<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 4, p. 49-68, jul. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.7.4 </line>
</par>
<par>
<line> Exec*tivo-Legislativo no Piauí: Parti*o* Importam *a F*rmaçã* *e Governos </line>
<line> Est**uais? </line>
<line> Execut*ve-Legislat*ve in *i*uí: Do Part*es Matter in t** Form*tion of St*te </line>
<line> G*vernm*n*s? </line>
</par>
<par>
<line> Vítor *duardo Veras de Sand*s F*eitas </line>
<line> Doutor em ***ncia Polí*ica pela Unicam* </line>
<line> Professo* Adjunto da U*PI </line>
<line> E-mail: vitorsa*de*@ufpi.edu.br </line>
<line> Dais* Bezerra d* Po*tes Simõ** </line>
<line> Mestra*o e* Ciência Pol*t**a pela UF*I </line>
<line> Graduada em Dir*i*o pela Fac*ldade de Saú*e, Ciências Humana* e Te*nológicas do *iau* </line>
<line> As*esso*a Jurídic*-Pa*l*mentar - As*emb*eia Legislati*a do Estado do Piauí </line>
<line> E-mail: daise*pontes@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> E*d*r*ço: *ítor *dua**o Veras de Sandes *r*itas </line>
<line> *ditor-Chef*: Dr. Tonny **r*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Univers*tária, */N, *ninga, Ter**i*a-PI *CHL/UFPI., </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> B**sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Dai*e Bezerra *e Pon*es Simões </line>
<line> *rtigo re*ebido *m 25/04/202*. *ltima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Av. Marechal *ast*l* Branco, nº 201 - Cabral - </row>
<row> *e*esina/P* - ALEPI, B**sil. </row>
</column>
<column>
<row> re*ebida em16/05/2022. Apr*vado e* *7/05/2022. </row>
<row> Avaliado pelo si*tema Tri*le Review: a) Desk Review </row>
<row> pe*o Edit*r-*hefe; e b) Do*ble Blind *evi*w </row>
<row> (*val*ação cega por *ois avaliadores da ár*a). </row>
<row> Revisão: *ram*t*cal, No*mativa e de Formataç*o </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Frei*as, *. *. P. Simõe* </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> Est* a*tigo *usca analisar a aç*o do* </line>
<line> partidos na for*ação de governos *s**du*is. O debat* </line>
</par>
<par>
<line> sobre presi*enc*alismo de co*lizão, em ge*al, é focado na relação entre E*ec*ti*o e o </line>
</par>
<par>
<line> Legislativo no nível fed*ral. No *nta*to, paulatinamente, têm sur*ido estudo* sob*e as </line>
</par>
<par>
<line> reali*ades subnacionais. Assim send*, este estu** visa apresentar achados sobr* a **rm*ção </line>
</par>
<par>
<line> de go**rno* no *s**do do Piau*, a part*r </line>
<line> da comp*sição das se*r*tarias *om partidos com </line>
</par>
<par>
<line> represen*a*ã* no legislat*vo e, mais especi*i**m*n**, com deputado* estaduais. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*s-C*ave: E*ecutivo-*egislati*o. </line>
<line> Coali*ão. </line>
<line> Legislativo </line>
<line> Subnacional. </line>
<line> Política </line>
</par>
<par>
<line> **auiense. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRA*T </line>
</par>
<par>
<line> This article seeks to an*l*ze the ac*ion of par*i*s *n the formation of state gover*ments. Th* </line>
</par>
<par>
<line> d*bate on coalition pr*sident*a*ism, in general, is focused *n th* relations*ip </line>
<line> *etween the </line>
</par>
<par>
<line> *xecutive a*d the Le*i*la**ve a* t*e **deral l*vel. *o**ver, *rad*a*ly, st*dies *n subnatio*a* </line>
<line> *ealiti*s have *merged. **e*efore, this *tudy aims to present find*ngs on the formation of </line>
</par>
<par>
<line> government* in the state of Piauí, </line>
<line> based o* the composition of the secretari*ts wit* parties </line>
</par>
<par>
<line> with represe*tation in *he l*gisla*u*e and, *ore specifically, with **ate *eputies. </line>
<line> Ke*words: Execut*ve-Legislative. coalition. Subnationa* *egislature. Piauí *olicy. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n. *, art. 4, p. 49-68, jul. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Exe*utivo-L*gis*ativo no Piauí: Partido* Import*m na Formaç*o de Govern*s Est*duai*? </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Muito se tem di*cutido na literatu*a s*bre a relação *ntre Executivo-Legi*lativo </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. Partindo d* pressuposto d* que contamos com um* *lta fragment*ção partidár*a </line>
</par>
<par>
<line> presente no congres*o </line>
<line> *rasil*i*o e também nos parlame*tos estad*ais, o que de certa f*rma </line>
</par>
<par>
<line> *o**uz a uma ausênci* de ide*logia par*idária, *azendo com que os parti*os *o*íti*os sejam </line>
<line> c*nsiderados frág*is *eran*e a sociedad*. Na *rena *egislat*va, * entendimento é **verso, vi**o </line>
<line> que os partid*s *ão peças-ch*ves * de **ma importância p*r* a formação de coalizões. </line>
<line> A*sim, embora o *rasil conte c*m uma ele*ada fragme*ta*ão p*rtidá*ia, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> *rinci*al problema a falta *e gov*rn*bil*dade, e o Exec*tivo nã* poss*a *aioria </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Le*i*la*i*o na e*fera fede*al, as coal*zões fi*madas con*edem ao chefe do Execut*vo naciona* </line>
<line> altas ta*as de sucesso em sua age**a, quando ess* é enviad* ao Legislativo (FIGUEIREDO; </line>
<line> LIMONGI, *999). Com iss*, relev**te *e faz consider*r a forç* **s part*dos no pr*cesso de </line>
</par>
<par>
<line> governo, c*rtam*n*e o Exec*t*vo *ão e*tá al*e*o a isso, que faz o </line>
<line> com que o Governo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> depare com </line>
<line> a n**essidade de esta*elecer acor*os c*m part**o* para asseg*rar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gove*nabilidade (AMO*IM *ETO, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> As pesquisas sobr* coa*izões d*o especial a*enção à dis**ibuiçã* de </line>
<line> gabin*tes co*o </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta do líder do Execut*vo em p**l do apoio </line>
<line> do* parla*e***r*s *ara t*r *ua age*da </line>
</par>
<par>
<line> aprovada (*ASS*NE**O; MARIN; GAR*IA, 2018). Assim, os projetos de lei *e a*to*ia </line>
</par>
<par>
<line> do Executivo não encontra* </line>
<line> óbice quant* à sua aprovação no par*a*en*o, te*do </line>
<line> em vista </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*sti*u**ão de acordos e*t*e o Chefe do Executiv* que concede cargos a*s p*r*idos, </line>
</par>
<par>
<line> co*str*indo assi* *ua *a*e política *o </line>
<line> *arlamento e, do out*o la**, ***ontra u* </line>
<line> legislativo </line>
</par>
<par>
<line> parceiro (*MORIM NETO, 1998). </line>
</par>
<par>
<line> Recentemente, o atual p**sidente do **a*il, Jair *essias B*ls*nar*, c**firmo* a *ese </line>
</par>
<par>
<line> esb**ada pela li*eratura </line>
<line> ao </line>
<line> afirmar em </line>
<line> *ntrevista **nc*d*da q*e entregou cargos *e seu </line>
</par>
<par>
<line> gove*no em *roca de apoi* </line>
<line> *arlamentar*. E, </line>
<line> nos estado*, seria dife*ent*? Co*o *e d* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação de go**r*os em arenas su*n**ionais? *arti*os </line>
<line> p*lítico* impo**a* na composi**o </line>
</par>
<par>
<line> dos q**dros políticos do go*erno? </line>
</par>
<par>
