<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 14, p. 278-29*, o*t. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*4 </line>
</par>
<par>
<line> O Letramento Científico no Ens*n* de Ciênci*s: O *ue Diz** os Documentos **iciais? </line>
<line> The L*teracy in Sc*ence *d*cation: Wh*t the Officia* *ocum*nt of Educ*tio* Say Ab*u*? </line>
</par>
<par>
<line> Luís Gu*tavo da Conceição Ga*eg* </line>
<line> Doutor em Genét*** pela Univ*rsidade Estadu*l Paulist* "Júlio de Mes*uita Filho" </line>
<line> Profe*so* Associado II/Un*versidad* Fe*eral do T**ângulo *in*iro </line>
<line> E-mail: lu*s.**lego@uft*.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: L*í* Gustavo d* Conceição G*lego </line>
<line> Editor-Chefe: *r. To*ny Kerley de A*enc*r </line>
</par>
<par>
<line> I*ENE/U*TM - Av. Rand*lf* B*rges Jr., 14*0, </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade, CEP: 38.064-200, Uberaba/MG, B*asil. </line>
<line> Artigo rec*b*d* e* 27/*6/202*. Últ**a </line>
<line> versão </line>
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<par>
<line> recebid* e* 11/07/*022. Aprova*o em 12/07/**2*. </line>
</par>
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<line> Avaliado pelo sistema T*iple R*v*ew: Desk Re**e* a) </line>
<line> pe*o Editor-*hefe; e b) Dou**e Blind R*view </line>
<line> (av*liação ce*a por *ois avali*dores da *rea). </line>
<line> Re*isão: Gram**ical, Norm*tiva e de Forma*açã* </line>
</par>
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<par>
<line> O *etramento Científi*o *o Ensin* de Ciên**as: O Qu* Dizem os Documentos O*iciai*? </line>
<line> *79 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O ensino de Ciên*ias no Br*sil adquiriu significat*va imp*r*ância a pa*tir dos an*s 70 * s*fre* </line>
<line> grande influ*ncia do Método Cientí*ico, a pont* de e*s* ser co*siderado uma Metodo*ogia </line>
</par>
<par>
<line> para o *ns**o </line>
<line> de Ciê*cias. M*dança* h*stór*cas interferiram *ant* na concepção de *iência </line>
</par>
<par>
<line> como na ma*e**a c*mo ela é en*inada, deslo*and* a perspecti*a da ciênci*-produto </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> ciência-proces*o. E*sa* mudanças provocaram a perce*ção do *nsi*o de Ciências em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> perspe*tiva de Let*ame*to Cientí*ico, de forma que o ensino de ciê*cias supe** a tradicional </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva </line>
<line> co*t**di*ta e perm**a qu* os *u**itos </line>
<line> que a*rende* ciência *ercebam as </line>
</par>
<par>
<line> c*n*radiçõ*s que essa construção cul*u*a* carrega con*igo. A concepção *o **s*n* *e Ciências </line>
</par>
<par>
<line> co* enfoque no Letram*nt* Cien*ífico es*á present* em dois *ocumentos </line>
<line> que tratam da </line>
</par>
<par>
<line> questão do </line>
<line> cur**culo: o Referenc*al Curricular Nacional p*r* a Educaç*o Infanti* e *s </line>
</par>
<par>
<line> *arâmetros Curriculares Naci*nais. Est* t*abalho apresenta es*as ques*õ*s e propõe, ainda, </line>
</par>
<par>
<line> algumas a*ões *idáticas p*ra * letrament* científic* na educ*ç*o b**ica, *a*s **mo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inv*sti*a**o ci*ntí*i*a e o e*tudo *o meio. </line>
</par>
<par>
<line> Pala*r**-chave: L*trame*to Cien**f*co. Ensino d* Ciências. RCNEI. PCN </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> Science education in Brazil has *cquired significant impor*ance from 70s </line>
<line> and it was greatly </line>
</par>
<par>
<line> in*luenc*d by Scientific Metho*, and this M*tho* was co*s*dere* a Science Teaching </line>
</par>
<par>
<line> Met**dol*gy. Histori*al changes in*erfered as in </line>
<line> the science </line>
<line> conception a* *n the way </line>
<line> ho w </line>
</par>
<par>
<line> scien*e is </line>
<line> taught, shifting *or sci*nce-product to sci*nce-process perspective. Thes* change* </line>
</par>
<par>
<line> led *o the science educatio* percep*ion in a sci*ntific lit*racy *ersp*ctive, *o </line>
<line> that teaching </line>
</par>
<par>
<line> scienc* overcame the tradi*io*al pedagogy a*d metaphysic way and *llowing tha* individuals </line>
</par>
<par>
<line> l*arn and </line>
<line> unders*and sciences in its **ntradiction*. The scientif*c literacy conceptio* i* </line>
</par>
<par>
<line> prese*t*d in the official docu*ents of ed*cation, the Refere*cia* C**ricular Nacion*l para * </line>
<line> Educação *nfanti* and the Parâmetros Cur*ic*l*res *acionais. *his paper discus*ed *hese </line>
</par>
<par>
<line> *ssues and al*o p*opos*s some te*ch*ng actions that **lows the </line>
<line> **velopment of s*i*ntific </line>
</par>
<par>
<line> lit*rac* in **sic education, su*h *s scientific research an* the study of *he environme*t. </line>
<line> Keywor*s: Literacy. *ci*nce *ducat*on. RCNEI. PCN </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 10, ar*. 14, p. 2*8-2*5, ou*. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Galego </line>
<line> *8* </line>
</par>
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<line> 1 I*T*ODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> O ensino *e Ciência*, no Bras*l, só começ*u a ser obrigatório em t*do o nível </line>
<line> f*ndament*l a partir de 1971 (BRASI*, *997). No iníci*, o ensino *esse componente </line>
<line> curricular era pau*ado na tran*missã* *e c*nteúdos, bem ao* moldes ** *edago*ia tradi*ional. </line>
</par>
<par>
<line> Aos </line>
<line> poucos, e*sino *e *iência*, p*r i*flu*ncia *a *scola nova, passou a ter um caráte* o </line>
</par>
<par>
<line> formativo e </line>
<line> p**tado no empirism*, com a utiliz*ção *ntens**a *e aulas prá*icas de na*ureza </line>
</par>
<par>
<line> experime*ta*, sendo a experimentação ta*bém *ncorpo*ada nos curs*s de formaç** de </line>
<line> prof*ssores d* ciênc*as. É um período caracterizado p*la inc**poração do m*todo c*e***f*c* </line>
<line> ao sa*e* pedag*gico e à rede*cob*rt* *e experime*tações científicas clássicas, *as *in*a com </line>
<line> uma perspectiva mais re*rodutora do *ue implementadora de *o*he*ime*tos (TRIVEL*TO; </line>
<line> *ILV*, 2**2). </line>
</par>
<par>
<line> Mudanças his*ó*icas dilaceraram a i*eia progressista, ne*tr* e *ngênua *a ci*ncia, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> que**õe* s*bre o desen*o*vimento científi*o e t*****ógico f*ram incorporadas ao cu*rículo. </line>
</par>
<par>
<line> Com isso, a importância de se ens**ar </line>
<line> ciência* *a*bém rec*be uma no*a c*rac*e**zação, </line>
</par>
<par>
<line> *o*forme é **ssível obs*rvar na citação a segu*r: </line>
<line> Mostrar a **ên*i* com* um conhecimento q*e colabor* para * compreensã* *o </line>
<line> mundo e sua* transforma*ões, para re*onh*ce* o *om*m como parte do u**v*rso e </line>
<line> como indi*í**o, é a met* que s* pro*õe para * ensi** d* área na esc**a </line>
