<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 2, p. 25-38, no*. 2*22
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.11.2
</line>
</par><par>
<line>
Um *odelo de Análise da Gestão Comer*i*l em Empre*as *ndust**ais
</line>
<line>
A Model of A**lysis of Com*ercial Mana*emen* i* Industri*l Companies
</line>
</par><par>
<line>
B**no Fa*dim Chris*o
</line>
<line>
Do*torad* e* Admini*tração pela Univers*da*e Federal de San** *atarina
</line>
<line>
M*stre em Produçã* Vegetal p*la Universi*ade Federal do Es*ír*to Santo
</line>
<line>
E-mail: b*unochris*o@h*tmail.co*
</line>
<line>
*aylon B*ut*s Steffens S*l**
</line>
<line>
Mestran*o em Administraç*o *niversit*ria pela Uni*ersidade Federal *e Sa*ta Catarina
</line>
<line>
G*adu*do *m Adm*nistraçã* pe*a *niversid*de F*deral de Santa *atarina
</line>
<line>
E-mail: taylonbrutus@ho*mail.com
</line>
<line>
Claude*i*o *a*ti*s Dia* Jun**r
</line>
<line>
Doutor em Engen*a*ia de *rodução pe*a Univer**d*de Federal de Santa Cata*ina
</line>
<line>
Pr*f*ssor da Un**e*sid*de Feder*l de Santa C**arina
</line>
<line>
E-m*il: clau*elino@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: B*uno Fard*m Chri*to
</line>
<line>
Editor-**efe: Dr. Ton*y Kerley de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
R*berto
</line>
<line>
Sampaio
</line>
<line>
Gonza*a,
</line>
<line>
*74 - Trin*ade,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
**drigu*s
</line>
</par><par>
<line>
88.040-380, Florianóp*lis/SC, **asil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Taylon Bru*us Steff*ns Silva
</line>
<line>
Artigo recebido *m 14/05/*0*2. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
Rob*rto
</line>
<line>
*a*pai*
</line>
<line>
Gonzaga,
</line>
<line>
274 - T*indade,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
recebida e* 27/05/2022. *pro*a*o em 28/*5/2022.
</line>
</par><par>
<line>
88.040-380, Flor*anópolis/S*, Br**il.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Cl*udeli*o *arti*s Dias Junior
</line>
<line>
Aval*ado *elo sistema Tri*le Review: Desk Re*i** a)
</line>
</par><par>
<line>
R.
</line>
<line>
*oberto
</line>
<line>
Sa*paio
</line>
<line>
Gonzag*,
</line>
<line>
274 - *rindade,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
*elo Editor-*hefe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
8*.04*-38*, Florianópolis/SC, Brasil.
</line>
<line>
(ava*iação *ega *or dois avaliadores da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Revisão: Gr*mat*cal, Norma*iva
</line>
<line>
e de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
Agência de *omentos: O **esente trabalho foi realizad* c** ap*io da Fun**ção *e A*o** à Pesquis* e Inov*ção do Es*ado
</line>
<line>
de Santa *a*arina (F*PESC) - Chamada Pública 48/2*2*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. Christos, T. B, *, Silva, C. M. Dias Jú*i**
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
R**UMO
</line>
</par><par>
<line>
Este estu*o analisa influên*ia *e ele*entos fo*madores d* uma est*atégia comercial em a
</line>
</par><par>
<line>
empresas indust**ais simuladas. P*ra tanto, a
</line>
<line>
partir de um amb*e*te de com*etição vi*t*a*,
</line>
</par><par>
<line>
definiu-se um modelo quantita*ivo capa* d* determinar o impact* das var*á*eis preço, prazo
</line>
<line>
de pagame*to e *úmero de ca*pa*has public*tárias vei*uladas *a *ar**cip*ç*o **rcentu*l de
</line>
</par><par>
<line>
*e**ado *e ca*a *laye* (empr*sa
</line>
<line>
concorr*n**). A metod*logia * do tipo
</line>
<line>
**s*ritiva com
</line>
</par><par>
<line>
*bordagem quantitativa, s*rvindo-se do uso do software "R" e do mé*odo seletor de variáveis
</line>
<line>
la*so (least absolute shrinkage and s*lecti*n operator), que estimo* o impacto *e ca*a uma
</line>
<line>
d*s *ariá*eis consideradas. A amo**ra f*i gerada a p*rtir de dados *btidos em experimento de
</line>
<line>
gestão indus**ial. Os resultados *pontam que a variáve* preço *ouco influenciou * market
</line>
<line>
share das empresas em a*álise, d* out*a parte, maiores prazos *e pagam*nto e inves*imentos
</line>
<line>
em *ampa*has p*blici*árias aparecem como ma*s representativos.
</line>
<line>
*al*vras-Chave: Am*iente Simulado. Part*cipação de M*rcado. Modelos *uantitativos.
</line>
<line>
*omada de Decisão.
