<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 16, p. 318-336, *e*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.16 </line>
</par>
<par>
<line> *xperiências com o Fenômeno da Ab*t*nência no *ap* Ad do M**icípio de Mara**uape, Ceará </line>
<line> E*periences w*th th* P*enomenon *f Abstinence ** the "C*ps Ad" of Ma*ang*ape, Ce*r* </line>
</par>
<par>
<line> Gisele *lbuquerque de Abreu </line>
<line> *sp*cialista em Álc*** e Outras D*ogas/Escola de S*úde Públi*a do Ceará </line>
<line> Gr*duação em Serviç* So*ial pela Faculd*de Cearen*e </line>
<line> A*sistent* *ocial d* Ce*tro de Atenç*o **icossoc*al Álcool e Outra* D*ogas de Ma*anguape, Cea*á </line>
<line> E-mail: giseleab8*@hot*ail.com </line>
<line> Franc*sco *nd*rson *arvalho d* Li*a </line>
<line> *outorado *m Sa*de Pública pel* Universidade Federal do Ceará </line>
<line> *estre em Avalia*ã* d* P*lí*icas *úbl**as pela Universi*a*e Fed*ral do Cear* </line>
<line> Profess** V*sitante da Escola de Saú*e Públ*c* do Ceará </line>
<line> E-**i*: aca*valho.ec*@gmail.com </line>
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<line> E**ereço: Gi*ele Alb*querque d* Abre* </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Ton*y Kerl*y de Alenc** </line>
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<line> CAPS AD Ma*anguape - Av. Ste*io G*m*s, s/n, Centro, </line>
<line> Rodrigue* </line>
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<line> C*P: 61.940-*45, Mara**uape/C*, Brasil. </line>
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<line> Endereço: Fran*isco A**erson Carvalho de Lima </line>
<line> Ar*igo rece*ido em 03/06/2022. Última </line>
<line> ve*são </line>
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<line> Es*o*a de Saúde *ública do *ear* - A*. Ant*nio Justa, </line>
<line> rec*bida em 16/06/2022. Apro*ado em 17/0*/202*. </line>
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<line> 3*61, Mei*eles, CEP: 60.165-090, Fo*taleza/CE, B*as**. </line>
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<line> Avalia*o pelo *istem* T*iple *eview: Desk Review *) </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) *ouble Blind Revi*w </line>
<line> (**al*ação cega *or dois aval*ado*es da área). </line>
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<line> Re*isão: Grama*ical, Normativa </line>
<line> e de Formataç*o </line>
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<line> E*pe*iências com o Fenômeno da Abs*inênc*a no *aps Ad do Município de Mara*guape, Cear* </line>
<line> 319 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> Apr*sentamos um relato de experiê*cia sobre * *enômeno da abstinência no pro*e**o d* </line>
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<line> recuper**ão e *ra*a**nto no Cen*ro </line>
<line> de A*enção Ps*cossocial Á*c*ol Outr*s Drogas, e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> município de *a*a*guape, Ceará. *bjetivamos exp*e**a* c**o </line>
<line> realizamos *uidado em o </line>
</par>
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<line> Saúde M*nt*l, med*ante as l*tas </line>
<line> conqu*stadas *urante a Reforma Psiquiátrica, por mei* *a </line>
</par>
<par>
<line> Lei de n° 10.216/2*01, </line>
<line> a qual dispõe sobre a </line>
<line> pr*t*ção e os d*reitos </line>
<line> da* p*s*oas com </line>
</par>
<par>
<line> transtornos mentais e *edireci*n* o modelo assistenci*l em saú*e *ental e inscreve </line>
<line> o </line>
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<line> equipa*ent* em espaço c*mu*itário, com *quipe mult*profis*i*na* *esp*n*á**l para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eal*z**ão d* esc*t* qual*fica*a entre usu*r**s, famil*ares e *erritó**o. *bordamos c*mo esse </line>
<line> acompanhamento é *ealizado no serviço, no âmbito da in*ersetorialidade da Rede de *tenção </line>
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<line> Psicossocial, pois o </line>
<line> usuár*o apre*enta demandas nas vár*as esfera*, sej* nos es*a*os </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> *ssistência, saúde, educ**ão o* segurança. *o cotidiano d* trabalho, percebemos </line>
<line> como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abstinênc** surge e identific*mos as potencialida*es, for*alezas </line>
<line> e a importâ*cia do </line>
</par>
<par>
<line> autoconhecimento e aut*cuidad*, com* </line>
<line> agentes que promovem o *mpoder*mento e a su* </line>
</par>
<par>
<line> qualidade *e vid*, </line>
<line> os qu*is se </line>
<line> c*nstituem como fortes a*iados </line>
<line> na elaboraçã* do *lano </line>
</par>
<par>
<line> Terapêu*ico Singular, </line>
<line> para al*m do adoecim*nto psíquico e *o </line>
<line> fenômeno da a*stinência. </line>
</par>
<par>
<line> Observa**s que as dinâm*cas de cuidad* perpassam a geração d* r*nda, em*r*go, atividades </line>
<line> de fort*leciment* de vínculos, além d* cui*a** integralizado, *ois co*soante a c*tada </line>
<line> le*islação o tratamento e * ac*m*anh*mento não *e restringem à vi*ão *iomé*ica e tais si*ai* </line>
<line> e qua*ros clín*co* demandam olhar **manizad* * acolhedor, dir*c*onando par* uma </line>
<line> *va**ação e acompanha*e*to intersetorial e trans*isciplinar. </line>
<line> *alavras-chav*: Síndrom* de Abstinê*ci*. Saú*e ment*l. Rede de Aten*ão Psi*ossocial. </line>
<line> Autocuid*do. </line>
<line> AB*TR*CT </line>
<line> W* present an e*perien*e rep*r* on the pheno*e*on *f *bsti*ence in th* process o* recove*y </line>
<line> and trea*ment in the Center for P*ychosocia* Care in A*cohol and Other Drugs (C**S AD) in </line>
<line> Maran*uape, Cea*á. We aim to express how we perform the *ental Heal*h care, **ro*gh the </line>
</par>
<par>
<line> struggl*s conqu***d duri*g the Psy*hiatric Reform, by *eans *f </line>
<line> *he Law n*. </line>
<line> 1 * .2 1 * / 2 0 0 * , </line>
</par>
<par>
<line> whic* d*sposes about the protection and *he rights of pe**le with mental di*orders, redi*ect* </line>
</par>
<par>
<line> the ca** m*del in ment*l health, a*d inscribes the *er*ice </line>
<line> in community, with </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mul*ipr*fessio*al team resp*nsible for **e reali*ation of *ualif*ed listening among users, </line>
<line> famil* membe**, and territo*y. We ad*r*** h*w *his m*n*torin* is carried o*t in *he **rvice, </line>
<line> in th* intersectoral context of the P*yc*os*cial Care Network, because th* user presen*s </line>
<line> demands in various s*h*re*, whe*her in the a*ea* of c*r*, *ealth, educati*n, *r security. In our </line>
<line> dai*y work, we realize how *bs*i*ence ar*ses *nd identi** th* p*tentialit*e*, strengths, and the </line>
<line> *mpo*****e of sel*-knowledge and self-car*, as agents that promote empowerment an* *uality </line>
</par>
<par>
<line> of l**e, *hich ar* strong </line>
<line> a*li*s in *h* *evelo*m*nt of th* *ingular Th*rapeutic Plan, beyond </line>
</par>
<par>
<line> *he psychic **ln*s* and *he phenomenon of a*stinence. *e not* </line>
<line> that </line>
<line> t he </line>
<line> dyn**ics of </line>
<line> care </line>
</par>
<par>
<line> p*rmeate the g*neration o* inc*me, </line>
<line> *m*lo*ment, activitie* </line>
<line> *o *trengthen </line>
<line> tie*, i* *dditio* to </line>
</par>
<par>
<line> co*pre*ensive *are, b**a*se accordi** to the </line>
<line> **orementioned legis*ation, </line>
<line> t*e t*eatment a*d </line>
</par>
<par>
<line> monitoring is *ot restric*ed to the bio*e*ic*l vi*w and suc* sign* and clinical **c**res req*ire </line>
<line> a humanized an* welco*ing *ook, leadin* to an i*t*rs**tora* and transdisciplina*y as*essment </line>
<line> and mo*i*ori*g. </line>
<line> Key**rds: Abstin*nce Sy**rome. **ntal Hea*t*. Ps*c*osocial Care Networ*. Self-Care. </line>
<line> Rev. FSA, **r*sina *I, v. *9, n. 9, *rt. *6, p. 318-336, se*. 20*2 w*w4.fsa*et.c**.*r/revist* </line>
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<line> G. A. Abreu, F. A. *. Lim* </line>
