<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 4, p. 66-83, no*. 2*22
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.11. 4
</line>
</par><par>
<line>
An*lise da Implantação do ERP em um E-*o*merce na R*gi*o de Pr**idente Pruden**/SP
</line>
<line>
Analysis *f the Implem*ntat*o* of ERP in a* E-Commerce in **e Reg*on of Pres*den*e
</line>
<line>
Prud*n*e/SP
</line>
<line>
Gus*avo Baldi Rodrigues
</line>
<line>
*ra*uação em Admini***ação pela *usiness School *noeste
</line>
<line>
E-m*il: gustavo-b*ldi@hotmail.com
</line>
<line>
T*li*a Maximo Pires
</line>
<line>
G*aduação e* Ad*inistra**o pela B*si*ess School U*o**te
</line>
<line>
E-mail: *alitamaximopir*s*eg@gmail.c*m
</line>
<line>
Gustavo Yu*o Endo
</line>
<line>
Doutorado e* Eng*nharia de Pro*uçã* pe*a Uni*ersidade *ec*o*ógica Fed*ral *o Paraná - UTFPR
</line>
<line>
*estrado Profissional em Admin*stração pela Un*v*r*i*ad* Esta*ual ** Oeste do Paraná
</line>
<line>
P*o*esso* da Busines* School U**e*te
</line>
<line>
E-mail: gustavo_endo@ya*oo.com.*r
</line>
<line>
*rika Mayu** K*to-C*uz
</line>
<line>
Douto*a em Admini**ração pe*a Funda*ão Getúli* Varg*s - EAESP/FG*
</line>
<line>
Profess*ra da B*siness Sc**ol Unoest*
</line>
<line>
E-mail: erikaka*o@un*e*te.br
</line>
<line>
Lechan Colares-*a*tos
</line>
<line>
Dou*or em Ad**nistr*ção pela Universidad* Estad**l de Maringá - UEM
</line>
<line>
Professo*a da Busi*ess School Unoeste
</line>
<line>
E-mail: *echan@*n*este.br
</line>
<line>
.
</line>
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</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Análise da Impla*tação do ERP em um E-Commerce *a Região de Presidente Prudente/S*
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O e-commerce está cr*scendo ao *ong* dos an*s, *ara a*ompanhar esse progres**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ne*essária ut*lização de ER* para integração das informações das o**anizações. Porém,
</line>
<line>
d*ficuldades em relaç*o à imp*antação vêm chama*do a atenção de pesquisas. Ness* sentid*,
</line>
</par><par>
<line>
o ob*etivo da pesquisa anal*sar a im*lantação d* ERP em um e-c*mmer*e loc*lizad* na é
</line>
<line>
região de Presiden*e Prudente/SP. A pesq*is* é caracteriz*da como qualitativa, *xploratóri* e
</line>
<line>
se utilizou d* um estudo de ca*o, para a coleta de da**s foram reali*adas 3 entrev*stas com
</line>
</par><par>
<line>
colaborador*s *a área *i*anceira de todos os ní*eis e, a par*ir dos resultados, *oi r*a**zada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
análise d* conte*do das ent*evista* com auxílio do softwar* At*a*.ti. O* achados d* pesquisa
</line>
<line>
demons*ra* difi*uldades qua*to *s pes*oas envo*vi*as no processo d* *mplanta**o,
</line>
<line>
principalme*t* relaciona*o ao *re**amento, visto pel*s *olaboradores como etapa *mportante.
</line>
</par><par>
<line>
O* colaborador*s salien*aram a difi*ul*ade *o temp* de planejame*to da i*plantação e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
novo *ayou*. De*tac*m que o ERP at*nde de f*rma p*s*tiva, oferec*n*o i*f*rmaç*es
</line>
<line>
confiá*eis e de fá*il util*zação e, pr*ncipalmente, dados coe*entes. Cons*quentem*nte a isso,
</line>
</par><par>
<line>
os gestores d**tacam a impo*tância d*ssas informações para a tomada de
</line>
<line>
de*isão mais
</line>
</par><par>
<line>
a*serti**. Co*clui-se a impor*ância d** *istem*s de info*mação nas organiz*ções, *e*am elas
</line>
<line>
*e *ar*ter *stra*é*ico, tático ou operacional.
</line>
<line>
Palav*as-chave: E-comm**ce. Sistema Integ*ado. ERP. Pres*den*e Prud**t*/SP.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
E-commerc* is growing over *he *ears, to
</line>
<line>
keep up with this pr*gre*s it nec*ssary is
</line>
<line>
to
</line>
<line>
u* e
</line>
</par><par>
<line>
ERP to int**rate in*ormatio* from o*ganizations. However, difficul*ies in **lation
</line>
<line>
t o t h*
</line>
</par><par>
<line>
imple*e***t*o* have *e*n draw*ng the atten*ion *f r**earches. In *his sense, the aim of the
</line>
<line>
researc* is *o a*alyze the implementation of *RP in an e-com*erce located in the re*i*n o*
</line>
</par><par>
<line>
Pre*idente Pru*en*e/SP. *h* *esearch is cha*a*terized as qualitat*ve, exploratory and
</line>
<line>
u*ed
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*se stud*, for *ata colle**io*, 3 *nterviews *e*e carried out with *mpl***** in the f*nancial
</line>
</par><par>
<line>
area
</line>
<line>
of all lev*ls and,
</line>
<line>
based on the results, a content an**ysis of the **t*rviews *ith help *f
</line>
</par><par>
<line>
A*las *o**ware. T*e *esearc* *indings sh*w difficulties regar*ing the peo**e i*v*lve* in the
</line>
<line>
implementa*ion proce*s, mai*ly related t* *raining, see* by employee* as an impor*ant *te*.
