<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 4, p. 72-89, jun. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.6. 4
</line>
</par><par>
<line>
A Lou*ura em Amarelo: Uma Análise da cor *a *onstruçã* Li*erári* *m o Papel de Par**e
</line>
<line>
Amarelo
</line>
<line>
Th* Madness in Y*llow: *n *nalysis o* Color in the L**erar* Construc*ion *n the Y*l*ow
</line>
<line>
Wall*aper
</line>
</par><par>
<line>
Camila Assis Pe*es *ilva
</line>
<line>
Doutora em ***ign e Arqu*tetura pela Uni*ersidade *e São Paulo
</line>
<line>
P*ofessor Adjunto *a U*iversidade Fed*ral de Cam*in* Grande
</line>
<line>
E-**il: cami*a.a*sis@profess*r.**cg.edu.br
</line>
<line>
*talo José de Mede*r*s Dantas
</line>
<line>
M*strado em De*ign pela Universi*ade *ederal de Cam*ina *ra*de
</line>
<line>
Gr*duação em *es*g* de Moda pe*o In*tituto Federa* de Educação, Ciência e Tecnolog*a do Rio Grande d* N*r*e
</line>
<line>
*-ma*l: ita*oda**asdesign@hotmai*.c*m
</line>
<line>
Ram*n Bastos Co*deiro
</line>
<line>
Gr**u*ção em Letras - Literatur*s pela *n*versidad* *e*era* Rural do *io de Janei**
</line>
<line>
Profess*r do Kin* of Langua*es
</line>
<line>
E-m*il: ramonb*stosc@ou*look.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *amila Ass*s Peres Silva
</line>
<line>
E*ito*-C*efe: Dr. Tonny Kerley d* A*encar
</line>
</par><par>
<line>
R. *prígio **loso, 8*2 - Universitário, Camp*na Gra**e
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
- PB, 58428-830, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Ítalo José de Medeir*s Dant*s
</line>
<line>
*rtigo rec*bido em 15/*2/20*2.
</line>
<line>
*lti*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
R. Apr*gio Veloso, 882 - Univer*itário, Ca*pin* G*ande
</line>
<line>
r*cebida em 09/03/2022. A*rovado em 1*/03/**22.
</line>
</par><par>
<line>
- PB, 58*28-830, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereç*: Ramon Bastos Cord*iro
</line>
<line>
*valiado pelo si*tema Triple Revi*w: **sk *eview a)
</line>
</par><par>
<line>
R. A*rígio Velos*, 882 - *niversitár*o, Campina G*ande
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le *li*d Review
</line>
</par><par>
</page><line>
- PB, 58428-830
</line>
<line>
(avaliaç*o cega *or d*is avaliadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Gramat*cal, *ormativa * de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Loucura em Ama*elo: Uma An**ise da cor na Construção Liter*r** em * Papel de **red* Am*r**o
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este a*tigo dis*ute o papel d* c*r na nar*ativa literária e o uso de *i*b*logias como *eio de
</line>
</par><par>
<line>
guiar
</line>
<line>
o
</line>
<line>
pe*s**a*e* *a trajetória * impactar na const*uç*o de r*lações c*m o ambien*e
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvido. \O Papel de Parede Amarelo\ é um co**o publicado
</line>
<line>
pel* primeira
</line>
<line>
vez em
</line>
</par><par>
<line>
janeiro d* 1*92
</line>
<line>
pela e*critora a*e*i*ana Charlotte Perkins Gilman. *ediado p*l* cor
</line>
</par><par>
<line>
amarela, o conto d*screve *m *elacionamento conjugal, *
</line>
<line>
uma *ovem espos* qu* sofre
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"de*ressão ner*osa tem*o*ár**"
</line>
<line>
apó* o *a**imento *e se* b**ê. Ne*se s*n*ido, o *bjet*vo
</line>
</par><par>
<line>
deste tr*b**ho é ana*isar e *iscuti* *o*o o element* cromático é utilizado e c*mo sua
</line>
</par><par>
<line>
aplicação interfere na narr*tiva do conto \O Papel de Pare*e Amarelo\. A
</line>
<line>
partir desta
</line>
</par><par>
<line>
investig*ção, es*a pesquisa visa discu*ir e estim*lar * uso da *o* como *erramenta narrativa,
</line>
</par><par>
<line>
d* *cor*o com os est*dos
</line>
<line>
da semiót*ca discursiva. Para tanto, os métodos
</line>
<line>
e c**ceitos
</line>
</par><par>
<line>
utilizado* para a análise foram *asead*s nos trabalhos de *ulien Greimas. Os resultados
</line>
</par><par>
<line>
a*ontam p*ra u*a gama de significados *ue vari*m ao longo d* texto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ac*rdo c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*ação d* protagonista com seu a*biente e seu papel d* pa*ede amarelo. D* consternação à
</line>
<line>
exci*ação, a cor am*rela desempen*a o papel de gui*r a personagem desd* *m sentimento *e
</line>
</par><par>
<line>
melancolia, *assando por um
</line>
<line>
contex*o *e repu*s* e recusa, atravessand* um sentim*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
instigação * pra*e*, *tingindo final*ente u* estado de *bsessã* com o papel de parede
</line>
<line>
am*re*o.
</line>
<line>
*ala*ras-chave: *reimas. Psicolog*a d*s Cor*s. Simbologi* da* Core*. Teoria L*te*ária.
</line>
<line>
Literatur* *merican*.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
<line>
This p*p*r discusse* the *ol* *f color in the lit*r*ry narrative and the use o* symbologie* as a
</line>
<line>
means of g*iding th* character *n t*e tr*jecto*y and impacti*g the c*nstruction of
</line>
</par><par>
<line>
rela*ions*ip* wit* the
</line>
<line>
surroun*ing peo*le. Th* Y*llow Wallpa*e* is * s*ort s*ory first
</line>
</par><par>
<line>
*ublished *n Janua*y 1892 by t*e American writer Char*otte Perki*s Gilman. *t describes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
marriage **lationship, *nd a youn* wife suffering from "temporary nerv*us depress*on" aft**
</line>
<line>
th* birth of their *aby is m***ated b* the yell*w color. In this sen*e, the *b*ective *f *hi* wor*
</line>
</par><par>
<line>
is to *n*lyze and discuss how the
</line>
<line>
chromat*c element is
</line>
<line>
us** and how it
</line>
<line>
interf*res with
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*arr*tive
</line>
<line>
o* *h* short stor* "The Yello* Wallpaper". From *ha* investigation, thus, this
</line>
</par><par>
<line>
r*sea*ch aims *o discuss an* encourage **e
</line>
<line>
use of *olor as a *arrat*ve tool,
</line>
<line>
based on the
</line>
</par><par>
<line>
studies of d*scurs**e semiotics. *o do so, *h* **t*o*s and *o*cepts *sed for the a*aly*is **re
</line>
<line>
based on *ulien Greimas' works. The result* po*nt *t a range of meanings that var* along with
</line>
<line>
t*xt according to the pr*t*go*ist\* relations*ip *ith *e* *nvironment an* i*s yellow wallpaper.
</line>
<line>
F*om consternation to *xc*t*ment, ye*low *olor play* *he *o*e of guidin* t*e character from a
</line>
<line>
*eel*** ** melanc*oly, going through a con*ext of disgust and refusal, changing to * *eeling of
</line>
<line>
i**t*gation *nd pleas*re, *ina*l* *eachi*g * state o* *bsession w*th the yellow wallpap*r.
