<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 6, p. 121-134, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.3.6
</line>
<line>
Pr*curement Sustentável: Recomend*ç*es Mundia*s
</line>
<line>
S*stain**le Procuremen*: *orld Recome*dations
</line>
</par><par>
<line>
Rob*on El*a* Bueno
</line>
<line>
Dou*orando em Eng**hari* de Produç*o pe*a Univ*r*idade P*ulista - UNIP
</line>
<line>
E-mail: ro*so*ebueno@gmail.co*
</line>
<line>
**lton Alme*da dos Santos
</line>
<line>
Do*torando e* Engenharia *e Produção pela U*iv*rsidade Paulis*a - UNIP
</line>
<line>
E-ma*l: h*ltonalm**dasant*s@g*ail.com
</line>
<line>
Samu*l **rnandes
</line>
<line>
*ós-Graduado em En*e*haria de P*odução pela *niversidade de Gu*rul*os
</line>
<line>
E-mail: samu*l.nu*es*1@fat*c.sp.gov.br
</line>
<line>
*oã* V*ctor Buen*
</line>
<line>
Alu*o do ensino téc*ico em Administração da Etec Ho*ácio Augusto da *i*v*i*a
</line>
<line>
E-*ail: b*eno**ao014@gmail.com
</line>
<line>
M*r*ey Nu*es Vituri T*loi
</line>
<line>
Dout**a*da em Engenharia de Prod*ção pe*a *niversid**e *aul*sta - UNIP
</line>
<line>
*-mail: marle*.*oloi@gma*l.com
</line>
<line>
Si*via Helen* Boni*la
</line>
<line>
Doutor* em Ciênc*as pel* Universi**de de São P*ulo - USP
</line>
<line>
Profes*ora *i*ular do Programa de P*s-*raduaç*o da Uni**rsida*e Paulista - UNIP
</line>
<line>
E-mail: *ilvia.**nilla@docente.unip.br
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Rob*on Elias Bueno
</line>
</par><par>
<line>
UNIP. Av. Pau*ista, 9*0 - *ela Vista, *ão Paulo - S*,
</line>
<line>
Edi*o*-Che*e: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
01311-00*Brasil.
</line>
<line>
Ro*rig*e*
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço:
</line>
<line>
Helton Almeida do* Santos
</line>
</par><par>
<line>
UNI*. Av. **ulista, *00 - Bel* Vista, *ã* Paul* - SP,
</line>
<line>
Artigo recebid* em 1*/02/2022. Última v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
01311-000Br*s**.
</line>
<line>
re*ebida em 2*/02/2022. Apro*ado *m 24/02/2022.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
Sam*el Fernandes
</line>
</par><par>
<line>
UNIP. Av. Paulist*, 90* - Be*a Vista, São Paulo - SP,
</line>
<line>
Avaliado *elo si*tem* Triple Review: Desk Review *)
</line>
</par><par>
<line>
01311-000B*asi*.
</line>
<line>
pelo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço:
</line>
<line>
J**o Victor Bueno
</line>
<line>
(avaliação cega *o* *oi* avaliad**es d* ár*a).
</line>
</par><par>
<line>
**IP. Av. Paul*sta, 90* - Bela Vis*a, São Paulo - S*,
</line>
</par><par>
<line>
0*311-000*rasil.
</line>
<line>
Revisão: Gramatica*, N*r*ativa e de Fo*matação
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
**r*e* *unes Vituri T*loi
</line>
</par><par>
</page><line>
UNIP. Av. Paulis*a, 9*0 - Bel* Vista, Sã* Paulo - SP,
</line>
<line>
0*311-000*rasil.
</line>
<line>
Endereço: Silvia Helena Bonilla
</line>
<line>
**IP. Av. Paulista, 9*0 - Bela Vista, São Paulo - SP,
</line>
<line>
0*3*1-000Bra*il.
</line>
<line>
AGÊNCI* D* F*MENTOS: À Universidade Paulis*a (UNIP) e a* P*ograma de Pós-Gradua*ão em En*e*haria de
</line>
<line>
Produção (PPGEP - S*ric*o Sensu). E um *gr*decimento *special à F*ndação * C*or**naç*o *e **erfeiç*ame*t* *e Pe*soa*
</line>
<line>
d* Níve* Supe*ior (CAPES) q*e **sponib*liza o *rogram* *e *uporte à Pó*-Graduação de Instituiçõ*s de Ensino Particulares
</line>
<line>
(modulari*ade Taxa).
