<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 14, p. 285-298, *e*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.14
</line>
</par><par>
<line>
*elineações Políticas em Hamlet, *e *illiam Sh*ke*peare
</line>
<line>
**litics Deline**ions in Haml*t, by William *hake*p*are
</line>
</par><par>
<line>
Adels*n Oliveira Me**es
</line>
<line>
Me*trando em *stu*o de Li*g*agens p*la Universidade do E*ta*o da Bahia
</line>
<line>
Gradu***o em Letra* - Língua Inglesa *ela Unive*sidade do Es*ado da Bahia
</line>
<line>
Prof*ss*r de Língua Ingl*sa
</line>
<line>
E-mail: a*el*onolive**amende*@gm*il.com
</line>
<line>
Adria*a **mes
</line>
<line>
Dout*ra em Teoria da Li*e*atura pel* Pontifícia *niversidade Cató*ica *o Rio Grande d* Sul
</line>
<line>
*ro*esso*a adjunta *a U*i*ersidade *o Es*ado da Bahia
</line>
<line>
E-m*il: abgomes@uneb.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ade*son Oliveira Me*d*s
</line>
<line>
*d*to*-Chef*: Dr. T**ny Kerley de Alen*a*
</line>
</par><par>
<line>
Pov. P*lmeira dos *endes, s/n. **P: *6900-000,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Seab*a/Ba, Br*s*l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *d*ian* Gomes
</line>
<line>
Ar*igo recebi** em 15/05/2*22. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. O. Mendes, A. G*mes
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
*s*a prop*sta descreve e reali*a releitur*s e **álises *obre a *apaci*a*e de l*derança da
</line>
<line>
person*gem *laudius, em plen* século XVI, coadu*a**o-o *os campos *iterário e p*lít*co
</line>
<line>
presente* em Hamlet (1*01): evidenciar duas ou três ca*ac*er*sticas da capacidade de
</line>
</par><par>
<line>
lide*ança d*ssa *ersonagem. No entrelaçame*to da críti*a sh*kespeari*na, pode-se
</line>
<line>
alcançar
</line>
</par><par>
<line>
uma compre*nsão dess* *ersonagem e sua relevância ao
</line>
<line>
*a**o l*terário * *olí*ic*. E**a
</line>
</par><par>
<line>
escrita *rocur* analisa* essa person*g*m e desp*rtar possíveis novas
</line>
<line>
int*r*r*tações do
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho shakespe*r**n*. N* *ampo literár*o, destacam-se crít*co* que c*adunam
</line>
<line>
c*m essa
</line>
</par><par>
<line>
pro*osta, co*o: Knight (1967), Bradley (2009), Bloom (2001) e **liodora (2005). No
</line>
<line>
*olítico, Maquiavel (2000 - 2*0*) e Descar*es (2001) tr*b*l*am minuciosamente, evoluções
</line>
<line>
*os aspec*o* políticos. Essa prop*sta de e*c*ita procurou considerar *ais *ríticas, po*s p*ssuem
</line>
<line>
rele*âncias par* a compr*e*sã* *olí*i*a * *nalíti*a de *a* *ers*nag*m *scri*a por *hakespear*.
</line>
<line>
N* *scrita *hakes*earian*, *o*em ser obse*vadas muitas ações polít*cas evolutivas ao analisar
</line>
<line>
as atit*des da personagem Claudius, *rincipalmente, ao comparar tais a*ões de *laudius com
</line>
<line>
as ações d* seu antec*sso*.
</line>
<line>
Palav*a*-chav*: Shakespeare. Hamlet. Cl**diu*. Política. S*ciedade.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
Its proposal describes and perfor** rereads and analy*es the leadership ca*acity *f character
</line>
<line>
Claud*us, in middle of XVI century, mat*hing hi* to t*e literature and polit*c field* present in
</line>
<line>
*amlet (1601): *o sho* two o* three *haracteristics of thi* character's leader*hi* capacity. In
</line>
<line>
i*tertwin of Shakespe*rean critic, *an reach a comp*ehension this *haracter and its re**vance
</line>
<line>
to lite*ature and pol*tic field. This write s*e*s to an*l*ze this character and *waken pos*ible
</line>
</par><par>
<line>
new interpre*ati*n*
</line>
<line>
*f Shakespearea* work. I* the liter*ture fi*ld, critics who support *hi*
</line>
</par><par>
<line>
p*opo*al stand o*t, such as: Knight (1*67), *radl*y (2009), Bloom (*00*) and H*liodora
</line>
<line>
(*00*). In politic area, **quiavel (**00 - 2006) and Des*a*tes (2001) wo*ks i* de**il,
</line>
<line>
evolutions of *o*itic aspects. This writes *roposal sou*ht to conside* such cri*icisms, as t*ey
</line>
<line>
*ave *eleva*ce for analyt*c poli*ic comprehension o* such * ch*rac*er written b* Shakes*eare.
</line>
</par><par>
<line>
*n *hakespeare*n *ri*e* ther* are many
</line>
<line>
e*olutiona*y polit*c actions *an be observed when
</line>
</par><par>
<line>
ana*yze the att*tudes of *haracter Claudius, mai**y when to com*are such *ctions of Claudius
</line>
<line>
with the actions *f his prede*essor.
</line>
<line>
**yw*rds: Shakespea*e. Hamle*. **audiu*. Politic. *ociety.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 1*, n.9, art. 1*, p. *85-*98, s*t. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Delinea*ões Políticas ** Hamlet, de Willia* Shakespear*
</line>
<line>
287
</line>
</par><par>
<line>
* INTRO**Ç*O
</line>
</par><par>
<line>
O trabalh* de Willia* Shakespeare de*pe*ta, na crítica literária, in*mer*s nuanc*s que
</line>
</par><par>
<line>
permea*ão \fortuna\ **ítica e*pressad* pelo b*rdo, entre a
</line>
<line>
os campos: trágico, da *omédi*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
peças hi*tóric*s. ***u*n*o ess* e*emplo, *ode-se desta*ar, e*tr* *s trabalho* do
</line>
</par><par>
<line>
canônico, a peça Hamlet (1601). O *lc*nc* crítico dessa obra desenvol*e-se em muita* áreas
</line>
</par><par>
<line>
do conheciment*: l*te*ári*,
</line>
<line>
política, p*ic*lóg*c*, *ociológica,
</line>
<line>
en*r* outras. Áreas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
apr*moram os conhecimen*os *o*re as pe*son*gens, como: * *ei *l*udius, o mor*o*o
</line>
<line>
Polonius, prínci*e Ha**** (*obrinh* do atual rei), os filhos d* mordomo: Ophelia e Laertes, a
</line>
</par><par>
<line>
rainha Ger**ude,
</line>
<line>
etc.