<line> 320 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> A abstinência ocorre quando o *suár*o permanece sem o uso da subst*ncia em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> situação d* dependência, situaçã* clínica *m que pode apresen*ar **danças *a*to </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> c*mporta*ento, qua*to *í*i*as, co*o </line>
<line> altera*ões *r*scas *e humor, além de ir*itabilidade e </line>
</par>
<par>
<line> *utro* *into**s *ísi**s, como t*e*ores, ná*sea, palpitação e *lu*ina*ão * se ca*ac*erizam por </line>
<line> serem crises decorre*tes ** f*lta da substânc*a *o organis** (RIBEIRO; LARANJE*RA, </line>
<line> 2016). </line>
<line> Em no*so atual contex** psicos*oc*a*, o ind*vidual*sm*, o *onsumi*mo e o culto ao </line>
</par>
<par>
<line> praz*r busca* *riar </line>
<line> um* *alsa *ealidade p*r* suporta* a existênc*a-sofrime*to *iante </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> d*sencant* na pó*-m*d*rnidade. </line>
</par>
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<line> *essa forma, * uso a*usivo de substâncias psicoat*vas e o terro* oc*sio*ado </line>
<line> *o </line>
</par>
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<line> enfrent*mento *o cot*diano sem a presença desse consumo, *o*em ampliar a e*periência do </line>
<line> sof*iment* *uman* e dificultar os *uid*dos ps**ossociais durant* os p*ocesso* *e abstinênc*a. </line>
<line> Importan*e lembrar que e* n*ssa socieda*e co* m**riz colo*ial eurocêntrica * </line>
</par>
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<line> católica, a </line>
<line> *omin*çã* era *xpressa sobr* a ab**inê*cia dos </line>
<line> prazere* consid*rado* munda*o* </line>
</par>
<par>
<line> *omo as festividades, o modo alimentar, sexo e * uso </line>
<line> de álc*ol. No ent*nto, e*sa interd*ç*o </line>
</par>
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<line> nã* era igual *ara tod*s. A*s nob**s e a*s escolhido* para *on**ver pr*x*mo ao pode*, er*m </line>
</par>
<par>
<line> feitas concessões sobre abstinência. Ao pov*, *r* relegado *o*trol* dos impulsos </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> o </line>
<line> par* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> melhoria da *oral * d*s bo** c*stumes. </line>
</par>
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<line> No caso d* *es*oa com dep**d*nc*a *uímica, a *ivê*c*a da *bsti*ência pr*ncipa*mente </line>
</par>
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<line> nas instituiçõ*s </line>
<line> conhecidas c*mo Comun*dades Terapê*ticas, </line>
<line> ond* muitas s*guem </line>
<line> no**as </line>
</par>
<par>
<line> religiosas, é *ma p*ática inte*rante do seu modo *e funcionar. </line>
</par>
<par>
<line> *á no mo**lo de atenção psicossocial, a questão da abstinência nã* *ode s*r </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> sen*a de acesso ao </line>
<line> serviço. O usuár*o pode *cessar qualquer </line>
<line> ponto da Rede de Ate*ção </line>
</par>
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<line> *si*oss*cia*, mesmo em *so de substância* *sico***vas. A ab*tinência pas** en*ão a ser uma </line>
<line> r*alidade que *ai sendo constr*ída dentro de um *rograma de *uida*os específico*, no qual o </line>
<line> j*lga*ento e a cond*nação mora* sobre o uso de su*stância* não *everiam encontrar e*paço. </line>
<line> Ex*st*, *or*m, uma ne*es*idade consta*te d*s programas de educ**ão permanente em saú*e </line>
<line> m*ntal para que essa conce*ção da *bstinên*ia *eja desconstr*íd* por parte dos profissionais </line>
<line> da s*úde e, d*ssa *o*ma, a a**istên*i* ma*s humanizad* *ossa ser efetivada. </line>
</par>
<par>
<line> Há, *in*a, a questão de os efeit*s *siquiátricos e </line>
<line> psico**o*i*is da </line>
<line> abst**ência </line>
<line> *as </line>
</par>
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<line> substância* ps*coativa* quando o us*ário *ão </line>
<line> consegue mais fazer uso por questões </line>
</par>
<par>
<line> econômicas ou f*si*lógi*as. Nes*e *aso, as co*du*as de cuidado pass*m a ser d**erenciadas. </line>
<line> Rev. F*A, *eresi*a, v. 19, n.9, art. 16, *. 318-336, set. *022 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Expe*iên*i*s c*m o Fenômeno *a *bstinên*ia no Caps Ad do Municí*io de Maranguape, Ceará </line>
<line> 3*1 </line>
</par>
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<line> N*s se*vi*os de saúde *ental, a fa*osa f*ase "crise de abstinên*ia" d*limita um </line>
</par>
<par>
<line> estado </line>
<line> de *nt*nso sofri*en*o psicossocial </line>
<line> que testa e *uida d*s intensivos como a utilização </line>
</par>
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<line> de m*dicamentos ps*q*iá*ricos e a constru*ão *u fortale*im*nto de vínculo* entr* * e**ipe e o </line>
</par>
<par>
<line> usuário para estraté*ias de </line>
<line> cuidados *ue possibilitem superar esse m*me*to de </line>
</par>
<par>
<line> des*struturação para a construção d* um sing*lar *rogram* *e cu*dados co*t*nuados. </line>
<line> * Re*e de *tenção Psi*ossoci*l (*AP*) sur*e como oferta de c*idado integral *s </line>
<line> pessoas com adoecimento* p*íqu*cos, den*re a* quai* também a*uelas em *e*orrência do uso </line>
<line> abusivo de subst*nc*a* psi*oativas. Nesse s*ntido, a integ*aç*o *e v*ria* abo**ag*ns </line>
</par>
<par>
<line> possib*lit* um manejo eficaz da *emanda apresentada, o qu* *erpassa p*r </line>
<line> uma gestão </line>
</par>
<par>
<line> de*cen***lizada e *ar*icipativa, onde pod*mos amp*iar no reco*hec*men*o d* territ*rio, o *ual </line>
<line> é essencial pa*a a caracterização d* popula*ão e se*s problemas de saúde. </line>
<line> N* município de Maranguape, Cea*á, a RAPS se *nsere na composiç*o de um cenári* </line>
</par>
<par>
<line> de d*spo*iti*os da saúde * *ssistência, </line>
<line> al*m do trabalho humanizad* da Seguran** Púb*ica </line>
</par>
<par>
<line> (Polí*ia Militar), *ss*m como p*lestra*, rodas </line>
<line> de conversa co* alunos e profes*ores d* r**e </line>
</par>
<par>
<line> p*bli*a de e**ino. Essas </line>
<line> ações b*sca* *entar promover um diálogo humanizad*, </line>
<line> para isso </line>
</par>
<par>
<line> fazemos d*bates e refl*xões sobre * contexto his*ó*ico, socia*, econ**ico, po*í*ico e c*ltural </line>
<line> do nosso país, per*a*s**** assi* para um conhecimen*o e auto*on*ecimento diante da *ossa </line>
</par>
<par>
<line> *i*ência, enquanto sujeito, </line>
<line> a*pa*ados por *ir**tos </line>
<line> * deveres, conforme a Cons*itui*ã* </line>
</par>
<par>
<line> Federativa do Brasil *e 1988, *hama*a de "Constit*i*ão **dadã". </line>
<line> *ssi*, por meio desse cenário, esta pesquisa s* orie*tou pelo segu*nte </line>
<line> qu*stionamento: q**l a *xperiência co* o fenômeno da ab*tinência no cotidiano prof*ssio**l </line>
<line> do CAPS AD do município de Ma*a*gua*e, Cear*? </line>
<line> Dessa maneira, o present* artigo te* como objetivo gera* *escrever a *xperiência da </line>
<line> assistente social da e*uipe de referência do Cent*o de Atenção Álcool e Out*as Drogas (CAPS </line>
<line> AD) do mun*cípio *e Maranguape, *e*r*. </line>
</par>
<par>
<line> *, *omo *bje*ivos esp*cíficos, refletir sobre as </line>
<line> concepções de abstinê*ci* nos </line>
</par>
<par>
<line> processos de cuida*o r*alizados no serviço e aprese**ar algu*** *o*ítica* p*bli*as brasileir** </line>
<line> de saúde m*ntal em *lcool e *ut*as drogas. </line>
<line> 2 ASP*CTOS METODOLÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> A pe*quisa *er* de abordagem qua*itativa * d* </line>
<line> natur*za bibliográfi*a e vivencial, </line>
</par>
<par>
<line> anunciando revisão nar*ativ* de co*cepçõ*s de *utores sobr* a abstin*nc*a e a experiência </line>
</par>
<par>
<line> viv*nciada como assistente s*cia* *m um serviço *e at*nção </line>
<line> *si*o*s*cia* e*pecializada *m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. *9, n. 9, **t. 16, p. 318-336, *et. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Abreu, *. A. C. Lima </line>
<line> 322 </line>
</par>
<par>
