<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 3, p. 49-62, set. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.9. 3
</line>
</par><par>
<line>
Impo*tância da Capacidade Absortiva *a *novação d* Se*or Púb**co: Uma Revisão **
</line>
<line>
Literatura
</line>
<line>
*mportance o* Abso*t*ve Capaci*y in Public Se**or In*ovation: A *ite*ature *e*iew
</line>
</par><par>
<line>
Rom*rio Martins de Sousa
</line>
<line>
*es*rando no Progra** *e Pós-grad*ação em Gestão P*blica pel* Universida*e Federal do Piau*
</line>
<line>
Gr*duação em Pedag*gia pela U*iv*rsidade **tadual *o P*auí
</line>
<line>
Coorden*d** Pedagóg*co e Técnico em As*u*tos Educa*ionais pela *nstituto Federal *o Pi*uí (IFPI) - Campu* Uru*uí
</line>
<line>
*-mail: *omarioma*ti*s@*fpi.edu.br
</line>
<line>
*árc*o Nannini da Si*va Florêncio
</line>
<line>
Doutorando no Pro*rama de Pós-grad*a*ã* e* Ci*ncia *a Pr**riedade Intelec*u*l pel* Universid*de Feder** d* Sergipe
</line>
<line>
Mestre em Ciênc*a da Pr*p*iedade In**l*ctu*l pela Un*versidade **deral de *ergipe
</line>
<line>
*rofessor *ubst*tuto do In*tituto F*deral *o Piauí (IF**) - Campus Ur*çuí
</line>
<line>
E-mail: marc*o_na*n*ni@academico.ufs.br
</line>
<line>
T*i*go Assu*ção de M**aes
</line>
<line>
Do*tor e Mestre em Admini*traçã* *ela Universidade Federa* da Paraí*a
</line>
<line>
Professor no Programa d* Pós-gr*d*ação em Ge*tão Públi*a pe*a *niv*rsidade Fede*al do Piauí
</line>
<line>
Professor *a Univers*dad* E*tadua* do Piauí (UESPI) - Campu* Barros Ara*jo - **cos.
</line>
<line>
E-ma*l: thia*oassu*c*o@pcs.*espi.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: R*mar*o Martins de Sou*a
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *o**y K*rley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Instit*to F*deral do Pia*í - Campus Ur*çuí - PI-247, s/n
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
- Porta* do* Ce*rados, Uruçuí - PI, 64860-000, Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: Márcio Nannini da Silva Fl*rêncio
</line>
<line>
Art*go r*cebido em *0/05/2022. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Instit*to Federa* *o Piauí - Campus Uruçuí - PI-247, s/n
</line>
<line>
*e**bi*a em 25/05/**22. A*ro*a** em 26/05/20*2.
</line>
</par><par>
<line>
- Port*l dos Cer*ados, Uruçuí - *I, *4860-00*, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Thiago A*s*n*ão de Moraes
</line>
<line>
*valiado pelo si*t**a *r**le Review: Des* Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ad* Esta*ual do Pi*uí - Campus *rof. Bar*os
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Double Blind Re**ew
</line>
</par><par>
<line>
Araújo- Bairr* Altamira - BR-316, Km 299, Pic*s - *I,
</line>
<line>
(avalia*ão cega po* d*i* avaliadores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
64600-000., *rasil.
</line>
<line>
Re*i*ão: Gramatical, Norma*iva e de *o*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Sousa, M, N. S. Flor*nci*, T. A. Moraes
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Este es*udo objeti*a anali*a* a l**era*u*a **istent* com * p**pós*to d* i*enti*icar * importânc*a
</line>
<line>
** capaci*ade ab*ortiva **r* inovação n* setor público, a fim de ind*car elementos que
</line>
</par><par>
<line>
permitam
</line>
<line>
uma com*reensão aprimorada do tema. *ara tanto, uma revisão narrativa d*
</line>
</par><par>
<line>
liter*tura foi conduzida a f*m de sinte*iza* os tra*a*hos a*teriores sobre o tema. O **tud*
</line>
</par><par>
<line>
aborda os a*pectos teóri*os que vão
</line>
<line>
desde o estabelecimento do m**elo de administra*ão
</line>
</par><par>
<line>
gerencial culmin*ndo na *mportância da cap*cidade absortiva para inovaç*o no set*r pú*lico.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar
</line>
<line>
das
</line>
<line>
poucas *esquis*s no tema, a c*pacidade a*sort*va ap*esent*-se como um
</line>
</par><par>
<line>
importante a*tecedente organiz*ci*nal para gera*ão de inovações que r*spondam aos *ariados
</line>
<line>
desaf*os das organiz*ções públicas em re**onder às dema*das da socied*de.
</line>
<line>
Palavras-chave: Adm*n*straç*o *ública. Inovação. Capa*idade Abs*rtiva. Revisão da
</line>
<line>
L*ter*t**a.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This *tudy a*ms to anal*ze the e*isting literature
</line>
<line>
in o*de* t* ide*tify the i*portance of
</line>
</par><par>
<line>
abso*pt*ve ca*acity for in*ov*tion *n the pub*ic *ector in order t* *ndicate **ements that al*o*
</line>
<line>
an improve* und*rs**nding of the subj*c*. Therefore, a narrative re*iew of the li*erature was
</line>
<line>
c*nducted *n order to s*nt*esi*e prev*ous works on t*e topi*. The study approach*s the
</line>
<line>
*he*ret*cal aspects *hat go f*om th* e*tablishmen* o* th* m*del o* manageri*l adminis*ration
</line>
</par><par>
<line>
*ulminati*g in the importance of t*e absorpti*e capaci*y for innovation in
</line>
<line>
the **blic sector.
</line>
</par><par>
<line>
*espite t*e few researches on the subject, the a*sorptive c*pacit* *re*ents itself as *n
</line>
<line>
impor***t orga*ization*l antecedent for t*e gen*r*tion of *n*ov*tio*s tha* r*spond to the
</line>
<line>
varied challenges o* public organi**tions in respond*ng to the dem*nds *f soci**y.