</line>
<line>
O es**d* da
</line>
<line>
obra *amlet (16*1), c*ntr*l**ado de*d* as açõe*
</line>
</par><par>
<line>
*ociopolít*cas do Renascimento, d*reciona a v**ia* p*ssi*ilidades, sobretu*o a anális* lite*ária
</line>
<line>
à luz da **ica polític*. Centraliza*o nas análi*es d*s p*r*on*gens presentes **s*e drama, essa
</line>
<line>
es*r**a busca *ossí*eis *nterpr*taçõ** a*erca da per**nagem **audius.
</line>
<line>
Diante dessa *erspec*iv*, surge a in*agação sobre a r*presentat*vidade da pe*s*na*em
</line>
<line>
C*audius n* peça *amlet (1601) - à l** d* *rópria *rítica shakespea*iana e *a cr*tica polít*ca
</line>
</par><par>
<line>
ori*i*ár** a par*ir de Maquiavel -
</line>
<line>
centr*da n* questionamen*o: *ent*o des**s premissa*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sabe**o que ** rei tota*m*nt* b*m também não é um bom r*i - uma autoridade **l*tica *ão
</line>
</par><par>
<line>
*ode *sq*ecer suas fu*çõ*s a*minis*rat***s e
</line>
<line>
segui* apenas os
</line>
<line>
d*sej*s pessoais da sua
</line>
</par><par>
<line>
população, seria Claudius um m*delo *er a
</line>
<line>
considerado (aplicação d* responsabilidades
</line>
</par><par>
<line>
i*ternas aos súditos; te*tativas *ara realizações d* at**idades *x*ernas *elos sú*itos; apl*ca*ã*
</line>
<line>
d* resp*nsabili*ade *e*is a P*lonius como um vi*e-rei) dentro da *olít**a con**m*orâ**a?
</line>
<line>
As art*m*nhas po*íticas de Shakes*ea*e ex*re*sas n* pe*sonagem Claudius
</line>
</par><par>
<line>
demonstram
</line>
<line>
s u*
</line>
<line>
exp**i*ncia
</line>
<line>
enquanto
</line>
<line>
c*d*dão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Str**ford-upon-Avon,
</line>
<line>
te*do,
</line>
</par><par>
<line>
principa*mente, Londres c**o capit*l d* I*glat*rra e
</line>
<line>
su* ex*e*iência
</line>
<line>
*nquanto ex-londri*o.
</line>
</par><par>
<line>
As art**anhas p**ític*s assumida* p*r Claudi*s foram pra*icadas, se*un*o Barbara *eliodor*
</line>
</par><par>
<line>
em O h*m*m *olítico *m
</line>
<line>
Shakespe*re
</line>
<line>
(20*5), pelos líderes antecessores * atuais
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Sha*es*ear*,
</line>
<line>
poi* sua exper*ência *nqua*to cidadão inglês fundamentou a pr*t*ca
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
persona*em Claudius em Ha*let (16**).
</line>
<line>
Clau*ius realizou su*s at*ações **periores às do ant*ces*or rei H**let, tais fei*orias
</line>
</par><par>
<line>
ocor*idas - nomeação
</line>
<line>
*e *m mordomo qu* pos*u** muitas c*pacidades intern*s no castel*;
</line>
</par><par>
<line>
nome*çõ*s, de*tro do primei*o sé**lo a*ós o medievalis*o, de
</line>
<line>
súd*tos p*ra rea*i**ções
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atividades reais; incentivo à reali*ação de ev*ntos cul*urai*: teatro, po* e*emp*o - nessa ob*a
</line>
</par><par>
<line>
Shake*pe*rian* *ão p*ssíveis de a*ális*s
</line>
<line>
l**erári*s * política*. Up*ike, em Gertrude
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
</page><line>
Claudius (2000), realiza a es**i*a de seu ro*a*ce (Up*ike, na sua releitur* das três vers*es da
</line>
<line>
*e*. FSA, **r*sina PI, v. 19, n. 9, ar*. *4, p. *85-298, set. **2* ww*4.*sanet.co*.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Men*es, A. Gome*
</line>
<line>
288
</line>
</par><par>
<line>
pe*a, a escrita de Saxo Gra*maticus (1160 - 1*20), e as re*scritas de Fr*ncis Bell*forest
</line>
<line>
(1*76) e Wil**am Shakespeare (*601), *ealizou a e*crita de tal roma*ce) explicit*ndo as **ões
</line>
</par><par>
<line>
reinantes do
</line>
<line>
antigo rei Hamlet
</line>
<line>
e de Claudius, e ao ler**s a pe*a Ha*let (*601),
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Shakespeare, notaremo* certa* evoluções no tocante aos líderes ha*let*an*s di*ama*queses.
</line>
</par><par>
<line>
A* potências - nova r**liza*** govern*mental descr**a p*r Shakespea*e -
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fragilid*des - relações pe*soais, principa*mente com o *obri*ho - de Claudius *nquanto r*i,
</line>
</par><par>
<line>
sã* trabalhada* por George *ilson Knight, em *he Wheel
</line>
<line>
*f fi*e (1967) que destaca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*pacida*e v**tu*sa da pe*so*agem: ações cr*ati*as e sábias, ser bene**lente, com confiança
</line>
</par><par>
<line>
*m s*; Andrew Cecil Bradley, em * tragé*ia shake*pe*riana (2009)
</line>
<line>
apo*ta *aracterísticas
</line>
</par><par>
<line>
que aprimoram a *ompre*nsã* c*nsid**ável d*s*a p*rsonagem; Ha**ld Bloom, em
</line>
</par><par>
<line>
Shakespea*e: a *nvenção do humano (200*) e*abora sua crítica cen**a*i*ado
</line>
<line>
na
</line>
<line>
per**nagem
</line>
</par><par>
<line>
*ríncipe Hamle*; e B*rbara He*iodora, em R*flex*es shakespearianas (2004) destaca que
</line>
<line>
Claudius não se co*fi*ura c*mo rei. *u*ores que *or*oboram para as int*rpreta**es políticas
</line>
</par><par>
<line>
des*a
</line>
<line>
*erson*gem, são: Maqui*vel, em A art* da gue*ra (2000) e * Príncipe (2006)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
De*car*e*, em * discurso do *é*odo (2001), *ontribuem com suas nu*nces literárias políti*as
</line>
<line>
* tal *ná*ise.
