<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 14, p. 278-29*, o*t. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*4
</line>
</par><par>
<line>
O Letramento Científico no Ens*n* de Ciênci*s: O *ue Diz** os Documentos **iciais?
</line>
<line>
The L*teracy in Sc*ence *d*cation: Wh*t the Officia* *ocum*nt of Educ*tio* Say Ab*u*?
</line>
</par><par>
<line>
Luís Gu*tavo da Conceição Ga*eg*
</line>
<line>
Doutor em Genét*** pela Univ*rsidade Estadu*l Paulist* "Júlio de Mes*uita Filho"
</line>
<line>
Profe*so* Associado II/Un*versidad* Fe*eral do T**ângulo *in*iro
</line>
<line>
E-mail: lu*s.**lego@uft*.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: L*í* Gustavo d* Conceição G*lego
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. To*ny Kerley de A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
I*ENE/U*TM - Av. Rand*lf* B*rges Jr., 14*0,
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade, CEP: 38.064-200, Uberaba/MG, B*asil.
</line>
<line>
Artigo rec*b*d* e* 27/*6/202*. Últ**a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
recebid* e* 11/07/*022. Aprova*o em 12/07/**2*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo sistema T*iple R*v*ew: Desk Re**e* a)
</line>
<line>
pe*o Editor-*hefe; e b) Dou**e Blind R*view
</line>
<line>
(av*liação ce*a por *ois avali*dores da *rea).
</line>
<line>
Re*isão: Gram**ical, Norm*tiva e de Forma*açã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *etramento Científi*o *o Ensin* de Ciên**as: O Qu* Dizem os Documentos O*iciai*?
</line>
<line>
*79
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O ensino de Ciên*ias no Br*sil adquiriu significat*va imp*r*ância a pa*tir dos an*s 70 * s*fre*
</line>
<line>
grande influ*ncia do Método Cientí*ico, a pont* de e*s* ser co*siderado uma Metodo*ogia
</line>
</par><par>
<line>
para o *ns**o
</line>
<line>
de Ciê*cias. M*dança* h*stór*cas interferiram *ant* na concepção de *iência
</line>
</par><par>
<line>
como na ma*e**a c*mo ela é en*inada, deslo*and* a perspecti*a da ciênci*-produto
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
ciência-proces*o. E*sa* mudanças provocaram a perce*ção do *nsi*o de Ciências em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
perspe*tiva de Let*ame*to Cientí*ico, de forma que o ensino de ciê*cias supe** a tradicional
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva
</line>
<line>
co*t**di*ta e perm**a qu* os *u**itos
</line>
<line>
que a*rende* ciência *ercebam as
</line>
</par><par>
<line>
c*n*radiçõ*s que essa construção cul*u*a* carrega con*igo. A concepção *o **s*n* *e Ciências
</line>
</par><par>
<line>
co* enfoque no Letram*nt* Cien*ífico es*á present* em dois *ocumentos
</line>
<line>
que tratam da
</line>
</par><par>
<line>
questão do
</line>
<line>
cur**culo: o Referenc*al Curricular Nacional p*r* a Educaç*o Infanti* e *s
</line>
</par><par>
<line>
*arâmetros Curriculares Naci*nais. Est* t*abalho apresenta es*as ques*õ*s e propõe, ainda,
</line>
</par><par>
<line>
algumas a*ões *idáticas p*ra * letrament* científic* na educ*ç*o b**ica, *a*s **mo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inv*sti*a**o ci*ntí*i*a e o e*tudo *o meio.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*r**-chave: L*trame*to Cien**f*co. Ensino d* Ciências. RCNEI. PCN
</line>
</par><par>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
Science education in Brazil has *cquired significant impor*ance from 70s
</line>
<line>
and it was greatly
</line>
</par><par>
<line>
in*luenc*d by Scientific Metho*, and this M*tho* was co*s*dere* a Science Teaching
</line>
</par><par>
<line>
Met**dol*gy. Histori*al changes in*erfered as in
</line>
<line>
the science
</line>
<line>
conception a* *n the way
</line>
<line>
ho w
</line>
</par><par>
<line>
scien*e is
</line>
<line>
taught, shifting *or sci*nce-product to sci*nce-process perspective. Thes* change*
</line>
</par><par>
<line>
led *o the science educatio* percep*ion in a sci*ntific lit*racy *ersp*ctive, *o
</line>
<line>
that teaching
</line>
</par><par>
<line>
scienc* overcame the tradi*io*al pedagogy a*d metaphysic way and *llowing tha* individuals
</line>
</par><par>
<line>
l*arn and
</line>
<line>
unders*and sciences in its **ntradiction*. The scientif*c literacy conceptio* i*
</line>
</par><par>
<line>
prese*t*d in the official docu*ents of ed*cation, the Refere*cia* C**ricular Nacion*l para *
</line>
<line>
Educação *nfanti* and the Parâmetros Cur*ic*l*res *acionais. *his paper discus*ed *hese
</line>
</par><par>
<line>
*ssues and al*o p*opos*s some te*ch*ng actions that **lows the
</line>
<line>
**velopment of s*i*ntific
</line>
</par><par>
<line>
lit*rac* in **sic education, su*h *s scientific research an* the study of *he environme*t.
</line>
<line>
Keywor*s: Literacy. *ci*nce *ducat*on. RCNEI. PCN
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 10, ar*. 14, p. 2*8-2*5, ou*. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C. Galego
</line>
<line>
*8*
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*ODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O ensino *e Ciência*, no Bras*l, só começ*u a ser obrigatório em t*do o nível
</line>
<line>
f*ndament*l a partir de 1971 (BRASI*, *997). No iníci*, o ensino *esse componente
</line>
<line>
curricular era pau*ado na tran*missã* *e c*nteúdos, bem ao* moldes ** *edago*ia tradi*ional.
</line>
</par><par>
<line>
Aos
</line>
<line>
poucos, e*sino *e *iência*, p*r i*flu*ncia *a *scola nova, passou a ter um caráte* o
</line>
</par><par>
<line>
formativo e
</line>
<line>
p**tado no empirism*, com a utiliz*ção *ntens**a *e aulas prá*icas de na*ureza
</line>
</par><par>
<line>
experime*ta*, sendo a experimentação ta*bém *ncorpo*ada nos curs*s de formaç** de
</line>
<line>
prof*ssores d* ciênc*as. É um período caracterizado p*la inc**poração do m*todo c*e***f*c*
</line>
<line>
ao sa*e* pedag*gico e à rede*cob*rt* *e experime*tações científicas clássicas, *as *in*a com
</line>
<line>
uma perspectiva mais re*rodutora do *ue implementadora de *o*he*ime*tos (TRIVEL*TO;
</line>
<line>
*ILV*, 2**2).
</line>
</par><par>
<line>
Mudanças his*ó*icas dilaceraram a i*eia progressista, ne*tr* e *ngênua *a ci*ncia,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
que**õe* s*bre o desen*o*vimento científi*o e t*****ógico f*ram incorporadas ao cu*rículo.
</line>
</par><par>
<line>
Com isso, a importância de se ens**ar
</line>
<line>
ciência* *a*bém rec*be uma no*a c*rac*e**zação,
</line>
</par><par>
<line>
*o*forme é **ssível obs*rvar na citação a segu*r:
</line>
<line>
Mostrar a **ên*i* com* um conhecimento q*e colabor* para * compreensã* *o
</line>
<line>
mundo e sua* transforma*ões, para re*onh*ce* o *om*m como parte do u**v*rso e
</line>
<line>
como indi*í**o, é a met* que s* pro*õe para * ensi** d* área na esc**a
</line>
<line>
fund**ental. A apropriação *e seus c*nc*itos e pro*edimentos pode *ontribuir *ara
</line>
<line>
o questi*n*me*to d* que se vê * ouve, *ara a ampliaç** d** explic*ções acerca dos
</line>
<line>
fe*ômeno* da n*tureza, par* a comp*e*ns** e val*ração dos modos de int*rvi* na
</line>
</par><par>
<line>
natureza e d*
</line>
<line>
u*ili*ar se** recursos, p*ra a co**reen**o dos rec*r*os *e*nológicos
</line>
</par><par>
<line>
que reali*am essas mediaçõ**, p*ra a r*fl*xão *ob*e questões é*ic*s i*plíci*as n**
</line>
<line>
*elações *ntre Ciênc*a, So*iedade e Tecnologia (BRASIL, 1997, p.21-22).
