<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.8, art. 13, p. 267-288, *g*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.13 </line>
</par>
<par>
<line> *s Juventudes Escolarizadas e a C*d*de: Um Estu*o d* Caso </line>
<line> S**ooled Youths a** the City: A Ca*e Study </line>
</par>
<par>
<line> Vict*r Hug* N*del Olive*ra </line>
<line> Doutor em E**caçã* pela Pont*fíc*a Univ*r*idade C*tólica do Rio Grande *o S*l </line>
<line> Professor do P***rama de Pó*-Graduação da Un*versidad* Federal do R*o Grande do Sul </line>
<line> E-m*il: *ictor.juventud*s@gmail.co* </line>
<line> Le*nardo Br**o de Oli*ei*a </line>
<line> Graduando *m **ências S*ciais pela Unive*s*dade Fede*al do Rio Gra*de do Sul </line>
<line> E-mail: leo*ien*iasocial@gma*l.co* </line>
</par>
<par>
<line> En*ereç*: Victor Hu*o N*d*l Oliveir* </line>
<line> Edi*or-Chefe: Dr. Ton*y Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS - Av. Ben*o Gonçalves, 950*, p*é*i* 43.*36, </line>
<line> Ro*rig**s </line>
</par>
<par>
<line> gabinete 216, Ag*o*omia, *EP: 91.509-90*, Porto </line>
</par>
<par>
<line> Al**r*/RS, Brasil. </line>
<line> Artigo recebi*o em 05/*5/*022. Últim* </line>
<line> *e*são </line>
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<par>
<line> *ndereço: *eonardo Br**o de Oliv*ira </line>
<line> rec*bida em 19/*5/202*. Aprovado *m 20/05/20*2. </line>
</par>
<par>
<line> UFRG* - Av. Bento G**çalves, 95*0, prédio 43.136, </line>
</par>
<par>
<line> *abi*e*e 216, Agronomia, CEP: 9*.5*9-900, Po*to </line>
<line> Aval**do pel* sistema Triple Revie*: Desk R**iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Alegre/RS, Brasil. </line>
<line> pel* Editor-C*efe; e b) Double Blind Revie* </line>
<line> (avali*ç*o cega por *ois avali*dor*s *a ár*a). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, Normativa e de *ormataçã* </line>
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<line> V. H. N. *l*veira, *. B. Oliveira </line>
<line> 268 </line>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> As juventu*es **ntempo*âneas *ão </line>
<line> car*c*eriz*das por suas múlti*las *ormas de ser est*r e </line>
</par>
<par>
<line> apresentando *i**rs*s element*s que as comp*em e *aracteriza* como sujei*os únicos. O </line>
<line> principal objeti*o d* pr*sente texto foi analisar que* são os *ove*s estudantes do Ensino </line>
</par>
<par>
<line> Méd*o do Colégi* de A*licação d* Universidade Federal </line>
<line> do Rio G*ande do Su* *uas e </line>
</par>
<par>
<line> vivências urbanas, na cid*d* *e P*rto Aleg**. Par* ta*t*, *fetuou-se *esqui*a quanti*ativa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> part*r *a aplic*ção de um </line>
<line> questionário di*i*i*o em três pri*cipais partes: c*r**t*r**ação da </line>
</par>
<par>
<line> amost*a da pesquisa; soci*bi*idad*s juveni* e espaços *e trâns*to dos jovens. Os resultados </line>
</par>
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<line> evidencia**m </line>
<line> que a situação *uvenil encontrada </line>
<line> difer* a *artir de *lementos </line>
<line> *o*o *tnia, </line>
</par>
<par>
<line> gênero e renda. As perspec*ivas ace*c* dos espaços apresen*ados at*a*és de imagens são </line>
<line> múltipl*s, na *edida em qu* de*envolvem d*versas rel*ções co* o* es**ços *r*a**s que lh*s </line>
<line> fo*a* *vid*nci*d*s. Em r*laçã* às percepç*e* *obre su* escol*, ficou e**d*nciada a re*ação </line>
<line> de abertura e acolhi*a com a maioria dos jovens estudant*s. É possível considerar, des*a </line>
</par>
<par>
<line> forma, que os elementos encontra*os </line>
<line> ent*e os jovens que partic*param da i*ves*igaçã* </line>
</par>
<par>
<line> r*flet*m sua visão de mundo, de m**eir* a experime*tar seus olha*es sobre os </line>
<line> espaços da </line>
</par>
<par>
<line> cidade. </line>
</par>
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<line> Palavras-**ave: Juventudes. Jo*ens. Cidade. Escola. Po*to Ale*re. </line>
</par>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> Conte*porary youth are characteris*ic </line>
<line> for </line>
<line> t*eir *ultiple ways of being, p*esenti*g several </line>
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<par>
<line> e*ements tha* comp*se an* chara*terize them as unique s*bjects. The main obj*ct*ve of this </line>
<line> tex* was to analyze who ar* the young hi*h school stude*ts of the Colég*o de Aplicação of th* </line>
<line> *niversidade *ederal do Rio *rande do Sul and their *r*an exp*r*ences in the city of Po*to </line>
</par>
<par>
<line> Alegre. *herefore, a quanti*ati*e **search was carr*ed out, *ased on th* applic*tion of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questionnair*, di*i*ed i*to </line>
<line> three m*in parts: </line>
<line> charact*ri*atio* of the resea*ch *ampl*; </line>
<line> youth </line>
</par>
<par>
<line> so*ia*ility; and trans** spaces f** young people. T*e *esults sho*ed t*at **e juvenile </line>
</par>
<par>
<line> situa*i*ns found differ based </line>
<line> on e*ements such *s ethnicity, g*nder and *ncome. The </line>
</par>
<par>
<line> p*rs*ect*ves ab*ut the spaces *resen*ed through images a*e mul*ip*e, in*ofar as they *evelop </line>
</par>
<par>
<line> *iffe*e*t relations*i*s </line>
<line> w*t* the u*ban space* that were *ighlig*ted to </line>
<line> the*. Regarding </line>
</par>
<par>
<line> perception* about thei* school, t*e relationship of open**ss and accep*ance wit* most young </line>
<line> students was evident. It i* possible t* consi**r, t*erefore, that t*e eleme*** found *mong the </line>
</par>
<par>
<line> *oung people who </line>
<line> pa*tici*a*ed in th* i*ve*tig*tion *e*lect their worldviews, in order t* </line>
</par>
<par>
<line> experience th**r views on the spa*es of the cit*. </line>
<line> Key*ords: Y**t*. Young. City. *chool. Por*o Alegre. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-288, a*o. 20*2 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*vista </line>
</par>
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<par>
<line> "Sai V**ho, Deix* o Novo En*rar": O L*to do Aposentar, Envelhecer, da F*nitud* * da Sexualid*de </line>
<line> 269 </line>
</par>
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<line> * I***O*U*ÃO </line>
</par>
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<line> As *i*ência* dos jovens c*nte*po**neos em esp*ços urbanos como shoppings, pra*as, </line>
<line> *ua* e escolas é experimentada de *iferentes m*dos e é diante dessas m*l*ip*as e*periência* </line>
</par>
<par>
<line> qu* res*d** os principais *s*udos sobre/com/para a* juventudes </line>
<line> contemp*râ*e*s </line>
</par>
<par>
<line> (OLIVE*RA, 2*22). É de se n**ar * p*esença dos *o*ens nos espaços na *edi** ** *ue </line>
<line> obse*vamos sua linguagem e v*stimenta, ou quando escutam música e me**m no celula*. </line>
</par>
<par>
<line> *r*ta-se </line>
<line> de *últipla* ca*act*r**ticas *u* se rela**onam a cont*xtos locais e </line>
<line> globais, *ue </line>
</par>
<par>
<line> atraves**m a *s*ala *oletiva e individ*al, expres*adas *e diferente* *ormas, e fort*mente </line>
<line> repre*entadas na* ger*çõ*s *e j*ventudes conte**o*âneas. Essas sã* a* *ultura* juve*is, s*o </line>
<line> múlti*las. E**s *ão amplame**e trab**hadas por Feixa (1998), *uando a*ir*a que: </line>
