Um Modelo de Análise da Gestão Comercial em Empresas Industriais / A Model of Analysis of Commercial Management in Industrial Companies

Bruno Fardin Christo, Taylon Brutus Steffens Silva, Claudelino Martins Dias Júnior

Resumo


E

Este estudo analisa a influência de elementos formadores de uma estratégia comercial em empresas industriais simuladas. Para tanto, a partir de um ambiente de competição virtual, definiu-se um modelo quantitativo capaz de determinar o impacto das variáveis preço, prazo de pagamento e número de campanhas publicitárias veiculadas na participação percentual de mercado de cada player (empresa concorrente). A metodologia é do tipo descritiva com abordagem quantitativa, servindo-se do uso do software “R” e do método seletor de variáveis lasso (least absolute shrinkage and selection operator), que estimou o impacto de cada uma das variáveis consideradas. A amostra foi gerada a partir de dados obtidos em experimento de gestão industrial. Os resultados apontam que a variável preço pouco influenciou o market share das empresas em análise, de outra parte, maiores prazos de pagamento e investimentos em campanhas publicitárias aparecem como mais representativos.

 

Palavras-Chave: Ambiente Simulado. Participação de Mercado. Modelos Quantitativos. Tomada de Decisão.

 

 

ABSTRACT

 

 This study analyzes the influence of forming elements of a commercial strategy on simulated industrial companies. For that, from a virtual competition environment, a quantitative model was defined, capable of determining the impact of price, payment term and number of advertising campaigns on the percentage market participation of each player (competitor). The methodology is descriptive with a quantitative approach, using the “R” software and the least absolute shrinkage and selection operator software, which estimated the impact of each of the variables considered. The sample was generated from data obtained in an industrial management experiment. The results show that the variable price little influenced the market share of the companies in analysis, on the other part, longer payment terms and investments in advertising campaigns appear as more representative.

 

Keywords: Simulated Environment. Market Share. Quantitative Models. Decision Making.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALCÂNTARA JUNIOR, G. P. Avaliação do lasso e métodos alternativos em modelos de regressão logística. 121 f. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2021.

AMARAL, S. A.; SOUSA, A. J. F. P. Qualidade da informação e intuição na tomada de decisão organizacional. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, p. 133-146, 2011.

AUDRINO, F.; CAMPONOVO, L. Oracle properties and finite sample inference of the adaptive lasso for time series regression models. arXiv preprint arXiv:1312.1473, 2013.

BANZATO, F. H. et al. Expectativas de crescimento do market share e lucratividade nas empresas brasileiras com a utilização do e-commerce. Revista Científica Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 2, n. 3, p. 1-6, 2005.

BUTZKE, M. A.; ALBERTON, A. Estilos de aprendizagem e jogos de empresa: a percepção discente sobre estratégia de ensino e ambiente de aprendizagem. REGE -Revista de Gestão, v. 24, n. 1, p. 72-84, 2017.

COSTA, M. I. L.; MENDES, M. L. G. C. A publicidade como ferramenta de consumo: uma reflexão sobre a produção de necessidades. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2012. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/costa-mendes-a- publicidade-como-ferramenta-de-consumo.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.

CUNHA, J. A. C.; CORRÊA, H. L. Avaliação de desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 485-499, 2013.

DIAS JUNIOR, C. M. et al. Desenvolvimento de competências do administrador: um estudo em ambiente simulado. Ciências da Administração, v. 16, n. 38, p. 172-182, 2014.

ESPARTEL, L. B.; BASSO, K.; RECH, E. O impacto do final de preço no comportamento do consumidor online e offline: uma comparação entre duas mídias distintas. Revista Administração em Diálogo, v. 17, n. 1, p. 26-53, 2015.

FRIO, R. S. et al. A relação entre investimento em propaganda e o valor da firma: uma revisão sistemática e uma agenda de pesquisa para futuros estudos. Read. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 177-202, 2019.

GRANT, R. M. The resource-based theory of competitive advantage: implications for strategy formulation. California Management Review, v. 33, n. 3, p. 114-135, 1991.

GUIMARÃES, E. M. P.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ciência da Informação, v. 33, p. 72-80, 2004.

GUISSONI, L. A.; RODRIGUES, J. M.; CRESCITELLI, E. O efeito da distribuição sobre o market share em diferentes canais. Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 6, p. 620-632, 2014.

KOTLER, P. Marketing management: the millennium edition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. [S.l]: Atlas, 2012.

MACCARI, E. A.; SAUAIA, A. C. A. Aderência de sistemas de informação na tomada de decisão: um estudo multicaso com jogos da empresa. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management, v. 3, p. 371-388, 2006.

NAZARITEHRANI, A.; MASHALI, B. Development of E-banking channels and market share in developing countries. Financial Innovation, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2020.

NEELY, A.; GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: A literature review and research agenda. International journal of operations & production management, v. 25, n. 12, p. 1228-1263, 2005.

NÓIA JUNIOR, R. S. et al. Extreme lows of wheat production in Brazil. Environmental Research Letters, v. 16, n. 10, p. 104025, 2021.

NUNES, D. F. M. Caraterísticas do E-commerce nas organizações do desporto: uma revisão sistemática da literatura. 51 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desporto) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.

OLIVEIRA, A. C. et al. Influência da experiência de compra sobre a intenção de recompra do consumidor: uma análise no comércio varejista do Alto Tietê. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 11., 2014, Resende. Anais... Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/18420180.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

PINTARELLI, F. K. Análise da importância do cálculo de participação de mercado em Santa Catarina da Empresa Macedo Koerich S.A. 2004. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

PEPPARD, J.; WARD, J. The strategic management of information systems: Building a digital strategy. John Wiley & Sons, 2016.

PESSÔA, M. S. P.; MARQUES FILHO, P. A. Jogos de empresas: uma metodologia para o ensino de engenharia ou administração. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - Cobenge. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2001.

PRAHINSKI, C.; BENTON, W. C. Supplier evaluations: communication strategies to improve supplier performance. Journal of operations management, v. 22, n. 1, p. 39-62, 2004.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2013.

SANTOS, R. “Jogos de empresas” aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 14, p. 78-95, 2003.

SAUAIA. A. C. A. Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri, SP: Manole, 2008.

SBICCA, A.; FERNANDES, A. L. Reflexões sobre o comportamento do consumidor e o cartão de crédito no Brasil. Revista Economia & Tecnologia, v. 7, n. 2, jun. 2011.

SCHERER, M. E.; DIAS JUNIOR, C. M.; BUSS, R. N. Uma proposta de avaliação de desempenho por funções em ambiente simulado. Revista de Ciências da Administração, v. 23, n. 60, p. 134-145, 8 set. 2021.

SILVA, B. F.; DINIZ, J.; BORTOLUZZI, M. A. Minicurso de estatística básica: introdução ao software R. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.

SILVA, W. et al. Os principais fatores que impulsionam a compra por impulso. In: 13º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo: “After COVID-19: Building Purpose through Stakeholders in Retailing”. 2018. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/clav/clav2018/paper/view/6803/1923. Acesso em: 21 abr. 2021.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S.; ULLMAN, J. B. Using multivariate statistics. Boston, MA: Pearson, 2007.

WANG, H.; LI, G.; JIANG, G. Robust regression shrinkage and consistent variable selection through the LAD-Lasso. Journal of Business & Economic Statistics, v. 25, n. 3, p. 347-355, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)