<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 11, p. 232-251, *g*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.11 </line>
</par>
<par>
<line> *ormação Continuada e Novas Tecn*l*gias na Ed*ca*ão Bás**a </line>
<line> Continuing E**cation and n*w Technolog*es in *a*ic Educat*on </line>
</par>
<par>
<line> Ana Franci**a Sch*eider Gri*gs </line>
<line> D*utora *m *ducaçã* Musical pela Univer*id*de Federal do Ri* **ande do Su* </line>
<line> Professora do C*légio de A*licação da U*RGS </line>
<line> E-mail: franci*ca.*chneider@gmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: A*a Franci**a Schne*de* Grings </line>
</par>
<par>
<line> Av. Be*t* *onçalve*, 9500, prédio 4381* A*ronomia, </line>
<line> E*itor-Chefe: D*. Tonny Kerley de Al*nca* </line>
</par>
<par>
<line> Porto Alegre/*S, Br*si* CEP: 9*509-900, Br*si*. </line>
<line> R*drigues </line>
<line> A*tig* recebido em 02/*5/2022. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> recebida e* 18/05/2022. Aprov*d* e* 1*/05/*022. </line>
</par>
<par>
<line> A*ali**o pelo sistema Tr*p*e Rev*ew: Desk Rev*ew a) </line>
<line> pelo **i*or-Chefe; e b) Double Blind *eview </line>
<line> (*v*liação ce** p*r do*s avalia*ores da áre*). </line>
<line> *evisão: G*amatic*l, Normati*a e de *ormataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formaçã* Conti*uada e Nov** Tecnolog*as na Educação *ási*a </line>
<line> *33 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesqu*s* teve co*o objet**o conh*cer e analisar a perce*ção da **uipe diretiva de uma </line>
</par>
<par>
<line> esco*a sobre a *ormação continuada e o us* das te*n*logias de *nformaçã* e co*u*ica*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> suas cont*ibuições na prática e*ucativa </line>
<line> d* esc*l*. Foram *plicados questioná*ios com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eq*ip* *iretiv*, compo*ta pel* d*reto* e pela coordenado*a do *úcleo </line>
<line> de </line>
<line> orient*ção </line>
</par>
<par>
<line> educacional *e **a e*cola públ*ca federal, l*cal*zada na cida*e de Porto A*egre, Rio Grande </line>
</par>
<par>
<line> do Sul. Dentro *es*e e*tudo, ficou evidente nas resp*stas d*s pe*quisados que formação a </line>
<line> co*tinuada pr*duz *iferença* na prática pedagógica dos pro*essores. </line>
<line> P**avras-chave: TICs. Formação Con*i**ad*. Gestão E**ola* </line>
<line> AB*T**CT </line>
<line> This re*earch *imed to i*entify and a*a*yze the *erception of the managem*n* t*am of a </line>
<line> schoo* of continuing e*u**t*o* *nd the use of i*formation and com*un*cati*n techno*ogies </line>
<line> and *heir co*tributions in the educational practi**s of the school. W*re applied questionnair*s </line>
<line> *ith the m*nagement *e*m, *omposed by the director and co*rdinato* o* the core educationa* </line>
</par>
<par>
<line> guidan*e *f a federal public school *oca*ed in the ci*y </line>
<line> o* Porto Aleg*e, Rio Grand* do Sul </line>
</par>
<par>
<line> W*t*in **is s*u*y **s evide*t in *h* *esp*nse* o* resp*nden*s who conti*u**g educa*ion </line>
<line> pr*duces d**f*rences in p*dagogical practice of te*chers. </line>
<line> Keywords: ICT. Continuing Edu*ation. School Management. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n.8, art. 11, p. 232-2*1, ago 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. F. S. *rin*s </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *N*RODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na área da educação, m**to s* tem discut*do sobre as in*luências do </line>
<line> us o </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias na apr**dizagem (BACCEGA, 1*96; ALMEIDA, 2004), uma v*z </line>
<line> que o *cesso </line>
</par>
<par>
<line> aos recurso* tecnológicos pode contribui* para a f*rma*ão crítica do indivídu* e auxil*á-lo na </line>
</par>
<par>
<line> reso*ução de pro*lema* do </line>
<line> co*idian*. Dessa forma, o uso do com*utador na escola </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> f*nd*mental nos di*s de hoje, não apenas c*mo recurso t*cnico e instru*ional, mas como *ma </line>
<line> ferramenta capa* *e criar redes *e comunicaçã*. Ao utilizar uma ferra*e*ta do s*u *empo, </line>
<line> atualizada e des*fiadora, o* alunos se sentem i*sti*a**s a buscar respo*tas e a *riarem no*as </line>
<line> mane*ras de resolver proble*as. </line>
<line> * u*o da *ecnologi* na educação tem s*do *ator *otivaciona* pa*a aux*liar o pr*ce*so </line>
<line> de aprendiza** do aluno. * *otivação é ent*n*ida pela li*era*ur* *omo aquilo que no* l*va a </line>
<line> realizar uma ativida*e, fazer esco*has e nos dire*ionar a u* objetivo. O* es*udo* mostr*m que </line>
</par>
<par>
<line> a motiva*ão é um *onceito multiface*ado </line>
<line> q*e p*de s*r entendido *omo um </line>
<line> p*oces*o *ue </line>
</par>
<par>
<line> inicia, di*i*e, i*t*gra e *rienta o c*mportame*to huma*o (BZUNECK, *004). </line>
<line> Na escola, os efeito* da motivaç*o aparec*m em sala de aula quando ** aluno se </line>
<line> env*lve ativ*mente na execução de uma atividade, m*stra-se esf*rçado * *er*istente, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> *ue a tar*** não se*a fácil. O* alunos precisam s*r mot*v*dos par* t*re*as s*gnif*c*tivas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desafiadoras, tendo em </line>
<line> vi*ta que o objeti** do </line>
<line> ensino é desen*olver compe*ênc*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ha**l*dades </line>
<line> para *ue eles se*am capazes de </line>
<line> en*aj*rem-se ativamente e de form* crí*ica </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade à qu*l pertence*. </line>
<line> *s estud*s da área *e moti*ação mostram que o uso de estrat*gias a**quadas pode </line>
<line> *otiva* o* **u*o* e faz*r *om que *les se engaj*m em *eu **ocesso de a*rendizagem (JESUS, </line>
</par>
<par>
<line> 2008). Jesus (20*8) a*ir*a que "o professor na sala de </line>
<line> au*a </line>
<line> é um líder, p*is procura </line>
</par>
<par>
<line> influenci*r </line>
<line> *s s*us a*unos para </line>
<line> q*e e*tes *e **teressem pela* a*las, estejam atentos, </line>
</par>
<par>
<line> *articipem, apresent*m </line>
<line> c*m*ortame*tos *dequados * *bt*n*am bons res*l*ados escolares" </line>
</par>
<par>
<line> (p.2*). Por**, ***a que </line>
<line> es*a influência exista, o a*tor aponta a identificação entre alun** e </line>
</par>
<par>
<line> professo**s *omo fat*r fundam*nt*l pa*a ** bom re*a*ioname**o. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sen*ido, o uso de novas tecn*logias </line>
<line> per**te *u* o pr*fessor realize </line>
<line> at*vidades </line>
</par>
<par>
<line> q*e vão *o encontro d** interesses *os alunos, ca*a vez mais c*nec*ad*s, * as*im os motive </line>
</par>
<par>
<line> par* * a*rendizagem, da*d* *ais sig*ific*do a*s </line>
<line> conte*dos a **r*m </line>
<line> aprendid**. Por ou**o </line>
</par>
<par>
<line> lado, a formação dos *rofess*re* não forne*e subsídios nec*ssários pa*a o trabalho *o* as </line>
</par>
<par>
<line> *ecn*logias d* Info*mação e Comun**a**o (TIC) em *ala de aula. Para qu* o prof*sso* sinta- </line>
<line> Rev. F*A, Tere*i*a, v. **, n.8, ar*. 11, p. 232-251, ago. 2022 ww*4.fs*net.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> For*ação **ntinuada e *ovas T**nolo**as na Edu*a*ão *á*ica </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> se apto a dese*volver um trabal** q*e env*lv* as T*C, é *ecessário q*e e*e </line>
<line> t*nha </line>
</par>
<par>
<line> co*hec***nto sobr* elas e saib* uti*izar as ferramentas e softwares disponíveis. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra su*rir essa necessidade, muitas *ções vêm sendo desenv*lvidas no país. Esses </line>
<line> p*ojetos v*sam incluir digit*lm**te prof*s*ores e *lunos p*ra que te*ha* u*a *orma*ão que </line>
</par>
<par>
<line> os *oss*b*lite *ransitar nas mai* diferentes ár*as de **nhec**e*to e </line>
<line> ** coloqu* e* contat* </line>
</par>
<par>
<line> com todas as info*ma*ões *is*onib*li*adas, deixando-os aptos para o mer*ado ** t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> Em análi*e *e </line>
<line> documen**s oficiais sobre * educação na*ional, Zuin (2010, *. *78) perc*be </line>
</par>
<par>