<line> en un *entido amplio, l*s culturas *uveniles se *e*ie*en a *a manera *n que *as </line>
<line> experienc**s **ciales *e los jóvenes son e*presa*as c*lectivame*te med*a*te ** </line>
<line> cons*rucción de estilos de *ida *istintivos, lo*a*iza*os fu**amentalme*te en e* </line>
<line> *iemp* *ibre, o en *s*ac*o* intersticiales de l* vida institucio**l. (*. 32) </line>
<line> Re*or*and* o c*ráter diver*o d* ju*entud*, pod***s ressal*ar Pais (200*), qua*do diz: </line>
<line> [...] a juventude deve ser olhada "não apenas na *ua ap*rente unidade, mas também </line>
</par>
<par>
<line> na s*a diversidade", pois nã* há um único conceito d* </line>
<line> juventu*e, que possa </line>
</par>
<par>
<line> envolv*r t**os os ca*p*s semâ*ticos q*e a ela es*ão *s*o*iado*. (p.98). </line>
</par>
<par>
<line> Port*nto, *s *uven*udes são múltipl*s na medida em q*e </line>
<line> exi**em de **r*os m**os </line>
</par>
<par>
<line> dian*e *as dist*ntas realidades *ue *nco*tr*mos n*s e*paços da vida real (PAIS et al, 2017). </line>
<line> *ua d**e*sidade vai do in*i*idual ao c**etivo, mas é expre*sa nesse últ*mo na medida em q** </line>
<line> agem e s*o p*r*ebid*s nos es*aç*s *m que tr*nsitam. Ressalta-s* também **e o jove* *ão é </line>
<line> s*mente um ag*n*e passiv* e nem pode s*r entendi*o c*mo homogê*eo junto * seus *a*e*; </line>
</par>
<par>
<line> porém, es*e entendim*nto a*nda não se demonstra sólido em *uitos </line>
<line> espaç*s d* nos*a </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade, po*to </line>
<line> que *inda *e projeta a imagem de uma juventude *o*ogênea, </line>
</par>
<par>
<line> frequ*ntemente estigm*tizad* - *as, qu*ndo convém, exal*ada, *ide o d**ejo </line>
<line> pela estética </line>
</par>
<par>
<line> *uve*il na so**edade conte*porânea -, e t*mbém passiva, u*a *ez que ela só *eri* o **pel de </line>
<line> re*eber os valores e c*nheciment*s já i*st*tuc*onalizados. </line>
<line> O *spa** urb*no, por sua vez, re*tera a s*a imp*rtânc*a **ando visitamos a história e </line>
<line> percebemos a su* utilizaç*o para gr*ndes *ransform*ç*es. A* juventud*s fazem *os *spaç** </line>
</par>
<par>
<line> urb*nos palcos p*ra os *ai* *ariad*s *ipos de ma*if*stações, de modo a lhe </line>
<line> dar novos </line>
</par>
<par>
<line> sentidos e apro**i*ções. Send* a*sim, o *spaço urbano não po*e ficar em seg*ndo p*a*o, po** </line>
</par>
<par>
<line> é *m grande objeto ** pr*tagonism* * m*da*ç*s. Esse po*er d* m*dan*as </line>
<line> da* juventu*es </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n.8, a*t. 13, p. 267-288, ag*. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
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<line> V. H. *. Oliveir*, L. B. Oliv**ra </line>
<line> 270 </line>
</par>
<par>
<line> também tr*z à t*na as suas d*ferenças, de mane*ra que as sua* ident**ades se demonstram por </line>
<line> uma pluralidade de característ**as, ev*den*ian*o a complexidade em retratá-l*s. </line>
<line> Em se*tido contrário a esse entendimento *omo*en*iza*te, o* jovens c*iam e </line>
<line> ressignifi**m sím***os, que m*dam a maneira ** in*eragir com o *spaço e os fe*ômenos que </line>
<line> o ade*tram, ou seja, ele*, como indiv*duos *tivos, assimil*m aquilo q*e lh*s é externo a *artir </line>
<line> de su* realidade e, ass*m, a trans*orm*m do modo como eles se *dentif*ca* *o m*ndo ao </line>
<line> m*sm* tempo em que e*te m*smo mundo a estrutu**. </line>
<line> Desse modo, entende-s* qu* as problemáticas das ju*entud*s se enco*tr*m nas </line>
<line> barreira* so*iais e espaciais que a elas são im*ostas, *ois *ã* é dad* *oz e ne* c*ed*tado </line>
<line> poder d* *udança e decisão, deix*nd* essas dimensões para * v*da adulta e, normalmen**, </line>
</par>
<par>
<line> d*f*nindo a ju**ntude </line>
<line> *omo </line>
<line> somente um *er*odo de tr*nsição. Ess*s bar*eiras também </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> permitem </line>
<line> que os jovens </line>
<line> possam estabel*ce* suas *ifere*ç*s, de mane*ra *ue consigam </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> ide*tifica* *om o mundo à sua vo*t*, </line>
<line> deixa*do-os sempre n* mão dos adu*tos. Ve*do como </line>
</par>
<par>
<line> o*era essa realidad*, faz-*e *ec*ssário o apr*f*ndament* do estudo das juventu*es que não as </line>
<line> entenda de m*ne*ra h*mo*eneizante * apassiva*ora, m*s a compreenda também *omo </line>
<line> *ransformadora da r*al*dade. </line>
<line> Para *ma *elhor compreensão dos sus*entác*los de análise a que o presente arti*o se </line>
<line> propõe a an*l*sa*, seciona-se o refe*en*ial teóri*o e* dois momentos: * prim**r*, *ratando </line>
</par>
<par>
<line> sobre cidade e o esp*ço e o segundo, so*re a </line>
<line> as culturas juvenis. A cidad* on*e as é </line>
</par>
<par>
<line> dif*renças se encontram com frequên*ia, onde * trâ*sito é c**sta*te, de man*i*a que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*is*gem *ão é inteir*mente e*t*ti*a, es*á em constante mu*ança, movimento. * cidade pode </line>
<line> ser entendida, *a*bém, *omo uma *ult*dão d* desconh*cidos, pe*o* quais estamos abertos </line>
<line> cotidian*me*t*, diz *eyes (2005): </line>
<line> Viver *a cidade é viv*r a *i*âm*ca d* rea**da*e cotidia*a, é e*tar inserido no flu*o </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> vida diária com tudo * *ue esse fl*xo propõe. É com* est** *berto nã* só *o </line>
</par>
<par>
<line> conhecido, ao que é *amilia*, mas, sobret*do, e*tar *is*onível *o olh*r do estranho </line>
<line> (p. 19) </line>
<line> J* o espaço, definido po* Santos (*997), re*aciona-se com a ideia d* cidade, na </line>
</par>
<par>
<line> medida em que conse*ue dar con*a de suas relações *om um dos obje*os </line>
<line> d* est*do d*sta </line>
</par>
<par>
<line> pesqui**, o espaço urban*. Esse último, por sua vez, é *efinido co** "uma *nidade d* análise </line>
<line> co*si*tindo e* um conj*nto de edifícios, ati*idades e popula*ão con*u**am*nte *euni**s no </line>
</par>
<par>
<line> espaço" (CLARK, *991, *. </line>
<line> *7). Esse espaço se interpela com uma sér*e </line>
<line> de relações </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> ca*sam mutação *o ambiente * no entendime*t* dele em re*ação * *uem o o*s*rva e o *ive. </line>
<line> Essas relações, como *á *i** **teri*rmente, mudam o espa*o, e elas *od*m conotar poder, o </line>
<line> Re*. FSA, T*r*sina, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-288, *go. *022 www4.*sa**t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Dei*a o No*o *ntrar": O Luto do Aposen*ar, Env*lhec*r, da Finitud* e *a S**uali*ade </line>
<line> *71 </line>
</par>
<par>
<line> que se entende, nesta pesquisa, </line>
<line> como e*paço *e território, *as tam*ém podem conot** </line>
</par>
<par>
<line> id*ntidade e pert*ncimento, o que, p*r sua vez, compreende-se como *m esp**o de lugar. A </line>
</par>
<par>
<line> presente pesquis* n*s </line>
<line> co*ocou o *rande desafio de compre*nder a rel*ção que os jovens- </line>
</par>
<par>
<line> es**dantes </line>
<line> do C*légio de Aplicação da UFRGS têm com o e*paço urbano (OLIVEIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). </line>
</par>
