<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.7, art. 12, p. 237-257, *u*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.7.12 </line>
<line> *tendimentos Psicoterapêutico* O*line Dura*te * Pande**a de Covid-19 no **asil </line>
<line> Online *sychothera*euti* C*re During *he Covid-19 Pa**emic *n Brazil </line>
</par>
<par>
<line> S*mar* Santi*g* da Silv* </line>
<line> Graduação em Psicol*gi* pelo Centro Uni***sitário M*urício de Nassa* </line>
<line> E-mail: sam*rasantiago*1@gmail.com </line>
<line> Karli*ne *e Oliveira Souz* </line>
<line> Mestre em *si*ologia p**a Unive*si*ade Federal *o **ará </line>
<line> Psic*loga responsáve* t*cnica pel* Serviço Esc*la de Psicologia A*lic*da do Centro U*ive*si*ário *hristus. </line>
<line> E-*ai*: k*rlinneol*vei*a@gmail.com. </line>
<line> Fáb*o Pinheiro Pacheco </line>
<line> Doutorado d* Programa de Pós-*r*d*a*ão *m Psi*olo**a pela Universid*d* Fede*al do Ceará </line>
<line> *estre em **i*ologia pela Universida*e Fede*a* do Ceará </line>
<line> E-**i*: pfa*iopinhe*ro@gmail.co* </line>
<line> *lysa de O*iveira *eneses </line>
<line> Do*tora *m Psicolo*ia pela U*ivers*dade Fede**l do Ceará </line>
<line> *rofessora Ass*ste*t* da Faculdade Ari de S* </line>
<line> E-*ail: ene*es.glys*@*mail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Samara San*iago d* *ilva </line>
</par>
<par>
<line> Av. Germano Frank, 567, *arangab* - CEP: 60.740-020 - </line>
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<line> Fortaleza/C*, Brasi*. </line>
<line> E*itor-Chef*: Dr. Tonny K*rle* d* Ale*car </line>
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<line> Endereço: </line>
<line> *arlinne de Oliveira S*uza </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
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<line> *e*embar*ador Moreira, 2120 - Al*eota, Forta*ez* - *E, </line>
</par>
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<line> 60170-*02, Bra*il. </line>
<line> Art*g* rece*ido em </line>
<line> 05/04/2022. Úl*ima </line>
<line> *ersão </line>
</par>
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<line> Endereço: </line>
<line> *ábio Pinheiro Pa*h**o </line>
<line> r*cebida em *9/04/2022. Apr*vad* em 20/04/2022. </line>
</par>
<par>
<line> *v. da Univer*idade, 2762, Benfica - CEP: 60.020-*80 - </line>
</par>
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<line> *or*aleza/CE - Área 2 do Centro de Hu*anida*es - </line>
<line> A*aliado pelo sistema Tripl* Review: Des* Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> Bloco *idático Prof. Ícaro de Sousa Mo*eira, Bras**. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Double Bl*n* *ev*ew </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: </line>
<line> Gl*sa *e **iveira Me*eses </line>
<line> (a*aliação *ega por dois *v*liador*s da área). </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Herácli*o *r*ça, 826, Centr*, 60140060 - </line>
</par>
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<line> Forta*e**, C* - B**sil </line>
<line> Revisão: G*amatical, Normati*a e *e For*atação </line>
</par>
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<line> S. *. Silva, K. O. S*uza, F. P. P*checo, G. O. Meneses </line>
<line> 238 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> Este </line>
<line> artig* *bjetiva compre*nder a atuação de psicólo*o*, no Brasi*, </line>
<line> na realiz*ç*o </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> atendimento clínico online *urante a *a*demia da COVID-19. Tra*a-se de u*a *evisão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> literatura, par* a qu*l realizou-*e u* levantame*to de publi*ações a*a*êm**as, n* B*a**l, nas </line>
</par>
<par>
<line> ba*es c*e**ífi*as S*i*LO e G*ogle *cadêmico, c*m **corte t*mpora* de jane**o *e 2020 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dez*mbro de 2021, bem como de Re*oluções publicadas pelo Conselho *ederal de Psicologia, </line>
</par>
<par>
<line> que ti*essem como enfoque principal mod*lidad* de serviços psicológ*cos prest*dos * </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> mod*l*dade *nline no período de pan**mia *elo COVID-1*. No total, fora* selecionados </line>
</par>
<par>
<line> quatro artigos, uma mono**afia e </line>
<line> cinco Resol*ções publicadas </line>
<line> pel* Conse*ho Federal </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> Psic*logia. Utilizou-se da Análise d* Conteú*o pa*a a avaliação, síntese e *nterpr*tação fina* </line>
</par>
<par>
<line> dos dados. C*m a an*lise, *hegou-*e a três categorias pri*cipais, a </line>
<line> saber, I) Amp*ia*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> horizo*tes e integração da c*tegoria pro*issional; II) Ca*acterização d*s atendimentos dur**te </line>
</par>
<par>
<line> a pandemia; * III) Desafios *rofissionais. Conclu*-s* </line>
<line> que há *e*essidade de realizaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> novas *esquisas, princip*lme*t* *mpíricas, para a*rofun*ar a temát*ca, no qu* diz respeito à </line>
</par>
<par>
<line> estrutu*aç*o *o at*ndimento *nline e </line>
<line> às implic*çõ*s </line>
<line> psi*ossociais d*ss* moda*idade, be* </line>
</par>
<par>
<line> co*o a construção d* *ovas nor**tivas e legisl*ç*es que orie*tam *ma **áxis comprometi*a </line>
<line> * ética, considerando os di*ersos conte*tos sociais. </line>
<line> P*lavras-c*ave: Psicol*gi* Clí*ica. Ps*coterapia On*ine. Pa*demia. COVID-19. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> T*is *rti*le aims to un*erstan* the r*l* of psycholo*i*ts *n *razi* in provid*ng online *linica* </line>
</par>
<par>
<line> care duri*g </line>
<line> the COVID-19 pandemic. *his is a lit*rature r*view, for which a survey ** </line>
</par>
<par>
<line> academic pu*licatio*s in Brazil was carried out, in the sci*ntific </line>
<line> bas*s SciE** an* Google </line>
</par>
<par>
<line> Schola*, with a t*** frame *rom Janu*ry 2020 to Decembe* 2021, *s *ell as R*s*lu*ion* </line>
<line> publ*s*ed by the Federal Council of Psyc*ology, which ha* *s The main focus i* on the </line>
<line> modal*ty o* psych**o*ical servi*es provid*d in the online m*da*ity during the COVID-19 </line>
<line> pan*emi* period. *n total, four *rticles, on* *onogra*h and fiv* Resol*tions published by the </line>
<line> Federal *ounci* *f Psycholog* were s*l***e*. C*nten* A*alysi* was used for *he e*al**tion, </line>
<line> synth*sis and final interpretation o* th* da*a. With the analysis, three mai* categories *ere </line>
</par>
<par>
<line> reached, namely, I) B*o*de*ing *orizons an* </line>
<line> in*egr*t**n of the profes*i*nal category; II) </line>
</par>
<par>
<line> Char*cterization of assi*ta*c* during </line>
<line> *he p*ndemic; an* *II) *r*fessional *h*llenges. It is </line>
</par>
<par>
<line> conc*ude* **** need fo* further research, main*y empirical, to deepen the theme, with re**rd </line>
<line> to the st**c*uring o* online c*re *nd t*e **ychos*c*al impl**ations of t*is modality, as well as </line>
</par>
<par>
<line> *he constru**io* o* new *egulations and le*islation *hat g*ide a commit**d praxis and </line>
<line> *thics </line>
</par>
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<line> consi*ering the d*ffe*en* s*ci*l contexts. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw**d*: Clinical Psyc*o**gy. Onli*e psy*hot*erapy. P*ndem**. C*VID-19. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teres**a, v. 19, n. 7, art. 12, p. 237-25*, jul. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> Ate*dimentos P*icoterapêu*i*os *nli*e Durant* a Pan*emia de Covid-** n* *rasil </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Em d*zembr* de 2*19, foi enco*trado *m *uh**, </line>
<line> na Ch*na, </line>
<line> um novo vírus </line>
</par>
<par>
<line> denom*nad* SARS-CoV-2, caus*d*r da *OVID-** (GARCIA; DUA*TE, 202*). *evid* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> rápida d*s*em*n*ção da COVID-19 </line>