<line> *u* "aind* que de f*rm* i*cipien*e, nota-se </line>
<line> nos </line>
<line> docum*ntos in**cios de **a </line>
<line> pro*osta </line>
</par>
<par>
<line> pedag*g*ca que ut*liza os rec*rsos das T*C </line>
<line> p*ra </line>
<line> promov*r alfabe*izaç*o *i*ital crí*ica da a </line>
</par>
<par>
<line> pre*ensa *eutralidade tecnológica". </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e sentido, as *ol*tic*s </line>
<line> pú*licas de f*rmaçã* cont*nuada mostram-se como um </line>
</par>
<par>
<line> caminho pa*a *uprir as lacu*as </line>
<line> entre profess*res e t**nolo*ia, escola e mund* dig*tal, um* </line>
</par>
<par>
<line> *ez que é cada vez ma*s fu*dament** questionar * refletir s*bre como, </line>
<line> quem e *o* que </line>
</par>
<par>
<line> propósi*o se *t**izam as n*vas Tecnologias d* Informaçã* Comu*ic*ção * a educação e </line>
<line> c*nti**ada *ostra-se como um *asso de*ermi*ante p*r* * essa prática. </line>
</par>
<par>
<line> Com novas ofertas novas possi*ilidades *ara ir em *usca *os anseio* d* e </line>
<line> cu*tura </line>
</par>
<par>
<line> digi*al, Gatt* (20*8) lev**ta q*e "aparecera* preo*up**ões qu*n*o à 'criter*os*dade', validade </line>
<line> e eficácia desses cursos, nas di**u*sões da ár*a *duca*ional em geral (e) nas *alas de gesto*es </line>
<line> pú*l*cos ** e*ucação" (p.60-61). Ne**e s*ntido, faz-** n*ce*s*rio conh*cer * i*pac*o que *s </line>
</par>
<par>
<line> cursos *e form*ção continuada </line>
<line> de pro*essores que en*olvam co*hecimentos s*bre as nov*s </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gias ca**am nas escolas, p*ra </line>
<line> v*rificar o q*anto esses proje*os estão mud*ndo a </line>
</par>
<par>
<line> r**lidade escolar e mudando as práticas pedagógicas dos p**fess*res. </line>
<line> *om o *ntuito de levantar dados sob*e esse *mpacto no cotidiano escolar, esta pe*qui*a </line>
<line> t*ve c*mo o*jetivo c*nhecer e analisa* * perc***ão da eq*ipe diretiva ** um* escola sobr* a </line>
</par>
<par>
<line> formação c*ntinuada e o </line>
<line> uso *as tecnologias *e informaç*o e co*unicação e sua* </line>
</par>
<par>
<line> contribu*çõe* na prática e*ucativa da *scola. </line>
<line> 2 REFEREN*IAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.* Formação continuad* e as tec*ol**ia* de info*ma*ão e comunica*ão </line>
<line> A *ormação continuad* *o Brasil vem sendo ex*an*ida através de política* públi*as </line>
</par>
<par>
<line> feder*is, *staduais muni*ip*is. Nas diversas áreas do conheci*ento, f*z-se *a*a vez **is e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, T*resina PI, v. 1*, *.8, art. 11, p. 232-251, ago 20*2 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. S. Grings </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> necessá**o *p*ofundar c**hecim*ntos e se espec*al*zar em de*erminadas *reas, *om o objetivo </line>
<line> de suprir as demandas do mercado de trabal*o, c*da ve* mais t*c*ológico * in*ormatizado. </line>
<line> Na áre* da educ**ão, desde a consol*d*ção da *ei de Diretri*es e Bases d* Educa*ão </line>
<line> Nacio*al (LDBEN), Lei n. 9.394 *e 19*6, * fo*mação conti*u*da de pro*essores vem sendo </line>
<line> evi*enciada e expandida com * ob*eti*o d* suprir as d*mandas cu*ricu*ares provenientes </line>
</par>
<par>
<line> de*sa n*va legislação e </line>
<line> de m*da* a formaçã* do* formadores das novas gera*ões. Ga*ti </line>
</par>
<par>
<line> (2008), ao analisar as políticas pú*licas para a fo*m*çã* continuada de pr*fe*sores no B*as*l </line>
<line> na última déc*da, po**e** que </line>
</par>
<par>
<line> o surgimento de tantos t*pos de formação *ão é gratuito. </line>
<line> Tem base históric* em </line>
</par>
<par>
<line> *ondiçõe* emergentes na </line>
<line> sociedade contem*orânea, *os d*safios **loc*dos aos </line>
</par>
<par>
<line> c*r*ículos * ao *nsi*o, nos desaf*os post*s *os *ist*mas </line>
<line> pelo acolhim*nto cada vez </line>
</par>
<par>
<line> mai*r de crianças e jovens, nas d*f*cul*ades do *ia-a-*ia no* sistema* de ensin*, </line>
</par>
<par>
<line> a*unciadas e enfrentadas </line>
<line> por gest*re* e *rof*ssores e consta*adas e analis*da* p*r </line>
</par>
<par>
<line> p*squ*sas (**TT*, 2008 p.58). </line>
<line> A *art*r dessa nova legisl*ção, cria-se uma necessid**e de renov*ção das prátic*s </line>
<line> ed***tivas e c*m i*so a necessidade de *tualiz*r o discurs* rel*tiv* à e*ucação. *atti *ponta </line>
<line> que "a ideia d* atualização consta*te, (se dá) *m funç*o das mudanças nos con*ecimentos e </line>
<line> nas tecnologias * das mudan*as no mundo do trab*lho" (2008, p.58). C*m is*o, a f*rma*ão de </line>
<line> profe**ores de maneir* continuada é apresenta*a como requ**ito *undamen*al para a me*ho*ia </line>
<line> da qu*lidade *a educação. </line>
<line> Porém, não *xiste um consen*o sobr* o **e s*ja f*rmaç** continuada de pr*fes**res e </line>
</par>
<par>
<line> onde essa formação efetivament* </line>
<line> ocorra. A formação s* dá ao longo d* vida, </line>
<line> de man*ira </line>
</par>
<par>
<line> ampla e mu*t* particul*r. Por **tro la*o, *ara ha*er políticas públicas p*r* a ****ação </line>
<line> *ontinuada, essa for*ação pr*ci*a ser efetiva e gara*tir r*s*ltados na práxis do profe*so*. </line>
<line> Neste tr*ba**o, a f*rmação continuada para *so da* n*vas tecnologias será *ntend*da de </line>
<line> *orma ampla e *b*an**nte, c*nsi*erando todas as iniciativas que, na vis*o da e*uipe diretiv*, </line>
<line> influ*nciam o fazer p**ag*gico do profes*or. </line>
</par>
<par>
<line> As tecnologi*s de informação e comunicaç*o, pri**ipalmente o computador liga*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> int*rnet, p*rmitem o acesso às infor*ações mai* recentes produzid** no mundo so*re os mais </line>
</par>
<par>
<line> diferentes assuntos. Os mod*rnos meios de comunicação *eram </line>
<line> um enorme impacto n* </line>
</par>
<par>
<line> sociedade e principal*ente n* ambiente esc*l*r. ***nte *s no*as possi*ilidades, o professor </line>
<line> precisa repensar o seu pape* di*nte do aluno e do ambien*e e*colar. </line>
</par>
<par>
<line> Uma nova geração de jov**s já con****d*s às mí*i*s di*itais estabe**ce, </line>
<line> nos dia* de </line>
</par>
<par>
<line> hoje, *ma form* di*erente de rela*ão social. Novos hábitos *ultur*is, *e acordo com Mart*ns </line>
<line> Rev. FS*, T*resin*, v. 19, n.8, art. 11, p. 23*-251, ago. 2022 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Form*ção C*ntinu*da e *ovas Tecnol*gias na E*uc*ção Básica </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> (2002), f*zem com que sejam necessá*ias **vas metodol*gia* de en*in* p*r* que *s*as se </line>
</par>
<par>
<line> integre* às estratégi** emoci*nai* * cognitivas *essas </line>
<line> cri*nças e jovens. Se*undo o a*tor, </line>
</par>
<par>
<line> "na* práticas escolares, isso im*l**a que prod*zir </line>
<line> co*hecimen*o é co*s*ruir relações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> significaç*o e, </line>
<line> *** elas, os seres que as c*iam, ou seja, implica p*o*over o ex*rcício </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> comu*i**çã* como exe*cício f*rmador do ind*vídu* * *o cidad*o" (MARTINS, 2002, p.82). </line>
<line> A *ecnolog*a é parte de noss* cotid*a** e avança junto co* o prog*e*so social. Porém, </line>
<line> *sse ava*ço não pod* ser considerado c*mo um fator unicamente posi*ivo. Segundo Martins, </line>
</par>
<par>
<line> "toda </line>
<line> re*lidade é ambiva*ente e t*da tecn*log*a possui uma du*la fa*e. *ortanto, </line>
<line> *eve ser </line>
</par>
<par>
<line> assumida com u*a *titude *espo*sá*el, lúcida e consc*ente" (MARTINS, 2002, p.*5). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sentido, * ca*acitação de professor*s </line>
<line> para o u*o con*c*ente e re*ponsá*el </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias de infor*a*ão * </line>
<line> comunica*ão mo*tra-se *omo um passo fundamental *ar* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhoria d* </line>
<line> e*ucaç*o. Não ba*ta *ue a* tecnologias sejam *ncorporadas às </line>
<line> au*as, elas </line>
</par>
<par>
<line> precis*m ser parte da pro*osta pedagógi*a </line>
<line> *a escola e </line>
<line> do pro*essor e </line>
