<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 4, p. 72-89, jun. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.6. 4 </line>
</par>
<par>
<line> A Lou*ura em Amarelo: Uma Análise da cor *a *onstruçã* Li*erári* *m o Papel de Par**e </line>
<line> Amarelo </line>
<line> Th* Madness in Y*llow: *n *nalysis o* Color in the L**erar* Construc*ion *n the Y*l*ow </line>
<line> Wall*aper </line>
</par>
<par>
<line> Camila Assis Pe*es *ilva </line>
<line> Doutora em ***ign e Arqu*tetura pela Uni*ersidade *e São Paulo </line>
<line> P*ofessor Adjunto *a U*iversidade Fed*ral de Cam*in* Grande </line>
<line> E-**il: cami*a.a*sis@profess*r.**cg.edu.br </line>
<line> *talo José de Mede*r*s Dantas </line>
<line> M*strado em De*ign pela Universi*ade *ederal de Cam*ina *ra*de </line>
<line> Gr*duação em *es*g* de Moda pe*o In*tituto Federa* de Educação, Ciência e Tecnolog*a do Rio Grande d* N*r*e </line>
<line> *-ma*l: ita*oda**asdesign@hotmai*.c*m </line>
<line> Ram*n Bastos Co*deiro </line>
<line> Gr**u*ção em Letras - Literatur*s pela *n*versidad* *e*era* Rural do *io de Janei** </line>
<line> Profess*r do Kin* of Langua*es </line>
<line> E-m*il: ramonb*stosc@ou*look.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *amila Ass*s Peres Silva </line>
<line> E*ito*-C*efe: Dr. Tonny Kerley d* A*encar </line>
</par>
<par>
<line> R. *prígio **loso, 8*2 - Universitário, Camp*na Gra**e </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> - PB, 58428-830, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Ítalo José de Medeir*s Dant*s </line>
<line> *rtigo rec*bido em 15/*2/20*2. </line>
<line> *lti*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> R. Apr*gio Veloso, 882 - Univer*itário, Ca*pin* G*ande </line>
<line> r*cebida em 09/03/2022. A*rovado em 1*/03/**22. </line>
</par>
<par>
<line> - PB, 58*28-830, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereç*: Ramon Bastos Cord*iro </line>
<line> *valiado pelo si*tema Triple Revi*w: **sk *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> R. A*rígio Velos*, 882 - *niversitár*o, Campina G*ande </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le *li*d Review </line>
</par>
<par>
<line> - PB, 58428-830 </line>
<line> (avaliaç*o cega *or d*is avaliadores da área). </line>
<line> Rev*são: Gramat*cal, *ormativa * de Formatação </line>
</par>
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<par>
<line> A Loucura em Ama*elo: Uma An**ise da cor na Construção Liter*r** em * Papel de **red* Am*r**o </line>
<line> 73 </line>
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<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Este a*tigo dis*ute o papel d* c*r na nar*ativa literária e o uso de *i*b*logias como *eio de </line>
</par>
<par>
<line> guiar </line>
<line> o </line>
<line> pe*s**a*e* *a trajetória * impactar na const*uç*o de r*lações c*m o ambien*e </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvido. \O Papel de Parede Amarelo\ é um co**o publicado </line>
<line> pel* primeira </line>
<line> vez em </line>
</par>
<par>
<line> janeiro d* 1*92 </line>
<line> pela e*critora a*e*i*ana Charlotte Perkins Gilman. *ediado p*l* cor </line>
</par>
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<line> amarela, o conto d*screve *m *elacionamento conjugal, * </line>
<line> uma *ovem espos* qu* sofre </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> "de*ressão ner*osa tem*o*ár**" </line>
<line> apó* o *a**imento *e se* b**ê. Ne*se s*n*ido, o *bjet*vo </line>
</par>
<par>
<line> deste tr*b**ho é ana*isar e *iscuti* *o*o o element* cromático é utilizado e c*mo sua </line>
</par>
<par>
<line> aplicação interfere na narr*tiva do conto \O Papel de Pare*e Amarelo\. A </line>
<line> partir desta </line>
</par>
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<line> investig*ção, es*a pesquisa visa discu*ir e estim*lar * uso da *o* como *erramenta narrativa, </line>
</par>
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<line> d* *cor*o com os est*dos </line>
<line> da semiót*ca discursiva. Para tanto, os métodos </line>
<line> e c**ceitos </line>
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<par>
<line> utilizado* para a análise foram *asead*s nos trabalhos de *ulien Greimas. Os resultados </line>
</par>
<par>
<line> a*ontam p*ra u*a gama de significados *ue vari*m ao longo d* texto </line>
<line> de </line>
<line> ac*rdo c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*ação d* protagonista com seu a*biente e seu papel d* pa*ede amarelo. D* consternação à </line>
<line> exci*ação, a cor am*rela desempen*a o papel de gui*r a personagem desd* *m sentimento *e </line>
</par>
<par>
<line> melancolia, *assando por um </line>
<line> contex*o *e repu*s* e recusa, atravessand* um sentim*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> instigação * pra*e*, *tingindo final*ente u* estado de *bsessã* com o papel de parede </line>
<line> am*re*o. </line>
<line> *ala*ras-chave: *reimas. Psicolog*a d*s Cor*s. Simbologi* da* Core*. Teoria L*te*ária. </line>
<line> Literatur* *merican*. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> This p*p*r discusse* the *ol* *f color in the lit*r*ry narrative and the use o* symbologie* as a </line>
<line> means of g*iding th* character *n t*e tr*jecto*y and impacti*g the c*nstruction of </line>
</par>
<par>
<line> rela*ions*ip* wit* the </line>
<line> surroun*ing peo*le. Th* Y*llow Wallpa*e* is * s*ort s*ory first </line>
</par>
<par>
<line> *ublished *n Janua*y 1892 by t*e American writer Char*otte Perki*s Gilman. *t describes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> marriage **lationship, *nd a youn* wife suffering from "temporary nerv*us depress*on" aft** </line>
<line> th* birth of their *aby is m***ated b* the yell*w color. In this sen*e, the *b*ective *f *hi* wor* </line>
</par>
<par>
<line> is to *n*lyze and discuss how the </line>
<line> chromat*c element is </line>
<line> us** and how it </line>
<line> interf*res with </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *arr*tive </line>
<line> o* *h* short stor* "The Yello* Wallpaper". From *ha* investigation, thus, this </line>
</par>
<par>
<line> r*sea*ch aims *o discuss an* encourage **e </line>
<line> use of *olor as a *arrat*ve tool, </line>
<line> based on the </line>
</par>
<par>
<line> studies of d*scurs**e semiotics. *o do so, *h* **t*o*s and *o*cepts *sed for the a*aly*is **re </line>
<line> based on *ulien Greimas' works. The result* po*nt *t a range of meanings that var* along with </line>
<line> t*xt according to the pr*t*go*ist\* relations*ip *ith *e* *nvironment an* i*s yellow wallpaper. </line>
<line> F*om consternation to *xc*t*ment, ye*low *olor play* *he *o*e of guidin* t*e character from a </line>
