<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 3, p. 49-62, set. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.9. 3 </line>
</par>
<par>
<line> Impo*tância da Capacidade Absortiva *a *novação d* Se*or Púb**co: Uma Revisão ** </line>
<line> Literatura </line>
<line> *mportance o* Abso*t*ve Capaci*y in Public Se**or In*ovation: A *ite*ature *e*iew </line>
</par>
<par>
<line> Rom*rio Martins de Sousa </line>
<line> *es*rando no Progra** *e Pós-grad*ação em Gestão P*blica pel* Universida*e Federal do Piau* </line>
<line> Gr*duação em Pedag*gia pela U*iv*rsidade **tadual *o P*auí </line>
<line> Coorden*d** Pedagóg*co e Técnico em As*u*tos Educa*ionais pela *nstituto Federal *o Pi*uí (IFPI) - Campu* Uru*uí </line>
<line> *-mail: *omarioma*ti*s@*fpi.edu.br </line>
<line> *árc*o Nannini da Si*va Florêncio </line>
<line> Doutorando no Pro*rama de Pós-grad*a*ã* e* Ci*ncia *a Pr**riedade Intelec*u*l pel* Universid*de Feder** d* Sergipe </line>
<line> Mestre em Ciênc*a da Pr*p*iedade In**l*ctu*l pela Un*versidade **deral de *ergipe </line>
<line> *rofessor *ubst*tuto do In*tituto F*deral *o Piauí (IF**) - Campus Ur*çuí </line>
<line> E-mail: marc*o_na*n*ni@academico.ufs.br </line>
<line> T*i*go Assu*ção de M**aes </line>
<line> Do*tor e Mestre em Admini*traçã* *ela Universidade Federa* da Paraí*a </line>
<line> Professor no Programa d* Pós-gr*d*ação em Ge*tão Públi*a pe*a *niv*rsidade Fede*al do Piauí </line>
<line> Professor *a Univers*dad* E*tadua* do Piauí (UESPI) - Campu* Barros Ara*jo - **cos. </line>
<line> E-ma*l: thia*oassu*c*o@pcs.*espi.br </line>
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<par>
<line> Endereço: R*mar*o Martins de Sou*a </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. *o**y K*rley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Instit*to F*deral do Pia*í - Campus Ur*çuí - PI-247, s/n </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> - Porta* do* Ce*rados, Uruçuí - PI, 64860-000, Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: Márcio Nannini da Silva Fl*rêncio </line>
<line> Art*go r*cebido em *0/05/2022. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Instit*to Federa* *o Piauí - Campus Uruçuí - PI-247, s/n </line>
<line> *e**bi*a em 25/05/**22. A*ro*a** em 26/05/20*2. </line>
</par>
<par>
<line> - Port*l dos Cer*ados, Uruçuí - *I, *4860-00*, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Thiago A*s*n*ão de Moraes </line>
<line> *valiado pelo si*t**a *r**le Review: Des* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ad* Esta*ual do Pi*uí - Campus *rof. Bar*os </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Double Blind Re**ew </line>
</par>
<par>
<line> Araújo- Bairr* Altamira - BR-316, Km 299, Pic*s - *I, </line>
<line> (avalia*ão cega po* d*i* avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> 64600-000., *rasil. </line>
<line> Re*i*ão: Gramatical, Norma*iva e de *o*matação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Sousa, M, N. S. Flor*nci*, T. A. Moraes </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> Este es*udo objeti*a anali*a* a l**era*u*a **istent* com * p**pós*to d* i*enti*icar * importânc*a </line>
<line> ** capaci*ade ab*ortiva **r* inovação n* setor público, a fim de ind*car elementos que </line>
</par>
<par>
<line> permitam </line>
<line> uma com*reensão aprimorada do tema. *ara tanto, uma revisão narrativa d* </line>
</par>
<par>
<line> liter*tura foi conduzida a f*m de sinte*iza* os tra*a*hos a*teriores sobre o tema. O **tud* </line>
</par>
<par>
<line> aborda os a*pectos teóri*os que vão </line>
<line> desde o estabelecimento do m**elo de administra*ão </line>
</par>
<par>
<line> gerencial culmin*ndo na *mportância da cap*cidade absortiva para inovaç*o no set*r pú*lico. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar </line>
<line> das </line>
<line> poucas *esquis*s no tema, a c*pacidade a*sort*va ap*esent*-se como um </line>
</par>
<par>
<line> importante a*tecedente organiz*ci*nal para gera*ão de inovações que r*spondam aos *ariados </line>
<line> desaf*os das organiz*ções públicas em re**onder às dema*das da socied*de. </line>
<line> Palavras-chave: Adm*n*straç*o *ública. Inovação. Capa*idade Abs*rtiva. Revisão da </line>
<line> L*ter*t**a. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This *tudy a*ms to anal*ze the e*isting literature </line>
<line> in o*de* t* ide*tify the i*portance of </line>
</par>
<par>
<line> abso*pt*ve ca*acity for in*ov*tion *n the pub*ic *ector in order t* *ndicate **ements that al*o* </line>
<line> an improve* und*rs**nding of the subj*c*. Therefore, a narrative re*iew of the li*erature was </line>
<line> c*nducted *n order to s*nt*esi*e prev*ous works on t*e topi*. The study approach*s the </line>
<line> *he*ret*cal aspects *hat go f*om th* e*tablishmen* o* th* m*del o* manageri*l adminis*ration </line>
</par>
<par>
<line> *ulminati*g in the importance of t*e absorpti*e capaci*y for innovation in </line>
<line> the **blic sector. </line>
</par>
<par>
<line> *espite t*e few researches on the subject, the a*sorptive c*pacit* *re*ents itself as *n </line>
<line> impor***t orga*ization*l antecedent for t*e gen*r*tion of *n*ov*tio*s tha* r*spond to the </line>
<line> varied challenges o* public organi**tions in respond*ng to the dem*nds *f soci**y. </line>