</line>
<line>
AB**RACT
</line>
<line>
This stu*y analyzes th* influence of forming *l*ments *f * commercial strategy *n simulat*d
</line>
<line>
industrial comp*nie*. F** that, from a virt*al com*etition e*vironm*nt, a quantitative mode*
</line>
</par><par>
<line>
wa* d*fin*d, capable *f determining th* im*act o*
</line>
<line>
price, payme*t t*rm an* number o*
</line>
</par><par>
<line>
ad*ertising campa**ns on the **rcentage mark*t
</line>
<line>
*articipat*on o* ea** player (competit*r).
</line>
</par><par>
<line>
*he methodology is descri*tive with a q*antitative a*proach, u*ing the "R" so*tw*re a*d the
</line>
<line>
l*ast absolute *hrink*ge and selection op*rato* so*twa*e, which esti*ated th* impa*t *f each
</line>
</par><par>
<line>
of the *a*ia*l*s
</line>
<line>
con*idered. Th* sample wa* genera*ed from da*a obtained in an indust*ial
</line>
</par><par>
<line>
manage*ent expe*iment. The results show **at the varia*le price *ittle influenced the market
</line>
<line>
share o* the compan*es in a**ly*is, on the other *art, lon*** payme*t terms a*d investments in
</line>
<line>
a*vert*s*ng camp*i*ns *ppe*r as m*r* representative.
</line>
<line>
Keywords: Simul*ted Environme**. Market Share. Qua*titative Mo*els. *ecisi** M*king.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, *. 19, n. 11, art. 2, p. 25-3*, no*. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*m Model* de Análise d* Gestão Com**cial em *mpresas *ndust*iais
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As ativida*es eco**micas carac*eriza*-s* **l* c*mpet*t*vidad* e por uma cla*a
</line>
<line>
de*in**ão de posic*onamento mercadológico, e a con*or*ên*ia é fator relevante, direcio*ando
</line>
</par><par>
<line>
as estr*tégias empresariais * p*ov*ndo
</line>
<line>
*ompetitiv*da*e às *m**esas
</line>
<line>
dentro de *m* faixa de
</line>
</par><par>
<line>
mercado que *e tenciona atender. A*ua*m*nte, as e*pre*as que pre**nd*m *perar
</line>
<line>
em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*e*cado globalizado *eve* ****ar alte*nativas estruturadas *ue mais se ajustem a seu
</line>
<line>
objetivo e dire**onar seu fo** p*ra opor*unidade* de *res*i**nto (PI*T*RELLI, 2**4). Não
</line>
</par><par>
<line>
obsta*te, existem muitos obs*áculos a se**m s*p*rad*s na conquista por *ovos merc*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ela busca de
</line>
<line>
**mento de par*icipação de *ercado, que
</line>
<line>
*ind* po*e*ci*lize o faturame**o
</line>
</par><par>
<line>
(*ANZATO et al., 20*5). **ra tant*, é imp*rta*te ter e* ment* *m* análise qu**titat**a que
</line>
<line>
suporte uma vis*o, tanto *ua*to possív*l, das variáveis *ntervenie*tes no objet*v* co*erc*al
</line>
</par><par>
<line>
prete*dido. *o contrário, o **e **
</line>
<line>
observ* é que algumas empr*sas se *ale* de dezenas *e
</line>
</par><par>
<line>
bilh*e* de **lare* sem um estudo mais apr*fun*ado de suas int*n*ões * cond**ionantes
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cresc**ento (**NES, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
* u*o d* m*delos quantitativo* torna-se mais rec**r*nte a*te * pos*ib*lidade
</line>
</par><par>
<line>
inco*te*te *e
</line>
<line>
arma*ena***to da inf*rmação ou
</line>
<line>
a*nda *a utilização de bancos de dados
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
livre acesso *ue bu*quem identificar quais elem*ntos contribuem dire*amente para o alcance
</line>
<line>
*e melhor*s níveis de assert*vi**de come*c*al. Pos*o que há *ue se con*id*r*r: *) o pre*o,
</line>
<line>
sendo c*stu*e*rame*te o mais importa*te para o consu*idor, ** enta**o, *orn*-*e irrel*v*nte
</line>
</par><par>
<line>
qua*do trabalhado so*in*o, vi*to *ue, pl*ne*ado e executado conjuntamente
</line>
<line>
c*m as
</line>
<line>
**m*is
</line>
</par><par>
<line>
variáveis, po*e
</line>
<line>
*arantir
</line>
<line>
o* *esultados almej*dos (ESPARTE*; BASSO; RECH,
</line>
<line>
2015); *)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
prazo d*
</line>
<line>
pa*a*ento, *ue apar*nt* a*enizar
</line>
<line>
* impacto do desemb*lso ime**ato
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
*onsu*idor, quand* c*mparado *o pagament* em espéci*, ou *eja, o praz* cria
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*erce*ç*o *e facili*ade na aqui*ição *e um produto (OLIVEIRA et al., 201*), sugerindo u*
</line>
<line>
co*por*ame*to de comp*a por i*puls* (SILVA et al., 2018); e c) a propaganda, que *o*stitui
</line>
</par><par>
<line>
um ins*rumento poderos* para a**enta* a percepção de u* pro*uto, co**erindo empresa à
</line>
<line>
u*a "va*tagem" e* *elação aos c*ncorrente* que, porventur*, n*o a explorem *orr*t**ente
</line>
<line>
(COS*A; MENDES, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Os mo*elos quant*tati*os *ode* confirmar, ou *ão, a* *ela*ões