</line>
<line>
E*pl*yees highlight** t*e difficulty o* p**nning t*e imp*eme*tation *ime a** t*e new layou*.
</line>
</par><par>
<line>
*hey em**asize
</line>
<line>
that the ERP se*ves in a *os*tive way, o*fering reliabl* and
</line>
<line>
easy-to-*se
</line>
</par><par>
<line>
informat*o*
</line>
<line>
an*, abo*e all, coh*rent *ata. Conseque**l*, *anager* highlight the imp*rtanc*
</line>
</par><par>
<line>
of t*is informa*ion fo* m*re **sert*ve decision making. It *s co*cluded the imp*r*anc* of
</line>
</par><par>
<line>
in**rmation sy*tems i* *rgan**ations, w*e*he* s*rategic, tactical or *perational.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw**d*: E-com*er*e. In*eg*ated System. *RP. *re*ident* Pru***te/SP.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. *9, n. 11, art. 4, p. 66-83, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. *odrigues, T. M. Pires, G. Y. Endo, E. M. K*to-Cruz, L. Colares-sant*s
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O e-co*merce es*á crescendo
</line>
<line>
progr*ss**amente
</line>
<line>
*o *ongo d*s anos. S*gundo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
A*so*i*ç*o Bra*ileira d* Com*r*io El*trônico (2017), os c*nsumidores co*eçar** a not** a
</line>
<line>
*aci**dade, ra*i*ez, valo* vantajoso, fora u*a v*rie*ad* infi*it* nas compras on-line.
</line>
<line>
O conceito de *-com**r*e é baseado em um* p*ataforma **gital, online, a qu*l foi
</line>
</par><par>
<line>
criada *ara que as pesso** conseg*is*e* faze* compra* co* m*is prat*cidade e sem sair
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
seu con**rto, de s** casa, *u mesmo de
</line>
<line>
q*a*quer loc*lidade. "A ca*a
</line>
<line>
dia o e-co*me*ce
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
atual*zado e mo*ific*d* p*ra que ma*s fácil sej* o ace*so e mais clientes possam util*zá-lo."
</line>
<line>
(NILDA, 2*13, *. 14). T*ndo *cesso à re*e de in*erne* no computador, celular, tablet e afi*s,
</line>
<line>
*ualquer pess*a pode acessar as *lataf**mas d* e-commerce.
</line>
<line>
Em 20*0, as *ojas f**icas começaram a m*gra* de mane**a expansiva *ara as vend*s
</line>
</par><par>
<line>
online,
</line>
<line>
pois, d*v*do à pandemi* do C*V**-19,
</line>
<line>
os gov*rnos mundiais ins*alaram sis*emas
</line>
</par><par>
<line>
*om* loc*down e/ou toqu* de r**olh*r com o intuito d* evitar *glom*raçõe*. N**se período,
</line>
<line>
muitas empresas adotaram as ven*as on-line *ara a sua *obre*ivência e *o*ara* uma melho*a
</line>
<line>
e/ou av*nç* em su** ven*as (ALVES; BRI*O, 202*).
</line>
<line>
Pa** os e-co*m*rces, o Ent*rp*ise Resource Planning (ERP) é um sistema
</line>
</par><par>
<line>
import**t*, pois ele é *m *iste*a responsável pela *ntegração e c*ntra*i*açã* *e *ados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
processo* *e
</line>
<line>
d*versos se**r*s d* u*a organi*açã*. E*e un*fica *s inform*ções f*cilita e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fluxo de dad*s de uma empres*. Contudo, * usado no e-com*erce, "obse*va-se que *s
</line>
<line>
siste**s de ERP, em peque*as e *édias empr*sas, contribuem p*ra dimensõe* mais
</line>
<line>
e**ógenas e próximas da organização do que exógenas" (FERNA**ES et *l., 20*7, p.9*).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Gallo, Oliveira Neto * Reis (2*18), o ERP auxilia no
</line>
<line>
alinhamento
</line>
</par><par>
<line>
conc*rda*te *o es*oqu* do siste*a com o estoque do **te, lo***tica fu*cionando de a**rd* as
</line>
</par><par>
<line>
diretriz*s, soluciona *roblemas
</line>
<line>
como p*rda de dados, aux*lia na conc*liaç*o de contas, a
</line>
</par><par>
<line>
me*hora o mon*tor*mento sobre *s clientes, *lém
</line>
<line>
de entregar *eguranç* e ac*racidade de
</line>
</par><par>
<line>
informa*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Com a *mp**nt*ção de u* si*tema ERP, o foc* dev* ser total para que n** seja
</line>
</par><par>
<line>
frustrante a ad*çã* de
</line>
<line>
uma nova tecnologia, v*sto qu* toda mud*nç* dentro de uma
</line>
</par><par>
<line>
o*ga*ização requer paciência e vonta*e para *aze*
</line>
<line>
a*onte**r, no es*u*o d* caso
</line>
<line>
aprese**ado
</line>
</par><par>
<line>
não será diferent*. O a*icionamento do ERP tr*z *enefícios para a empr**a. *o*avia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
res**nsabi*idade faz part* do *ontexto *ara que a em*resa *ão saia do trilho. "A organização
</line>
<line>
deve estar atenta aos se*s f*tore* inter*o* e extern*s, o *so correto pode tr*zer ben**ícios ao
</line>
<line>
desenvo*v*mento *a mesma" (SILVÉ*IO; SANTOS; B*STOS, 2*19).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.11, a*t. 4, p. *6-*3, n*v. 2022 www4.f*a*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Imp*antação do ERP em um E-Com*er*e na *eg*ão de Presi*ente Prud*nte/S*
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, baseando-s* em o*tros estudos de cas*s q*e relatam *ob*e a implementação
</line>
<line>
de um sis*ema ou *ntão a adaptação de algo novo, que sã* eles: Borghi et *l. (*02*); Nguyen
</line>
<line>
et al. (2021); *il*ério, Sant*s e *astos (2019); Fer*eira, **n** e Kniess (2019) e; Roselli e
</line>
<line>
Cer*ueira (2017), pode-*e observar que é um assunto reco*re*te nos úl*imos anos.
