<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 4, p. 49-68, jul. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.7.4
</line>
</par><par>
<line>
Exec*tivo-Legislativo no Piauí: Parti*o* Importam *a F*rmaçã* *e Governos
</line>
<line>
Est**uais?
</line>
<line>
Execut*ve-Legislat*ve in *i*uí: Do Part*es Matter in t** Form*tion of St*te
</line>
<line>
G*vernm*n*s?
</line>
</par><par>
<line>
Vítor *duardo Veras de Sand*s F*eitas
</line>
<line>
Doutor em ***ncia Polí*ica pela Unicam*
</line>
<line>
Professo* Adjunto da U*PI
</line>
<line>
E-mail: vitorsa*de*@ufpi.edu.br
</line>
<line>
Dais* Bezerra d* Po*tes Simõ**
</line>
<line>
Mestra*o e* Ciência Pol*t**a pela UF*I
</line>
<line>
Graduada em Dir*i*o pela Fac*ldade de Saú*e, Ciências Humana* e Te*nológicas do *iau*
</line>
<line>
As*esso*a Jurídic*-Pa*l*mentar - As*emb*eia Legislati*a do Estado do Piauí
</line>
<line>
E-mail: daise*pontes@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
E*d*r*ço: *ítor *dua**o Veras de Sandes *r*itas
</line>
<line>
*ditor-Chef*: Dr. Tonny **r*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Univers*tária, */N, *ninga, Ter**i*a-PI *CHL/UFPI.,
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
B**sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Dai*e Bezerra *e Pon*es Simões
</line>
<line>
*rtigo re*ebido *m 25/04/202*. *ltima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Frei*as, *. *. P. Simõe*
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Est* a*tigo *usca analisar a aç*o do*
</line>
<line>
partidos na for*ação de governos *s**du*is. O debat*
</line>
</par><par>
<line>
sobre presi*enc*alismo de co*lizão, em ge*al, é focado na relação entre E*ec*ti*o e o
</line>
</par><par>
<line>
Legislativo no nível fed*ral. No *nta*to, paulatinamente, têm sur*ido estudo* sob*e as
</line>
</par><par>
<line>
reali*ades subnacionais. Assim send*, este estu** visa apresentar achados sobr* a **rm*ção
</line>
</par><par>
<line>
de go**rno* no *s**do do Piau*, a part*r
</line>
<line>
da comp*sição das se*r*tarias *om partidos com
</line>
</par><par>
<line>
represen*a*ã* no legislat*vo e, mais especi*i**m*n**, com deputado* estaduais.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-C*ave: E*ecutivo-*egislati*o.
</line>
<line>
Coali*ão.
</line>
<line>
Legislativo
</line>
<line>
Subnacional.
</line>
<line>
Política
</line>
</par><par>
<line>
**auiense.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
This article seeks to an*l*ze the ac*ion of par*i*s *n the formation of state gover*ments. Th*
</line>
</par><par>
<line>
d*bate on coalition pr*sident*a*ism, in general, is focused *n th* relations*ip
</line>
<line>
*etween the
</line>
</par><par>
<line>
*xecutive a*d the Le*i*la**ve a* t*e **deral l*vel. *o**ver, *rad*a*ly, st*dies *n subnatio*a*
</line>
<line>
*ealiti*s have *merged. **e*efore, this *tudy aims to present find*ngs on the formation of
</line>
</par><par>
<line>
government* in the state of Piauí,
</line>
<line>
based o* the composition of the secretari*ts wit* parties
</line>
</par><par>
<line>
with represe*tation in *he l*gisla*u*e and, *ore specifically, with **ate *eputies.
</line>
<line>
Ke*words: Execut*ve-Legislative. coalition. Subnationa* *egislature. Piauí *olicy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n. *, art. 4, p. 49-68, jul. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Exe*utivo-L*gis*ativo no Piauí: Partido* Import*m na Formaç*o de Govern*s Est*duai*?
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Muito se tem di*cutido na literatu*a s*bre a relação *ntre Executivo-Legi*lativo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil. Partindo d* pressuposto d* que contamos com um* *lta fragment*ção partidár*a
</line>
</par><par>
<line>
presente no congres*o
</line>
<line>
*rasil*i*o e também nos parlame*tos estad*ais, o que de certa f*rma
</line>
</par><par>
<line>
*o**uz a uma ausênci* de ide*logia par*idária, *azendo com que os parti*os *o*íti*os sejam
</line>
<line>
c*nsiderados frág*is *eran*e a sociedad*. Na *rena *egislat*va, * entendimento é **verso, vi**o
</line>
<line>
que os partid*s *ão peças-ch*ves * de **ma importância p*r* a formação de coalizões.
</line>
<line>
A*sim, embora o *rasil conte c*m uma ele*ada fragme*ta*ão p*rtidá*ia, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
*rinci*al problema a falta *e gov*rn*bil*dade, e o Exec*tivo nã* poss*a *aioria
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Le*i*la*i*o na e*fera fede*al, as coal*zões fi*madas con*edem ao chefe do Execut*vo naciona*
</line>
<line>
altas ta*as de sucesso em sua age**a, quando ess* é enviad* ao Legislativo (FIGUEIREDO;
</line>
<line>
LIMONGI, *999). Com iss*, relev**te *e faz consider*r a forç* **s part*dos no pr*cesso de
</line>
</par><par>
<line>
governo, c*rtam*n*e o Exec*t*vo *ão e*tá al*e*o a isso, que faz o
</line>
<line>
com que o Governo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
depare com
</line>
<line>
a n**essidade de esta*elecer acor*os c*m part**o* para asseg*rar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gove*nabilidade (AMO*IM *ETO, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
As pesquisas sobr* coa*izões d*o especial a*enção à dis**ibuiçã* de
</line>
<line>
gabin*tes co*o
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta do líder do Execut*vo em p**l do apoio
</line>
<line>
do* parla*e***r*s *ara t*r *ua age*da
</line>
</par><par>
<line>
aprovada (*ASS*NE**O; MARIN; GAR*IA, 2018). Assim, os projetos de lei *e a*to*ia
</line>
</par><par>
<line>
do Executivo não encontra*
</line>
<line>
óbice quant* à sua aprovação no par*a*en*o, te*do
</line>
<line>
em vista
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*sti*u**ão de acordos e*t*e o Chefe do Executiv* que concede cargos a*s p*r*idos,
</line>
</par><par>
<line>
co*str*indo assi* *ua *a*e política *o
</line>
<line>
*arlamento e, do out*o la**, ***ontra u*
</line>
<line>
legislativo
</line>
</par><par>
<line>
parceiro (*MORIM NETO, 1998).
</line>
</par><par>
<line>
Recentemente, o atual p**sidente do **a*il, Jair *essias B*ls*nar*, c**firmo* a *ese
</line>
</par><par>
<line>
esb**ada pela li*eratura
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
afirmar em
</line>
<line>
*ntrevista **nc*d*da q*e entregou cargos *e seu
</line>
</par><par>
<line>
gove*no em *roca de apoi*
</line>
<line>
*arlamentar*. E,
</line>
<line>
nos estado*, seria dife*ent*? Co*o *e d*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação de go**r*os em arenas su*n**ionais? *arti*os
</line>
<line>
p*lítico* impo**a* na composi**o
</line>
</par><par>
<line>
dos q**dros políticos do go*erno?
