<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.7, art. 12, p. 237-257, *u*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.7.12
</line>
<line>
*tendimentos Psicoterapêutico* O*line Dura*te * Pande**a de Covid-19 no **asil
</line>
<line>
Online *sychothera*euti* C*re During *he Covid-19 Pa**emic *n Brazil
</line>
</par><par>
<line>
S*mar* Santi*g* da Silv*
</line>
<line>
Graduação em Psicol*gi* pelo Centro Uni***sitário M*urício de Nassa*
</line>
<line>
E-mail: sam*rasantiago*1@gmail.com
</line>
<line>
Karli*ne *e Oliveira Souz*
</line>
<line>
Mestre em *si*ologia p**a Unive*si*ade Federal *o **ará
</line>
<line>
Psic*loga responsáve* t*cnica pel* Serviço Esc*la de Psicologia A*lic*da do Centro U*ive*si*ário *hristus.
</line>
<line>
E-*ai*: k*rlinneol*vei*a@gmail.com.
</line>
<line>
Fáb*o Pinheiro Pacheco
</line>
<line>
Doutorado d* Programa de Pós-*r*d*a*ão *m Psi*olo**a pela Universid*d* Fede*al do Ceará
</line>
<line>
*estre em **i*ologia pela Universida*e Fede*a* do Ceará
</line>
<line>
E-**i*: pfa*iopinhe*ro@gmail.co*
</line>
<line>
*lysa de O*iveira *eneses
</line>
<line>
Do*tora *m Psicolo*ia pela U*ivers*dade Fede**l do Ceará
</line>
<line>
*rofessora Ass*ste*t* da Faculdade Ari de S*
</line>
<line>
E-*ail: ene*es.glys*@*mail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Samara San*iago d* *ilva
</line>
</par><par>
<line>
Av. Germano Frank, 567, *arangab* - CEP: 60.740-020 -
</line>
</par><par>
<line>
Fortaleza/C*, Brasi*.
</line>
<line>
E*itor-Chef*: Dr. Tonny K*rle* d* Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*arlinne de Oliveira S*uza
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
*e*embar*ador Moreira, 2120 - Al*eota, Forta*ez* - *E,
</line>
</par><par>
<line>
60170-*02, Bra*il.
</line>
<line>
Art*g* rece*ido em
</line>
<line>
05/04/2022. Úl*ima
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*ábio Pinheiro Pa*h**o
</line>
<line>
r*cebida em *9/04/2022. Apr*vad* em 20/04/2022.
</line>
</par><par>
<line>
*v. da Univer*idade, 2762, Benfica - CEP: 60.020-*80 -
</line>
</par><par>
<line>
*or*aleza/CE - Área 2 do Centro de Hu*anida*es -
</line>
<line>
A*aliado pelo sistema Tripl* Review: Des* Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Bloco *idático Prof. Ícaro de Sousa Mo*eira, Bras**.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Double Bl*n* *ev*ew
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o:
</line>
<line>
Gl*sa *e **iveira Me*eses
</line>
<line>
(a*aliação *ega por dois *v*liador*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Herácli*o *r*ça, 826, Centr*, 60140060 -
</line>
</par><par>
</page><line>
Forta*e**, C* - B**sil
</line>
<line>
Revisão: G*amatical, Normati*a e *e For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Silva, K. O. S*uza, F. P. P*checo, G. O. Meneses
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este
</line>
<line>
artig* *bjetiva compre*nder a atuação de psicólo*o*, no Brasi*,
</line>
<line>
na realiz*ç*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
atendimento clínico online *urante a *a*demia da COVID-19. Tra*a-se de u*a *evisão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
literatura, par* a qu*l realizou-*e u* levantame*to de publi*ações a*a*êm**as, n* B*a**l, nas
</line>
</par><par>
<line>
ba*es c*e**ífi*as S*i*LO e G*ogle *cadêmico, c*m **corte t*mpora* de jane**o *e 2020
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dez*mbro de 2021, bem como de Re*oluções publicadas pelo Conselho *ederal de Psicologia,
</line>
</par><par>
<line>
que ti*essem como enfoque principal mod*lidad* de serviços psicológ*cos prest*dos *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
mod*l*dade *nline no período de pan**mia *elo COVID-1*. No total, fora* selecionados
</line>
</par><par>
<line>
quatro artigos, uma mono**afia e
</line>
<line>
cinco Resol*ções publicadas
</line>
<line>
pel* Conse*ho Federal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Psic*logia. Utilizou-se da Análise d* Conteú*o pa*a a avaliação, síntese e *nterpr*tação fina*
</line>
</par><par>
<line>
dos dados. C*m a an*lise, *hegou-*e a três categorias pri*cipais, a
</line>
<line>
saber, I) Amp*ia*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
horizo*tes e integração da c*tegoria pro*issional; II) Ca*acterização d*s atendimentos dur**te
</line>
</par><par>
<line>
a pandemia; * III) Desafios *rofissionais. Conclu*-s*
</line>
<line>
que há *e*essidade de realizaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
novas *esquisas, princip*lme*t* *mpíricas, para a*rofun*ar a temát*ca, no qu* diz respeito à
</line>
</par><par>
<line>
estrutu*aç*o *o at*ndimento *nline e
</line>
<line>
às implic*çõ*s
</line>
<line>
psi*ossociais d*ss* moda*idade, be*
</line>
</par><par>
<line>
co*o a construção d* *ovas nor**tivas e legisl*ç*es que orie*tam *ma **áxis comprometi*a
</line>
<line>
* ética, considerando os di*ersos conte*tos sociais.
</line>
<line>
P*lavras-c*ave: Psicol*gi* Clí*ica. Ps*coterapia On*ine. Pa*demia. COVID-19.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
T*is *rti*le aims to un*erstan* the r*l* of psycholo*i*ts *n *razi* in provid*ng online *linica*
</line>
</par><par>
<line>
care duri*g
</line>
<line>
the COVID-19 pandemic. *his is a lit*rature r*view, for which a survey **
</line>
</par><par>
<line>
academic pu*licatio*s in Brazil was carried out, in the sci*ntific
</line>
<line>
bas*s SciE** an* Google
</line>
</par><par>
<line>
Schola*, with a t*** frame *rom Janu*ry 2020 to Decembe* 2021, *s *ell as R*s*lu*ion*
</line>
<line>
publ*s*ed by the Federal Council of Psyc*ology, which ha* *s The main focus i* on the
</line>
<line>
modal*ty o* psych**o*ical servi*es provid*d in the online m*da*ity during the COVID-19
</line>
<line>
pan*emi* period. *n total, four *rticles, on* *onogra*h and fiv* Resol*tions published by the
</line>
<line>
Federal *ounci* *f Psycholog* were s*l***e*. C*nten* A*alysi* was used for *he e*al**tion,
</line>
<line>
synth*sis and final interpretation o* th* da*a. With the analysis, three mai* categories *ere
</line>
</par><par>
<line>
reached, namely, I) B*o*de*ing *orizons an*
</line>
<line>
in*egr*t**n of the profes*i*nal category; II)
</line>
</par><par>
<line>
Char*cterization of assi*ta*c* during
</line>
<line>
*he p*ndemic; an* *II) *r*fessional *h*llenges. It is
</line>
</par><par>
<line>
conc*ude* **** need fo* further research, main*y empirical, to deepen the theme, with re**rd
</line>
<line>
to the st**c*uring o* online c*re *nd t*e **ychos*c*al impl**ations of t*is modality, as well as
</line>
</par><par>
<line>
*he constru**io* o* new *egulations and le*islation *hat g*ide a commit**d praxis and
</line>
<line>
*thics
</line>
</par><par>
<line>
consi*ering the d*ffe*en* s*ci*l contexts.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw**d*: Clinical Psyc*o**gy. Onli*e psy*hot*erapy. P*ndem**. C*VID-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teres**a, v. 19, n. 7, art. 12, p. 237-25*, jul. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ate*dimentos P*icoterapêu*i*os *nli*e Durant* a Pan*emia de Covid-** n* *rasil
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em d*zembr* de 2*19, foi enco*trado *m *uh**,
</line>
<line>
na Ch*na,
</line>
<line>
um novo vírus
</line>
</par><par>
<line>
denom*nad* SARS-CoV-2, caus*d*r da *OVID-** (GARCIA; DUA*TE, 202*). *evid*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rápida d*s*em*n*ção da COVID-19
</line>
<line>
no Bra*il, e a gravidade d* *o*nça, v*ri*s es*ad*s
</line>
</par><par>
<line>
precisara* en*ra* em qua*ent***
</line>
<line>
e propus*ram o isola*ent* social, além de adotarem
</line>
</par><par>
<line>
medidas restritivas p*r mei* do lockdown, que consistia em *echar várias institu*ções e manter
</line>
<line>
em abert* apenas a*uelas considerad*s e**enciai*, t*ndo co*o uma da* consequ*nc*a* d*sse
</line>
<line>
f*ito a per*a de *m*rego* e rendas (SZWARCW*LD et al., 2020).
</line>
<line>
O c*nári* *andê**c* apr**enta pe*s*as e fam*lias enlutadas, p*is *ári*s p*ssoa*
</line>
</par><par>
<line>
in*ectadas morreram rapidamente d*vid* * d*ença e suas
</line>
<line>
comp*i*ações (FIO**UZ, 2020a).
