<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 8, art. 16, p. 336-350, *g*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.8.16
</line>
</par><par>
<line>
*lunos com Transtorno do Espectr* A*tista na E*uc*ção In**ntil
</line>
<line>
Students **th Autistic *pectrum Dis*rder *n *hild Educ*tion
</line>
</par><par>
<line>
Carlos E**ardo *onçalves *eal
</line>
<line>
*outor *m *ducaçã* pelo Programa de Pós-*ra*uação em Educaç** *a Univers*dade Federal do *iauí
</line>
<line>
Prof*ssor no curs* de Bacharelado e* Ps*cologia do UNIF*A
</line>
<line>
carlosl*al@*nifsa.co*.*r
</line>
<line>
Danye*e F*ustino Mart*n*
</line>
<line>
*raduaçã* em Psicologia pe*o *entro uni*ersitário S*nto Agostinho
</line>
<line>
dan*ele*martins@gmai*.com
</line>
<line>
*ma*da Ma*ia Alenca* e S*l*a
</line>
<line>
Graduaç*o em *sicologia pel* Centro universitário Santo Ag*stinho
</line>
<line>
amandap*i*o*8@*ot*ail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: Carlos Edua*d* Gonç*lves Leal
</line>
<line>
E*itor-Che**: D*. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*v. Prof. *a*ter Alenc**, 6*5 - Sã* Pedro, Te*esina - PI,
</line>
<line>
Ro**igues
</line>
</par><par>
<line>
64*19-625, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
D*nyele Fau*tino Mar*ins
</line>
<line>
Ar*igo receb**o em 16/05/2*22. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Av. *r*f. Valter Alencar, 665 - *ã* Pedro, T*resina - **,
</line>
<line>
receb*da em 30/05/2022. Aprova*o em 31/**/2022.
</line>
</par><par>
<line>
64019-625, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
Ama*da Maria Alencar e Silva
</line>
<line>
A*aliad* p*lo sistem* Triple Re*iew: *) D*sk R*view
</line>
</par><par>
<line>
Av. Prof. V*lter Alencar, 665 - São P*dro, Teres*na - P*,
</line>
<line>
p*lo Edi*or-Chefe; e b) Double Bl*nd Review
</line>
</par><par>
</page><line>
6*01*-*25, Bras*l.
</line>
<line>
(aval*ação c*g* por d*is avaliadores da *rea).
</line>
<line>
*evisão: Gramati*al, Normativa e de *o**at*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aluno* com Transto*no d* Espectro Au*ista na Edu*ação Infantil
</line>
<line>
337
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O de*at* so*re a inclusão escolar de pess*as com *ran*torno do espectro autista (*EA)
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
marcad* por *ontrovér*ias. A presente pesquisa teve
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
objeti** analisar as relações
</line>
</par><par>
<line>
interpe*s**is *ntre par** est*be*e**das por cr*anças
</line>
<line>
*om TEA na
</line>
<line>
*ducação inf*n*il. Foi
</line>
</par><par>
<line>
r*alizada uma pesquisa qua*i*a*iva em duas e*colas da rede pú*l**a *u**cipal de ensi*o de
</line>
<line>
Teresina, com a *ar*icip*ção de se*s criança* com o di*gnóstico. Para a coleta de dados,
</line>
</par><par>
<line>
foram u**lizadas entrev*sta semiestruturada e ob*e*vação. Os *esultado* a*o*tam que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maioria dos particip*ntes se r*l*ciona, de forma
</line>
<line>
limit*da, com s*u* pares, engajando-se em
</line>
</par><par>
<line>
ati*ida*es sociais *iv*rsas. Entre*anto,
</line>
<line>
desta*a-se que * e*is**nci* d*s **lações *stá
</line>
</par><par>
<line>
*o**ici*nad* m*is às *arac*erísticas *e**oais da *rianç* do que à **á*ica
</line>
<line>
educat*va das
</line>
</par><par>
<line>
professoras.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-Chave: Transtorno do Espectro Au*ista. Educação Infantil. Inc*usão. Relações
</line>
<line>
Interpessoais.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
T*e debate on the school *nclusion *f pe*ple wi*h *utis* spectrum disorder (ASD) ** mar*ed
</line>
</par><par>
<line>
by contr*versies. The p*esent research aimed
</line>
<line>
to analyze the in**rpersonal relati*nships
</line>
</par><par>
<line>
between peer* estab*ished by children *ith ASD in early childhood edu*ation. A *ual*tative
</line>
</par><par>
<line>
research was
</line>
<line>
ca*ried ou* in two scho*ls of the mu*icip*l pub*ic edu*ation network of
</line>
</par><par>
<line>
Teres*na, with the partici*at*on of six chil*ren with the diagnos*s. For data co*lection, semi-
</line>
<line>
s*ructured inte*views and observat**n were used. Th* results indi*ate that the majority *f *he
</line>
</par><par>
<line>
par*i*ipants relate, in a lim*ted way, wi*h their peers, enga*ing *n
</line>
<line>
**rious social ac*iviti*s.
</line>
</par><par>
<line>
However, *t is emp*asized that the existe*ce *f *ela*ionships *s conditioned mo*e t* the c*ild's
</line>
<line>
person*l c*arac*eristic* th*n to the teacher*' *ducatio**l practice.
</line>
<line>
Key*o*ds: Autism S*ect*um **sorder. Child Edu*a*ion. Inclusion. Interpers*nal Relatio*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 8, art. 16, p. 3*6-3*0, ag*. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. G. Leal, D. F. Marti*s, A. M. A. *il*a
</line>
<line>
33*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A educa*ão es*e*ial na persp*c*iv*
</line>
<line>
d* educ*ção inclu*iva se con*igura, n* Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
co*o uma política educaci*nal priori*ária. A pr*posta da inclusão esco**r é assegura*a
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
dif*rentes dispositivos legais (BRASIL, *988; BRASIL, *996), qu* *ar*ntem a matrícu*a no
</line>
</par><par>
<line>
ens*** comum *e
</line>
<line>
pessoa* com deficiências, *ltas *a*ilidad*s/*up*rdo*ação * t*anstornos
</line>
</par><par>
<line>
globais do desenvolv*mento, dentre e**es,
</line>
<line>
o autismo. Ness* sentido, sob * fil*sofia
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação inc*usiva, a es*ola passa a se co*st*tuir como uma agência
</line>
<line>
de in*lus*o socia*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas q*e, historic**ente, fo*am exclu*das do *onvívio social comum.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse con*exto, o* *ebates
</line>
<line>
sobr* a incl*s** *s*o*ar de
</line>
<line>
*e*soas c*m Transtorn*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
E*pe**ro Autista (*EA),
</line>
<line>
terminologia adotada com o D*M-V (*PA, *013), têm sido
</line>
</par><par>
<line>
marcados por con*rovérsias, c*nsiderando que esse t*a*st*rno
</line>
<line>
*igura entr* as
</line>
<line>
*ond*ç**s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saúde mais *n*gmáticas da literat*ra científica. A tría*e d* c*mprome*ime*tos nas in**ra*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
sociais, n* c*municação e nos pa*rõe* ** **nduta q*e define o TEA, aliada
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*esconhecimento dos professores e ao p**co domínio ** e*tratég*as pedag*gi*as a*e**adas
</line>
<line>
à* d*mandas ** alunos com * síndrome representa* um desafio **ra * o*era*ionalização da
</line>
<line>
Po*ítica Nac*onal *e Educação E**ecial na Per*pectiva da E*ucação Inc*usi*a (B*A*IL,
</line>
<line>
*007).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar diss*, * e*bora os estudo* r**lizado* no Br*sil *os
</line>
<line>
úl t i * os
</line>
<line>
an** t*nham
</line>
</par><par>
<line>
evide**iado d**iciências no proces*o inclu*iv* desses ed*candos (NUNES; AZ*VEDO;
</line>
<line>
SCHMI*T, 2013), algun* a*to*es a*reditam *ue a i*clusão escol**, p** propor*ionar à pessoa
</line>
<line>
com *ranst*rno *o espectro *o auti*m* a c**vivê*cia em grupos de pares, *u se*a, de outras
</line>
</par><par>
<line>
pes*o*s
</line>
<line>
da *esma **ixa etária, *ode fa**lita* * desenvo*v*me*t* de habilidades soci*is,
</line>
</par><par>
<line>
potencializa**o * apre*di*age* es*olar e, conse*ue*te*ente, a *ncl***o social (*AMARGO;
</line>
</par><par>
<line>
BOS*,
</line>
<line>
200*, 2012; SANINI; SIFUENTES; BOSA, 2013). Assim, as relaç*es in*erpessoais
</line>
</par><par>
<line>
no contexto da es*ola influenciariam p*sitivamente no desen*olvimen*o do que a literatu*a
</line>
<line>
(D** PRETTE; *E* PRETT*, 2005) de*ine como *om*e*ê*cia s*cial.