<line> no Bra*il, e a gravidade d* *o*nça, v*ri*s es*ad*s </line>
</par>
<par>
<line> precisara* en*ra* em qua*ent*** </line>
<line> e propus*ram o isola*ent* social, além de adotarem </line>
</par>
<par>
<line> medidas restritivas p*r mei* do lockdown, que consistia em *echar várias institu*ções e manter </line>
<line> em abert* apenas a*uelas considerad*s e**enciai*, t*ndo co*o uma da* consequ*nc*a* d*sse </line>
<line> f*ito a per*a de *m*rego* e rendas (SZWARCW*LD et al., 2020). </line>
<line> O c*nári* *andê**c* apr**enta pe*s*as e fam*lias enlutadas, p*is *ári*s p*ssoa* </line>
</par>
<par>
<line> in*ectadas morreram rapidamente d*vid* * d*ença e suas </line>
<line> comp*i*ações (FIO**UZ, 2020a). </line>
</par>
<par>
<line> Além dis*o, no Brasil, o*servaram-se sur**mentos * ac*n*uaçõ*s de tra*st*r*os psic*lógicos, </line>
<line> devido a s*ntimen**s relac**nado* ao desempr*g*, isolame*to social, m*do de adoe*er, *ais </line>
<line> como e*tresse, d*pres*ã*, a*siedade, *risteza, pr*blem*s no sono, dentre outros (ALMEID* et </line>
<line> al., 2020). Co* ef*ito, * pan*emia prom*veu re*lexõ*s internacionais sobre a importân*i* da </line>
<line> saúde ment*l, assim como seus *mpact** (SERA*IM et al., 2021). </line>
<line> Per*ebe*-se a ne**ssidade de falar s*bre * assunt* *m decorrênc*a das incid*ncias de </line>
</par>
<par>
<line> sofri*e*tos extremo* </line>
<line> viv*n**ados dur*nte esse período, a*ém do papel *o psi*ól*go n* </line>
</par>
<par>
<line> processo de s*fri**nto *este contexto, q*e foi e e*tá se*do fun*a**ntal </line>
<line> para auxiliar as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas em momentos d* crise (SCH*IDT et al., *020). T*m-se, então, *m *ont*xto em que, </line>
<line> *e um lad*, há *ofri**nto* advindos co* a pan*em**, já que *l* potencia*iz*u o surgimento </line>
<line> de novos transtornos psicológ**o* ou intens*f*cou t*anstornos já adqui*idos; e, por out*o lad*, </line>
<line> p*icó**g*s buscando ofer**er *uporte a e**a* pe*s*as, com vá*ios *e*afi*s e po*sibilid*des. </line>
</par>
<par>
<line> Co*forme o Conselho Fede*al de Psicolog*a (CFP) (CFP, *007), o </line>
<line> psicólo*o clínico </line>
</par>
<par>
<line> *em sua at*ação na **ea da saúde, nas m*is d*versas sit*ações, utilizand*-se de interv*nções </line>
</par>
<par>
<line> **e podem ser individuais, grupais, institucionais, </line>
<line> etc., e t** como *bje*ivo </line>
<line> *uxiliar o </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo em sofri*ento. A *sicóloga clínica lida com o indivíd*o e s*as *ema*das, *ontribu* </line>
<line> em seu processo d* *udan**, *judand*-o de diversas **ne*ras em seu de*envolvimen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Antes da pande*ia, os atendimen*os </line>
<line> eram rea*izad*s, na maioria da* vezes, </line>
</par>
<par>
<line> pre*enc*almente nos *onsultóri*s, estes sendo co*siderad*s am*ientes terapêutico* eficaz*s e </line>
</par>
<par>
<line> **ci*itador*s n* relação entr* a </line>
<line> ps*cóloga e o indivídu* *ue a procura (CORDIOL* et </line>
<line> * l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2019). Portanto, os atend*mento* presenc*ai*, até então, eram </line>
<line> *ri*rizados pelo contato </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sentimen*os que *ode* s*r ger**os des*e *nc*ntro. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina PI, v. 19, n. 7, art. 12, *. 23*-257, jul. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Silva, *. *. S*u*a, F. P. Pache**, G. O. Men*ses </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> No cont*xt* da pande*ia, a orient*ção d* realizar os atendimentos de modo online, </line>
<line> em algumas sit*aç*es es*ecífi*a* já previ*ta* pelo Conselho Fed*ral de P**cologia </line>
</par>
<par>
<line> (atendim*n*os </line>
<line> psi*oterápicos, s*leções de p*ssoal, *entre ou*ros), foi apresenta*a co*o </line>
</par>
<par>
<line> *ef*rço para que *s *tendime*tos psicológicos não *ossem suspensos (CFP, 201*). Ne*se </line>
<line> s*nt*do, ocorrer*m algumas *udan*as emergenciais para *ssa *odalidade de atend*me*to, </line>
</par>
<par>
<line> como o c*da*tramento </line>
<line> em massa das psic*logas, *m que </line>
<line> estes só obtêm autorização pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realização *e *te*dimentos online *e f*rmalment* ca*astrados e apr*vado* *a **ataforma e- </line>
<line> Psi. Com alta dema*da pelos atendi*entos, o processo de cadastrame*to *icou mai* ágil, </line>
</par>
<par>
<line> assim, o psicólogo só </line>
<line> precis*va, inic*alm*nte, cad**tra*-se para a*e*der onl*ne, *em e*perar </line>
</par>
<par>
<line> pela *provaç*o *o C*nse*ho Federal de Psi*ologia. Porém, pa*a continuar mantendo os </line>
<line> at*n*ime*tos pos*eri*rmen*e, seria n*cessári* a *provação do cadastro; caso não ho*ve*s* </line>
<line> apr*vação, os atendi*entos deveri*m s*r *us*ens*s pe** pr*fissiona* (VIA*A, 2020). </line>
<line> Para além do a*pecto emergencial, comp**ende-se qu* o atendimento *emo** </line>
<line> *present* va*tagens para o apoio *sicoss*cial no cen*rio *a CO*ID-*9, pois s* enqu*dra nos </line>
</par>
<par>
<line> critérios *stabelecidos para a *xecuçã* de um s*rviço considerando-s* a quarentena e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> isolamento s*cial, além *e auxiliar no cump*imento dessa* med*das (*IOC*UZ, 2020b). Es** </line>
</par>
<par>
<line> tipo de atendi*ento também mantém </line>
<line> qual*dade na psi**ter*pia, poré* é necessár*o q*e o </line>
</par>
<par>
<line> psic*logo se *dapte a esta nova mod*lidade de práti*a. Com a *i**nu*ção *os ca**s, discutiu- </line>
</par>
<par>
<line> se o re*orn* *o atendimento presencial, liberado p*r decretos estadua*s e de acordo *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Organi*ação Mundial *a *aúde - OMS (2*20), os **ais ap*e*entav*m novas orientações, tai* </line>
</par>
<par>
<line> c*m* * **o de m*scara para </line>
<line> os traba*hadore* e c*ientes, o álcool em g*l 70%, a *i*tância </line>
</par>
<par>
<line> mínima de um metro, *en*re outra* me**das *reventivas. </line>
<line> Diante da pa*demi* e *uas consequências, os *sicól*gos p*ecisaram se *d*pt** a uma </line>
<line> *ova *ituação relacionada às crises e emerg*ncia*. Um cenário at*pico, c*m sofrimentos </line>
</par>
<par>
<line> **la*ionados perda* de amigos e/ou fa*iliares, distanciamento so*ial, d**tre a </line>
<line> outros; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recursos </line>
<line> escas*o* </line>
<line> com* falta *e conhecimento </line>
<line> ou práti*a no atend*mento online, pouco* </line>
</par>
<par>
<line> *ateriais a*aptados para o modelo online, etc., prop*ciaram ao psicólogo algum*s mudanças, </line>
</par>
<par>
<line> com o intuito *e ajudar </line>
<line> aqueles </line>
<line> que ne*essit*vam. Com isso </line>
<line> e* v*s**, *sta *evi*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lit*ratura tem o objetivo de compreender como ocorre* a a*uação de psicólogos, no *ra*il, na </line>
<line> realização de atendime**o clíni** **l*ne dur*n*e a p*ndemia da COV**-19. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 19, n. 7, a*t. 1*, p. 237-257, jul. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ate*di*entos Psicotera*êuticos *n*ine Du*ante a Pandemia *e Covid-19 no Brasil </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL *EÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 D* prese*ça f*sica à prese*ça onlin* </line>
</par>
<par>
<line> O a*endimento presenci*l, antes da pandemia, era a m*dal**ade mais uti*iza*a. Est* </line>
<line> mo*a*i*ade *x*be sua singul*ridade pela f**mação *a re**ção terapêu*ica e a pre*ervação do </line>
<line> sigi*o, além d* o espa*o da clínica proporcionar c*n**rto e acol*iment*, aspecto* impo*t*ntes </line>
