<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 4, p. 66-83, no*. 2*22 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.*9.11. 4 </line>
</par>
<par>
<line> An*lise da Implantação do ERP em um E-*o*merce na R*gi*o de Pr**idente Pruden**/SP </line>
<line> Analysis *f the Implem*ntat*o* of ERP in a* E-Commerce in **e Reg*on of Pres*den*e </line>
<line> Prud*n*e/SP </line>
<line> Gus*avo Baldi Rodrigues </line>
<line> *ra*uação em Admini***ação pela *usiness School *noeste </line>
<line> E-m*il: gustavo-b*ldi@hotmail.com </line>
<line> T*li*a Maximo Pires </line>
<line> G*aduação e* Ad*inistra**o pela B*si*ess School U*o**te </line>
<line> E-mail: *alitamaximopir*s*eg@gmail.c*m </line>
<line> Gustavo Yu*o Endo </line>
<line> Doutorado e* Eng*nharia de Pro*uçã* pe*a Uni*ersidade *ec*o*ógica Fed*ral *o Paraná - UTFPR </line>
<line> *estrado Profissional em Admin*stração pela Un*v*r*i*ad* Esta*ual ** Oeste do Paraná </line>
<line> P*o*esso* da Busines* School U**e*te </line>
<line> E-mail: gustavo_endo@ya*oo.com.*r </line>
<line> *rika Mayu** K*to-C*uz </line>
<line> Douto*a em Admini**ração pe*a Funda*ão Getúli* Varg*s - EAESP/FG* </line>
<line> Profess*ra da B*siness Sc**ol Unoest* </line>
<line> E-mail: erikaka*o@un*e*te.br </line>
<line> Lechan Colares-*a*tos </line>
<line> Dou*or em Ad**nistr*ção pela Universidad* Estad**l de Maringá - UEM </line>
<line> Professo*a da Busi*ess School Unoeste </line>
<line> E-mail: *echan@*n*este.br </line>
<line> . </line>
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<column>
<row> En*ereço: Gus*avo *a*di R*drigues </row>
<row> Univ*rsidade do Oeste Paul*sta/UNOES*E - Ro*o*ia </row>
<row> Rap*so Tavares, km 572 - Bai*ro Limoeir*, CE*: </row>
<row> *9.067-17*, Presi*ente P*u*ente/*P, Brasil. </row>
<row> Endereço: *ali*a Maximo Pires </row>
<row> U*iversidade do Oe*t* *au*ista/UNOE*TE - Rodovia </row>
<row> R*pos* Tavares, km 5*2 - Bairro Li*oeiro, CEP: </row>
<row> 19.067-175, Presiden*e P*ud*nte/SP, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. *onny K*rle* de Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Arti*o recebido *m 18/*7/2022. Últ*ma versão </row>
<row> recebida em 03/08/202*. Aprovado ** 04/08/2022. </row>
</column>
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<column>
<row> Endereço: Gustavo Yu*o **do </row>
<row> *niversi**de d* Oe*t* *aulista/U*OESTE - *odovia </row>
<row> R*poso Tavare*, k* 572 - Bai*ro Limoeiro, CEP: </row>
<row> 19.067-175, *r*s*dente Prude*te/SP, Brasil. </row>
<row> End*r**o: *r**a Mayumi Kato-*ruz </row>
<row> Universidade *o O*ste P*ulista/U*OESTE - Rod*via </row>
<row> Rap*so Tavares, km 572 - Bairro Limoeiro, CEP: </row>
<row> 1*.*67-175, Presiden*e Prudente/SP, Brasil. </row>
<row> Ende*e*o: Lechan *olares-Sa*t*s </row>
<row> *niversidade do Oeste Paulist*/UNOESTE - *o*ovia </row>
<row> Raposo Tavares, *m 572 - Ba*r*o Limoeiro, CEP: </row>
<row> 19.067-175, P*esi*ente Prude*te/*P, Brasil. </row>
<row> . </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado pelo *istema *r*pl* *evi*w: *e** Review *) </row>
<row> pel* E**tor-*hef*; e *) Doub*e Bli*d Review </row>
<row> (av*l**ção ceg* por do*s avali**o*es da área). </row>
<row> R*visão: Gramatical, Normat*va e de Formatação </row>
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<line> Análise da Impla*tação do ERP em um E-Commerce *a Região de Presidente Prudente/S* </line>
<line> 67 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> O e-commerce está cr*scendo ao *ong* dos an*s, *ara a*ompanhar esse progres** </line>
<line> é </line>
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<line> ne*essária ut*lização de ER* para integração das informações das o**anizações. Porém, </line>
<line> d*ficuldades em relaç*o à imp*antação vêm chama*do a atenção de pesquisas. Ness* sentid*, </line>
</par>
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<line> o ob*etivo da pesquisa anal*sar a im*lantação d* ERP em um e-c*mmer*e loc*lizad* na é </line>
<line> região de Presiden*e Prudente/SP. A pesq*is* é caracteriz*da como qualitativa, *xploratóri* e </line>
<line> se utilizou d* um estudo de ca*o, para a coleta de da**s foram reali*adas 3 entrev*stas com </line>
</par>
<par>
<line> colaborador*s *a área *i*anceira de todos os ní*eis e, a par*ir dos resultados, *oi r*a**zada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> análise d* conte*do das ent*evista* com auxílio do softwar* At*a*.ti. O* achados d* pesquisa </line>
<line> demons*ra* difi*uldades qua*to *s pes*oas envo*vi*as no processo d* *mplanta**o, </line>
<line> principalme*t* relaciona*o ao *re**amento, visto pel*s *olaboradores como etapa *mportante. </line>
</par>
<par>
<line> O* colaborador*s salien*aram a difi*ul*ade *o temp* de planejame*to da i*plantação e </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> novo *ayou*. De*tac*m que o ERP at*nde de f*rma p*s*tiva, oferec*n*o i*f*rmaç*es </line>
<line> confiá*eis e de fá*il util*zação e, pr*ncipalmente, dados coe*entes. Cons*quentem*nte a isso, </line>
</par>
<par>
<line> os gestores d**tacam a impo*tância d*ssas informações para a tomada de </line>
<line> de*isão mais </line>
</par>
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<line> a*serti**. Co*clui-se a impor*ância d** *istem*s de info*mação nas organiz*ções, *e*am elas </line>
<line> *e *ar*ter *stra*é*ico, tático ou operacional. </line>
