Avaliação do Programa Reuni: Um Estudo com as Universidades Federais do Nordeste / Evaluation of Reuni Program: A Study with Northeast Federal Universities
Resumo
As políticas públicas de expansão do acesso e qualidade do ensino superior no Brasil tiveram marco a partir do ano de 2003. Uma das políticas desenvolvidas com este objetivo foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, conhecido como REUNI. Nos anos de 2008 a 2012 foram empenhados 4,2 bilhões de reais para atender os objetivos do programa que continham, entre eles, o aumento de vagas e a otimização de recursos estruturais e humanos nas universidades. Este artigo visa avaliar a eficiência técnica de 15 universidades selecionadas da região nordeste do Brasil, por meio de Análise Envoltória de Dados no modelo BCC, observando a relação entre os recursos utilizados pelas instituições e os resultados obtidos nos indicadores de taxa de sucesso na graduação (TSG) e na relação aluno x professor (RAP) nos anos de 2009 a 2012. A pesquisa é classificada metodologicamente como descritiva e se deu através da análise de dados secundários obtidos através do sistema SIOP e relatórios de gestão das universidades. Os resultados demonstraram as universidades com os melhores desempenhos, com destaque para UFAL, UFPE e UFRN que foram as únicas a alcançar a fronteira de eficiência composta normalizada. Também foi possível identificar as universidades menos eficientes de cada ano e quais as melhorias necessárias para que possam atingir a fronteira de eficiência. Além disso, foi possível constatar um crescimento gradual da RAP durante os anos, porém, o mesmo não ocorreu com a TSG.
Palavras-chave: Eficiência. Políticas Públicas. Ensino Superior. REUNI.
ABSTRACT
Public policies to expand access to and quality of higher education in Brazil started in 2003. One of the policies developed with this objective in mind was the Support Program for Restructuring and Expansion Plans for Federal Universities, known as REUNI. In the years 2008 to 2012, 4.2 billion were spent to reach the program's objectives, which included, among them, increasing vacancies and optimizing structural and human resources at universities. This article aims to evaluate the technical efficiency of 15 selected universities in the northeast region of Brazil, through Data Envelopment Analysis in the BCC model, observing the link between the resources used by the institutions and the results obtained in the graduation success rate indicators (TSG) and in the student per teacher rate (RAP) in the years 2009 to 2012. The research is methodologically classified as descriptive and took place through the analysis of secondary data obtained through the SIOP system and university management reports. The results showed the universities with the best performances, especially UFAL, UFPE and UFRN, which were the only ones to reach the normalized composite efficiency frontier. It was also possible to identify the least efficient universities of each year and what improvements are necessary so that they can reach the efficiency frontier. In addition, it was possible to observe a gradual growth of the RAP over the years, however, the same did not occur with the TSG.
Keywords: Efficiency. Public Policy. Higher Education. REUNI.
Referências
ANDRIOLA, W. B.; BARROZO FILHO, J. L. Avaliação de Políticas Públicas para a Educação Superior: o caso do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 3, p. 594–621, 2020.
ANGULO MEZA, L.; BIONDI NETO, L.; MELLO, J. C. C. B. S. de; GOMES, E. G. ISYDS- Integrated System for Decision Support (SIAD - Sistema Integrado de Apoio a Decisão): a software package for data envelopment analysis model. Pesquisa Operacional, v. 25, n. 3, p. 493–503, 2005.
APRILE, M. R.; BARONE, R. E. M. Educação superior: políticas públicas para inclusão social. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 39-55, 2009.
AVELAR, M.; FROTTE, M. D.; TERWAY, A. Innovative financing for education: A systematic literature review. NORRAG, v. 11, 2020.
BARBOSA, F. C.; FUCHIGAMI, H. Y. Análise Envoltória de Dados: Teoria e Aplicações práticas. 1ª ed. Itumbiara: ULBRA, 2018.
BIZERRIL, M. X. A. O processo de expansão e interiorização das universidades federais brasileiras e seus desdobramentos. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1–15, 2020. ISSN: 2358-1425. DOI: 10.20952/revtee.v13i32.13456.
BRASIL. Ministério da Educação, 2010. Disponível em: Acesso em: 18 Jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano, 2009. Disponível em: Acesso em: Jan. 2022.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa REUNI. Brasília, 2007. Disponível em: Acesso em: 18 Jan. 2022.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Orientações para o cálculo dos indicadores de gestão: decisão plenária nº 408/2002. Disponível em: . Acesso em: Jan. 2022.
CARNOY, M.; FROUMIN, I.; LOYALKA, P. K.; TILAK, J. B. G. The concept of public goods, the state, and higher education finance: a view from the BRICs. Higher Education, v. 68, n. 3, p. 359–378, 2014. ISSN: 1573174X. DOI: 10.1007/s10734-014-9717-1.
CRUMPTON, C. D. et al. Avaliação de políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos: Análise da pesquisa nos últimos 10 anos. Revista de Administração Pública, v. 50, n. 6, p. 981–1001, 2016.
CUNHA, C. G. S. DA. AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS: tendências recentes e experiências no Brasil. Revista Estudos de Planejamento, v. 12, n. 12, p. 27–57, 2018.
