<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.7, art. 1, p. 3-9, jul. 20*2
</line>
<line>
*SS* Impresso: 1806-6*56 ISSN El*trôni*o: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.7.*
</line>
</par><par>
<line>
A Aceit*ção do Consumidor em Inserir Ins*t*s na Dieta *li*entar
</line>
<line>
**nsumer Accept**ce of Insert*ng Insects I*to th* D*et
</line>
</par><par>
<line>
Afonso *uilherme Fer**ira E*ídio
</line>
<line>
Mest*e em *grone*ó*ios pel* Universidade Feder*l d* Grande Dourado*
</line>
<line>
*-*ail: afons*egidio2013@gma*l.com
</line>
<line>
Luci*na Ferreira *a Silva
</line>
<line>
Doutora e* Ec*nomia Aplicada *ela UNICA*P
</line>
<line>
P*ofessor* *djunta *a U*iversidade *s**dual de M*to Grosso do Sul
</line>
<line>
E-*a*l: luciana@*fgd.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Afonso Guil*erm* Ferreira Egí*io
</line>
<line>
E*it*r-Che*e: Dr. Tonny *er*e* de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro Universitá*io da Grande Dourados, Coordena*ão
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Pe*a*ó*i*a. R*a Bal*ina ** Matos - bloco EAD. J*r*im
</line>
</par><par>
<line>
Tr*pical, 7982*900 - Dour**o*, MS - Brasil.
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 27/*1/*022. Últim*
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: *uciana Fer**ira da Si*va
</line>
<line>
rece*ida em 21/0*/2022. *provado e* 22/02/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade Es**dual de Ma*o Grosso do Sul, *nid*d*
</line>
</par><par>
<line>
de Dourados. Rodovia *o*rados/I*ahum Km **, Cidad*
</line>
<line>
Avaliado pelo sistem* Tripl* *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
unive*sitária, *9804970 - Dourados, MS -Bras*l.
</line>
<line>
pelo *d*tor-Chefe; * b) Double B*ind *e*iew
</line>
<line>
(*valiação ceg* por dois avaliadores *a área).
</line>
<line>
Rev*são: *r*matic*l, Normativa e de Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. F. E*íd**, L. F. Silv*
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
A ins*g*ranç* alimentar é um tem* rel*vante para a soc*edade. Segundo a F*o* *nd
</line>
<line>
*gricultu*e Organizat*on o* the United N*tions (FAO), a*é o ano de 2050, o mundo precisa*á
</line>
</par><par>
<line>
a*me*tar
</line>
<line>
a produção de alimentos e* 60% e 40% * mai* de água para suprir a neces*idade
</line>
</par><par>
<line>
mund*al. U*a das alte*nativas para
</line>
<line>
combater essa in*egurança **imentar eminente é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consumo
</line>
<line>
d* i**et*s, visto q**,
</line>
<line>
seg*nd* e**udos cien*ífico*, alguns i*setos têm ín*i*es
</line>
</par><par>
<line>
prot*icos maiores que a carne d* f*a*go, por exemp*o. Dessa forma, es*e **t*d* *em
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
propósit* de argumentar com* os *nset*s podem s*r uma opçã* susten*ável para evitar a falta
</line>
</par><par>
<line>
de proteína na* *róximas geraçõ*s, analisar a opinião do co*s*midor em *ceitar ou *ã*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nclusão de insetos
</line>
<line>
na dieta al*mentar e *n*lisar a viabilidade *e inves*i*ento
</line>
<line>
nesse ramo
</line>
</par><par>
<line>
alimentí*io (c*m
</line>
<line>
base na op*ni*o dos consu*idores). Os d*dos for*m *eu**dos *o* m**o de
</line>
</par><par>
<line>
pes*uis* e* *efe*enc*a* teór*co e f*i aplicado *m
</line>
<line>
**estion*rio
</line>
<line>
el*trônic*
</line>
<line>
*e *pinião, com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de investigar a *ceitação do consumidor em consumi* ou não insetos como fonte de
</line>
</par><par>
<line>
*limento, a análise dos dados foi re*lizad* de forma
</line>
<line>
descritiva. V*rificou-s* atr*vés da
</line>
</par><par>
<line>
*e*quis* de opinião aplicada qu* * mai*ria dos ent*evistados fa*em a ingestão de carne
</line>
</par><par>
<line>
bovi na e
</line>
<line>
uma mino**a de carne de frang*. Os entrevistados
</line>
<line>
tê* curio*idade em consumir
</line>
</par><par>
<line>
*nsetos no futuro, mas não
</line>
<line>
conse*uem enx*rga* os benefícios agregad*s no con*umo
</line>
<line>
como:
</line>
</par><par>
<line>
ma*or teor nut*icio*al, pr*dução *ustentável e racional*zação de alimentos, *or *sse motivo,
</line>
<line>
nã* seria viável o inves*imento fina*ceiro em criaç*o de insetos ne*te momento, por não t**
</line>
<line>
clientes no m*rcado para co*sumir e comprar esse p*o*uto.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a*ras-chave: Marketing e *omunicaç*o.