<line> prec*sam *star </line>
</par>
<par>
<line> integ*adas ** tal forma que se tornem in*ispensáve*s para * *eali*ação de uma ati*idade. </line>
<line> Aprende* a utilizar tecnologias é uma cond*ção para o profe*sor pertencer à sociedade </line>
<line> tecnológica. Entre**nto, ** professores e os gesto*es **dem c*meçar a transformação </line>
</par>
<par>
<line> pedagógica com o que possuem na escola e não </line>
<line> es*er*r*m po* equipamentos </line>
<line> *d*ais. A </line>
</par>
<par>
<line> nece*sid*de de mais e melhores recursos tec*ológicos dar-se-á </line>
<line> pela utiliza*ão des*e* </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> práticas *ed*gógicas e não apena* pela falsa i**ia de se t*r*ar uma esco*a tec**lógica </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> possuir m*i*os laboratórios. </line>
</par>
<par>
<line> Com a ins*rçã* das TIC na prática educati*a, uma *eformu*ação da *unção do professor </line>
<line> precisa ser repensada frente ao conhecimento e à s*a própria atuação p*ofissi*na*. A funç*o </line>
<line> ** tr*nsm*tir o conhecimento passa a ser obs*leta, *ma vez que q*alq*er *u*ro recurso pode </line>
</par>
<par>
<line> fazê-lo de man*ira *u*to *ais c**ra *ficiente (MAR*INS, 2**2). Com ta*tos recu*so* e </line>
</par>
<par>
<line> disp*níveis, não basta apres*n**r os conteúdos ao* </line>
<line> alu*os. O profes*or </line>
<line> necessita cada vez </line>
</par>
<par>
<line> mai* de *st*atégias motivacionai* a fim de ad*quar aos es*udantes o conhecimento em rela*ão </line>
<line> ao* desaf*os d* vida cotidia**. </line>
<line> Com esse *bje*ivo, a tecnolog*a mostra-se como *ma ferrament* capaz d* motivar ** </line>
<line> alunos e o*imizar o currículo e*cola*. Ma*t*ns co*en*a que </line>
</par>
<par>
<line> Determinada *nforma**o ser* mais qu**ificada verbal*en*e, ou*ra *m grá*ico </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> es*uema, outr* atr*vés da relação *ntr* imagem estáti*a e *alavra e outra d* imagem </line>
<line> au*iovisual. É pr*c*so ir buscando *ma forma de qualifi*ação e *e expressão par* </line>
<line> cada um dos conteúdo*, *empre a *ais a**quada, joga*do co* a in*ormaç*o sonora, </line>
<line> gr*fic*, vis*al e audiovisual (MAR*I*S, 20*2, p.8*). </line>
<line> *ev. FS*, Te*esi*a PI, v. 19, n.8, a*t. 11, *. 232-25*, *go 202* www4.fsanet.*om.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. *. Grings </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> O uso a***uado *as tecnol**ias de info*mação e comunicaçã* pode p*op*r*ionar u*a </line>
<line> **ciedade m*is democr*tica, uma ve* que permite o uso de vários re*ursos *imultane**ente, </line>
<line> r*sp*itando o ritmo de ca*a usu*rio. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, cabe aos </line>
<line> g*st*res e aos professo*es referenciarem </line>
<line> **as </line>
<line> práticas pedagó*icas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*jetos *olítico-p*dagógicos com b*se em fundament** que norteiam o *so da* t**nol*g*a* </line>
</par>
<par>
<line> *e in*orm***o e comunicação </line>
<line> n* educação. Para isso, volt*-*e mais </line>
<line> uma vez ao </line>
<line> *ont o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão contin*ada de p*ofessores p*ra o adequado uso dessas t*cnologias. É n**essário que </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> projeto p*dagógico integrado às TI* est**a </line>
<line> adequ*do à realidade socia* da comunidade </line>
</par>
<par>
<line> escolar e *os recursos ali *res*ntes. Ma*tins argumenta *u* </line>
<line> *abe aos gest*res conhecê-las, domin*-las até um determinado nível e implantá-las </line>
<line> de for*a *acional, oferec*ndo também pr**r*ma* de ca**citação a professore* e </line>
<line> a*unos para uma melhor utili*ação *essoal, grup*l e inst*t*cional. Assim, a escola </line>
<line> poderá s*r t*ansformada n*ma *r*anização *ue aprende, mo**rniza-** e *volui mais </line>
<line> ra*idamente. (MARTINS, 2002, p.9*). </line>
<line> A*gum*s expe**ências de formação continuada * o us* das Te*nolo*ias de **f*rmação e </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação foram relatados *m *esquisas, *omo no *a*o do prog*a*a </line>
<line> de forma*ão </line>
</par>
<par>
<line> continua*a da rede e*tadual de *inas Gerais, analisad* por ****a e Garíg*io (2010). Essa </line>
<line> p*squ*sa *e cunho qualitativo f*i um es**do de caso que buscou compree*der a realidade de </line>
</par>
<par>
<line> um prog**ma de fo*mação c**t*n*ada de profes*ores, FIT - *roméd*o (*or*a*ão Inici** o </line>
<line> para o Trabalh* - Pr*grama de *elhoria da Qualidade e Efici*nci* no Ens*n* Mé*io). Dentro </line>
<line> dessa r*a*idade, busc*u observar o c**portam*nto de to*** os envolvido* n**se p**ces*o. </line>
<line> Os autores afir*am *ue as TIC são "*m instrumento *acilitador do cenário glo**lizado, </line>
</par>
<par>
<line> *o *ual * in*ormação e o </line>
<line> conhecimento são *idos como elementos fundamenta*s *a/para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> en*renagem so*ial" (SILVA; GARÍ*LIO, 2010, p.48*). *ob essa visão, o u*o dessas </line>
</par>
<par>
<line> tecnolo*ia* na ed*cação escolar é entendido com* u* dos eixos fundamentais para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vimen*o social. </line>
<line> Sendo *s**m, qualquer mud*nç* na est**t*ra pedagó*ica, seja </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> concepçõ*s, crenç** ou c*n*eúdos, passa p*la p*át*ca e formação do pro**ssor. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Silv* e Garíglio (2010), a *ormação de pr*fessor*s p*ra o uso das T*C </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> c*ntexto escolar p*ss* por políticas públicas de qu*lifica*ão dos docentes. Se existe um </line>
<line> projeto de inclus*o d*gi*al de professores, e principalmente de alun*s, esse prec*sa ser e**tivo </line>
</par>
<par>
<line> e não apenas no plano d*s </line>
<line> d*scursos polít*c*s for*ai* e </line>
<line> distant* da real*dade prática *a* </line>
</par>
<par>
<line> escolas. O **so pe*quisado de *apacitaçã* p*ra o us* das *IC foi </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.8, *rt. 11, p. 232-25*, ago. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Formação C*nti*uada e Novas Tecnologias na Educação Básica </line>
<line> *39 </line>
</par>
<par>
<line> Voltad* p*ra os pro*e*sores do *nsino médio, e * foco da qua**ficação *e *ivid* em </line>
<line> duas frent*s de atuação: a *rimeira *usca oferecer aos professo*es um treinamento </line>
</par>
<par>
<line> *nst*um*ntal, para uso das TIC, *or meio *e v*ri*s c*rsos </line>
<line> de informática, de forma </line>
</par>
<par>
<line> *u*, ao *etornar * escola, o docente possa *epa*sar * c*nhecimento o*ti*o nesses </line>
<line> *ursos p**a alunos, *i*ando à quali*icação destes estuda**es para o tra*alho. A </line>
<line> segunda *rente *bje*iva capacitar os professo*e* para o *so d*s recursos de </line>
<line> i*for*ática nas prá*icas p**agó*i*** na es*ola. *e *cord* com a orientação d* SEE- </line>
<line> MG, *s cursos se colocam como uma ação estratégic* do go*er*o estadual para </line>
<line> *mpliar * uso dos *ecu*so* pedagógicos nas esc*las, e v*sam a melhorar a qualidade </line>
</par>
<par>
<line> do ensino da a*rendizagem nas instituições d* rede (**LVA; GARÍGLIO, 2010, e </line>
<line> p.486). </line>
<line> A inici*tiva por parte da secretaria de ensino foi fundamen*al para uma mob*lizaç*o do* </line>
<line> prof**so*es. P**ém, os res*ltados ob*idos com essa formação não foram efetivos, de acordo </line>
<line> com o p*óprio depoim**to do* professores e*volvidos. Os professores relatam *ue um ú**co </line>
<line> curso, de *urta *uraçã*, *rete*dia atingir objeti*os para os qua*s não foram formados, e sim </line>
</par>
<par>
<line> trei***os dentro de ** programa de inclusão digi*a* </line>
<line> que nã* levou em *on*ideração </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contexto esc*lar de </line>
<line> cada professor. Nesse senti*o, os pesqu*sado**s afirmam que pr*prio o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo do curso possui d*as vertent*s distintas: de um la*o, preparar alun*s d* *nsino médio </line>
