não po*e *e* c*nfundi*o[...] (*ASSAR, 2*1*, p. 167).
</line>
</par><par>
<line>
D* acor*o com Rodrigues (20*6),
</line>
<line>
o d**curso *etórico que c*nsubstancia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
convencimento
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
outro não só
</line>
<line>
distancia *s i*terlocutores, mas ta*bém cons**tui u**
</line>
</par><par>
<line>
violência. Pa*a o estudi*so, a *iolênc*a, nesse caso, o*orr* por n**
</line>
<line>
a*mitir a r*pli*a. Des*e
</line>
</par><par>
<line>
modo, pelo diá*ogo adquirir a estrutura de d*is m*nólo*os, Andr* pede perdão, rec*nhece sua
</line>
<line>
*onfus*o e desiste *e continua* * co*v*rsa.
</line>
</par><par>
<line>
A *artir des*a *tit*de de *ndré, o pa* s*nte co*o se *ma luz estivesse sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
mesa. Com * fim da conversa, And*é vai se re*o*her no quarto. Pre**sav* des*ansar, pois *o
</line>
<line>
Re*. FSA, Te*esina, v. 19, n.3, art. 9, *. 165-182, mar. 2022 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Laços Fa*iliares Rompidos: Análise da Violência em Hamlet * Lavo*ra Arca*ca
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
outro d*a s*ria a festa em comem*ração *o seu retorno. Ao chegar ** quar*o, numa conversa
</line>
<line>
*om Lula, o irmão *a*ula, And*é descobre que ele *ret*ndia abandonar a c*sa, pois *ambém
</line>
</par><par>
<line>
não suportava os sermões da f*mília, o traba*** na lavour*. Mas
</line>
<line>
*ue, diferent*mente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
André, ele nã* v**taria.
</line>
</par><par>
<line>
A*nda, se**ndo Rodr*gues (2006, *.31), "o p**ici*namento a*st**o do
</line>
<line>
pai
</line>
</par><par>
<line>
caracteriza-s* por u* discurso apaixonado", *u seja, ao *stabel*cer *ão claramente o que s**ia
</line>
</par><par>
<line>
* luz e trevas e recusar, terminantemente, as últimas, ele não perceb* que o
</line>
<line>
excesso d*
</line>
<line>
l uz
</line>
</par><par>
<line>
poderia causar a ce*ueira.
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, podemos perceb*r qu* o p*i contradiz *eu próprio discurso. Na intenção
</line>
</par><par>
<line>
de abrir tanto *s olhos, ele, em êxtase de paixão, golp**a fatalmente a **lha,
</line>
<line>
* *ós * om a r
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento da rel*çã* ince**uo*a entre ela * André.
</line>
</par><par>
<line>
3.3 ** rela*ões *n*r* os t*xt*s: brev*s c*n*idera*ões
</line>
</par><par>
<line>
A violência em Hamlet,
</line>
<line>
de Willi*m Shakespea*e, e em La*oura Arcaic*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Raduan *assar, possibilita o estudo c*mp*rado
</line>
<line>
entre as r*spe*tiv*s
</line>
<line>
*br**. Com base *is*o,
</line>
</par><par>
<line>
compree*demos q*e um dos p*ssíveis pont*s semelh*ntes nel*s *á-se pela viol*ncia ocorrer
</line>
</par><par>
<line>
de*tro do **biente fam*liar, ou *eja, quem a pratica e desfaz *s *a*os fami*iares é um
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
próprios integr**te* desse *ru*o.
</line>
</par><par>
<line>
*inzburg, em Liter*tu*a Viol**cia e *el*ncolia (*012), aponta
</line>
<line>
e*se
</line>
<line>
p**to em
</line>
</par><par>
<line>
comum nas obr*s, mas não apro*unda. *ara **nto, visando *reenche* e*se *spaço, é q*e o
</line>
<line>
*e*envolv*mos esta *nálise *as o*ras cit*das, demonstrando como a violênci* é ca*acterizad*
</line>
<line>
em ca*a u*a *elas e a*o*ta*do ai*da que *á elementos semelhantes e diferentes entre elas.