</line>
<line>
O Refere*cial *urricular para a Educação In*antil (BRASIL, 1998) tam*ém propõe o
</line>
<line>
desenvolv*mento do* conteúdos de ciên*ia* *or meio *e *rojet*s. Há a su*estão de *m
</line>
</par><par>
<line>
t*a*a*ho co*struído *a lu*i*idad* e no contato dire*o com natureza, *m ati**dade* *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
obs**vação d* a*imais,
</line>
<line>
c*ltivo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
cuidado c*m p*ant*s. A* expr*ss*es corporais devem ser
</line>
</par><par>
<line>
valoriza*as e * *r*balho pedagógi*o *eve ocorr** de forma integra*a, sendo os co*teúdos de
</line>
<line>
ensin* *esenvo*vi*o* com e*sa pers*ec*i*a. O ensi*o deve ser ancorad* nas sig**ficaçõ** que
</line>
<line>
a*ueles cont*ú*os podem *er para as c*ianças, e n*nc* nos conte*dos pelo* cont*ú*o*.
</line>
</par><par>
<line>
Outro cu*dado no ens*no
</line>
<line>
de *iências é relativo às concepç*es sobre ess*
</line>
</par><par>
<line>
co*hec*men*o que pode* ser
</line>
<line>
ve*cula*as em uma sala de aula, tais
</line>
<line>
como as se*e *istorções
</line>
</par><par>
<line>
ap*ntadas
</line>
<line>
por Gil-Pé*ez et a*. (*001), q*e incluem desde *erc*pções **gênuas sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
con*eci*ento ci**tífico, sua u*ilização n* manutenção de *r*conceitos e *onc*p**es
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.10, a*t. 14, p. 278-29*, out. 2*22 *ww4.*sanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Le*ramento Cientí*ico no E*sino *e Ciên*i**: O Que Dizem os Documentos Oficiais?
</line>
<line>
281
</line>
</par><par>
<line>
redu*ionistas *obre ciê*cias, * que poder*a *nvi*bilizar p*áticas *o e*sino ** Ciê*cias que
</line>
<line>
pos*ibil*ta* * desen*o*vimento d* Le*ramento Científico.
</line>
<line>
Tenreiro-Vieira e Vieira (**1*) apresent*m *m con*eito de letramento *ientífico, qu*
</line>
<line>
os au*o*es d**o*inam literacia, **e é * desenvol**m*nt* d* pensame*to c*í*ico *or me*o das
</line>
<line>
dim*nsões *ONTEÚDO DE ENSINO, CAP*CIDADE DE PENS*MENTO, AT*TUDES E
</line>
<line>
VALOR*S, que poss*bilitam *o apren**nte decodifica* tex*os científ*cos para além de s*a
</line>
<line>
dimensão s*perfi**al.
</line>
<line>
A alfabetização científica, e seu letramento, também **de se* def*nid*, segundo
</line>
</par><par>
<line>
Chassot (2003), como o
</line>
<line>
d*mínio *e conhecimentos de natureza cientí*ico-*ec*oló*ica
</line>
</par><par>
<line>
*ecessár*os para o cidadão ** seu d**-*-dia. Nor*is e Phillips (**03) *mpliam a con*epção de
</line>
<line>
Cha*sot (2003) e apres*ntam diferente* significa*os pa*a o ensino, e con*equente l*tra*ento
</line>
</par><par>
<line>
em Ciên*ias. Dentre *les, é possível d*stacar o
</line>
<line>
*onh*cimento sobre o cont*údo cie*tí**co
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
distin*ui* ciência de nã* ciê*cia,
</line>
<line>
as aplicações d**se conhecimento, a au*on*mia em se
</line>
</par><par>
<line>
aprender ciênc*as e de *e pensar *ie*tificamente p*ra *olucionar problemas e a capacid*de de
</line>
<line>
e*ten*e* a nat**eza da *i*nc*a e de suas re**ções com a cultura e su*s l*mitações.
</line>
<line>
Santos (2007, *. 4*9), afirma que:
</line>
<line>
Consider** a *l*abetizaç** e o let*amento como do*ín*os difer*ntes da edu*ação
</line>
<line>
*ientífica, mais do que ser uma discussão semântica, evoc* pr*cess*s esco*a*es que
</line>
<line>
bu*qu*m formas de contex*ualiza**o do conheciment* c*entíf*co em que os al*nos o
</line>
<line>
incor*orem c*mo um bem *ultural que seja m*bil*z*do *m sua prátic* s*cial. Ao
</line>
</par><par>
<line>
a*otar uma nova
</line>
<line>
termino*ogia ainda não conhecid* pe*os p*of*ssores, bus*a-se
</line>
</par><par>
<line>
desta*ar qu* se trata de uma concep*ão d* educação científi*a p*r meio de u*o
</line>
<line>
s*cial.
</line>
<line>
As ciências correspo*dem a u* aspecto da cultura marcado por pro*essos de produ*ã*
</line>
</par><par>
<line>
de *onhecimentos
</line>
<line>
si*te*atizados *el* método cientí*ico e **s**dos em evidências
</line>
</par><par>
<line>
observáv*is, inferidas a p*rtir de outras e induzidas em la*or*tório (ZA*CUL, 2008). As
</line>
<line>
sociedades contempo*âneas o*gan*zam-se s**rem*neira em *o*no do co*he*ime*to científ*co
</line>
</par><par>
<line>
e com*r*en*ê-lo * uma
</line>
<line>
condição nec*ssária
</line>
<line>
para a fo*mação
</line>
<line>
de um cidadão crític*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*efl*xivo. Ne*se s*ntid*, para a co*strução *e *ma sociedade mais justa, é fundam*nt*l
</line>
</par><par>
<line>
*ese*volver
</line>
<line>
competê*cias e habili*ad*s
</line>
<line>
*m c*ian*as d* *ns*no
</line>
<line>
fundam*nta*, relativas ao
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento científico, de fo**a que esse* sujeitos cons*gam ***erpreta* a r*alidade que os
</line>
<line>
cerc*, e compr*endam os vi*ses *olí*ic*s que pe*meia* o conhecimento ci*ntífico. Nessa
</line>
</par><par>
<line>
persp*ctiva, o *etram*nto
</line>
<line>
científico const*tui uma habilidade essencia* para a for*ação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cidadão, po*s essa compet*nci*
</line>
<line>
per*ite *o sujeito c**preender o mun*o tecnológico-
</line>
</par><par>
</page><line>
científi*o no qual es** ins*rido e pe*ceber as co*tr*dições *ue esse *undo apresenta.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 10, ar*. 1*, *. 27*-295, *ut. 20** www4.fsanet.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C. Galego
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, estudos *ue tenham como obje*ivos compre*nder como é *ossível
</line>
<line>
dese*v*lver o let*amen** cient*f*co, o qu* os documentos oficiais *r*t** **bre e*se assunto e
</line>
</par><par>
<line>
qual me*odolog*a p*rmitiria esse letr*ment* s*o
</line>
<line>
fundamentais para o pro*es*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
eman*ip**ão d* sujeito. O objetivo dest* text* é, *ortanto, discutir as d*feren*es co*cepções
</line>
<line>
do l*t*am**to ci*ntí*ico no Ensino Fundamental, assim como c*mpar*r as concepçõ*s do
</line>
</par><par>
<line>
le*ramento
</line>
<line>
cient**ic* presentes na l*teratura sobre * tema com aquelas apresenta*as
</line>
<line>
no*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
permitira* localiz*r, *os ban*os de dados de
</line>
<line>
ar*igos científicos, publicações sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
letr*ment* cient*fic* e seus desdo*ramento*. Al*uns dos descritores *sados foram:
</line>
<line>
LETRAMENTO C*ENT**ICO, LITERAC*A, LE*RAME*TO *A*A *S CI*N*IAS,
</line>
<line>
PENSAMEN*O CIENTÍFICO, **ICIAÇ*O À(S) **ÊNCIA(S), APRE*DIZAGEM D*
</line>
<line>
CIÊNCIAS. També* foram r*aliza*as buscas utilizando conju*ç** dos descr*tores
</line>
<line>
*nterior*ente *i*ados com outros do tipo EDUCA*ÃO ***ANTIL, INFÂNCIA, CRIA*ÇA,
</line>
<line>
ENSINO FUNDAMENT*L. *s sítios *e busca *e arti*o* *ie*tíficos *ue fora* pesquisados
</line>
<line>
*oram * **ielo (ht*p://www.scielo.com), o Go*gle Acad*mico (http://schol*r.goog*e.**m.br),
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
Periódicos
</line>
<line>
*APES
</line>
<line>
(h*t*://www.periodicos.*apes.go*.br)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
PubM*d
</line>
</par><par>
<line>
(http://www.ncbi.nlm.*ih.gov/pubmed).