</line>
<line>
Dia*te d*s*o, con*iderando os pouc*s estudos exis*ente* *obre ** r*laç**s
</line>
</par><par>
<line>
inter*e*soais d* crianças com tra*st*rno *o e*pect*o d* autismo na Educação Infantil,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*por**n*ia desse contex*o
</line>
<line>
*nicial de **colarização par* o desenvolv*mento de
</line>
<line>
habili**des
</line>
</par><par>
<line>
soc*ai*
</line>
<line>
e * inex*stênci* de *s*udos lo*ais a respeito da t*mática, **finiu-s* * segu*nte
</line>
</par><par>
<line>
proble*a
</line>
<line>
*e pesqui*a: como os ed*candos co* TE* se relaci*nam com s*us pa*e* n*
</line>
</par><par>
</page><line>
context* da Educaçã* Infa*til? Nossa hipótese era de que a* relações in*er*ess*ais *essas
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina, *. 19, n.8, art. 16, p. 336-350, ago. 2022 www4.fs*n*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alunos com Tran*torno ** Espe*tro Autista na E*uca*ão Inf**til
</line>
<line>
339
</line>
</par><par>
<line>
crianças c*m se*s pares **orrem de man*ira precár*a e que de algum* f*rma isso é re*orç*d*
</line>
<line>
*ela prát*ca educativa do pr*fessor.
</line>
</par><par>
<line>
Acr*dita-*e q*e a p*squisa possu* rel**ânc*a científica, um* vez que *s est*dos so*r*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
temática ainda são incipientes. Além disso, *roporcio*a a produ*ão de *onhecime*t*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*peito de u*a reali*ad* loca* *ind* não investi*ada. O*tr* *onto i*p*rtante é q*e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
resultados desse estudo contribuirão para d**c*ssão teór*c* sobr* a inclusão escolar *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas co* tran*t*rno ** e*pectro do autis**, vi*to que rev**a* po*s*bilidad*s e l*m*tes *o
</line>
<line>
cot*diano da *scola *ara a efetivação da in*lusão desses e*ucandos.
</line>
<line>
*estaca-se tam*ém que, ape*ar da tem*tica se **stringir às rel*çõe* interpess*ais de
</line>
</par><par>
<line>
crianças c*m TEA, pano de *undo d* *nvestigação é uma importante política pública que o
</line>
</par><par>
<line>
ai**a ger* con*rov*rsias: a Política Nacional de *ducaç*o Especial na Perspectiva
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Educaç*o In*lu*iva (*RAS*L, 2008). Se*do assim, a pesqui** acab* **veland* aspectos
</line>
<line>
con**ad*tórios na op*racionaliz*ção da política *ue impedem sua p*ena efetiv*ção.
</line>
<line>
N*sse sentido, pa*a respond*r o p*oblema de pe*quisa, o obj*tivo geral foi: a*alisar a*
</line>
</par><par>
<line>
rel*ções interpessoais
</line>
<line>
*ntre pa*es **ta*elecid*s p*r crianças co* tra*storno do espectro
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
autismo no contexto *a E*ucação Infantil. Os obje*ivos e*pecífic*s f*ram: caracteri*ar *ssas
</line>
</par><par>
<line>
relações; descrever
</line>
<line>
as situ*ções
</line>
<line>
q*e fa*o*ecem * *ificu*t*m c*ntato inter**ssoal; traçar o
</line>
</par><par>
<line>
aspect*s d*
</line>
<line>
prática educativa do *r*fessor que afetam pos**i*o *
</line>
<line>
negativa**nte as *elações
</line>
</par><par>
<line>
inter*es*oais; ana*isar impac*o o
</line>
<line>
de*sas relações no desenvolvimento da competência socia*
</line>
</par><par>
<line>
de*ses e*ucand*s.
</line>
</par><par>
<line>
* METODOL*GI*
</line>
</par><par>
<line>
Realizou-se uma pe*quisa q**litativa em duas *s*olas p*blicas de Ter*sina, Piauí, *ue
</line>
<line>
for*m seleci*nadas pelos crité*ios *e *is*onibilidad* d*s profes*ores, consentimento d*s pais
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
a realização *o e*tud* e a *resença
</line>
<line>
de *rianças d*agno*ticadas, regularment*
</line>
</par><par>
<line>
mat*iculadas
</line>
<line>
no nível d* en*ino
</line>
<line>
que se *on*titui
</line>
<line>
como
</line>
<line>
objeto da inves*igaçã*. A pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
contou com seis criança*, do sexo mascul*n*, co* faixa etária de 5 * 6 a*os. Os prof*ss*res
</line>
<line>
das respec*ivas **i**ças também foram envolvido* no estudo. Para a *oleta de dados, utilizou-
</line>
<line>
se da ob*er*ação e fi*magem do comportamento dos part*cipant*s, qu* ocorre**m du*ante as
</line>
<line>
a*l*s e no ho*ár*o do *ecreio, e en*revist*s *em*est*uturadas com os p*ofessores.
</line>
<line>
Em re*peito à dignidade humana, h*u*e o c*idado d* cum*rir t*dos os pr*ncípios
</line>
</par><par>
<line>
*t*cos definidos pela Resolução 46*/20*2,
</line>
<line>
*o Co*selho Nacional *e Saúde. A pesq*is* f*i
</line>
</par><par>
<line>
s*bme*ida * *pr*vada
</line>
<line>
pelo *omi*ê de Ética e Pesquis* do Centro Universitári* *anto
</line>
</par><par>
<line>
Agos*inho (CAAE: 4227*115.*.**00.5602).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 8, *rt. 16, p. 3*6-350, ago. 20*2
</line>
<line>
ww*4.fs*ne*.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. G. Leal, D. F. Martin*, A. M. A. Silva
</line>
<line>
340
</line>
</par><par>
<line>
Os dado* foram a*alisa*os por meio do método d* análise de conteúdo
</line>
<line>
de Bardi*
</line>
</par><par>
<line>
(2004).