<line> *eel*** ** melanc*oly, going through a con*ext of disgust and refusal, changing to * *eeling of </line>
<line> i**t*gation *nd pleas*re, *ina*l* *eachi*g * state o* *bsession w*th the yellow wallpap*r. </line>
<line> Keywords: **ei*a*. Col*r Psychology. Colo* Symbolog*. Lite*ary Theory. A**rican </line>
<line> Liter*ture. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 19, n. *, ar*. 4, *. 72-*9, jun. 2022 </line>
<line> www4.f**n*t.com.br/revist* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. *. *. Silva, I. *. M. Dan*as, R. *. Cordei*o </line>
<line> 74 </line>
</par>
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<line> 1 **T*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Alé* *e se tr**ar de uma das princip*is obra* da *iteratur* feminista do sé*ulo XIX, O </line>
<line> pa*el de parede *m*re*o, de *harlott* Perk*ns Gilman, pos**i **a narra*iva permeada por u* </line>
<line> clima *e su*pense e mis*ério d*g*o d* *rand*s autores da literatu*a de *orror de sua ép*c*. O </line>
<line> co*to, as**m como a sua *utora, **rpre**deu a crí*i*a a* a*ordar temas como a em*ncipação </line>
<line> femini** e *s ama*ra* da s*ci*dade patria*ca* ao *esmo t*mpo ** *ue foi ca*az de </line>
<line> desen*olv*r a tensão na obra (SANTOS, 2018). </line>
<line> Tendo em mente que *exto* escritos como contos, romanc*s e poemas fazem uso de </line>
</par>
<par>
<line> *ma linguagem verbal p*ra sua co*strução narrativ*, as**ciar a c*n*igura*ão </line>
<line> do te*to aos </line>
</par>
<par>
<line> as*ec*o* d*s teo*ias de co*uni*a*ão vi*ual, a primeiro mo*ento, </line>
<line> parece um *raba**o </line>
</par>
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<line> com**e*o. En**etanto, *m \* Papel d* Parede Amarelo\, p*de*-se o*se*var u*il*zações </line>
<line> bastante representativ*s do **e*ento cromático *a*a a constr**ão do clima da obr*. Gilman </line>
<line> util*za a cor amarela ** papel d* pa*e*e que *á títul* ao *o*to como *m importante elem*nto </line>
</par>
<par>
<line> par* * </line>
<line> constr**ão de*ta </line>
<line> narrati*a *e suspen*e, </line>
<line> tornando-*e um objet* es*acial (BOR*ES, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). S*ndo a*s*m, *urgiu a c*riosidade *m ver*ficar e analisar esses usos fe*tos pela aut*ra </line>
</par>
<par>
<line> *tra*és </line>
<line> d* </line>
<line> perspect*va </line>
<line> da </line>
<line> s*miót*ca </line>
<line> discursiva, </line>
<line> compreendendo </line>
<line> o </line>
<line> pro*e*so </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vimento e projeç*o de si**ific*ção da cor amare*a en*uanto **talisadora do esp*rit* </line>
<line> da louc**a. </line>
<line> Observand* a semiótic* discursiva co*o *ma aliada da *eor*a **terária * buscando </line>
<line> entende* melhor a ut*liza*ão *as c*res na elabor*ção ** um t*xto literário, f*i feita *ma </line>
<line> an*lise s*m**tica com o intuito de justificar a escolha d* cor amare*a por par*e da a*tora do </line>
<line> co*t* par* provocar *etermi*ad*s rea**es e *entimentos *m seu* pe**onage*s * no própri* </line>
</par>
<par>
<line> le*tor, o que é possível de acordo com </line>
<line> as teorias de **h*nn Wolfga*g *on Go*the sobre os </line>
</par>
<par>
<line> efeito* que as cores p*ssue* n* cog**ç*o humana. </line>
<line> 2 REFER**CI*L TEÓRICO </line>
<line> *.* P*rc*p*ão e Ling*age* V*sua* </line>
<line> A uni*idade na *aneir* com que se percebe o am*iente é o que to*na um ser *umano </line>
<line> difere*te dos dem*is. A subj*tivida** do processo hum*no d* percepção * interação com se* </line>
</par>
<par>
<line> redor causa * efeit* *e </line>
<line> personalização e exclusividade nas experiências. Mo**ira, J*cqu*s </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> P*zzato (2018, p. 7) explicam que es*a inte*ação depende da "existência de um det*rmi*ad* </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. *9, n.6, art. 4, p. 72-89, ju*. *022 w***.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> * *ou*ura em Amare*o: Uma Anális* da cor na Constr*ção Literária e* o Papel de P*rede *marelo </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> atri*uto que es*eja *inculado a u* estímulo v*sual". Nessa pers*ectiva, c*mpr*ende-se que os </line>
<line> sentid*s senso*ia** hu*anos sã* re*ponsáveis po* exe*utar ações de recon**cimento da forma </line>
<line> e do *mb*ente, obtendo as respost*s emoc*onais qu* po*erão ser negat*va* ou positivas à </line>
<line> cognição. </line>
<line> É nesse c*ntext* que *u*ge a n**ão de c*m*ni*ação visual **mo canal metodológic* </line>
<line> no *esenvolvimento de ví*c*los emocionais com os **s*r*adores. Fa**na (200*, p. 29) </line>
<line> expressa q*e "c*nhecer e*sas propri*dade* é de fundamental importância aos que se valem da </line>
</par>
<par>
<line> imagem *ar* tran*mitir *e*sagens". É *ec*ssário compreend*r os mei** de </line>
<line> manipulação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *o*struç*o visual para </line>
<line> *esenvolve* mensa*ens que s*jam entregues aos *spe*t*do*es </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> maneir* e*etiva. </line>
</par>
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<line> Es*es meios são chamados *e elementos e princípio* da *ing*ag*m visual, se*do </line>
</par>
<par>
<line> ressal*ados *or Dondis (2003, p. 22) </line>
<line> com* "tud* o que vemos e criamo* co*põem-se do* </line>
</par>
<par>
<line> el*mentos visuais básicos qu* repre*entam a força visual estrutural </line>
<line> bá*ica". Todas essa* </line>
</par>
<par>
<line> c*nc*pções servem par* mo*dar uma co*un*cação visual a*sert**a. **ntro desse universo, a </line>
<line> cor é r*sponsável por g*rar uma identificação imediat*, se*do a prim*ira a ser percebida pelo </line>
<line> observa*or. </line>
<line> 2.2 Co*, Sim*ologia * *ult*ra </line>
<line> O modo *o*o as pes*oa* per*ebem as cor*s e rece*e* su*s me*sagens se encont*a </line>
</par>
<par>
<line> condicionado * vivência do </line>
<line> i ndi ví duo </line>
<line> com * m*ndo, *o mesmo *emp* que o *rocesso *e </line>
</par>
<par>
<line> indivi*u*lidade é desenvolvido a partir d*s r*l*çõe* interpessoais *m uma </line>
<line> socieda*e. A* s* </line>
</par>
<par>
<line> co*oca* dia**e d* uma cor, sã* ati*adas todas as refer*ncias e bagagens cultur**s com rela*ão </line>
<line> a essas vari*vei* **ncionad*s. A* correlacioná-las c*m o cont*xto temos, c*nfo*me M*ch*l </line>
<line> Pasto*reau (*997), a cor como um pr*duto cultural, isto é, *ndisso*iável *a cultura. </line>
<line> Vilém Fluss*r (2008) expõe que os indivíduo* tendem a a*ribuir simbologi*s às cores a </line>
</par>
<par>
<line> fi* de t*rna* a vi*ência </line>
<line> huma** menos vazia, da*do-lhe significados e mo*ivações. He**er </line>
