Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil / Students with Autistic Spectrum Disorder in Child Education

Carlos Eduardo Gonçalves Leal, Danyele Faustino Martins, Amanda Maria Alencar e Silva

Resumo


O debate sobre a inclusão escolar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é marcado por controvérsias. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações interpessoais entre pares estabelecidas por crianças com TEA na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa em duas escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, com a participação de seis crianças com o diagnóstico. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista semiestruturada e observação. Os resultados apontam que a maioria dos participantes se relaciona, de forma limitada, com seus pares, engajando-se em atividades sociais diversas. Entretanto, destaca-se que a existência das relações está condicionada mais às características pessoais da criança do que à prática educativa das professoras.

 

Palavras-Chave: Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil. Inclusão. Relações Interpessoais.  

 

 

ABSTRACT

 

The debate on the school inclusion of people with autism spectrum disorder (ASD) is marked by controversies. The present research aimed to analyze the interpersonal relationships between peers established by children with ASD in early childhood education. A qualitative research was carried out in two schools of the municipal public education network of Teresina, with the participation of six children with the diagnosis. For data collection, semi-structured interviews and observation were used. The results indicate that the majority of the participants relate, in a limited way, with their peers, engaging in various social activities. However, it is emphasized that the existence of relationships is conditioned more to the child's personal characteristics than to the teachers' educational practice.

 

Keywords: Autism Spectrum Disorder. Child Education. Inclusion. Interpersonal Relations.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.8.16

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