</line>
<line>
O presente estudo de ca*o busca *esc*ever as **per*ências d*s *olabor*do*es c*m a
</line>
<line>
impleme*tação d* s*st*ma E*P. Assim apresent*r as perdas, os pr*blemas, as dificuldades, o
</line>
</par><par>
<line>
p*o*ess*, as melh*ria*, os ga*hos e um p*ssível s*c*sso, sob a perspectiva
</line>
<line>
d e um e -
</line>
</par><par>
<line>
comm*rc* d* Pre*idente Prudent*.
</line>
</par><par>
<line>
Para alcança* ta* p*op*sta, * obj**iv* geral
</line>
<line>
do a*tig* é
</line>
<line>
analisar a implan*ação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sistema ERP em um *-*ommerce l*calizado na re*ião ** *residen*e P*udente/SP.
</line>
<line>
Já
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivos es*ecíficos s*o: (i) d*scr*ve* o
</line>
<line>
proce*so de *mplantação do sis*ema ERP; (ii)
</line>
</par><par>
<line>
apontar qu*is fora*
</line>
<line>
os pro*lemas
</line>
<line>
enfrentados du*ante implementação a
</line>
<line>
do sist*ma ERP; e,
</line>
</par><par>
<line>
(ii*) apresentar as mel*orias obtida* com * imp*ant*ção do sist**a ERP.
</line>
<line>
2 REFEREN*IAL TEÓRICO
</line>
<line>
A necessida*e de que as i**orm*ções sej*m processa*as, *nviada* e quant*ficadas com
</line>
<line>
maior ve*ocidade, muitas *mpres*s **sc*m in*var e **vestir em sistem*s de **formação que
</line>
<line>
ajudem a gerenciar suas *tividades, reduzir *ustos, produ*o e process* (SILVA et al., 20*7).
</line>
<line>
*e acordo c*m Cai**ra Jun*o* (2012), c*m as possibilidades de r*s*l****s
</line>
<line>
sim*ltâneos, o sistema E*P é uma a*ui*ição de pacotes de s*ftwa*e *omercial que permitem a
</line>
<line>
i*te*ração en*re ** dad*s dos sistemas transaci*nais * d* processos de negócio, *ue pas*aram
</line>
</par><par>
<line>
* ter relevan*e *on**ibui*ão
</line>
<line>
p*ra as organizações em geral justament*
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
*ato de integr*r,
</line>
</par><par>
<line>
padr*nizar e custom**ar *odos os proces*os organizacio*ais, completando assim os be*efíc**s
</line>
<line>
que os sistemas de informaç*o *rou*eram p*ra o mundo dos negócios.
</line>
<line>
S*gundo Sou*a (2003), pode-se dizer **e sistemas *RP é um sistema de informação
</line>
</par><par>
<line>
integra*o,
</line>
<line>
fracionado por
</line>
<line>
vários de*artamentos que atualiz*m a mesma base de dados. D*
</line>
</par><par>
<line>
acord* com Costa et a*. (2*1*), * *bje*ivo *o ERP é fo*ar a empresa como um todo e permitir
</line>
<line>
que as informa*õe* geradas por um departa*en*o sejam organizadas e compar**lhadas *** *s
</line>
<line>
*utros.
</line>
<line>
*a*a Sa*tos et al. (2020), * *istema ER* não atu* soment* na *rganização de *m todo,
</line>
</par><par>
<line>
mas também contro*a, estr*tu*a e fornece supor*e
</line>
<line>
para
</line>
<line>
t o*o*
</line>
<line>
os pro*essos operacio*ais,
</line>
</par><par>
<line>
produtivos, administrativos e co*erci*is da *mpres*, fac*litando o tr*fego de i*fo*mações
</line>
</par><par>
<line>
dentro da org*nização, integrando todo* os
</line>
<line>
d**artamentos. *ilv*rio, S*nt*s * B*sto* (2*19)
</line>
</par><par>
<line>
asseveram *ue essa integ**ção
</line>
<line>
pe*mit* *ue os dados u*a vez regi*trados sejam ac*ssívei*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. 4, p. 6*-8*, *ov. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Rodrigues, T. M. Pires, G. Y. Endo, E. M. *at*-**uz, L. Colares-santos
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
todos na organizaçã*,
</line>
<line>
a*xiliand* direta*ente n* t**ad* de decis*o por of*recer relató*ios
</line>
</par><par>
<line>
g***nciais.
</line>
</par><par>
<line>
*e acordo com Colang*lo Filho (*001), existem trê* etapa* p**a a escolha de um E*P:
</line>
<line>
deci*ã* e seleção, imple*entaçã* e utiliza*ão. Cada uma dessas *tapas influencia diretame*te
</line>
<line>
no fator decisório de ado*ar um ERP. Ressal*ando qu* uma eta*a de*ende da outra p*ra qu*
</line>
<line>
n*o haja fa*has no processo de com*r*, seleçã* e imp*em*ntação que condu*, ao seu término,
</line>
</par><par>
<line>
a uma *ova fa*e na util*za*ão do sistema onde mais *unções e*tão i*p*ementad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
int*gra*as.