<line> *eywords: Pu*lic Admin*stration. Innov*ti*n; Absorptive Capacity. Lit*rat*re Revi*w. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.9, **t. 3, p. 49-6*, set. 2022 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Importância *a Capa**dade Absort*va na I*o***ã* d* Seto* P*blico: *ma Revisão d* Lit*ra**ra </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A Nova Administração Púb*ic* (NA*) representou um movimento ún*co de </line>
</par>
<par>
<line> estudi*sos e gestores públic*s *ue *rop*seram um </line>
<line> co*ju*to </line>
<line> d* i**ias administr*t*vas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> visavam à mod*rnização </line>
<line> da máquina *úb*i*a. Entre *s pr*ncípios t**ça*o*, destacam-s* a* </line>
</par>
<par>
<line> proposições de mu*anç** ***anizac*onais para estabelece* a primazia de princípios gerenciais </line>
<line> v**tados para **s*ltados (*u seja, co*ce*tos *o**rnos d* a*minist**ção do seto* privado) </line>
<line> sobre o model* burocráti** tr*d*cio*al (SEABRA, 2001). </line>
<line> Nes*a perspec*iva, a *odernizaçã* *a administr*ção pública *isa tornar * Est*do </line>
<line> *a*s e*iciente no sent**o *e atender às de*a**as soci*tais *ada *ez mais *ompl**a*. Para </line>
<line> tanto, * *novaç** apresenta-se como um *aminho *ec*ssário pa*a que a administ*ação públi*a </line>
</par>
<par>
<line> produza so*u*õe* mai* asserti*as qu* acompanhem a* </line>
<line> *r**sforma*ões sociais, econô*icas, </line>
</par>
<par>
<line> p*lít*cas e tecno*ógica* o*or**das a* longo dos anos. </line>
</par>
<par>
<line> Divers*s sã* os motivos que *u*tif*cam a **trodução e * mobil**ação ** favor da </line>
<line> *n*va*ã* no setor público, a ex*mplo da melhoria ** q*alid*de *os s*rv*ços público*, </line>
</par>
<par>
<line> di*in*ição d*s de***ualdade* sociais e t*nto* outros desafios </line>
<line> que o </line>
<line> governo enfrenta para </line>
</par>
<par>
<line> cu*prir *ua importante missão de prom*ver o bem-estar da popu*ação (NOVECK, 2015). </line>
<line> Entr* as novas *ormas organizaci*na** respon*á*eis pe*a inova*ão no set*r p*b*i*o, </line>
</par>
<par>
<line> des*acam-se </line>
<line> o* lab*r*tóri*s de inovação que *onstituem esp*ços p**a imp**v*saç**, </line>
</par>
<par>
<line> experi*e*tação e *prendizagem a fi* de *era* e d*ssem*na* inovações e tecnologias no seto* </line>
<line> púb**c* (SILVA JÚNIOR et *l., *021). </line>
<line> Todav**, para que as organ*zações públ*cas possam inov** é impor*an*e *ue, an*es </line>
<line> diss*, el*s *esenvo*vam a capacidade a*sortiv* *ecessá**a par* estocar co*h*cimento* </line>
<line> valiosos e *teis, esta*el*cendo ass*m um conj*nto d* r*t*nas e pro*essos orga*izac*onais para </line>
</par>
<par>
<line> adquirir, </line>
<line> assimila*, transforma* e a*lic*r es*es conhec*mento* a fim *e gerar inovações </line>
</par>
<par>
<line> (ZAHRA; GEORGE, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> A*tores como Ha*vey </line>
<line> et al. (2010) Mur*ay et a*. (*011) a*gumentam sobre * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> im*ortân**a de se investigar * cap*cidade **sortiva no s*tor públic*. Eles explicam *u* </line>
</par>
<par>
<line> embora a cap*cid*d* *bsortiv* seja concebida </line>
<line> or*ginalment* para *nc*nti*ar a inovação *o </line>
</par>
<par>
<line> se**r pr*vado, essa capac*dade or*aniz*ciona* </line>
<line> p**e ser muito benéfica para a administração </line>
</par>
<par>
<line> p*blica ao </line>
<line> p*sso que p*de aj*dar na com*r*ens*o aprimor*da das d*ma*das d** cid*dãos, </line>
</par>
<par>
<line> além de *romo*er **ntinu*m*nte uma me*ho*ia dos processos organizacionais e dos servi**s </line>
</par>
<par>
<line> *restados * s*cied*de. Diante disso, </line>
<line> def*niu-se a segui*te qu*s*ão </line>
<line> d* *e*quisa: Como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, T*resina PI, *. *9, *. 9, a*t. *, p. 49-62, se*. 202* </line>
<line> w*w4.f*anet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. *ousa, M, N. S. Florêncio, T. A. *oraes </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> liter*tura exi*tente aborda * importân*ia da cap*cidade **sortiva para a i*ova*ão no setor </line>
<line> *úblico? </line>
</par>
<par>
<line> Em função *o exposto, es*e estu** objetiva analisar a literatura existente </line>
<line> com o </line>
</par>
<par>
<line> propós**o de i*ent*fic*r a </line>
<line> importância </line>
<line> da </line>
<line> capacidad* </line>
<line> absor*iva </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
<line> inovação no </line>
<line> setor </line>
</par>
<par>
<line> público, * fim *e i*dic*r el*mentos q*e permitam uma co**reen*** aprimo*ada do tema. </line>
<line> Es** es*udo está est*uturado em t*ês seções. A prim*ira seção abord* uma </line>
</par>
<par>
<line> contex*uali*ação introdut*ria e a jus*ifi*ativa para a *ealização </line>
<line> *a pesquisa, bem c*mo </line>
</par>
<par>
<line> apres*nta * objetivo do trabalh*. A segun*a s**ão * dedica*a à *etodologia p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento </line>
<line> da **squisa realizada no *oo*le acadêmico </line>
<line> em abril de </line>
<line> *022. As *eções </line>
</par>
<par>
<line> se*ui*tes tratam dos *es*ltados obtidos </line>