</line>
</par><par>
<line>
Além dis*o, no Brasil, o*servaram-se sur**mentos * ac*n*uaçõ*s de tra*st*r*os psic*lógicos,
</line>
<line>
devido a s*ntimen**s relac**nado* ao desempr*g*, isolame*to social, m*do de adoe*er, *ais
</line>
<line>
como e*tresse, d*pres*ã*, a*siedade, *risteza, pr*blem*s no sono, dentre outros (ALMEID* et
</line>
<line>
al., 2020). Co* ef*ito, * pan*emia prom*veu re*lexõ*s internacionais sobre a importân*i* da
</line>
<line>
saúde ment*l, assim como seus *mpact** (SERA*IM et al., 2021).
</line>
<line>
Per*ebe*-se a ne**ssidade de falar s*bre * assunt* *m decorrênc*a das incid*ncias de
</line>
</par><par>
<line>
sofri*e*tos extremo*
</line>
<line>
viv*n**ados dur*nte esse período, a*ém do papel *o psi*ól*go n*
</line>
</par><par>
<line>
processo de s*fri**nto *este contexto, q*e foi e e*tá se*do fun*a**ntal
</line>
<line>
para auxiliar as
</line>
</par><par>
<line>
pessoas em momentos d* crise (SCH*IDT et al., *020). T*m-se, então, *m *ont*xto em que,
</line>
<line>
*e um lad*, há *ofri**nto* advindos co* a pan*em**, já que *l* potencia*iz*u o surgimento
</line>
<line>
de novos transtornos psicológ**o* ou intens*f*cou t*anstornos já adqui*idos; e, por out*o lad*,
</line>
<line>
p*icó**g*s buscando ofer**er *uporte a e**a* pe*s*as, com vá*ios *e*afi*s e po*sibilid*des.
</line>
</par><par>
<line>
Co*forme o Conselho Fede*al de Psicolog*a (CFP) (CFP, *007), o
</line>
<line>
psicólo*o clínico
</line>
</par><par>
<line>
*em sua at*ação na **ea da saúde, nas m*is d*versas sit*ações, utilizand*-se de interv*nções
</line>
</par><par>
<line>
**e podem ser individuais, grupais, institucionais,
</line>
<line>
etc., e t** como *bje*ivo
</line>
<line>
*uxiliar o
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo em sofri*ento. A *sicóloga clínica lida com o indivíd*o e s*as *ema*das, *ontribu*
</line>
<line>
em seu processo d* *udan**, *judand*-o de diversas **ne*ras em seu de*envolvimen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Antes da pande*ia, os atendimen*os
</line>
<line>
eram rea*izad*s, na maioria da* vezes,
</line>
</par><par>
<line>
pre*enc*almente nos *onsultóri*s, estes sendo co*siderad*s am*ientes terapêutico* eficaz*s e
</line>
</par><par>
<line>
**ci*itador*s n* relação entr* a
</line>
<line>
ps*cóloga e o indivídu* *ue a procura (CORDIOL* et
</line>
<line>
* l .,
</line>
</par><par>
<line>
2019). Portanto, os atend*mento* presenc*ai*, até então, eram
</line>
<line>
*ri*rizados pelo contato
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sentimen*os que *ode* s*r ger**os des*e *nc*ntro.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina PI, v. 19, n. 7, art. 12, *. 23*-257, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Silva, *. *. S*u*a, F. P. Pache**, G. O. Men*ses
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
No cont*xt* da pande*ia, a orient*ção d* realizar os atendimentos de modo online,
</line>
<line>
em algumas sit*aç*es es*ecífi*a* já previ*ta* pelo Conselho Fed*ral de P**cologia
</line>
</par><par>
<line>
(atendim*n*os
</line>
<line>
psi*oterápicos, s*leções de p*ssoal, *entre ou*ros), foi apresenta*a co*o
</line>
</par><par>
<line>
*ef*rço para que *s *tendime*tos psicológicos não *ossem suspensos (CFP, 201*). Ne*se
</line>
<line>
s*nt*do, ocorrer*m algumas *udan*as emergenciais para *ssa *odalidade de atend*me*to,
</line>
</par><par>
<line>
como o c*da*tramento
</line>
<line>
em massa das psic*logas, *m que
</line>
<line>
estes só obtêm autorização pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realização *e *te*dimentos online *e f*rmalment* ca*astrados e apr*vado* *a **ataforma e-
</line>
<line>
Psi. Com alta dema*da pelos atendi*entos, o processo de cadastrame*to *icou mai* ágil,
</line>
</par><par>
<line>
assim, o psicólogo só
</line>
<line>
precis*va, inic*alm*nte, cad**tra*-se para a*e*der onl*ne, *em e*perar
</line>
</par><par>
<line>
pela *provaç*o *o C*nse*ho Federal de Psi*ologia. Porém, pa*a continuar mantendo os
</line>
<line>
at*n*ime*tos pos*eri*rmen*e, seria n*cessári* a *provação do cadastro; caso não ho*ve*s*
</line>
<line>
apr*vação, os atendi*entos deveri*m s*r *us*ens*s pe** pr*fissiona* (VIA*A, 2020).
</line>
<line>
Para além do a*pecto emergencial, comp**ende-se qu* o atendimento *emo**
</line>
<line>
*present* va*tagens para o apoio *sicoss*cial no cen*rio *a CO*ID-*9, pois s* enqu*dra nos
</line>
</par><par>
<line>
critérios *stabelecidos para a *xecuçã* de um s*rviço considerando-s* a quarentena e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
isolamento s*cial, além *e auxiliar no cump*imento dessa* med*das (*IOC*UZ, 2020b). Es**
</line>
</par><par>
<line>
tipo de atendi*ento também mantém
</line>
<line>
qual*dade na psi**ter*pia, poré* é necessár*o q*e o
</line>
</par><par>
<line>
psic*logo se *dapte a esta nova mod*lidade de práti*a. Com a *i**nu*ção *os ca**s, discutiu-
</line>
</par><par>
<line>
se o re*orn* *o atendimento presencial, liberado p*r decretos estadua*s e de acordo *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Organi*ação Mundial *a *aúde - OMS (2*20), os **ais ap*e*entav*m novas orientações, tai*
</line>
</par><par>
<line>
c*m* * **o de m*scara para
</line>
<line>
os traba*hadore* e c*ientes, o álcool em g*l 70%, a *i*tância
</line>
</par><par>
<line>
mínima de um metro, *en*re outra* me**das *reventivas.
</line>
<line>
Diante da pa*demi* e *uas consequências, os *sicól*gos p*ecisaram se *d*pt** a uma
</line>
<line>
*ova *ituação relacionada às crises e emerg*ncia*. Um cenário at*pico, c*m sofrimentos
</line>
</par><par>
<line>
**la*ionados perda* de amigos e/ou fa*iliares, distanciamento so*ial, d**tre a
</line>
<line>
outros;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recursos
</line>
<line>
escas*o*
</line>
<line>
com* falta *e conhecimento
</line>
<line>
ou práti*a no atend*mento online, pouco*
</line>
</par><par>
<line>
*ateriais a*aptados para o modelo online, etc., prop*ciaram ao psicólogo algum*s mudanças,
</line>
</par><par>
<line>
com o intuito *e ajudar
</line>
<line>
aqueles
</line>
<line>
que ne*essit*vam. Com isso
</line>
<line>
e* v*s**, *sta *evi*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lit*ratura tem o objetivo de compreender como ocorre* a a*uação de psicólogos, no *ra*il, na
</line>
<line>
realização de atendime**o clíni** **l*ne dur*n*e a p*ndemia da COV**-19.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 19, n. 7, a*t. 1*, p. 237-257, jul. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ate*di*entos Psicotera*êuticos *n*ine Du*ante a Pandemia *e Covid-19 no Brasil
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL *EÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 D* prese*ça f*sica à prese*ça onlin*
</line>
</par><par>
<line>
O a*endimento presenci*l, antes da pandemia, era a m*dal**ade mais uti*iza*a. Est*
</line>
<line>
mo*a*i*ade *x*be sua singul*ridade pela f**mação *a re**ção terapêu*ica e a pre*ervação do
</line>
<line>
sigi*o, além d* o espa*o da clínica proporcionar c*n**rto e acol*iment*, aspecto* impo*t*ntes
</line>
<line>
para a psicoterapia e se* pr***sso (PRADO, 2000; CORDI*LI et al., 2019). Assim, o c*n*ato
</line>
<line>
pres*ncial n* consu*t**io *xibe imp*rtânci* para o psicól*go e o ***ivíduo *elas sensações e
</line>
<line>
ex*eriênci*s proporcionad*s (CORD*O** et al., 2019).
</line>
<line>
Além do *mbien*e *ísico, o consult*rio pod* represen*ar também um ambie*te que
</line>
</par><par>
<line>
estabelece e facilit* contato, o vínculo, relação
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
terapêutica e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*iberda*e do out*o em
</line>
</par><par>
<line>
*xpressar seus *enti*e*tos e pen*amentos (CORDIOLI et
</line>
<line>
a*., 2*19). Escu*ar o o*tr*,
</line>
</par><par>
<line>
observar compor*amentos, gestos, tan*o do ps*cólogo c*mo
</line>
<line>
*o cliente, são dimensõe*
</line>
</par><par>
<line>
importa*tes p*r*
</line>
<line>
a avalia*ão da r*laç*o que
</line>
<line>
é construída no pr*c*ss* (FREEDMAN;
</line>
</par><par>
<line>
*IRAN*A, 1986).