</line>
<line>
Após a seleção *o material, a leitura e ficha*ento do mesmo se*uiu a me*odolog*a
</line>
</par><par>
<line>
pr*posta por Lima * Miot* (2*07),
</line>
<line>
para a *ealização da Pesquis* B*bliogr*fica. * re*ultado
</line>
</par><par>
<line>
dessa pes*uisa ofereceu os ar*ument*s teóric*s q*e permitem interpreta* os docum*ntos
</line>
<line>
*u*ricular*s vige*tes *o Brasil para a Educaçã* I*fa*til e para * Ensi*o Fund*mental bem
</line>
</par><par>
<line>
como para forn*ce* o arcabouço *e*rico *ara a
</line>
<line>
pr*po*içã* das intervenções p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvime*to do Letramen*o/Literacia Cien*íficos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Os Parâ*e*ros Curricular*s Nacionais *e Ci*ncias Natu*ais - P**s (BRASIL, 1997)
</line>
<line>
e os Referen*iais Curri*ulare* *acio*ais para a Educ*ção Infantil - R*NEI (BRASIL, 1998)
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.10, art. 14, p. 278-*95, out. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Letram**to C**ntífico no Ensino de Ci*nc**s: O Qu* Dizem os Documentos Oficiais?
</line>
<line>
283
</line>
</par><par>
<line>
também foram investigados por mei* de *e*qui*a documental, c*n*orme suge*ido *or Marigo
</line>
<line>
e Braga (2011).
</line>
<line>
3 RESULTADO* E DISCUSSÃO
</line>
<line>
3.1 Historicidade *o Ensi*o *e *iências
</line>
</par><par>
<line>
A c*mp*eensão da história
</line>
<line>
*a ciência po** permiti* a *onstrução
</line>
<line>
*e apr**dizagens
</line>
</par><par>
<line>
sobre essa *r*a do conhecimento
</line>
<line>
humano, *esd* que sejam respeitados
</line>
<line>
os c*ntex*os de
</line>
</par><par>
<line>
pr*dução d*sse conhecimento e sua abrangência e atualidade, respeitando as poss*veis
</line>
<line>
particularid*des (BIZ*O, 2*12). Nes*e **nt*do, c*mo o ensino de Ciências, no Brasil, s*
</line>
<line>
orga*izou ao lon*o de *ua *i*tória?
</line>
</par><par>
<line>
Uma
</line>
<line>
metodologia espec*ali*a*a n* ensi** de *iências come*ou a s* *onfigu*ar
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
iní*io *os ano* 70 (BIZZO, 2012). De fato, o e*s**o de Ciências no B*asi* só começou * ser
</line>
<line>
obrigatório em todo o *ív*l f*ndamental a partir de 1*71 (BRASIL, *997; TRIVEL*TO;
</line>
<line>
SILVA, 2012). É um período carac*eriz*do pel* tra*smissão de co**eúdos e p*la i*corporação
</line>
<line>
do *étodo científi*o ao saber ped*gógico * da redes**berta de e*perimentações cien*ífic*s
</line>
<line>
c*á*sica*, ma* ainda com uma pers*ectiva **is re*roduto** do que implemen*ad*ra d*
</line>
<line>
co*heci*ent*s. A c*ncepção e*a de *m ensino de Ciê*cia* conteudista e *et*físico, bastant*
</line>
<line>
coerente *om o contexto *o*itivista da Di*adura Militar que g*verno* o Brasil nos ano* 70.
</line>
<line>
As marcas dessa co**epção a*nda e**am nas aula* de Ci*nci*s e na f*rmação de p*ofe*sor*s
</line>
<line>
de Ciências e Biolo*i*.
</line>
<line>
Sob*e in**uênc*a d* Esc*la Nova, hou*e um* preoc**ação, p*lo menos teó*ica, co*
</line>
</par><par>
<line>
um en*i** de Ciências que t***ém po*sibilita**e a formaçã*
</line>
<line>
para as Ciências e n*o a mer*
</line>
</par><par>
<line>
re*r*dução d* c**teúdos (DE*IZOICOV;
</line>
<line>
A*GOTTI; PERN*MBUCO, 2002). Nesse
</line>
</par><par>
<line>
contexto, fo*am int*oduzidas **las ex*er*mentais (práticas) c*ja fu*ção e*a a ilustraçã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*onceito e a mimese *eramente reprodu**va do Método Cientí*ico (BRAS*L, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
.
</line>
<line>
* influênc*a do Método Cien*ífico nas aulas ** Ciências foi t*o int*n** que *u*a**e
</line>
</par><par>
<line>
mu*to t***o utilizou-se o Mé*odo Científico
</line>
<line>
como Met**ologia para o En*ino de Ciênci*s
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 1*97). O obj*tivo
</line>
<line>
do ensi*o de Ciências era a formaç*o de cientist**
</line>
</par><par>
<line>
(TRIVELATO; SILVA, 2011). M*danças históricas dilac*rar** a ideia *rogressista, neutra *
</line>
</par><par>
<line>
ingênua
</line>
<line>
da
</line>
<line>
ciência, e que*tões sobre o des*nvo*viment*
</line>
<line>
científico e te*n**ógico foram
</line>
</par><par>
</page><line>
*ncorporadas ao currí*ulo. A tendência conhecida como Ciência, Tecnolog*a * Sociedade
</line>
<line>
(CTS) f*i incorporad* *o *ns*no de **ências a partir dos an*s 8* (TRIVELATO; SILVA,
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 19, n. 10, ar*. 14, p. 278-*9*, out. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C. Galego
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
20*1).
</line>
<line>
*om isso, a i*portância de ** ensin** c*ências també* recebe uma nova
</line>
</par><par>
<line>
caracter*z*ção. *rasil**ik (2000) sintetiza as mudanças o*orr*das no
</line>
<line>
*nsin* de Ciê**i*s e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sua relação com o contexto
</line>
<line>
históri*o (*UADRO 1). A a*tora a*i*ma, ainda, *u* diversos
</line>
</par><par>
<line>
*ovimentos p*ralelos c*m foco na r*novação do ensino de C*ênc*** *ulminar*m em uma
</line>
</par><par>
<line>
mudan*a da
</line>
<line>
*on*epção da Ciência como *rodut*,
</line>
<line>
*ara uma compreensão da Ciênc*a como
</line>
</par><par>
<line>
processo.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - R**ação en*re o con**x*o *istórico e as *oncepçõ*s do en*i*o d* C*ências.