<par>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> O presente *exto é um dos resultado* do pro*eto intitula*o "(*e) ***can*o a c*dade: </line>
<line> viv*ncias urbanas de jovens estudantes do Colégio de *pl*cação da UFRGS", que teve *om* </line>
</par>
<par>
<line> objetivo principal </line>
<line> analisa* *s perce****s * exper*ê*cia* urbanas vive**iadas </line>
<line> por *ovens </line>
</par>
<par>
<line> e*colari*ad*s do Colégio de *plicação da Universida*e Fede*al *o Rio Grande do Su* </line>
<line> (OLIVEIR*, 2*19). </line>
<line> Tra*a-se de investig*ção, quanto à abordagem, de cunho quant*tati*o-qua*itati*o (GI*, </line>
<line> 2007), uma vez *ue os dad*s p*deram ser extraídos *m números e em múltiplos t*xto*, *endo </line>
</par>
<par>
<line> constr*ída *náli*e p*i*i*egi*d* </line>
<line> das informaç*es coletadas. ** relaç*o </line>
<line> ao* *bjetivos, tr*ta-se </line>
</par>
<par>
<line> de um *studo descriti*o, visto *ue se i*tencionou gerar maior fami*i**idade com * tópic* em </line>
</par>
<par>
<line> quest*o, no p*e*ente caso, </line>
<line> sendo o conhecimen*o d** *elações dos jovens d* Colégio de </line>
</par>
<par>
<line> Aplicaçã* d* UFRGS </line>
<line> co* </line>
<line> a cidad* (OLIVE*R*; *AC*RDA, 2018). *m relaç*o aos </line>
</par>
<par>
<line> procedi*ento*, **atou-se *e um estudo de caso a *artir de *evantamento, em *m ente*d**ento </line>
</par>
<par>
<line> de acordo </line>
<line> co* Gil (20*7), * partir do levan*amento *e dados em *rofundidade </line>
<line> sobr* </line>
</par>
<par>
<line> determinada população ana*isada. </line>
</par>
<par>
<line> Os sujeitos da pesqui*a foram os joven* estuda*tes do E*sin* Médio regular </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Col*g*o de Apli*ação da UFRGS. Há o ente*d*mento, a *arti* do *statuto da Juven*ude </line>
<line> (BRASIL, 2013), que "*uvent*de" compr*en*e a categoria de sujeit*s entre 1* e 29 a*o*, e, </line>
</par>
<par>
<line> nessa </line>
<line> l*itura, *ais *ujeitos, </line>
<line> quando presen*e* no *spaço esc*lar, e*contr*m-se no Ensino </line>
</par>
<par>
<line> Médio. A </line>
<line> apli*aç*o do questio*á*io se *eu no fi*al *o an* letivo de 2018, </line>
<line> quan*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> instituição co*tava com </line>
<line> aprox*madamente 210 es*udantes nessa *t*pa de ensino, </line>
<line> ten*o </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> desses *esp*ndido inte*ralm**te </line>
<line> ao instrumento da inve*tigação, o q*e apon** </line>
<line> para *ma </line>
</par>
<par>
<line> amostra com*osta pelo perc*ntual de 69,5% do universo disponív*l. </line>
<line> O instrumento *e coleta de dados consistiu em um questionári* *ivi**do em três </line>
</par>
<par>
<line> grandes part*s, a **ber: (a) * </line>
<line> caracterização </line>
<line> da pesquisa, que tratou de coletar </line>
<line> dados gerais, </line>
</par>
<par>
<line> como: *da*e, *tni*, gênero e renda *é*ia; (b) as que*tõe* que exploraram a sociabilidade d*s </line>
<line> jovens perguntando onde se d* a maio* p*r*e de seus re*ac*onamentos, os locai* pelos quais ** </line>
<line> jovens c*r*ularam pel* meno* *ma vez ao ano, pergunt*s *ue buscaram saber sobre a* via*ens </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *.8, art. *3, p. 267-2*8, ago. 20*2 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, L. B. Oliveira </line>
<line> 272 </line>
</par>
<par>
<line> que os jovens *á fizeram, assim com* aquela* qu* eles d*s**ar*m re*lizar; e (c) as percepções </line>
<line> sobre espa*os ur*anos, a part*r de *ma*e*s pelas quais era necessário *ita* a *ri*eira **la*ra </line>
<line> que lhes vi*ha à m**te. A aná*ise dos d*do* combi*ou análise estatístic*, a **rtir da </line>
<line> interpre*açã* triangula*a dos dados numéricos obt*do* no *uestionário, e análise *e conteúd* </line>
</par>
<par>
<line> (BARDIN, 200*), a partir dos dados escritos. A re*rese*tação *os r*sultados se d** </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> imag*ns, g*áficos e quadr*s que foram cons*ruídos para t*l final*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Em a**nção aos m*is rigorosos cuidad*s éti*os *a *nves*ig*ção em ciências hu*anas, </line>
</par>
<par>
<line> a p**quis* foi sub**tida e aprovada *a C*mis*ão *e Pes*uis* do C*légio de A*lic*ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS e n* Com*tê de Ética da U*RG*, por se tratar de *nvestiga*ão com sujeit*s *enores </line>
<line> de idad* (BRASIL, 2016). Os resp*nsáve*s pelos sujeito* jovens aprovaram su* *artici*ação * </line>
</par>
<par>
<line> *artir da as*inat*ra d* Termo *e Consenti*ent* Liv*e e Esclarecido; </line>
<line> os jo*e*s su*eit** </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m e*dos*aram o cons*nti*ento d** respo*sáveis, a par*ir da a*sina*u** do Termo de </line>
</par>
<par>
<line> Assen***ento *ivre e </line>
<line> Esc**recido, bem *omo o diretor da ins*ituiç*o f*r*eceu a A*u**cia </line>
</par>
<par>
<line> para a *ealizaçã* da investi*ação. Os sujeitos, quando da co*eta de *ados, fora* *nform*do* </line>
</par>
<par>
<line> dos riscos e </line>
<line> benefí*ios d* pesq*isa e que pode*ia* desistir de preen*her o questionári* * </line>
</par>
<par>
<line> qualquer momento e *or qualq*er mot*vo, não lhe* sendo imputada *enhuma situaçã*. </line>
<line> * RESULTADOS E D*SCUS*Ã* </line>
<line> *m re*a*ã* * car*cte***ação inicial da a*ostra, foi perguntado ao* *ovens acerca de </line>
</par>
<par>
<line> *eu gênero, ida*e, etnia, re*da </line>
<line> médi* mensal, </line>
<line> onde *esidem e o tempo que eles l*vam para </line>
</par>
<par>
<line> irem ** casa até a escola. De pos*e dessas informações, pro*uzi**m-se tab*las que tornaram </line>
<line> pos*ível estabelecer relaç*es entre os dado*, de m*neira a *ntender melhor *i**rentes aspe*tos </line>
<line> da vida desses jov*ns. </line>
<line> A maioria dos jovens tinha entre 16 e 17 anos. Des*e *otal, 61% declara* ser do </line>
<line> gênero **m*ni*o, 38% d* *asculino e 1% de outros *ên*ros, verificando-se que o gê*ero </line>
<line> f*minino é sig*ifican*e*ente maior em relação ao mascu*in* e outros. Além *is*o, *uando os </line>
<line> j*vens foram pe**untad** s*bre sua etnia, *bservou-se que 64% dos jove*s *ecl*ram-se </line>
</par>
<par>
<line> **ancos, um </line>
<line> pouco menos que o </line>
<line> dobro *as o*tras e*nias *omada* *u*, quando separadas, </line>
</par>
<par>
<line> representam: 21% de ne*r*s, 13% de par*os, 1% de *n*ígenas e *% d* outras, co*forme pode </line>
<line> s*r visuali*ado no qua*ro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.8, ***. *3, p. 267-28*, ago. 2022 </line>
<line> www4.*san*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, *eixa o **vo Entrar": O Luto do Aposentar, *nvelhecer, da Finitude e d* *exuali*ade </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> **a*r* 1 - Etnia/gêner* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Brancos </line>
<line> *egros </line>
<line> *a*do* </line>
<line> I*dígenas </line>
<line> **tros </line>
</par>
<par>
<line> Feminino </line>
<line> 6*% </line>
<line> 60% </line>
<line> *9% </line>
<line> 100% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Mas*ulino </line>
<line> 37% </line>
<line> 40% </line>
<line> 41% </line>