</line>
</par><par>
<line>
3 RES*LTADOS E DISCUSSÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Na análise do* dad*s co*eta*os, constru**-se as seguinte* categorias para explic*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comport**ent* social d*s particip*nt*s na esc*la: inte*ação e isolamento, a q*al define se a
</line>
</par><par>
<line>
cr*ança i*t**ag* com
</line>
<line>
*eus p**es ou fica isolad*; fac**idades e dificuldades,
</line>
<line>
define esses
</line>
</par><par>
<line>
a*pectos
</line>
<line>
no
</line>
<line>
contexto *a escola e
</line>
<line>
no *omportame*to do
</line>
<line>
partici*a*te; a práti*a edu**tiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*n*eraçã* social evidencia como a *r*t***
</line>
<line>
*o pro*essor afeta as rela*ões
</line>
<line>
int*rp*ssoais do
</line>
</par><par>
<line>
particip*nte.
</line>
</par><par>
<line>
3.* I*teração e isolamento
</line>
</par><par>
<line>
O pa*ti*ipante 1 *pr**ent* leve comprometimento n* soci*b*lidade, comportando-s* de
</line>
<line>
for*a par*cida no recr*i* e n* *ora d* aul*. Notou-se a incapacidade de iniciar uma *nter*ção
</line>
<line>
social, ma* quand* alguma crianç* *ni*ia uma convers* ou brincadeira, *nterage, embora
</line>
<line>
apresente d*ficu**ade em lidar com situações de *o*pet*ção, no*ada nas observações e na
</line>
<line>
*ntrevist* realizada com a pro**ssora. O par*icipante se engaja nas atividades so*iais lúdicas
</line>
</par><par>
<line>
propostas pe*a professora, mas tem dif*culdade
</line>
<line>
em aceitar seg*ndo lu*ar em brincad*i*a* *
</line>
</par><par>
<line>
*omp*tit*vas.
</line>
</par><par>
<line>
O par*icipante
</line>
<line>
2, ainda que tenha um histórico
</line>
<line>
de compor*am*ntos desadaptativos,
</line>
</par><par>
<line>
s*br*tudo, condutas
</line>
<line>
agressivas di**gidas a** **l*gas de *u*ma, t*mbém apresen** leve
</line>
</par><par>
<line>
comp*ometim*nto na
</line>
<line>
s*ci*bilidade, expr*ssando
</line>
<line>
precária inicia*iva na* in*erações sociais,
</line>
</par><par>
<line>
*ercebid* n*s obse*vações realiza*as e no relato da professora. No recrei*, o par*icip*nte em
</line>
</par><par>
<line>
*ues*ão fica o
</line>
<line>
tem*o todo co*re*do com outras crianç*s próximas à sua faixa etá*ia, o **e
</line>
</par><par>
<line>
demonstra *ma
</line>
<line>
p*rtil*a d*
</line>
<line>
i*t*res*e* com os outros, *mbora aprese**e
</line>
<line>
um
</line>
<line>
dé*ici* *a
</line>
</par><par>
<line>
comunicaç*o verbal.
</line>
<line>
J* o participante *, difere*te dos *ois participantes anterio*e*, *presenta *m maio*
</line>
</par><par>
<line>
comprom*time*t*
</line>
<line>
na comunicação e sociabilid*de. **
</line>
<line>
*bservação,
</line>
<line>
notou-se
</line>
<line>
q*e resistia ao
</line>
</par><par>
<line>
contat* s*cial, não *emonst*ando
</line>
<line>
i*t**es*e nas dem*is cria*ças, nem qualq*er
</line>
</par><par>
<line>
co***rtamen*o lúdico coletivo, e*bora ind*vidualmente is*o ocor*a. * *elação com os par*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *eresina, v. 19, n.8, a*t. 16, p. 33*-350, ago. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alunos com Transto*no do Espectro Autista na Ed*cação Infantil
</line>
<line>
*41
</line>
</par><par>
<line>
é pre*ária, pa*san*o a maior parte *o tem*o *solado. P*rcebeu-se que as demai* c*ianças
</line>
<line>
*enta* in*ciar a interação, *o entanto, não obtêm *ualqu*r respos*a s*cial por parte do sujei*o.
</line>
<line>
O parti*ipan*e * apresen*a défi*it e*pressivo na comunicaç*o *er*al, mas res*onde *o
</line>
</par><par>
<line>
cont*to social demandado pelo* pa*es, apresent*n*o,
</line>
<line>
até *esmo,
</line>
<line>
in*ci*tiv*. Durante as
</line>
</par><par>
<line>
ativida*es em sala de aula, f*ca isolado, tod*via, no recreio, en*aja-se, de forma *i*itada, em
</line>
<line>
situaç*es lúdicas c*let*vas. Como há * comp**metimento na comunicaçã* verbal, con*ida os
</line>
<line>
**lega* para brincar p*xando o braço, o* quais já compreendem o comportam*nto e, de forma
</line>
<line>
na*ural, compartilham a brincadeira, situação re**rça** pela professora.
</line>
</par><par>
<line>
O part*ci**nte 5, *os dois contextos investigados, apresenta incapacidade
</line>
<line>
de iniciar
</line>
</par><par>
<line>
*nt*r*ção *ocial com os pa*e*, no entant*, qua*do um colega começa a brincar e est*belecer
</line>
<line>
um processo comunica*ivo co* e*e, *nterage pr*ca*iamente, apesar dis*o ocorrer em **ucos
</line>
</par><par>
<line>
m i n*t *s .
</line>
<line>
Na maiori* das v**es, encontra-se camin*a*do ou correndo sozinho, ex*res*ando
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos repe*itiv*s. Essa o*servaç*o foi reforçada pela professora na entrevista
</line>
<line>
realizada.
</line>
<line>
O participa*te 6 apresenta défi*it soci*l e *omuni*a**vo *ign*ficativo, o que se traduz
</line>
</par><par>
<line>
no estabe*ecim*nto de uma r*laç*o
</line>
<line>
p*e*ária com os pares. Encontra-se *sol*d* do* dema**,
</line>
</par><par>
<line>
nã* demonstrand*
</line>
<line>
inte**sse em r*lação ao *on*ato
</line>
<line>
so*ial, bem como ao
</line>
<line>
engajam*n** nas
</line>
</par><par>
<line>
atividades
</line>
<line>
s*cia*s
</line>
<line>
de ensino-*prendizagem propostas p*la *ro*essora. Nos momentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*bservaçã* e na entrev*sta realizada com a professora, *otou-*e que o *art*cipante apre**nta
</line>
<line>
comp*rta*ento de birra s*mpre que demand*do para a real*zação d* uma tare**.
</line>
<line>
Nas obser*ações realizadas e n*s ent*ev*s*as co*du*idas com as profes*oras, no**u-se
</line>
<line>
q*e o comp**tamento social *os *art*ci*ante*, sob*etu*o, em relaç*o ao* pares, é condiz*nte
</line>
</par><par>
<line>
*om as diretriz*s d*agnósticas pro*ostas pel* DSM-V (APA, 2013). *l*m disso, o maior
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
menor comprometim*nto, ta*bém observado, e*pressa as variações **ínicas *o Tra**torno do
</line>
</par><par>
<line>
Es*ectr*
</line>
<line>
Aut*sta, ap*ntadas pel* lit*rat*ra científica (BOSA,
</line>
<line>
2*0*; KLI*, 200*). *odav*a,
</line>
</par><par>
<line>
C*mar*o e Bosa (201*) afi*mam, po* *eio de
</line>
<line>
*studo reali*ado, qu* poss*b**itar às
</line>
<line>
crianças
</line>
</par><par>
<line>
*** o
</line>
<line>
dia*nóstico m**entos
</line>
<line>
de co*vivência com os par*s torn* op*r*uno alg*n* *stímulos
</line>
</par><par>
<line>
*ue favore*em suas
</line>
<line>
cap*cidades interativas e o dese*volvi*ento da co**etênc*a s*cial,
</line>
</par><par>
</page><line>
fornecendo mo*elos *omo r*ferência de i*te*ação e evitando o i*olamento constan**.