DE GAYARDON, A. There is No Such Thing as Free Higher Education: A Global Perspective on the (Many) Realities of Free Systems. Higher Education Policy, v. 32, n. 3, p. 485–505, 2019. ISSN: 17403863. DOI: 10.1057/s41307-018-0095-7.
GIACOMELLO, C. P.; OLIVEIRA, R. L. DE. Análise Envoltória de Dados (DEA): uma proposta para avaliação de desempenho de unidades acadêmicas de uma universidade. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 7, n. 2, p. 130–151, 2014.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOKSU, A.; GOKSU, G. G. A Comparative Analysis of Higher Education Financing in Different Countries. Procedia Economics and Finance, v. 26, p. 1152–1158, 2015. DOI: 10.1016/S2212-5671(15)00945-4.
GONÇALVES, A. R. A.; MOREIRA, N. P. DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA PÚBLICA REUNI. Revista Brasileira de Educação e Cultura, v. 18, p. 81–100, 2018.
GUMIERO, R. G.; ZAMBELLO, A. V. Balanço Comparativo Dos Desenhos De Implementação Do REUNI: UFSCAR E UFGD. Holos, v. 3, n. 37, p. 1–19, 2021. ISSN: 1518-1634. DOI: 10.15628/holos.2021.8332.
JACOB, W. J.; GOKBEL, V. Global higher education learning outcomes and financial trends: Comparative and innovative approaches. International Journal of Educational Development, v. 58, p. 5–17, 2018. ISSN: 0738-0593. DOI: 10.1016/j.ijedudev.2017.03.001.
JOHNES, J. Data envelopment analysis and its application to the measurement of efficiency in higher education. Economics of Education Review, v. 25, n. 3, p. 273–288, 2006.
KAO, C.; HUNG, H. T. Efficiency analysis of university departments: An empirical study. Omega, v. 36, n. 4, p. 653–664, 2008.
MELONIO, A. M. C.; LUCAS, V. M. Análise De Eficiência Das Ifes No Uso De Recursos Financeiros: Uma Aplicação Dea Em Dois Estágios. Revista de Ciências da Administração, v. 21, n. 55, p. 86–100, 2020.
MOREIRA, N. P.; BENEDICTO, G. C. DE; CARVALHO, F. DE M. Discussão de alguns condicionantes da eficiência em universidades federais brasileiras a partir do Reuni. Revista do Serviço Público, v. 70, n. 3, p. 429–457, 2019.
NOVATO, V. DE O. L.; NAJBERG, E.; LOTTA, G. S. O burocrata de médio escalão na implementação de políticas públicas. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 3, p. 416–432, 2020. ISSN: 0034-7612. DOI: 10.1590/0034-761220190228.
PANIZZON, M.; COSTA, C. F. DA; MEDEIROS, I. B. DE O. Práticas das universidades federais no combate à COVID-19: a relação entre investimento público e capacidade de implementação. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 635–649, 2020. ISSN: 0034-7612. DOI: 10.1590/0034-761220200378.
PEÑA, C. R. Um modelo de avaliação da eficiência da administração pública através do método análise envoltória de dados (DEA). Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 1, p. 83–106, 2008.
ROLIM, L. F.; CAVALCANTI, A. T. DE A.; LOMBARDI FILHO, S. C.; DOS ANJOS JÚNIOR, O. R. Avaliação da Eficiência dos Gastos das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. 1, p. 1–16, 2020.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, L. A. DOS; MELO, V. Expansão E Interiorização Das Universidades Federais No Brasil: Filiações Sócio-Históricas Do Discurso Do REUNI. Holos, v. 5, n. 37, p. 1–15, 2021. ISSN: 1518-1634. DOI: 10.15628/holos.2021.9817.
SILVA, C. M. D. DA; SILVA, S. E. DA; GONÇALVES, M. A.; GONÇALVES, C. A. Data Envelopment Analysis (DEA) em Estudos Sobre Saúde e Educação. Revista FSA, v. 18, n. 01, p. 214–239, 2021.
SILVEIRA, J. Q. DA; ANGULO MEZA, L.; MELO, J. C. C. B. S. DE. Identificação de benchmarks e anti-benchmarks para companhias aéreas usando modelos DEA e fronteira invertida. Production. 2012, v. 22, n. 4, pp. 788-795. ISSN: 1980-5411. DOI: 10.1590/S0103-65132011005000004.
SOUZA, G. B. P. DE; L¬ORETO, M. D. D. S. DE. Evaluation and monitoring of public policies: Academic production in Brazilian scientific journals (2010 to 2020). Meta: Avaliação, v. 13, n. 40, p. 649–673, 2021.
TAVARES, R. S.; ANGULO MEZA, L. Uso da análise envoltória de dados para a avaliação da eficiência em cursos de graduação: Um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Espacios, v. 38, n. 20, p. 1–15, 2017.
TROMBINI, M. M. S. L.; ROCHA, M. A. DA; LIMA, F. S. Avaliação do Programa Reuni Em Universidades Federais No Brasil. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 6, p. 91–105, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.7.10
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)