<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 7, p. 126-141, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Di*gnóstico e Intervenção Psicope*a*ógica com *ec*rso do **terial de Cuis**aire
</line>
<line>
Diagno*is and Psych*peda*o*ical Inte*vention with **e Res*urce of Cu*sen*ire's M*t*rial
</line>
</par><par>
<line>
An*erson Oramisio Sant*s
</line>
<line>
D*utor em Educaçã* **la Univer*idade Federal d* Uberlând*a
</line>
<line>
oramisio@h*tmail.com
</line>
<line>
Guilhe*me *aramago de Oliv*ira
</line>
<line>
Douto* em *ducação **la Univ*rs*dade Federa* d* *berlând*a
</line>
<line>
Professor Asso*i*do da Univ*rsidade Fed*ral de Uberlândia
</line>
<line>
*sol*veira@ufu.br
</line>
<line>
V*via*e G*amon*nd Melo
</line>
<line>
Ba*ha*e*ado em Ped*gog*a pela Unipac
</line>
<line>
v*vianegeamelo@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
D*agnóstico e Intervenção Psi*opeda*ógi*a com Recurso do Material d* Cuisenair*
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo desta pesquisa vislumb*a a invest**ação da utilização do materia* m**ip*lativo d*
</line>
</par><par>
<line>
*uis*na*r* *urante a a*aliaç*o diagnó*tica e inter*e*tiva
</line>
<line>
em *rianças
</line>
<line>
com predisposiç*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
D*scalculia, a *otencializar, e*t**u*a* * aprender os c*nceitos matemáti*os. * Mate*ial
</line>
</par><par>
<line>
Cuis*naire é
</line>
<line>
fe*to orig*nalmente de madeira ou de plástico, é co**osto por um conj*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
barras com medidas *e *omprime*to e cores *i*e*entes, com a forma de prismas re*angular*s
</line>
</par><par>
<line>
(*aralelepípedos), sen*o
</line>
<line>
um cen*í*etro
</line>
<line>
quadrado a medida da *rea *as faces me*or*s,
</line>
</par><par>
<line>
podendo s*mbolizar, c*da barr*, u* do* *úme*o*
</line>
<line>
n**urais a*é de*. N**se c*nte*t*, uma
</line>
</par><par>
<line>
p*squi*a qualitat*v* *oi cond*zida p*r meio d* *m *studo bibl*ográfico, apoiado em teór*cos
</line>
<line>
embrenhados no tema. A coleta de *ados à luz dos referenciais *a psicopedagogia e da
</line>
<line>
Educação Ma*emáti*a aponta diretamente * indireta*ent* que a u*i*izaç*o do material
</line>
<line>
manipula**vo d* Cuisenair* pode ser util*zado para diversas funções, o que també* *rá incidir
</line>
</par><par>
<line>
sobre d*agnóstico, interven*ões e d*volutivas em face *o o
</line>
<line>
grau de comprometimento, fa*xa
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
diagnostic and i*terventi*nal assessment ch*ldr*n **th a predisposi*ion to *yscalcul*a, to in
</line>
<line>
e*hance, stimulate and le*rn *a*hem*tical con*epts. The Cuisena*re *ater*al is origin*ll*
</line>
<line>
made *f wood or *la*tic, it is compos** of a set o* *ars with diffe*e*t lengths a*d co*or*, *n
</line>
<line>
the form of rect*n*ular prisms (cobblestone*), with a squar* centimeter m*asuring *he area of
</line>
<line>
t*e s*all*r face*, each bar symb*lize o*e of the natural num*ers u* to *en. I* this contex*, a
</line>
</par><par>
<line>
quali*ativ* r*search was
</line>
<line>
c*n*uc*e* thro*gh biblio*raphic st*dy, supp*rted by th*orists a
</line>
</par><par>
<line>
involved in th* theme. Data *ollecti*n in the light of
</line>
<line>
psycho**dagogy and m*themati*s
</line>
</par><par>
<line>
education references directly an* indirectl* point **t t*at the use of Cu*senair*'* *anipu*ative
</line>
<line>
ma*erial can be used f*r var*o*s funct*o*s, w*ich *ill a*s* affect diagnosis, intervention* and
</line>
<line>
feedback i* *he face of the deg*ee of impair*ent, *ge gro** a*d the parti*ularitie* of the child
</line>
<line>
wit* a p*edisposition to Developm*nta* Dyscal*ulia.
</line>
</par><par>
<line>
Keywor*s: Dyscalcu**a.
</line>
<line>
Cuise*aire
</line>
<line>
Bar*.
</line>
<line>
Manip*lative
</line>
<line>
Material.
</line>
<line>
Diagnosis.
</line>
</par><par>
<line>
Psy*hoped**ogy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin* P*, *. *9, *. 6, *rt. 7, p. *2*-141, ju*. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. *antos, G. S. Oliveira, V. G. Melo
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TR*DU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O termo Discalculia é usad* frequentem*nte para referir-se às *n*bi*ida*es de execu*ar
</line>
<line>
*per*ç**s matemáticas. * u*a dificuldade no pro*esso de aprendizage* do *á*culo e q*e se
</line>
<line>
*bserva, ge**lm*n*e, expressa *m *ndivíduos que apr*sen*** **ficuld*de para a realização da*
</line>
<line>
operações matemáticas e possíveis fa**as no racio**n*o lógic*-matemát*co.
</line>
<line>
*s ca*s** psico*e*rológi**s devem ser *iagnosticadas e trat*das por mei* *e e*a*es
</line>
</par><par>
<line>
e*pecíficos e deve s*r feito um
</line>
<line>
*comp*nhamento co* *iversos pro*issionais, e*tre eles
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*icó*og*, o *si*uiatra, o pediat** e * psicopedagog*, q** ajudar*o nes*e pr*cesso. S* for
</line>
</par><par>
<line>
c**s*atado que n** exist* *enhum comprometime*to neur*ló*ico com cr*ança, então a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
po*sível ente*dermos que a *i*ca*cul*a é uma di*icul*ade presente **c* * fatore* internos,
</line>
<line>
externo*, emoci*nai*, inadequaç*o didá*i*a e **dagó*ica.