</line>
<line>
Gestão do Agrone*óci*.
</line>
<line>
S**isfação do
</line>
</par><par>
<line>
cons*midor.
</line>
</par><par>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
F*od inse*urity is a relevant iss*e f*r *oci*ty. Accord*ng to the Food
</line>
<line>
and *gr*cult*re
</line>
</par><par>
<line>
Organiza*io* of th* United N*ti*ns (FAO), by the yea* *050, the w**ld will need to *n*rease
</line>
<line>
food *rod*ct**n by 60% and 40% more *a*er to meet global needs. On* of the alter*atives to
</line>
</par><par>
<line>
com*at this
</line>
<line>
i*minent foo* in*ecu*ity is *he consumpti*n of in*ects, since, accordi*g to
</line>
</par><par>
<line>
s*ie*tif*c studies, so*e insec*s hav* h*gher protei* l*ve*s
</line>
<line>
*han c*icken mea*, for examp*e.
</line>
</par><par>
<line>
Thus, t*is study h*s the purpose of arguin* how insect* can be a s*stainable option to av**d
</line>
<line>
the lack of *rotein i* the next generations, analyze the co*sumer's opi*ion on **ce*ting or not
</line>
<line>
the *nclusi** *f inse*ts in the *iet, and analyze th* viab*l*ty of in*e*tm*nt i* this *o*d branch
</line>
</par><par>
<line>
(based
</line>
<line>
on the consumer's o*inion). The
</line>
<line>
data **re gathered thro*gh research *n th*oreti**l
</line>
</par><par>
<line>
*eferences *nd an elec*ronic opinion q*es*ionnaire was applied, with *he o*jectiv* of
</line>
<line>
investig*ting the co**umer's a*ceptanc* of con*uming or not insects as a food so*rce. Th*
</line>
<line>
*ata analysi* was ca*r*** o*t *escr*p*ively. *t was verifi*d th*ou** the applie* opinion survey
</line>
</par><par>
<line>
that most of the *nt*rv*ewees eat beef and a minority
</line>
<line>
*at chicken. T*e interviewees
</line>
<line>
are
</line>
</par><par>
<line>
cu*i*us *bou* consuming *ns*cts
</line>
<line>
*n **e future, but th*y *an't see
</line>
<line>
the benefits *dded in the
</line>
</par><par>
<line>
consumpt*on *s: *igher n*tri*ional con**nt, *u*tainable p*o*uction and ration*liz***** of food,
</line>
</par><par>
<line>
*or this reason, it would *ot be viable
</line>
<line>
the financial investment ** insects br**d*ng at th*s
</line>
</par><par>
<line>
moment, *or *ot h*v**g cust*m*rs in th* *arket to co*sume and buy this prod*ct.
</line>
</par><par>
<line>
Keyword*: *ar*e*ing
</line>
<line>
*nd
</line>
<line>
Communication.
</line>
<line>
*gribusin*ss
</line>
<line>
Ma*agement.