<line> fund**ental. A apropriação *e seus c*nc*itos e pro*edimentos pode *ontribuir *ara </line>
<line> o questi*n*me*to d* que se vê * ouve, *ara a ampliaç** d** explic*ções acerca dos </line>
<line> fe*ômeno* da n*tureza, par* a comp*e*ns** e val*ração dos modos de int*rvi* na </line>
</par>
<par>
<line> natureza e d* </line>
<line> u*ili*ar se** recursos, p*ra a co**reen**o dos rec*r*os *e*nológicos </line>
</par>
<par>
<line> que reali*am essas mediaçõ**, p*ra a r*fl*xão *ob*e questões é*ic*s i*plíci*as n** </line>
<line> *elações *ntre Ciênc*a, So*iedade e Tecnologia (BRASIL, 1997, p.21-22). </line>
<line> O Refere*cial *urricular para a Educação In*antil (BRASIL, 1998) tam*ém propõe o </line>
<line> desenvolv*mento do* conteúdos de ciên*ia* *or meio *e *rojet*s. Há a su*estão de *m </line>
</par>
<par>
<line> t*a*a*ho co*struído *a lu*i*idad* e no contato dire*o com natureza, *m ati**dade* * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> obs**vação d* a*imais, </line>
<line> c*ltivo </line>
<line> e </line>
<line> cuidado c*m p*ant*s. A* expr*ss*es corporais devem ser </line>
</par>
<par>
<line> valoriza*as e * *r*balho pedagógi*o *eve ocorr** de forma integra*a, sendo os co*teúdos de </line>
<line> ensin* *esenvo*vi*o* com e*sa pers*ec*i*a. O ensi*o deve ser ancorad* nas sig**ficaçõ** que </line>
<line> a*ueles cont*ú*os podem *er para as c*ianças, e n*nc* nos conte*dos pelo* cont*ú*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Outro cu*dado no ens*no </line>
<line> de *iências é relativo às concepç*es sobre ess* </line>
</par>
<par>
<line> co*hec*men*o que pode* ser </line>
<line> ve*cula*as em uma sala de aula, tais </line>
<line> como as se*e *istorções </line>
</par>
<par>
<line> ap*ntadas </line>
<line> por Gil-Pé*ez et a*. (*001), q*e incluem desde *erc*pções **gênuas sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*eci*ento ci**tífico, sua u*ilização n* manutenção de *r*conceitos e *onc*p**es </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.10, a*t. 14, p. 278-29*, out. 2*22 *ww4.*sanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Le*ramento Cientí*ico no E*sino *e Ciên*i**: O Que Dizem os Documentos Oficiais? </line>
<line> 281 </line>
</par>
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<line> redu*ionistas *obre ciê*cias, * que poder*a *nvi*bilizar p*áticas *o e*sino ** Ciê*cias que </line>
<line> pos*ibil*ta* * desen*o*vimento d* Le*ramento Científico. </line>
<line> Tenreiro-Vieira e Vieira (**1*) apresent*m *m con*eito de letramento *ientífico, qu* </line>
<line> os au*o*es d**o*inam literacia, **e é * desenvol**m*nt* d* pensame*to c*í*ico *or me*o das </line>
<line> dim*nsões *ONTEÚDO DE ENSINO, CAP*CIDADE DE PENS*MENTO, AT*TUDES E </line>
<line> VALOR*S, que poss*bilitam *o apren**nte decodifica* tex*os científ*cos para além de s*a </line>
<line> dimensão s*perfi**al. </line>
<line> A alfabetização científica, e seu letramento, também **de se* def*nid*, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Chassot (2003), como o </line>
<line> d*mínio *e conhecimentos de natureza cientí*ico-*ec*oló*ica </line>
</par>
<par>
<line> *ecessár*os para o cidadão ** seu d**-*-dia. Nor*is e Phillips (**03) *mpliam a con*epção de </line>
<line> Cha*sot (2003) e apres*ntam diferente* significa*os pa*a o ensino, e con*equente l*tra*ento </line>
</par>
<par>
<line> em Ciên*ias. Dentre *les, é possível d*stacar o </line>
<line> *onh*cimento sobre o cont*údo cie*tí**co </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> distin*ui* ciência de nã* ciê*cia, </line>
<line> as aplicações d**se conhecimento, a au*on*mia em se </line>
</par>
<par>
<line> aprender ciênc*as e de *e pensar *ie*tificamente p*ra *olucionar problemas e a capacid*de de </line>
<line> e*ten*e* a nat**eza da *i*nc*a e de suas re**ções com a cultura e su*s l*mitações. </line>
<line> Santos (2007, *. 4*9), afirma que: </line>
<line> Consider** a *l*abetizaç** e o let*amento como do*ín*os difer*ntes da edu*ação </line>
<line> *ientífica, mais do que ser uma discussão semântica, evoc* pr*cess*s esco*a*es que </line>
<line> bu*qu*m formas de contex*ualiza**o do conheciment* c*entíf*co em que os al*nos o </line>
<line> incor*orem c*mo um bem *ultural que seja m*bil*z*do *m sua prátic* s*cial. Ao </line>
</par>
<par>
<line> a*otar uma nova </line>
<line> termino*ogia ainda não conhecid* pe*os p*of*ssores, bus*a-se </line>
</par>
<par>
<line> desta*ar qu* se trata de uma concep*ão d* educação científi*a p*r meio de u*o </line>
<line> s*cial. </line>
<line> As ciências correspo*dem a u* aspecto da cultura marcado por pro*essos de produ*ã* </line>
</par>
<par>
<line> de *onhecimentos </line>
<line> si*te*atizados *el* método cientí*ico e **s**dos em evidências </line>
</par>
<par>
<line> observáv*is, inferidas a p*rtir de outras e induzidas em la*or*tório (ZA*CUL, 2008). As </line>
<line> sociedades contempo*âneas o*gan*zam-se s**rem*neira em *o*no do co*he*ime*to científ*co </line>
</par>
<par>
<line> e com*r*en*ê-lo * uma </line>
<line> condição nec*ssária </line>
<line> para a fo*mação </line>
<line> de um cidadão crític* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *efl*xivo. Ne*se s*ntid*, para a co*strução *e *ma sociedade mais justa, é fundam*nt*l </line>
</par>
<par>
<line> *ese*volver </line>
<line> competê*cias e habili*ad*s </line>
<line> *m c*ian*as d* *ns*no </line>
<line> fundam*nta*, relativas ao </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento científico, de fo**a que esse* sujeitos cons*gam ***erpreta* a r*alidade que os </line>
<line> cerc*, e compr*endam os vi*ses *olí*ic*s que pe*meia* o conhecimento ci*ntífico. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> persp*ctiva, o *etram*nto </line>
<line> científico const*tui uma habilidade essencia* para a for*ação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> cidadão, po*s essa compet*nci* </line>
<line> per*ite *o sujeito c**preender o mun*o tecnológico- </line>
</par>
<par>
<line> científi*o no qual es** ins*rido e pe*ceber as co*tr*dições *ue esse *undo apresenta. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 10, ar*. 1*, *. 27*-295, *ut. 20** www4.fsanet.com.b*/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Galego </line>
<line> 282 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, estudos *ue tenham como obje*ivos compre*nder como é *ossível </line>
<line> dese*v*lver o let*amen** cient*f*co, o qu* os documentos oficiais *r*t** **bre e*se assunto e </line>
</par>
<par>
<line> qual me*odolog*a p*rmitiria esse letr*ment* s*o </line>
<line> fundamentais para o pro*es*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> eman*ip**ão d* sujeito. O objetivo dest* text* é, *ortanto, discutir as d*feren*es co*cepções </line>
<line> do l*t*am**to ci*ntí*ico no Ensino Fundamental, assim como c*mpar*r as concepçõ*s do </line>