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. E. Bueno, H. A. Santos, S. *ernandes, J. V. Bueno, M. N. V. Toloi, S. H. Bon*lla
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Novas tendênc*as no Proc*rem*nt est*o *eque*endo a integração dos p**ncí*ios
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sust*ntabilidade. *nvolver um olhar além dos
</line>
<line>
parâmetros e**nômicos tradicio*ais, um
</line>
</par><par>
<line>
contexto mais *strat*gico e amplo, agreg*ndo valor ao dinheiro, gerenci*ndo o de*emp*nho,
</line>
</par><par>
<line>
prioridades
</line>
<line>
corpo*ativas * da comunid*de como um t*do. A n*cess*dade d* melhorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficiência *rganizacional, red*zi* o desperdíci* e buscar uma posição *ompetitiva *em feito
</line>
<line>
com qu* as empresas co*siderem os pilares **stentáveis (A*biental, Econ*mico e Social) de
</line>
<line>
um pon*o *e vist* c*mpetitivo. O objetivo *este trab*lho é efetuar a com*ara*ã* *e como o
</line>
</par><par>
<line>
Procure*ent Su*tentável * recome*dado pelas organizaçõ*s m*n*iai* UNDP, UNIC*F
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
WORLD BANK. A me*od*logi* utilizada f*i a
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
pes*uisa qua*it*tiva, nos relató**os
</line>
</par><par>
<line>
geren**ais dos órgãos *u*diais, dire*ion*do* *o Procurement Su*t*ntável. Os resultados
</line>
</par><par>
<line>
obt*dos foram a i*entificação *e partic*laridades *m c*da d*recio*amento, utili*ando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*étodo do triple-bot*om li*e (T*L). Em*ora as organ*zações *undi*i* reconheçam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*st*n*abil*dade como *m objetiv* estrat*gico, há mu*tas definições, focos e *tividades
</line>
<line>
*omercia*s associadas à sustent**ilidade. O tr*balho po*sui uma limitação pelo método
</line>
</par><par>
<line>
empre*ado, com foc*
</line>
<line>
em def**iç*es
</line>
<line>
apresentad*s
</line>
<line>
pelos ***ãos mu*diais. O a*tigo é feito
</line>
</par><par>
<line>
puram*nte d* p*nto de v*s*a d* Pro*urem*n*, excluindo questões como logíst*ca e cadeia de
</line>
</par><par>
<line>
s**rimentos e a apre*entação bus*a a
</line>
<line>
o*ienta**o *eferente à *xecução d* Procurement
</line>
</par><par>
<line>
Su*te*tável.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras Chave: Proc*rem*nt. Sust*ntável. Trip*e-bottom li**.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
New tre*ds in P*ocurement are requiring the in*egrat**n of sustain*bilit* p***c*p*es. In*o*ve a
</line>
</par><par>
<line>
lo*k beyond tra*iti*na* *conomic pa*ameters, a more strategic and br*ad*r c*ntext,
</line>
<line>
adding
</line>
</par><par>
<line>
value to money, m*naging perf*rmance, corporate and *o*mu*ity *riorities *s a *hol*. T**
</line>
<line>
need to improv* o*ganizational effic*ency, reduce waste an* se*k * compet*tiv* position, **s
</line>
<line>
s*o*n companie*, t* consider the sust*ina*** **llars (E*vironmental, Economic, *nd Social)
</line>
<line>
from a competitive point of v**w. The objec**v* of this *ork is to *om*are *o* *ustai*a*le
</line>
<line>
Proc**ement is re*ommended by the world *rganizati**s U*D*, UNI*EF, and WORLD
</line>
<line>
BANK. T*e methodo*ogy u*ed was that o* *ualitative *esearch, in t*e manageme*t re*or*s *f
</line>
</par><par>
<line>
O*gans world bodi**, d*rected to Sust*i**ble Pro*urem*nt. T*e resul*s
</line>
<line>
obt**n*d were the
</line>
</par><par>
<line>
i**ntifi**tion of particulari*ies in e*ch *irection *sing the triple-*ottom-line (*BL) method.
</line>
<line>
Al*h*ug* glo*al organ*zati*ns recognize **s**inabil*ty as a strategic o*jecti*e, th*re are many
</line>
</par><par>
<line>
*efini*i*ns, **cuse*, and business
</line>
<line>
activit*es a*sociated with *u*tai*abil**y. The work h*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lim**atio* *y the met*o* em*l*yed, focusing
</line>
<line>
on defi*itions presente* *y *orld *od*es. T*e
</line>
</par><par>
<line>
a*ticle is mad* pu*el* from t*e po*** of
</line>
<line>
view o* the Procur*men*, excluding issues such as
</line>
</par><par>
<line>
logistics and supply *hain *nd the presentation seeks gu*dance regarding the e*ecution of
</line>
<line>
Sustainab*e Procur*ment.
