Análise das Contribuições da Sociologia da Infância para a Compreensão do Bullying Escolar / Analysis of Children's Sociology Contributions to Understanding School Bullying

Jéssica Naiara Vieira Pires Granato, Emerson Benedito Ferreira, Mário Marcos Lopes, Paulo Rogério da Silva

Resumo


A Sociologia da Infância apresenta um papel fundamental na compreensão da criança em todas as suas dimensões, não sendo diferente no cenário educacional. Atualmente, muitos são os aspectos que permeiam o processo de escolarização da criança, incluindo, dentre eles, a violência. Sabe-se que o bullying está presente na instituição escolar, sob diferentes formas e tipos de agressão. Diante disso, o presente estudo teve por objetivo compreender o bullying praticado na escola frente às transformações sociais ocorridas ao longo da última década. Para tanto, propôs-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter misto, sendo este investigativo e exploratório. Os documentos selecionados foram buscados em bases de dados científicas – Google Acadêmico e Scielo. O recorte datado de 2014 a 2018, sendo os últimos cinco anos produtivos da temática explorada. Diante do recorte realizado, foi possível obter documentos que corroborassem para a compreensão da sociologia da infância frente ao bullying. Os resultados obtidos permitem compreender que a sociedade vem se transformando ao longo dos anos e os papéis sociais também. Portanto, a criança se transforma, assim como a sua concepção ao longo dos tempos. O bullying se faz presente na contemporaneidade, nos mais diferentes meios, sob as mais diferentes formas, seja simbólica, física, psicológica, verbal etc. A família tem papel fundamental no cenário escolar e na busca por melhorias nos processos inter-relacionais das crianças, bem como no empoderamento da criança. A escola necessita de práticas, projetos e recursos que sejam efetivos no combate à violência, mesmo que esta seja velada.

 

Palavras-Chave: Sociologia da Infância. Bullying. Bullying na Escola

 

ABSTRACT

 

The Sociology of Childhood plays a fundamental role in understanding the child in all its dimensions, being no different in the educational scenario. Currently, many aspects permeate the child's schooling process, including among them, violence. It is known that bullying is present in the school institution, under different forms and types of aggression. In view of this, the present study aimed to understand the bullying practiced at school in the face of social changes that occurred over the last decade. To this end, a mixed bibliographic review research was proposed, which is investigative and exploratory. The selected documents were searched in scientific databases - Google Scholar and Scielo. The cut dated was from 2014 to 2018, being the last five productive years of the theme explored. In view of the cut made, it was possible to obtain documents that corroborate the understanding of childhood sociology in the face of bullying. The results obtained allow us to understand that society has been changing over the years and so have social roles. Therefore, the child is transformed, as well as its conception over time. Bullying is present in contemporary times, in the most different media, in the most different forms, whether symbolic, physical, psychological, verbal, etc. The family has a fundamental role in the school scenario and in the search for improvements in the children's inter-relational processes, as well as in the child's empowerment. The school needs practices, projects and resources that are effective in combating violence, even if it is veiled.

 

Keywords: Sociology of Childhood. Bullying. Bullying at School

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.10

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