</line>
</par><par>
<line>
* atendimento online, por s*a v*z, foi criado *o*o uma *orma
</line>
<line>
de *ac*lit*r aspectos
</line>
</par><par>
<line>
relacio*ados ao deslocame*to, anonimato e, *lém disso, com uma *ossibilidade *e *stabelecer
</line>
</par><par>
<line>
a re*ação terapê*tic* quando as p*ssoa* *ão sentem que conseguem e*tabelecer
</line>
<line>
*íncul**
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
mo*alidade prese*cial (MAGALHÃE* et
</line>
<line>
al., 2019). Com efeito, o atendiment* online,
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
pouc*s, foi ganhando força como tratamento
</line>
<line>
em um for**to q** proporciona ampliaçã*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
**de de *cessos e serviços aos pacientes, diminuição de gastos em relação a cu*to*, a*ém d*
</line>
</par><par>
<line>
proporcionar *a*or recept*vid*de
</line>
<line>
dos clientes a este tipo de aten*imento (PROUDFOOT et
</line>
</par><par>
<line>
al., 2011; SI*VA; SIE*M*N*; BREDEMEIE*, 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
Estudos realizad*s por Prado e **yer (2006), *o* pacientes
</line>
<line>
*e psi**terapia online,
</line>
</par><par>
<line>
obti*e*am resultados de relação *era*êutica online semelhante
</line>
<line>
* desc*ita na l*teratu*a.
</line>
</par><par>
<line>
Reynolds, Styles e Grohol (2006) também realizaram estudos
</line>
<line>
com terapi*s
</line>
<line>
onl i ne
</line>
</par><par>
<line>
fundament*dos nos *ad*s da li*e**tu*a, e, u*ilizando
</line>
<line>
escalas para obtenção d* resu*tados,
</line>
</par><par>
<line>
enco*tra*am *e*ultados similares, porém
</line>
<line>
nas *ube*c*la* de co**ia*ça, os terapeu*as
</line>
<line>
on* * ne
</line>
</par><par>
<line>
obti*eram res*lt*dos ma*s
</line>
<line>
altos. No atendimento *n**ne também é possí*el p*rceber que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo possui atitud* de *us*ar ajuda de obter um mai*r comprom*timento pe*o
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
processo e suas mudanças (MI*LEA e* al., 201*). Ass*m, as tecnolog**s podem p*opo*cionar
</line>
<line>
possib*lidades de sust*ntação e auxi*iar na e*periênc** emociona* do indivíduo
</line>
</par><par>
<line>
(FIGUER*DO,
</line>
<line>
20*7). P*d*m, por *ua *ez, auxiliar na fle*ibiliz**ão do *tendim**to com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina *I, v. *9, n. 7, a*t. 12, *. 237-*57, jul. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Silva, K. O. So*za, *. P. Pacheco, G. O. Men*ses
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
cl*ente e na troc* d* informações c*m outras psicóloga*, seja p*r meio de superv*são ou para
</line>
<line>
fins de me**orias n*s fer**mentas tec*ológ*cas (*ILVA; R*MOS, 2020).
</line>
<line>
Co*tud*, dif*culdades também for*m *nco*tra**s, poi* há *ouc*s treiname*tos *
</line>
<line>
curso* *ara au*iliar os pro*issio*ais n*s** modalidade, além ** *ossí*eis falha* *ecnológic*s
</line>
<line>
durante os atendi*entos (*AG*L*ÃES et a*., 2**9). O atendi*ento onli*e também po*eria
</line>
</par><par>
<line>
gerar horas demasiadas *e
</line>
<line>
trab*lho ou dif**uldad* de *cesso e compreensã*
</line>
<line>
das t*cnol*gias
</line>
</par><par>
<line>
de infor*aç*o para os psicólog*s clínicos. Ademai*, *utras dificuldade* também f*ram
</line>
<line>
ob*ervadas n* atendimento on*ine, relacionad** ao silêncio na* sess*e*, *spe*i*l**nte
</line>
</par><par>
<line>
*ura*** as pausas, sejam e*as breves ou
</line>
<line>
longas, na pe**epção corporal *o indivíduo
</line>
<line>
a*sim
</line>
</par><par>
<line>
como a *ercepç*o de element*s não verbais, e nas variaç*es do tom de vo* *o indivíduo (alta,
</line>
<line>
baixa, *tc.) (PINTO, 2002; VIANA, 2020; S*LVA; **MOS, 202*).
</line>
<line>
No que tange à legisl*ção e aos aspectos ético*, o atendimento o*lin* nem sem*re foi
</line>
<line>
regulame*t**o pelo Conse*ho Federal de Psicolo*ia (CFP) para ser utilizado pela categoria
</line>
</par><par>
<line>
profiss*o*al. Ao
</line>
<line>
longo dos a*os, e por meio d* *o*ma*ivas, **mo a Resolução CFP nº
</line>
</par><par>
<line>
0*3/2*00, Resolução CFP nª 012/200* e Res*lução CFP nº *11/2012, * u*o de tecnologias foi
</line>
</par><par>
<line>
regulame*ta*o para fins
</line>
<line>
ex*er*m*ntais e de *esquisa. Post**iorme**e, *m 2018, a parti*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Resolução CFP nº 011/20*8, *oi a*toriz**o o uso do atendimento online pa*a ps*coter*pia; e,
</line>
<line>
*m 2020, **i *ublicada a Resolução CFP nº 04/2020, que *e* novas ori*ntaçõ*s *uanto ao*
</line>
<line>
a*endiment*s considera*do o conte*to de pand*mia.
</line>
<line>
A Resolução CPF nº *03/2*** *utoriza*a o atendimen*o em *ar*ter experimental par*
</line>
</par><par>
<line>
pesqu**as de orientação psicológic*, orientação profissiona*, *onsult*rias a e**r*s*s,
</line>
<line>
dentre
</line>
</par><par>
<line>
outr*s.
</line>
<line>
Esses a*endim*n*os *o*eriam se* *ealizados de fo*ma *nline po* meio de e-mail,
</line>
</par><par>
<line>
vídeo-chamada e *utr*s recu*s*s t*cnológicos, de fo*m* assíncron*, quando as res**stas nã*
</line>
<line>
são envi***s e recebidas *e **edi**o; ou *íncrona, quando a *nt*ração é imed*ata (CFP, 2000).
</line>
<line>
Em *005, houve uma reformulaçã*, *om a Res*l*ção *FP *º 012/2005, que permitia
</line>
</par><par>
<line>
somen*e
</line>
<line>
atendimentos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
orientação *r*fissiona*, orientaçã* psicológica, e* caráter
</line>
</par><par>
<line>
exp**imental, para pe*quisas. Porém, ser*a n*cess*rio obter
</line>
<line>
um certificado, que s*r*a gerado
</line>
</par><par>
<line>
após análise
</line>
<line>
do Comitê de Étic*, ter in*crição ativa n* C**selho Regiona* de *sicol**i*
</line>
</par><par>
<line>
(CRP) e real*zar cada*tramento n* site do **nse*h* Federal (CFP, 2*05).
</line>
</par><par>
<line>
P*r m*io da Resolução CFP ** 011/2012, o CFP regu*amentou
</line>
<line>
o atendi*ento
</line>
</par><par>
<line>
psicote*apêuti*o r*alizado a di*tânc*a por meios tecno*óg*cos, além de outros tipos de
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimen*os já realizados remotamente, ainda em caráte* ex*er*mental, ressaltando
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
deveriam ser pontu*is, sem infr*ngir o C**igo de Ética Profissional. *lé* disso,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
profis*i*nal t*mb*m deveria *ispor d* um site que of*r*cesse ess* *ipo d* atendimen*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 1*, n. 7, a*t. 12, p. 237-257, jul. 2*22 www4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*tendimentos Psicoterapêuticos Online *ura*te a Pandemia de Covid-19 no Brasil
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
direci*nado a pes*o*s que não *o*eriam se *eslocar para * atendimen** presenc*a* (CFP,
</line>
<line>
2*12).
</line>
<line>
O atendime*to psicotera*êutico o*line foi regulamentado pel* Resolução CFP nº
</line>
<line>
0*1/20*8, c*iada para auxiliar o* profis*io*ai* no* atendimentos na modalidade *n*in*,
</line>
<line>
revogan*o, assim, a resolução de n* 011/*012. * r*solução de 20*8 t*mbém aut*rizava * *so
</line>
</par><par>
<line>
onlin* p*ra seleção d*
</line>
<line>
pessoal, aplicação de **stes favorá*eis para aplic*ção re*ota *elo
</line>
</par><par>
<line>
Sistema de Avaliação d* I*strum*nto* Psicológicos (*ATE*SI) e supervis*o para **
</line>
<line>
psi*ó***os da* mai* d*vers*s áreas (CFP, 2018).