</line>
</par><par>
<line>
A relev*ncia dess* arti*o reside
</line>
<line>
na possibili*ade *e realizar novas in*er*retações
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*tribuições acerca da peça *amlet (*601), levando em consideração os asp*ctos que
</line>
</par><par>
<line>
carac*e*iz*m personagem Cla*di*s, como: dif*re*te nas atitude* reai* *a** elevar a sua a
</line>
<line>
imagem de coma*do; estrategist*, praticante de possíveis evolu*õe*: diálogo *om todos os
</line>
</par><par>
<line>
súditos, confiança
</line>
<line>
na*
</line>
<line>
ações e*ter*as reai* *os s*ditos, et*.,
</line>
<line>
t*azendo *at*res
</line>
<line>
*iterários
</line>
</par><par>
<line>
*istóri*o* à c*íti*a
</line>
<line>
contemporânea, *ara uma aproxim*ção relevante da compreen*ã* das
</line>
</par><par>
<line>
*ntençõ*s de *hake*peare.
</line>
<line>
2 R*FERENCI*L *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 O comando real de Claud*us
</line>
<line>
*l*udi*s, uma personage* descrita por *ha*e*pe*re - a*tor **nô*ico e o bar*o in*lês
</line>
<line>
- apresenta-se co* algumas formas de atuaç** esplêndi*a na dramaturg*a sh***spearia*a, n*
</line>
</par><par>
<line>
peça Hamlet (1601), ao *ompará-*o com a atua*ão r*ina*te *o seu ir*ão/re*
</line>
<line>
na
</line>
<line>
escrita
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Gram*aticus. Uma figura re*l que
</line>
<line>
re*resen*ou o reino de Elsinore, *lém do seu
</line>
<line>
ato de ter
</line>
</par><par>
</page><line>
cometido *ratricíd*o, Claudius fez um e*plêndido pap*l en*uan*o re* dinamarqu**, ao
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 19, n.9, art. 14, p. 285-298, *et. 2022 www*.*san*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Deli*ea*ões Pol*ticas e* Hamlet, de William Sh*kespeare
</line>
<line>
289
</line>
</par><par>
<line>
co*parar *u** at*vid*des r**is com o rei Hamle* - ten** as escritas de Grammaticus e
</line>
<line>
Bellefo*est.
</line>
<line>
Claudius reali*ou um reinad* de coopera*ão com os súdi*o*, principa*ment* *oloni*s,
</line>
<line>
*as tra*spareceu de forma negat*v* c** * *obri*ho1. Pode-se ter inúm*ras int*rp*etações na
</line>
</par><par>
<line>
interaç*o ent*e
</line>
<line>
*mbos: Claudius e Polonius, *ri*cipalme*te ** ado*armos a releitura
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Upd*ke (20*0). *obre as interpretaçõ*s updi*iana*, a
</line>
<line>
partir de s*a *nt**pret*ção *as três
</line>
</par><par>
<line>
escritas, Updike (2000) foca, no pr*meir* capítulo do s*u roma*ce, nas relaçõe* *as
</line>
<line>
*ersonagens no *einado do rei Ha*let e, no terceiro capítulo, d*scre** como Claudius tornou-
</line>
<line>
se rei.
</line>
</par><par>
<line>
B*o*m (20*4), em de*esa da personagem
</line>
<line>
prínc*pe Hamlet, *iz que Claudius foi **
</line>
</par><par>
<line>
assassino *mador e atuou com deslizes. Considera*do a mudança entre os reis, o*orreu
</line>
</par><par>
<line>
mudanças no coman*o do
</line>
<line>
reino dinamarquês *amlet*ano e essas mu*a*ç** *ons*gue*
</line>
</par><par>
<line>
fundame*tos se
</line>
<line>
comparadas às mudanças entre
</line>
<line>
Eras. Ao anali*ar * momento do fratricídi*,
</line>
</par><par>
<line>
no*ar-se-á que o rei Hamlet não est**a em um d****n*o roti*e*ro, m*s em uma pausa **ós
</line>
<line>
ativid*de exte*na - ativ*da*es presentes n* escrita de Grammaticus (*013), fa*o o*orrido em
</line>
</par><par>
<line>
pleno m*dievali*m*. A part*r da segunda
</line>
<line>
cen* da peça Hamlet (1601),
</line>
<line>
em pleno
</line>
</par><par>
<line>
Renascim*nto, n*ta-se * divis*o de*sas possíve*s ativid*de* realizadas pelo ant*go rei Hamlet,
</line>
<line>
divisão ela*ora** por Claudiu*, aos *údit*s. D*i* d*s sú*i*os, Rosencran*z e Guildenst**n,
</line>
<line>
vier*m da **glaterra pa*a Elsinor*/Dinamarca. Não s* Bloom (2*04), que *bservou
</line>
<line>
características n*g**ivas na pe*sonag*m Claudi*s, Hel*o*ora (2004, p. 138) observou que
</line>
</par><par>
<line>
"Cl*ud**, * Rei, é um antagonista *mpressionante,
</line>
<line>
uma f*r*a e uma in*eligên*ia que
</line>
</par><par>
<line>
*o**or*ficam o m*l".