<line>-</line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> Outros </line>
<line> 3% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Tot*l </line>
<line> 83(*4%) </line>
<line> 28(21%) </line>
<line> *7(*3%) </line>
<line> 1(*%) </line>
<line> 1(1%) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o *elos autor*s (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar ** em term*s </line>
<line> absolu*** as diferença* s**em </line>
<line> e**den*es quanto à etnia * ao </line>
</par>
<par>
<line> *ênero, ao obs*rvar de maneir* proporcional os números, a* *iferen*a* dim*nu*m </line>
<line> consideravelmente. O quadr* 2 apresenta as relações entre et*i* e renda mé*ia mensal d*s </line>
<line> famílias dos *ovens estud**tes. </line>
<line> Quadro 2 - Etn*a/renda mensal </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Br*nc*s </line>
<line> Ne g * o s </line>
<line> Pardos </line>
<line> Indígenas </line>
<line> Outros </line>
</par>
<par>
<line> At* R$ *000,00 </line>
<line> 36% </line>
<line> 50% </line>
<line> 47% </line>
<line> 100% </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Acima de R$ 3000,00 </line>
<line> 37% </line>
<line> 3*% </line>
<line> 29% </line>
<line> 0 </line>
<line> 10*% </line>
</par>
<par>
<line> Não respondeu </line>
<line> *7% </line>
<line> **% </line>
<line> 23% </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 83 </line>
<line> 2* </line>
<line> 17 </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *l*borado pe*os autor*s (2022). </line>
<line> As di*erença* *e re*d* são logo obse*vad*s q*ando comparados os **ancos com os </line>
</par>
<par>
<line> negro* e </line>
<line> pardos. Apesar d* uma parcela s*gnific*ti*a dos jovens *ranc*s ter declarado </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> r*nda média mensal de até R$ 3000,*0, esse c*ntingente é maior em negros e pardos. Outro </line>
</par>
<par>
<line> dem*rc*do* de diferença é que os jovens brancos são os </line>
<line> ú*icos que tê* sua por**ntagem </line>
</par>
<par>
<line> maior na renda médi* me*sal acima de R$ 3*0*,00. Ta* co*statação * repres*ntativa de um* </line>
<line> r*alidade d**igua* do Brasil, q*e se dá prin*i*almen*e em *ermos raciais (OL*VEIRA, 2020*). </line>
</par>
<par>
<line> Por outro la*o, ao *ançar </line>
<line> um olhar geográfico de análise sob*e as *elações espaço-temporais </line>
</par>
<par>
<line> dos jovens, observ*-se o quadr* 3, *ue compa*a * etnia co* o local de mor*dia dos </line>
<line> est**antes. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Ter*sina PI, v. 19, n.8, *rt. 13, p. 267-288, *go. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. *liveira, L. B. Olivei*a </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro 3 - Etnia/local de m*radia e* Po*to *le*re </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Brancos </line>
<line> Negros </line>
<line> Pardos </line>
<line> Ind*g*na* </line>
<line> Outros </line>
</par>
<par>
<line> Z*na Norte </line>
<line> 9% </line>
<line> 7% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Zona Leste </line>
<line> 2*% </line>
<line> 32% </line>
<line> 1*% </line>
<line> 100% </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *e*tro </line>
<line> 23% </line>
<line> 11% </line>
<line> 1% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Zon* Su* </line>
<line> 7% </line>
<line> 7% </line>
<line> 17% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Reg*ão Metr**olitana (*u*ras cidades) </line>
<line> *6% </line>
<line> 43% </line>
<line> 64% </line>
<line>-</line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 83 </line>
<line> 28 </line>
<line> 1* </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elab*rado pelos aut*res (20*2). </line>
<line> É p*ssível observar nesse qua*r* as dif*ren*as entre branc*s, ne*ros e pardos, n* </line>
<line> medid* *m qu* o* **vens *ran*o* resi*em na zona central *a capi*al, que é a que concentra a </line>
</par>
<par>
<line> maior parte dos bair*os no*re*, em mais </line>
<line> que o dob*o de por*entage* das *em*is etnias. A </line>
</par>
<par>
<line> Zona Lest* e a Reg*ão Metropolitana de Porto Alegre são as *ue mais concentram jovens, </line>
</par>
<par>
<line> send* essa **imeira onde se encontra </line>
<line> o bairr* Agronomia, localização do Colégio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Aplicação </line>
<line> da U*RGS, escola dos *ovens. * Reg*ão Me**op*lit**a abarca *ma série </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cidades, mas, cabe ressaltar, que dentre elas a maior parte d*s jovens conc**tra-s* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Viamão, cida*e limítrofe e conurbada com Porto *legre. * *uadro 4 apr*sent* as rel**ões </line>
<line> e*tre etnia e o tempo d* deslocament* dos jovens no trajeto casa - esc***. </line>
<line> Quadro 4 - Etn**/tempo de deslocamento cas*-e*cola </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> B*ancos </line>
<line> Ne*ro* </line>
<line> Pardos </line>
<line> Indígenas </line>
<line> Outro* </line>
</par>
<par>
<line> Menos de 30min </line>
<line> 40% </line>
<line> 46% </line>
<line> 30% </line>
<line> 100% </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> De 30 *in até 1h </line>
<line> 4*% </line>
<line> 43% </line>
<line> 40% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> ** 1h até 1h e 30min </line>
<line> *7% </line>
<line> 7% </line>
<line> 30% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> De 1h e 30min até 2h </line>
<line> 3% </line>
<line> 4% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 1*0% ( 83) </line>
<line> 100% ( 28) </line>
<line> 1*0% ( 17) </line>
<line> 100% ( 1) </line>
<line> 100% ( 1) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos *ut**es (2022). </line>
<line> Nesse q*adro é possível obser*ar que * maio* parte *os jovens leva até uma ho*a *ara </line>
</par>
<par>
<line> chegar à escola. Po*ém, apesar das </line>
<line> diferenças </line>
<line> entr* ne*ros e branco* demons*rarem os </line>
</par>
<par>
<line> privilégio* de**es último*, de*sa vez obse*vamos *ue os primeiros é que levam *e*os *empo </line>
<line> n* tr*jeto design*do. E isso se dá, prin**pal*e*te, em relaç*o à p*oximidade g*ográfica dos </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n.8, art. 1*, p. 267-2*8, *go. 2022 www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velho, Deixa o Novo En*rar": O *ut* do Apose*tar, Envelhe*er, da Finitude * da *exu*lidade </line>
<line> 275 </line>
</par>
<par>
<line> *ov*n* negr*s e pardos em relação à escola, *is*o qu* a mai*r*a desse* reside na Zo*a Leste e </line>
</par>
<par>
<line> n* Região M*t*opolitana (**ior parte em Vi*mão). Por outro lado, a* desiguald*des </line>
<line> **ltam </line>
</par>
<par>
<line> quando se observam o* meios de **ansporte *e*os *uais os *o*ens *ealizam o traje*o casa - </line>
<line> escola, como é possível observar *o qu*dro 5. </line>
<line> Quadro 5 - Etnia X me** *e tr*nspo*te para ir para o *A* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Br*ncos </line>
<line> Negros </line>
<line> Pardos </line>
<line> Indígenas </line>
<line> Outros </line>
</par>
<par>
<line> Ônibus </line>
<line> 5*% </line>
<line> 6*% </line>
<line> 47% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Van escolar </line>