<line> para a psicoterapia e se* pr***sso (PRADO, 2000; CORDI*LI et al., 2019). Assim, o c*n*ato </line>
<line> pres*ncial n* consu*t**io *xibe imp*rtânci* para o psicól*go e o ***ivíduo *elas sensações e </line>
<line> ex*eriênci*s proporcionad*s (CORD*O** et al., 2019). </line>
<line> Além do *mbien*e *ísico, o consult*rio pod* represen*ar também um ambie*te que </line>
</par>
<par>
<line> estabelece e facilit* contato, o vínculo, relação </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> * </line>
<line> terapêutica e </line>
<line> a </line>
<line> *iberda*e do out*o em </line>
</par>
<par>
<line> *xpressar seus *enti*e*tos e pen*amentos (CORDIOLI et </line>
<line> a*., 2*19). Escu*ar o o*tr*, </line>
</par>
<par>
<line> observar compor*amentos, gestos, tan*o do ps*cólogo c*mo </line>
<line> *o cliente, são dimensõe* </line>
</par>
<par>
<line> importa*tes p*r* </line>
<line> a avalia*ão da r*laç*o que </line>
<line> é construída no pr*c*ss* (FREEDMAN; </line>
</par>
<par>
<line> *IRAN*A, 1986). </line>
</par>
<par>
<line> * atendimento online, por s*a v*z, foi criado *o*o uma *orma </line>
<line> de *ac*lit*r aspectos </line>
</par>
<par>
<line> relacio*ados ao deslocame*to, anonimato e, *lém disso, com uma *ossibilidade *e *stabelecer </line>
</par>
<par>
<line> a re*ação terapê*tic* quando as p*ssoa* *ão sentem que conseguem e*tabelecer </line>
<line> *íncul** </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> mo*alidade prese*cial (MAGALHÃE* et </line>
<line> al., 2019). Com efeito, o atendiment* online, </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> pouc*s, foi ganhando força como tratamento </line>
<line> em um for**to q** proporciona ampliaçã* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> **de de *cessos e serviços aos pacientes, diminuição de gastos em relação a cu*to*, a*ém d* </line>
</par>
<par>
<line> proporcionar *a*or recept*vid*de </line>
<line> dos clientes a este tipo de aten*imento (PROUDFOOT et </line>
</par>
<par>
<line> al., 2011; SI*VA; SIE*M*N*; BREDEMEIE*, 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> Estudos realizad*s por Prado e **yer (2006), *o* pacientes </line>
<line> *e psi**terapia online, </line>
</par>
<par>
<line> obti*e*am resultados de relação *era*êutica online semelhante </line>
<line> * desc*ita na l*teratu*a. </line>
</par>
<par>
<line> Reynolds, Styles e Grohol (2006) também realizaram estudos </line>
<line> com terapi*s </line>
<line> onl i ne </line>
</par>
<par>
<line> fundament*dos nos *ad*s da li*e**tu*a, e, u*ilizando </line>
<line> escalas para obtenção d* resu*tados, </line>
</par>
<par>
<line> enco*tra*am *e*ultados similares, porém </line>
<line> nas *ube*c*la* de co**ia*ça, os terapeu*as </line>
<line> on* * ne </line>
</par>
<par>
<line> obti*eram res*lt*dos ma*s </line>
<line> altos. No atendimento *n**ne também é possí*el p*rceber que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo possui atitud* de *us*ar ajuda de obter um mai*r comprom*timento pe*o </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> processo e suas mudanças (MI*LEA e* al., 201*). Ass*m, as tecnolog**s podem p*opo*cionar </line>
<line> possib*lidades de sust*ntação e auxi*iar na e*periênc** emociona* do indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> (FIGUER*DO, </line>
<line> 20*7). P*d*m, por *ua *ez, auxiliar na fle*ibiliz**ão do *tendim**to com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina *I, v. *9, n. 7, a*t. 12, *. 237-*57, jul. 202* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Silva, K. O. So*za, *. P. Pacheco, G. O. Men*ses </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> cl*ente e na troc* d* informações c*m outras psicóloga*, seja p*r meio de superv*são ou para </line>
<line> fins de me**orias n*s fer**mentas tec*ológ*cas (*ILVA; R*MOS, 2020). </line>
<line> Co*tud*, dif*culdades também for*m *nco*tra**s, poi* há *ouc*s treiname*tos * </line>
<line> curso* *ara au*iliar os pro*issio*ais n*s** modalidade, além ** *ossí*eis falha* *ecnológic*s </line>
<line> durante os atendi*entos (*AG*L*ÃES et a*., 2**9). O atendi*ento onli*e também po*eria </line>
</par>
<par>
<line> gerar horas demasiadas *e </line>
<line> trab*lho ou dif**uldad* de *cesso e compreensã* </line>
<line> das t*cnol*gias </line>
</par>
<par>
<line> de infor*aç*o para os psicólog*s clínicos. Ademai*, *utras dificuldade* também f*ram </line>
<line> ob*ervadas n* atendimento on*ine, relacionad** ao silêncio na* sess*e*, *spe*i*l**nte </line>
</par>
<par>
<line> *ura*** as pausas, sejam e*as breves ou </line>
<line> longas, na pe**epção corporal *o indivíduo </line>
<line> a*sim </line>
</par>
<par>
<line> como a *ercepç*o de element*s não verbais, e nas variaç*es do tom de vo* *o indivíduo (alta, </line>
<line> baixa, *tc.) (PINTO, 2002; VIANA, 2020; S*LVA; **MOS, 202*). </line>
<line> No que tange à legisl*ção e aos aspectos ético*, o atendimento o*lin* nem sem*re foi </line>
<line> regulame*t**o pelo Conse*ho Federal de Psicolo*ia (CFP) para ser utilizado pela categoria </line>
</par>
<par>
<line> profiss*o*al. Ao </line>
<line> longo dos a*os, e por meio d* *o*ma*ivas, **mo a Resolução CFP nº </line>
</par>
<par>
<line> 0*3/2*00, Resolução CFP nª 012/200* e Res*lução CFP nº *11/2012, * u*o de tecnologias foi </line>
</par>
<par>
<line> regulame*ta*o para fins </line>
<line> ex*er*m*ntais e de *esquisa. Post**iorme**e, *m 2018, a parti* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Resolução CFP nº 011/20*8, *oi a*toriz**o o uso do atendimento online pa*a ps*coter*pia; e, </line>
<line> *m 2020, **i *ublicada a Resolução CFP nº 04/2020, que *e* novas ori*ntaçõ*s *uanto ao* </line>
<line> a*endiment*s considera*do o conte*to de pand*mia. </line>
<line> A Resolução CPF nº *03/2*** *utoriza*a o atendimen*o em *ar*ter experimental par* </line>
</par>
<par>
<line> pesqu**as de orientação psicológic*, orientação profissiona*, *onsult*rias a e**r*s*s, </line>
<line> dentre </line>
</par>
<par>
<line> outr*s. </line>
<line> Esses a*endim*n*os *o*eriam se* *ealizados de fo*ma *nline po* meio de e-mail, </line>
</par>
<par>
<line> vídeo-chamada e *utr*s recu*s*s t*cnológicos, de fo*m* assíncron*, quando as res**stas nã* </line>
<line> são envi***s e recebidas *e **edi**o; ou *íncrona, quando a *nt*ração é imed*ata (CFP, 2000). </line>
<line> Em *005, houve uma reformulaçã*, *om a Res*l*ção *FP *º 012/2005, que permitia </line>
</par>
<par>
<line> somen*e </line>
<line> atendimentos </line>
<line> para </line>
<line> orientação *r*fissiona*, orientaçã* psicológica, e* caráter </line>
</par>
<par>
<line> exp**imental, para pe*quisas. Porém, ser*a n*cess*rio obter </line>
<line> um certificado, que s*r*a gerado </line>
</par>
<par>
<line> após análise </line>
<line> do Comitê de Étic*, ter in*crição ativa n* C**selho Regiona* de *sicol**i* </line>
</par>
<par>
<line> (CRP) e real*zar cada*tramento n* site do **nse*h* Federal (CFP, 2*05). </line>
</par>
<par>
<line> P*r m*io da Resolução CFP ** 011/2012, o CFP regu*amentou </line>
<line> o atendi*ento </line>
</par>
<par>
<line> psicote*apêuti*o r*alizado a di*tânc*a por meios tecno*óg*cos, além de outros tipos de </line>
</par>
<par>
<line> at*ndimen*os já realizados remotamente, ainda em caráte* ex*er*mental, ressaltando </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> deveriam ser pontu*is, sem infr*ngir o C**igo de Ética Profissional. *lé* disso, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> profis*i*nal t*mb*m deveria *ispor d* um site que of*r*cesse ess* *ipo d* atendimen*o </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 1*, n. 7, a*t. 12, p. 237-257, jul. 2*22 www4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *tendimentos Psicoterapêuticos Online *ura*te a Pandemia de Covid-19 no Brasil </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> direci*nado a pes*o*s que não *o*eriam se *eslocar para * atendimen** presenc*a* (CFP, </line>