</line>
<line>
Nos estudos, Garci* (199*, p. 200) apresent* q*e a D*scal**lia do Dese*volvi**nto,
</line>
</par><par>
<line>
i**cialmen*e *oi *e*ominada, em 1924, por s*ndrome de Gerstm**n. *omen*e e* 197*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tudioso Dr. L*di*la* Kosc d*scr***u esse tr*nstorno qu* cau*a dificuldade na aprendizagem
</line>
<line>
em Matemática. A *arti* daí outros estudos envolven*o a Discalculia do Des*nvolvimento
</line>
<line>
foram de*envolvi*os em diversos paí*es **mo Esta*o* Unido*, Inglat*rra, Alem*nh*, S*í*a e
</line>
<line>
Is*ael.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do G*r*ia (19*8, p.213), que cita Ko*c (1974, p.164), ref*rent* *
</line>
<line>
Disc**c*lia,
</line>
</par><par>
<line>
**e a cons*d*ra como *m
</line>
<line>
"transtorno e ou *is*úrb*o n*urol*gi*o, tendo sua origem em
</line>
</par><par>
<line>
desordens g*nét**a* ou congênitas1 *a*uelas par**s do cérebro que s*o um substra*o
</line>
<line>
anatômico-fis**lógico *e m*t*raçã* das hab*li*a*es mate*áticas". E, conseque*tement*, *ma
</line>
<line>
difi**ldad* de aprendi*a*em em Mat*mática oca*ionada pe*os *atores in*rentes à *isca*c*l*a,
</line>
</par><par>
<line>
que nec*ssitam de d*agnó*tico, intervenção psicopedag*gica e acomp*nh*men*o,
</line>
<line>
ca*o seja
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssári* por u*a equipe multidisciplinar.
</line>
</par><par>
<line>
A Disca*c*lia está regi*trada como trans*orno, T**nsto*no Específico d* Hab*lidad*
</line>
<line>
*m Aritmética pelo *ID-1* (Classi**cação Estat*stica Inte*nacional de Do*n*as e Problem*s
</line>
<line>
Re*a**onados c*m a Saúde), que é publ*cado pela O*gani*aç*o Mu*dial de Saúde (*MS). D*
</line>
</par><par>
<line>
*cor*o com a CID-10 (Cla*sifica*ão Es*atíst*c* *nternacional de Doenças
</line>
<line>
e Problemas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*nd**enden*e*ente da su*
</line>
<line>
ca*sa. Aquelas que são caracterizadas por deform**õ*s estrutu*a*s são *enominadas
</line>
</par><par>
<line>
de Malf*rmações ou An*mali*s *ong**i*as. São anormali**de* físicas p**s*nt*s *o moment* do n*s*ime*to.
</line>
</par><par>
<line>
P o * em o co r r *r
</line>
<line>
defe*tos no coração, nos olh*s, aparelho gas*rointes*inal, ossos e m*sculos, cé*ebro e es*inal
</line>
</par><par>
</page><line>
me**la, rins e vias ur*nár*as, estados *ntersexuais e al*erações cro*ossóm**as. Estas malformações resultam de
</line>
<line>
acidentes imprevis**eis q*e oc*rre* no processo de desenvolvime*to emb*ionário.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 7, *. 126-*41, *un. 2*22 w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Di**nóst*** e Inter*enção Psicop**ag*gica com Rec*rso do Mater*al de Cuisenair*
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
Relacionad*s
</line>
<line>
à Saúde),
</line>
<line>
ve*são 1.*c (entre as subc*tegorias *sso*iadas
</line>
<line>
aos tr*nstornos
</line>
</par><par>
<line>
e*pecíficos de de*envolvi*ent* das habilidades esc*lares,
</line>
<line>
e*tá * *ra*storno *sp*cífico
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
hab*lid*de em aritmética (F8*.*), assim a Discalculia - *ra*storno Específico da Ha*ilida*e
</line>
<line>
em Arit*ét*ca.
</line>
<line>
O transtorn* da *atemática "[...] é uma alteração na cap*cidad* par* a *eali**ção de
</line>
</par><par>
<line>
*p*ra*ões matemát**as abaixo do esperado *ar* a idade cronológica, n*v*l cognitivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
escolar**a*e. *ogo, o Manu** Diagn*stico e Estatí*ti*o de Tran*tornos Men*ais (D*S IV
</line>
</par><par>
<line>
2002) assegura que Discalculia é definida "como uma c*pa*idad* para a *e*lização *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*perações aritmét*cas ace**uadamente abaix* d* esper*da para a idad*
</line>
<line>
cronológi*a,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
int*ligênci* medida e a escolar*dad* d* in*ivíduo". Dess* f*rma, há in*erferência signific*tiva
</line>
<line>
no rendimento esco*ar *u em *ti*idades do c*tidiano q*e uti*izam as habilidades m*tem*ticas.
</line>
<line>
De acordo com *es*uisa em li*er*tura específica, não há uma *aixa e*ária definida para
</line>
<line>
o surgimento da *iscalculia do *e*en*olvimento. Para G*rc*a (1998, p.15*), a D*scalculia do
</line>
</par><par>
<line>
d*senv**v**ento pode ser percebida, mui*as vezes, em cria*ças já
</line>
<line>
na Educação Infantil,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti* de 05 a 06 *nos, em idade escolar não consegu* distin*uir, *or exem**o, qu*l o númer*
</line>
</par><par>
<line>
q*e vem an*es
</line>
<line>
*u de*ois do 10 e/o* quando *l*um*s fu*ções como
</line>
<line>
o racio*ínio,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pensamen*o abstrato, separação e a qu*n*ifi*ação, te*tos *scri*os, gráfi*os,
</line>
<line>
codif*c*ção de
</line>
</par><par>
<line>
símbolos e sinais, compree*sã* d* tab*las, interpreta*ão de soluçõe* pr*b*em*s, ap*ese**an*o
</line>
<line>
um baixo *íve* de desempenho nas a*ividades de Matemática.
</line>
<line>
**ssa forma, * Discalculia d* Des***olvimen*o é *ma área de intersec*ão da sa*de e
</line>
</par><par>
<line>
educaç*o, co* vis*as * diagnó*tico, *ntervenção e
</line>
<line>
acom*anhamento por espec*alista* em
</line>
</par><par>
<line>
psi*opedagogia e se fazem *ecessários aprofundamento* de estudo* tanto em núcleo mé*ico
</line>
</par><par>
<line>
como psic*ped*góg*co, e *uscando
</line>
<line>
no**s métodos, idei*s, recursos metodológic*s,
</line>
</par><par>
<line>
instrume**ais
</line>
<line>
*
</line>
<line>
objetos, *isando mel*or*as e
</line>
<line>
efi*iência
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
atendimento à cria*ça com
</line>
</par><par>
<line>
predispo*ição à *i**al*uli* na es**la ou na clínica.