</par>
<par>
<line> (2*13) afirm* </line>
<line> que essas c*ns*ruções *ão são f*nômenos do acaso, mas </line>
<line> *ivências comun*, </line>
</par>
<par>
<line> perpa*s**as * ins*aura**s no reportório l*ngu**tico do indivíduo, frutos das convenç*es pré- </line>
<line> estabelecid*s em uma soci*dade. </line>
</par>
<par>
<line> As sim*ologias surg*m *e acordo c*m as </line>
<line> c**acter*s*icas i*erentes da cor e seu uso </line>
</par>
<par>
<line> s*c*a*. ***o rec*rte de pesquisa, exp*ora-se n*st* trabalho a realida*e da c*r *marela frente </line>
<line> às simbolo*ia* que o mat*z a**uir*u com o passar dos anos. He*ler (2*1*) classifica a cor </line>
</par>
<par>
<line> amar*la com* a cor *ais contrad*t*ri* *e tod*s, o q*e é totalmente perceptível através </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, *. 19, n. 6, a*t. 4, p. 72-89, jun. 20** ww*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. P. Silv*, I. J. M. Dantas, R. B. Cordeiro </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> si*bolo**as identificadas pelos prin*i*ais *esqui*adores da cor, expostas </line>
<line> e* síntese n* </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Si**ificados d* cor amarela propostos pelos pesquis*dores da cor </line>
</par>
<par>
<line> Pedrosa </line>
<line> Farin* </line>
<line> Pastoureau </line>
<line> Aballí </line>
<line> Hell*r </line>
<line> Goethe </line>
</par>
<par>
<line> (2004) </line>
<line> (2006) </line>
<line> (1997) (*011) </line>
<line> (20*0) </line>
<line> (2013) </line>
<line> (2013) </line>
</par>
<par>
<line> Am*r </line>
<line> *d***scê*cia </line>
<line> *legria </line>
<line> A*egre </line>
<line> Acidez </line>
<line> Estimulante </line>
</par>
<par>
<line> Calor </line>
<line> Alerta </line>
<line> Calor </line>
<line> Desp*rt* </line>
<line> Amabilidade </line>
<line> Vivaz </line>
</par>
<par>
<line> Cla*id*de </line>
<line> Ciúme </line>
<line> Doença </line>
<line> Suavidade </line>
<line> Av**eza </line>
<line> Ati** </line>
</par>
<par>
<line> **s*espei*o </line>
<line> *onf*rto </line>
<line> Energia </line>
<line> E**itante </line>
<line> Ci*mes </line>
<line> Ser*na </line>
</par>
<par>
<line> Ener*ia </line>
<line> *goísmo </line>
<line> Loucur* </line>
<line> Volátil </line>
<line> Egoísmo </line>
<line> Animad* </line>
</par>
<par>
<line> Etern*da*e </line>
<line> Esperança </line>
<line> Luz </line>
<line> E*velheci*o </line>
<line> *aloro*a </line>
</par>
<par>
<line> Fé </line>
<line> Espontanei*ade </line>
<line> Melancolia </line>
<line> Espontaneidade </line>
<line> Agra*ável </line>
</par>
<par>
<line> *abed*ria </line>
<line> Eu*ori* </line>
<line> Mentira </line>
<line> Hip*crisia </line>
</par>
<par>
<line> T*ai*ão </line>
<line> Expectativa </line>
<line> Ouro </line>
<line> *nfidelidade </line>
<line> Tendendo ao </line>
</par>
<par>
<line> *irt**es </line>
<line> Gozo </line>
<line> Pros*eri*ade </line>
<line> I*te*i*ê*cia </line>
<line> *e*de: </line>
</par>
<par>
<line> Cristãs </line>
<line> Id*alismo </line>
<line> Rique** </line>
<line> Invej* </line>
<line> Ilu**nação </line>
<line> Traiç*o </line>
<line> Joviali*ade </line>
<line> Desagradáv*l </line>
<line> Invej* </line>
<line> Lúdic* </line>
<line> Vergonhosa </line>
<line> Ódio </line>
<line> Luz </line>
<line> Repuls*v* </line>
<line> *rgulho </line>
<line> Ot*mismo </line>
<line> *riginal*dade </line>
<line> *u*ro </line>
<line> Variabilidade </line>
<line> Traição </line>
<line> Ve*ão </line>
</par>
<par>
<line> ***te: Lima (2020) expandi*o de Silva (2017) com ba*e *m Pedros* (2004), Pa*toure*u (**97; *011), Fari*a </line>
<line> (2006), A*allí (2010), Hel*er (20**) * Goethe (*010) </line>
<line> Percebe-se, assi*, a dualid*de inerente ao m*tiz cr*m**ico amarelado, va*iando *e </line>
<line> *aracterística* positi*as, como jo*ialidade, prosper*dade, otimismo, a caracterís*icas negativas </line>
</par>
<par>
<line> como ciúme, a*areza e traição. * </line>
<line> contex*o, porta*to, a*aba por ser cru*ial n* d*termina*ão </line>
</par>
<par>
<line> das simbologias. Wa*s*ly Kand*nsky (*00*) explora em seu li*ro as sensações vis*ais qu* as </line>
</par>
<par>
<line> cores *on*tam, tendo o azul um pode* concênt*ico, e*q*anto ama*elo o </line>
<line> s*ria * oposto, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> poderio e*c*nt*ico. O </line>
<line> auto* supr*citad* complementa trazendo qu* ao *entar torna* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *mare*o uma co* fr*a, el* seria transformad* em um tom esverdea*o, </line>
<line> perdendo o po*er </line>
</par>
<par>
<line> excêntrico. </line>
</par>
<par>
<line> De*ivada dessas s*n*ações cromátic*s, as cores co*and*m grande pa*te na **fluência </line>
<line> das relações qu* as pessoas *xerce* *om o a*biente, mudand* questões como *umor, clima </line>
<line> ou até mesmo as aparênc*as dos indivídu*s, tudo à mercê das aplicações cromáticas em </line>
</par>
<par>
<line> pa**des, **veis ou pisos. Luft (2011) *xp**ca qu* por </line>
<line> conta disso </line>
<line> há a necessidade de se </line>
</par>
<par>
<line> procurar composições cromáti*as *u* sej*m considerada* m*is harmon*osa* e coerentes para </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.6, art. 4, p. 72-89, jun. 2022 www4.f*anet.c*m.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Lo*cu*a em Amarelo: Uma Aná*ise da cor na **nstruçã* L*terária em * Pape* *e Parede Amarelo </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> o *o*texto que se está trabalh*ndo. *m </line>
<line> estudo conduzido por Boc*aner*, Boccan*ra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Bar*osa (2006) demonstra essa questão com relação às UTIs de três </line>
<line> hospitais *úblicos, </line>
</par>
<par>
<line> obtendo co*o azul-c*ar* verde-*l**o a* cor*s mais agradáveis, à medida que ver*elho * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> preto for*m </line>
<line> as *ai* d*sagradáveis, </line>
<line> percebido prin*ipa*m*nt* em de**rr*ncia da sua </line>
</par>
<par>
<line> si*bolo**a e sens*ção intr*ns*ca. </line>
<line> 2.3 S*miótica </line>
<line> Signo é denomi*a** como tudo aquilo *ue s*gnifica al*o para alguém. É com essa </line>
</par>
<par>
<line> no*ão </line>
<line> *ás*ca que se introduz idei* de a </line>
<line> que a s*miótica cl*ssificada como a ciência é </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> e*tuda *s sign*s li*guísticos, ve**ais e </line>
<line> não </line>
<line> *erb*is e os seus res*ectivos signif*cados. A </line>
</par>
<par>
<line> semio*e, como o*ra desse </line>
<line> **iverso, di*cerne o processo de p*oduç*o d*s*es si*ni*icados, </line>
</par>
<par>
<line> observand* como fo* *onst*uído me**culosamente e o *am*nho *ue * levo* ao r*sul*ado final </line>