</line>
</par><par>
<line>
As mud*nças de eras c*usar**, *ortant*, essas visões da crí*ica lite*ária
</line>
</par><par>
<line>
shakespea*iana. C*n**ados em uma visão *ontem*o*ânea religiosa: *eliodo*a (2004) e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
B*oom (2004) acusam as *ções da personagem Claudiu* negativamente aplicam err*s e
</line>
</par><par>
<line>
oriundos das *ções
</line>
<line>
de*sa pers*nag*m. Bloom (2001) de*xa um* i*eia a ser *efletida
</line>
<line>
nessa
</line>
</par><par>
<line>
inter*r*tação d* inte*aç*o entre ambas as p*rsonagens: Claudiu* e o prí*cipe Ham*et, * afirma
</line>
<line>
que a personage* Claudiu* não é *m *nimigo à *ltura *a pe*sonagem príncipe Haml*t. *lo*m
</line>
<line>
(2001) afi*ma qu* não er* necessário um amplo inte*ec*o para vence* C*audi*s, tal pr*po*içã*
</line>
</par><par>
<line>
firmada
</line>
<line>
na persona*em do
</line>
<line>
príncipe Ham*et. Pode-se inte*pretar a inferio*idade da
</line>
</par><par>
</page><line>
1 O dir*g*nte pode ser ama*o, mas também *rec*sa ser temi*o. Ele **ecisa desenvolver atos q*e revelem a *ua
</line>
<line>
hum**idad*, mas também emp*eender ações q*e não deixem transparecer fraque*a diante de seus *irigidos. A
</line>
<line>
pior qualidade do dirigente é a fra**eza, **rque se ele se revela fr*co **ante *os seus comandados, estes os
</line>
<line>
desprezarão. (RODRIGUES, 1987, p. 46).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*i*a PI, *. 19, n. 9, art. 14, p. 28*-2*8, set. 2022 *ww4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. Mendes, A. Go*es
</line>
<line>
290
</line>
</par><par>
<line>
personagem do príncipe * - pensa*d* t*l inferior*da*e da personagem Cla*dius escrit* *or
</line>
<line>
Bloom (*0*1) - a superio*idad* * o ser não portador de*s* espantoso intelecto: Cla*diu*.
</line>
</par><par>
<line>
Cláudio, o trapaceiro, não é *nimi*o à altu*a de Ham*et,
</line>
<line>
embora o Príncipe
</line>
</par><par>
<line>
assim o defina. O miserável usurpador é totalment* desbancado pelo so*rinho
</line>
<line>
[...], p*ra *ar cab* d* *lá*dio *ão são necessários um espantoso i*tele*to
</line>
</par><par>
<line>
nem uma c*nsc*ên*i*
</line>
<line>
das mais sensíveis, e o Prínci*e Ha*l*t s*be, me**or
</line>
</par><par>
<line>
*o que nós, que
</line>
<line>
n*o é ta**ado par* a tarefa
</line>
<line>
*ue *he foi *tribuída (BLOOM,
</line>
</par><par>
<line>
2001, p. 4*2-**5).
</line>
</par><par>
<line>
Bradley (2009, p. 1*0), ao *ontrário d*ssas afirmações de Bloom (*00*) ac*rca
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
personagem do pr*ncipe, afi*ma que as
</line>
<line>
at*tudes do príncipe são totalmen*e hom*cidas *
</line>
</par><par>
<line>
rea*irma a loucur*
</line>
<line>
*e tal per*ona*em. "Rosencrant* e Guildenstern *alam a Cláudi* da
</line>
</par><par>
<line>
nece*sidade i**eriosa de *roteger-lhe a vida, qu* era i*es*i*ável, *om* se a loucura
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ham*et tive**e se r*velado **ora claramente *om*cid*". Br*dley* (200*) ain*a destaca *s
</line>
</par><par>
<line>
aç*es e, principal*ent*, duas das ações *lo*iosas de Claudi*s, ele cons*guiu
</line>
<line>
pratica*:
</line>
</par><par>
<line>
p*rceria, após de*onstração de fúria, *om Lae*tes e dominação *a população frente à **stura
</line>
<line>
a*ress**a dela.
</line>
</par><par>
<line>
A fúr*a de L*ert*s,
</line>
<line>
port*nto, volta-s* pri*eir*mente contra o rei; e a
</line>
</par><par>
<line>
*a*ili*ade **m a qu*l e*e in*ita o povo, c*mo t*mbém o **ceio q*e o rei tem
</line>
<line>
de *ma inv*stig*ç** judicial, mostra*-**s com* eram pura**nte intern*s os
</line>
<line>
obstáculos que * herói *in*a * vencer (*R**LEY, 2009, p. *04).
</line>
</par><par>
<line>
Compat*vel com as n*ances
</line>
<line>
escritas por Shakespe*re sob*e tal pers**agem, K*ig*t
</line>
</par><par>
<line>
(1967) apresenta su*s int*rpre*ações favorá*ei* a tal análise da pe*sonagem Claudius
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*rocurou seguir a
</line>
<line>
or*ginalid*de Sha*espearia*a. Esse crítico b*itânico procur** em seu
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*: The W*e** of F*r* a**oxi*ar-s* ** intenções de Sha*espeare quando escreve* *
</line>
</par><par>
<line>
personagem Cla*dius
</line>
<line>
e, possiv*lmente, pr*curou r*presentar e *escrever as mudanças
</line>
</par><par>
<line>
evo*utivas ocorr**as no século XV e XVI na I*glaterra. Claudius não er* um c**minoso,
</line>
<line>
*ealizou o fratricíd*o devido ao interesse po*ítico pessoal e*olu*ivo, seg*ndo Knight (1967).
</line>
<line>
*o**entrado na r*cente evolução das er*s, Shakespeare reescreveu e escreveu a peça Hamle*
</line>
<line>
(1*01) constando ta* agressivida**: o *ra*ricí**o. Para estimular a cap*ci*ade interpretativa do
</line>
<line>
seu *úbli*o leitor, Sha*espear* n*o efetuou grandes mudanças em *ua *eescrita, o ba*do
</line>
<line>
*a*teve a cul*a da personag** Claud**s *m cometer fra*ricídio para alcançar o p*d*r re*l -
</line>
</par><par>
<line>
fato **crito por Grammaticus e também *oi r*escri*o por *ellef**e*t e ter reescrito - -
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
como dramatic*men**. (**ADLEY, 20*9, p. 123).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*in*, v. 19, n.9, art. 14, p. 285-298, s*t. 2022
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Deli*eações Políticas em Haml**, de Will*am Shak**p*a*e
</line>
<line>
291
</line>
</par><par>
<line>
bardo, a p*rsonage* como u*a *ep*e*entação **tre a troca das c*lt*ras medi*vais para as
</line>
<line>
renascentistas.