<line> Palav*as-chave: E-comm**ce. Sistema Integ*ado. ERP. Pres*den*e Prud**t*/SP. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
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<line> E-commerc* is growing over *he *ears, to </line>
<line> keep up with this pr*gre*s it nec*ssary is </line>
<line> to </line>
<line> u* e </line>
</par>
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<line> ERP to int**rate in*ormatio* from o*ganizations. However, difficul*ies in **lation </line>
<line> t o t h* </line>
</par>
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<line> imple*e***t*o* have *e*n draw*ng the atten*ion *f r**earches. In *his sense, the aim of the </line>
<line> researc* is *o a*alyze the implementation of *RP in an e-com*erce located in the re*i*n o* </line>
</par>
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<line> Pre*idente Pru*en*e/SP. *h* *esearch is cha*a*terized as qualitat*ve, exploratory and </line>
<line> u*ed </line>
<line> * </line>
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<line> c*se stud*, for *ata colle**io*, 3 *nterviews *e*e carried out with *mpl***** in the f*nancial </line>
</par>
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<line> area </line>
<line> of all lev*ls and, </line>
<line> based on the results, a content an**ysis of the **t*rviews *ith help *f </line>
</par>
<par>
<line> A*las *o**ware. T*e *esearc* *indings sh*w difficulties regar*ing the peo**e i*v*lve* in the </line>
<line> implementa*ion proce*s, mai*ly related t* *raining, see* by employee* as an impor*ant *te*. </line>
<line> E*pl*yees highlight** t*e difficulty o* p**nning t*e imp*eme*tation *ime a** t*e new layou*. </line>
</par>
<par>
<line> *hey em**asize </line>
<line> that the ERP se*ves in a *os*tive way, o*fering reliabl* and </line>
<line> easy-to-*se </line>
</par>
<par>
<line> informat*o* </line>
<line> an*, abo*e all, coh*rent *ata. Conseque**l*, *anager* highlight the imp*rtanc* </line>
</par>
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<line> of t*is informa*ion fo* m*re **sert*ve decision making. It *s co*cluded the imp*r*anc* of </line>
</par>
<par>
<line> in**rmation sy*tems i* *rgan**ations, w*e*he* s*rategic, tactical or *perational. </line>
</par>
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<line> Keyw**d*: E-com*er*e. In*eg*ated System. *RP. *re*ident* Pru***te/SP. </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. *9, n. 11, art. 4, p. 66-83, nov. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<page>
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<line> G. B. *odrigues, T. M. Pires, G. Y. Endo, E. M. K*to-Cruz, L. Colares-sant*s </line>
<line> 68 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O e-co*merce es*á crescendo </line>
<line> progr*ss**amente </line>
<line> *o *ongo d*s anos. S*gundo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> A*so*i*ç*o Bra*ileira d* Com*r*io El*trônico (2017), os c*nsumidores co*eçar** a not** a </line>
<line> *aci**dade, ra*i*ez, valo* vantajoso, fora u*a v*rie*ad* infi*it* nas compras on-line. </line>
<line> O conceito de *-com**r*e é baseado em um* p*ataforma **gital, online, a qu*l foi </line>
</par>
<par>
<line> criada *ara que as pesso** conseg*is*e* faze* compra* co* m*is prat*cidade e sem sair </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> seu con**rto, de s** casa, *u mesmo de </line>
<line> q*a*quer loc*lidade. "A ca*a </line>
<line> dia o e-co*me*ce </line>
<line> é </line>
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<line> atual*zado e mo*ific*d* p*ra que ma*s fácil sej* o ace*so e mais clientes possam util*zá-lo." </line>
<line> (NILDA, 2*13, *. 14). T*ndo *cesso à re*e de in*erne* no computador, celular, tablet e afi*s, </line>
<line> *ualquer pess*a pode acessar as *lataf**mas d* e-commerce. </line>
<line> Em 20*0, as *ojas f**icas começaram a m*gra* de mane**a expansiva *ara as vend*s </line>
</par>
<par>
<line> online, </line>
<line> pois, d*v*do à pandemi* do C*V**-19, </line>
<line> os gov*rnos mundiais ins*alaram sis*emas </line>
</par>
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<line> *om* loc*down e/ou toqu* de r**olh*r com o intuito d* evitar *glom*raçõe*. N**se período, </line>
<line> muitas empresas adotaram as ven*as on-line *ara a sua *obre*ivência e *o*ara* uma melho*a </line>
<line> e/ou av*nç* em su** ven*as (ALVES; BRI*O, 202*). </line>
<line> Pa** os e-co*m*rces, o Ent*rp*ise Resource Planning (ERP) é um sistema </line>
</par>
<par>
<line> import**t*, pois ele é *m *iste*a responsável pela *ntegração e c*ntra*i*açã* *e *ados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> processo* *e </line>
<line> d*versos se**r*s d* u*a organi*açã*. E*e un*fica *s inform*ções f*cilita e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fluxo de dad*s de uma empres*. Contudo, * usado no e-com*erce, "obse*va-se que *s </line>
<line> siste**s de ERP, em peque*as e *édias empr*sas, contribuem p*ra dimensõe* mais </line>
<line> e**ógenas e próximas da organização do que exógenas" (FERNA**ES et *l., 20*7, p.9*). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Gallo, Oliveira Neto * Reis (2*18), o ERP auxilia no </line>
<line> alinhamento </line>
</par>
<par>
<line> conc*rda*te *o es*oqu* do siste*a com o estoque do **te, lo***tica fu*cionando de a**rd* as </line>
</par>