</line>
</par><par>
<line>
A*nda **bre
</line>
<line>
a possibilidade de diagnóstico e *ntervenção psicop*dagógica em
</line>
</par><par>
<line>
*iscalculi* em seus diver*o* níveis e c*assi**caçõe*, u*iliza*do recursos didáticos o* m*t****is
</line>
</par><par>
<line>
co*cretos e manipuláv*is, há co*se*so de
</line>
<line>
estudiosos e
</line>
<line>
p*squi*a*ores da Educação
</line>
</par><par>
<line>
Matemát*ca, *o campo d* ne**olo*ia e Psicopedagogia, que *evem *s*umir a sua função
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fa*orece* e pot*ncializar a
</line>
<line>
*l*bo**ção e *eel*boração do conhecimento pela criança *om
</line>
</par><par>
<line>
Di*calculia, faz*ndo co* que focalize c** at*nção e concent*ação o conteúdo *atemático a
</line>
<line>
ser aprendido, a*uand* *omo catalisadores do proces*o *atu*al de a*rendizagem, aumentando
</line>
</par><par>
<line>
* motivaçã*, estimulando-o, de mo** a aumentar *ua
</line>
<line>
aprendizagem quantitativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qual*tativamente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 6, art. 7, p. 126-141, *un. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. Santos, G. *. O*i***ra, V. *. Mel*
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
Este *studo se debruça sobre os materiais manipulávei*, co*o objetos que podem
</line>
<line>
aux*li*r na apropriação e estimulaç** do conh****e*to mat*m*tic*, em especial "A*
</line>
</par><par>
<line>
*arras/Mét*do de Cu*senair*", se*do utilizadas *e forma planejada, com in*encio*al*dade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
orientada *elo espe*i*lista *m psicopedagog*a, pois estimulam o pensamento, a criat*vida*e, o
</line>
<line>
ra*iocín*o ló*ico, o cálcul* mental.
</line>
<line>
2 *ET*DOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O percurso m*todológico da presente p*squ**a se classif*ca c*mo um*
</line>
<line>
pe*q*i*a
</line>
</par><par>
<line>
bi*l*ográfica de
</line>
<line>
c*ráter qualit**ivo. Se*und* *akatos e Mar*oni (2002, p.*1), "a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
bib*iográf*ca não * mera repetição do que já foi *i** ou escrit* sobre *erto ass*nto, m*s
</line>
</par><par>
<line>
*ropicia o exame de um tema sob *ov* **foque ou abordagem, c*egando conclusões a
</line>
<line>
*n*vadoras". *esse mo*o, a pes*u**a b*bliográ*ica pro*orciona ao pe*quis***r estar
</line>
</par><par>
<line>
*iretamente ligado
</line>
<line>
*os fatos *ue fazem parte d* sua pe*q**sa, oferecendo in*ormaç*e*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
que seja po*sível a*alisá-las * compará-las com os *ados atuais.
</line>
<line>
Todavia, a pesqu*sa, ainda que de cunho teóric*, não deixará de v*lidar t*das as
</line>
<line>
i*for*ações das leit*ras r*a*izadas p*ra que se possa confro*t*r com as *ipót*se* levantadas,
</line>
</par><par>
<line>
e apo*tar caminhos futur*s que a*udarão a*un*s e professores a enten*erem mel*or
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*s*alculia.
</line>
</par><par>
<line>
* REFER*NCI*A TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Os Materia*s *an*puláveis *a con*truçã* de estruturas cognitiva*
</line>
</par><par>
<line>
To*na-se pertin*n*e tec*r algum*s r*fle*ões sobre o conceit* de material manip*lável
</line>
<line>
estrutu*ado, seu uso na pro*oção e desenvo*v*mento de compet*ncias e habi*ida*es, que
</line>
</par><par>
<line>
surg*m com* "*uportes
</line>
<line>
de aprendizagem, *nvolvendo *rianç** em um* apropriação s*lida e
</line>
</par><par>
<line>
gradual *as bases matemáticas. As crianças,
</line>
<line>
*e modo geral, em c*ntato com materiais
</line>
</par><par>
<line>
manipulativos agem e com**ica*, *dquirindo vocabulári* o
</line>
<line>
f**dame*tal, associando uma
</line>
</par><par>
<line>
ação real a uma expressão verbal. "[...] materiais manip*lá*e*s po*em também ser d*f*nidos
</line>
</par><par>
<line>
com*
</line>
<line>
obj*tos ou coisas que o
</line>
<line>
aluno é capaz de *entir, tocar, manipular e movim*ntar"
</line>
</par><par>
<line>
(P*S*O*, 2006, p. 78).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a L*renzato (2006, p. 3), "ess*s objetos
</line>
<line>
qu* *enomina *e *ateriais d*dáti**s
</line>
</par><par>
</page><line>
podem ser objetos r*a*s que têm aplicação no dia * dia *u podem ser objetos que são *sado*
</line>
<line>
para re*resent*r uma ideia, uma situação e diversas aplicações". Ainda de acordo com o au*or,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.6, ar*. 7, p. *26-141, *u*. *02* www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Diagnóstic* e Int*rvenção Ps*cop*da*ó*ica com Recurso do Material d* Cui*e*ai*e
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
** ma*eriais manip*láve** são "rec*rsos de b*ix* custo * que podem ser transfor*a**s,
</line>
<line>
modificados, ex*lor*dos e que o a*uno é capaz de sentir, toca*, ma*ip*lar, movimentar e não é
</line>
<line>
n*cessário *ue se compr*" (LORENZATO, 2006, p. 18).
</line>
<line>
O pioneiro n* prop*sição *o us* de materiais **ncretos *ani*uláveis no ens*no foi
</line>
</par><par>
<line>
Pestaloz*i (1746-1827) e, b*seado e* Nacarat* (*005, p. 1), "a ed*cação
</line>
<line>
deveria começ*r
</line>
</par><par>
<line>
pel* pe*c*pção *e o*jetos concretos, c*m a real**ação *e ações **ncretas e exper*me*taç*es".
</line>
<line>
*a mes*a se*uên*ia, no iníc*o da* primeiras déc*das *o século XX, Mar*a M*ntessori (1870
</line>
</par><par>
<line>
- 1*52), médica *
</line>
<line>
educadora it*l*ana, inspirada *os trabalhos de Pes*alozz*, empreendeu
</line>
</par><par>
<line>
est*dos e desenvolveu ma**riais m*nipu**tivos dest*nado* à ap*endiz*gem em Mate*áti*a
</line>
</par><par>
<line>
pa*a
</line>
<line>
crianças com dific*l*ade* de a**endi*ag*m, mu*tos desses *ate*iais
</line>
<line>
v**tados *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
visual * tátil.
</line>
</par><par>
<line>
*essa *r**osição, Fiorenti** * Mior*n (1990) pos**lam que
</line>
</par><par>
<line>
"[...] Est*s materiais, com
</line>
<line>
for*e apel* à "p*r*epção v*s**l e tátil", f*ram
</line>
</par><par>
<line>
poste*iormente e*tendidos
</line>
<line>
para o ensino de cla*ses no*mais. Acre**tava n*o h*ver
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado se* ação: "*ada d*ve ser dado à c*ia*ça, no campo da mate*ática,
</line>
<line>
sem primeir* *presentar-se a ela u*a situaç*o conc*eta que a l*ve a agir, a pensa*, a
</line>
<line>
experimentar, * *escobrir e, daí, * merg*l**r na *b*t**ção" (*IOR***INI;
</line>
<line>
MIORIN, 1990, p. *).
