Gestão de Processos: Um Estudo de Caso Numa Organização Militar / Process Management: A Case Study in a Military Organization

Isabela Ferreira Ferraço, Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta, Marcelle Rossi de Mello Brandão

Resumo


No início de 2016, uma instituição militar – objeto da presente pesquisa - começou a delinear os seus principais processos, com o uso da ferramenta 5W1H. As Organizações Militares (OM) devem buscar o aprimoramento de seus processos mediante a utilização de técnicas e modelos de gestão atuais. Desse modo, o objetivo central deste trabalho consiste em elaborar a modelagem dos processos finalísticos da seção de execução financeira, no sistema Bizagi Process Modeler, destacando as melhorias oferecidas pela implementação desta ferramenta. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, desenvolvida entre o período de abril de 2016 a dezembro de 2017. A partir da análise da modelagem do processo futuro (To Be), concluiu-se que a Gestão de Processos é capaz de oferecer benefícios significativos à organização, tais como a otimização do tempo para a realização das tarefas, padronização, redução de custos operacionais e melhorias na qualidade de vida dos militares.

 

PALAVRAS CHAVES: Gestão de Processos. BPM. Organizações Militares.

 

ABSTRACT

 

In early 2016, a military organization began to outline its main processes, using the 5W1H tool. Military Organizations should seek to improve their processes using current management techniques and models. Thus, the main objective of this work is to elaborate the modeling of the final processes of the financial execution section, in the Bizagi Process Modeler system, highlighting the improvements offered by the implementation of this tool. It is a descriptive and qualitative research, developed between the period of April 2016 to December 2017. From the analysis of the modeling of the future process (To Be), it was concluded that the Process Management is able to offer benefits significant to the organization, such as the optimization of time to perform tasks, standardization, reduction of operational costs and improvement in the quality of life of the military in the sector analyzed.

 

KEYWORDS: Process Management. BPM. Military Organizations.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ABPMP, Association of Business Process Management Professionals. Guia para o gerenciamento de processos de negócio: corpo comum de conhecimento. ABPMP BPM CBOK V3.0. 1 ed. ABPMP Brasil, 2013.

AMBROZEWICK, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Editora Atlas, 2015.

ARAUJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu; MARTINES, Simone. Gestão de Processos: melhores resultados e excelência organizacional. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

_______Modelo de Excelência em Gestão Pública. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa Gespública. 2014.

_______Documento de Referência do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização –GESPÚBLICA. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Cadernos GESPÚBLICA. 2007.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos; SPINK, Peter Kevin. Reforma do Estado e Administração Pública gerencial. 7. ed. São Paulo: FGV, 2006.

CAPOTE, Gart. Guia para a formação de analistas de processos. 2 edição. Washington: Create Space Independent Publishing Platform, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 edição. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

GOLDSMITH, Stephen; EGGERS, William D. Governar em Rede – O novo formato do setor público. Brasília: ENAP, 2006.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Artigo publicado na Revista de Administração de Empresas – ERA. Volume 40. n.1. p. 6-19. São Paulo. 2000.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernando Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia de Pesquisa: Guia Prático. Itabuna. Bahia: Via Litterarum, 2010.

JUNIOR, Orlando Pavani.; SCUCUGLIA R. Mapeamento e Gestão por Processos – BPM (Business Process Management). São Paulo: M. Books, 2011.

LIMA, Paulo Daniel Barreto. A Excelência em Gestão Pública – A trajetória e a estratégia do GesPública. São Paulo: Qualitymark Editora, 2007.

LUSTOSA DA COSTA, F. Reforma Gerencial do Estado no Brasil: objetivos, estratégicas e resultados. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Lisboa. 2007.

OLIVEIRA, D. P.R. Administração de Processos – Conceitos, Metodologias e Práticas. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

PEREIRA, José Matias. Manual de Gestão Pública Contemporânea. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

PRADELLA, Simone; FURTADO, J.C.; KIPPER, L.M. Gestão de Processos da Teoria à Prática: aplicando a metodologia de simulação para a otimização do redesenho de processos. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 edição. Rio Grande do SUL: Editora FEEVALE, 2013.

REZENDE, Flávio da Cunha. Por que falham as reformas administrativas? Rio deJaneiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2004.

SANTOS, Clezio Saldanha. Introdução a GestãoPública. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.

SORDI, José Osvaldo. Gestão por Processos – Uma abordagem da Moderna Administração. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão da Qualidade.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)