<line> (*eru*zolo, 2016). Sant*ell* (2005, p. 13) afirm* qu* a semiótica é co*stituída *elo "exame </line>
</par>
<par>
<line> dos *o*os de constitu*ção </line>
<line> de todo e qualqu*r fenô*eno de produção *e significação e de </line>
</par>
<par>
<line> s**tido". </line>
</par>
<par>
<line> De *anei** geral, a sem*ótic* con*ece do*s fundador*s, Ch*rle* Sanders Peirce e </line>
</par>
<par>
<line> Fer*i*and *e Sa**sure, *m c*ntr*partida, os *uto*es div**gem su*s visões nos </line>
<line> *ont os </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> co*s**tuem seus objeto* ** estu*o. Enquant* *eirce exis*e para o conceito de *emiót*ca *a*s </line>
<line> gener*l**ada, tanto *erbal com* não-verbal, *aussure adentra como pai da s*miolo*ia, </line>
<line> estuda**o o pro*es*o e significação ap*nas a* reco*hecer os efei*os * partir da perspec*iva da </line>
<line> linguístic*, *anto falada como es*rita, ou s*ja, a li*guagem so*ente verbal (San*aella, 2002; </line>
<line> Pign**ari, 2004). </line>
<line> Emeri* (2016) *i**ute, *o* b**e na* pal***as de Barros (1990), * existência do texto </line>
<line> em d**s perspectivas: *bjeto de sign*ficação e *bjeto d* comunicaçã*, sendo a primeira com </line>
</par>
<par>
<line> rela*ão à </line>
<line> estrutur* *extual, à medida que a se*unda denota aspectos do c*nte**o em que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> trabalho se encontr* inserido. Adentrando es*ecificamente n* sem*ótica a*ordada no âmago </line>
<line> *e**e trabalho, A*girdas Julien Greima*, cerca de 1960, revoluciona os estudos semióticos *o </line>
<line> *razer à tona a no*ão de semióti** n*rr*tiva, ** também, discursiva, co*ti*uando a corrente </line>
<line> teórica d* Saus*ure (SILVA, 20*0). </line>
<line> Tendo *o*o princípio a busca pela compr*en*ão do desenvo*vi*e*to dos dis*ositivos </line>
</par>
<par>
<line> de s**nific**o* dentro dos te*tos, considerando três pe*s*ect*vas de **unciado (o sujeito, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enunciador, * a pe*soa qu* rece*e o dis**r*o, o </line>
<line> enunciatário), parte-se da </line>
<line> noção que u*a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina P*, v. *9, n. 6, art. 4, *. 7*-89, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. P. Sil*a, I. J. M. Dantas, R. B. Cordei*o </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> ****rlocuçã* é composta po* ess*s </line>
<line> p*ntos, as especificida*es </line>
<line> téc**cas desta teoria serão </line>
</par>
<par>
<line> melho*es exploradas no tópico d* *etodol*gia. </line>
<line> Ind* *l*m, *aivano (1998, p. *90, tradu*ão nos*a) *ef*n*e o uso da* *eorias </line>
<line> semióti*as *os estud*s das cores à medida que o méto*o co*segue *o*ne*er uma base teóri*a- </line>
<line> *etodológi*a de análise e **reciaç*o para to*** as dimensões *e **rce**ão d*s elementos </line>
<line> crom*ti*os, sendo est*s o viés psicol*gico, fisiológico e físico, **is a cor, *n*uan*o s*gno, </line>
</par>
<par>
<line> depende de diversos fato*es, especialmente </line>
<line> do contexto em *u* foi aloca*a. O autor </line>
</par>
<par>
<line> su*racitado aind* conclui exp**cando que a cor "p*de funcionar com* um *igno *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno físico, como um m*c*nismo para o fisiológico ou como </line>
<line> uma as*ociaç*o para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fenôme*o </line>
<line> **icológico". Ass*m, </line>
<line> e*xerga-** q*e a cor qua*do aplic*da em ambie*tes </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> u**liz*d* na narrativa *e um *on*o pode interagir co* *s personagens, afe*ando sua naturez* e </line>
<line> sua históri*. </line>
<line> 2.4 O con*o </line>
<line> P*blicado ori*inal*ente pela New Eng*an* Magazine em janeiro de 1892 e *scrito *or </line>
<line> Charlotte Perkins Gilman, O Papel de Parede *ma*el*, visto na época como um grande conto </line>
</par>
<par>
<line> de horro* nos moldes *e Edgar **lan Poe (Melo, 2018:50), também *on*iderado até ho*e * </line>
<line> como *m d*s primeir*s e mais *mportantes t*x*os da cham**a lit*ratura fem*nista. </line>
<line> Gilm*n *oi uma *as p*incipais repres*ntantes do *ovimento fe*ini*ta nos Estados </line>
<line> Unidos em sua época, segund* San*ana (2018) e Ferreira (2019). Sua obra conta com te*tos </line>
<line> de não-*i*ção, como *o*en and ec*nomics (1898) e *exto liter**ios, como * f*moso *omance </line>
</par>
<par>
<line> utópi*o Herland (191*) e divers*s </line>
<line> contos, dentre eles O papel </line>
<line> *e parede amarelo. O *ext* </line>
</par>
<par>
<line> re*rata com maestria os *ostume* e </line>
<line> p*ns*me*tos da sociedade burguesa es*a*un*dense </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *inal do século XIX, tece*do u*a fo*t* crítica aos p*pé*s de gêne*o impos**s em sua é*o*a. </line>
<line> O conto é na*rado em primeira pess**, sob a perspe*tiva de uma mul*er, cuj* nom* </line>
<line> não é citado, que sofre de um* d*ença t*mbé* não especific*da, t*atada na hist*ria co** um </line>
<line> p*o***ma de *erv*s. *eu ma*ido, John, é médico e *essal*a por diversas vezes a importância </line>
<line> de levar a *ério * tr*tamento da espo*a. O trat*mento, q*e co*si*te em um isolamento s*cial </line>
<line> c*m repouso absoluto e uma dieta específi*a, faz com que o casal se mude para *ma ma**ão </line>
</par>
<par>
<line> colonial em um lugar afastad*, onde terão mais sossego. A ela, é reservado um quarto </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> andar de cima. </line>
</par>
<par>
<line> A *arrad*ra é *riva** de *uai**uer ativ*dades que * estimulem intelectualmente. </line>
<line> Reservada exclusivamente *os próprios p**same*tos, ela demons*ra por diversas vezes a sua </line>
<line> Rev. FSA, *eresi**, v. 19, n.6, art. 4, *. 72-89, *un. 202* *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Loucura em Am*relo: Uma Análise da cor na Cons***ção Literár** em o Papel de Parede Amarel* </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> frust*ação dia*te *a própria incapacidade *e realizar </line>
<line> ações que lhe eram tão b*sicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*riqu**ras, chegando se *onsiderar um fardo a </line>
<line> na vida do ma*ido. Seu atu*l quarto, que </line>
</par>
<par>
<line> aparen*emente havia pe*te**ido crianças, e*a revestido por um pap*l de a </line>
<line> p*rede *marel*, </line>
</par>
<par>
<line> muito sujo e desgastado *e*o tempo. Desde o princí*io, a personagem demonstra int*re*se </line>
<line> naquele a*biente * naquela decoração. O *ap** de parede * in*tiga, ora ca*sando *ascínio, ora </line>