<par>
<line> diretriz*s, soluciona *roblemas </line>
<line> como p*rda de dados, aux*lia na conc*liaç*o de contas, a </line>
</par>
<par>
<line> me*hora o mon*tor*mento sobre *s clientes, *lém </line>
<line> de entregar *eguranç* e ac*racidade de </line>
</par>
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<line> informa*ão. </line>
</par>
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<line> Com a *mp**nt*ção de u* si*tema ERP, o foc* dev* ser total para que n** seja </line>
</par>
<par>
<line> frustrante a ad*çã* de </line>
<line> uma nova tecnologia, v*sto qu* toda mud*nç* dentro de uma </line>
</par>
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<line> o*ga*ização requer paciência e vonta*e para *aze* </line>
<line> a*onte**r, no es*u*o d* caso </line>
<line> aprese**ado </line>
</par>
<par>
<line> não será diferent*. O a*icionamento do ERP tr*z *enefícios para a empr**a. *o*avia, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> res**nsabi*idade faz part* do *ontexto *ara que a em*resa *ão saia do trilho. "A organização </line>
<line> deve estar atenta aos se*s f*tore* inter*o* e extern*s, o *so correto pode tr*zer ben**ícios ao </line>
<line> desenvo*v*mento *a mesma" (SILVÉ*IO; SANTOS; B*STOS, 2*19). </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.11, a*t. 4, p. *6-*3, n*v. 2022 www4.f*a*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Análise da Imp*antação do ERP em um E-Com*er*e na *eg*ão de Presi*ente Prud*nte/S* </line>
<line> 69 </line>
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<line> Contudo, baseando-s* em o*tros estudos de cas*s q*e relatam *ob*e a implementação </line>
<line> de um sis*ema ou *ntão a adaptação de algo novo, que sã* eles: Borghi et *l. (*02*); Nguyen </line>
<line> et al. (2021); *il*ério, Sant*s e *astos (2019); Fer*eira, **n** e Kniess (2019) e; Roselli e </line>
<line> Cer*ueira (2017), pode-*e observar que é um assunto reco*re*te nos úl*imos anos. </line>
<line> O presente estudo de ca*o busca *esc*ever as **per*ências d*s *olabor*do*es c*m a </line>
<line> impleme*tação d* s*st*ma E*P. Assim apresent*r as perdas, os pr*blemas, as dificuldades, o </line>
</par>
<par>
<line> p*o*ess*, as melh*ria*, os ga*hos e um p*ssível s*c*sso, sob a perspectiva </line>
<line> d e um e - </line>
</par>
<par>
<line> comm*rc* d* Pre*idente Prudent*. </line>
</par>
<par>
<line> Para alcança* ta* p*op*sta, * obj**iv* geral </line>
<line> do a*tig* é </line>
<line> analisar a implan*ação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sistema ERP em um *-*ommerce l*calizado na re*ião ** *residen*e P*udente/SP. </line>
<line> Já </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivos es*ecíficos s*o: (i) d*scr*ve* o </line>
<line> proce*so de *mplantação do sis*ema ERP; (ii) </line>
</par>
<par>
<line> apontar qu*is fora* </line>
<line> os pro*lemas </line>
<line> enfrentados du*ante implementação a </line>
<line> do sist*ma ERP; e, </line>
</par>
<par>
<line> (ii*) apresentar as mel*orias obtida* com * imp*ant*ção do sist**a ERP. </line>
<line> 2 REFEREN*IAL TEÓRICO </line>
<line> A necessida*e de que as i**orm*ções sej*m processa*as, *nviada* e quant*ficadas com </line>
<line> maior ve*ocidade, muitas *mpres*s **sc*m in*var e **vestir em sistem*s de **formação que </line>
<line> ajudem a gerenciar suas *tividades, reduzir *ustos, produ*o e process* (SILVA et al., 20*7). </line>
<line> *e acordo c*m Cai**ra Jun*o* (2012), c*m as possibilidades de r*s*l****s </line>
<line> sim*ltâneos, o sistema E*P é uma a*ui*ição de pacotes de s*ftwa*e *omercial que permitem a </line>
<line> i*te*ração en*re ** dad*s dos sistemas transaci*nais * d* processos de negócio, *ue pas*aram </line>
</par>
<par>
<line> * ter relevan*e *on**ibui*ão </line>
<line> p*ra as organizações em geral justament* </line>
<line> pelo </line>
<line> *ato de integr*r, </line>
</par>
<par>
<line> padr*nizar e custom**ar *odos os proces*os organizacio*ais, completando assim os be*efíc**s </line>
<line> que os sistemas de informaç*o *rou*eram p*ra o mundo dos negócios. </line>
<line> S*gundo Sou*a (2003), pode-se dizer **e sistemas *RP é um sistema de informação </line>
</par>
<par>
<line> integra*o, </line>
<line> fracionado por </line>
<line> vários de*artamentos que atualiz*m a mesma base de dados. D* </line>
</par>
<par>
<line> acord* com Costa et a*. (2*1*), * *bje*ivo *o ERP é fo*ar a empresa como um todo e permitir </line>
<line> que as informa*õe* geradas por um departa*en*o sejam organizadas e compar**lhadas *** *s </line>
<line> *utros. </line>
<line> *a*a Sa*tos et al. (2020), * *istema ER* não atu* soment* na *rganização de *m todo, </line>
</par>
<par>
<line> mas também contro*a, estr*tu*a e fornece supor*e </line>
<line> para </line>
<line> t o*o* </line>
<line> os pro*essos operacio*ais, </line>
</par>
<par>
<line> produtivos, administrativos e co*erci*is da *mpres*, fac*litando o tr*fego de i*fo*mações </line>
</par>
<par>
<line> dentro da org*nização, integrando todo* os </line>
<line> d**artamentos. *ilv*rio, S*nt*s * B*sto* (2*19) </line>
</par>
<par>
<line> asseveram *ue essa integ**ção </line>
<line> pe*mit* *ue os dados u*a vez regi*trados sejam ac*ssívei* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 11, art. 4, p. 6*-8*, *ov. 2022 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. Rodrigues, T. M. Pires, G. Y. Endo, E. M. *at*-**uz, L. Colares-santos </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> todos na organizaçã*, </line>