</line>
</par><par>
</page><line>
Al*um*s literat*ras servirão de *orteament* para o desen*o*vi*ent* desse es*udo
</line>
<line>
c*mo os achados ** A**anches (*988) e Abrucio (1998) *obre c*ali*ões nacion*is e es*a*ua*,
</line>
<line>
*espe*tivamente. Após, farem*s um *reve relato so*r* as c*rren**s distribu*iva e p**tidá**a,
</line>
<line>
1"Bolso*a*o a*m*te ter dado cargos a p*rtidos em troca d* *p*io pa*la*ent*r" (V*r notícia co*pl*ta *m
</line>
<line>
http*://cid***verde.co*/noticias/3*626*/bolsonaro-admite-ter-dado-cargos-a-partidos-em-*roca-*e-apoio-
</line>
<line>
parlamentar)
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 19, n. 7, art. 4, p. 49-*8, jul. 2022 www4.fsanet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Freitas, D. *. P. S**ões
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
a*u*la apo*ta o par*amentar *om* s*n*o ato* unitári* e es*a *om a i*portância dos pa*tidos,
</line>
<line>
com post*rior **ális* *o* ach**os nas a*e*as esta*uais, onde delimi*ar*mos * Pi*uí.
</line>
</par><par>
<line>
No *oc*nte às arenas estaduais, Sandes-F*eit** M*ssonetto (2017) a*o*tam que e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**álise do tipo de g*verno de um p*rtido, de alta ou **ixa coa*iz*o, * fato* impres*in*í*el
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
*ompreender a dinâ*ica dos **vernad**es no* estados, in*l*sive no t*cante
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
dis*ribuição *os *argos de a*to escal*o aos *a*t*dos da co*lizão com o *ito d* se obter maioria
</line>
<line>
no parlament*.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, este *rt*go e*tá d*vidido em *uas se*ões, a*ém desta
</line>
<line>
introdução e das
</line>
</par><par>
<line>
conclusõ*s. *a primeira, ap*esenta-se a discu*são te**ica a*erca dos sistem*s pa*lamen**rista
</line>
</par><par>
<line>
e presidenc*ali*ta, com s**s
</line>
<line>
vantagens *esvantage*s, buscando apo*t*r qual siste*a de *
</line>
</par><par>
<line>
g**erno ger* mais governabili*ade. Em segu*da, fa*-se *m ba*anço do proce*so d* *orm*ção
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
governos * a relaç*o ent*e Exec*t**o-Legislativo. Posteriormente, abordam-se
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
resultad*s e as dis*ussõ*s sobre co*p*siç*o do legis*ativo e*ta*ual p**uie*se, decorren*e da
</line>
<line>
c*al**ão de g*v*rno no Pia*í n* 18ª Legislatura do estado.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓR**O
</line>
<line>
*.1 Parlame*t*rism* vs. Presidencialis*o e a governab*lida*e
</line>
</par><par>
<line>
*om o **o*esso de redemoc**ti*ação no Br**i*, qu* o*orreu co* a fl*x*bil*zaçã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
regim* milit*r no final dos anos de 1*70 até meados d* década d* 1980, quando f*i possíve* a
</line>
<line>
criaçã* de múlt**los partidos po*íti*os, (SANDES-F*EITAS, 2015) se deu * preocupaçã*
</line>
<line>
com o d**enho das instituições e a governabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
C om
</line>
<line>
a Consti**ição
</line>
<line>
*e 19*8, du*s perspectivas ganharam not*rieda*e entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cientistas políticos bra*ile*ro* ao a*ali*ar o sist*ma político e a fo**a de g***rno. De u* lado
</line>
</par><par>
<line>
estão as **te*aturas que c*adunam com a *ese de Linz (1990), *pontando as def*ciências
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma presidenci*lista fre*te a* sistema par*amentaris*a. Ames (2003) segu* essa mes*a
</line>
</par><par>
<line>
li*ha quando relata que * Brasil *of**
</line>
<line>
de *ngover*ab*lidade, tendo
</line>
<line>
*m vi*ta que o sistema
</line>
</par><par>
<line>
ele**oral do país acaba po* in*entivar o comportament* indiv*dualist* do* eleitos.
</line>
</par><par>
<line>
Os ade*to*
</line>
<line>
da engenharia institucional ap*ntam q*e o p*e*iden**alism* d*ve*ia ser
</line>
</par><par>
<line>
prete**do em função de sua ten*ên*ia a gerar conflitos i*s*itucionais insolúve**, e*q*anto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
leg**lação *artidária dev*ri* ser alte*ada com vis*as à o*tenção de um sistema partidário com
</line>
<line>
menor número de par*id*s com *m míni*o *e discip*in*, ou seja, a sorte da d*mocrac**
</line>
<line>
brasileira depe*d*ria do *xercício da e*genharia i*stitu*ional (FI*UEIREDO; LIMONGI,
</line>
<line>
R*v. FS*, T*re*ina, v. 19, n. 7, ar*. 4, *. 49-68, jul. *022 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Executivo-Legis*at*vo n* Pi*uí: Partido* Importam *a For*ação de Governos Esta*uai*?
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
1998). Todavia, não *ou*e reforma *ua*to ao regime de governo qua*do da p*omulgação da
</line>
<line>
Constituição Federa* de 1998, manten*o-*e, p*rtanto, o preside*ci*lismo e, as*im, *arantindo
</line>
<line>
ao P*esid**t* *s funções de Chefe de Govern* e Chefe de Estad*.
</line>
<line>
A estrutura política no Brasil *on*a com o mo*elo de república federativa
</line>
</par><par>
<line>
pre*idenci*lis*a,
</line>
<line>
ou sej*, * Che*e de Esta*o * eleito *el*
</line>
<line>
pov* para cumpr*r manda*o
</line>
</par><par>
<line>
*em*orá*io, a fim
</line>
<line>
de agir em *ome dos cidadão*, nos seus interesses, no que *e *efe*e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
toma*a de *ecis*es, o que c*racteri*a, *ssim, o regime republicano. Por ou*ro *a*o, os *ntes
</line>
<line>
federativ*s (União, Estad*s, D*s*ri*o Fe*era* * Mu*icípios) t*m au*onomia política, is*o é, o
</line>
<line>
exercício do poder é **ribuído a *rgãos distint*s e i***pendent*s.
</line>
<line>
A*ém do regime federa*ivo e do *istema pre*ide*cia*is*a, conta*os co* um poder
</line>
<line>
legislat*vo bicameral, de um la*o temos * Câmar* dos Deputados que rep*esenta, por meio
</line>
</par><par>
<line>
dos parlamen*ares elei*os, o povo; e,
</line>
<line>
do outro *ado, o Senado F*der*l, re*res*ntando
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
E**ados e o Distri*o Federal. No tocante ao s*stema elei**ral, *sse é pro*orcional
</line>
<line>
d* l i * t a
</line>
</par><par>
<line>
aber*a e majo*itário,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
qual os cid*dãos aptos a vot*r faze* s**s e*col*as os **tos são e
</line>
</par><par>
<line>
convert*dos ** mandatos, vigorando em nosso país o mu*tipartidarismo, ou *eja, diverso*
</line>
<line>
partidos p*líticos pres*n*es em noss* sist**a part*d*rio.
</line>
<line>
Da* considerações trazida* p*r ****wari*g (1993) e Ames (1994), va*e desta*ar *ue
</line>
</par><par>
<line>
quando se relaci*na si*t*ma federativo com o presi*en*ialismo *om* *orm* de governo, o
</line>
</par><par>
<line>
contando co* depu*a*os
</line>
<line>
particularistas p*rsona*ista* e e
</line>
<line>
um sistem* m*lt**arti*ári*, fica
</line>
</par><par>
<line>
difícil a governabilidade (FREIT*S; VAS*UEZ, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Do ou*ro lad* está a
</line>
<line>
l i nha
</line>
<line>
ar**me*tativa de que C*efe do Executiv* dispõe o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prerrogativas p*ra su**rar os riscos de paralisia de*i*óri*, dentr* elas a concentração do p*der
</line>
<line>
decis*rio, garantindo a go**rnabilida*e (FIGUEREDO; LIMONGI 1999).