</line>
<line>
Keywords: **ei*a*. Col*r Psychology. Colo* Symbolog*. Lite*ary Theory. A**rican
</line>
<line>
Liter*ture.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 19, n. *, ar*. 4, *. 72-*9, jun. 2022
</line>
<line>
www4.f**n*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. *. Silva, I. *. M. Dan*as, R. *. Cordei*o
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
1 **T*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Alé* *e se tr**ar de uma das princip*is obra* da *iteratur* feminista do sé*ulo XIX, O
</line>
<line>
pa*el de parede *m*re*o, de *harlott* Perk*ns Gilman, pos**i **a narra*iva permeada por u*
</line>
<line>
clima *e su*pense e mis*ério d*g*o d* *rand*s autores da literatu*a de *orror de sua ép*c*. O
</line>
<line>
co*to, as**m como a sua *utora, **rpre**deu a crí*i*a a* a*ordar temas como a em*ncipação
</line>
<line>
femini** e *s ama*ra* da s*ci*dade patria*ca* ao *esmo t*mpo ** *ue foi ca*az de
</line>
<line>
desen*olv*r a tensão na obra (SANTOS, 2018).
</line>
<line>
Tendo em mente que *exto* escritos como contos, romanc*s e poemas fazem uso de
</line>
</par><par>
<line>
*ma linguagem verbal p*ra sua co*strução narrativ*, as**ciar a c*n*igura*ão
</line>
<line>
do te*to aos
</line>
</par><par>
<line>
as*ec*o* d*s teo*ias de co*uni*a*ão vi*ual, a primeiro mo*ento,
</line>
<line>
parece um *raba**o
</line>
</par><par>
<line>
com**e*o. En**etanto, *m \* Papel d* Parede Amarelo\, p*de*-se o*se*var u*il*zações
</line>
<line>
bastante representativ*s do **e*ento cromático *a*a a constr**ão do clima da obr*. Gilman
</line>
<line>
util*za a cor amarela ** papel d* pa*e*e que *á títul* ao *o*to como *m importante elem*nto
</line>
</par><par>
<line>
par* *
</line>
<line>
constr**ão de*ta
</line>
<line>
narrati*a *e suspen*e,
</line>
<line>
tornando-*e um objet* es*acial (BOR*ES,
</line>
</par><par>
<line>
2019). S*ndo a*s*m, *urgiu a c*riosidade *m ver*ficar e analisar esses usos fe*tos pela aut*ra
</line>
</par><par>
<line>
*tra*és
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
perspect*va
</line>
<line>
da
</line>
<line>
s*miót*ca
</line>
<line>
discursiva,
</line>
<line>
compreendendo
</line>
<line>
o
</line>
<line>
pro*e*so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vimento e projeç*o de si**ific*ção da cor amare*a en*uanto **talisadora do esp*rit*
</line>
<line>
da louc**a.
</line>
<line>
Observand* a semiótic* discursiva co*o *ma aliada da *eor*a **terária * buscando
</line>
<line>
entende* melhor a ut*liza*ão *as c*res na elabor*ção ** um t*xto literário, f*i feita *ma
</line>
<line>
an*lise s*m**tica com o intuito de justificar a escolha d* cor amare*a por par*e da a*tora do
</line>
<line>
co*t* par* provocar *etermi*ad*s rea**es e *entimentos *m seu* pe**onage*s * no própri*
</line>
</par><par>
<line>
le*tor, o que é possível de acordo com
</line>
<line>
as teorias de **h*nn Wolfga*g *on Go*the sobre os
</line>
</par><par>
<line>
efeito* que as cores p*ssue* n* cog**ç*o humana.
</line>
<line>
2 REFER**CI*L TEÓRICO
</line>
<line>
*.* P*rc*p*ão e Ling*age* V*sua*
</line>
<line>
A uni*idade na *aneir* com que se percebe o am*iente é o que to*na um ser *umano
</line>
<line>
difere*te dos dem*is. A subj*tivida** do processo hum*no d* percepção * interação com se*
</line>
</par><par>
<line>
redor causa * efeit* *e
</line>
<line>
personalização e exclusividade nas experiências. Mo**ira, J*cqu*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
P*zzato (2018, p. 7) explicam que es*a inte*ação depende da "existência de um det*rmi*ad*
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, v. *9, n.6, art. 4, p. 72-89, ju*. *022 w***.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *ou*ura em Amare*o: Uma Anális* da cor na Constr*ção Literária e* o Papel de P*rede *marelo
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
atri*uto que es*eja *inculado a u* estímulo v*sual". Nessa pers*ectiva, c*mpr*ende-se que os
</line>
<line>
sentid*s senso*ia** hu*anos sã* re*ponsáveis po* exe*utar ações de recon**cimento da forma
</line>
<line>
e do *mb*ente, obtendo as respost*s emoc*onais qu* po*erão ser negat*va* ou positivas à
</line>
<line>
cognição.
</line>
<line>
É nesse c*ntext* que *u*ge a n**ão de c*m*ni*ação visual **mo canal metodológic*
</line>
<line>
no *esenvolvimento de ví*c*los emocionais com os **s*r*adores. Fa**na (200*, p. 29)
</line>
<line>
expressa q*e "c*nhecer e*sas propri*dade* é de fundamental importância aos que se valem da
</line>
</par><par>
<line>
imagem *ar* tran*mitir *e*sagens". É *ec*ssário compreend*r os mei** de
</line>
<line>
manipulação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*o*struç*o visual para
</line>
<line>
*esenvolve* mensa*ens que s*jam entregues aos *spe*t*do*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
maneir* e*etiva.
</line>
</par><par>
<line>
Es*es meios são chamados *e elementos e princípio* da *ing*ag*m visual, se*do
</line>
</par><par>
<line>
ressal*ados *or Dondis (2003, p. 22)
</line>
<line>
com* "tud* o que vemos e criamo* co*põem-se do*
</line>
</par><par>
<line>
el*mentos visuais básicos qu* repre*entam a força visual estrutural
</line>
<line>
bá*ica". Todas essa*
</line>
</par><par>
<line>
c*nc*pções servem par* mo*dar uma co*un*cação visual a*sert**a. **ntro desse universo, a
</line>
<line>
cor é r*sponsável por g*rar uma identificação imediat*, se*do a prim*ira a ser percebida pelo
</line>
<line>
observa*or.
</line>
<line>
2.2 Co*, Sim*ologia * *ult*ra
</line>
<line>
O modo *o*o as pes*oa* per*ebem as cor*s e rece*e* su*s me*sagens se encont*a
</line>
</par><par>
<line>
condicionado * vivência do
</line>
<line>
i ndi ví duo
</line>
<line>
com * m*ndo, *o mesmo *emp* que o *rocesso *e
</line>
</par><par>
<line>
indivi*u*lidade é desenvolvido a partir d*s r*l*çõe* interpessoais *m uma
</line>
<line>
socieda*e. A* s*
</line>
</par><par>
<line>
co*oca* dia**e d* uma cor, sã* ati*adas todas as refer*ncias e bagagens cultur**s com rela*ão
</line>
<line>
a essas vari*vei* **ncionad*s. A* correlacioná-las c*m o cont*xto temos, c*nfo*me M*ch*l
</line>
<line>
Pasto*reau (*997), a cor como um pr*duto cultural, isto é, *ndisso*iável *a cultura.
</line>
<line>
Vilém Fluss*r (2008) expõe que os indivíduo* tendem a a*ribuir simbologi*s às cores a
</line>
</par><par>
<line>
fi* de t*rna* a vi*ência
</line>
<line>
huma** menos vazia, da*do-lhe significados e mo*ivações. He**er
</line>
</par><par>
<line>
(2*13) afirm*
</line>
<line>
que essas c*ns*ruções *ão são f*nômenos do acaso, mas
</line>
<line>
*ivências comun*,
</line>
</par><par>
<line>
perpa*s**as * ins*aura**s no reportório l*ngu**tico do indivíduo, frutos das convenç*es pré-
</line>
<line>
estabelecid*s em uma soci*dade.