</line>
<line>
Segundo Lorenzato (2006, *. *3-04), "Montessori *egou-nos inúm*ros exemp*os de
</line>
<line>
ma*eriais didá*icos e atividades de ensi*o que valoriz** a aprendizagem [...], especi*icamente
</line>
<line>
do tátil". O recur*o ao* *ateria*s manipuláveis estr*turados representa uma *mportante
</line>
<line>
ferr*men*a pedag*gica para a prom*ç** do desenvol*imento e a aquisição d* competências
</line>
<line>
no domínio da Matemática.
</line>
<line>
O diagnós*i*o mais preciso d* Discalculia * *e*ce*ido j* *o ciclo inicial da
</line>
<line>
alf*be*ização, entre os 6 e 8 anos de *dade, *uando as cri*nças co*e*am a estudar as quatro
</line>
</par><par>
<line>
operaçõ*s e * se apropriar *os *o*ceitos e c*nteúdos mate**ticos. **s
</line>
<line>
*studos de Men*es
</line>
</par><par>
<line>
(2001, p. 13), baseados na Te*r*a Pi*getia**, o estágio das operações concre*as, e*tre 7 e *1
</line>
</par><par>
<line>
ano*, se car**t*riza pela aptidão da criança em pensar *e *orma lógi*a e des*n*olver
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
p*n*amento ló*ico-matemát*co, porém o* pressági*s de uma possível Disc*lcu*** *e tornam
</line>
<line>
*ais visíveis *ura*te *ssa faixa etária.
</line>
<line>
Os es*ritos ** Wajnsztejn e Wajnsztejn (200*) afirmam que
</line>
<line>
"À criança com **edispo*ição à D**c*l*ulia, muito an*es de ent*ar na e*c*la, *á
</line>
<line>
*present* *lguns traços da *if*culdade *om a Matemática, não consegue *sta*elece*
</line>
<line>
u*a r*lação de quantid*d*, ordem, espa*o, distância e **manho. E*a aprese***
</line>
<line>
dificuldade* e* *oma*, *imi*uir, e até mesmo de *iv*dir e multip*icar"
</line>
<line>
(WAJNSZTE*N; WAJNSZTEJN, 2009, p.188).
</line>
<line>
Rev. **A, Teres*n* PI, v. *9, n. *, art. 7, p. 126-141, jun. 2022 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. Santos, G. S. Ol*v*ira, V. G. Mel*
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
A crian*a
</line>
<line>
com predispo*ição ao tran**orno de Discalc*lia apresenta ta*bé* algu*as
</line>
</par><par>
<line>
alterações em seu comporta*e*to como: apatia, timidez, lentidão, escre*e pouc* por medo de
</line>
<line>
err*r, ** manifestar su*s r*spost**, a* quais ger*lmente s*o monossil*bicas e **fic*l*ente se
</line>
<line>
expõe *m at*vi*ades em grupo, ela nã* *onsegue compreen*er realmente o qu* é para fazer,
</line>
</par><par>
<line>
n*o assim*la *s conceitos * conh*cimentos matemá*ic*s. Porém, apenas na escola
</line>
<line>
acab*
</line>
</par><par>
<line>
levant*ndo hipóteses sobre a dificuldade
</line>
<line>
de aprendi*ag*m, q*e deve ser diagnosticada em
</line>
</par><par>
<line>
tempo
</line>
<line>
hábil
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
acompanha*ento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
* *a
</line>
<line>
equipe
</line>
<line>
multidisciplina*
</line>
<line>
(pe*agogo,
</line>
</par><par>
<line>
psicope*a*ogo, n*ur*pediatra * psicól*gos), estabele*e*do juntam**te co* a família e *scola
</line>
<line>
um pl*n*jamen*o e e*tratégias de int*rvenção ps*copedagógi*a.
</line>
</par><par>
<line>
O d*agnóstico em Discalculia complexo e pre*isa *
</line>
<line>
envolver também a
</line>
<line>
análise de
</line>
</par><par>
<line>
outros transto*nos/distú*b*os que po*e* estar as*ociados,
</line>
<line>
como *or exemplo: **ndrome d*
</line>
</par><par>
<line>
T*rner, *índrome do X f*ágil, síndrom* de Gerst*ann, bem como o Transtorno de *éficit de
</line>
</par><par>
<line>
Atenção *om H*pe*atividade (TDAH).
</line>
<line>
A
</line>
<line>
uti*ização
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
m*te*ia*
</line>
<line>
manipulável
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
proporcio*a* ex*eriênci*s de aprendizagem que p*rmi*em à* c*ianças desen*ol*er
</line>
</par><par>
<line>
compe*ências **temátic*s,
</line>
<line>
*u mesmo outr*s competências, a part** de uma
</line>
<line>
obser*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interve*ção, po*s po*sibilita a compreensão de *o*o a cri*nça
</line>
<line>
*ue apresenta a *isc*lculia
</line>
</par><par>
<line>
apren*e ou nã* *pre*d* ** cont*údo* m*temá*icos.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
diagnóstic* não po*e ser considerado como um momento estático, p*is é u*a
</line>
</par><par>
<line>
a*aliação da cria*ça que e*volve t*nto *s s*us níveis atuais
</line>
<line>
de
</line>
<line>
d*senvo*vimento, quanto as
</line>
</par><par>
<line>
suas capacidades e po*sibilidades de aprendizagem f*tura. ** perspectiva da Teoria Históri*o
</line>
<line>
Cultural, o nível de desenvolvimento potencial de*e ser consider*do nas *val*açõe*, *oi*
</line>
</par><par>
<line>
tra**-se de um c*nhecimen*o que se aproxima de tornar-se real. [...] "Este
</line>
<line>
nível
</line>
<line>
é, para
</line>
</par><par>
<line>
Vygots*y, bem mais ind**ativ* de seu desenvo*vimento mental do que aquilo que e*a
</line>
<line>
cons**ue fazer so*inha" (*EGO, 19**, p.73).
</line>
</par><par>
<line>
N*sse contexto, na abo*dagem
</line>
<line>
do psic*pedagogo, no olhar durante o di***óstico
</line>
</par><par>
<line>
deve-** analisar os fatores inter*o* e exte*nos para * pl*nejamento da intervenç*o ou projeto
</line>
<line>
interventivo. [...]". No diag*óstico, tr*tamo* *e observar, desn*dar e começar a esclarecer os
</line>
<line>
sig*ificados d* modalidade de apre*dizagem" (FERNÁN*EZ, **91, p.107).