<line> Al*um*s literat*ras servirão de *orteament* para o desen*o*vi*ent* desse es*udo </line>
<line> c*mo os achados ** A**anches (*988) e Abrucio (1998) *obre c*ali*ões nacion*is e es*a*ua*, </line>
<line> *espe*tivamente. Após, farem*s um *reve relato so*r* as c*rren**s distribu*iva e p**tidá**a, </line>
<line> 1"Bolso*a*o a*m*te ter dado cargos a p*rtidos em troca d* *p*io pa*la*ent*r" (V*r notícia co*pl*ta *m </line>
<line> http*://cid***verde.co*/noticias/3*626*/bolsonaro-admite-ter-dado-cargos-a-partidos-em-*roca-*e-apoio- </line>
<line> parlamentar) </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n. 7, art. 4, p. 49-*8, jul. 2022 www4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Freitas, D. *. P. S**ões </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> a*u*la apo*ta o par*amentar *om* s*n*o ato* unitári* e es*a *om a i*portância dos pa*tidos, </line>
<line> com post*rior **ális* *o* ach**os nas a*e*as esta*uais, onde delimi*ar*mos * Pi*uí. </line>
</par>
<par>
<line> No *oc*nte às arenas estaduais, Sandes-F*eit** M*ssonetto (2017) a*o*tam que e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **álise do tipo de g*verno de um p*rtido, de alta ou **ixa coa*iz*o, * fato* impres*in*í*el </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> *ompreender a dinâ*ica dos **vernad**es no* estados, in*l*sive no t*cante </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> dis*ribuição *os *argos de a*to escal*o aos *a*t*dos da co*lizão com o *ito d* se obter maioria </line>
<line> no parlament*. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, este *rt*go e*tá d*vidido em *uas se*ões, a*ém desta </line>
<line> introdução e das </line>
</par>
<par>
<line> conclusõ*s. *a primeira, ap*esenta-se a discu*são te**ica a*erca dos sistem*s pa*lamen**rista </line>
</par>
<par>
<line> e presidenc*ali*ta, com s**s </line>
<line> vantagens *esvantage*s, buscando apo*t*r qual siste*a de * </line>
</par>
<par>
<line> g**erno ger* mais governabili*ade. Em segu*da, fa*-se *m ba*anço do proce*so d* *orm*ção </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> governos * a relaç*o ent*e Exec*t**o-Legislativo. Posteriormente, abordam-se </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> resultad*s e as dis*ussõ*s sobre co*p*siç*o do legis*ativo e*ta*ual p**uie*se, decorren*e da </line>
<line> c*al**ão de g*v*rno no Pia*í n* 18ª Legislatura do estado. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓR**O </line>
<line> *.1 Parlame*t*rism* vs. Presidencialis*o e a governab*lida*e </line>
</par>
<par>
<line> *om o **o*esso de redemoc**ti*ação no Br**i*, qu* o*orreu co* a fl*x*bil*zaçã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> regim* milit*r no final dos anos de 1*70 até meados d* década d* 1980, quando f*i possíve* a </line>
<line> criaçã* de múlt**los partidos po*íti*os, (SANDES-F*EITAS, 2015) se deu * preocupaçã* </line>
<line> com o d**enho das instituições e a governabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> C om </line>
<line> a Consti**ição </line>
<line> *e 19*8, du*s perspectivas ganharam not*rieda*e entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cientistas políticos bra*ile*ro* ao a*ali*ar o sist*ma político e a fo**a de g***rno. De u* lado </line>
</par>
<par>
<line> estão as **te*aturas que c*adunam com a *ese de Linz (1990), *pontando as def*ciências </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma presidenci*lista fre*te a* sistema par*amentaris*a. Ames (2003) segu* essa mes*a </line>
</par>
<par>
<line> li*ha quando relata que * Brasil *of** </line>
<line> de *ngover*ab*lidade, tendo </line>
<line> *m vi*ta que o sistema </line>
</par>
<par>
<line> ele**oral do país acaba po* in*entivar o comportament* indiv*dualist* do* eleitos. </line>
</par>
<par>
<line> Os ade*to* </line>
<line> da engenharia institucional ap*ntam q*e o p*e*iden**alism* d*ve*ia ser </line>
</par>
<par>
<line> prete**do em função de sua ten*ên*ia a gerar conflitos i*s*itucionais insolúve**, e*q*anto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> leg**lação *artidária dev*ri* ser alte*ada com vis*as à o*tenção de um sistema partidário com </line>
<line> menor número de par*id*s com *m míni*o *e discip*in*, ou seja, a sorte da d*mocrac** </line>
<line> brasileira depe*d*ria do *xercício da e*genharia i*stitu*ional (FI*UEIREDO; LIMONGI, </line>
<line> R*v. FS*, T*re*ina, v. 19, n. 7, ar*. 4, *. 49-68, jul. *022 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Executivo-Legis*at*vo n* Pi*uí: Partido* Importam *a For*ação de Governos Esta*uai*? </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 1998). Todavia, não *ou*e reforma *ua*to ao regime de governo qua*do da p*omulgação da </line>
<line> Constituição Federa* de 1998, manten*o-*e, p*rtanto, o preside*ci*lismo e, as*im, *arantindo </line>
<line> ao P*esid**t* *s funções de Chefe de Govern* e Chefe de Estad*. </line>
<line> A estrutura política no Brasil *on*a com o mo*elo de república federativa </line>
</par>
<par>
<line> pre*idenci*lis*a, </line>
<line> ou sej*, * Che*e de Esta*o * eleito *el* </line>
<line> pov* para cumpr*r manda*o </line>
</par>
<par>
<line> *em*orá*io, a fim </line>
<line> de agir em *ome dos cidadão*, nos seus interesses, no que *e *efe*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> toma*a de *ecis*es, o que c*racteri*a, *ssim, o regime republicano. Por ou*ro *a*o, os *ntes </line>
<line> federativ*s (União, Estad*s, D*s*ri*o Fe*era* * Mu*icípios) t*m au*onomia política, is*o é, o </line>
<line> exercício do poder é **ribuído a *rgãos distint*s e i***pendent*s. </line>
<line> A*ém do regime federa*ivo e do *istema pre*ide*cia*is*a, conta*os co* um poder </line>
<line> legislat*vo bicameral, de um la*o temos * Câmar* dos Deputados que rep*esenta, por meio </line>
</par>
<par>
<line> dos parlamen*ares elei*os, o povo; e, </line>
<line> do outro *ado, o Senado F*der*l, re*res*ntando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> E**ados e o Distri*o Federal. No tocante ao s*stema elei**ral, *sse é pro*orcional </line>
<line> d* l i * t a </line>
</par>
<par>
<line> aber*a e majo*itário, </line>
<line> no </line>
<line> qual os cid*dãos aptos a vot*r faze* s**s e*col*as os **tos são e </line>
</par>
<par>
<line> convert*dos ** mandatos, vigorando em nosso país o mu*tipartidarismo, ou *eja, diverso* </line>
<line> partidos p*líticos pres*n*es em noss* sist**a part*d*rio. </line>
<line> Da* considerações trazida* p*r ****wari*g (1993) e Ames (1994), va*e desta*ar *ue </line>
</par>
<par>
<line> quando se relaci*na si*t*ma federativo com o presi*en*ialismo *om* *orm* de governo, o </line>
</par>
<par>
<line> contando co* depu*a*os </line>
<line> particularistas p*rsona*ista* e e </line>
<line> um sistem* m*lt**arti*ári*, fica </line>
</par>
<par>
<line> difícil a governabilidade (FREIT*S; VAS*UEZ, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Do ou*ro lad* está a </line>
<line> l i nha </line>
<line> ar**me*tativa de que C*efe do Executiv* dispõe o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prerrogativas p*ra su**rar os riscos de paralisia de*i*óri*, dentr* elas a concentração do p*der </line>
<line> decis*rio, garantindo a go**rnabilida*e (FIGUEREDO; LIMONGI 1999). </line>