</line>
</par><par>
<line>
As sim*ologias surg*m *e acordo c*m as
</line>
<line>
c**acter*s*icas i*erentes da cor e seu uso
</line>
</par><par>
<line>
s*c*a*. ***o rec*rte de pesquisa, exp*ora-se n*st* trabalho a realida*e da c*r *marela frente
</line>
<line>
às simbolo*ia* que o mat*z a**uir*u com o passar dos anos. He*ler (2*1*) classifica a cor
</line>
</par><par>
<line>
amar*la com* a cor *ais contrad*t*ri* *e tod*s, o q*e é totalmente perceptível através
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, *. 19, n. 6, a*t. 4, p. 72-89, jun. 20** ww*4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. P. Silv*, I. J. M. Dantas, R. B. Cordeiro
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
si*bolo**as identificadas pelos prin*i*ais *esqui*adores da cor, expostas
</line>
<line>
e* síntese n*
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Si**ificados d* cor amarela propostos pelos pesquis*dores da cor
</line>
</par><par>
<line>
Pedrosa
</line>
<line>
Farin*
</line>
<line>
Pastoureau
</line>
<line>
Aballí
</line>
<line>
Hell*r
</line>
<line>
Goethe
</line>
</par><par>
<line>
(2004)
</line>
<line>
(2006)
</line>
<line>
(1997) (*011)
</line>
<line>
(20*0)
</line>
<line>
(2013)
</line>
<line>
(2013)
</line>
</par><par>
<line>
Am*r
</line>
<line>
*d***scê*cia
</line>
<line>
*legria
</line>
<line>
A*egre
</line>
<line>
Acidez
</line>
<line>
Estimulante
</line>
</par><par>
<line>
Calor
</line>
<line>
Alerta
</line>
<line>
Calor
</line>
<line>
Desp*rt*
</line>
<line>
Amabilidade
</line>
<line>
Vivaz
</line>
</par><par>
<line>
Cla*id*de
</line>
<line>
Ciúme
</line>
<line>
Doença
</line>
<line>
Suavidade
</line>
<line>
Av**eza
</line>
<line>
Ati**
</line>
</par><par>
<line>
**s*espei*o
</line>
<line>
*onf*rto
</line>
<line>
Energia
</line>
<line>
E**itante
</line>
<line>
Ci*mes
</line>
<line>
Ser*na
</line>
</par><par>
<line>
Ener*ia
</line>
<line>
*goísmo
</line>
<line>
Loucur*
</line>
<line>
Volátil
</line>
<line>
Egoísmo
</line>
<line>
Animad*
</line>
</par><par>
<line>
Etern*da*e
</line>
<line>
Esperança
</line>
<line>
Luz
</line>
<line>
E*velheci*o
</line>
<line>
*aloro*a
</line>
</par><par>
<line>
Fé
</line>
<line>
Espontanei*ade
</line>
<line>
Melancolia
</line>
<line>
Espontaneidade
</line>
<line>
Agra*ável
</line>
</par><par>
<line>
*abed*ria
</line>
<line>
Eu*ori*
</line>
<line>
Mentira
</line>
<line>
Hip*crisia
</line>
</par><par>
<line>
T*ai*ão
</line>
<line>
Expectativa
</line>
<line>
Ouro
</line>
<line>
*nfidelidade
</line>
<line>
Tendendo ao
</line>
</par><par>
<line>
*irt**es
</line>
<line>
Gozo
</line>
<line>
Pros*eri*ade
</line>
<line>
I*te*i*ê*cia
</line>
<line>
*e*de:
</line>
</par><par>
<line>
Cristãs
</line>
<line>
Id*alismo
</line>
<line>
Rique**
</line>
<line>
Invej*
</line>
<line>
Ilu**nação
</line>
<line>
Traiç*o
</line>
<line>
Joviali*ade
</line>
<line>
Desagradáv*l
</line>
<line>
Invej*
</line>
<line>
Lúdic*
</line>
<line>
Vergonhosa
</line>
<line>
Ódio
</line>
<line>
Luz
</line>
<line>
Repuls*v*
</line>
<line>
*rgulho
</line>
<line>
Ot*mismo
</line>
<line>
*riginal*dade
</line>
<line>
*u*ro
</line>
<line>
Variabilidade
</line>
<line>
Traição
</line>
<line>
Ve*ão
</line>
</par><par>
<line>
***te: Lima (2020) expandi*o de Silva (2017) com ba*e *m Pedros* (2004), Pa*toure*u (**97; *011), Fari*a
</line>
<line>
(2006), A*allí (2010), Hel*er (20**) * Goethe (*010)
</line>
<line>
Percebe-se, assi*, a dualid*de inerente ao m*tiz cr*m**ico amarelado, va*iando *e
</line>
<line>
*aracterística* positi*as, como jo*ialidade, prosper*dade, otimismo, a caracterís*icas negativas
</line>
</par><par>
<line>
como ciúme, a*areza e traição. *
</line>
<line>
contex*o, porta*to, a*aba por ser cru*ial n* d*termina*ão
</line>
</par><par>
<line>
das simbologias. Wa*s*ly Kand*nsky (*00*) explora em seu li*ro as sensações vis*ais qu* as
</line>
</par><par>
<line>
cores *on*tam, tendo o azul um pode* concênt*ico, e*q*anto ama*elo o
</line>
<line>
s*ria * oposto,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
poderio e*c*nt*ico. O
</line>
<line>
auto* supr*citad* complementa trazendo qu* ao *entar torna*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*mare*o uma co* fr*a, el* seria transformad* em um tom esverdea*o,
</line>
<line>
perdendo o po*er
</line>
</par><par>
<line>
excêntrico.
</line>
</par><par>
<line>
De*ivada dessas s*n*ações cromátic*s, as cores co*and*m grande pa*te na **fluência
</line>
<line>
das relações qu* as pessoas *xerce* *om o a*biente, mudand* questões como *umor, clima
</line>
<line>
ou até mesmo as aparênc*as dos indivídu*s, tudo à mercê das aplicações cromáticas em
</line>
</par><par>
<line>
pa**des, **veis ou pisos. Luft (2011) *xp**ca qu* por
</line>
<line>
conta disso
</line>
<line>
há a necessidade de se
</line>
</par><par>
</page><line>
procurar composições cromáti*as *u* sej*m considerada* m*is harmon*osa* e coerentes para
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.6, art. 4, p. 72-89, jun. 2022 www4.f*anet.c*m.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Lo*cu*a em Amarelo: Uma Aná*ise da cor na **nstruçã* L*terária em * Pape* *e Parede Amarelo
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
o *o*texto que se está trabalh*ndo. *m
</line>
<line>
estudo conduzido por Boc*aner*, Boccan*ra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Bar*osa (2006) demonstra essa questão com relação às UTIs de três
</line>
<line>
hospitais *úblicos,
</line>
</par><par>
<line>
obtendo co*o azul-c*ar* verde-*l**o a* cor*s mais agradáveis, à medida que ver*elho *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
preto for*m
</line>
<line>
as *ai* d*sagradáveis,
</line>
<line>
percebido prin*ipa*m*nt* em de**rr*ncia da sua
</line>
</par><par>
<line>
si*bolo**a e sens*ção intr*ns*ca.
</line>
<line>
2.3 S*miótica
</line>
<line>
Signo é denomi*a** como tudo aquilo *ue s*gnifica al*o para alguém. É com essa
</line>
</par><par>
<line>
no*ão
</line>
<line>
*ás*ca que se introduz idei* de a
</line>
<line>
que a s*miótica cl*ssificada como a ciência é
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
e*tuda *s sign*s li*guísticos, ve**ais e
</line>
<line>
não
</line>
<line>
*erb*is e os seus res*ectivos signif*cados. A
</line>
</par><par>
<line>
semio*e, como o*ra desse
</line>
<line>
**iverso, di*cerne o processo de p*oduç*o d*s*es si*ni*icados,
</line>
</par><par>
<line>
observand* como fo* *onst*uído me**culosamente e o *am*nho *ue * levo* ao r*sul*ado final
</line>
<line>
(*eru*zolo, 2016). Sant*ell* (2005, p. 13) afirm* qu* a semiótica é co*stituída *elo "exame
</line>
</par><par>
<line>
dos *o*os de constitu*ção
</line>
<line>
de todo e qualqu*r fenô*eno de produção *e significação e de
</line>
</par><par>
<line>
s**tido".