<line> 26% </line>
<line> 18% </line>
<line> 41% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Carro </line>
<line> *4% </line>
<line> 7% </line>
<line> 12% </line>
<line> 100% </line>
<line> 100% </line>
</par>
<par>
<line> * pé </line>
<line> 2% </line>
<line> 1*% </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Tot*l </line>
<line> 100% ( 83) </line>
<line> 100% ( 28) </line>
<line> 100% ( 17) </line>
<line> 100% ( 1) </line>
<line> 1*0% ( 1) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ela*orado pe*os aut*res (2022). </line>
<line> Ap*sar ** vant*gem reg*o*al *a *aiori* dos n*gros * pardos, observamos no q**dro </line>
</par>
<par>
<line> ac*m* que os meios d*s quais a *aioria dos n*gros se uti*iza não possuem </line>
<line> tanto conf*rto </line>
</par>
<par>
<line> qua*to o* dos bran*os, ain*a q*e estes si*nificantement* utilizem esses meios *ambé*. Já os </line>
<line> pa*dos, que, como tem*s visto nos quadros anter*ores, po**uem s*tua*ões semelhantes ** dos </line>
<line> negros, dessa vez estão util*zando *i*nificantemente transp**tes melhores, *té mesmo que os </line>
<line> brancos, no caso da van escola*, por exempl*; *orém, é o tercei*o m**or grupo, o que pod*, </line>
</par>
<par>
<line> semelhante ao* i*dí*en** ou*ros, a*arr*tar *m falta *e dad**. Como se po*e *bs*rvar no e </line>
<line> gráfi*o 1, * gra*de maioria do* jovens tem a maior parte d* seus relaci*namen*os na escola, </line>
<line> *e*elando * importância do am*i*nte escolar para a so*i*bilida*e. </line>
<line> Figura 1 - *ráfico: on*e se d* * mai*r p*rte *o* *elacionamentos d*s jovens </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelos a*tores (2*22) </line>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-2*8, ago. *022 w*w4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliv*i*a, L. B. Oliveira </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> Já no gráf*co *baixo, pergun*amo* s*bre ** espaç*s frequentados ao menos uma vez </line>
</par>
<par>
<line> a* ano pelos jov*ns, e ob*e*v*mos que locais d* con**mo, *omo: shopping, cinema </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> restauran*e, foram os mais fr*quentes. Por out** lado, l*cais de cult*ra * lazer mais </line>
<line> tra*icio*ais, a ex*mplo de: museu, clu*e e *eatro, foram os *enos **equ*ntes nas *espostas. </line>
<line> *endo **sim, *odemos ver que a *sfera do consu** é um fator i*portante para os jovens da </line>
<line> pes*uisa, n* me*ida e* que o shopp*ng (B*RBOSA et al, 2*20) - que na cid*de de Porto </line>
<line> Alegre *ngloba o* princ*pa** cinemas, bem como *ár**s res*aurantes - é o ma** frequentado. </line>
<line> *igura 2 - Gráfico: espaç*s freq*entados *o menos uma v*z ao ano pe*os jovens </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabor*do pe*os *utor*s (2022) </line>
<line> A *im d* *eta*h*r m*is o gráfi*o ac*ma, observamo* no quadro abaixo os mesmos </line>
<line> espaços, porém, *gora *elacionados à renda média dec*ara** *elos jovens. </line>
<line> Q*adro 6 - Espaços x renda </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Até R$3000,00 </line>
<line> Variação em % </line>
<line> Acima de R$3000,*0 </line>
<line> Variação e* % </line>
<line> Não r*spon*e*am </line>
</par>
<par>
<line> *hopping </line>
<line> 86% </line>
<line> 5% </line>
<line> 91% </line>
<line> *% </line>
<line> 97% </line>
</par>
<par>
<line> Cinema </line>
<line> 8*% </line>
<line> 5% </line>
<line> 91% </line>
<line> -1% </line>
<line> 9*% </line>
</par>
<par>
<line> *estau*ante </line>
<line> 7*% </line>
<line> 6% </line>
<line> 87% </line>
<line> 0% </line>
<line> *7% </line>
</par>
<par>
<line> Praça </line>
<line> 73% </line>
<line> 9% </line>
<line> 82% </line>
<line> 5% </line>
<line> 87% </line>
</par>
<par>
<line> Parque </line>
<line> 60% </line>
<line> *8% </line>
<line> 78% </line>
<line> -1% </line>
<line> *7% </line>
</par>
<par>
<line> Hospit** </line>
<line> 60% </line>
<line> -2% </line>
<line> 58% </line>
<line> 6% </line>
<line> 64% </line>
</par>
<par>
<line> Livraria </line>
<line> 58% </line>
<line> *% </line>
<line> 62% </line>
<line> -14% </line>
<line> *8% </line>
</par>
<par>
<line> Aeroport* </line>
<line> 42% </line>
<line> *9% </line>
<line> 71% </line>
<line> -16% </line>
<line> 55% </line>
</par>
<par>
<line> Rodoviária </line>
<line> 5*% </line>
<line> -1% </line>
<line> 51% </line>
<line> -9% </line>
<line> 42% </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, *. 19, n.8, art. 13, p. 267-28*, a*o. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Velh*, Deixa o Novo E**rar": O Luto do Aposentar, Env**hec*r, da Finitu*e e d* Sexuali*ade </line>
<line> 277 </line>
</par>
<par>
<line> Est*dio de Futebol </line>
<line> *3% </line>
<line> *1% </line>
<line> 64% </line>
<line> -25% </line>
<line> 3*% </line>
</par>
<par>
<line> Ig*eja </line>
<line> 33% </line>
<line> 25% </line>
<line> 58% </line>
<line> -19% </line>
<line> 3*% </line>
</par>
<par>
<line> M us * u </line>
<line> 4*% </line>
<line> -5% </line>
<line> *5% </line>
<line> 4% </line>
<line> *9% </line>
</par>
<par>
<line> Clube </line>
<line> 15% </line>
<line> 3*% </line>
<line> 49% </line>
<line> -17% </line>
<line> 32% </line>
</par>
<par>
<line> Te*tr* </line>
<line> 21% </line>
<line> -8% </line>
<line> *3% </line>
<line> 6% </line>
<line> 19% </line>
<line> </line>
<line> T*ta*: 1*0% ( 52) </line>
<line> Média: 11% </line>
<line> Total: 100% (45) </line>
<line> Média: -5% </line>
<line> Total: *00% ( **) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *laborado pelos a*tores (202*). </line>
<line> A parti* desse quadro, temos outra dimensão, na medida *m que alguns desses *spaços </line>
<line> são até 34% m*is frequen*a*os e* r*lação a quem pos**i re*da *ens*l até R$ 3000,00. *ota- </line>
<line> *e també* *ue a var**ç*o média dos que ganham até R$3000,00 é maior do que os que **o </line>
<line> responde*am, qu*ndo rel*cionados aos q*e ganham a*im* de R$**00,00. Sen*o assim, o* *ue </line>
<line> preferiram não falar a sua *enda, são os que se a*roximaram mais dos q*e ti*h*m renda a*ima </line>
<line> de R$3000,00, porém, não estão **r*o de se*em ig**is, uma vez *ue há *ignificativas </line>
</par>
<par>
<line> ***er*nças. Qu*nt* relaç*o de gênero e à </line>
<line> o* espa**s do quad*o, observou-se u*a va**açã* </line>
</par>
<par>
<line> m*ito *ouco significativa, uma vez que, em *édi*, os *ov*ns do gê**r* *e*inino </line>
<line> frequenta*am 2% a mais os espa*o* ** q*e *queles *ue se de*laram do gênero mas*ulino. Os </line>
<line> outr*s g*neros tiveram um tamanho numéri*o muito baixo para fi*s de comparação. *á * </line>
<line> re*ação desses e*paços com as etnia* segue no qua*ro 7. </line>
<line> Qu*dro 7 - Espa**s x etnia </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Branc*s </line>
<line> *aria*ão e* relação ao* *r*ncos </line>
<line> Negros </line>
<line> *ariação em *ela*ã* ao* brancos </line>
<line> P**dos </line>
</par>
<par>
<line> Sho*ping </line>
<line> 94% </line>
<line> -8% </line>
<line> *6% </line>
<line> 8% </line>
<line> *4% </line>
</par>
<par>
<line> Cinema </line>
<line> 93% </line>
<line> -4% </line>
<line> 8*% </line>
<line> -18% </line>
<line> 71% </line>
</par>
<par>
<line> Res*aur*nte </line>
<line> *2% </line>
<line> 4% </line>