<line> causando repu*s*. O c*nvívi* da *rotagonist* com o quarto e com o **pel *e *arede se to*na </line>
</par>
<par>
<line> t*o intenso, gr*ças ao seu isolamento, </line>
<line> *ue o*servar as for*as e os *e*enhos nas paredes se </line>
</par>
<par>
<line> t*rna *arte da sua rotina. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de af*rmar *cr*ditar na *mportância </line>
<line> *o tratamento p*op*sto *or John, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> na*ra*o*a do c*nto começa a se sentir cada ve* ma*s su*ocad* p*lo ambi*nte. Com sua a*enta </line>
<line> obse*vação, el* p*rcebe movi**ntos nos desen*os do papel de pared*, e passa a en*erg** </line>
<line> uma mulher ali. Uma figura *eminina **e some e de*o*s r*aparec*, i*ter*erindo no padrã* do </line>
<line> papel de parede e se rastejando por e*e, co*o se tentasse se libert**. </line>
<line> *o co*to, Gi*man utiliza tan*o *s a*itudes de John e o isolamento da protagonista </line>
</par>
<par>
<line> *u*nto rastejar da mulher pres* no papel de p*rede *mar*lo para ressaltar as ques*ões de * </line>
</par>
<par>
<line> gêne*o </line>
<line> que já e*am deb*tidas pelo *ovi**nto f*minist* d* ép*c*, como a*irma *na Pa*la </line>
</par>
<par>
<line> Branco de Melo em seu **tigo "M*l*eres, loucura * escrita *o século XIX: *m estudo so*re a </line>
<line> obra O papel de parede a*arelo d* Cha*lotte Pe*kins G*lm*n (1892)". Des*a forma, é possív*l </line>
</par>
<par>
<line> compreender import*ncia *ada a \O a </line>
<line> *apel de parede a*arelo\ no campo </line>
<line> dos estudo* </line>
</par>
<par>
<line> literá**os e t*mbé* </line>
<line> nos estudos femi**stas, visto que </line>
<line> o subtexto do con*o apre*e*ta as </line>
</par>
<par>
<line> insatisfações das **lheres em mei* ao patriarcalismo do século XIX, narrado pe*o ponto de </line>
<line> v**ta de uma mulhe* qu* *ofria tais opres*ões na socieda*e *m q*e e** vi*ia (ME*O, 20*8, p. </line>
<line> 5*). </line>
<line> 3 METOD*LOGI* </line>
<line> * pesquisa *e *ra*a de um estudo d* ca*o, po*s objetiva a a*reciação de um único </line>
<line> obje*o de maneira *profu*dada. Nesse s*n*ido, com *oco na observação * a*álise do conto \O </line>
</par>
<par>
<line> Pape* d* Parede *marelo\, da *utora Cha*lott* *erk*ns *ilm*n. </line>
<line> **ndo em mente os </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemas com traduçã*, a corrente pe*quisa s*guirá as ju**ificativas de seleção de e*ição *o </line>
<line> mes*o cont* traz*das na monografia d* B*una Oliveira **um (2019, p. 6), "d*ss* forma, por </line>
<line> con*ide*a* a tr**ução m*is fiel ao contexto do conto, opta*os por analis*-lo a pa*t*r *a edição </line>
<line> dispon*bil**ad* pela LeLivros e traduzida por Jo*é Manuel Lopes". </line>
<line> Co* relação aos mei** de aná*ise estabel*ci*os, foram utili*adas *s noçõe* firmadas </line>
<line> pela se*ió*ica discursiv* de Gr**mas, *eguindo *quela ins*aura** por *arthes (2006), em q*e </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 19, n. 6, a*t. 4, p. 72-89, jun. 2022 www4.fsanet.c*m.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. P. *ilva, I. J. M. Da*tas, *. B. Cordeiro </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> o autor expl*cita ser necessár*o empreg*r o pri*cí**o da pertinência. *ss**, uma d*s formas </line>
<line> de se a**lisar obras é *ustamente decompond* suas p*rtes. A se*iótica é o me*hor meio, </line>
<line> n*sse conte*to, para se ex*cuta* es*a aná*ise. </line>
<line> 3.1 M*tod* *e an*l*se *m Semióti*a Di*cursiva </line>
<line> Como *encionado anteriormente de forma breve, *o tóp*co de revisão bibliográfica, a </line>
<line> *emi***ca discursiv* é utilizada na compreensão dos mecanismos do discurso, isto *, como se </line>
</par>
<par>
<line> conf*gura* as na*r*ti*as no que tange * sua constr*ção de **ntido *o text* e per*urso o </line>
<line> desenvolvido a esse *roce*so de ger**ão de significados. Te*do em *ente a linh* te*rica da </line>
<line> semiótica dis*ursiva, a anál*se a*ui de*envolvida seguir* o* parâmetros principa*s des*a teoria </line>
<line> (FIO*IN, 2013; EMERI*, *016). Denominado de Percurs* *era*ivo de Sent*do, o* métodos </line>
<line> *ubsidiado* pela semiótic* d*scursi*a e*globam níveis *e co*pr*e*sã* e produção *e sentido </line>
<line> *en*ro d*s ling*ag*n* textuais e narrativas (GOMES; BARROS, 2*19). </line>
<line> ** obj*t* da significação, *ubdivide-*e em trê* níveis, do mais simples, o discursivo, </line>
</par>
<par>
<line> passand* </line>
<line> pelo intermediári*, </line>
<line> nível narrativo e, *or </line>
<line> fim, o mai* c*mpl*x* dentre todos os </line>
</par>
<par>
<line> **vei* de *bse*vação e análi*e, o </line>
<line> n*vel fun**mental. * *e*envolvimento narrativo de um </line>
</par>
<par>
<line> discurso segue tomand* *orma a </line>
<line> part*r de u*a discu*são específic* de tópico*. Em *íve* </line>
</par>
<par>
<line> *iscursi*o, é </line>
<line> anali**da relação dos a </line>
<line> sujeitos com *spaço, e com o tempo, *dentificando o </line>
</par>
<par>
<line> traç*s do *r*cesso de *nunciação observado por Grei**s, *sto é, a*guém **e diz algo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> algu*m que recebe (DAR**, *01*; DIAS, 20*6). B*tista, *artins e Arraz*la (20**, p. 229) </line>
<line> exp*essam que se de*e "mo**rar *s *ema* presentes no texto, assim como as f*gur*s q*e d*o </line>
<line> concr**u** a*s elementos abst*atos dos níveis m*i* **o*u*dos do t*xto". Nes*e cenário, a cor </line>
<line> será *nalisada com *el*ção ao contexto em que se insere. </line>
</par>
<par>
<line> E* nível narrativo, obs*rva-se o </line>
<line> process* d* es*ado </line>
<line> do sujeit* que o leva às suas </line>
</par>
<par>
<line> a*ões. Toma par*ido em *ma sequên**a de quatro est*g*os: ma*ipu*ação, momen** e* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> um sujei*o do discur*o ag* s*br* o outro; co**etênci*, relacio*ad* ao fato de que * sujeito * </line>
</par>
<par>
<line> dot*do d* um poder-*azer ou saber-fazer aquil* que foi </line>
<line> man*pulado; perfo*ma*ce, exat* </line>
</par>
<par>
<line> momento em </line>
<line> que </line>
<line> *e acon*ece o </line>
<line> p*oc*ss* de man*pulação, **ansicio*ando-o; e a san*ão, </line>
</par>
<par>
<line> quando a manipulação * en*im efeti*ada e a*alisa*a at*avés dos p*nto* de vistas d*s su*eito* </line>
</par>
<par>
<line> e*vol*i**s. </line>
<line> S*rá an*l**ado *omo a cor é **vo*vida nesse entremei* (D*RIZ, 2015; **AS, </line>
</par>
<par>
<line> 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 19, n.6, art. 4, p. *2-89, jun. 202* </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ouc**a em Amarelo: Uma Análise da cor na Con*tr**ão Literária em * Papel *e Parede *marelo </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> Ai*da nesse mesmo tópico, em n**e* fundamen*al, subtraem-s* as partes semâ*ticas </line>