<line> no levantamento </line>
<line> *iblio*ráf*c*, apre**ntand* o* </line>
</par>
<par>
<line> as*ectos teóri**s que vão desde o estab*le*imento do modelo de </line>
<line> ad*i*istração gerencial </line>
</par>
<par>
<line> c**m*n*ndo na imp**tânci* da capacidade *bs*rtiva pa*a inovação *o set*r público. Por fim, a </line>
<line> última seção apresenta as considera*õe* fina*s sobr* a *evisão d* li*eratura realizad* e apont* </line>
<line> *ugestões de pesq*i*as fut*ras. </line>
<line> 2 METODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> A fim de *tende* ao objet*vo da pesquisa de a*ali*a* li*eratura a </line>
<line> ex*s*ente com * </line>
</par>
<par>
<line> propósito de identif*car </line>
<line> a </line>
<line> importância </line>
<line> da </line>
<line> cap*ci*ade </line>
<line> *bs*rtiva </line>
<line> para </line>
<line> * </line>
<line> inovação *o </line>
<line> set*r </line>
</par>
<par>
<line> público realizou-se *ma r*visão da literatur* do *ipo narra*iv*. </line>
<line> Para Carvalho (2019), a revis*o da li*eratura é um método de pesquisa pro*issor em </line>
</par>
<par>
<line> vária* á*ea* do conhecimento, *oi* </line>
<line> possibil*ta * geração de </line>
<line> nov*s res**t**os </line>
<line> por meio da </line>
</par>
<par>
<line> sumarização e *a síntese de dad*s advindos de trabalhos já publ*ca*os, além d* indicar </line>
<line> sugestões de pesquisas *uturas. *ssi*, esse es**do a*orda uma *e*isão da *it*rat*ra do tipo </line>
<line> t*adicio*a* ou *arr*tiva, uma vez que o *ercurso metodo*ógico adotado restringiu * a*áli*e e </line>
</par>
<par>
<line> inte*pre*ação </line>
<line> *as publi*ações de*t*o do tópico </line>
<line> estudado, sem definir *re*i*men*e um </line>
</par>
<par>
<line> processo si*temático de r*cu*e*aç*o da* inf**ma*ões. </line>
<line> Para a *ole*a dos dados foram re*lizadas buscas sobre o t**a no mês de *bril de 2022, </line>
<line> no *oog** *cadêmic* po* meio da combinação *as pala*ras-chave "a*min*str*çã* gerenc*al", </line>
<line> "in*vação", "capacidade *bsortiva" e "setor púb*ico". Uma *nális* qualitativa foi real*zada a </line>
</par>
<par>
<line> partir da síntese </line>
<line> das </line>
<line> p*blicaçõe* anteriores sobre * tema de modo a *esc*eve* e di*cutir as </line>
</par>
<par>
<line> de**obertas anter*ores (ROTHER, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. **, n.9, a*t. 3, p. 49-62, *et. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Importância da Cap*cidade Absorti*a na In*v**ão *o Se*or Pú**ico: Uma Revisão d* Lit**atura </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 * administração ger*ncial como p*no de fundo *ara inovação *o *etor públ*co </line>
</par>
<par>
<line> A c**se na a*m*nistr*ção pública que assolou * B*a***, *ever*mente, no início da </line>
</par>
<par>
<line> d*cada de *99*, pode ser atribuída *m </line>
<line> par*e* a </line>
<line> uma gama de retrocessos *ue *rouxe </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> C*ns**tui*te de 1988, ainda que essa *enha *n*ciado a efetiva democ*atiza*ão do *aís. Mesmo </line>
<line> co* u*a v**ão de *ue d*veria acontecer um reformismo constr*ído s*b a égide demo*rátic*, </line>
</par>
<par>
<line> seja na negoci**ão </line>
<line> * montagem </line>
<line> de </line>
<line> pr*postas, seja na p*oposição de instrumentos q*e </line>
</par>
<par>
<line> dem**ratizaram o Estado (ABRUCIO; P*D*OTI; *Ó, 2010), * que se vislumbrou, no </line>
</par>
<par>
<line> ent*nto, foi um *oco em correções no* </line>
<line> *esacertos </line>
<line> *o regime militar aplicados em anos </line>
</par>
<par>
<line> an*eriores, levando ao desfoq*e da implantação de medi*as para uma reforma adm*nistr*tiva </line>
<line> burocrá*i*a * **ren*ial *ue pudes*e seguir os novos desafios trazidos pelo novo pad*ão *lobal </line>
<line> de administraçã* pú*lica. </line>
<line> Diante disso, a populaçã* *rasile***, *i*almen*e, *erc*beu que a Cons**tuinte de *988 </line>
<line> não *inha re*ol*ido a maior par*e dos problemas que asso*avam o *aí* naquela época, o q*e </line>
<line> pode te* r*sulta*o na ideia do Est*do mínimo e dos marajás trazida pela E*a Col*or, qu* por </line>
</par>
<par>
<line> su* vez, </line>
<line> *rouxe medid*s políti*as, *conômicas e adminis*rativas consideradas de*ast**sas. E </line>
</par>
<par>
<line> isso ob*igo* o paí* a t*r *u* pas*a* por </line>
<line> uma profu*da reorganiz**ão adm*nis**ativa no </line>
</par>
<par>
<line> gov*rno feder*l nos anos segui*tes. </line>
</par>
<par>
<line> A pa*tir de *995, com a reforma Bresser, fi*a**ente ocor*eu a </line>
<line> ob*ervação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> exp*r*ências da gestão pública no â*bi** *nternacional, haven*o assim a ideia de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *d*inistra*ão volt*da par* r**ul*ados, </line>
<line> ou m*delo </line>
<line> ge*encial, como e*a cha***o à époc* </line>
</par>
<par>
<line> (ABRUCIO; PEDROTI; PÓ, *010). Houv*, então, o início d* trans*ç** de uma administr*ção </line>
<line> pú*l*ca burocrática, *enta e i*eficient*, para uma administ*ação pública gerencial, </line>
<line> des*entralizada, eficiente, vol*ada para o atend*mento d*s cidad*os (B*ESSER-PEREIRA, </line>