<line> 86% </line>
<line> 2% </line>
<line> 88% </line>
</par>
<par>
<line> *raça </line>
<line> 83% </line>
<line> -8% </line>
<line> 75% </line>
<line> -4% </line>
<line> 71% </line>
</par>
<par>
<line> Parque </line>
<line> 73% </line>
<line> -5% </line>
<line> *8% </line>
<line> -9% </line>
<line> 59% </line>
</par>
<par>
<line> Hospi*al </line>
<line> 55% </line>
<line> 13% </line>
<line> 68% </line>
<line> 3% </line>
<line> 71% </line>
</par>
<par>
<line> *iv*aria </line>
<line> 60% </line>
<line> -*0% </line>
<line> 50% </line>
<line> 3% </line>
<line> 53% </line>
</par>
<par>
<line> Aeropo*to </line>
<line> 55% </line>
<line> 2% </line>
<line> *7% </line>
<line> -4% </line>
<line> 53% </line>
</par>
<par>
<line> R*do*iá*ia </line>
<line> 51% </line>
<line> -1% </line>
<line> *0% </line>
<line> -9% </line>
<line> 41% </line>
</par>
<par>
<line> Est**io de Fut*bol </line>
<line> 43% </line>
<line> 3% </line>
<line> 46% </line>
<line> 7% </line>
<line> 5*% </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n.*, ar*. 13, p. 267-2*8, ago. 2*22 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Olive*ra, L. *. Oliv*i*a </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> I**ej* </line>
<line> 42% </line>
<line> 4% </line>
<line> 4*% </line>
<line> -1*% </line>
<line> *5% </line>
</par>
<par>
<line> M u* e u </line>
<line> 39% </line>
<line> -1% </line>
<line> 38% </line>
<line> 3% </line>
<line> **% </line>
</par>
<par>
<line> Cl*be </line>
<line> 0% </line>
<line> 50% </line>
<line> 50% </line>
<line> -9% </line>
<line> 41% </line>
</par>
<par>
<line> Teatro </line>
<line> 6% </line>
<line> *3% </line>
<line> *9% </line>
<line> -4% </line>
<line> 35% </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 100% ( **) </line>
<line> Média: *% </line>
<line> 100% ( 28) </line>
<line> **dia: -3% </line>
<line> 100% ( 17) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelo* autores (20*2). </line>
<line> Nesse quadro t*mos **guns dados interessantes e uns dos p*im**ros que chama a </line>
<line> a*enção * o salto p*rcentual po*itivo que os negros e pard** t*m em relaç*o aos brancos </line>
</par>
<par>
<line> *uando se </line>
<line> trata *e sua f*equência em clubes e *eatros. *h*mam * atenção também alguns </line>
</par>
<par>
<line> l*cai* que o* negros e *ardo* com*arti*ham uma </line>
<line> porcenta*em positiva em *elaç*o aos </line>
</par>
<par>
<line> brancos: * r*sta*rante, o hospi*al * estádio de fute*ol. Por **t** lado, o </line>
<line> quando retir*do o </line>
</par>
<par>
<line> percentual de *lube * teat*o, voltamos a ter, ainda q*e peq*ena, uma variação média *egativa </line>
<line> de negro* e *ardos em re*açã* aos br*nco*. As outra* etnias nã* foram incluídas p*r causa de </line>
<line> seu tamanho nu*éric* muito pequeno. </line>
<line> Na *ergunta que questio*ava aos jove*s *ara qua* luga* sonham e* viaja*, </line>
</par>
<par>
<line> observamos n* </line>
<line> nuvem d* palavra*, entre as resposta* mais *reque*tes, localidades *o </line>
</par>
<par>
<line> Hemisfério N**te do planeta, como: *stados Unidos, Itália, C*nadá * Lon*res. Essa </line>
</par>
<par>
<line> dominância de tais países cidades e </line>
<line> provavelmente se dá, e* parte, p*lo ideár*o *ue se </line>
<line> tem </line>
</par>
<par>
<line> desses lugares. </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ra 3 - Nuv*m de pal*vras: l*c*l que go**aria de viaja* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*o*ado pelo* autores via wo*dart.com (2022) </line>
<line> Já quando **rg*nt*mos ao jovem so**e a sua viagem m*is dist*nte, *bserva*os duas </line>
</par>
<par>
<line> categorias de </line>
<line> res*ost*s: </line>
<line> via*e*s den*r* e f*ra do Brasil. Ent*e as viagens dentro do Bra**l, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 1*, n.8, a*t. 13, p. 267-288, ag*. 2022 </line>
<line> w*w4.fsan*t.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Vel*o, D*ixa o Novo *nt*ar": O Luto *o Aposen*ar, Env*lhe*er, da Finitu*e e d* Sexu*l*dade </line>
<line> 279 </line>
</par>
<par>
<line> observamos: São Paulo, R*o de Janeiro e Santa Ca*ari*a. Em relação às *iagens para fora do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, *em*s: Uruguai e Argentina. *esse caso, vemos que *anta Catarina, Uru*u*i </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Argentina *ão *ocalidades q*e r*deiam o estad* d* Ri* Gra*d* *o S*l, que o t*rna m*is o </line>
<line> "acessível" para ir, enquant* Sã* Paulo e Ri* de *aneiro são cidades ***t* *ovim*n*adas e </line>
<line> v*sa*as, vis*o que *ão polos de tu**sm* e n**óc*os no Brasil (O*IVEI*A, 2*20a). </line>
<line> Fi*ura 4 - Nuvem de palavr*s: viagem m*is distante já *ealizada pelos jo*ens </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ela*ora*o pelos autores via wordart.com (2022) </line>
<line> No *ntanto, quando dissecamos em ter*os de *e*da e etnia es*as viag*ns, obs*rvam*s </line>
<line> os seguin**s dados. </line>
<line> Quadro 8 - Relaç*o etnia x renda * viagem m*is longe </line>
<line> Brancos </line>
</par>
<par>
<line> At* R$ 3000,00 </line>
<line> Acima de R$ 3000,00 </line>
<line> Não *esponde*a* </line>
<line> T*tal </line>
</par>
<par>
<line> Viagen* nac*onai* </line>
<line> 31% </line>
<line> 18% </line>
<line> 21% </line>
<line> 70% </line>
</par>
<par>
<line> Vi*gens inte*n*cionais </line>
<line> 5% </line>
<line> 18% </line>
<line> 7% </line>
<line> 30% </line>
</par>
<par>
<line> To*al </line>
<line> 100% (83) </line>
<line> Ne g r * s </line>
<line> Até R$ *000,00 </line>
<line> Acima de R$ *000,00 </line>
<line> *ão *e*po*der** </line>
<line> T**al </line>
</par>
<par>
<line> Viagens naci*nais </line>
<line> 50% </line>
<line> 25% </line>
<line> 14% </line>
<line> 89% </line>
</par>
<par>
<line> V*agens i*ternaci*n**s </line>
<line> 0% </line>
<line> 7% </line>
<line> 4% </line>
<line> 11% </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 100% (28) </line>
<line> Pardo* </line>
<line> Até R$ 3000,00 </line>
<line> Acima de R$ 30*0,00 </line>
<line> Nã* re*ponderam </line>
<line> Total </line>
</par>
<par>
<line> Viagens nacionais </line>
<line> 35% </line>
<line> 18% </line>
<line> 23% </line>
<line> 76% </line>
</par>
<par>
<line> Viagens inte*n*cionais </line>
<line> 1*% </line>
<line> 12% </line>
<line> 0% </line>
<line> *4% </line>
</par>
<par>
<line> To*al </line>
<line> 100% (*7) </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Elabo*ado pelos autores (2022). </line>
<line> R*v. FS*, Tere**na PI, v. 19, n.8, *rt. 13, *. 267-*88, a*o. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. *. O*iveira, L. B. Oliveira </line>
<line> 280 </line>
</par>
<par>
<line> O que *odemos obse*var mais *m* *ez são *uas d*ferenças frequent*s: a de **nda </line>
<line> médi* **nsal, posto q*e aq*eles que têm *aior renda foram ma*s para o exterior; e aquela </line>
<line> *ue reflete as relaç*e* raciais quando observad* a diferença ent*e bra*cos, *egros e *ardos - </line>
<line> sendo ess*s dois últimos, normalment*, *s *u* d*têm os piore* núme*** fren*e aos </line>
<line> pri*eiros - , u*a vez q*e o pr*blem* d* ren*a re*ai, majoritariamente, nessas duas ú**imas </line>
<line> etnias. </line>
<line> Esta parte do* *esultados também traz as nuvens de palavras, que dessa vez </line>