</line>
<line>
*ow C*audiu* i* no* drawn as wholly e*i* far from it. *e see the gove**ment
</line>
<line>
of *enmark w***ing smoothly. *l**diu* *how* every sign of bei*g a*
</line>
<line>
excellent d*plomatist and *ing []. Hence Hamlet is a conti**al fear *o
</line>
</par><par>
<line>
*lau*iu*, reminder of his crime. It is a m*stake to consider Claudius as a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*dened cri*inal [] I have *oncentrated
</line>
<line>
o* Claudius' vi**ues. They are
</line>
</par><par>
<line>
man*fest. So are
</line>
<line>
his fa*lt* his
</line>
<line>
o*iginal crime,
</line>
<line>
his skill in the l*s* admirable
</line>
</par><par>
<line>
kind of policy, treachery, an* intri*ue. But I would p*i** clearly that, i* th*
</line>
<line>
movem**t *f the play, *is fault* are forced *n him, an* *e is *i*tinguished b*
</line>
<line>
cre*ti*e and wise action, a s**se of purpose, bene*olence, a faith in *imself
</line>
</par><par>
<line>
and th*se arou*d h*m3
</line>
<line>
(KNIGHT, 19*7, p. 33).
</line>
</par><par>
<line>
*igura 1 - A Cena da p*ça *m Hamlet
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: https://pt.wikip*dia.org/*iki/Lista_de_personagens_de_Hamlet#/media/Fich*ir*:Ha*let_play_scene_cropped.png
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
f*ncionand* sem pro*lemas. Claudi*s *á todos os **nais *e ser um exc*lente dipl*m*ta e re* [...]. Ham*et é um
</line>
</par><par>
<line>
medo contí*uo para Cla*dius,
</line>
<line>
uma lem*ran*a de seu crime. É
</line>
<line>
um erro considerar Claudi*s co*o um puro
</line>
</par><par>
<line>
criminoso [...] Concentrei-me nas virtud*s de Claud*u*. Eles são *a*ifestos. *ssim como sua* falhas, seu **ime
</line>
</par><par>
<line>
orig*n*l, sua *abilidade no *ipo menos adm*rável de
</line>
<line>
*olítica, traição e intriga. M*s eu
</line>
<line>
gostaria de ap*nta*
</line>
</par><par>
<line>
cl*ramente que, no movim*nto da p*ça, *ua* fa*has são impostas a ele, e ele se *i*ti*gue
</line>
<line>
pela *ção criativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
sábia, um *ens* de p*o*ósito, benevo*ên*ia, uma fé *m si mes** e nos que * c*rcam. (KNIGHT, *967, p. 33).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi** PI, v. 19, n. 9, art. *4, p. 285-298, set. 2*22 www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. Mendes, *. G*mes
</line>
<line>
29*
</line>
</par><par>
<line>
3 RE*ULTADOS E DISC*SSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A express*o elis**eta*a ** *amle*
</line>
</par><par>
<line>
Os q*a*ro sú*itos reais de Elsi*ore, no*eados por Claudius: Cornelius, Voltimand,
</line>
<line>
Gui*dens*er* e Rosencrantz, r*alizar*m funçõ*s qu*, no *edievalismo, seriam *ealiz*das
</line>
</par><par>
<line>
através da pessoalidade do rei e com *so de espadas (OLIVEIRA; PRADO,
</line>
<line>
20*0). Não **a
</line>
</par><par>
<line>
possível
</line>
<line>
perceber
</line>
<line>
essas nome*ções pela personagem rei Hamlet, pois, segundo a
</line>
<line>
crít*ca
</line>
</par><par>
<line>
literária h*mleti*na, p*rson**em *ra m**to singu*ar: realiz*va suas funções pessoalmente, a
</line>
<line>
armado e funções agressiv*s. Essa interp**taçã* voltada à atua*ão da personagem do rei
</line>
</par><par>
<line>
Hamlet é re*lizad* *or Updike (2*00). Cl*udius **difi*ou a posição do rein*do com sua e
</line>
<line>
ca*acidade de liderança, em pleno ***ascimento, r**lizou o reinado sem armame*t*.
</line>
<line>
Claud*us, centr*li*ado no campo político, em*tiu a valorização do quadro profi*sional
</line>
</par><par>
<line>
do* súdi**s. Como supracit*do, além
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Polonius como
</line>
<line>
uma figu*a real e aut*ridade
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
negocia*ões entre súdit*s, C**udius dialoga*a com os súditos decla*ando o*dens * receb*a as
</line>
</par><par>
<line>
reciprocidades
</line>
<line>
des*a* negociações, portant*,
</line>
<line>
pode-se notar a
</line>
<line>
valorização do *iá*ogo:
</line>
</par><par>
<line>
autorid*de e súd*tos. Claudius agiu de *or** oposta ao *eu *ntecessor, *om os s*ditos e outras
</line>
<line>
realizaçõe* r*ai*, como: n*s r*lações exte*nas e resolução da* *ema*d*s internas.
</line>
</par><par>
<line>
*lau*ius assumiu * reinado de Elsinore e *evi*o à sua
</line>
<line>
prátic* (dentr*
</line>
<line>
d* Castelo)
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
como escreve* Gra*maticus (The
</line>
<line>
history of the Dan*s) e re*sc*evem Bel*eforest (The
</line>
</par><par>
<line>
*ystorie of Ham*le*) e Sh*kespeare (H*ml*t) - *e ter *ometido fratricídio, o papel *el*gio*o
</line>
<line>
cri*t*o é dest*cado dentro *a escrita *a peça po* S*akespeare. **l descrição é p*rceptível no
</line>
<line>
Ato I/C*na V em que p*ínc**e Hamlet e o fantasma do re* Hamlet r**resentar*m * ap*rição
</line>
</par><par>
<line>
f*n*asm*górica
</line>
<line>
do rei Ha*let, e a cena
</line>
<line>
que mostra Claudius
</line>
<line>
ajoelh*do e
</line>
<line>
*ealizando
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
petição * **gur* de su* superioridade *e*ig*osa, Ato III/Cena III.
</line>
<line>
Claudius demonstrou gran*e* evoluções no exercício do p*der quando t*mbém, *or
</line>
<line>
e*emplo, nomeou súditos par* taref*s ext*rnas e in*ernas *omo suprac*tad**. Ao le* essa
</line>
</par><par>
<line>
es*r*ta *e *hakes*eare, *otar* a diferença entre
</line>
<line>
os re**ados: D*n*marca, Polôni*, Noruega *
</line>
</par><par>
<line>
Inglaterra. *s reis, exte*iores à Dinamarca hamleti*na, aind* pos*uíam a cu*tura m*di*valista:
</line>
</par><par>
<line>
i*vasão,
</line>
<line>
posses il*gais, também a demonst*ação *e força, *tc. Claudius com
</line>
<line>
* ua
</line>
<line>
autoridade
</line>
</par><par>
<line>
revolucio*ária pr**icou *o co*trário dos demai* *einados. Considerando os aspec*os cul*u*ais
</line>
<line>
da era anterior, pode-** considerar C*audius um político onipotente ao seu cargo.