</line>
<line>
3.2 Facilidades e di*iculdad*s
</line>
<line>
Em en*revista, a *rofessora do pa*ticipante 1 apo**ou que, quando c*meço* a **aba*h*r
</line>
<line>
** esc*la, o* **ofessores que já *companhavam a criança d**creveram algun* aspectos do s*u
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 19, n. 8, art. 1*, p. 336-350, ago. 2022 www4.fsa*et.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. G. Leal, D. F. Martins, A. M. *. Silva
</line>
<line>
342
</line>
</par><par>
<line>
comportamento *ue d**iculta*am suas relações int*rpessoais: "[...] relataram-me *ue no início
</line>
</par><par>
<line>
era *em d*fícil, q*e
</line>
<line>
ele batia nos m*n**os, não queri* ficar na sala e gritav* quando ouvia
</line>
</par><par>
<line>
barulho, entretanto quando eu chegu*i *sso não acontec*a mais". Quando **g* sa*a da r**ina,
</line>
<line>
negava-se a partic*pa*, mas com o tempo foi se adapt*ndo. A *resença da a*ompanh*n*e, que
</line>
<line>
é estudante de psicologi*, é v*sta como um fa*il*t*dor, uma ve* que, consider**do as p**p*ias
</line>
</par><par>
<line>
particul*ridades do transtorno, o s*p*rte *ado pa** a
</line>
<line>
condução das atividades dimi*ui a*
</line>
</par><par>
<line>
deman*as so*iais e
</line>
<line>
**d*gógicas para a professora e
</line>
<line>
os próprio* c*legas de s*la. Sob*e *sso,
</line>
</par><par>
<line>
apon*a: "* melhor ad*ptação dele *stá relac*onada à pr*sença da acompanhant* ter****tica".
</line>
<line>
O ac*mpanhamento *a mã* ta*bém é um facilitador n* proce**o de interação social dessa
</line>
</par><par>
<line>
c*iança, já que há um trabalh* *olabor*tivo. Al** d*s*o, as demais
</line>
<line>
cr*anças da *ala
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*a*ti*i*ante 1 o a**lhem e o aceitam *ui*o bem, o qu* favorece as relações interp*sso*is.
</line>
<line>
Par* a *ro*essora do partic*p*nte 2, a pres*nça da acompa**ante ta*bém faci***a, uma
</line>
<line>
vez que e*t* *rof**sio*al teria um maior *on*ecimento so*re o transtorn*, como apresenta em
</line>
<line>
seu rela**: "[...] a acomp*n*ant* me *juda, ela sabe como lidar com e*e. Ela tem cuidado de
</line>
<line>
interagir co* e*e. A presen*a dela é imp*rtante para mi* e para ele. Nã* *onheço a doença".
</line>
<line>
*o participante 2, * dé*icit *a comunicação verbal e não ver*a* é uma das maiores
</line>
<line>
dificuldades, uma vez *ue nem *empre ocorre a *o**reensão de sua* ne*essid**e* e desejos.
</line>
<line>
*ão há a ut*lização de *ualque* *ist*m* de comunicaç*o am*li*da ou alternativa p**a criança,
</line>
<line>
o que afe*a suas relações s*ciais, tanto h*rizont*is *omo vertica*s. Alé* disso, segundo re*at*
</line>
</par><par>
<line>
da professora, os
</line>
<line>
pais não ace*tam o fa*o de o filho ser diagnosticado
</line>
<line>
como autista,
</line>
</par><par>
<line>
ex*re*sa*do a esperança
</line>
<line>
da cura, o que dificulta a incl*são, já que a*aba
</line>
<line>
não **ndo
</line>
</par><par>
<line>
estimulado como dever*a.
</line>
</par><par>
<line>
E* relação aos pa*t*cipa*te* 3 e 4, as dif*culdad*s comportame*t*is que as i**edem
</line>
</par><par>
<line>
*e se relaci*nar com os p*r*s
</line>
<line>
estã* rel*cionadas à agres*ividade e e*tereotipia*. Par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
professora do participante 3, quanto ao *eu a*uno, o que facilita é a não aversão ao toque e ao
</line>
</par><par>
<line>
*braço. Às v*z*s,
</line>
<line>
ele ace*t* que o abr*cem e isso faz *om que as cr**nças con*i*am se
</line>
</par><par>
<line>
*proximar, mes*o que ainda mi*imament*. Sobre isso, relata:
</line>
</par><par>
<line>
Ele não fa*a e isso dificulta, *orq*e s* ele falasse seria
</line>
<line>
ma*s próxi*o d*s o*tr*s
</line>
</par><par>
<line>
crianças. Ele precisa muito *e *m a*ompanha*te só para ele, tem uma mo*a qu* fic*
</line>
<line>
n* sala, mas prec*sa *star ate*ta a out**s crianç*s *ambém. Ele ag*ra começou a
</line>
<line>
bater nos **ninos, antes *u falava e ele o*edeci*, mas *gora ele fica chateado e
</line>
<line>
ba*e.
</line>
</par><par>
<line>
*as obs*rva*ões e entrevis*a, pe*cebeu-se a fal*a de co**eci*e*** por p*rte
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*rofe*sora, que ignora as *aract*rísticas do TEA, que interfere o
</line>
<line>
diretamente *a sua *rá*ica.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 19, *.8, art. 16, *. 336-*50, *go. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alunos com Transtorno do Espectro *utista na Educação Infantil
</line>
<line>
34*
</line>
</par><par>
<line>
Na en**evista, quando era questionada *obre as relações interpessoais, relatava sobre que*tões
</line>
<line>
de aprend*zagem. *o tr*cho a **gu*r, a p**fessora *nforma as*ectos que não eram o objetivo
</line>
<line>
investigado, demonstrando c*mo a questão d** rela*ões interpess*ais não é pensada por ela,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez qu* não po**ui formaçã* para *sso. Na
</line>
<line>
**trev*sta, era preciso rel*mbrar que o fo*o
</line>
</par><par>
<line>
da investigação. Segue a fala ** *rofessora:
</line>
</par><par>
<line>
A **rendizagem dele é muito le*t*. Eu con*ersei co* um* professora da
</line>
</par><par>
<line>
universi*ade e ela disse que esses meninos t*m esses pr*blem**, mas
</line>
<line>
eles podem
</line>
</par><par>
<line>
c*locar o nome deles, a questão é
</line>
<line>
que *le não fala, *as ela disse pra mim:
</line>
</par><par>
<line>
"*rofessora, todo *ia **cê vai pegar na *ãozinha dele e vai ped*r para *le fa*er".
</line>
<line>
Mas *ão sou eu que fico com ele, *u *á falei para a menina n*o fazer as tarefas dele,
</line>
<line>
porque *ra *la que estav* fazend* e quem tem que fazer a* ta**fas dele e *le *esmo,
</line>
<line>
bonit* ou fei*, mas tem que ser ele mesmo. Se * m*nd*r ler o *lf*beto, ele sab*
</line>
<line>
todo.