<line> *996). E*s* reforma *eguiu um movimento in*e*nacion*l úni*o, c*nhecido como a No*a </line>
<line> Administração Pú*lica (N*P), que vis*va *ntroduzir na esfera pú*lica uma *ultu*a *erencia* </line>
<line> volta*a pa*a resultados e baseada *m *on*eitos mod*rnos *e admi*istração (SEABRA, 2001). </line>
<line> Ess* ad*inistração *ú*lica *erenci*l t*az a*guns novos element*s básicos definin*o-a, </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> já cita*o anteriormente, *ue ela é orient*d* para o cidadão e *ara a obtenç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *esultados, *ssim **mo sua estratégia de apli*ação é erig*da na d**cent*alização e no </line>
<line> i*centivo à cria*ividade e inovação. Sem contar a re*ução de gastos p*blicos a curto prazo e </line>
</par>
<par>
<line> expansão </line>
<line> da eficiência ** Est**o mediante orientação *er**cial (*RESSER-PEREIRA; </line>
</par>
<par>
<line> SPINK, 1998). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 3, p. 49-62, set. 20*2 </line>
<line> w*w*.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Sousa, M, N. *. Flo*êncio, T. A. Moraes </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> Nessa perspect*va evolutiva da modernização *a admi*i*t*ação públi*a, p*demos </line>
<line> afirmar que, h*je, os govern** estão bu*c*ndo cada ve* mais **luções para demanda* s*ciais, </line>
</par>
<par>
<line> econômicas e cultu*ais *omplexas, o que </line>
<line> os obriga a c*ntin*amente *perfei*oar sua </line>
</par>
<par>
<line> transparência, qualidade, eficiência e eficácia de suas decis*es e ações para a obj*tivaçã* no </line>
<line> *tendi*e**o d*ssa* demandas. </line>
<line> Portanto, Cavalcante e C*nha (2*17) corrobo*am q*e a *m*lementação das inovações </line>
</par>
<par>
<line> no *eto* </line>
<line> p*bl*co se **st*ficam pelas f*lhas ** govern*, crescim*nt* de pro*lemas cada vez </line>
</par>
<par>
<line> mais com*l**os, transversais, *nce*tos e estru*urantes, além de demandas *or *el*ores </line>
<line> serviços e mais pa*ticipaçã* social no p*ocesso decisório de políticas *úbli*as. E tu*o is*o </line>
</par>
<par>
<line> mostra que a **ovação é *ma r*alidade e um im*erativo cada ve* mais necessá*ios ao </line>
<line> s*tor </line>
</par>
<par>
<line> públ**o. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Inova*ão no setor público: u*a rea*id*d* nece*sá*ia </line>
</par>
<par>
<line> Com a globaliza*ão plan**ária, *s siste**s sociais, cultu*ai*, pol*ti*os e e*onô*ico* </line>
<line> estão cad* vez *ais conectado*. E es*e cenário cada *ez *ais complexo cr*ado por es*a </line>
</par>
<par>
<line> globalizaç*o *mparável, alia*o </line>
<line> ao </line>
<line> combate à desig*aldad* e ao respeito à d*versidade e </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> multi**ltural*smo i**õem à admin*stra*ão p*blica * </line>
<line> necessida*e de *er m*is criativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inovad*r* nas *uas **spos*as *m te*mos de polí*ica* públi**s (CAVA*CANTE; CUNHA, </line>
<line> *017). </line>
</par>
<par>
<line> É m*ster * p**el estratégico d* **ovaç*o no setor **blico para </line>
<line> *ue o Estado possa </line>
</par>
<par>
<line> am*lific*r, e*e*ivamen*e, **a eficiên*ia nas sua* atividade*, tendo o objetivo de possibil*tar </line>
<line> ga*hos cresc**tes pa*a a *ociedade no qual es*á ins*rido. *osto isso, a Or*an*zação para </line>
</par>
<par>
<line> Cooper*ção e Desenvolvim**to Econômico, OCDE (2*15), coloc* que a i*ovação no </line>
<line> *etor </line>
</par>
<par>
<line> público ga*ha impulso na me**da em que os gov*rnos *u**am a*e*d** às d*man*** contínuas </line>
<line> por, en*re outros, maior transpa**ncia, qualidade, *ficiência e e*icácia de *uas açõ*s, mediante </line>
<line> n*vas ideias, novas abordag*ns ou novas ma**iras de trabalhar. Ness* raciocínio, a inovação </line>
<line> no *eto* *úblico *ossibilita a criaçã* de governos mais efetiv*s e eficientes, a*ém d* fornec*r </line>
<line> a legitimidad* n**essária par* enfrentar problemas *omplexos (BEKKERS; EDELENBOS; </line>
<line> STEIFM, 2011). </line>
<line> Pode-se a*i*mar que são indi*cutíveis a im**r*ân*ia e o* *feitos da inovação no *et*r </line>
</par>
<par>
<line> público para a resolução *o gra*de número </line>
<line> de </line>
<line> *esafio* s*cietais. Nesse sentido, Noveck </line>
</par>
<par>
<line> (*01*) traz alguns d*s e*e*tos benéf*cos da inovaç** no set** p*blico, tais co*o: a) combater </line>
</par>
<par>
<line> as epidemias * o *err*rismo; *) *idar com ameaças de mudanças cl*mát*cas; c) m*lhor*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, *eresina, v. 19, n.9, art. 3, p. 49-62, set. 2022 www4.*s*net.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*portânc*a *a Capacid*de Absortiv* na Inovaç*o do Setor *úblico: Uma Revisão da *ite****ra </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> sis*ema educacio*al; d) *im*nuir as taxas de crime* e pres**iários; e) reduzir a violência </line>
</par>
<par>
<line> *oméstica e sexual; f) preve**r conta*inaçõe* *e *r*gédias ambie*tais, g) au*entar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*ic*ê*cia da sa**e e da </line>
<line> educação p*bl*ca, de mod* a reduzir seus custos, e; h) melh*rar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> bem-es*a* da *opulação em gera*. </line>