</line>
<line>
de causalid*de
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
exp*orar, *ada a o*s**vação do comportamento das variáveis anal*sadas, ser*indo de s*bsíd*o
</line>
<line>
às empre*a* no e*caminham*nto de s*as *stra**gia* de atuação e* merc*do* *specí*i*os
</line>
<line>
(GUISSO*I; R*DRIGUES; CRESCITELLI, 2014).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. *9, *. 11, art. 2, p. 2*-3*, nov. 2*22 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. F. Ch*isto*, T. *, S, Si**a, *. M. Dias Júnior
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
**ss* sentido, a**e*en*a-*e uma pro*ost* d* aná*ise d* gestão c*merci*l de empresas
</line>
</par><par>
<line>
industr*ais simuladas
</line>
<line>
*m um exer*ício simulad*,
</line>
<line>
visando a* entendi*ento do **ocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tomad* de d*cisões rea*izado por seus ge*tores comer*iais, q** condicionaram, em parte, os
</line>
<line>
aspectos concorrenciais vi**ncia*os. D*ssa *orma, foi possível definir o i*pacto *as variáveis
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas no market s*are *e
</line>
<line>
c*da e*pre*a, propor*ionando uma anál**e dis***ciada
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
resultado da* *ec*sões então e*caminhadas.
</line>
<line>
* REFERENCIAL TE*RICO
</line>
<line>
De acordo c*m Peppard e *ard (2*16), toda organi*ação prec*sa a*mejar boas
</line>
<line>
p*sições de m*rcado. Para tant*, deve sem*re a*aliar, de forma objet*va, a sua *os**ão *tual e
</line>
<line>
o* po*síveis meios *e ch*gar lá, considerand* *uas alternativas, re*ur*os disponíveis e
</line>
</par><par>
<line>
mudanç*s nece*sárias. P*ra *accari e Sauai* (20*6), esse conjunto de elementos bás*co é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*is q*e *eces**rios p*r* to*ar decisões **icientes.
</line>
</par><par>
<line>
A tomada de d*ci*ão é função caracterí*t*ca dos gestores
</line>
<line>
nas or**n*z*ções, send*
</line>
</par><par>
<line>
*esult*do de um proces*o s*stemáti*o que englo*a o le*antamento de dados e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implementação da decisão em si, ap*s e*tens* conte*t*alizaçã* e a*álise dos resulta*os
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ser** obtidos com ela (G*I*ARÃES; *VORA, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Amaral * Sousa (*011), sabe* utilizar os dados *eva*t*do* de forma rac*o*al
</line>
</par><par>
<line>
e lógi*a resulta no desenvol*imento da
</line>
<line>
capacidade an*lí*ica *o g*stor. Para t*nto, é
</line>
<line>
prec*so
</line>
</par><par>
<line>
de*inir os reais problem*s or*anizacionais e par* se *bter bons *ív*is de assertividade se
</line>
<line>
req*er con*ecimento, experiência e feeling. Di*nte desse cont*x*o, s*mulações contro*ad*s do
</line>
</par><par>
<line>
proce*so
</line>
<line>
*e gestão, que en*olve **c**sariamente tomadas de deci*ão, vêm sendo uma *oa
</line>
</par><par>
<line>
fonte de aprendizado no cont*xt* acadêmi*o e organizacional.
</line>
<line>
De acordo com *essoa e *arq*es Filh* (*001), *s simula*õ*s organ*za*ion*is
</line>
<line>
surgira* na déca*a *e 1*50, a *artir da adaptaç*o de simuladore* militares. Assim, as
</line>
</par><par>
<line>
variáv*i* pre*entes
</line>
<line>
n* cam*o de b*talha er*m substi*u*das pelas variáveis empresaria*s, e*
</line>
</par><par>
<line>
q*e os *ogadores tomav*m suas decisõ*s e *n*li*ava* os r**ul*ados assi* com* nos
</line>
<line>
dias
</line>
</par><par>
<line>
atuais, por*m, com maiores limitaçõe*, *e conside*armos as barre*ras ***nológic*s d* época.
</line>
</par><par>
<line>
Com o passar d*s anos, g*aças a evol*çõe* com*ut*cionai*, novo* softwares
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
simu*ação foram surgindo, *razend* novas *mplitudes de utiliza*ão e maior capacidade de
</line>
</par><par>
<line>
anál*se, gerand* resultados mais c*nsistentes e *róx*mos * rea*idade vive**iada
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
organ*zações (SANTOS, 2003). Dess* forma, simu**çõe* tornam-s* muito opor*un*s
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaçõ*s, pois permitem
</line>
<line>
proj*ções e auxiliam *o
</line>
<line>
dese*v**vi*ent* de co**etências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter**ina, v. 19, n. 11, art. 2, p. 25-38, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Modelo de An*lise da Ges*ão Comercial *m *mpresas I*dust**ais
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
*o*porta*entos que irão ajudar os *e*t****. Os si*uladores também se *presen*am *omo
</line>
<line>
ferramenta imp*rtan*e *ara a formação de futuros *es*ores, sen*o u**liz*dos em laboratórios
</line>
<line>
de g*stão *a* escolas de administr*ção (DI*S JUN*OR et al., 2014).