</line>
<line>
*omo uma dem**stração da for*a r**lizada por Claud*us, essa person*g*m
</line>
</par><par>
<line>
r*pr**en*ou
</line>
<line>
co* sua* açõ*s reais *enas**ntistas, i*e*as *ontrárias
</line>
<line>
à do *ei *aml*t que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.9, art. 14, p. 285-2*8, set. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Deline*ções Políticas em *a*let, de William Shake*p*are
</line>
<line>
293
</line>
</par><par>
<line>
*epresent*u as ações *olít**as m*di*val*s**s. As práticas inte*igíveis de Claudi*s, ao nomear
</line>
<line>
sú*itos, re*resentou a **a provável segurança, arma*do-se.
</line>
<line>
*eali*ando a *ropo*ta do distanciamen*o *diossincrát**o entre Sha*es*eare (2015) e o
</line>
<line>
f*ore*t*no M**uiave* (2000), torna-se equivalente, pois n*tam-se em Haml*t (1601)
</line>
<line>
*v*l*ções dos costum*s me**ev*is para os costumes renascentis*as, costumes já su*racitados.
</line>
<line>
Os di**ursos *as ações pol*ti*as renascenti*tas s*o muito *alorizados em Ha*le* (1601), pois
</line>
<line>
semp*e hou** as i*teraçõe* idiossin*ráti**s en*re as personage*s. Claudius pra**ca essa
</line>
<line>
int*ração com seus súditos, valori*ando o *iá*ogo, p*r exemplo, p*inc*palmente co* o súdito
</line>
<line>
P ol *ni us .
</line>
<line>
Percebe-se a i*portânc*a da pr*ti** da linguagem - rea*iz**a ent*e o rei e os súdi**s -
</line>
<line>
oriunda da e*crita de Shakespeare, *a pers*nagem Cl*udius. Chega*do-se a Blo*m (1995, p.
</line>
<line>
53), *m O Cânone Oc*dent*l, n*ta-se * destaq*e em **ake*p*ar* no fator l*ngu*stico e o auto*
</line>
</par><par>
<line>
escreve o bardo
</line>
<line>
como único nesse quesito: "*enhu* outro escritor jamais teve na*a
</line>
</par><par>
<line>
se***hante aos rec*rsos de linguagem de Shakespeare [...]". Portanto, Shakespeare tem *ido o
</line>
<line>
poeta n* lite*atur* o*id*ntal.
</line>
<line>
Em O Prínc*pe - obra esc*ita an**s de A A*te da G*erra - *aquiavel apresentou
</line>
<line>
idei*s opo*tas em su* *bra posterior, pois na *rime*ra obra, Maq*ia*el (2006) escreveu pass*s
</line>
<line>
para adentr*r na *irtù * fortuna no campo p*l*tico, principalmente *omo e*itar a fortu*a,
</line>
</par><par>
<line>
apresentan** direções e como
</line>
<line>
evitar ess** dir*ções
</line>
<line>
que le*am o *ríncipe *o acaso. São
</line>
</par><par>
<line>
*ireções aplic*v*is nos a*os *a personagem C*aud*us.
</line>
<line>
*a*ui*vel, em O Prí*cipe, não s* to*nou * único * tr*b*lhar com o tema fortuna.
</line>
<line>
Descartes (200*) ta**ém t*a*alhou com o termo *ortuna, ma* articu*ado no âmbito pessoal e
</line>
<line>
o francês escreveu su* obra, O Discurso do M*todo, em outras nua*ces cultur*i* e no *n* de
</line>
<line>
1637. Descart** (200*), co*o me*cionado, trab*lho* com o te**o fortu**, m*s o francês
</line>
</par><par>
<line>
diferenciou-se do florentino. Maquiavel (2**6) descreve* os ca*inhos a *lcançar e
</line>
<line>
evit*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fortun* e, D*sca**es (2001) p*ocurou e**ontrar
</line>
<line>
caminhos para vencer *ortuna. O francês a
</line>
</par><par>
<line>
*screveu que, se
</line>
<line>
t odos
</line>
<line>
*ode* d*stingui* verdadeiro do falso, nem todos **o *gualm*nte o
</line>
</par><par>
<line>
**tos a desc*brir *
</line>
<line>
verídico. A
</line>
<line>
desc***rt* de tal v*ra*idade, *egundo o franc*s, exi**
</line>
</par><par>
<line>
qualida*es de espírito *upe**ore* à* enc*ntradas habitualmente.
</line>
<line>
Shakespe*re e*cr*ve* a sua pe** H**l*t (1601) - observand* as duas obras des*e*
</line>
</par><par>
<line>
**t*m*s dois a*tores s*pracitados - demons*rando determ*na*as mudanças no agir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
personage* Claudius ao compará-*o com a personag*m *ei *amlet (MENDES, *021). Se
</line>
</par><par>
<line>
observada a *eleitura de *pdike (*000), pode-s*
</line>
<line>
*bservar essas *u*ança* his*óricas ent**
</line>
</par><par>
<line>
a*bas as perso*agens.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*e*in* PI, v. 19, n. 9, a**. 14, p. 285-*98, set. 20*2
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. M*nde*, A. Gomes
</line>
<line>
2*4
</line>
<line>
[...] modificar antes meus de*ejos do que * ordem do mund*, e, g*ralmen*e,
</line>
<line>
acostumar-me * crer q*e não h* na*a q*e este*a inteir**ente em n*sso poder,
</line>
<line>
a n*o ser os nossos pensamen*os, *e sorte q*e, depo*s de te*mos *eito o que
</line>
</par><par>
<line>
*os e*a
</line>
<line>
possível *o to*ante *s *ois*s
</line>
<line>
**e n*s são *x**rio*es, tudo o q** no*
</line>
</par><par>
<line>
falta conseguir é, em *e*ação a nó*, *bsolu*ament* *mpossível
</line>
<line>
(DESCARTE*, 2001, p. 30).