</par>
<par>
<line> le*ramento </line>
<line> cient**ic* presentes na l*teratura sobre * tema com aquelas apresenta*as </line>
<line> no* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *arâmetros Curriculares de C*ê*cia* Natur*is e nos Referenciais Cu*riculare* Nacionais para </row>
<row> a Ed**ação Infan*il. </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> METODOLOGIA </line>
<line> Para atingir esses o*jetivos, foi realizada uma *esquisa Bibliográfica *a qual foram </line>
</par>
<column>
<row> seleciona*os art*gos publicad*s *m ***ist*s da *rea de Ed*cação, reconhecidamente aceitas </row>
<row> pela comunidad* ci*ntífica, bem como de cap*tu*os e livros que tratem da ques**o do </row>
<row> let****n*o cien*í*ico * da literacia **entífica. </row>
<row> * seleçã* do mate*ia* bibliográfic* foi realizada por meio d* descr*to*es que </row>
</column>
</par>
<par>
<line> permitira* localiz*r, *os ban*os de dados de </line>
<line> ar*igos científicos, publicações sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> letr*ment* cient*fic* e seus desdo*ramento*. Al*uns dos descritores *sados foram: </line>
<line> LETRAMENTO C*ENT**ICO, LITERAC*A, LE*RAME*TO *A*A *S CI*N*IAS, </line>
<line> PENSAMEN*O CIENTÍFICO, **ICIAÇ*O À(S) **ÊNCIA(S), APRE*DIZAGEM D* </line>
<line> CIÊNCIAS. També* foram r*aliza*as buscas utilizando conju*ç** dos descr*tores </line>
<line> *nterior*ente *i*ados com outros do tipo EDUCA*ÃO ***ANTIL, INFÂNCIA, CRIA*ÇA, </line>
<line> ENSINO FUNDAMENT*L. *s sítios *e busca *e arti*o* *ie*tíficos *ue fora* pesquisados </line>
<line> *oram * **ielo (ht*p://www.scielo.com), o Go*gle Acad*mico (http://schol*r.goog*e.**m.br), </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> Periódicos </line>
<line> *APES </line>
<line> (h*t*://www.periodicos.*apes.go*.br) </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
<line> PubM*d </line>
</par>
<par>
<line> (http://www.ncbi.nlm.*ih.gov/pubmed). </line>
<line> Após a seleção *o material, a leitura e ficha*ento do mesmo se*uiu a me*odolog*a </line>
</par>
<par>
<line> pr*posta por Lima * Miot* (2*07), </line>
<line> para a *ealização da Pesquis* B*bliogr*fica. * re*ultado </line>
</par>
<par>
<line> dessa pes*uisa ofereceu os ar*ument*s teóric*s q*e permitem interpreta* os docum*ntos </line>
<line> *u*ricular*s vige*tes *o Brasil para a Educaçã* I*fa*til e para * Ensi*o Fund*mental bem </line>
</par>
<par>
<line> como para forn*ce* o arcabouço *e*rico *ara a </line>
<line> pr*po*içã* das intervenções p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*to do Letramen*o/Literacia Cien*íficos. </line>
</par>
<par>
<line> Os Parâ*e*ros Curricular*s Nacionais *e Ci*ncias Natu*ais - P**s (BRASIL, 1997) </line>
<line> e os Referen*iais Curri*ulare* *acio*ais para a Educ*ção Infantil - R*NEI (BRASIL, 1998) </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.10, art. 14, p. 278-*95, out. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Letram**to C**ntífico no Ensino de Ci*nc**s: O Qu* Dizem os Documentos Oficiais? </line>
<line> 283 </line>
</par>
<par>
<line> também foram investigados por mei* de *e*qui*a documental, c*n*orme suge*ido *or Marigo </line>
<line> e Braga (2011). </line>
<line> 3 RESULTADO* E DISCUSSÃO </line>
<line> 3.1 Historicidade *o Ensi*o *e *iências </line>
</par>
<par>
<line> A c*mp*eensão da história </line>
<line> *a ciência po** permiti* a *onstrução </line>
<line> *e apr**dizagens </line>
</par>
<par>
<line> sobre essa *r*a do conhecimento </line>
<line> humano, *esd* que sejam respeitados </line>
<line> os c*ntex*os de </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução d*sse conhecimento e sua abrangência e atualidade, respeitando as poss*veis </line>
<line> particularid*des (BIZ*O, 2*12). Nes*e **nt*do, c*mo o ensino de Ciências, no Brasil, s* </line>
<line> orga*izou ao lon*o de *ua *i*tória? </line>
</par>
<par>
<line> Uma </line>
<line> metodologia espec*ali*a*a n* ensi** de *iências come*ou a s* *onfigu*ar </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> iní*io *os ano* 70 (BIZZO, 2012). De fato, o e*s**o de Ciências no B*asi* só começou * ser </line>
<line> obrigatório em todo o *ív*l f*ndamental a partir de 1*71 (BRASIL, *997; TRIVEL*TO; </line>
<line> SILVA, 2012). É um período carac*eriz*do pel* tra*smissão de co**eúdos e p*la i*corporação </line>
<line> do *étodo científi*o ao saber ped*gógico * da redes**berta de e*perimentações cien*ífic*s </line>
<line> c*á*sica*, ma* ainda com uma pers*ectiva **is re*roduto** do que implemen*ad*ra d* </line>
<line> co*heci*ent*s. A c*ncepção e*a de *m ensino de Ciê*cia* conteudista e *et*físico, bastant* </line>
<line> coerente *om o contexto *o*itivista da Di*adura Militar que g*verno* o Brasil nos ano* 70. </line>
<line> As marcas dessa co**epção a*nda e**am nas aula* de Ci*nci*s e na f*rmação de p*ofe*sor*s </line>
<line> de Ciências e Biolo*i*. </line>
<line> Sob*e in**uênc*a d* Esc*la Nova, hou*e um* preoc**ação, p*lo menos teó*ica, co* </line>
</par>
<par>
<line> um en*i** de Ciências que t***ém po*sibilita**e a formaçã* </line>
<line> para as Ciências e n*o a mer* </line>
</par>
<par>
<line> re*r*dução d* c**teúdos (DE*IZOICOV; </line>
<line> A*GOTTI; PERN*MBUCO, 2002). Nesse </line>
</par>
<par>
<line> contexto, fo*am int*oduzidas **las ex*er*mentais (práticas) c*ja fu*ção e*a a ilustraçã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *onceito e a mimese *eramente reprodu**va do Método Cientí*ico (BRAS*L, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
<line> * influênc*a do Método Cien*ífico nas aulas ** Ciências foi t*o int*n** que *u*a**e </line>
</par>
<par>
<line> mu*to t***o utilizou-se o Mé*odo Científico </line>
<line> como Met**ologia para o En*ino de Ciênci*s </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 1*97). O obj*tivo </line>
<line> do ensi*o de Ciências era a formaç*o de cientist** </line>
</par>
<par>
<line> (TRIVELATO; SILVA, 2011). M*danças históricas dilac*rar** a ideia *rogressista, neutra * </line>
</par>
<par>
<line> ingênua </line>
<line> da </line>
<line> ciência, e que*tões sobre o des*nvo*viment* </line>
<line> científico e te*n**ógico foram </line>
</par>
<par>
<line> *ncorporadas ao currí*ulo. A tendência conhecida como Ciência, Tecnolog*a * Sociedade </line>
<line> (CTS) f*i incorporad* *o *ns*no de **ências a partir dos an*s 8* (TRIVELATO; SILVA, </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 19, n. 10, ar*. 14, p. 278-*9*, out. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Galego </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> 20*1). </line>
<line> *om isso, a i*portância de ** ensin** c*ências també* recebe uma nova </line>
</par>
<par>
<line> caracter*z*ção. *rasil**ik (2000) sintetiza as mudanças o*orr*das no </line>