</line>
<line>
A**ptado de Krasil*hi*k (2000)
</line>
</par><par>
<line>
TE*DÊNCIAS NO ENSINO
</line>
<line>
1970
</line>
<line>
1980
</line>
<line>
1*90-2*00
</line>
</par><par>
<line>
Sit*a*ão *undial
</line>
<line>
Guerra Fr*a
</line>
<line>
*uerra Tecn*lógica
</line>
<line>
Globa**zação
</line>
</par><par>
<line>
O*jetivo d* **sino
</line>
<line>
>Formar e*i** >Pro**ama* rígidos
</line>
<line>
>Formar c*da*ão- trabalha*or >Propostas c*rriculares estaduais
</line>
<line>
>For**r cidad*o- *rab*lh*dor-estudante >Parâmetros Cu*riculares Federais
</line>
</par><par>
<line>
Concepção d* C*ências
</line>
<line>
>At*vidade neu*ra
</line>
<line>
>Evolução hi*tórica >Pens**ento lógico- crí*ico
</line>
<line>
>Atividades c*m i*plic*ções profissionais
</line>
</par><par>
<line>
Institui*õ*s promotoras das reformas
</line>
<line>
>Projetos cu*ricul*res >Associaçõ*s **ofissionais
</line>
<line>
>C*nt*os de C**n*ia, Univer*idades
</line>
<line>
>U*iversidad*s e asso**açõ*s *rofissionai*
</line>
</par><par>
<line>
Mod*li*ades didáticas rec**endadas
</line>
<line>
>Aulas prá*icas
</line>
<line>
>Projetos e D*scussões
</line>
<line>
>Jog*s: exerc*ci*s no computa*or
</line>
</par><par>
<line>
A c*mpreensão do con*ec*mento científico no cenário *tual é c*ndição para que o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito entenda e esteja aju*ta*o à* condições que mundo pós-moderno impõe, pois, *aso o
</line>
</par><par>
<line>
contr*rio,
</line>
<line>
ess* *ndivíduo terá dificuldad*s d* compreender u* t*lejo*na*, entender *s
</line>
</par><par>
<line>
mudan*as que as reco*e*dações mé**cas p*ssam ao lon*o do tempo, a *r*ticid*de d* uso da
</line>
<line>
terminolo*ia em propa*andas e outr*s fo*mas de comunicação (BIZZO, 2012).
</line>
<line>
Qual a conc*pçã* de Ciência que se desenvolveu ao longo da his*ória e fav*r*ce um
</line>
<line>
ens*n* de Ciênc*as construíd* no Letrame**o Cientí*i*o? As c*ncepções de C*ência e seu
</line>
<line>
le*ramento *erão o foco da próxima seção.
</line>
<line>
*.2 Ciências, Concep*ões * Li*eracia
</line>
<line>
A descrição d* histór*a d* en*in* de Ciências denota que difer*n*es *oncepçõ*s sobre
</line>
</par><par>
<line>
esse construto *ult*ral *u*ano permeou a* pr*ticas
</line>
<line>
pe*agógic**. Mas qual * c*ncepção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*ência presente em uma **ática educa*iva voltada pa*a o Let*ame*to Científico?
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 19, n.*0, ar*. 14, p. 278-295, out. *022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *e***ment* Cie*t*fico *o Ensino de Ciênci*s: O Que *izem os Documentos Oficiais?
</line>
<line>
285
</line>
</par><par>
<line>
A ciência é c*nstr*íd* e
</line>
<line>
apresenta prá*icas su*tentad*s pe*o c*mpartilhamento de
</line>
</par><par>
<line>
c*enças, *egras e linguagens próprias, o que a cara*teriza como uma forma de
</line>
<line>
cultur*
</line>
</par><par>
<line>
(CAPE**I,
</line>
<line>
2004). Ademais, Trivelato e Silv* (2012) afirmam que a
</line>
<line>
ciência procura
</line>
</par><par>
<line>
explicações sis*emáticas para *s fato*
</line>
<line>
e fe*ômen** po* mei* *e observ*ções
</line>
<line>
e/ou
</line>
</par><par>
<line>
e*perimentos, necessita da confirmação e
</line>
<line>
validação de outr*s cientistas * * um pr*cesso
</line>
</par><par>
<line>
social. P*r ser a ciência cultura e prática s*cial, e** pode ser en*inad* em amb**ntes *ormais e
</line>
<line>
não formai*.
</line>
<line>
O ensino de Ci*ncias na educação básica depe*** da concepçã* *ue se constrói acerca
</line>
</par><par>
<line>
dess* c*nheci*ento hum*no. *izzo (2012) apresenta
</line>
<line>
trê* possíveis concepções de Ciência
</line>
</par><par>
<line>
*elativas *o seu **sino: uma maneir*
</line>
<line>
de se conhecer o mundo e o seu func*onamento,
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento conf*ável construíd* e v**idado pela com*nidade científica ou *m disc*rso q*e
</line>
<line>
uma d*terminada sociedade co*s*rói para refletir sob*e questões de um tempo sem
</line>
<line>
nece*sa*iamente exp*icar o m*ndo como ele é. As duas *ri**iras ress*lt*m o poder pr*ditiv*
</line>
</par><par>
<line>
das ciências, apesar da seg*n*a
</line>
<line>
i*cluir *ha*cela necess*ria de uma comunid**e co*o *
</line>
</par><par>
<line>
condição n*ces*ária, enquan*o a terceira prioriza * car*ter relativo * subje*i*o das ciências
</line>
<line>
natura*s (BI*ZO, 2012).
</line>
<line>
O desenvolvimento das *ulas *e C*ências, n*sse sentido, *epende de qual *on*epç*o
</line>
<line>
o profess*r i*c*rpor* à sua prática. As duas primeir*s c*nce*ções *n*icadas *or Bizzo (201*)
</line>
<line>
apontam p*ra um ens*n* de argumen**s científicos *ara desenvolver o e*tendiment* sob** as
</line>
<line>
Ciências, enquanto a úl*ima indi** uma apren*i*ag*m de Ciê*c*as v*ltada para a téc*ica e a
</line>
<line>
memorização, visto que essa conc*pçã* está fortemente ligad* ** sen*ido i*ustrativo da
</line>
<line>
Ci*n*ia.
</line>
<line>
*ara Bizzo (2012, p. 151):
</line>
<line>
Existem diversas maneira* d* desenvolver o entendiment* da ciência, m*s a de*esa
</line>
<line>
*e sua pura e simples memor*zação *eriv* da convi*ção de *ue não há ne*hum*
</line>
<line>
*anta*em real *m *nt*n*ê-la em *ua pr*fund*dade, mesmo nos conceit** mais
</line>
<line>
s*m*les.