</line>
<line>
Pa*a o ate*dimento psicoterapêutico online, as psicól*gas p*ec*sam estar regis*radas
</line>
<line>
p*ofissi*nal*en*e no CRP de sua região, *em com* precisam se cadastrar no site e-Psi. Após
</line>
</par><par>
<line>
* cadastro e análise dos dados, te*do co** resultado a a
</line>
<line>
aprovação para mo*alidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atendimento online, a profissional de ps*cologia pode a*ender *m um* plat**or*a es**cífica,
</line>
<line>
p*eviament* acordada com o cliente, de forma assíncrona ou síncrona; ex*eto em situaç**s de
</line>
</par><par>
<line>
c*ises, emergênc*as e/ou
</line>
<line>
situações de violação de di*eitos ** violência, *even*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aco**anha*ento desses casos s*r realizado s*mente na modalidade presenci** (*FP, 2018).
</line>
<line>
Dois **os depois da publicação da *e*oluçã* de 2018, e* 26 *e março de 2020, com
</line>
</par><par>
<line>
a pand*mia de COVID-19 e seguindo
</line>
<line>
orienta*ões sanit*rias ** OMS e demais órg*os
</line>
</par><par>
<line>
nacionais de Saúde Pública, o C*nselho Fed*ral de Psicologia p*blicou a Resolu*ão **P nº
</line>
</par><par>
<line>
04/2020, que *rouxe flexibilizaçã* nas
</line>
<line>
de*ais r*soluç*es e orientações
</line>
<line>
quanto
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
atendimentos online *e modo mais abrangente. A parti* de*ta, os psicól*gos pod*riam realizar
</line>
</par><par>
<line>
atend*me**os
</line>
<line>
psicol*gi*os e presta* outro* serviços por meio de recur*o* te*nológ*co*,
</line>
</par><par>
<line>
iniciando a*é atendimentos on**ne s*m *sperar pel* emi*são do parec*r do CFP para tal. Viana
</line>
<line>
(*020) *presenta dad*s leva*t*dos pelo Conselho Reg*ona* de Psicologia da 3ª Região, os
</line>
<line>
q*ais m*st*am um aum*nto de 800% pe*a procura do at*nd*men*o psicológ*co, *e*do a b*sca
</line>
</par><par>
</page><line>
pelo serviço online um au*en*o si*nifi*a*ivo nos *omentos em q*e isolame*to socia* o
</line>
<line>
*icava mais **ngo.
</line>
<line>
2.2 A pandem*a e o impacto psicos*ocial
</line>
<line>
O cor*nav**us é um vírus que foi encon*rado pri**iramente *m *uh*n, na Chi*a, *m
</line>
<line>
de*embro de 2019. Tr*ta-se de uma família de vírus
</line>
<line>
() que causam *nfe*ções respiratórias, no ***o da *ande*ia desse novo ag*n*e, f*i
</line>
<line>
descoberto em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan *a *hina. O vírus atual faz que
</line>
<line>
os *ortadores d*les t*nha* a doença chamada de coron*vírus (*OVID-*9)
</line>
<line>
(MACEDO; *RNELL*S; BONFIM, 20*0, p.1).
</line>
<line>
**v. FSA, *eresin* P*, v. 1*, n. *, art. 12, *. 237-2*7, jul. *022 www4.fsanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. S*lva, K. O. Souza, F. *. Pacheco, *. O. Meneses
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
As pessoas *nfectadas com a COVID-19 ap*esenta* div*rsos sin*omas q*e i*cluem:
</line>
<line>
fal*a de ar, febre, dor *e garganta, tosse, etc (C*VALC*NTE et a*., 2020; OMS, 2020). Po*
</line>
</par><par>
<line>
outro lado, há pessoas con*iderad** assi*tom*ticas
</line>
<line>
(ausência d* *intomas), mas
</line>
<line>
que podem
</line>
</par><par>
<line>
transmit*r a doe*ç* às demais.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme a OMS
</line>
<line>
(**20), em 30 de jan*iro de 2020, foi emitido um documento
</line>
</par><par>
<line>
consid*rando a COV**-19 uma emergên*ia ** saúde pública, in*ciado com a epi*e*ia
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
C**na, *nde j* hav*a oc*rrido m*itos **itos. Em 11 *e *ar*o de 2020, com a d*ss*min*ção
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
vírus e* diversos países, a COVID-1* foi conside*ada um*
</line>
<line>
pandemia. Em *e*ereiro *e
</line>
</par><par>
<line>
2020, identifico*-s* o primeiro caso dess* v*rus no B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Após
</line>
<line>
*s primeir*s inf**çõe*, ra*ida*e**e o vírus se espalh*u
</line>
<line>
por todos os esta*os
</line>
</par><par>
<line>
brasileir*s, levan*o vários es**dos a implementarem a quar*nten*, que c*nsist* no is*lamento
</line>
<line>
social de i*d*víduos saudá**is ou adoec*do*, com finalida*e de *i*inu** a diss*minação do
</line>
<line>
vírus (SZWARCWALD et a*., 2020). Além da q*arent*n*, t*mbém houve impl*men**çã* do
</line>
<line>
lockdown, com o fechamento de o*ganizações por u* tempo indeterm**ado, de *odo que
</line>
</par><par>
<line>
apen*s a*gumas institu*ções *onside*adas essenciais *iv*ram autorizaç*o par* *ant*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
funci*namento, t*is co** sup*rmercados, farm*cias, bancos, de**re outras, s*guindo as
</line>
</par><par>
<line>
medidas
</line>
<line>
de proteção *stabe*ec*das p*la OMS. Esta *itu*ção gerou um *orte impact* na vida
</line>
</par><par>
<line>
das pessoa* e na econ*mia, de*id* * perda de emprego* e a **minu*ção/perda de re**a das
</line>
<line>
demais i*stituições consider*das nã* essenci*is (SZWARCWA*D et al., 202*).
</line>
<line>
Do ponto d* vista psico*soci*l, a *ande*ia trou*e in**ntá*e*s p*rdas para *s pe*soas,
</line>
</par><par>
<line>
como a mo*te de parentes e entes queridos, sendo dif*cil, i*clusive, realizar ritual o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*spe***a, que, por sua v*z, é
</line>
<line>
uma ação cultural importante para o
</line>
<line>
processo de luto. Além
</line>
</par><par>
</page><line>
*isso, houve a* perd*s rel*t*va* à sociabilida*e, em decorr*ncia d* *solam*nto so*ial. P*r tais
</line>
<line>
fatores, observou-se * surg*mento e a **entuação de sofrimen*os e t*anstornos, *um*ntando a
</line>
<line>
procura por a*oio psicológ*co (A*MEID* et al., 2020; BEZERRA *t *l., 2020; FIOCRUZ,
</line>
<line>
2020a). N* que t*nge aos aten*imentos psic**sociais, a Fiocruz (2020b, p.2) **ont* que
</line>
<line>
Os aten*ime*tos psic*ssociais d*rante a epidem*a *equere* at*nção a respeit* do
</line>
<line>
m*ne*o, *is*inção sobr* reações e*pe*ada* nesse *ip* d* evento e indicadores de
</line>
<line>
risco: sintom*s p**sis*e*tes, complicaçõe* associad*s (por ex*mplo, conduta
</line>
<line>
suicida); comprometimento sign*ficativo do funcio*amento social e co*idiano,
</line>
<line>
dep*e*são *a*or/unipolar, psi**se, t*an*tor*o de estresse *ós-t*aumáti** ou mesm*
</line>
<line>
*a*ifestação de sofrimento agudo intenso que ocasione * *uptura com *s est*atégia*
</line>
<line>
que promovam a *ida, são qu*dr*s qu* *equerem *ma atenç** especializada
</line>
<line>
imediata. Rea*ões de raiva, confu*ão e estresse agudo s*o co*u*s durant* períodos
</line>
<line>
de quarentena e isol**e*to.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te**sina, v. 19, n. *, art. 1*, p. 237-257, jul. 202* **w4.*sanet.c*m.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atendimento* Psic**erapêut*cos Online Dur*nte * *and*m*a de *ovid-19 no Brasil
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, os a*end*me*to* psicol**i**s *ealizados na pan*emia precisam ev*d***i*r *
</line>
<line>
acolhi*ento, a e*cuta e o manejo adeq*ado para as pe*so*s e suas demandas, tendo em vista a
</line>
</par><par>
<line>
*ituação abrangente. *ediante cenári* p*nd*mico, muitas p*icólogas clínica* se viram o
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*ma sit*ação atíp**a
</line>
<line>
e, diante dist*, d*safi*s fo*am identif**a*os no
</line>
<line>
enfren*amento des*a
</line>
</par><par>
<line>
si*u*çã* em seus at**diment*s (VIANA, 2*20). *s atendiment*s predom*nan*eme*te onlin*
</line>
<line>
se fizeram necessários, e*igindo uma *ápida adapta*ão *os psic*logos a esta mo*alida*e, bem
</line>
<line>
c*mo * co*hecim*nto sobr* *s suas va*tagens e des*antagens. Foi necessári*, en*ão, adapt*r-
</line>
<line>
se à i*eia de *ar s*porte onl*ne, a*ém de ajust*-la à *ova r*a*ida*e **op*sta c*m * *sol*mento
</line>
<line>
soc**l.