<line> *nsin* de Ciê**i*s e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sua relação com o contexto </line>
<line> históri*o (*UADRO 1). A a*tora a*i*ma, ainda, *u* diversos </line>
</par>
<par>
<line> *ovimentos p*ralelos c*m foco na r*novação do ensino de C*ênc*** *ulminar*m em uma </line>
</par>
<par>
<line> mudan*a da </line>
<line> *on*epção da Ciência como *rodut*, </line>
<line> *ara uma compreensão da Ciênc*a como </line>
</par>
<par>
<line> processo. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - R**ação en*re o con**x*o *istórico e as *oncepçõ*s do en*i*o d* C*ências. </line>
<line> A**ptado de Krasil*hi*k (2000) </line>
</par>
<par>
<line> TE*DÊNCIAS NO ENSINO </line>
<line> 1970 </line>
<line> 1980 </line>
<line> 1*90-2*00 </line>
</par>
<par>
<line> Sit*a*ão *undial </line>
<line> Guerra Fr*a </line>
<line> *uerra Tecn*lógica </line>
<line> Globa**zação </line>
</par>
<par>
<line> O*jetivo d* **sino </line>
<line> >Formar e*i** >Pro**ama* rígidos </line>
<line> >Formar c*da*ão- trabalha*or >Propostas c*rriculares estaduais </line>
<line> >For**r cidad*o- *rab*lh*dor-estudante >Parâmetros Cu*riculares Federais </line>
</par>
<par>
<line> Concepção d* C*ências </line>
<line> >At*vidade neu*ra </line>
<line> >Evolução hi*tórica >Pens**ento lógico- crí*ico </line>
<line> >Atividades c*m i*plic*ções profissionais </line>
</par>
<par>
<line> Institui*õ*s promotoras das reformas </line>
<line> >Projetos cu*ricul*res >Associaçõ*s **ofissionais </line>
<line> >C*nt*os de C**n*ia, Univer*idades </line>
<line> >U*iversidad*s e asso**açõ*s *rofissionai* </line>
</par>
<par>
<line> Mod*li*ades didáticas rec**endadas </line>
<line> >Aulas prá*icas </line>
<line> >Projetos e D*scussões </line>
<line> >Jog*s: exerc*ci*s no computa*or </line>
</par>
<par>
<line> A c*mpreensão do con*ec*mento científico no cenário *tual é c*ndição para que o </line>
</par>
<par>
<line> sujeito entenda e esteja aju*ta*o à* condições que mundo pós-moderno impõe, pois, *aso o </line>
</par>
<par>
<line> contr*rio, </line>
<line> ess* *ndivíduo terá dificuldad*s d* compreender u* t*lejo*na*, entender *s </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as que as reco*e*dações mé**cas p*ssam ao lon*o do tempo, a *r*ticid*de d* uso da </line>
<line> terminolo*ia em propa*andas e outr*s fo*mas de comunicação (BIZZO, 2012). </line>
<line> Qual a conc*pçã* de Ciência que se desenvolveu ao longo da his*ória e fav*r*ce um </line>
<line> ens*n* de Ciênc*as construíd* no Letrame**o Cientí*i*o? As c*ncepções de C*ência e seu </line>
<line> le*ramento *erão o foco da próxima seção. </line>
<line> *.2 Ciências, Concep*ões * Li*eracia </line>
<line> A descrição d* histór*a d* en*in* de Ciências denota que difer*n*es *oncepçõ*s sobre </line>
</par>
<par>
<line> esse construto *ult*ral *u*ano permeou a* pr*ticas </line>
<line> pe*agógic**. Mas qual * c*ncepção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*ência presente em uma **ática educa*iva voltada pa*a o Let*ame*to Científico? </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, v. 19, n.*0, ar*. 14, p. 278-295, out. *022 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *e***ment* Cie*t*fico *o Ensino de Ciênci*s: O Que *izem os Documentos Oficiais? </line>
<line> 285 </line>
</par>
<par>
<line> A ciência é c*nstr*íd* e </line>
<line> apresenta prá*icas su*tentad*s pe*o c*mpartilhamento de </line>
</par>
<par>
<line> c*enças, *egras e linguagens próprias, o que a cara*teriza como uma forma de </line>
<line> cultur* </line>
</par>
<par>
<line> (CAPE**I, </line>
<line> 2004). Ademais, Trivelato e Silv* (2012) afirmam que a </line>
<line> ciência procura </line>
</par>
<par>
<line> explicações sis*emáticas para *s fato* </line>
<line> e fe*ômen** po* mei* *e observ*ções </line>
<line> e/ou </line>
</par>
<par>
<line> e*perimentos, necessita da confirmação e </line>
<line> validação de outr*s cientistas * * um pr*cesso </line>
</par>
<par>
<line> social. P*r ser a ciência cultura e prática s*cial, e** pode ser en*inad* em amb**ntes *ormais e </line>
<line> não formai*. </line>
<line> O ensino de Ci*ncias na educação básica depe*** da concepçã* *ue se constrói acerca </line>
</par>
<par>
<line> dess* c*nheci*ento hum*no. *izzo (2012) apresenta </line>
<line> trê* possíveis concepções de Ciência </line>
</par>
<par>
<line> *elativas *o seu **sino: uma maneir* </line>
<line> de se conhecer o mundo e o seu func*onamento, </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento conf*ável construíd* e v**idado pela com*nidade científica ou *m disc*rso q*e </line>
<line> uma d*terminada sociedade co*s*rói para refletir sob*e questões de um tempo sem </line>
<line> nece*sa*iamente exp*icar o m*ndo como ele é. As duas *ri**iras ress*lt*m o poder pr*ditiv* </line>
</par>
<par>
<line> das ciências, apesar da seg*n*a </line>
<line> i*cluir *ha*cela necess*ria de uma comunid**e co*o * </line>
</par>
<par>
<line> condição n*ces*ária, enquan*o a terceira prioriza * car*ter relativo * subje*i*o das ciências </line>
<line> natura*s (BI*ZO, 2012). </line>
<line> O desenvolvimento das *ulas *e C*ências, n*sse sentido, *epende de qual *on*epç*o </line>
<line> o profess*r i*c*rpor* à sua prática. As duas primeir*s c*nce*ções *n*icadas *or Bizzo (201*) </line>
<line> apontam p*ra um ens*n* de argumen**s científicos *ara desenvolver o e*tendiment* sob** as </line>
<line> Ciências, enquanto a úl*ima indi** uma apren*i*ag*m de Ciê*c*as v*ltada para a téc*ica e a </line>
<line> memorização, visto que essa conc*pçã* está fortemente ligad* ** sen*ido i*ustrativo da </line>
<line> Ci*n*ia. </line>
<line> *ara Bizzo (2012, p. 151): </line>
<line> Existem diversas maneira* d* desenvolver o entendiment* da ciência, m*s a de*esa </line>
<line> *e sua pura e simples memor*zação *eriv* da convi*ção de *ue não há ne*hum* </line>
<line> *anta*em real *m *nt*n*ê-la em *ua pr*fund*dade, mesmo nos conceit** mais </line>
<line> s*m*les. </line>
<line> Flick e Le*erman (20*4) afirmam qu* os estudan*es deveriam aprender ciên*ias em </line>
<line> c*nte*tos conc*etos, t*nd* como foco *ue o conhecimen*o científico é inacab*do, ba*eado em </line>
<line> *rovas empírica*, subjetivo, dependente do *ontext* *ultu*al e *ocial e construí** por meio de </line>
<line> inferências, imagin*ção e c*i*tividade. O aprendizado ** ciências dev*ria ser direcionado não </line>
<line> somente para o conh*cimento me**nico de suas te*ri**, mas também pensa*do em uma </line>
</par>
<par>
<line> práti*a *lf*be**za*ora, d* for*a qu* </line>
<line> os alun*s pud**sem compr*e*de* os conhecimen*os </line>
</par>
<par>
<line> *ien*íficos à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 10, art. 1*, p. 278-295, out. *022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. C. Galego </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> sua v*l*a e os adventos tecno*ó*icos fr*tos desse *onhecime*to, al** de t*ma*em d*c**ões a </line>