</line>
</par><par>
<line>
Assim,
</line>
<line>
comp*e*ndemo* que em Ha*let a violên*ia alice*çada por um ideal é
</line>
</par><par>
<line>
materialis**, pois Cl*udio pr*tendia ocu*** o *ugar do *rmão, que era *ei da D*namarca. Para
</line>
<line>
i*so, nada o d*teve. Assim, o primeiro *lano dele *o* assassinar o irmão. Após o *rime, ele
</line>
<line>
ca*a-se à* pressas com a rainha, o que, *ara o *rín*ip*, era uma relação incestuosa. Esse é um
</line>
</par><par>
<line>
outro *specto q** se *ssemelha à obra n*ssari*na, haja vis*a que, n*s*a obra, os
</line>
<line>
irmãos se
</line>
</par><par>
<line>
e*volv*m amoros*ment*.
</line>
</par><par>
<line>
Emb*ra o casamento ** Ger*ru*es e *láudi* tenh* ac*nte*ido n*m curto espaço
</line>
</par><par>
<line>
de temp* *pós morte do rei, peça n*o deix* clar* se a rainha *
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
o
</line>
<line>
cunha*o ma*t**ham
</line>
</par><par>
<line>
a*gum
</line>
<line>
envol*i*e**o quan*o o re*
</line>
<line>
*ind* era *ivo. Após a morte d* rei, quand* Cláudi* j*
</line>
</par><par>
<line>
ocupav* o lu*ar no tro*o, * comportame**o dele com *
</line>
<line>
p*ín*ipe *parentemente tranquilo. é
</line>
</par><par>
</page><line>
El* a*é t*nt* conso*ar e abra*dar * angústia do sobr*nho prov*cada pel* morte do pai.
</line>
<line>
R*v. FSA, *er*sina PI, v. 19, n. 3, art. *, p. 165-182, mar. 2022 w**4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Mendes, *. C. D**ides
</line>
<line>
*78
</line>
</par><par>
<line>
Segundo ele, os sentime*tos ** Hamlet para com o p*i
</line>
<line>
eram enalteced*res, porém, tamb*m
</line>
</par><par>
<line>
era neces*ário a*eitar **e o havia p*rdido; que perse*era* um obstin*do l**o er* *onduta de
</line>
</par><par>
<line>
um capri*ho ímpi*, um p*cado con*ra o cé*, u*a ofens* *** mortos, um deli*o contra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
natu*e*a.
</line>
</par><par>
<line>
Contu**, nada f*z mudar o *entimento do príncipe, que fica ainda mais *flito c*m
</line>
<line>
a r*ve**ç*o do espectro sobre * v*rdadeiro motivo da morte do pai: o assassinato provocado
</line>
<line>
pelo próprio i*mão. A *a*t*r daí, a r**a*ão de Ham*et *om * t*o *iora ainda *ais. Ele oculta de
</line>
<line>
todos a revelação feita pelo esp*ctro e t*n*a descobrir o que de fato *conteceu. Ain*a as**m,
</line>
<line>
*ara Cláudi*, alg* mais perturb**a o pr*n*ipe além da morte ** p*i. *ara t*ntar desvendar o
</line>
</par><par>
<line>
q*e era, e*e hospeda no c*ste*o dois fa*sos ami*os do prínc*pe para *escobri* o que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
atormentava.
</line>
</par><par>
<line>
Hamlet org*niza *ma peça com um *n**do sem*lhante à morte do *ai contado
</line>
</par><par>
<line>
pe*o espectro. Após a peça, o pr*nci*e descobre
</line>
<line>
que o t*o re*lm*nte havi* matado
</line>
<line>
seu pai.