</line>
<line>
D*staca-se, ainda, que um* l*ção que f** apren*ida po* *eio da experiência d*
</line>
<line>
combate a C*VID-19 e a re*ução de impacto* rel**ionados à saúde mental em alguns paí*es
</line>
<line>
**i a implementaç*o de se*viços es*ratégicos d* atenção psicossocial. Es**s *erviços s*rviriam
</line>
</par><par>
<line>
para *uxiliar
</line>
<line>
nos po*sívei* agravamentos relac*onados *
</line>
<line>
s*úde *ental, assim como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
preve*ção *este* (DUAN; ZHU, *020).
</line>
<line>
N* Bra*il, es*e tipo de serviço * conhecido com* Saúd* Mental e Apoi* P*ico*social
</line>
</par><par>
<line>
(SMAPS) (*IO*RUZ, 2020b). Recom*ndam-s* *ç**s e
</line>
<line>
intervenções rá*idas desde o iníci*
</line>
</par><par>
<line>
da CO*ID-19, *ara entender, esquemat*zar e *irecionar algumas que*tões, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
f*n*lidade lid*r co* os cen*rio* diverso* que podem *urgir, interrupçã* da transmissão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
vírus, *reve*ir possíveis rev*rberações relacion*das com o bem-*s*ar das p*ssoa*,
</line>
<line>
dentre
</line>
</par><par>
<line>
o*tros.
</line>
</par><par>
<line>
O*tro desafio i*entifi*ado para *s psicólogas clín*cas f*i a fal*a de preparo para
</line>
<line>
*ituações de cr**e em uma proporção *andêmica (NOAL et al., 202*). É imp*rta*te salientar a
</line>
<line>
importância da capacitação profissional, princip*lmente *m relaçã* a *mergências e desastres.
</line>
<line>
*o B*asil, ex*ste um d*ficit *o* SMAPS e ** suas potenci*lidades, p*r*anto, faz-*e
</line>
<line>
necessário o*ter estratégias para a **pa*it*ção de profiss**nais, principa*mente p*ra a*ueles
</line>
<line>
q*e não possuem essa formaç*o em *eu cu*r*culo.
</line>
<line>
*o*l e* al. (2020) acresce*tam que também houve ofer**s d* cursos so*re sit*açõ*s de
</line>
<line>
crises e so*re a CO*ID-19, de*tre *les, c*rsos destin*do* a vários p*ís*s, inclui*do o Bras*l,
</line>
<line>
para *uxi*iar no enfre*tam*nto d* C*VID-19. Estes cursos promoveram * disseminação de
</line>
<line>
conh*cim*nto sobre o ass*nto, troca de informações, e *ux*liaram nas práticas q*e poderiam
</line>
</par><par>
<line>
ser util*zadas pelos profi*s*onais
</line>
<line>
de saúd*. A
</line>
<line>
e*emplo disso, a *un*ação Oswaldo *r*z
</line>
</par><par>
<line>
(F*OCR*Z) **se*volveu
</line>
<line>
*urso* e materiais adequados em temp* há*il durant* o i*ício
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
pandemia, vi***d* * capa*i*ação do* pr*fissi*nais *e saúde no cen**io *an**mi*o.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 1*, n. 7, art. *2, p. 237-257, jul. 2022 ww*4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. *ilva, K. O. Souza, F. P. Pa*heco, G. O. M*nes*s
</line>
<line>
24*
</line>
</par><par>
<line>
O plantão psicológico online também f*i uma opção uma possibilidade pa*a e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*a*ização de ac*lhimen*o às pe*soas *ue recorri** ao serviço psicológi*o (BARCELLOS et
</line>
</par><par>
<line>
*l., 2020). Es*es serviços poderi*m ser pagos ou, assim como outr*s
</line>
<line>
serviç*s, *f*rtados
</line>
</par><par>
<line>
gra*uit*ment*. Em vista da q*antidade *e *essoas que precis*vam de acolhi*ento e *ão
</line>
<line>
tinham condi*ões de *az*-l*, es*e se **r**entou enquanto *m recurso válid* para aj*dar as
</line>
<line>
pe*s**s em suas demandas.
</line>
<line>
3 METOD*LOGIA
</line>
<line>
Trata-se de uma rev*são de *it*ratura, que consiste em uma análise crítica sobre
</line>
</par><par>
<line>
determi*a*o tema que *á fo* pub*icado,
</line>
<line>
*t*li*ada par* integração e organizaç*o de *ados,
</line>
</par><par>
<line>
**clarecime*to do *ema *, ain*a, relato sobre * processo atual da p*s*uisa (APA, 2012). Para
</line>
<line>
Gil (2008), t*da pesquisa *nicia-se * p**tir de *m est*do bibliográfico, a*alis**do os mat***ais
</line>
<line>
já elabo*ado*, o que possib*lita que o investig*dor adquira uma apropria*ão teórica mais
</line>
<line>
amp*a *obre a temática, observan*o a abrangência */ou la*una* dentro *o que já foi disc*tido
</line>
<line>
e propondo novas refl**õ*s */o* reformulaç*es so*** o fen*meno est*dado.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te tra*alho, *ara c*l*ta d*
</line>
<line>
dad*s, a busca foi realizada por meio de u*
</line>
</par><par>
<line>
*evantamento de textos pu**icados, no Brasil, nas bases científicas SciELO e Google
</line>
</par><par>
<line>
Aca*ê*ico, *om recorte temporal de janeir* de 2020 a dez*mbro *e 2021,
</line>
<line>
*ti**zando c*mo
</line>
</par><par>
<line>
descr*tor*s "At*ndimento o*li*e na clínica" AN* "*andemia". A escol*a das plataformas foi
</line>
</par><par>
<line>
feita
</line>
<line>
por s*rem grand*s bases científicas no *rasi* q** *ão acesso gratuito *s public*ções.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*to ao reco*te *emporal, *eve-s* ao fato de que, co* o auge da pandemia nesse* dois a*os
</line>
<line>
e o co*se*ue*te iso*amen*o soci*l, houve o aumento *ela busca d* p*ocesso psicoterap**tico
</line>
<line>
na modalidade online (OMS, 2020; VI**A, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Para a sel*çã* *os materiais, *oram
</line>
<line>
ad**ados como critérios de inc*u**o: I) trabal*os
</line>
</par><par>
<line>
cientí*icos compl*t*s; II) acesso gratuito; e III) em idioma por*uguês. Como critérios de
</line>
</par><par>
<line>
e*clus*o tem-se: I) ***lica*ões
</line>
<line>
repetidas;
</line>
<line>
II) acesso pago; *II) em o*tras línguas; e IV)
</line>
</par><par>
<line>
incompletos. Os res*mos foram lidos, sendo *elecion**os os trabalhos cuja *emática pr*nc*pal
</line>
<line>
era psicologia clínica e o context* d* *andemia *a COVID-*9.
</line>
<line>
** pla*aforma Sci*LO, fo*am encontradas 16 publicaçõ*s, destas *or** se*ecion*das
</line>
</par><par>
<line>
publicações que apresen*aram os cri**ri*s
</line>
<line>
de incl*são, totalizan*o apen*s
</line>
<line>
u* a
</line>
<line>
(01)
</line>
</par><par>
<line>
publi*a*ão. Na plat*f*r*a Google Ac*dêmico, foram encontra**s 20* artigos, destes foram
</line>
</par><par>
<line>
se*ec*onados qua**o (*4) ar**g*s e um* (01) m*nogra*i*. Utilizou-se, ainda,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ci*co
</line>
<line>
(05)
</line>
</par><par>
<line>
Resol*çõe* p*blicadas *elo C*nselho Fede*al de Psic*logia, selec*on*das
</line>
<line>
por abordarem
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 1*, *. 7, art. 12, p. 237-25*, j*l. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**endimentos Psi*oterapêuticos Online Durante a Pa*demia de C*vid-19 ** Brasil
</line>
<line>
2*7
</line>
</par><par>
<line>
espec*fica*e**e a modalidade de *ervi*os p*ico*ógicos onli*e. *t*lizou-se da Análise *e
</line>
<line>
Cont**d* (BARDIN, 1977) para a avaliação, síntese e interpretaç*o final dos *ado*.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E D*S*USS**S
</line>
<line>
A *a*tir da *rganização das publicaçõ*s, obteve-se a seguinte caracter*zação *as
</line>
</par><par>
<line>
public*ç**s. *on*i*e*ando a quantidade de aut**as(e*) e
</line>
<line>
coau*oras(es), h* a
</line>
<line>
presença *e 16
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisad*res
</line>
<line>
nas public*ções. Do total, há apenas um *utor do s*xo mas*ulino (VIANA,
</line>
</par><par>
<line>
2020). Q*anto ao ano de *ublic*ç*o, quat*o fo***
</line>
<line>
publicados em *020 e os outr*s dois em
</line>
</par><par>
<line>
20*1.