</line>
</par><par>
<line>
Souza (2000) menciona *l*um*s conside*açõe* sobre *ssa etapa de decisão e sel*çã*:
</line>
</par><par>
<line>
(a) definir to*o* os
</line>
<line>
ob*etivos *es*e o i*ício; (b) a direção dev*
</line>
<line>
estar comprometi*a com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
projeto *esde o início; e (c) o* usuários tamb*m *evem participa* dessa etapa.
</line>
<line>
*e ac*rdo com Sou*a e Zw**ker (2003), a implementação * a segunda e*apa de **da
</line>
</par><par>
<line>
de *istemas ERP e p*de ser
</line>
<line>
nomeada *omo o processo que leva para que os *ódulos do
</line>
</par><par>
<line>
siste*a sejam colocados para funcionar em uma empre** e en**lve entender os proces*os **
</line>
<line>
negó*io ao sistema, a parametrização e modificação do sistema, a configura*ão *e *ard*are e
</line>
<line>
software, * t*einament* de u*uários e a disponibilidade de sup*rte. A implementação de um
</line>
<line>
sist*ma ERP * u* i*vestiment* qu* consome muitos rec*rsos, entre e**s, tempo e *i*heiro.
</line>
</par><par>
<line>
Por f*m, Sou** e Zwicker (2003) menci*n*m que
</line>
<line>
na etapa de utilizaç*o, o s*stema
</line>
</par><par>
<line>
passa a operacional*zar. E*sa etap* realim*nta etapa de implementação, pois durante a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de utilização su*gem novas possibil*dades e *ec*ssida*e* *ue *ode* ser resolvidas
</line>
<line>
por novos módulos, *ela p*rametriza*ão o* pe*a *odificação dos módulos atua*s.
</line>
</par><par>
<line>
No *u* se *efer* *os *rocessos de i*plan**ção
</line>
<line>
des*a ferram*nt*, Ariat* e Schenatto
</line>
</par><par>
<line>
(2019) salie*t** que, por se tratar
</line>
<line>
*e um *istema que *ecria
</line>
<line>
os
</line>
<line>
procedimentos i*te*no* de
</line>
</par><par>
<line>
processamento de da*os, deve se* realizada *ma reformulação nos processos *pera*ionai*.
</line>
<line>
Dav*nport (2004) re**ta que a i*ple*entação do Sis*ema ERP e a infor*ação que ela
</line>
</par><par>
<line>
p*oporci*na pode, e*
</line>
<line>
*lgumas or*anizações, levar a um* cult*ra *i*eren*e e *enovada. Em
</line>
</par><par>
<line>
outros *asos, a o**aniz*ção e se** colaboradores *re*isa* mu*ar se*s co*cei*os para es*are*
</line>
</par><par>
<line>
capacitados a *ira*em maiores pro*ei*os possíveis do
</line>
<line>
*ovo conte*to, com ambien*e *ais
</line>
</par><par>
<line>
transpare*te aberto de inform*ções. D* acordo e
</line>
<line>
com Dav*nport (2004), a TI em con**nto
</line>
</par><par>
<line>
com *iste**s ERP influ*ncia* a mu*ança o*ganizacio*al - c*mpo*to por mudanças
</line>
</par><par>
<line>
estr*t*rai*, soc**is e t*cn*lóg*cas -
</line>
<line>
nas emp*esa* indus**iais, e* todos os seg*entos, * até
</line>
</par><par>
<line>
e*p**sas prestadoras ** *ervi*os.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre
</line>
<line>
** problemas
</line>
<line>
*ncontrados
</line>
<line>
em rela*ão à im*la*t*ção de E*P, **indade et *l.
</line>
</par><par>
</page><line>
(2019) des*acam a resi*tência às mudanças e modific*ções d* processo* *xiste*te* nas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.*1, art. *, p. 66-83, nov. 202* ww*4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Imp**ntação do ERP em um E-*ommerce *a Regi*o de Presi*ente Prudente/S*
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõe* * o alto custo as*ocia*o *
</line>
<line>
*qui*i*ã* *e um *rod*** ERP. As resistênc*as que
</line>
</par><par>
<line>
ocorrem no proces** de implantação *evem-se
</line>
<line>
ao fat* de que tod* mudanç* traz ganhos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
perdas.
</line>
</par><par>
<line>
Para Davenport (20*4), a resistênc** é
</line>
<line>
uma situação que se re*ere ao problema
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organi*açã*, *uscar, p*r meio dos sistemas d* gestão, uma padronizaçã* dos procedimen*os
</line>
<line>
p*ra ser s*guida dentro da *m**esa. De acord* com Correa e Cruz (2005), *ara que se
</line>
<line>
obtenha êxito na implementação de uma n*v* tecnologia, o pr*cesso de impl**t*çã* deve
</line>
</par><par>
<line>
**ntar com
</line>
<line>
um tratament* eq*ilibrado entre os aspecto* crít*cos: pessoas, *rocess*s,
</line>
</par><par>
<line>
*erramentas e tecnologia. Por f*m, s*gundo Trinda*e e* a*. (2019), um si*tema ERP auxi**a a
</line>
<line>
emp**s* consolidar u* tripé básico de sustenta*ã*: qua*idade, **odutividade e participação.
</line>
<line>
3 M*TOD*LOGIA
</line>
<line>
* pres*nte pe**u*sa é caracterizada como qualitativa, e*p*oratória, *e util*z*u de um
</line>
</par><par>
<line>
es*u*o de
</line>
<line>
caso. P*ra a coleta d* dados, for*m realiza*as entrevistas semie*tru****das e,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*tir dos resul*ado*, fo* realizada a análise d* conte**o
</line>
<line>
das entrevistas com auxíli*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Software Atlas.ti 9.