</line>
<line>
Flick e Le*erman (20*4) afirmam qu* os estudan*es deveriam aprender ciên*ias em
</line>
<line>
c*nte*tos conc*etos, t*nd* como foco *ue o conhecimen*o científico é inacab*do, ba*eado em
</line>
<line>
*rovas empírica*, subjetivo, dependente do *ontext* *ultu*al e *ocial e construí** por meio de
</line>
<line>
inferências, imagin*ção e c*i*tividade. O aprendizado ** ciências dev*ria ser direcionado não
</line>
<line>
somente para o conh*cimento me**nico de suas te*ri**, mas também pensa*do em uma
</line>
</par><par>
<line>
práti*a *lf*be**za*ora, d* for*a qu*
</line>
<line>
os alun*s pud**sem compr*e*de* os conhecimen*os
</line>
</par><par>
<line>
*ien*íficos à
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 10, art. 1*, p. 278-295, out. *022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. C. Galego
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
<line>
sua v*l*a e os adventos tecno*ó*icos fr*tos desse *onhecime*to, al** de t*ma*em d*c**ões a
</line>
</par><par>
<line>
respeito das
</line>
<line>
*onsequências que * Ciência e a Te*nologi* podem prov**ar em suas vidas
</line>
</par><par>
<line>
(SASSERON, 2*14). Ne*se se*tido, a *lfab*tização científic* "s*gnifica ofer**er condiçõ*s
</line>
<line>
p*ra que (os alun*s) po*s*m to**r deci*ões conscientes sobre os proble*as de sua vida * da
</line>
</par><par>
<line>
soc*e*a*e relacionados *onh**im*ntos científicos" (SASSERON, 2014, *5), e pode ser
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
art*culada em três e**os est*uturantes, c*nf*rme a proposta *a aut*ra, que d*vem ser
</line>
</par><par>
<line>
consider*do* ao se propor um* prát**a co* enfoque
</line>
<line>
*a alfabet*zaçã* *ien*ífica:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compree*são básica de t**mos, conhec*mentos e conceitos científic*s; comp*ee*são d* a
</line>
</par><par>
<line>
natureza *as c*ências e dos *atores étic*s e políticos que c*rcundam *ua prá*ic*; *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
entendimento d*s r**açõe* existentes en**e ciência, tec*ologia, sociedade e me*o ambi*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Gil-P*rez et al. (200*; 2005) apre*entam alg*mas visões d*stor*id*s que *odem li*ita*
</line>
</par><par>
<line>
* alf*b*ti*ação cien*ífi*a e devem ser s*peradas,
</line>
<line>
tais como
</line>
<line>
uma visão rígida e empi*ista *a
</line>
</par><par>
<line>
ciência, desvinculada da his*óri* * *o contexto da *rodução do conhecimento, com
</line>
</par><par>
<line>
características de desenvolv*mento linea* e, sob*etud*, a *er*pectiva analí*ica sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*intét**a, que p*rpetu* a fra*mentação dos conheciment*s. San*os (2007, p. **9) afirma que:
</line>
</par><par>
<line>
Consider*r a al*abetizaçã* e o *etramento como domín*os diferente* da e*ucaç*o
</line>
<line>
científica, mais *o *ue ser uma discussão s*mânt*ca, evoca pro*essos escola**s que
</line>
<line>
busquem formas de con**xtu*lização do *onh*cimento *ientífico *m que os alunos *
</line>
<line>
i*corpor*m c*mo um bem cultu*al q*e s*j* mo*ilizado em *ua prátic* so*ial. *o
</line>
</par><par>
<line>
adot*r u*a *ova terminologia ainda não conhecid* pe**s
</line>
<line>
pr*f*ssores, busca-se
</line>
</par><par>
<line>
d*stacar qu* se trat* de uma concepção de educação científica por *eio de uso
</line>
<line>
social.
</line>
</par><par>
<line>
Pr*ticas de Letramen*o Científi*o, *amb*m
</line>
<line>
*hamado de Liter**ia C*en*ífi*a, são
</line>
</par><par>
<line>
necessá*ias *ara a co**trução ** u*a alfabetização científica. O termo literacia,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
let**mento, é ass*ciad* à "capac*dade de ler e es*rever o co*he*ime**o humano
</line>
</par><par>
<line>
*istemat**ado" (BRANSCOMB, 1981, p.5) e pode s*r aplicado a diver*as áreas da cultura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*a pr*d*ção de sa*eres, e está relacionado també* * a*rendi*agem * * educação
</line>
<line>
(*ARVA*HO, 2009).
</line>
<line>
O concei** *e l*teraci* po*e ser a*licado a qualq*er ár** do saber *umano. De acord*
</line>
</par><par>
<line>
com **nre*r*-Vie*ra e Vieira (2013), o letramento cien*ífi*o p*rm*te o des**v**v*mento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pensame*to crítico por me*o
</line>
<line>
** *r*s *imensõ*s: O Cont*údo De Ensino; A Capa*idade De
</line>
</par><par>
<line>
Pens*me*to; E As Atitudes E Valores. O
</line>
<line>
desen*olvimento dessas di*ensões permite
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*co*ificação pro*unda de textos cie*tíficos. Cha*sot (20*3) identif**a também uma di*e*são
</line>
</par><par>
<line>
p*agm*tica do let**m*nto na qual o
</line>
<line>
*ndivíduo d*sen*o*ve * domínio d* *onheci*entos de
</line>
</par><par>
</page><line>
*at*reza científ*co-tecno*ógi*a ne*essário* para o cidadão em seu dia-a-*ia.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.1*, ar*. 14, p. 278-*95, out. 2022 www*.fsane*.com.br/*ev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Letr*mento Ci**tífico n* Ensino de Ci*ncias: O Que Dizem os Docu*en*os Ofici*is?
</line>
<line>
287
</line>
</par><par>
<line>
*orris * Phi*lips (2003), *or s*a vez, afirm*m qu* o let*a*ent* c**nt*fico *e**ite: *m
</line>
</par><par>
<line>
real ent**di*ento sobre o conheci*e*to
</line>
<line>
do con**údo ci*ntífi** e distinguir ciênci* de
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
ciên*ia; as aplic*ções desse conh*cim**to; a autonomia em se aprender ciênci*s e ** se
</line>
</par><par>
<line>
pensar
</line>
<line>
cient*ficam*nte para *olucionar p*oblemas; e a capacidade de **t*nder a nat*reza da
</line>
</par><par>
<line>
ciênc*a e de suas rela*ões co* a cultura e suas limi*ações. A *e*omi*ação do termo varia
</line>
<line>
entr* a or*gem g*ográfic* e as l*ngu*s, con*orme apontado po* Carvalho (2009): *a Fra*ça,
</line>
<line>
"cultura ci*n*ífi*a" (la culture s*ie*tifique); nos Est*dos Un**o*, *iteracia científi*a (scientific
</line>
<line>
lite*acy); e, *a Grã-*retanha, compreensão p*blic* da ciência (public unde*standing of
</line>
<line>
scie*c*).
</line>
<line>
O Letramen*o Ci*ntífi*o é u*a compet*ncia rela*ionada ao pensame*to científico, que
</line>
<line>
é fund*ment*l para a formação *e um cidadão crítico * que entenda * d*nâmica *a soc*edade
</line>
</par><par>
<line>
co*tempo*ânea (BRASIL, 1*97). Triv*lato e Si*va (2012) afirmam qu*
</line>
<line>
as pr*posta*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação cien*ífica devem ap**ximar o seu ensino *o fazer científico. Des*a for*a, aç*es
</line>
<line>
nesse sentido podem propiciar o letramento científico e a form*ção cid*dã dos no*s*s alunos
</line>
</par><par>
<line>
e a compreensão *rí*ica de i*formaç*es que *ã*
</line>
<line>
veicul**as em diferen*es meios. D* f*to,
</line>
</par><par>
<line>
Bizzo (*012, p. 153) ressa*ta que "[...]existe uma cultu** co*um *odos os a
</line>
<line>
povos , *
</line>
<line>
*ual
</line>
</par><par>
<line>
todos deve* ter ace*so a *im de co*preender o mundo atual e p*der *tuar *o*re el*. E*sa *
</line>
<line>
uma das funções *recípuas da educação".
</line>
</par><par>
<line>
Doi* *os *rincipai*
</line>
<line>
docum*nto* que norteiam o *urríc*lo rela*ion*do
</line>
<line>
ao *nsino de
</line>
</par><par>
<line>
Ciê*ci*s são os Re*er*nciais C*rricula*es Nac*ona*s Para A Educ*ção *nfan*i* E Os
</line>
<line>
Parâmetros Curriculares N*cionais. Há o enfoque n* let*amento cientí*ico nesses
</line>
<line>
documentos? É o q*e t*ntaremos responder n* próximo capítulo.