</line>
</par><par>
<line>
No que diz respeito *os objet*vos e mét*dos utilizados na* pesquisas, tem-se que Sil*a
</line>
</par><par>
<line>
e R*mos (2020) real*zara* um estudo *om *
</line>
<line>
ob*et*vo de relatar suas
</line>
<line>
experiên*ias clí*icas
</line>
</par><par>
<line>
duran*e o perío*o de pandemi*, abordando a* transformações no set*ing terapêutic*, nas
</line>
<line>
e*tratégias *tilizadas, os *ofrim*ntos *ecorrente* * as mud*nças no cot*diano. Al*m d* *elato,
</line>
</par><par>
<line>
a* autoras *e utiliza* de um estudo
</line>
<line>
teó**co-bibliográfico, an**rado na Gestalt-Terapia e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Exist*ncia*ismo. Co*enza al. (2*21) cons*ru**am et
</line>
<line>
u* relato teóri*o
</line>
<line>
*ef*ex**o e descritivo
</line>
</par><par>
<line>
sobre o* at*ndiment*s remoto*, utilizan*o-se da pes*uisa bibliográfica, com informações
</line>
<line>
sobr* Telepsi**logia nos últimos *ez *nos. Além da* implica*ões do i*olam*nto social para *
</line>
<line>
rea**zaçã* de a*en*imen**s psicológicos, os aut**es discutiram sobre o a*anço das t*cnol**ias
</line>
<line>
n* realiz**ão d* sessões mediadas pelas te**ologias, bem como * for*açã* dos *rofissionais
</line>
<line>
a respeito da utiliza*ão destas.
</line>
<line>
B**tencourt e M*chado (**21) *el***m suas expe*iên*ias no atendimento *l*nico
</line>
</par><par>
<line>
online, a partir ** um e*tudo ** caso à *uz da Ps*c*nálise. As autoras discutem **bre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
construção
</line>
<line>
do setting terapêutic* *
</line>
<line>
as *st*atégi*s uti*i*ad** para tran*po* o at*ndime*to
</line>
</par><par>
<line>
*resencia* p*ra a mo*alid*de online, dest**ando a
</line>
<line>
esc*ita
</line>
<line>
por men*agem
</line>
<line>
de tex*o como
</line>
</par><par>
<line>
ferram*nta que *avorece imagi*aç*o e m*taforização a
</line>
<line>
para a pr*dução de sen**dos nos
</line>
</par><par>
<line>
proces*** de subjetivação. Vi*na (2020) d*scute os fator** presente* n* p*e*tação d* s*rviços
</line>
</par><par>
<line>
*s*cológ*cos m*diados pelas Tecn*log**s da In*ormação e da C*municação, a partir de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
estud*
</line>
<line>
de levantamento biblio*rá*ico e documental. Alé* de traze* *m pan**ama sobre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemas d*cor*entes d* pandemia, os r*sul*ados ** p*squisa a*ont*ram p*ra o aumento da
</line>
</par><par>
<line>
*rocura
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
serviços
</line>
<line>
de psico*era*ia on*ine, bem *omo a
</line>
<line>
necessida*e de adequ*ções
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
medidas le*islativas **e o*i*ntem * atendime*t* nes*a mod*lidade.
</line>
<line>
C*r*alho e* al. (2*20) realizam um estudo c*m base no *elato de experiênc*a de
</line>
</par><par>
<line>
profi*s*onais da saúde no
</line>
<line>
**fre*tam*nto da pand*mia. *s auto*as apresentam
</line>
<line>
di*iculdades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. 7, art. 12, p. 237-25*, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Silva, K. O. Sou*a, F. P. P*checo, G. *. Meneses
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
p*te*cialidades, tanto n* área d* ensino como na assistê**ia, de*arcando os sofr*mentos das
</line>
</par><par>
<line>
pro*i*sionai* e as estratégias u*ili*adas para a adapta*ão às
</line>
<line>
te*nologias e a promoção do
</line>
</par><par>
<line>
cuidado. Po* fim, Rodrigue* *. (*020), em sua *ono*rafia, reali*a um
</line>
<line>
estudo qualitat*v*,
</line>
</par><par>
<line>
*om a rea*izaçã* *e entrev*stas a psi*ólog**, com * objetivo *e c**preender as percepçõ*s,
</line>
<line>
os s*ntimentos e as estrat*gias de a*uação f*ent* à pandemia. Em sua aná**se, * autora
</line>
</par><par>
<line>
estruturou seus
</line>
<line>
achados em três zonas de sentido do traba*ho durante pan*emia, a saber, a
</line>
</par><par>
<line>
forma cri*tiva de enf*entamento pess*al d*an*e dos fatore* de risco e proteção; a reinvenção
</line>
<line>
profissional *ara dar continuidade à atuação clí**ca; e a elaboraç** de u** vi*ão crít*ca sobre
</line>
<line>
a Psicol*gi* Clín**a.
</line>
</par><par>
<line>
C*m a análise *e conteú** das r*fer*d*s
</line>
<line>
*ubl*ca*ões, es*e
</line>
<line>
a*t*go sis*ematiza três
</line>
</par><par>
<line>
categorias princip*is, a saber, I) A*pliaçã* dos horizon*es e integ*ação da categoria
</line>
<line>
profissio*al; *I) Caracteriza*ão d*s at*n*im**tos dura*te * pandemia; * III) Des*fios
</line>
<line>
pro*issionais.
</line>
<line>
4.1 *mpliaçã* dos hori*o*tes e integra*ão da categoria *rofis**onal
</line>
</par><par>
<line>
O uso d*s
</line>
<line>
tecno*ogias permitiu dar contin*i*a*e aos
</line>
<line>
pr*cessos te*apêuticos, sendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i**er*et um v*íc*l* de trabalho que p*ss*bilit** o des*nv*lvimen*o e a
</line>
<line>
expansã* téc**ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pessoal (SILVA; *AMOS, 2020). Nes*e sen*ido, **servou-se a a*pliação *a *lí*ica para
</line>
</par><par>
<line>
*lé*
</line>
<line>
d* consul*ório
</line>
<line>
com * uso de f*rra*entas t*cnológicas, tendo maior possibil*dad* de
</line>
</par><par>
<line>
atender *esso*s f*r* do esta*o * do *aís; e *mplia*ão da clínica social (VIANA, 2020;
</line>
<line>
RODRIGUES C, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Observaram-*e *ovas f*rmas de a*ender, prosp*ctar cli*ntes, construir networking
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e**borar f*rmas cr*ativas de l***r *om
</line>
<line>
o
</line>
<line>
con*exto pandêm*co (SIL*A; RAMOS, 2020),
</line>
</par><par>
<line>
am*liando as *rocas técnicas por me*o de super*i*ões a distância e, até com p*ofissiona*s de
</line>
<line>
o*tras localidades, que ser*iram *ant* pa*a a partilha de conhecimento como suporte *ntre a
</line>
<line>
ca**go*ia (VIANA, 2020).
</line>
<line>
A pa*tir de*sa integra*ão, os a*t*res apontaram posi*ivam*nte os mo*imen*os d*
</line>
</par><par>
<line>
capacitação d** pro*is*ion*is nos *tend*me*tos, *duca*ão continuada
</line>
<line>
por mei* *e cursos,
</line>
</par><par>
<line>
mestrados
</line>
<line>
e
</line>
<line>
l*itura*
</line>
<line>
comp*rtilhadas
</line>
<line>
(**ANA,
</line>
<line>
2020;
</line>
<line>
*ILV*;
</line>
<line>
R**OS,
</line>
<line>
20*0;
</line>
</par><par>
<line>
BITTENC*U*T; **CHADO, *020). C** efe*to, a *daptação à modal*dade onli*e troux*
</line>
<line>
m*ior vis*bil*dade aos *e*apeutas, amp**ando o net*o*ki*g e a *ede de indicações de cliente*;
</line>
<line>
e *av*re*endo a *roca de e*per*ências entre pro*issiona*s (SILVA; R*MOS, 2020). Soma-*e,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 19, n. 7, ar*. 12, p. 237-257, jul. 202*
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Atendi*en**s Psi*oterapêuticos Online Du*ant* * Pandemia de Covid-*9 no Brasil
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
ai*da, a expansão d* cursos, aul*s e liv*s onli** com profi*sionais de dive*sos *ugares do *aís,
</line>
<line>
**mpe**o com as barreiras *eográf*cas (*IANA, 202*).
</line>
<line>
4.2 Car*c*erizaç** **s atendimento* durante * pand*m*a
</line>
<line>
A part** dos es*udos, obs*rvou-se que é possível construir um settin* terapê*tic*
</line>
<line>
am**i*do, reinventando-o p*r* além do consultório tradicional (SILVA; RAMOS, 2020;
</line>
</par><par>
<line>
BITTENCOURT; MACHAD*, 2020). *i*t*ncourt * *a*hado (202*) di*cu*e* s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impor*ância de acordos sobre o ambiente terapêutico, de*tacand* o *igilo; a preparação de um
</line>
</par><par>
<line>
*mbiente rese*vad*; *s*abelecime*to d* horários pré-**enda*o*; as orientações s**r*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*iber*ade de fala, a livre *ssoci*ção; construç*o de *nterven*ões que *onsideram *
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ondição *e elaboração do sujeito; e alte*ação *as formas de p*g**ento.
