<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 13, p. 260-27*, o*t. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*3 </line>
</par>
<par>
<line> A Sexualidade no Contexto da Ed*c*ção Profi*si*nal na* *issertações d* *rograma de P*s- </line>
<line> Graduação *m Edu*a*ão Profis*ional do IFRN (**15-20*0) </line>
<line> Sexuali*y in *he Con*e*t of Pro*essional Education *n P*GPE Dissertati*** (2015-2020) </line>
</par>
<par>
<line> *ndrezza Maria B*tista do N*scimento Ta*ares </line>
<line> Doutora em C*ên*ias da Educação *ela Unive*si*ade Fede**l do Rio *ra*de do Norte </line>
<line> P*o**ssora do *rograma de pós-gr*d*ação em Ed*cação Profi*sional do IFRN </line>
<line> Ema*l: an*rezza.tavare*@ifr*.ed*.br </line>
<line> Ra*ane Loure*ço *e *liveira </line>
<line> M*str*nda do Program* de pós-graduação em Educação Pr*fissional do IF*N </line>
<line> *m*i*: ra*ane.l*ure**o@escolar.ifrn.ed*.b* </line>
<line> Edna *liveira da *az </line>
<line> Mestr**d* do Programa de pós-gradu*ção em *d*cação Pro**s*ion*l do IFRN </line>
<line> *mail: edna.o**veira@es*olar.if*n.edu.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ereç*: Andrezza *aria Bat*sta do *asciment* </row>
<row> *avares </row>
<row> In*tituto Federa* de E*u*ação, Ciência e Tecno*o*ia do </row>
<row> Ri* Grande ** Norte, *ampus Natal Central. A*. </row>
<row> Salga** Filho, Tirol. CEP: 59000000 - *atal, RN - </row>
<row> B*asil. </row>
<row> Endereço: Rayane Lou*enço d* O*iveira </row>
<row> In*tituto Fe*era* d* Edu*ação, Ciência * Tecnologia do </row>
<row> Rio Gra*de do Nort*, Cam*u* Natal *entral. Av. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Che*e: Dr. Tonny K*rl** de Alen*ar </row>
<row> Rod*igues </row>
<row> *r*igo r*cebido em 10/06/202*. Últ*ma versão </row>
<row> receb*da em 29/06/2022. Ap*o**do *m 30/06/202*. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Salgado Fil*o, Ti*ol. CEP: 59000*00 - Natal, RN - </row>
<row> *rasil. </row>
<row> Endereço: Edna Oliveir* da *az </row>
<row> *nstituto Federal de Educaçã*, Ciênc*a e T*cnologia do </row>
<row> Rio Grande do N*rte, Campus *ata* Central. A*. </row>
<row> Salgado Filho, Tirol. CEP: 59000*00 - Natal, R* - </row>
<row> *rasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistema T*i**e R*view: Des* *evi*w a) </row>
<row> *e** Editor-Ch*fe; e b) D*uble Bli*d Review </row>
<row> (ava*i*ção ceg* por dois avaliadores da á*e*). </row>
<row> R*visão: Grama*ical, Normativa * d* *o*m**ação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sexual*dade no Contexto d* Ed*caçã* Profiss*onal nas D*sserta*ões do Programa de Pós-Graduação </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> RE**MO </line>
</par>
<par>
<line> Este artigo t*m como objetivo geral ver*f*car as pr*duções ci*n*í*icas sobre a sexualidade no </line>
</par>
<par>
<line> co*texto da *d*cação profissional (*P). Para i*s*, </line>
<line> realizou-se uma análise d*s di*sertações </line>
</par>
<par>
<line> *ub*icadas no p*ríodo entr* 2015 e 2*2* do **ogr*m* d* *ós-grad*açã* </line>
<line> e* *duc*ção </line>
</par>
<par>
<line> *r*fiss*onal (*PGEP) do IFR*. A **odução *ncora-*e em uma **s*uisa bibli*gráfica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> documental, med*ante uma abordagem de caráter quan*i-qualitativo </line>
<line> que se caract*riza </line>
</par>
<par>
<line> enquanto estado do conhecim*nto co* base nas dissertaçõe* publicad*s na *iblio*e*a dig*tal </line>
</par>
<par>
<line> de teses dissertaç**s do *rograma co* e </line>
<line> armazename*to feito diretamente do Google Drive </line>
</par>
<par>
<line> p**a o site oficial do *PGEP. Acerca dos resu*tados, *ercebemos uma lac*na no que se refere </line>
<line> ao objeto de *studo s*xua*idade no contexto da ed*cação p*ofissiona*, sendo assi*, suge*e-se </line>
</par>
<par>
<line> u*a maio* discussão frente a ess* temática na EP, </line>
<line> prom*ve*do com isso um* educação que </line>
</par>
<par>
<line> forneç* </line>
<line> elementos </line>
<line> n*cessários par* o desenvolvim*nto pleno dos aluno* </line>
<line> * das alunas, </line>
</par>
<par>
<line> ef*tivando a con*epção de formação hum*n* integ*a* pautada pela educaçã* profissi*nal. </line>
<line> Palavras-chav*: Sex*a**dade. Diversida*e Sexu*l. Educaçã* Profis*ional. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This ar*ic*e *ime* to know an* to check the gene*al *erce*tion of scie*ti*ic pr*duction* ab*ut </line>
</par>
<par>
<line> sexuality in **e contex* </line>
<line> *f professiona* e*ucation (PE), *t wa* ma** an analysis abou* t*e </line>
</par>
<par>
<line> published dissertatio*s in the peri*d between 201* to 2020 f*om the Post*ra*uat* Progr*m in </line>
<line> Professi*nal Ed*cation (PPGPE) of IFR*. The p*od*cti*n is anchore* in a bib*iogr*p*ic </line>
<line> research *n* do*u*enta*, through a* approach *f chara*ter quant*-qualitative, from a sta*e of </line>
<line> knowle*ge based *n dissertations publi**ed in the dig*tal libr*ry of theses and dissertations of </line>
<line> th* stored-pro*ram do** di*ectly from Goo*le Driv* ** the of*icial we*site of PPGPE. Abou* </line>
</par>
<par>
<line> the r*s*lts, we n*t*ce* a ga* as re*a*ds to the </line>
<line> object </line>
<line> of study sexuali*y in the contex* *f </line>
</par>
<par>
<line> professional e*ucation Sin*e th*t's the **s*, suggests a *urther di*cussion faced w*th *his </line>
</par>
<par>
<line> theme in PE, promoting a* </line>
<line> edu*ation t*at provides *ecessary </line>
<line> e**ments f*r the ful* </line>
</par>
<par>
<line> devel*pment of the students, effectin* the wh**e </line>
<line> conceptio* of int*g*** h*m*n dev*l*pment </line>
</par>
<par>
<line> *uided by pro*ess*on** education </line>
</par>
<par>
<line> *eywords: Sexuality. Sexual Dive*si*y. P*ofessional Education. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 19, n. 10, art. 13, p. 260-277, o*t. *02* </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/r*vis*a </line>
</par>
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<par>
<line> *. *. B. N. Tavares, R, L. O*i*eira, E. O. Paz </line>
<line> 262 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O espaço escol*r d*v* ser um a*bie*te onde as **la*õ*s sociais s*o *xploradas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> toda* as f***** possív*is, </line>
<line> em que o respeito mút*o </line>
<line> deve ser promovido em todas as </line>
</par>
<par>
<line> circun**âncias. Mui**s *essas r*lações p*om*vem *i**ifica*õ*s e ress**nificaçõe* nas vidas de </line>
<line> vários in*ivíduos. Po* *er *m *mbi*nte plural e diver*ificado, s*ndo c*nstituído p** diferentes </line>
<line> *orpos, histó*ias, vivênc*as, c*lt*r*s e *entimentos, a es**l* possui um pape* f**dament*l no </line>
<line> e*ten*imento * na pr**o*ão da igual**de ent** todos e todas. A diver*idade, c*mo *á </line>
<line> mencion*do, faz parte do c*ntexto esc*lar, a promoç*o *e a*itu*es que ex*lore* a igualdade </line>
<line> e**r* *s seres *ue constituem a so*iedad* é pe*a fundamen*al na q*e*ra **s rel*ções </line>
</par>
<par>
<line> expressas entre *pre*sores e oprimi*o*, obj*tiva**o com isso r*laçõe* </line>
<line> *ocia** pautada* n* </line>
</par>
<par>
<line> re*p*ito, solidariedade e *gualdade. </line>
</par>
<par>
<line> Ao fala* *m *prim*do*, os e*pa*os formais d* en*in* podem *amb** *er ambie*tes de </line>
<line> extr*mo p*econceito, discriminação e desigualdade. As in*titu*ções escolares muitas vezes </line>
<line> *xpressam padrões het*rossexistas que são p*omovido* por característi*as **vindas *e *ma </line>
</par>
<par>