<line> 2*12). </line>
<line> O atendime*to psicotera*êutico o*line foi regulamentado pel* Resolução CFP nº </line>
<line> 0*1/20*8, c*iada para auxiliar o* profis*io*ai* no* atendimentos na modalidade *n*in*, </line>
<line> revogan*o, assim, a resolução de n* 011/*012. * r*solução de 20*8 t*mbém aut*rizava * *so </line>
</par>
<par>
<line> onlin* p*ra seleção d* </line>
<line> pessoal, aplicação de **stes favorá*eis para aplic*ção re*ota *elo </line>
</par>
<par>
<line> Sistema de Avaliação d* I*strum*nto* Psicológicos (*ATE*SI) e supervis*o para ** </line>
<line> psi*ó***os da* mai* d*vers*s áreas (CFP, 2018). </line>
<line> Pa*a o ate*dimento psicoterapêutico online, as psicól*gas p*ec*sam estar regis*radas </line>
<line> p*ofissi*nal*en*e no CRP de sua região, *em com* precisam se cadastrar no site e-Psi. Após </line>
</par>
<par>
<line> * cadastro e análise dos dados, te*do co** resultado a a </line>
<line> aprovação para mo*alidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atendimento online, a profissional de ps*cologia pode a*ender *m um* plat**or*a es**cífica, </line>
<line> p*eviament* acordada com o cliente, de forma assíncrona ou síncrona; ex*eto em situaç**s de </line>
</par>
<par>
<line> c*ises, emergênc*as e/ou </line>
<line> situações de violação de di*eitos ** violência, *even*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aco**anha*ento desses casos s*r realizado s*mente na modalidade presenci** (*FP, 2018). </line>
<line> Dois **os depois da publicação da *e*oluçã* de 2018, e* 26 *e março de 2020, com </line>
</par>
<par>
<line> a pand*mia de COVID-19 e seguindo </line>
<line> orienta*ões sanit*rias ** OMS e demais órg*os </line>
</par>
<par>
<line> nacionais de Saúde Pública, o C*nselho Fed*ral de Psicologia p*blicou a Resolu*ão **P nº </line>
</par>
<par>
<line> 04/2020, que *rouxe flexibilizaçã* nas </line>
<line> de*ais r*soluç*es e orientações </line>
<line> quanto </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> atendimentos online *e modo mais abrangente. A parti* de*ta, os psicól*gos pod*riam realizar </line>
</par>
<par>
<line> atend*me**os </line>
<line> psicol*gi*os e presta* outro* serviços por meio de recur*o* te*nológ*co*, </line>
</par>
<par>
<line> iniciando a*é atendimentos on**ne s*m *sperar pel* emi*são do parec*r do CFP para tal. Viana </line>
<line> (*020) *presenta dad*s leva*t*dos pelo Conselho Reg*ona* de Psicologia da 3ª Região, os </line>
<line> q*ais m*st*am um aum*nto de 800% pe*a procura do at*nd*men*o psicológ*co, *e*do a b*sca </line>
</par>
<par>
<line> pelo serviço online um au*en*o si*nifi*a*ivo nos *omentos em q*e isolame*to socia* o </line>
<line> *icava mais **ngo. </line>
<line> 2.2 A pandem*a e o impacto psicos*ocial </line>
<line> O cor*nav**us é um vírus que foi encon*rado pri**iramente *m *uh*n, na Chi*a, *m </line>
<line> de*embro de 2019. Tr*ta-se de uma família de vírus </line>
<line> () que causam *nfe*ções respiratórias, no ***o da *ande*ia desse novo ag*n*e, f*i </line>
<line> descoberto em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan *a *hina. O vírus atual faz que </line>
<line> os *ortadores d*les t*nha* a doença chamada de coron*vírus (*OVID-*9) </line>
<line> (MACEDO; *RNELL*S; BONFIM, 20*0, p.1). </line>
<line> **v. FSA, *eresin* P*, v. 1*, n. *, art. 12, *. 237-2*7, jul. *022 www4.fsanet.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. S*lva, K. O. Souza, F. *. Pacheco, *. O. Meneses </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> As pessoas *nfectadas com a COVID-19 ap*esenta* div*rsos sin*omas q*e i*cluem: </line>
<line> fal*a de ar, febre, dor *e garganta, tosse, etc (C*VALC*NTE et a*., 2020; OMS, 2020). Po* </line>
</par>
<par>
<line> outro lado, há pessoas con*iderad** assi*tom*ticas </line>
<line> (ausência d* *intomas), mas </line>
<line> que podem </line>
</par>
<par>
<line> transmit*r a doe*ç* às demais. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme a OMS </line>
<line> (**20), em 30 de jan*iro de 2020, foi emitido um documento </line>
</par>
<par>
<line> consid*rando a COV**-19 uma emergên*ia ** saúde pública, in*ciado com a epi*e*ia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> C**na, *nde j* hav*a oc*rrido m*itos **itos. Em 11 *e *ar*o de 2020, com a d*ss*min*ção </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> vírus e* diversos países, a COVID-1* foi conside*ada um* </line>
<line> pandemia. Em *e*ereiro *e </line>
</par>
<par>
<line> 2020, identifico*-s* o primeiro caso dess* v*rus no B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Após </line>
<line> *s primeir*s inf**çõe*, ra*ida*e**e o vírus se espalh*u </line>
<line> por todos os esta*os </line>
</par>
<par>
<line> brasileir*s, levan*o vários es**dos a implementarem a quar*nten*, que c*nsist* no is*lamento </line>
<line> social de i*d*víduos saudá**is ou adoec*do*, com finalida*e de *i*inu** a diss*minação do </line>
<line> vírus (SZWARCWALD et a*., 2020). Além da q*arent*n*, t*mbém houve impl*men**çã* do </line>
<line> lockdown, com o fechamento de o*ganizações por u* tempo indeterm**ado, de *odo que </line>
</par>
<par>
<line> apen*s a*gumas institu*ções *onside*adas essenciais *iv*ram autorizaç*o par* *ant*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> funci*namento, t*is co** sup*rmercados, farm*cias, bancos, de**re outras, s*guindo as </line>
</par>
<par>
<line> medidas </line>
<line> de proteção *stabe*ec*das p*la OMS. Esta *itu*ção gerou um *orte impact* na vida </line>
</par>
<par>
<line> das pessoa* e na econ*mia, de*id* * perda de emprego* e a **minu*ção/perda de re**a das </line>
<line> demais i*stituições consider*das nã* essenci*is (SZWARCWA*D et al., 202*). </line>
<line> Do ponto d* vista psico*soci*l, a *ande*ia trou*e in**ntá*e*s p*rdas para *s pe*soas, </line>
</par>
<par>
<line> como a mo*te de parentes e entes queridos, sendo dif*cil, i*clusive, realizar ritual o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*spe***a, que, por sua v*z, é </line>
<line> uma ação cultural importante para o </line>
<line> processo de luto. Além </line>
</par>
<par>
<line> *isso, houve a* perd*s rel*t*va* à sociabilida*e, em decorr*ncia d* *solam*nto so*ial. P*r tais </line>
<line> fatores, observou-se * surg*mento e a **entuação de sofrimen*os e t*anstornos, *um*ntando a </line>
<line> procura por a*oio psicológ*co (A*MEID* et al., 2020; BEZERRA *t *l., 2020; FIOCRUZ, </line>
<line> 2020a). N* que t*nge aos aten*imentos psic**sociais, a Fiocruz (2020b, p.2) **ont* que </line>
<line> Os aten*ime*tos psic*ssociais d*rante a epidem*a *equere* at*nção a respeit* do </line>
<line> m*ne*o, *is*inção sobr* reações e*pe*ada* nesse *ip* d* evento e indicadores de </line>
<line> risco: sintom*s p**sis*e*tes, complicaçõe* associad*s (por ex*mplo, conduta </line>
<line> suicida); comprometimento sign*ficativo do funcio*amento social e co*idiano, </line>
<line> dep*e*são *a*or/unipolar, psi**se, t*an*tor*o de estresse *ós-t*aumáti** ou mesm* </line>
<line> *a*ifestação de sofrimento agudo intenso que ocasione * *uptura com *s est*atégia* </line>
<line> que promovam a *ida, são qu*dr*s qu* *equerem *ma atenç** especializada </line>
<line> imediata. Rea*ões de raiva, confu*ão e estresse agudo s*o co*u*s durant* períodos </line>
<line> de quarentena e isol**e*to. </line>
<line> Rev. *SA, Te**sina, v. 19, n. *, art. 1*, p. 237-257, jul. 202* **w4.*sanet.c*m.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Atendimento* Psic**erapêut*cos Online Dur*nte * *and*m*a de *ovid-19 no Brasil </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, os a*end*me*to* psicol**i**s *ealizados na pan*emia precisam ev*d***i*r * </line>
<line> acolhi*ento, a e*cuta e o manejo adeq*ado para as pe*so*s e suas demandas, tendo em vista a </line>
</par>
<par>