</line>
</par><par>
<line>
De *anei** geral, a sem*ótic* con*ece do*s fundador*s, Ch*rle* Sanders Peirce e
</line>
</par><par>
<line>
Fer*i*and *e Sa**sure, *m c*ntr*partida, os *uto*es div**gem su*s visões nos
</line>
<line>
*ont os
</line>
<line>
*u e
</line>
</par><par>
<line>
co*s**tuem seus objeto* ** estu*o. Enquant* *eirce exis*e para o conceito de *emiót*ca *a*s
</line>
<line>
gener*l**ada, tanto *erbal com* não-verbal, *aussure adentra como pai da s*miolo*ia,
</line>
<line>
estuda**o o pro*es*o e significação ap*nas a* reco*hecer os efei*os * partir da perspec*iva da
</line>
<line>
linguístic*, *anto falada como es*rita, ou s*ja, a li*guagem so*ente verbal (San*aella, 2002;
</line>
<line>
Pign**ari, 2004).
</line>
<line>
Emeri* (2016) *i**ute, *o* b**e na* pal***as de Barros (1990), * existência do texto
</line>
<line>
em d**s perspectivas: *bjeto de sign*ficação e *bjeto d* comunicaçã*, sendo a primeira com
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão à
</line>
<line>
estrutur* *extual, à medida que a se*unda denota aspectos do c*nte**o em que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho se encontr* inserido. Adentrando es*ecificamente n* sem*ótica a*ordada no âmago
</line>
<line>
*e**e trabalho, A*girdas Julien Greima*, cerca de 1960, revoluciona os estudos semióticos *o
</line>
<line>
*razer à tona a no*ão de semióti** n*rr*tiva, ** também, discursiva, co*ti*uando a corrente
</line>
<line>
teórica d* Saus*ure (SILVA, 20*0).
</line>
<line>
Tendo *o*o princípio a busca pela compr*en*ão do desenvo*vi*e*to dos dis*ositivos
</line>
</par><par>
<line>
de s**nific**o* dentro dos te*tos, considerando três pe*s*ect*vas de **unciado (o sujeito,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
enunciador, * a pe*soa qu* rece*e o dis**r*o, o
</line>
<line>
enunciatário), parte-se da
</line>
<line>
noção que u*a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina P*, v. *9, n. 6, art. 4, *. 7*-89, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. P. Sil*a, I. J. M. Dantas, R. B. Cordei*o
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
****rlocuçã* é composta po* ess*s
</line>
<line>
p*ntos, as especificida*es
</line>
<line>
téc**cas desta teoria serão
</line>
</par><par>
<line>
melho*es exploradas no tópico d* *etodol*gia.
</line>
<line>
Ind* *l*m, *aivano (1998, p. *90, tradu*ão nos*a) *ef*n*e o uso da* *eorias
</line>
<line>
semióti*as *os estud*s das cores à medida que o méto*o co*segue *o*ne*er uma base teóri*a-
</line>
<line>
*etodológi*a de análise e **reciaç*o para to*** as dimensões *e **rce**ão d*s elementos
</line>
<line>
crom*ti*os, sendo est*s o viés psicol*gico, fisiológico e físico, **is a cor, *n*uan*o s*gno,
</line>
</par><par>
<line>
depende de diversos fato*es, especialmente
</line>
<line>
do contexto em *u* foi aloca*a. O autor
</line>
</par><par>
<line>
su*racitado aind* conclui exp**cando que a cor "p*de funcionar com* um *igno *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno físico, como um m*c*nismo para o fisiológico ou como
</line>
<line>
uma as*ociaç*o para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fenôme*o
</line>
<line>
**icológico". Ass*m,
</line>
<line>
e*xerga-** q*e a cor qua*do aplic*da em ambie*tes
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
u**liz*d* na narrativa *e um *on*o pode interagir co* *s personagens, afe*ando sua naturez* e
</line>
<line>
sua históri*.
</line>
<line>
2.4 O con*o
</line>
<line>
P*blicado ori*inal*ente pela New Eng*an* Magazine em janeiro de 1892 e *scrito *or
</line>
<line>
Charlotte Perkins Gilman, O Papel de Parede *ma*el*, visto na época como um grande conto
</line>
</par><par>
<line>
de horro* nos moldes *e Edgar **lan Poe (Melo, 2018:50), também *on*iderado até ho*e *
</line>
<line>
como *m d*s primeir*s e mais *mportantes t*x*os da cham**a lit*ratura fem*nista.
</line>
<line>
Gilm*n *oi uma *as p*incipais repres*ntantes do *ovimento fe*ini*ta nos Estados
</line>
<line>
Unidos em sua época, segund* San*ana (2018) e Ferreira (2019). Sua obra conta com te*tos
</line>
<line>
de não-*i*ção, como *o*en and ec*nomics (1898) e *exto liter**ios, como * f*moso *omance
</line>
</par><par>
<line>
utópi*o Herland (191*) e divers*s
</line>
<line>
contos, dentre eles O papel
</line>
<line>
*e parede amarelo. O *ext*
</line>
</par><par>
<line>
re*rata com maestria os *ostume* e
</line>
<line>
p*ns*me*tos da sociedade burguesa es*a*un*dense
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*inal do século XIX, tece*do u*a fo*t* crítica aos p*pé*s de gêne*o impos**s em sua é*o*a.
</line>
<line>
O conto é na*rado em primeira pess**, sob a perspe*tiva de uma mul*er, cuj* nom*
</line>
<line>
não é citado, que sofre de um* d*ença t*mbé* não especific*da, t*atada na hist*ria co** um
</line>
<line>
p*o***ma de *erv*s. *eu ma*ido, John, é médico e *essal*a por diversas vezes a importância
</line>
<line>
de levar a *ério * tr*tamento da espo*a. O trat*mento, q*e co*si*te em um isolamento s*cial
</line>
<line>
c*m repouso absoluto e uma dieta específi*a, faz com que o casal se mude para *ma ma**ão
</line>
</par><par>
<line>
colonial em um lugar afastad*, onde terão mais sossego. A ela, é reservado um quarto
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
andar de cima.
</line>
</par><par>
</page><line>
A *arrad*ra é *riva** de *uai**uer ativ*dades que * estimulem intelectualmente.
</line>
<line>
Reservada exclusivamente *os próprios p**same*tos, ela demons*ra por diversas vezes a sua
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi**, v. 19, n.6, art. 4, *. 72-89, *un. 202* *ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Loucura em Am*relo: Uma Análise da cor na Cons***ção Literár** em o Papel de Parede Amarel*
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
frust*ação dia*te *a própria incapacidade *e realizar
</line>
<line>
ações que lhe eram tão b*sicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*riqu**ras, chegando se *onsiderar um fardo a
</line>
<line>
na vida do ma*ido. Seu atu*l quarto, que
</line>
</par><par>
<line>
aparen*emente havia pe*te**ido crianças, e*a revestido por um pap*l de a
</line>
<line>
p*rede *marel*,
</line>
</par><par>
<line>
muito sujo e desgastado *e*o tempo. Desde o princí*io, a personagem demonstra int*re*se
</line>
<line>
naquele a*biente * naquela decoração. O *ap** de parede * in*tiga, ora ca*sando *ascínio, ora
</line>
<line>
causando repu*s*. O c*nvívi* da *rotagonist* com o quarto e com o **pel *e *arede se to*na
</line>
</par><par>
<line>
t*o intenso, gr*ças ao seu isolamento,
</line>
<line>
*ue o*servar as for*as e os *e*enhos nas paredes se
</line>
</par><par>
<line>
t*rna *arte da sua rotina.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de af*rmar *cr*ditar na *mportância
</line>
<line>
*o tratamento p*op*sto *or John,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
na*ra*o*a do c*nto começa a se sentir cada ve* ma*s su*ocad* p*lo ambi*nte. Com sua a*enta
</line>
<line>
obse*vação, el* p*rcebe movi**ntos nos desen*os do papel de pared*, e passa a en*erg**
</line>
<line>
uma mulher ali. Uma figura *eminina **e some e de*o*s r*aparec*, i*ter*erindo no padrã* do
</line>
<line>
papel de parede e se rastejando por e*e, co*o se tentasse se libert**.