</line>
<line>
A f*rtuna e vir*ù, apresentadas *or M**uiavel (2006), possivelmente levou
</line>
</par><par>
<line>
Sh*ke**eare, inspirado *a troc* do reino *nglês: Mary I
</line>
<line>
*or Elizabeth I, a descreve* * p*ça
</line>
</par><par>
<line>
Hamlet (*601) - primeira *scrita, The his*ory
</line>
<line>
of *he Danes, foi escrita *or Gram*a*icu*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
segunda escrita, The hy*tor*e of H*mblet, fo* escr*ta p*r Bel*eforest - com a rep*esentação
</line>
<line>
pol*tica *nglesa entre *s *écu*os XV e XVI (MEN*ES; *LIVEIRA; FÉLIX, 2*19). Ins**r**o
</line>
<line>
no reinado de Eliz*beth I, Shakespear* insp*rou-s* nesse comando real e pr*curo* descrever a
</line>
<line>
peça Hamle* (1601) inspirando-*e *ambém na po*sív*l troc* do c*mando re*l inglês: M*ry I
</line>
<line>
por Elizabeth *.
</line>
<line>
Refletindo tal escrita *hake*peariana na conq*ista da derrubada da *nvencível A*m*da
</line>
</par><par>
<line>
Espa*hola *
</line>
<line>
na abert*ra do a*esso a Inglat*rra, Sha*espeare *alvez tenha procu*ado
</line>
</par><par>
<line>
r*prese*tar essas evoluç*es
</line>
<line>
com a
</line>
<line>
escrit* *a peça Hamlet (1601). *presentando as relaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
ent*e pa*ses e as realizações de funções reais pelos súditos dinamarquese* hamlet*anos em
</line>
<line>
t*r*as externas. "Shakespear* é [...] u* espíri*o que tu*o impr*g*a, que nã* *ode ser
</line>
<line>
confi*ado [...], Shake*p*are tem a *argueza da pró*ria natureza e por essa **rg*ez* ele sente a
</line>
<line>
ind**erença da natu*eza" (BLO*M, 19*5, p. 58). Sh*kespeare deve ter copiad* os e*eito* d*
</line>
<line>
sua r*a*id*de na peça Hamle* (1601), exceto o fratricídi*, *au*ados pela *ainha *liz*beth I na
</line>
<line>
rainh* Mary I.
</line>
<line>
* troca e *s ef*itos *ntre os reis *in*marquese* ha*letiano* - observa*do a re*lid*de
</line>
</par><par>
<line>
de Shakes*ear* - insp*r*ram-se
</line>
<line>
na troca real da Inglater*a entre os séculos XV e *VI, q*e
</line>
</par><par>
<line>
aconteceu im*ulsionado pela traição se*ti*ental e relacional do *ei Henrique VIII pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rainha Catarin* d* Aragão (pais d* Ma*y I), com Ana Bol*na (*enrique VIII * A*a B*len*,
</line>
</par><par>
<line>
p**s d* Elizab*th
</line>
<line>
I) - a*onteceram em Hamlet (1601)
</line>
<line>
insp*ra*os na real*da*e inglesa dos
</line>
</par><par>
<line>
sécul** *u**acit*d*s. Possi*el*ente, a *roca *o reinado da I**la*er** in*luenciou Sha*espe*re
</line>
<line>
*a rees*rita de tal peça.
</line>
<line>
Como *presenta*o nas idiossin*rasias de Descart*s (2001), Cl*udi*s nã* descobriu as
</line>
<line>
verdadeiras intenções d* príncipe Hamlet e do príncipe Fo*tinb*á* (no Ato V/Cena *I, nota-s*
</line>
</par><par>
<line>
a apar*ção d* príncipe N**ueguês no momento em
</line>
<line>
q*e Claudius foi *ssassin*do,
</line>
</par><par>
<line>
possivelmente, o *ei Norueguês apresentou pal*vras fal*a* a*s súditos d* rei *laud*us. No Ato
</line>
</par><par>
<line>
II/C*na II, ocor*e *al reconheciment* da
</line>
<line>
possível a*irmaç*o verídica pelo *ei din*ma*q*ês
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F**, T**esina, v. 19, n.9, art. *4, p. 285-298, set. 20*2
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Delineações Polít*cas em Hamlet, de William *hakes*ea*e
</line>
<line>
295
</line>
</par><par>
<line>
enviada pelo rei Norueguês e perceptível também o en*i* dos embai*ado*es V*ltima*d *
</line>
<line>
Co*nelius * Noruega para essa negoc*açã*).
</line>
<line>
Shak**peare trab*lhou *lau*ius, *a sua escrita, c*mo uma figura basta*t*
</line>
</par><par>
<line>
questionável. Tal question*mento é notó*io na ten*a**va de i*stit*cionalizar o seu po*er
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
**inado di***arquês, mas c*m um *rande suces*o institucional. Pr*meiramente, Polonius
</line>
</par><par>
<line>
per*anece como mordomo, *a*
</line>
<line>
com uma força maior na sua *arefa em sua pro*issã*.
</line>
</par><par>
<line>
Ros*ncrant* e Guildenstern, *omo descrito anteriormen**, d*s*n*olvem as fun*ões
</line>
<line>
a***uada*ente, mes*o tendo *m fim t*ágic*. Laer*e* e Ha*let *xecutam suas funções
</line>
<line>
bastante duv**osas, pois há vontade próp**a em ambos. Laertes em vontade familiar, mesmo
</line>
<line>
sem conhecer o *a*o, ve* ao trono dinamarquês desejan*o, através de *nfor*ações *xt**iores
</line>
</par><par>
<line>
a* rei, ving*r o a*sas*inato de se* pa*: Polonius. O
</line>
<line>
prí**ipe Hamlet, desd* a morte do pai,
</line>
</par><par>
<line>
encontrava o tio (o e*tão rei) ou *alava em ambientes não *orma*s, ***s a revelação do
</line>
<line>
pos*ível fan*asma do s*u pai, que i*ia *ingar a m*rte d* seu pai: rei Haml*t. Nuttall (2007, p.
</line>
<line>
203) afir*a que n*nguém n*ta*a a *ingan*a par* o anti*o rei como uma açã* proibida d* s*r
</line>
</par><par>
<line>
realizada: "It has
</line>
<line>
b**n said that in all the philosophizing **d qu*stioning i* Ha**et no one
</line>
</par><par>
<line>
over *eem to n**ice that revenge is forbid*e*"*.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - H*mlet, ler o* não ler
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *ttps://polifonias.files.wordpress.com/2*10/12/hamlet_claudius_ger*rude.*pg
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
(NUTTALL, 2*07, p. 203).
