Valor da Marca de uma Empresa do Setor de Cosméticos / Brand Value of a Company in the Cosmetics Sector

Marcelo Rosa Boschi, Fábio Luís da Silva Domingues, Joni Doval Raugust, Cláudio Marcos Maciel da Silva

Resumo


Este caso de ensino tem por objetivo despertar o interesse dos alunos em um tema cada vez mais emergente no Marketing: o valor de uma marca. Para isso foi apresentada uma empresa fictícia que atua na área de coloração, um segmento do setor de cosméticos no Brasil. O método utilizado para mensurar o valor da marca foi a abordagem de receita da ISO 10668, com o cálculo do fluxo de caixa pelo método de isenção de royalties. A partir da explicação desse método, os alunos terão as habilidades necessárias para mensurar valor de marca para essa empresa, bem como discutir aspectos relevantes sobre cenários macroeconômicos, projeção de receitas, custo do capital e fluxo de caixa.

 

Palavras-Chave: Valor da Marca. Ativo Intangível. Mercado de Cosméticos.

 

ABSTRACT

 

This case aims to arouse students' interest in an increasingly emerging topic in Marketing: the value of a brand. For this, a fictitious company that operates in the area of coloring, a segment of the cosmetics sector in Brazil, was presented. The method used to measure brand equity was the revenue approach of ISO 10668, with the calculation of cash flow by the royalty-free method. From the explanation of this method, students will have the necessary skills to measure brand value for this company, as well as discuss relevant aspects about macroeconomic scenarios, revenue projection, cost of capital and cash flow.

 

Keywords: Brand value. Intangible Assets. Cosmetics Market.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.10.4

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