</line>
<line>
*o co*to, Gi*man utiliza tan*o *s a*itudes de John e o isolamento da protagonista
</line>
</par><par>
<line>
*u*nto rastejar da mulher pres* no papel de p*rede *mar*lo para ressaltar as ques*ões de *
</line>
</par><par>
<line>
gêne*o
</line>
<line>
que já e*am deb*tidas pelo *ovi**nto f*minist* d* ép*c*, como a*irma *na Pa*la
</line>
</par><par>
<line>
Branco de Melo em seu **tigo "M*l*eres, loucura * escrita *o século XIX: *m estudo so*re a
</line>
<line>
obra O papel de parede a*arelo d* Cha*lotte Pe*kins G*lm*n (1892)". Des*a forma, é possív*l
</line>
</par><par>
<line>
compreender import*ncia *ada a \O a
</line>
<line>
*apel de parede a*arelo\ no campo
</line>
<line>
dos estudo*
</line>
</par><par>
<line>
literá**os e t*mbé*
</line>
<line>
nos estudos femi**stas, visto que
</line>
<line>
o subtexto do con*o apre*e*ta as
</line>
</par><par>
<line>
insatisfações das **lheres em mei* ao patriarcalismo do século XIX, narrado pe*o ponto de
</line>
<line>
v**ta de uma mulhe* qu* *ofria tais opres*ões na socieda*e *m q*e e** vi*ia (ME*O, 20*8, p.
</line>
<line>
5*).
</line>
<line>
3 METOD*LOGI*
</line>
<line>
* pesquisa *e *ra*a de um estudo d* ca*o, po*s objetiva a a*reciação de um único
</line>
<line>
obje*o de maneira *profu*dada. Nesse s*n*ido, com *oco na observação * a*álise do conto \O
</line>
</par><par>
<line>
Pape* d* Parede *marelo\, da *utora Cha*lott* *erk*ns *ilm*n.
</line>
<line>
**ndo em mente os
</line>
</par><par>
</page><line>
pro*lemas com traduçã*, a corrente pe*quisa s*guirá as ju**ificativas de seleção de e*ição *o
</line>
<line>
mes*o cont* traz*das na monografia d* B*una Oliveira **um (2019, p. 6), "d*ss* forma, por
</line>
<line>
con*ide*a* a tr**ução m*is fiel ao contexto do conto, opta*os por analis*-lo a pa*t*r *a edição
</line>
<line>
dispon*bil**ad* pela LeLivros e traduzida por Jo*é Manuel Lopes".
</line>
<line>
Co* relação aos mei** de aná*ise estabel*ci*os, foram utili*adas *s noçõe* firmadas
</line>
<line>
pela se*ió*ica discursiv* de Gr**mas, *eguindo *quela ins*aura** por *arthes (2006), em q*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 19, n. 6, a*t. 4, p. 72-89, jun. 2022 www4.fsanet.c*m.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. P. *ilva, I. J. M. Da*tas, *. B. Cordeiro
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
o autor expl*cita ser necessár*o empreg*r o pri*cí**o da pertinência. *ss**, uma d*s formas
</line>
<line>
de se a**lisar obras é *ustamente decompond* suas p*rtes. A se*iótica é o me*hor meio,
</line>
<line>
n*sse conte*to, para se ex*cuta* es*a aná*ise.
</line>
<line>
3.1 M*tod* *e an*l*se *m Semióti*a Di*cursiva
</line>
<line>
Como *encionado anteriormente de forma breve, *o tóp*co de revisão bibliográfica, a
</line>
<line>
*emi***ca discursiv* é utilizada na compreensão dos mecanismos do discurso, isto *, como se
</line>
</par><par>
<line>
conf*gura* as na*r*ti*as no que tange * sua constr*ção de **ntido *o text* e per*urso o
</line>
<line>
desenvolvido a esse *roce*so de ger**ão de significados. Te*do em *ente a linh* te*rica da
</line>
<line>
semiótica dis*ursiva, a anál*se a*ui de*envolvida seguir* o* parâmetros principa*s des*a teoria
</line>
<line>
(FIO*IN, 2013; EMERI*, *016). Denominado de Percurs* *era*ivo de Sent*do, o* métodos
</line>
<line>
*ubsidiado* pela semiótic* d*scursi*a e*globam níveis *e co*pr*e*sã* e produção *e sentido
</line>
<line>
*en*ro d*s ling*ag*n* textuais e narrativas (GOMES; BARROS, 2*19).
</line>
<line>
** obj*t* da significação, *ubdivide-*e em trê* níveis, do mais simples, o discursivo,
</line>
</par><par>
<line>
passand*
</line>
<line>
pelo intermediári*,
</line>
<line>
nível narrativo e, *or
</line>
<line>
fim, o mai* c*mpl*x* dentre todos os
</line>
</par><par>
<line>
**vei* de *bse*vação e análi*e, o
</line>
<line>
n*vel fun**mental. * *e*envolvimento narrativo de um
</line>
</par><par>
<line>
discurso segue tomand* *orma a
</line>
<line>
part*r de u*a discu*são específic* de tópico*. Em *íve*
</line>
</par><par>
<line>
*iscursi*o, é
</line>
<line>
anali**da relação dos a
</line>
<line>
sujeitos com *spaço, e com o tempo, *dentificando o
</line>
</par><par>
<line>
traç*s do *r*cesso de *nunciação observado por Grei**s, *sto é, a*guém **e diz algo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
algu*m que recebe (DAR**, *01*; DIAS, 20*6). B*tista, *artins e Arraz*la (20**, p. 229)
</line>
<line>
exp*essam que se de*e "mo**rar *s *ema* presentes no texto, assim como as f*gur*s q*e d*o
</line>
<line>
concr**u** a*s elementos abst*atos dos níveis m*i* **o*u*dos do t*xto". Nes*e cenário, a cor
</line>
<line>
será *nalisada com *el*ção ao contexto em que se insere.
</line>
</par><par>
<line>
E* nível narrativo, obs*rva-se o
</line>
<line>
process* d* es*ado
</line>
<line>
do sujeit* que o leva às suas
</line>
</par><par>
<line>
a*ões. Toma par*ido em *ma sequên**a de quatro est*g*os: ma*ipu*ação, momen** e*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
um sujei*o do discur*o ag* s*br* o outro; co**etênci*, relacio*ad* ao fato de que * sujeito *
</line>
</par><par>
<line>
dot*do d* um poder-*azer ou saber-fazer aquil* que foi
</line>
<line>
man*pulado; perfo*ma*ce, exat*
</line>
</par><par>
<line>
momento em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*e acon*ece o
</line>
<line>
p*oc*ss* de man*pulação, **ansicio*ando-o; e a san*ão,
</line>
</par><par>
<line>
quando a manipulação * en*im efeti*ada e a*alisa*a at*avés dos p*nto* de vistas d*s su*eito*
</line>
</par><par>
<line>
e*vol*i**s.