<line> Segundo Lin* (1991), nos sistemas preside*cialistas os president*s eleitos pelo partido </line>
<line> *ue det*nha a maioria *o *o***ess* têm *ais faci*idade de governar tendo em vista maiores </line>
<line> índices *e s*cesso na aprovação de s*a a*enda em decorrência da estru**ra das i****t*ições, </line>
<line> *s*and*, pois, mais pro**nsos à gov*rnabil*dade. Na *on*ramão, se o Pres*dente eleito não for </line>
<line> do p*rtido *om *aioria no Congre*so, há for*e *endên*ia à ingovernab*lidade. </line>
</par>
<par>
<line> Logo, tendo o Poder Legislativ* tant* o </line>
<line> con*role d* </line>
<line> age*da de decisõ*s como </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ro*esso legislativo, ca*eria ao Executivo a </line>
<line> imple*ent**ão das matér*as a*rova*as </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *e*isl*t*vo, não havend* sentido a for**ções d* coa**zões. Por out*o lado, Sér*io Abranges </line>
<line> (198*) nomeia * gover*o brasileiro como "presiden*i**ismo de co*lizão" *lencand* o car*t*r </line>
<line> multipartidário do legisl*ti** *rasileiro de um lado * do outro lado um Exec*t*vo organ*zado </line>
<line> co* bases *m **an*es coali*ões. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. *9, n. 7, a**. *, p. 49-68, j*l. 2022 www4.fsanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Freitas, *. B. P. Sim*e* </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> Abranches (1998) *estac* a*pecto importan*e sobre * formação *e governos no Bras*l </line>
<line> e dos acordos estabelecid*s buscando, assim, o chefe do E*ecutivo cumpri* os acor*os </line>
<line> firm*dos *a arena eleito*al po* m*io das co*igações. Nessa mesma l*n*a, grand* part* da </line>
<line> *iteratura espec*alizada tem afirma*o que a *ormação *e g*vernos é resultado de u* process* </line>
</par>
<par>
<line> comp*e*o de nego*iação *ntr* o </line>
<line> chefe do Executivo e l*d*ra*ças parti*ária*. Segun*o </line>
</par>
<par>
<line> Limongi (2006), os governo*, no *istema polí*i*o bra*ileiro, *ec*rre* à formação de coali*ões </line>
<line> com o objetivo *e obter apoio p*ra suas iniciati*as. </line>
<line> Ademais, San*e*-Freitas (2019) po*tua que as li*era*ças partid*rias **nduzem as </line>
<line> negociações no *ntuito de q*e seja **tabe*ecida a coaliz*o, a fim de ampli*r a base de apoio ao </line>
</par>
<par>
<line> Executivo. </line>
<line> Por c*nseguinte, o Exe*utivo distribui os cargos de primeiro escalã* </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> m**istérios para os parti*os ** coal*zão no Legislativo, visando garantir a governabilidade. </line>
<line> 2.2 Formação *e G*v*rno*: coalizões e as *e*ações ent*e Ex*cutivo e Legislativo </line>
<line> Ao analisar * conflito existente entre Exe*utivo * L*g*slativo no *ra*il, Abranches </line>
<line> (1988) a*onta a conse**ente est*b*lidade dem*crát**a em decorrência, em g*a*de parte, pela </line>
</par>
<par>
<line> fragmentaç*o pa*tidária e aprovação da age*da do *xecuti*o. Todav*a, dado o </line>
<line> contexto, </line>
</par>
<par>
<line> Abranches (1988, p. 21) relata que "o Brasil é o único país q*e além de combinar a </line>
<line> *roporc*on*lidad*, o **lt*par*idarismo e o presidencialismo im*eria* organiza o *xec*ti*o </line>
</par>
<par>
<line> *om </line>
<line> base em </line>
<line> grandes </line>
<line> coalizões", </line>
<line> *eno*i*ad*, </line>
<line> assi*, </line>
<line> *ss* traço </line>
<line> peculi*r de </line>
</par>
<par>
<line> "P**sidenc*alismo d* Co*lizão". </line>
</par>
<par>
<line> *m país pluripartidári* e **m a </line>
<line> fragmentação *res*nte no </line>
<line> legi*lativo </line>
<line> acaba por </line>
</par>
<par>
<line> resulta* na *nv*abilidade da </line>
<line> formação *e um gover*o unificad*, isto é, com o partido do </line>
</par>
<par>
<line> Executiv* send* maior*a no *egislativo, i**ulsiona*do a*sim a articula*ão de coalizões *ara </line>
<line> gerar a go*ernabi*idade (AB**NCHES, 198*). </line>
<line> Abranches (1988, p. 27) e*umer* a f*r*ação *e c*alizões em três pa*tes: </line>
<line> Pri**iro, a *onstit**ção da aliança e*ei*ora*, qu* requ*r ne*oci*ção em tor*o de </line>
</par>
<par>
<line> *iretivas prog*amá*icas mínimas, u*ua*mente amplas e p*uco espec*ficas, </line>
<line> e de </line>
</par>
<par>
<line> pri*c*pios a serem ob*decidos na formaçã* do gov*rno, após a vitór*a eleitoral. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo, * *onstit*ição ** governo, no *ual p*edo*ina a d*sputa por c*rgo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*promissos relativo* a *m pr*gra** míni*o d* gov*rno, ainda b*sta*te gen**ico. </line>
<line> Fi*almente, a tr*nsfor*ação *a **iança em coalizã* **etiv*mente gov**nante, </line>
<line> quan*o emerge, com toda fo*ça, o pr*bl*m* da form*l**ão da agen*a real de </line>
<line> p*líticas, po*itiva e substantiva, e das con*ições *e sua impl**entaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> E* </line>
<line> um parlamento plur*part*dári*, os acordos en*re * Executivo e Legis*ativo são o </line>
</par>
<par>
<line> necess**ios para que a gestã* do Execu*ivo nã* encontre *bice e assegure * governabilida** </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, *. 7, **t. 4, p. *9-*8, **l. 20*2 ww**.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Executivo-Legislati** no Piauí: Partid*s Importam na *ormação d* Govern*s Estaduais? </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> (AMORIM NETO, 2000). Para is*o, necessário ** faz a formação de coali*ões de um lado o </line>
</par>
<par>
<line> Executivo *onc**e </line>
<line> cargo* do primeiro escalão *o governo aos partidos p*rceiros e do out*o </line>
</par>
<par>
<line> re*ebe apo*o legislativo n* p**lamento, tud* isso em decorrência d*s acordos estabelecidos </line>
</par>
<par>
<line> entre os partidos, </line>
<line> as coa*i*ões, em prol </line>
<line> da go*ernabilidad* (*A*SO*ETTO; **RIN; </line>
</par>
<par>
<line> GARCIA, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa *es*a linha, já se posicionavam *igue*redo e Limon*i (1998) a* r*lacionar a </line>
<line> governabilidade n* Br*sil às coaliz*es *x*stentes e*tre Executiv* * Legis**t*vo, verificam *ue </line>
<line> ocorre um processo leg*s*ati*o cent**lizado pelo Executivo e pelos l*der*s part*dári*s, pois ** </line>
<line> u* lado há a disciplina partidária e do ou*r* a entrega *e past*s *o govern* p*lo Execut*vo. </line>
</par>
<par>
<line> Sabe-se qu* a maioria *as </line>
<line> pesqui*as sobre governabili*ade **** centrad* na esfera </line>
</par>
<par>
<line> fed*ral. *od*via, as alianças exist*ntes n** governos subnacionais são n*cessárias, tendo em </line>
</par>
<par>
<line> vi s t a </line>
<line> **e o Chef* do Exec**i*o *stadual prec*sa de apo*o no pa*l*me*t* para apr**ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> agen*a, A*rucio (19*8) ao se debruçar nessa pesqui*a a n*meou </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> "U*tr*presidencialis*o </line>
<line> *stadual", </line>
<line> i s* o </line>
<line> é, </line>
<line> "um </line>
<line> preside**ialism* </line>
<line> sem </line>
<line> chec***nd </line>
</par>
<par>
<line> balances"(A*R**IO, 1**8). </line>
</par>
<par>