</line>
</par><par>
<line>
D*sde o iníc*o d* peç*, Hamlet vi*ia *is*ante de sua família. Mov*do p*lo pe*ido de v*n*ança
</line>
</par><par>
<line>
feito pelo espectro d*
</line>
<line>
pai, o prí*ci*e art*c*la um plano e, dur*nte sua ex*cução, ele se
</line>
</par><par>
<line>
di*tanc*a da mãe pelo fato de n*o compreender * que teria fe*to ela s* unir com o tio. Ess* é
</line>
<line>
um dos *onto* em que a o*ra *hake*peariana se a***xima com o te*to de N*ssar, po*s André
</line>
<line>
tam*ém mantém certo dist*ncia*ento ** família; d*sde c*iança, era, ao se afastar d* fam*lia,
</line>
</par><par>
<line>
pelo m*n*s
</line>
<line>
por a*gun* m*me*tos do *ia quando
</line>
<line>
ia ao bo*q*e,
</line>
<line>
que ele se sentia *elhor.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, por mais que ambos e*tiv*ssem conv*vendo *ebaixo *o mesmo tet*, parecia q*e eles
</line>
</par><par>
<line>
não *ertenciam à f*mília. Hamlet, angustiado po*
</line>
<line>
descobr*r a *otivação da m*rte do pai;
</line>
</par><par>
<line>
Andr*, revoltado com tudo o que acontecia na fazenda, os *ermões do pai, o trabalho na
</line>
<line>
*avoura, a impossibilidad* de viver a relação incest*osa com Ana.
</line>
</par><par>
<line>
Em s*m*, assim como H*m**t, inicialmente, André
</line>
<line>
*ermanec* no
</line>
<line>
lar, porém
</line>
</par><par>
<line>
dist*n*e de **dos, até m*smo *a mãe. A in*luência da figura m*terna sobre a *id* dos
</line>
<line>
**rso*a*e*s ***ncipais tamb** é um ou*r* ponto de desta*ue, sobr*tudo, *o que diz re*p*it*
</line>
<line>
* q*estão amo*osa e, por q*e *ã* dize*, em re*aç*o tamb*m a algu*s de s**s co*flitos, tendo
</line>
</par><par>
<line>
em vi**a *ue * *elação de ca*a u* del** co* *uas amadas apre*enta alguns
</line>
<line>
i*d*ci*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*fl*ênc*a com a relação à *e sua* genit*r*s.
</line>
</par><par>
<line>
*o q*e diz respei*o à peça, de acordo com Ernest J*nes (*970), uma das pri*eira*
</line>
</par><par>
<line>
manifestações do reavivar do co*flito *rimitiv*
</line>
<line>
de *amlet é a sua reação vio*en*a contra
</line>
</par><par>
<line>
Ofélia, pois, *inda que a ama*se, resolve deixar de co*tejá-la *
</line>
<line>
p*de que ela
</line>
<line>
vá para
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
c*nvento. Para o *o*es:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. *9, n.3, art. *, *. 165-1*2, m*r. 2022
</line>
<line>
www*.fs*net.c*m.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Laços Familia*e* Ro**idos: Aná**se d* *iolência em Ha*let e Lav*ur* *rcaica
</line>
<line>
*79
</line>
</par><par>
<line>
[...] ess* reaçã*
</line>
<line>
está duplamente condicionada por duas atitudes opostas ao *eu
</line>
</par><par>
<line>
*róp*** espír*to. A primeira delas *e**re-se * r*a*ão comp*exa * respeit* da mãe.
</line>
<line>
Com essa reação com*i*a-*e u* feroz ciúm* inconsciente pela mã* *e en*r*gar a *m
</line>
</par><par>
<line>
out*o homem *ue ele *ão tem razão alguma para am*r *u
</line>
<line>
respe*tar.
</line>
</par><par>
<line>
(J*NES,1970, p. 8*).
</line>
</par><par>
<line>
Ali*do a *sso, *ambém podemo* co*pre*nder que H*mlet po*su* certo receio e*
</line>
</par><par>
<line>
acreditar
</line>
<line>
em Of*lia, provavel**nte pela desc*nfiança advinda do comportamento da mãe.
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, ao **tornar ao castelo, príncipe *esco*re *ue a morte *e Polônio fez Of*lia o
</line>
<line>
enlouq*ecer e precip*tou o retorno de Laertes da Fr*nça. Seme*hant* a Hamlet, este também
</line>
<line>
pr*tendia fazer j**tiça pela *ort* *o pai. O rei a**rma que Hamlet havi* matado Polô*io e,
</line>
<line>
c*mo pr*va de *ua inocência, *s*a*a di*pos*o ao julgament* do pov*.