<line> álcool e outras d*o**s, o CAPS AD *o muni*ípio de M*rang*a*e, Ceará. O aspecto </line>
<line> bibliográf*co ***asa a pesquisa cient*fica, assim como prom*v* visões r*flexiv*s para *l** </line>
<line> da *ealidad* e seu co*texto. Para Mi*ayo (2***, p. 12); </line>
<line> A ci*ntificidade, porta*to, tem qu* ser pensada com* uma id*i* *eguladora de alt* </line>
<line> abstr*ç*o e não como sinô*imo de m*delos e no*mas a serem seguid*s. A história </line>
</par>
<par>
<line> da ciência reve*a não um </line>
<line> "a priori", mas o que foi *roduzido em det*rminad* </line>
</par>
<par>
<line> moment* his*órico com toda * rela*i*idade do *rocesso de conhecime*t*. </line>
<line> Dessa f*rma, n*s d*bruçaremos com o *ipo de pesquisa bib*iográ*ica, a qua* no* </line>
<line> permitirá por meio do e*pirismo, *ssa r*f*exão e de*ais qu*sti*namentos provedores d* </line>
<line> c*nh*cimentos, *om em*asame*tos teórico, científico e, *ob*etudo, histó*i*o e cr*tico, at*av*s </line>
<line> da *evisão literária. D*ssa forma, citamos *s autores Brit*, Oliveira e Silva (*021, p. 4); </line>
<line> Em outra* p*lavras, a pesqui*a qualitati*a pe*mite a comp*eens** de múltiplos </line>
<line> aspectos da *ealidade, v*abili**ndo a *valiação e ass*milação da din*mica interna de </line>
<line> processos e ativi*ades. Por isso, a o*ção pela abordagem qualitativa é perfeitame**e </line>
</par>
<par>
<line> ca**vel </line>
<line> quando a pesquisa a *er **senv*lvida requerer visão </line>
<line> ampla do objeto que </line>
</par>
<par>
<line> será estudado, e suas inter-r*la*õ*s no *ue diz respeit* a*s aspecto* soc*ais, políticos </line>
<line> e culturais. </line>
<line> Podemo*, assim, alinhar como forma de en*endim*n*o *a realidad* em *ue se vive as </line>
<line> relaçõ*s e sentidos **ribuído* à *emática de*imit**a, como se dá o process* d* abstinência por </line>
<line> parte do* usu*rios do serviço a partir de *ossa *xperiê*cia de a*uação. </line>
<line> 3 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 3.1 Concepções sobre abstinência </line>
<line> Para os *utores Beck e David (*007), o co*su*o de dr*g** se*pre *steve presente na </line>
<line> história da hum*nida*e, porém era *inc*la*o * rituais religiosos, o que fav*rec*a * se* </line>
<line> cont**le. *tualmente, de*ido à **erta e v*riedade *e d*ogas a*essíveis em todas as ca*a**s </line>
<line> sociais, no cont*xto *onsumista *a sociedade contemporân*a, o *so *esvinculou-se de outra* </line>
<line> atividad*s sociais, p*ssando a justificar-se por si pr*prio. </line>
<line> * chama*a de*endência quí**ca é o res*lta*o do encontro d* uma droga, uma </line>
<line> pe*sonalidade e *m meio s*ciocult**al, sendo a *roga uma porção quím*ca, um *bj*t*, um </line>
<line> pr*du*o inerte que sempr* esteve **esen*e na his**ria da humanida*e e *a pr*pr*a nat*rez*. A </line>
<line> pe*sonalida*e é p*ópria e exclus*va d* ser humano, o qu* o d*ferencia e o des*aca de tod*s. O </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 19, n.9, art. 16, *. 318-336, set. 2022 www*.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*periências com o Fen**eno da A*stin**cia no Caps *d do M*nic*pio de *aranguape, *ear* </line>
<line> 323 </line>
</par>
<par>
<line> *eio sociocultural é * e*paç* ond* *ste s*r t*ans*ta, </line>
<line> interag*, se r*lacio**, influ*ncia e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> infl*encia*o, exp*n** suas potenciali***es e v*lnerabil**ades que sã* dinâmicas e variáv*is. </line>
<line> Por*an*o, *ão exis*e ** fator pre*onderant* que determ*ne a dependência química, </line>
<line> mas *ma con*luência d* *atore* e c*ndições internas e *xter*as qu* produzirá o u*uá*io de </line>
<line> drogas depen*ente químico. </line>
<line> Já se**ndo Rigotto e Gomes (*002, p. 95): </line>
</par>
<par>
<line> o *entid* é uma esco*ha, consciente o* não, que surge </line>
<line> da **codificação d* </line>
</par>
<par>
<line> expe*i**cia, *s*o *, *a re*açã* **tre percepção e e*pressão. O consumo de dro**s é </line>
<line> uma forma de e*pressão e per*epção de s* mesmo, n*ma relação q*e inclui os outros </line>
<line> e o ambi*nte em que se v**e. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a busca </line>
<line> por trat*mento terapêutico decor*e, na **ioria d*s casos, </line>
<line> quando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> usu*rios </line>
<line> se encontram em um n*vel elevado da d*pen*ência </line>
<line> q*ímica, em sensaç*e* *e </line>
</par>
<par>
<line> intolerân*ia ao uso das drogas e a*resentando assim sentimentos de </line>
<line> "culpas", porém, em </line>
</par>
<par>
<line> *u*ros casos, como u*o recreativo ** d*te*mina**s substâncias lícita* co*o o álcool. Nestas </line>
<line> situaçõe*, muit*s vezes, o usu*rio se e*c*ntra em estado de abstinência, * qu*l se caracter*za </line>
<line> *e*o desenvo*vimento de um **adro d* *í*drome devido * interrupção ou redução d* u*o </line>
</par>
<par>
<line> pe*ado </line>
<line> e </line>
<line> p**longado de determinada substâ*cia, *ausan*o sof*iment* *u *rejuízo no </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento </line>
<line> social, </line>
<line> ocup*c*onal ou em *utras *r*as impor*a*tes da vid* do indivídu* </line>
</par>
<par>
<line> (MALBERGI*R; AMARAL, 2*13). </line>
<line> Podemos assim cita* sin*** *e abstin*ncia, quanto a* ado*ci*ento psíquico: forte </line>
<line> d*sejo o* *ompulsão pela substância (fi*sura ou craving); dificuld**e em con*rolar o **o *m </line>
<line> *ermos de iníc*o, términ* e quan*i*ad*; p*esença d* *índrome de abst*nê*cia; maio* tolerância </line>
<line> a determinada su*stâ*cia; co*t*nu*dade do uso a desp*i*o da consci*ncia dos prej**zos que *le </line>
<line> traz; e ***ndono progre*s**o de **mpo*tamentos e hábit*s p*egressos (RI*EIRO; </line>
<line> LARANJEI*A, 2016). </line>
<line> Com relação ao forte **sejo ou *o*pul*ão *ela substância, também chama*o de </line>
</par>
<par>
<line> fissura ou </line>
<line> craving, consiste *o *orte impu*so, quase </line>
<line> qu* incontroláve*, do dependen** </line>
</par>
<par>
<line> químico em cons*mir uma substânc*a (A*AÚJO *t </line>
<line> al., 2008). Esse sintoma é visíve* </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> quase todos as pessoas com o transtorn*. O usuá*io, por já ter </line>
<line> us*d* * substância </line>
</par>
<par>
<line> an*er*ormen**, a*tecipa em *ua mente *s sensaçõe* de praz** e al*v*o obtidos com *s úl*im*s </line>
<line> usos; por isso surg* * desejo compulsiv* pela próxima oca*ião de uso. </line>
<line> A di*iculda*e e* controlar o *so é u*a consequência d* fi*sura, pois em função do </line>
<line> impuls* pelo us* de uma droga, o sujeito em situação de dependên*ia *uí*ica tem o juízo de </line>
<line> valor prejudicado sem con*eguir dosa* as quan**dades a serem usadas. </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 19, n. 9, *r*. 16, p. 3*8-3*6, set. 2022 *ww4.fsa*et.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Abreu, F. *. *. Lima </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, e*ses aspect*s *odem d*sen*adear um quadro d* síndrome d* abstinênci* </line>
<line> des*nvolvendo crises sintomáticas decorre*tes *a falta do uso de uma substância, como </line>
</par>
<par>
<line> náuseas, *nxaqueca*, t*emores, </line>
<line> d*l*rios e/ou *lucinações, </line>
<line> a*resentand* *m forte i*c*modo </line>
</par>
<par>
<line> *or conta da fa*ta da substân*ia com a q*al o seu organismo estava </line>
<line> ac*stumado </line>
</par>
<par>
<line> (MALBERGI*R; AM*RA*, 2013). As característ*cas das *ri*es *ar*am com a droga </line>
<line> consumida e pod*m *fe*ar o orga*ismo do ser humano como *m to*o. </line>
<line> Va*e *essaltar que, *ar* além de t*da esta **estão, há *a*bém um estig*a com o qual </line>
</par>
<par>
<line> o dito "vici**o" é identifi*ado, sendo que e*se </line>
<line> pos*íve* processo de estigmatizaç*o *ompe </line>
</par>
<par>
<line> c*m a a*toidentifica*ão e*quanto sujei*o e sob**tud* c***dão d* dir*i*os e d*veres, além das </line>
</par>
<par>
