As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study

Victor Hugo Nedel Oliveira, Leonardo Brião de Oliveira

Resumo


As juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade.

 

Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre.

 

ABSTRACT

 

Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city.

 

Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.13

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