</line>
<line>
3.* O Ensino de Ciênci*s *os Documento* Of*ciais
</line>
<line>
A prime*ra *arte deste ar*i*o a*res*n** um* perspe*tiva *istórica sobre a Ciência e seu
</line>
</par><par>
<line>
*ns*no
</line>
<line>
no Bras*l a*sim como as concepç*** s**re
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e*s*no de Ci*nc*as ao l*ngo d* sua
</line>
</par><par>
<line>
história. **
</line>
<line>
se*un** pa*te, discutiu-s* as co*ce*ções d* literacia, ou letram*nto cient*fico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
suas imp*icações para o ens*no de Ciê*cia*. Nes*a parte final, serão discutidas as conc*pções
</line>
</par><par>
<line>
de literacia científica i*corp*r*das
</line>
<line>
em dois d*cument*s ofic*ais s*bre curríc**o:
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
Referenciais Cur*iculares Naci*nais par* a Educação Infanti* (BRASIL, 1998) e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
Parâmetros C*rricula*e* N*cionais de *iên*ias d* Natureza (BR*SIL, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
H* p*uco tempo foi inco*porada na edu*ação a *ecessidade de s* ensin*r c*ê*ci*s pa**
</line>
</par><par>
<line>
c**anças, pois havi* uma concepção d* que cri*nças não *o**m entender ciências e
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 1*, art. 14, *. 27*-295, out. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C. Galego
</line>
<line>
288
</line>
</par><par>
<line>
some*t* na adoles*ênc*a o r*ciocí*i* hi*otétic*-dedutivo era de domínio *as
</line>
<line>
o*eraç**s
</line>
</par><par>
<line>
mentais d* ser h*man* (DUS*HI et
</line>
<line>
al., 2007 ap*d BIZZO, 2012). A exper*ê*cia com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensino de
</line>
<line>
crianças *ndica o cont*ário: nes*a **se, ela* são c*riosas
</line>
<line>
e extremame*te
</line>
</par><par>
<line>
in**ressada* **las ciência*, arg*mento defen*ido tanto nos PCNs (B*ASIL, 1997) quanto no
</line>
</par><par>
<line>
RNCEI (*rasil, 1998). Bizzo (20*2) *efende que processo de en*ino de ciências *eva s* o
</line>
</par><par>
<line>
in*ciar na *nfância e pela e*cola,
</line>
<line>
com a proposição de at**i*a*e* nas
</line>
<line>
quais os
</line>
<line>
*étod**
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
ciê*cia seja* utiliz*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Um *mpor*ante *o*ume*to q*e norteia o trabalho educativo com **ianças é o
</line>
</par><par>
<line>
Referencial Cu**icular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), RCNE*. E*se o
</line>
<line>
*ocumento propõe o desenvolvi*ento dos con*eúdo* por me*o d* *rojeto*. Há a suge*tão *e
</line>
</par><par>
<line>
um *rabalho co*st*uído na ludici**de e
</line>
<line>
no contato d*reto com a natureza, em atividade*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
observ*ção de animais e cultiv* e cui*a** *om plantas. As expre*sões cor*orais de*em ser
</line>
<line>
val*ri*adas e o t*abal*o pedagógico de*e ocorrer de forma integ*ada, se*do os co*te*do* de
</line>
<line>
ens*no de*envol*idos com essa per*pectiva. O e*s*no deve ser ancorad* *as significações que
</line>
<line>
aqueles conteú**s po*em ter para *s c**anças, e nunca *os cont**dos pelos conteúdos.
</line>
</par><par>
<line>
O RCNE* t**ta das que*tões do en*ino de Ciên*i*s no volume 3 (BRASIL, 1998),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
qual destina *3 páginas (da 163 a 206) para *iscu*ir a ques***, no ei*o intitulado "Natureza e
</line>
<line>
Soci*dade". I*so corresponde a 17% do total do volum*. Nesse eixo, são aprese*tados tó**cos
</line>
<line>
como "Os fenômeno* da Naturez*", "Os *eres vivos", "Os lugares e suas paisagens",
</line>
<line>
"*b**tos e pro*essos d* t**nsf*rmação", ent*e out*os. Além disso, existe a divisã* do ensin*
</line>
</par><par>
<line>
em **is
</line>
<line>
*locos,
</line>
<line>
*onforme a idade das crianças: *ero a três a**s e *uatro a s*is anos.
</line>
</par><par>
<line>
Metodo*ogias *ar* o ensino d*s*es conteú*o*, c*m foco
</line>
<line>
na ap*endizagem das criança*
</line>
</par><par>
<line>
*amb*m são discutidas. Neste t*ab*lho focare**s * abo**a*em so*re a* quest*e* da literacia
</line>
<line>
científi*a que apare*em n*s *CNEI.
</line>
<line>
A pal*vra "L*tramento" ap*rece sete *ezes no volu*e 3 *o RCNEI, nenhuma delas no
</line>
<line>
eix* de "Natur**a e Sociedade"; e * p*lavra "literacia" não ap*rece nen**ma vez no volume
</line>
<line>
*nteiro. A ideia de letramento cient*fico apar*ce nos **jetivos *ara o en*ino d* e**o "Natureza
</line>
<line>
e Soci*dade", *ons*der*ndo criança* d* q*atro a seis anos:
</line>
</par><par>
<line>
int*ressa*-*e * demonstrar
</line>
<line>
curiosidade pelo mundo social e natura*, formuland*
</line>
</par><par>
<line>
per*untas, imaginan*o *olu**es *a*a comp*eendê-lo, manifestando opi*iões próprias
</line>
<line>
sobre os acontec*mento*, buscando *n**r*aç*e* e *onfrontando ideias;
</line>
<line>
est**ele*er alg*mas rela*ões entre o *odo de v*da car*cterístico de *eu grupo social e
</line>
<line>
de outro* grupos;
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. 19, n.10, art. *4, p. 278-295, out. *022
</line>
<line>
ww*4.*sanet.*om.b*/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Letram*nto Científ*co no Ensin* de Ciências: O Que Diz*m os Docu*entos Of*ciais?
</line>
<line>
289
</line>
</par><par>
<line>
estabel*cer algumas relações en*re o *eio ambiente * as fo*mas de vid* qu* al* se
</line>
<line>
*stabelecem, valorizando su* import*ncia para a *reserva*ão das espéc*es e para a
</line>
<line>
qu*lidade da vida humana (B*ASIL, 1998, p. 163).
</line>
<line>
O* obje*ivos anter*ormente apre*entad*s est*o de acordo **m o con*eito de let*amento
</line>
<line>
p*op**to por S*sseron (2*14), o qual e*tende que o ensi** de Ciências deva est** relacionado
</line>
<line>
à tomada de decisõe* e com*reensã* crítica *a reali*ad*. *or out*o lado, os obje*i*os *ar*
</line>
<line>
*rianças entre zero e t*ês *nos, prop*stos no R*NEI, focal*zam princ*palmente a criatividade,
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
que não desqual*fica o ca**ter de letramento *ie*tífico, vis*o que ess* dimens*o da
</line>
</par><par>
<line>
a*rendizagem é um* das **ndiç*es p*ra * inve**igação científica e s**s desdobramentos.
</line>
</par><par>
<line>
O RCN*I sugere q*e os
</line>
<line>
c**teúd*s relac**nad*s às ciências sejam desenv**vidos por
</line>
</par><par>
<line>
meio de *roj*tos, *oca*os em atividades concretas nas quai* as criança* *articipem a*ivame**e
</line>
</par><par>
<line>
d*s e***as e que man*fes*em suas
</line>
<line>
aprendizag*n* de múltiplas maneir** (can*ando,
</line>
</par><par>
<line>
**senha*do, brin*a*do, etc.). A contextualização
</line>
<line>
p**
</line>
<line>
mei* de músicas,
</line>
<line>
narrativas, imagens,
</line>
</par><par>
<line>
fil**s t*mb*m é um e*emen*o *mp**tante par* o e*sin* de Ciê*ci*s. À medida *u* o trab*lho
</line>
<line>
p*dagógico é des**volvido c*m crianças *aiores, int*nsifica-se a e*ploraç*o dos temas.
</line>
</par><par>
<line>
Pod*-se *oli*itar, por exemplo, que os *lunos formu**m
</line>
<line>
questões, lev***em
</line>
<line>
hipóteses,
</line>
</par><par>
<line>
const*uam maqu*tes, comparem d**os e socia*i*e* s*as desc*b*rtas, re*l*zem ex*erim*ntos
</line>
</par><par>
<line>
e registrem s*as c**clusõ*s em diferent*s códigos. Todas essas prática* contribuem para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
letra*en*o científico e, confo*me Trive**to e S**va (2012), propo*tas de ens*no d* Ciênci*s
</line>
<line>
devem se apr*xim*r do f**e* científ*co.