</line>
</par><par>
<line>
Na mesm* sequência, com aporte *eóric* em Ch*mat (20*8, p. 34), "assevera que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pape* d* psicopedagogo é opor*unizar meios para a reconstru*ão *as estrutur*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pen*amento, por meio de at*vi**des pedag*gi*as".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 19, n.6, art. 7, p. 126-141, jun. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Di*gnóstico e Interv**ção *s*copedagóg*ca c*m Recurso do *aterial de Cuisenair*
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS E *ISCUS*Õ*S
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Barras de Cuisena*re n* diagnóstico e intervenção em *isca*cu*ia
</line>
</par><par>
<line>
O Mate*ial ou Barra* de Cuisenaire *oi *ria*o por Georg*s C*i*enai*e Hottelet (1891-
</line>
<line>
1980), profess*r d* ens*no pr*m*rio na a*deia belga d* Thuin. Dur*nte 23 an*s, * material f**
</line>
<line>
analisado e ex*erimentado antes d* sua public*ção. * *rofessor belga concebeu *ste mate**al
</line>
</par><par>
<line>
a parti* d* ré*uas gra*u*das * caixas de
</line>
<line>
aritm*tica com o objetivo de
</line>
<line>
apoiar de forma
</line>
</par><par>
<line>
e*tru*urada a aprendizagem d* **nce*tos b*sicos da Matemá*i*a.
</line>
<line>
O *aterial Cuisenaire começa a ser difundido em *9*2, pelo professor egípcio Ca*eb
</line>
</par><par>
<line>
Gattegno, *om a p*bli*ação de "Les nombres en
</line>
<line>
col*urs". Se*undo *attegno, *ste ma*erial
</line>
</par><par>
<line>
surg* com* *ma re*posta à *e*es*i*ade qu* sent*a de e*sinar a Matemática de f**ma lúd*c* e
</line>
</par><par>
<line>
que,
</line>
<line>
simulta*eamente, *ermitisse a*s
</line>
<line>
alunos
</line>
<line>
co*preender e reter o "que apre*diam se*
</line>
</par><par>
<line>
rec*rrer exc*usiva*en*e a
</line>
<line>
proces*os de memorizaç*o, mas principalmente *ela v*vência
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
experiências *ignificativas"(COELHO; CO*TA; TAVA**S; ALV*S, 20*0).
</line>
<line>
Em face à grande **vulgação do trabalho do grupo F*ancês *e *ducação Nova
</line>
<line>
(G.F.E.N.) entre **58 e 1959, pesq*isadores de diversos lugares do mundo, incl*sive no
</line>
</par><par>
<line>
Bra**l, na década de
</line>
<line>
6*, se **volveram em estu*os aprofundad*s *ob*e o **te*ial
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Cui*ena*re e da p*ssív**
</line>
<line>
utilizaç*o *o
</line>
<line>
c*ntexto da sala *e a*la. E* destaque ao
</line>
<line>
e*ucador
</line>
</par><par>
<line>
egípcio Caleb Gat*egano (1911-1*88), con*ecido por su*s *esquis*s em educação infa*t*l
</line>
<line>
que, ao conhecer o tr*b*lho do b*lga Georg*s Cuisena*re Ho**ele*, se *nca*t**, pois
</line>
<line>
ensinava a ca*cular rápido e bem, *ivulgando po* onde pa*sava e prop**do várias técnicas e
</line>
</par><par>
<line>
métod*s par* se us*r o mat*rial. * material manipula*i*o, expresso
</line>
<line>
em **rrinhas
</line>
<line>
ou *ar*as
</line>
</par><par>
<line>
Cuisenair*, ent*e *eto**s e
</line>
<line>
prá*icas pedagógicas,
</line>
<line>
emerge como um* nova prática *ara
</line>
</par><par>
<line>
en*i*a* e possibilitar * apr**ri*ção do conceito de número às cria*ças
</line>
<line>
por meio da
</line>
</par><par>
<line>
es*imulação tátil, **ditiv*, memória vis*al *ue proporcion* a man*pulaçã* das barrinhas.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a B*ito (2012, p. 8),
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*arac**riz* e
</line>
<line>
identi*ica o Mate*ial C**sen*ire,
</line>
</par><par>
<line>
originalme*te feito de mad**ra, um conju*to de 241 barras com medidas
</line>
<line>
de *ompri*en*o,
</line>
</par><par>
<line>
com *imensões q*e vã* desde cubin*os de 1cm3 at* prismas retangul*res de 1 a *0cm de
</line>
</par><par>
<line>
*om**imento por 1cm de *ar**ra, e
</line>
<line>
c*da grupo de peç** está associa*o a uma cor
</line>
</par><par>
<line>
diferente, q*e simb*liza um n*mero na esca*a de 1 a 10 e* unidade c*rresponden*e ao
</line>
<line>
c*nt*metr*. Aprofu*dan** em C*s*a, A*ves, Coelh* e Ta*ares (2009), que *lucidam "a cada
</line>
</par><par>
<line>
medida de
</line>
<line>
comprimento cor*espo*de uma
</line>
<line>
cor, sendo selecionadas *edi***e estudos
</line>
</par><par>
<line>
psi*ológicos
</line>
<line>
e pedagógicos, devidamente sistematizados".
</line>
<line>
As
</line>
<line>
peç*s possuem co*es
</line>
</par><par>
<line>
di*eren*e* e, c*nsequentemen*e,
</line>
<line>
desdobra*entos
</line>
<line>
**
</line>
<line>
cores,
</line>
<line>
*sseme*hand*-os à forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *9, n. 6, art. 7, *. *26-141, jun. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. *antos, G. S. Oliveira, V. G. M*lo
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
prisma* ret*ngul*res (paralelepípe*o*). Na forma estrutural, a* peça* apresentam-*e como
</line>
<line>
mostra * *abela abaixo:
</line>
<line>
Quadro 1 - Orga**zaç*o das peças * o de*dobrame*to segundo * lógica de core*
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Por*al *o Professor - ME*
</line>
<line>
As c*re* s*me*hantes são *grupadas, *an*end* relaç*o n*m*rica de dobro e de
</line>
<line>
triplo e estas são ag*up**as e *i*postas em famíli*. O preto e o *ranco, p*ra o autor,
</line>
<line>
tinham características próprias. *or isso, estão agrup*das em famílias se*aradas.
</line>
<line>
Coe*h*, Cos*a, *avares e Alves( 2**9), as*ev*ram *ue o
</line>
<line>
"[...] material *e Cu*senair* *urge na **r*pectiva de respostas à necessidade que
</line>
</par><par>
<line>
sentia
</line>
<line>
de ens**ar a Matemá*ica d* uma for*a lúdica
</line>
<line>
e que, s*multanea*en*e,
</line>
</par><par>
</page><line>
pe**itisse a*s alunos **mpreender e reter o que apren*iam sem recorrer
</line>
<line>
e*clusivamente a proc*sso* d* memoriz*ção, mas principalmente pela v**ê*cia de
</line>
<line>
*xper**ncias sig*ific*tivas" (COELHO; CO***; TA*ARES; AL*ES, *009, p.
</line>
<line>
1 * 8 ).