<line> soc*edade p*triarca* e m*c*i*ta. Ou *eja, qual*uer *n*ivíd*o que </line>
<line> não se "encai*e" nesse </line>
</par>
<par>
<line> padrão * cons**erad* "*n*rma*" *u "difer*n*e" e, a par*ir dessa exclusã*, oc*rre* as *iver*as </line>
<line> *ormas de preconceito e discrimi*açã* *u* já conhecemos. N*s*e viés, abo**am-se neste </line>
<line> artig* as concepçõ*s expressas ref**entes à* di*e*sas f*rmas de *ex*a*idade d*s indivíduos. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* contex**, entend*-*e a ne*essidade e* p*rceber a* discussõe* referent*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *iversida*e sexual *os ma*s *i*erentes *spaços for*ativ*s, sendo assim, questiona-se: o qu* </line>
</par>
<par>
<line> dizem as </line>
<line> dis*er*açõ*s </line>
<line> do *rograma d* Pós-gr*duaç*o em Educação Profissional (PPGEP) </line>
</par>
<par>
<line> s*b*e a temática d* sexualidade no c*ntext* *a edu*ação profissio*al? A* longo ** trabalho, </line>
<line> propõe-s* uma *iscuss** referente a *sses achad*s. </line>
</par>
<par>
<line> O presente ar*i*o </line>
<line> tem como ob*eti*o **ral veri*icar as produções *ientífica* sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*xua*idade no cont*xto ** edu*ação profissio*al nas d*sser*ações *u**icadas no período entre </line>
<line> 2015 e 2020, utilizo*-se como ba*e de dado* o por*al do Prog*a*a de *ós-gradua*ão em </line>
<line> Ed*ca*ão Pr**iss*onal (PPGEP) d* IFRN. </line>
</par>
<par>
<line> *o l**go do t*a*alho, apre*en*a-se primeiramente um breve </line>
<line> histórico da Educ**ã* </line>
</par>
<par>
<line> Profissi*n*l </line>
<line> (EP) n* Brasil em seguida, a*ordam-se as qu*stõe* r*fer**t*s à sexualidade *, </line>
</par>
<par>
<line> *xp*essas nos **b*en*e* escolar*s e e* e*pec*fico *a EP, post*riorm*nte encontra-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> perc*rso metodológ*co e os re*ultados obti*os a parti* do estad* do conh**imento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 19, n.10, a*t. 13, p. 260-277, out. 2*22 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sexualidade no Contexto da Educação Profissi**al na* Dis*ert*ções do Programa de Pós-Gradu*ção </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Sexualida*e: Ab*rd*gen* e Co*cepções </line>
</par>
<par>
<line> *este artigo, prop**os um* **scussã* com </line>
<line> base em au**re* que em suas o*ras </line>
</par>
<par>
<line> produze* conhecimento a*erca da sexuali*ade: Foucau*t (202*), Pino (2017), Lour* (2018) e </line>
</par>
<par>
<line> Mai* e Li*a Neto (2021). A *rincípio, c*nvoca-se Foucau*t para qu* se p*ssa entender </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proce*so hist*ri**, so*ial e po*ít*co do termo se*ual*dade. As questões re**rentes </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sexualidad* pr*movidas no contexto his*órico * social r*fl*tem a partir do *ex* propriamente </line>
<line> dito, pois durante *uito t*mpo * s*cied**e se vi* p*oi*ida em abord** temáticas referente* à </line>
</par>
<par>
<line> s*xualidade. "A sexualid*d* é, então, </line>
<line> cuidadosamen** e*c*rrada. Mud*-*e para *entro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> casa. A *am*lia conj*gal a confi*ca. E a*sorve-a, inteiramente, na seriedade da função </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reprodu*ir. *m tor*o do se*o, *e cala. O c*sa* legítimo e procri*dor, dit* * lei [...]" </line>
<line> (FOUCAULT, 202*, p. *8). </line>
<line> A ide*a de proibir a *exualidad* dos in*ivíduos *romoveu diversas *arr*t*va* que </line>
<line> ainda na *t*alidade *ão refletidas nos dif*rentes espaços da socie*ad*, ess* pr*ibição est*va e </line>
<line> está e*pres*a a partir do que se ent*nde *or família tradici*na*, aquela em *ue *e constitui um </line>
<line> ser macho e u* ser fê*ea, os quais procriam a partir das re*ações sexuais *s*ab*lecidas entre </line>
</par>
<par>
<line> el*s. C*m isso, sex*al*dade dos indiv*duos ** m**tém através de quebras de di*erentes a </line>
<line> tabus. *orroborando com este pensamen*o, P*no (2017, p. *8) reflete que: </line>
<line> A ordem social na qu*l vivem*s, po* meio da **rop*iação de *i*temas d* op*ess*o </line>
<line> como o pat*iarcad*, o *ac*smo * o heterossexism*, não apenas dete*mina as relações </line>
<line> sociais, m*s *deo*ogicam*nte *os im*õe papéi*, interfe*i*do em nossa </line>
<line> individualidade, em c*mo *e*emo* usufruir de pra*eres e desejo*. Pa*a *ss*, </line>
<line> dem*rca **mo "*ceitável" *ma ú*ica forma de condut* afetiva e sexual, isto é, c** </line>
<line> o sexo opo*to. </line>
<line> Diante diss*, por ***to tempo *s q*estões referentes * sexual*dade foram * con*inu*m </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo dis*utid*s </line>
<line> através da assoc*ação às Doenças Sexu*lmente *ransm*ssíveis (DST\s), </line>
</par>
<par>
<line> fazendo *om que a sociedade como um tod* associe a* DST\s à comunidade *GBTQIA+. </line>
</par>
<par>
<line> Essa c*mpa*açã* faz </line>
<line> *om que inúm**os indivíduos *a comunidade sofram dia*iamente co* </line>
</par>
<par>
<line> *rec*nceitos * estereóti*os *dvindo* dessa n*rrativa. </line>
<line> Mas o que ser*a a sexualidade? *e acor*o **m B*nfi* (2005, *. *1) "a sexualidade </line>
</par>
<par>
<line> n*o po** </line>
<line> ser compreendida simplesmente como *m instinto orgânic*. Ela é um prod*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cultu*a. No tempo e na *o*alidade e* que e** se ins*r*, exist*m variações de suas prát*c*s * </line>
<line> ** *iscu*so que se cria a resp*ito del*". Pa*a Foucault (2020), a se*uali*a*e é um "dispositivo </line>
<line> Rev. FSA, *er*sina PI, v. *9, n. **, art. *3, p. 260-277, out. 2022 www4.f*anet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. Tavar*s, R, L. Ol*veir*, E. O. Paz </line>
<line> 264 </line>
</par>
<par>
<line> hi*t*ri**". É par*ir d*ssas diversas interpretações histór*cas, c*lturais e soc*ais qu* se a </line>
<line> constitue* *s d*ferentes iden*idades sexuais. *ouro (2018, p. 13) reflete que "es*as mú**iplas </line>
</par>
<par>
<line> e distintas identidad*s *ons*ituem *s sujeitos, na medida </line>
<line> em q*e esses sã* interpelados a </line>
</par>
<par>
<line> par**r de difere*tes situações, instituições ou agrup*mentos sociais". Ainda de ac*rdo com </line>
<line> Louro (2018, p. 11), a s*xualidade "é construíd* ao lon*o de toda a vid*, d* m***os m*dos, </line>
<line> *or todos *s sujeitos". </line>
<line> No contexto educacional e mais especi*ic*mente na educação prof*ss*onal, na qual </line>
</par>
<par>
<line> objetiva a promo**o de uma ****a*ão hum*n* int*gral, é </line>
<line> necess**io que a di*cussão *cerca </line>
</par>
<par>
<line> d* se*ualidade este*a presente. Muitas </line>
<line> vezes, *erceb*-se *as diversas inst*tuições *s*olare* </line>
</par>
<par>
<line> um verdadeiro s*lenciamento no que se refere às difer*ntes *orma* de sex*ali*ade. E isso es*á </line>
<line> relaci*na*o com o fato de que par* muitos indivíduos da soc*eda** só existe um* for*a </line>
<line> cor*et* d* e*pre*s*r a sexualida*e que seria a h**eross*xua*. *udo que for c*ntrário, m*ito </line>
</par>
<par>
<line> provável so*rerá di*ersas *unições. Ainda refletindo a*e**a dessa di*cussã*, Maia Lim* e </line>
<line> Net* (2*21, p. 48) enfatizam que: </line>
<line> A Educaç*o P***issional, como dispo*itivo de uma formaçã* h*mana int*gral, </line>
<line> vi*ando à *m**ci*ação dos *ujeito*, à vida digna e *o exe***cio ple*o da cidadania, </line>
<line> deve *e propor * vencer as barre*ras da* v**lências, sendo pr*tagon*s*a de novas </line>