<line> Va*e destacar que Ab*uc*o (1994; </line>
<line> 1998; 2*02) aponta que n*o se trata apenas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> relaci**ar a for*a*ão d* co*lizões com a distribuição de *astas, garantindo a supremacia d* </line>
</par>
<par>
<line> E*ecutivo e* relação ao *egislativo, ma* aponta um Ex**utivo com amplo* poderes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> agend*, de *ecur*os políticos e orçamentários * </line>
<line> d* outro </line>
<line> lado um legislativo estadual fr*gil, </line>
</par>
<par>
<line> qu* possui igualm*n** fragilidade p*rt*dária. </line>
</par>
<par>
<line> ** p*squisar o *xecutiv* estadual, A*rucio (1**4; 19*8) *ai além verif*can*o q*e ele </line>
<line> se apresenta f**te e que isso se dev* ao fato de ele ter *omo aliado o T*ibunal *e C*ntas do </line>
</par>
<par>
<line> Esta*o e o M*nistério Públic* Es*adual, </line>
<line> descaracterizando as*im o </line>
<line> sis*ema de </line>
<line> checksand </line>
</par>
<par>
<line> balances. Mostra instituiçõ*s </line>
<line> p*rc*iras e não fiscalizadoras do Executivo e, do *utro lado, </line>
</par>
<par>
<line> c*nstata **nda a ampla aprovação </line>
<line> da </line>
<line> ag*nd* </line>
<line> do Executivo n* C*sa Le*is*ativa. Tal </line>
</par>
<par>
<line> *eutral*zação por par*e *esses órg**s dec*rre das pre*rogativas *u*nto à e*col*a de parte dos </line>
</par>
<par>
<line> Con*elheiros </line>
<line> d*s Tribunais *e Co*tas Estaduais e procuradores </line>
<line> do Ministé*io P*blico </line>
</par>
<par>
<line> Estadual que se dá por meio do Governad*r (ABRUCIO, *9*4; 1998). </line>
</par>
<par>
<line> Ad*m*is, é váli*o ressaltar q*e "a formaçã* *e uma mai*r*a gov*rnista muito </line>
<line> * ól i da </line>
</par>
<par>
<line> nas Ass*mbleias *egislativas é uma arma fund*mental que os gove*nos *st*duais têm para </line>
<line> contr*lar o pr*ce*so *ec*sório" (ABRUCIO, 1994, p. 4). </line>
</par>
<par>
<line> A liter*t*ra *rasilei*a adepta das teorias in*ugu*ada* p*la ciência é </line>
<line> p*lí*ica </line>
<line> nort*- </line>
</par>
<par>
<line> americ**a para an*l*sar a ação e a *rganização legislat**a. Dado o cont*xto, há três ver*entes </line>
<line> *ue e*tudam o comportamento dos *a*lamen*are*: distributivi*ta, i*formacional * parti**ria. </line>
<line> *e*. **A, Ter*sin*, v. *9, n. 7, a*t. 4, p. 49-68, jul. 2022 w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simões </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> A *erte*te *istributivist* analis* o compo*tam*nt* individual do parla*entar, </line>
<line> *creditando que, ao ser eleito, já se pensa *a reeleição e por isso suas açõe* são f**adas para </line>
</par>
<par>
<line> esse fim. "O modelo de ex*licação distributivista foi um dos modelos mais ut*lizados </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> e*plica* a at*ação **s </line>
<line> p*rla**ntares n* Brasil, be* como os padrões de interação entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Executivo e Legislat*vo." (LUZ, 2016, p.2). **do o c*ntexto, o parla*entar tende </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> condicionar, em part*, sua re**eição às po*ític*s dire**onad*s para suas bases el*itorais. Com </line>
</par>
<par>
<line> i*so, motivados pelos seus inter***es particul**istas como o sucesso eleit*r*l, parl*mentar o </line>
<line> *en*e a um comportamento uni*ário, não visualizando contribui*ão partid*ria p**a esse fim. </line>
<line> Tal co*rente teórica sugere uma conexã* eleitoral *ntre a apresentaçã* de emendas por </line>
</par>
<par>
<line> p*rt* *os parlamenta*es a maximização elei*oral d*s ben*fício* eleitorais deles, ou sej*, e </line>
</par>
<par>
<line> *anto a relação entre o* </line>
<line> poderes Executivo e Legislat*vo *omo o compor*amento </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> parlamentares po*er**m ser expl*ca*os pela pro*isão d* bens localistas para os po*í*ic*s, em </line>
<line> tr*ca *o apoio à age*da de políticas do **ecu*i*o (PEREIRA; M*LLE*, 2002). </line>
<line> Já a ver*ente informacional, e*sa a*arece como um* difus*o *o modelo distributiv*sta. </line>
</par>
<par>
<line> *ode-se dizer </line>
<line> que nessa </line>
<line> corrent* </line>
<line> há ce*ta *revalên*ia do indivi*ualismo e, </line>
<line> além *as </line>
</par>
<par>
<line> *onq*istas elei*or*i*, uma a*enção especial é atribuída à* co*iss*es ex*s*entes n* parlamento, </line>
</par>
<par>
<line> * fim de que *s intere*s*s do parlam**tar sejam faci*itados </line>
<line> (CARVALHO, </line>
<line> 20*3). O </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> dife*enc** o modelo informacional d*s demais * *ustament* a *is*o em rel*ç*o às *omissões, </line>
<line> no toc*nte à organização, principalmente, pre*ent*s no legislativo. Ferna*** Lim*ngi (1*94, </line>
</par>
<par>
<line> p .2 2 ) </line>
<line> enfatiza *u* ve*tente informacional tem como foco "garantir q*e *s decisões sejam a </line>
</par>
<par>
<line> tomadas n* maior </line>
<line> volum* de in*orm*ção possível, assegurand*, assim, *ue os </line>
<line> *anhos </line>
</par>
<par>
<line> ad*indos *a maior esp*cia**zaçã* de seus *e*br*s *ejam r*aliz*dos". </line>
<line> N* vertente partidária, m**elo im*u*sionado pelo* trabalh*s de Figueir*do e Limong* </line>
</par>
<par>
<line> (1995) que </line>
<line> na contramão da </line>
<line> co*rente d*str*butivis*a cons*at*ram, com ba*e nos seus estud*s </line>
</par>
<par>
<line> na Câmara Federal no *erío*o compr*endido entre </line>
<line> 19*9 e 1994, analisando a vota*ão </line>
</par>
<par>
<line> nomi**l dos *arl*mentares naquel* *asa legislativa, firmaram o ent*ndime*t* de que não há </line>
<line> que se falar ** indisciplin* partidária e, consequentemente, em partido* frágeis. Ad**ais, no </line>
</par>
<par>
<line> tocante *s C**issões, tão enalt*cidas pela teo*i* in*or**ci*nal, L*mon*i (19*4) aduz </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> ess** devem ser *o*pr*endidas toman*o p*r re*erência os pr*prios partidos. </line>
</par>
<par>
<line> Dado o con*exto, </line>
<line> a </line>
<line> persp*ctiva *artidária e*t*nde que * comportamento do </line>
</par>
<par>
<line> *a*lamentar, bem como </line>
<line> a t*m*da de de*isões col*tivas, ser*a est**ele*id* gra*a* * presença </line>
</par>
<par>
<line> dos part*dos políticos, ou s*ja, no modelo p*rtidár*o os partid** estruturam o </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> leg*slat*vo e a *omada *e dec*sões. Ele teria </line>
<line> como *b*etivo alcanç** sempre res*lt*dos </line>
</par>
<par>
<line> positivo* ao c*o*den** difer*ntes preferências na direção de *ma mesma ação (*UZ, 201*). </line>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. 19, *. 7, ar*. *, p. 4*-68, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Executivo-Le*islativo no Pia**: Parti*os Importam *a F*rmação de Gove*nos E*taduai*? </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> RESULTADOS E *IS*USSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Coal*zão n** are*as subna*ionais: o c*so do **auí </line>
<line> *o tocante à cent*alidade do Exe**tivo no pro*esso legislativo e da oferta d* cargo* </line>
</par>
<par>