</line>
<line>
No relato, not*-*e du*s *uestões im*ort*ntes. A prime*ra é a associação entr* o TE* e
</line>
</par><par>
<line>
a ideia de um* apren*i*agem lenta. O
</line>
<line>
que carac*eri*a a aprendizagem do sujeito
</line>
</par><par>
<line>
di*gnos*ic*do não é n*cessariame*te a lentidão n* pr*ces*o, aspecto c*ra*t*ríst*co do déficit
</line>
</par><par>
<line>
intelectual qu* po*e ou *ão vi* a*sociad* ao
</line>
<line>
transtor*o, mas uma m*neira pe*u*iar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apre**er (PETTERS, 199*).
</line>
<line>
Isso significa que *daptando o *ate**al à forma como processa
</line>
</par><par>
<line>
a*
</line>
<line>
informa**es é possí*e* qu* aprend*. A *egu*da questão que s* percebe é
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
inclusão
</line>
</par><par>
<line>
marginal, por me*o da *ual não são geradas dem***as p*ra a c*iança, consider*n*o o *ato de
</line>
</par><par>
<line>
que as tarefas são realizadas pela acom*a*hante. Além disso, a professo*a
</line>
<line>
expressa
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esco*pro*isso com o aluno quando af*rma nã* ser e*a quem fi*a com e*e.
</line>
</par><par>
<line>
Em relaçã* à fa**lida*e quant* a* pa*t*cipan*e 4, a r*spec*iva professora aponta **e o
</line>
</par><par>
<line>
dia*n*stico
</line>
<line>
precoc* facilit*u para que to*nasse o amb*ente escolar mais propíci* para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*sen*olvimen*o do pa*ti*ipante qu*nto ao que era di*iculdade para ele e, so*retu*o, para q*e
</line>
<line>
pudesse se inf*rmar sobre o transtorno. E*a relat**: "É de s*ma i*portância [refer*-*e ao
</line>
</par><par>
<line>
diagnóstico]. Quando a crian*a já ve*
</line>
<line>
c*m o diagnóstico, eu posso **ocurar meios *ara
</line>
</par><par>
<line>
trabalhar e tem também a aceitação da fa*ília que aj**a no processo".
</line>
<line>
A *na**quação do trabal*o desenvolvid* p*la *co**an*ante *efo*ça c*rtos
</line>
<line>
co*port**entos des*d*pt*tivos do parti*ip*nte, *lém de não aux*liar no desenvolvimento *e
</line>
</par><par>
<line>
habilidad*s soci*is. A interve*ç*o da pro*issional só ocorr* q*ando
</line>
<line>
a criança está
</line>
</par><par>
<line>
a*r*palhan*o a
</line>
<line>
aula, qu*ndo está b*igan** com *lg*ém o* q**ndo ela
</line>
<line>
quer ir ao b*nheiro.
</line>
</par><par>
<line>
Relata a pr*fessora do pa*ticipa*te 4: "A falta ** instrução do AT é um dificu*tado*, pois
</line>
</par><par>
<line>
*oderi* ajud*-lo estimulando sua *o*unicação, sua **rma de reso*ve* problemas,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *ere**na PI, v. *9, n. 8, art. 16, p. 336-350, ago. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. G. *e*l, D. F. Martins, A. M. A. *ilv*
</line>
<line>
*44
</line>
</par><par>
<line>
*articipar mais das atividades, e*tre outros". Isso t*mbém foi observ**o em re*ação ao
</line>
<line>
part*ci*ante 5.
</line>
<line>
Segundo * prof*ssora d* participante 6, u* po*to que facilit* a con**ção *as relaç*es
</line>
<line>
sociai* do al**o co* TEA na escola é a *resença do dia**óstico, poi* permite a solicitação da
</line>
</par><par>
<line>
pres*nça de *ma
</line>
<line>
*comp*nhante
</line>
<line>
e de *ma i*tervenção a*equada, que c*nsidera
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
caract*rística* do alu*o. N* *aso específico d* pa**icip*nte em questão, * *rofessora at*ibui a
</line>
<line>
superproteção *a famí*ia como u* fator que af*ta negati*amente o c*mportament* da
</line>
<line>
cr*an*a.
</line>
<line>
Aqu* a profe*sor* *amb*m *e q*eixa da in*deq*ação do traba*ho da acompanhante,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez que em muitas o*asiõ*s ela não possui o
</line>
<line>
conheciment* de c*** agir
</line>
<line>
ou de com*
</line>
</par><par>
<line>
realizar adaptações para amenizar certas situações de des*onforto par* a cri*nça. C*r*os
</line>
<line>
*omentos que o p*rticipant* poder** ser re*orçad* ou es*imulado passam desperceb*do, ta*to
</line>
<line>
pela a**mpanhante como pela p*ópri* professor*, qu* às vezes não sabe lida* com a criança.
</line>
<line>
*s co*port*mentos estereoti*a*os de bater palmas ou g*itar *cabam afast*ndo as crianç** ou
</line>
</par><par>
<line>
irritando-as, tirando o f**o da *tividade q*e
</line>
<line>
es*á sendo r*alizada. O p*rticipante 6 e*i*a
</line>
</par><par>
<line>
conta*o f*sico, demonstr*ndo *es*o*fo*to em certo* momentos *ua*do é *braça*o.
</line>
<line>
3.* P*ática educativa e interação social
</line>
<line>
A *ro**sso*a *o participante 1 *elata que *em uma f*rmação na prefeitura, no entanto,
</line>
<line>
essa formaç*o não trabalha de fo*ma alguma as quest*es relacio*a*as à *p*racionalizaçã* *a
</line>
<line>
in*lu*ão. Q*ando questio*ada *a entre**sta sob** q*ais os métodos utilizados, contatou-se na
</line>
<line>
sua respost* *ue ainda há *ma gr*nde fra*ilidade na for*ação. Os mé*od*s po* *la utili*ados
</line>
<line>
são **seados no conhecimento do se*so comum. Segue a fa*a:
</line>
<line>
Nunca tive nada que *ess* s*porte. A g*nte tem umas disciplinas, mas m**t* teori*,
</line>
<line>
prát**a que é bom *ada, a *erdade é essa. So*** jo*adas no *ei* de um f*racão e
</line>
<line>
temos q*e res**ver. E é as*im o tempo todo. *uan** sou*e *ue d*ria aula para uma
</line>
<line>
criança autista *u já *ui *us*ar form**ã*, *o*s para mim era mui*o novo. Já tinha
</line>
<line>
tr*b***a*o *om cria*ças esp*ciais na outra esco*a, mas não era c*mo *le, eu tive que
</line>
<line>
tentar entender pa*a trabalhar direiti*ho. Nós temos uma *o*ma*ão na prefeit*ra,
</line>
<line>
mas essa formaç*o não trabal*a de fo*ma alguma * *uestão de incl*s*o, da s*la d*
</line>
<line>
aula, é uma c**s* muito ampla * eu tenho qu* me v*r*r p*ra adapta* *ara min*a sala
</line>
<line>
de *ul*.