<line> forma* de resi*tência. No *rocesso excluden*e que é próprio do sistema ca*italista, </line>
<line> configurado na di*puta das classe* sociai*, estrut*ram-*e formas perve*sas d* p*der </line>
<line> nos d*versos aparelhament*s *ociais, *eja n* ec*nomia, na escola, n* justiça ou na </line>
</par>
<par>
<line> relig*ão. As i*stituiç*es *e </line>
<line> Educação Profission*l, neste c*ntex*o, *evem </line>
<line> est*r </line>
</par>
<par>
<line> volt*das *ara as demandas subjet*v*s, q*e também s*o col*tivas * atravessadas pelas </line>
<line> real*da*es de classe, *a*a dis*utir ta*s q*est*es emergentes, dent*o ou fora das </line>
<line> insti*uições de ensi*o. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, é </line>
<line> de *rande importâ*c*a a mediação de d*scussões vo*tad*s para as </line>
</par>
<par>
<line> di*eren**s formas de sexualidades *xpressas e*tre os **diví*uos. No que se re*ere ao context* </line>
</par>
<par>
<line> da EP e visando formação dos indiv*duos de forma in*egral à </line>
<line> e </line>
<line> humana, é extremamente </line>
</par>
<par>
<line> necessário qu* *ada **z mais tenhamos uma edu*aç** prof*ssional pautada nas discussões de </line>
<line> temas contemporâneos que façam p*rt* d*s in*ividualidade* d*s educand*s e d*s educandas, </line>
<line> para que assim possam*s ter uma educação de fato huma*izada, *e *u*lidade e di*er*ificada. </line>
<line> 2.2 Educaçã* Profission** e Tecnol*g*ca no Brasi*: Brev* *istórico </line>
</par>
<par>
<line> A Educação *r*fissional (EP) no Brasil pe*pas*a por </line>
<line> diferentes momentos, *s qua*s </line>
</par>
<par>
<line> condi*em com o *odo de produção econômico vigente em cada período histórico do país. P*r </line>
</par>
<par>
<line> vários anos a EP er* caract*ri*ada a p*r**r d* uma *erspectiva de caráter </line>
<line> assistenc*alis*a, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. *9, *.10, art. 13, p. 260-277, out. 2022 </line>
<line> www*.fsa*e*.co*.br/re**st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sexualidad* no Co**exto da *ducação *ro*issio*al nas Dissertações do *r**rama de Pós-Gradu*ção </line>
<line> *65 </line>
</par>
<par>
<line> sendo pr*movida a partir de ações q*e t*nt*vam camuflar a falta de *ssistênc*a educacio*al e </line>
<line> social advindas dos govern*s eli*istas * bur*ueses. A escol* *arte int*gra*te da sociedad* </line>
</par>
<par>
<line> também possui c*racterístic*s socia*s, econôm**as e polít*cas </line>
<line> que refletem </line>
<line> dir*ta ou </line>
</par>
<par>
<line> *nd*r*tame*te *m suas comunidade* e que sã* *ator*s </line>
<line> impor**ntes </line>
<line> no process* ed*cac*on*l </line>
</par>
<par>
<line> dos * ndi *í du*s . </line>
</par>
<par>
<line> O proces*o no *ual se configu*a a e*ucação </line>
<line> brasil*ir* desde muito tem*o promove* </line>
</par>
<par>
<line> educação dis*i*ta para os filh*s da classe alta e os *ilhos *a classe baixa, o* seja, tudo estava </line>
<line> mui** ligado *o pod** econômico *e cad* fam*lia. A p*rtir do mod* de p*odu*ão e do sistema </line>
<line> polít*c*, os e*paç** esco*ar*s po*encializa*am a*nda ma** essa d*visão socia* exist*nte e *u* </line>
<line> *e configura até o* **as at*ais. Uma ed**ação era of*rtada para a classe *rabal*ad*r* do país, </line>
<line> * g**almente e*sa estava *inculada à *preensão de técnicas para po*terio* ingresso ** </line>
<line> merca*o d* trabalho e uma outr* educ*ção e*a ofertada à c*as*e elitizada onde s* buscava uma </line>
<line> compr**nsão mais intelect*al dos di*erent*s compone*tes curricular*s, ou seja, existi* *ma </line>
<line> dualidade e*trut*r** nas *o*c**çõe* ref***ntes à educação b*asileira. </line>
<line> Corroborando **m este moviment*, Moura (2007, p. 0*) afirma, </line>
<line> A e*ucação *rofissiona* no Brasil tem, portanto, a s*a origem dent** de uma </line>
<line> perspectiva ass*stencialista com o objet*vo d* "*mparar *s órfãos e os demais </line>
</par>
<par>
<line> d*svalidos da sorte", ou sej*, de atender àque*es q*e não ti*ham </line>
<line> condições s*c**is </line>
</par>
<par>
<line> satisfat*rias, para que não cont*nuassem a praticar ações que estavam na </line>
<line> contraor*e* dos bons costum*s. </line>
<line> A tentativa ** p*te*cial**ar o sistema de produç*o c*pitalista com a profissio*aliz*ção </line>
<line> técnica *os educ*n*os era resultado do sistema po*ít*co e econômic* vi*e*te na soci*dade na </line>
</par>
<par>
<line> tenta**va </line>
<line> de c**u*lar as divers*s desigualdades existen*e* no c*ntext* *ocial brasileiro. O </line>
</par>
<par>
<line> modo de prod*ção *apita*ista, *asead* *a* premissas referentes à mão de obra bar*t* ofertava </line>
</par>
<par>
<line> *ma edu*a*ão para a *l*sse mais </line>
<line> p*bre do país n* qual essa *osse inse*ida rapidamente </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> me*cad* </line>
<line> ** *rabalho, *eneficiando, </line>
<line> *om i*so, * sistema de produção v*gente, **mentando </line>
</par>
<par>
<line> ainda mais as desig*aldades sociais e econôm**as já ex*stente*. </line>
</par>
<par>
<line> * e*u*ação profiss*onal no B*asil f*i *ri*d* no intui** de atender </line>
<line> as cr*an*as, os </line>
</par>
<par>
<line> jov*ns e adultos que eram conside*ado* margi*a*iz*dos, aqueles que n*o </line>
<line> *ossuíam so*te. </line>
</par>
<par>
<line> Essas cara**erísti*as, por ma** *erturbadora* q** sej**, est*vam expressas no *ec*eto n° </line>
</par>
<par>
<line> 7.566/19*9 (BRASIL, </line>
<line> 1909), d*cumento oficial que regia * *ducaçã* p*ofi*si*nal no país. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda discutindo *obre a dualidade estrutural exi*t*nte no pro*esso de leg*timação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação </line>
<line> profis**onal no Brasil, </line>
<line> o *ecreto nº 2.208/19*7 p*omov*a a separação </line>
<line> entre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educação *á*ica e a educação profissional (DRAGO; MO*RA, 201*). </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a **, v. 19, n. 10, art. 13, p. *60-*77, out. **2* www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. *avares, *, *. Oli*e*ra, E. O. Paz </line>
<line> 266 </line>
</par>
<par>
<line> D*ant* de *antas discussões a**rca do papel da edu*ação profission*l na sociedad* </line>
</par>
<par>
<line> brasil*ir*, foi-se pauta*do, co* base </line>
<line> em alguns te*ri*os que dialogam sobre temáti*a, a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*oção de uma educação integradora, com caracte*ís*ic*s advindas da politecnia. E aqui, </line>
<line> cabe reflet*r acerca do *ecreto *° *.154/2004 que revoga o então *ec*eto n° 2.208/1997 * q*e </line>
<line> est*be*ece as dir*trizes *ara o desenvo*v*mento da E**caçã* Profissio*al a qual es*á *revis*a </line>
<line> na *ei nº 9.394/1996 (Le* de Diretri*es e Bases da *duc*ção Nacional). </line>
<line> A revogação deste instrume*to l*gal e sua substituição pelo Decreto nº 5.154/2*04 </line>
<line> possib*l*tava nov*m*nte a int*gração, mas ta*bém mantin** muitos a*p*ctos *o documento </line>
<line> a*terior, como a *xistênc*a dos cursos técnicos subse*uentes e concomit*nte*. Ta* fato torna </line>
<line> explícit* a corre*aç*o d* fo*ças estabelecidas na disput* p*r c*ncepçõe* antagônicas de ensino </line>
<line> *édi* e su*s *elações com a *du*ação pro*ission**. (DRAGO; MO*R*, 2018, p. 30). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a perspectiva, o Decre** n° 5.154/2004 a*aba que por ass*mir a p*err*gativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ampliar a oferta *a *ducaç*o pr*fissional </line>