</line>
<line>
Hamlet, que *avia rejeita*o Oféli* mandando-a que f*sse pa** o convento, sofre
</line>
<line>
com a mort* *el*. Durant* se* enter*o, ele e Laertes brigam * demonstram tal sentime*to p*r
</line>
<line>
ela. * prínci*e, que nunca havia explici*ad* o *e*timento pela amada, diz:
</line>
<line>
Hamlet: - Amava *féli*. O *mor de qu*rent* mil irmãos somados, n*o conse*uiria
</line>
<line>
ultrapassar o q*e *u s**tia por e*a. [...] Deixa-te ent*rrar vivo com ela, **e eu faria
</line>
<line>
o mesmo; e ** f*las de montanhas, deixe que sobre nós at*rem milhõe* de acres, até
</line>
</par><par>
<line>
qu* nossa terra, cha*us*ando a
</line>
<line>
cris*a na zona *rdent*, faça o Mo*t* *usa *arecer
</line>
</par><par>
<line>
uma verrug*! Se f*zes questão de g**tar, direi fanfarronadas i*uai* ** tuas.
</line>
<line>
(S*A*ESPEARE,2004, p. 104).
</line>
<line>
S*gundo *rye (20*1, p. 123), os dois brigam dentro do túmulo de Ofélia: "Cada
</line>
<line>
um deles professav** um profundo amor p*r *la. Laertes *rovavelmente e*a s*nce*o q*anto
</line>
<line>
ao sent*mento pel* irmã". Ele s* preocupav* com e*a e não queria qu* ela se aproximasse do
</line>
<line>
príncipe. Polônio, do m*sm* mod*, não queria tal apr*xim**ão.
</line>
</par><par>
<line>
N* visão de Jones (*970, p. *36),
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
comport*mento *e ambos representa
</line>
</par><par>
<line>
cara**erís*icas d* complexo *ai-fi*ha que s* assemelha ao complexo i**ão-irm*. Nesse
</line>
<line>
sentido, confo*me pesq*isa a*alític*, trata-se também de um derivativo d* complexo
</line>
<line>
fundamental *e Éd*po.
</line>
<line>
No *ue se refer* à rela*ão de André com a Mãe, é e*idente que o apeg* *o am**
</line>
<line>
*aternal desperta em André o amor erót*co por sua irmã *na. Dessa fo*ma, qu*ndo Pedro cita
</line>
<line>
o nom* da mãe du*ante a conv*r*a co* Pedr*, André lembra que, p*r u* momen*o, antes de
</line>
<line>
sair de casa, *ensa em *izer q*e f*ram el*s que começaram * d*molir * lar. Como
</line>
</par><par>
<line>
*ustif*cativa
</line>
<line>
para is*o, infere-** que * excesso de carinho da*o pela mãe ao filh* contribu**
</line>
</par><par>
</page><line>
para * erotiz**ão (m*l di*ecionada), p**to que a *rotizaç** perma*eceu v**a dentro d* própria
</line>
<line>
famí*ia, ou seja, * paix** de André pel* i*m*.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 19, n. 3, art. 9, *. 165-182, mar. 2022 ww*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. M. Mendes, D. C. Devides
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
Com base nisso * c*nforme o complexo mate*n* do filho (JUNG,1970, p 89), a
</line>
</par><par>
<line>
mãe passa a ser *
</line>
<line>
prim*i** ser *e*i*in* co* o q*al o futuro homem entr* e*
</line>
<line>
co*tato.
</line>
</par><par>
<line>
*ortanto, ela não pode deixar de aludir, d*re*a ou indiretamente, grosseira ou de*icadame**e,
</line>
<line>
consciente ** inconscie*t*mente n* masculini*ade *o filho.
</line>
<line>
Quan*o ao aban*ono d* *ar, temos qu*, na peç*, a partid* do pr*nc*pe é p*anej*da
</line>
<line>
por Cláu*io, em vir**de do m*do da revela*ão do p*í*cipe. Ele planeja a vi*ge* do sobr*nho
</line>
</par><par>
<line>
ap*s este matar P*l*nio. Nessa viagem, * *ei *l*neja a e*ec*ç*o
</line>
<line>
do sobr*nho, enquanto,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
roman*e, André resolve **a*don** a *asa *ozinh*, por não **portar mais o que se pass*va ali.