</line>
<line>
Keywords: Pro*ur**ent. Sus*a*nable. *riple-b*ttom-lin*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *eres*na, v. 19, n.3, *rt. 6, *. 1*1-134, *ar. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proc**emen* *u*ten**vel: Rec*m*ndaçõe* Mundiais
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO*UÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
O m*ndo e*tá *udando mais rápido do que nunca. T*cno**g*a em rápida evol*ç*o,
</line>
</par><par>
<line>
mercado* *lobais e mudança* climáticas *esultam
</line>
<line>
em acel**ações s*gn*f*cati*as no ri*mo *e
</line>
</par><par>
<line>
*ida - ess*s fatores estão ex*rcendo ** grande **pact* em nossas v*d*s. (FRIEDM*N, e
</line>
</par><par>
<line>
2017). A su*tentabil*da*e
</line>
<line>
deve ser *ntegrad* em to*o* o* process*s de Procur*ment. *lém
</line>
</par><par>
<line>
disso, as partes interessa*as relacion*da* à ca*eia *e forneci*ento n*o inc*uem tanto cadeia
</line>
</par><par>
<line>
de suprimentos in*e*nas (por exemp*o, clientes e forn*cedor**) da ca*eia de fornecim*nto *
</line>
<line>
exter** (por exemplo, autor*dad*s regul**oras, ONGs) pa*tes (SCHNEI*ER et al., 2012).
</line>
<line>
Is*o *ndica a comp*exi*a** associa*a à integração da s*stentabil*dade *o a*ast*cimento
</line>
<line>
prát*cas, **ste*unhou, aumentan*o a aten*ão pa*a abor*a**ns baseadas em contingência para
</line>
<line>
a constru*ão de cart*iras de s*sten*abilidad* p*ocu*ement (PAG*LL et al., *01*).
</line>
<line>
Isso * *ife*ente e novo, o*de o P*oc**ement *e* a oportun*da*e de gerenciar e facilitar o
</line>
</par><par>
<line>
processo com forn**e*ores e, pot*n*ialm*nte,
</line>
<line>
com terceiros, p*is possui uma *osiç*o
</line>
</par><par>
<line>
"*ref**i*a" pois
</line>
<line>
uma tem vi**bi*idade pro**n*en*e *o relaci*nam*n*o co* cent*nas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fo*neced*res, podendo gerencia* o processo que *ermite a *olaboração a*ançada en*re
</line>
<line>
organ*zações ** outra forma aut*nom* (BATRAN et a*.,2017).
</line>
</par><par>
<line>
Este trabal*o tem
</line>
<line>
como
</line>
<line>
ob*etivo **mparar as diretrizes, normas e orientações de
</line>
</par><par>
<line>
órgãos mu**iais *obr* o Su*tainable Procurement. O Proc*remen* tem sido visto como uma
</line>
<line>
ferramenta d* red*çã* de c*sto* por muit*s anos. O Procurem**t Sus***tável é *onsistente
</line>
<line>
c** os *rincípios d* desenvolvi*ento sustentáv*l, como colabora*or de uma so*ieda*e forte,
</line>
</par><par>
<line>
saudáv*l e justa, v*ven*o dentro
</line>
<line>
dos *imites
</line>
<line>
amb*entais e promov*ndo a boa *ove*nância
</line>
</par><par>
<line>
(WALKER; BRAMM*R, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
A *mp**me*tação t*cn*lógica da Ind*str*a 4.0 no Procurement, **m inserção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Intern*t d*s Coisas (IoT), Sistemas Cy*er Fís*cos (CPS), I*te*net
</line>
<line>
dos Serviç*s (I*S), Smart
</line>
</par><par>
<line>
Factory, Blockchain, Inte*igênc*a Ar*i*icia*, *ntre o*t*os, *raz conecti**dade, agilidade, saind*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
"*adeia de suprimentos" *a*a um "ecossistema de su**i*e*tos" (SCHRA**;
</line>
</par><par>
<line>
BERTT*AM, 2016). As ativ*da*es empre*ariais, qua*do fe*tas sem preocupação ambiental,
</line>
</par><par>
<line>
podem aumentar a poluiç*o d* ar, da
</line>
<line>
*gua e d* s*lo, levan*o m*danças climática*, entre a
</line>
</par><par>
<line>
**tros impactos am*i*ntais (*ELLO et al., 201*). O desempen*o de um* empresa * afetado
</line>
<line>
por vário* gru*o* de *nteresse, ac*o*istas, fu*cionários, fornecedo*es, consumidores e també*
</line>
</par><par>
<line>
pe*a co*un*dade da reg*ão onde es*á loc*lizada, compreendend*
</line>
<line>
uma *ede de partes
</line>
</par><par>
<line>
inter*ss*das (Mello *t a*., 2017).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 121-134, mar. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. E. Buen*, H. *. Sa*tos, S. Fernandes, J. *. Bu*no, M. N. V. Tol*i, S. *. Bonilla
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
Pr*cure**n* * um processo em que as organi*ações buscam at*nder as suas
</line>
<line>
necessidades de um* fo*ma que ag*egue valor ao dinheiro em termos *e geraç*o de *enefíc**s
</line>
<line>
nã* apenas p*r* a organ*za*ão, m*s também à s*ciedad* e * ec*nom*a, enquanto minim*za os
</line>
<line>
danos ao me*o ambiente (DEFRA 2006). O Pro*u*eme*t, porta*to, d*semp*nha um pa*el
</line>
<line>
funda*e*tal para o alcance das metas estr*té*i*as d* empresa, pois po*e afetar o tem*o d*
</line>
<line>
e*tr*ga d* pro**to* e serviço*, alé* dos custos operaci*nais e qualidade do prod**o/serviço -
</line>
</par><par>
<line>
*lementos-chav* na e***atégia d*
</line>
<line>
op*ração de qualquer e*presa (G*ITHER; FRAZ*ER,
</line>
</par><par>
<line>
2*01).
