Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a Partir da Atuação Docente / Scientific Literacy in The Early Years of Elementary School from the Teaching Performance

Laiane Morais de Almeida, Severina Coelho da Silva Cantanhede, Leonardo Baltazar Cantanhede, Caio Veloso

Resumo


O presente trabalho buscou analisar o ensino de Ciências oferecido às crianças do Ensino Fundamental – anos iniciais – nas escolas públicas, a partir das concepções dos professores desta etapa da educação, considerando a importância e as contribuições da alfabetização científica como possibilidade de mediar a formação escolar e social dos estudantes. Foi norteado por uma abordagem investigativa, pois buscou averiguar a atuação docente com foco específico no Ensino de Ciências, objetivando compreender, analisar e obter respostas acerca de como este ensino tem se constituído nas escolas públicas municipais. A coleta das informações deu-se a partir de um questionário estruturado com nove perguntas fechadas e duas abertas. O questionário foi aplicado em doze escolas da rede pública do município de Codó-MA, para um público-alvo de 22 professores atuantes no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os questionários aplicados com professores das escolas investigadas mostraram que os docentes pouco têm fomentado um ensino que favoreça a alfabetização científica dos estudantes. Alguns fatores foram considerados determinantes para isso, como a falta ou a baixa qualidade da estrutura física das escolas, a insuficiência de recursos oferecidos, assim como o uso predominante do livro didático.

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Perspectiva Docente.

Abstract: The present work sought to analyze the teaching of Science offered to children in Elementary School - early years - in public schools, from the teachers' conceptions of this stage of education, considering the importance and contributions of scientific literacy as a possibility to mediate school formation and social of students. It was guided by an investigative approach, as it sought to investigate the teaching performance with a specific focus on Science Teaching, aiming to understand, analyze and obtain answers about how this teaching has been constituted in municipal public schools. Data collection was based on a structured questionnaire with nine closed and two open questions. The questionnaire was applied in twelve public schools in the city of Codó-MA, for a target audience of 22 teachers working in the 4th and 5th year of Elementary School. The questionnaires applied to teachers of the investigated schools showed that the teachers have not promoted a teaching that favors the scientific literacy of students. Some factors were considered decisive for this, such as the lack or low quality of the physical structure of the schools, the insufficiency of resources offered, as well as the predominant use of textbooks.

Keywords: Scientific Literacy. Elementary School. Initial Years. Teaching Perspective.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.11.11

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