<line> em *roca </line>
<line> *e apoio no p*rla*ento, o "Presi*encialismo *e Coalizão" se </line>
<line> asse*elha </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> "u*trapr*si**ncialismo estad*al". **davi*, há nuances esp**íficas quant* à esfera estadual </line>
<line> tra*idas p*la liter*tura, como os *chados de *assonett* (2014) e Sande*-Frei*as (*015) q*e </line>
</par>
<par>
<line> apont*m qu* * par*a*en*o federal *ndi*a </line>
<line> que para que *aja governabilidade é necessário </line>
</par>
<par>
<line> parti*ipaç*o efetiva </line>
<line> dos partidos, tendo a*sim *** maior repart*ção do poder desses com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Executivo. </line>
</par>
<par>
<line> Já na esfera estadual, o nú*ero reduzid* das c*deir*s *as *asas legislat*vas estadu*is </line>
<line> (var**ndo en*re 24 e *4 nas *ssembleias Legislativas, *nqua*to na Câm**a dos Deputados são </line>
<line> 51* cade*ras), além da* re*uzidas competências *staduais, imp*ica* em ci*cunstâncias que </line>
</par>
<par>
<line> t*n*eriam a reduzir a </line>
<line> nece*sida*e de se monta* coalizões no **gislativo subnacional. No </line>
</par>
<par>
<line> **tan*o, os trabal*os d* Massone*to (2014) e Sa*des-Freitas (20*5) *ndicam *ue, *pesar disso, </line>
<line> há * rec*rr*n*ia *e governos *e coalizã* no* est*dos br*si*e*ros. </line>
<line> Assim como no nível federal, nos es*ad** tam*é* se observa a infl*ência do </line>
</par>
<par>
<line> E*ecutiv* nas relações intragovernamentais, </line>
<line> com o con*role do processo de*isório índices e </line>
</par>
<par>
<line> d* aprovação *o*iti*o *o Legislativo (T**IO; R*CC*, </line>
<line> 200*). Nesse sentid*, </line>
<line> uti*izam-se </line>
</par>
<par>
<line> **itério* *i*ilares aos utilizados pela literatura para medir o t**anho legis*ativ* do gabi*ete, </line>
</par>
<par>
<line> ou seja, o pe*centual d* ap*io p**lamenta* à agenda ** Executivo que pode ser confe*ido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir </line>
<line> dos pa*tidos integrantes d* gab*n*te (Secre*ariado). Conforme Sandes-Freit** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *asson*tto (2**7, p. 127): </line>
</par>
<par>
<line> Se a *oma d* peso legislati** *os *artido* qu* possu*m pelo menos um* past* *o </line>
<line> gabine*e for maior ou i*ual * *0%, o g*b*net* é denominado majoritário. Se a som* </line>
<line> for *en*r, o *abinet* * c**s*derado minoritá*io (Amorim Neto, 20*6). * **t*r*tura </line>
<line> ar*umenta *ue governos minori*ários, por enf*en*arem complexos problemas de </line>
<line> neg*ciação com os partid*s da oposição, co*t*ma* ser menos for*es do que os </line>
<line> majori*ários. </line>
<line> No Est*do do P*auí, nas el**ções de 2014, fo*a* elei*os 3* deputados **t*duais </line>
</par>
<par>
<line> (númer* vigente de*de 1*8*), se*do esses r**aciona*os às leg*nd*s às quais per*enciam </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> mom*nto *a eleiçã*. Assim, a composição do leg*slativo pi*uiense na 18ª *eg*slatur* (ano de </line>
<line> 2015) se d*u da se*uinte *or*a: o *MDB co*tou com 6 **rlament*res eleitos, * PTB com 5, </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 7, art. 4, p. *9-68, ju*. 2022 w*w4.f*anet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Fr*ita*, D. B. P. S*m*es </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> o **B c*m 3, o P*D **m 3, o *SDB com 3, o ** co* 3, o PDT com 2, o PTC com 2, * P* </line>
<line> com 1, o PR **m 1e o P*B com 1 **rlamentar eleito, co*forme se po*e verifica* no gráfico 1. </line>
<line> Grá*ico * - *omposição partidária da ALEPI na 18* Le**slatura em 2015 </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E*aboraçã* própria a pa*tir dos dados do TSE. </line>
</par>
<par>
<line> A part** </line>
<line> d*s dados, po*e-se verifica* que aquela leg*slatu*a contou com alta </line>
</par>
<par>
<line> fra*mentaç*o, *as c*m a predominância de doi* par*idos (*MDB e PTB), *ue so*inh*s </line>
<line> pos*uíam mais de 1/3 da* cadeiras da As*embl*ia Legislati*a. </line>
</par>
<par>
<line> *o pr*cesso de form*çã* de governos, os c*efes d* *x**utivo piauiense te*dem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> incorporar m*is os *arti*os com espaço no legisl*tivo, *ncorporando poucos pa*tidos </line>
</par>
<par>
<line> pequenos q*e *articipar*m da* colig*çõe* eleitor*is, mas com *ouco espaço no </line>
<line> leg*slativo </line>
</par>
<par>
<line> (SANDES-FREITAS; *ASSO*ETTO, 2017). Logo ap*s a diplomação no Tri*unal </line>
</par>
<par>
<line> Region*l *leitor*l do P*auí, o gov*rnado* eleito anunc*ou os ca*gos de </line>
<line> pr*meiro escalão de </line>
</par>
<par>
<line> s*u gov*rno2. E *entre as nomeaçõ*s convocou par**mentares eleitos *ara compor sua gestão, </line>
<line> c*nfor*e de*crito no quadro 1. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2"Wellington </row>
</column>
<column>
<row> Dias anuncia secretários que irão c*mpor o n*vo gover*o" (*er notícia completa em G* - </row>
</column>
</par>
<par>
<line> We*lingto* Dias an*ncia s*c*etário* *ue irão compo* o novo gov*r*o - notíci*s em Piauí (glob*.com) </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 7, a*t. 4, *. 49-68, jul. 2022 w**4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *xec*tivo-Le*islativo no Piauí: Partid*s Im*orta* n* Form*ç*o d* Governos Estad*ais? </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Quadro 1 - Composiçã* *e c*rgos ocup*dos po* par*amentares ele*tos no *stado </row>
<row> d* Pia*í (201*-2018) </row>
</column>
<par>
<line> ÓRGÃO </line>
<line> G*ST*R </line>
<line> PARTIDO </line>
</par>
<par>
<line> *ec*etaria d* Desenvo*vimen*o Ru*al </line>
<line> Francisc* Lim*a </line>
<line> PT </line>
</par>
<par>
<line> S*c*etaria do Meio Ambiente </line>
<line> Ziza Ca*valho </line>
<line> PROS </line>
</par>
<par>
<line> Secretari* de I*fraestrutura </line>
<line> *anaínna Marques </line>
<line> PTB </line>
</par>
<par>
<line> Secre*ar*a Desenvolvimento Ec*nômico </line>
<line> Nerinho </line>
<line> PTB </line>
</par>
<par>
<line> *ecretaria do Trab*l*o </line>
<line> Gessivaldo *sa*as </line>
<line> PRB </line>
</par>
<par>
<line> Secret*ri* de Assistênc*a *oc*al </line>
<line> H*n**qu* Rebelo (* 0 1 5 e *016) Zé Santana (2017 e 2018) </line>
<line> PT/ P M *B </line>
</par>
<par>
<line> S*cretaria *a D*fesa Civil </line>
<line> Hélio Is***s </line>
<line> **B </line>
</par>
<par>
<line> Sec*e*aria da* Ci*ades </line>
<line> F*bio X*vier </line>
<line> PR </line>
</par>
<par>
<line> Secre**ri* de **lt*ra </line>
<line> Francis Lo*es(20*5) F*bio No*o (2015-2018) </line>
<line> PRP/PT </line>
</par>
<par>
<line> Sec*etaria de *urismo </line>
<line> Flávio *únior </line>
<line> PDT </line>
</par>
<par>
<line> FEPISER* </line>
<line> Pablo Sa*tos </line>
<line> * M DB </line>
</par>
<par>
<line> *ecretaria de Saúde </line>
<line>-</line>
<line> PT </line>
</par>
<par>
<line> Secretaria de Ed*cação </line>
<line>-</line>
<line> PT </line>
</par>
<par>
<line> Secretaria dos Transpo*tes </line>
<line>-</line>
<line> P* </line>
</par>
<par>
<line> S*cretaria da *eguran*a Públ*ca </line>
<line>-</line>
<line> PT* </line>
</par>
<par>