</par>
<par>
<line> respeito das </line>
<line> *onsequências que * Ciência e a Te*nologi* podem prov**ar em suas vidas </line>
</par>
<par>
<line> (SASSERON, 2*14). Ne*se se*tido, a *lfab*tização científic* "s*gnifica ofer**er condiçõ*s </line>
<line> p*ra que (os alun*s) po*s*m to**r deci*ões conscientes sobre os proble*as de sua vida * da </line>
</par>
<par>
<line> soc*e*a*e relacionados *onh**im*ntos científicos" (SASSERON, 2014, *5), e pode ser </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> art*culada em três e**os est*uturantes, c*nf*rme a proposta *a aut*ra, que d*vem ser </line>
</par>
<par>
<line> consider*do* ao se propor um* prát**a co* enfoque </line>
<line> *a alfabet*zaçã* *ien*ífica: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compree*são básica de t**mos, conhec*mentos e conceitos científic*s; comp*ee*são d* a </line>
</par>
<par>
<line> natureza *as c*ências e dos *atores étic*s e políticos que c*rcundam *ua prá*ic*; * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entendimento d*s r**açõe* existentes en**e ciência, tec*ologia, sociedade e me*o ambi*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Gil-P*rez et al. (200*; 2005) apre*entam alg*mas visões d*stor*id*s que *odem li*ita* </line>
</par>
<par>
<line> * alf*b*ti*ação cien*ífi*a e devem ser s*peradas, </line>
<line> tais como </line>
<line> uma visão rígida e empi*ista *a </line>
</par>
<par>
<line> ciência, desvinculada da his*óri* * *o contexto da *rodução do conhecimento, com </line>
</par>
<par>
<line> características de desenvolv*mento linea* e, sob*etud*, a *er*pectiva analí*ica sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *intét**a, que p*rpetu* a fra*mentação dos conheciment*s. San*os (2007, p. **9) afirma que: </line>
</par>
<par>
<line> Consider*r a al*abetizaçã* e o *etramento como domín*os diferente* da e*ucaç*o </line>
<line> científica, mais *o *ue ser uma discussão s*mânt*ca, evoca pro*essos escola**s que </line>
<line> busquem formas de con**xtu*lização do *onh*cimento *ientífico *m que os alunos * </line>
<line> i*corpor*m c*mo um bem cultu*al q*e s*j* mo*ilizado em *ua prátic* so*ial. *o </line>
</par>
<par>
<line> adot*r u*a *ova terminologia ainda não conhecid* pe**s </line>
<line> pr*f*ssores, busca-se </line>
</par>
<par>
<line> d*stacar qu* se trat* de uma concepção de educação científica por *eio de uso </line>
<line> social. </line>
</par>
<par>
<line> Pr*ticas de Letramen*o Científi*o, *amb*m </line>
<line> *hamado de Liter**ia C*en*ífi*a, são </line>
</par>
<par>
<line> necessá*ias *ara a co**trução ** u*a alfabetização científica. O termo literacia, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> let**mento, é ass*ciad* à "capac*dade de ler e es*rever o co*he*ime**o humano </line>
</par>
<par>
<line> *istemat**ado" (BRANSCOMB, 1981, p.5) e pode s*r aplicado a diver*as áreas da cultura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *a pr*d*ção de sa*eres, e está relacionado també* * a*rendi*agem * * educação </line>
<line> (*ARVA*HO, 2009). </line>
<line> O concei** *e l*teraci* po*e ser a*licado a qualq*er ár** do saber *umano. De acord* </line>
</par>
<par>
<line> com **nre*r*-Vie*ra e Vieira (2013), o letramento cien*ífi*o p*rm*te o des**v**v*mento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pensame*to crítico por me*o </line>
<line> ** *r*s *imensõ*s: O Cont*údo De Ensino; A Capa*idade De </line>
</par>
<par>
<line> Pens*me*to; E As Atitudes E Valores. O </line>
<line> desen*olvimento dessas di*ensões permite </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*co*ificação pro*unda de textos cie*tíficos. Cha*sot (20*3) identif**a também uma di*e*são </line>
</par>
<par>
<line> p*agm*tica do let**m*nto na qual o </line>
<line> *ndivíduo d*sen*o*ve * domínio d* *onheci*entos de </line>
</par>
<par>
<line> *at*reza científ*co-tecno*ógi*a ne*essário* para o cidadão em seu dia-a-*ia. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.1*, ar*. 14, p. 278-*95, out. 2022 www*.fsane*.com.br/*ev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Letr*mento Ci**tífico n* Ensino de Ci*ncias: O Que Dizem os Docu*en*os Ofici*is? </line>
<line> 287 </line>
</par>
<par>
<line> *orris * Phi*lips (2003), *or s*a vez, afirm*m qu* o let*a*ent* c**nt*fico *e**ite: *m </line>
</par>
<par>
<line> real ent**di*ento sobre o conheci*e*to </line>
<line> do con**údo ci*ntífi** e distinguir ciênci* de </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> ciên*ia; as aplic*ções desse conh*cim**to; a autonomia em se aprender ciênci*s e ** se </line>
</par>
<par>
<line> pensar </line>
<line> cient*ficam*nte para *olucionar p*oblemas; e a capacidade de **t*nder a nat*reza da </line>
</par>
<par>
<line> ciênc*a e de suas rela*ões co* a cultura e suas limi*ações. A *e*omi*ação do termo varia </line>
<line> entr* a or*gem g*ográfic* e as l*ngu*s, con*orme apontado po* Carvalho (2009): *a Fra*ça, </line>
<line> "cultura ci*n*ífi*a" (la culture s*ie*tifique); nos Est*dos Un**o*, *iteracia científi*a (scientific </line>
<line> lite*acy); e, *a Grã-*retanha, compreensão p*blic* da ciência (public unde*standing of </line>
<line> scie*c*). </line>
<line> O Letramen*o Ci*ntífi*o é u*a compet*ncia rela*ionada ao pensame*to científico, que </line>
<line> é fund*ment*l para a formação *e um cidadão crítico * que entenda * d*nâmica *a soc*edade </line>
</par>
<par>
<line> co*tempo*ânea (BRASIL, 1*97). Triv*lato e Si*va (2012) afirmam qu* </line>
<line> as pr*posta* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação cien*ífica devem ap**ximar o seu ensino *o fazer científico. Des*a for*a, aç*es </line>
<line> nesse sentido podem propiciar o letramento científico e a form*ção cid*dã dos no*s*s alunos </line>
</par>
<par>
<line> e a compreensão *rí*ica de i*formaç*es que *ã* </line>
<line> veicul**as em diferen*es meios. D* f*to, </line>
</par>
<par>
<line> Bizzo (*012, p. 153) ressa*ta que "[...]existe uma cultu** co*um *odos os a </line>
<line> povos , * </line>
<line> *ual </line>
</par>
<par>
<line> todos deve* ter ace*so a *im de co*preender o mundo atual e p*der *tuar *o*re el*. E*sa * </line>
<line> uma das funções *recípuas da educação". </line>
</par>
<par>
<line> Doi* *os *rincipai* </line>
<line> docum*nto* que norteiam o *urríc*lo rela*ion*do </line>
<line> ao *nsino de </line>
</par>
<par>
<line> Ciê*ci*s são os Re*er*nciais C*rricula*es Nac*ona*s Para A Educ*ção *nfan*i* E Os </line>
<line> Parâmetros Curriculares N*cionais. Há o enfoque n* let*amento cientí*ico nesses </line>
<line> documentos? É o q*e t*ntaremos responder n* próximo capítulo. </line>
<line> 3.* O Ensino de Ciênci*s *os Documento* Of*ciais </line>
<line> A prime*ra *arte deste ar*i*o a*res*n** um* perspe*tiva *istórica sobre a Ciência e seu </line>
</par>
<par>
<line> *ns*no </line>
<line> no Bras*l a*sim como as concepç*** s**re </line>