</line>
<line>
S*rá an*l**ado *omo a cor é **vo*vida nesse entremei* (D*RIZ, 2015; **AS,
</line>
</par><par>
<line>
201*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 19, n.6, art. 4, p. *2-89, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ouc**a em Amarelo: Uma Análise da cor na Con*tr**ão Literária em * Papel *e Parede *marelo
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
Ai*da nesse mesmo tópico, em n**e* fundamen*al, subtraem-s* as partes semâ*ticas
</line>
<line>
*ue compõem o discurs*, identi*i*and* também as oposições, a pa*tir *isso, *lassifi*ando *s
</line>
<line>
va*ores *ue carregam os si*nificados do t*xto, s*jam estes pos*t*vos, *ostos como at*ae*tes ou
</line>
<line>
eufórico* ou os n**a**vos, trazidos como r*pulsivos ou disfó*icos. *a aná*ise, isso será
</line>
</par><par>
<line>
aplicado *trav*s
</line>
<line>
da maneira em que a cor *ria oposição e é u*a*a como obje*ivo *e
</line>
</par><par>
<line>
dese*pen*o enunci*ção posit*vo-negativo na obr* (DARIZ, 2015; DIAS, 2016).
</line>
<line>
4 DI*CUSS*ES E RESULTADOS
</line>
<line>
4.* Análise do nível dis*ursivo
</line>
<line>
Quan*o *e fala d* sint*xe no nív*l disc*rsivo, como ta*bém foi *roposto *a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
de Bati*ta, Ma*tins e *rrazola (2017, p. 22*), deve-se
</line>
<line>
levar e* *onsideração a pes*oa,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
espaço e o tempo, ana*isan*o a p*esença de marcas da enunciação no enunciado. Já na
</line>
<line>
semântica do nív*l discu*sivo, ser*o *ostrados os temas discu*id*s no tex*o.
</line>
<line>
4.1.1 Si*taxe d* n*vel dis**rsivo
</line>
<line>
Pessoa: * cor amare*a, *ue desde * primeiro mome*to atrai a atenção da pr**ag*ni*ta do
</line>
</par><par>
<line>
conto. Des**ita por ela com* repuls*va s*ja, a cor * responsável por provoca* as m*is e
</line>
<line>
d*v*rsas *e*çõ*s na personagem.
</line>
</par><par>
<line>
*ugar: Estados Unidos da Am**ic*, Charlott* Perki*s Gi*man não especi*icou a *egião,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*sta*o ou a *idade onde o *on*o se passa. *pe*ar disso, * narrati*a é cen*rad* numa mansão
</line>
<line>
*olo*ial, u* l*gar tranquilo, silencioso e afa*tado da cidade, com ênf*se e* apenas um dos
</line>
<line>
q*artos que é adornado por um *ap*l de parede amarelo.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Te*po: Publicado e ambi*ntado no século XI*, o *onto demonst*a a *ealidade da s*ci*dade
</line>
<line>
burgues* n*rt*-ame*i**na *a época, *pres*ntando seus costumes, ideias e *ue*tões como *
</line>
<line>
vi*ão médica.
</line>
</par><par>
<line>
4.1.2 Semân***a ** níve* d*scursi*o
</line>
<line>
D*verso* tema* são trabalha**s n* co**o d* Charlotte Pe*kins *il*an. Den*re eles,
</line>
<line>
destaca-se a c*ndição fe*inina, aqui res*ringida à realida*e burgue*a es*adu*idense do século
</line>
</par><par>
<line>
XIX, como comentam Gia*vechio, Borges e Carrijo (2019, p. 20*), ao ex*o* que
</line>
<line>
"Fica
</line>
</par><par>
</page><line>
evi*ente co*o é des*asta*te e cansat**o escrever com uma opo*ição constant*, ainda qu* esta
</line>
<line>
escrita seja f*ita de forma "dissimulada" - com* estraté*i* -, m*s ainda ass*m nã* se vê *ivre
</line>
<line>
de julg*mentos e r*t*liações".
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. *, art. 4, p. *2-89, jun. 2022 www*.fsane*.co*.b*/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. *. *ilva, I. J. M. Dantas, *. B. Cordeiro
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
Al*m disso, *ambém se *d**tificou como uma das prin*ipais temáticas presen*es no
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*, a loucura, que é supostamente desenvolvida pela
</line>
<line>
personag*m. *endo uma
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
si*bol*gias e*p*st*s por Pa*toureau
</line>
<line>
para a cor amare*a, o
</line>
<line>
a*arel* *ode
</line>
<line>
ser fac*lmen*e
</line>
</par><par>
<line>
ca*ego*izado como um d*s catalisadores da *o*cura em "O papel de parede ama*elo", o que se
</line>
<line>
p*de perce*e* *o long* de to*a a narrativa.
</line>
<line>
É inte*essa**e observ** *ambém como a*bas *s temáticas *e entrelaçam. A cond*ção
</line>
<line>
da protagonista é agr*vada não apenas pel* s*a saúde mental, mas pela su* posição subalt*rna
</line>
</par><par>
<line>
n* soc*edade p*triarcal em que
</line>
<line>
*ive e que é destacada na nar**t*v*, j* que Gilman c*nstr**
</line>
</par><par>
<line>
*ma pr*tagonis*a que é i*pedid* até m*smo d* e*cre*er p*r parte do seu marido, algo que era
</line>
</par><par>
<line>
fu**amental em sua vida, como d** Cristina Vianna Moreira dos Santos.
</line>
<line>
"Pensando
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
estratégi*s *e in*trumentalização e controle, o *sposo, que de*esta *ue ela *sc**va, insi*te para
</line>
<line>
q*e el* não *e entregue * de*aneios, deprec**ndo seu poder im*ginativo e sua capacidade de
</line>
<line>
pro*uzir hist*rias" (SANTOS, 2018, p. 260).
</line>
</par><par>
<line>
O*serv*n** *ssas relações entr* as vivên*ias femi*inas
</line>
<line>
do sé*ul* XIX e o pa*el de
</line>
</par><par>
<line>
*arede amarelo e*quanto catalisador da l*ucura *a prota*on*st*, perce*emos
</line>
<line>
*ão
</line>
<line>
ape*as
</line>
</par><par>
<line>
elementos
</line>
<line>
que *ontribuem *a*a o aumento da quali**de literária da obra, mas também uma
</line>
</par><par>
<line>
de**caç*o
</line>
<line>
por parte *a a**ora em
</line>
<line>
retrat*r
</line>
<line>
as dif**uldades presentes nas viv*n**as de
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
p*rsonagem, *m diálogo c*m *ituações reais e comuns em sua época.
</line>
<line>
4.2 *nálise do nível narrativ*
</line>
<line>
Busc*u-se comp***nder *s processos de encadeamento *e acon*ecimentos nos quais
</line>
<line>
tramitam os per*onagens envolvidos n* texto.
</line>
<line>
4.2.* *anipulação
</line>
</par><par>
<line>
A cor-pig*ento amare*a d* papel de parede assume
</line>
<line>
uma perspectiv* p**mordial
</line>
</par><par>
<line>
*nquant* m**ipu*ar dentro d* disc*rso, à medida que leva a protag*nista
</line>
<line>
em *m e**ad*
</line>
</par><par>
<line>
cícli*o de /consternação/, fazendo-a d*senvolver **a i*quietud* torturante. "A c*r já
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
m*do*ha o basta*t*, duvidosa * b*s*ante e enfu*ecedora o bastante" (GIL**N, 20*0, p. 43).
</line>
<line>
Ao se encontrar dia*te *e um lugar s** s*ída, **m*reen*e qu* ficar* p*esa por uma relativa
</line>
</par><par>
<line>
qu*ntidade de *ias, *e*envolven*o,
</line>
<line>
des*a maneira, a n*ção de /exc*tação/, afina*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rsonagem constata ser o úni*o artefa** disponível no *m*iente para ser analisa*o.
</line>
</par><par>
<line>
A perso**gem é
</line>
<line>
levada a ac*editar que a cor amarela do papel de *arede lhe
</line>
<line>
*ausa
</line>
</par><par>
</page><line>
f**tasias. I*dicand* que s* s**te cansada, pregu*çosa, *rac*, ass*m como inúme*a* s*nsações
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. **, n.*, art. 4, p. 72-89, jun. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Louc*ra em Amare*o: Um* Análise da cor n* C*nst**çã* L*terár*a em o Papel de Parede Amare*o
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
negativas que a manipulam a *gir so*re o assun*o, * *e*en*o*v*r algum tipo de competên**a
</line>
</par><par>
<line>
pa*a com o
</line>
<line>
*ue está o*orrendo en*re a cor *aquel* papel de pared* e sua cognição e saúde
</line>
</par><par>
<line>
men*al, assim *omo el*cida Cayann (2018). "P*sso suportar *ste qu*r*o muit* mel*** do que
</line>
<line>
um bebê" (G*LMAN, 2020, p. 3*).