</par>
<par>
<line> N*ssa perspe*tiva, Mulgan e **bury (20*3) defend** *ue a inovação *i**ifi** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cr*ação e implement*çã* de novos pro*essos, produto* e métodos que resultem em m**horias </line>
</par>
<par>
<line> *i*nif*ca*ivas na eficiência, eficácia </line>
<line> *u qualidade do serviço público. A*i*do a isso, I*idro- </line>
</par>
<par>
<line> Filho (*017) explica qu* a inovação n* *etor público po*e ser caracteriz*da *omo i*ovação de </line>
<line> processo, inovação d* p*oduto, inovação organizacional e inov*ção de *omunicação qu* s** </line>
<line> desenvolvida* co* base n** m*delos do t*po incre*ental, radi*al, melh**ia, r*c*mbinação e </line>
</par>
<par>
<line> fo*mal*za*ão. Ademais, Sano (202*) </line>
<line> *estaca </line>
<line> que as inov*ções </line>
<line> no setor púb*ico podem ser </line>
</par>
<par>
<line> *grupad*s e* processos a*mini*trativos, proces*os *ecnológicos, serviços, conce*tual, </line>
</par>
<par>
<line> go*ernança, e </line>
<line> políticas públicas que podem resul*ar *m g*aus de inovação como radical, </line>
</par>
<par>
<line> incremental, s*stêmica ou *ransfo**acional, ao passo que Buchh*im, *rieger e Arndt (*0*0), </line>
<line> em r*vi*ão sistem*tica da *iteratura id*n*ificaram **atro *ategorias *mportante* d* inova*ões </line>
<line> *o setor público, a *aber: inova*ões de produ*o/se*viço, processo, governança e paradigma. </line>
<line> Ka*tel * Karo (2016), Cavalcante e Cunha (2017) elencam as *unções do *s*ado na </line>
</par>
<par>
<line> te*á*ica, send* elas: investi*ento públi** em ciênc*a, *ecno*ogia e inovaç*o (CTI) - </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> forma *e pesqui*a básica e aplicada, o setor p*blico cria as cond*çõe* pa*a o mercado inovar e </line>
<line> g*rar gra*de* fo*te* de inovação, como por exemplo, * F*na*ciadora *e Estudos e Projetos </line>
<line> (Fi*ep) e * Emp*e*a Brasileira *e P*squisa A*ropecu**ia (Embra*a); *novação via *ompras </line>
<line> públicas sust**táveis do go*erno federal; i*ovaçõ*s in*titucionais econômicas; i*o*ações </line>
</par>
<par>
<line> *nst*tucionais </line>
<line> pol*tic*s; inovações n*s serv**os </line>
<line> - s*m***fica*ão e/*u *igit*lização do </line>
</par>
<par>
<line> atendi*ento n* saúde ou previdência; criação de organizaçõ*s ou a*te*ação </line>
<line> de </line>
<line> process*s </line>
</par>
<par>
<line> decis*rios ou *e ge*tã*, inclusive mediante * utili*ação de laboratórios de inovação, volta*os </line>
<line> a processos de aprendizagem * expe**mentação. </line>
</par>
<par>
<line> O experimentalismo é *onsiderado a peça central da inovação, de maneira </line>
<line> qu* tanto </line>
</par>
<par>
<line> sistema* quant* epi*ódio* *no*ado**s especí*icos </line>
<line> norm*lmente determinam elementos não </line>
</par>
<par>
<line> planejados </line>
<line> de início. Ne*se sentido, os **bora*órios de inova*ão podem auxiliar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> implementaç*o de in**ações no se*or pú*lico, l**ando *m conta que esses am*ientes podem </line>
</par>
<par>
<line> *er entendidos como uma soluçã* **iativa de pr**lemas </line>
<line> com espaço para impr*v*sação, </line>
</par>
<par>
<line> *xperime*ta*ão e tentativa - erro e ass*nção de riscos dentro das organiz*ções públ*cas - q** </line>
<line> os laboratório* tanto estimulam quanto retiram *s potencia*idades de danos rea*s, uma vez que </line>
<line> pre*ed** o desenrolar p*ático e real da inovaç*o (CAVA*CANT*; CUNHA, *017). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, *. 9, art. 3, p. 49-62, set. 2022 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. Sou*a, M, *. S. Florêncio, *. A. Morae* </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, os lab*ra**rios de in*va*ão apresen*am-se c*mo novas formas </line>
<line> organizac*o*ai* e agen*es *e mudanças n* setor público, tor**ndo * p*estação de *erv*ços </line>
<line> mais efi*iente por meio da apre*diz*gem, absorção *e conh*c*mentos, do desenvolvi*ent* de </line>
<line> competências e capacidade*, e da d*ss*minação *e inovações * novas tecnolo*ia*. Em o*tras </line>
<line> palav*as, *s *abor*tórios de inovação têm o impo*ta*te p*pel d* g*rar sol*ções para at*nder </line>
<line> aos n*vos desa*i*s das organ**ações pública* que lidam com ambie*tes dinâmi*os e **da vez </line>
<line> mais complexos (SIL*A JÚNIOR ** al., 2021). </line>
<line> Pa*a *il*a Júnio* e* al., (2*21), essa missão d*s laboratórios de inovação de governo </line>
</par>
<par>
<line> *ó é p*ssível se </line>
<line> as organizaç*** púb*icas </line>
<line> *ossuírem a capa*i*ad* absortiva necessária para </line>
</par>
<par>
<line> estocar conhecim*n*os valiosos e úteis, ou seja, e*sas </line>
<line> organiz*ções *rec*sam desenvolver </line>
</par>
<par>
<line> rotinas *roces*os or*anizaci*nais p*ra e </line>
<line> absorv*r co**ecim*ntos </line>
<line> ex*e*no* d* ambie*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*licá-*os conforme os objetiv** organ*z*cionais. </line>
<line> 3.3 A i*portânc*a da capacid*de absorti*a para a inovação no setor p*blico </line>
<line> O *stu*o de Cohe* e Levi*th*l (1990) foi *econhecido com* trabalho seminal que *eu </line>