</line>
<line>
Segundo Lin* (1991), nos sistemas preside*cialistas os president*s eleitos pelo partido
</line>
<line>
*ue det*nha a maioria *o *o***ess* têm *ais faci*idade de governar tendo em vista maiores
</line>
<line>
índices *e s*cesso na aprovação de s*a a*enda em decorrência da estru**ra das i****t*ições,
</line>
<line>
*s*and*, pois, mais pro**nsos à gov*rnabil*dade. Na *on*ramão, se o Pres*dente eleito não for
</line>
<line>
do p*rtido *om *aioria no Congre*so, há for*e *endên*ia à ingovernab*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
Logo, tendo o Poder Legislativ* tant* o
</line>
<line>
con*role d*
</line>
<line>
age*da de decisõ*s como
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ro*esso legislativo, ca*eria ao Executivo a
</line>
<line>
imple*ent**ão das matér*as a*rova*as
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*isl*t*vo, não havend* sentido a for**ções d* coa**zões. Por out*o lado, Sér*io Abranges
</line>
<line>
(198*) nomeia * gover*o brasileiro como "presiden*i**ismo de co*lizão" *lencand* o car*t*r
</line>
<line>
multipartidário do legisl*ti** *rasileiro de um lado * do outro lado um Exec*t*vo organ*zado
</line>
<line>
co* bases *m **an*es coali*ões.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. *9, n. 7, a**. *, p. 49-68, j*l. 2022 www4.fsanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Freitas, *. B. P. Sim*e*
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
Abranches (1998) *estac* a*pecto importan*e sobre * formação *e governos no Bras*l
</line>
<line>
e dos acordos estabelecid*s buscando, assim, o chefe do E*ecutivo cumpri* os acor*os
</line>
<line>
firm*dos *a arena eleito*al po* m*io das co*igações. Nessa mesma l*n*a, grand* part* da
</line>
<line>
*iteratura espec*alizada tem afirma*o que a *ormação *e g*vernos é resultado de u* process*
</line>
</par><par>
<line>
comp*e*o de nego*iação *ntr* o
</line>
<line>
chefe do Executivo e l*d*ra*ças parti*ária*. Segun*o
</line>
</par><par>
<line>
Limongi (2006), os governo*, no *istema polí*i*o bra*ileiro, *ec*rre* à formação de coali*ões
</line>
<line>
com o objetivo *e obter apoio p*ra suas iniciati*as.
</line>
<line>
Ademais, San*e*-Freitas (2019) po*tua que as li*era*ças partid*rias **nduzem as
</line>
<line>
negociações no *ntuito de q*e seja **tabe*ecida a coaliz*o, a fim de ampli*r a base de apoio ao
</line>
</par><par>
<line>
Executivo.
</line>
<line>
Por c*nseguinte, o Exe*utivo distribui os cargos de primeiro escalã*
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
m**istérios para os parti*os ** coal*zão no Legislativo, visando garantir a governabilidade.
</line>
<line>
2.2 Formação *e G*v*rno*: coalizões e as *e*ações ent*e Ex*cutivo e Legislativo
</line>
<line>
Ao analisar * conflito existente entre Exe*utivo * L*g*slativo no *ra*il, Abranches
</line>
<line>
(1988) a*onta a conse**ente est*b*lidade dem*crát**a em decorrência, em g*a*de parte, pela
</line>
</par><par>
<line>
fragmentaç*o pa*tidária e aprovação da age*da do *xecuti*o. Todav*a, dado o
</line>
<line>
contexto,
</line>
</par><par>
<line>
Abranches (1988, p. 21) relata que "o Brasil é o único país q*e além de combinar a
</line>
<line>
*roporc*on*lidad*, o **lt*par*idarismo e o presidencialismo im*eria* organiza o *xec*ti*o
</line>
</par><par>
<line>
*om
</line>
<line>
base em
</line>
<line>
grandes
</line>
<line>
coalizões",
</line>
<line>
*eno*i*ad*,
</line>
<line>
assi*,
</line>
<line>
*ss* traço
</line>
<line>
peculi*r de
</line>
</par><par>
<line>
"P**sidenc*alismo d* Co*lizão".
</line>
</par><par>
<line>
*m país pluripartidári* e **m a
</line>
<line>
fragmentação *res*nte no
</line>
<line>
legi*lativo
</line>
<line>
acaba por
</line>
</par><par>
<line>
resulta* na *nv*abilidade da
</line>
<line>
formação *e um gover*o unificad*, isto é, com o partido do
</line>
</par><par>
<line>
Executiv* send* maior*a no *egislativo, i**ulsiona*do a*sim a articula*ão de coalizões *ara
</line>
<line>
gerar a go*ernabi*idade (AB**NCHES, 198*).
</line>
<line>
Abranches (1988, p. 27) e*umer* a f*r*ação *e c*alizões em três pa*tes:
</line>
<line>
Pri**iro, a *onstit**ção da aliança e*ei*ora*, qu* requ*r ne*oci*ção em tor*o de
</line>
</par><par>
<line>
*iretivas prog*amá*icas mínimas, u*ua*mente amplas e p*uco espec*ficas,
</line>
<line>
e de
</line>
</par><par>
<line>
pri*c*pios a serem ob*decidos na formaçã* do gov*rno, após a vitór*a eleitoral.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo, * *onstit*ição ** governo, no *ual p*edo*ina a d*sputa por c*rgo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*promissos relativo* a *m pr*gra** míni*o d* gov*rno, ainda b*sta*te gen**ico.
</line>
<line>
Fi*almente, a tr*nsfor*ação *a **iança em coalizã* **etiv*mente gov**nante,
</line>
<line>
quan*o emerge, com toda fo*ça, o pr*bl*m* da form*l**ão da agen*a real de
</line>
<line>
p*líticas, po*itiva e substantiva, e das con*ições *e sua impl**entaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
E*
</line>
<line>
um parlamento plur*part*dári*, os acordos en*re * Executivo e Legis*ativo são o
</line>
</par><par>
</page><line>
necess**ios para que a gestã* do Execu*ivo nã* encontre *bice e assegure * governabilida**
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, *. 7, **t. 4, p. *9-*8, **l. 20*2 ww**.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Executivo-Legislati** no Piauí: Partid*s Importam na *ormação d* Govern*s Estaduais?
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
(AMORIM NETO, 2000). Para is*o, necessário ** faz a formação de coali*ões de um lado o
</line>
</par><par>
<line>
Executivo *onc**e
</line>
<line>
cargo* do primeiro escalão *o governo aos partidos p*rceiros e do out*o
</line>
</par><par>
<line>
re*ebe apo*o legislativo n* p**lamento, tud* isso em decorrência d*s acordos estabelecidos
</line>
</par><par>
<line>
entre os partidos,
</line>
<line>
as coa*i*ões, em prol
</line>
<line>
da go*ernabilidad* (*A*SO*ETTO; **RIN;
</line>
</par><par>
<line>
GARCIA, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Nessa *es*a linha, já se posicionavam *igue*redo e Limon*i (1998) a* r*lacionar a
</line>
<line>
governabilidade n* Br*sil às coaliz*es *x*stentes e*tre Executiv* * Legis**t*vo, verificam *ue
</line>
<line>
ocorre um processo leg*s*ati*o cent**lizado pelo Executivo e pelos l*der*s part*dári*s, pois **
</line>
<line>
u* lado há a disciplina partidária e do ou*r* a entrega *e past*s *o govern* p*lo Execut*vo.
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-se qu* a maioria *as
</line>
<line>
pesqui*as sobre governabili*ade **** centrad* na esfera
</line>
</par><par>
<line>
fed*ral. *od*via, as alianças exist*ntes n** governos subnacionais são n*cessárias, tendo em
</line>
</par><par>
<line>
vi s t a
</line>
<line>
**e o Chef* do Exec**i*o *stadual prec*sa de apo*o no pa*l*me*t* para apr**ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s ua
</line>
<line>
agen*a, A*rucio (19*8) ao se debruçar nessa pesqui*a a n*meou
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
"U*tr*presidencialis*o
</line>
<line>
*stadual",
</line>
<line>
i s* o
</line>
<line>
é,
</line>
<line>
"um
</line>
<line>
preside**ialism*
</line>
<line>
sem
</line>
<line>
chec***nd
</line>
</par><par>
<line>
balances"(A*R**IO, 1**8).