<line> sua* </line>
<line> escol*as. O cenário desse panorama social pode ser v*sual*za*o no cotidiano d*s </line>
</par>
<par>
<line> usuár*os no qu*l as *ub*tâncias psicoativa* têm su* existência em um contexto neoliberal, </line>
<line> c*pitalista, por conseguinte env*lven** razões sociais como desempreg*, exclusão, </line>
</par>
<par>
<line> precarização de mão de obra, barateamento *o trabalho inc*dindo *m po*co te**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *egl**ência pa*a o autocu*dado. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, o indivíduo estigmatizado é "o" diferen*e em uma socie**de qu* exige </line>
<line> a semelh*nça, não reconhecendo as diferenç*s dent** da semelha*ça. O d*feren** tend* à </line>
<line> conotação de noci*o e incapaz po* fugir aos parâmetros estabel***dos na forma**o do padrão. </line>
<line> O social tenta m*n*er a im*gem dete*io*ada, objetivando conser*ar a eficácia do simbólico e </line>
<line> ocult*r a manute*ção d* *istema de contr*le social (GOFFMAN, 1982 apud MORA*DO et </line>
<line> al., 201*). Assim, o indivíduo e*tigmatizado co*o "v**iado" não tem es*aço nem voz, papéis </line>
<line> a ex*rcer, f*nçõe* a exec*tar, não pode ser sujeito *a *ção, tornando-se uma pe*soa sem valor </line>
<line> nas relações soc*ai*. </line>
<line> A partir des*as conc*pções, se faz necessá*io **nsar como *s p*líticas pú*licas *e </line>
<line> constituem para o cuidad* a *ss*s indi*íd*os. </line>
<line> 4 RESULTA*OS E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 **lít*c*s públicas *e cu*dado e atenç*o psicossocial ao uso *e dr*gas </line>
<line> Diante do* eleme*t*s apresentados, perce*emo* a necessidade de agir de forma </line>
<line> *onju*ta *obre ess* fenômeno, co*siderando a di*er*ida*e de aconte*im*n*os in*rente a este </line>
<line> processo. Assim, m*di*nte *al di*c*ssão en*olvendo sob*etudo a su*jetivid*d* humana e, </line>
</par>
<par>
<line> po**anto, suas perc*pções em seu proces*o de autocu*dad*, *ercebemos a importância </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> trabal** interset*r*al, *omo </line>
<line> for*a *e in*ervir nas diver*as dimensões, as quais fazem ser o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 19, n.9, art. 16, p. 318-3**, *et. 2*22 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Experiências com o Fenômeno da Abstinência n* C*ps Ad do Município de Marang*ape, Ceará </line>
<line> 32* </line>
</par>
<par>
<line> huma*o te* uma vida digna para sua so*reviv*ncia * exercíc*o </line>
<line> plen* de suas </line>
<line> fac*lda**s </line>
</par>
<par>
<line> men*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Sen*o *ss*m, *ara Ag*iar e *icen*in (2018, p. 3): "Assim, exatam**te ond* a*guns </line>
<line> saberes *e impõem, *utros não sã* reconheci*os ou silenciados por dive*sos mec*nis*os: as </line>
<line> pol*ticas *e v*rdade". Nes*e sentido, perce*emos para além de um co*heci*ento da </line>
<line> *ealidade, a dinâ*ica dos acontecimentos, t*ndo com* *ase g*rad*ra o processo edu**cional, </line>
<line> é importante como o suje*to se p*r*ebe nesse conhecimento * *utoconhecim*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a necessidade do trabalho t*ansdiscip**nar tem </line>
<line> como im*or**ncia para </line>
</par>
<par>
<line> promov*r um diálogo en*r* di*er**te* área* do c*nhe*imento *, port**to, uma vis*o *a c*ínica </line>
<line> ampliad*, se*do e*sa uma das dir*trizes que a Política Nac*onal de Huma*izaçã* propõe para </line>
<line> *u*lifica* o modo de se fazer s*ú*e, ao preconizar: </line>
<line> Incl*i* os trab*lhadores *a gestão é *unda**nta* pa*a qu* e**s, no dia a dia, </line>
<line> reinv*ntem seus process*s de trabalho * sejam a*entes ativ** das mudanças no </line>
<line> serviço de *aúde. *nclu*r usuá*ios e *uas redes sociofam*l*ares nos proc**sos de </line>
<line> cuid*do * um poderoso r*cur*o *ara * *mplia*ão da corresponsabilização no c*idado </line>
<line> de si (BR*SIL, 20*3, *. 5). </line>
<line> *esse contexto, c*nfo**e a *ei de n° 11.304, de 7 de agosto de 2006, *istema </line>
<line> Nacional *e Políticas sob** Droga*, expressa co*o a*enção e reinse*ção a *suário*: </line>
<line> I - Respeito ao usu*ri* e ao dependent* de dr**as, i*depende*te de quai*quer </line>
</par>
<par>
<line> **ndi*ões, observados *s direitos fun**mentais </line>
<line> da *essoa humana, os princípios e </line>
</par>
<par>
<line> d*retri*es *o Sis*ema Único d* Saú*e e da Políti*a Nacional d* Assistência Soci*l; </line>
<line> II - A ado*ão de e*tr**égias diferenci*da* *e ate*ção e reinserç** social do usu*rio e </line>
</par>
<par>
<line> do dependente de *rogas * respect*vos </line>
<line> familia*es que con*iderem as *uas </line>
</par>
<par>
<line> peculia*idad*s s*cioc*lturai*; </line>
</par>
<par>
<line> III - **fin*ç*o d* projeto t*rap*utico indivi*ualizado, orientado para a inclusão </line>
<line> soci*l e pa*a a redução de riscos e de danos * à sa***; </line>
<line> IV - Atenção ao *suário ou dependente de drogas e aos respectivos familiare*, </line>
<line> sempre que p*ssív*l, de f*r*a m*ltidisciplin*r e por equi*es mul**profi*siona*s </line>
<line> (BRA*IL, 2012, p. 14). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme preco*iza a *upracit**a legislação e por mei* de es*utas, </line>
<line> enten*en*o o </line>
</par>
<par>
<line> contexto e a realid*de na qual viv* cad* usuá*io, a abstinência p*r *arte dos usuários é mu*to </line>
<line> pr*sente como d*manda no coti**ano dos serviços e, portant*, *a pr*tica profi*sio*al. </line>
<line> Ident*ficamos as*im a necessida*e *o fazer *a p*omoção de saúd* men*al *o* di*ersos </line>
</par>
<par>
<line> equi*amentos p*bl*cos, *rivad*s e *e*es informais para além </line>
<line> do serviço de s*úd*. </line>
</par>
<par>
<line> *erc*b*mos a importânci* de </line>
<line> capaci*ações e *mpliação quanto ao cuidado e as demais </line>
</par>
<par>
<line> orien*ações referentes </line>
<line> à *bstinência quími*a, ao tratam*n*o te*a*êutico e, sobret**o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*se*cia* entendiment* sob*e reduç** de dano*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 16, p. 318-336, set. 2022 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Abreu, F. *. C. Lima </line>
<line> 326 </line>
</par>
<par>
<line> Conf*rme a Port*ri* de n° *.*28, de 1 de *ulho de 2**5, acerca das ações que visam à </line>
<line> *edução de danos so*iais e à saúde, decorr*nte* d* uso de pr*dutos, substâncias ou drogas, s* </line>
<line> *r*coniz*m as s**uintes aç*es: </line>
<line> Ar*. 3º. Definir que a* **õe* de redu*ão *e dano* sociais e à saú*e, dec**rentes d* </line>
<line> uso de produto*, sub**ânc*a* ou d*ogas que causem dependência, comp*een*am *ma </line>
<line> *u mais d** m**i*as de atenção int*gral à saúde, list*d** * s*g*ir, prat*cadas </line>
<line> r*speitando as neces*idades do púb*ic* alvo e da comunidade: </line>
<line> I - informaçã*, educação e aconselh*mento; </line>
<line> II - assist*n*ia *ocial e à saúd*; e </line>
<line> III - disponibili*ação de insu*os de p*oteção à s**de e de prevenç*o *o HIV/*ids * </line>
<line> Hepatites (**A*IL, 2005, s.p.). </line>
<line> Ne*se sentido, *e fa* i*po*tante a co**reensã* dos Dete*mi*antes Sociai* em Saúde </line>
<line> (*SS). E* ate*dimento* e, portanto, acompanhamen*o, o context* econômico, so*ia*, políti*o </line>
<line> e cultural é i*entif*cado, d*nt*e v*riado* determi**ntes, os q*ais implica* e atribuem uma </line>
</par>
<par>
<line> qualidad* de *ida. Perc*bemos, * parti* </line>
<line> da i*serção em *qui*e multidis*ipl*nar n* c*tid*a** </line>
</par>
<par>
<line> de *raba*h*, *s mí*imas cond**õe* de subsistência com* m*radia, al**entaç*o, cond**ões de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, aces*o à saúde e a*sistência, *lém </line>
<line> de sua histo*ici**de, e cada uma delas traz uma </line>
</par>
<par>
<line> gama de de*er**nantes, as quais *evem s*r vistas </line>
<line> * dadas como p*ssíveis fatores </line>
</par>
<par>