</par>
<par>
<line> or*gem ao t*rmo capacidade </line>
<line> *bsortiva considerando o *ível de **ális* org*nizacional. Eles </line>
</par>
<par>
<line> **finiram a capacidade absortiv* como a </line>
<line> *a*ilidade da empresa de re**nhecer o valo* das </line>
</par>
<par>
<line> informações externas, assimilá-las e ex*lorá-las </line>
<line> co**rcialmente, is*o é, * *riação de </line>
<line> valor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *e vantagens co*p*ti*iv** es*ão at*ela*as a* desemp*nho d* *mpresa em *p*ic*r com sucesso </line>
<line> o* no*os c*nhecimentos *xternos para fins comerc*ais. </line>
<line> Posteri*rment*, os estudios*s *ahra e G*orge (2002) trazem u*a *rande contribuição </line>
<line> *a*a a lite*atura ao p*oporem a r*conc**tua*ão *a ca*a**dade absortiva co*o uma capacidade </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizaciona* </line>
<line> dinâmi*a que é prod**ida por meio de um </line>
<line> conjunto *e rot*nas e *roces*os </line>
</par>
<par>
<line> or*anizacionais pelo* </line>
<line> q*ais as empres** adquirem, a*si*ilam, transfo*mam * a*lic** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento externo. </line>
</par>
<par>
<line> Zahra e George (2*02) dividiram * capac*d*d* absortiva em du*s di**ns*es: </line>
<line> capacidade absortiva potenc*al e a capacidade *bsortiva reali**da. Por *m lado, a capa*id*de </line>
<line> absortiva p*tenc*al envo*ve a aquisição e a*si*ilação dos con*ecim**tos *xternos, *em uma </line>
</par>
<par>
<line> exp*oraç** des*es conheciment*s. Por outro lad*, </line>
<line> * </line>
<line> capacidad* absortiva realizada </line>
</par>
<par>
<line> compree*de a ca*ac*dade *a empresa d* tra*sformar e ap*icar os conh*cimentos </line>
<line> externo* </line>
</par>
<par>
<line> adquiri*os par* o d**envolvimento de *ov** prát*cas (CASSOL et a*., </line>
<line> *016). Em suma, o </line>
</par>
<par>
<line> Q*adro 1 traz as dimensõ*s e os c*mponent*s da capacid*de absort*va. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, *.9, art. *, p. 4*-62, se*. 2022 </line>
<line> ww*4.fs**et.c*m.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imp*rtâ*cia da Capaci*ade Absortiva na Inovação do Setor Públi*o: Uma *evisão da Literatura </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Quadr* 1 - Di***sões da capac*dade absortiva </line>
</par>
<par>
<line> Dimensão </line>
<line> Componente s </line>
<line> Definição </line>
<line> Autores </line>
</par>
<par>
<line> Ca*acidade Abs*rtiv* Pote*c*al </line>
<line> *quisição </line>
<line> É a ha*ilidade da *mpres* *e loca*izar, i*enti*icar, valorizar e adquirir *onhe*imento e**erno. </line>
<line> Cohen e Levintha* (1990); *ahra e Geor*e (2*02); Lane, Koka e Pathak (2*06); Veja-Jurad*, Gut*érre*-Gracia e Fernánde*-d*-Lucio (2008); Murovec e P*odan (*009); Camisón * Forés (2010). </line>
<line> </line>
<line> As**milação </line>
<line> São os processos e **tin*s que permi*em q*e a nova i*formação o* conhecimento *d*uirido *ej* analisado, pro*ess*do, *n*er*retado, ent*ndido, int*rn*liz*do e cl*ss*f*cado. </line>
<line> Cohen e Levinthal (1990); Zahra e Ge*rg* (*002); *a*e, Koka e Pathak (20*6); Todorov* e Duris*n (2007); Camisón e Forés (2010) </line>
</par>
<par>
<line> Capacidade Absor*iva Realizada </line>
<line> Tran*formaç ão </line>
<line> Refere-s* ao refinam*n*o do *o*hecimento exte**ame*te *dqu*rido para ade*uá-l* às roti**s inter**s, *e modo a facilitar a transferência e a combinação de c**hecimento *révi* com o no*o conheciment* adquirid* ou *ssi**lado. </line>
<line> Coh*n e Levin**al (1990); Szulanski (2000); Zahra * George (2002); Lane, K*ka e Pathak (2006); Cami*ón e *o*és (2010). </line>
<line> </line>
<line> A*licação </line>
<line> Rotinas e processos q** c*iam no*as op**ações, con*ecim*ntos, competênc***, be*s e prod*to*. </line>
<line> Cohen * Levinthal (199*); Szul**ski (1996, *000); Kim (1997); La*e e L**atk*n (*998); *amisón e Forés (2010). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Cassol e* al. (2*16). </line>
<line> *pe*ar das d**e**õ*s e componentes d* capacidade abso*t*** s*r*m trata*os de </line>
<line> fo*mas distintas, eles *ão complemen*ar*s e combinados de modo que seja po*sível </line>
<line> reconhecer e i*corporar o conh*c*me*to externo va*ioso (aquisição e a*similação), b*m como </line>
<line> *tilizar e**e conheciment* a*quir*do p*ra inovar (t**n*formação e a*licação) (ZA*RA; </line>
<line> G*O*GE, *002). </line>
<line> A capa**dade ab*ortiva é *m i*portante ant*cedente *rga*iza*ional pa*a a inovação e </line>
<line> o desempenh* das empres*s (ZAHRA; GEORG*, 20*2; MIKHA*LOV; REICHERT, 2*19). </line>
<line> Por *xempl*, Mi*ha*lov e R*ichert (2**9) perceb*ram que a cap*cidade absortiva afeta </line>
<line> *os*tivamen*e a ino*ação t*nto *e produto* qua*to de proce*sos *a emp*e*a, ma* p**a i*so é </line>
<line> n*c**sár*o tratar a **pa*idade absortiva com* u* conjunt* *e capa*idade* * observar as </line>
<line> forças e*ternas e in*ernas que a*uam sobre essa r*laç**. </line>
<line> Todavia, em se tratando da inovação n* se**r público, o tema *oi bem *enos </line>