<line> pa*a o mercado de trabalh*, e de ou*ro, fo*mar pr*fessores para utilizar *s *IC em suas salas </line>
<line> de aul*. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados da pesquisa rev*la* que dos 18 </line>
<line> pr*fessor*s entrevistados, ape*as **is </line>
</par>
<par>
<line> conseg*ir*m passar o c*nteúd* aprendido para os alunos. D*s*a f*rma, os *ut*res constat*m </line>
</par>
<par>
<line> que " a </line>
<line> opção feita **ra c*p*citar os pr*fes*ores dentro *e um modelo que aprese*ta c*rga </line>
</par>
<par>
<line> horária l*mitad* n*o possibilita uma art*cul*ção efetiva da tecnologia enq*anto *er*amenta d* </line>
<line> mediação di*ática" (SILVA; GA*ÍG*IO, 2*10, p.489). </line>
</par>
<par>
<line> Ao a*al*s*r os m*delos de </line>
<line> formação continuad* </line>
<line> ex*ste*tes, e*c*ntra-se *ue poucos </line>
</par>
<par>
<line> cu*sos const*oem uma r*l*ção com o co**diano do profe*sor. Segundo Silva e *aríglio (20*0), </line>
</par>
<par>
<line> "os **delos de formação contin*ada aind* *emonstra* d*si*teress* p*la v*lorização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento dos professores, não lhes da*do v*z na formulação das pol***cas" (*.490). E* </line>
<line> relação ao trab*l*o d* professor, o caso de formação continuada aval*a*o não traz orientações </line>
</par>
<par>
<line> a res*eito do uso d*s TIC * a su* </line>
<line> relação com o fazer do pro*essor. *os ob*etivos d* </line>
<line> curso </line>
</par>
<par>
<line> *ão se leva e* con**dera*ão o lóc*s *sc*l*r do pr*fess*r e ne* se propõem estratégia* *e </line>
<line> como *t*lizar essas t*cnologi*s no ambient* da sala de a*la. </line>
<line> Os autores defendem uma *bordag*m co*strucio*ista p*ra * uso das te*nologias em sal* </line>
</par>
<par>
<line> de aula e uma prática r*flex*va acer*a dessa ferrame*ta, sendo </line>
<line> que o melhor luga* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r**liza*ão d* formação contin**da é na própria escola. Segundo o* autor*s, * familiaridade do </line>
<line> profe**or com o ambie*te e com os recursos ali disponíveis contri*ui signifi**tivamente par* </line>
<line> a a**endizagem e sua r*lação com as te*n*lo*ia*. </line>
<line> *ev. *SA, Te*esi*a PI, *. 19, n.8, ar*. 11, p. 2**-251, ago 20*2 *ww*.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. S. Grings </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> E*sa pesquisa demonstrou q*e a integraç*o das T*C à pratica p*d*gógica *equer um </line>
<line> investim*n*o pessoal por parte d*s *rofess*res para d*senvolve*em no**s ha*il*dad*s. **ra </line>
<line> tal, os autores d*fendem que é neces*ário que se pr*duzam "p*líticas de **rmação mais </line>
</par>
<par>
<line> perenes e a </line>
<line> pro*ução *e pro*ramas *e lon*o prazo, que respeit*m *s diferentes **veis de </line>
</par>
<par>
<line> ini*ia*ão dos docent*s di*n*e do **ivers* da informática e </line>
<line> dos recursos au*iovisuais" </line>
</par>
<par>
<line> (SI*VA; GAR*G*I*, 2010, p.499). </line>
</par>
<par>
<line> A fami*iar**ad* com o computador varia de profes*or para professo*, mas de maneira </line>
</par>
<par>
<line> g**al ela * maior com o s*st*ma computacio*al e c*m </line>
<line> a rede *e computadores </line>
</par>
<par>
<line> d*sp*nibilizados n* esco**. Por*m, não bas*a que o pro*esso* *pre*da a lidar com os *ecursos, </line>
<line> em gra**e parte lim*tados, disponibilizados na es*ola. É n*ce*sári* que, ao mesm* tem*o em </line>
<line> que se in*este na form*ção continuada de *rofesso*es, inv*st*-*e na infraestrut*ra **cnol*gica </line>
</par>
<par>
<line> relacion**a essa a </line>
<line> forma*ão. Silva e Garíglio (20*0, p. 494) *ondicio*am "a </line>
<line> existên*ia de </line>
</par>
<par>
<line> uma b*a infraes*rutura </line>
<line> tecn*lógi*a, q*e se c*loca </line>
<line> co*o um </line>
<line> **eme*t* im*ortante p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ucesso da imp*antação dessas políticas". </line>
<line> Por outro lado, * curs* ofertado aos professores pel* sec***aria de educa*ão do estado </line>
</par>
<par>
<line> de Minas Gerais, </line>
<line> proporcionou a abertura de nova* possibilid*des </line>
<line> p*ra os *r*fe*sores </line>
</par>
<par>
<line> partici*antes. Aind* que es**s poss*bilid*des e*tejam relacionadas, em sua *aior*a, ao </line>
<line> plan**amento pedagógico, el*s se m*stram efic*ze* para aprofundar os mo*entos de estu*o e </line>
<line> p*squi*a do professor. </line>
<line> A pe*q*isa mostra que poucos *rofe*sores conse*uiram integr** as TIC no seu fazer </line>
</par>
<par>
<line> pedagóg**o di*rio, "aquele* que *elatara* ter </line>
<line> conseg*ido </line>
<line> essa integ*a*ão são e*at*mente os </line>
</par>
<par>
<line> docen*es j* in*c*ad*s no univer*o da infor*át*ca, c*m expe*iê*c*as e formação anteriores </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> chegada ao *IT </line>
<line> - **omé*i*" (SILVA; GARÍGLIO, 2*10, p.495). Um* das </line>
<line> pro*essoras </line>
</par>
<par>
<line> entrevistadas relatou fazer um int*nso trabalho com as *IC, utilizando pro*eção </line>
<line> m ul t i * í *i a </line>
</par>
<par>
<line> e* s*as aulas promov**do e </line>
<line> *m s*us a*unos vontade *e tr*balhar **m essas **c*ologias. a </line>
</par>
<par>
<line> Esse dado </line>
<line> sugere que a utilização desses re**rsos pelo p*ofes*or pass* por uma introj*ção </line>
</par>
<par>
<line> deste *on*eci**nto, uma v*z que pro**ssora citada já possuía um co*hecimento prévio * </line>
<line> sobre as TIC. </line>
</par>
<par>
<line> Conform* pro*õ*m os pesq*isadores, "as mudanças </line>
<line> ocasion**a* pela p*esen** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gia n* sociedade atua* **o s* justif*ca*, mas </line>
<line> ex*gem </line>
<line> uma redisc*ssão ** formaçã* </line>
</par>
<par>
<line> inicial dos pr*fes**res" (*I*VA; G*RÍGLIO, 2010, p.501). Nesse sentido, to*na-s* </line>
<line> fu*da*ental q** a* *I* sejam a realidad* dos currículos d*s ***s*s *e licen*iatura *m nosso </line>
<line> país. Os auto*es ponderam q*e n*o há como não integrar as tecnolo*ias e não ressignifi*á-las </line>
</par>
<par>
<line> se a própri* c*nd*ção do ser-hum*no está sendo infl*enciada pel*s poss*bilidade* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 19, n.*, art. *1, p. 232-251, a**. 2*22 www4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*ma*ão Contin**da e Nov*s Tecnol*gi*s na Educação *ásica </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> tec*olo*ia. Concl*indo, Silva e Garíglio esc*evem que </line>
</par>
<par>
<line> o i*vestimento </line>
<line> n* fo*mação c*ntinuada de pr*fesso*es, </line>
<line> no i*te*io* das po*íticas d* </line>
</par>
<par>
<line> *nclusão *as TIC </line>
<line> nas es*olas, representa o forta*ec*mento da *sfera *a educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> *ontinuad* par* que os prof*sso*es se *o*nem *u**it*s ati*o* * par*icipante* *as </line>
<line> *ransformações que s* b*sca impl**entar *or mei* *a utilização dos nov*s recursos </line>
<line> *edagógico* (SILVA; GARÍGLIO, *010, *.*01). </line>
<line> Corroborando com os autores, acre*it*-*e que os profess*res sã* os atore* principais *o </line>
<line> processo de ressignifi**ç*o das prát*cas cotidian*s. Os professor*s são s*jeitos fundamentai* </line>
<line> e estra*é*ico* para a construção de um n*vo j*ito d* pensar o *undo * a so*ieda*e. </line>
<line> 2.2 Tecnologias * educação bási*a </line>
<line> É co*um que se asso*i* o te*mo tecnologi* à t*cnologia digit*l, poré*, *e**ologia é </line>
<line> um termo qu* vai muito além do d*gita*. Segu*do Lemos (2010), </line>
</par>
<par>
<line> A tecnolo*ia vi*cula-se à constituição *a polis, </line>
<line> da vida em *o*um, da polít*ca. O </line>
</par>
<par>
<line> *aráte* pol*tico do d*senvolvi*ento tecnológico *e explicita, já que a técn*ca é u*a </line>
</par>
<par>
<line> dimensão essen*ial da espécie human* que a coloca *i*nte da n*ture*a e </line>
<line> de si </line>
</par>
<par>
<line> m*sma no *esafio de tra*sforma*ão (cient*fica e tecnológic*) do mu*do. A té*nica é </line>
</par>
<par>
<line> constitut*va do </line>
<line> homem, ela *, *omo vimos, uma mane*ra de estar no mundo, uma </line>
</par>
<par>
<line> *orma *e re*uisição da natureza e do outro. Dito de outro modo, a técnica é desde </line>
