“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution

Daniel Gonçalves Moura Silveira, Beatriz Quiroz Villardi

Resumo


Hospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública.

 

Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva

 

ABSTRACT

 

Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge.

 

Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.9.10

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