<line> a*xiliand* direta*ente n* t**ad* de decis*o por of*recer relató*ios </line>
</par>
<par>
<line> g***nciais. </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com Colang*lo Filho (*001), existem trê* etapa* p**a a escolha de um E*P: </line>
<line> deci*ã* e seleção, imple*entaçã* e utiliza*ão. Cada uma dessas *tapas influencia diretame*te </line>
<line> no fator decisório de ado*ar um ERP. Ressal*ando qu* uma eta*a de*ende da outra p*ra qu* </line>
<line> n*o haja fa*has no processo de com*r*, seleçã* e imp*em*ntação que condu*, ao seu término, </line>
</par>
<par>
<line> a uma *ova fa*e na util*za*ão do sistema onde mais *unções e*tão i*p*ementad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*gra*as. </line>
</par>
<par>
<line> Souza (2000) menciona *l*um*s conside*açõe* sobre *ssa etapa de decisão e sel*çã*: </line>
</par>
<par>
<line> (a) definir to*o* os </line>
<line> ob*etivos *es*e o i*ício; (b) a direção dev* </line>
<line> estar comprometi*a com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> projeto *esde o início; e (c) o* usuários tamb*m *evem participa* dessa etapa. </line>
<line> *e ac*rdo com Sou*a e Zw**ker (2003), a implementação * a segunda e*apa de **da </line>
</par>
<par>
<line> de *istemas ERP e p*de ser </line>
<line> nomeada *omo o processo que leva para que os *ódulos do </line>
</par>
<par>
<line> siste*a sejam colocados para funcionar em uma empre** e en**lve entender os proces*os ** </line>
<line> negó*io ao sistema, a parametrização e modificação do sistema, a configura*ão *e *ard*are e </line>
<line> software, * t*einament* de u*uários e a disponibilidade de sup*rte. A implementação de um </line>
<line> sist*ma ERP * u* i*vestiment* qu* consome muitos rec*rsos, entre e**s, tempo e *i*heiro. </line>
</par>
<par>
<line> Por f*m, Sou** e Zwicker (2003) menci*n*m que </line>
<line> na etapa de utilizaç*o, o s*stema </line>
</par>
<par>
<line> passa a operacional*zar. E*sa etap* realim*nta etapa de implementação, pois durante a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de utilização su*gem novas possibil*dades e *ec*ssida*e* *ue *ode* ser resolvidas </line>
<line> por novos módulos, *ela p*rametriza*ão o* pe*a *odificação dos módulos atua*s. </line>
</par>
<par>
<line> No *u* se *efer* *os *rocessos de i*plan**ção </line>
<line> des*a ferram*nt*, Ariat* e Schenatto </line>
</par>
<par>
<line> (2019) salie*t** que, por se tratar </line>
<line> *e um *istema que *ecria </line>
<line> os </line>
<line> procedimentos i*te*no* de </line>
</par>
<par>
<line> processamento de da*os, deve se* realizada *ma reformulação nos processos *pera*ionai*. </line>
<line> Dav*nport (2004) re**ta que a i*ple*entação do Sis*ema ERP e a infor*ação que ela </line>
</par>
<par>
<line> p*oporci*na pode, e* </line>
<line> *lgumas or*anizações, levar a um* cult*ra *i*eren*e e *enovada. Em </line>
</par>
<par>
<line> outros *asos, a o**aniz*ção e se** colaboradores *re*isa* mu*ar se*s co*cei*os para es*are* </line>
</par>
<par>
<line> capacitados a *ira*em maiores pro*ei*os possíveis do </line>
<line> *ovo conte*to, com ambien*e *ais </line>
</par>
<par>
<line> transpare*te aberto de inform*ções. D* acordo e </line>
<line> com Dav*nport (2004), a TI em con**nto </line>
</par>
<par>
<line> com *iste**s ERP influ*ncia* a mu*ança o*ganizacio*al - c*mpo*to por mudanças </line>
</par>
<par>
<line> estr*t*rai*, soc**is e t*cn*lóg*cas - </line>
<line> nas emp*esa* indus**iais, e* todos os seg*entos, * até </line>
</par>
<par>
<line> e*p**sas prestadoras ** *ervi*os. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre </line>
<line> ** problemas </line>
<line> *ncontrados </line>
<line> em rela*ão à im*la*t*ção de E*P, **indade et *l. </line>
</par>
<par>
<line> (2019) des*acam a resi*tência às mudanças e modific*ções d* processo* *xiste*te* nas </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.*1, art. *, p. 66-83, nov. 202* ww*4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise da Imp**ntação do ERP em um E-*ommerce *a Regi*o de Presi*ente Prudente/S* </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* * o alto custo as*ocia*o * </line>
<line> *qui*i*ã* *e um *rod*** ERP. As resistênc*as que </line>
</par>
<par>
<line> ocorrem no proces** de implantação *evem-se </line>
<line> ao fat* de que tod* mudanç* traz ganhos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> perdas. </line>
</par>
<par>
<line> Para Davenport (20*4), a resistênc** é </line>
<line> uma situação que se re*ere ao problema </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organi*açã*, *uscar, p*r meio dos sistemas d* gestão, uma padronizaçã* dos procedimen*os </line>
<line> p*ra ser s*guida dentro da *m**esa. De acord* com Correa e Cruz (2005), *ara que se </line>
<line> obtenha êxito na implementação de uma n*v* tecnologia, o pr*cesso de impl**t*çã* deve </line>
</par>
<par>
<line> **ntar com </line>
<line> um tratament* eq*ilibrado entre os aspecto* crít*cos: pessoas, *rocess*s, </line>
</par>
<par>
<line> *erramentas e tecnologia. Por f*m, s*gundo Trinda*e e* a*. (2019), um si*tema ERP auxi**a a </line>
<line> emp**s* consolidar u* tripé básico de sustenta*ã*: qua*idade, **odutividade e participação. </line>
<line> 3 M*TOD*LOGIA </line>