<line> exp*orado em pes*uisas científicas anter**r*s. Murray e* al. (2011) expli*am que esse bai*o </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 9, a*t. 3, p. 49-6*, s*t. 20*2 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Sous*, M, N. S. Flor*ncio, *. A. Mo*aes </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> número de estudo* pode ser expli*ado, p*lo menos em pa*t*, pel* fato de a capa*id*de </line>
</par>
<par>
<line> absortiva te* sido c**c**ida originalmente </line>
<line> *om o objetivo de ge*ar va*tage* competitiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incenti*ar </line>
<line> a i*ovação no setor privad*. Contudo, os autor*s *ambém reco*hec*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtâ*cia do te*a para o se*or público. </line>
<line> Harvey *t al. (2010) destacam a impo*tânc*a de se estudar em*iricamente a aplica*ão </line>
</par>
<par>
<line> da capaci*a*e absor*iva n* inovaçã* e dese*penho de orga*izaçõe* pública*. Para eles, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adoção *e prá*icas e *otinas de capaci*ade </line>
<line> absortiva ** administração pú*lica pode ajudar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> obte* uma c*mpr*ensão aprimorada das demandas dos cidadãos, além de promover </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuamen*e uma mel*o*ia </line>
<line> dos processos organi*ac*onais e *os serv*ços pr*s*ados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> s**iedade. </line>
</par>
<par>
<line> Aliad* a isso, Flo*e*, Kracik e *ranzoni (2018) a*gumentam que devido ao **oc*ss* </line>
</par>
<par>
<line> de modernizaç**, </line>
<line> as </line>
<line> organizaçõ*s públi*as e*tão cad* vez mais incorporando fe*ram*ntas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*todo*o*ia* até então empre*adas no setor </line>
<line> privado par* *on*ribuir co* efici*nci* e a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficácia n* prest*ção de </line>
<line> s*rvi*os pú*licos. Nessa *in*a, os autor*s e*tendem </line>
<line> q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvim*nto *a capacidad* abs*rtiv* e* organizações públicas pode aj*dar a estreitar o </line>
<line> diál*go e*tre cidadãos e * Estado, de modo a ampliar a r*la*ão entre esses atores. </line>
<line> *essa forma, a capaci*ade absortiva, enq*a*to uma capaci*ad* organizacio*al </line>
<line> *inâmica, most*a-*e r*lev*n** pa*a melho*ar o d*sempenho de inovação e a efici*nc*a de </line>
</par>
<par>
<line> organ*za*ões públicas. Muito ***o**, seja *a*s difíc*l </line>
<line> p*rcebe* as va*tagens dessa </line>
</par>
<par>
<line> **pa*id**e n*s </line>
<line> organizaçõ*s púb*ic*s, uma v*z que os benefícios c*mo a criaç*o de valor </line>
</par>
<par>
<line> públ*co </line>
<line> ou prestação de *onta não *ica* ret*dos pela organização, mas </line>
<line> são distribu*dos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sociedade (CAMPOS et al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> *lgun* e*tudos busca*am aval*ar o pa*el da *apacidade **sortiva </line>
<line> nas institui*ões </line>
</par>
<par>
<line> públicas d* ensino, a *xemplo de Agostine*o (2019) e Escobar, Florêncio e E*cobar (20*0). </line>
<line> *m*os os estud*s ab*rdar*m a capacida*e absorti*a *o nível individua*, considerand* que a </line>
</par>
<par>
<line> a*uisição, a assim*lação, * tr*n*fo*maç** e * *plicação de </line>
<line> nov*s conhecimento* extern*s </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fruto *a </line>
<line> **iciativa </line>
<line> individual e da *nteração do grupo. Agost*neto (2*19) *dentificou que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade absortiva individual impac*a *ositivam*nte *o de*empen*o *e i*ovação </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> servidores técnico-a*min*stra**vos do Inst*tuto *ede*al d* Santa Catarin*, seja por meio da </line>
<line> cri*ç*o de ideias ou pela implemen*ação delas. A*ém disso, *s**bar, Fl*rênc*o e Escobar </line>
</par>
<par>
<line> (2020) per*eber** </line>
<line> uma infl***cia positiv* da c*pacidade ab*ortiva individual *a intenção </line>
</par>
<par>
<line> empreendedor* de estudantes de ad*i*istração de uma universi*ade pública. </line>
<line> Pos*o iss*, Cio*ti e Fav*etto (2017) afirm*m que as universidades est** c*d* v*z mais </line>
</par>
<par>
<line> lidan*o com ***ient*s dinâmi*os, de mo*o obse*vare* muda*ç*s de * </line>
<line> ênf*se nas tarefas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, *.*, art. 3, p. 49-62, set. 2022 www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Importância da Capacidade Absortiva na *n*vaç*o do Setor Público: Uma Revisão *a Literatur* </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> in*elect*ai* * sociai* para as t*ref*s or*anizacion*is *isando prover **mpetitividade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inovação. Nesse sentido, os autor*s chamam a *tenção para a necessid*de cr*s***te de estudar </line>
<line> as prá*icas de c*pacidad* absortiv* ne*sas inst*tuiç*es, a fim de supri* a lacuna teórica ainda </line>
<line> e*isten*e. </line>
<line> 4 CONS*DE*AÇ*ES FIN*IS </line>
<line> O n*vo mod*lo de administra*ão pública *r*to das transformaç**s sociais, econômicas </line>
<line> e políticas apr**ent*u-se como ne*es**rio para aten*er às de**ndas cada vez mais complex*s </line>
</par>
<par>