</par>
<par>
<line> s*mpre po*ítica, e s*u *esenvolvimento é corre*at* àquele *o espaç* urban*, o *a </line>
</par>
<par>
<line> polis (**MOS, 2010, pg. 29). </line>
</par>
<par>
<line> *uscar exp*i*ações e s*ntidos na tecn*logia aumenta as possi**li*ad*s de </line>
</par>
<par>
<line> comunicaç**. O sentido da </line>
<line> te*nologi* é en*ajar </line>
<line> pe*soas com o mundo e, mais do q*e is*o, </line>
</par>
<par>
<line> tra*s*orma* a *oc*edade. Nos dias d* hoje, a tecnologia </line>
<line> digita* *st* presente *os </line>
<line> mai* </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes moment*s de no*sa vida. * cad* vez m*is raro uma p*ss*a que </line>
<line> não p*ss*a uma </line>
</par>
<par>
<line> ide*tidade e*etrôn*ca. E*dereços ele*rôn*cos, a*u*lmente, são partes das fichas ca*astrais, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> muitas veze* a ún*ca forma de com*nicação utilizada. O compu*ad*r, há muito deixou de se* </line>
<line> uma máquina de escr*ver aperfeiçoada; *a *tualidade, el* é p*rte da rede so*ia* de muitas </line>
<line> pes*o*s e *m im*o**an*e instr*ment* de comunicação social. Segund* Zu*n, </line>
<line> As inova*õe* tecnológicas, que d***o**am no *u*do glob*li*ado da *ídia </line>
</par>
<par>
<line> *letrônica, </line>
<line> es**o i*pl**an*o </line>
<line> em conforma*ões d*fe*encia*as da vida social </line>
</par>
<par>
<line> con*emporâne* e levando </line>
<line> a </line>
<line> res*ignificações de c*nceitos, *ais *omo * de infância, </line>
</par>
<par>
<line> juventude, </line>
<line> velhice, </line>
<line> famíli*, inclusão ou exclusão social e mu*tos o*t*os, pois </line>
</par>
<par>
<line> remo*elam so*iedad*s e id*ntidades e* *odo o mundo (ZUIN, 2010, p*.962). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. *9, n.8, art. 11, p. 232-251, a*o 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. F. S. Gr*n*s </line>
<line> *42 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa ma*eir*, o uso *as tecnolog*as passa a *e* uma condição para * inserção soc*al e </line>
<line> nã* apenas uma opçã*. Assim, * us* d*s t*cno**g**s na escola está *ada vez mais pre*ente e </line>
</par>
<par>
<line> f*z-se nece*s**io para que o ambiente </line>
<line> esc*lar não esteja à margem d* reali*ad* social. </line>
<line> O </line>
</par>
<par>
<line> incentivo à utilização e à presença das tecnolog*a* nas práti*as </line>
<line> p*dag*gicas * p*ra *ue </line>
</par>
<par>
<line> prom*vam o seu desenvolvimen*o é u*a das **retrizes a*onta*as n* Con*erência Nacio*al de </line>
<line> Educação de 20*0. *o documento gerado no event*, consta que d*vem ser i*c**tivad*s </line>
<line> Tec*ologias educacion*is e r**ursos pe***ógicos apro*ria*os ao proces*o de </line>
<line> aprendizagem, l*boratórios de informáti*a, pesquisa on-line e *n*ercâmbio científico </line>
</par>
<par>
<line> e te*nológico, nacio*al e i*ter*aciona*, entre institui*ões de ensino, pesquisa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ex**n*ã* (C*NAE, 2010, p. 32-*3 apu* **IN, 20*0, P.964). </line>
</par>
<par>
<line> O u*o das te*nolog*as de*e ser *u*dam*nta*o e questionado, não podendo ser mai* *m </line>
<line> instrumento de reprodu**o e exclusão social. Moran (2008, p.12) aponta que "sem dúvida as </line>
</par>
<par>
<line> t*c*olo*ias nos permitem ampliar o con*eito de aula, *e </line>
<line> esp*ço tem*o, d* *omunic*ção e </line>
</par>
<par>
<line> aud*ovi*ual, * estabelec*r p*ntes novas ent** o presencial e o *irtual, entre o estar juntos e o </line>
<line> es*armos con*ctados à distância". Nes*e mom*n** *e pensar a tecnolog*a em sala *e aula, é </line>
</par>
<par>
<line> i*portante *ue *e pense n* próp*io conceito de e*ucar para depois pensar </line>
<line> *m suas *rática*. </line>
</par>
<par>
<line> Se*un*o o aut*r, "edu*ar aju*ar a integrar tod*s as dimens*e* da vida, a encontrar **sso é </line>
<line> caminho intelectual, emocional, **ofi*sional, que *os **alize e que co*tribua **ra modificar a </line>
<line> sociedade q*e **mos" (MORAN, *008, pg.12). </line>
<line> S* educar é tr*n*formar, é integrar dimensões da vida, em *ma sociedade tecnológic* </line>
</par>
<par>
<line> não p*demos ma** *ensa* em uma sala de aula que não </line>
<line> con*idere *ssas tecnologias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informação e co*unicação. Educar, ao me*mo tempo ** que é um processo soc*al que deve </line>
</par>
<par>
<line> *ev*r em conta cada cultura, é também um proc*s** pessoal, </line>
<line> *ue deve </line>
<line> *e**eit*r o ritmo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ada </line>
<line> i*divíduo. Para ensinar, é preci*o que o al*no **ei*a apre*der e esteja </line>
<line> apto a aprender </line>
</par>
<par>
<line> e* determina** ní*el. De aco*do com Moran, </line>
</par>
<par>
<line> As *udanç*s n* </line>
<line> educação *e*endem tam*é* d*s alunos. Al*nos curiosos e </line>
</par>
<par>
<line> motivad** fac*litam enormemente o pro*es*o, estimula* *s *elh**e* qual*dad*s do </line>
<line> pr*f*ssor, tornam-se interlo*utores lúc*dos * p*rceiros d* cami*hada do prof*ssor- </line>
</par>
<par>
<line> educ*dor. Alunos m*ti*ados aprendem e ensinam, ava*çam mais, **udam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> profess*r * ajudá-los melhor. Aluno* que prov** de famílias abe*tas, que apoiam as </line>
<line> mudanças, que esti*ulam afet*vamen** os filho*, que des*nvol*e* *mbientes </line>
<line> cultur*lmen*e ri*os, a*rendem mais *a*i*amente, crescem mai* confi**t*s e se </line>
<line> tornam pessoas mais produtivas (MORAN, 2008, pg. 1*-18). </line>
</par>
<par>
<line> Os proce*sos </line>
<line> *e ensino e apren*i*age* *co*r*m de </line>
<line> di*erentes maneiras e, como já </line>
</par>
<par>
<line> *xposto, dependem tanto da dispo*ição e *otivação *o **u*o q*a*t* do professor. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sin*, v. 19, n.8, *rt. 11, p. 23*-251, ago. 202* www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> For*ação Continuada e Novas T*cnologi*s na Ed*cação Básica </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologia nos *ermit* u*a mult*pli***ade de caminho* para chegar *o mesmo res*ltado. A </line>
<line> facilidade e * rapidez *ara lida*mos com situações *olivalentes, como as viv*das *m nosso </line>
</par>
<par>
<line> cotid*ano, é *ma </line>
<line> qualid*de *ue *os *juda a encontrar respostas *ariada* para situa*ões </line>
</par>
<par>
<line> vari*das. Porém, Mo*an diz-nos qu* "não podemos transferi* essa habilidad* de li*ar com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ime*iato para o </line>
<line> co*hecim*nto m*is dirigid*, *ara bu*ca mais apr*fundada, *ue * </line>
<line> *recisa *e </line>
</par>
<par>
<line> tempo, d* concentr*ção, de criativi**de e organização" (MOR**, 2008, pg. 21). </line>
<line> Com isso o professor nã* pode *asear-s* apenas n* uso da t*cn**ogia p*r si só para </line>
<line> su*s *ul*s. O **anejamento das situa*õe* de ensin* deve ter *bjetivos *laros e me*odologias </line>
<line> claras para que a tecnologia se*a um meio * *ão apenas um fim. Pa*a i*so, é import*nte que o </line>
</par>
<par>
<line> *rofess*r dom*ne </line>
<line> essas ferram*nta* * tenh* </line>
<line> bas*s p*dagó**cas para o seu </line>
<line> uso. Assi*, *ais </line>
</par>
<par>
<line> uma vez, a formação c*ntinuada *ostr*-*e com* um poss**el c*minho para a aprendizagem * </line>
<line> * reflexão sobre e*sas *ecn*log*as de informação e comunicação. A sal* de aula pre**sa ser </line>
</par>
<par>
<line> um esp*ço abe**o a* di***go e à refle*ão, u* </line>
<line> espaço de investig*ç*o colaborativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apr**diz*do mú**o. De ac*rdo com *o*an, "avançaremos mais se soub**mos </line>
<line> *daptar os </line>
</par>
<par>
<line> programas previstos às n**es*id*des do* alun*s, *ri**do conexõ*s c*m o c*tidia*o, c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> inespe*a*o, se tr*nsfo*marmos a sala d* *ula em uma </line>
<line> *omunidade *e investig*ção" </line>
</par>
<par>
<line> (MORAN, 200*, pg. 28-29). </line>
</par>
<par>
<line> *o professor ca*e c*da v*z mais a função de norte*r a </line>