<line> determi**n*es, para al*m dos sintoma* e sinais manif*stado*. Assim como dialogad* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> serv*ç* de m*tricialmente, no qual pe*pas*amos *ara um ac*mpan*ame*to in*ersetorial e, </line>
<line> por*anto, uma compr*ensã* dialética. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*r*a da *elação entre *ss*s aspectos </line>
<line> dial*ticos **t** os determinantes s*ciais em </line>
</par>
<par>
<line> saúde e a p*omoç*o de s*úde, Buss e Pellegrini F*lho (2*07, p. 82) consideram que </line>
</par>
<par>
<line> H* </line>
<line> várias abordage*s *ara o estud* dos *ecani*mos *través </line>
<line> d*s quais </line>
<line> os *SS </line>
</par>
<par>
<line> provocam as ini*uidades de saúde. A prime*ra de*as privilegia os "*spectos físico- </line>
<line> mate*iais" na prod*ç*o da saú*e e da *oença, en*enden*o que as difer*nças de *enda </line>
</par>
<par>
<line> inf*uenciam a saúde pe*a esc*ssez d* recursos dos ind*víduos e pela a**ência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> investim*ntos em infraestrutur* comu*itá*ia (educação, transporte, </line>
<line> saneamento, </line>
</par>
<par>
<line> habitação, serviços de saúde e*c.), decor*entes de *r*cessos econômicos e de </line>
<line> d*ci*ões pol*ticas. O*tro en*o*ue priv**egia os "fator*s psicoss*c*ais", expl*rando as </line>
</par>
<par>
<line> relaç*es entre percepções de **si*ua*dades sociais, **canismos psic*biológ*cos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> situaç*o de saúde, com base no conc*ito *e que *s *erce*ç*es * as experiência* de </line>
<line> pessoas em sociedades **si*uais prov*cam es*res*e e prejuízos à *aúde. </line>
<line> N*ste ínt*rim, * Rede *e Atenção Ps*co*social (RA*S) s* estrutu*a a fim de *ornec*r </line>
<line> cu*dado integr*l às *esso*s *om sofrimento psíquico e trans*ornos mentais no âmbi*o do *US. </line>
<line> A portaria 3.*88/2011 instituiu a Rede de *te*ção Psicossocial- RAP*, cuja finalidade </line>
<line> fo* a criação, ampliaç*o * articulação *e p*ntos de atenç*o à *aúde para pes*o*s e* </line>
<line> Rev. *S*, *er*sina, v. 1*, n.9, ar*. 16, p. 318-336, set. 2022 www4.fsane*.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ex*eriências com o Fen***n* *a Abs*i*ência n* Ca*s Ad do *unic*pio de Marang**pe, *ea** </line>
<line> 32* </line>
</par>
<par>
<line> sofrimento o* com t*an*torno *ental, como também ne*essidade* decorrentes d* uso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> crack, álcoo* e outras *rog*s, no *mbito do Sistema Único de Saúde-SUS (BRA*IL, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Em uma de suas diretrizes, *nfat*z* serviços de *ase ter*itori*l e </line>
<line> co*unitária, c** </line>
</par>
<par>
<line> participação e contr*le social dos u*uários e *eus familiares. Con*orme preconiza a </line>
</par>
<par>
<line> supracitad* portari* e* s*as diretri*es, e* seu A*t. 2º, constit*em-se dire*r*zes para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> funcion*mento da Rede *e Aten*ão Psicossocia* (RAPS); </line>
</par>
<par>
<line> I - *es*e*to *os d**e**os humanos, gara*tindo a autonom*a e a lib*rdade da* p**soas; </line>
<line> II - promoção da equid*de, reconhecendo os dete*minan*es *ociais da saúde; </line>
<line> III - combate a estigmas e preconceitos; </line>
</par>
<par>
<line> IV - g*r*ntia do ac*sso * da </line>
<line> q*alida*e *os *erviço*, ofertando cuidado inte*ral * </line>
</par>
<par>
<line> assi**ência mult*prof*ssi*nal, *ob a lógica int*rdisciplinar; </line>
<line> V - ate*ç*o humanizada e centrada nas *ecessidade* das pess*a*; </line>
<line> *I - dive*sifi*ação das estratégi*s de c**dado; </line>
</par>
<par>
<line> VI I - </line>
<line> ***envolvimen*o de *tividades n* território, que fav*reça a inclusão social </line>
</par>
<par>
<line> co* vistas à promoção d* a*tonomia e ao exercício da *idadania; </line>
<line> VIII - d*senv*lvi*ento de *stratégias de R*dução de Danos; </line>
<line> IX - ênfase em **r*i*o* de base terr*tori** * comu*itária, c*m parti*ipaçã* e con*role </line>
<line> *o*ial *os u*uários e de seus familiares; </line>
</par>
<par>
<line> X organ**ação dos serviços em rede ** - </line>
<line> atenção </line>
<line> à saúde regionalizada, com </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimento de açõ*s *nte*setoriais para garantir a int*gralidade d* cuid*do; </line>
<line> XI - p*om**ão de es*ratégia* de e*uca*ão permane*te; * </line>
<line> XII - desenvolv**ento da lógica d* cuidado para pessoas com sofrim*nto ou </line>
<line> tra*storno mental, incluin*o aqu*l** *om necessidades de*orrente* do uso de *rack, </line>
<line> álco*l e *utras dr*gas, t*ndo como eixo ce*tral a construção do pro*eto te*apêuti*o </line>
<line> s*ng*lar. </line>
<line> Ne*se se*tido, a *APS assegura o cu*dado, visan*o *ssegurar às pessoa* *om </line>
<line> sofrimento ou transtorno mental e **m ne*essidades *ec**rentes do uso *e droga*, * acesso a </line>
<line> um atendimento in*e**al e human*zado, com f*co no acolh*m*nto, acompanhamento </line>
<line> contínuo, vincula*ão a toda rede setorial e i*ters*torial. </line>
</par>
<par>
<line> É ***orta*te salientar que, para além do* dispo*itivos de saúde que compõem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> RAPS, se *az necessária a inter*ocução e**re outras políticas * o Sistema Ú*ic* de Assistência </line>
<line> Social (SUAS) surge como *s**atégico *este se*t**o, so*retudo a fi* de op*rar os elementos </line>
<line> de proteção *ocial em *nt**fa*e com a *aúde. Isto se faz relevante so*retudo con**de*ando os </line>
</par>
<par>
<line> a*pectos de dete*minaç*o s*cial da sa*d* envoltos *o *e*ômeno do </line>
<line> us* de substâncias </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impe**tiv* de abstinência como mod*lo *e cuidado. </line>
</par>
<par>
<line> D**s* for**, s* defi*e a p*oteçã* s*cial no âmbito da tipif*cação dos s*rvi*o* </line>
</par>
<par>
<line> socioass*sten*iais, Resolu*ão de n° 109, *1 de </line>
<line> novembr* de *009, a Política Nacional </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A*sistênc** Social assegu*a *íveis de complexidade *o SUAS: Pr**eção Social Bás*ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Proteção Social Especial de Mé*ia e Alta C*mplex**ade (BRAS*L, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e**sina PI, v. 19, n. 9, art. *6, p. 31*-336, *et. 2*22 </line>
<line> www4.fsan*t.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Abreu, *. A. C. Lim* </line>
<line> *2* </line>
</par>
<par>
<line> A proteção social básica tem como objetivos preven*r situaçõe* de r*scos por meio do </line>
</par>
<par>
<line> *e*env**vi*e*to de p*tencialidades e aquisiçõ*s e o fortalecimento de vínculo* famil*ares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com*n**á*io*. A*n*a oferecer serviços, pro**ama*, proje*os visan*o acolhime*to, conv*vênci* </line>
</par>
<par>
<line> e socializaçã* de famílias </line>
<line> e de indivídu*s, confor*e iden*ificação da situa*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnera*ilida*e *prese*tad*. </line>
</par>
<par>
<line> **o considerado* serviços de *édia compl*xidade aqueles que o*erecem a*endimen*os </line>
<line> às famílias e in*ivíduos com seus direit*s vi*lados, mas cuj*s vín*ulos fami*ia* e c*mu*itário </line>
</par>
<par>
<line> não foram rompidos. N*sse sen*ido, os serv*ços requ*rem maior </line>
<line> es*ruturação t*cnica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> operacional e </line>
<line> a*enção especial*zada * mais indiv*dualizada e/o* de aco*panh*mento </line>
</par>
<par>
<line> sist**ático * monitorad*. </line>
<line> Compree*de **enções * orienta*ões direc*onadas para a pr**oção de direitos, a </line>
</par>
<par>
<line> pr**ervação e o fortalecimento de ví*culo* famili*res, comu*itário* e s**iais e *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fortale*i*en*o d* *unção protetiva das f*mí*ias dian*e </line>
<line> do conj*nto de con*ições que *s </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilizam e/ou as submetem a situaç*es de ris** pessoal e social. </line>