</line>
<line>
*eywords: Pu*lic Admin*stration. Innov*ti*n; Absorptive Capacity. Lit*rat*re Revi*w.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.9, **t. 3, p. 49-6*, set. 2022
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Importância *a Capa**dade Absort*va na I*o***ã* d* Seto* P*blico: *ma Revisão d* Lit*ra**ra
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Nova Administração Púb*ic* (NA*) representou um movimento ún*co de
</line>
</par><par>
<line>
estudi*sos e gestores públic*s *ue *rop*seram um
</line>
<line>
co*ju*to
</line>
<line>
d* i**ias administr*t*vas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
visavam à mod*rnização
</line>
<line>
da máquina *úb*i*a. Entre *s pr*ncípios t**ça*o*, destacam-s* a*
</line>
</par><par>
<line>
proposições de mu*anç** ***anizac*onais para estabelece* a primazia de princípios gerenciais
</line>
<line>
v**tados para **s*ltados (*u seja, co*ce*tos *o**rnos d* a*minist**ção do seto* privado)
</line>
<line>
sobre o model* burocráti** tr*d*cio*al (SEABRA, 2001).
</line>
<line>
Nes*a perspec*iva, a *odernizaçã* *a administr*ção pública *isa tornar * Est*do
</line>
<line>
*a*s e*iciente no sent**o *e atender às de*a**as soci*tais *ada *ez mais *ompl**a*. Para
</line>
<line>
tanto, * *novaç** apresenta-se como um *aminho *ec*ssário pa*a que a administ*ação públi*a
</line>
</par><par>
<line>
produza so*u*õe* mai* asserti*as qu* acompanhem a*
</line>
<line>
*r**sforma*ões sociais, econô*icas,
</line>
</par><par>
<line>
p*lít*cas e tecno*ógica* o*or**das a* longo dos anos.
</line>
</par><par>
<line>
Divers*s sã* os motivos que *u*tif*cam a **trodução e * mobil**ação ** favor da
</line>
<line>
*n*va*ã* no setor público, a ex*mplo da melhoria ** q*alid*de *os s*rv*ços público*,
</line>
</par><par>
<line>
di*in*ição d*s de***ualdade* sociais e t*nto* outros desafios
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
governo enfrenta para
</line>
</par><par>
<line>
cu*prir *ua importante missão de prom*ver o bem-estar da popu*ação (NOVECK, 2015).
</line>
<line>
Entr* as novas *ormas organizaci*na** respon*á*eis pe*a inova*ão no set*r p*b*i*o,
</line>
</par><par>
<line>
des*acam-se
</line>
<line>
o* lab*r*tóri*s de inovação que *onstituem esp*ços p**a imp**v*saç**,
</line>
</par><par>
<line>
experi*e*tação e *prendizagem a fi* de *era* e d*ssem*na* inovações e tecnologias no seto*
</line>
<line>
púb**c* (SILVA JÚNIOR et *l., *021).
</line>
<line>
Todav**, para que as organ*zações públ*cas possam inov** é impor*an*e *ue, an*es
</line>
<line>
diss*, el*s *esenvo*vam a capacidade a*sortiv* *ecessá**a par* estocar co*h*cimento*
</line>
<line>
valiosos e *teis, esta*el*cendo ass*m um conj*nto d* r*t*nas e pro*essos orga*izac*onais para
</line>
</par><par>
<line>
adquirir,
</line>
<line>
assimila*, transforma* e a*lic*r es*es conhec*mento* a fim *e gerar inovações
</line>
</par><par>
<line>
(ZAHRA; GEORGE, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
A*tores como Ha*vey
</line>
<line>
et al. (2010) Mur*ay et a*. (*011) a*gumentam sobre *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*ortân**a de se investigar * cap*cidade **sortiva no s*tor públic*. Eles explicam *u*
</line>
</par><par>
<line>
embora a cap*cid*d* *bsortiv* seja concebida
</line>
<line>
or*ginalment* para *nc*nti*ar a inovação *o
</line>
</par><par>
<line>
se**r pr*vado, essa capac*dade or*aniz*ciona*
</line>
<line>
p**e ser muito benéfica para a administração
</line>
</par><par>
<line>
p*blica ao
</line>
<line>
p*sso que p*de aj*dar na com*r*ens*o aprimor*da das d*ma*das d** cid*dãos,
</line>
</par><par>
<line>
além de *romo*er **ntinu*m*nte uma me*ho*ia dos processos organizacionais e dos servi**s
</line>
</par><par>
<line>
*restados * s*cied*de. Diante disso,
</line>
<line>
def*niu-se a segui*te qu*s*ão
</line>
<line>
d* *e*quisa: Como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, T*resina PI, *. *9, *. 9, a*t. *, p. 49-62, se*. 202*
</line>
<line>
w*w4.f*anet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. *ousa, M, N. S. Florêncio, T. A. *oraes
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
liter*tura exi*tente aborda * importân*ia da cap*cidade **sortiva para a i*ova*ão no setor
</line>
<line>
*úblico?
</line>
</par><par>
<line>
Em função *o exposto, es*e estu** objetiva analisar a literatura existente
</line>
<line>
com o
</line>
</par><par>
<line>
propós**o de i*ent*fic*r a
</line>
<line>
importância
</line>
<line>
da
</line>
<line>
capacidad*
</line>
<line>
absor*iva
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
<line>
inovação no
</line>
<line>
setor
</line>
</par><par>
<line>
público, * fim *e i*dic*r el*mentos q*e permitam uma co**reen*** aprimo*ada do tema.
</line>
<line>
Es** es*udo está est*uturado em t*ês seções. A prim*ira seção abord* uma
</line>
</par><par>
<line>
contex*uali*ação introdut*ria e a jus*ifi*ativa para a *ealização
</line>
<line>
*a pesquisa, bem c*mo
</line>
</par><par>
<line>
apres*nta * objetivo do trabalh*. A segun*a s**ão * dedica*a à *etodologia p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento
</line>
<line>
da **squisa realizada no *oo*le acadêmico
</line>
<line>
em abril de
</line>
<line>
*022. As *eções
</line>
</par><par>
<line>
se*ui*tes tratam dos *es*ltados obtidos
</line>
<line>
no levantamento
</line>
<line>
*iblio*ráf*c*, apre**ntand* o*
</line>
</par><par>
<line>
as*ectos teóri**s que vão desde o estab*le*imento do modelo de
</line>
<line>
ad*i*istração gerencial
</line>
</par><par>
<line>
c**m*n*ndo na imp**tânci* da capacidade *bs*rtiva pa*a inovação *o set*r público. Por fim, a
</line>
<line>
última seção apresenta as considera*õe* fina*s sobr* a *evisão d* li*eratura realizad* e apont*
</line>
<line>
*ugestões de pesq*i*as fut*ras.