<line> *ue compõem o discurs*, identi*i*and* também as oposições, a pa*tir *isso, *lassifi*ando *s </line>
<line> va*ores *ue carregam os si*nificados do t*xto, s*jam estes pos*t*vos, *ostos como at*ae*tes ou </line>
<line> eufórico* ou os n**a**vos, trazidos como r*pulsivos ou disfó*icos. *a aná*ise, isso será </line>
</par>
<par>
<line> aplicado *trav*s </line>
<line> da maneira em que a cor *ria oposição e é u*a*a como obje*ivo *e </line>
</par>
<par>
<line> dese*pen*o enunci*ção posit*vo-negativo na obr* (DARIZ, 2015; DIAS, 2016). </line>
<line> 4 DI*CUSS*ES E RESULTADOS </line>
<line> 4.* Análise do nível dis*ursivo </line>
<line> Quan*o *e fala d* sint*xe no nív*l disc*rsivo, como ta*bém foi *roposto *a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> de Bati*ta, Ma*tins e *rrazola (2017, p. 22*), deve-se </line>
<line> levar e* *onsideração a pes*oa, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> espaço e o tempo, ana*isan*o a p*esença de marcas da enunciação no enunciado. Já na </line>
<line> semântica do nív*l discu*sivo, ser*o *ostrados os temas discu*id*s no tex*o. </line>
<line> 4.1.1 Si*taxe d* n*vel dis**rsivo </line>
<line> Pessoa: * cor amare*a, *ue desde * primeiro mome*to atrai a atenção da pr**ag*ni*ta do </line>
</par>
<par>
<line> conto. Des**ita por ela com* repuls*va s*ja, a cor * responsável por provoca* as m*is e </line>
<line> d*v*rsas *e*çõ*s na personagem. </line>
</par>
<par>
<line> *ugar: Estados Unidos da Am**ic*, Charlott* Perki*s Gi*man não especi*icou a *egião, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *sta*o ou a *idade onde o *on*o se passa. *pe*ar disso, * narrati*a é cen*rad* numa mansão </line>
<line> *olo*ial, u* l*gar tranquilo, silencioso e afa*tado da cidade, com ênf*se e* apenas um dos </line>
<line> q*artos que é adornado por um *ap*l de parede amarelo. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Te*po: Publicado e ambi*ntado no século XI*, o *onto demonst*a a *ealidade da s*ci*dade </line>
<line> burgues* n*rt*-ame*i**na *a época, *pres*ntando seus costumes, ideias e *ue*tões como * </line>
<line> vi*ão médica. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.2 Semân***a ** níve* d*scursi*o </line>
<line> D*verso* tema* são trabalha**s n* co**o d* Charlotte Pe*kins *il*an. Den*re eles, </line>
<line> destaca-se a c*ndição fe*inina, aqui res*ringida à realida*e burgue*a es*adu*idense do século </line>
</par>
<par>
<line> XIX, como comentam Gia*vechio, Borges e Carrijo (2019, p. 20*), ao ex*o* que </line>
<line> "Fica </line>
</par>
<par>
<line> evi*ente co*o é des*asta*te e cansat**o escrever com uma opo*ição constant*, ainda qu* esta </line>
<line> escrita seja f*ita de forma "dissimulada" - com* estraté*i* -, m*s ainda ass*m nã* se vê *ivre </line>
<line> de julg*mentos e r*t*liações". </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. *, art. 4, p. *2-89, jun. 2022 www*.fsane*.co*.b*/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. *. *ilva, I. J. M. Dantas, *. B. Cordeiro </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> Al*m disso, *ambém se *d**tificou como uma das prin*ipais temáticas presen*es no </line>
</par>
<par>
<line> c*nt*, a loucura, que é supostamente desenvolvida pela </line>
<line> personag*m. *endo uma </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> si*bol*gias e*p*st*s por Pa*toureau </line>
<line> para a cor amare*a, o </line>
<line> a*arel* *ode </line>
<line> ser fac*lmen*e </line>
</par>
<par>
<line> ca*ego*izado como um d*s catalisadores da *o*cura em "O papel de parede ama*elo", o que se </line>
<line> p*de perce*e* *o long* de to*a a narrativa. </line>
<line> É inte*essa**e observ** *ambém como a*bas *s temáticas *e entrelaçam. A cond*ção </line>
<line> da protagonista é agr*vada não apenas pel* s*a saúde mental, mas pela su* posição subalt*rna </line>
</par>
<par>
<line> n* soc*edade p*triarcal em que </line>
<line> *ive e que é destacada na nar**t*v*, j* que Gilman c*nstr** </line>
</par>
<par>
<line> *ma pr*tagonis*a que é i*pedid* até m*smo d* e*cre*er p*r parte do seu marido, algo que era </line>
</par>
<par>
<line> fu**amental em sua vida, como d** Cristina Vianna Moreira dos Santos. </line>
<line> "Pensando </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> estratégi*s *e in*trumentalização e controle, o *sposo, que de*esta *ue ela *sc**va, insi*te para </line>
<line> q*e el* não *e entregue * de*aneios, deprec**ndo seu poder im*ginativo e sua capacidade de </line>
<line> pro*uzir hist*rias" (SANTOS, 2018, p. 260). </line>
</par>
<par>
<line> O*serv*n** *ssas relações entr* as vivên*ias femi*inas </line>
<line> do sé*ul* XIX e o pa*el de </line>
</par>
<par>
<line> *arede amarelo e*quanto catalisador da l*ucura *a prota*on*st*, perce*emos </line>
<line> *ão </line>
<line> ape*as </line>
</par>
<par>
<line> elementos </line>
<line> que *ontribuem *a*a o aumento da quali**de literária da obra, mas também uma </line>
</par>
<par>
<line> de**caç*o </line>
<line> por parte *a a**ora em </line>
<line> retrat*r </line>
<line> as dif**uldades presentes nas viv*n**as de </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> p*rsonagem, *m diálogo c*m *ituações reais e comuns em sua época. </line>
<line> 4.2 *nálise do nível narrativ* </line>
<line> Busc*u-se comp***nder *s processos de encadeamento *e acon*ecimentos nos quais </line>
<line> tramitam os per*onagens envolvidos n* texto. </line>
<line> 4.2.* *anipulação </line>
</par>
<par>
<line> A cor-pig*ento amare*a d* papel de parede assume </line>
<line> uma perspectiv* p**mordial </line>
</par>
<par>
<line> *nquant* m**ipu*ar dentro d* disc*rso, à medida que leva a protag*nista </line>
<line> em *m e**ad* </line>
</par>
<par>
<line> cícli*o de /consternação/, fazendo-a d*senvolver **a i*quietud* torturante. "A c*r já </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> m*do*ha o basta*t*, duvidosa * b*s*ante e enfu*ecedora o bastante" (GIL**N, 20*0, p. 43). </line>
<line> Ao se encontrar dia*te *e um lugar s** s*ída, **m*reen*e qu* ficar* p*esa por uma relativa </line>
</par>
<par>
<line> qu*ntidade de *ias, *e*envolven*o, </line>
<line> des*a maneira, a n*ção de /exc*tação/, afina* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rsonagem constata ser o úni*o artefa** disponível no *m*iente para ser analisa*o. </line>
</par>
<par>
<line> A perso**gem é </line>
<line> levada a ac*editar que a cor amarela do papel de *arede lhe </line>
<line> *ausa </line>
</par>
<par>