</line>
</par><par>
<line>
A ab**dagem a*otada n**s* p*squisa foi a q*alitati*a que, s*g*nd* A*drade (20**), é
</line>
<line>
um método que e*tu*a fenôme*os de fatos humanos; ainda, nes*e ti*o de pe*q*is*, o ambiente
</line>
<line>
natur*l * a fonte dir*ta para a cole** de dado*, e o pesqu***dor consider*d* *nst**men*o-
</line>
</par><par>
<line>
chave. Além diss*, fo* adotada a pe*quisa explora*ória, que conforme
</line>
<line>
ressalt**o por Ce*v*,
</line>
</par><par>
<line>
Ber*ia* Silva (2007), é uma pesquisa qua*e científica ou não científica, e
</line>
<line>
*a *aioria da*
</line>
</par><par>
<line>
vezes é o pa*so inicial de u*a pesquisa e ** auxílio de hipó*eses para outras *es*uisa*.
</line>
<line>
Todavia, no tocante aos proced*m*ntos técnicos desta pesquisa, fez-se us* do mét*do
</line>
<line>
do estudo de *a**, que, no entendi*en*o de Go**e*berg (2004), *ste tipo *e pesquisa * a mais
</line>
</par><par>
<line>
c**ple*a,
</line>
<line>
*ois consider*
</line>
<line>
um t*do, *om o objetivo de ent**der
</line>
<line>
em seus termos. *ode-se
</line>
</par><par>
<line>
depreende* que este méto*o propi*ia *ma extensiv* abor*agem e
</line>
<line>
exploraçã* do *niverso
</line>
</par><par>
<line>
investigado e ainda *ermite *o pesquisador ampliar e aplicar seus conheci*en*os.
</line>
</par><par>
<line>
*lém das outras
</line>
<line>
técnicas já mencionadas, fez-*e uso da ent*evista **mo instrumento
</line>
</par><par>
<line>
de coleta d* da*os, que nas pala*r*s de C*rv*, Bervian e *ilva (20*7), a entrevist* n*o é uma
</line>
</par><par>
<line>
sim**es co*versa, é uma *roca orien*a*a para *eco*her
</line>
<line>
os
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
nece*sários par* pesquisa. a
</line>
</par><par>
<line>
E*tre*anto, para que as entrevistas realizadas *erm*tissem uma profunda exploração do objeto
</line>
<line>
es*udado, imp*r*oso torn*u-*e estrut*rá-las.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. *9, n. 11, art. *, p. *6-83, n*v. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. Ro*rigues, T. M. Pires, G. Y. Endo, E. M. Ka*o-Cruz, L. Colares-sa*tos
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
A *artir dos dados cole*ados, re*li*ou-*e a *nálise do conteúdo, que confo*m* as*evera
</line>
<line>
Si*va e Fossá (2013), por meio *est* téc*i*a é analisado * qu* foi menc*onado n** entrevi*t*s
</line>
<line>
e/ou observ*do pelos pesquisador**.
</line>
<line>
A Tabela 1 ap*esenta as cate*orias *e an*lises e suas respectivas q*e*tões d* rot*iro
</line>
<line>
de entrevi*ta a *ual foi adapt*da de B**ghi *t **. (*021) e *e ba*e*u em A*meida et al. (2016),
</line>
<line>
Gi*rgia e *antos (2015), Caiçara Júnior (2012). Sammon e Adam (*010), C*la*gelo Filho
</line>
<line>
(2001), *ouza e Z*icker (2*00) e *an*roft et al. (1998).
</line>
<line>
Tabel* 1 - Ques*ões norteadoras da pesquisa
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Adap*ado de Bor*hi et al. (2*2*, p. 9).
</line>
<line>
Para aux**iar na análise *e conteúdo das entr*vistas, se u*ili**u do Software Atlas.ti, o
</line>
</par><par>
<line>
qu*l de acor** com Walte* B*ch (*015) é co*s*der*do uma importan*e ferramenta para e
</line>
</par><par>
<line>
realizar análise
</line>
<line>
d* dad*s qualitativos, facili***do, a*sim, o *erenciamento e * i*te*pretação
</line>
</par><par>
<line>
dos dados. As
</line>
<line>
entrevistas foram grav*d*s, com a autorização dos entr*vistados e,
</line>
</par><par>
<line>
p*ster*orm*nte, transcritas na ínteg*a para *uxil*ar na aná*ise do *onteúdo.
</line>
</par><par>
<line>
As *pur**ões
</line>
<line>
d*s infor*a*õe* o*orrer*m por *eio d* 3 entrevistas, conform*
</line>
</par><par>
<line>
*prese*t*do na
</line>
<line>
Tabela 2, *ealizad*s com colabo*adores da á*ea financeira da organiza*ão,
</line>
</par><par>
<line>
send* um d* nível es*ratég*co, *m do nível *dministrativo * um do nível operacion*l. Vis*ndo
</line>
</par><par>
<line>
com*reender 3 ponto* de vistas
</line>
<line>
de níveis difer*ntes da **sma á*ea e* relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implem**tação do sistema.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.*1, *rt. 4, p. 66-83, nov. 2022
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Implantação do ERP em um E-Com*erce na Reg**o de President* Pr**ente/SP
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - Perfis dos ent*e*is*ad**.