</line>
<line>
* e*pr**o da s*mul*ção gerencial pode ser visto como um in*trum*nto didático,
</line>
<line>
*ormad* por um conjunt* *e r*gras que possi*ilitam colocar *m prática conceitos e técni*as
</line>
<line>
pr**rias da área da gestão. Além di*s*, pos*ibili*a a imersão de seus parti*ipantes e* decisões
</line>
<line>
que geram **dos para an*lise e permitem estabelecer relaçõe* de causa e efeito entre var*áveis
</line>
<line>
(SAUAIA, 2008).
</line>
<line>
Butzk* e Alberton (2017) aponta* que a u*ilização de s*m*l***res *rga*izacion*is no
</line>
<line>
processo de ensino possibilita aos estudan*es *isualizarem o seu dese*pe*ho em um ambiente
</line>
<line>
seguro, perm**indo a a****a*ão e an*l*se d* diferentes m**odologia*, além do *esenvo*vi*ento
</line>
<line>
de estrat*gias próprias.
</line>
<line>
Atualmen*e, é pos*ív*l encontrar dive*sos simu*a*ores i*dustriais, send* alguns mais
</line>
<line>
específicos a determina*a áre*, como *s simu*ado*es logístic*s, e outro* um *anto
</line>
<line>
generalistas, a*rangendo duas ou mais áre*s ad**nistrativa*. Os s*mula*or*s *a*s co*p*etos
</line>
<line>
costuma* considerar a* *ecisõ*s to**das, desde a c*mpra de in*umos até a venda *o produ*o
</line>
<line>
fina*, impactando diretamente os *s**ctos inte*nos e e*ternos d* orga*i*ação, apresentando
</line>
<line>
estatíst*ca* ** produção, balanços e *esultados, além de si*u*ar um con*unto de *rgani*a**es
</line>
<line>
*oncorre*tes que *isputam entr* si (PE***A; MARQU*S FILHO, 2001). Nesses
</line>
</par><par>
<line>
*imulado*es, o foco dos
</line>
<line>
ges*ores é *o**uistar a maior pa*ticip*ç*o de mercado (mar*et
</line>
</par><par>
<line>
shar*), a qual
</line>
<line>
pod* ser caracterizad* pela porcentagem de mercad* ou segmento específico
</line>
</par><par>
<line>
que *ma organização *ossui e* relaçã* às s*as concorrent*s. Val* d*stacar q*e tal indicador
</line>
<line>
evide*c*a a sati*façã* e a *etenção dos clie*tes, apontando para *ma for*e influê*ci* sobre a
</line>
<line>
lucratividade (*UISSONI; *ODRI*U*S; e CRESC*TELLI, *014).
</line>
<line>
*os estudos sobre marke* s*ar*, tem sido m*ncio*ado co*o importante agente de
</line>
</par><par>
<line>
de*em*enho
</line>
<line>
das emp*e*as (NA*ARITEH*AN*; MAS*ALI, 2020), sendo cons*derado um
</line>
</par><par>
<line>
dos prin*ipais fatores *elacionados ao c*escimento, à so*r*vivência e ao su*esso das emp*esa*
</line>
</par><par>
<line>
dentro
</line>
<line>
de u* merc**o competitivo. Grant (1991) *or vez, atra*és da t**ria d* vantagem
</line>
</par><par>
<line>
comp*titiva, basead* em recursos, ressalta que as organ*zações sempre i*vestem seus recursos
</line>
</par><par>
<line>
visando aumentar suas v**tag**s
</line>
<line>
competitivas, sua pos*çã* *eran*e a concorrência e,
</line>
</par><par>
<line>
consequentemente, sua participação de mercado.
</line>
<line>
Se*un*o *otl*r (2000), a busca p*l* maior par*ici*ação de mercado está diretamente
</line>
<line>
*elacionada à política de ganh*s em es*a*a. *ssim, inves*ir *m boas estratégias *ende a fazer
</line>
</par><par>
<line>
**m que o vo*u*e de
</line>
<line>
vendas *umen** no longo prazo. Para t*n*o, modelos que analisam as
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. 2, p. *5-38, n*v. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. F. Christos, T. B, S, Silva, C. M. Dias Júnior
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
forças que cada *ator organizacion*l
</line>
<line>
gera s*br* marke* s**re *orn*m-se extremamente o
</line>
</par><par>
<line>
pertinentes.