</line>
<line>
2 METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
A fim de *tende* ao objet*vo da pesquisa de a*ali*a* li*eratura a
</line>
<line>
ex*s*ente com *
</line>
</par><par>
<line>
propósito de identif*car
</line>
<line>
a
</line>
<line>
importância
</line>
<line>
da
</line>
<line>
cap*ci*ade
</line>
<line>
*bs*rtiva
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*
</line>
<line>
inovação *o
</line>
<line>
set*r
</line>
</par><par>
<line>
público realizou-se *ma r*visão da literatur* do *ipo narra*iv*.
</line>
<line>
Para Carvalho (2019), a revis*o da li*eratura é um método de pesquisa pro*issor em
</line>
</par><par>
<line>
vária* á*ea* do conhecimento, *oi*
</line>
<line>
possibil*ta * geração de
</line>
<line>
nov*s res**t**os
</line>
<line>
por meio da
</line>
</par><par>
<line>
sumarização e *a síntese de dad*s advindos de trabalhos já publ*ca*os, além d* indicar
</line>
<line>
sugestões de pesquisas *uturas. *ssi*, esse es**do a*orda uma *e*isão da *it*rat*ra do tipo
</line>
<line>
t*adicio*a* ou *arr*tiva, uma vez que o *ercurso metodo*ógico adotado restringiu * a*áli*e e
</line>
</par><par>
<line>
inte*pre*ação
</line>
<line>
*as publi*ações de*t*o do tópico
</line>
<line>
estudado, sem definir *re*i*men*e um
</line>
</par><par>
<line>
processo si*temático de r*cu*e*aç*o da* inf**ma*ões.
</line>
<line>
Para a *ole*a dos dados foram re*lizadas buscas sobre o t**a no mês de *bril de 2022,
</line>
<line>
no *oog** *cadêmic* po* meio da combinação *as pala*ras-chave "a*min*str*çã* gerenc*al",
</line>
<line>
"in*vação", "capacidade *bsortiva" e "setor púb*ico". Uma *nális* qualitativa foi real*zada a
</line>
</par><par>
<line>
partir da síntese
</line>
<line>
das
</line>
<line>
p*blicaçõe* anteriores sobre * tema de modo a *esc*eve* e di*cutir as
</line>
</par><par>
<line>
de**obertas anter*ores (ROTHER, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. **, n.9, a*t. 3, p. 49-62, *et. 2022
</line>
<line>
www*.fs*net.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Importância da Cap*cidade Absorti*a na In*v**ão *o Se*or Pú**ico: Uma Revisão d* Lit**atura
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 * administração ger*ncial como p*no de fundo *ara inovação *o *etor públ*co
</line>
</par><par>
<line>
A c**se na a*m*nistr*ção pública que assolou * B*a***, *ever*mente, no início da
</line>
</par><par>
<line>
d*cada de *99*, pode ser atribuída *m
</line>
<line>
par*e* a
</line>
<line>
uma gama de retrocessos *ue *rouxe
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
C*ns**tui*te de 1988, ainda que essa *enha *n*ciado a efetiva democ*atiza*ão do *aís. Mesmo
</line>
<line>
co* u*a v**ão de *ue d*veria acontecer um reformismo constr*ído s*b a égide demo*rátic*,
</line>
</par><par>
<line>
seja na negoci**ão
</line>
<line>
* montagem
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pr*postas, seja na p*oposição de instrumentos q*e
</line>
</par><par>
<line>
dem**ratizaram o Estado (ABRUCIO; P*D*OTI; *Ó, 2010), * que se vislumbrou, no
</line>
</par><par>
<line>
ent*nto, foi um *oco em correções no*
</line>
<line>
*esacertos
</line>
<line>
*o regime militar aplicados em anos
</line>
</par><par>
<line>
an*eriores, levando ao desfoq*e da implantação de medi*as para uma reforma adm*nistr*tiva
</line>
<line>
burocrá*i*a * **ren*ial *ue pudes*e seguir os novos desafios trazidos pelo novo pad*ão *lobal
</line>
<line>
de administraçã* pú*lica.
</line>
<line>
Diante disso, a populaçã* *rasile***, *i*almen*e, *erc*beu que a Cons**tuinte de *988
</line>
<line>
não *inha re*ol*ido a maior par*e dos problemas que asso*avam o *aí* naquela época, o q*e
</line>
<line>
pode te* r*sulta*o na ideia do Est*do mínimo e dos marajás trazida pela E*a Col*or, qu* por
</line>
</par><par>
<line>
su* vez,
</line>
<line>
*rouxe medid*s políti*as, *conômicas e adminis*rativas consideradas de*ast**sas. E
</line>
</par><par>
<line>
isso ob*igo* o paí* a t*r *u* pas*a* por
</line>
<line>
uma profu*da reorganiz**ão adm*nis**ativa no
</line>
</par><par>
<line>
gov*rno feder*l nos anos segui*tes.
</line>
</par><par>
<line>
A pa*tir de *995, com a reforma Bresser, fi*a**ente ocor*eu a
</line>
<line>
ob*ervação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
exp*r*ências da gestão pública no â*bi** *nternacional, haven*o assim a ideia de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*d*inistra*ão volt*da par* r**ul*ados,
</line>
<line>
ou m*delo
</line>
<line>
ge*encial, como e*a cha***o à époc*
</line>
</par><par>
<line>
(ABRUCIO; PEDROTI; PÓ, *010). Houv*, então, o início d* trans*ç** de uma administr*ção
</line>
<line>
pú*l*ca burocrática, *enta e i*eficient*, para uma administ*ação pública gerencial,
</line>
<line>
des*entralizada, eficiente, vol*ada para o atend*mento d*s cidad*os (B*ESSER-PEREIRA,
</line>
<line>
*996). E*s* reforma *eguiu um movimento in*e*nacion*l úni*o, c*nhecido como a No*a
</line>
<line>
Administração Pú*lica (N*P), que vis*va *ntroduzir na esfera pú*lica uma *ultu*a *erencia*
</line>
<line>
volta*a pa*a resultados e baseada *m *on*eitos mod*rnos *e admi*istração (SEABRA, 2001).