</line>
<line>
Uma avaliaçã* com i**enciona*idade e planej*da c** as b*r*as C*isenaire permite o
</line>
<line>
desenvolvime*to d* at*nç*o, a memó**a, * *m*ginação, a criati*idade, as capacid*d** *e
</line>
<line>
*á*culo me*tal, de a*sociação, de compar*ção (igualdad*, de*igualdade e a relação de ordem),
</line>
<line>
de *edução, sentido de nú*ero, a construçã* d* no*ões matemáti*as e a abstração.
</line>
<line>
Be*nardi (2014), n* que ta*ge ao acom**nhamento psic*p*dagó*ico *m crianças
</line>
<line>
**s*alcúlicas, a*verte
</line>
<line>
"[...] a nec*ssi*a*e d* terapeut* *onhece* e possib*li*ar intervenç*es bem
</line>
<line>
pl*nej*das * elabora*as, visando atingir as hab*lidades ma*emáticas em
</line>
<line>
d*fa*agem, ob*etivando a com*reens*o dos c*nc*it*s mate*áticos c**cretos
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 19, n.6, art. 7, p. 126-141, jun. *02* www4.fsa*et.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*agnóstic* e In*ervenção P*ico*edag*g*ca c*m **cu*so do *a**ria* de Cuisen**re
</line>
<line>
*35
</line>
</par><par>
<line>
(tarefas com a util*z*ção de ma**riais *oncre**s, possibilitando ao *studante
</line>
<line>
c*mpreender *magens mentais *nvo**idas nos processos matemáticos),
</line>
<line>
sem*co**reto (atividade* com de*enhos , ob*etos e númer*s com imagens
</line>
<line>
reais) e abst**t* (interven*ões baseadas *o trabalho com *úmero*,
</line>
<line>
possibilitando a si*temati*a*ão d* conhecimento)" ( BERNARDI (*014, *.
</line>
<line>
87-88).
</line>
<line>
*esse sen*ido, B*rna*di (20*4, p. 88) apresenta a *iversidade de *unçõ*s e opções par*
</line>
<line>
s* usa* o material ma*ip*lável de Cuisen*ire em **a **aliação de diagnós*ico e de
</line>
<line>
intervenç*o em D*scal*ulia:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Noções em matemát*ca;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Se*tido de números
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Desenv*lvimento e
</line>
<line>
exerc*c*o da criati*ida*e ment*l e v*sual;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Com*reensão d* noção de número;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
De*omposição de números;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Re*açõe* de grandeza;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Noçã* de par e ímpar;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Manipu*ação das ope*a*ões num*rica*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Resoluç*o de si*uações probl*mática*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Múltipl*s e divisores de um *úmer* intei*o; Simetrias;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Fraç*es e números de**mais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Perímetros;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Á*eas;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Volumes.
</line>
<line>
Faz-se nece*sári* ret*mar que, durante a avaliação, o profissional em psicopedagogia
</line>
</par><par>
<line>
dev* estar a*ento às m*d*lidades, níveis e classi*ic*ções da *iscalc*lia, o q*a*ro clín**o pode
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tar-se de f*r*as difer*ntes
</line>
<line>
em idades *iferentes, bem como as
</line>
<line>
p**ti*ul*ridades
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
cri**ça com predisp*sição à *isc*lculia, *ependendo do grau de seu c*mpr*meti*e*to,
</line>
<line>
at*a*os *m seu ritmo de cr*scimento, memória de curt* *ra*o, descoor*enaçã* mot*ra e falta
</line>
<line>
de de*treza, *eríodo* de r*gres*ão e progres*ão. *ode ainda *st*r presen*e, aliada *s
</line>
<line>
part*cul*ridades da c*ian*a, a au*ê*cia da reciprocidade social ou *mocional, que vai exig*r
</line>
<line>
af*tividade e des*rendimento do profission*l c*m a criança.
</line>
<line>
Contudo, é e*tremamente import*nte a apresentaçã* d* material Cui*en*ire no
</line>
<line>
moment* em *ue a criança e*t*rá *ivr* p**a m*nuseá-l*, perm*tindo conhecer o material,
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina P*, v. 1*, n. 6, art. 7, p. 126-141, jun. ***2 **w4.fs*n*t.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. *anto*, G. S. Oliveira, V. *. *el*
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
*xp*orar de forma * ele m*sm* criar *s seus questionamen*os acerca *o material, a cr*ação e
</line>
<line>
compreensã* das estr*tur*s ma*emáticas, em diferentes níveis de comp*exidade, de forma
</line>
<line>
lúdica e compen*atór*a.
</line>
</par><par>
<line>
*poiando-se n* orient*ção de *osta, *lves, Coelh* * Tavares (2009, p.110) que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
citado por Tav*res (2014, *. 35-36), estabeleceu e* suas pesquisas a existência *e 03 (três)
</line>
<line>
*a*e* que descre*em n* ínte*ra, que podem, *ependend* d* ação psicopedagó*ica, se
</line>
<line>
desdob*ar par* mais fases para *om a ut*li*a*ão *o ma**r**l manipulável d* Cuisenaire:
</line>
<line>
1ª F*se:
</line>
</par><par>
<line>
A fas* da pesqu*s* *mpírica tem como função p*incipal a
</line>
<line>
manipulação e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
conhe*im*nto do material, não sendo necessário nem conveniente que * c*iança inv*sta *a
</line>
<line>
me*oriza*ã*. Ne*ta fase, *mbiciona-se, principalm*nte, * conh**imento fís*co da* bar*as, o*
</line>
</par><par>
<line>
seja, pretende-*e que as
</line>
<line>
barras seja*
</line>
<line>
e*sencialmente conhecidas
</line>
<line>
p*las suas cor*s. Por iss*,
</line>
</par><par>
<line>
d**e-se de*xar a *riança manipular e
</line>
<line>
*xper**entar li***mente, não a
</line>
<line>
c*ndi*ionando com
</line>
</par><par>
<line>
*ugestões. As primei*as
</line>
<line>
atividades a desenvol*er com este materia* d*vem ser construções
</line>
</par><par>
<line>
espa*iais bi ou tridi*ensi*nai* que con*uzirão a crianç* a descobrir a relação exis**n*e *n*re
</line>
<line>
as barras * as co*** (que b*rras com * mesma m*dida d* comp*imen*o *êm a *esm* cor, que
</line>
<line>
barras com medidas de compr**ento diferentes têm cor d**erente e que justapondo várias
</line>
</par><par>
<line>
barras a soma das medidas de
</line>
<line>
*o*pri*ento é igual às de outras barra* dadas). També* o
</line>
</par><par>
<line>
(re)c*nheci*en** das cor*s é essen*ial *ara
</line>
<line>
* compreens*o d* escala Cuisen**re. A
</line>
</par><par>
<line>
excelência *o material Cuisenaire está no fa*o de a cria*ça, numa fase inicial, nã* nece*s***r
</line>
</par><par>
<line>
de ser um mestre no
</line>
<line>
*álculo p*ra
</line>
<line>
poder *onstruir *el*ções mat*máti*as, pois, logo nos
</line>
</par><par>
<line>
*rimeiros contatos com e*te mat*rial, va* es*ab*lecen*o inf*rmalm*nte essas relaçõ*s.