</line>
<line>
4.2.2 Compet*ncia
</line>
<line>
Curiosa, a prota*onista d*minada p*r um saber-fazer, an*lisa cuidadosamente ca*a
</line>
</par><par>
<line>
as*ecto do papel *e par*de amarel*, to*ad* pe*a perspectiva do objeto de v*lor
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
/e*citação/, ob*ervando *ua mutabili*ade através *a luminosidade que o pa*sar do dia
</line>
</par><par>
<line>
acarr*ta, de*cobrindo q*e, enquanto ca*acter*stic*
</line>
<line>
não ineren** dos ob*etos, a
</line>
<line>
cor m*da
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
merc* da **z, ganha*do ou
</line>
<line>
per*endo
</line>
<line>
lumi*osidade, sendo a**im, evocando novas se**ações
</line>
</par><par>
<line>
no âmago do trilhar à loucu*a da p*rsonag*m. "Que ama*elo mai* es**anho o *esse papel!
</line>
<line>
Fa*-m* pe*sa* *m todas as coisas amar*la* que já vi *ão as bel*s, como os r*núnculos,
</line>
<line>
*as as velhas, repugnantes e vis" (GILMAN, 2020, *. 51-52).
</line>
<line>
A co* *eva a personagem, p*r s*a vez, a uma n*ção de po*er-faze*, uma a*ão
</line>
<line>
verdadeiram*nte **átic* que *en*ta os **nhecimentos iniciai* *e seu surto, buscando
</line>
<line>
de*cobrir o q*e são ** imag*ns que o **are*ado daquele artefato que a**rna o seu cômodo,
</line>
<line>
a*ém d*, a se*uir, *er tomada por uma súbita determinaç*o de arranc*-*o.
</line>
<line>
4.2.3 Perfor*ance
</line>
</par><par>
<line>
S** de*is** *e ação só ac*nte*e realmente quando *e *ê sem
</line>
<line>
saída da tortur*
</line>
</par><par>
<line>
*sic*lógi**, afeta*a
</line>
<line>
em um a*t* nível pelos objetos
</line>
<line>
de valo* *ue c*mpreendem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
/consternação/ e a /excit**ão/, *st* é, um es*ado d* o*se**ão; presa n* qu*rto *á long*s
</line>
<line>
s*manas, a pe*s*nagem *ecid* buscar as cois** que a colo*ação amare*ada do pape* de parede
</line>
</par><par>
<line>
lhe *voca, as *magens de mulh*re*,
</line>
<line>
que *endem a sair do papel.
</line>
<line>
"El* está terriv**mente
</line>
</par><par>
<line>
grudado, * * *adrão adora isso! To*as aquel*s
</line>
<line>
cabeças estr**guladas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*l *o* b*l bos os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
f*ngos ba*b*leant*s zom*am de mim!" GILMAN, 20*0, p. 6*-*7).
</line>
<line>
Tend* atingido seu *pice, a protagonista do conto d*cide cessar seus dias no *ôm*do
</line>
<line>
diante do papel de *arede am**elo, t**ando sua vida, *emonstra*do u*a proxi*idade alta co*
</line>
<line>
a co*junç** d*s objeto* de v*lor d* /consternação/ * /não excitação/, desenvolvend* um a*to
</line>
<line>
gr*u de rep*lsa à cor, levand*-a à loucur* compl*ta.
</line>
<line>
4.2.4 Sanç*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**si*a *I, v. 19, *. 6, art. 4, p. 72-*9, *un. 2*22 ww*4.fsanet.*o*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. P. Silva, I. J. M. Dantas, R. B. C*rdeiro
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
O cessar de sua vida, *m perform*n*e, tenta demonstr** a ne*ess*dade de um p*did*
</line>
<line>
de aju*a para com o seu ma*ido, como a tentativa de descobe*ta do que seriam aq*elas
</line>
<line>
mulheres dentro do papel de parede amarelo. ""F*nalm*nte con*egui sair", res*on*i, "apesar
</line>
<line>
de você e de *ane! E a*ranquei a maior parte d* *apel, *ntão você não va* poder me coloc*r *e
</line>
<line>
volta!"" (*ILMAN, 2020, p. 69).
</line>
<line>
A sa*ção *a cor dentro do con*o é o pon*o em que a protagonista sucumbe ao e*pectro
</line>
<line>
de lou***a potenci*liz*da pela visu*lização da luz amare*a** do pape* de par**e, enxerg*ndo
</line>
</par><par>
<line>
ilusõ*s vis**is d* mulheres
</line>
<line>
*ue **o evocadas pelo artef*to em *odo o ambiente. Ao tent*r
</line>
</par><par>
<line>
matar-s* e ating*r o p*ocedimento de falha, ** pe*soas ao seu redor, isto é, o seu marido e a
</line>
</par><par>
<line>
empregada da casa, consegue* visualizar o c*minho, a performance qu* a cor condu*iu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
protagonis*a a p*rc*rrer.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Anál*se do nível fundamental
</line>
</par><par>
<line>
Subdividido em plano s*mântico e sintático, o nível fundam**tal segue um qu**rad*
</line>
<line>
*em*ótico, i*to é, uma regra bás*ca *oloc**a p*r Fiorin (20*3, p. 23) cit**a na p*squ*s* d*
</line>
</par><par>
<line>
Bat*st*, Marti*s e *r*azola (*017, 222) onde delimita p.
</line>
<line>
que "dada um* categoria t*l que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
v*rsus b, podem *parecer a* seguintes relações: (1) afirma*ão *e a, negação de a, *fir*açã*
</line>
<line>
d* b; (2) **irmação *e b; *egação de *, afirma*ão de a". Se* desenvolvim*nto se ce*tra,
</line>
</par><par>
<line>
prin*i*almente, em de*imitar a intenc*onali**de dos term*s que co*põem discurso, sendo o
</line>
<line>
cate*o*i*ados co*o eufóric* ou disfórico.
</line>
<line>
4.3.1 Se**nt*ca do N*ve* f*ndamental
</line>
<line>
Tendo *ss* em men**, obse*vo*-se que o *exto O Papel *e Pa**de Amarelo coloca *
</line>
<line>
cor amarela d*ntro *os o**etos de valo* /conster*a*ão/ * /excitaç*o/, c*t*goriza*do-os
</line>
</par><par>
<line>
enq*anto an*ôni*os, simb*logias possíveis perceptíveis n* Qua*ro Ao negá-l*s,
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
1.
</line>
<line>
g*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
/n*o const*r*aç*o/ e o /n*o exci*ação/, contrários aos que o negam. Nesse sentido, quando se
</line>
<line>
tem a /*o*stern*ção/ junt* à /excitação/, *rilha-se * obsessão, ao ser instigante. À m**ida que,
</line>
<line>
*uando s* nega total***t* a /const*rnação/ cheg*-se à /ex*itação/, cujo re*ultado é o *razer.
</line>
<line>
Por sua vez, quan*o se nega a /*x*itação/, busca-se a /conster*ação/, cujo r*sult*do pela
</line>
<line>
percepção do suje*to é a *epu*sã*, o nojo. No entanto, quando se observa uma con*ergênci*
</line>
<line>
*nt*e as duas negaçõe*, a /não c*nsternaçã*/ e a /não *x*itação/, chega-se à me*anco*ia
</line>
<line>
(Figur* 1).