</line>
<line>
Ess* ad*inistração *ú*lica *erenci*l t*az a*guns novos element*s básicos definin*o-a,
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
já cita*o anteriormente, *ue ela é orient*d* para o cidadão e *ara a obtenç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esultados, *ssim **mo sua estratégia de apli*ação é erig*da na d**cent*alização e no
</line>
<line>
i*centivo à cria*ividade e inovação. Sem contar a re*ução de gastos p*blicos a curto prazo e
</line>
</par><par>
<line>
expansão
</line>
<line>
da eficiência ** Est**o mediante orientação *er**cial (*RESSER-PEREIRA;
</line>
</par><par>
<line>
SPINK, 1998).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 3, p. 49-62, set. 20*2
</line>
<line>
w*w*.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Sousa, M, N. *. Flo*êncio, T. A. Moraes
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
Nessa perspect*va evolutiva da modernização *a admi*i*t*ação públi*a, p*demos
</line>
<line>
afirmar que, h*je, os govern** estão bu*c*ndo cada ve* mais **luções para demanda* s*ciais,
</line>
</par><par>
<line>
econômicas e cultu*ais *omplexas, o que
</line>
<line>
os obriga a c*ntin*amente *perfei*oar sua
</line>
</par><par>
<line>
transparência, qualidade, eficiência e eficácia de suas decis*es e ações para a obj*tivaçã* no
</line>
<line>
*tendi*e**o d*ssa* demandas.
</line>
<line>
Portanto, Cavalcante e C*nha (2*17) corrobo*am q*e a *m*lementação das inovações
</line>
</par><par>
<line>
no *eto*
</line>
<line>
p*bl*co se **st*ficam pelas f*lhas ** govern*, crescim*nt* de pro*lemas cada vez
</line>
</par><par>
<line>
mais com*l**os, transversais, *nce*tos e estru*urantes, além de demandas *or *el*ores
</line>
<line>
serviços e mais pa*ticipaçã* social no p*ocesso decisório de políticas *úbli*as. E tu*o is*o
</line>
</par><par>
<line>
mostra que a **ovação é *ma r*alidade e um im*erativo cada ve* mais necessá*ios ao
</line>
<line>
s*tor
</line>
</par><par>
<line>
públ**o.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Inova*ão no setor público: u*a rea*id*d* nece*sá*ia
</line>
</par><par>
<line>
Com a globaliza*ão plan**ária, *s siste**s sociais, cultu*ai*, pol*ti*os e e*onô*ico*
</line>
<line>
estão cad* vez *ais conectado*. E es*e cenário cada *ez *ais complexo cr*ado por es*a
</line>
</par><par>
<line>
globalizaç*o *mparável, alia*o
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
combate à desig*aldad* e ao respeito à d*versidade e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
multi**ltural*smo i**õem à admin*stra*ão p*blica *
</line>
<line>
necessida*e de *er m*is criativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inovad*r* nas *uas **spos*as *m te*mos de polí*ica* públi**s (CAVA*CANTE; CUNHA,
</line>
<line>
*017).
</line>
</par><par>
<line>
É m*ster * p**el estratégico d* **ovaç*o no setor **blico para
</line>
<line>
*ue o Estado possa
</line>
</par><par>
<line>
am*lific*r, e*e*ivamen*e, **a eficiên*ia nas sua* atividade*, tendo o objetivo de possibil*tar
</line>
<line>
ga*hos cresc**tes pa*a a *ociedade no qual es*á ins*rido. *osto isso, a Or*an*zação para
</line>
</par><par>
<line>
Cooper*ção e Desenvolvim**to Econômico, OCDE (2*15), coloc* que a i*ovação no
</line>
<line>
*etor
</line>
</par><par>
<line>
público ga*ha impulso na me**da em que os gov*rnos *u**am a*e*d** às d*man*** contínuas
</line>
<line>
por, en*re outros, maior transpa**ncia, qualidade, *ficiência e e*icácia de *uas açõ*s, mediante
</line>
<line>
n*vas ideias, novas abordag*ns ou novas ma**iras de trabalhar. Ness* raciocínio, a inovação
</line>
<line>
no *eto* *úblico *ossibilita a criaçã* de governos mais efetiv*s e eficientes, a*ém d* fornec*r
</line>
<line>
a legitimidad* n**essária par* enfrentar problemas *omplexos (BEKKERS; EDELENBOS;
</line>
<line>
STEIFM, 2011).
</line>
<line>
Pode-se a*i*mar que são indi*cutíveis a im**r*ân*ia e o* *feitos da inovação no *et*r
</line>
</par><par>
<line>
público para a resolução *o gra*de número
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*esafio* s*cietais. Nesse sentido, Noveck
</line>
</par><par>
<line>
(*01*) traz alguns d*s e*e*tos benéf*cos da inovaç** no set** p*blico, tais co*o: a) combater
</line>
</par><par>
<line>
as epidemias * o *err*rismo; *) *idar com ameaças de mudanças cl*mát*cas; c) m*lhor*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, *eresina, v. 19, n.9, art. 3, p. 49-62, set. 2022 www4.*s*net.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*portânc*a *a Capacid*de Absortiv* na Inovaç*o do Setor *úblico: Uma Revisão da *ite****ra
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema educacio*al; d) *im*nuir as taxas de crime* e pres**iários; e) reduzir a violência
</line>
</par><par>
<line>
*oméstica e sexual; f) preve**r conta*inaçõe* *e *r*gédias ambie*tais, g) au*entar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*ic*ê*cia da sa**e e da
</line>
<line>
educação p*bl*ca, de mod* a reduzir seus custos, e; h) melh*rar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
bem-es*a* da *opulação em gera*.