<line> * pres*nte pe**u*sa é caracterizada como qualitativa, e*p*oratória, *e util*z*u de um </line>
</par>
<par>
<line> es*u*o de </line>
<line> caso. P*ra a coleta d* dados, for*m realiza*as entrevistas semie*tru****das e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir dos resul*ado*, fo* realizada a análise d* conte**o </line>
<line> das entrevistas com auxíli* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Software Atlas.ti 9. </line>
</par>
<par>
<line> A ab**dagem a*otada n**s* p*squisa foi a q*alitati*a que, s*g*nd* A*drade (20**), é </line>
<line> um método que e*tu*a fenôme*os de fatos humanos; ainda, nes*e ti*o de pe*q*is*, o ambiente </line>
<line> natur*l * a fonte dir*ta para a cole** de dado*, e o pesqu***dor consider*d* *nst**men*o- </line>
</par>
<par>
<line> chave. Além diss*, fo* adotada a pe*quisa explora*ória, que conforme </line>
<line> ressalt**o por Ce*v*, </line>
</par>
<par>
<line> Ber*ia* Silva (2007), é uma pesquisa qua*e científica ou não científica, e </line>
<line> *a *aioria da* </line>
</par>
<par>
<line> vezes é o pa*so inicial de u*a pesquisa e ** auxílio de hipó*eses para outras *es*uisa*. </line>
<line> Todavia, no tocante aos proced*m*ntos técnicos desta pesquisa, fez-se us* do mét*do </line>
<line> do estudo de *a**, que, no entendi*en*o de Go**e*berg (2004), *ste tipo *e pesquisa * a mais </line>
</par>
<par>
<line> c**ple*a, </line>
<line> *ois consider* </line>
<line> um t*do, *om o objetivo de ent**der </line>
<line> em seus termos. *ode-se </line>
</par>
<par>
<line> depreende* que este méto*o propi*ia *ma extensiv* abor*agem e </line>
<line> exploraçã* do *niverso </line>
</par>
<par>
<line> investigado e ainda *ermite *o pesquisador ampliar e aplicar seus conheci*en*os. </line>
</par>
<par>
<line> *lém das outras </line>
<line> técnicas já mencionadas, fez-*e uso da ent*evista **mo instrumento </line>
</par>
<par>
<line> de coleta d* da*os, que nas pala*r*s de C*rv*, Bervian e *ilva (20*7), a entrevist* n*o é uma </line>
</par>
<par>
<line> sim**es co*versa, é uma *roca orien*a*a para *eco*her </line>
<line> os </line>
<line> dados </line>
<line> nece*sários par* pesquisa. a </line>
</par>
<par>
<line> E*tre*anto, para que as entrevistas realizadas *erm*tissem uma profunda exploração do objeto </line>
<line> es*udado, imp*r*oso torn*u-*e estrut*rá-las. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. *9, n. 11, art. *, p. *6-83, n*v. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. Ro*rigues, T. M. Pires, G. Y. Endo, E. M. Ka*o-Cruz, L. Colares-sa*tos </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> A *artir dos dados cole*ados, re*li*ou-*e a *nálise do conteúdo, que confo*m* as*evera </line>
<line> Si*va e Fossá (2013), por meio *est* téc*i*a é analisado * qu* foi menc*onado n** entrevi*t*s </line>
<line> e/ou observ*do pelos pesquisador**. </line>
<line> A Tabela 1 ap*esenta as cate*orias *e an*lises e suas respectivas q*e*tões d* rot*iro </line>
<line> de entrevi*ta a *ual foi adapt*da de B**ghi *t **. (*021) e *e ba*e*u em A*meida et al. (2016), </line>
<line> Gi*rgia e *antos (2015), Caiçara Júnior (2012). Sammon e Adam (*010), C*la*gelo Filho </line>
<line> (2001), *ouza e Z*icker (2*00) e *an*roft et al. (1998). </line>
<line> Tabel* 1 - Ques*ões norteadoras da pesquisa </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Categoria </row>
<row> *lanejamento </row>
<row> Estratégico </row>
<row> Perc*pção ** </row>
<row> Colaborador </row>
<row> Treinamento </row>
<row> Cons*ltoria </row>
<row> Externa </row>
<row> Comprometimento </row>
<row> da Alta Direção </row>
<row> Co*prometimento </row>
<row> *a Área *e TI </row>
</column>
<column>
<row> *uest**s </row>
<row> 1) *omo * *m que mom*nto (antes, *urante ou após) você </row>
<row> foi informado sobre a implantação do E*P? 2) Em relação ** </row>
<row> seu d*partamento, qu*is fatores contribuíram para a </row>
<row> im*lanta**o do ERP? 3) Qu*is as *ificu**ades *xistentes </row>
<row> após a im*lantação? </row>
<row> 4) Qu*is mudanças você considera qu* **ram positiv**? 5) </row>
<row> Quais mudanças você cons*d*ra que *oram neg*ti*as? 6) </row>
<row> Você acredita que o E*P melhorou o fluxo de processos </row>
<row> de*tro do seu *epar**mento? Porquê? </row>
<row> 7) C*mo e em que momento (antes, durante *u após) você </row>
<row> *ecebeu treinament* para o uso do ERP? *) Os **einamentos </row>
<row> re*lizados com você para * uso do *RP fo*am ade*uados? 9) </row>
<row> Quais fatores de*e* ser analisados para m*lhorar o nível de </row>
<row> treinamento? </row>
<row> *0) C*mo a organiz*ção obt*ve ajuda de consulto*es </row>
<row> **ternos pa*a i*plantação? </row>
<row> *1) Como *oi o envolvimento da alta a*m*ni*traçã* no </row>
<row> *rojeto de im*lantação? </row>
<row> 12) A infr**str*t*ra ofereci*a at*nde o ERP? Jus*ifique. 13) </row>
<row> A equipe de T* for*ece apoio tec*ológi*o *ara as </row>
<row> necessidades d* sis*ema e dos processos? </row>
</column>
<column>
<row> Autores </row>
<row> Al*eida *t a*. </row>
<row> (2016), Gio*gia </row>
<row> e Santos </row>
<row> (*015), Caiçara </row>
<row> Jú*io* (201*). </row>
<row> Sammon e </row>
<row> Ad*m (2*1*), </row>
<row> Cola*gelo </row>
<row> Filho (2001), </row>
<row> Souza e </row>
<row> Zwick*r (2*00) </row>
<row> e *ancr*f* et al. </row>