</line>
</par><par>
<line>
O* mode*os de mensu*açã* qu* g*ram indicadores organizaci*nai* s*rg*ram n* *éc*da
</line>
<line>
de 1950, sen*o uti**zados a*enas par* an*lises *e curto prazo com base e* d**os contábeis e
</line>
<line>
fi*anc*iros. Com a c*nsolidação da Administr*çã* da *ualidade Total, tais mo*elos pass*ram
</line>
<line>
também * mensurar a qualidade e a padron*zaçã* dos pr*dut*s e processos. **ntudo, ap*nas
</line>
</par><par>
<line>
*a década de 199*, passou-se a corr*lacionar os i*dicado*es não fi**nceiros c*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
financeiros, tra*endo *ai*r *onfi*bi*idade aos dados ge*ados (CU**A; COR*ÊA, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
** acordo com Neel*, Gr*gor* e P*atts (*005), *s mo*elos de me*sur*ção passaram,
</line>
<line>
e*tão, * serem definid*s c*mo o processo de *uantific*r dados e açõe*, n* qual a mensura*ão
</line>
</par><par>
<line>
é um processo qua*titat*vo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a ação é
</line>
<line>
o fat*r, singular ou coleti**, que pro*oca
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**sempenho. S*uaia (*008) *cresc*nta que a co*bin*ção *o processo quantita*i*o
</line>
</par><par>
<line>
(ec*nôm**o) e da* aç*es (e*tratégico) *rod*zem re**ltado* que podem
</line>
<line>
se*
</line>
<line>
tanto *osit*v**
</line>
</par><par>
<line>
quanto negativo*, **nali*ando para * *ucesso ou o *racasso represent*dos pe*os *n*icador*s **
</line>
<line>
desempen*o.
</line>
<line>
Analisa* o desempen*o sob diferentes perspectiv*s seto*iais se fa* *undam*nt*l para
</line>
</par><par>
<line>
um bom proces*o de a*alia*ão e, portanto,
</line>
<line>
*ar* a potencializaçã* do desenvolvimen**
</line>
</par><par>
<line>
organizacional. Vi*to que re*resen*am situaç*es reais demand*m métodos de e
</line>
<line>
av**iação
</line>
</par><par>
<line>
equival*ntes
</line>
<line>
* l**ica
</line>
<line>
*e *v**iaç*o do ***empenho em
</line>
<line>
exerc*cios simulados de gestã*,
</line>
</par><par>
<line>
*ambém sugerem a *ecessidade d* uma avali*ção mul*isetorial (S*HERER; DIAS JUNIOR e
</line>
<line>
BUSS, 2*21).
</line>
<line>
Prahinsky * *enton (2004) complement*m que a aplicação eficaz d* mod**os
</line>
</par><par>
<line>
quan*itativos em sistema *e avaliação de desempen*o resulta em
</line>
<line>
aum*nto *o conhe*imento
</line>
</par><par>
<line>
sobre
</line>
<line>
po*t** críticos no* processos organizac*onais, permitindo a avaliação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estabeleciment*
</line>
<line>
d* metas contínua* mensuráveis. **s*e s*ntid*, *odelos avaliativos b*m
</line>
</par><par>
<line>
e*truturados são essenciai* de
</line>
<line>
fo*ma que propo*cionem *n*ormações quantificáveis e
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
pe*mitam descre*er * r*alidade o*ganizaciona* * auxil**r *a tomada de de*isão.
</line>
<line>
Cada momento de toma*a *e de*isão e* *mbiente simulado pode prover s*us
</line>
<line>
p*rtici*ante* de uma **s*o dos custos das matérias-primas e das c*r*cterísti*as do m*q*inário
</line>
</par><par>
<line>
à *u* disposiç*o, da represe*tação do i*pacto das *axas básicas de juros
</line>
<line>
*
</line>
<line>
uma ****lização
</line>
</par><par>
<line>
*os eventos ex*ern*s q*e condicionam seus ob*etivo*, * saber: greves de trabalhador*s; greves
</line>
</par><par>
<line>
de fornecedores; **emiaçõ*s por de**m*e*ho; leilões
</line>
<line>
de *atéria-p*ima. Ta*s *nf*r*ações
</line>
</par><par>
<line>
in**uenciam direta*en*e tomada *e a
</line>
<line>
decisão de cada
</line>
<line>
grupo gest*r, ge*ando r*s*lt*dos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
subsidia* t*madas de de*isões futura*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina, v. **, *. 11, art. 2, p. 25-38, *o*. *022
</line>
<line>
**w4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Modelo de An*lise da Gestão *omercial em Empresas Indu**riais
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETO*OL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
Servindo-se do uso do Soft*are "R" e de seu método seletor de va*i*veis, LASS*
</line>
<line>
(Least Abso*ute Shrinkage *nd Selectio* *perator), foi pos*ível estimar o im*ac*o de c*da
</line>
<line>
uma das variáveis escolhid*s (*reço, prazo e propaganda), que fazem part* do com*osto
</line>
</par><par>
<line>
promocio*a* *e cada
</line>
<line>
player
</line>
<line>
c*ns*derad* (*m*resa conc*rrente), a *artir de um *odelo d*
</line>
</par><par>
<line>
*sti*a*ão
</line>
<line>