</line>
<line>
Ambas a* pe*sonagens retornam ao lar. A *entativa *e m*tar Hamlet é *ra*ass*da.
</line>
</par><par>
<line>
Haml*t reto*na
</line>
<line>
para desmascarar c*ime *ome*ido pel* rei. H* um duelo en*re Ha**et o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
L*ertes, f*lho
</line>
<line>
de *olôn*o. *esse
</line>
<line>
duel*, co*o sabem*s, Cláud*o ainda
</line>
<line>
projeta o fim
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sobrinho. No e*t*nt*, * t*ntati*a torna * falhar e t*dos da família morrem. André, por sua vez,
</line>
<line>
a*nda que disc*r*a*se d*s atitude* do pai, re**rna ao lar, aparentemente submi*so e dispo*to *
</line>
<line>
aceitar o *avorar do pai.
</line>
<line>
A car*ct*r*za*ão da violên*ia ** L*voura Arcaica, a*sim como e* Hamlet,
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém já
</line>
<line>
se faz presen*e *ogo no in**io d* romanc*. Entre*an*o, ** tipo* de violência
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
início da* *bra* são diferentes, uma v*z *ue *a peça já t*mos o assas*i*ato do rei, mas este
</line>
</par><par>
<line>
crime j* aconte*eu e é relatado pelo espectro
</line>
<line>
do rei. *o roma*ce, a violência inicial é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*ico*ógica, com cerce*mento de Iohána. Es*e comport*mento a**tero era o
</line>
<line>
pr*veni*nt* de
</line>
</par><par>
<line>
outras geraç*es daquela família, * q*e nos l*va a crer que dificilmen*e possa ser v*sto como
</line>
<line>
violênc*a.
</line>
<line>
*e *odo modo, **mos a dissol*ção dos laços familia*es por meio da *iol*ncia pe*a
</line>
</par><par>
<line>
prátic* de atitud*s vi*len*a*. Em Haml*t, t*dos
</line>
<line>
morre* ao final da pe*a e, e* Lavoura
</line>
</par><par>
<line>
Arc*ic*, Iohána a*s*ss*na Ana na fe*ta de comem*r*ção do retorno de André, de*ois de *oma*
</line>
<line>
conh*cimento do envolvimen** a*oroso entre os irmão*.
</line>
<line>
4 *ON*ID*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A prop*sta *e nosso trabalho foi anal*s*r a violência fa*i*iar e c*mpará-las, tendo
</line>
<line>
em vista que essa atit*de extr*ma s* configura em Hamlet, de **l**am *hakespeare, pela
</line>
<line>
ambiç** de Clá*dio, e* ocupar * luga* de Ha*let, r*i da Dinam*rca; em Lavoura *rcaica, de
</line>
</par><par>
<line>
Raduan Nassar, os *o*ivos são provocado*
</line>
<line>
pela intenção do pai
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
mante* a trad*ção,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rd*m, dentro *o l*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*in*, v. *9, n.3, art. 9, p. *6*-1*2, mar. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L**os Famil*ares Rompidos: Aná**s* da Violên**a *m H*mlet e Lavoura Arcaica
</line>
<line>
*81
</line>
</par><par>
<line>
*est* estudo, nos va*e**s *o conceito d* *iolênc*a *eito por Ginzburg, sen*o que
</line>
<line>
esse estudioso a*on*a o *ossível * di*log* entre *s *bras cit*das, m*s não aprofunda an*lise
</line>
<line>
des*a t*mática. Ao lon*o d*ste tra*alho, esta*elecem*s a apro*ima*ão entre os textos de
</line>
<line>
Can*ido - ele no* menciona qu* os aspectos soci*is se en*o**em com a *rte literári* - **m
</line>
</par><par>
<line>
c*mo
</line>
<line>
* posicionamen*o te*ri*o e crítico, além de out*os estudiosos da tra*édia de
</line>
</par><par>
<line>
Shakes*ea*e e do roman*e de Nassar.