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, art. 14, p. 285-*98, *et. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. O. Me*d**, A. Gomes
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
4 CONS*D**AÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Sã* notó*ias as realizações reais da p*rsonage* Cl**di*s, na su* função de
</line>
<line>
rei -
</line>
</par><par>
<line>
mesmo Polonius *e apresent** co*o uma for*e confiabilid*de ao l*de* real, a pos*i*ilidade d*
</line>
</par><par>
<line>
v*c*-rei ainda n*o existia - atribuía res**nsa*ilidades internas
</line>
<line>
e ext*rn*s aos súdit**.
</line>
</par><par>
<line>
E*pos**s *s fun*ões *e Clau*i*s acima supracitadas, p*dem-se obse*var *o*síveis ev*luçõ*s
</line>
<line>
na ordenaç*o real.
</line>
<line>
Sha*espeare rev*la *s aspectos políticos da per*onagem C**udius em pleno
</line>
<line>
*e*ascimento, e faz revela*ões polí**cas em pleno séc*lo XVI muito relevantes: nomeação d*
</line>
<line>
embaixad*r, mord**o (em plen* modern*dade: *i**-rei) e protetor do *ei. En*end*-se,
</line>
<line>
c*nsiderando *s *ç*es da personagem Cl*udius, **e *s alternativas para alcançar o poder nos
</line>
<line>
séculos XV * XVI eram di*ers*s e muito consid*r*das, **in*i*almen*e ao observar a peça
</line>
<line>
Hamlet (*601), entre familiares. A religiã*, ao ana*isar a peç* H**l*t (1*0*), n*o tinha muita
</line>
<line>
referênci* *as a*uaçõe* das pers*nagens, exc*to Clau*ius, qu* arrependido d*s seus atos que
</line>
<line>
o levou a co*eter fra*ricíd*o, solicita, ajoelh*do, perdão div*no.
</line>
<line>
Nes*a *scrit* de S***espeare, no per*odo renasce*tista, fica* expostas as evoluçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
nas soc*edades d*s séculos XV e XVI. O *ei Claudius
</line>
<line>
apresentou *ost*ras reais mai*
</line>
</par><par>
<line>
evol*tivas do q*e o *eu *nt*cessor - principalmente ao c*nsider*r a leitura *m Gramma*icus,
</line>
<line>
Bellef*rest e Shake*peare, realizada por Up*ike (2000) - e, consi*eran*o essas evo*uções, o
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Delineações Polí*i*as em Hamlet, de Willi** Sha*espe**e
</line>
<line>
297
</line>
</par><par>
<line>
___________________. O *omem po*í*ico em Shakespeare. Rio de Ja**iro: *ditora Agir,
</line>
<line>
2005.
</line>
<line>
MAQUIAVEL, N. A arte ** gu*rr*. São Pa*lo: L&P*, 2*00.
</line>
<line>
___________________. * *ríncipe. S*o P*ulo: *scala *du*acional, 2*0*.
</line>
<line>
MENDE*, A. O. PR*DO, T. M. Maquiave* *m/e Shakes*eare: relei*uras da per*onagem
</line>
<line>
rei Cl*udius. M*uritius: Novas *di*ões *cadêmicas, 2019.
</line>
<line>
_____________________________________________. A práti*a política s**kespeariana e*
</line>
<line>
**mlet. Revista Muita* Vozes, Po*ta Grossa, v. 9, p. 6**-674, 2020.
</line>
<line>
M*N*E*, A. *. A polít*c* shakes*e*riana *eatr*lista representa*a em **mlet. R*vista Água
</line>
<line>
Vi*a, Brasília, v. 6, p. 1-10, jan-abr, 2021.
</line>
<line>
*ENDES, A. O; OLIVEIRA, C. C; FÉL*X, J. *. Maquiavel em Shakes*eare: rel**tura* *a
</line>
<line>
personagem *ei Claudi*s, em *amlet. R*vista FSA, Ter*sin*, v. 16, n. *, *r*. 10, p. 191-2*8,
</line>
<line>
ju*./ago. 2*19.
</line>
<line>
NUTTALL, A. D. S*akespeare: the thinker. Yale U*ive*sity *ress: Lo*don, 2007.
</line>
<line>
KNIGHT, *. W. The whee* of fir*. London: Rou*ledge Clas**cs, *9*7.
</line>
<line>
ROD*IGUES, N. Li*õ*s do *rínc*pe e outr*s *ições. *ão P*ulo: Cortez Editora, 198*.
</line>
<line>
SHAKESP*ARE, W. Hamlet. New Yor*: Barnes & No*l*, Inc, 2015.
</line>
<line>
UPDIKE, J. **rtr*de a*d Claudius. *ew Y*rk: The *allantine Publi*hing Group, 2000.
</line>
<line>
Crédito da imag*m
</line>
<line>
Figura 1. Pintura *e A Cena da Peça em Hamlet
</line>
</par><par>
<line>
MACLISE, D.
</line>
<line>
A Cena da Peça em *amle*. Fraser'* Magazine. Ire*an*. Disponível em:
</line>
</par><par>
<line>
http*://pt.wik*pedia.org/wiki/Lista_de_**rson*gens_de_Hamlet#/m*dia/Ficheiro:H*m*et_play
</line>
<line>
_*cene_cropped.png. A*ess* em: 28/01/2022.
</line>
<line>
Figur* 2. Pintu*a de Hamlet, ler ou não ler
</line>
<line>
ROCKENBAC*, A. Hamlet, ler o* **o ler. Poli*oni*s. Santa Mari*. Disponível em:
</line>
<line>
https://*o**fonias.*ordpr**s.com/201*/12/25/haml*t-ler-**-nao-*er/. Acesso *m: 2*/*1/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenci*r est* Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
*ENDES, A. O; *OMES, A. D*lin*ações Políticas em H**le*, de William Shakespeare. Rev. FSA,
</line>
<line>
Teresina, v.19, n. 9, art. 14, p. 285-298, set. *022.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 19, n. 9, art. 14, p. 28*-298, set. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A. O. Mendes, A. *omes
</line>
<line>
298
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
A. O. Mendes
</line>
<line>
A. G*mes
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) **álise e interp**taç** do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do r*sc*nho o* *a r*visão crít*ca do con**údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*t*c*paç*o n* aprov*çã* d* versã* final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.9, a*t. 14, p. 28*-298, set. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)