da partici*açã* de *ercado (R CORE TEAM, 2**3). O LASSO é um dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncipais métodos *plicados em e*tudos q*e e*volvem mode*os es*atísticos; é um mé*od* de
</line>
</par><par>
<line>
redução
</line>
<line>
e de seleção de var*áveis q*e possui a propriedade da regressão de crista*. Po*e s*r
</line>
</par><par>
<line>
aplicado em qualquer modelo estatístico *o qual o mét*do de es**mação envolva um processo
</line>
<line>
*e o*imização, perm*t*ndo a*é m*smo a esti*ação de *mpactos futu*o*. Além diss*, * méto*o
</line>
<line>
foi adapt*do para vár*o* model*s, co*o séries tempora*s (AUDRINO; C*MPONOVO, 201*)
</line>
</par><par>
<line>
e de *egressão (WANG; LI; JIANG, 2007). Observa-se qu* a ap*icabilidade do método
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
vasta, permitindo at* mesmo des*n*olver mo*e*os de reg*essão agrocl*mática
</line>
<line>
esp**íficos,
</line>
</par><par>
<line>
c*m* real*zado por Nóia *únior et al. (20*1) ao estu*ar a cultura do trigo no Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
No que se refere à* des*an*agens do método, limi*am-se a
</line>
<line>
e*tu*os *e r*gressão
</line>
</par><par>
<line>
logística, pois sua a*l*ca*ão se val* de uma função objetiva *efi*ida, *e*ido às coorde*ad*s
</line>
<line>
não ser*m tão ex**ícitas e *e *ácil anális* como em um modelo line** geral (ALCÂN*ARA
</line>
<line>
JÚNIOR, 202*).
</line>
<line>
Na pre*ent* aplicação, a amostra foi ge*a*a a par*ir d* dados oriundo* de e*perimento
</line>
<line>
si*ulado ** ges*ã* ** tipo *ndu*t*ial q*e representou as c*ndiçõ*s de operação das principais
</line>
</par><par>
<line>
áreas funciona*s
</line>
<line>
em u*a i*dústria, dentre *s quais: * direto*ia c*me*cial; a diretoria
</line>
</par><par>
<line>
fin*nceir*; a diretoria de produção; e a diretoria de *ecursos humanos. Para
</line>
<line>
efeito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*tili**ção de dados gerados no exercíc*o de gestão, o presente estudo valeu-se
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Websimulad*r Bernard (SIND - *imula*or I*dust**al). * foc* *estring*u-se a anal*sar as
</line>
<line>
decisões e os consequentes resultados obtidos por *ada uma das di**tori*s comerciais
</line>
</par><par>
<line>
c*ncorrentes. Dessa forma, o modelo
</line>
<line>
p*opost* *eve como re*erên*ia sér**s tem*orais de
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
(doze) tri*estres
</line>
<line>
simul*dos,
</line>
<line>
com a
</line>
<line>
utilização do
</line>
<line>
softwa** *, escolhido p**a
</line>
<line>
tratamento dos
</line>
</par><par>
<line>
dados e re*r*senta*ão gráfi*a d*s observações, tendo-se e* conta a conveniência de sua
</line>
</par><par>
<line>
compa*ibilidad* com d**ersos sistemas *peracionais e sua gratuidade (SI*VA; DINIZ
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
B*RTOLUZZI, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Da an*lise efetuada, d*se**olveu-se um mod*lo de regressão linea* múlti*la, a f*m de
</line>
</par><par>
<line>
es*imar a participação de m*r*ado das empresas com b*se nas premissas comerciais
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
am*iente. Dessa *orma, a v*riável estimada (mar*et **are) é o res*lt*do da corre*ação e*tre
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 1*, ar*. 2, p. 25-3*, no*. 2022 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Chr*s*os, T. B, S, Silv*, C. M. D*as Júnior
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
*s variáveis explicat*vas - *reço, prazo, pr*pagan*a * respectivos parâmet*os - a*ém da
</line>
<line>
constante (variável alea*ória *es*dual) (TAB*CHNICK; FIDE*L e ULLMAN, 2007).
</line>
<line>
* RE*ULT*DOS E DISCU*SÃ*
</line>
<line>
C*m bas* nos resultados observados, a *ig*ra 1 *emon*t*a como o* elementos
</line>
</par><par>
<line>
f*rmadores *a estrat*g*a comercia*
</line>
<line>
(*reço, prazo e pr*paganda) afetariam * participa*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ercado. A Figura 2 descrev* o modelo ** projeção *e*sa *artici*a*ão. N*sse sentido, a
</line>
<line>
qu*rta coluna da Figura 1 sugere que, quant* mai* "verde" forem os quadran*** de c*da
</line>
<line>
va*iável do eixo Y, m*i*r a *nfluência positiva dessa variável no market *h*re, ao passo que
</line>
<line>
quanto mais "b*ge" forem os q*adra*tes *m cada variável, maior sua *nfluê*cia n*gativa n*
</line>
<line>
marke* share. Em te*po, q**nto m*is clar* f*r o *u*drant* repr*sent*do, menor a influência
</line>
<line>
d* *ariáv*l *o market shar*.