</line>
</par><par>
<line>
H*uve adaptações n*s formas de at*ndimento, além da constru*ão d* vínculo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criaç*o de *et*ing tera*êutico. Nesse se*tido, obse*vo*-se
</line>
<line>
u*a flexibi*iz*çã* dos horários,
</line>
</par><par>
<line>
sendo pos*íve* real*zar (re)m*r*ações de atendimentos a pa*tir da di*po*ibil*d*de dos horários
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
terapeu*a e cliente, con*ider*ndo os momentos em qu* o ambiente dom*stico pode s*r
</line>
</par><par>
<line>
organ*zado com
</line>
<line>
privaci*ade par* a rea*ização d*s a*endi*entos (SILVA; R***S, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Soma-s*, ainda, * comodi*ade, para o t*rapeuta e o cliente, d* não p*ecis**em se desl*car a*é
</line>
</par><par>
<line>
o local de atendimento, *edu*indo gast*s *om os
</line>
<line>
d*slo*a*en*os e su*locação de consu*t*rio
</line>
</par><par>
<line>
(SILVA; RAMOS, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Quan*o ao aspecto físico, dest*ca-s* o desafio *a orga*ização *o ambiente, *ma vez
</line>
<line>
que, *om o isola*ento social, p*de haver a presença de outro* morador*s e* casa,
</line>
</par><par>
<line>
dificul*ando o sigilo e *ilêncio (SILVA; RAMOS, 2020). Ademais, a o
</line>
<line>
multiplici*ade de
</line>
</par><par>
<line>
papéis centralizad*s no mesmo espaço pode dei*ar o profissional em esta*o de alerta e te*s*o,
</line>
</par><par>
<line>
pois ao mes*o **mpo em que um atendime*to está a*ontecendo, outra* a*ivi**des
</line>
<line>
do
</line>
<line>
la*es
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém oco*rem paralelamente: "*or um lado, tem*s a *esa**taç*o *o *s***o de trabalho **
</line>
<line>
relaç*o * profissional *, por out*o, tem*s a obstruç*o *os **p*ços domés*icos no se* f*u*r
</line>
</par><par>
<line>
nat*ral e* re*ação a*s compo*ente* *a fa*ília" (SILVA; RAMOS, 2**0, *.26). **a
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
</page><line>
estrat*gi*s ad**ad** pelas autoras f*i a reorganiz*ç*o d* agen*a d* ate*dimentos, const*uind*
</line>
<line>
uma no*a *o*in* que conside*asse também as atividades do *mbi*nte doméstico - * que l*vou
</line>
<line>
a alteração de projetos, nece*sidad*s e desej*s.
</line>
<line>
N* que diz respeito às rel*çõ*s terapêuticas, em su* maioria, pass*ram a ser mediadas
</line>
<line>
por t*ansmis*ã* de vídeo via platafo*mas, sites e ap*i*ativ*s, que permitem *onstru** nova*
</line>
<line>
po*sibilida*es *e viv*n*iar *xp*rimentos e conf*g*ra* *ova form* *e vi**ulação (SILVA;
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*si** PI, v. 19, n. *, art. 12, *. 237-25*, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. S. Silva, K. O. Souza, F. P. Pache*o, G. *. Men***s
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
R*MOS, 2020). As autoras *p**tam
</line>
<line>
q*e * f*lta de
</line>
<line>
a*gun* recurso*, em determinadas
</line>
</par><par>
<line>
situaçõ*s, *o*e s* revelar co*o uma oportunidade pa** a de*c*bert* de
</line>
<line>
ou*ros, tai*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
u*ilização de músicas, instr*m*ntos mu*icai*, vídeos e im*gen*, etc. *omo *ecursos
</line>
<line>
expr*ss*vos.
</line>
</par><par>
<line>
*o que
</line>
<line>
tang* ao mane*o c*ínico, observo*-se a maior valor*zação da voz e ** rosto
</line>
</par><par>
<line>
das pes*oas
</line>
<line>
nos atendimentos e, por fim, a mudança de posicion**ento do psicólogo nos
</line>
</par><par>
<line>
atend*ment*s (B*TTENCOUR*; MACHADO, 2020; RO*RIGUES C., 202*; SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
RAMOS, 2*20). De modo
</line>
<line>
geral, a visão é uma d*s princi*ais f*nções de contato com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*lientes, no
</line>
<line>
ent**to percep*ão a
</line>
<line>
**sual ficou **mprometida por con*a das limita*ões d*s
</line>
</par><par>
<line>
rec*rsos *ecnológicos, *a*s
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
*aix* qualidade da i*terne*, não enquad*amento
</line>
<line>
ní t i d* do
</line>
</par><par>
<line>
corp*, travamento das *magen* * falhas de conexão (SILVA; RA**S, 2*20). A aud*çã*, por
</line>
<line>
ou*ro lado, destaca-se, por *er a menos comprometida, *ind* que, e*entual*ente, possa haver
</line>
<line>
assincr*ni*m*s * falhas na conexão.
</line>
<line>
Outra estratégia *e man*t*nção do c*ntat* terapêutico ocorre* com a ut*lização da
</line>
</par><par>
<line>
escrita. Po* m*io **sta, poss*vel proporci*nar ao cliente a e**ressão de pensame**o*, é
</line>
<line>
vivências, palavras, etc., facilitando *ovas forma* de imaginação * metaforização *a p*odução
</line>
<line>
de s*ntidos p*ra a su*jetivaç*o (**TTE*COURT; MACHADO, 202*).
</line>
<line>
4.3 D*safios profiss**nais
</line>
</par><par>
<line>
Em seu estudo, Viana (20*0) ap***a algu*s *roblemas,
</line>
<line>
tais como * utili*ação d*
</line>
</par><par>
<line>
meios tecnológicos
</line>
<line>
inadequados suscetíveis a invasões de privacida**, a falta de preparo *
</line>
</par><par>
<line>
d*s profissi*nais
</line>
<line>
para uso da* te*nol*gi*s, a precariz*ção do tra*alho com r*dução de
</line>
</par><par>
<line>
re*uner*ções e o aumento
</line>
<line>
*e horas de trabalho
</line>
<line>
não remunerado. No que ta*ge *o us* das
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias, o*ser**u-se * deficiência d*gita*, pois muitos pro*issio*ais não utilizavam ou nã*
</line>
</par><par>
<line>
*abia* como u*ilizar re*urso* tecnol*gicos, por
</line>
<line>
vezes fazendo **os ina*equados. Isso pode
</line>
</par><par>
<line>
de*orrer, e* part*, por
</line>
<line>
exi*tir pouca literatura sobre o aten*imento online; e a falta *e
</line>
</par><par>
<line>
fo*maçõ*s e cursos s*bre o t*ma para as profission*is (COSENZA et al., 2**1; CA***LHO
</line>
<line>
et al., 2020; VIANA, 2020; RODRIGUES C., 2*20). Acredita-se *ue o atendi*ento *irtual,
</line>
<line>
aumenta as r*sponsab*lidades da* p*ofi*sion*is quanto à qualid*de *o aten*imento prestado
</line>
<line>
ao us*ário (CA*VALHO *t a*., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
N* que
</line>
<line>
tange à estr*t*ra fís*ca do
</line>
<line>
amb*ente d* trabalho, a pas*agem do c**sul*ório
</line>
</par><par>
<line>
para o ambiente d*méstico
</line>
<line>
trouxe
</line>
<line>
a*guns prob**mas, u*a vez qu* *s co*diç*es materia**
</line>
</par><par>
<line>
precár*as inter**rem na *rgono**a, no bem-es*ar e na qualid*de
</line>
<line>
do trab*lho d**empenhado,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *S*, Tere*ina, *. 19, n. 7, art. 12, p. 237-257, *ul. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*endimentos Psicoterapêuticos Online Dura*t* a Pandemia de Covid-19 n* B*asil
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
dado que não houve tempo para *ue as *r**iss*o*a*s s* pr*pa*assem para a
</line>
<line>
transiçã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*sult*rio
</line>
<line>
para o próprio lar (SILVA; RAMOS, 2020). *o q*e diz respeito ao estado
</line>
</par><par>
<line>
emocional *a
</line>
<line>
profis**onal, torna-se ** desafio
</line>
<line>
di*e*enciar *s momentos *e tr*balho,
</line>
</par><par>
<line>
desca*so, lazer, *spir**ualidade, e*c., uma v*z que tud* fico* un*fica*o em u* mesmo
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte (SILV*; *AMOS, 2*20). É necessá*io res*a*tar que
</line>
<line>
os profissio*ai* de saúd*,
</line>
</par><par>
<line>
inclu*ive as psicól*g*s clínicas, també* *re*i*am de su*or*e *ara pode* auxiliar os clientes *
</line>
<line>
lidar com suas p**p*ias **e*tõe*, tendo *m vista **e este também poderá lid*r com estress*,
</line>
<line>
ex*ustão, sobrecargas devido * COVID-19 e *s e*eitos causa*os *or e*a (BROOK* et al.,
</line>
<line>
2*20; SERAFIM et al., 2020).
</line>
<line>
S*lva * Ram*s (2020) a*onta* a reestrut*raçã* *o ambi*nte fam*liar p*ra a i*c*usão
</line>
<line>
do fa*er *aboral. *onform* as autoras, levar o consultório para *e*tr* *e *asa ro*pe com a*
</line>
</par><par>
<line>
delimita*ões que cada espaço tem, por vezes confun*indo
</line>
<line>
os papé*s *e*emp*nhados co*o
</line>
</par><par>
<line>
mãe, fil**, psicóloga, etc., bem como gera uma *onfluênc*a d*s ativida*es domésticas com *s
</line>
<line>
p*o*is*ionais. Além *is**, h* dificuldades e* estabele*er limite* entre trabalho e la*e*,
</line>
<line>
gerando **bre*arga do *rabal*o, p*i* *om a m*dança e implementação do **end*mento online,
</line>
<line>
as dema*d*s f*ram aumen*adas, assim *o*o o aumento de horas não re*unerad*s (VIANA,
</line>
<line>
2020).