<line> no B*asi*, integrando-a * educa**o bá*i**. *urge </line>
</par>
<par>
<line> *ntã* o *roce*so de expansão da e*ucaçã* profissional a partir da oferta dos cursos t*cnic*s </line>
</par>
<par>
<line> d* nível médio, a </line>
<line> ex*mplo En*ino Méd*o In*eg*ado, promovido pelos *nstit*tos Federais. o </line>
</par>
<par>
<line> Várias outras discussõe* foram e continuam sendo tecida* para **e ocorra o fortalecimento da </line>
<line> ed*cação profissional integrada à educação básica. </line>
</par>
<par>
<line> Ca*e refletir que * proce*so d* expa**ão *a re** </line>
<line> da educa*ão profis*ional </line>
<line> no Brasil </line>
</par>
<par>
<line> perpassa por diferentes momentos, antes b*seada na form**ão té*nica dos educa*dos e das </line>
<line> educandas e hoje assume u*a funç** de promove* uma e*ucaçã* *nteg*ada com os princípi*s </line>
<line> da formação *umana integral amplamente di***tida no cont**to da educação profission*l. * </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão human* in*egral </line>
<line> busca desenvolve* os indivíduos em todas as suas dim*nsões, </line>
</par>
<par>
<line> sej*m ela* *ociais, polític*s, culturais, econômicas, etc. Cont*xtualizan*o este movimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*tratando as con*ep**es de formação *umana integral e do en*ino mé*io pr*posta *ela </line>
<line> educação profissio*a*, Griebeler e Figueire*o (2016, p. 46) afirmam. </line>
<line> A formação h*ma*a integral c*ncebe o *nsino Médio como par*e i**eparável *a </line>
<line> E*ucação Pro*issio*al em todos os campos onde s* d* a p*epara*ão *ara o trabal*o, </line>
<line> ou seja, tanto nos **oce*s*s produtiv*s qu*nto nos educ*tivos. Isso significa *nfo*ar </line>
</par>
<par>
<line> o trabalho *omo pr*n*ípio educativo, no sen*ido *e superar a dicotomia </line>
<line> trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> manu*l/t*abalho i*telectual e *ncorporar a di*en*ão i*telectual *o </line>
<line> t*a*alho </line>
</par>
<par>
<line> *rodutivo, isto é, formar traba*ha*ore* atua*t*s. </line>
</par>
<par>
<line> Essa p*oposta de fo*mar o indi*íduo em t*d*s as suas di**nsões de forma *ntegrada se </line>
<line> compro*ete com a te*tat**a de quebrar as relações o*ressora* *xpostas a *a*ti* do sist*m* de </line>
<line> p*odução capital*sta em que vivemos. E quando associamos *sso * diversidade de indiví***s </line>
</par>
<par>
<line> aq*i </line>
<line> exp*orada, percebe-s* q*e e*se movimento promove </line>
<line> uma educação </line>
<line> pautada </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 19, n.10, art. 13, p. *60-277, out. 20*2 </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sexual*dade n* Cont*xto da Ed*cação *rofission*l na* *isse*tações *o *ro*r*ma de P*s-Gra*uaçã* </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> socialização e igu**dade e*t*e todos e toda*. Uma educ*ção integra*a promove a*s educandos </line>
</par>
<par>
<line> e às educandas *ma crit*cid*de para </line>
<line> e*tarem *ns*ridos na s*ciedade, perceb*ndo as suas </line>
</par>
<par>
<line> próprias f*agil*dades, i*dividualidade* e tendo consciência do se* papel e**uant* suj*ito </line>
<line> pertencente * *sta. </line>
</par>
<par>
<line> O modo de produção capitali*ta vig*n*e na sociedade brasilei** camufla, repr*me </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> silencia diversos grupos sociais. A edu*ação promo**da por muitas e*co**s em nosso país nã* </line>
</par>
<par>
<line> promove uma di*c*ss*o a**rc* das </line>
<line> q*est*es r*ferent*s à di**rsidade s*x*al, *obre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sexuali*ad* e re*peito entre t*dos e todas. E o </line>
<line> nessa perce*ção de educa*ão pro*issional na </line>
</par>
<par>
<line> *u*l promo*e uma formação hum*n* integral dos educan*o* e das ed*candas, al*m das </line>
<line> conc*pçõe* *e cu*rí*ulo *n**grado e de ensino m*dio integrado, enc*ntram-se alte*nativa* </line>
<line> para a medi**ão das discussões referen*es ao *ue se *aract*riza * sexualidade. </line>
<line> O modo *e *rodução em qu* * pautada a s*ci*dade brasile*ra p*o*ove **a verd*deira </line>
</par>
<par>
<line> exclusão do que não se repr*duz a partir </line>
<line> d*ste. A s*c*e*ade com base em </line>
<line> a*ões **ch*stas </line>
</par>
<par>
<line> advindas do patriarcado e e*pressas até os di*s de hoje, as atit**es LGB*fóbicas, a ex*lu*ão </line>
</par>
<par>
<line> de diversos *rupo* sociai* que não são bem-vi*do* no sistema </line>
<line> cap*tali**a sã* formas d* </line>
</par>
<par>
<line> opressão *ue ma** pro*ovem o preconce*to e a discrimi**ção entre i*divíduos. Reflete-se </line>
<line> ainda que * siste*a c*pita*ista, que vi*a ao *ucro acima d* tudo, exclui *xatamente esses </line>
<line> g*upos e aq*i espe*if**amente os da comu*id**e LGB*QIA+1 devido a i**m em oposto ao </line>
<line> *ue toda a sociedade bu*guesa * capital*sta prega. </line>
<line> 3 P*OCEDIMEN*OS METODO*ÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> No qu* conc*rn* ao se* desenv*lvi**nto *e*od*lógico, pe*qui*a é de naturez* a </line>
<line> quanti-qualitativa, pois de acordo com M*nayo (*009, p. 57) a pesquisa qualitativ* é o e***do </line>
</par>
<par>
<line> das "[...] repres*ntações, das crenças, das </line>
<line> percepções e das opiniões, produtos </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> interpre*açõe* que o* h*ma*os fazem a resp*ito de como *ivem, c**stroe* seus a*tefa*os e a </line>
<line> si mesmos, sentem e pen*am". Al*m disso, a **ordagem quantitativ* está *nserida ao *or*ar os </line>
<line> resultados da pe*quisa mais fi*edi*nos. A*nda de acordo com M*n*yo (2009, p. 22): </line>
<line> Os dois tip*s de a*ordagem e os *ados delas ad**ndos [...] não são incompatívei*. </line>
<line> *ntr* elas há uma *pos*ção comp*ementar qu*, quando bem tra*a*hada te*ri*a e </line>
<line> praticamen*e, pr*du* r*qu*za de infor*ações, apr*fu*dam*nto e m*io* </line>
<line> f*dedignidade interpretativa. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> LGBTQ*A+: L**bic*s, *ays, Bissexual, Tr*nsexual/T*ansgên*ro, Queer, Intersexo, Assexual, +(abriga todas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> as *utras identidades). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. 10, art. 1*, p. *60-2*7, *ut. 2022 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. Tavar*s, R, L. *liveir*, *. O. Paz </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> *l*m disso, para o andamento do processo de escrita da pes**isa realiz*u-se u*a </line>
<line> análi*e das disserta*ões publi*ad*s no **te do PPG*P a parti* *e um estado do conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> v*rificando </line>
<line> se essa* produções científi*as p*o*uzem con*ecimento acerca da sexualida** n* </line>
</par>
<par>
<line> conte*to da **ucação pr*fiss*onal, na tentati** *e p*rceber *ch*dos qu* nos fornecess*m um </line>
<line> d**logo nec*ssário no que p*opõ* * edu*a*ão p*ofissional que é a formação human* int*gr*l </line>
<line> d*s educa**o* * d*s educandas. O est*do do conhecimen*o * **p*r*ante na *labora*ão dessas </line>
<line> pesquisa*, pois possibi*it* que o pesquisador tenha mais con*ecimentos prévios a*erca do seu </line>
</par>
<par>
<line> obje*o *e e*tudo, fazendo *om que ocorra </line>
<line> uma a*sociação na *iscus*ão planej**a entre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objet* d* pesq*isa * o que já foi **t*dado por out*os autores * out*a* au*oras. </line>
</par>