</line>
</par><par>
<line>
O *bj*tivo e d*safi* do Procurement Su*tentável é integrar *onside*ações *mbientais
</line>
<line>
e sociais p*ra o processo de aquisição, co* o objetiv* de reduzir os impa*tos negativo* sob*e
</line>
</par><par>
<line>
a s*úde, *s condiçõe* *ociais e do mei* ambiente, economizando *ustos vali**os p*ra
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações d* se*or públ*co e da c*munidade em geral (ON*, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Este artig* possu* u* *if*ren*ial e* *elação aos artig*s qu* *xistem na literatura, pois
</line>
<line>
é um dos pri*eiros trabalhos a t*atar especi*icamente s*bre as orient*ç*es dos órg*os
</line>
<line>
mu**iais a *e*peito *o Procurement Sustentá*e* e ****ém po* apresentar uma das *imensõ*s
</line>
<line>
d* Procurement 4.0, que *stá s*n*o desmistificada pelo au*or * classif*ca** da s*guinte
</line>
</par><par>
<line>
forma:
</line>
<line>
Competênc*as,
</line>
<line>
Ge*t*o,
</line>
<line>
Parcerias,
</line>
<line>
Processo*,
</line>
<line>
Siste*as
</line>
<line>
e
</line>
<line>
T*cnologias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*u*te**abil*dad*. O artigo tem como base a comparação das *ecom*ndações a Pro*ureme*t
</line>
<line>
Sustentável **s ó*gãos mundiais:
</line>
<line>
*NDP - United Nati*ns Development Programme - P*ogra** de Desenvolvimento das
</line>
<line>
Naçõ*s *nid*s. O pap*l do PNUD é ajudar govern*s e atores *e toda a sociedade a **rtalecer
</line>
<line>
e *celerar seu progresso em direção às M*tas, mantendo a visão globa* intacta e no caminho
</line>
<line>
cer*o. Por se tratar de uma fu*ção es*ratégica da o*g*n***ção, * "Pro*urement *ustentável"
</line>
<line>
desenvolve mecanismos de monitoram*nt*, incluindo avaliações * ve*ificações no local, para
</line>
<line>
prom**er o cum****e*to do f*r*ece*or.
</line>
<line>
UNICEF é a s**la para"Un*ted Nat*ons Chi*dr*n's Fund" e é uma a*ência das Nações Unidas.
</line>
</par><par>
<line>
* UNICE* te* o objetivo de pro*over a de*e*a dos d*reitos das
</line>
<line>
cria*ças, suprir suas
</line>
</par><par>
<line>
necessidades básica* e con*ribu*r para * seu *esenvolvim*nto; está *re*ente em 191 países e
</line>
</par><par>
<line>
t*rritórios de
</line>
<line>
todo o mundo. "*roc**ement Suste*táv*l" é
</line>
<line>
um* es*r*t*gia *a*a aquisição,
</line>
</par><par>
<line>
l*vando a um imp**to mai*r e ê**to dos Objet*vos de Des*nvolvimento Su*tentáv*l.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
WORL* BANK - o Grupo Banco Mundial é *m* *as maiore* fonte* de finan*iame*t* e
</line>
<line>
conhecimento do mundo para *s p***es em desenvolvimen*o. Seu compromisso é d* r*duzir a
</line>
<line>
p*breza, a*menta* a **os*eridade *ompart*lhada e promo*er o d***nvolvi*ento sustentável.
</line>
<line>
B*sca acon*elhar e criar in*entiv*s **ra as boas prátic*s "Proc*r*ment Sustentáv*l".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 19, n.3, art. 6, p. 121-134, *ar. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Procurement Sustentá*el: Recomendaçõ*s Mundi*is
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
A* emp*esas buscam in*ress*r * Triple B*ttom Line (ELKINGTON, 2*1*), que
</line>
<line>
con*iste *m b*scar a continuid*de do mercado e o cre*cimen*o da orga*iz*ção a partir de sua
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Joh* El*ing*on lança o chamado t*iple-bottom line (T*L), em meados dos *nos 1990.
