Simulação Aplicada à Melhoria Contínua em Processos: Um Estudo com Proposta para Automação / Simulation for Continuous Process Improvement: A Study with Proposal for Automation

Gabriela Bandim Nogueira Manso, Wagner Junqueira de Araújo

Resumo


As ferramentas para mapeamento, simulação, automação, análise e redesenho de processos mostraram-se essenciais para a otimização e aprimoramento da gestão organizacional. Por meio do gerenciamento processual, é possível aperfeiçoar a administração institucional, atuando, principalmente, na diminuição ou na eliminação de interferências e perdas. Este estudo teve como objetivo aplicar essas técnicas para auxiliar na melhoria de processos. Utilizou-se o programa de gestão de processos Bizagi Modeler para elaboração do diagrama completo e preciso do processo. A diagramação realizada seguiu o padrão BPMN (Business Process Modeling Notation), a Notação de Modelagem de Processos de Negócios. A metodologia adotada neste trabalho é de natureza qualitativa. Os meios de coletas de dados escolhidos foram a análise documental e a verificação por meio de um checklist elaborado segundo a ISO/TR 26122, de 2008. Foi aplicada uma adaptação da ferramenta SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs e Customers) para processos informacionais, que ajudou a identificar os elementos relevantes e a obter uma maior compreensão, indicando as oportunidades de aperfeiçoamento. Por fim, efetuou-se uma análise apresentando uma proposta de melhoria através da remodelação do processo com foco na eliminação da burocratização excessiva e do retrabalho. E foi realizada uma simulação dos processos (Original e Melhorado), utilizando-se o programa Bizagi Studio, para demonstrar e confirmar que o cenário com a proposta de melhoria implementada ofereceu um melhor resultado na sua execução e tramitação.

 

Palavras-chave: Mapeamento de Processos. Simulação. Automação de Processos. Gestão da Informação e do Conhecimento. ISO/TR 26122.

 

 

ABSTRACT

 

 The tools for process mapping, simulation, automation, analysis and reengineering have shown to be essential for the optimization and improvement of organizational management. Through process management, it is possible to improve the institutional administration, acting mainly to reduce or eliminate interferences and losses. This paper was design to apply these techniques to support process improvement. The process management program Bizagi Modeler was use to elaborate the complete and precise diagram of the process. The diagramming followed the BPMN (Business Process Modeling Notation) standard. The methodology adopted in this work is qualitative in nature. The means of data collection chosen were document analysis and verification by means of a checklist prepared according to ISO/TR 26122, of 2008. An adaptation of the SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs and Customers) tool was adapted to informational processes, which contributed to identify key elements and to get a better understanding, indicating opportunities for improvement. Finally, an analysis was carry out presenting a proposal for improvement through process remodeling focused on the elimination of excessive bureaucratization and rework. And, a simulation of the processes (Original and Improved) was performed, using the Bizagi Studio program, to demonstrate and confirm that the scenario with the implemented improvement proposal offered a better result in its execution and processing.

 

Keywords: Process Mapping. Simulation. Process Automation. Information and Knowledge Management. ISO/TR 26122.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ABPMP. BPM CBOK. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio: Corpo Comum do Conhecimento. ABPMP BPM CBOK, v. 3.0, Association of Business Process Management Professionals, 2013.

ANDRADE, G. E. V.; MARRA, B. A.; LEAL, F.; MELLO, C. H. P. Análise da aplicação conjunta das técnicas SIPOC, fluxograma e FTA em uma empresa de médio porte. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves: XXXII ABEPRO, 2012. Disponível em: Acesso em: 19 mai. 2022.

ARAÚJO, W. J.; SILVA, J. T. E.; RIOS, I. R.; CAVALCANTI, K. L. Validação do mapeamento de fluxos de informação em processos organizacionais: uma abordagem com foco arquivístico. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2022.

BASTOS, A. V.; GONDIM, S. M.; LOIOLA, E. R. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas perspectivas. RAUSP Management Journal, v. 39, n. 3, p. 220-230, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Metodologia de Gestão de Processos. Brasília: Fórum Nacional de Gestão, 2013. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2021.

BROMILEY, P.; CUMMINGS, L. Transaction costs in organizations with trust. Research on Negotiation in Organizations, vol. 5, pp. 219-247, 1995.

DUMAS, M.; LA ROSA, M.; MENDLING, J.; REIJERS, H. A. Fundamentals of Business Process Management. 2 ed. Berlin: Springer, 2018. (eBook).

FERREIRA, R. F.; CALVOSO, G. G.; GONZALES, C. B. L. Caminhos da Pesquisa e a Contemporaneidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(2), pp. 243-250.

FRIGERI, J. A.; BIANCHI, M.; BACKES, R. G. Um estudo sobre o uso das técnicas de simulação no processo de elaboração e execução dos planejamentos estratégico e operacional. ConTexto, Porto Alegre, v. 7, n. 12, 2º semestre, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2022.

GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, jan./mar. 2000, v. 40, n. 1, p. 6-19. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2021.

ISO. International Organization for Standardization. Análise do processo de trabalho para registros. ISO/TR 26122 IN - Informação e documentação. Genebra: ISO, 2008.

MARTINS, H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

MENDLING, J.; PENTLAND, B. T.; RECKER, J. Construindo uma agenda complementar para gestão de processos de negócios e inovação digital. European Journal of Information Systems, v. 29, n. 3, p. 208-219, jul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2021.

MOHAPATRA, S. Business Process Automation, 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2021.

MORAES, E. S.; PARANHOS, R. P. R.; CRESPO, A. C. Gestão de processos: integração entre CERNE e business process management (BPM) - o caso da incubadora TECCAMPOS. Brazilian Journal of Development. DOI:10.34117/bjdv5n8-001, p. 11135-11153, ago. 2019.

PAIM, R.; CARDOSO, V.; CAULLIRAUX H.; CLEMENTE, R. Gestão de Processos. Porto Alegre: Bookman Editora, 2011. 9788577805327. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2021.

PAVANI JUNIOR, O.; SCUCUGLIA, R. Mapeamento e Gestão por Processos – BPM. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2011.

PRADELLA, S.; FURTADO, J. C.; KIPPER, M. L. Gestão de Processos - Da Teoria à Prática. São Paulo: Grupo GEN, 2012. 9788597009149. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2021.

ROCHA, G. S.; LACERDA, D. P.; VEIT, D. R.; CORCINI NETO, S. L. H.; GOLDMEYER, D. B. G. Percepções sobre a automação de processo de negócio. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Bento Gonçalves: XXXII ABEPRO, 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2021.

ROIG, M. 7 benefícios da automação de processos. Administradores.com, 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2021.

SEBRAE. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná - SEBRAE/PR. Sebrae sem Distância - vol. 4 Gestão de Processos. Curitiba: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, 2008.

SGANDERLA, K. 7 ferramentas gratuitas para criar diagramas de processos com BPMN. Blog da iProcess, 2016. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2021.

SORD, J. O. de. Gestão de Processos. 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2017. 9788547223090. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2021.

VALLE, R.; OLIVEIRA, S. B. (Org.). Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). São Paulo: Atlas, 2013. 9788522479917. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2021.

VAN DER AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Gerenciamento de Processos de Negócios. Engenharia de Negócios e Sistemas de Informação, v. 58, edição 1, pp 1-6, fev. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)