<line> C*nf*rme a refer*da tipif*cação d*s ser*iços socioassi*ten**ais, o *erv*ço *entr* *e </line>
<line> Referência Especia**zado de Assistência So*ial (CREAS) *fert* *s seg*intes s**viç*s: </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> Serviço de Proteção Soc**l a Adolescentes </line>
<line> *m Cu*pri*ent* de Medida </line>
</par>
<par>
<line> Socioeducativa de Presta*ão de Servi** à Comunidad* (PSC) e L**er*ad* **sistida (LA); </line>
<line> *. Ser*iço de Proteção Soc*a* Especial para Pesso** com *efic**ncia, I*osos (as) * </line>
<line> s*as Famílias; </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> Serviço Espec**liz*do para Pessoas em Situação de Rua; </line>
</par>
<par>
<line> d. </line>
<line> **rv*ço *e Prot*ção </line>
<line> e *t*nd**ento Espe*ia*iza*o </line>
<line> a Fam*li*s </line>
<line> e Indiví*u*s </line>
</par>
<par>
<line> (PAEF*). </line>
</par>
<par>
<line> Os se*viços de prote**o social e*pecial de a*ta complex*dade são aque*es que g*rantem </line>
</par>
<par>
<line> proteç*o i*teg*al moradia, alimentaçã*, higienizaç** trabalho prot***do para famílias </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ndivídu*s que se encont**m sem </line>
<line> refe*ê*c*a *, ou, em si*u*ção de a*e*ça, nec*ssit*ndo ser </line>
</par>
<par>
<line> retirados *e se* *úcleo *amiliar e, ou, c*munitário. </line>
<line> Considerando essa *ama de diretrizes anunc*ad*s nas referidas polí*icas púb**cas, </line>
</par>
<par>
<line> a**esentamos no*sa experi*nci* com </line>
<line> o fe*ômeno de abst*nên*ia no **b*to da ate*ção </line>
</par>
<par>
<line> *sico*social especi*lizada no cuidado a pessoas e* uso *e dro*as. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.*, art. 16, p. 31*-336, se*. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/**vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Expe*iências c*m * Fen*meno *a Abstin*n*ia no C*ps A* do Município de Marang*ape, Cear* </line>
<line> 329 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 A experiênci* na atençã* p*icossocial espe**ali*ada *m álcool e </line>
<line> o*tra* droga* no </line>
</par>
<par>
<line> município de m*ranguape, ceará </line>
</par>
<par>
<line> O município de M*ranguape é locali*ado na região metropolitana de Fortaleza, capita* </line>
<line> do Ce*rá, e pos*ui uma popula*ão *stimada de 130.346 h*bitan*es, conforme dados do </line>
<line> In**itut* Brasileiro de G*ografia e Esta*í*tica, po*ulação estimada, s*gun*o último censo </line>
<line> rea*izado e* 2020 (IBGE, 2020). </line>
<line> Os serviços que comp*em a RAPS do mu***ípio envo*vem *s serviços d* Atenção </line>
</par>
<par>
<line> Básica, com </line>
<line> a* U**dades B*sicas ** Saúde (UB*), o Hospita* Muni**pal </line>
<line> *e Urgênci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> E**rgência, os Centros de *tenç*o Psicossocial (CAPS), a *nidade d* Pronto *ten*imento </line>
<line> (UPA) e Comunid**es *erapêuticas. </line>
</par>
<par>
<line> No CAPS AD de Maranguape existem 3.434 usuários, </line>
<line> tend* sido implanta*o em 02 </line>
</par>
<par>
<line> de Fevereiro de 2*04, com a mis*ão de reabilita*ão s*ci*l, visando à r*dução de danos aos </line>
<line> usuários, os quais apresenta* adoecimentos psíquicos, em decorr**cia da dependê**ia </line>
<line> m**er*da a gra*es de substância* ps*coat**as. </line>
<line> * Centro de A*enção Ps**osso*ial * Á*c*ol e *ut*as Dro*as (*A*S AD) of*rta </line>
</par>
<par>
<line> acompanhamento multidiscip*inar especi*lizado </line>
<line> *om profissi*nais como *ssistente Social, </line>
</par>
<par>
<line> Enfermeir*, Te*apeuta Ocupac*ona*, Psi*ó*og* * Psiquia*ra - *endo esse* os prof*ssionai* que </line>
<line> compõem a *quipe de *eferênc*a *o CAPS AD do mu*icípio de Maran*uape - c**o suporte à </line>
<line> *ecessi*ade de articulação inters*t*r*al com o* demais di*positivos e serviç** da *APS, ta*s </line>
<line> c*m* os hospitais e em*rg*ncias **nici*ai* e estad*ais e outros *egm**tos de base territ*rial </line>
<line> e comuni*ária, *ais **mo disposit*vos das r*d*s i*formais *a p*ó*ria com*nidade, o* serviç*s </line>
<line> as*istenc*ais e comunitários do Sistema Úni*o de *ssistênci* Soci*l (S*A*), tais co*o </line>
<line> *RA* e CRE*S. </line>
</par>
<par>
<line> Acer*a </line>
<line> dessa intersetorialidade com a política de assistência s*c*al, em n*ssa </line>
</par>
<par>
<line> expe*iência no mu*icípio d* Maranguape, em muitas das dema**as há pe*soas em *ituação de </line>
</par>
<par>
<line> ***, a* </line>
<line> quais a*ionamos com* inter*enção o acompa*hamento d*s serviços de Assistê*cia </line>
</par>
<par>
<line> Socia* c*mo Centro de Referência </line>
<line> d* Assistênc*a Soc*al (CRAS) e Centro Especial*zado </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> As*is*ência Social (CREAS), e ensejam um trabalhad* conjunt*. *o C*AS </line>
<line> quando há uma </line>
</par>
<par>
<line> f*agili*ação de vín*ulos, s*j* comunitário, famil*ar, al*m </line>
<line> da orie*taçã*, cad*stro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> viabili**ção *e b*nef*cios e*entu*is * de t*ansf*rência de renda. Já no C**AS, se aciona </line>
<line> quando o u*uário *stá e* situação d* *ompimen*o de *u**sque* dos víncu*o* e, **ra tan*o, em </line>
<line> s**uaç*o de *iolação, negligê*cia e aban*ono. </line>
<line> Rev. *S*, Teresi*a PI, *. 19, n. 9, art. *6, *. 318-336, set. 2**2 www4.fsa*e*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Abreu, F. A. C. Lima </line>
<line> 330 </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a *lé* de*ses us*ários, co*for*e a vivência como *ssisten*e Social *o CAPS AD </line>
<line> do mu*icíp*o, n*s várias experiê*cias, no exercício ** esc*ta, podemos perceber a exist*nc** </line>
<line> de vá*ios relatos, no sentido de *omp**ender que o uso da d*oga pode provoca* ou não </line>
<line> alteraç*es comport*menta*s e, por**nto, sensa*ões físicas no o*gan*smo. </line>
</par>
<par>
<line> Quand* o us**rio **sca </line>
<line> o serviço CAPS *D, no mun*cíp*o de Mara*guape/*E, </line>
</par>
<par>
<line> *ercebe-** **uca compreens*o quanto * reco*h*cer tra**mento *m um mode*o psicossocial, </line>
<line> sendo colocado em diversa* falas a *ece*si**d* de ser internado co*o *ma opção única de </line>
<line> tratamento, além de se perceber um refúgio do meio em qu* se vi*e. </line>
<line> *m *ossos a**n*imentos *m q*e r*a*i*amos escut*s qualificadas, esse processo de </line>
<line> abstinência mui*as veze* s* encontra em um contexto *e estigmatiz*ção ** s*jeito que f*z us* </line>
<line> de substânci** psic*a*ivas, como abando** d* f*míli* e o meio em que vive. *odemo* citar, a </line>
<line> parti* dos *tendime*tos, que *ais usuári*s afirm*m a ocios*dade e o desemprego, além do </line>
<line> trá*ico d* drogas exist*n**, como i*dicadores e poss*veis fatores *ue podem provocar o uso de </line>
<line> *ubs*âncias psicoati*as, a*si* como a de*endência de med*cações be*zo*iaz*pínicas. </line>
<line> C*m r*la*ão a esses fatores rela*ion*dos a* uso, par* B*ck e David (2007, p. 707): </line>
<line> Destac*m-se quat*o f*tore* p*incipais que re*orçam a ex*lusão social d* usuá*io de </line>
<line> drogas, de acord* com o Ministér*o da Saúde: </line>
<line> 1. A*sociaç*o do uso de álcool * outras *roga* à delinq*ên*ia...; </line>
<line> 2. O* estigmas atr***ídos aos usu*rios, p*omoven*o a sua segr*gação social; </line>
<line> 3. Inclu*ão do *ráfi** como alte*nati*a de trabalho e geração d* ren*a para as </line>
<line> p*p*laçõe* mai* e*po*recid*s...; </line>
<line> 4. A ilicitude do *s* impede a particip*ção so*ial de forma organizada. </line>
<line> * ide*tificado *os ate*diment*s que muito* usuários *uscam o se*viço quando s* </line>
</par>
<par>
<line> encontram já apresentando *intomas *lí*icos derivad*s de um quadro </line>
<line> d* abstinência, </line>
</par>
<par>
<line> associados aos sinais de transtor*os de ansiedade generaliz*da, depressão, alucinaçõe*, </line>
<line> delírios, insônia e, sobre*udo, o abandono *a *amília, como *m* *ificuldade de compre*nsão </line>