</line>
</par><par>
<line>
A *bord*gem sobre as Ci*ncias Naturais
</line>
<line>
segue uma con*epç*o sim*lar nos *CNs
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 1997) *ara as sér*es ini*iais do Ens*no Fundame**al, *p*sar d*s termos "l*t*rac*a"
</line>
</par><par>
<line>
e "le*ramento" *ã* apare*ere*
</line>
<line>
uma única vez em todo o d*cumento. *orém, a proposta de
</line>
</par><par>
<line>
u* letramen*o *ientífico está i**líc*ta l*go na apres*nta*ão do d*cumento (BRASIL, 1*97,
</line>
<line>
p.15):
</line>
<line>
Os conceitos e procedime*tos desta área con*ribuem para a ampliação das
</line>
</par><par>
<line>
explicações sobre
</line>
<line>
os *enôm*nos da n*tureza, para o *nt*ndimento e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
questi*namen*o dos diferentes modos ** nela *ntervir e, ainda, *ara a compreen*ã*
</line>
<line>
das mai* variadas formas d* uti*izar os recursos n*turais.
</line>
</par><par>
<line>
*a definição anteriormente aprese*tada, está cla** * papel de f*rma*ão crítica
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
</page><line>
ensino de Ciências N*t**ais e de *ujeit** capazes *e compree*dere* * mun*o pós-mode*no
</line>
<line>
** sua perspectiva cien*ífic*. Essa concepção de let*amento é *ompatí*el c*m a abordagem
</line>
<line>
pragmá**ca *o letramento, defendida por Chassot (2003). A afirmação a seguir, ext*aída dos
</line>
<line>
PCNs (B*ASIL, 1997, p.28), também de*ota a impor*ância dada ao do*ume*to, * autonomia
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, art. 14, p. 278-295, out. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C. Galeg*
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
do pensar, um* *as d**en*ões do l*tramento cientí*ic* (TENR**RO-*IEIRA; VIEI*A,
</line>
<line>
2013):
</line>
</par><par>
<line>
Se **tenç*o é q*e *s *lun*s s* aprop*ie* d* conhe*imento científico e desenvolvam *
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
autonom*a no pen*ar e no agir, é *mportant* conceber a relação de ensino * ap*endizagem
</line>
<line>
com* uma *ela*ã* en**e sujeit*s, e* que cada u*, a seu mo*o e com de*erminado pap*l, está
</line>
<line>
en*olvido n* c*nstrução de u*a compreensão d*s fenô**nos natura*s e suas *ransformações,
</line>
<line>
na formaçã* d* a*itudes * valores h*manos.
</line>
<line>
É possível ob**rv*r a car*ct*r*zação feita por T*nr*iro-Vi**ra e V*ei*a (2013),
</line>
<line>
d*stacando, al*m de **nceitos, a capacid*de de pensame*to e o *ese**olvimento d* atitude* e
</line>
<line>
*al*res, no se*ui*t* extrat* dos PCNs (*RASIL, 1*97, p. *8):
</line>
<line>
É impo*tante, no entanto, que o professor t*nha *laro que o e*sino *e C*ê*cias nã* s* re*ume à
</line>
<line>
*prese*tação de definições científicas, em geral fora do alcance da *o*preen*ão dos al*nos.
</line>
<line>
Definiç*es são o p*nto de chegada do processo de e**ino, aqu*lo que s* pretende q** * a*uno
</line>
<line>
com*reenda ao lo*go de s*as investigaç*es, da mesm* forma que conceitos, p*ocedimen*o* e
</line>
<line>
atitudes também são apr*ndidos.
</line>
<line>
Tod*s os o*jetivos para o ensino de C*ênci*s no *ns*no Fundamental, propostos nos
</line>
<line>
PCNs (BRASIL, *997, p. 31), e**li*itam uma propost* de let*amento cie*tífic*, c*mo pode
</line>
<line>
ser observa*o a se*uir:
</line>
</par><par>
<line>
comp*eend*r a n*tureza
</line>
<line>
como um **do d*nâ*ico, *endo o *er hu*an* par*e
</line>
</par><par>
<line>
int*grante e agente de tra**formações do mundo em *ue viv*;
</line>
</par><par>
<line>
iden*ificar rel**ões entr* con*e**ment* científi*o, *r**ução d* tecn**ogi* e
</line>
</par><par>
<line>
co*dições de vida, no *undo de ho*e e em su* e*olução *ist*rica;
</line>
</par><par>
<line>
for*u*ar questões, **agnostic*r * pr*por *oluções para problemas reai* a *ar*ir *e
</line>
</par><par>
<line>
elem*ntos das *iên*ias Naturais, col*cando
</line>
<line>
em *rática c*nceitos, proc*dime*to* e
</line>
</par><par>
<line>
atitudes desen*olvidos no aprend**ado *scolar;
</line>
</par><par>
<line>
saber utilizar conc*it** cien*íficos básicos,
</line>
<line>
associad*s a e**rgia, matéria,
</line>
</par><par>
<line>
tran*formação, espaço, *empo, sistema, e*uilíbrio e *ida;
</line>
<line>
sa*er com**nar leitu*as, observações, *xpe*imentaçõ*s, re**str**, etc., para coleta,
</line>
<line>
or*anizaç*o, co*unicaçã* e disc*s*ão de fa*** * informações;
</line>
</par><par>
<line>
v*lorizar * trab*l*o em gru**, sendo *apaz de a*ão crítica e cooperativa para a
</line>
</par><par>
<line>
construçã* coleti*a do *on**c*mento;
</line>
</par><par>
<line>
compreender * s*úde como bem individual e comum que deve ser promovido pela
</line>
<line>
ação coleti*a;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
com*r*e*der a te**o*ogia com* me*o
</line>
<line>
p*r* s*prir neces*idades humanas,
</line>
</par><par>
<line>
distinguindo
</line>
<line>
usos corretos e nec*ssário* d*queles prejudiciais ao *quilíbrio da
</line>
</par><par>
</page><line>
*atu**z* e ao homem.
</line>
<line>
A *res*nça marcante ** verb* "c*mpreender" nos ob**t*v*s den*ta a preocupação c*m
</line>
<line>
o let*amento cient*fic*. Além dis*o, as fin*lidades da *prendi*agem par* além da mera
</line>
<line>
reprodução de con*eito* e sua aplicaç*o ** conte*tos sociais reai* também são um *ndício da
</line>
<line>
presença da ide*a do *etramento cient*fic* no* PCNs. A pr*posta de avalia*ão aprese*ta*a no*
</line>
<line>
PCNs (BRAS*L, 1*97) *ambém enfoca o letrame*to c*entí*ico, poi* s*gere que a constatação
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*na, *. 19, n.1*, a*t. 14, p. 278-295, out. *022 www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *etramento Científi*o no Ensino de C*ências: O Que *izem os *ocumentos Ofici*is?
</line>
<line>
291
</line>
</par><par>
<line>
d* apre*dizagem *os *luno* envolva não s***lesmente re*posta* a uma av*liação esc*ita, mas
</line>
<line>
também que es*es se*am ca**zes de per*eber *s conceitos em produçõe* soc*ais do cot*d*ano,
</line>
<line>
ta*s co*o *il*es, mús*cas, textos jorna*í*ticos, desenhos an*mados, *ntre outros.
</line>
<line>
A análise aq*i ap*esentada *viden*ia a pre*cupação do* document*s oficiai* (RCNEI
</line>
<line>
e PCN) co* um ensino de Ciências const*uído em u*a p*oposta de let*amento cientí*ico, na
</line>
</par><par>
<line>
qual as Ciências na escola deixam de ter um *aráter meramente reprodu*or de
</line>
<line>
conceitos
</line>
</par><par>
<line>
historic*mente construídos e torn*m-se
</line>
<line>
conhecime*t*s indispens*v**s para que o indivíduo
</line>
</par><par>
<line>
*ompreen*a e supere as cont*a*içõ** existen*es n* mundo pó*-moderno.