</line>
<line>
2ª Fase
</line>
<line>
Na *a*e da sistematizaçã*, * criança deve começar a associar os nú**ros *s cores, às
</line>
<line>
m*di**s de comprime*to e, se p**sível, às letras que se lhe f*z**em corres*onder (cód*gos) e
</line>
<line>
fazer *e*tativas de organização para começar a *egistar todas as possibi*idad*s que enc***rou
</line>
</par><par>
<line>
o* que prevê encontrar para res*lver c*da situação proposta. Pelo dinamism* inerente
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
exploraçã* de cada s**uação, a criança cons*rói
</line>
<line>
novas e*ui*alências e novas relações
</line>
</par><par>
<line>
matemática* s** usar o ma*erial. P*l* *aci*cínio indu*ivo, o *ensamento da criança começa *
</line>
</par><par>
<line>
despren*er-**
</line>
<line>
pr*gress*vamente da concretização pa*a usar
</line>
<line>
apen** qu*ndo,
</line>
<line>
por a*tecipação,
</line>
</par><par>
<line>
con*idera *ma *ossibili*a*e inválid*, o *u* lhe dá uma s*gurança que, mais tarde,
</line>
<line>
**e va*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, a*t. 7, *. 126-141, jun. **2* www*.*s*net.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*agnóstico e Intervenç*o Psicoped*góg*c* com Recur*o do M*terial de Cu*senaire
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
permitir a *ib*rtação do material. Ou seja, é *ambém ne**a fase que a cri*n*a justifica as suas
</line>
<line>
opi*iões e te* * possibilidade *e explicar e representar os proces*os utiliz*dos na **alizaçã*
</line>
<line>
das sua* ativ*d**es.
</line>
<line>
3ª Fase:
</line>
</par><par>
<line>
A fase d* domí*io d*s es*ruturas con*e*e
</line>
<line>
*ma libertação natu*al em r**a*ão ao
</line>
</par><par>
<line>
material. O pensamento adquire o domínio neces*ário da rea*ida*e para que a
</line>
<line>
asso*i*ção **
</line>
</par><par>
<line>
fa*a *spont*neamente. Cada fase é uma et*pa que recorre às aquisições an*erior*s, e que, ao
</line>
</par><par>
<line>
m*s** t*mp*, r*q*er novos processos de pr**ura, *nvoca*do novas *stratégia*
</line>
<line>
basead*s na
</line>
</par><par>
<line>
re*lexão e na lógi*a. Desse modo, é possível qu* a crianç* const*ua direta e ativam*nte o seu
</line>
<line>
sabe* matem*t*co com* def***e o método por p*squisa/inve*tigação.
</line>
<line>
Co* base nos postulados *e Bernar*i (2014, p. 8*), podem ocorrer sit*ações em que a
</line>
<line>
criança nã* pos*ua habilidad*s bás*cas, pré-re*ui*it*s o* prontidão que podem ser uti*izados
</line>
</par><par>
<line>
*m conjunto
</line>
<line>
*u indivi*ualmente. De *cordo com a a*aliação, dependerá
</line>
<line>
da a*ão
</line>
</par><par>
<line>
psicopedagó*ica e *a mediação *ara o exercíc*o da at*vida*e mental da **iança * das funçõe*
</line>
<line>
cogniti*as.
</line>
<line>
**ssa lin*a de raci*cínio, rec*rre-se a Serrazi** (1990) que enfatiza qu* "*ualquer
</line>
<line>
material deve ser usado *e for*a cuida*osa, uma v*z que a u*il**ação d*s materiais p*r *i s*
</line>
<line>
nã* * sinônimo ou garantia *ar* provoca* um diagn*stico pre*iso ou uma *prendizagem
</line>
</par><par>
<line>
significativa". Ainda sob a ót*ca da aut**a, " o mais important* nã* o material *m si", é
</line>
<line>
res*mindo é * expe*iência signifi*ati** e as s*tua*õe* que e**e deve proporcionar à **iança.
</line>
</par><par>
<line>
Com referência à* interven*ões
</line>
<line>
p**cope*agógic**, fun*amenta-se em Chamat (2008,
</line>
</par><par>
<line>
p. 8*), * orientar que
</line>
<line>
as a*ali*çõe* ou a*ividades devem ser planejadas com c*idado,
</line>
</par><par>
<line>
prio**zando os asp*ctos v**if*ca*** no decorre* do p*ocesso diagnóstic* e *a intenção das
</line>
<line>
dific**dad*s cog**tivas *erem tr*b*lhadas com a criança no acom**nha*ento diário. Outra
</line>
</par><par>
<line>
maneira de organ**ar * re*lizar *iagn*s*ic* * interven*ão *sic*pedag*gi*a com Barr*s *e o
</line>
<line>
Cui*enai*e é na verifica**o dos conh*cimentos p*évios da cr*ança, conform* postul* Ausubel
</line>
<line>
(2003, p. *5) "é *que*e caracterizado como d*clarativo, m** pressupõe um c***unto de outros
</line>
<line>
conh*cimento* procedimenta**, afetivos * c*n*e*tuais, q*e *gualme*t* confi*uram * estrutura
</line>
<line>
cognit*va p**via do *luno que apre*de".
</line>
<line>
Quando Ausubel (2003, p. 85) rep*rta ao conhecimento pré*io, *ão analisa por si só
</line>
<line>
o* como con**cime**o previament* adquirid*, mas *em como *ressuposto o *roc*sso d*
</line>
</par><par>
<line>
*n*ino e
</line>
<line>
apr*ndi*agem *scolar as expe*iências vividas e
</line>
<line>
antes
</line>
<line>
de um* nov* apre*dizage*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 6, a*t. 7, p. 12*-141, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.*r/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. Santo*, G. *. Oli*eira, *. G. Melo
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
B*seado *ess* pressuposto, Ausubel (2*03, p.
</line>
<line>
85) ac*ama pelos conhecim*ntos prév*o* que
</line>
</par><par>
<line>
devem fazer p**te d* son*agem ou dia*nós*ico "qu* são chamados por *le de âncoras,
</line>
</par><par>
<line>
subsunçores, arti*uladores, integra*ores, que devem estar presentes ou preservados
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*stru*ura cog*itiva da cria*ça". [...]" *ssim, conhecimento *révio *xplica que se trata de u**
</line>
<line>
alte*ação nas funçõe* cognitivas, ou *e*a, uma al*eração nas estrut*ras *ognitivas já exis*entes
</line>
<line>
e* relação a novo conhecimento" (AUSUB*L, 2003; TAVARE*, **04).