<par>
<line> Para **rosini* e Fernan*es (*014, </line>
<line> p. 155), o Est*do do Con*eci*ent* é "a </line>
</par>
<par>
<line> ident*ficação, registro, </line>
<line> catego*ização que *evem à reflex*o e *íntese *obre </line>
<line> a produçã* </line>
</par>
<par>
<line> cient*fica d* um* de*ermin*da área, e* *m determ*nado espaço *e tempo, congregando </line>
<line> per*ód*cos, tese*, disse*taçõe* e li*ros sobre *ma t*mática esp*cíf*ca". </line>
<line> O e*t*do d* c**he*imen*o * *art*r das diss**ta*ões publicadas no PP*E* teve com* </line>
<line> *oco pr*ncipa* * sexualidade no cont*xto da educ*ção profis*ional, as produç*es e**ontram-se </line>
</par>
<par>
<line> disponíveis na bibliotec* di**tal </line>
<line> de teses e </line>
<line> di*serta*ões do pr*grama, com ar*azenamento </line>
</par>
<par>
<line> feito direta**n*e do Googl* Drive para o s*te oficial do P*GEP. Re*lizou-se um </line>
<line> recorte </line>
</par>
<par>
<line> t*mporal *a*a de*imitar </line>
<line> o campo de pesqui*a. Se*do </line>
<line> as*im, busca*os as *rod*ções </line>
</par>
<par>
<line> *ublicadas entre * período de 201* a 202*. </line>
<line> Como já menci*n*do, e*aborou-se uma *er*unta norteador* para q** a**im </line>
<line> pudéssemos ter u* norte a partir das *isse*taçõ*s publicadas. Sendo ass*m, ind*ga-se: o que </line>
</par>
<par>
<line> dizem </line>
<line> as </line>
<line> diss*rtações do PPGEP </line>
<line> *o*re a temáti*a da *exual*dad* no conte*to da educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> profissional? * seguir descrevem-se as p*inci*ais etapas para a *laboração dessa pes*uisa. </line>
<line> A prime*r* etapa d* perc*rso meto*ológi*o, no que conce*ne à bus*a das dis*ertações, </line>
</par>
<par>
<line> foi comp*eend*da a pa*tir do levantame*to desses dado* </line>
<line> * vista do período c*tado </line>
</par>
<par>
<line> anteriormente, re*eren*e ao* anos </line>
<line> de publicações das </line>
<line> produções. Vale lembrar que esta </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *uscou v*rificar </line>
<line> *s *roduções científicas s*br* a sexua*idade n* conte*t* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> educ**ão profissio*al, tendo c*m* foco as d*ssertações do *PGEP. Criou-se descrito**s p*ra </line>
</par>
<par>
<line> *ortear a </line>
<line> pesqu**a a partir </line>
<line> dos </line>
<line> t*tulos, r*sum*s e intr*duções. Utilizou-se os seg*int*s </line>
</par>
<par>
<line> des*r*tore*: a) *ex*alidade; b) Diver*idade Sexual; c) Sexualida** na *ducação p*ofiss*ona*. </line>
<line> É válido menci*nar qu* a análi*e do* desc*itores não s* de* apenas so*re *s título*, </line>
<line> foram an*lisad*s os *esumos e as i*tro*uçõe* d*s produções científicas, a fim d* perceber, </line>
<line> mesmo que de *orm* menos explíci*a, o objetivo geral deste tr*ba*ho que possui como obj*to </line>
<line> de estudo a sexua*idade no contexto *a *ducação prof*ss*onal. </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 19, n.10, ar*. 1*, p. 2*0-27*, o**. 20*2 www4.f*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sexualidade no *on*exto da Ed*ca*ão Profissional na* **s**rtaç*e* do Prog*am* de Pós-*radu*ção </line>
<line> 269 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU**AD*S E **SC*SSÕES </line>
</par>
<par>
<line> A parti* da an*li*e dos d*scritores "a) Sexuali*ade"; "b) Dive*sidade Sexual"; "*) </line>
<line> Sexualidade na ed*cação pr*fis*ion*l" constatamos que nenhuma dissertaçã* publicada entre </line>
</par>
<par>
<line> o período de 201* a 202* p*ssui como ob*eto de e*tudo a* ques*ões que nor**iam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sexualidade no c*ntexto da educ*ção prof*ssional. Ao longo de*sa seção iremos refletir ace*ca </line>
<line> de alg*n* a*hados que f*ram *ncon*rados, a part*r da busca *e*os descritores me*cionados </line>
<line> aci*a. É nec*ssário frisar q*e nenh*ma *r*du*ão t** c**o temática prin*ipal as questõe* </line>
<line> refere*tes à sex*a**dade, porém, em produções e*pecíficas foi perceptí*el em a*gu*s </line>
</par>
<par>
<line> momentos uma </line>
<line> breve discussão referente ao descritor "a) S*x*alidade". N* qua*ro a*aixo, </line>
</par>
<par>
<line> l*s*am*s por an* de publicação as disser*açõ*s que **ordam de al*uma m*nei*a so*re o </line>
<line> descritor "*) sexualidade". </line>
<line> QUADR* 0* - Dissertações encontradas *om base no de*critor "S*x**lidad*" </line>
</par>
<par>
<line> Ano </line>
<line> D*ssertações </line>
<line> título </line>
<line> *utor** </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> 01 </line>
<line> O ***natec e o pro*ess* de expansão * privatização da ed*cação profissional no br*sil </line>
<line> Ticiane gonçal*e* sousa de melo Dr. Dante hen*ique moura </line>
</par>
<par>
<line> 2016 </line>
<line> *1 </line>
<line> Tra*etó*ias aca*êmica e profiss*onal de professores licen**a*o* d* campus parn*miri* (**rn): sa*eres e pr*ticas d*cente* no en*ino m*d*o in*egr*do </line>
<line> Iaponira da silva rodrigues Dr. F**ncisco das chagas silva s**za </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 02 </line>
<line> Políticas públicas de inclusão de pessoas com de*i*iên*ia na educação profissional: a*ões e possib*lida*es no i*st**uto fed*ral de ed*caç*o, ci*ncia e tecn*lo*ia do rio grand* *o norte Os saber*s docentes necessários ao traba*ho do prof*ssor de biologia no ens*no mé*i* **tegrado </line>
<line> Ligyanne k*rla de al*ncar Dra. *enina lop*s s*ares sil*a Joã* kaio cavalcant* de morais Dra. Ana lúcia s*rment* henriq*e </line>
</par>
<par>
<line> 2*18 </line>
<line> *3 </line>
<line> Educ*ção p*ofiss*onal, terceiriza*ão e força d* t*abalho da juventud*: *ilemas e perspectivas O trabalho com* *rin*ípio educa*iv* *o programa en*ino méd** inovador em uma escola de n*t**, rio grand* do norte A *eunião ped*g*gica como espaço-tempo de formação con*inuada de professores do *frn - c*mpus nov* **uz (20*4 - 2016) </line>
<line> Yossonale viana alves *r. Márc*o adriano de azevedo Ana cristina ba*ista Dra. Olívia morai* de medei**s Rafael moreira da s*lva Dra. Ana *úc*a sarmento henrique </line>
</par>
<par>
<line> 2019 </line>
<line> 03 </line>
<line> Políticas *ú**icas par* pessoa* c** def*ciência na *duca*ão profissional: entre o dire*to e sua g*ra**ia *s perc*pções de gênero das docentes *o curso de l**en*iatura e* química do ins*ituto *ed*ral do rio *r*nde do nor*e </line>
<line> *u*iane kelly *e figueiredo freitas D**. Len*na lopes soares silva Se*as*iana estef**a *orr** b*ilha*te D*a. Ilan* c*valcante ferreira </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. *9, *. 10, art. 13, p. *60-27*, out. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. B. N. *avares, R, L. Oliveira, E. O. Paz </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> A formaç** continuada do* p*ofessores no projovem *rbano em **tal/rn, no centro *unicipal de referência em educaçã* aluízio a*ves - ce**re </line>
<line> Silvâ*ia fran*isca *a**as Dr. José mateus *o nas*ime*to </line>
</par>
<par>
<line> 2*20 01 A educa*ã* p*ofissional na rede *stadu** d* rio grande do norte: uma análise da implementação do *urrículo i*teg*ado no centro es*a*ual ** ed*c*ção pr*fissional doutor ruy pere*ra dos santos </line>
<line> Roseane idalino d* silva *ra. Franci*a**e *e l*m* s*lva nascimento. </line>
</par>
<par>
<line> Quantid**e to*al </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: elab*rada pelas *utoras, *021. </line>
<line> No *ue concerne às *roduções expostas no qua*ro acima, * objet* de estudo destas </line>
</par>
<par>