</line>
<line>
Esse nov* modelo foi alé* d*s medidas tradi*ionais de lu*ros, *etorno sob*e o in**stimento e
</line>
<line>
valor para o ac*onista, inc*uindo **mens*es ambientais * sociais (Elkin*ton, 2012). De acordo
</line>
<line>
com Guarnieri (2*13), o tripé suste*tável consiste em:
</line>
<line>
Sustentabilidade social: a**ora** no princípio da equida*e n* *istr*buição de renda e
</line>
</par><par>
<line>
de bens; no princípio da igualdade de direitos à dign*da*e *uma*a e no princípi*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
solidari*dad* dos laços sociais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Sustentabilid*de ambiental:
</line>
<line>
ancorada no
</line>
<line>
prin*ípio d* p*e*ervação do *la*eta e dos
</line>
<line>
recursos n*turais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Sust**tabilid*d* econômica: *vali**a a partir da sustent*b*lidade social e ambienta*,
</line>
<line>
de f*rma a permitir que as organ*zaçõ*s obten*am lucr* de uma forma responsável. A
</line>
<line>
Figura 1 demonstra o Triple Bottom Line.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Fig*ra 1 - Triple Bottom L*ne
</line>
</par><par>
</page><line>
Font*: IR*A Glob*l **as*l (20*0).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 6, p. 1*1-134, *ar. 2022 www*.fsa*et.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. E. Bueno, H. A. Santos, *. Fer*a*de*, J. V. Bu**o, M. *. V. Toloi, S. H. Bon*lla
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Na busc* de um con*en*o entr* inúmeras definições e *e**inologias, a abor*age* de
</line>
</par><par>
<line>
três pil*res denominada TBL tem si*o u*a p*rspectiva amplamente *ceita par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustenta*ilidade, não apenas pelos estud*osos, *as tam*ém
</line>
<line>
p*la sociedade * *elas
</line>
</par><par>
<line>
org*niz*ções (LACY
</line>
<line>
et al., *010), embora o TBL
</line>
<line>
*ão seja isent* de crít*cas e con**ndas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ou. A*nd*, lici*ar. C*mo e*tamos num *mbi*nte corporati*o, "Pr*curement"
</line>
<line>
corr*sp*nde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um process* mais ampl* que inclui So*r*ing, função de c*mpras, incorporand* um car*ter
</line>
<line>
estratégic*, abrangendo as áreas **mercia*s, ges**o de projet*s e lo*íst*ca, inc*uindo a ges*ão
</line>
<line>
d*s es*oques, participação *o *roc*sso **odut*vo, *ist*ibuição e r*lac*oname**o com c*ientes
</line>
<line>
e for*ecedo*es (BU*N* *t al., 2019).
</line>
<line>
Em um sen***o mai* amplo, o "Pr**urement" en*olve atividades co*o: a) Sel*çã* d*
</line>
<line>
fornec*d**es; b) Estab*leciment* de condiçõ*s de pagamento; c) Negociação d* contr*tos; d)
</line>
<line>
Conf**midad* Re*ulatória; e) Análise * terc*iriz*ção. Assim, "Pro*ur*ment" é um termo
</line>
</par><par>
<line>
amp*o, sendo a compra
</line>
<line>
ap**as um componente; o t*rmo é mai* vasto * inclui to*as as
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
comp*ar. Apesar de cus*o e q*alidad* serem fatores i*p**tantes,
</line>
<line>
exis*em outros fatores a
</line>
</par><par>
<line>
co*siderar quando se efetua um processo de compra qu* i*á
</line>
<line>
beneficiar o n*gócio e
</line>
<line>
ter
</line>
</par><par>
<line>
si**l*an*amen** um impacto ambiental * so*ial positivo (BCSD, 2008).
</line>
<line>
O Pr*cure*ent Sustent*vel per*i*e que as organizações atendam *s s*as necessida*es
</line>
<line>
*e *ens, servi*os, obras e ser**ços pú**i*os, que alcanc*m valor para o dinheiro, em *e*mos *e
</line>
</par><par>
<line>
gera**o de benefícios não só para a
</line>
<line>
org*niz*ção, ma* tamb*m para * *c*nomia, sociedade,
</line>
</par><par>
<line>
mantendo-se dentro da *a*acidade d* carga *o *mbiente (*I*S, 2012).
</line>
<line>
Ass*m, nas empres*s que leva* a sério a s*stentabilidade, a áre* de P****rement d*ve
</line>
</par><par>
<line>
desempenh*r um
</line>
<line>
*ap*l vital para garantir *ue tod** os parceiros da cadeia de sup*imentos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. *9, n.3, art. *, p. 121-13*, *a*. 2*22
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*o*ur*m*nt Suste**ável: Recomenda*õe* Mundiai*
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
sigam as melhores prátic*s di*ponív*i*, o P*ocurement poder* s* beneficia* da transform**ão
</line>
<line>
digi*al e seu p***esso de audit*r** (MAL**VER*E, 2017). Além das de*on*trações
</line>
<line>
fin*nceiras, algum*s organizações publicam u** relató*i*s co*tá*eis de sustentabilidade.