<line> o </line>
<line> e*s*no de Ci*nc*as ao l*ngo d* sua </line>
</par>
<par>
<line> história. ** </line>
<line> se*un** pa*te, discutiu-s* as co*ce*ções d* literacia, ou letram*nto cient*fico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> suas imp*icações para o ens*no de Ciê*cia*. Nes*a parte final, serão discutidas as conc*pções </line>
</par>
<par>
<line> de literacia científica i*corp*r*das </line>
<line> em dois d*cument*s ofic*ais s*bre curríc**o: </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Referenciais Cur*iculares Naci*nais par* a Educação Infanti* (BRASIL, 1998) e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Parâmetros C*rricula*e* N*cionais de *iên*ias d* Natureza (BR*SIL, 1997). </line>
</par>
<par>
<line> H* p*uco tempo foi inco*porada na edu*ação a *ecessidade de s* ensin*r c*ê*ci*s pa** </line>
</par>
<par>
<line> c**anças, pois havi* uma concepção d* que cri*nças não *o**m entender ciências e </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1*, art. 14, *. 27*-295, out. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Galego </line>
<line> 288 </line>
</par>
<par>
<line> some*t* na adoles*ênc*a o r*ciocí*i* hi*otétic*-dedutivo era de domínio *as </line>
<line> o*eraç**s </line>
</par>
<par>
<line> mentais d* ser h*man* (DUS*HI et </line>
<line> al., 2007 ap*d BIZZO, 2012). A exper*ê*cia com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino de </line>
<line> crianças *ndica o cont*ário: nes*a **se, ela* são c*riosas </line>
<line> e extremame*te </line>
</par>
<par>
<line> in**ressada* **las ciência*, arg*mento defen*ido tanto nos PCNs (B*ASIL, 1997) quanto no </line>
</par>
<par>
<line> RNCEI (*rasil, 1998). Bizzo (20*2) *efende que processo de en*ino de ciências *eva s* o </line>
</par>
<par>
<line> in*ciar na *nfância e pela e*cola, </line>
<line> com a proposição de at**i*a*e* nas </line>
<line> quais os </line>
<line> *étod** </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> ciê*cia seja* utiliz*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Um *mpor*ante *o*ume*to q*e norteia o trabalho educativo com **ianças é o </line>
</par>
<par>
<line> Referencial Cu**icular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), RCNE*. E*se o </line>
<line> *ocumento propõe o desenvolvi*ento dos con*eúdo* por me*o d* *rojeto*. Há a suge*tão *e </line>
</par>
<par>
<line> um *rabalho co*st*uído na ludici**de e </line>
<line> no contato d*reto com a natureza, em atividade* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> observ*ção de animais e cultiv* e cui*a** *om plantas. As expre*sões cor*orais de*em ser </line>
<line> val*ri*adas e o t*abal*o pedagógico de*e ocorrer de forma integ*ada, se*do os co*te*do* de </line>
<line> ens*no de*envol*idos com essa per*pectiva. O e*s*no deve ser ancorad* *as significações que </line>
<line> aqueles conteú**s po*em ter para *s c**anças, e nunca *os cont**dos pelos conteúdos. </line>
</par>
<par>
<line> O RCNE* t**ta das que*tões do en*ino de Ciên*i*s no volume 3 (BRASIL, 1998), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> qual destina *3 páginas (da 163 a 206) para *iscu*ir a ques***, no ei*o intitulado "Natureza e </line>
<line> Soci*dade". I*so corresponde a 17% do total do volum*. Nesse eixo, são aprese*tados tó**cos </line>
<line> como "Os fenômeno* da Naturez*", "Os *eres vivos", "Os lugares e suas paisagens", </line>
<line> "*b**tos e pro*essos d* t**nsf*rmação", ent*e out*os. Além disso, existe a divisã* do ensin* </line>
</par>
<par>
<line> em **is </line>
<line> *locos, </line>
<line> *onforme a idade das crianças: *ero a três a**s e *uatro a s*is anos. </line>
</par>
<par>
<line> Metodo*ogias *ar* o ensino d*s*es conteú*o*, c*m foco </line>
<line> na ap*endizagem das criança* </line>
</par>
<par>
<line> *amb*m são discutidas. Neste t*ab*lho focare**s * abo**a*em so*re a* quest*e* da literacia </line>
<line> científi*a que apare*em n*s *CNEI. </line>
<line> A pal*vra "L*tramento" ap*rece sete *ezes no volu*e 3 *o RCNEI, nenhuma delas no </line>
<line> eix* de "Natur**a e Sociedade"; e * p*lavra "literacia" não ap*rece nen**ma vez no volume </line>
<line> *nteiro. A ideia de letramento cient*fico apar*ce nos **jetivos *ara o en*ino d* e**o "Natureza </line>
<line> e Soci*dade", *ons*der*ndo criança* d* q*atro a seis anos: </line>
</par>
<par>
<line> int*ressa*-*e * demonstrar </line>
<line> curiosidade pelo mundo social e natura*, formuland* </line>
</par>
<par>
<line> per*untas, imaginan*o *olu**es *a*a comp*eendê-lo, manifestando opi*iões próprias </line>
<line> sobre os acontec*mento*, buscando *n**r*aç*e* e *onfrontando ideias; </line>
<line> est**ele*er alg*mas rela*ões entre o *odo de v*da car*cterístico de *eu grupo social e </line>
<line> de outro* grupos; </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 19, n.10, art. *4, p. 278-295, out. *022 </line>
<line> ww*4.*sanet.*om.b*/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Letram*nto Científ*co no Ensin* de Ciências: O Que Diz*m os Docu*entos Of*ciais? </line>
<line> 289 </line>
</par>
<par>
<line> estabel*cer algumas relações en*re o *eio ambiente * as fo*mas de vid* qu* al* se </line>
<line> *stabelecem, valorizando su* import*ncia para a *reserva*ão das espéc*es e para a </line>
<line> qu*lidade da vida humana (B*ASIL, 1998, p. 163). </line>
<line> O* obje*ivos anter*ormente apre*entad*s est*o de acordo **m o con*eito de let*amento </line>
<line> p*op**to por S*sseron (2*14), o qual e*tende que o ensi** de Ciências deva est** relacionado </line>
<line> à tomada de decisõe* e com*reensã* crítica *a reali*ad*. *or out*o lado, os obje*i*os *ar* </line>
<line> *rianças entre zero e t*ês *nos, prop*stos no R*NEI, focal*zam princ*palmente a criatividade, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> que não desqual*fica o ca**ter de letramento *ie*tífico, vis*o que ess* dimens*o da </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizagem é um* das **ndiç*es p*ra * inve**igação científica e s**s desdobramentos. </line>
</par>
<par>
<line> O RCN*I sugere q*e os </line>
<line> c**teúd*s relac**nad*s às ciências sejam desenv**vidos por </line>
</par>
<par>
<line> meio de *roj*tos, *oca*os em atividades concretas nas quai* as criança* *articipem a*ivame**e </line>
</par>
<par>
<line> d*s e***as e que man*fes*em suas </line>
<line> aprendizag*n* de múltiplas maneir** (can*ando, </line>
</par>
<par>
<line> **senha*do, brin*a*do, etc.). A contextualização </line>
<line> p** </line>
<line> mei* de músicas, </line>
<line> narrativas, imagens, </line>
</par>
<par>
<line> fil**s t*mb*m é um e*emen*o *mp**tante par* o e*sin* de Ciê*ci*s. À medida *u* o trab*lho </line>
<line> p*dagógico é des**volvido c*m crianças *aiores, int*nsifica-se a e*ploraç*o dos temas. </line>
</par>
<par>
<line> Pod*-se *oli*itar, por exemplo, que os *lunos formu**m </line>