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa perspe*tiva, Mulgan e **bury (20*3) defend** *ue a inovação *i**ifi**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cr*ação e implement*çã* de novos pro*essos, produto* e métodos que resultem em m**horias
</line>
</par><par>
<line>
*i*nif*ca*ivas na eficiência, eficácia
</line>
<line>
*u qualidade do serviço público. A*i*do a isso, I*idro-
</line>
</par><par>
<line>
Filho (*017) explica qu* a inovação n* *etor público po*e ser caracteriz*da *omo i*ovação de
</line>
<line>
processo, inovação d* p*oduto, inovação organizacional e inov*ção de *omunicação qu* s**
</line>
<line>
desenvolvida* co* base n** m*delos do t*po incre*ental, radi*al, melh**ia, r*c*mbinação e
</line>
</par><par>
<line>
fo*mal*za*ão. Ademais, Sano (202*)
</line>
<line>
*estaca
</line>
<line>
que as inov*ções
</line>
<line>
no setor púb*ico podem ser
</line>
</par><par>
<line>
*grupad*s e* processos a*mini*trativos, proces*os *ecnológicos, serviços, conce*tual,
</line>
</par><par>
<line>
go*ernança, e
</line>
<line>
políticas públicas que podem resul*ar *m g*aus de inovação como radical,
</line>
</par><par>
<line>
incremental, s*stêmica ou *ransfo**acional, ao passo que Buchh*im, *rieger e Arndt (*0*0),
</line>
<line>
em r*vi*ão sistem*tica da *iteratura id*n*ificaram **atro *ategorias *mportante* d* inova*ões
</line>
<line>
*o setor público, a *aber: inova*ões de produ*o/se*viço, processo, governança e paradigma.
</line>
<line>
Ka*tel * Karo (2016), Cavalcante e Cunha (2017) elencam as *unções do *s*ado na
</line>
</par><par>
<line>
te*á*ica, send* elas: investi*ento públi** em ciênc*a, *ecno*ogia e inovaç*o (CTI) -
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
forma *e pesqui*a básica e aplicada, o setor p*blico cria as cond*çõe* pa*a o mercado inovar e
</line>
<line>
g*rar gra*de* fo*te* de inovação, como por exemplo, * F*na*ciadora *e Estudos e Projetos
</line>
<line>
(Fi*ep) e * Emp*e*a Brasileira *e P*squisa A*ropecu**ia (Embra*a); *novação via *ompras
</line>
<line>
públicas sust**táveis do go*erno federal; i*ovaçõ*s in*titucionais econômicas; i*o*ações
</line>
</par><par>
<line>
*nst*tucionais
</line>
<line>
pol*tic*s; inovações n*s serv**os
</line>
<line>
- s*m***fica*ão e/*u *igit*lização do
</line>
</par><par>
<line>
atendi*ento n* saúde ou previdência; criação de organizaçõ*s ou a*te*ação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
process*s
</line>
</par><par>
<line>
decis*rios ou *e ge*tã*, inclusive mediante * utili*ação de laboratórios de inovação, volta*os
</line>
<line>
a processos de aprendizagem * expe**mentação.
</line>
</par><par>
<line>
O experimentalismo é *onsiderado a peça central da inovação, de maneira
</line>
<line>
qu* tanto
</line>
</par><par>
<line>
sistema* quant* epi*ódio* *no*ado**s especí*icos
</line>
<line>
norm*lmente determinam elementos não
</line>
</par><par>
<line>
planejados
</line>
<line>
de início. Ne*se sentido, os **bora*órios de inova*ão podem auxiliar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
implementaç*o de in**ações no se*or pú*lico, l**ando *m conta que esses am*ientes podem
</line>
</par><par>
<line>
*er entendidos como uma soluçã* **iativa de pr**lemas
</line>
<line>
com espaço para impr*v*sação,
</line>
</par><par>
</page><line>
*xperime*ta*ão e tentativa - erro e ass*nção de riscos dentro das organiz*ções públ*cas - q**
</line>
<line>
os laboratório* tanto estimulam quanto retiram *s potencia*idades de danos rea*s, uma vez que
</line>
<line>
pre*ed** o desenrolar p*ático e real da inovaç*o (CAVA*CANT*; CUNHA, *017).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, *. 9, art. 3, p. 49-62, set. 2022 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. Sou*a, M, *. S. Florêncio, *. A. Morae*
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, os lab*ra**rios de in*va*ão apresen*am-se c*mo novas formas
</line>
<line>
organizac*o*ai* e agen*es *e mudanças n* setor público, tor**ndo * p*estação de *erv*ços
</line>
<line>
mais efi*iente por meio da apre*diz*gem, absorção *e conh*c*mentos, do desenvolvi*ent* de
</line>
<line>
competências e capacidade*, e da d*ss*minação *e inovações * novas tecnolo*ia*. Em o*tras
</line>
<line>
palav*as, *s *abor*tórios de inovação têm o impo*ta*te p*pel d* g*rar sol*ções para at*nder
</line>
<line>
aos n*vos desa*i*s das organ**ações pública* que lidam com ambie*tes dinâmi*os e **da vez
</line>
<line>
mais complexos (SIL*A JÚNIOR ** al., 2021).
</line>
<line>
Pa*a *il*a Júnio* e* al., (2*21), essa missão d*s laboratórios de inovação de governo
</line>
</par><par>
<line>
*ó é p*ssível se
</line>
<line>
as organizaç*** púb*icas
</line>
<line>
*ossuírem a capa*i*ad* absortiva necessária para
</line>
</par><par>
<line>
estocar conhecim*n*os valiosos e úteis, ou seja, e*sas
</line>
<line>
organiz*ções *rec*sam desenvolver
</line>
</par><par>
<line>
rotinas *roces*os or*anizaci*nais p*ra e
</line>
<line>
absorv*r co**ecim*ntos
</line>
<line>
ex*e*no* d* ambie*te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*licá-*os conforme os objetiv** organ*z*cionais.