</line>
<line>
A fala demons*ra a frag*lid*de n* formaçã* da professora para o trab*lho pedagó*ico
</line>
</par><par>
<line>
no contex*o d* atual p*lítica de Educ*ção Es*ecial (*RA*IL, *008). Ap*sar diss*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
partici*ante 1 nunca * excluído de nenhuma ati*id*de. A prof*ssora *u a aco*pan*ante estã*
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 19, *.8, art. *6, *. 336-*5*, *go. *022 w*w*.*san*t.com.br/re**st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Alunos com Transtor*o *o Espect** Autis*a na Ed**ação Infantil
</line>
<line>
345
</line>
</par><par>
<line>
se*pre atenta* e tentam aj*dá-lo a se relaci*nar * *articipar das atividades, o que é fac*li**de
</line>
</par><par>
<line>
pelo leve com*romet*mento no
</line>
<line>
*omportamen*o
</line>
<line>
do aluno. A professora re**t*u que se
</line>
</par><par>
<line>
pr*ocupa em prep*rar o aluno já n* dia an*erior quando algo na *ala de a*l* vai *air da rotina.
</line>
<line>
Isso acaba *vit*ndo c*mportam*ntos *e bi*ra ou *gressivos por pa*te do aluno e fa*ilit*ndo a
</line>
<line>
integra*ã* com *s demais cole*as.
</line>
<line>
* professora do p*rtici**n** 2 também relatou co*o se sentia despre*arad*, uma v*z
</line>
</par><par>
<line>
que na universidade, n* form*ção inicial,
</line>
<line>
não foi pre*arada para lidar *o* essa deman*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*nta:
</line>
</par><par>
<line>
Nã* tem *m método *specífic*, é a inclusão mesmo. * incluir ele no momento.
</line>
<line>
Q*ando *le chegou, eu esta*a sem auxiliar, e perc*bi como sou d*s*repara*a. Não
</line>
<line>
*abia nem *omo re*ebê-lo por cau*a da sua *gitação * por não saber lida*. Porq*e na
</line>
<line>
un*versidade não so*os preparados **ra atender essa de*anda. A formação não é
</line>
<line>
su*icie*te.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
*rática educativa da professora do participante 3 está pautada na* relaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
cotidi*n*s com as crianças com TEA, *en*o despr*vidas d* funda*e*tação t**rica
</line>
</par><par>
<line>
empiric*mente val*d*da e de si*tematicidade, *proximando-se de
</line>
<line>
um ens**o-a*re*dizagem
</line>
</par><par>
<line>
por en**io e erro. Relat*u não te* for*ação es*ecífica, o que a leva a desc*nhe*er as
</line>
</par><par>
<line>
*a*acte*í*ti*as do transtorn* e a não saber como
</line>
<line>
lidar
</line>
<line>
co* * al*no em
</line>
<line>
sala *e aula. *ara
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
professora, se * aluno *ica qui*to, e*tá ót*mo, não há uma *ob*ança para *ue *eja esti*ulado a
</line>
</par><par>
<line>
i*terag*r co* os
</line>
<line>
demais. A
</line>
<line>
c*ian*a não *a*e brincar com os colegas e isso n*o é ensinado,
</line>
</par><par>
<line>
dificult*ndo *s
</line>
<line>
relações int*rpessoais, já que esse seri* um *mbiente e momento pro*ício.
</line>
</par><par>
<line>
Segue a fala da *rofessora que evi*e*cia o relato a*im*:
</line>
<line>
Ele não é meni*o d* bagunçar, de b*t*r, d* jei*o **e d*ixar el* sent*do ele fica, ele
</line>
</par><par>
<line>
só sai se chamar *le, *e mandar s*nt*r, ele senta. No iníci* **s **las q*a*do
</line>
<line>
ele
</line>
</par><par>
<line>
c*me*ou a es*udar *ra uma pessoa **it* bo* *ic*va sentado no *ugar *el*.
</line>
</par><par>
<line>
Quant* à prática educativa *a profess*ra do particip*nte 4, ressalta tam*ém não te*
</line>
</par><par>
<line>
obt*do n* formação inicial o embasamento teóri*o
</line>
<line>
para lidar com a situação. Ela re*ata: "O
</line>
</par><par>
<line>
*u* eu fiz foi co*rer atr*s faze*do cu*sos, eu proc**o ler, procuro entende* os comportame*tos
</line>
</par><par>
<line>
dele *ara
</line>
<line>
que eu possa aju*á-lo". Percebe-se um processo de
</line>
<line>
*utoform*ç*o *or
</line>
<line>
parte da
</line>
</par><par>
<line>
*rof*ssor*. Nas observa*ões, foi po*s*vel perceber que t*nta, na medida *o poss*vel, reforçar
</line>
</par><par>
<line>
as *ntera*õe* d* cr*anç* *o* *s
</line>
<line>
demais, todavi*, faz isso de form* assist*mática, s*m
</line>
</par><par>
</page><line>
**anejamento e sem conside*ar as particularidades *o alun*, o q*e expressa a dificuldade de
</line>
<line>
todos os professores, a formaç*o *eficitár*a.
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresi*a *I, v. *9, n. 8, art. *6, p. 336-350, ago. 2022 www4.f*ane*.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. G. *eal, D. *. Mar*ins, *. M. A. Silva
</line>
<line>
346
</line>
</par><par>
<line>
Em *elação à professor* d* participante 5, percebeu-se *ue não há uti*ização
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
n**hum ma*eria* específico para a c*ianç*, *em brinq***os. A ativida*e é a *esma para
</line>
</par><par>
<line>
to*os, assim como os bri*quedos presentes
</line>
<line>
na sala. *o momento de aula, ra*a*ente há
</line>
</par><par>
<line>
atenção da profes*ora com o partic*pant* na t*ntativ* de ensiná-lo a in*eragir na aula. Não se
</line>
<line>
perce** n*n*u* tipo de prát*ca qu* ** preo*upe em in*erir a c*iança *o con*exto *u *esm*
</line>
<line>
faz*-la interagir com os demais. Por não p**suir uma formação especí**ca sobre o autismo, a
</line>
<line>
professora relata:
</line>
<line>
Tento na medida do po*s*vel *ealizar adaptações nas ativi*ades com o al*no
</line>
<line>
au*ista, p*ré*, *ercebi *om o temp* que *ão h*uve uma mel*or* de
</line>
<line>
interesse d* *riança e, por ter * restante da turma para dar atenç*o,
</line>
<line>
desenvo*ver atividades com o pa*tici*a*** se tornou uma taref* complic*da.
</line>
<line>
Infor*ações sob*e a *rática e*ucat*va e interação s*cial do participante 6. A *ormaç*o
</line>
<line>
acadê*ic* de*onstr* carê*cia so*re o assunto, o que *esulta em u*a *rática educativa
</line>
</par><par>
<line>
s**elhante às relatadas anteriormente, **
</line>
<line>
qua*s expressa* ce**o abandono pe*agógic*.
</line>
</par><par>
<line>
*essalta a professora:
</line>
</par><par>
<line>
No s d * d * *
</line>
<line>
escolare* a criança *utista não *a*ticipa do processo de avaliação, não
</line>
</par><par>
<line>
es*á incluído no processo so*atór*o total, p*** ele b*ixaria o rendimento da turma,
</line>
<line>
*u seja, *le está inserido no contexto, mas por*ue tem que incluir, mas *ão é
</line>
<line>
aval**da.
</line>
<line>
A professora do pa*ticipante * re*ata que não se realiza nenhuma adaptaç*o ** rotina
</line>
<line>
e*colar e *u* *esm* com a prese*ça da *companhante, ele não realiza *s ativid*de*, *ic*ndo
</line>
</par><par>
<line>
ir*itado sempre que ocorre uma t*ntativa de **al*zação da* tarefas. Exist* um apo*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
psicoped*g*ga, mas ele *ã* f*ca sentado *a cadeira e nem demonst** int*resse quanto ao que
</line>
<line>
se re*li*a. Sobre a ac**p*nha**e, * prof*sso*a apon*a: "* acompanhante possui m*is contato
</line>
<line>
*om e*e *o que eu me*ma, po*s no final se*á cobrado * rendimento *a t*rma, tenho que dar
</line>
<line>
mais atenç*o aos out**s alunos".