<line> questões, lev***em </line>
<line> hipóteses, </line>
</par>
<par>
<line> const*uam maqu*tes, comparem d**os e socia*i*e* s*as desc*b*rtas, re*l*zem ex*erim*ntos </line>
</par>
<par>
<line> e registrem s*as c**clusõ*s em diferent*s códigos. Todas essas prática* contribuem para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> letra*en*o científico e, confo*me Trive**to e S**va (2012), propo*tas de ens*no d* Ciênci*s </line>
<line> devem se apr*xim*r do f**e* científ*co. </line>
</par>
<par>
<line> A *bord*gem sobre as Ci*ncias Naturais </line>
<line> segue uma con*epç*o sim*lar nos *CNs </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 1997) *ara as sér*es ini*iais do Ens*no Fundame**al, *p*sar d*s termos "l*t*rac*a" </line>
</par>
<par>
<line> e "le*ramento" *ã* apare*ere* </line>
<line> uma única vez em todo o d*cumento. *orém, a proposta de </line>
</par>
<par>
<line> u* letramen*o *ientífico está i**líc*ta l*go na apres*nta*ão do d*cumento (BRASIL, 1*97, </line>
<line> p.15): </line>
<line> Os conceitos e procedime*tos desta área con*ribuem para a ampliação das </line>
</par>
<par>
<line> explicações sobre </line>
<line> os *enôm*nos da n*tureza, para o *nt*ndimento e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> questi*namen*o dos diferentes modos ** nela *ntervir e, ainda, *ara a compreen*ã* </line>
<line> das mai* variadas formas d* uti*izar os recursos n*turais. </line>
</par>
<par>
<line> *a definição anteriormente aprese*tada, está cla** * papel de f*rma*ão crítica </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> ensino de Ciências N*t**ais e de *ujeit** capazes *e compree*dere* * mun*o pós-mode*no </line>
<line> ** sua perspectiva cien*ífic*. Essa concepção de let*amento é *ompatí*el c*m a abordagem </line>
<line> pragmá**ca *o letramento, defendida por Chassot (2003). A afirmação a seguir, ext*aída dos </line>
<line> PCNs (B*ASIL, 1997, p.28), também de*ota a impor*ância dada ao do*ume*to, * autonomia </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, art. 14, p. 278-295, out. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Galeg* </line>
<line> *90 </line>
</par>
<par>
<line> do pensar, um* *as d**en*ões do l*tramento cientí*ic* (TENR**RO-*IEIRA; VIEI*A, </line>
<line> 2013): </line>
</par>
<par>
<line> Se **tenç*o é q*e *s *lun*s s* aprop*ie* d* conhe*imento científico e desenvolvam * </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> autonom*a no pen*ar e no agir, é *mportant* conceber a relação de ensino * ap*endizagem </line>
<line> com* uma *ela*ã* en**e sujeit*s, e* que cada u*, a seu mo*o e com de*erminado pap*l, está </line>
<line> en*olvido n* c*nstrução de u*a compreensão d*s fenô**nos natura*s e suas *ransformações, </line>
<line> na formaçã* d* a*itudes * valores h*manos. </line>
<line> É possível ob**rv*r a car*ct*r*zação feita por T*nr*iro-Vi**ra e V*ei*a (2013), </line>
<line> d*stacando, al*m de **nceitos, a capacid*de de pensame*to e o *ese**olvimento d* atitude* e </line>
<line> *al*res, no se*ui*t* extrat* dos PCNs (*RASIL, 1*97, p. *8): </line>
<line> É impo*tante, no entanto, que o professor t*nha *laro que o e*sino *e C*ê*cias nã* s* re*ume à </line>
<line> *prese*tação de definições científicas, em geral fora do alcance da *o*preen*ão dos al*nos. </line>
<line> Definiç*es são o p*nto de chegada do processo de e**ino, aqu*lo que s* pretende q** * a*uno </line>
<line> com*reenda ao lo*go de s*as investigaç*es, da mesm* forma que conceitos, p*ocedimen*o* e </line>
<line> atitudes também são apr*ndidos. </line>
<line> Tod*s os o*jetivos para o ensino de C*ênci*s no *ns*no Fundamental, propostos nos </line>
<line> PCNs (BRASIL, *997, p. 31), e**li*itam uma propost* de let*amento cie*tífic*, c*mo pode </line>
<line> ser observa*o a se*uir: </line>
</par>
<par>
<line> comp*eend*r a n*tureza </line>
<line> como um **do d*nâ*ico, *endo o *er hu*an* par*e </line>
</par>
<par>
<line> int*grante e agente de tra**formações do mundo em *ue viv*; </line>
</par>
<par>
<line> iden*ificar rel**ões entr* con*e**ment* científi*o, *r**ução d* tecn**ogi* e </line>
</par>
<par>
<line> co*dições de vida, no *undo de ho*e e em su* e*olução *ist*rica; </line>
</par>
<par>
<line> for*u*ar questões, **agnostic*r * pr*por *oluções para problemas reai* a *ar*ir *e </line>
</par>
<par>
<line> elem*ntos das *iên*ias Naturais, col*cando </line>
<line> em *rática c*nceitos, proc*dime*to* e </line>
</par>
<par>
<line> atitudes desen*olvidos no aprend**ado *scolar; </line>
</par>
<par>
<line> saber utilizar conc*it** cien*íficos básicos, </line>
<line> associad*s a e**rgia, matéria, </line>
</par>
<par>
<line> tran*formação, espaço, *empo, sistema, e*uilíbrio e *ida; </line>
<line> sa*er com**nar leitu*as, observações, *xpe*imentaçõ*s, re**str**, etc., para coleta, </line>
<line> or*anizaç*o, co*unicaçã* e disc*s*ão de fa*** * informações; </line>
</par>
<par>
<line> v*lorizar * trab*l*o em gru**, sendo *apaz de a*ão crítica e cooperativa para a </line>
</par>
<par>
<line> construçã* coleti*a do *on**c*mento; </line>
</par>
<par>
<line> compreender * s*úde como bem individual e comum que deve ser promovido pela </line>
<line> ação coleti*a; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> com*r*e*der a te**o*ogia com* me*o </line>
<line> p*r* s*prir neces*idades humanas, </line>
</par>
<par>
<line> distinguindo </line>
<line> usos corretos e nec*ssário* d*queles prejudiciais ao *quilíbrio da </line>
</par>
<par>
<line> *atu**z* e ao homem. </line>
<line> A *res*nça marcante ** verb* "c*mpreender" nos ob**t*v*s den*ta a preocupação c*m </line>
<line> o let*amento cient*fic*. Além dis*o, as fin*lidades da *prendi*agem par* além da mera </line>
<line> reprodução de con*eito* e sua aplicaç*o ** conte*tos sociais reai* também são um *ndício da </line>
<line> presença da ide*a do *etramento cient*fic* no* PCNs. A pr*posta de avalia*ão aprese*ta*a no* </line>
<line> PCNs (BRAS*L, 1*97) *ambém enfoca o letrame*to c*entí*ico, poi* s*gere que a constatação </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na, *. 19, n.1*, a*t. 14, p. 278-295, out. *022 www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *etramento Científi*o no Ensino de C*ências: O Que *izem os *ocumentos Ofici*is? </line>
<line> 291 </line>
</par>
<par>
<line> d* apre*dizagem *os *luno* envolva não s***lesmente re*posta* a uma av*liação esc*ita, mas </line>
<line> também que es*es se*am ca**zes de per*eber *s conceitos em produçõe* soc*ais do cot*d*ano, </line>
<line> ta*s co*o *il*es, mús*cas, textos jorna*í*ticos, desenhos an*mados, *ntre outros. </line>
<line> A análise aq*i ap*esentada *viden*ia a pre*cupação do* document*s oficiai* (RCNEI </line>
<line> e PCN) co* um ensino de Ciências const*uído em u*a p*oposta de let*amento cientí*ico, na </line>
</par>
<par>
<line> qual as Ciências na escola deixam de ter um *aráter meramente reprodu*or de </line>