</par>
<par>
<line> da m*sma, mediante o hi*t*ric* </line>
<line> *o </line>
<line> usuári* e fa*iliar e q*anto à situação de d*pendência </line>
</par>
<par>
<line> qu*mi*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ne**e se*t*d*, p***ebemos nos se**iços d* a*olhimentos, re*valiaç*o, vis*tas </line>
</par>
<par>
<line> domici*i*re*, *l*m de </line>
<line> atend*mentos, as *i*e*sas a*gúst*as *ue os u*uários *e sub**ânc*as </line>
</par>
<par>
<line> psicoativas tr**e*, ta** </line>
<line> como compre*nd*r os **me**os de manifesta*ão das sensaç*e* de </line>
</par>
<par>
<line> *bsti*ên*ia </line>
<line> q*ímica e como ess*s rep*esent*m *o *ot*diano </line>
<line> deles, *essaltando como a dita </line>
</par>
<par>
<line> absti*ênc*a pode trazer u* ress*gnificado para suas vidas, como e*tendi*ento e su*s f*rmas </line>
</par>
<par>
<line> de cuidado, quanto *la*oração ou reelabora*ão </line>
<line> de Projeto *erapêutico Singular e * sentid* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.9, *rt. 16, p. 318-336, *e*. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Expe*iê*cias com o *en*meno *a *bst*nê*cia no Caps Ad do *u*ic**io de Mar**gua**, Ceará </line>
<line> 331 </line>
</par>
<par>
<line> atri*uído pel*s u**ários a* fenôm*no da a*stinência enquanto </line>
<line> estratégia de autocuidado em </line>
</par>
<par>
<line> detrimen*o d* out*** recur*os terapêuticos. </line>
</par>
<par>
<line> As*i*, *omo s*r*i*o psico*soc*al e, port*nto, comunitário, realiza*o* o *co*himento </line>
<line> in*cial pelas profissio**is A*s*sten*e Soc*al, Psic*loga, T*rapeuta Ocupacional e Enf*r*agem </line>
<line> e n* ocas*ão identif*cam*s a r*laç*o do usuário c*m a *ubs*ância psi*oativa, *is*ória de vida, </line>
<line> su*ortes familiar*s e comunitár**s, manejando f*rramentas clínicas diversas. </line>
<line> Dialogamos com o usuá**o como decorreu a pensar sob*e a su* es*olha pelo </line>
<line> *ratamento e com* o mesmo busc*u acompanham*nto terapêutico, sendo ofert*do e acor*ado </line>
</par>
<par>
<line> e* acolhimento, o Plano Te*apêutico Sing**ar, como se*do </line>
<line> o**rtados </line>
<line> gru**s terapêuticos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*unitários, c*mo gr*po co* Psic*loga, grupo de *i*a*ani* e Di*eitos Sociais, *rupo d* </line>
<line> autocuida*o e grupo de fa*ília, co*o um serviço que *rá pro**ver, a princípio, uma forma </line>
<line> d* *ro*er qual*da*e de vi*a e acompanhamento se*i-intensivo, como foco na *eab*lita*ão, </line>
<line> auto*omia e resgate de sua auto*st*m* e *mpoderamento do usuário, sendo tamb*m </line>
<line> ref*r*nciado a*s dem*is serviços que comp*em a RAP*. </line>
<line> Outra ferramenta clí*i*a q** utiliza*os é o estudo d* caso, que referen**mente ao </line>
<line> serviço e* *s*udo é realizado uma vez por semana, send* a partir de*se feito o diál*go com o </line>
<line> serviço *e a*enção bási*a, como um *uidad* integra*, a**m de *erceber casos est*bil*zados e </line>
</par>
<par>
<line> que são a**mpanhados nas Unidades Bá*ica* ** Saúde (*B*) com </line>
<line> acompanhament* de </line>
</par>
<par>
<line> téc*ico de *eferência de equipamentos da saúde. </line>
</par>
<par>
<line> Em casos de abstinência, tendo como **corrência "recaíd*s" *o uso compu*sivo de </line>
</par>
<par>
<line> substân*ia* psi*oa*ivas, realiz*mos por me*o de atend*mento técn*co, a r*avaliação e, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *onseguinte, reelaboração do Plano Terapêu*ic* Sin*ular, repensando s*bre **vas *stratégias </line>
<line> de *stab*lização, confor*e expr*ssado e acordado com usu**io, ev*tando * internaç*o, ten*o </line>
<line> em vis*a que esta "(...) em qualquer de **as mod*lidades, só será indi*ada qua*do os *ecurso* </line>
<line> extra-hospitalares se mostrarem *nsuficientes" (BRASIL, 2*01, s.*.). </line>
<line> Comp*eendemos a *mport*ncia da temática como *elevante para um **ten***ento </line>
<line> para além de uma visão biológica * psíquica, cons*derando co*o ser *videnciado na pesq*isa, </line>
<line> a sub*etividade *, p*rta*to, a h*storicidade e o co*te*to nac*onal, no qual estamos i*serido*, </line>
<line> busca*do *s serv*ços que compõem * R*PS, ter *m acompa*hamen*o terapêutico *ara além </line>
<line> ** equ*pamento e, portanto, ac*mpanhamento em C*PS AD. </line>
</par>
<par>
<line> Dess* *orma, *onside**mos * obj*tivo de com**eender * abstinê**ia o pr*cesso ** e </line>
</par>
<par>
<line> recuper*ção, em </line>
<line> visão a*pla, </line>
<line> de esc*ta qu**ificada e, so*r*t*do, di*nte *as falas </line>
<line> colocadas </line>
</par>
<par>
<line> *or usuários acomp*nhados </line>
<line> e, assim, i*terligados às realidades comunitárias e, so*r*tudo, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *9, n. 9, art. 16, p. 318-336, set. 2022 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. A*re*, F. A. *. Li*a </line>
<line> 332 </line>
</par>
<par>
<line> territoriais. Po* m*io *esse*, promover e executar ações que desenvo*va* e favoreçam a </line>
<line> promoção de saúde men*al. </line>
<line> Assim, **scamos promo**r uma relaç*o *ntre o a*toconheci*ent* e o cuidado e* </line>
</par>
<par>
<line> saúde </line>
<line> no* </line>
<line> dive**os sinais d* </line>
<line> crise *bstêmia. *endo *ss*m, ide*tifi*amos o sofr*mento em </line>
</par>
<par>
<line> **erer f*zer cada vez *ais o u*o *e drogas, porém esse m*sm* sujeit* se mos*ra em diversa* </line>
</par>
<par>
<line> d*mensões da sua vi** e c*m* o autoc*id*d* pode ser *ealizado, de modo cons*rutivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> humano. </line>
</par>
<par>
<line> * *o*o </line>
<line> co**e*to u*ivers*l de "hom**" o define como "figura do s*ber", como </line>
</par>
<par>
<line> suje*to *ognoscente. Ao mesmo tempo, *or outro l*do, *sse humanis*o c*loc* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> homem </line>
<line> *omo o o*jeto empírico do sabe*. </line>
<line> É qu*ndo *e dá a as*ensã* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estabel*cime**o de Ci*ncias H*manas. *ovo "h*m*m": sujeito * ob*eto do </line>
<line> c*nhecim*nto. Contudo, ressalta Foucault, o con*e*im**t*, o sabe*, a reali*ade, as </line>
</par>
<par>
<line> ver*ades, não estão na materialidade das coi*as, sim nas pa*a*r*s, na *rdem do e </line>
</par>
<par>
<line> d*scurso q** damos às </line>
<line> coisas, no intelecto hu*ano. Dessa *or*a, é possív*l </line>
</par>
<par>
<line> interpretar as c*te*o*ia* através das *ua** s*postamente se p*de repres*ntar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rea*idade das coisas co*o *rocesso* *orm*dos dis*ursiv*me*t*. *rata*-se de </line>
<line> classificações fei**s a p*rtir da uma ordem de p*i*ri*ades, frut*s de uma von*a*e de </line>
<line> saber que persegue a p*ssibil*dade de se falar qualquer coisa sob*e qual*uer objeto, </line>
<line> cuja essênci* é *isc*rsivamente ela*orada (REED, 2013, p. 1*4). </line>
<line> Dessa fo*ma, dura**e os atendim*ntos, *er*ebemos que os di*ersos usuários do </line>
</par>
<par>
<line> s*r*iço se *xpressam </line>
<line> pontuando </line>
<line> em q*ais momento*, situações ou aco*t*c*mentos d* *uas </line>
</par>
<par>
<line> vidas se*tem a </line>
<line> vontade do uso </line>
<line> co*pulsivo das s*bst*ncias p*icoativ*s, em </line>
<line> contr*par*ida </line>
</par>
<par>
<line> *a*bém exp*an*m, com base *m sua rotina r*laç*es, como se ma*té* um autoc*n*ro*e, e </line>
<line> colocan*o suas pote*c*alidades como forma de au*ocuid*do e *ontr*le ao uso de drogas, </line>
</par>
<par>
<line> assi* *o*o suas "fragilidades" * </line>
<line> v*ln*ra*ilidades, como uma fo*ma d* sobrevivência ao </line>
</par>
<par>
<line> meio, as*i* como a sensação *e *em-est*r e alívio quanto a uma possível "crise". </line>
<line> *essa fo*ma, a *mportância da orienta**o * *sc*ta qualificada em camp*, *omo um </line>
</par>
<par>
