Análise e Mensuração da Inteligência Estratégica dos Gestores de Agências de Viagens da Cidade De Teresina – PI / Analysis and Measurement of Strategic Intelligence of Travel Agency Managers in the City of Teresina - PI

Jessiane Ribeiro Bezerra, Denilson Pereira da Silva

Resumo


Na medida em que se multiplicaram as proibições e interrupções de viagens e deslocamentos devido à pandemia da Covid-19, o setor de turismo sofreu grande impacto, os gestores de agências de viagens tiveram que adaptar-se às novas realidades e recorrer a competências estratégicas para a condução de toda a sua equipe pelos processos de mudanças. Destarte, o presente artigo buscou resposta para o seguinte questionamento: qual o índice de inteligência estratégica dos gestores de agências de viagens do município de Teresina-PI no cenário pandêmico? A pesquisa teve como objetivo geral mensurar a inteligência estratégica dos gestores das agências de viagens situadas na cidade de Teresina – PI e como específicos identificar quais fatores contribuem para a inteligência estratégica desses gestores; ordenar como esses fatores contribuem para a gestão do negócio; elencar os subfatores que mais se destacam no comportamento desses gestores, relacionado à competência estratégica, empreendedorismo, liderança, conhecimento e comportamento. Os resultados mostraram que o índice de inteligência estratégica dos gestores é regular, sendo que no fator liderança o resultado foi deficiente, nos fatores competência estratégica, empreendedorismo, conhecimento e comportamento foram regulares.

Palavras-chave: Inteligência Estratégica. Capital Humano. Agências de Viagens.

ABSTRACT

As travel and travel bans and interruptions multiplied due to the Covid-19 pandemic, the tourism sector suffered a great impact, travel agency managers had to adapt to new realities and resort to strategic skills to driving your entire team through the change processes. Thus, this article sought an answer to the following question: what is the strategic intelligence index of travel agency managers in the city of Teresina-PI in the pandemic scenario? The research had as general objective to measure the strategic intelligence of the managers of the travel agencies located in the city of Teresina - PI and as specific to identify which factors contribute to the strategic intelligence of these managers; order how these factors contribute to the management of the business; to list the sub-factors that stand out the most in the behavior of these managers, related to: strategic competence, entrepreneurship, leadership, knowledge and behavior. The results showed that the managers' strategic intelligence index is regular, and in the leadership factor the result was deficient, in the strategic competence factors; entrepreneurship; knowledge and behavior were regular.

 

Keywords: Strategic Intelligence. Human Capital. Travel Agencies.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.12.2

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