</line>
<line>
Cus**mer
</line>
</par><par>
<line>
Satisfa*tion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 7, a*t. 1, *. 3-*, ju*. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ac*i**ção do C*nsum*dor *m Inser*r Ins**o* na Dieta Al**entar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
<line>
Segundo *s dados *a F*O (Food and *griculture Org*nization o* the United N*t*on*,
</line>
<line>
201*), se o ritm* de co*sumo global c**t**uar, em 2*50 o mundo precisa*á de 60% *ais *e
</line>
<line>
alimento* e 40% ma*s *e á**a. Com * taxa de natalidade cr*sce*do, até 2050 pas*a*emo* a ter
</line>
</par><par>
<line>
* *ilhões de h*bitan**s em n**el globa*. S*nd* a*sim, população preci*a começar ter
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c**s*iênc*a s*bre *s i*pactos emin*nt*s n*s gera*ões ***uras, com*: falta de al*men*o, falta
</line>
<line>
de água, aumento da fome, pobreza e os impa*tos a*bientais.
</line>
<line>
A temática dessa pe*quisa foi escolhida p*r crer que a inclusão d* insetos *a dieta da
</line>
<line>
populaç*o p**e ser um* o*ção su*tentáv*l para co*tr*b*i* com a *scassez *e pr*t*ína e *om
</line>
<line>
os problemas f*turos que o mun*o pos** a ter ** r*laç** à inseg*r*nça ali*entar. Diversos
</line>
</par><par>
<line>
e*tu*os t*m m*stra*o q*e a "carne" dos insetos é composta
</line>
<line>
d*s me**a* substâncias
</line>
</par><par>
<line>
en*o*tradas na **rne dos animais v*rtebrados, c*mo boi, o porco, a g**inha e o *ei*e *
</line>
<line>
(DEFO*IART, 19*8).
</line>
<line>
V*r*os país*s do oriente já faz*m o cons**o de ins**os, ma* os países d* o*idente t*m
</line>
</par><par>
<line>
uma certa *arreira, j*st*mente pel* cultura. *orta*t*, e*ta pesqu*sa consist* em in*estigar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
opinião do consumid*r em incluir *ns*tos *as s*as refeiç*es diá*ias e *e seria viável a venda
</line>
<line>
dos mesmos no *e*cado (UOL, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
*s insetos têm uma *uanti* *e pro*eína maior que a
</line>
<line>
*arn* de fra**o,
</line>
<line>
demonstrando
</line>
</par><par>
<line>
qu* pos*uem um g**nde teor nut*icional pa*a o ser humano. A *r*anização da* Naç*e*
</line>
<line>
*nidas (ON*) lançou os objetiv*s de desenv*lvim*nt* sus*entável, uma a*end* *té 2*30 com
</line>
</par><par>
<line>
17
</line>
<line>
objeti*os para *vita* que o m*n** entre em um colapso, e essa pesquisa contrib*i
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
algu*s objeti*os, co*o: fome zer*, c*nsu*o e produç*o respo*sá*eis; i**úst*ia, inovação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
infr*es**utura; *r*adicação *a p*breza e vida sobre a terra.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, o objetivo **s*a pesquis* c*nsis*e em argumentar com* os insetos po*em se*
</line>
</par><par>
<line>
u*a op**o *ustentável par* *vi*ar a falta
</line>
<line>
** p*ot*í*a nas pró*ima* g*raç*es,
</line>
<line>
an*lisar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
o*inião *o consumidor em aceit*r ou
</line>
<line>
não a inclu*ão de ins*tos nas refei*ões e anal*sar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
se ide*tificarem com a temática. Os
</line>
<line>
dados se*und*ri*s fo*am e*traídos *través de pesqui**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, *eresin* PI, v. 19, n. 7, art. 1, *. *-9, j*l. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. F. Egídi*, L. F. Silva
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
bibli*gráfica em *ivro* de autores ren*mados e
</line>
<line>
em *ite* com trabalh*s publicad*s sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
assunt*. Os dados *rim*rios foram obtidos a*ravés d* pe**ui*a de opi*iã* (KOTLER, 2012),
</line>
<line>
d*sen*olvida de forma ele**ônica. O questionári* fo* composto de dezoito que*tões (a*exo 1)
</line>
</par><par>
<line>
que *in*am por objetiv*s f*ndamentais investigar a opiniã* do res*ond*n*e em
</line>
<line>
c**sumir *u
</line>
</par><par>
<line>
*ão *nsetos nas s**s refeições.