<line> *ituação abrangente. *ediante cenári* p*nd*mico, muitas p*icólogas clínica* se viram o </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ma sit*ação atíp**a </line>
<line> e, diante dist*, d*safi*s fo*am identif**a*os no </line>
<line> enfren*amento des*a </line>
</par>
<par>
<line> si*u*çã* em seus at**diment*s (VIANA, 2*20). *s atendiment*s predom*nan*eme*te onlin* </line>
<line> se fizeram necessários, e*igindo uma *ápida adapta*ão *os psic*logos a esta mo*alida*e, bem </line>
<line> c*mo * co*hecim*nto sobr* *s suas va*tagens e des*antagens. Foi necessári*, en*ão, adapt*r- </line>
<line> se à i*eia de *ar s*porte onl*ne, a*ém de ajust*-la à *ova r*a*ida*e **op*sta c*m * *sol*mento </line>
<line> soc**l. </line>
<line> D*staca-se, ainda, que um* l*ção que f** apren*ida po* *eio da experiência d* </line>
<line> combate a C*VID-19 e a re*ução de impacto* rel**ionados à saúde mental em alguns paí*es </line>
<line> **i a implementaç*o de se*viços es*ratégicos d* atenção psicossocial. Es**s *erviços s*rviriam </line>
</par>
<par>
<line> para *uxiliar </line>
<line> nos po*sívei* agravamentos relac*onados * </line>
<line> s*úde *ental, assim como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> preve*ção *este* (DUAN; ZHU, *020). </line>
<line> N* Bra*il, es*e tipo de serviço * conhecido com* Saúd* Mental e Apoi* P*ico*social </line>
</par>
<par>
<line> (SMAPS) (*IO*RUZ, 2020b). Recom*ndam-s* *ç**s e </line>
<line> intervenções rá*idas desde o iníci* </line>
</par>
<par>
<line> da CO*ID-19, *ara entender, esquemat*zar e *irecionar algumas que*tões, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> f*n*lidade lid*r co* os cen*rio* diverso* que podem *urgir, interrupçã* da transmissão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> vírus, *reve*ir possíveis rev*rberações relacion*das com o bem-*s*ar das p*ssoa*, </line>
<line> dentre </line>
</par>
<par>
<line> o*tros. </line>
</par>
<par>
<line> O*tro desafio i*entifi*ado para *s psicólogas clín*cas f*i a fal*a de preparo para </line>
<line> *ituações de cr**e em uma proporção *andêmica (NOAL et al., 202*). É imp*rta*te salientar a </line>
<line> importância da capacitação profissional, princip*lmente *m relaçã* a *mergências e desastres. </line>
<line> *o B*asil, ex*ste um d*ficit *o* SMAPS e ** suas potenci*lidades, p*r*anto, faz-*e </line>
<line> necessário o*ter estratégias para a **pa*it*ção de profiss**nais, principa*mente p*ra a*ueles </line>
<line> q*e não possuem essa formaç*o em *eu cu*r*culo. </line>
<line> *o*l e* al. (2020) acresce*tam que também houve ofer**s d* cursos so*re sit*açõ*s de </line>
<line> crises e so*re a CO*ID-19, de*tre *les, c*rsos destin*do* a vários p*ís*s, inclui*do o Bras*l, </line>
<line> para *uxi*iar no enfre*tam*nto d* C*VID-19. Estes cursos promoveram * disseminação de </line>
<line> conh*cim*nto sobre o ass*nto, troca de informações, e *ux*liaram nas práticas q*e poderiam </line>
</par>
<par>
<line> ser util*zadas pelos profi*s*onais </line>
<line> de saúd*. A </line>
<line> e*emplo disso, a *un*ação Oswaldo *r*z </line>
</par>
<par>
<line> (F*OCR*Z) **se*volveu </line>
<line> *urso* e materiais adequados em temp* há*il durant* o i*ício </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pandemia, vi***d* * capa*i*ação do* pr*fissi*nais *e saúde no cen**io *an**mi*o. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 1*, n. 7, art. *2, p. 237-257, jul. 2022 ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. *ilva, K. O. Souza, F. P. Pa*heco, G. O. M*nes*s </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> O plantão psicológico online também f*i uma opção uma possibilidade pa*a e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*a*ização de ac*lhimen*o às pe*soas *ue recorri** ao serviço psicológi*o (BARCELLOS et </line>
</par>
<par>
<line> *l., 2020). Es*es serviços poderi*m ser pagos ou, assim como outr*s </line>
<line> serviç*s, *f*rtados </line>
</par>
<par>
<line> gra*uit*ment*. Em vista da q*antidade *e *essoas que precis*vam de acolhi*ento e *ão </line>
<line> tinham condi*ões de *az*-l*, es*e se **r**entou enquanto *m recurso válid* para aj*dar as </line>
<line> pe*s**s em suas demandas. </line>
<line> 3 METOD*LOGIA </line>
<line> Trata-se de uma rev*são de *it*ratura, que consiste em uma análise crítica sobre </line>
</par>
<par>
<line> determi*a*o tema que *á fo* pub*icado, </line>
<line> *t*li*ada par* integração e organizaç*o de *ados, </line>
</par>
<par>
<line> **clarecime*to do *ema *, ain*a, relato sobre * processo atual da p*s*uisa (APA, 2012). Para </line>
<line> Gil (2008), t*da pesquisa *nicia-se * p**tir de *m est*do bibliográfico, a*alis**do os mat***ais </line>
<line> já elabo*ado*, o que possib*lita que o investig*dor adquira uma apropria*ão teórica mais </line>
<line> amp*a *obre a temática, observan*o a abrangência */ou la*una* dentro *o que já foi disc*tido </line>
<line> e propondo novas refl**õ*s */o* reformulaç*es so*** o fen*meno est*dado. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te tra*alho, *ara c*l*ta d* </line>
<line> dad*s, a busca foi realizada por meio de u* </line>
</par>
<par>
<line> *evantamento de textos pu**icados, no Brasil, nas bases científicas SciELO e Google </line>
</par>
<par>
<line> Aca*ê*ico, *om recorte temporal de janeir* de 2020 a dez*mbro *e 2021, </line>
<line> *ti**zando c*mo </line>
</par>
<par>
<line> descr*tor*s "At*ndimento o*li*e na clínica" AN* "*andemia". A escol*a das plataformas foi </line>
</par>
<par>
<line> feita </line>
<line> por s*rem grand*s bases científicas no *rasi* q** *ão acesso gratuito *s public*ções. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*to ao reco*te *emporal, *eve-s* ao fato de que, co* o auge da pandemia nesse* dois a*os </line>
<line> e o co*se*ue*te iso*amen*o soci*l, houve o aumento *ela busca d* p*ocesso psicoterap**tico </line>
<line> na modalidade online (OMS, 2020; VI**A, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Para a sel*çã* *os materiais, *oram </line>
<line> ad**ados como critérios de inc*u**o: I) trabal*os </line>
</par>
<par>
<line> cientí*icos compl*t*s; II) acesso gratuito; e III) em idioma por*uguês. Como critérios de </line>
</par>
<par>
<line> e*clus*o tem-se: I) ***lica*ões </line>
<line> repetidas; </line>
<line> II) acesso pago; *II) em o*tras línguas; e IV) </line>
</par>
<par>
<line> incompletos. Os res*mos foram lidos, sendo *elecion**os os trabalhos cuja *emática pr*nc*pal </line>
<line> era psicologia clínica e o context* d* *andemia *a COVID-*9. </line>
<line> ** pla*aforma Sci*LO, fo*am encontradas 16 publicaçõ*s, destas *or** se*ecion*das </line>
</par>
<par>
<line> publicações que apresen*aram os cri**ri*s </line>
<line> de incl*são, totalizan*o apen*s </line>
<line> u* a </line>
<line> (01) </line>
</par>
<par>
<line> publi*a*ão. Na plat*f*r*a Google Ac*dêmico, foram encontra**s 20* artigos, destes foram </line>
</par>
<par>
<line> se*ec*onados qua**o (*4) ar**g*s e um* (01) m*nogra*i*. Utilizou-se, ainda, </line>
<line> de </line>
<line> ci*co </line>
<line> (05) </line>
</par>
<par>
<line> Resol*çõe* p*blicadas *elo C*nselho Fede*al de Psic*logia, selec*on*das </line>
<line> por abordarem </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 1*, *. 7, art. 12, p. 237-25*, j*l. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **endimentos Psi*oterapêuticos Online Durante a Pa*demia de C*vid-19 ** Brasil </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> espec*fica*e**e a modalidade de *ervi*os p*ico*ógicos onli*e. *t*lizou-se da Análise *e </line>
<line> Cont**d* (BARDIN, 1977) para a avaliação, síntese e interpretaç*o final dos *ado*. </line>
<line> 4 RESULTADOS E D*S*USS**S </line>
<line> A *a*tir da *rganização das publicaçõ*s, obteve-se a seguinte caracter*zação *as </line>
</par>
<par>
<line> public*ç**s. *on*i*e*ando a quantidade de aut**as(e*) e </line>
<line> coau*oras(es), h* a </line>