<line> ** sociedad*. E foi perc*bendo as de*i*iências e dificuldades </line>
<line> na </line>
<line> administra*ão pública </line>
</par>
<par>
<line> burocrática d* gove*nos ante***res q*e Bresser, em 1995, finalmente, *mplem*ntou a terceira </line>
</par>
<par>
<line> reforma administra*iva trazendo </line>
<line> no </line>
<line> seu es*opo os </line>
<line> pr**cípios do modelo </line>
<line> de a*ministraç*o </line>
</par>
<par>
<line> g*rencial voltados ao atendimento </line>
<line> das n*c**sidades *a popul*ç**, à de*centraliz*ção e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> eficiência da máquina públi*a, estimu*an** es*ecial*ente a criatividade e a inova*ão dentro </line>
<line> d** es*aços púb*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Diante de*sa </line>
<line> nec*ss*dade de mo*e*nização, a *n*v*ção no seto* público assume um </line>
</par>
<par>
<line> pape* *ele*ante para </line>
<line> que o Estado po*sa *erar soluç**s *ais **i*ient*s </line>
<line> pa*a resp*n*er </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> ambiente cada vez *ais dinâmi*o e à* d*mandas so*ieta*s complexas, * exemplo d* combate </line>
</par>
<par>
<line> às e*id*mias e </line>
<line> ao terrorismo, da </line>
<line> redu*ão da vio**ncia doméstic* e *exual, do aumento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> efi*iência d* *aúde e da educaç*o pública, entre outras demandas ap*ntadas po* Novec* </line>
<line> (*015). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sentid*, as </line>
<line> or*a**zações públicas *odem </line>
<line> *ese*vol*er diferent*s *i*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inovações, que* seja n* *o*ma de produto, processo, comunicação e organizacion*l, quer seja </line>
<line> *bor*ando um modelo d* i*ova**o i*c*ement*l ou radical, considerando *s problemas </line>
<line> crescentes da soci*dade e* todas as á*e** d* in*e*e*se, como saúde, educação, m**o am*iente, </line>
<line> *eguranç*, economia, e*tre out*as. </line>
<line> Nes*e contexto, obs*rva-se o importante papel *os labor*tório* de inovação como </line>
<line> e*paços para a i*provi*a*ão, apr*ndi***em e experimen*ação, levand* aos erros e *certos que </line>
</par>
<par>
<line> possibil*tam a ger*ção de in*vações com menore* efeitos </line>
<line> negativos pote*cia*s nas suas </line>
</par>
<par>
<line> apl*caçõ*s. Dessa ma*ei*a, o* la*oratórios de inovação func*onam co*o novas for*as </line>
</par>
<par>
<line> organ*zacionais q*e contribue* </line>
<line> para gerar inovações n* setor público p*r mei* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*agem e experi*entaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Alé* dos labora**rios d* inovação, a *apacida*e a**ortiva (*ue envol*e um conju*to </line>
</par>
<par>
<line> de rotinas </line>
<line> e p**cessos organizacio**is pelos quais as organizações p*blic*s adqui*em, </line>
</par>
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<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> as*imilam, tr*nsformam e aplicam os conhecimentos exte*nos </line>
<line> vali**os), surge como um </line>
</par>
<par>
<line> el*me*to </line>
<line> adicion*l para a g*ração d* inov*ções no setor pú*lic*. *uito *mbo*a e*sa </line>
</par>
<par>
<line> ca**cidade tenha sido con**bida originalmente pa*a estimul*r a in**ação * a compe**tiv*dade </line>
<line> no setor privado. </line>
<line> Dess* *orma, as organiza*ões *úbl*cas *recisam estimular a capacidade abs*rtiva </line>
</par>
<par>
<line> nece**ária a fim de </line>
<line> *erar i**va*õe* **omissoras *ue r*spondam aos variad*s *esafios da </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*. *oda*ia, há **ucos e*tudos q*e *xploram a capacidade absor**va n* administração </line>
</par>
<par>
<line> pública, </line>
<line> em especia* *o t*ca*te ger*ção d* i*ov**ões. Porta*to, *ree*cher e*sa *acuna de à </line>
</par>
<par>
<line> *e*quisa *orna-*e extremament* *elevante, *ma vez </line>
<line> que f*turos estu*os empíricos *obre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*ma podem ajuda* os *est*res de inovação dos div*rsos espaço* *úblicos que bu***m novas </line>
</par>
<par>
<line> práticas e r*tinas or*anizacionais </line>
<line> **pazes de p*t*n*i*lizar a *e*ação de *o*uções *ais </line>
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<line> Como Re*erenciar este Artigo, con*orme ABNT: </line>
<line> SOUSA, R. M; FLORÊN*IO, M, N. S; MORAES, T. *. I*portância d* C**acidade Absortiva na </line>
<line> *novação *o Setor Público: U*a *evi**o da Lite*atu*a. Rev. FSA, *eresina, v.19, n. 9, art. 3, *. 49- </line>
<line> 62, set. 2022. </line>
</par>
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<line> *on*rib**ção *o* A*t***s </line>
<line> R. M. Sousa </line>
<line> M, N. S. **orênc*o </line>
<line> *. A. Moraes </line>
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<line> 1) conc*pção e p*anej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n*li** e *nterpret*ção dos da*o*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*bora*ão *o rasc*nho ou n* revi**o cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) *ar**cipação na a*ro*açã* *a v**são final do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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