</line>
<line>
Perce*e-*e que a prática das prof*ssoras é **mitada quanto à *romoção do
</line>
<line>
desenvolvimento da com*etência s*cial n** criança* com Tra*stor*o ** Espectro Autist*
</line>
<line>
incl*ída* na e*cola. O desco*h*c*mento a respeito do *ranst**n* e de estratégias pedagógicas
</line>
<line>
que podem ser utiliza*as no conte*to e*colar é um fator *g*ava**e, u*a *ez que *ulmina na
</line>
<line>
exclusão. Santos * Santos (2012), ao investigarem as *epres*ntações s*c**i* de *r*f*ssores
</line>
</par><par>
<line>
sobre o autismo i**ant*l, reve*aram
</line>
<line>
iss*. Os resulta*os do
</line>
<line>
es*udo ap*ntam
</line>
<line>
que os dis*ursos
</line>
</par><par>
<line>
dos docentes revel*m concep*ões di*ersas que express*m incertezas * fluid*z, *efini*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
***. FSA, Teresina, v. *9, n.8, art. 16, p. 3*6-350, ago. 20*2 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Al*nos com T*anstorno do Espec*ro Autista na Educação I*fan*il
</line>
<line>
347
</line>
</par><par>
<line>
autism* com b*se em pola*id*de*. Al*m disso, diante das incertez*s, os pro*essores, na
</line>
</par><par>
<line>
*mplemen*ação de suas *ntervençõe*, recorrem ao saber prát*co,
</line>
<line>
em detriment* do
</line>
<line>
sa*er
</line>
</par><par>
<line>
científ*co.
</line>
</par><par>
<line>
A fragilid*de na f*rmaç*o de profes**res, in*lusive, daq*eles que *tu** no cont*xto
</line>
</par><par>
<line>
da Ed*cação Esp*cial
</line>
<line>
(ver BUENO; M**IN, 2011; GARCIA, 2011), a**ociada
</line>
<line>
ao caráter
</line>
</par><par>
<line>
descritivo da* emen*as de di*ciplina* especí*ic** nos cu*sos de formaç*o *ni*ia* (*er GATTI,
</line>
</par><par>
<line>
2010), verific*do* nas fala* dos
</line>
<line>
prof*ssores in*ormantes
</line>
<line>
*a pesquisa, podem
</line>
<line>
justificar, em
</line>
</par><par>
<line>
parte, as in*ertezas **anto
</line>
<line>
ao espectro d* au*ismo e as
</line>
<line>
di*iculdad*s no des*nvol*imento de
</line>
</par><par>
<line>
práti*as e**cati*as.
</line>
</par><par>
<line>
A*ém *isso, * *esponsabilização do* *companhantes pela inc*usão do al*no co* *EA
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém é ou**o fa*or que preocupa. Em geral, es**s profissionais *e
</line>
<line>
ap*io
</line>
<line>
n*o po*suem
</line>
</par><par>
<line>
formação adequada para lidar c*m os alunos. **mes e Mendes (*010) ar**me*ta* **e para
</line>
</par><par>
<line>
que o* aco*panhantes estejam *a*acitados a interfer** nas *elaç**s da
</line>
<line>
cr*ança
</line>
<line>
no *m*ito
</line>
</par><par>
<line>
escolar, é necessária um* *apa*itação e supervisão constante, cas* *on*rá*io sua *unçã* t*rn*-
</line>
<line>
*e apenas d* um *uid*dor, te*do *omo papel *u*rir os *uida*os das necessi**des fisio*ógicas
</line>
<line>
da c*iança, perd*ndo as funçõe* educac*onais e deixan*o a*sim *e participar do proces*o
</line>
<line>
escolar. Is** também foi evi***ciado na pesquisa r*alizada.
</line>
<line>
*emos, Salomão e **mos (2014) a*i*m*m *er nece*s*rio que * c*iança *om
</line>
</par><par>
<line>
Tr*nstorno do Espect*o Au**sta se*a ativa nas re*ações interpessoais no conte*to da
</line>
<line>
escola
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
que, antes d* tu*o, o professor deve es*ar atent*, *bser**ndo as dificu*dades apr*sen*adas e,
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, conhecen*o me*hor s** a*uno
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*ue p*ssa p*nsar em estrat*gias que favorecem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interaç*o so*ial.
</line>
</par><par>
<line>
4 *ONSIDE*AÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Re*omando o p*oblem* de pesquis*, nota-se que * *ai*r*a dos *ducandos
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
Tra*stor*o do Espe*t*o Auti*ta q*e participaram do estu*o se rela*iona, ainda que de fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
limita*a, *om seus pares no c**tex*o in*estigado,
</line>
<line>
e*gaj*ndo-se *m atividades soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
diversas, desde as recreati*as até as de
</line>
<line>
nature*a pedagógica. Todavia, destaca-se que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existência *u não *as rela*ões está cond*ci*nada mais às caract*rísti*as pessoais da criança **
</line>
<line>
que à *rática educati*a desenvolvid* p*las pro*essoras. Isso sign*fic* que as crianças qu*
</line>
<line>
aprese*tavam um menor déficit na comunica*ão e nas relaç*** sociais c*nse*uiam manter *
</line>
<line>
contato com seus par*s, **m um sup*rte as**stemáti*o e não pla*ejad* *or p*rte das
</line>
</par><par>
<line>
pr*fe**oras. O agravante é que *ela n*o existência de um pro*rama esp*cífico
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, *rt. *6, p. 336-350, ago. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. G. Leal, D. F. Martins, A. *. A. Silva
</line>
<line>
348
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento de habili*ades socia*s e de promoção d* inc*us*o social do a*uno com TEA,
</line>
<line>
aqueles que apresentavam um compro*etimento mais significativo eram **ejudicados.
</line>
</par><par>
<line>
Pe**ebe*-*e a *ragili*ade na formação d*s p*ofes**ra* para lidar *om as
</line>
<line>
dem**das
</line>
</par><par>
<line>
e*pec*f*c*s do *lu*o com o *sp*c*ro do a*tismo, o que, mesmo nos casos nos qua*s o nível de
</line>
<line>
c*mprome*imento não e*a signifi*ativo, resultava em uma inclu*ão *arginal. A form*ção
</line>
<line>
*nic*a* da* *rofesso*as *ostrou-se *nsufic*ente qua*to às informa*ões sobr* as carac*e*ísticas
</line>
<line>
clín*cas do transtor*o, bem c**o sobre as e*tratég*as de ensino-aprendizagem *u* p*deriam
</line>
</par><par>
<line>
*er utiliz*das
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
promoção ** de*envol*im*n*o integral do alu*o, o*jetiv* *a Edu*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
Infan*il, previsto
</line>
<line>
*a Le* *e Diretrizes Base* da Educação (B*ASIL, *996). **ém e
</line>
<line>
di s s o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*existên*i* ou *neficiê*ci* d* políti*as públi*as de fo*maç*o conti*uada
</line>
<line>
direcionadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
temática é
</line>
<line>
um *spe*to
</line>
<line>
que tem s* conf*gu*a*o como
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
o*st*culo *ara a s*peração das
</line>
</par><par>
<line>
lacunas da formação inicial e, consequentement*, p*ra a op*raciona*ização da in*lusão es*olar
</line>
<line>
do aluno com TEA. As profes**ras que *presen*aram uma at***d* mais po*itiva em rel*ção à
</line>
</par><par>
<line>
i*clusão são exa*amente
</line>
<line>
as *ue
</line>
<line>
estão implicadas e*ocionalm*n*e
</line>
<line>
com a política, o que as
</line>
</par><par>
<line>
co*duz a um pro*esso *e autoformação.