</line>
</par><par>
<line>
Va*e destacar que Ab*uc*o (1994;
</line>
<line>
1998; 2*02) aponta que n*o se trata apenas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
relaci**ar a for*a*ão d* co*lizões com a distribuição de *astas, garantindo a supremacia d*
</line>
</par><par>
<line>
E*ecutivo e* relação ao *egislativo, ma* aponta um Ex**utivo com amplo* poderes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
agend*, de *ecur*os políticos e orçamentários *
</line>
<line>
d* outro
</line>
<line>
lado um legislativo estadual fr*gil,
</line>
</par><par>
<line>
qu* possui igualm*n** fragilidade p*rt*dária.
</line>
</par><par>
<line>
** p*squisar o *xecutiv* estadual, A*rucio (1**4; 19*8) *ai além verif*can*o q*e ele
</line>
<line>
se apresenta f**te e que isso se dev* ao fato de ele ter *omo aliado o T*ibunal *e C*ntas do
</line>
</par><par>
<line>
Esta*o e o M*nistério Públic* Es*adual,
</line>
<line>
descaracterizando as*im o
</line>
<line>
sis*ema de
</line>
<line>
checksand
</line>
</par><par>
<line>
balances. Mostra instituiçõ*s
</line>
<line>
p*rc*iras e não fiscalizadoras do Executivo e, do *utro lado,
</line>
</par><par>
<line>
c*nstata **nda a ampla aprovação
</line>
<line>
da
</line>
<line>
ag*nd*
</line>
<line>
do Executivo n* C*sa Le*is*ativa. Tal
</line>
</par><par>
<line>
*eutral*zação por par*e *esses órg**s dec*rre das pre*rogativas *u*nto à e*col*a de parte dos
</line>
</par><par>
<line>
Con*elheiros
</line>
<line>
d*s Tribunais *e Co*tas Estaduais e procuradores
</line>
<line>
do Ministé*io P*blico
</line>
</par><par>
<line>
Estadual que se dá por meio do Governad*r (ABRUCIO, *9*4; 1998).
</line>
</par><par>
<line>
Ad*m*is, é váli*o ressaltar q*e "a formaçã* *e uma mai*r*a gov*rnista muito
</line>
<line>
* ól i da
</line>
</par><par>
<line>
nas Ass*mbleias *egislativas é uma arma fund*mental que os gove*nos *st*duais têm para
</line>
<line>
contr*lar o pr*ce*so *ec*sório" (ABRUCIO, 1994, p. 4).
</line>
</par><par>
<line>
A liter*t*ra *rasilei*a adepta das teorias in*ugu*ada* p*la ciência é
</line>
<line>
p*lí*ica
</line>
<line>
nort*-
</line>
</par><par>
</page><line>
americ**a para an*l*sar a ação e a *rganização legislat**a. Dado o cont*xto, há três ver*entes
</line>
<line>
*ue e*tudam o comportamento dos *a*lamen*are*: distributivi*ta, i*formacional * parti**ria.
</line>
<line>
*e*. **A, Ter*sin*, v. *9, n. 7, a*t. 4, p. 49-68, jul. 2022 w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simões
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
A *erte*te *istributivist* analis* o compo*tam*nt* individual do parla*entar,
</line>
<line>
*creditando que, ao ser eleito, já se pensa *a reeleição e por isso suas açõe* são f**adas para
</line>
</par><par>
<line>
esse fim. "O modelo de ex*licação distributivista foi um dos modelos mais ut*lizados
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
e*plica* a at*ação **s
</line>
<line>
p*rla**ntares n* Brasil, be* como os padrões de interação entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Executivo e Legislat*vo." (LUZ, 2016, p.2). **do o c*ntexto, o parla*entar tende
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
condicionar, em part*, sua re**eição às po*ític*s dire**onad*s para suas bases el*itorais. Com
</line>
</par><par>
<line>
i*so, motivados pelos seus inter***es particul**istas como o sucesso eleit*r*l, parl*mentar o
</line>
<line>
*en*e a um comportamento uni*ário, não visualizando contribui*ão partid*ria p**a esse fim.
</line>
<line>
Tal co*rente teórica sugere uma conexã* eleitoral *ntre a apresentaçã* de emendas por
</line>
</par><par>
<line>
p*rt* *os parlamenta*es a maximização elei*oral d*s ben*fício* eleitorais deles, ou sej*, e
</line>
</par><par>
<line>
*anto a relação entre o*
</line>
<line>
poderes Executivo e Legislat*vo *omo o compor*amento
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
parlamentares po*er**m ser expl*ca*os pela pro*isão d* bens localistas para os po*í*ic*s, em
</line>
<line>
tr*ca *o apoio à age*da de políticas do **ecu*i*o (PEREIRA; M*LLE*, 2002).
</line>
<line>
Já a ver*ente informacional, e*sa a*arece como um* difus*o *o modelo distributiv*sta.
</line>
</par><par>
<line>
*ode-se dizer
</line>
<line>
que nessa
</line>
<line>
corrent*
</line>
<line>
há ce*ta *revalên*ia do indivi*ualismo e,
</line>
<line>
além *as
</line>
</par><par>
<line>
*onq*istas elei*or*i*, uma a*enção especial é atribuída à* co*iss*es ex*s*entes n* parlamento,
</line>
</par><par>
<line>
* fim de que *s intere*s*s do parlam**tar sejam faci*itados
</line>
<line>
(CARVALHO,
</line>
<line>
20*3). O
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
dife*enc** o modelo informacional d*s demais * *ustament* a *is*o em rel*ç*o às *omissões,
</line>
<line>
no toc*nte à organização, principalmente, pre*ent*s no legislativo. Ferna*** Lim*ngi (1*94,
</line>
</par><par>
<line>
p .2 2 )
</line>
<line>
enfatiza *u* ve*tente informacional tem como foco "garantir q*e *s decisões sejam a
</line>
</par><par>
<line>
tomadas n* maior
</line>
<line>
volum* de in*orm*ção possível, assegurand*, assim, *ue os
</line>
<line>
*anhos
</line>
</par><par>
<line>
ad*indos *a maior esp*cia**zaçã* de seus *e*br*s *ejam r*aliz*dos".
</line>
<line>
N* vertente partidária, m**elo im*u*sionado pelo* trabalh*s de Figueir*do e Limong*
</line>
</par><par>
<line>
(1995) que
</line>
<line>
na contramão da
</line>
<line>
co*rente d*str*butivis*a cons*at*ram, com ba*e nos seus estud*s
</line>
</par><par>
<line>
na Câmara Federal no *erío*o compr*endido entre
</line>
<line>
19*9 e 1994, analisando a vota*ão
</line>
</par><par>
<line>
nomi**l dos *arl*mentares naquel* *asa legislativa, firmaram o ent*ndime*t* de que não há
</line>
<line>
que se falar ** indisciplin* partidária e, consequentemente, em partido* frágeis. Ad**ais, no
</line>
</par><par>
<line>
tocante *s C**issões, tão enalt*cidas pela teo*i* in*or**ci*nal, L*mon*i (19*4) aduz
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
ess** devem ser *o*pr*endidas toman*o p*r re*erência os pr*prios partidos.
</line>
</par><par>
<line>
Dado o con*exto,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
persp*ctiva *artidária e*t*nde que * comportamento do
</line>
</par><par>
<line>
*a*lamentar, bem como
</line>
<line>
a t*m*da de de*isões col*tivas, ser*a est**ele*id* gra*a* * presença
</line>
</par><par>
<line>
dos part*dos políticos, ou s*ja, no modelo p*rtidár*o os partid** estruturam o
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
leg*slat*vo e a *omada *e dec*sões. Ele teria
</line>
<line>
como *b*etivo alcanç** sempre res*lt*dos
</line>
</par><par>
</page><line>
positivo* ao c*o*den** difer*ntes preferências na direção de *ma mesma ação (*UZ, 201*).