</line>
<line>
Vale me*cio*ar o pensame*to de Rubinstein (199*): "o **agnóst*co psi**pedagóg*co
</line>
<line>
pode se* comp**ado *om um proc*ss* *e investigação". O perc*rso d* um detetive pode ser
</line>
<line>
s*ntetiza*o na açã* do p*icopedagogo em busc* *e i*formações, pistas, selecionando
</line>
<line>
criteriosamente cada moviment* da criança, lev*ndo em consideração os *spectos co*nitivos
</line>
<line>
e compo*tam*nt*is durante o *rocesso..." para que "se possa decifrar os processo* que dão
</line>
<line>
sentido ao observado e nort**am a intervenç**" (BOS**, 20*0, p. 24).
</line>
</par><par>
<line>
Du*ante a avaliação *ia*nóst**a, a *riança pod* ser orie**ada, r*ori*n*a*a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
a*si*ilaçã*,
</line>
<line>
pe*c*pção d*s barras de Cuisenaire com
</line>
<line>
outras
</line>
<line>
*eças,
</line>
<line>
número*, cores, o*jetos
</line>
</par><par>
<line>
que fa*em parte d* seu cotidiano, o que elucidam *os*a, Alves, Coelho * Tav*res (*0*9),
</line>
<line>
"[...] f**er const*uç*es livres *u a part*r de repr*sentações no *lano; cob*ir
</line>
<line>
super*í*ies desenhad*s em papel; orden*r núme**s; compor e d*compor *úmeros;
</line>
</par><par>
<line>
explorar
</line>
<line>
as propri*d*d*s das op*rações ar*tméticas elementa**s; e*plora* fr*ç*es e
</line>
</par><par>
<line>
decimais; con*tr*ir grá**cos d* ba*ras (col*nas); explora* sim**rias;
</line>
<line>
explorar
</line>
</par><par>
<line>
pad*ões; medir per*metr*s; me**r áreas e vol*mes; comp*r*r "p*rtes de"; e*ta*e*ecer
</line>
<line>
re*ações de *osição; *ons*ruir it*nerários; resolver problemas env*lve*do os
</line>
<line>
temas/*ópic*s r*f*ridos (C*S*A; A*VES; C*ELHO; T*VARES, 2009 , p.110).
</line>
<line>
Durante a utilização do material Cuisenair*, v*le acr*scentar *ue a análise *
</line>
<line>
diagnós*ico para cada criança não serã* *dêntic*s, face a*s níveis do* **b*rupos e*
</line>
<line>
Discalculi* em que *e desdobram, fa*xa etária * plasticidade cognit*va que var*a *m grau de
</line>
</par><par>
<line>
uma criança
</line>
<line>
para *utra e está *iret*mente relacionada à capa*idad*
</line>
<line>
ind*vi*ual a respeito
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pensamento lógico-matem*tico de c**a
</line>
<line>
c*iança e deve-se re*lizar *ma análise *nterv*n*iva
</line>
</par><par>
<line>
criteriosa, com * olha* e a escut* psic*ped*gógica.
</line>
</par><par>
<line>
Finali**ndo, *á u* con*enso e*tre p*sq*isa*ores *a Educação Matemátic* *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
psicopedagogia re*nidos
</line>
<line>
*o cor*us do texto **anto à ut*liz*ç** do ma*erial man*p*l**ivo,
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o di**nós*ico * desenvolviment* da crianç* em Mate*á*ica, em e*pec*al nos an*s
</line>
<line>
*niciais do E**ino Funda*e*ta*. Na p*rspectiva psicopedagógica, *n*en*e-s* que qu*lquer
</line>
</par><par>
<line>
us* de m*terial concreto *anipula*ivo
</line>
<line>
não d*ve ser impost* pelo *sp*cialista em
</line>
</par><par>
<line>
psic*pedagogia com cob**nça *ígida de parâmetros e análi*es, * *im ap*esentar diversos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere**na, v. 19, n.6, art. 7, p. 126-*41, jun. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Diagnó*tico e *nterv**ção Psico*edagógica com R*cur*o do Mater*al d* *uis**aire
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
caminhos * crianç* par* que poss* criar, *l*borar e ****aborar sua man*ira próp*ia de *i*ar
</line>
<line>
com o **nheci*ento mat*mático a partir de suas particularidades * pronti*ão.
</line>
<line>
4 *ON**D*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Esta *e*quisa vislumbra sobre a investigação da utilização do material manip*lati*o
</line>
<line>
*e *uisena**e *urante a *va*ia*ã* d*agnóstica * interventiva em crianças com predisposição
</line>
<line>
à Di*calcul*a, * potencializar, estimul*r e aprender o* con**i*os matemát*cos *e adição,
</line>
<line>
subt**ção e *u*tiplicação, bem c**o *a*a bri*car por meio da con*truçã* de muros, casa* e
</line>
</par><par>
<line>
es*adas
</line>
<line>
e si*uações *ue podem em*rgir du*ante rea*ização das atividades a
</line>
<line>
que fo*am
</line>
</par><par>
<line>
pr*postas de uma *a**ira co*creta.
</line>
</par><par>
<line>
Os diverso* autores cita*os no
</line>
<line>
corpus do texto, da ár*a da *sicopedagogia e *a
</line>
</par><par>
<line>
Ed*ca*ão Matem*tica, apontam di*etamente * in*ire*amente qu* a u*il*zação
</line>
<line>
do material
</line>
</par><par>
<line>
mani*ula*ivo d* Cuisen*i*e, pois pode ser utilizado p*ra diver*as *unçõ*s, * que também irá
</line>
<line>
i*cidir sob*e o diagnóstic*, inte*venções e devolutiv*s em face ao gra* de comprome*imento,
</line>
</par><par>
<line>
*aixa etária
</line>
<line>
e as p*rticul*rida*es da cri*nç* com p*edisposição * **scalculia
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Desen*olvime*to.
</line>
<line>
Para fin*lizar, vale ressalta* uma d*reçã* *ue nos par*ce es*encial na continuidade
</line>
</par><par>
<line>
*ess* estudo, po*s *rata-s* da a*á*is* epist*mológica Cuisen*i*e abordando a
</line>
<line>
apro*riaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento matemá*ico, * outro é co*preen*er o pen*amento da c*iança, com *s estrutu*as
</line>
</par><par>
<line>
cognitiva* e
</line>
<line>
a prontidão,
</line>
<line>
e aproximá-lo d*s desafi*s e* nível de uma a*ordagem
</line>
</par><par>
<line>
psico*edagógica.
</line>
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A. O. Sant*s
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G. *. Olivei*a
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V. G. Me*o
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1) concepção * p*anejamento.
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X
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2) **ál*s* e inter*re*a*ão dos da*os.
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X
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X
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<line>
3) elaboração do *ascunho ou na re**s*o cr**i*a do *onteú*o.
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X
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X
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X
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<line>
4) p**ticipação na aprovação *a versão fina* do *anuscrito.
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X
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X
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X
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Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, *. 6, a*t. 7, p. 126-141, j*n. 2*22
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w*w4.fsan*t.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)