</line>
</par><par>
<line>
Te*po
</line>
<line>
Te*po d*
</line>
<line>
Dat* da
</line>
</par><par>
<line>
Entr*vist**os Depart*m*nt*
</line>
<line>
Função
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Entr*vi*ta
</line>
<line>
E*trevista
</line>
<line>
Tra*alho
</line>
<line>
Chief Financial
</line>
<line>
7 mi*utos e
</line>
</par><par>
<line>
E01 Es*ratég*co
</line>
<line>
5 a nos
</line>
<line>
11/0*/2*22
</line>
<line>
Offi*er (CFO)
</line>
<line>
56 segundos
</line>
<line>
* m*nutos e
</line>
</par><par>
<line>
E02 Administ*a*ivo
</line>
<line>
Ana*ista Fina*ceiro
</line>
<line>
2 a n*s
</line>
<line>
08/0*/*022
</line>
<line>
*0 s*gun*o*
</line>
<line>
*ssistente
</line>
<line>
4 minut*s e
</line>
</par><par>
<line>
E03 Operaciona*
</line>
<line>
1 a nos
</line>
<line>
08/02/20*2
</line>
<line>
Opera*ional
</line>
<line>
36 se**ndos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaborado pelo* auto*es (20*2).
</line>
<line>
A emp*esa a*alisada nesse estu*o *e caso é uma lo** virtual es*ec*alizada em ca*isa*
</line>
<line>
d* fut**ol e ar*igos esportivos. A qual atua no me*cado e-commer*e desd* 2*1*; situada no
</line>
<line>
cent*o-oe**e p*ulista, de médio porte, emprega 16* colaboradores.
</line>
<line>
4 *ESULTADOS E DIS**SSÕES
</line>
<line>
*essa seção s*o a*resentados os *esul*ados ob*idos a partir das *nt*evistas reali*adas
</line>
<line>
**m os *olabora*ores sobr* a imp**nta*ão do sistema ER*.
</line>
<line>
A organização **tudada pen*ando na manutenção do seu port*ólio e*tr*tégi*o que
</line>
<line>
abran*e o o*erecimento *e produtos d* qualidade, custo b*nefício *quili*ra** e investimento
</line>
<line>
e* pe**uisa, *ealizou inves**mentos em um s*stema de gestão corpo*ativo, * ERP, com i*tuito
</line>
<line>
de int*grar as ta*efas e pro*essos depar*amen*ai*, cria*do uma f*nte **ica *e *nf*rmações,
</line>
<line>
d*spo*ibilizando d*dos confiáveis, organizados e de fácil ob*ençã* para a tomada de decisões
</line>
<line>
diár*as. E***s informaçõe* vêm de encontro ao que foi mencionado no estudo apresentado *or
</line>
</par><par>
<line>
Leandro e *éxas (*016), a* m*nc*onarem que sis*ema oferec* infor**ções q*e ajud*m o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*nter o controle do departa*ento * auxilia **s decisões a serem tom*das.
</line>
</par><par>
<line>
N* Figura 1, bu*co*-se identificar quais
</line>
<line>
*s dificuldad*s en*ontr*das após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implant*ç*o do ERP. Dentre as difi*ulda*es menciona*as como sendo **oblemas com pessoal
</line>
<line>
envol**do n* implantaç*o do *istema. O* termos mai* utilizados ne*t* questã* fo*am:
</line>
<line>
treinament*, con*ec*m*nt* e adaptaçã*. Segundo M*nd*s e E*crivã* Fi*h* (2007), estas
</line>
<line>
dificuldades podem ser el*mi**das *u*ante a etapa de co*scientiz*ção e tr*inamento que tem
</line>
<line>
como meta reduzir e deixar c*aras as mudanças or*anizacionais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* P*, v. 19, *. 1*, art. 4, p. 66-83, nov. 2**2
</line>
<line>
ww*4.f*ane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. R*drigue*, *. M. Pires, *. *. E*do, E. M. Kato-Cruz, L. Colares-santos
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Dificulda**s existent*s apó* a impla*tação do ERP.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: elabor*do *elo* *utores c*m auxíli* *o Software Atlas.ti 9 (2022).
</line>
<line>
Em r*lação às mudanças *bservadas com o uso d* ERP, *s *olabora*ores afirmam que
</line>
</par><par>
<line>
o sistema ate**e *ositi*amen** com infor*açõe* confiáveis e de ***il *so,
</line>
<line>
com d*do*
</line>
</par><par>
<line>
coere*tes com a reali*ade d* *rganiza*ão. Corroboran*o co* *s re*u*tad*s apresentados,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estudo de caso re*liz*do *or *iniz e C**v**h* (2019) mostrou que *pós a implantaçã* d* **P
</line>
<line>
*a *mpresa *PAMIG, o* colaboradores res*altaram que o *is*ema os ajudou a
</line>
<line>
desempenharem me*hor o seu trabalho, co* a consolidação *a *nf*rmação, imped*ndo
</line>
<line>
inconsistênc*as e redundâ*cias e, *obretudo, **minuindo a com*l*xida*e do* processos.
</line>
<line>
**r*m, quando os c*laborador*s fo*a* qu*stionado* *obre as *udanças *eg*tivas no
</line>
</par><par>
<line>
sist*ma, a prin*ipa* dif*culdade *stá diretamente relacio*ada ao temp* de planejame*to
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
ada*tação, problem*s de vi*ualiz*çã* e l*yout d* sistema, **nforme m*stra a Figur* De 2.