<line> f**tasias. I*dicand* que s* s**te cansada, pregu*çosa, *rac*, ass*m como inúme*a* s*nsações </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n.*, art. 4, p. 72-89, jun. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Louc*ra em Amare*o: Um* Análise da cor n* C*nst**çã* L*terár*a em o Papel de Parede Amare*o </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> negativas que a manipulam a *gir so*re o assun*o, * *e*en*o*v*r algum tipo de competên**a </line>
</par>
<par>
<line> pa*a com o </line>
<line> *ue está o*orrendo en*re a cor *aquel* papel de pared* e sua cognição e saúde </line>
</par>
<par>
<line> men*al, assim *omo el*cida Cayann (2018). "P*sso suportar *ste qu*r*o muit* mel*** do que </line>
<line> um bebê" (G*LMAN, 2020, p. 3*). </line>
<line> 4.2.2 Compet*ncia </line>
<line> Curiosa, a prota*onista d*minada p*r um saber-fazer, an*lisa cuidadosamente ca*a </line>
</par>
<par>
<line> as*ecto do papel *e par*de amarel*, to*ad* pe*a perspectiva do objeto de v*lor </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> /e*citação/, ob*ervando *ua mutabili*ade através *a luminosidade que o pa*sar do dia </line>
</par>
<par>
<line> acarr*ta, de*cobrindo q*e, enquanto ca*acter*stic* </line>
<line> não ineren** dos ob*etos, a </line>
<line> cor m*da </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> merc* da **z, ganha*do ou </line>
<line> per*endo </line>
<line> lumi*osidade, sendo a**im, evocando novas se**ações </line>
</par>
<par>
<line> no âmago do trilhar à loucu*a da p*rsonag*m. "Que ama*elo mai* es**anho o *esse papel! </line>
<line> Fa*-m* pe*sa* *m todas as coisas amar*la* que já vi *ão as bel*s, como os r*núnculos, </line>
<line> *as as velhas, repugnantes e vis" (GILMAN, 2020, *. 51-52). </line>
<line> A co* *eva a personagem, p*r s*a vez, a uma n*ção de po*er-faze*, uma a*ão </line>
<line> verdadeiram*nte **átic* que *en*ta os **nhecimentos iniciai* *e seu surto, buscando </line>
<line> de*cobrir o q*e são ** imag*ns que o **are*ado daquele artefato que a**rna o seu cômodo, </line>
<line> a*ém d*, a se*uir, *er tomada por uma súbita determinaç*o de arranc*-*o. </line>
<line> 4.2.3 Perfor*ance </line>
</par>
<par>
<line> S** de*is** *e ação só ac*nte*e realmente quando *e *ê sem </line>
<line> saída da tortur* </line>
</par>
<par>
<line> *sic*lógi**, afeta*a </line>
<line> em um a*t* nível pelos objetos </line>
<line> de valo* *ue c*mpreendem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> /consternação/ e a /excit**ão/, *st* é, um es*ado d* o*se**ão; presa n* qu*rto *á long*s </line>
<line> s*manas, a pe*s*nagem *ecid* buscar as cois** que a colo*ação amare*ada do pape* de parede </line>
</par>
<par>
<line> lhe *voca, as *magens de mulh*re*, </line>
<line> que *endem a sair do papel. </line>
<line> "El* está terriv**mente </line>
</par>
<par>
<line> grudado, * * *adrão adora isso! To*as aquel*s </line>
<line> cabeças estr**guladas </line>
<line> e </line>
<line> *l *o* b*l bos os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> f*ngos ba*b*leant*s zom*am de mim!" GILMAN, 20*0, p. 6*-*7). </line>
<line> Tend* atingido seu *pice, a protagonista do conto d*cide cessar seus dias no *ôm*do </line>
<line> diante do papel de *arede am**elo, t**ando sua vida, *emonstra*do u*a proxi*idade alta co* </line>
<line> a co*junç** d*s objeto* de v*lor d* /consternação/ * /não excitação/, desenvolvend* um a*to </line>
<line> gr*u de rep*lsa à cor, levand*-a à loucur* compl*ta. </line>
<line> 4.2.4 Sanç*o </line>
<line> Rev. FSA, Te**si*a *I, v. 19, *. 6, art. 4, p. 72-*9, *un. 2*22 ww*4.fsanet.*o*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. P. Silva, I. J. M. Dantas, R. B. C*rdeiro </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> O cessar de sua vida, *m perform*n*e, tenta demonstr** a ne*ess*dade de um p*did* </line>
<line> de aju*a para com o seu ma*ido, como a tentativa de descobe*ta do que seriam aq*elas </line>
<line> mulheres dentro do papel de parede amarelo. ""F*nalm*nte con*egui sair", res*on*i, "apesar </line>
<line> de você e de *ane! E a*ranquei a maior parte d* *apel, *ntão você não va* poder me coloc*r *e </line>
<line> volta!"" (*ILMAN, 2020, p. 69). </line>
<line> A sa*ção *a cor dentro do con*o é o pon*o em que a protagonista sucumbe ao e*pectro </line>
<line> de lou***a potenci*liz*da pela visu*lização da luz amare*a** do pape* de par**e, enxerg*ndo </line>
</par>
<par>
<line> ilusõ*s vis**is d* mulheres </line>
<line> *ue **o evocadas pelo artef*to em *odo o ambiente. Ao tent*r </line>
</par>
<par>
<line> matar-s* e ating*r o p*ocedimento de falha, ** pe*soas ao seu redor, isto é, o seu marido e a </line>
</par>
<par>
<line> empregada da casa, consegue* visualizar o c*minho, a performance qu* a cor condu*iu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> protagonis*a a p*rc*rrer. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Anál*se do nível fundamental </line>
</par>
<par>
<line> Subdividido em plano s*mântico e sintático, o nível fundam**tal segue um qu**rad* </line>
<line> *em*ótico, i*to é, uma regra bás*ca *oloc**a p*r Fiorin (20*3, p. 23) cit**a na p*squ*s* d* </line>
</par>
<par>
<line> Bat*st*, Marti*s e *r*azola (*017, 222) onde delimita p. </line>
<line> que "dada um* categoria t*l que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> v*rsus b, podem *parecer a* seguintes relações: (1) afirma*ão *e a, negação de a, *fir*açã* </line>
<line> d* b; (2) **irmação *e b; *egação de *, afirma*ão de a". Se* desenvolvim*nto se ce*tra, </line>
</par>
<par>
<line> prin*i*almente, em de*imitar a intenc*onali**de dos term*s que co*põem discurso, sendo o </line>
<line> cate*o*i*ados co*o eufóric* ou disfórico. </line>
<line> 4.3.1 Se**nt*ca do N*ve* f*ndamental </line>
<line> Tendo *ss* em men**, obse*vo*-se que o *exto O Papel *e Pa**de Amarelo coloca * </line>
<line> cor amarela d*ntro *os o**etos de valo* /conster*a*ão/ * /excitaç*o/, c*t*goriza*do-os </line>
</par>
<par>
<line> enq*anto an*ôni*os, simb*logias possíveis perceptíveis n* Qua*ro Ao negá-l*s, </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> 1. </line>
<line> g*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> /n*o const*r*aç*o/ e o /n*o exci*ação/, contrários aos que o negam. Nesse sentido, quando se </line>
<line> tem a /*o*stern*ção/ junt* à /excitação/, *rilha-se * obsessão, ao ser instigante. À m**ida que, </line>
<line> *uando s* nega total***t* a /const*rnação/ cheg*-se à /ex*itação/, cujo re*ultado é o *razer. </line>
<line> Por sua vez, quan*o se nega a /*x*itação/, busca-se a /conster*ação/, cujo r*sult*do pela </line>
<line> percepção do suje*to é a *epu*sã*, o nojo. No entanto, quando se observa uma con*ergênci* </line>
<line> *nt*e as duas negaçõe*, a /não c*nsternaçã*/ e a /não *x*itação/, chega-se à me*anco*ia </line>