</line>
<line>
Figura 1- *nfluência d* preço, praz* e propaganda no Market Sha*e
</line>
</par><par>
<line>
Elabo*ado *elos aut*res (20*1)
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, v. 19, n. 11, art. 2, *. 25-38, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Modelo de A*álise da Gestão Comercia* em Empr**as In*ust*iais
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2- M**elo de Estimativa do Market Sha*e
</line>
</par><par>
<line>
Part*c*pação de mercado = 0,84536 - *,*0192*Preço + 0,2*27*Prazo + 0,04709*Propaganda
</line>
<line>
Elaborado pelo* autores (20**)
</line>
<line>
Percebe-se que * ma**et share aumenta, *roporcionalm*n*e, c*m o **me*o de
</line>
<line>
c*mpa*has *ublici*ária* (*ropagand* v*ic*lada) em cada me*ca*o ou *egião onde as *mpresas
</line>
<line>
decidem atuar, se*do a influên*ia pos*tiva dessa v*r*ável da *rdem de 53%. Por outr* l*do,
</line>
<line>
vê-se que o market s*a*e é inve*samente p*oporcion*l ao p**ço, o* se*a, qu*n** maior o preço
</line>
<line>
do pr*duto menor o seu ma*ket share. Nes*e caso, r*presentan** uma influência negativa d*
</line>
<line>
25%.
</line>
<line>
É p*ssív*l veri*icar *ambém que, quanto ma*o* o prazo de pag**ento, tem-se *m
</line>
<line>
c*escimento do *ark*t *har*, *nterf*rindo de forma positiva nas vend*s, mesmo que de *orma
</line>
<line>
m*n*s *erceptível (pou*o in**ri*r a 10%) em relação à propaganda.
</line>
<line>
A Fi*ura 2 apresenta u* diagrama de dis**rsão n* qual é possí*el *erceber que ex*ste
</line>
<line>
c*rrelaç*o linear positiv* en*re as variávei*, o que **dic* que, à med*da que aum*ntam **
</line>
<line>
val*res das variáve*s explicativa*, *umenta o ma*ket share. Além disso, evidenci*-se um
</line>
<line>
c*ef*cien*e de determ*naç*o (R2) de 0,5207, * que signifi*a uma razoável ass*rtivida*e do
</line>
<line>
mo*el* *omo guia de decis*o.
</line>
<line>
O **delo *dentifica com* *ada variável (*reço, prazo e propagan*a) inte*feriu no
</line>
</par><par>
<line>
*olume trime*tral de ve*das das em*resas. Peran*e a ne*es*idad* reiter*da d*
</line>
<line>
*eci*õ*s, a*
</line>
</par><par>
</page><line>
percepçõ*s qu*litativas pr*venientes do "feeling" dos diretores come*ciai* em geral estão
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. **, *. 11, art. 2, p. 25-38, *ov. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. F. Christos, T. B, S, Silva, C. M. Di*s Júnior
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
s*jeit*s a mu*t*s e*ros, tal qual o o*servado no *otidi**o das e*presa* indu*triais, pois parte
</line>
<line>
de suas a*ális*s nem sem**e são tomadas sob o esc*po da* implicaçõ*s d*correntes.
</line>
<line>
A partir da *nálise gerad*, foi *ossí*el compreender co*o *m método quantitativ*,
</line>
</par><par>
<line>
alia*o a
</line>
<line>
uma perce*ção qualitat**a, pode melhor estimar a
</line>
<line>
dem**da a *er criada e* cad*
</line>
</par><par>
<line>
mercado *u região on*e se pretende(a) *t*ar, mini*iz*ndo os riscos d*s in*es*i*en*os
</line>
<line>
próprio* da ativid*de *ome*cial.
</line>
</par><par>
<line>
D*st*c*-se que, das variáveis que compõem trad*ci**alm*n*e o mix de marketi*g,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
única v*riável *ue gera receita é o preço, pois as demais são cu*tos associados. O pr*ço nem
</line>
</par><par>
<line>
sempre é vis*o de forma a*r*tiv*
</line>
<line>
p*los clientes, af**al, c*nf*rme * modelo desen*olv*do,
</line>
</par><par>
<line>
quan** maior o **e*o menor serão as vendas. Contudo, cabe ressaltar
</line>
<line>
que o p**ço está
</line>
</par><par>
<line>
dir*tame*te cone*o às outras var*áveis, pod*nd* ser **mentado *onforme ** criam
</line>
<line>
perspectivas de entre*as de valores inta*gíveis, como marca, ex*lus*v*dade e di*erenciação.