<line> presença *e 16 </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisad*res </line>
<line> nas public*ções. Do total, há apenas um *utor do s*xo mas*ulino (VIANA, </line>
</par>
<par>
<line> 2020). Q*anto ao ano de *ublic*ç*o, quat*o fo*** </line>
<line> publicados em *020 e os outr*s dois em </line>
</par>
<par>
<line> 20*1. </line>
</par>
<par>
<line> No que diz respeito *os objet*vos e mét*dos utilizados na* pesquisas, tem-se que Sil*a </line>
</par>
<par>
<line> e R*mos (2020) real*zara* um estudo *om * </line>
<line> ob*et*vo de relatar suas </line>
<line> experiên*ias clí*icas </line>
</par>
<par>
<line> duran*e o perío*o de pandemi*, abordando a* transformações no set*ing terapêutic*, nas </line>
<line> e*tratégias *tilizadas, os *ofrim*ntos *ecorrente* * as mud*nças no cot*diano. Al*m d* *elato, </line>
</par>
<par>
<line> a* autoras *e utiliza* de um estudo </line>
<line> teó**co-bibliográfico, an**rado na Gestalt-Terapia e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Exist*ncia*ismo. Co*enza al. (2*21) cons*ru**am et </line>
<line> u* relato teóri*o </line>
<line> *ef*ex**o e descritivo </line>
</par>
<par>
<line> sobre o* at*ndiment*s remoto*, utilizan*o-se da pes*uisa bibliográfica, com informações </line>
<line> sobr* Telepsi**logia nos últimos *ez *nos. Além da* implica*ões do i*olam*nto social para * </line>
<line> rea**zaçã* de a*en*imen**s psicológicos, os aut**es discutiram sobre o a*anço das t*cnol**ias </line>
<line> n* realiz**ão d* sessões mediadas pelas te**ologias, bem como * for*açã* dos *rofissionais </line>
<line> a respeito da utiliza*ão destas. </line>
<line> B**tencourt e M*chado (**21) *el***m suas expe*iên*ias no atendimento *l*nico </line>
</par>
<par>
<line> online, a partir ** um e*tudo ** caso à *uz da Ps*c*nálise. As autoras discutem **bre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> construção </line>
<line> do setting terapêutic* * </line>
<line> as *st*atégi*s uti*i*ad** para tran*po* o at*ndime*to </line>
</par>
<par>
<line> *resencia* p*ra a mo*alid*de online, dest**ando a </line>
<line> esc*ita </line>
<line> por men*agem </line>
<line> de tex*o como </line>
</par>
<par>
<line> ferram*nta que *avorece imagi*aç*o e m*taforização a </line>
<line> para a pr*dução de sen**dos nos </line>
</par>
<par>
<line> proces*** de subjetivação. Vi*na (2020) d*scute os fator** presente* n* p*e*tação d* s*rviços </line>
</par>
<par>
<line> *s*cológ*cos m*diados pelas Tecn*log**s da In*ormação e da C*municação, a partir de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> estud* </line>
<line> de levantamento biblio*rá*ico e documental. Alé* de traze* *m pan**ama sobre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*oblemas d*cor*entes d* pandemia, os r*sul*ados ** p*squisa a*ont*ram p*ra o aumento da </line>
</par>
<par>
<line> *rocura </line>
<line> dos </line>
<line> serviços </line>
<line> de psico*era*ia on*ine, bem *omo a </line>
<line> necessida*e de adequ*ções </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> medidas le*islativas **e o*i*ntem * atendime*t* nes*a mod*lidade. </line>
<line> C*r*alho e* al. (2*20) realizam um estudo c*m base no *elato de experiênc*a de </line>
</par>
<par>
<line> profi*s*onais da saúde no </line>
<line> **fre*tam*nto da pand*mia. *s auto*as apresentam </line>
<line> di*iculdades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. 7, art. 12, p. 237-25*, jul. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Silva, K. O. Sou*a, F. P. P*checo, G. *. Meneses </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> p*te*cialidades, tanto n* área d* ensino como na assistê**ia, de*arcando os sofr*mentos das </line>
</par>
<par>
<line> pro*i*sionai* e as estratégias u*ili*adas para a adapta*ão às </line>
<line> te*nologias e a promoção do </line>
</par>
<par>
<line> cuidado. Po* fim, Rodrigue* *. (*020), em sua *ono*rafia, reali*a um </line>
<line> estudo qualitat*v*, </line>
</par>
<par>
<line> *om a rea*izaçã* *e entrev*stas a psi*ólog**, com * objetivo *e c**preender as percepçõ*s, </line>
<line> os s*ntimentos e as estrat*gias de a*uação f*ent* à pandemia. Em sua aná**se, * autora </line>
</par>
<par>
<line> estruturou seus </line>
<line> achados em três zonas de sentido do traba*ho durante pan*emia, a saber, a </line>
</par>
<par>
<line> forma cri*tiva de enf*entamento pess*al d*an*e dos fatore* de risco e proteção; a reinvenção </line>
<line> profissional *ara dar continuidade à atuação clí**ca; e a elaboraç** de u** vi*ão crít*ca sobre </line>
<line> a Psicol*gi* Clín**a. </line>
</par>
<par>
<line> C*m a análise *e conteú** das r*fer*d*s </line>
<line> *ubl*ca*ões, es*e </line>
<line> a*t*go sis*ematiza três </line>
</par>
<par>
<line> categorias princip*is, a saber, I) A*pliaçã* dos horizon*es e integ*ação da categoria </line>
<line> profissio*al; *I) Caracteriza*ão d*s at*n*im**tos dura*te * pandemia; * III) Des*fios </line>
<line> pro*issionais. </line>
<line> 4.1 *mpliaçã* dos hori*o*tes e integra*ão da categoria *rofis**onal </line>
</par>
<par>
<line> O uso d*s </line>
<line> tecno*ogias permitiu dar contin*i*a*e aos </line>
<line> pr*cessos te*apêuticos, sendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i**er*et um v*íc*l* de trabalho que p*ss*bilit** o des*nv*lvimen*o e a </line>
<line> expansã* téc**ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pessoal (SILVA; *AMOS, 2020). Nes*e sen*ido, **servou-se a a*pliação *a *lí*ica para </line>
</par>
<par>
<line> *lé* </line>
<line> d* consul*ório </line>
<line> com * uso de f*rra*entas t*cnológicas, tendo maior possibil*dad* de </line>
</par>
<par>
<line> atender *esso*s f*r* do esta*o * do *aís; e *mplia*ão da clínica social (VIANA, 2020; </line>
<line> RODRIGUES C, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Observaram-*e *ovas f*rmas de a*ender, prosp*ctar cli*ntes, construir networking </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e**borar f*rmas cr*ativas de l***r *om </line>
<line> o </line>
<line> con*exto pandêm*co (SIL*A; RAMOS, 2020), </line>
</par>
<par>
<line> am*liando as *rocas técnicas por me*o de super*i*ões a distância e, até com p*ofissiona*s de </line>
<line> o*tras localidades, que ser*iram *ant* pa*a a partilha de conhecimento como suporte *ntre a </line>
<line> ca**go*ia (VIANA, 2020). </line>
<line> A pa*tir de*sa integra*ão, os a*t*res apontaram posi*ivam*nte os mo*imen*os d* </line>
</par>
<par>
<line> capacitação d** pro*is*ion*is nos *tend*me*tos, *duca*ão continuada </line>
<line> por mei* *e cursos, </line>
</par>
<par>
<line> mestrados </line>
<line> e </line>
<line> l*itura* </line>
<line> comp*rtilhadas </line>
<line> (**ANA, </line>
<line> 2020; </line>
<line> *ILV*; </line>
<line> R**OS, </line>
<line> 20*0; </line>
</par>
<par>
<line> BITTENC*U*T; **CHADO, *020). C** efe*to, a *daptação à modal*dade onli*e troux* </line>
<line> m*ior vis*bil*dade aos *e*apeutas, amp**ando o net*o*ki*g e a *ede de indicações de cliente*; </line>
<line> e *av*re*endo a *roca de e*per*ências entre pro*issiona*s (SILVA; R*MOS, 2020). Soma-*e, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 19, n. 7, ar*. 12, p. 237-257, jul. 202* </line>
<line> *ww4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Atendi*en**s Psi*oterapêuticos Online Du*ant* * Pandemia de Covid-*9 no Brasil </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> ai*da, a expansão d* cursos, aul*s e liv*s onli** com profi*sionais de dive*sos *ugares do *aís, </line>
<line> **mpe**o com as barreiras *eográf*cas (*IANA, 202*). </line>
<line> 4.2 Car*c*erizaç** **s atendimento* durante * pand*m*a </line>
<line> A part** dos es*udos, obs*rvou-se que é possível construir um settin* terapê*tic* </line>
<line> am**i*do, reinventando-o p*r* além do consultório tradicional (SILVA; RAMOS, 2020; </line>
</par>
<par>