<row> (19*8). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adap*ado de Bor*hi et al. (2*2*, p. 9). </line>
<line> Para aux**iar na análise *e conteúdo das entr*vistas, se u*ili**u do Software Atlas.ti, o </line>
</par>
<par>
<line> qu*l de acor** com Walte* B*ch (*015) é co*s*der*do uma importan*e ferramenta para e </line>
</par>
<par>
<line> realizar análise </line>
<line> d* dad*s qualitativos, facili***do, a*sim, o *erenciamento e * i*te*pretação </line>
</par>
<par>
<line> dos dados. As </line>
<line> entrevistas foram grav*d*s, com a autorização dos entr*vistados e, </line>
</par>
<par>
<line> p*ster*orm*nte, transcritas na ínteg*a para *uxil*ar na aná*ise do *onteúdo. </line>
</par>
<par>
<line> As *pur**ões </line>
<line> d*s infor*a*õe* o*orrer*m por *eio d* 3 entrevistas, conform* </line>
</par>
<par>
<line> *prese*t*do na </line>
<line> Tabela 2, *ealizad*s com colabo*adores da á*ea financeira da organiza*ão, </line>
</par>
<par>
<line> send* um d* nível es*ratég*co, *m do nível *dministrativo * um do nível operacion*l. Vis*ndo </line>
</par>
<par>
<line> com*reender 3 ponto* de vistas </line>
<line> de níveis difer*ntes da **sma á*ea e* relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implem**tação do sistema. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.*1, *rt. 4, p. 66-83, nov. 2022 </line>
<line> www4.f**net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise da Implantação do ERP em um E-Com*erce na Reg**o de President* Pr**ente/SP </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela * - Perfis dos ent*e*is*ad**. </line>
</par>
<par>
<line> Te*po </line>
<line> Te*po d* </line>
<line> Dat* da </line>
</par>
<par>
<line> Entr*vist**os Depart*m*nt* </line>
<line> Função </line>
<line> de </line>
<line> Entr*vi*ta </line>
<line> E*trevista </line>
<line> Tra*alho </line>
<line> Chief Financial </line>
<line> 7 mi*utos e </line>
</par>
<par>
<line> E01 Es*ratég*co </line>
<line> 5 a nos </line>
<line> 11/0*/2*22 </line>
<line> Offi*er (CFO) </line>
<line> 56 segundos </line>
<line> * m*nutos e </line>
</par>
<par>
<line> E02 Administ*a*ivo </line>
<line> Ana*ista Fina*ceiro </line>
<line> 2 a n*s </line>
<line> 08/0*/*022 </line>
<line> *0 s*gun*o* </line>
<line> *ssistente </line>
<line> 4 minut*s e </line>
</par>
<par>
<line> E03 Operaciona* </line>
<line> 1 a nos </line>
<line> 08/02/20*2 </line>
<line> Opera*ional </line>
<line> 36 se**ndos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborado pelo* auto*es (20*2). </line>
<line> A emp*esa a*alisada nesse estu*o *e caso é uma lo** virtual es*ec*alizada em ca*isa* </line>
<line> d* fut**ol e ar*igos esportivos. A qual atua no me*cado e-commer*e desd* 2*1*; situada no </line>
<line> cent*o-oe**e p*ulista, de médio porte, emprega 16* colaboradores. </line>
<line> 4 *ESULTADOS E DIS**SSÕES </line>
<line> *essa seção s*o a*resentados os *esul*ados ob*idos a partir das *nt*evistas reali*adas </line>
<line> **m os *olabora*ores sobr* a imp**nta*ão do sistema ER*. </line>
<line> A organização **tudada pen*ando na manutenção do seu port*ólio e*tr*tégi*o que </line>
<line> abran*e o o*erecimento *e produtos d* qualidade, custo b*nefício *quili*ra** e investimento </line>
<line> e* pe**uisa, *ealizou inves**mentos em um s*stema de gestão corpo*ativo, * ERP, com i*tuito </line>
<line> de int*grar as ta*efas e pro*essos depar*amen*ai*, cria*do uma f*nte **ica *e *nf*rmações, </line>
<line> d*spo*ibilizando d*dos confiáveis, organizados e de fácil ob*ençã* para a tomada de decisões </line>
<line> diár*as. E***s informaçõe* vêm de encontro ao que foi mencionado no estudo apresentado *or </line>
</par>
<par>
<line> Leandro e *éxas (*016), a* m*nc*onarem que sis*ema oferec* infor**ções q*e ajud*m o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*nter o controle do departa*ento * auxilia **s decisões a serem tom*das. </line>
</par>
<par>
<line> N* Figura 1, bu*co*-se identificar quais </line>
<line> *s dificuldad*s en*ontr*das após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implant*ç*o do ERP. Dentre as difi*ulda*es menciona*as como sendo **oblemas com pessoal </line>
<line> envol**do n* implantaç*o do *istema. O* termos mai* utilizados ne*t* questã* fo*am: </line>
<line> treinament*, con*ec*m*nt* e adaptaçã*. Segundo M*nd*s e E*crivã* Fi*h* (2007), estas </line>
<line> dificuldades podem ser el*mi**das *u*ante a etapa de co*scientiz*ção e tr*inamento que tem </line>
<line> como meta reduzir e deixar c*aras as mudanças or*anizacionais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* P*, v. 19, *. 1*, art. 4, p. 66-83, nov. 2**2 </line>
<line> ww*4.f*ane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. R*drigue*, *. M. Pires, *. *. E*do, E. M. Kato-Cruz, L. Colares-santos </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Dificulda**s existent*s apó* a impla*tação do ERP. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: elabor*do *elo* *utores c*m auxíli* *o Software Atlas.ti 9 (2022). </line>
<line> Em r*lação às mudanças *bservadas com o uso d* ERP, *s *olabora*ores afirmam que </line>
</par>
<par>
<line> o sistema ate**e *ositi*amen** com infor*açõe* confiáveis e de ***il *so, </line>
<line> com d*do* </line>
</par>
<par>
<line> coere*tes com a reali*ade d* *rganiza*ão. Corroboran*o co* *s re*u*tad*s apresentados, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estudo de caso re*liz*do *or *iniz e C**v**h* (2019) mostrou que *pós a implantaçã* d* **P </line>
