Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education

Ana Francisca Schneider Grings

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores.

 

Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar

 

ABSTRACT

 

This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers.

 

Keywords: ICT. Continuing Education. School Management.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.11

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