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresina, v. 19, *. 7, ar*. *, p. 4*-68, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Executivo-Le*islativo no Pia**: Parti*os Importam *a F*rmação de Gove*nos E*taduai*?
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
RESULTADOS E *IS*USSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Coal*zão n** are*as subna*ionais: o c*so do **auí
</line>
<line>
*o tocante à cent*alidade do Exe**tivo no pro*esso legislativo e da oferta d* cargo*
</line>
</par><par>
<line>
em *roca
</line>
<line>
*e apoio no p*rla*ento, o "Presi*encialismo *e Coalizão" se
</line>
<line>
asse*elha
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
"u*trapr*si**ncialismo estad*al". **davi*, há nuances esp**íficas quant* à esfera estadual
</line>
<line>
tra*idas p*la liter*tura, como os *chados de *assonett* (2014) e Sande*-Frei*as (*015) q*e
</line>
</par><par>
<line>
apont*m qu* * par*a*en*o federal *ndi*a
</line>
<line>
que para que *aja governabilidade é necessário
</line>
</par><par>
<line>
parti*ipaç*o efetiva
</line>
<line>
dos partidos, tendo a*sim *** maior repart*ção do poder desses com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Executivo.
</line>
</par><par>
<line>
Já na esfera estadual, o nú*ero reduzid* das c*deir*s *as *asas legislat*vas estadu*is
</line>
<line>
(var**ndo en*re 24 e *4 nas *ssembleias Legislativas, *nqua*to na Câm**a dos Deputados são
</line>
<line>
51* cade*ras), além da* re*uzidas competências *staduais, imp*ica* em ci*cunstâncias que
</line>
</par><par>
<line>
t*n*eriam a reduzir a
</line>
<line>
nece*sida*e de se monta* coalizões no **gislativo subnacional. No
</line>
</par><par>
<line>
**tan*o, os trabal*os d* Massone*to (2014) e Sa*des-Freitas (20*5) *ndicam *ue, *pesar disso,
</line>
<line>
há * rec*rr*n*ia *e governos *e coalizã* no* est*dos br*si*e*ros.
</line>
<line>
Assim como no nível federal, nos es*ad** tam*é* se observa a infl*ência do
</line>
</par><par>
<line>
E*ecutiv* nas relações intragovernamentais,
</line>
<line>
com o con*role do processo de*isório índices e
</line>
</par><par>
<line>
d* aprovação *o*iti*o *o Legislativo (T**IO; R*CC*,
</line>
<line>
200*). Nesse sentid*,
</line>
<line>
uti*izam-se
</line>
</par><par>
<line>
**itério* *i*ilares aos utilizados pela literatura para medir o t**anho legis*ativ* do gabi*ete,
</line>
</par><par>
<line>
ou seja, o pe*centual d* ap*io p**lamenta* à agenda ** Executivo que pode ser confe*ido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir
</line>
<line>
dos pa*tidos integrantes d* gab*n*te (Secre*ariado). Conforme Sandes-Freit**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*asson*tto (2**7, p. 127):
</line>
</par><par>
<line>
Se a *oma d* peso legislati** *os *artido* qu* possu*m pelo menos um* past* *o
</line>
<line>
gabine*e for maior ou i*ual * *0%, o g*b*net* é denominado majoritário. Se a som*
</line>
<line>
for *en*r, o *abinet* * c**s*derado minoritá*io (Amorim Neto, 20*6). * **t*r*tura
</line>
<line>
ar*umenta *ue governos minori*ários, por enf*en*arem complexos problemas de
</line>
<line>
neg*ciação com os partid*s da oposição, co*t*ma* ser menos for*es do que os
</line>
<line>
majori*ários.
</line>
<line>
No Est*do do P*auí, nas el**ções de 2014, fo*a* elei*os 3* deputados **t*duais
</line>
</par><par>
<line>
(númer* vigente de*de 1*8*), se*do esses r**aciona*os às leg*nd*s às quais per*enciam
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
</page><line>
mom*nto *a eleiçã*. Assim, a composição do leg*slativo pi*uiense na 18ª *eg*slatur* (ano de
</line>
<line>
2015) se d*u da se*uinte *or*a: o *MDB co*tou com 6 **rlament*res eleitos, * PTB com 5,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 7, art. 4, p. *9-68, ju*. 2022 w*w4.f*anet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Fr*ita*, D. B. P. S*m*es
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
o **B c*m 3, o P*D **m 3, o *SDB com 3, o ** co* 3, o PDT com 2, o PTC com 2, * P*
</line>
<line>
com 1, o PR **m 1e o P*B com 1 **rlamentar eleito, co*forme se po*e verifica* no gráfico 1.
</line>
<line>
Grá*ico * - *omposição partidária da ALEPI na 18* Le**slatura em 2015
</line>
</par><par>
<line>
*onte: E*aboraçã* própria a pa*tir dos dados do TSE.
</line>
</par><par>
<line>
A part**
</line>
<line>
d*s dados, po*e-se verifica* que aquela leg*slatu*a contou com alta
</line>
</par><par>
<line>
fra*mentaç*o, *as c*m a predominância de doi* par*idos (*MDB e PTB), *ue so*inh*s
</line>
<line>
pos*uíam mais de 1/3 da* cadeiras da As*embl*ia Legislati*a.
</line>
</par><par>
<line>
*o pr*cesso de form*çã* de governos, os c*efes d* *x**utivo piauiense te*dem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
incorporar m*is os *arti*os com espaço no legisl*tivo, *ncorporando poucos pa*tidos
</line>
</par><par>
<line>
pequenos q*e *articipar*m da* colig*çõe* eleitor*is, mas com *ouco espaço no
</line>
<line>
leg*slativo
</line>
</par><par>
<line>
(SANDES-FREITAS; *ASSO*ETTO, 2017). Logo ap*s a diplomação no Tri*unal
</line>
</par><par>
<line>
Region*l *leitor*l do P*auí, o gov*rnado* eleito anunc*ou os ca*gos de
</line>
<line>
pr*meiro escalão de
</line>
</par><par>
<line>
s*u gov*rno2. E *entre as nomeaçõ*s convocou par**mentares eleitos *ara compor sua gestão,
</line>
<line>
c*nfor*e de*crito no quadro 1.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
We*lingto* Dias an*ncia s*c*etário* *ue irão compo* o novo gov*r*o - notíci*s em Piauí (glob*.com)
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 7, a*t. 4, *. 49-68, jul. 2022 w**4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*xec*tivo-Le*islativo no Piauí: Partid*s Im*orta* n* Form*ç*o d* Governos Estad*ais?
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. *9, n. 7, *rt. 4, p. 49-68, jul. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simõ*s
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
parlame*tares co*o **store*, eles *iveram a indicação *e seu* *íderes p*** compor a pas*a,
</line>
<line>
co*forme vasta *esquisa feita nas p*blicações ocorridas dur*nte a 18ª Legislatu*a*.
</line>
<line>
Dos vinte e um órgãos anal*sados, onze dele* fora* ocu*ados po* parlamentares,
</line>
<line>
*endo oito ocupados por par**d*s *u* compuseram * coli***ão el*itoral d* govern*dor el*ito
</line>
<line>
e* 2014, *o*pos*a pe*os partidos (PT/PP/PTB/PR/PHS/PROS/PRP/**). As outras três
</line>
</par><par>
<line>
foram ocup**as após coalizões firmadas, destaca-se a Secretaria
</line>
<line>
de Assi*t*nci* Social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Cidadania - SASC, que ap*s dois anos n* coma*do do P* fo* *ara o PM*B em 2017, *uan*o
</line>
<line>
es*e partido s* ju*tou à base do Go**rno.