<line> Instituto ** Desenvolvimento do P*auí - Idepi </line>
<line>-</line>
<line> PRTB - *ND. </line>
</par>
<par>
<line> Funda*ão dos Esportes do P*auí </line>
<line>-</line>
<line> PT </line>
</par>
<par>
<line> Inst. de Assist. Tec. e Ext. *ural do P*a*í </line>
<line>-</line>
<line> *T </line>
</par>
<par>
<line> Coord. Des. *oci*l e La*er </line>
<line>-</line>
<line> PSD </line>
</par>
<par>
<line> Coord. *omunicaç*o *ocial </line>
<line>-</line>
<line> PT </line>
</par>
<column>
<row> A análise *e dados compr*ende o* órgãos geridos *or par*am*n*ar*s co**o**dos pelo </row>
<row> Execut*vo para compor c*rgos de *lto esca*ã* *o Governo, bem como por órg*os, que, além </row>
<row> desses, receb*ram re*ur*os orçamentários nos anos de 2017 e 2018 (recorte da pesqui*a). </row>
<row> *demais, cu*pre *ess*ltar q*e *mb*ra os de*ais órgãos citados no qu*dro * não t**ham </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. *9, n. 7, *rt. 4, p. 49-68, jul. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simõ*s </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> parlame*tares co*o **store*, eles *iveram a indicação *e seu* *íderes p*** compor a pas*a, </line>
<line> co*forme vasta *esquisa feita nas p*blicações ocorridas dur*nte a 18ª Legislatu*a*. </line>
<line> Dos vinte e um órgãos anal*sados, onze dele* fora* ocu*ados po* parlamentares, </line>
<line> *endo oito ocupados por par**d*s *u* compuseram * coli***ão el*itoral d* govern*dor el*ito </line>
<line> e* 2014, *o*pos*a pe*os partidos (PT/PP/PTB/PR/PHS/PROS/PRP/**). As outras três </line>
</par>
<par>
<line> foram ocup**as após coalizões firmadas, destaca-se a Secretaria </line>
<line> de Assi*t*nci* Social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Cidadania - SASC, que ap*s dois anos n* coma*do do P* fo* *ara o PM*B em 2017, *uan*o </line>
<line> es*e partido s* ju*tou à base do Go**rno. </line>
<line> Para melhor *etalhar a composição do parlame*to estadu*l piauiense na 18ª </line>
<line> Legi*latu*a, ***taca-se que com a nom*ação em m*rço de 20*5 de cinco *ep*tados es*adua*s </line>
<line> para gestão de *ecretarias: Fábio Xavie*-PR (Sec*etaria *as *id*des), Fr*ncis*o Limm*- PT </line>
<line> (Secretaria de *esenvolvi*e*to Rural), Hélio Isaí**- PTB (Secretaria da Defesa Civil), </line>
<line> Janaí**a Ma*ques- PTB (Se*re**ria de Infrae*trutur*) * Nerinho- PTB (Secretaria de </line>
<line> *e**nvolvime*to Rural), c*m isso cinc* s*plentes foram convocados para o parla*ento </line>
</par>
<par>
<line> estadual piauiense: *iza C*rvalho (P***), Aluí*io Martins (PT), Cícero Magalhã*s </line>
<line> (PT), </line>
</par>
<par>
<line> He*rique Rebelo (PT) e Joel Rodrigues (PTB). *odavia, o governador d* Estado n**eou os </line>
<line> suplentes con*ocados Ziz* Ca*valho (PROS) para a Secretaria do Meio Am*i**te e Henr*que </line>
</par>
<par>
<line> Reb*l* (*T) pa*a Secretar*a de A*sistência Social que culmin*u nas con*oc**õe* dos a </line>
<line> s*plentes Francis Lopes (PRP) e J*ão de Deus (P*), *es*ectivam*nte, para o parl*mento </line>
<line> *st*dual. </line>
</par>
<par>
<line> Tal m*n*bra, ou sej*, c*m * convocaçã* desses titulares para **sum*r </line>
<line> cargos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> governo find*u n* convocaçã* *e *uat** s*plen*es p*rtenc*n*es ao partido do govern* (PT), </line>
<line> permane*end* t*ês deles n* Parl*mento: Aluís*o Martins (*T), Cícero Mag*lh*es (PT) e João </line>
<line> de Deus (PT). </line>
</par>
<par>
<line> Em 2016, * Deputad* *oel Rodrigues (*T*), </line>
<line> suplente convocado, fo* eleito p**feito </line>
</par>
<par>
<line> do municí*io de Floriano/PI, o que permitiu a co*vocação d* mais u* *uplente, *ntonio </line>
</par>
<par>
<line> *choa (*R**). Posteriormente, * supl*nte *nto*io Félix (PSD), *o *s*umir cargo </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Execu*ivo mu**c*pal, deu lugar à nomeação do então suplente B. Sá (PSB). Co* a nomeação </line>
</par>
<par>
<line> *e Fá*io Novo (PT) para a *e*ret**ia *a *ultur*, </line>
<line> houve a convocação de José *amilton </line>
</par>
<par>
<line> (PTB) para a Casa Legisla*iva. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3"G*verno </row>
</column>
<column>
<row> do P*a** e*po*s* s*is novos gestores para a**mod*r alia*os" (ver no*ícia compl*ta em </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ht *p s: // g1 . g *o b o . c o m/p i/p i a u* / no t ic ia /2 0 1 7 /0 3 / go ve r no -d * -p ia ui - e m* o s sa - s* is - no v o s - ge sto r e s -* a r a - </line>
<line> aco mo d ar - *l iad o *. h* ml </line>
<line> "Co m * p o s ***o d i vid id a go v*r n ad o r d o P i* u í t e nt a q u *r to ma n d ato " ( V er no t í* ia co mp l* ta e m </line>
<line> ht t * s: / / w w w1 . fo l ha . uo l . c o *. b r / p o d e r / 2 0 1 8 / 0 8 / c o m- o p o s* c a o -* i v i d i d a - go ve * n a d o * -d o -p i a u i -t * n t * - </line>
<line> q u*r t* - ma nd ato . s h t ml . </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n. *, art. 4, p. 49-68, *ul. 2022 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*ecutivo-Legislativo n* Piauí: Partidos *mpor*am na Forma*ão de Governo* Estad*ais? </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> E, por fim, me**o pert*ncente à co*igação q*e a**iou o ca*didato d* oposição *o </line>
<line> governo nas el**ções de 2014, os Deput**os Gessivaldo Isaías (PRB) e Flávi* Júni*r (PDT) </line>
</par>
<par>
<line> fo*am convo*ados pa*a o**par ca*gos de Secret*r*os *e E**ado nas pastas da Secr*ta*ia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Tra*alho e Se*retaria d* Turismo, r*spectivamente, fruto da coalizão firmada *ntre o go**rno </line>
<line> do Estado e os p*rt*dos que fiz*ram part* de coli*ação *leitoral diver*a do **vern* nas </line>
<line> *le*ções ** 2014. Em 2017, o Executi** firmou acordo com o PMD* no Legisl*tivo **tadu*l, </line>
</par>
<par>
<line> nomea**o os *eputados Zé Santana (PMDB) </line>
<line> p**a </line>
<line> a Secretaria de *ssi*tên*ia S*cial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Cidadania e Pablo Santos (PMDB) *ara a Funda**o de Serviço* Hospi**la*es *** culminou n* </line>
<line> con*ocação dos suplent*s *smar Marques (PSB) e Ma**o Ta*ety (P**B). </line>
<line> Anal*sando o* d*dos das secretarias de esta** e de*ais cargos de alto escalão do </line>
<line> Gover** do *st*do do P*auí, o*s*rv*-*e que a mai*ri* das *astas *e g*verno foi *e*tinad* ao </line>
</par>
<par>
<line> pa*tido do govern**or, ou seja, *ito das vin*e e </line>
<line> uma past*s (38,1% do total). *ete órg*os </line>
</par>
<par>
<line> (33,3%) foram de*ti*ado* aos partidos que fizer*m parte da co**gação </line>
<line> nas elei***s 2014, </line>
</par>
<par>
<line> sendo elas pa*a o PROS/P*B/PR/PP, o que nos **mete a Gol*e* (2*0*) quanto * a*álise d*s </line>
<line> *artid*s ao r*alizarem coligaç*es p**-eleit*rais, conside*ando que eles já focam nas poss*veis </line>
</par>
<par>
<line> coligações pós-ele*çõ*s, a fim </line>
<line> de participar *as pasta* *o gov**no. Assim, </line>
<line> as co*igações s* </line>
</par>
<par>
<line> dão *m decor*ência de um pr*ces*o de b**g*nha em qu* os l*dere* partidários d*vem acordar </line>