<line> a*o*pan*am, cada uma, uma imagem, a fim de p*ovocar nos j*vens *artic*pa**es a pri*eira </line>
<line> pal*vra *ue v*nha à mente *el*s ao visualiza* *s diferentes es*aços mostrados nas imagens. </line>
</par>
<par>
<line> A pri*eira imag*m ilustrava o centro de *orto *l***e, mais exatamente a *raça </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> M*triz. Pod*mos obser*ar *a nuvem t*ês ca*egorias de pala*ras: genéricas, positiva* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte arb*ri*ad*. As pal*vras *ais ou *uase mais genéri*as destaca*a* na nuvem são </line>
<line> cidade * *entro. Palavras de conotação positiv* *ão o*servadas e* re**ostas como: bo*ito e </line>
</par>
<par>
<line> be**za. Já em relação </line>
<line> ao ambient* a**orizado d* imagem, te*os naturez* c*mo a resposta </line>
</par>
<par>
<line> mais frequente. A maior pa*te das palavras é de conot*ção p*sitiva. </line>
<line> F***ra 5 - I*agem da Praça da Matriz, Porto *legre. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Google Imagens (2022) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-*88, ago. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai Ve*ho, *eixa o Novo Entrar": O Luto do Aposentar, E*v**hecer, da *initud* e ** Sex*alidade </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 6 - Nuvem de palavras que emer*iram sob*e a **aç* da Mat*iz </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos aut*res via wor**rt.*om (2022) </line>
<line> N* segunda image*, repre*en*ada por um* f*vela, pode*o* d*vidir em tr*s categorias </line>
</par>
<par>
<line> de palavr**: </line>
<line> gen*ricas, negativas íntima*. Em *elação às e </line>
<line> **n*ric**, t*mos: f*vel*, morro * </line>
</par>
<par>
<line> p*riferia. Já nas respost*s de conota*ão n*g*tiva, surg*m: pob*eza, desigua*dade, desc*so e </line>
<line> tristez*. E n* última categoria, a de conot*ção ínti**, temos casa e fa*í*ia. A maioria das </line>
<line> respos*as foi de **notação negati*a. </line>
<line> Figura 7 - Imagem de uma região peri*érica </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Goog** Imagens (*022) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*e**na PI, v. 19, n.8, art. 13, *. 267-2*8, ag*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*o*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Olivei*a, L. B. Ol**e*ra </line>
<line> 282 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 8 - Nuvem de palavras que emergiram sobr* a região pe*ifé*ica </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*a*o pe**s a*t*res vi* wordart.com (2022) </line>
<line> A terceir* imagem representava o campo. Ne*sa fig*ra podemo* d**i*ir *s *e*postas </line>
</par>
<par>
<line> mais frequentes ** trê* categ*rias: gen*ricas, posi*ivas ca*icatu*izadas. As gené*icas são e </line>
<line> representadas *or campo, *ona ru*al e rural. As de con*tação positi*a são r*p*esent*das *** </line>
<line> paz. Já as que po*sivelmente *ormavam um* imagem caricaturiz*da são: fa*enda, int*rior, </line>
</par>
<par>
<line> agricultura, *atureza, calma e tranqui*ida*e. A maior part* das r*spostas f*i d* </line>
<line> co*ot*ção </line>
</par>
<par>
<line> positiva. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 9 - Image* de espa*o rural </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Google *magens (2022) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 19, n.8, art. 13, p. 267-288, *go. 2022 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "*ai Velho, Deix* o Novo *ntra*": O Luto do Ap**entar, *nvelhecer, *a Finitu*e e ** Sexual*dade </line>
<line> 283 </line>
</par>
<par>
<line> *igura 10 - N*vem de palavras **e emergiram sobre o e**aço rural </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *utor*s via wo*dart.com (*022) </line>
<line> A qu*rt* * últim* imagem retra*a *ma *as **tradas do Colégio de A*li*ação da </line>
</par>
<par>
<line> U*RGS. Pode*os observ*r que ness* imagem surgem quatro categorias de </line>
<line> palav*as dentr* </line>
</par>
<par>
<line> *as respostas situ*da* na nuvem, sã* elas: gen*rica, po*itiv*, negativa e ínti*a. Em **laçã* à </line>
<line> ca*eg*ria d* *alavras genéricas, te**s: colégio, escola, educa*ão e estud*. Já na **tego*ia de </line>
</par>
<par>
<line> pa**vra* positivas, observa-se: bom, e**ola boa, futuro e </line>
<line> o*ort*nid*de. P*r outro lado, </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> respostas de conota*ão negativ*, *emos: sofrim*nto, ca**ia * bu***ing. E, por úl*imo, *a </line>
<line> categoria de pala*r*s íntimas, percebe-se: **sa, c*ush e ** casa. A *aior pa*t* das respostas </line>
<line> nessa imagem **i de *onotação positiva. Cabe ressaltar **e a* pa*avras *e con*t*çã* *egativa </line>
</par>
<par>
<line> n*o f*ram *aiori*, ma* tiveram s*g*ifica*ivo n*mero, sendo mos**adas na nu*em mais </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *ma provoca*ão ao tema. </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 11 - En*rada do Colégi* de *pli*ação da UFRGS </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ban*o de dados do* *utores (2022) </line>
</par>
<par>
<line> Re*. **A, Teresina PI, v. 19, n.8, *rt. 13, p. 26*-288, ago. 2022 </line>
<line> ww**.fsanet.co*.b*/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. *l*veira, L. *. O*iveir* </line>
<line> 284 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 12 - Nuvem de pa*avr** que em*rgiram sobre * Colégio de Aplicação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado pelos autores vi* wo*dart.com (2022) </line>
<line> Verifi*amos, ent**, que a* *iferentes ca*egorias d* res*ostas n*s trazem à ton* vár*as </line>
<line> pe**p*ctivas s*bre *s esp*ços mostrados, *endo algumas respostas mais *rof*ndas * outras </line>
<line> *enos, mas que mos*ram um ent*ndime*to mínimo s*bre o que il**tr*m * que t*mbém, em </line>
</par>
<par>
<line> ce*t* med*da, co*roboram *o* a plur*lid*de de </line>
<line> visões, vivências * situaçõ*s que temos </line>
</par>
<par>
<line> observa*o até aqui. </line>
</par>
<par>
<line> * C*NSIDERAÇÕES FIN**S </line>
</par>
<par>
<line> O C*lég*o de Aplica*ão d* UFRGS *, historicamente, *m colégio de excelência. A </line>
</par>
<par>
<line> insti*uição de ensino po*sui uma estrutura muito boa quando comparada a ou*ras e*colas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *olégios públ*co* </line>
<line> e, além disso, possui *m corp* docente muito qualifi**do em *ermos </line>
</par>
<par>
<line> acadêmic*s. Atualmente, a *e*eção é p*r sorteio, no qual s* pag* uma taxa para ingr*ssar. O </line>
</par>
<par>
<line> n*mero de pessoas participantes nor*almente cheg* **sa dos mil*are*. No passado, à </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> processo de seleção </line>
<line> *o **p se dav* por pr**as escri*as e orais, * que r**ult*va, para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*nt**to da época, em uma elit* estu*antil com boas </line>
<line> condiç*es socio*conômi*as </line>
</par>
<par>
<line> (O*IVEIRA; PALADINO, 201*). *o m*mento atual, apesar da democratização maior que o </line>
<line> sorteio trouxe, *á ainda uma dis*ribuição desigual das *agas, na med*da em que a maior*a do* </line>
<line> es*udantes são *rancos, e desses, a maioria se enquadra na mais al*a faixa de renda: acima de </line>