<line> n*o se refere às *uestõ*s *ue env*lve* * *exualidade </line>
<line> ou *iversidade *exual, poré*, nas </line>
</par>
<par>
<line> dissertações de*critas n* quadro, e*contramos a utili*ação do descritor "sexua*ida*e", sendo </line>
<line> assim, *stão *resentes *es*a d*sc*ssão proposta por este trab*lho. Con*tatou-se o t*tal de 11 </line>
<line> (*nze) produçõ*s que ao long* do texto traziam o desc*itor "Sexualida*e". Ref*rente a cad* </line>
<line> ano de public*ção, pe*cebe*os um perce**ual de *aior produ*ão acadê*ic* *os anos *e </line>
</par>
<par>
<line> 2018 e 2*19, ainda a*sim, é sempre nec**sário frisar </line>
<line> um tota* *e 0 (zero) publicação </line>
<line> pos s ui </line>
</par>
<par>
<line> como o*jeto *e estud* a sexual*dade. Pe*ce**mos ta*bém, ao longo d* a*ál*se **s produções </line>
<line> menciona*as, *ue o desc*itor "sex*alidade" e*tá expres*o de uma forma tímida. </line>
<line> No texto de Melo e Mour* (2015), os a**ores utilizam o de*cr*tor "sexual*dade" ao </line>
<line> m*nciona* uma c*tação de Harvey (*008), ** qual *iz: "a *ro*osiç** neoliberal tem como </line>
<line> i**uito construir mercad*s, arrasta*do a c**tura, * tradiç** e at* mesmo a sexualidade, ou sej*, </line>
</par>
<par>
<line> * que o autor denom*na c*mo a "*erc*dificação de tudo". A </line>
<line> ideia é </line>
<line> realment* tornar tud* </line>
</par>
<par>
<line> *endável, inc*usive * *du*aç**". * frente a tu*o qu* estudamos </line>
<line> referen*e *s diversas </line>
</par>
<par>
<line> concepçõ** neo*iber**s </line>
<line> perc*bemos q*e *sses sistemas impõem deter**nad*s padrões para </line>
</par>
<par>
<line> serem vistos na soci**ad* e t*do o qu* for c*n*ra **so sofrer* di*ers*s form*s d* opressão. </line>
<line> *o*re as r*laçõ*s sociais que e**olvem o se*o, Welzer-La*g (2001, p. 460) *eflete que </line>
<line> es*as são p*odutos de dois *og*as: </line>
<line> "- a *seudo natureza superi*r dos homens, **e remete à domi***ão masculina, ao </line>
</par>
<par>
<line> sex*smo e às f*onteiras rígi**s e intran*p*n*v*is entr* o* gênero* m*sculi*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fe*inino; - a visão hete*oss**uada d* mundo na qual * sexualidade considerada </line>
<line> com* 'normal' e 'natural' está li*it*da às relações sexua*s entre h**ens e **lheres. </line>
<line> As out*as sexual*dad*s, homos*exualidades, *iss*xual**a*es, sexua*ida*es </line>
<line> tr*nsexuais...são, n* máximo, definidas, ou melhor, a*mit*das, c*mo 'dife*entes'". </line>
</par>
<par>
<line> Uma socie*ade, </line>
<line> porta*to, bas*ada na form*ção de rela**es *e*uais *ntre suje*t*s do </line>
</par>
<par>
<line> *exo o*osto que *n*be e si*enc*a todas as outras forma* de se </line>
<line> per*eber a sexualidade. </line>
</par>
<par>
<line> *reenchid* p*r concepções vin**s de *ma f*mília trad*cio*al bur*uesa e de um siste*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.10, art. 13, *. 260-277, out. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sexualidade no Contexto *a Edu*ação Pr*fissional na* Di*sertações do Progr*ma de P*s-Graduação </line>
<line> 271 </line>
</par>
<par>
<line> neolib**al e c*pitalista que o*rime diversos *r*pos soc*ais. O sistema de pr*duç*o capitalista, </line>
<line> tam*ém ente*dido como modo de produção capital*sta imperial***a, submete *oda* as formas </line>
</par>
<par>
<line> da *ida social a um </line>
<line> proce*s* *e inten*a obed**ncia a po*erosos </line>
<line> do*os do **pit*l que </line>
</par>
<par>
<line> obje*iv** a lucratividade como *nico *bjetivo, e tudo que pos*a ameaça* esse co*tex*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> retirado do cenár** (FO*TES, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Menezes, Oliveira e Nascimento (2018, p. 03) sintetizam que: </line>
</par>
<par>
<line> O *istema de prod*ção capitalista é reco*hecido com* o modo de produç*o </line>
<line> ra*is*a-patriarca*-heteronormativo-capitalista, sendo estrutur*do pelas relações de </line>
</par>
<par>
<line> classe, "raça", gê**ro e sexualida**. </line>
<line> Ess* *de*logia d*corrente da inte*ra*ão </line>
</par>
<par>
<line> di**ét*ca entre a d*mensão q** comp*e es*e *i*tem* </line>
<line> é </line>
<line> f*ndame*ta* p*ra a </line>
</par>
<par>
<line> re*rodução perpetuação do mesmo, uma *ez que natur*liza e </line>
<line> a* </line>
<line> opressões e </line>
</par>
<par>
<line> *xploraçõ*s decorrentes </line>
<line> desse sistema, *ui*as das vezes in*isi*ili*a*as **la </line>
</par>
<par>
<line> decor*en*e natural*zação a*vindas d* alienação re*nante ne*ta socie*a*e. </line>
<line> Sendo assim, * discussão refe*ente a* *istema de p*odução *apitalista e o quanto ele </line>
</par>
<par>
<line> i*i*e *s sexua*idades de *iferentes indivíd**s é *xtrem*me*t* necessária no co*te*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e**caçã* pr*fissio*al, </line>
<line> para que a*sim * *ormação </line>
<line> humana in*egral pautad* a par*ir d** </line>
</par>
<par>
<line> princípios * fundame*t*s d* EP seja d* fa*o *fetiva*a. </line>
</par>
<par>
<line> As disc*ssões r*fer*ntes à s*xualidade ainda são associadas a* cor*o, ao </line>
<line> natura*, ao </line>
</par>
<par>
<line> qu* é c*n*ebido a *a*a i*diví*uo em s*u nascimento. A sexualidade perpassa por diferentes </line>
<line> aspect*s *ue est*o intima*ente relaci*nados ao *ndivíduo. Sintetizando esse p**sament*, </line>
<line> Maia e L*ma Neto (202*, *. *3) *os dize* que: </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> precis* pensa* a sexualidade *ora dos pa*rões atribuídos ao co*po, como um </line>
</par>
<par>
<line> *s*uema que se estrutura em p*drões esta*elec*dos, e fora das concepções *inár*as </line>
</par>
<par>
<line> d* se*o. Aqui, pensamos concepção de sexualidade *omo form* *e s*bjetivação a </line>
</par>
<par>
<line> das *rátic*s de prazer, *m </line>
<line> que o* d*sejos não são enten*idos *omo impu*sos d*s </line>
</par>
<par>
<line> as*ectos biológi**s qu* le*amo* do cor*o fis*ol*gic*, mas q*e é construído no </line>
<line> deco**er das nossas prática* socia*s ao l*ngo da hist**ia, dando *spa*o * *onst*uindo </line>
<line> nov*s *x**riênc*as, ro**end* com * paradigma de que * sexualid*de huma*a *eva </line>
<line> ser *nte*dida com* e*eito biológ**o. </line>
<line> Os resul*a*os *bti*os a partir do estado do conhe*i*en*o d*s diss*rtações *o PP*EP </line>
<line> refletem uma l*cuna no q*e se refe*e às questões *ue en*ol*em a sexualidade *o contexto da </line>
<line> EP, pe**ebe*os com base na análise das di*se**açõe* expostas que algumas ain*a re**cionam </line>
<line> o objeto de *studo à sexualid*de, mas de forma *ímida, traz*ndo ap*nas ci**ções de ou*ros </line>
<line> autores e at* mes*o uma brev* dis**ssã* *eferente ao tema. </line>
<line> É *ecessá*io e*fatizar*os que *u*tas dis****ões das disser*ações an*lisa*a* reflet** </line>
</par>
<par>
<line> acerc* dos prin*ípios da </line>
<line> educação profissional a formaçã* humana *nte*ra*, *e*do assim, e </line>
</par>
<par>
<line> caberia u*a *iscussão sobre as questões relacionadas à sexualidade. Existe o diálo*o </line>
<line> Rev. *S*, T*resina **, v. *9, n. 10, art. *3, p. *60-*7*, o*t. 2022 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. Tavares, R, L. Oliveira, E. O. P*z </line>
<line> 272 </line>
</par>
<par>
<line> re*e*ente à diversidade cult*ral, étnica so*re g**e*o, mas perce*emo* uma lacuna re**rent* à </line>
</par>
<par>
<line> *exualidade. </line>
<line> A sex**l*d*de de*e ser discutida no* ambie*tes formais d* </line>
<line> ens*no, deve s*r </line>
</par>
<par>