<line> acerca das pasta* no g*vern* e os tip*s de políticas a *erem impl*menta*as com a vit*ria nas </line>
<line> ele**õe*. E * part*cipação d*s *ema*s par*idos no g*v*rno (PD*/PMD*/PRB/PSD) se deu em </line>
</par>
<par>
<line> decorr*ncia dos *cordos firmados, qu* resultou </line>
<line> *m *ma coalizão sóli**, que *ara*tiu </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> gove*no a*plo ap*io no Legislativ* estadual. </line>
</par>
<par>
<line> A tabela 1 detalha com* ficou distribuíd* a composição do legislativo no gabinete </line>
</par>
<par>
<line> piauien*e em 2*15-2016, *u seja, a distr*bu*ção dos partidos na *cupaç*o de cargos </line>
<line> de alto </line>
</par>
<par>
<line> esca**o no g*verno, bem como i*ustra a distri*u*ção dos *artidos no legisl*tiv* piauiense, em </line>
</par>
<par>
<line> 2015, </line>
<line> *ntes </line>
<line> da* convocações para os cargos de alto *scalão no gov***o do estad* a se*em </line>
</par>
<par>
<line> ocupados *or parlamentares. </line>
<line> Ta*e** 1 - Distr*buiçã* *os Parti*os no Legi*lati** Pia*iense (201*) vs. **manho Legislativo do </line>
<line> *abin*te Piauiense 18ª Legi*latura (2*15-2016) </line>
</par>
<par>
<line> *art*dos </line>
<line> Distribuição do* *ar*idos no Legislativo (2015) </line>
<line> Tamanho Legislativo do gabinete piaui*nse (2015-2016) </line>
<line> D*ferença </line>
</par>
<par>
<line> P M DB </line>
<line> 20% </line>
<line> 10% </line>
<line> Ex1: -1*% </line>
</par>
<par>
<line> PTB </line>
<line> 17% </line>
<line> 19% </line>
<line> Ex*: +2% </line>
</par>
<par>
<line> PSB </line>
<line> 10% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> PSD </line>
<line> 10% </line>
<line> 5% </line>
<line> -5 % </line>
</par>
<par>
<line> *SDB </line>
<line> *0% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 19, n. 7, art. 4, p. 49-68, jul. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Simões </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> PT </line>
<line> 1*% </line>
<line> *8% </line>
<line> + 28% </line>
</par>
<par>
<line> PDT </line>
<line> 7% </line>
<line> 5% </line>
<line> -2% </line>
</par>
<par>
<line> PTC </line>
<line> *% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *P </line>
<line> 3% </line>
<line> 5% </line>
<line> + *% </line>
</par>
<par>
<line> *R </line>
<line> 3% </line>
<line> *% </line>
<line> +2% </line>
</par>
<par>
<line> PRB </line>
<line> 3% </line>
<line> 5% </line>
<line> +*% </line>
</par>
<par>
<line> PRTB </line>
<line>-</line>
<line> 5% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> PROS </line>
<line>-</line>
<line> 5% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ba*e de D**os *a Pesquisa - *RE/PI. </line>
<line> Os d**os re*ere*c*a*os n* ta*ela 1 c*nf*r*am o re*ultado apontado por Sandes- </line>
<line> Freit*s e Massonet*o (2017) q*e, ao analisa*em o estad* do Piauí, evidenciaram que o p*dr*o </line>
<line> para todo o pe*íod* de a*á*is* - *995 a 201* - é q*e o partid* do líde* do Execu*ivo controla </line>
</par>
<par>
<line> * maior </line>
<line> pa*te dos ca*g*s de alto esca*ão, ou seja, das Se*retar**s. Ademais, d*stacam </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> autores ainda que "os part*d*s *ue part*cipam das *oalizões possuem b**ca*as leg*sl*t*vas" </line>
<line> (2017, p.137). Dad* o c*ntext*, * part*do *o Execu*ivo (PT) apare*e co* *8% de ocupação </line>
<line> nos c*rgos de alto e*calã* no G**erno do Esta*o e os par*i*os *a coaliz*o (P*D*, PDT, </line>
<line> PSD, *RB) garan*iram pa*tas *o Gover*o. </line>
</par>
<par>
<line> Após as nomeações e convocações *ara *ecretaria*o de g*ve*n*, legisl*t*vo *o </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> P*auí se *presentou da seguinte forma, como ilustra o gráfico 2. </line>
</par>
<par>
<line> Gráfic* 2 - *istri*uição do* Partidos no *arlamen*o após distribuição de pastas </line>
<line> **lo Exec*tivo Pi*uiense ( 18ª ***i*latura: *015-2018) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Base *e Dados da Pesq*isa - DOE/PI </line>
<line> *nalisando a tabela 1 q*e destaca * d*stribuição dos partidos *o legislat*vo pi*uiense </line>
<line> para a 18ª legisla*ura e *omp*ra*do a composição do legislativo após as con*ocações **s </line>
<line> d*putados, como dem*nstra*o no quadro *, para q*e *s parlamentares oc*pass*m secret*rias </line>
<line> *ev. F*A, Teresina, v. 19, *. *, art. *, p. 4*-68, j*l. 2022 *ww4.f*an*t.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Executivo-Legis**tivo no Piauí: Partido* Impor*am na *ormação de **vernos E*tad*a**? </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> de *overno il*s*r**os o gr*fico *, * fim *e qu* se verifique dis*ribuição *os part*d*s a </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> le*isl*tivo com * n*va composiç** ocorrida *p*s a* nom*ações dos deputados para pas*a* do </line>
<line> *ov*rno. As*im, se obs*rva *ue o partido do go*erno cre*ceu no le*islativo sai*do de *0% </line>
<line> p*ra 13% (vide tabela * e gráfico 2), assim c**o al*uns partidos da coalizão co*o o ** de </line>
<line> 3% p*ra 7%, o PMDB permaneceu na c*sa d** 20%. Enfim, o governo *ermaneceu com </line>
<line> ma*oria no legisl*tivo após a* coali*ões fo**adas, tota*izando mais de 6*% se o*harmos pa*a </line>
<line> os **rti**s PT, PMDB, PTB, PP, PRP * PDT, por *xem*lo. </line>
<line> Nos gr*ficos *e*uintes, * * *, *erificamos os *artidos *onte*p*ados co* </line>
<line> *ecret*rias/Coo*denadorias nos anos de 2017 e 2018, respect*vament*. </line>
<line> Grá*ic* * - P*rtidos contemplad*s *om Secretarias no Piauí em 2017 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Base de Dados da Pesquisa - DOE/PI e S*PLAN/*I </line>
<line> *m *017, os p**t*dos da ba*e d* co*l*z*o de govern* foram contemplados com cargos </line>
</par>
<par>
<line> no executivo Esta*ual com *u*licação e consequente e*trada em vigo* da L** d* nº a </line>
<line> 6.955/20*7 qu* alterou a Lei **mple*e*tar de nº 28 de 09/0*/*0*3 *ue tr*ta da Lei orgânica </line>
<line> *a Admi*istração Púb*ica *o estado *o Piauí. *om isso, no â*bito da* Secreta*ias de Estado </line>
<line> foram criadas as *oord*nadorias de P*o**amas e *nvestimentos Es*ratégicos. De *cordo com </line>
</par>
<par>
<line> o art. 64-A da Lei d* nº </line>
<line> 6.*55/2017, foram cri*dos *ov* cargos d* natureza espec*al de </line>
</par>
<par>
<line> Coor*en*dor *e Program*s </line>
<line> c*ja *emuneração correspon*e </line>
<line> a 8*% dos r*ndimen*o* dos </line>
</par>
<par>
<line> Secretários de Estado. *ssim, nos *rá*icos * e * podemos visual*zar os par*idos contempl*dos </line>
<line> c*m cargos de alto esca*ão nos anos de 2*17 e 2018. No e*tanto, v*le destacar que n*m todas </line>
</par>
<par>
<line> *s con*emplaçõ*s f*ram a*alisadas, vis** *ue se requer </line>
<line> *ara ta*to uma p*squisa det*lhada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 7, ar*. *, p. 49-68, jul. *022 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. V. S. *reitas, D. B. *. S*mões </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> apr*f*nd*da a pa*tir da </line>
<line> criação de*s*s cargos. Entretan*o, fize*os uma análise dos parti*os </line>
</par>
<par>
<line> q*e estavam * frent* de algu*as pastas e*taduais d* alto esca*ão, pastas </line>
