Moda e Pandemia: Covid-19 e Suas Implicações em Pequenas Empresas Gaúchas / Fashion and Pandemic: Covid-19 and its Implications in Small Companies from Rio Grande do Sul, Brazil

Mauricio Barth, Vanessa Nantal Raimundo

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da pandemia Covid-19 em pequenas empresas do setor de Moda do Rio Grande do Sul, bem como compreender as estratégias publicitárias adotadas na manutenção/aquisição de clientes. Quanto à sua tipologia, este trabalho utiliza-se das pesquisas Descritiva (objetivos), Bibliográfica, Pesquisa de Campo e Survey (procedimentos técnicos) e Qualitativa (abordagem do problema), sendo que, na etapa de coleta de dados, construiu-se um roteiro composto por 13 perguntas abertas, tendo, como público-alvo, respondentes que atuam como gestoras em pequenas empresas do setor de Moda do Rio Grande do Sul. Ao fim do estudo, os resultados demonstraram, entre outros pontos, que um dos maiores impactos da pandemia para as empresas de Moda foi, justamente, o aumento no preço e a falta de matéria-prima, o que levou as respondentes a buscarem materiais alternativos para manter a produção. Ainda, as marcas tiveram que se adaptar rapidamente às novas mudanças, visto que, aquelas que não possuíam uma presença mais sólida dentro do ambiente digital, sentiram a necessidade de acelerar esse processo e colocar todos seus esforços nesse “novo” jeito de vender.

 

Palavras-chave: Covid-19. Moda. Rio Grande do Sul.

 

ABSTRACT

 

This paper aims to analyze the impacts of the Covid-19 pandemic on small companies in the fashion sector in Rio Grande do Sul, as well as to understand the advertising strategies adopted in the maintenance/acquisition of customers. As for its typology, this work uses Descriptive (objectives), Bibliographic, Field Research and Survey (technical procedures) and Qualitative (problem approach) research. script consisting of 13 open questions, having as target audience respondents who act as managers in small companies in the fashion sector in Rio Grande do Sul. At the end of the study, the results showed, among other points, that one of the greatest impacts of the pandemic for fashion companies was, precisely, the increase in price and the lack of raw material, the which led respondents to look for alternative materials to maintain production. Furthermore, brands had to quickly adapt to new changes, as those that did not have a more solid presence within the digital environment felt the need to accelerate this process and put all their efforts into this “new” way of selling.

 

Keywords: Covid-19. Fashion. Rio Grande do Sul.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.5

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