</line>
</par><par>
<line>
As entrev*st*s
</line>
<line>
foram disponibiliz*d*s na internet através ** u* l*nk do Goog**
</line>
</par><par>
<line>
Formu*ários e divulg*da*
</line>
<line>
nas mídi*s sociais (I*stag*am®, Facebook®, LinkedIn®
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
WhatsApp®), os entrevistados se in*er*ssav*m pela *e*ática en*ra*am no formulário p*ra e
</line>
<line>
dar * *ua opinião, ou sej*, a* 104 pe*soas respond*ram ao ques*ionár*o por ini*iativa própria.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ado* f*ra* analisados *e *orma des*ritiva, com o apoio
</line>
<line>
do
</line>
<line>
s*ftware IBM
</line>
<line>
SPSS
</line>
</par><par>
<line>
2 8 .0 .0 .0 .
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
R*SU*TAD*S E *ISCUSSÕES
</line>
<line>
*ivemos re*pond*ntes de 12 a 70 anos de i*ade, *endo a maior parte e*tr* 21 e
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
ano*. 71,*% do sexo feminino e 28,8% do se*o masc*lino, 95% moradores em Dourados- MS
</line>
<line>
e o* outros 5% de out*a* re*iões e cidades.
</line>
<line>
Do* re*pondente*, 62,*% não possuem en*ino s**e**or e 37,4% possuem. 75% fazem
</line>
</par><par>
<line>
ing*stão mais de car*e vermelha,
</line>
<line>
23,1% de carne de frang* e
</line>
<line>
1,*% não faz i*gestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nenhuma carne. Pode-se p*rceber *ue a *ngestã* *a ca*ne verme*h* (bovina) *in*a é a *ais
</line>
<line>
consum*da pela *o*ul*ção.
</line>
</par><par>
<line>
*utra
</line>
<line>
questão pos*tiva foi que
</line>
<line>
59,6% *os respondentes conhecem *s *bje*ivos de
</line>
</par><par>
<line>
*ese*volv*mento
</line>
<line>
su*tentáve* d* ONU, enquanto 40,4% não
</line>
<line>
conhecem. 34,*% do*
</line>
</par><par>
<line>
r*spo*dentes não se im*ginam comend* ou*r* pr*teí*a qu*
</line>
<line>
*ão *eja anima*, 29,8% *alvez
</line>
</par><par>
<line>
comeriam e 35,*% comeriam sem problemas. **ssa forma, * perceptível q*e os ***pondent*s
</line>
<line>
a*nda não se imaginam *azendo * ingestão d* out*o ti*o d* proteí*a que *ão seja animal.
</line>
</par><par>
<line>
A ma*oria dos respondent*s faz a i*gestã* de carne em
</line>
<line>
quase toda* as refeições,
</line>
</par><par>
<line>
conforme o resu*tado:
</line>
<line>
62,5% d*s entrevistados f*zem ingestão *e ca*ne n* alm*ço e jantar,
</line>
</par><par>
<line>
**,1% apenas no alm*ço, 1,9% não faz ingestão de *arne e 12,5% f**em i*gestão e* todas as
</line>
<line>
re*ei*ões do d*a.
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o os resultados, os re*pondentes têm c*nsciê*c** de *ue f*ltar* *limento
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
futur*: 42,3% **s entrevistados acreditam que falta*á comida até 2050, 23,*% acreditam q*e
</line>
<line>
não falta*á e 34,6% acredi*a* que talve* falt**á.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresi*a, v. 19, n. 7, art. 1, p. 3-9, jul. 2022 *w*4.****et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aceita*ão do Co*su*idor em Inserir Ins*tos n* D*eta Alimentar
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* em *ngerir a*im**tos *erivados de insetos, 44,2% *os re*p*ndentes não
</line>
<line>
incluiri*m prod*tos f*itos à base d* i*se**s, com* far*nha por exemplo, na dieta alimentar,
</line>
<line>
26,9% *alve* e 28,8% incluir*am.