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, v. 19, n.6, a**. 4, p. 7*-89, *un. 2*22 www*.fsan*t.c*m.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Loucura em Amarelo: **a Análise da cor na Con*truçã* Lite*ária em o Pa**l de Pare*e Am*r**o
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - Qua*r* s**iótic* apli**do à *or n* texto O Papel de P*rede Amar*lo
</line>
</par><par>
<line>
Font*: E*aborad* pel*s autore*, 2*21.
</line>
<line>
O texto de **arlotte P*r*in* Gil*an apresenta duas relações a *a*ti* da *erspe*tiva do
</line>
<line>
e*eme*to cromático com * narrati*a. Primei*o, percebe-se u*a rel*çã* entre a protagon*sta e
</line>
</par><par>
<line>
o papel
</line>
<line>
de par**e
</line>
<line>
de *or amarela e, dentro dessa
</line>
<line>
di*âm**a, o ob*eto de valor /excitação/
</line>
</par><par>
<line>
de*ota **lor eufórico, à med*da que /consterna*ão/ se compreen*e enquanto *m elem*nto
</line>
<line>
di**órico.1
</line>
<line>
Ai*da, existe uma re*açã* do marido *édi** da p**tagonista para co* a cor do *ape*
</line>
</par><par>
<line>
de pared* que ad*r*a o quar** * *ue acontece ao *ontrári* da pr*t*gonist*. *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rforman*e desse personagem dentro da narrativa, a c*r do pap*l de*em**n*a um nível
</line>
<line>
eufórico *u*ndo em /consternação/, conforme /excitação/ demonstra um sentido disfóri*o.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*d* e* /conste**a*ão/ para o *ar*do,
</line>
<line>
*s *a*sagens apo*tam: "Imagino que John
</line>
</par><par>
<line>
nunca tenha ficado nervoso n* vida. El* r* tanto de mim por causa de*se papel de pa*ede!"
</line>
</par><par>
<line>
(**L*AN,
</line>
<line>
2020, p. 20). *m co*trapartida, q**ndo e* /e*citação/ para
</line>
<line>
o ma**d*, a*
</line>
</par><par>
<line>
pass*gens apontam: "Em ma*s de um* ocasião, ao en*rar *ubitame*te no qu*rto, sob os m*is
</line>
<line>
inoc*ntes pre*extos, e sem que ele se desse con*a de q*e eu o estava o*s**vando, *lagrei John
</line>
<line>
olha*do para o pape*!" (GILMAN, 2020, p. 46) e "Só me res*am d*is dias para arra*car *st*
</line>
</par><par>
<line>
papel, e
</line>
<line>
c*eio que John est* começand* a p*rce*er. Não gos*o d* ex*ressão em seu olhar."
</line>
</par><par>
<line>
(GIL*AN,
</line>
<line>
2*20,
</line>
<line>
p. 6*). Portan*o, *ustificam-se
</line>
<line>
os níveis de r*lação po* pe*cebe* n*
</line>
</par><par>
<line>
1 Vale a pena res*altar que *s termos "excit*ção" e "*onsternação", empreg*dos no quadro s*miótico, for*m
</line>
</par><par>
<line>
estab*lecidos pelos au*ores de*te ar*igo como *al*vras *ue
</line>
<line>
conseguem ***tetizar as r*laçõe* eufóri*as e
</line>
</par><par>
</page><line>
disfór*cas existentes no co*to. No *ntan**, nenhum do* dois *ermos aparece no conto d* Cha*lotte Per*i*s
</line>
<line>
Gilm*n.
</line>
<line>
Re*. F*A, T*resin* PI, v. 19, n. 6, art. 4, p. 72-*9, *un. 2022 www4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. A. P. Silva, I. J. M. Dan*as, R. *. Cordeiro
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
cons*rução n*rrativa o i*centivo d* figura do *arido para co* os efeitos negativos do pap*l
</line>
<line>
de pare*e a*arelo na saúd* mental da prot*gonista.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Assim, identifi*ou-se uma atribuição
</line>
<line>
dicot*mica da cor no conto menci*nado
</line>
</par><par>
<line>
anteriormente, inse*indo-a em dois p*r*metros de in*l**ncia: /consternação/ e /e*citação/,
</line>
<line>
*ategorizando es*e *lem**to tanto *m um *entido d*sfórico, quanto euf*rico, seja pel* vi*ão
</line>
<line>
d* *rot*g*n*s**, *omo pela do se* *arido. *l*m, as simbologi*s inere*tes à *or amarela*a *o
</line>
<line>
p**e* de parede *esempenh*r*m *m esq*ema p*im*rdial *a const*ução ** enr*do que guia a
</line>
</par><par>
<line>
histó**a *a p**tagonista d* su* fas* *re**cial, passando p*las
</line>
<line>
descober*a* e o*serv*çã* do
</line>
</par><par>
<line>
a*biente ao surto *m seu *stado *á*i*o d* loucura.
</line>
</par><par>
<line>
De a*ordo
</line>
<line>
com esses resultados, po*e-se *oncluir que a c*r tem *otencial de
</line>
</par><par>
<line>
desempenhar
</line>
<line>
papéis *ecisó*ios na na*ra*iva de um conto literár*o, p*dendo ter suas
</line>
</par><par>
<line>
simbo*ogias influe*ciando todo o construt* do enre*o * das inter-relações q*e
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*e* entr* os personagen*, seus ig**is e o* am*ientes.
</line>
</par><par>
<line>
Ac*ed*ta-se *u* tam*ém *
</line>
<line>
válido desenvo*v*r e**a mesma a**lis*
</line>
<line>
*elas teorias
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
outros s*mi**icista* semió*ogos. V*le a pena ainda ressaltar que a cor delimitou aspectos e
</line>
</par><par>
<line>
impo*ta*tes
</line>
<line>
***a a nar*ativa, contudo não s*n** a úni*a, *o*preend*ndo *ma valio*a
</line>
</par><par>
<line>
consonância com demais *l*m*nt*s e princíp*os do design, como come**ado *e*a pró*ria
</line>
</par><par>
<line>
p*otagon*sta no *onto. As contribuições des*a *esquis* se re*acionam co* as á*eas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
li*guística, teo*ia * prá*ica da cor * semiót*ca.
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊNCIAS
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de
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</par><page>
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<line>
A Loucura *m Amare*o: **a Análi*e da cor na Con***uç*o L*terária em o Pa*el d* Pa*ede Amarelo
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, C. *. P. As cores e as formas *os cheiros: as c*rr*spondênci*s entre os sen*idos da
</line>
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</line>
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*esign e Arquitetura) - Universi*ade *e S*o Paulo, USP, *rasil.
</line>
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<line>
SILVA, F. A. Q. A
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pr*posta epistemológ*ca de A. J. Greimas a parti* da relação entre
</line>
</par><par>
<line>
leitu*a e * est*utura profunda da signific*ção. 2010. 109 f. Monografia (Bac*arelado em
</line>
<line>
Comun**ação Social) - Fac***ade de Comunicação, Universidade de B*asília. Brasília, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referencia* este Artigo, conf*rme ABNT:
</line>
<line>
SIL*A, C. *. P; DA*TAS, I. J. M; CORDE*RO, R. B. A Loucura em Ama*elo: Uma Anális* *a cor
</line>
<line>
n* C**strução Lite**r*a e* * Papel de Parede Am*relo. Rev. FSA, Teres*n*, v.19, *. 6, ar*. 4, *. 72-
</line>
<line>
89, * un. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuiçã* d*s Aut*re*
</line>
<line>
C. A. P. *ilva
</line>
<line>
I. J. M. D*ntas
</line>
<line>
R. B. Cord*iro
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*ção e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e in*erpret*ção dos dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*a*oração do rascu*ho ou *a revisão crítica do conteú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação *a aprovação da ver*ão fina* do manus****o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Tere*ina PI, v. *9, n. 6, art. 4, p. 72-*9, jun. 2022
</line>
<line>
www4.f*an*t.*om.br/r*vist*
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)