</line>
</par><par>
<line>
acordo com o
</line>
<line>
estudo a*re*entado
</line>
<line>
p*r
</line>
<line>
Gonç*lves e *ima (*010), ressa*tam *ue, apesar
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema E*P *er c*n**áv*l e es*r**ura*o, houve mu**as *alhas e erros na fase *n*cial de s**
</line>
<line>
impla*tação, **s com o passar do temp* foram feit*s modifica*ões e atualizaç*es a **nto de
</line>
<line>
tornar-se um sistema completo, *lc**çando as expect*tivas *a empres* e dos colabo*adores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. **, n.*1, art. 4, p. 66-*3, nov. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise da Implantaç*o do ERP *m *m E-C*mmerce na Região de Pres*den*e Pru*ente/SP
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 2 - M*danç*s negativas obse*vadas pelos co*abor*dores sobre a *m*lan*ação do
</line>
<line>
ERP.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *laborado pelos *utore* *o* *uxílio do Software *tlas.ti 9 (2022).
</line>
<line>
Por m*io da* info*mações coletadas, foi o*serv*do que os métodos de pad*onização
</line>
<line>
dos pro*e*imentos op*rac*onais *pós * implant*ção do ERP *rouxeram benefíc*os tanto para a
</line>
</par><par>
<line>
eficácia
</line>
<line>
*os pr*cessos internos *a organização quant* aos dados e i*f*rmaçõe* gera*os
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
cot*diano *a mesma, torna*do-se um* base de i*formações única, c*nfiá*el e se*ura, de modo
</line>
</par><par>
<line>
que os *estores avali**am positivamente * aquisição de informaç*es pa*a a t*mada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão.
</line>
</par><par>
<line>
Na resposta apresentada na Figura 3, sobre treinam*ntos do *ovo sist*m* ERP antes
</line>
<line>
da fase de impl*nt*ção, fic* eviden*e que o* c*labora**res não tiver*m um prepa*o *e
</line>
<line>
maneir* adequada. Algu*s asseguraram que sim, q** re*eb*ram bem antes, o**ros que não e
</line>
<line>
qu* deveri*m te* sido me*hor preparados, evidenci*ndo *ue el*s *iver*m *om*nte explicaçõe*
</line>
<line>
básicas ao sistema e não u* *re*namento m*is apr*fun*ado. Segundo La*don e L*udon
</line>
<line>
(20*4, p. 2*), "os tr*inamentos d*ix*m os funci*ná*ios atua*izados e* relaç*o ao* processos e
</line>
</par><par>
<line>
*o si*tema *e *nformação", além de incentivá-lo* a se adaptar a essa nov* man*ira
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conduzi* o negócio.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. *9, n. 11, art. 4, p. 66-83, nov. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. Rodrigu*s, *. M. Pires, G. Y. End*, E. M. *ato-Cruz, L. Col*re*-santos
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
Fig*r* 3 - M*men*o ** qu* os cola*orad*res receberam treinamento do *RP * se foi
</line>
<line>
ade*ua*o.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaborado p***s **tore* c*m auxíl*o d* Softw*re At*as.ti 9 (2022).
</line>
</par><par>
<line>
Fi** ev*de**e n*s respostas a*rese*ta*as na F*gura que o treinamen*o é import*nte 4
</line>
<line>
para os co*aboradores. A únic* maneira *e su*ess* da implementação de um sistema é uma
</line>
<line>
ex*cução bem calculada, de um treina*ento *f*caz. Segundo *ezende * Abreu (*013), a*nda é
</line>
</par><par>
<line>
uma at**idade muito complexa * de muito
</line>
<line>
envol*imento p*ra as empresas real*zarem o
</line>
</par><par>
<line>
treinamento dos futu*os usuár*o*, a*sim como pa*ame*riza* as regras de *egócio, o p*a*o de
</line>
</par><par>
<line>
objeto, o geren*iamento de ri*cos, o d*senho da soluçã*, o gere*ci*m*nt* de m**a**as e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Fatore* para me*horar o n*v** de treinamento dos colab*radores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: elaborad* pelos *ut*res com auxílio do Software Atlas.ti 9 (2022).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. *9, n.11, art. 4, *. 66-8*, nov. *022 ww*4.*sa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Impl*nta*ão do **P em um E-Com*erce *a Re*ião *e Presidente P*udente/SP
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
O resul*a*o apresentado na Figura 5 de*onstra que a *ontribu*ç** receb*da po* parte
</line>
<line>
do consultor *xter** não foi d* **rma homogên*a pa*a todos os se*ores envolvidos ne*te
</line>
<line>
processo de implantaç*o.
</line>
<line>
Figura 5 - Particip*ç*o dos consultores extern*s para implanta*ão do *RP.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: ela*orado pelos aut*res com auxílio do Softwar* *t*a*.t* 9 (2022).
</line>
<line>
No que*ito a***sent*do na Fig*ra 6, a in*raest*utur* de TI *e* ate*did* na medida do
</line>
<line>
possível. Isso demostr* *ue, mesmo tendo dificulda**s, as informações geradas pela
</line>
<line>
implantação do ERP contribu*m *ara *ma melhor tomada de decisão. Ta* resultado é *efle*ido
</line>
<line>
pe*a v**ocidad* das info*maç*es g*radas pelo *is*ema e também pe** confiança na qu*lidade
</line>
</par><par>
<line>
que os usuários têm nesta *nformaçã*. Mesmo
</line>
<line>
diante de todas a* difi*u***des enfrentadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*postas p*los cola*oradores, *xi*te sim ap*io da *quipe de TI. Pois *uaisquer ocorrências
</line>
<line>
r*lacio*adas ao *RP * eq*ipe de *I bus*a solu*ionar por meio de *istema de c*a*ados.
</line>
<line>
Figura 6 - Infra**trutura de TI atende o ERP.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elabo**do p*los autore* co* *uxílio do Sof*ware At**s.ti 9 (2022).