</line>
<line>
3.3 A i*portânc*a da capacid*de absorti*a para a inovação no setor p*blico
</line>
<line>
O *stu*o de Cohe* e Levi*th*l (1990) foi *econhecido com* trabalho seminal que *eu
</line>
</par><par>
<line>
or*gem ao t*rmo capacidade
</line>
<line>
*bsortiva considerando o *ível de **ális* org*nizacional. Eles
</line>
</par><par>
<line>
**finiram a capacidade absortiv* como a
</line>
<line>
*a*ilidade da empresa de re**nhecer o valo* das
</line>
</par><par>
<line>
informações externas, assimilá-las e ex*lorá-las
</line>
<line>
co**rcialmente, is*o é, * *riação de
</line>
<line>
valor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*e vantagens co*p*ti*iv** es*ão at*ela*as a* desemp*nho d* *mpresa em *p*ic*r com sucesso
</line>
<line>
o* no*os c*nhecimentos *xternos para fins comerc*ais.
</line>
<line>
Posteri*rment*, os estudios*s *ahra e G*orge (2002) trazem u*a *rande contribuição
</line>
<line>
*a*a a lite*atura ao p*oporem a r*conc**tua*ão *a ca*a**dade absortiva co*o uma capacidade
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizaciona*
</line>
<line>
dinâmi*a que é prod**ida por meio de um
</line>
<line>
conjunto *e rot*nas e *roces*os
</line>
</par><par>
<line>
or*anizacionais pelo*
</line>
<line>
q*ais as empres** adquirem, a*si*ilam, transfo*mam * a*lic**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento externo.
</line>
</par><par>
<line>
Zahra e George (2*02) dividiram * capac*d*d* absortiva em du*s di**ns*es:
</line>
<line>
capacidade absortiva potenc*al e a capacidade *bsortiva reali**da. Por *m lado, a capa*id*de
</line>
<line>
absortiva p*tenc*al envo*ve a aquisição e a*si*ilação dos con*ecim**tos *xternos, *em uma
</line>
</par><par>
<line>
exp*oraç** des*es conheciment*s. Por outro lad*,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
capacidad* absortiva realizada
</line>
</par><par>
<line>
compree*de a ca*ac*dade *a empresa d* tra*sformar e ap*icar os conh*cimentos
</line>
<line>
externo*
</line>
</par><par>
<line>
adquiri*os par* o d**envolvimento de *ov** prát*cas (CASSOL et a*.,
</line>
<line>
*016). Em suma, o
</line>
</par><par>
<line>
Q*adro 1 traz as dimensõ*s e os c*mponent*s da capacid*de absort*va.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, *.9, art. *, p. 4*-62, se*. 2022
</line>
<line>
ww*4.fs**et.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imp*rtâ*cia da Capaci*ade Absortiva na Inovação do Setor Públi*o: Uma *evisão da Literatura
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
Quadr* 1 - Di***sões da capac*dade absortiva
</line>
</par><par>
<line>
Dimensão
</line>
<line>
Componente s
</line>
<line>
Definição
</line>
<line>
Autores
</line>
</par><par>
<line>
Ca*acidade Abs*rtiv* Pote*c*al
</line>
<line>
*quisição
</line>
<line>
É a ha*ilidade da *mpres* *e loca*izar, i*enti*icar, valorizar e adquirir *onhe*imento e**erno.
</line>
<line>
Cohen e Levintha* (1990); *ahra e Geor*e (2*02); Lane, Koka e Pathak (2*06); Veja-Jurad*, Gut*érre*-Gracia e Fernánde*-d*-Lucio (2008); Murovec e P*odan (*009); Camisón * Forés (2010).
</line>
<line>
</line>
<line>
As**milação
</line>
<line>
São os processos e **tin*s que permi*em q*e a nova i*formação o* conhecimento *d*uirido *ej* analisado, pro*ess*do, *n*er*retado, ent*ndido, int*rn*liz*do e cl*ss*f*cado.
</line>
<line>
Cohen e Levinthal (1990); Zahra e Ge*rg* (*002); *a*e, Koka e Pathak (20*6); Todorov* e Duris*n (2007); Camisón e Forés (2010)
</line>
</par><par>
<line>
Capacidade Absor*iva Realizada
</line>
<line>
Tran*formaç ão
</line>
<line>
Refere-s* ao refinam*n*o do *o*hecimento exte**ame*te *dqu*rido para ade*uá-l* às roti**s inter**s, *e modo a facilitar a transferência e a combinação de c**hecimento *révi* com o no*o conheciment* adquirid* ou *ssi**lado.
</line>
<line>
Coh*n e Levin**al (1990); Szulanski (2000); Zahra * George (2002); Lane, K*ka e Pathak (2006); Cami*ón e *o*és (2010).
</line>
<line>
</line>
<line>
A*licação
</line>
<line>
Rotinas e processos q** c*iam no*as op**ações, con*ecim*ntos, competênc***, be*s e prod*to*.
</line>
<line>
Cohen * Levinthal (199*); Szul**ski (1996, *000); Kim (1997); La*e e L**atk*n (*998); *amisón e Forés (2010).
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Cassol e* al. (2*16).
</line>
<line>
*pe*ar das d**e**õ*s e componentes d* capacidade abso*t*** s*r*m trata*os de
</line>
<line>
fo*mas distintas, eles *ão complemen*ar*s e combinados de modo que seja po*sível
</line>
<line>
reconhecer e i*corporar o conh*c*me*to externo va*ioso (aquisição e a*similação), b*m como
</line>
<line>
*tilizar e**e conheciment* a*quir*do p*ra inovar (t**n*formação e a*licação) (ZA*RA;
</line>
<line>
G*O*GE, *002).
</line>
<line>
A capa**dade ab*ortiva é *m i*portante ant*cedente *rga*iza*ional pa*a a inovação e
</line>
<line>
o desempenh* das empres*s (ZAHRA; GEORG*, 20*2; MIKHA*LOV; REICHERT, 2*19).