<line> R$ 3000,00. De**a forma, seria p**sív** su*or que o *Ap ainda leva con*ig* traç** de *eu </line>
<line> elitism* passado - **nda q*e is*o *ã* est*ja *ob o co*tr*l* do col*gio - no que concerne, pelo </line>
<line> menos, à co*posição de s*jeitos *o ensino méd*o. Pensar n*m colégio que se localiza mui*o </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 19, n.*, art. *3, *. 26*-*88, ago. 20*2 w*w4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> "Sai *elho, Deixa o N*vo Entra*": O Luto do *p*sentar, Envel*ecer, da Finitud* e da Se**alidade </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> próxim* a regiões pobres e densas e* p*p*lação n*gra (CORRÊ*; HECK, 2019), como é o </line>
</par>
<par>
<line> ca** do *arten*n, L*m*a do Pinheiro e Vi*mã*, mostr* </line>
<line> *ue há, </line>
<line> *ss*m, sobre *sses lugare*, </line>
</par>
<par>
<line> em r**ação às classes ma*s baixas, um ti*o de d*sco**asso espaci*l - e, em últ*m* in*tância, </line>
<line> s*ci*l, *ois, por *ais pert* que o CA* est*ja dess*s bairros, não se verifica isso rep*ese*tado </line>
<line> na com*osiç*o d* g*ande nú*e*o d* alun*s atin*idos pela pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere à relação dos jovens com o *A*, verif*ca-se uma *elação </line>
<line> pos i * i va </line>
</par>
<par>
<line> com s*a instituição de ensino, como é **strado *as resp*stas sobre * **a*em do co*égio, que </line>
<line> res*altam *alavras do tip*: escola bo*, bom e futuro. Também, de *cordo com *s *esultados, </line>
</par>
<par>
<line> percebemos qu* se fortifi*a o se*tido das palavras de cono*ação *nti*a </line>
<line> c*m o </line>
<line> colégio, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> medida em que a maior parte do* relacio**me*tos dos jovens oc*rre na *scola, muit* em </line>
<line> raz*o *ambém de alguns dia* sere* turnos i*tegr*is p*ra eles. </line>
<line> Falta d* *nte*di*ent* ou con*ciên*ia *ão é * que a*ompanha a mente dos jo**ns do </line>
</par>
<par>
<line> Colégio </line>
<line> de Aplic*ção da *FRGS, *ois, quando **resenta*os à* i**gens, </line>
<line> *emonstra*a* </line>
</par>
<par>
<line> c**hecim*nto b**ico *u pr*fundo dos locais, *ostrando *ue não h* d*ficuld*de </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*e* e falar sobr* * que veem. A*n*a q*e se *orme uma imagem caricaturiz*d*, ou *ej*, </line>
</par>
<par>
<line> uma im*gem daqu*lo q*e normalmente se *obressa* de comum * </line>
<line> genérico, as r*spos*as *e </line>
</par>
<par>
<line> apresentam coe*entes com o conteú** mos*rado. </line>
</par>
<par>
<line> Quando se trata dos esp*ço* *e pre*erência dos jovens, obser*amo*, *través do gráfico </line>
</par>
<par>
<line> *, </line>
<line> que eles se </line>
<line> carac*erizam </line>
<line> por </line>
<line> esp*ços de cons*mo, a ex*mplo d*: *hopping, </line>
<line> c*nema </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> restaura*te. E*sa relaçã* pos**vel**nte se dá, dentro de *ma pers*ect*va globa* de cul*u*a nas </line>
</par>
<par>
<line> so****ades ocidenta*s, pelas d*tas c*r*cterís**cas da *odernid*de, que buscam um ideal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vida através do ti*o e níve* de c*ns**o. *as também podemos p*r *m análise a questão da </line>
</par>
<par>
<line> sociabilidade que ambientes como esses promove* em </line>
<line> se*s *s*aços, al** d* atrativ*da*e </line>
</par>
<par>
<line> p*o*o*italmente *ealizada através das mercadorias e espaços de la*er, bem c*m* a segurança </line>
<line> que esses lo*ais têm, já que, *egu**o * estudo de S*nto* et al (2019), os j**ens d* C*p </line>
</par>
<par>
<line> possuem um sent**e*t* de in*egurança muito gr*nde no *eu trânsito </line>
<line> p*la c*dade de P*rto </line>
</par>
<par>
<line> Ale*re. </line>
</par>
<par>
<line> É possív*l que o e*inente i*teresse dos jovens da pesquis* em re*ação aos país*s ** </line>
<line> hemis*ério norte, como: E*tados Unidos, *anadá e Itália, venha do id*ári* de que esses país*s </line>
</par>
<par>
<line> sã* pr*speros </line>
<line> e </line>
<line> *ermitem uma qua*idade de v*da *elh*r, portant*, ma*s c*ances </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade*. Alé* diss*, a cultu*a, *s lugares e as paisagens de*ses país*s t*mbém *ã* </line>
</par>
<par>
<line> atrativos </line>
<line> para </line>
<line> *sses jove*s. Já quando olh*mos p*ra as </line>
<line> viagens mais </line>
<line> di*tantes dos jov*ns, </line>
</par>
<par>
<line> voltamos *o probl*ma étnico e econô*ico que *barc* quase to*os *s dad*s da pesquisa, ***to </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. 19, n.8, *rt. 13, p. 267-2*8, ago. 2022 www4.fsane*.com.b*/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliv*ira, L. *. Oliveira </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> que negros * par*os são os m*n*s priv*leg*a*os *m rela*ão às viagens do q*e *rancos, pois </line>
<line> esses *ltimo* viajam com mais frequên*ia p*ra o exter*or. </line>
<line> Em s*ma, a esc*la reflete *m parte os *roblemas *ociais de nos*a sociedade </line>
<line> (OLIVEIRA et al, 2*18), porém, *an*ém uma relaçã* positiva com a *aior parte dos jovens </line>
<line> pesquisados. Esses jovens, *or sua vez, são múltiplos, o q*e resulta em diversos olh*res sobre </line>
<line> as questões pro*ostas. Ainda as*i*, como já trat*d*, *bservam-se padrões de *ênero, et*ia e </line>
</par>
<par>
<line> renda </line>
<line> que </line>
<line> den*n*iam **oblemas *a so*iedade. C*be, também, a novas pe*quisas busca*em </line>
</par>
<par>
<line> *pro**nda* t*d*s </line>
<line> ** *ados apresen**dos ne*t* trabalho, na me*ida em q*e há l*cunas a se </line>
</par>
<par>
<line> p*e*nc**r *m relação *s desigua*d*d*s apr*sent*da*. </line>
</par>
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<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> sobre os dire*tos dos joven*,o* prin*ípios e diretr*zes das **líti*as *úblicas d* ju*entu*e </line>
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<line> *EYES, P. Quando a r** v*ra c**p* ou a *imens*o públi** na </line>
<line> ordem </line>
<line> digital. Editor* </line>
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<line> Unisinos, 200*. </line>
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<line> SA*TOS, G. B. B. S et al. Culturas Juv*nis: Um Est*do *obre as Vivê*ci*s do* Estuda*tes </line>
<line> do *olégio de Aplicação d* UFR*S. Re*ista FS* (Facu*dade Santo *gost**ho), v. 16, *. </line>
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<line> *a**. Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.8, art. 13, p. 2**-288, *go. 2022. </line>
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<line> Contribuiçã* d*s A*tores </line>
<line> V. H. N. *liveira </line>
<line> L. B. *l*veira </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e plane*amento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do rascunho ou *a *evi*ão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na ap*ovação ** versão fina* do ma*us*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.8, art. 13, *. 2*7-288, a*o. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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</document>

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