<line> *odo d* compre*nder *onte*to de *ida do usu*rio, assim como *essignificá-la em seu o </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*so de tratamento, in*erindo junto ao suje*to, a imp*rtânc*a do a*to*uidado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ut*c*nheciment*. De*m*stifican*o *s*im seus pensamentos, contexto *ocial * </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> e </line>
<line> exercí*io </line>
</par>
<par>
<line> da confiança e e**o*eramento, **d*an*e as potencialidades e *or*ale*as apresenta*a*. </line>
<line> *e*do assim, con**ante a l*n*a de tratamento, conju*to ao Plano Terapêuti*o S*ng*lar, </line>
</par>
<par>
<line> abor*ar*mos * conce*t* de autoc*idad* e os </line>
<line> tipos de autoc*idado, co*o </line>
<line> h*rmonia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> equi*íb*io para *ma melhor *ualida*e de vid*. O au*ocuidado se refere ao co*junto de a*ões </line>
<line> que cada *ndivíduo exerce *ara cui*a* *e si e pr*mover melhor ***li*ad* de vida para si </line>
<line> *esm* e a *orma de fazer isso dev* estar em consonânci* com os objetiv*s, d*sejos, praz*res </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n.9, a*t. 1*, p. 318-336, set. 20*2 </line>
<line> w*w4.fsan**.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Experiên*ias com o *enô*e** da Abstinência no Caps Ad do Mu*icí*io *e Marangua*e, Ceará </line>
<line> 333 </line>
</par>
<par>
<line> e intere*ses de cada um e cada *essoa deve buscar mane*ras próprias de se cuid*r (L*MA e* </line>
<line> al., 2017). </line>
<line> Percebemos em campo, *omo essa referência faz com q*e os usuários ide**ifiquem e </line>
</par>
<par>
<line> recon***am suas </line>
<line> qualidades e pontos a serem tr*balhados para que suas emoções sejam </line>
</par>
<par>
<line> m*lhor administra*as nas suas r*ti*as. A*sim, quando sa*emos no </line>
<line> que devemos m*lhorar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quais **o as no*s** potências, fi** m*is **cil encarar os des*fios do dia a dia e e*t*nde* que, </line>
</par>
<par>
<line> *a *erda*e, somos sim </line>
<line> capazes d* l*dar </line>
<line> c*m a* dif*culdades *iárias de um* forma muit* </line>
</par>
<par>
<line> melhor do que imagi*amo*. </line>
<line> Identific*mos abo*dagens impor*ante*, a* quais são inser*das n* prática do cuidado em </line>
<line> saúde *e*tal: cuidado físic*, como práticas de e*ercíci*, dormir b** * *li*entaç** saud*vel; </line>
</par>
<par>
<line> o em*cional, como *uidado da mente *os *e*timen*os, ps*c*terapi*, autoco*h*ciment* e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autop*rd*o; cui*ad* social, p*is cuid*r de si não é u* processo eg**s*a, se r*dear de pessoa* </line>
</par>
<par>
<line> qu* o*erec*m apoi*, * cuidado me*tal, cuid*r d* cognitivo e d*r *be*t*ra ao </line>
<line> co*heci*en*o, </line>
</par>
<par>
<line> ter </line>
<line> mome*tos de lazer, f**e* **ivida*es que es*i***em criativida*e, ler um livro, a </line>
<line> d*ntre </line>
</par>
<par>
<line> outras (BA*BOSA *t al., 20*0). </line>
<line> Quant* ao autoco*h*c*men*o, *rien**mos como *m mo*o de perceber, c**forme </line>
</par>
<par>
<line> con*exto histórico e realidade, os sina*s, sentidos e sentimentos </line>
<line> expre*s*s, detalhando </line>
</par>
<par>
<line> conjunto, c*mo ** momentos de u*a *ossível recaída podem se "manifestar" nas suas rotinas, </line>
<line> impor*ância da nec*s*idade de com**eender * resp*i**r, no sentido de cui*ado com * saúde </line>
<line> menta*. </line>
<line> A*sim, * temátic* se *ostrou como impo*tan*e **r* o no*** *rabalho em ser*i*o e </line>
</par>
<par>
<line> também como pe*quisa, pois o uso </line>
<line> d* dr*gas e a* </line>
<line> v*rias recaídas, po* vezes como cr*se ** </line>
</par>
<par>
<line> abstinência, em al*uns </line>
<line> casos, se t*rna decorren*e de uma possíve* desilusão, decep*ão de si </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *u de o*t*o ou da *rópria soc*edade na qual o suj*ito vive. </line>
<line> 5 CONS**ER*ÇÕES *INAIS </line>
<line> Conforme o *elato de experiência n* *APS AD do *unicíp*o de Mar*nguape, Ceará, </line>
<line> identificam*s a necessi*ad* do fortalecimen*o da P*lítica de Saúde Mental. Med*a*te ***tos </line>
</par>
<par>
<line> des*fios *etrocessos, a impor*ân*ia do trabal*o *a RAPS nos diversos âmbito*, municipa*, e </line>
</par>
<par>
<line> e**ad*a* federal e, porta*t*, o e </line>
<line> *m*oderamento do usuário em uso de subs*âncias quí*icas </line>
</par>
<par>
<line> líc**as ou ilícit*s, co*forme * polít*ca no tratamento de Reduçã* de Dano*. </line>
<line> Pe*cebemos a potencia*idade de como pod*mos trabalhar, cuidar, res*eitar e, acima de </line>
<line> tudo, acolher * u*uário do Sistema Ún*c* de *aúde (S*S) de modo singular, onde ca*a caso </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n* PI, v. 1*, n. *, art. 16, p. 318-336, *et. 2022 w*w4.fsan*t.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. A. Abreu, *. A. C. *i*a </line>
<line> 334 </line>
</par>
<par>
<line> *em suas histori*ida*es, especifi*idades, *a*ticula*id*de* e, portanto, *u*s expr*s*õ*s cul*urai* </line>
<line> de man*fest*r suas dores e al*gria*, por *eio de fe*ram*ntas c*ínic*s co** o Plano </line>
<line> Ter*p*utico Singular. </line>
</par>
<par>
<line> O suport* do atendimen** hospital*r tem sua </line>
<line> ex*re*a contribuiçã*, s*ja na </line>
</par>
<par>
<line> *sta*ilização de um *uadro clín*c* chama*o "su**o". Co*tudo, esse pode ser reverti** e, </line>
<line> posteri*r*en*e, encaminha*o para os esp*ço* c**unitá*ios, p*is o usuário/su*eito deve por lei </line>
</par>
<par>
<line> estar em vi*a social * estar incluído, considerando inc*usi*e suas limitações * </line>
<line> condi**es </line>
</par>
<par>
<line> p**quicas, nas variadas </line>
<line> atividad*s que * Rede de Atenção Psicos*o*ial deve of*rece*, </line>
</par>
<par>
<line> ro*pendo to*o* os tabus, pr*co*ceit*s e ex*l**ões qu* * isolamento costuma *fer*cer. </line>
<line> Concluímos, *m nossa experiência, q*e a linha de cuidado *ntegral co* usuá*ios *ue </line>
<line> ap*esentam *doeci*ent* psí*uico em decor*ênci* *a dep*ndê*cia de sub*tân**as psicoativas </line>
<line> requer *bordagem d*fer*nciad*, poi* m*di*nte a cronic*dade do ado*cimen*o a est*bilização e </line>
<line> a qualida*e de *ida podem ser tornadas ef*ca*es po* me*o de esp*ços ac*lhe*or** de forma </line>
</par>
<par>
<line> intersetorial, ví*culo c*m *q*ipe multidi*ciplinar humaniza*a </line>
<line> e conhec*dora dos di*eitos ** </line>
</par>
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<line> públi*o ass*stido. </line>
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<line> 1* de j u* *o d* </line>
<line> 2005. </line>
<line> Determina *ue as ações que *isam </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ed*ção de dan** so*iais e * s*úd*, dec*rrentes do uso de produtos, substâncias ou *rogas que </line>
<line> *ausem *epe*dênci*, se*am reguladas *or esta P*rtaria. Diário Ofici*l [da] Repú*lica </line>
</par>
<par>
<line> Fede*ati*a </line>
<line> do </line>
<line> Brasi*, </line>
<line> Br*sília, </line>
<line> DF, </line>
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<line> a *e*e *e Atençã* </line>
</par>
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<line> Psic*s*o**al p*ra </line>
<line> p**soas *om sofrim**to ou transtorn* ment*l e </line>
<line> com necess*dades </line>
</par>
<par>
<line> decorrentes </line>
<line> do u*o de crack, álcool </line>
<line> e </line>
<line> ou*ras drogas, </line>
<line> *o âmb*to </line>
<line> do Sistema Único de Saú*e </line>
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<line> G. A. Ab*eu </line>
<line> F. A. *. *ima </line>
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<line> 1) concep*ão e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *ná*i** e inte*pre*ação dos d*d**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*** do rascu*ho ou na re*isão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap*ovação da versão final do manus**ito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, Teresin*, v. 19, n.9, art. 16, p. 318-336, set. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)