</line>
<line>
Por *xempl*, Mi*ha*lov e R*ichert (2**9) perceb*ram que a cap*cidade absortiva afeta
</line>
<line>
*os*tivamen*e a ino*ação t*nto *e produto* qua*to de proce*sos *a emp*e*a, ma* p**a i*so é
</line>
<line>
n*c**sár*o tratar a **pa*idade absortiva com* u* conjunt* *e capa*idade* * observar as
</line>
<line>
forças e*ternas e in*ernas que a*uam sobre essa r*laç**.
</line>
<line>
Todavia, em se tratando da inovação n* se**r público, o tema *oi bem *enos
</line>
<line>
exp*orado em pes*uisas científicas anter**r*s. Murray e* al. (2011) expli*am que esse bai*o
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 9, a*t. 3, p. 49-6*, s*t. 20*2 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Sous*, M, N. S. Flor*ncio, *. A. Mo*aes
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
número de estudo* pode ser expli*ado, p*lo menos em pa*t*, pel* fato de a capa*id*de
</line>
</par><par>
<line>
absortiva te* sido c**c**ida originalmente
</line>
<line>
*om o objetivo de ge*ar va*tage* competitiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incenti*ar
</line>
<line>
a i*ovação no setor privad*. Contudo, os autor*s *ambém reco*hec*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtâ*cia do te*a para o se*or público.
</line>
<line>
Harvey *t al. (2010) destacam a impo*tânc*a de se estudar em*iricamente a aplica*ão
</line>
</par><par>
<line>
da capaci*a*e absor*iva n* inovaçã* e dese*penho de orga*izaçõe* pública*. Para eles,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adoção *e prá*icas e *otinas de capaci*ade
</line>
<line>
absortiva ** administração pú*lica pode ajudar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
obte* uma c*mpr*ensão aprimorada das demandas dos cidadãos, além de promover
</line>
</par><par>
<line>
cont*nuamen*e uma mel*o*ia
</line>
<line>
dos processos organi*ac*onais e *os serv*ços pr*s*ados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
s**iedade.
</line>
</par><par>
<line>
Aliad* a isso, Flo*e*, Kracik e *ranzoni (2018) a*gumentam que devido ao **oc*ss*
</line>
</par><par>
<line>
de modernizaç**,
</line>
<line>
as
</line>
<line>
organizaçõ*s públi*as e*tão cad* vez mais incorporando fe*ram*ntas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*todo*o*ia* até então empre*adas no setor
</line>
<line>
privado par* *on*ribuir co* efici*nci* e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficácia n* prest*ção de
</line>
<line>
s*rvi*os pú*licos. Nessa *in*a, os autor*s e*tendem
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvim*nto *a capacidad* abs*rtiv* e* organizações públicas pode aj*dar a estreitar o
</line>
<line>
diál*go e*tre cidadãos e * Estado, de modo a ampliar a r*la*ão entre esses atores.
</line>
<line>
*essa forma, a capaci*ade absortiva, enq*a*to uma capaci*ad* organizacio*al
</line>
<line>
*inâmica, most*a-*e r*lev*n** pa*a melho*ar o d*sempenho de inovação e a efici*nc*a de
</line>
</par><par>
<line>
organ*za*ões públicas. Muito ***o**, seja *a*s difíc*l
</line>
<line>
p*rcebe* as va*tagens dessa
</line>
</par><par>
<line>
**pa*id**e n*s
</line>
<line>
organizaçõ*s púb*ic*s, uma v*z que os benefícios c*mo a criaç*o de valor
</line>
</par><par>
<line>
públ*co
</line>
<line>
ou prestação de *onta não *ica* ret*dos pela organização, mas
</line>
<line>
são distribu*dos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sociedade (CAMPOS et al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
*lgun* e*tudos busca*am aval*ar o pa*el da *apacidade **sortiva
</line>
<line>
nas institui*ões
</line>
</par><par>
<line>
públicas d* ensino, a *xemplo de Agostine*o (2019) e Escobar, Florêncio e E*cobar (20*0).
</line>
<line>
*m*os os estud*s ab*rdar*m a capacida*e absorti*a *o nível individua*, considerand* que a
</line>
</par><par>
<line>
a*uisição, a assim*lação, * tr*n*fo*maç** e * *plicação de
</line>
<line>
nov*s conhecimento* extern*s
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fruto *a
</line>
<line>
**iciativa
</line>
<line>
individual e da *nteração do grupo. Agost*neto (2*19) *dentificou que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade absortiva individual impac*a *ositivam*nte *o de*empen*o *e i*ovação
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
servidores técnico-a*min*stra**vos do Inst*tuto *ede*al d* Santa Catarin*, seja por meio da
</line>
<line>
cri*ç*o de ideias ou pela implemen*ação delas. A*ém disso, *s**bar, Fl*rênc*o e Escobar
</line>
</par><par>
<line>
(2020) per*eber**
</line>
<line>
uma infl***cia positiv* da c*pacidade ab*ortiva individual *a intenção
</line>
</par><par>
<line>
empreendedor* de estudantes de ad*i*istração de uma universi*ade pública.
</line>
<line>
Pos*o iss*, Cio*ti e Fav*etto (2017) afirm*m que as universidades est** c*d* v*z mais
</line>
</par><par>
<line>
lidan*o com ***ient*s dinâmi*os, de mo*o obse*vare* muda*ç*s de *
</line>
<line>
ênf*se nas tarefas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *.*, art. 3, p. 49-62, set. 2022 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Importância da Capacidade Absortiva na *n*vaç*o do Setor Público: Uma Revisão *a Literatur*
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
in*elect*ai* * sociai* para as t*ref*s or*anizacion*is *isando prover **mpetitividade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inovação. Nesse sentido, os autor*s chamam a *tenção para a necessid*de cr*s***te de estudar
</line>
<line>
as prá*icas de c*pacidad* absortiv* ne*sas inst*tuiç*es, a fim de supri* a lacuna teórica ainda
</line>
<line>
e*isten*e.