<line> explo*ada (positi*amente) *e forma q*e se possa erradicar os divers*s for*atos de opres*õ** </line>
</par>
<par>
<line> exist*ntes partir das c*racterístic*s sociais voltadas para u*a so*iedade heterono*mat*va * </line>
<line> onde o pa*riarcado, o mach*smo imper*m d* for*a exacerb*da, *ni*indo e silenciando tod* e </line>
<line> qu*lque* outra i*e*tidade sexual. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda fazen*o referê*ci* ao </line>
<line> es*a*o do conhecimen*o acerca d*s dissertaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> prod*zidas no contexto do *PGEP, </line>
<line> percebem*s </line>
<line> ao longo da *ealiza*ão </line>
<line> do trabalho um* </line>
</par>
<par>
<line> escass*z no q*e se refe*e à *emát*ca da sexuali***e no âmbito d* educa*ão prof*ssional. </line>
<line> Qu*ntitativamente, em 1* (onze) *isse**ações pud*mos e*contrar o descritor "sex*ali*ade", </line>
</par>
<par>
<line> porém *o*o já me*cio*a*o, </line>
<line> e* muita* situações é atra*é* de citações para e*empli*icar </line>
</par>
<par>
<line> determinada situa*ão, o* objetos d* estud*s das di*sertações *xpostas e* um aspect* geral </line>
<line> não abo*dam de fato sobre a sexualid*de no con*ex*o da educação *rofissional, o *ue se torna </line>
</par>
<par>
<line> preocupante, </line>
<line> visto que em algumas </line>
<line> pro*uções ocorre a discussão r*ferente à diversidade de </line>
</par>
<par>
<line> *ênero, de raças, etnias, à di*ersidade </line>
<line> de in*i*íduos de uma *o**a geral, mas percebemo* </line>
</par>
<par>
<line> uma verd*deira escassez f*e*te à* *uestões *ela*ionadas * sexualidade. </line>
</par>
<par>
<line> Anali*ando as disse*ta*ões **m ba*e *o *e***itor "sexuali**de", alg*n* </line>
<line> achados se </line>
</par>
<par>
<line> tor*am pert*nent*s nessa dis*u*sã*. *o *rabalho p*oduzido p*r *i*va e H*nriq*e (2*18), </line>
</par>
<par>
<line> amb*s refle*em ac**ca d*s reuniões pedagó**c*s </line>
<line> d* *FRN, em espec*fi*o do **mp** Nova </line>
</par>
<par>
<line> Cruz, e como *stas podem co*t*ib*ir na *or*açã* continuada de p*ofes*ores e *r*f*ss*ras. Ao </line>
</par>
<par>
<line> longo *os resultados, citam a import*nci* de trabalhar t*máti*as </line>
<line> contemporâneas, </line>
<line> como </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> exem*lo, a se*ualidad*. Co*roborando com a reflex*o d* dissertação analis*da, entendemo* a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade em </line>
<line> promo*er o </line>
<line> deb*t* acerca de temas pert*nentes </line>
<line> na </line>
<line> soc*e*ade, p*omovendo </line>
</par>
<par>
<line> com i*so uma a**la di*cu*são e queb*a d* </line>
<line> poss*v*is t*bu* e relações opre*s*ra* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> preconc**tuo**s. </line>
</par>
<par>
<line> Compreendem*s a impor*ân**a de uma *rátic* educa*ional transformadora, na qual </line>
<line> a escola teria o papel de contr*bu*r no ***tido d* denunciar a domina*ã* * opre*s*o </line>
<line> *resent*s na* relaçõe* sociais, fornecendo elem*n*o* pa*a que os ind*víduos </line>
<line> percebam as co**ret*s *eter*inaç*es da re*lidad* social e, assim, construam a* </line>
<line> b*ses par* a lut* pela alter*ção *o mo*o de *rodução e rep*od*ção *a vida. (PIN*, </line>
<line> 2 0 1 7 , p . 2 * ). </line>
</par>
<par>
<line> No *specto geral, o *omento ao </line>
<line> debat* sobre as ques**es relaciona*as à sexualidade, </line>
</par>
<par>
<line> ao respeito a cada particularidad* * individualidade é extrema*ente *ec*ssário no* ambientes </line>
</par>
<par>
<line> esco*ares e princ*palmente no c*ntexto </line>
<line> da educação profissi*nal, vist* </line>
<line> que e*sa almeja </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação hu*ana </line>
<line> integral d** </line>
<line> seus alun*s e d** suas aluna*. *endo assim, entende*os </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 19, *.10, ar*. 13, p. 260-277, ou*. 2*2* </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Sex*alidade no *ontexto da Ed*cação P*ofissional nas *isser**ções do Programa de Pós-Gra**aç*o </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> ne*es*idade *e multiplicar as prod*ções referentes a esse o*jet* de es*udo, par* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção desse conh*ci*e*t* promova uma educação de qualidade e *iber*a*ora. </line>
</par>
<par>
<line> Reco*hece*-nos como humanos, e nã* objeto*, é de grande importânc*a *ar* *ue a </line>
</par>
<par>
<line> clas*e trabalhado*a (que tem sexo, raç*, *eração, orientaçã* *e*ual) possa erguer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> base material para a *onstrução *o seu projeto d* sociedade huma*am*nte </line>
<line> emanci*ada, na qu*l a dig*idade hu*a** sej* garantida. (PINO, 20*7, p. 2*). </line>
<line> A respeito dos r**ultados obtidos através d* pes***sa bib*i*gráfica sobre o obj*to de </line>
</par>
<par>
<line> p*squis* aqui estudado, percebeu-se </line>
<line> que a discussão </line>
<line> acerca da sexualidade no con**xto da </line>
</par>
<par>
<line> educação pr*f*ssional </line>
<line> ai*da é tratada de f*rm* bas*an*e silenciad*. Em meio </line>
<line> a i * s o, </line>
</par>
<par>
<line> relemb*amos que o p*pel d* educação profi*sional no contexto social brasileiro é pro*ov*r </line>
<line> um* formação humana i*teg**l do* seus educando* e das *uas educandas, a *im de i*seri-los </line>
<line> no mundo do trab**ho e n*o apen*s no merca*o de t*abalho, *oncepção promovida pel* *odo </line>
<line> de *rodução vigente na s*ciedad*, o cap*talism*. </line>
<line> A falta da discussão acerca da sex*alidade reflete diret*men*e nas *iversas re*ações </line>
</par>
<par>
<line> *pressoras que fazem p*rte </line>
<line> desse modo de **odu*** que silencia diversos grupos sociai*, </line>
</par>
<par>
<line> promovendo ai*da mais as </line>
<line> d*fere*tes formas de desig*aldade n* sociedade. * r*spe*to </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> d*versidade é pauta *ar* a prom*ção de uma educação de </line>
<line> *ualida*e e que *es*eite t*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> todas, dand* </line>
<line> ê*fase à *mportân*ia da v*vência harmôn*ca entre **div*duos. Gomes (2007, p. </line>
</par>
<par>
<line> 147) r*força que, </line>
<line> "do pont* de vista c**tura*, a diver**dad* pod* ser entend**a como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *onstruç** histó*ica, cu**ural e soc*al das difere*ças." </line>
<line> Nesse *iés, a **ucação como *m *o*o dev* ser *autada em ações bas*adas no respeito </line>
<line> à *iversidade, sej* ela sexual, cultural, social, entre outras. A ed*c*ção profissional, que f*z </line>
<line> *arte do objeto de estudo dessa pesqui*a, bus*a **omo*e* u*a e*uc*çã* pautada na formação </line>
<line> h*m*na *nteg*al dos indivíduos, ou seja, todos os aspe*to* que constituem o indivíduo devem </line>
</par>
<par>
<line> s*r potenc**lizados. Lida* *om a plural*d*de cult*ral e de ide*as, c*m a diversid*de, com as </line>
</par>
<par>
<line> *uest**s referent*s à sex*alidade, *om as *if*rent*s etn*as </line>
<line> deve ser </line>
<line> *auta de u** educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> humaniza*a, paut*d* em ações que </line>
<line> corresp*nd*m às con*epçõe* referentes à </line>
<line> *o*mação </line>
</par>
<par>
<line> humana int**ra*. </line>
</par>
<par>
<line> N* que con*er*e * formaçã* humana integral e à ef*tivação da educ**ã* pro**s*ion*l </line>
<line> no Br*sil, enq**nto componente da educa*ão básica bra*il*ira, se faz necessário perc*ber que </line>