</line>
<line>
Est* é um compromisso voluntário. Ess* f*rramenta *ermite que *ma organizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
relate a tod** os stakeholder* (portadores de in*er*sse) s*as conquistas em contribuir
</line>
<line>
p*r*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento sustentável, ou sej*, seu de*empenho não fi*a**eiro. Esse rela*ór*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
considerados, se*do o p**meiro a seleção dos relatórios
</line>
<line>
*erenciais, a partir abrangência dos
</line>
</par><par>
<line>
relatórios esp*cíficos sobre * tema e, *egu*do, a l**tu*a do* *elatóri*s para ver*ficar quais o
</line>
<line>
estavam de acordo com objetivo do trabalho. O* órgãos mundi**s for*m determinado* por
</line>
<line>
causa de seu compromisso com a *usten**bilidade, a*ém de *erem u** abra*gência mundial
</line>
<line>
em g*stão de supri*entos e atuarem em nível do tri** *ustentável.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. *, p. *21-134, *ar. 2022
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. E. B*eno, H. A. Santos, S. Fernandes, J. V. Bueno, *. N. V. Toloi, S. *. Boni**a
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTAD*S E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Uma visão integrad* da sustent*bilidade é particu*armente import*nt*, *ois os três
</line>
</par><par>
<line>
ele*entos
</line>
<line>
estão inter-rel*ciona*os. Po* exemp*o, o efeito do cresciment* e*onômico
</line>
</par><par>
<line>
(econômico) po*e aumentar a pegada de carbono *e u*a organizaç*o (ambie*tal) e
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
<line>
levar ao d*se**olviment* de *portunida*es de e*prego de longo prazo para a* c*mu*idade*
</line>
<line>
lo*ais (sociais) (*IRCHGEORG AND WIN*, *006).
</line>
<line>
* P*ocurement *ust*ntável ofer*ce diversos benefíci*s pa*a a sociedade * para a*
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizações. Para as or*ani*ações:
</line>
<line>
(I) Benefícios
</line>
<line>
nos result*dos (m*no*es
</line>
<line>
custo*
</line>
</par><par>
<line>
operaciona*s, redução do co*su*o de *nergia, águ* et*.); (I*) Redu*ão de riscos (redução dos
</line>
<line>
risc*s d* aci*ente*, d*minuiç*o dos custos *iretos e i*diretos); (*I*) Fortaleci**nto da imagem
</line>
<line>
(c*mpromisso da organ*zação com u*a po**tica de sustentabilidad* e respon**bilidade *o*ia*,
</line>
</par><par>
<line>
melhor*r
</line>
<line>
*s co*dições de traba*ho dos colaboradores). Para as empresas: (*) Eco*omia mais
</line>
</par><par>
<line>
forte (contri*** par* o des*nvolvimento do *e*ca*o de produtos / serviços sustentáveis, reduz
</line>
</par><par>
<line>
cu*t*s de energia e materiais que *umentam
</line>
<line>
os r*curs*s di*poníveis
</line>
<line>
para outros fin*); (II)
</line>
</par><par>
<line>
Amb*ente *ais saud*vel (re*ução de des*erd**ios, u*o mais e*i*ie*t* de mat*rias-*rima*);
</line>
<line>
(III) Aumento do bem-esta* *ocial (*r*move o desenv*lviment* de forneced*res locais
</line>
<line>
(*CSD Portugal, 2008).
</line>
<line>
Procure*ent tem *m pa*el funda*ental *a s*stentabi*idade com polít*cas e práticas
</line>
<line>
que pre*isam *em este*didas além das f*onteiras das organizaçõ*s, incor**rand* sua* cadeias
</line>
</par><par>
<line>
de abast**imento inteiras. Orientações s*bre su*t*ntabilidade, encorajan** a tomada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*isões que abrangem os elementos ambientai*, econômico* * sociais do Tri*le **ttom Line
</line>
<line>
(TBL) (MEE*AN, 2011).
</line>
<line>
4.1 Reco*e*da*õe* *ob*e o Pr*cur*men* Susten*ável
</line>
</par><par>
<line>
**a empresa *ã* é m*is
</line>
<line>
sustentáve* do *ue o*
</line>
<line>
fornecedore* dos quais se origina
</line>
</par><par>
<line>
(KRAU*E et al., 2009). I*so col*ca o Procure*e*t em uma *osição central no *a*inho para
</line>
</par><par>
<line>
alcançar a *u*tentab*lidade. No *ntanto,
</line>
<line>
en*ende* *omp*et*men*e * *erfil de sustenta*ilidade
</line>
</par><par>
<line>
de uma emp*esa exige uma
</line>
<line>
*isão
</line>
<line>
nã* apenas
</line>
<line>
dos **rnecedores diretos da emp*esa, m*s
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém de s*a cad*ia de suprimentos o* m*smo da rede ma** ampla em qu* op*ra. Uma
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ade
</line>
<line>
*r*sce**e de pe*quisas sobre sustentabilidade *iz respeito à *estão *e *o*pras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
suprimen*os, c**o
</line>
<line>
f*rnecimento ético (ROBERTS, 2003), r*sponsabilidade *ocial
</line>
</par><par>
<line>
corporat**a na ca*eia de
</line>
<line>
supri*en*os (MALONI; BROW*, 2006), *ompras *ocialmente
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina, v. 19, n.3, a*t. 6, p. 1**-134, *ar. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Procurement S*stentável: Rec**endações M*ndiais
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
responsáveis
</line>
<line>
(PARK; *TOEL, 2*05) * cade*as de supri*ent*s verdes (KAI*UMA;
</line>
</par><par>
<line>
TAWARA, 2*06).