</line>
<line>
4 CONS*DE*AÇ*ES FIN*IS
</line>
<line>
O n*vo mod*lo de administra*ão pública *r*to das transformaç**s sociais, econômicas
</line>
<line>
e políticas apr**ent*u-se como ne*es**rio para aten*er às de**ndas cada vez mais complex*s
</line>
</par><par>
<line>
** sociedad*. E foi perc*bendo as de*i*iências e dificuldades
</line>
<line>
na
</line>
<line>
administra*ão pública
</line>
</par><par>
<line>
burocrática d* gove*nos ante***res q*e Bresser, em 1995, finalmente, *mplem*ntou a terceira
</line>
</par><par>
<line>
reforma administra*iva trazendo
</line>
<line>
no
</line>
<line>
seu es*opo os
</line>
<line>
pr**cípios do modelo
</line>
<line>
de a*ministraç*o
</line>
</par><par>
<line>
g*rencial voltados ao atendimento
</line>
<line>
das n*c**sidades *a popul*ç**, à de*centraliz*ção e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
eficiência da máquina públi*a, estimu*an** es*ecial*ente a criatividade e a inova*ão dentro
</line>
<line>
d** es*aços púb*icos.
</line>
</par><par>
<line>
Diante de*sa
</line>
<line>
nec*ss*dade de mo*e*nização, a *n*v*ção no seto* público assume um
</line>
</par><par>
<line>
pape* *ele*ante para
</line>
<line>
que o Estado po*sa *erar soluç**s *ais **i*ient*s
</line>
<line>
pa*a resp*n*er
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
ambiente cada vez *ais dinâmi*o e à* d*mandas so*ieta*s complexas, * exemplo d* combate
</line>
</par><par>
<line>
às e*id*mias e
</line>
<line>
ao terrorismo, da
</line>
<line>
redu*ão da vio**ncia doméstic* e *exual, do aumento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
efi*iência d* *aúde e da educaç*o pública, entre outras demandas ap*ntadas po* Novec*
</line>
<line>
(*015).
</line>
</par><par>
<line>
Ness* sentid*, as
</line>
<line>
or*a**zações públicas *odem
</line>
<line>
*ese*vol*er diferent*s *i*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inovações, que* seja n* *o*ma de produto, processo, comunicação e organizacion*l, quer seja
</line>
<line>
*bor*ando um modelo d* i*ova**o i*c*ement*l ou radical, considerando *s problemas
</line>
<line>
crescentes da soci*dade e* todas as á*e** d* in*e*e*se, como saúde, educação, m**o am*iente,
</line>
<line>
*eguranç*, economia, e*tre out*as.
</line>
<line>
Nes*e contexto, obs*rva-se o importante papel *os labor*tório* de inovação como
</line>
<line>
e*paços para a i*provi*a*ão, apr*ndi***em e experimen*ação, levand* aos erros e *certos que
</line>
</par><par>
<line>
possibil*tam a ger*ção de in*vações com menore* efeitos
</line>
<line>
negativos pote*cia*s nas suas
</line>
</par><par>
<line>
apl*caçõ*s. Dessa ma*ei*a, o* la*oratórios de inovação func*onam co*o novas for*as
</line>
</par><par>
<line>
organ*zacionais q*e contribue*
</line>
<line>
para gerar inovações n* setor público p*r mei*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*agem e experi*entaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Alé* dos labora**rios d* inovação, a *apacida*e a**ortiva (*ue envol*e um conju*to
</line>
</par><par>
<line>
de rotinas
</line>
<line>
e p**cessos organizacio**is pelos quais as organizações p*blic*s adqui*em,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a P*, *. 19, n. 9, a*t. 3, p. 49-62, set. 2*2*
</line>
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ww*4.f**net.com.br/revista
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R. M. S*us*, M, N. S. Flor*ncio, T. A. M*raes
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
as*imilam, tr*nsformam e aplicam os conhecimentos exte*nos
</line>
<line>
vali**os), surge como um
</line>
</par><par>
<line>
el*me*to
</line>
<line>
adicion*l para a g*ração d* inov*ções no setor pú*lic*. *uito *mbo*a e*sa
</line>
</par><par>
<line>
ca**cidade tenha sido con**bida originalmente pa*a estimul*r a in**ação * a compe**tiv*dade
</line>
<line>
no setor privado.
</line>
<line>
Dess* *orma, as organiza*ões *úbl*cas *recisam estimular a capacidade abs*rtiva
</line>
</par><par>
<line>
nece**ária a fim de
</line>
<line>
*erar i**va*õe* **omissoras *ue r*spondam aos variad*s *esafios da
</line>
</par><par>
<line>
sociedad*. *oda*ia, há **ucos e*tudos q*e *xploram a capacidade absor**va n* administração
</line>
</par><par>
<line>
pública,
</line>
<line>
em especia* *o t*ca*te ger*ção d* i*ov**ões. Porta*to, *ree*cher e*sa *acuna de à
</line>
</par><par>
<line>
*e*quisa *orna-*e extremament* *elevante, *ma vez
</line>
<line>
que f*turos estu*os empíricos *obre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t*ma podem ajuda* os *est*res de inovação dos div*rsos espaço* *úblicos que bu***m novas
</line>
</par><par>
<line>
práticas e r*tinas or*anizacionais
</line>
<line>
**pazes de p*t*n*i*lizar a *e*ação de *o*uções *ais
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<line>
Como Re*erenciar este Artigo, con*orme ABNT:
</line>
<line>
SOUSA, R. M; FLORÊN*IO, M, N. S; MORAES, T. *. I*portância d* C**acidade Absortiva na
</line>
<line>
*novação *o Setor Público: U*a *evi**o da Lite*atu*a. Rev. FSA, *eresina, v.19, n. 9, art. 3, *. 49-
</line>
<line>
62, set. 2022.
</line>
</par><par>
<line>
*on*rib**ção *o* A*t***s
</line>
<line>
R. M. Sousa
</line>
<line>
M, N. S. **orênc*o
</line>
<line>
*. A. Moraes
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção e p*anej*mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*li** e *nterpret*ção dos da*o*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*bora*ão *o rasc*nho ou n* revi**o cr*tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) *ar**cipação na a*ro*açã* *a v**são final do man*scrito.
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Re*. F*A, T*resi*a, v. *9, n.9, *rt. 3, p. 49-62, set. 20*2
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www*.fsane*.c*m.*r/r*vista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)