</line>
<line>
Para melhor *etalhar a composição do parlame*to estadu*l piauiense na 18ª
</line>
<line>
Legi*latu*a, ***taca-se que com a nom*ação em m*rço de 20*5 de cinco *ep*tados es*adua*s
</line>
<line>
para gestão de *ecretarias: Fábio Xavie*-PR (Sec*etaria *as *id*des), Fr*ncis*o Limm*- PT
</line>
<line>
(Secretaria de *esenvolvi*e*to Rural), Hélio Isaí**- PTB (Secretaria da Defesa Civil),
</line>
<line>
Janaí**a Ma*ques- PTB (Se*re**ria de Infrae*trutur*) * Nerinho- PTB (Secretaria de
</line>
<line>
*e**nvolvime*to Rural), c*m isso cinc* s*plentes foram convocados para o parla*ento
</line>
</par><par>
<line>
estadual piauiense: *iza C*rvalho (P***), Aluí*io Martins (PT), Cícero Magalhã*s
</line>
<line>
(PT),
</line>
</par><par>
<line>
He*rique Rebelo (PT) e Joel Rodrigues (PTB). *odavia, o governador d* Estado n**eou os
</line>
<line>
suplentes con*ocados Ziz* Ca*valho (PROS) para a Secretaria do Meio Am*i**te e Henr*que
</line>
</par><par>
<line>
Reb*l* (*T) pa*a Secretar*a de A*sistência Social que culmin*u nas con*oc**õe* dos a
</line>
<line>
s*plentes Francis Lopes (PRP) e J*ão de Deus (P*), *es*ectivam*nte, para o parl*mento
</line>
<line>
*st*dual.
</line>
</par><par>
<line>
Tal m*n*bra, ou sej*, c*m * convocaçã* desses titulares para **sum*r
</line>
<line>
cargos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
governo find*u n* convocaçã* *e *uat** s*plen*es p*rtenc*n*es ao partido do govern* (PT),
</line>
<line>
permane*end* t*ês deles n* Parl*mento: Aluís*o Martins (*T), Cícero Mag*lh*es (PT) e João
</line>
<line>
de Deus (PT).
</line>
</par><par>
<line>
Em 2016, * Deputad* *oel Rodrigues (*T*),
</line>
<line>
suplente convocado, fo* eleito p**feito
</line>
</par><par>
<line>
do municí*io de Floriano/PI, o que permitiu a co*vocação d* mais u* *uplente, *ntonio
</line>
</par><par>
<line>
*choa (*R**). Posteriormente, * supl*nte *nto*io Félix (PSD), *o *s*umir cargo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Execu*ivo mu**c*pal, deu lugar à nomeação do então suplente B. Sá (PSB). Co* a nomeação
</line>
</par><par>
<line>
*e Fá*io Novo (PT) para a *e*ret**ia *a *ultur*,
</line>
<line>
houve a convocação de José *amilton
</line>
</par><par>
<line>
(PTB) para a Casa Legisla*iva.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
ht *p s: // g1 . g *o b o . c o m/p i/p i a u* / no t ic ia /2 0 1 7 /0 3 / go ve r no -d * -p ia ui - e m* o s sa - s* is - no v o s - ge sto r e s -* a r a -
</line>
<line>
aco mo d ar - *l iad o *. h* ml
</line>
<line>
"Co m * p o s ***o d i vid id a go v*r n ad o r d o P i* u í t e nt a q u *r to ma n d ato " ( V er no t í* ia co mp l* ta e m
</line>
<line>
ht t * s: / / w w w1 . fo l ha . uo l . c o *. b r / p o d e r / 2 0 1 8 / 0 8 / c o m- o p o s* c a o -* i v i d i d a - go ve * n a d o * -d o -p i a u i -t * n t * -
</line>
<line>
q u*r t* - ma nd ato . s h t ml .
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n. *, art. 4, p. 49-68, *ul. 2022 w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*ecutivo-Legislativo n* Piauí: Partidos *mpor*am na Forma*ão de Governo* Estad*ais?
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
E, por fim, me**o pert*ncente à co*igação q*e a**iou o ca*didato d* oposição *o
</line>
<line>
governo nas el**ções de 2014, os Deput**os Gessivaldo Isaías (PRB) e Flávi* Júni*r (PDT)
</line>
</par><par>
<line>
fo*am convo*ados pa*a o**par ca*gos de Secret*r*os *e E**ado nas pastas da Secr*ta*ia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Tra*alho e Se*retaria d* Turismo, r*spectivamente, fruto da coalizão firmada *ntre o go**rno
</line>
<line>
do Estado e os p*rt*dos que fiz*ram part* de coli*ação *leitoral diver*a do **vern* nas
</line>
<line>
*le*ções ** 2014. Em 2017, o Executi** firmou acordo com o PMD* no Legisl*tivo **tadu*l,
</line>
</par><par>
<line>
nomea**o os *eputados Zé Santana (PMDB)
</line>
<line>
p**a
</line>
<line>
a Secretaria de *ssi*tên*ia S*cial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Cidadania e Pablo Santos (PMDB) *ara a Funda**o de Serviço* Hospi**la*es *** culminou n*
</line>
<line>
con*ocação dos suplent*s *smar Marques (PSB) e Ma**o Ta*ety (P**B).
</line>
<line>
Anal*sando o* d*dos das secretarias de esta** e de*ais cargos de alto escalão do
</line>
<line>
Gover** do *st*do do P*auí, o*s*rv*-*e que a mai*ri* das *astas *e g*verno foi *e*tinad* ao
</line>
</par><par>
<line>
pa*tido do govern**or, ou seja, *ito das vin*e e
</line>
<line>
uma past*s (38,1% do total). *ete órg*os
</line>
</par><par>
<line>
(33,3%) foram de*ti*ado* aos partidos que fizer*m parte da co**gação
</line>
<line>
nas elei***s 2014,
</line>
</par><par>
<line>
sendo elas pa*a o PROS/P*B/PR/PP, o que nos **mete a Gol*e* (2*0*) quanto * a*álise d*s
</line>
<line>
*artid*s ao r*alizarem coligaç*es p**-eleit*rais, conside*ando que eles já focam nas poss*veis
</line>
</par><par>
<line>
coligações pós-ele*çõ*s, a fim
</line>
<line>
de participar *as pasta* *o gov**no. Assim,
</line>
<line>
as co*igações s*
</line>
</par><par>
<line>
dão *m decor*ência de um pr*ces*o de b**g*nha em qu* os l*dere* partidários d*vem acordar
</line>
<line>
acerca das pasta* no g*vern* e os tip*s de políticas a *erem impl*menta*as com a vit*ria nas
</line>
<line>
ele**õe*. E * part*cipação d*s *ema*s par*idos no g*v*rno (PD*/PMD*/PRB/PSD) se deu em
</line>
</par><par>
<line>
decorr*ncia dos *cordos firmados, qu* resultou
</line>
<line>
*m *ma coalizão sóli**, que *ara*tiu
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
gove*no a*plo ap*io no Legislativ* estadual.
</line>
</par><par>
<line>
A tabela 1 detalha com* ficou distribuíd* a composição do legislativo no gabinete
</line>
</par><par>
<line>
piauien*e em 2*15-2016, *u seja, a distr*bu*ção dos partidos na *cupaç*o de cargos
</line>
<line>
de alto
</line>
</par><par>
<line>
esca**o no g*verno, bem como i*ustra a distri*u*ção dos *artidos no legisl*tiv* piauiense, em
</line>
</par><par>
<line>
2015,
</line>
<line>
*ntes
</line>
<line>
da* convocações para os cargos de alto *scalão no gov***o do estad* a se*em
</line>
</par><par>
<line>
ocupados *or parlamentares.