<line> conceitos </line>
</par>
<par>
<line> historic*mente construídos e torn*m-se </line>
<line> conhecime*t*s indispens*v**s para que o indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> *ompreen*a e supere as cont*a*içõ** existen*es n* mundo pó*-moderno. </line>
<line> 4 CONSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
<line> A *is*óri* *o En*i*o *e ***ncias no Bras** mostr* q*e a construção *o pensa*ento </line>
</par>
<par>
<line> *ientífico * u* </line>
<line> ob**t*vo relati*amente re*e*t* na Ed*caçã* Br*silei*a (BIZZO, *012). M**s </line>
</par>
<par>
<line> re*ente ainda é </line>
<line> um ens**o *e C**ncias volta*o </line>
<line> p*ra L**ra**nto Científico. *m ensino de o </line>
</par>
<par>
<line> C*ê*ci*s </line>
<line> com *oc* no L*tramento depen*e de u*a form*ç*o *ni*ial </line>
<line> de profe*sores que </line>
</par>
<par>
<line> lecionarão conteú*os d* Ciências na Ed*caçã* Básica com foco em estratégias d* ensin* que </line>
<line> poss*bi*item a compreensão das *iê*cias para além dos se*s conceitos (T*IVELATO; </line>
<line> SILVA, 2011). </line>
<line> Um p*sso imp*r*ante para isso é que a* políticas pú*l*cas r*lacionadas ao *urrícu** de </line>
<line> Ci*nc*as prevej*m o *nsin* d*sse *on*eúdo na perspec*i*a d* *etramen** Cie**ífico. Tanto os </line>
<line> *CNEI (BRA*IL, **98) quan*o os PC* (BRASI*, 1997) comportam em sua concepção um </line>
<line> ensino de Ciências com en*oq*e no ***ramen*o Científico. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta* c**side*a*õ*s finai*, sug*rem-se al*umas estratégias de </line>
<line> ensi*o, *o*pa*íveis </line>
</par>
<par>
<line> com a </line>
<line> *oncepção dos RCNEI e d** PCN *u* perm*tam o *etrame*to cie*tífico. Nas </line>
</par>
<par>
<line> proposições a s*g*ir fora* cons*deradas a e*per*ênc*a do *utor com o ens*no *e Ci*ncias e as </line>
<line> *ropost*s d*dáticas de Tri*elato e Silva (20*1) e Carvalho (2**4). </line>
<line> As aulas de C*ências devem se pautar nas discussões sobre os tema* *e ensino bem </line>
</par>
<par>
<line> como na proposi*ão de *ip*teses </line>
<line> não *alaciosas. Uma f*rma de viabi*izar essa </line>
<line> açã* </line>
</par>
<par>
<line> pedagógica é a proposição de *equênci*s inv*stigativas nas quais u* problema é apr**entado </line>
</par>
<par>
<line> ao* alu**s e por meio ** acesso material te*rico e a </line>
<line> obse*vaçõ*s/exp*rime*tações seja </line>
</par>
<par>
<line> p*s*í*el a *ons*rução do conhe*iment*. Por exempl*, a questão pro*lema "Po* que formigas </line>
<line> vi*em em f**migueiros" pode desencade** a o*servaç*o d* formi*ueiros pelos alunos, c*m o </line>
</par>
<par>
<line> registro das ativida*es q*e oco*rem </line>
<line> nel*s, os </line>
<line> elementos que os comp*em, *t*. O* dados </line>
</par>
<par>
<line> obt i dos </line>
<line> individualmente </line>
<line> ou e* pequ*n*s grupos *odem *er socializados com * </line>
<line> classe *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, *. 10, **t. 14, p. 278-*95, out. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. G. C. Galego </line>
<line> 292 </line>
</par>
<par>
<line> **n*ira a causar buscas às recorrências e d*ferenças. A *eitura de text*s sobre o assunt* ou * </line>
<line> exibição d* vídeos s*bre a v*da das fo*m**as p*de auxiliar na sis*ema*ização e uma das </line>
<line> **neiras de se avaliar a comp*een*** cient*f*ca dos alunos sobre *s form*gueir*s seria assistir </line>
</par>
<par>
<line> a filmes como "Vida de Inseto" ou "Forminguinhaz," e pedir q** eles reconheçam a* </line>
</par>
<par>
<line> a*roximaçõe* diferenciaçõe* e </line>
<line> e*tre *s f*rmigueiros *ostrados *os desenh*s e aqueles *ue </line>
</par>
<par>
<line> el*s observaram; e t*mbém estimular os alunos a levantarem hipó*es*s so*re os porquês que </line>
</par>
<par>
<line> l*var** os d*retores </line>
<line> a </line>
<line> prop*rem a* adaptações dos </line>
<line> *ormig*eiros presentes nos </line>
<line> fil**s </line>
</par>
<par>
<line> (for*igas b*pedes e qu* fala*, por exe*plo). </line>
<line> Outra estratégia di**tica é *romover rodas de lei*ura de t*xtos *ientíf*cos nas quais os </line>
<line> alunos leriam col*tivamente esses texto*, em s*guid* debateria* e soci*lizariam os resultad*s </line>
<line> das discussões **m os ***ais grupos. </line>
<line> Uma terceira estratégia d*dática seria a *laboração *e uma *ampanha de prevenç*o de </line>
</par>
<par>
<line> doen*as, sobre o i*p*cto *mbie*tal da </line>
<line> urbanizaçã* ou *utro t*ma em evidência </line>
<line> na reg*ão </line>
</par>
<par>
<line> onde * escol* se *ncont*a, de forma que os *l*nos le*antaria* os </line>
<line> dad*s sobre questã* a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reali**ria* </line>
<line> uma ação de cunho soci*l para minimizá-l* ou </line>
<line> possib**itar *ue outr** pes*oas </line>
</par>
<par>
<line> *ompreenda* * sua dim*nsão, pap** este, d* Ciênc**. </line>
<line> Uma últim* proposta de a*ão seria o *stud* *o meio. Galeg* e* a*. (2012) *pre*entam </line>
<line> um exemplo de *studo de meio, inte*rando Ciências * História, possibilitando que os alunos </line>
<line> do en*i*o fundamental investi*a*sem as causas do desaparecimento de u* vila*e** na r*g*ã* </line>
</par>
<par>
<line> de *ão *os* do Rio Preto, nos anos 4* </line>
<line> d* sé*. XX. </line>
<line> Pa*a isso, os alunos pesquisaram na </line>
</par>
<par>
<line> intern*t i*formações sobre o povoado, e duas da* prováve** causas da ext**ção: uma epi*e*ia </line>
</par>
<par>
<line> de ma*ária e a que*a ec*nômica </line>
<line> do ca*é, na époc*. </line>
<line> Post**iormente, e*es rea*izaram u*a </line>
</par>
<par>
<line> ati*id*de de *ampo *a qual </line>
<line> pude*am entre**star m*radores, des*enden*e* da </line>
<line> população </line>
</par>
<par>
<line> origin*l. T*do o pro*esso f*i registrado *m *logs e </line>
<line> cada etapa **a t*r*inada c*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*ializaç*o dos resultados pelo* grupos. </line>
</par>
<par>
<line> O expost* *c*ma i**i*a qu* são </line>
<line> vi*veis aç**s educativas com o foco n* letramento </line>
</par>
<par>
<line> c*en*ífico, basta ter criativid*de e perce*er * que os aluno* pr*cis*m saber *obre o* conteúdos </line>
</par>
<par>
<line> e de que for*a es*a ap*endiza*em pe*mitirá per*epçã* *ntegr*l dos fe*ômeno* expl*c*dos a </line>
<line> pela *iê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 19, n.10, art. 14, p. 278-295, out. 2022 </line>
<line> ww*4.*sa**t.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> O *etrament* Científico no Ensino de Ciências: O Que D*zem os Docum*n*o* Ofi*iais? </line>
<line> 293 </line>
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<line> R*FERÊNCI** </line>
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