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto de vista da rel*ção te*apêutica, Cosenza
</line>
<line>
et al. (2*2*) apo*tam que,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
proce*so online, em decor*ência da l*mitaçã* *as telas de c*mput*do*es ou via chat, sã*
</line>
</par><par>
<line>
dificultadas a exp*e*são de *mpatia presencial, a man*tenção do co*tato mais acurad*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*b*ervação ** gestual
</line>
<line>
com*leto,
</line>
<line>
dos comportamen*os não verbai* e da
</line>
<line>
*xpress*vidade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
corpo. Com *fei*o, há *r*blemas *ob*e como sen*ir o cliente, a*uar * manter o sig*lo
</line>
</par><par>
<line>
(*OSENZA e* a*., 20*1). No âmbito *o manejo
</line>
<line>
te*a*êutico, observou-se indic*dores *ue
</line>
</par><par>
<line>
i*clue* limitações de recurso* *o *tendimento remoto, p*i* há *ec*rsos
</line>
<line>
lúdicos que
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssi*avam ser presenciais e nã* s*ria viável util*z*-los no *tendimento online, dificultando,
</line>
<line>
ass*m, algum*s in*ervenções (SILVA; RAMOS, **2*).
</line>
<line>
*on*iderando o retorno pro**essiv* aos a*endime*tos p*esen*iais, *sta modal*dade
</line>
</par><par>
<line>
também fo* modificada com presença d* a
</line>
<line>
*áscaras, distancia*ento de um metro, uso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
álcool *m
</line>
<line>
gel, d*ntre *ut*as medid*s p*e*entivas (CO*EN*A, *l., 2021; CAR*A*H* et et
</line>
</par><par>
<line>
al., 2020; VIANA, 2020; RODRIG*ES C., 20**). No
</line>
<line>
entan*o, com o uso de másca**s,
</line>
</par><par>
<line>
*bservou-s* *i*ic*ldade a
</line>
<line>
em relação à com*ni*açã*, assim como a e*p**s*ão
</line>
<line>
dos clien**s,
</line>
</par><par>
</page><line>
geran*o *omplicações na perce*ção do psicólogo sobr* o i*di*íduo (ROD*IG*ES C., *020;
</line>
<line>
OM*, 2*20; RODRI*UES J.* et al., 2020).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. 1*, n. 7, art. 12, p. 237-*57, *ul. 2022 *ww4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Sil*a, K. O. Souza, F. P. Pacheco, G. O. M*neses
</line>
<line>
252
</line>
</par><par>
<line>
*or fim, desta*a-se a necessidad* de cria*ã* *e novos *rotocolos e l***sl*çõ*s para a
</line>
</par><par>
<line>
interv*nçã*
</line>
<line>
ps*cológica, demarcando * importância da
</line>
<line>
capa*itação profis*io*al para
</line>
</par><par>
<line>
sed*mentação do a*endimento ps*co*erapêutico on*in* de qual**e* natureza (COSENZA et a*.,
</line>
<line>
2021; VIA*A, 20*0). **sse ponto, é indispensável a re*str*tu*ação da for*ação acadêmica e
</line>
</par><par>
<line>
pr*fissional, de modo q*e seja possível desenv*lver
</line>
<line>
cursos que auxili*m
</line>
<line>
e* uma *ormação
</line>
</par><par>
<line>
sólida para a atuaç*o nessa modalidade.
</line>
</par><par>
<line>
Com efeit*, será requerida a* *rofissional um* **itura crítica, ética e técnica sobre o*
</line>
</par><par>
<line>
problemas apresentados pela pessoa a*endida, consider*ndo, inclusi*e, s* a de*anda
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
compat*vel com a tecnologia *isponível (VIA**, 2020). A*r**ado a isso, Rod**g*es *. (*020)
</line>
</par><par>
<line>
ressalta a imp*rtância de olhar p*r* a
</line>
<line>
co*str*ç*o de u*a psicologia
</line>
<line>
deseli*i*ada. P*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aut*ra, os aten*imentos onl*ne, mesmo aq*eles com valores so*iai*, ampliam as
</line>
<line>
*esigua*dades e não ga*ante* a*esso aos serviç*s de s*úde mental, uma vez que grand* p*rte
</line>
<line>
da população n*o tem recursos tec*ológic*s e acess* ***qu*do à re** de in*ernet.
</line>
<line>
5 *ONSIDERAÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
A pande*ia *a *OVID-1* impa*t*u mundi*lmente. *s *sicólo*as clíni*as *iver*m
</line>
<line>
q*e constr*ir nova* formas de at*ação, a parti* *a *odal*dade de atendi*en*o *nlin*,
</line>
<line>
segui**o as orient*ções rec*me*dadas pela OM*. C*m a* p*squisa* aqui *is*utidas,
</line>
</par><par>
<line>
pe*cebeu-se que a
</line>
<line>
**u***o dos p*ofissio*a** *presentou mui*os desafios, mas *ambém
</line>
</par><par>
<line>
possibi*idad*s.
</line>
</par><par>
<line>
A prá*ica da p*icóloga p*s*o* por *r*nsfo**ações e a*apt*ções constant**
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
difere*tes aspectos, tais como localidade, *onhecimento, tecnologia e rees*r*turação da
</line>
</par><par>
<line>
relação e do m*ne** terapêutico. *o* um lado, observou-se falta de preparação técnica a
</line>
</par><par>
<line>
prévia par* a modalidad* o*line e a esca**ez
</line>
<line>
de
</line>
<line>
cu*sos e *o**ações adequados p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dem*nda. Em contr*p*rti*a, eviden*io*-se a criação de um *ett*n*
</line>
<line>
*e*apê****o criativo, o
</line>
</par><par>
<line>
su*g*mento de capacit*ções continuada*, a
</line>
<line>
c*nstru*ã* de novas formas d* atendimento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
in**rvenções, supervi*ões e partilh* de experiênc*as com profissi*nais de diversos *ugares do
</line>
<line>
paí*, e a in*e*ração *rofission*l com a ampliação d* redes de conta** pa*a alé* do consultório
</line>
<line>
t*adicional.
</line>
<line>
Por fim, sali**ta-se que *ncontr*r pesqu*sas que contemplem o atend*mento onli*e é
</line>
</par><par>
<line>
*esafiante. Como o* auto*es
</line>
<line>
apontaram, as pesquisas *o*re * **dalida*e de a*endimento
</line>
</par><par>
<line>
online s*o e*cassas, aind* m*is considerando as especi*icidades *e u* *on*e*to pandêmico.
</line>
</par><par>
<line>
De*s* mo*o, *s poucos estudos nestas áreas limit*ram os acha*os, torna**o-se necessá*ia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresi*a, v. 19, n. 7, art. 12, p. 237-257, jul. 2*22 www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
At*ndimentos Psico*erapêuticos Online Dura*te a Pandemia de Covid-19 no Br*s*l
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
realização de *o*as *esqui*as, principalmente empír*cas, para aprofunda* a *emát*c*, no que
</line>
<line>
diz resp*ito à est*uturaç*o do at*n*imento online * às *m*lica*ões psicossoci*is d*sta
</line>
</par><par>
<line>
modalid*de, bem c*m* a const*uç*o d*
</line>
<line>
novas
</line>
<line>
norm*t*vas e l*g*s*açõe* que o*ienta* uma
</line>
</par><par>
<line>
p*áxis compromet*da e é*ica *onsider*ndo *s dive*sos c*nte**os sociais.
</line>
</par><par>
<line>
*E*ERÊNCIAS
</line>
<line>
ALMEIDA, W. S. et a*. Mudanças nas **ndições s*cioeconôm*ca* e de saúde dos b*a*ilei*os
</line>
</par><par>
<line>
d*rante a
</line>
<line>
pandem*a
</line>
<line>
de COVID-1*. R*vista *ras**eir* de Epidemiologia. 2020, v.
</line>
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Nº
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Nº
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Regulam*nta *s *ervi*os psicológi*os realizad*s por *eios tecnoló*icos *e comun*cação
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a
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O*lin* Durante a Pa*demia de *ovid-*9 *o Brasil. Rev. *SA, Teresina, v.19, *. 7, art. 12, p. 237-257,
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* u* . **22.
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Co*tribuição dos Autores
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S. S. Sil*a
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K. O. S*uza
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F. P. P*checo
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G. O. M*ne*es
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1) conce*ção e planejame*to.
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2) análise e interpreta*ão dos *a*os.
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X
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X
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3) elab*r*ção do *asc*nh* ou na revisã* crítica do cont*údo.
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X
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4) particip*ção *a aprovaç*o da ve*são fi*al do manuscr*to.
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Re*. FS*, Te*esin* PI, v. 19, n. 7, *rt. 12, *. 237-257, j*l. **22
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www4.fsan*t.com.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)