</line>
<line>
Sob*e as informaçõ** nu*ricionais dos *nsetos, 54,8% dos r*spondentes não conhecem
</line>
<line>
os *alor** nutricionais dos insetos e 4*,2% *onh*cem. 51,*% dos respondentes topar*am fazer
</line>
<line>
u* teste e comer inset**, 48,4% não.
</line>
</par><par>
<line>
Em r*lação ao estudo dessa temática, 50% dos *espondentes acham
</line>
<line>
esse te*a
</line>
</par><par>
<line>
interessante, 30% acham *ue não é relevante e 20% n*o soub*ram opinar.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*n*o *** que*tio*ado sobr* a compra de produtos à base de insetos, 42,3%
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
resp*nd*ntes falaram que talve* co*prariam insetos industrial**ados no ****r*ercad*, 3*,5%
</line>
</par><par>
<line>
nã* e 19,2% comprar**m sem prob*emas. Em *elação * pe*cepção do cons*mo
</line>
<line>
alimentar,
</line>
</par><par>
<line>
73,1% dos res*onden*es *evam em consider*ção na co*i*a o sab*r, que faz parte d* uns dos
</line>
<line>
fatores de decisão de consumi* (LIND*TROM,*008), 22,*% o pr*paro e 4,8% o pr*ço. 52,9%
</line>
</par><par>
<line>
do* re*pondentes
</line>
<line>
falaram q*e
</line>
<line>
quando compram um produ*o o
</line>
<line>
p**ço chama mai* ate*ção,
</line>
</par><par>
<line>
2*,2% o *o*t* de v*n*a
</line>
<line>
e 26,9% a embal*gem. 73,1% dos en**evist*dos **haram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ques*ionário f*cil, 23,1% médio e 3,*% difíci*.
</line>
<line>
Podem*s analisar, conforme a pesqu*s* *e opinião *plica*a, que a ma*oria *o*
</line>
</par><par>
<line>
entrevistados fazem a inges*ão ** *arne vermelha e uma p*quena minoria de fra*g*, isso
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
al*o carac*eríst*c* *a
</line>
<line>
c*ltura do* países *o Ocidente,
</line>
<line>
ca*o o qu***ionári* fosse aplicado no
</line>
</par><par>
<line>
O*iente, po* exemplo, o resul*ado se*i* *utro (OLIVEIRA al. *019). Os *n*etos, et
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<line>
além de
</line>
</par><par>
<line>
t*rem um g*ande valo* nutricional, têm u*a cadeia de produção susten*ável: não são
</line>
<line>
utilizadas qua*tias altas de ág*a, a emis*ão de ga*es d* efeito estufa * prat*c*mente ne*hum, a
</line>
<line>
reprodução dos i*s*tos é rá*ida. A *li*entação deles é f*ita através de deje*os, com *sso irá
</line>
<line>
c*nt*ibuir com o meio ambien*e, reduzi* o des*e*dício al*menta*, poi* os insetos se alimenta*
</line>
<line>
d* ma*erial org*nico (*omida *esperdiçada) e, em contrap*rt*da, para o pro*u*or ru*al terá *m
</line>
<line>
c*sto *enor em comparação * produção de gado, p*r exemplo (BBC, 2*19).