</line>
<line>
O que uma organi*ação com*ra e de *ue* *la compra pode te* im**icaç*es de longo
</line>
<line>
alc**ce, não apenas *a cadeia de supriment*s e no c*nsumido* final, mas na *omunidad* em
</line>
<line>
geral, a*etada pelos *ifer*nt*s seg*entos d*ssa **dei* d* su*rimentos (*ADE*, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Através *as análises e das recomendações, houve a
</line>
<line>
c*tego*ização de acordo com a
</line>
</par><par>
<line>
dimensã* do t***é da sustenta*ilidade. Enquadramos as demandas múltiplas e complexas que
</line>
</par><par>
<line>
*urgem em dif*rent*s pon*o* da *adeia de supri*entos e
</line>
<line>
em d*feren**s níve*s dent*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*mpras sustentáveis, confo*me Ta*ela 1.
</line>
</par><par>
<line>
Tab**a 1 - Apresentação da ca*egor*zação efet*ad*, dos órgãos mundiais U*PD,
</line>
<line>
UNICEF e WO*LD B*NK re*erentes ao Procur*m*nt Sustentável, utili*ando *BL
</line>
<line>
AMBIENTA*
</line>
</par><par>
<line>
Recomendaçõ**
</line>
<line>
UNICEF UNPD
</line>
<line>
WB
</line>
</par><par>
<line>
Agricultur* *ust*ntável
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Cic*o de *ida
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Econ*mia de Cust*s
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Energias Alt*r*ativas
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*er*nciamento de Á*ua
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
G*st*o *e P*luição e Re*íduos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Ges*ão *os R*curso* Ma*i*hos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Planejamento Urbano
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Preservaçã* do* *ecu*s*s Naturais
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Prote*ão dos Eco*sistem*s
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Redução de Energia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Redução de Gás com Efeit* Estufa CO2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Redução *egada Ecológica
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
R*lação Cust*-B*nef*c*o
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
ECONÔMICA
</line>
</par><par>
<line>
Bom **ver*o
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
C*mpe*ição Interna*ion*l Efeti**
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Custei* *o *iclo de vida
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Custo Total de Propriedade
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvim**to das PME's
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*esen*olvime*to Econômico S*stentáve*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Em*reg*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*ercados *mergent**
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Melhor Preço, Qualidade, Disp*nibilidade e Inov*ção
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Redução da Pobre*a
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Re*e*eração E*onômica
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Valor para o Dinheiro
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. *SA, Ter*sina **, v. 19, n. 3, art. *, p. 121-*34, mar. 2022
</line>
<line>
www4.***ne*.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. E. B*eno, H. A. Santos, S. *erna**es, J. V. Bue*o, M. N. V. Toloi, S. H. B*nil**
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
*O*IAL
</line>
</par><par>
<line>
*gua Potável
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Contra o Trabalho Inf*nti* e T*ab*lho For**d*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*o*ida Segura
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Compr*s Sustentáveis r*d** * r*s*o de rep*tação
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
D*senvolvimento Hum*no
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Direitos H*ma*os, Trabalhistas e Remuneração J*sta
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Igualdade de Gên*ro e Educação Un*v*rs*l
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Imagem Públ*ca de Integridade * Responsabi*idade
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*nclusão S**ial e Bem-estar * T*dos
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
J*sti*a, Integrid**e * Transparên*ia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Promoçã* das *M*'s
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
R*dução da P**reza e D*siguald*de
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*aúde e Segura*ça
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
(Fonte: *uto*es, 2*20).