<line> *a *mpresa *PAMIG, o* colaboradores res*altaram que o *is*ema os ajudou a </line>
<line> desempenharem me*hor o seu trabalho, co* a consolidação *a *nf*rmação, imped*ndo </line>
<line> inconsistênc*as e redundâ*cias e, *obretudo, **minuindo a com*l*xida*e do* processos. </line>
<line> **r*m, quando os c*laborador*s fo*a* qu*stionado* *obre as *udanças *eg*tivas no </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma, a prin*ipa* dif*culdade *stá diretamente relacio*ada ao temp* de planejame*to </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> ada*tação, problem*s de vi*ualiz*çã* e l*yout d* sistema, **nforme m*stra a Figur* De 2. </line>
</par>
<par>
<line> acordo com o </line>
<line> estudo a*re*entado </line>
<line> p*r </line>
<line> Gonç*lves e *ima (*010), ressa*tam *ue, apesar </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sis*ema E*P *er c*n**áv*l e es*r**ura*o, houve mu**as *alhas e erros na fase *n*cial de s** </line>
<line> impla*tação, **s com o passar do temp* foram feit*s modifica*ões e atualizaç*es a **nto de </line>
<line> tornar-se um sistema completo, *lc**çando as expect*tivas *a empres* e dos colabo*adores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n.*1, art. 4, p. 66-*3, nov. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise da Implantaç*o do ERP *m *m E-C*mmerce na Região de Pres*den*e Pru*ente/SP </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 2 - M*danç*s negativas obse*vadas pelos co*abor*dores sobre a *m*lan*ação do </line>
<line> ERP. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *laborado pelos *utore* *o* *uxílio do Software *tlas.ti 9 (2022). </line>
<line> Por m*io da* info*mações coletadas, foi o*serv*do que os métodos de pad*onização </line>
<line> dos pro*e*imentos op*rac*onais *pós * implant*ção do ERP *rouxeram benefíc*os tanto para a </line>
</par>
<par>
<line> eficácia </line>
<line> *os pr*cessos internos *a organização quant* aos dados e i*f*rmaçõe* gera*os </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> cot*diano *a mesma, torna*do-se um* base de i*formações única, c*nfiá*el e se*ura, de modo </line>
</par>
<par>
<line> que os *estores avali**am positivamente * aquisição de informaç*es pa*a a t*mada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão. </line>
</par>
<par>
<line> Na resposta apresentada na Figura 3, sobre treinam*ntos do *ovo sist*m* ERP antes </line>
<line> da fase de impl*nt*ção, fic* eviden*e que o* c*labora**res não tiver*m um prepa*o *e </line>
<line> maneir* adequada. Algu*s asseguraram que sim, q** re*eb*ram bem antes, o**ros que não e </line>
<line> qu* deveri*m te* sido me*hor preparados, evidenci*ndo *ue el*s *iver*m *om*nte explicaçõe* </line>
<line> básicas ao sistema e não u* *re*namento m*is apr*fun*ado. Segundo La*don e L*udon </line>
<line> (20*4, p. 2*), "os tr*inamentos d*ix*m os funci*ná*ios atua*izados e* relaç*o ao* processos e </line>
</par>
<par>
<line> *o si*tema *e *nformação", além de incentivá-lo* a se adaptar a essa nov* man*ira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conduzi* o negócio. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. *9, n. 11, art. 4, p. 66-83, nov. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. Rodrigu*s, *. M. Pires, G. Y. End*, E. M. *ato-Cruz, L. Col*re*-santos </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*r* 3 - M*men*o ** qu* os cola*orad*res receberam treinamento do *RP * se foi </line>
<line> ade*ua*o. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborado p***s **tore* c*m auxíl*o d* Softw*re At*as.ti 9 (2022). </line>
</par>
<par>
<line> Fi** ev*de**e n*s respostas a*rese*ta*as na F*gura que o treinamen*o é import*nte 4 </line>
<line> para os co*aboradores. A únic* maneira *e su*ess* da implementação de um sistema é uma </line>
<line> ex*cução bem calculada, de um treina*ento *f*caz. Segundo *ezende * Abreu (*013), a*nda é </line>
</par>
<par>
<line> uma at**idade muito complexa * de muito </line>
<line> envol*imento p*ra as empresas real*zarem o </line>
</par>
<par>
<line> treinamento dos futu*os usuár*o*, a*sim como pa*ame*riza* as regras de *egócio, o p*a*o de </line>
</par>
<par>
<line> objeto, o geren*iamento de ri*cos, o d*senho da soluçã*, o gere*ci*m*nt* de m**a**as e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Fatore* para me*horar o n*v** de treinamento dos colab*radores. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborad* pelos *ut*res com auxílio do Software Atlas.ti 9 (2022). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. *9, n.11, art. 4, *. 66-8*, nov. *022 ww*4.*sa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise da Impl*nta*ão do **P em um E-Com*erce *a Re*ião *e Presidente P*udente/SP </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> O resul*a*o apresentado na Figura 5 de*onstra que a *ontribu*ç** receb*da po* parte </line>
<line> do consultor *xter** não foi d* **rma homogên*a pa*a todos os se*ores envolvidos ne*te </line>
<line> processo de implantaç*o. </line>
<line> Figura 5 - Particip*ç*o dos consultores extern*s para implanta*ão do *RP. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: ela*orado pelos aut*res com auxílio do Softwar* *t*a*.t* 9 (2022). </line>
<line> No que*ito a***sent*do na Fig*ra 6, a in*raest*utur* de TI *e* ate*did* na medida do </line>