</par>
<par>
<line> o s*st*ma educacio*al </line>
<line> *omo *m todo d*ve est*r baseado </line>
<line> em uma educa*ão i*teg*ada. </line>
</par>
<par>
<line> Pro*oven*o </line>
<line> no cenári* da ed**ação b*asilei*a os </line>
<line> as*ecto* r*ferentes * fo*mação h*mana </line>
</par>
<par>
<line> in*egral dos educandos e das educandas *m *od** a* suas d*mensõe* e em os seu* aspectos. A </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, ar*. 13, p. 260-277, o*t. *0*2 ww*4.fsanet.c*m.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. B. N. Tavares, R, L. Oliveira, E. O. Pa* </line>
<line> 274 </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão *mnilater*l </line>
<line> do s </line>
<line> indivíduos d*ve *o*te*r o projeto d* um* *d*cação pautada </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> ações int*gradas, na *edida em que consid*r* todas as **men*ões do c*ntext* da *i** dos </line>
<line> a*unos e das alunas e propor**ona * integração dos dist*n*os *onhecime*tos como to*a*idade </line>
<line> curricular (FRIGOT*O, 2008; R*MOS, 2008). </line>
<line> Frente a essas concepções *e form*ção humana integral, per*e*emo* que a promoção </line>
</par>
<par>
<line> d* discussão refere*te questõ*s envol**ndo a divers*dade *ex*al e a sexualida*e deve ser a </line>
<line> mediada *o *ontex*o escolar, para que assim *s diferente* formas de precon*e*t*s sejam </line>
</par>
<par>
<line> e**adicadas do *mbiente educacional. *orroborando *om e*te pens*mento, Mo*ais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rodr*gue* (202*, p. *59) afir*am *ue: </line>
</par>
<par>
<line> Trabal*ar a diversid*de n* </line>
<line> escola é uma *ec*ssidade *o*ra*a por grupo* </line>
</par>
<par>
<line> politicam*n*e organizados que passar*m a des*aca* suas *ingularidades e </line>
<line> desmi**i*icar a ideia de infer*o*id*de *ocialmente constru*da. A *scola não é um </line>
<line> espaço neut*o, *ortanto, é impor*a*te que*tionar e problematizar concepções d* </line>
<line> educaç*o fo*mal que não reconhecem * *u**ip*icidade das experiênc**s dos s*jeit*s, </line>
<line> bem co*o pen*ar em *ma ed*cação mul*icultural. Ins*rir diversidade nos currí*u*os </line>
<line> implica compree*der fenômenos como e*nocent*ismo, r*cism*, se*ismo, </line>
</par>
<par>
<line> LGB*fo*i* e xenofobi*; im*l*ca posici*n*r-*e contra processos de coloniz*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d**inação. </line>
</par>
<par>
<line> S*ndo assim, é necess**i* ampliarm** o* es*udos referentes à sexu*li*ade * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> diversidad* s**u*l no context* *a educa*ã* profissional, </line>
<line> para qu* assim a concepção de </line>
</par>
<par>
<line> c*rr*cu*o integr*do * a fo*mação *u*ana inte*ral s*jam de fato efetiv*das no qu* co*cerne ao </line>
<line> dese*vo*viment* pleno dos *ducand*s e das e*uca*das. </line>
<line> De acordo com os resu*tados obt*dos, em conso*ância com o estad* do conh*c**ento </line>
</par>
<par>
<line> re*lizado a part** </line>
<line> *as </line>
<line> *is*ertações </line>
<line> publ*cad*s n* Programa de pós-gradu*ção em Educação </line>
</par>
<par>
<line> Prof*ssional do IFR* no *eríodo ent*e 2015 e 2020, p*rcebemos que * di*cussão da temá*ic* </line>
<line> refere**e * sexualidade no conte*to da EP n*o se *a**cterizou enquanto objeto de e*tud* do* </line>
<line> pesquisad*res e das pesquisad*ras do PPGEP no perí*do mencionado. </line>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> No que </line>
<line> se *ef*re à* questões relacionadas à se*ualidade no contexto da educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> profissiona*, *ercebemos ao lo*** da pesquisa bibliográfica e do estad* do conhecimento um </line>
</par>
<par>
<line> percentual de prod*ções bastante re*uzido. A sexu*li*ade *ermanece sen*o silenciada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> oprim*da em diferent** setor*s * *o âmbito educ**i*na* *ão é diferente. A so*iedade pautada </line>
<line> em *ç*es h*ter*n*rmat*vas advindas de um si*t*ma de *ro*uçã* capitali*ta, cujas rel*ções </line>
</par>
<par>
<line> socia*s, sexuais e afetiva* se </line>
<line> b*seiam na se*ualida*e heterossex*al. Es*a* ações silencia* </line>
</par>
<par>
<line> dive*sos grupos de indivíduos, co*o *imos ao longo do te*to. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.10, *rt. 13, p. 26*-***, ou*. 2022 w**4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Se*ualidade no Con*ex*o *a Educ*ção P*o*ission*l nas Di*s*rtaçõe* do Progr*ma *e Pós-*ra*uação </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> A educa*ão profissi*nal com base ** s*as co*cepções e em se*s p*i*cípi*s busc* </line>
<line> *romover um* educaçã* pa*tada em ações *u*an*z*das, em q*e a fo*ma*ão do indi*íduo não </line>
</par>
<par>
<line> este** </line>
<line> p***ada ap*nas na in*e***o deste no merc*do de </line>
<line> trabalho, m*s sim </line>
<line> no m undo d* </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho, te*do cons*go uma for*a*ã* hum*n* inte**al, realç*ndo *odos os seus as**ctos, </line>
<line> cara*terísticas, individualidades e pe*uliaridades. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse viés, foi per*e*tível uma escassez no qu* se **fere temátic* a*ordada neste à </line>
<line> artigo. A partir do estado do conhecimento ace*ca das disse*t*ções public**as no PP*EP no </line>
<line> *e**odo entre 2015 e 20*0, perce*eu-se que a di*c*ssã* referen*e à *exualidade não a*ont*c* </line>
<line> *o *mbi**** da educação pr*f*ssional, de acord* com as produções *it*das. </line>
<line> A p*r*ir disso, entende-*e a necessida*e d* *omentar ainda mai* pesquisas qu* </line>
<line> busquem a dis*ussão referent* a temas que são tã* atuais e impo*tant*s *m noss* sociedade, </line>
<line> *ara que assim as re*ações de opres**o e*pres*as a partir de açõ*s preconceituosas sej** de </line>
<line> fato e*radica*as não a*enas no ambiente formal de *nsino, mas t*mb*m em todos os espa*os </line>
</par>
<par>
<line> da *ociedade. A formação human* i*te***l promo*ida p*la </line>
<line> educação profis*io*al deve se </line>
</par>
<par>
<line> at*n*ar para as diversas peculi*ridades e *nd**id*a*idades de cada e*u*an*o * educanda para </line>
</par>
<par>
<line> que assim </line>
<line> esse objeti*o em formar * indivíd** em todas as s*as d*mensõ*s seja *e fato </line>
</par>
<par>
<line> concretizado. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> Como Refere*ciar este Artigo, confo*m* *BNT: </line>
<line> TAVARES, *. M. B. N; *L*VEIRA, R, L; PAZ, E. O. A S*xual*dade no *ontexto *a Educação </line>
<line> P*ofissional nas *i*s**taç*e* do Pr*grama de Pó*-Gra*uaçã* em Edu*ação Pr*f*ssion*l *o I*RN </line>
<line> (20*5-2020). Rev. FSA, Teresina, *.19, n. 10, art. 13, p. 2*0-277, out. 2*22. </line>
</par>
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<line> Con*ribu*ção dos Aut*res </line>
<line> A. M. B. N. *av***s </line>
<line> R, L. Olivei*a </line>
<line> E. O. P*z </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*n*epção e pla*e**mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise * interpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunh* ou na revi*** cr*tica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* *a aprovaç*o da vers*o f*nal do ma*uscr*to. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> Rev. FS*, *eresina *I, v. 19, n. *0, *rt. 13, p. 26*-277, *ut. 2022 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revis*a </line>
</par>
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