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www4.fsa*e*.com.br/revista
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</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
Diant* ** anál*se dos resultados obtidos po* meio d*s entrevistas realizadas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação, foi confirmada a *mportân**a dos sistemas de inf*rmação nas *rg*nizações,
</line>
</par><par>
<line>
sejam eles de caráter estrat*g**o, tático
</line>
<line>
*u opera*i**al. D*recionand* aten*ão para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organização estuda*a, realiz*u i**es*iment*s
</line>
<line>
em um sistema de
</line>
<line>
gestão corp*rativo, o ER*,
</line>
</par><par>
<line>
*om *ntuito d* integrar as ta*efas e *ro*essos dep*r*amentais, *r*a*do uma font* única de
</line>
<line>
informações.
</line>
<line>
D* *orm* geral, com a adoção do sis*em* ERP, os cola**r*dor** d* orga*iza*ão
</line>
</par><par>
<line>
pes*u*sada adquiriram o conh*cimento ne*ess*r*o a respei*o da i*plantação
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
um novo
</line>
</par><par>
<line>
si*tema e da mud*nç* nos procedimentos operaci*nais. No e**anto, falta a
</line>
<line>
de *r*inamento
</line>
</par><par>
<line>
sobre a imple*entação ** sistema fica ev*dente com a não satisfação dos cola*oradores *obre
</line>
<line>
o **ma.
</line>
<line>
Basea*o nas in*orma*õ** analisadas, veri*icou-*e qu* o si*tema ERP é co*f*á*el.
</line>
<line>
Contudo, também f*i anal**a*o que o prestador de serviços de internet da empresa *studada,
</line>
<line>
nã* sup*rta o sistema im*l*men**do. *a*sando, *ssim, travas e insatisfaçõ*s sobre o uso do
</line>
<line>
referido sistem*.
</line>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES *I**I*
</line>
<line>
A p*s*u*sa teve como caráter pri**ipa* apres*ntar as e*periência* dos col*borad*res
</line>
<line>
dos níveis *peracionais ao estratég*co após o *roces*o de implantação d* um ERP em um e-
</line>
<line>
c*mmerc*. A *rgani*açã* **colhida foi o s*ficiente pa*a perceber *ue, apesar de um siste*a
</line>
<line>
integr*do, alinh*mento entre setor*s, rapidez no processo, se* efi*iente e efica* no in*cio meio
</line>
<line>
e *im, *ro*or*ionar um empenho maior do si*tema e, p*incipalme*te, facil*tar as decis*es dos
</line>
</par><par>
<line>
funci*nários,
</line>
<line>
para que isso tu*o ocorra de form*
</line>
<line>
plen* é necessár*o que tenha
</line>
<line>
um* rede
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
inte*net que sup**te, os f*ncionário* estarem *is**stos a f*zer acon*ecer e ser*m preparados
</line>
<line>
po* *eio de treinamentos.
</line>
</par><par>
<line>
**ra alcançar o desempenho máximo *a fer*amenta, *omo o aum*nto
</line>
<line>
dos *uc**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dim*nuição dos pr*b*em*s, é **portante salientar d*fe*entes as*ectos re*erentes
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*mplement*ção. Nesse estudo há limitações referente* à abrang**cia da pesquisa no
</line>
<line>
*ue*ito
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
amos*ra pesqu*sada, qu* pode *er
</line>
<line>
otimizada so*re a **rcep*ão d* ma*s col**oradores do
</line>
</par><par>
<line>
mesmo nív**
</line>
<line>
dentro da organização. *pesar das *ntre**stas *ontere* *imi*ações pela
</line>
</par><par>
</page><line>
quantidade de c**aboradores entr*vis*ado*, per*itiram descrever a percepção dos tr*s níveis
</line>
<line>
hi**árquicos da *rgani**çã*, at***indo assim * obj*tivo proposto. Essa* l*mitações indicam
</line>
<line>
op**tun*dade* *e estu*os futu*o*, com o mesmo método, com mais c**abo*adores do mesmo
</line>
<line>
nível hierárquico, ** or*an*zaçõe* de ou*r*s e**ecialida*es, * sob*e a per*ep*ão do clie*t*.
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 19, n.11, art. *, *. 66-83, nov. 2*22 www4.fsa*et.com.br/re*ista
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impl*menta*ão *e Sist*mas ERP. 2000, 306*. D*ssert*ção (Mest*ado em *dministração)
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*epartam**to d* Administração
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da Fac*ldade de Economi*, Administ**ção e *ontabi**dad*
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inovando
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o
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Análise *a I*pla*tação d* ERP em *m E-Commerce na Região *e Pr*sid*nte Pru*ente/*P
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*o*o *efe*enciar es*e Artigo, **nforme ABNT:
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RODRIGUES, G. B; PIRES, *. M; ENDO, G. Y; K*TO-*RUZ, E. M; COL*RES-SANTOS L.
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Análi*e d* I*pl*ntação do ER* em ** E-*ommerce na Regi*o de Presi*ente Prud*nte/SP. Rev.
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FSA, Teres*n*, v.19, n. 11, a**. 4, p. 6*-83, nov. 2*22.
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Con*ri*u**ão do* Autores
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G. B. Rodrigues
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T. M. P**es
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G. *. Endo
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E. M. Kato- Cruz
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L. Co*a*es- *antos
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1) co*cepção e pl*n*jamento.
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X
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X
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X
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2) análise e in*erpret*ção dos dados.
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X
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X
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X
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<line>
3) elaboração do r*scunh* ou na revisão crítica do *o*teú*o.
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X
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X
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X
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X
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X
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<line>
4) partic*pação na aprovaçã* da versão *inal do **nuscrito.
</line>
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X
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X
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<line>
*
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Rev. F*A, T*resina PI, v. 19, n. 1*, art. 4, p. 66-83, nov. 2022
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<line>
*w*4.fsan*t.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)