Formação e Identidade Docente na Educação Física: Pesquisas nas “Escolas das Águas” / Training and Teaching Identity in Physical Education: Research in “Water of Schools”

Andreza Sumára Gomes dos Santos Roman, Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Rogério Zaim-de-Melo, Marcos Garcia Neira, Carlo Henrique Golin

Resumo


Este artigo é uma pesquisa qualitativa, tipo estado do conhecimento, que buscou analisar investigações que se intitulam dentro da área de conhecimento da identidade, formação docente, professores de Educação Física e escola do campo. A justificativa da escolha da última área se deu a partir do princípio de que as “Escolas das Águas” são consideradas escolas do campo. As discussões dos textos foram realizadas por intermédio da pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, teses e dissertações, com recorte temporal de 2010-2020. As buscas foram realizadas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e GT 08 (Formação de professores) da ANPEd. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada apenas uma dissertação do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. Baseado na escassez de trabalhos sobre o tema, considera-se necessário potencializar as produções acadêmicas que envolvam a temática em questão, sobretudo diante da carência de estudos na área.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Identidade Docente. Escolas das Águas.

 

Abstract: This article is a qualitative research, type state of knowledge, which sought to analyze investigations that are titled within the area of knowledge of identity, teacher training, physical education teachers and rural schools. The justification for choosing the last area was based on the principle that the “Water Schools” are considered rural schools. The discussions of the texts were carried out through exploratory bibliographic research, in articles, theses and dissertations, with a time frame of 2010-2020. The searches were carried out in the databases of CAPES Periodicals, CAPES Theses and Dissertations Catalog, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and GT 08 (Teacher Training) of ANPEd. After applying the inclusion/exclusion criteria, only one dissertation from the CAPES Theses and Dissertations Catalog was selected. Based on the scarcity of works on the subject, it is considered necessary to enhance academic productions that involve the subject in question, especially given the lack of studies in the area.

 

Keywords: Teacher training. Teaching Identity. Water of Schools.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.6.6

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