Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica com Recurso do Material de Cuisenaire / Diagnosis and Psychopedagogical Intervention with the Resource of Cuisenaire's Material

Anderson Oramisio Santos, Guilherme Saramago de Oliveira, Viviane Geamonond Melo

Resumo


 

O objetivo desta pesquisa vislumbra a investigação da utilização do material manipulativo de Cuisenaire  durante a  avaliação diagnóstica e interventiva em crianças com predisposição à Discalculia, a potencializar,  estimular e aprender os conceitos matemáticos. O Material Cuisenaire é feito originalmente de madeira ou de plástico, é composto por um conjunto de barras com medidas de comprimento e cores diferentes, com a forma de prismas retangulares (paralelepípedos), sendo um centímetro quadrado a medida da área das faces menores, podendo simbolizar, cada barra, um dos números naturais até dez. Nesse contexto, uma pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de um estudo bibliográfico, apoiado em teóricos embrenhados no tema. A coleta de dados à luz dos referenciais da psicopedagogia e da Educação Matemática aponta diretamente e indiretamente que a  utilização do material manipulativo de Cuisenaire pode ser utilizado para diversas funções, o que também irá incidir sobre o diagnóstico, intervenções e devolutivas em face ao grau de comprometimento, faixa etária e as particularidades da criança com predisposição à Discalculia do Desenvolvimento.

 

 

Palavras-chave: Discalculia. Barras  de Cuisenaire. Material Manipulativo. Diagnóstico. Psicopedagogia.

 

 

ABSTRACT

 

The aim of this research is to investigate the use of Cuisenaire's manipulative material during diagnostic and interventional assessment in children with a predisposition to Dyscalculia, to enhance, stimulate and learn mathematical concepts. The Cuisenaire Material is originally made of wood or plastic, it is composed of a set of bars with different lengths and colors, in the form of rectangular prisms (cobblestones), with a square centimeter measuring the area of the smaller faces, each bar symbolize one of the natural numbers up to ten. In this context, a qualitative research was conducted through a bibliographic study, supported by theorists involved in the theme. Data collection in the light of psychopedagogy and mathematics education references directly and indirectly point out that the use of Cuisenaire's manipulative material can be used for various functions, which will also affect diagnosis, interventions and feedback in the face of the degree of impairment, age group and the particularities of the child with a predisposition to Developmental Dyscalculia.

 

 

Keywords: Dyscalculia. Cuisenaire Bars. Manipulative Material. Diagnosis. Psychopedagogy.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.6.7

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