</line>
<line>
Outro asp*cto q*e es*á r*lacionado ao comprometimento das relaçõ*s interp**so*is do
</line>
<line>
aluno com TE* é o des*ocamento d* respo*s*bilidade pela incl*são p*ra o acom*anha*te d*
</line>
<line>
apoio. Por mais **e al*um*s pr*fesso*as te*ha* apo*tado * presença desse profi**ional como
</line>
</par><par>
<line>
um facilit*dor, no*a-se
</line>
<line>
q*e a reponsa**lidade p*lo p*o**sso i*clusivo t*m *i**do a
</line>
<line>
ca*go
</line>
</par><par>
<line>
de**e. A
</line>
<line>
c*nse*uência é que não o*orre incl*são, con*i*erando *ue a *rática
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
a*ompanhante, **smo daque*e* qu* pos*uem a formação em psicologia, *s*á m*is *incul*da
</line>
</par><par>
<line>
à dime*são
</line>
<line>
*o cuidado. O manej* comport*mental d* algumas situ*ções *e
</line>
<line>
c*ise por
</line>
<line>
parte
</line>
</par><par>
<line>
dos *lunos
</line>
<line>
tem ocorrid* *em q*e se considere
</line>
<line>
os aspectos
</line>
<line>
c*nt**tuai*
</line>
<line>
causadores
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno. N* mai**ia das vezes, o educ*ndo é retirado do *spaço até que s* acalme e es*eja
</line>
</par><par>
<line>
em *ondiç**s
</line>
<line>
de retor*ar
</line>
<line>
para sala. Ent*nde-*e que sem a *ole**viz**ão de a
</line>
<line>
práticas, o q*e
</line>
</par><par>
<line>
envol*e ge*tor, coor*enado*
</line>
<line>
p*dagógi**,
</line>
<line>
**ofessores,
</line>
<line>
alu*os, famil*ares, *n*re outr** atore*
</line>
</par><par>
<line>
da escol*, não é possível pensar em uma efetiva inclu*ão.
</line>
<line>
A Edu*açã* In**n*il pode ser um conte*t* propício para o desenvolvimento da
</line>
<line>
competência social no aluno com au*ismo, *o*s*derand* * c*ráter pr*co*e d*s *e*ações que s*
</line>
<line>
estabelecem nesse momento. Entretanto, a escola c*mo um to*o *recisa estar engajada c*m a
</line>
<line>
filosofia *a ed**a*ão inclusi*a e o* profissiona**, sobr*t*do, o professor da **l* c*mum e *
</line>
<line>
acompanhante de a*oio, co*siderando as *art*cularid*des que *nvolvem o T*A, preci*am ter
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimentos
</line>
<line>
específicos
</line>
<line>
sobr*
</line>
<line>
estr*tégias
</line>
<line>
de
</line>
<line>
man*j*
</line>
<line>
*ompor*amental
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*envolviment* de habilidades sociais.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 19, n.8, a*t. 16, *. 33*-350, ago. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*uno* com Trans*or*o d* Espectro Autista na Ed*caç*o Inf*ntil
</line>
<line>
34*
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AMERICAN PSYCH*ATRIC AS*OC*ATIO*: D*M-5. Associação A*ericana
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Psiquiatria. D*M-V - Ma*ual diagnóstico e es*atístico de tr*nstornos me*tais, 20*3.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Ministé*io da Ed*caçã* e Cultur*. Le* de Di*etrizes e Bas** *a Educação.
</line>
<line>
B*asíli*, DF: 1996.
</line>
<line>
*RASIL. Cons*ituição da Repúblic* Fede*ativ* *o Brasil d* 1988. *rasília, DF, Senado,
</line>
<line>
1998.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASI*. Ministér*o
</line>
<line>
*a Educ*ção * d*
</line>
<line>
De*porto. *ecretaria
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Edu*a*ão
</line>
<line>
Especial.
</line>
<line>
Polít*ca
</line>
</par><par>
<line>
Nac*onal de Educação Especi*l na *erspecti*a da Ed*cação I*clusiva. Br*sília, DF: 2*07.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. *inistério
</line>
<line>
da *ducação e do
</line>
<line>
Desporto. Secre*aria
</line>
<line>
de
</line>
<line>
E*uc*ção
</line>
<line>
Especial.
</line>
<line>
*olítica
</line>
</par><par>
<line>
Nacio*al de Educação Especial na Perspectiva da Educa*ão Inclusiva. Brasília, DF: 2*08.
</line>
<line>
BRASIL. Resolução nº 46*/2012. Diário Oficial da Un*ão: Ministério *a *aúde (MS).
</line>
<line>
Cons*l** Nacional de Saúde, 201*.
</line>
<line>
BARDIN, L. *nálise de conteú*o. *isb**: Edições *0, 20*4.
</line>
<line>
BOSA, C. A*tismo: atuais inter*retações par* an*iga* *bse*v*ç*e*. **: BAPTISTA, C. R.;
</line>
<line>
B**A, C. (Org.). *u*ismo e Educaçã*: reflex*es e p*opostas de *n*er**n*ão. Porto A*egre:
</line>
<line>
Artm*d, *0*2. cap. *, p. 21-3*.
</line>
<line>
BU*NO, J. G. S; *ARIN, A. J. *rian**s co* necessidades edu**t*va* *speciais, a p*lí*ica
</line>
</par><par>
<line>
**uc**ional e a
</line>
<line>
formaç*o de professo*e*:
</line>
<line>
de* anos *ep*is. I*: CAIADO, Katia Re*ina
</line>
</par><par>
<line>
M*reno;
</line>
<line>
J*S*S, *en*se Meyrelle* de; BAPTISTA, Claudio Roberto (*rg.). P*ofessores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ed*caçã* Especial: formação em foco. Porto *legre: *ediação/*DV/*ACITEC, 2011.
</line>
<line>
CAMARGO, S. P. *; BO*A, C. A. Competência soc*al, inclusão e*colar e autismo: revisã*
</line>
</par><par>
<line>
crític* d* literatura. Psicolo*ia e Sociedad*, B*lo Ho*izonte,
</line>
<line>
v o l . 2 1 , n .* , p .
</line>
<line>
65-74, 2**9.
</line>
</par><par>
<line>
Dis*on*vel em: <htt*://dx.*oi.or*/1*.159*/S0*02-71822009000*0*00*>. *cesso em
</line>
<line>
**/ 12/ 2**4.
</line>
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Con*ribu*ção dos Autores
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C. E. *. Le*l
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D. F. Ma*tins
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A. M. A. Silva
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1) conce*ção e pl*nejam*nt*.
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X
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2) aná*ise e interpret*ç*o dos d*dos.
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X
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X
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X
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3) *labor*ção do rascunh* ou na rev**ão c*ítica do conteúdo.
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X
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X
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<line>
4) *articipação na a*rovação d* *ersã* final d* *anu*cri*o.
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Rev. FSA, T**esina, v. *9, n.8, art. 1*, *. 336-35*, ago. 20**
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www4.fsan*t.com.br/revis*a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)