<line> (Figur* 1). </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 19, n.6, a**. 4, p. 7*-89, *un. 2*22 www*.fsan*t.c*m.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Loucura em Amarelo: **a Análise da cor na Con*truçã* Lite*ária em o Pa**l de Pare*e Am*r**o </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - Qua*r* s**iótic* apli**do à *or n* texto O Papel de P*rede Amar*lo </line>
</par>
<par>
<line> Font*: E*aborad* pel*s autore*, 2*21. </line>
<line> O texto de **arlotte P*r*in* Gil*an apresenta duas relações a *a*ti* da *erspe*tiva do </line>
<line> e*eme*to cromático com * narrati*a. Primei*o, percebe-se u*a rel*çã* entre a protagon*sta e </line>
</par>
<par>
<line> o papel </line>
<line> de par**e </line>
<line> de *or amarela e, dentro dessa </line>
<line> di*âm**a, o ob*eto de valor /excitação/ </line>
</par>
<par>
<line> de*ota **lor eufórico, à med*da que /consterna*ão/ se compreen*e enquanto *m elem*nto </line>
<line> di**órico.1 </line>
<line> Ai*da, existe uma re*açã* do marido *édi** da p**tagonista para co* a cor do *ape* </line>
</par>
<par>
<line> de pared* que ad*r*a o quar** * *ue acontece ao *ontrári* da pr*t*gonist*. *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rforman*e desse personagem dentro da narrativa, a c*r do pap*l de*em**n*a um nível </line>
<line> eufórico *u*ndo em /consternação/, conforme /excitação/ demonstra um sentido disfóri*o. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*d* e* /conste**a*ão/ para o *ar*do, </line>
<line> *s *a*sagens apo*tam: "Imagino que John </line>
</par>
<par>
<line> nunca tenha ficado nervoso n* vida. El* r* tanto de mim por causa de*se papel de pa*ede!" </line>
</par>
<par>
<line> (**L*AN, </line>
<line> 2020, p. 20). *m co*trapartida, q**ndo e* /e*citação/ para </line>
<line> o ma**d*, a* </line>
</par>
<par>
<line> pass*gens apontam: "Em ma*s de um* ocasião, ao en*rar *ubitame*te no qu*rto, sob os m*is </line>
<line> inoc*ntes pre*extos, e sem que ele se desse con*a de q*e eu o estava o*s**vando, *lagrei John </line>
<line> olha*do para o pape*!" (GILMAN, 2020, p. 46) e "Só me res*am d*is dias para arra*car *st* </line>
</par>
<par>
<line> papel, e </line>
<line> c*eio que John est* começand* a p*rce*er. Não gos*o d* ex*ressão em seu olhar." </line>
</par>
<par>
<line> (GIL*AN, </line>
<line> 2*20, </line>
<line> p. 6*). Portan*o, *ustificam-se </line>
<line> os níveis de r*lação po* pe*cebe* n* </line>
</par>
<par>
<line> 1 Vale a pena res*altar que *s termos "excit*ção" e "*onsternação", empreg*dos no quadro s*miótico, for*m </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecidos pelos au*ores de*te ar*igo como *al*vras *ue </line>
<line> conseguem ***tetizar as r*laçõe* eufóri*as e </line>
</par>
<par>
<line> disfór*cas existentes no co*to. No *ntan**, nenhum do* dois *ermos aparece no conto d* Cha*lotte Per*i*s </line>
<line> Gilm*n. </line>
<line> Re*. F*A, T*resin* PI, v. 19, n. 6, art. 4, p. 72-*9, *un. 2022 www4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. A. P. Silva, I. J. M. Dan*as, R. *. Cordeiro </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> cons*rução n*rrativa o i*centivo d* figura do *arido para co* os efeitos negativos do pap*l </line>
<line> de pare*e a*arelo na saúd* mental da prot*gonista. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Assim, identifi*ou-se uma atribuição </line>
<line> dicot*mica da cor no conto menci*nado </line>
</par>
<par>
<line> anteriormente, inse*indo-a em dois p*r*metros de in*l**ncia: /consternação/ e /e*citação/, </line>
<line> *ategorizando es*e *lem**to tanto *m um *entido d*sfórico, quanto euf*rico, seja pel* vi*ão </line>
<line> d* *rot*g*n*s**, *omo pela do se* *arido. *l*m, as simbologi*s inere*tes à *or amarela*a *o </line>
<line> p**e* de parede *esempenh*r*m *m esq*ema p*im*rdial *a const*ução ** enr*do que guia a </line>
</par>
<par>
<line> histó**a *a p**tagonista d* su* fas* *re**cial, passando p*las </line>
<line> descober*a* e o*serv*çã* do </line>
</par>
<par>
<line> a*biente ao surto *m seu *stado *á*i*o d* loucura. </line>
</par>
<par>
<line> De a*ordo </line>
<line> com esses resultados, po*e-se *oncluir que a c*r tem *otencial de </line>
</par>
<par>
<line> desempenhar </line>
<line> papéis *ecisó*ios na na*ra*iva de um conto literár*o, p*dendo ter suas </line>
</par>
<par>
<line> simbo*ogias influe*ciando todo o construt* do enre*o * das inter-relações q*e </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*e* entr* os personagen*, seus ig**is e o* am*ientes. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*ed*ta-se *u* tam*ém * </line>
<line> válido desenvo*v*r e**a mesma a**lis* </line>
<line> *elas teorias </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> outros s*mi**icista* semió*ogos. V*le a pena ainda ressaltar que a cor delimitou aspectos e </line>
</par>
<par>
<line> impo*ta*tes </line>
<line> ***a a nar*ativa, contudo não s*n** a úni*a, *o*preend*ndo *ma valio*a </line>
</par>
<par>
<line> consonância com demais *l*m*nt*s e princíp*os do design, como come**ado *e*a pró*ria </line>
</par>
<par>
<line> p*otagon*sta no *onto. As contribuições des*a *esquis* se re*acionam co* as á*eas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> li*guística, teo*ia * prá*ica da cor * semiót*ca. </line>
</par>
<par>
<line> *EFERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> AB*LLI, I. Sobre a cor: *ratado em pre** e branco para *eu uso e aplicação. São Paulo: </line>
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<line> Projeto Octógono Arte C**temporânea. Pinacoteca do E*tado </line>
<line> *e S*o Paulo. Ca*álogo </line>
<line> de </line>
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<line> exposi*ão, 2010. </line>
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<line> BARR*S, D. L. P. Teoria s*miótica do texto. São Paulo: Át*ca, 1990. </line>
<line> B*RTHE*, R. Elementos de semiolo*ia. Tradução de **idoro Bli*ste**. 16. ed. São Pa**o: </line>
<line> Cultrix, 2006. </line>
<line> BATI*TA, I. M. S.; MARTI*S, M. M.; D*QUE-A*RAZO*A, L. S. Semiótic* d*s*urs*va </line>
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<line> A Loucu*a em Amarelo: Uma Análise *a co* na Co*struçã* Literária em o Papel de Pa*ed* A*a*elo </line>
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<line> I. J. M. D*ntas </line>
<line> R. B. Cord*iro </line>
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<line> 1) conce*ção e planejamento. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) *nálise e in*erpret*ção dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) e*a*oração do rascu*ho ou *a revisão crítica do conteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) participação *a aprovação da ver*ão fina* do manus****o. </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
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