Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students

Carla Milena Gonçalves Fernandes, Alex Sandro Rodrigues Martins, Alexandre Costa Quintana

Resumo


A inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum.

 

Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade.

 

ABSTRACT

 

The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense.

 

Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting.

 

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ARAÚJO, G. D.; SILVA, A. B.; BISPO, A. C. K. A.; LIMA, T. B. O desenvolvimento do pensamento reflexivo no curso de administração da Universidade Federal da Paraíba. Reflexão e Ação, v. 21, n. 2, p. 149-176, 2013.

ATTEBURY, R. I. Professional development: A qualitative study of high impact characteristics affecting meaningful and transformational learning. The Journal of Academic Librarianship, v. 43, n. 3, p. 232-241, 2017. doi.org/10.1016/j.acalib.2017.02.015

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BELL, H. L. et al. Transformational learning through study abroad: US students’ reflections on learning about sustainability in the South Pacific. Leisure Studies, v. 35, n. 4, p. 389-405, 2014. doi.org/10.1080/02614367.2014.962585

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Nacional, 1959.

DURANT, R. A.; CARLON, D. M.; DOWNS, A. The efficiency challenge: Creating a transformative learning experience in a principles of management course. Journal of Management Education, v. 41, n. 6, p. 852-872, 2017. doi.org/10.1177/1052562916682789

FLEMING, T.; KOKKOS, A.; FINNEGAN, F. Context and development of transformation theory in the European field of adult education. In: European perspectives on transformation theory. Palgrave Macmillan, Cham, p. 7-25, 2019. doi.org/10.1007/978-3-030-19159-7_2

KUECHLER, W.; STEDHAM, Y. Management education and transformational learning: The integration of mindfulness in an MBA course. Journal of Management Education, v. 42, n. 1, p. 8-33, 2018. doi.org/10.1177/1052562917727797

LEMING-LEE, S.; CRUTCHER, T. D.; KENNEDY, B. B. The lean methodology course: Transformational learning. The Journal for Nurse Practitioners, v. 13, n. 9, p. 415-421, 2017. doi.org/10.1016/j.nurpra.2017.06.022

MEZIROW, J. Transformative Dimensions of Adult Learning. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

MEZIROW, Jack. On critical reflection. Adult education quarterly, v. 48, n. 3, p. 185-198, 1998. doi.org/10.1177/074171369804800305

SERMBOONSANG, R. et al. Mindfulness-based transformational learning for managing impulse buying. Journal of Education for Business, v. 95, n. 2, p. 129-137, 2019. doi.org/10.1080/08832323.2019.1618233

VOOLA, R.; WYLLIE, J.; CARLSON, J. Transformational learning approach to embedding UN Sustainable Development Goal 1: No Poverty, in business curricula. Social Business, v. 8, n. 4, p. 369-385, 2018. doi.org/10.1362/204440818X15445231830049

WAHYUNI, A. S.; CHARIRI, A. Building Critical Awareness of Accounting Students: A Transformative Learning Process. Dinamika Pendidikan, v. 14, n. 2, p. 127-141, 2019. doi.org/10.15294/dp.v14i2.22462

WANG, V. X.; TORRISI-STEELE, G.; HANSMAN, C. A. Critical theory and transformative learning: Some insights. Journal of Adult and Continuing Education, v. 25, n. 2, p. 234-251, 2019. doi.org/10.1177/1477971419850837

WALTER, S. A.; BACH, T. M. Adeus papel, marca-textos, tesoura ecola: Inovando o processo de análise de conteúdo por meio do Atlas. TI. Administração: ensino e pesquisa, v. 16, n. 2, p. 275-308, 2015. doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.236

WILLIAMS, K.; BRANT, S. Good words, good food, good mind. Journal of Agriculture, Food Systems, and Community Development, v. 9, n. B, p. 131-144, 2019. doi.org/10.5304/jafscd.2019.09B.010

YARBROUGH, J. R. Adapting Adult Learning Theory to Support Innovative, Advanced, Online Learning--WVMD Model. Research in Higher Education Journal, v. 35, p. 1-15, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)