<line> busca pel* *onhecimento, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ***dar o aluno a interp*etar ess*s conteúdos e a **lacioná-l*s *o *e* cotidi*n*. Moran (2*0*) </line>
<line> apres*nta a*guns princípios m*tod**ógico* norteadores *ara o uso das tecnologias no </line>
<line> am*iente educacional. São e*es: </line>
<line> -*ntegrar tecnologia*, metodol**ias, a**vidades. Inte*rar texto *scr*to, comu*icação </line>
<line> oral, e*cri*a, hip**t*xtual, mu*tim*dica. *proximar as mí*ias, as atividades, </line>
</par>
<par>
<line> possibili*and* que t*ansite* facilmente de u* meio para * outro, *e </line>
<line> um </line>
<line> format* </line>
</par>
<par>
<line> para o outr*. *xp*r*ment*r as mesma* a*ivi*ades *m divers*s *ídias. *raz*r o </line>
<line> universo do audiovi*ual para *entro da escola. </line>
</par>
<par>
<line> -Var*ar forma d* d*r aula, as técnica* *sad*s na *ala de aula * for* dela, a* a </line>
<line> atividades sol*citadas, as dinâmicas proposta*, o processo de aval*ação. A </line>
<line> previsibilidade do que o docente vai fazer *ode t*rnar-se *m obstáculo </line>
<line> i*tr*nsponível. A repeti*ão pod* tornar-se insuportáve*, * não s*r que a qualidad* do </line>
<line> professor c*m*ense o e*quema padronizad* de e*sinar... </line>
</par>
<par>
<line> -Planejar im*rovisa*, e </line>
<line> prever e ajustar-se às circunstân*ias, ao novo. Di***sificar, </line>
</par>
<par>
<line> m*dar, *daptar-se co*tinuamente a cada gr*p*, * cada al*no, qua**o necess*rio. </line>
<line> -Valor*zar a **ese*ça no que e*a t** de melhor e a comunica*ão vi*tual no que ela </line>
</par>
<par>
<line> nos fav*rece. Equ*librar * </line>
<line> pre*ença e a distância, a c**un*cação 'olho no olho' e a </line>
</par>
<par>
<line> telemática (MORAN, 2008, pg. 31-32) </line>
</par>
<par>
<line> Ao professor c*be a função de p*anejar a melhor forma d* integrar a* tecnologias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*tro* pr*cedimentos *etodológicos já utilizados por ele. Por </line>
<line> isso, a b*sca permanente por </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. 19, n.8, art. 11, p. **2-25*, *go *022 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. F. S. G**ng* </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> novas t*cnicas, n**os pr*gra*a* e *ase* de *ados é *un*a*ental *ara que o professor esteja </line>
<line> conect*do ao mundo d*s tecno*ogias. É impo*tante que * professor tenha consciênci* do* </line>
</par>
<par>
<line> processos cog*iti*os e*v*lv**as na apr*nd*zagem par* que </line>
<line> pos*a deixar *laro </line>
<line> aos alun*s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objet*vo </line>
<line> das at*v*dades o que se *uer aprender ao *ongo e </line>
<line> ** ano letivo. *abe ao p*ofessor </line>
</par>
<par>
<line> promover a motiva*ã* i*trínse*a dos alun*s a fim de engajá-los ** se* própr*o p*o*esso de </line>
<line> aprendiz*ge* e assi* *eem s*gn*ficado *ara a sua apr*ndi**gem. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> *ara a realiza*ão de*te p**jeto, que tev* como obj*t*vo *onhecer * an*l*sar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*cepção d* </line>
<line> equipe *ire*iva de u*a escola sobre a formação </line>
<line> continu*da e </line>
<line> * uso das </line>
</par>
<par>
<line> tec*olog*as *e *nforma*ã* e c*muni*ação e *uas contribuições na prática educativa da escola, </line>
<line> foi selec*o*ada um* escola p*blica feder*l, locali*ada na cidade de Porto Alegre q** partic*pa </line>
<line> do Pr*jeto Um Com***a*or por A*uno (UCA). </line>
<line> Foi r*aliza*o um levantame*to da estr*tura organizacional *a escola e *e*ificou-se que </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> equipe dir*tiva ligad* às pr*ticas pedagógicas </line>
<line> dos pr*fess*res *ra *omposta pelo diretor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vice, pelo NOPE (Núcl*o de Apoi* *o P*ofessor e </line>
<line> ao Estu*ante) e *elo NAE (Núc*eo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A*o*o ao Estudante). Por s* trat*rem de ma*s de u* rep*esentante de c**a se*or, *oi d*cidid* </line>
<line> que a*en*s o c*orde*ador de cada área, assi* *omo o diretor, respond*ria ao *uest*onário. </line>
<line> O qu**tionári* env*a** foi r*spondido *p*n** pelo d*reto* * pel* coo*denadora do </line>
</par>
<par>
<line> NOPE. * represen*ante do *A*, </line>
<line> apesar </line>
<line> *e te* aceito p*r*icipar da pe**uisa, resp*n*eu *ue </line>
</par>
<par>
<line> n*o poderia </line>
<line> contribuir </line>
<line> para a p*s*ui*a p*r não t*r partic*pad* do programa de fo*mação </line>
</par>
<par>
<line> co*tinuada *o UCA junto </line>
<line> ao* dema*s p*ofessores e por e*tar afastada da sa** de a*la há </line>
</par>
<par>
<line> bastante tempo. </line>
</par>
<par>
<line> A escol*a d* *m que*tionário surgiu da possi*ili**de que essa técnic* permite de </line>
<line> colet*r informações *om rapidez * respo*tas di**tas. O ques*ionário estava *ivi*ido em dua* </line>
</par>
<par>
<line> par**s: pr**eira para caracte*izar a a*ost*a e a segu*da com*o*ta de ci*** *erguntas a </line>
<line> ela*oradas a *arti* d* revisã* *e lite*atura. </line>
<line> 4 R*SULTADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> Os dados encontrado* nesta p*squ*sa **v*lam que a equipe dir*t*va dessa escola possui </line>
<line> uma visão que está de acordo com a literatura pes*uisa*a. *o *erem qu**t*onados s*br* co*o </line>
<line> *e*. FSA, Teresi*a, v. 19, n.8, art. 11, p. 232-251, ago. 2022 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*r*ação Continuada e Novas *ecnologias n* Edu**ç*o Básica </line>
<line> 24* </line>
</par>
<par>
<line> per*ebem o uso das **vas t*c*ologias na práti** p*d*gógi*a dos professores *a esco*a, o </line>
<line> Diretor re*pon*eu que </line>
</par>
<par>
<line> O u*o </line>
<line> das no*as tecnolo*ias é im*ortante * necessário nas atividades pe*agóg*cas nos dias </line>
</par>
<par>
<line> a*u**s. Trab*lhamos com aluno* que vivem em u* "mundo digital". Construir *abe*es, a partir </line>
</par>
<par>
<line> d as </line>
<line> in*orm*çõ*s e do con*ecimento sobre *etermina*o a*sun*o, é o desaf*o d* do*ente do </line>
</par>
<par>
<line> século </line>
<line> XXI. O pro*ess*r e o a*uno dev*m, *m um processo de aprendiza*em mútuo, *us*ar </line>
</par>
<par>
<line> es*e* saberes. Cabe </line>
<line> ao *rofessor * tarefa de cond*zir e *profundar essa apre*dizagem </line>
</par>
<par>
<line> (DIRET*R). </line>
</par>
<par>
<line> Essa postu*a de col*car o professor n* tarefa *e con*uzir o al*no * o apr*ndizado </line>
<line> como ** *aminho de mã* dupla, *orrobo*a com a visã* de Moran (2008) que arg*ment* que </line>
</par>
<par>
<line> o **pel do pro*esso* é "ajudar o aluno a interp*eta* esses dad*s, * relac*oná-*o*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ntext*alizá-los" (p.30). Com*l*mentando essa vis*o, a coo*denadora do NOPE explic*ta </line>
<line> q*e </line>
<line> O uso das *ovas t*cnolog*as facilit* para que s* efetive a *etodologia d* investigação na qual </line>
</par>
<par>
<line> a esco*a está pa*ta*a. Esta </line>
<line> linha m*todológica de *nvestigação </line>
<line> promove a um só tempo a </line>
</par>
<par>
<line> reflexão sob*e a prática educativa e a aç*o (COORDENADORA DO NOPE). </line>
</par>
<par>
<line> A p*oposta à qual ela se refer* diz respeito a* t*abalho de in*c**ção </line>
<line> científica </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvido n* escola, </line>
<line> que prior*z* des** os anos i*ici*is a busc* pelo conhecimento *e </line>
</par>
<par>
<line> forma autôn*ma * res**nsá*e*. O *s* **s tecnologia* *igita*s *ara este fim é u*a das </line>
<line> pr*post*s de Moran p*r* as **C. *s aulas-pe*quisa, com* o *u*or ch*ma, co*si*tem em </line>
</par>
<par>
<line> *ransfo*mar u** par*e das aulas em proc**s*s c**tínuos de in*or*açã*, *om**icação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*a, por meio dos *u*is *amos *on*tru*ndo o conhecime*to e e*uilib*a*d* o i*dividual e </line>
<line> o *rupal, entre o professor-coor*ena*or-facilitado* e os a*unos-participantes ativos (MORA*, </line>
<line> 2008, p*.46-47). </line>
<line> Ao s*re* questionados sobre as *ud*nças ocasionadas pe*o Projeto UCA *as práticas </line>
</par>
<par>