</line>
<line>
4 CONSIDER*ÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A *is*óri* *o En*i*o *e ***ncias no Bras** mostr* q*e a construção *o pensa*ento
</line>
</par><par>
<line>
*ientífico * u*
</line>
<line>
ob**t*vo relati*amente re*e*t* na Ed*caçã* Br*silei*a (BIZZO, *012). M**s
</line>
</par><par>
<line>
re*ente ainda é
</line>
<line>
um ens**o *e C**ncias volta*o
</line>
<line>
p*ra L**ra**nto Científico. *m ensino de o
</line>
</par><par>
<line>
C*ê*ci*s
</line>
<line>
com *oc* no L*tramento depen*e de u*a form*ç*o *ni*ial
</line>
<line>
de profe*sores que
</line>
</par><par>
<line>
lecionarão conteú*os d* Ciências na Ed*caçã* Básica com foco em estratégias d* ensin* que
</line>
<line>
poss*bi*item a compreensão das *iê*cias para além dos se*s conceitos (T*IVELATO;
</line>
<line>
SILVA, 2011).
</line>
<line>
Um p*sso imp*r*ante para isso é que a* políticas pú*l*cas r*lacionadas ao *urrícu** de
</line>
<line>
Ci*nc*as prevej*m o *nsin* d*sse *on*eúdo na perspec*i*a d* *etramen** Cie**ífico. Tanto os
</line>
<line>
*CNEI (BRA*IL, **98) quan*o os PC* (BRASI*, 1997) comportam em sua concepção um
</line>
<line>
ensino de Ciências com en*oq*e no ***ramen*o Científico.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta* c**side*a*õ*s finai*, sug*rem-se al*umas estratégias de
</line>
<line>
ensi*o, *o*pa*íveis
</line>
</par><par>
<line>
com a
</line>
<line>
*oncepção dos RCNEI e d** PCN *u* perm*tam o *etrame*to cie*tífico. Nas
</line>
</par><par>
<line>
proposições a s*g*ir fora* cons*deradas a e*per*ênc*a do *utor com o ens*no *e Ci*ncias e as
</line>
<line>
*ropost*s d*dáticas de Tri*elato e Silva (20*1) e Carvalho (2**4).
</line>
<line>
As aulas de C*ências devem se pautar nas discussões sobre os tema* *e ensino bem
</line>
</par><par>
<line>
como na proposi*ão de *ip*teses
</line>
<line>
não *alaciosas. Uma f*rma de viabi*izar essa
</line>
<line>
açã*
</line>
</par><par>
<line>
pedagógica é a proposição de *equênci*s inv*stigativas nas quais u* problema é apr**entado
</line>
</par><par>
<line>
ao* alu**s e por meio ** acesso material te*rico e a
</line>
<line>
obse*vaçõ*s/exp*rime*tações seja
</line>
</par><par>
<line>
p*s*í*el a *ons*rução do conhe*iment*. Por exempl*, a questão pro*lema "Po* que formigas
</line>
<line>
vi*em em f**migueiros" pode desencade** a o*servaç*o d* formi*ueiros pelos alunos, c*m o
</line>
</par><par>
<line>
registro das ativida*es q*e oco*rem
</line>
<line>
nel*s, os
</line>
<line>
elementos que os comp*em, *t*. O* dados
</line>
</par><par>
<line>
obt i dos
</line>
<line>
individualmente
</line>
<line>
ou e* pequ*n*s grupos *odem *er socializados com *
</line>
<line>
classe *e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, *. 10, **t. 14, p. 278-*95, out. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. G. C. Galego
</line>
<line>
292
</line>
</par><par>
<line>
**n*ira a causar buscas às recorrências e d*ferenças. A *eitura de text*s sobre o assunt* ou *
</line>
<line>
exibição d* vídeos s*bre a v*da das fo*m**as p*de auxiliar na sis*ema*ização e uma das
</line>
<line>
**neiras de se avaliar a comp*een*** cient*f*ca dos alunos sobre *s form*gueir*s seria assistir
</line>
</par><par>
<line>
a filmes como "Vida de Inseto" ou "Forminguinhaz," e pedir q** eles reconheçam a*
</line>
</par><par>
<line>
a*roximaçõe* diferenciaçõe* e
</line>
<line>
e*tre *s f*rmigueiros *ostrados *os desenh*s e aqueles *ue
</line>
</par><par>
<line>
el*s observaram; e t*mbém estimular os alunos a levantarem hipó*es*s so*re os porquês que
</line>
</par><par>
<line>
l*var** os d*retores
</line>
<line>
a
</line>
<line>
prop*rem a* adaptações dos
</line>
<line>
*ormig*eiros presentes nos
</line>
<line>
fil**s
</line>
</par><par>
<line>
(for*igas b*pedes e qu* fala*, por exe*plo).
</line>
<line>
Outra estratégia di**tica é *romover rodas de lei*ura de t*xtos *ientíf*cos nas quais os
</line>
<line>
alunos leriam col*tivamente esses texto*, em s*guid* debateria* e soci*lizariam os resultad*s
</line>
<line>
das discussões **m os ***ais grupos.
</line>
<line>
Uma terceira estratégia d*dática seria a *laboração *e uma *ampanha de prevenç*o de
</line>
</par><par>
<line>
doen*as, sobre o i*p*cto *mbie*tal da
</line>
<line>
urbanizaçã* ou *utro t*ma em evidência
</line>
<line>
na reg*ão
</line>
</par><par>
<line>
onde * escol* se *ncont*a, de forma que os *l*nos le*antaria* os
</line>
<line>
dad*s sobre questã* a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reali**ria*
</line>
<line>
uma ação de cunho soci*l para minimizá-l* ou
</line>
<line>
possib**itar *ue outr** pes*oas
</line>
</par><par>
<line>
*ompreenda* * sua dim*nsão, pap** este, d* Ciênc**.
</line>
<line>
Uma últim* proposta de a*ão seria o *stud* *o meio. Galeg* e* a*. (2012) *pre*entam
</line>
<line>
um exemplo de *studo de meio, inte*rando Ciências * História, possibilitando que os alunos
</line>
<line>
do en*i*o fundamental investi*a*sem as causas do desaparecimento de u* vila*e** na r*g*ã*
</line>
</par><par>
<line>
de *ão *os* do Rio Preto, nos anos 4*
</line>
<line>
d* sé*. XX.
</line>
<line>
Pa*a isso, os alunos pesquisaram na
</line>
</par><par>
<line>
intern*t i*formações sobre o povoado, e duas da* prováve** causas da ext**ção: uma epi*e*ia
</line>
</par><par>
<line>
de ma*ária e a que*a ec*nômica
</line>
<line>
do ca*é, na époc*.
</line>
<line>
Post**iormente, e*es rea*izaram u*a
</line>
</par><par>
<line>
ati*id*de de *ampo *a qual
</line>
<line>
pude*am entre**star m*radores, des*enden*e* da
</line>
<line>
população
</line>
</par><par>
<line>
origin*l. T*do o pro*esso f*i registrado *m *logs e
</line>
<line>
cada etapa **a t*r*inada c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o*ializaç*o dos resultados pelo* grupos.
</line>
</par><par>
<line>
O expost* *c*ma i**i*a qu* são
</line>
<line>
vi*veis aç**s educativas com o foco n* letramento
</line>
</par><par>
<line>
c*en*ífico, basta ter criativid*de e perce*er * que os aluno* pr*cis*m saber *obre o* conteúdos
</line>
</par><par>
<line>
e de que for*a es*a ap*endiza*em pe*mitirá per*epçã* *ntegr*l dos fe*ômeno* expl*c*dos a
</line>
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pela *iê*cia.
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no Ensino de C*ênci*s: O Que Dizem os Documentos
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*f*ci***?. Rev. FSA, *eres*na, v.19, n. 10, art. 14, p. 27*-29*, out. 2022.
</line>
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Rev. *S*, Teresina, v. 19, n.10, art. 14, p. 27*-295, out. 20*2
</line>
<line>
w**4.f*a*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O *et*a*ento Científico no Ensino de Ciênci*s: O Que Dize* os Docum**tos Oficiai*?
</line>
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295
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</par><par>
<line>
*ontri*uição *os Autores
</line>
<line>
L. G. C. Galego
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e *la*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* e interpretação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do *ascunho ou na revisão crític* d* conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic*p*çã* na apr*vação da versão final do m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina *I, *. 19, n. 10, art. 14, p. 2*8-295, out. *022
</line>
<line>
www*.fsane*.c*m.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)