<line> BITTENCOURT; MACHAD*, 2020). *i*t*ncourt * *a*hado (202*) di*cu*e* s*bre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impor*ância de acordos sobre o ambiente terapêutico, de*tacand* o *igilo; a preparação de um </line>
</par>
<par>
<line> *mbiente rese*vad*; *s*abelecime*to d* horários pré-**enda*o*; as orientações s**r* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *iber*ade de fala, a livre *ssoci*ção; construç*o de *nterven*ões que *onsideram * </line>
<line> tempo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ondição *e elaboração do sujeito; e alte*ação *as formas de p*g**ento. </line>
</par>
<par>
<line> H*uve adaptações n*s formas de at*ndimento, além da constru*ão d* vínculo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criaç*o de *et*ing tera*êutico. Nesse se*tido, obse*vo*-se </line>
<line> u*a flexibi*iz*çã* dos horários, </line>
</par>
<par>
<line> sendo pos*íve* real*zar (re)m*r*ações de atendimentos a pa*tir da di*po*ibil*d*de dos horários </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> terapeu*a e cliente, con*ider*ndo os momentos em qu* o ambiente dom*stico pode s*r </line>
</par>
<par>
<line> organ*zado com </line>
<line> privaci*ade par* a rea*ização d*s a*endi*entos (SILVA; R***S, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Soma-s*, ainda, * comodi*ade, para o t*rapeuta e o cliente, d* não p*ecis**em se desl*car a*é </line>
</par>
<par>
<line> o local de atendimento, *edu*indo gast*s *om os </line>
<line> d*slo*a*en*os e su*locação de consu*t*rio </line>
</par>
<par>
<line> (SILVA; RAMOS, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Quan*o ao aspecto físico, dest*ca-s* o desafio *a orga*ização *o ambiente, *ma vez </line>
<line> que, *om o isola*ento social, p*de haver a presença de outro* morador*s e* casa, </line>
</par>
<par>
<line> dificul*ando o sigilo e *ilêncio (SILVA; RAMOS, 2020). Ademais, a o </line>
<line> multiplici*ade de </line>
</par>
<par>
<line> papéis centralizad*s no mesmo espaço pode dei*ar o profissional em esta*o de alerta e te*s*o, </line>
</par>
<par>
<line> pois ao mes*o **mpo em que um atendime*to está a*ontecendo, outra* a*ivi**des </line>
<line> do </line>
<line> la*es </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém oco*rem paralelamente: "*or um lado, tem*s a *esa**taç*o *o *s***o de trabalho ** </line>
<line> relaç*o * profissional *, por out*o, tem*s a obstruç*o *os **p*ços domés*icos no se* f*u*r </line>
</par>
<par>
<line> nat*ral e* re*ação a*s compo*ente* *a fa*ília" (SILVA; RAMOS, 2**0, *.26). **a </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> estrat*gi*s ad**ad** pelas autoras f*i a reorganiz*ç*o d* agen*a d* ate*dimentos, const*uind* </line>
<line> uma no*a *o*in* que conside*asse também as atividades do *mbi*nte doméstico - * que l*vou </line>
<line> a alteração de projetos, nece*sidad*s e desej*s. </line>
<line> N* que diz respeito às rel*çõ*s terapêuticas, em su* maioria, pass*ram a ser mediadas </line>
<line> por t*ansmis*ã* de vídeo via platafo*mas, sites e ap*i*ativ*s, que permitem *onstru** nova* </line>
<line> po*sibilida*es *e viv*n*iar *xp*rimentos e conf*g*ra* *ova form* *e vi**ulação (SILVA; </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si** PI, v. 19, n. *, art. 12, *. 237-25*, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. S. Silva, K. O. Souza, F. P. Pache*o, G. *. Men***s </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> R*MOS, 2020). As autoras *p**tam </line>
<line> q*e * f*lta de </line>
<line> a*gun* recurso*, em determinadas </line>
</par>
<par>
<line> situaçõ*s, *o*e s* revelar co*o uma oportunidade pa** a de*c*bert* de </line>
<line> ou*ros, tai* </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> u*ilização de músicas, instr*m*ntos mu*icai*, vídeos e im*gen*, etc. *omo *ecursos </line>
<line> expr*ss*vos. </line>
</par>
<par>
<line> *o que </line>
<line> tang* ao mane*o c*ínico, observo*-se a maior valor*zação da voz e ** rosto </line>
</par>
<par>
<line> das pes*oas </line>
<line> nos atendimentos e, por fim, a mudança de posicion**ento do psicólogo nos </line>
</par>
<par>
<line> atend*ment*s (B*TTENCOUR*; MACHADO, 2020; RO*RIGUES C., 202*; SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> RAMOS, 2*20). De modo </line>
<line> geral, a visão é uma d*s princi*ais f*nções de contato com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *lientes, no </line>
<line> ent**to percep*ão a </line>
<line> **sual ficou **mprometida por con*a das limita*ões d*s </line>
</par>
<par>
<line> rec*rsos *ecnológicos, *a*s </line>
<line> *omo </line>
<line> *aix* qualidade da i*terne*, não enquad*amento </line>
<line> ní t i d* do </line>
</par>
<par>
<line> corp*, travamento das *magen* * falhas de conexão (SILVA; RA**S, 2*20). A aud*çã*, por </line>
<line> ou*ro lado, destaca-se, por *er a menos comprometida, *ind* que, e*entual*ente, possa haver </line>
<line> assincr*ni*m*s * falhas na conexão. </line>
<line> Outra estratégia *e man*t*nção do c*ntat* terapêutico ocorre* com a ut*lização da </line>
</par>
<par>
<line> escrita. Po* m*io **sta, poss*vel proporci*nar ao cliente a e**ressão de pensame**o*, é </line>
<line> vivências, palavras, etc., facilitando *ovas forma* de imaginação * metaforização *a p*odução </line>
<line> de s*ntidos p*ra a su*jetivaç*o (**TTE*COURT; MACHADO, 202*). </line>
<line> 4.3 D*safios profiss**nais </line>
</par>
<par>
<line> Em seu estudo, Viana (20*0) ap***a algu*s *roblemas, </line>
<line> tais como * utili*ação d* </line>
</par>
<par>
<line> meios tecnológicos </line>
<line> inadequados suscetíveis a invasões de privacida**, a falta de preparo * </line>
</par>
<par>
<line> d*s profissi*nais </line>
<line> para uso da* te*nol*gi*s, a precariz*ção do tra*alho com r*dução de </line>
</par>
<par>
<line> re*uner*ções e o aumento </line>
<line> *e horas de trabalho </line>
<line> não remunerado. No que ta*ge *o us* das </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias, o*ser**u-se * deficiência d*gita*, pois muitos pro*issio*ais não utilizavam ou nã* </line>
</par>
<par>
<line> *abia* como u*ilizar re*urso* tecnol*gicos, por </line>
<line> vezes fazendo **os ina*equados. Isso pode </line>
</par>
<par>
<line> de*orrer, e* part*, por </line>
<line> exi*tir pouca literatura sobre o aten*imento online; e a falta *e </line>
</par>
<par>
<line> fo*maçõ*s e cursos s*bre o t*ma para as profission*is (COSENZA et al., 2**1; CA***LHO </line>
<line> et al., 2020; VIANA, 2020; RODRIGUES C., 2*20). Acredita-se *ue o atendi*ento *irtual, </line>
<line> aumenta as r*sponsab*lidades da* p*ofi*sion*is quanto à qualid*de *o aten*imento prestado </line>
<line> ao us*ário (CA*VALHO *t a*., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> N* que </line>
<line> tange à estr*t*ra fís*ca do </line>
<line> amb*ente d* trabalho, a pas*agem do c**sul*ório </line>
</par>
<par>
<line> para o ambiente d*méstico </line>
<line> trouxe </line>
<line> a*guns prob**mas, u*a vez qu* *s co*diç*es materia** </line>
</par>
<par>
<line> precár*as inter**rem na *rgono**a, no bem-es*ar e na qualid*de </line>
<line> do trab*lho d**empenhado, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *S*, Tere*ina, *. 19, n. 7, art. 12, p. 237-257, *ul. 2022 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*endimentos Psicoterapêuticos Online Dura*t* a Pandemia de Covid-19 n* B*asil </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> dado que não houve tempo para *ue as *r**iss*o*a*s s* pr*pa*assem para a </line>
<line> transiçã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*sult*rio </line>
<line> para o próprio lar (SILVA; RAMOS, 2020). *o q*e diz respeito ao estado </line>
</par>
<par>
<line> emocional *a </line>
<line> profis**onal, torna-se ** desafio </line>
<line> di*e*enciar *s momentos *e tr*balho, </line>
</par>
<par>
<line> desca*so, lazer, *spir**ualidade, e*c., uma v*z que tud* fico* un*fica*o em u* mesmo </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte (SILV*; *AMOS, 2*20). É necessá*io res*a*tar que </line>