</line>
<line>
A tabe*a das recomendações apre*enta os tóp*cos onde os ór*ão* mundia*s UNPD,
</line>
<line>
UNICEF e *ORLD B*NK, bus*am *br*nger o *rocurem**t Susten*ável. Ao anal*sar a tabela,
</line>
<line>
percebe-se q*e o* órgãos m*ndiai* possu*m vi*ões difer*nte* sobre a abr*ngê*cia d*s
</line>
</par><par>
<line>
*equ*s**os * sere* a**rda*os. Na esfe** Am*iental, foram expost*s *4 recome**ações
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
nenhu** das recomendações s*o citadas, c*njuntamen*e,
</line>
<line>
pelos três órg*os: q**tro
</line>
</par><par>
<line>
recomendações são citadas por d*is **gãos e dez recom*ndaçõ*s obtive*am apenas um *rgão
</line>
</par><par>
<line>
recomendando. No âmb**o *conômico, *2 recomendaç*es foram apres*ntada*,
</line>
<line>
sendo: uma
</line>
</par><par>
<line>
recomenda*ão cita*a *or t*dos os
</line>
<line>
órgãos, "Desenvolv*men*o Eco*ômico e S*sten*áve*", no
</line>
</par><par>
<line>
qu*l o desenvolvime*to deve satisf*zer a*
</line>
<line>
necessidade* d* pre*ente, sem comp*om*ter a
</line>
</par><par>
<line>
capacidad* das ge**ç**s
</line>
<line>
futuras satisfaz*rem as suas
</line>
<line>
própri*s
</line>
<line>
nec*ssid*des (ONU, 1987);
</line>
</par><par>
<line>
duas recom*ndaç*es por dois
</line>
<line>
órgãos; e nov* recomendações p*r *penas um ór*ão. E
</line>
</par><par>
<line>
*inali*and* o TBL, o So*ial obtev* 13 recomendações, *endo: quatro recomendad*s por *ois
</line>
<line>
órgãos e nove *or um órgão. A tabela d*monstra vis*e* difere*ciad*s pelos ó*gãos m*ndiais,
</line>
<line>
a reco*endaçã* "Redução *a Pobreza" é citada *m doi* tópic*s diferentes, por *xemplo, no
</line>
</par><par>
<line>
órgã* *NICEF é citada na r*comendação Social e no *rgão *orl* Bank é citada
</line>
<line>
no t ópi c o
</line>
</par><par>
<line>
Econômico.
</line>
</par><par>
<line>
Na prática, a busca de resultados *cima da *édia em p*a*os maiores exigem
</line>
</par><par>
<line>
formu*aç*es estr*tégica* e
</line>
<line>
dire*i*nament** operacionai* que
</line>
<line>
conju*u*m, em uma m*sma
</line>
</par><par>
<line>
unidade de *erformance, retornos e**nô*ic*s, sociais, ambi**tais. O que uma o*ganiza*ão
</line>
<line>
c*mpra e d* quem ela compra pode ter i*pli*açõe* d* long* a*ca*ce, não apenas na *adeia de
</line>
</par><par>
<line>
suprimentos e no **ns*midor fin*l, mas
</line>
<line>
n* com*nidade em gera*, afeta*a pelos *ife*ente*
</line>
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segmentos d*ss* cadeia de *up*imentos (*ADEN, 201*).
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</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
*ov*s desafios da *oc*edade. A expos*ç*o a* mer*a** e a* proces*o de P*ocurement pode
</line>
<line>
revelar novas *po*tunidade* qu* devem informar a es***t**ia da *r*anizaç*o c*mo um t*do.
</line>
</par><par>
<line>
O m*nitoramento **ns*an** do* gastos com aq*isiç*es
</line>
<line>
*arant*rá que uma organizaç*o tenha
</line>
</par><par>
<line>
vi*ão de futuro, ca*az de prever ameaç*s e oport*nid*des *uturas e avaliar a necessidade de
</line>
<line>
um pr*duto ou serviço.
</line>
<line>
Espera-se que os e*forç*s *as organiza*ões mun*iais l*vem a *ma absorçã* *lobal de
</line>
</par><par>
<line>
uma vasta pla*aforma de part*s intere*sadas que já apoiam *
</line>
<line>
desenvolvimento do
</line>
</par><par>
<line>
Procure*ent Sust*n*á*el (incluin*o go*erno*, indústria,
</line>
<line>
o*ganizaçõ*s *ão-governamentai*
</line>
</par><par>
<line>
(ONGs), mão
</line>
<line>
de ob*a e org*nizações de con*umido*es
</line>
<line>
*
</line>
<line>
i *s t * t ut **
</line>
<line>
n**ionais de
</line>
</par><par>
<line>
norma*ização), com o apo*o dos pa*ses dese*v**vidos e em
</line>
<line>
desenvolvimen*o. Com a
</line>
</par><par>
<line>
delimitação, o art*go apr*se*ta uma contribuição para o desenvolvimento do conhecime*t* no
</line>
</par><par>
<line>
campo d* Pro*ure*ent Su*t*nt*vel e
</line>
<line>
ap*esenta interesses e pre*cup*ções **uais. Nós
</line>
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id*ntif*cam*s de*afios metodol*gicos e lacunas na l*t*ratura para orientar futur*s pesquisas.
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</line>
<line>
Procurem*nt Sust*ntá*el: **c*mendações Mundiai*. R*v. FSA, Teresina, v.19, n. 3, art. 6, p. 121-134,
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mar. 2022.
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Contribuição dos Autores
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R. E. *ueno
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*. A. *a*tos
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S. Fe**a*des
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J. V. Bu*no
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*. N. V. *o*o*
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S. H. Bonilla
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*) concepção e planejamento.
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2) análise e inte*pretaç*o *os dados.
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3) elabor*ção do rascun*o ou ** r*visão crít*ca d* conteúdo.
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4) pa*t*cipação na aprov**ã* d* vers*o final do manuscr*to.
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Rev. FSA, Ter*sin*, v. 19, n.3, ar*. 6, p. 121-1*4, mar. 2022
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w*w4.fsan*t.com.br/r*vista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)