<line> pedagógic*s dos pr*f*ssores, ambos respon*eram que perc*b*ram m*danças no </line>
<line> coti*iano </line>
</par>
<par>
<line> es**lar. A*ai*o apresen*o u*a lis*a *om a* mu*anças percebid*s *el* *quipe di**tiv* *o </line>
<line> longo dessa i*plement*çã*. </line>
<line> *udança* Perce*idas n* Prática Pedagógica </line>
<line> Maior utilização das novas tecnologia* na* ati***ades c*m os estudantes. </line>
<line> Est*d**tes m*i* c*íticos *m re*ação às m*todologias de ensino. </line>
<line> Mai*r *u*ca *e informaç*es para complementaç** dos *o*teúd*s das *ulas. </line>
<line> Pr*fesso* no papel de orientador e nã* t*ansmis*or de *onteúdo. </line>
<line> Re*. FSA, *ere*ina *I, v. 19, n.8, art. 11, *. 23*-251, *go 2022 ww*4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. F. S. *rings </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> Const*ução de págin** virtuais pel*s estudantes (pbworks). </line>
</par>
<par>
<line> Elaboração de mapas conceitu**s pelos estudantes (Cmaptoo*s). </line>
</par>
<par>
<line> Pos*ib*lidade de *ealização de pr*jetos de ens*no individua*izados, levando em considera*ão os int*ress*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diferentes ritmos d* trabalho dos e**udantes. </line>
</par>
<par>
<line> I*ici**ão Científ**a, que busca a experi*entação do p*nsam*nto c*entí*ico, bem como a* d*f*ren*es f*rmas de </line>
<line> seus re*istro*. </line>
<line> Sobre o pap*l do professo* como or*entador/mediad*r da ap**ndizagem, Moran (2008) </line>
<line> desta** qu* "o profe*so* é um pe*quisador em serviço. A*rende com a prática e a pe*qui*a e </line>
<line> en*ina a pa*tir do que aprende" (pg.30). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a q*e * p*ofessor se mantenha </line>
<line> atualizado e ca*az de *x*rcer ess*s </line>
<line> dif*rentes </line>
</par>
<par>
<line> funções de or*entado* e mediador, faz-se nece*s*ri* *ue forma*ão continuad* seja uma a </line>
<line> ativid**e constante em sua **d*. Como discutido anteriormente, a forma*ão continu*da pode </line>
</par>
<par>
<line> ser rea*izada </line>
<line> de difere*te* maneiras e *m difere*tes lo*ais. Poré*, r**ult*dos </line>
<line> de pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> a*ont*m que as formaçõ** com mais resultados práti*os s** *quela* q*e estão relacionad*s ao </line>
<line> co*idian* escolar do professor. </line>
<line> a) Na escola pesquisada, o diretor afirmou que para * *mplantação do Pro*e*o UCA </line>
</par>
<par>
<line> foram *ferecidas </line>
<line> opor*un*dad*s d* formação ao* professo*es de mane*ra presenc*al e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *istância. Entre*anto, ele ressalta que </line>
<line> existe a busca indivi*ua* ou e* grupos por </line>
<line> oficin*s e </line>
</par>
<par>
<line> a**vid*des nas difere*tes </line>
<line> u*ilizações das t*cnolo*ias de informação e comu**caçã*. Segun*o </line>
</par>
<par>
<line> Gatti, "a e*ucaç*o à dist*ncia </line>
<line> ou a mista (presenci**/a dist*ncia) tem sido o camin*o mais </line>
</par>
<par>
<line> e*colh*do para * educação continuada de professo*es pelas políticas púb*ica*, tant* em nível </line>
<line> fe*eral c*mo estadual e municip*l" (GATTI, 2008, p.65). </line>
<line> A **ord***dora do NOPE ressalta que, além da busc* dos professor*s da escola *or </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação continuada, a *scola se*ve como </line>
<line> um p*l* de f*rmaç*o continuada </line>
<line> para *lu*os da </line>
</par>
<par>
<line> g*aduação e professore* já form*dos qu* bu*cam al* </line>
<line> uma experiênci* p*ra o tr*balho co* </line>
</par>
<par>
<line> novas *ecnologias. </line>
</par>
<par>
<line> De*tro dest* *stu*o, ficou </line>
<line> evidente nas r*spostas dos pesq*isados qu* * form*ção </line>
</par>
<par>
<line> con**nua*a pr*duz difere**as </line>
<line> na pr*tica ped**ógica *os pro**ssores. A c*ordenadora </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> NOPE afir*a que </line>
</par>
<par>
<line> * *usca de nova* t*n*ênci*s e p*rspectivas docent*s para a superação *os desafios </line>
<line> edu*acionais hoje se impõe. Propor-se a uma formaç*o *dicional enfrentando * </line>
</par>
<par>
<line> d*safio de conhecer e aplicar novas </line>
<line> tec*olog*a* *res*u*õ* </line>
<line> re*er *ar*digmas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodologia* q*e p*tenc*alizam os movimentos pedagógicos e aç*es *ue </line>
</par>
<par>
<line> acompanham </line>
<line> as propostas de cont*xtualiz**ão da educaçã*. *ssim, aquel* q*e </line>
</par>
<par>
<line> aprim*ra a formaç*o </line>
<line> do*ente por mei* de exper*ênci** diferenci*das es*á frente *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eres*na, v. 1*, n.8, art. 11, p. 2*2-251, ago. **22 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ormação Continuada * No*as Tecn*logia* na Educação B*s*ca </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> uma oportu**da*e *e refle*ão, *r*ca ampli*ção nas análises sobr* as questões e </line>
</par>
<par>
<line> ed**a*ion**s *s qu*is vêm *ualifi**r a atividade docente. Is*o significa </line>
<line> q*e q*em </line>
</par>
<par>
<line> deixa de fazê-lo </line>
<line> não se qu*lifica fi*an*o à margem do *eu *emp* </line>
</par>
<par>
<line> (COORDE*ADORA *O NOPE). </line>
<line> Ao mesmo tempo e* que * nec*ssidad* de ad*ptar-se aos *ovos **radig*as </line>
<line> educ*ciona*s se i*p*e, é fundam*nt*l que nã* deixem*s que a tecnologia digital seja um </line>
<line> in*t*um**t* de exc*usão so*ial. Muito* professores atuantes fazem parte de um* geração que </line>
<line> *ã* a*ren*eu a utili*ar as tec**logias digitais da mesma forma *omo as cri*nç*s e jovens *a </line>
<line> atualidade. A ada*ta*ã* pr*cisa ser fei*a r**p*itando também o* limites d*s profess*res e seu </line>
<line> ritmo de tr*b*lho. Zuin, **bre *sse par*digma *on*e** que </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> *onstatação de que vivemo* *uma *poca em que a tecnolo*i* oc*pa uma pos*ção-chave, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*to de se metamorfosear nu*a espéc*e </line>
<line> de modus vivendi, </line>
<line> expõe o seguinte *ilema *ue, </line>
</par>
<par>
<line> como pessoas tecnolo*i*ada* que somos, </line>
<line> não po*emos evitar: até qu* ponto exe*cemos u** </line>
</par>
<par>
<line> relação pat*lógi*a c*m os produtos </line>
<line> te*nológicos que enge*d*amos, o* mesmos produtos que </line>
</par>
<par>
<line> par*cem adquiri* uma </line>
<line> áurea identi*á*i* que lhes **nfere a cond*ção de sujeito, enquan*o nos </line>
</par>
<par>
<line> transfo*mam*s em obj*tos? (ZUIN, *010, p.976) </line>
<line> N*o se *ode *o*fundir *ma *oa aula e u* bom professo* com *ma aula ou um </line>
<line> *ro*essor te*n*ló*ico. Uma aul* não é melho* p*lo simples fato de utiliz*r a tec*olo*ia </line>
<line> di*ital, e sim pela sua prop**t* pedagógica e adequa*ã* co*te*tual. Na visão do dire*or d* </line>
<line> escola, o professor que po*s*i mais formação *s*á mais *pto a planejar aulas diferenciadas e </line>
</par>
<par>
<line> *riativ*s e </line>
<line> c*m isso a aprendizagem d** a**no* é mais </line>
<line> eficaz. Entretan**, o uso d* </line>
</par>
<par>
<line> comp*tador n* esco*a alt*ra a s*a rotina e *einventa seu c*rrículo. Na visão do direto* </line>
</par>
<par>
<line> A* aulas estão mais di*âmicas e </line>
<line> as rotinas "f*gem" do </line>
<line> c*nvenc*onal. *ti*idades i*te*r*das </line>
</par>
<par>
<line> entre d*fe*e*tes disci*l*n*s e a iniciação científica em t*dos os **veis da E*ucação Básica </line>
<line> tra**m *ovas pers**c*iv*s ao conhecimento cons*ru*do p*los alunos. O c*r**c*lo reconstr**do, </line>
<line> junt*m*nte com a constituiçã* de equipes de trabalh*s p*ra *s difere*te* nív*is, com *e*niões </line>
<line> e p*utas *obre os temas a ser*m desenv*lv*dos com os alu*os, *m minha *pinião, é o *rande </line>
<line> d*ferenc*al c*m o advento da utilizaçã* das novas *ecnologias *os processos ped*gógico* </line>
<line> (D**ETOR). </line>
<line> Pe*cebe-se que a e***la *es*uisada propic*a mo*en*os de reflexão conjun*a sobre suas </line>
<line> prática*, e acredito que *ss* seja o pont*-chave para o s*cesso do trab*lh*. Ao compartilh*r </line>
</par>
<par>
<line> s*manalm**t* suas práticas pedagó*icas, os p*ofe*s**es </line>