</line>
</par><par>
<line>
Co* este estudo, p*de*os constatar c*mo * litera**r* pode nos ajudar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comp*eender c*mo a *i**ência se constitui em cada uma* das *br*s em estudo * estabelecer
</line>
<line>
um par*lelo com a vida em so*iedade, uma vez que a lit*ratura nos leva a pensa* so*re a*guns
</line>
<line>
problemas que permeia* a relação social, neste caso, s*bre a violência.
</line>
<line>
R**ERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AUERB***, E. Mimeses: representação da realidad* ocidental. a
</line>
<line>
6. ed. São Paulo:
</line>
</par><par>
<line>
Perspectiva, *013.
</line>
</par><par>
<line>
BRADLEY, A. C. A T*agédia Shak*sp*ari*na: Hamlet, Ote*o, Rei Lear, Macbeth.
</line>
<line>
Tr*dução- Alexand** Feito*a **sas. São Paulo: **i*or*: *MF Martins Fontes, *009.
</line>
<line>
CANDIDO, A. Lite*a*ura * soc*e*ade. R*o de Janeiro: Ouro sob*e *zul, 2*14.
</line>
<line>
________. * dis*urso e a ci*ade. Rio de Ja*eiro: Ouro s*bre Azul, 2010.
</line>
<line>
FREIT*S, V; C*STA, R; PAZET*O, D. O trá*ico, o sublime * a mel*n*olia. Belo
</line>
<line>
Horiz*nte: R*licário Edições, 2016.
</line>
<line>
FRYE, N. *o*re Shakespeare. Tr*d. Simone Lopes de M*lo. 2 ed. S*o Paulo: E****, 20*1.
</line>
<line>
GINZ**RG, J. L*teratu*a, violência * melancolia. Cam*in*s, *P: Auto*es As*o*iados,
</line>
<line>
2*12.
</line>
<line>
JONE*, E. *amlet e * complex* de *dipo. *ra*. Álvaro C*bral. Ri* de Janeiro: Z*har,
</line>
<line>
1970.
</line>
</par><par>
<line>
JUN*, *. G. *s arq*étipos o incon*ci*n*e col*tivo. T**d. Maria Luí*a Appy, Do*a e
</line>
<line>
*ariana R. Ferr*i*a d* S*lva. Pet*ópol*s, R*: Vozes, 200*.
</line>
<line>
NASSAR, R. Lavo**a ***aica. 3. *d. São Pau*o: ***panhia das Let*as, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
_______. Caderno* de Literatura *rasi*eira. S*o Paulo. *nstituto *o*e*ra S*l*es. 19**, n.
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
</par><par>
<line>
RODRI*UES, *. L. Ritos da paix** em Lavour* arcaica. São Paulo: Edusp, 2006.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 9, p. 165-182, *a*. 2022 www4.fsanet.com.br/r*vi**a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
F. M. Mendes, D. C. *e*ides
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
SHAKESPEARE, W. Hamlet. Trad. Pietro Nassetti. São Paul*: Martin Clar*t. *004.
</line>
</par><par>
<line>
TARDIVO, *. *orvir q*e vem *n**s de tudo: literatu*a e cine*a em Lavoura *r*aic*.
</line>
<line>
Cotia, SP: *te*iê, 2012.
</line>
<line>
VYGOTSKY, *. S. A t*a**d*a de ****et, príncipe da *i*amarca. Trad. Paul* Bezerra. São
</line>
<line>
Paul*: Ma*tins F*n*es, 1999.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refe*enciar este A*ti**, conforme ABNT:
</line>
<line>
MEN*ES, F. M; DEVIDES, *. C. Laços Famil*ares Rompidos: A*álise da Violênc*a em Hamlet e
</line>
<line>
L*vour* A*caica. *ev. FSA, Tere*ina, v.19, n. 3, art. 9, p. 16*-182, mar. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Co**ri*uiçã* dos Autores
</line>
<line>
F. M . Me*des
</line>
<line>
D. C. Devides
</line>
</par><par>
<line>
1) concep**o e plane*amento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*aç*o do rascunho ou n* revi*ão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *a*ti***ação na *prov*ção da versão final *o m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 9, p. 1*5-182, mar. 2*22
</line>
<line>
**w4.*s*net.com.br/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)