</line>
<line>
Ainda, de acordo co* * m*delo d*senv**vido, a var*ável *ue possui maior ***lu*ncia
</line>
<line>
no *ar*et sha*e é a propagand*. Isso **rque con*titui uma ferr*men** que *i*a um* rápida
</line>
<line>
resposta em termos de vend*s, po*en*o a*cançar **m**a*ores dispersos g*ograficamente. A
</line>
</par><par>
<line>
*r***g*n*a é comu*ente at*elada a um investim*nto,
</line>
<line>
poi s s ua
</line>
<line>
e*ec*ção normalmente se
</line>
</par><par>
<line>
realiza atra*és de mídias tradici*nais ou mesmo di*i*ai*. Portanto, esp*ra-se que os gestor*s
</line>
<line>
possam des*nvolv*r um plane**mento prévio p*r* sua e*ecu*ão, identif**a*do o público-*lvo
</line>
<line>
que bus*am a*i*gi* e o nível d* *nvesti*ento que *ax*mizará o bene*ício pre*end*do (F*IO et
</line>
<line>
al., 2*19). De outra parte, o prazo d* pagamento, *pesar de repr*se*tar men*r influência s*bre
</line>
<line>
o m*rket s*ar* qu*ndo co*parado à **opagand*, ainda é impo*tante para os consumido*es, *á
</line>
</par><par>
<line>
que o
</line>
<line>
be*efíci* momen*âne*
</line>
<line>
tido pelo* con*umidores t*m um *arát*r *omp*n**tó*io em
</line>
</par><par>
<line>
*e**ção *os custos **e i*cidirão mais tarde (S*I*CA; FERNA**ES, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Cabe r**saltar
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
apesar
</line>
<line>
de * modelo con*ribuir com * qualificação
</line>
<line>
d*s de**sões
</line>
</par><par>
<line>
comerciais, esse não deve ser to*ad* *omo único instr*mento *e referê*cia. Isso por*ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mercado real é um ambi**t* extremam*nte complexo *
</line>
<line>
repleto de var*áveis *ue sugerem
</line>
</par><par>
<line>
alteraçõ*s contí*u*s no* comportamentos de comp*a (KO*LER; K*LLER, 201*).
</line>
<line>
5 CON*IDE*AÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Diante do *xposto,
</line>
<line>
é possí*el co*cluir que a pr*p*gan*a é, dentre as v*ri*veis
</line>
</par><par>
<line>
analisada*, o elem**t* *e maior impacto
</line>
<line>
nas *endas no exercíci* de ge*tão a*alisado,
</line>
</par><par>
</page><line>
refletindo no *arke* share das empresas. Not*-se, também, que o co*s*ante inves*ime*to em
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresin*, v. 19, n. 11, ar*. 2, p. 25-38, nov. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Mode*o de Análise da Ge*tão Comercial em Emp*esas Indust*i*is
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
pr*paga*da resul*a em ma*utenção dos n*veis de *endas, da*o o seu efeito resi*ual e*
</line>
<line>
perío*os subsequentes * seu papel de re**rço na percepção d* produto no varejo.
</line>
<line>
Por s*r um m*del* desenvolvido com o intuito de amparar a tomada de decisão em um
</line>
<line>
amb*ente co*trolado, *n*ende-se que esse possa e d*va *er, cons*anteme*te, rea*a*iado,
</line>
<line>
to**ndo por base o*tras vari*v*is quant*ficáveis não t*das em consideração no **me*to, *as
</line>
<line>
presentes n* *ontexto real d*s organ*zaç*es indu*triais. Assim, conclui-se q*e o m*delo *e*ve
</line>
<line>
co*o *as* de referência a *uturos gestores comerci**s n* amparo de *uas de*isõ*s,
</line>
<line>
salvaguarda*as ada*tações *ue s* fize*em convenie*te*. Não obsta*te, *eixa-se c*mo
</line>
<line>
suges*ão par* tra*alhos futur*s o d*senv*l*imento de modelos que agreguem *ariáveis que
</line>
<line>
repercu*am n* desempenho da *eceita corrente.
</line>
<line>
REFERÊNC*AS
</line>
<line>
*LCÂNTARA JUNIOR, G. P. Av*liação do lasso e mé*odos alternativo* e* modelos de
</line>
</par><par>
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B. F. C*ristos, T. B, S, Silva, C. M. Di*s Júnior
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Como R*fer*nciar este Artigo, co**or*e ABNT:
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<line>
CHRISTOS, B. F; SILVA, T. B, S; DIAS JÚNIOR, C. M. Um Modelo de Análise da *estão
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<line>
Comerci*l em Empresas Industri*is. Rev. FSA, T*resina, v. 19, n. 11, a*t. 2, p. *5-3*, nov. 2022
</line>
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<line>
Con*ribuição dos Autores
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<line>
B . F. Christos
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<line>
T. B, S, Silva
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<line>
C. M. D*as Júnior
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1) concepção e planejamen**.
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X
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X
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X
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2) análise e **ter**et*ção dos *ados.
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
3) elabor*çã* do ra**un*o ou na revi*ão críti** do co*teú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ti*ipaçã* na *p*ovaçã* da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 19, n. *1, art. 2, p. 25-38, *ov. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)