</line>
<line>
Dan (2008) fala c*mo o ser humano *o*e ser irraciona*, em um dos seu* tes*es
</line>
</par><par>
<line>
constat*u-se q** quando a
</line>
<line>
pessoa
</line>
<line>
tem conhe*imento sob*e o
</line>
<line>
ing**dien*e que compõe
</line>
</par><par>
<line>
de*erminada comi*a, a percepção
</line>
<line>
de gosto do consumid*r
</line>
<line>
pode ser alter*da. Dessa forma,
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</par><par>
<line>
mesmo o consumidor fazendo a in**stã* *o alimento de que tenha *os**do e d*pois de alguns
</line>
</par><par>
<line>
minutos tem conhecimento de que o alimento é composto *or *m *ngr*diente
</line>
<line>
que
</line>
<line>
não * d*
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</par><par>
<line>
seu agrad*, aut*maticamente o cérebro passa a men*agem de que aquele alimento qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
cons*m*d*r havia gos*ad* na verdade é algo ex*remamente r**m e "incom*v*l". Na pesqui*a,
</line>
<line>
a ma**ria das pessoas info*m*u que em um alimento o que é *ais *evado em consideração é o
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresin* PI, v. 19, n. *, art. 1, p. 3-9, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. G. F. Egídio, L. F. Silva
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
sabor, *u seja, dependendo d* prepar* cu*inári* d**se* ins*tos, pode ser que tenha uma
</line>
<line>
aceitaç*o no m*mento do co*sum* (LE*T, *008).
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
E*se a*s*nt* aind* * no*o, poucos cons*mido**s têm in*ormaçõe* so*re os b*nefícios
</line>
<line>
do consumo de *n**tos. As informaçõ*s ai*da precisa* ser mais disseminadas na *os*a
</line>
<line>
s*ciedade.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme a pes*uisa de sa*isfação, al*uns consumidores têm curiosid*de, ac*am
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
as*unt* interessant* * até acei*ari*m fazer um test* em inserir os in*etos em uma di*ta
</line>
</par><par>
<line>
alim*ntar. Pro**velmente *o futuro
</line>
<line>
poderemos t*r um m*rc*d* para *ss* produto, podendo
</line>
</par><par>
<line>
s*r viáve* *inan*eirame**e para o produto* ru*al. E*se *ssun*o ai*da t*m lacunas *ue p*ecisam
</line>
<line>
ser exp*ora*as pelo meio ci*nt*fico.
</line>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
<line>
A INFLUÊ*CIA DO NEUROM*R*ETING NA TOMAD* DE DECISÃO. Disponí*el
</line>
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ES*R**ÉGIA
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DE
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MA*KETING.
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Di*ponível
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F*O. 2050: A escassez de *gua e* vári*s partes do mu*do *meaça à segurança
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*limentar
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<line>
e
</line>
<line>
os
</line>
<line>
meio*
</line>
<line>
*e
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subsistência.
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<line>
POR
</line>
<line>
QUE
</line>
<line>
VOCÊ
</line>
<line>
DE*E
</line>
<line>
*OMER
</line>
<line>
INSE*OS?
</line>
<line>
Dis*o*ível:
</line>
<line>
<
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<line>
htt*s://*uper.abri*.com.br/saude/*or-que-voc*-deve-come*ar-a-comer-insetos/>.
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<line>
Ace*sad*
</line>
</par><par>
<line>
**/ *7/ 2021.
</line>
</par><par>
<line>
VA*OS
</line>
<line>
TODOS
</line>
<line>
COME*
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<line>
INS*TO*?
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Disponível:
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https://www.*ol/not**ias/especiais/insetos-comes*iveis.htm>. Acesso 22/08/202*.
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*omo Ref*rencia* *s*e *rtigo, confor*e ABNT:
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<line>
EG*DIO, A. G. *; S*LV*, L. *. A Aceita**o do Consumidor *m I*serir In*etos na Dieta Alimentar.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina, *.1*, n. 7, *rt. 1, p. 3-9, jul. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
C*n*ribuição d*s Autores
</line>
<line>
A. G. F. **ídio
</line>
<line>
L. F. *ilva
</line>
</par><par>
<line>
1) co***pção e planej*m**to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) aná*ise e interpreta*ão *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do r*scunho ou na revisão críti** do cont*ú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) pa*ticipação na aprovação da ve*são final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina PI, *. 19, n. 7, art. 1, p. *-9, jul. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/**vista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)