<line> possível. Isso demostr* *ue, mesmo tendo dificulda**s, as informações geradas pela </line>
<line> implantação do ERP contribu*m *ara *ma melhor tomada de decisão. Ta* resultado é *efle*ido </line>
<line> pe*a v**ocidad* das info*maç*es g*radas pelo *is*ema e também pe** confiança na qu*lidade </line>
</par>
<par>
<line> que os usuários têm nesta *nformaçã*. Mesmo </line>
<line> diante de todas a* difi*u***des enfrentadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*postas p*los cola*oradores, *xi*te sim ap*io da *quipe de TI. Pois *uaisquer ocorrências </line>
<line> r*lacio*adas ao *RP * eq*ipe de *I bus*a solu*ionar por meio de *istema de c*a*ados. </line>
<line> Figura 6 - Infra**trutura de TI atende o ERP. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elabo**do p*los autore* co* *uxílio do Sof*ware At**s.ti 9 (2022). </line>
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<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> Diant* ** anál*se dos resultados obtidos po* meio d*s entrevistas realizadas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação, foi confirmada a *mportân**a dos sistemas de inf*rmação nas *rg*nizações, </line>
</par>
<par>
<line> sejam eles de caráter estrat*g**o, tático </line>
<line> *u opera*i**al. D*recionand* aten*ão para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organização estuda*a, realiz*u i**es*iment*s </line>
<line> em um sistema de </line>
<line> gestão corp*rativo, o ER*, </line>
</par>
<par>
<line> *om *ntuito d* integrar as ta*efas e *ro*essos dep*r*amentais, *r*a*do uma font* única de </line>
<line> informações. </line>
<line> D* *orm* geral, com a adoção do sis*em* ERP, os cola**r*dor** d* orga*iza*ão </line>
</par>
<par>
<line> pes*u*sada adquiriram o conh*cimento ne*ess*r*o a respei*o da i*plantação </line>
<line> d* </line>
<line> um novo </line>
</par>
<par>
<line> si*tema e da mud*nç* nos procedimentos operaci*nais. No e**anto, falta a </line>
<line> de *r*inamento </line>
</par>
<par>
<line> sobre a imple*entação ** sistema fica ev*dente com a não satisfação dos cola*oradores *obre </line>
<line> o **ma. </line>
<line> Basea*o nas in*orma*õ** analisadas, veri*icou-*e qu* o si*tema ERP é co*f*á*el. </line>
<line> Contudo, também f*i anal**a*o que o prestador de serviços de internet da empresa *studada, </line>
<line> nã* sup*rta o sistema im*l*men**do. *a*sando, *ssim, travas e insatisfaçõ*s sobre o uso do </line>
<line> referido sistem*. </line>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES *I**I* </line>
<line> A p*s*u*sa teve como caráter pri**ipa* apres*ntar as e*periência* dos col*borad*res </line>
<line> dos níveis *peracionais ao estratég*co após o *roces*o de implantação d* um ERP em um e- </line>
<line> c*mmerc*. A *rgani*açã* **colhida foi o s*ficiente pa*a perceber *ue, apesar de um siste*a </line>
<line> integr*do, alinh*mento entre setor*s, rapidez no processo, se* efi*iente e efica* no in*cio meio </line>
<line> e *im, *ro*or*ionar um empenho maior do si*tema e, p*incipalme*te, facil*tar as decis*es dos </line>
</par>
<par>
<line> funci*nários, </line>
<line> para que isso tu*o ocorra de form* </line>
<line> plen* é necessár*o que tenha </line>
<line> um* rede </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> inte*net que sup**te, os f*ncionário* estarem *is**stos a f*zer acon*ecer e ser*m preparados </line>
<line> po* *eio de treinamentos. </line>
</par>
<par>
<line> **ra alcançar o desempenho máximo *a fer*amenta, *omo o aum*nto </line>
<line> dos *uc**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dim*nuição dos pr*b*em*s, é **portante salientar d*fe*entes as*ectos re*erentes </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *mplement*ção. Nesse estudo há limitações referente* à abrang**cia da pesquisa no </line>
<line> *ue*ito </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> amos*ra pesqu*sada, qu* pode *er </line>
<line> otimizada so*re a **rcep*ão d* ma*s col**oradores do </line>
</par>
<par>
<line> mesmo nív** </line>
<line> dentro da organização. *pesar das *ntre**stas *ontere* *imi*ações pela </line>
</par>
<par>
<line> quantidade de c**aboradores entr*vis*ado*, per*itiram descrever a percepção dos tr*s níveis </line>
<line> hi**árquicos da *rgani**çã*, at***indo assim * obj*tivo proposto. Essa* l*mitações indicam </line>
<line> op**tun*dade* *e estu*os futu*o*, com o mesmo método, com mais c**abo*adores do mesmo </line>
<line> nível hierárquico, ** or*an*zaçõe* de ou*r*s e**ecialida*es, * sob*e a per*ep*ão do clie*t*. </line>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 19, n.11, art. *, *. 66-83, nov. 2*22 www4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
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<line> G. B. Rodrigues </line>
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<line> E. M. Kato- Cruz </line>
<line> L. Co*a*es- *antos </line>
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<line> 2) análise e in*erpret*ção dos dados. </line>
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<line> 3) elaboração do r*scunh* ou na revisão crítica do *o*teú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partic*pação na aprovaçã* da versão *inal do **nuscrito. </line>
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<line> X </line>
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