</line>
<line>
Ta*e** 1 - Distr*buiçã* *os Parti*os no Legi*lati** Pia*iense (201*) vs. **manho Legislativo do
</line>
<line>
*abin*te Piauiense 18ª Legi*latura (2*15-2016)
</line>
</par><par>
<line>
*art*dos
</line>
<line>
Distribuição do* *ar*idos no Legislativo (2015)
</line>
<line>
Tamanho Legislativo do gabinete piaui*nse (2015-2016)
</line>
<line>
D*ferença
</line>
</par><par>
<line>
P M DB
</line>
<line>
20%
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
Ex1: -1*%
</line>
</par><par>
<line>
PTB
</line>
<line>
17%
</line>
<line>
19%
</line>
<line>
Ex*: +2%
</line>
</par><par>
<line>
PSB
</line>
<line>
10%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
PSD
</line>
<line>
10%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
-5 %
</line>
</par><par>
<line>
*SDB
</line>
<line>
*0%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 19, n. 7, art. 4, p. 49-68, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simões
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
PT
</line>
<line>
1*%
</line>
<line>
*8%
</line>
<line>
+ 28%
</line>
</par><par>
<line>
PDT
</line>
<line>
7%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
-2%
</line>
</par><par>
<line>
PTC
</line>
<line>
*%
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*P
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
+ *%
</line>
</par><par>
<line>
*R
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
*%
</line>
<line>
+2%
</line>
</par><par>
<line>
PRB
</line>
<line>
3%
</line>
<line>
5%
</line>
<line>
+*%
</line>
</par><par>
<line>
PRTB
</line>
<line>-</line>
<line>
5%
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
PROS
</line>
<line>-</line>
<line>
5%
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Font*: Ba*e de D**os *a Pesquisa - *RE/PI.
</line>
<line>
Os d**os re*ere*c*a*os n* ta*ela 1 c*nf*r*am o re*ultado apontado por Sandes-
</line>
<line>
Freit*s e Massonet*o (2017) q*e, ao analisa*em o estad* do Piauí, evidenciaram que o p*dr*o
</line>
<line>
para todo o pe*íod* de a*á*is* - *995 a 201* - é q*e o partid* do líde* do Execu*ivo controla
</line>
</par><par>
<line>
* maior
</line>
<line>
pa*te dos ca*g*s de alto esca*ão, ou seja, das Se*retar**s. Ademais, d*stacam
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
autores ainda que "os part*d*s *ue part*cipam das *oalizões possuem b**ca*as leg*sl*t*vas"
</line>
<line>
(2017, p.137). Dad* o c*ntext*, * part*do *o Execu*ivo (PT) apare*e co* *8% de ocupação
</line>
<line>
nos c*rgos de alto e*calã* no G**erno do Esta*o e os par*i*os *a coaliz*o (P*D*, PDT,
</line>
<line>
PSD, *RB) garan*iram pa*tas *o Gover*o.
</line>
</par><par>
<line>
Após as nomeações e convocações *ara *ecretaria*o de g*ve*n*, legisl*t*vo *o
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
P*auí se *presentou da seguinte forma, como ilustra o gráfico 2.
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 2 - *istri*uição do* Partidos no *arlamen*o após distribuição de pastas
</line>
<line>
**lo Exec*tivo Pi*uiense ( 18ª ***i*latura: *015-2018)
</line>
</par><par>
</page><line>
Fon*e: Base *e Dados da Pesq*isa - DOE/PI
</line>
<line>
*nalisando a tabela 1 q*e destaca * d*stribuição dos partidos *o legislat*vo pi*uiense
</line>
<line>
para a 18ª legisla*ura e *omp*ra*do a composição do legislativo após as con*ocações **s
</line>
<line>
d*putados, como dem*nstra*o no quadro *, para q*e *s parlamentares oc*pass*m secret*rias
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina, v. 19, *. *, art. *, p. 4*-68, j*l. 2022 *ww4.f*an*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Executivo-Legis**tivo no Piauí: Partido* Impor*am na *ormação de **vernos E*tad*a**?
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
de *overno il*s*r**os o gr*fico *, * fim *e qu* se verifique dis*ribuição *os part*d*s a
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
le*isl*tivo com * n*va composiç** ocorrida *p*s a* nom*ações dos deputados para pas*a* do
</line>
<line>
*ov*rno. As*im, se obs*rva *ue o partido do go*erno cre*ceu no le*islativo sai*do de *0%
</line>
<line>
p*ra 13% (vide tabela * e gráfico 2), assim c**o al*uns partidos da coalizão co*o o ** de
</line>
<line>
3% p*ra 7%, o PMDB permaneceu na c*sa d** 20%. Enfim, o governo *ermaneceu com
</line>
<line>
ma*oria no legisl*tivo após a* coali*ões fo**adas, tota*izando mais de 6*% se o*harmos pa*a
</line>
<line>
os **rti**s PT, PMDB, PTB, PP, PRP * PDT, por *xem*lo.
</line>
<line>
Nos gr*ficos *e*uintes, * * *, *erificamos os *artidos *onte*p*ados co*
</line>
<line>
*ecret*rias/Coo*denadorias nos anos de 2017 e 2018, respect*vament*.
</line>
<line>
Grá*ic* * - P*rtidos contemplad*s *om Secretarias no Piauí em 2017
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Base de Dados da Pesquisa - DOE/PI e S*PLAN/*I
</line>
<line>
*m *017, os p**t*dos da ba*e d* co*l*z*o de govern* foram contemplados com cargos
</line>
</par><par>
<line>
no executivo Esta*ual com *u*licação e consequente e*trada em vigo* da L** d* nº a
</line>
<line>
6.955/20*7 qu* alterou a Lei **mple*e*tar de nº 28 de 09/0*/*0*3 *ue tr*ta da Lei orgânica
</line>
<line>
*a Admi*istração Púb*ica *o estado *o Piauí. *om isso, no â*bito da* Secreta*ias de Estado
</line>
<line>
foram criadas as *oord*nadorias de P*o**amas e *nvestimentos Es*ratégicos. De *cordo com
</line>
</par><par>
<line>
o art. 64-A da Lei d* nº
</line>
<line>
6.*55/2017, foram cri*dos *ov* cargos d* natureza espec*al de
</line>
</par><par>
<line>
Coor*en*dor *e Program*s
</line>
<line>
c*ja *emuneração correspon*e
</line>
<line>
a 8*% dos r*ndimen*o* dos
</line>
</par><par>
<line>
Secretários de Estado. *ssim, nos *rá*icos * e * podemos visual*zar os par*idos contempl*dos
</line>
<line>
c*m cargos de alto esca*ão nos anos de 2*17 e 2018. No e*tanto, v*le destacar que n*m todas
</line>
</par><par>
<line>
*s con*emplaçõ*s f*ram a*alisadas, vis** *ue se requer
</line>
<line>
*ara ta*to uma p*squisa det*lhada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 7, ar*. *, p. 49-68, jul. *022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. V. S. *reitas, D. B. *. S*mões
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
apr*f*nd*da a pa*tir da
</line>
<line>
criação de*s*s cargos. Entretan*o, fize*os uma análise dos parti*os
</line>
</par><par>
<line>
q*e estavam * frent* de algu*as pastas e*taduais d* alto esca*ão, pastas
</line>
<line>
ess*s, também,
</line>
</par><par>
<line>
contempladas com o *ecebime*to *e emendas imp*sitivas em 201*, fonte da nossa base de
</line>
<line>
dados.4
</line>
<line>
No gráfico 4 ilustr*mos as siglas partidárias *ue compuseram as Secreta*ias e/ou
</line>
<line>
Coordenadorias n* ano de 2018.