<line> os profissio*ai* de saúd*, </line>
</par>
<par>
<line> inclu*ive as psicól*g*s clínicas, també* *re*i*am de su*or*e *ara pode* auxiliar os clientes * </line>
<line> lidar com suas p**p*ias **e*tõe*, tendo *m vista **e este também poderá lid*r com estress*, </line>
<line> ex*ustão, sobrecargas devido * COVID-19 e *s e*eitos causa*os *or e*a (BROOK* et al., </line>
<line> 2*20; SERAFIM et al., 2020). </line>
<line> S*lva * Ram*s (2020) a*onta* a reestrut*raçã* *o ambi*nte fam*liar p*ra a i*c*usão </line>
<line> do fa*er *aboral. *onform* as autoras, levar o consultório para *e*tr* *e *asa ro*pe com a* </line>
</par>
<par>
<line> delimita*ões que cada espaço tem, por vezes confun*indo </line>
<line> os papé*s *e*emp*nhados co*o </line>
</par>
<par>
<line> mãe, fil**, psicóloga, etc., bem como gera uma *onfluênc*a d*s ativida*es domésticas com *s </line>
<line> p*o*is*ionais. Além *is**, h* dificuldades e* estabele*er limite* entre trabalho e la*e*, </line>
<line> gerando **bre*arga do *rabal*o, p*i* *om a m*dança e implementação do **end*mento online, </line>
<line> as dema*d*s f*ram aumen*adas, assim *o*o o aumento de horas não re*unerad*s (VIANA, </line>
<line> 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto de vista da rel*ção te*apêutica, Cosenza </line>
<line> et al. (2*2*) apo*tam que, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> proce*so online, em decor*ência da l*mitaçã* *as telas de c*mput*do*es ou via chat, sã* </line>
</par>
<par>
<line> dificultadas a exp*e*são de *mpatia presencial, a man*tenção do co*tato mais acurad*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *b*ervação ** gestual </line>
<line> com*leto, </line>
<line> dos comportamen*os não verbai* e da </line>
<line> *xpress*vidade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> corpo. Com *fei*o, há *r*blemas *ob*e como sen*ir o cliente, a*uar * manter o sig*lo </line>
</par>
<par>
<line> (*OSENZA e* a*., 20*1). No âmbito *o manejo </line>
<line> te*a*êutico, observou-se indic*dores *ue </line>
</par>
<par>
<line> i*clue* limitações de recurso* *o *tendimento remoto, p*i* há *ec*rsos </line>
<line> lúdicos que </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssi*avam ser presenciais e nã* s*ria viável util*z*-los no *tendimento online, dificultando, </line>
<line> ass*m, algum*s in*ervenções (SILVA; RAMOS, **2*). </line>
<line> *on*iderando o retorno pro**essiv* aos a*endime*tos p*esen*iais, *sta modal*dade </line>
</par>
<par>
<line> também fo* modificada com presença d* a </line>
<line> *áscaras, distancia*ento de um metro, uso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> álcool *m </line>
<line> gel, d*ntre *ut*as medid*s p*e*entivas (CO*EN*A, *l., 2021; CAR*A*H* et et </line>
</par>
<par>
<line> al., 2020; VIANA, 2020; RODRIG*ES C., 20**). No </line>
<line> entan*o, com o uso de másca**s, </line>
</par>
<par>
<line> *bservou-s* *i*ic*ldade a </line>
<line> em relação à com*ni*açã*, assim como a e*p**s*ão </line>
<line> dos clien**s, </line>
</par>
<par>
<line> geran*o *omplicações na perce*ção do psicólogo sobr* o i*di*íduo (ROD*IG*ES C., *020; </line>
<line> OM*, 2*20; RODRI*UES J.* et al., 2020). </line>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. 1*, n. 7, art. 12, p. 237-*57, *ul. 2022 *ww4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. Sil*a, K. O. Souza, F. P. Pacheco, G. O. M*neses </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> *or fim, desta*a-se a necessidad* de cria*ã* *e novos *rotocolos e l***sl*çõ*s para a </line>
</par>
<par>
<line> interv*nçã* </line>
<line> ps*cológica, demarcando * importância da </line>
<line> capa*itação profis*io*al para </line>
</par>
<par>
<line> sed*mentação do a*endimento ps*co*erapêutico on*in* de qual**e* natureza (COSENZA et a*., </line>
<line> 2021; VIA*A, 20*0). **sse ponto, é indispensável a re*str*tu*ação da for*ação acadêmica e </line>
</par>
<par>
<line> pr*fissional, de modo q*e seja possível desenv*lver </line>
<line> cursos que auxili*m </line>
<line> e* uma *ormação </line>
</par>
<par>
<line> sólida para a atuaç*o nessa modalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Com efeit*, será requerida a* *rofissional um* **itura crítica, ética e técnica sobre o* </line>
</par>
<par>
<line> problemas apresentados pela pessoa a*endida, consider*ndo, inclusi*e, s* a de*anda </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> compat*vel com a tecnologia *isponível (VIA**, 2020). A*r**ado a isso, Rod**g*es *. (*020) </line>
</par>
<par>
<line> ressalta a imp*rtância de olhar p*r* a </line>
<line> co*str*ç*o de u*a psicologia </line>
<line> deseli*i*ada. P*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aut*ra, os aten*imentos onl*ne, mesmo aq*eles com valores so*iai*, ampliam as </line>
<line> *esigua*dades e não ga*ante* a*esso aos serviç*s de s*úde mental, uma vez que grand* p*rte </line>
<line> da população n*o tem recursos tec*ológic*s e acess* ***qu*do à re** de in*ernet. </line>
<line> 5 *ONSIDERAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> A pande*ia *a *OVID-1* impa*t*u mundi*lmente. *s *sicólo*as clíni*as *iver*m </line>
<line> q*e constr*ir nova* formas de at*ação, a parti* *a *odal*dade de atendi*en*o *nlin*, </line>
<line> segui**o as orient*ções rec*me*dadas pela OM*. C*m a* p*squisa* aqui *is*utidas, </line>
</par>
<par>
<line> pe*cebeu-se que a </line>
<line> **u***o dos p*ofissio*a** *presentou mui*os desafios, mas *ambém </line>
</par>
<par>
<line> possibi*idad*s. </line>
</par>
<par>
<line> A prá*ica da p*icóloga p*s*o* por *r*nsfo**ações e a*apt*ções constant** </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> difere*tes aspectos, tais como localidade, *onhecimento, tecnologia e rees*r*turação da </line>
</par>
<par>
<line> relação e do m*ne** terapêutico. *o* um lado, observou-se falta de preparação técnica a </line>
</par>
<par>
<line> prévia par* a modalidad* o*line e a esca**ez </line>
<line> de </line>
<line> cu*sos e *o**ações adequados p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dem*nda. Em contr*p*rti*a, eviden*io*-se a criação de um *ett*n* </line>
<line> *e*apê****o criativo, o </line>
</par>
<par>
<line> su*g*mento de capacit*ções continuada*, a </line>
<line> c*nstru*ã* de novas formas d* atendimento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> in**rvenções, supervi*ões e partilh* de experiênc*as com profissi*nais de diversos *ugares do </line>
<line> paí*, e a in*e*ração *rofission*l com a ampliação d* redes de conta** pa*a alé* do consultório </line>
<line> t*adicional. </line>
<line> Por fim, sali**ta-se que *ncontr*r pesqu*sas que contemplem o atend*mento onli*e é </line>
</par>
<par>
<line> *esafiante. Como o* auto*es </line>
<line> apontaram, as pesquisas *o*re * **dalida*e de a*endimento </line>
</par>
<par>
<line> online s*o e*cassas, aind* m*is considerando as especi*icidades *e u* *on*e*to pandêmico. </line>
</par>
<par>
<line> De*s* mo*o, *s poucos estudos nestas áreas limit*ram os acha*os, torna**o-se necessá*ia </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, *eresi*a, v. 19, n. 7, art. 12, p. 237-257, jul. 2*22 www4.*sa*et.com.br/revista </line>
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<line> At*ndimentos Psico*erapêuticos Online Dura*te a Pandemia de Covid-19 no Br*s*l </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> realização de *o*as *esqui*as, principalmente empír*cas, para aprofunda* a *emát*c*, no que </line>
<line> diz resp*ito à est*uturaç*o do at*n*imento online * às *m*lica*ões psicossoci*is d*sta </line>
</par>
<par>
<line> modalid*de, bem c*m* a const*uç*o d* </line>
<line> novas </line>
<line> norm*t*vas e l*g*s*açõe* que o*ienta* uma </line>
</par>
<par>
<line> p*áxis compromet*da e é*ica *onsider*ndo *s dive*sos c*nte**os sociais. </line>
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