<line> possuem uma formação </line>
<line> conti*uad* </line>
</par>
<par>
<line> no *róprio con*exto da escola e das *euniões pedagógic*s. Assim, constata-se que, *a visão da </line>
</par>
<par>
<line> equipe diret*va, * for*ação continuada é condição *ara trabalho, por isso ela pro*icia o </line>
<line> momentos s**anais, com carga ***ária específica e remunerada para se*s professores. Sobre </line>
<line> isso, a coordenado*a do NOPE ressalt* que a escola, </line>
<line> *ev. *SA, T*resina PI, v. 19, *.8, art. 11, p. 232-251, ago 2*22 www4.fsanet.**m.br/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. F. S. Grings </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> A* pr**over e incentivar * formação contínu* d* seu* pro*e*sore*, já conta com um corpo *e </line>
<line> *ocen*es *und*mentalme*te constitu*do por Mest*es e por Doutores de *ife*entes área* do </line>
<line> conh*cimento. Ness* sent*d*, por ser contemp*ado p*lo uso dos laptops educacio*a*s, vem se </line>
<line> destacand* pela participaçã* em dife*entes Sa**** de *nicia**o Cie*tífica. * produção </line>
<line> ci*ntífica dos seu* pr*f*ssore*-pesq*i*adores * divulg*d* atravé* da parti*ip*ção e* </line>
<line> co*gressos, *ursos, s*mpósios e pu*licações, ta**o *m per*ódicos, quanto *m l*v*os. Al*m </line>
<line> diss*, * escola é co*siderad* co*o referência *a*a m*i*as outr*s ins*it*ições de e*sino que </line>
<line> vêm e* *u*** de nov*s prátic*s ***agógicas. (COOR*ENADORA DO NOPE) </line>
<line> * fundamental q*e a eq*ipe di*etiva a*oie seus p*o*e*sor*s *a uti**zação da* </line>
</par>
<par>
<line> tec*ologias de inf**mação e co*unicação forneça subsídios para q*e isso ocorra. Na e </line>
</par>
<par>
<line> realidade </line>
<line> des*a *scola, percebemos que a c*mb**ação de uma eq*i*e de professores </line>
</par>
<par>
<line> qualificada e que possui a formação contin*ada como </line>
<line> um v*l*r, com uma equ**e diret*va </line>
</par>
<par>
<line> at*a**e e que vai à procur* de recu*sos e projet*s * a ch*ve para s*r u*a escola referên*ia n* </line>
</par>
<par>
<line> u** d* tec****gias. Permitir * f*rmação dentro e f*ra da escola </line>
<line> e </line>
<line> val*ri*ar o pa*e* do </line>
</par>
<par>
<line> professor com* pesquisador * pr**over o conhecimen*o para a auton*mia. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDE*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A f*rmação continua*a para o uso da* tecn*l*gias d* informaçã* e comunicação </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> a*resenta na atu**id*de co*o um requisito pa*a o trabalho em sala de a**a. Reflet*r sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> uso e as *unções dessas tecnologia* em sala de a*la * tarefa constant* do pr*fessor que deseja </line>
<line> ter uma p*á*ic* **e leve e* cons*deração o cotidian* do *luno. </line>
<line> A revis*o *e literatura deste trabal*o aponta d*ve**as *o*cepções sobre o *u* é a </line>
<line> *o*mação continuada e alguns projetos *ara o uso da* TIC no co**exto escola*. Sej* em cur*os </line>
<line> for*ais presenciais, à distânc*a ou até *es*o em reflexões info*mais, destaca-se q*e o que </line>
<line> mais produz result*do é uma formação que vá ao enc*n*ro do que o professo* n*ce*sita p*ra o </line>
<line> seu cotidiano em sala *e aula. </line>
</par>
<par>
<line> Como vimos, nã* b*sta </line>
<line> q*e * escola possua *ecursos *ecnoló*icos, </line>
<line> m * s * i m , que os </line>
</par>
<par>
<line> recur*os </line>
<line> *i*poni*ilizados sejam *til*zados de man*ira cor*e*a e resp*ns*ve*. Programas </line>
</par>
<par>
<line> *o*ernam*n*a*s de i*clus*o digi*al de*em ser incorpor*dos a*s po*cos nas e*col*s e tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> de*em s** pensados d* f*rma crítica, e não apenas *onsumidos. Na **cola pesq*isada, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*an*ação do Projet* U* Comp*tad*r por Aluno (UCA) *e deu prime*r*mente *tra**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ma pesquisa piloto, em que p**quisador*s *co*panham </line>
<line> cont*nuamente o s*u </line>
</par>
<par>
<line> d*s**volvi*ento *om relatórios *eriódicos. Uma das fases de i*plantaç*o do projeto foi um </line>
<line> curso de formaç*o co*tinuada ofertado *os pro**sso**s da escola interessados ness* temá*ica. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.*, art. 11, p. 232-*51, ag*. 20*2 www4.fs*n*t.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Form*ção C*n**nuada * *ovas Tecnologias na *duc*ção Básica </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sentido, a propost* pedagógica da esco*a para o uso *as te*nol*gias *e inform*ção e </line>
</par>
<par>
<line> c*mun*caç*o apresenta-s* de </line>
<line> fo**a rea* e in*erligada *o co**diano escolar. A renova*ão </line>
</par>
<par>
<line> curricu*ar, d* acord* com *u* eq*ipe diretiv*, faz-se sema*almen*e nos e*contros das equipes </line>
<line> d* tra*alho que constituem o cor*o d*cent* de*sa inst*tuiçã* e no *ia * *ia com os alunos. </line>
<line> Sobre as po*ítica* p*b*icas, Zuin af*rma que </line>
<line> As política* públicas *ducaciona*s deve* *ncorp*rar a *ecessid*de *mperios* de </line>
<line> dis*us*** sobre o *odo co*o tais recur*os tecnológicos ress*gnifi*am as </line>
<line> caract*rísticas da* teorias e práticas pedagógic*s e d*s processos de co*strução da* </line>
<line> identidad*s dos agentes *ducacionais. (Z*IN, 20*0, p.978) </line>
</par>
<par>
<line> Em *utras palavras, enten*emo* que prof*ssores, </line>
<line> alunos e equipe diretiva são </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituintes do proce**o d* co*stru*ão e transformação social no que *ange ao *s* das novas </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologias. Na visão dos </line>
<line> ges*o*es, a formação continuada um pass* é </line>
<line> im*res*indíve* para </line>
</par>
<par>
<line> uma me*hor prá*ica e**cacional. O profes*or que b*sca const*nte forma*ã* é t**bém aqu**e </line>
<line> q*e não *e acomod* frente aos desafios im*o*tos pel* sociedade contemp*rânea. Esse </line>
</par>
<par>
<line> professor, segundo </line>
<line> o* ge*tores, é mais que um transmisso* de conhecimen*o. Ele é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ori*nt*dor, um *ediador e um pesquisador qu* busc* ino*ar e* sua prática, *ue busca ser </line>
<line> criativo frente aos d*safio*. </line>
<line> Entre*anto, sa*e-*e que * realidade da mai*ria **s es*olas *ão é a mesma d* es*ola </line>
<line> *esquisada. As polí*icas pública* de *nclusão dig*tal *ind* estão em fase de desenvo*vimen*o </line>
<line> em nos*o *aí* e poucas escolas têm o priv*légi* d* ter *ss*s recur*os te*nológicos dis*oníveis </line>
<line> aos seus professo**s e alu**s. D* mesma *orma, sabemos que a formação de professo*es em </line>
<line> n*ve* de gradua*ão ainda não p*eenche o* requisi*o* bá*ic*s para subsidia* o traba**o com as </line>
<line> nov*s tec**logias digitais. *e *aneir* *eral, os cursos *e licencia*ura *ão dão co*ta de suprir </line>
<line> as demandas de seus *lunos, que acabam s*ndo p*ofes**re* sem u** fo*mação global. Ne*se </line>
<line> sentido, a fo*mação *on*inuada, qu**do *rocur*d* pe*o pr*fessor e não imposta por seus </line>
<line> superiores, a*resenta-s* como u*a fo*ma de s*na* essas lacuna* na forma*ão de professores. </line>
<line> RE*ERÊNCIA* </line>
<line> ALMEIDA, B. * sen*ido da inc*us*o digital. 2004. Disponí*el em: </line>
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<line> 25* </line>
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<line> Formação Co*tinu*da e *ovas *ecn*logias na *ducação Bá*ica </line>
<line> 251 </line>
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<line> Contri*ui*ão dos Autores </line>
<line> A. F. S. Grings </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepçã* e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboraç*o do rascunho ** na revisão crítica do c**teúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *artic*pação na *pr*vação da v**são final do manu*crit*. </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n.8, art. 11, p. 232-251, a*o 2022 </line>
<line> www4.f***et.com.br/revista </line>
</par>
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