</line>
<line>
Grá*i*o 4 - Partidos *o**emplados com Secreta*ias/Coor*enadorias no Pia*í *m 20**
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ba*e de *ados da P*squisa - DOE/PI e SEPL*N/PI
</line>
<line>
As aborda*en* com* *ont*g*m *e ***inete de coal**ão, dis*r*buição de past*s,
</line>
<line>
aprov*ção d* agendas e a*o*do* *a*tidários, *or exempl*, e*t*o dir*tame*te *elaci*nados c*m
</line>
<line>
o co**ort*mento legislativ*. *o *na**sarmos os da*os *pre**nt**os no que se refe*e à
</line>
</par><par>
<line>
composiçã* d*s s*cret*ri*s e c*ordenadorias c*ntem*ladas *o*
</line>
<line>
p*st*s pelo Execu*ivo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compararmos com a compo*içã* do Legislativ* Piau*ense na 18ª Legislatura, verific*mos qu*
</line>
</par><par>
<line>
o partid* do *xecutivo (PT) em todo
</line>
<line>
o pe*ío*o analisado (2015-201*) obteve a maio*ia
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
cargos. No gráfic* 3 e 4, os p*r*idos PTB e PMDB, que po*suem express*v*dade *o
</line>
<line>
Legislativo, *eceber** o mai*r p*rcentual *m c*rgos, *0% *ada *m d* acordo com o grá*i*o
</line>
<line>
5 * *9% e 15%, con**rme * *ráfico 6, respe*tivamen*e.
</line>
<line>
D**taca-se *ue som*nte em *017, ou seja, dois anos após o início da 18ª Legislatura, o
</line>
<line>
execu*iv* est***al fir*ou acordo com o part*d* *e mai*r *x*ressiv*dad* na Casa L*gislativa,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
todas as secr*t*rias e c*orde*adorias no *sta*o, to*avi*, nos limitare*os *o ob*etivo des*a pesqu*sa.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin*, v. 19, n. 7, art. 4, p. 49-6*, jul. 2022 www4.**anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Executivo-Legislativo no Piauí: Partidos Impo**am na Formação de Governos E*tadu*is?
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
o PMDB, to*avia, o que se ver*fica é a dist*ibuição de se*retarias para esse partido a*ós
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coal*zão.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
E* busca da gover**bilidade, *s lí**res do Exec**ivo não medem esfor*os para
</line>
<line>
firm*r aco*dos p*rant* um Legislati*o *r*gme*tad*.
</line>
<line>
Ao se analisar * relaç*o entre Exe*utivo-Legisl*tivo em *mbito subnacio*al, mai*
</line>
<line>
*recisamente no estado do P**uí, *e verif*co* que o E*ecutivo contempla pa*tidos aliados com
</line>
<line>
cargo* de a*to es*alão e d* preferência aos partido* qu* f*z*ram parte das coligações eleitorai*
</line>
<line>
que f*n*am por re*ulta* em coalizões na aren* legisl*tiva.
</line>
<line>
Os dados referen*i*do* *a tabela * confirmam o r*sultado apontad* *or Sandes-
</line>
<line>
Freitas * *a*sonetto (2017) ao afirmarem que os parti*os do Execu*ivo controlam * maior
</line>
</par><par>
<line>
quantida*e d* pastas no g*verno. En*retan*o, os
</line>
<line>
part*d** que *irmam acordos com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Exe*utivo são benef**iados com essas pastas tam*ém.
</line>
</par><par>
<line>
C** *s acha*o* no presente estudo *ão pod*mos ga*antir que a distribuição dos
</line>
</par><par>
<line>
cargos
</line>
<line>
pelo Executivo ao Legislativo ass**ure a maioria no le*i*lativo est*dual, resultand*
</line>
</par><par>
<line>
em "*res*de*cialismo de *oalizão" n* estado,
</line>
<line>
vi*to que prec*sari* de um
</line>
<line>
estudo
</line>
</par><par>
<line>
por*enorizado,
</line>
<line>
incluindo como se dão as votaçõe*
</line>
<line>
no *len*rio da Casa Legisl*tiv* *as e
</line>
</par><par>
<line>
*omissões, bem c*mo sã* os comportamen*os dos *íderes partidários nas **tuaç*es apo*tadas,
</line>
<line>
alé* de am*liar o r*corte de pesquisa, ou sej*, *s legi*laturas a serem anal*sadas, t*davi*, o
</line>
<line>
que se *onstata é que o legislativo piaui*nse antes das coalizõe* fir*adas *om o Execut*vo na
</line>
</par><par>
<line>
1*ª Legislatura contav* com apenas 33% dos **rti*** (PT/PTB/PR/PP)
</line>
<line>
para compor a sua
</line>
</par><par>
<line>
base no le*islativo e apó* os acordos *asso* a contar com mais de *0%, confor*e gráfico 2.
</line>
<line>
*a*o o c*ntex*o, não se pode eleva* ao *egund* plano o papel dos part*dos pol*ticos
</line>
<line>
*as *ssemb*eias Estaduais, *n*lusiv* no tocan*e à for*ação de coaliz*es.
</line>
<line>
Para s* *omp*eender a fundo como es*es acordos foram *irmados, s**ia ne*essári* *m
</line>
<line>
es*udo *ais aprofu**ado, pri*cipalme**e veri*icand* *s votaçõe* no Legislati*o, a tramit*ção
</line>
</par><par>
<line>
d** propositur*s, * a*rova*ão d* agenda do Executiv*
</line>
<line>
para compreender *e, de fato, as
</line>
</par><par>
<line>
coal*zões seguem os preceitos do presidencialis*o *e coalizão.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, o
</line>
<line>
*u* se vislumbra é que o partido do govern*dor é *e**nto* d*
</line>
<line>
m*io*
</line>
</par><par>
<line>
nú*er* de pastas em seu gover*o * nã* enco*tra dificuldade para firmar
</line>
<line>
acordos c*m
</line>
</par><par>
<line>
p*rtidos da oposição. Observa-se, tamb*m, que a co**osição do gab**ete se dá em *r*nde
</line>
</par><par>
<line>
par*e por parti*os q*e compusera* a arena e*eito**l seguido d*s part*dos
</line>
<line>
que f*rmar*m
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *eres*na, v. 19, n. 7, ar*. 4, p. 49-68, j**. 2022 w*w4.fsanet.co*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Si*õe*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
acor*os pós-*leições, devi*o *s coalizões entr* *xe*u*ivo-Leg*sl*t*vo, dando *special atenção
</line>
</par><par>
<line>
ao pe*o do partido do
</line>
<line>
g**e*nad**, q*e na* coali*ões é ma**r do que dos
</line>
<line>
demais membr*s,
</line>
</par><par>
<line>
como se obse*va *o nível federal.
</line>
<line>
Ainda assi*, no caso pi*ui*nse, o govern*do* bus*ou cont*mplar *iversos aliados
</line>
<line>
polí*ico*, inc*usive d*puta*os estadua*s. Por **so, a re*evânci* de se p*nsar * p*ocesso de
</line>
<line>
*or*ação de *overno* a partir da lógica partidária.
</line>
<line>
REFER*N*IA*
</line>
</par><par>
<line>
*B*ANCHE*, S. H. H.
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O pr*sidencia*ismo de coalizão: o dilema instituciona* brasileiro.
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Como R*ferenciar este *rtigo, conforme A*NT:
</line>
<line>
V. E. V. S. FREIT*S, D. B. P. *I*ÕES Ex*cutivo-Leg*slativo no Piauí: P*rtidos Import** na
</line>
<line>
*orma*ão de Governos Es*aduais?. Rev. FSA, Teresin*, *. 19, n. 7, art. *, p. 49-68, j*l. 2022.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 19, n. 7, art. 4, p. *9-68, jul. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simões
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
C*n*ri***ção dos *utor*s
</line>
<line>
V. E. V. S. Freitas
</line>
<line>
D. B. P. S*mõ*s
</line>
</par><par>
<line>
1) concepçã* e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nterpret*çã* *os *a*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o *o r*s*unho ou na revisão crítica do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação n* *provação da *ers*o fina* do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 19, n. 7, ar*. 4, p. *9-68, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par>Apontamentos
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