<line> ess*s, também, </line>
</par>
<par>
<line> contempladas com o *ecebime*to *e emendas imp*sitivas em 201*, fonte da nossa base de </line>
<line> dados.4 </line>
<line> No gráfico 4 ilustr*mos as siglas partidárias *ue compuseram as Secreta*ias e/ou </line>
<line> Coordenadorias n* ano de 2018. </line>
<line> Grá*i*o 4 - Partidos *o**emplados com Secreta*ias/Coor*enadorias no Pia*í *m 20** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ba*e de *ados da P*squisa - DOE/PI e SEPL*N/PI </line>
<line> As aborda*en* com* *ont*g*m *e ***inete de coal**ão, dis*r*buição de past*s, </line>
<line> aprov*ção d* agendas e a*o*do* *a*tidários, *or exempl*, e*t*o dir*tame*te *elaci*nados c*m </line>
<line> o co**ort*mento legislativ*. *o *na**sarmos os da*os *pre**nt**os no que se refe*e à </line>
</par>
<par>
<line> composiçã* d*s s*cret*ri*s e c*ordenadorias c*ntem*ladas *o* </line>
<line> p*st*s pelo Execu*ivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compararmos com a compo*içã* do Legislativ* Piau*ense na 18ª Legislatura, verific*mos qu* </line>
</par>
<par>
<line> o partid* do *xecutivo (PT) em todo </line>
<line> o pe*ío*o analisado (2015-201*) obteve a maio*ia </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> cargos. No gráfic* 3 e 4, os p*r*idos PTB e PMDB, que po*suem express*v*dade *o </line>
<line> Legislativo, *eceber** o mai*r p*rcentual *m c*rgos, *0% *ada *m d* acordo com o grá*i*o </line>
<line> 5 * *9% e 15%, con**rme * *ráfico 6, respe*tivamen*e. </line>
<line> D**taca-se *ue som*nte em *017, ou seja, dois anos após o início da 18ª Legislatura, o </line>
<line> execu*iv* est***al fir*ou acordo com o part*d* *e mai*r *x*ressiv*dad* na Casa L*gislativa, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Para um estud* m*i* ap*ofundado n*sse ponto, seria neces**ria * a*ális* de to*os os pa*tidos *ue controlam </row>
</column>
</par>
<par>
<line> todas as secr*t*rias e c*orde*adorias no *sta*o, to*avi*, nos limitare*os *o ob*etivo des*a pesqu*sa. </line>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 19, n. 7, art. 4, p. 49-6*, jul. 2022 www4.**anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Executivo-Legislativo no Piauí: Partidos Impo**am na Formação de Governos E*tadu*is? </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> o PMDB, to*avia, o que se ver*fica é a dist*ibuição de se*retarias para esse partido a*ós </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coal*zão. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> E* busca da gover**bilidade, *s lí**res do Exec**ivo não medem esfor*os para </line>
<line> firm*r aco*dos p*rant* um Legislati*o *r*gme*tad*. </line>
<line> Ao se analisar * relaç*o entre Exe*utivo-Legisl*tivo em *mbito subnacio*al, mai* </line>
<line> *recisamente no estado do P**uí, *e verif*co* que o E*ecutivo contempla pa*tidos aliados com </line>
<line> cargo* de a*to es*alão e d* preferência aos partido* qu* f*z*ram parte das coligações eleitorai* </line>
<line> que f*n*am por re*ulta* em coalizões na aren* legisl*tiva. </line>
<line> Os dados referen*i*do* *a tabela * confirmam o r*sultado apontad* *or Sandes- </line>
<line> Freitas * *a*sonetto (2017) ao afirmarem que os parti*os do Execu*ivo controlam * maior </line>
</par>
<par>
<line> quantida*e d* pastas no g*verno. En*retan*o, os </line>
<line> part*d** que *irmam acordos com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Exe*utivo são benef**iados com essas pastas tam*ém. </line>
</par>
<par>
<line> C** *s acha*o* no presente estudo *ão pod*mos ga*antir que a distribuição dos </line>
</par>
<par>
<line> cargos </line>
<line> pelo Executivo ao Legislativo ass**ure a maioria no le*i*lativo est*dual, resultand* </line>
</par>
<par>
<line> em "*res*de*cialismo de *oalizão" n* estado, </line>
<line> vi*to que prec*sari* de um </line>
<line> estudo </line>
</par>
<par>
<line> por*enorizado, </line>
<line> incluindo como se dão as votaçõe* </line>
<line> no *len*rio da Casa Legisl*tiv* *as e </line>
</par>
<par>
<line> *omissões, bem c*mo sã* os comportamen*os dos *íderes partidários nas **tuaç*es apo*tadas, </line>
<line> alé* de am*liar o r*corte de pesquisa, ou sej*, *s legi*laturas a serem anal*sadas, t*davi*, o </line>
<line> que se *onstata é que o legislativo piaui*nse antes das coalizõe* fir*adas *om o Execut*vo na </line>
</par>
<par>
<line> 1*ª Legislatura contav* com apenas 33% dos **rti*** (PT/PTB/PR/PP) </line>
<line> para compor a sua </line>
</par>
<par>
<line> base no le*islativo e apó* os acordos *asso* a contar com mais de *0%, confor*e gráfico 2. </line>
<line> *a*o o c*ntex*o, não se pode eleva* ao *egund* plano o papel dos part*dos pol*ticos </line>
<line> *as *ssemb*eias Estaduais, *n*lusiv* no tocan*e à for*ação de coaliz*es. </line>
<line> Para s* *omp*eender a fundo como es*es acordos foram *irmados, s**ia ne*essári* *m </line>
<line> es*udo *ais aprofu**ado, pri*cipalme**e veri*icand* *s votaçõe* no Legislati*o, a tramit*ção </line>
</par>
<par>
<line> d** propositur*s, * a*rova*ão d* agenda do Executiv* </line>
<line> para compreender *e, de fato, as </line>
</par>
<par>
<line> coal*zões seguem os preceitos do presidencialis*o *e coalizão. </line>
</par>
<par>
<line> No entanto, o </line>
<line> *u* se vislumbra é que o partido do govern*dor é *e**nto* d* </line>
<line> m*io* </line>
</par>
<par>
<line> nú*er* de pastas em seu gover*o * nã* enco*tra dificuldade para firmar </line>
<line> acordos c*m </line>
</par>
<par>
<line> p*rtidos da oposição. Observa-se, tamb*m, que a co**osição do gab**ete se dá em *r*nde </line>
</par>
<par>
<line> par*e por parti*os q*e compusera* a arena e*eito**l seguido d*s part*dos </line>
<line> que f*rmar*m </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eres*na, v. 19, n. 7, ar*. 4, p. 49-68, j**. 2022 w*w4.fsanet.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. V. S. Freitas, D. B. P. Si*õe* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> acor*os pós-*leições, devi*o *s coalizões entr* *xe*u*ivo-Leg*sl*t*vo, dando *special atenção </line>
</par>
<par>
<line> ao pe*o do partido do </line>
<line> g**e*nad**, q*e na* coali*ões é ma**r do que dos </line>
<line> demais membr*s, </line>
</par>
<par>
<line> como se obse*va *o nível federal. </line>
<line> Ainda assi*, no caso pi*ui*nse, o govern*do* bus*ou cont*mplar *iversos aliados </line>
<line> polí*ico*, inc*usive d*puta*os estadua*s. Por **so, a re*evânci* de se p*nsar * p*ocesso de </line>
<line> *or*ação de *overno* a partir da lógica partidária. </line>
<line> REFER*N*IA* </line>
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<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> C*n*ri***ção dos *utor*s </line>
<line> V. E. V. S. Freitas </line>
<line> D. B. P. S*mõ*s </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepçã* e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nterpret*çã* *os *a*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o *o r*s*unho ou na revisão crítica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação n* *provação da *ers*o fina* do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 19, n. 7, ar*. 4, p. *9-68, jul. 2022 </line>
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